Viagem no Tempo – 20ª Edição

Viagem de CENSURADO – 20ª edição

Edição escrita pela graciosa CENSURADO de ferro Fábia Gonçalves, esposa da moderadora sapatão Willy Gonçalves

viagemnotempo

Então cachorras, prontas para sentirem alguns prazeres na CENSURADO com mais uma edição de Viagem no Tempo? Pois vamos lá. Hoje falaremos de um mega sucesso que teve audiência moral de 66 de média (pisadora de certas embustietas e renaschucas). Claramente estamos falando de Lações de Família.

Laços de Família

SINOPSE:

Um pouco antes do revéillon de 2000, a bela Helena, uma empresária bem-sucedida, sócia de uma clínica de estética, se envolve num acidente de trânsito com Edu, jovem médico recém-formado. A batida acontece em frente à livraria de Miguel, um homem culto, profissional que tem uma vida estabelecida e resolvida, apesar de sua história ser marcada pela tragédia da morte da esposa, o que deixou seqüelas neurológicas no filho Paulo.

A batida não causa problemas físicos, exceto um corte na testa de Helena. Mas acaba afetando diretamente o coração. Miguel desperta para uma nova paixão ao conhecer Helena, mas ela e Edu também se apaixonam e começam um namoro, que enfrenta preconceitos e cujo principal obstáculo é Alma Flora, a tia super protetora que criou Edu como filho e vê em Helena a ameaça do futuro promissor do sobrinho. Mas Alma não consegue separar o casal que está cada vez mais apaixonado.

E numa viagem ao Japão, Edu conhece Camila, filha de Helena, que se apaixona por ele e passa a disputar o rapaz com a mãe. A atitude de Camila tem o apoio de Alma. Helena, diante de todos os problemas, resolve abrir mão do namorado por amor à filha, deixando o caminho livre para Camila. É quando Miguel tem a chance de revelar seu amor por Helena.

Tudo é assistido por Íris, meia irmã de Helena que perdeu os pais e foi morar na casa da irmã. Íris é uma jovem rebelde de personalidade dúbia que não admite o fato de Camila ter roubado o namorado da mãe. A garota é apaixonada pelo rústico Pedro, primo de Helena, homem do campo, apaixonado por cavalos. Quando jovens, os dois tiveram uma paixão fulminante que resultou no nascimento de Camila. Mas Helena escondeu a paternidade da menina por já estar casada com outro homem na época. Só ela e sua melhor amiga, Ivete, conhecem o segredo.

Mas esse segredo vem à tona quando descobre-se que Camila tem leucemia, e que só o transplante de uma medula óssea compatível pode salvar sua vida. Helena, então apaixonada por Miguel, tem que, pela segunda vez, abrir mão de sua vida amorosa pela filha. Decide ter um filho com Pedro para que a criança seja a doadora de Camila. E isso implica no fim de seu relacionamento com Miguel.

CURIOSIDADES:

  • Sucesso que confirmava o potencial de Manoel Carlos em desenvolver tramas folhetinescas com boa dose de realismo, o que garantiu a audiência da novela.
    slogan de seu lançamento foi: “Sua vida poderia ser uma novela”.
  • A novela também proporcionou à Globo seu maior pico de audiência no ano de 2000. No capítulo em que Camila (Carolina Dieckmann) teve seu cabelo raspado por causa da doença (exibido em 11/12/2000, ao som de Love By Grace, cantada por Lara Fabian), 79% dos televisores ligados do país estavam sintonizados na novela.
  • Personagens femininos marcantes é o forte do autor. Em Por Amor, uma mãe, também chamada Helena (Regina Duarte), se sacrificava pela filha. Em Laços de Família há duas mães sofredoras: Helena (Vera Fischer), que abre mão do amor de Edu (Reynaldo Giancecchini) em favor da filha Camila; e Capitu (Giovana Antonelli), que se prostitui para garantir o futuro do filho pequeno.
  • Manoel Carlos afirmou que a ideia da trama central surgiu de uma notícia de jornal. Segundo ele, em 1990, nos Estados Unidos, uma mulher tinha uma filha que estava com leucemia. Ela engravidou para salvar a menina e conseguiu o que pretendia. O autor achou a história tão boa que pediu o material completo sobre o caso e escreveu a novela.
  • Manoel Carlos foi categórico ao dizer que sem Vera Fischer e Tony Ramos não escreveria a novela. Primeiro motivo: tinha que ser uma mulher perto dos 50 anos, atraente, forte, sensual, para que o romance que mantivesse com um jovem se mantivesse crível, pois ele estaria diante de uma mulher irrecusável. Segundo motivo: quando ela procurasse um antigo amor – Pedro (José Mayer), o sentimento manteria o “fogo” de vinte anos atrás. Terceiro motivo: o perfil de homem honesto, sensível e compreensivo de Tony Ramos tornaria possível o perdão de um amor maduro pela traição que ele sofreria.
  • A novela reuniu o país em torno de discussões como a da doação de medula. Para se ter uma ideia, de novembro de 2000 (quando o tema foi ao ar) a janeiro de 2001, a média de cadastrados no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) saltou de vinte para novecentos por mês – um crescimento de 4.400%.
  • As imagens em que Camila tinha a cabeça raspada em consequência do tratamento de leucemia foram usadas posteriormente numa campanha da emissora sobre a doação de medula. Por essa campanha a Rede Globo foi a ganhadora do “BitC Awards for Excellence 2001”, na categoria “Global Leadership Award”, o mais importante prêmio de responsabilidade social do mundo.
  • Manoel Carlos atendeu o pedido da então primeira-dama Ruth Cardoso e incluiu na novela cenas que ajudaram na Campanha de Solidariedade e Cidadania.
  • Paulo Figueiredo, que interpretou o personagem Rodrigo na novela, pediu licença das gravações para fazer uma cirurgia de próstata. Manoel Carlos concedeu, mas pediu autorização para fazer com que o personagem tivesse o mesmo problema médico.
    Algo parecido ocorreu com Inez Viana (a Márcia, secretária na clínica de Helena) e Arlete Heringer (Marta, funcionária do haras de Alma). A primeira teve um deslocamento de retina. A segunda fez uma operação para corrigir a miopia. Nos dois casos, por arte do autor, os problemas médicos reais das atrizes apareceram nas personagens fictícias da novela.
  • A impotência masculina foi outro tema discutido na novela, que esclareceu dúvidas e preconceitos sobre a questão por meio do personagem Viriato (Zé Victor Castiel), um marido boa gente que entra em depressão ao perceber que não consegue mais se relacionar sexualmente com a esposa, Ivete (Soraya Ravenle), assistente de Helena na clínica dela.
    Fonte: site Memória Globo.
  • O juiz Siro Darlan, então da 1ª Vara de Infância e Juventude do Rio de Janeiro, achou que não poderia haver crianças convivendo no ambiente da novela, que ele julgava apelatória por causa das cenas de violência e sexo. Por isso, proibiu que menores de idade aparecessem nas gravações. O veto durou três semanas, até que os advogados da Globo derrubassem a medida.
    O conteúdo da novela aborreceu também a Arquidiocese do Rio de Janeiro, que se recusou a ceder uma igreja para a gravação do casamento de Camila e Edu. O pretexto para a proibição foi que a personagem de Carolina Dieckmann estava grávida, o que contraria princípios da religião católica. O casamento aconteceu numa capela de mentirinha construída nos estúdios do Projac.
    Por último, a Justiça determinou que a novela não poderia ir ao ar antes das 9 da noite, o que fez com que Laços de Família se tornasse a primeira novela das oito transmitida a partir das nove horas.
    Tanta confusão, é claro, acabou atraindo ainda mais espectadores.
  • A maior revelação da novela foi a atriz Giovana Antonelli, que interpretou a “prostituta de família” Capitu. Para compô-la, o autor encomendou uma pesquisa sobre prostitutas de alto nível. Constatou que a maior parte delas faz universidade e ganha bem, mas quando abandonam a prostituição e se casam, têm dificuldades para adaptar-se à nova rotina. E ainda: mais de 90% das entrevistadas eram mães solteiras.
  • Marieta Severo, por sua interpretação como a personalística Alma Flora Pirajá de Albuquerque Menezes, tia de Edu (Reynaldo Gianecchini), lhe conferiu o Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) de melhor atriz de 2000. A jovem atriz Júlia Feldens levou o prêmio de revelação.
  • Manoel Carlos ambientou a maioria das cenas no bairro carioca do Leblon, onde vivia há 31 anos (à época). Ou, para ser mais exato, em seu quarteirão! Quase toda a ação de Laços de Família se passava nas cercanias de seu apartamento e nos lugares que ele frequenta.
  • Uma equipe de 25 pessoas passou dez dias no Japão gravando cenas do encontro de Helena (Vera Fischer), Edu (Reynaldo Gianecchini), Camila (Carolina Dieckmann), Miguel (Tony Ramos) e Ciça (Júlia Feldens), que acontece nos primeiros capítulos da novela. As gravações aconteceram nas cidades de Tóquio, Kyoto e Nikko com o apoio de profissionais da IPC Television, retransmissora da TV Globo Internacional no Japão.
    Fonte: site Memória Globo.
  • As dicas de leitura do livreiro Miguel (Tony Ramos) – proprietário, na novela, da Livraria Dom Casmurro – aumentaram as vendas das obras mencionadas em cerca de 30% (ainda que o merchandising não tenha sido intencional, segundo o autor).
    O próprio Manoel Carlos já havia incluído dicas de leitura nos diálogos do Dr. Plínio (Fernando Torres) em Baila Comigo (1981).
    O autor ganhou o Prêmio José Olympio 2001, oferecido pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros.
  • A novela marcou a volta do jovem ator Flávio Silvino à televisão, no papel de Paulo, depois de sete anos afastado em consequência de um acidente de automóvel. Lançando mão das sequelas sofridas pelo ator, Manoel Carlos falou sobre o cotidiano de um jovem com dificuldades motoras e a garra com que ele tentava superar as próprias limitações.
  • Tal qual acontecera com a personagem Maria Eduarda de Gabriela Duarte na novela anterior de Manoel Carlos, Por Amor, foi criado osite “eu odeio a camila”, exclusivo para os que simplesmente não aguentavam a personagem vivida por Carolina Dieckmann, com uma lista de vários motivos para odiá-la: tinha traído a confiança da mãe, era dissimulada, mimada, estava sempre com cara de tédio, e achava a Íris (Deborah Secco) uma intrometida. A homepage recebeu mais de seiscentos e-mails, não só do Brasil inteiro como também da Argentina, dos Estados Unidos, da Alemanha, da Espanha e até do Japão.
  • Manoel Carlos apareceu sutilmente no primeiro capítulo da novela. Na cena em que Helena entra na Livraria Dom Casmurro, após o acidente com seu carro, o autor está ao fundo como um cliente qualquer, que cumprimenta Miguel (Tony Ramos) quando ele entra no estabelecimento.
  • Primeira novela de Reynaldo Gianecchini. E de Juliana Paes, após uma pequena participação em Malhação.
  • Reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo entre 28/02 e 23/09/2005.
    Durante sua reprise, a Som Livre lançou no mercado o CD que reunia as melhores músicas das duas trilhas da novela: O Melhor de Laços de Família.
  • Em 2015, Laços de Família ganhou uma nova reprise, pelo Viva (canal de TV a cabo pertencente à Rede Globo), a partir de 15/02, às 23h45 (com repeteco às 13h30).

AUDIÊNCIA EXIBIÇÃO ORIGINAL:

NOVELA: Laços de Família
HORÁRIO: 21h00
DE: Manoel Carlos
META: 45 pontos

05/06 a 10/06/2000 45 45 43 40 41 37 = 42
12/06 a 17/06/2000 40 41 42 38 41 36 = 40
19/06 a 24/06/2000 38 41 38 40 38 32 = 38
26/06 a 01/07/2000 39 40 38 38 38 34 = 38
03/07 a 08/07/2000 45 45 42 43 40 36 = 42
10/07 a 15/07/2000 45 45 43 44 45 43 = 44
17/07 a 22/07/2000 50 45 42 44 43 40 = 44
24/07 a 29/07/2000 44 40 43 45 43 40 = 42
31/07 a 05/08/2000 47 45 43 49 46 45 = 46
07/08 a 12/08/2000 48 45 43 47 44 41 = 45
14/08 a 19/08/2000 50 48 49 47 46 41 = 47
21/08 a 26/08/2000 51 47 45 44 44 38 = 45
28/08 a 02/09/2000 46 45 46 44 47 45 = 45
04/09 a 09/09/2000 47 45 46 45 44 36 = 44
11/09 a 16/09/2000 45 44 46 43 44 41 = 44
18/09 a 23/09/2000 45 45 45 42 42 38 = 43
25/09 a 30/09/2000 46 47 45 42 43 40 = 44
02/10 a 07/10/2000 45 47 46 45 46 40 = 45
09/10 a 14/10/2000 46 47 44 41 41 38 = 43
16/10 a 21/10/2000 47 46 42 43 42 39 = 43
23/10 a 28/10/2000 43 43 43 44 40 42 = 42
30/10 a 04/11/2000 47 46 40 42 42 38 = 42
06/11 a 11/11/2000 47 44 40 42 40 36 = 41
13/11 a 18/11/2000 40 43 46 47 46 47 = 45
20/11 a 25/11/2000 48 55 50 48 46 43 = 48
27/11 a 02/12/2000 50 52 49 48 47 44 = 48
04/12 a 09/12/2000 51 51 50 49 47 45 = 49
11/12 a 16/12/2000 53 49 48 51 51 40 = 50
18/12 a 23/12/2000 52 50 47 50 47 40 = 48
25/12 a 30/12/2000 41 51 49 45 40 44 = 45
01/01 a 06/01/2001 47 48 50 51 46 42 = 47
08/01 a 13/01/2001 55 52 50 51 51 43 = 50
15/01 a 20/01/2001 51 48 49 51 48 42 = 48
22/01 a 27/01/2001 52 53 54 47 47 48 = 50
29/01 a 03/02/2001 55 54 52 58 59 40 = 53

MÉDIA GERAL: 45 pontos – Sucesso

AUDIÊNCIA REPRISE:

NOVELA: Laços de Família – Vale a Pena Ver de Novo
HORÁRIO: 14h30
DE: Manoel Carlos
META: 20 pontos

28/02 a 04/03/2005 20 20 19 19 19 = 19
07/03 a 11/03/2005 15 17 18 17 16 = 17
14/03 a 18/03/2005 17 16 18 17 17 = 17
21/03 a 25/03/2005 18 16 18 18 18 = 18
28/03 a 01/04/2005 18 17 16 18 17 = 17
04/04 a 08/04/2005 17 17 18 18 17 = 17
11/04 a 15/04/2005 19 18 17 18 17 = 18
18/04 a 22/04/2005 18 17 18 20 19 = 18
25/04 a 29/04/2005 18 20 19 21 18 = 19
02/05 a 06/05/2005 18 17 17 16 15 = 17
09/05 a 13/05/2005 17 17 17 16 18 = 17
16/05 a 20/05/2005 19 21 19 20 18 = 19
23/05 a 27/05/2005 20 23 26 24 23 = 23
30/05 a 03/06/2005 22 18 21 21 20 = 20
06/06 a 10/06/2005 22 19 22 21 20 = 21
13/06 a 17/06/2005 20 20 22 21 19 = 20
20/06 a 24/06/2005 22 25 22 18 20 = 21
27/06 a 01/07/0205 22 21 22 21 20 = 21
04/07 a 08/07/2005 23 27 25 24 21 = 24
11/07 a 15/07/2005 24 22 22 21 20 = 22
18/07 a 22/07/2005 27 25 26 26 24 = 26
25/07 a 29/07/2005 26 24 28 28 26 = 26
01/08 a 05/08/2005 25 25 27 26 23 = 25
08/08 a 12/08/2005 26 27 24 26 23 = 25
15/08 a 19/08/2005 27 25 28 25 22 = 25
22/08 a 26/08/2005 23 25 27 27 24 = 25
29/08 a 02/09/2005 24 23 27 27 23 = 25
05/09 a 09/09/2005 26 24 28 27 23 = 26
12/09 a 16/09/2005 27 29 27 29 26 = 28
19/09 a 23/09/2005 28 29 28 30 33 = 30

MÉDIA GERAL: 22 pontos – Grande Sucesso

OBS: O início chegou a perder pra A CENSURADO Gorda (leia-se A Usurpadora) por alguns minutos em alguns capítulos.

Então piranhas, se gostaram digam eu amo a queridíssima Fábia, se detestaram digam eu odeio a lixosa Jeana. 

E não percam a próxima edição que está de CENSURADO.

106 thoughts on “Viagem no Tempo – 20ª Edição

  1. Laços pisando como sempre!
    Em Família?
    Apenas um nada igual Velho Chico
    Maneco devia ter vergonha de ter escrito aquilo…
    Benedito tambem deve ter de ter escrito Velha Chuca!
    Sua unica boa foi Renascer mesmo!
    Agora vamos arrancar os cabelos das mucuras que gostam de Velho Chico?

    Curtir

  2. Melhor novela do Maneco, amo demais, quero muito rever, mereceu todo o sucesso em audiência e repercussão que teve nas três exibições. Parabéns, Jean e Fábio!

    AI QUE DELÍCIA DE EDIÇÃO
    AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAH
    UUUUUUUUUUUUUUUUUUUUH
    * * respirando * *
    AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAH

    Curtido por 1 pessoa

  3. Amei a edição, Lações é eterna. E morri que criaram um site “eu odeio a Camila”, não sabia disso. Devia se chamar “eu odeio a Judas”. E também não sabia que foi a primeira novela das 20h a ser exibida às 21h. Desnecessário, afinal a novela não tinha tantas cenas de sexo assim.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Novelão que amooooooo, anos defendendo de tudo e todos, como se fosse preciso, o novelão tomba por natureza.

    Em 2000, o MJ acordou para a vida, e ficou um cu, interveio A Próxima Vítima, Uga Uga, e botou Lações para as 21 horas. Aliás novelinha problemática, coitado do elenco infantil, e da Júlia Almeida, sobraram por dias. Sem contar na igreja, depois do veto, a Globo ficou tão puta que construiu sua própria igreja no PROJAC.

    Fábia e Jeana, melhorem, o último capítulo consolidou 60 pontos, 59 foi a prévia, e o que importa é a audiencia consolidada.

    Curtido por 1 pessoa

    • @Fábia, resolva o problema da audiência com a Murilla, nem escrevi essa edição, mas ok, deve ter sido um probleminha de falta de atenção. Mas eu não tinha conhecimento disso, fonte seria bom.

      Curtir

  5. Parabéns, Laços é uma novela maravilhosa.
    Marcou os anos 2000/2001.
    Camila com leucemia foi o destaque da novela.
    Eu só sabia da novela por ela, até que esses dias eu vi o resumo que o vídeo show fez da novela.
    Lindo final.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Gostaria de comentar algo que eu considero como errata. Laços de Família não foi a primeira novela das 20h da Globo a ser fixada às 21h. Na verdade, lá pelos idos de 1983, Louco Amor deu umas dorezinhas de cabeça pra Globo, obrigando a emissora a empurrar a novela pras 21h. Não me recordo se foi uma mudança de horário permanente, mas eu sei que ela aconteceu.

    #MomentoDivulgaçã1: https://audienciadatvmix.wordpress.com/2016/08/22/mundos-opostos-capitulo-16/

    Curtido por 1 pessoa

  7. Maneco autor predileto, acho incrível como ele retrata a realidade sem ficar chata e didática tudo flui naturalmente! Lações é uma novela maravilhosa, com direção e elenco maravilhoso! Morto com a quantidade de polêmicas envolvendo a novela coitado do Maneco, mesmo com as interferências as novela foi um grande sucesso!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário