Curiosidades da TV – 32ª Edição

extintas oficial 2CURIOSIDADE DE HOJE: TVS, O PRIMEIRO NOME DO SBT

Boa noite, mixeiros de plantão! (mixeiro é comentarista do Tv Mix, por favor) Está entrando no ar mais um Curiosidades da TV! Primeiramente, gostaríamos de pedir desculpas aos leitores da coluna por estar levando a edição da semana numa quarta-feira. Muita infelizmente, um apagão nos impossibilitou de levar a coluna ao ar ontem. Mas estamos aqui pra repor, né non?

Enfim, essa é a penúltima edição da coluna e a última edição a falar sobre emissoras (um estagiário tentou puxar palmas, mas felizmente foi ignorado e convidado a se retirar da redação; ele já deve ter assinado sua carta de demissão). Essa semana, vamos falar sobre uma emissora que não existe mais… quer dizer, não existe entre aspas, porque ela atualmente atende por outro nome. Sim, vamos falar sobre a TVS, o embrião do SBT!

Em 14 de maio de 1976, às 21h, com programação contínua das 6 da tarde até a meia-noite, entrou no ar o canal Studios Silvio Santos Cinema e Televisão Ltda., a TV Studios (ou, como Adolpho Bloch falou durante a inauguração da Manchete, TV Silvio Santos) ou simplesmente TVS, sendo esse o passo inicial para a formação de uma rede nacional de televisão que mais tarde se tornaria uma das maiores do Brasil.

Seguem abaixo algumas informações sobre a TVS.

  • A história da TVS começa a se desenvolver na década de 1970, quando Silvio Santos, após ter tentado muito comprar alguma emissora, finalmente obtém metade das ações da TV Record. Como na época, a estação ainda era uma televisão local em São Paulo, Silvio não estava satisfeito: ele queria uma emissora com visibilidade nacional, com total liberdade de criação e que servisse de vitrine para o Baú da Felicidade e seus demais empreendimentos. Esses anseios de Silvio Santos acabaram se tornando a “mãe” da TVS.
  • Curiosamente, a TVS foi a primeira concessão de TV cedida a um artista de televisão brasileiro. A TVS operava no canal 11 carioca, onde atualmente opera o SBT Rio.
  • Na época em que Silvio Santos conseguiu as concessões, ele foi alvo de críticas e controvérsias, afinal nem todos engoliram bem a decisão do governo em outorgar concessões ao empresário. Houve quem afirmasse que nem o próprio Silvio acreditava no sucesso da sua estação televisiva.
  • Antes mesmo de conseguir as concessões, Silvio já fazia questão de puxar sardinha pro seu lado, propagandeando que a sua futura emissora seria diferente das suas concorrentes, não ligaria pra Ibope e tinha uma grande vantagem em relação às concorrentes que lhe permitia adquirir e fidelizar funcionários: o compromisso de pagar devida e fielmente os seus empregados.
  • A TV Studios recebeu um grande investimento por parte do seu proprietário Silvio Santos e, além disso, contou com as valiosas ajudas de um grande amigo do empresário, Manuel de Nóbrega (o pai do dono da melhor risada da TV brasileira). Mesmo adoentado, Manuel fez o que pôde para ajudar Silvio. Ele inclusive seria o primeiro diretor artístico da emissora (duvido que ele cancelaria reprises para devolver ao ar dentro de um ano) se não tivesse morrido em março de 1976, às vésperas da inauguração.
  • Embora a emissora fosse sediada no Rio de Janeiro, seus estúdios ficavam em São Paulo.
  • E, como não poderia deixar de ser, os estúdios da TVS não ficaram imunes de incêndios. Os estúdios no bairro de Pompeia foram alvos de dois incêndios em 1978 e causaram grandes estragos. Graças a esses eventos, as gravações do Programa Silvio Santos, que também era exibido na Tupi e na Record, foram transferidos para um antigo cinema de rua no Carandiru, que atualmente é o Teatro Silvio Santos.
  • A TVS e a TV Record, por praticamente terem o mesmo dono, chegaram a trabalhar juntas durante anos, muitas vezes com um retransmitindo programas da outra. Era a TVS representando Silvio Santos no Rio de Janeiro e a Record representando Silvio Santos em São Paulo. Dá pra entender porque, mesmo rivalizando na audiência, o Silvio tem relações cordiais com Edir Macedo, não é? SBT e Record já foram parceiras num tempo não muito distante.
  • Boa parte da programação visual apresentada na pela emissora foi integralmente baseada no canal americano de filmes e séries WPIX, incluindo também alguns de seus logotipos.
  • Acreditem se quiser, mas desde que a TVS existe que a relação do Silvio com os enlatados é intensa. Naquela época mesmo, ele já recebia críticas e chegou a ser chamado de “rei dos programas enlatados”. Eles dominavam a grade da TVS. O patrão se defendeu dessas críticas com o argumento que a TVS produzia mais conteúdo ao vivo, pois juntando os programas das suas emissoras, tinha mais horas de produção ao vivo do que a Globo, Bandeirantes e demais concorrentes.
  • Assim como a TV Cultura, a TV Rio e a TV Record, a TVS foi integrante da REI – Rede de Emissoras Independentes, de seu nascimento até 1981, quando nasceu o SBT.
  • Por volta de 1980, quando a Record já não era mais de propriedade de Silvio Santos e de seu sócio Paulo Machado de Carvalho, o Grupo Silvio Santos adquiriu um total de 4 concessões, sendo três da TV Tupi (incluindo a cabeça da rede, de São Paulo) que tinha acabado de ser extinta, para formar uma rede nacional de televisão. Assim, no ano de 1981, nasce o Sistema Mexicano Brasileiro de Televisão, com transmissão nacional através das emissoras recém adquiridas mais outras dezenas de afiliadas.
  • Nos primeiro tempos, o SBT aproveitou muitos artistas, emissoras próprias, afiliadas e programas da Tupi, incluindo o seu grande acervo de desenhos, o que fez com que o a emissora logo ganhasse destaque por causa do setor de entretenimento voltado para as camadas mais populares.
  • Mesmo assim, ainda era muito comum ver o SBT ser chamado de TVS. Definitivamente, ainda não tinha caído a ficha do Silvio Santos de que a TVS mudou de nome. Isso só veio a mudar na década de 90.
  • a denominação TVS passou a ser usada por mais alguns tempos, tanto pela nova cabeça da rede, em SP, quanto pelas outras concessões e afiliadas.
  • Em termos formais, a TVS viveu de 14 de maio de 1976 a 18 de agosto de 1981, resultando em pouco mais de cinco anos de operações.

PROGRAMAS DIVERSOS

Através de vários de seus programas, a TV Studios levou entretenimento ao seu público e alcanço grande sucesso!

  • Uma das primeiras atrações da TVS foi o Silvio Santos Diferente, apresentado por um homem que eu esqueci o nome, mas que também apresentava o Show de Calouros, Domingo no Parque, Qual é a Música?, e o famosíssimo Programa Silvio Santos, exibido em conjunto com a TV Record e TV Tupi, entre outros programas.
  • Além desses, a emissora se destacou pela exibição de vários outros programas, como Bacará 76, Um Instante Maestro, Horóscopo, Sessão Premiada, entre outros programas apresentados antes mesmo da emissora virar o SBT.
  • Muitos outros programas foram exibidos na emissora quando após a criação do SBT e antes da marca TVS ser trocado entre o final da década de 1980 e o início de 1990, como por exemplo: O Povo na TV,Maravilhosa Música Brasileira, Show Sem Limites, Alegria 81, O Homem do Sapato Branco, Moacyr Franco Show, Show Sem Limite, os famosos Jô Soares Onze e Meia, A Praça é Nossa, Hebe, entre muitos outros.
  • Sobre os programas infantis, quando a TVS foi movida para o SBT em 1981 grande parte de sua programação foi herdada, incluindo seu acervo de desenhos animados e o uso da imagem do palhaço estadunidense Bozo em uma versão brasileira de seu programa que durou mais de 10 anos marcando sucesso e nostalgia entre as crianças que assistiram o canal naquela década, sendo que até hoje o programa é bastante lembrado; fora outros programas que fizeram história.

TELEDRAMATURGIA

A emissora nos cinco anos em que fez parte do REI e na quase uma década que fez parte do SBT, antes de trocar de nome, exibiu várias produções dramatúrgicas, entre elas telenovelas e séries.

  • Em 1977, os estúdios da TVS foram encarregados de produzir a novela O Espantalho, de Ivani Ribeiro. Para o resto do Brasil, era uma novela da Tupi, mas no Rio de Janeiro a novela era exibida pela TVS.
  • A emissora, antes mesmo da criação do SBT, já era acostumada a exibir séries, séries e filmes em sua programação. Ela apresentava, durante a semana, vários seriados norte-americanos, séries e filmes, que eram exibidos mais de uma vez ao dia para preencher os horários da grade, e que assim, permitiam Silvio Santos checar os horários que mais atraíam o público. Ex.: Alguns exemplos dos seriados e séries já apresentados pela emissora são: Hazel, A Empregada Maluca, O Homem da Cadeira de Rodas, Os Recém-Casados e Joe Forrester.
  • A TVS, após passar a fazer parte da rede SBT, exibiu várias outras produções dramatúrgicas do canal, como a produção de maior audiência do canal de Silvio Santos, Pássaros Feridos, em 1985.
  • Além dessa, até ter o seu nome trocado, exibiu em nível nacional todas as novelas produzidas pelo SBT, como Destino, que foi a primeira produção do novo canal, e que no mesmo dia de sua estreia estreou também a primeira novela mexicana a ser exibida na emissora e no Brasil, Os Ricos Também Choram; e além dessas: A Força do Amor, A Leoa, Conflito, Sombras do Passado, Acorrentada, Razão de Viver, entre outras tramas nacionais e mexicanas.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Bem, gente, o que realmente aconteceu é que a TVS não foi definitivamente extinta. Assim como ocorreu com várias outra emissoras consideradas extintas, a TVS apenas trocou de nome, como você deve ter percebido ao longo da edição, e isso ocorreu pelo fato da marca de sua rede, o SBT, ter se popularizado cada vez mais, e assim todas as concessões que ainda eram chamadas com o antigo nome passaram a se chamar “SBT”, e a emissora que começamos a nossa edição, é hoje o SBT Rio, e é graças a ela que hoje existe o Sistema Brasileiro de Televisão, já que a mesma foi o embrião da rede.

INTERROMPEMOS NOSSA PROGRAMAÇÃO PARA UM COMUNICADO IMPORTANTE: Avisamos desde já que, pelo fato de Hash ser um SBTista fanático assumido e pelo fato de Glay ser um Sônia Abrão da vida um eterno baba-ovo fã de Silvio Santos, os que criticarem a emissora e o patrão terão seus nomes terrivelmente anotados em nossa lista negra, cordialmente.

Então pessoal, essa foi a nossa emocionante e arrasante (pelo menos para os autores) antepenúltima edição do CdTV. Ao longo dessas 32 edições apresentadas pela coluna, 21 edições foram exclusivamente sobre emissoras, suas histórias e CURIOSIDADES. Concluímos então aqui, um dos objetivos principais da coluna, que é falar sobre emissoras, e assim levar maior informação para vocês, leitores, e para o blog, que deve também servir como fonte, e a coluna serviu para aumentar em muito o conteúdo de informação disponível no blog, já que muitos dos temas apresentados aqui (em especial os sobre emissoras de TV) nunca antes tinham se quer sido mencionados em algum post, então esperamos que aqueles que não gostavam das edições sobre emissoras tenham compreendido o porquê falamos tanto sobre emissoras e também o porquê de não termos, até aqui, atendido as sugestões de “trocar a fita”. Pedimos a todos vocês, amados leitores, que deixem aqui embaixo as suas opiniões, para assim ajudar na audiência da coluna, e até a nossa próxima e penúltima edição, que será especial!

TRILHA SONORA: A Thousand Years – Christina Perri

Hash e Glay deixam o estúdio e começam a se preparar para as edições finais…

61 thoughts on “Curiosidades da TV – 32ª Edição

  1. De uns tempos até aqui, eu deixei de ser um hash da vida (SBTista fanático) e me tornei um ser neutro. O Sbt é uma emissora que tem acertos e também tem erros que deverão ser concertados. As únicas coisas que eu gosto são as mexicanas óbvio (mesmo com cortes), as novelas infantis e “Corações Feridos”, “Uma Rosa com Amor”, além dos desenhos e séries que a mesma transmite. Curti muito o conteúdo apresentado hoje e sem dúvidas o Curiosidades da Tv vai fazer falta. Parabéns Hash e Glay!

    Curtido por 2 pessoas

    • Claramente concordo com tudo o que foi dito nesse comment. Definitivamente, a TVS/SBT tem chances de ser uma emissora realmente competitiva, de qualidade e de credibilidade, mas tem uma direção artística acomodada que constantemente se esbarra na falta de planejamento e de compromisso (como o famoso caso da primeira reprise de Carrossel). Se o Silvio jogasse menos aviõezinhos pro auditório (vi que ele gasta uns R$ 10 mil por mês com aviõezinhos) e investisse mais no SBT, quem sabe ela teria chances de voltar à vice isolada…

      Muito obrigado, Fred 😀

      Curtir

    • Sim, eu também não sou mais tão SBTista assim, já que atualmente eu quase não assisto mais TV, e também concordo com todas as suas opiniões!
      #. 😀 ❤
      Muito obrigado!
      #. ❤

      Curtir

  2. Parabéns aos autores!
    Interessante essa coluna.
    Gostei bastante.
    Muito obrigado por terem feito tantas edições explicando os canais de Tv que existem, que mudaram de nome ( o de hoje por exemplo) e os canais extintos à décadas.

    Curtido por 2 pessoas

  3. Já conhecia boa parte das curiosidades, mas sempre é interessante relembrar. Sobre a coluna, é uma pena estar entrando em sua reta-final, mas fiquei em dúvida: no início, diz que é a penúltima edição, mas no fim diz é a antepenúltima edição? E agora, produção? Enfim, meus parabéns, Hashtag e Glay! 😀

    Curtido por 2 pessoas

  4. Nao a coluna nao pode acabar , a unica coisa que eu realmente gostei aqui da tv mix , confesso nao chei nem a ler algumas colunas como por exmplo a da record mas eu deixava o meu comentario , mas essa foi show so perde para as das novelas mexicanas , sbt tvs seja la como se chama o que importa é que essa maravilhosa emissora existe parabens Silvo por tudo , e nao importa se vc for o rei dos elentados porque elatado é bom e évo que importa . Que bom saber que passaros feridos era um fenomeno . Enfim nao tenho o que falar sobre esta coluna , concerteza a melhor de todas e que venha a ultima ediçao para fechar com chave de ouro , parabens Hashtag ao Gray e a todos , a melhor sempre vai ser melhor.

    Curtir

    • Nossa, me emocionou, muito obrigado! 😥 ❤
      Que bom que você gostou da edição e gosta da coluna! Agradeço mesmo, amigo! Saudades da época em que conversávamos lá naquele outro blog!
      Te espero aqui na próxima edição, na semana que vem! 😉
      E na próxima semana será exibida a penúltima edição, não a última. É que ouve um erro aqui! 🙂 😛
      #. ❤

      Curtir

      • Valeu Hashtag por criar essa coluna , e que bom que nao vai acabar semana que vem , se o tempo deixar eu concerteza lerei as outras duas ediçoes , tempos bons mesmo aqueles de antes , parece que a ctv esta sem seus seus comentarias de carterinha , mas nao foi para isso que lhe respondi , foi para dizer parabens e sucesso.

        Curtir

Deixe um comentário