Fim da restrição de horário da classificação indicativa já é nítido em todas as emissoras; saiba mais!

classificacao-indicativa

Por Airton Guites.

Desde o dia 31 de agosto, quando foi alterada a lei da classificação indicativa na TV aberta do Brasil, mudanças começaram a ocorrer em todas as emissoras. A partir de agora, não haverá mais restrição de horário, ou seja, todos os programas continuarão sendo classificados por faixa etária, mas não haverá cortes em conteúdos que antes eram considerados impróprios para o horário.

Desde então, todas as emissoras vem usando essa oportunidade para atrair o público ao exibir os conteúdos na íntegra. Na Record, a reprise da novela “Vidas em Jogo” (2011) chamou atenção ao ter o selo “Não recomendado para menores de 14 anos” em plena tarde e sem corte algum nas cenas de violência e sexo. Para isso, a Record exibe o selo da classificação indicativa no canto da tela por quase todo o capítulo, a fim de esclarecer o público do conteúdo que irá assistir.

vidas_em_jogo_sexo

No SBT, as mudanças já são visíveis também. Cenas de violência e sexo em “Abismo de Paixão” (2012) não estão mais sendo editadas e são vinculadas na íntegra. Uma tática conhecida pela equipe de edição das novelas mexicanas era inserir paisagens nas cenas em que ocorriam conteúdos impróprios, sendo alvo de muitas reclamações e piadas. Porém, agora tudo está liberado. Inclusive, no capítulo de segunda-feira, foi possível ver a nudez dos atores Angelique Boyer e Devid Zepeda em uma cena bastante ousada de sexo na praia. Meses atrás, a exibição de “A Dona” (2010) sofreu com retaliações em cenas do tipo, até na própria abertura, por exemplo.

abismo_de_paixao_sexo

A Globo, curiosamente, foi a emissora que mais demorou para demonstrar as mudanças em relação a restrição de horário. Na re-reprise de “Anjo Mau” (1997), foi possível notar algumas cenas fortes que anteriormente eram cortadas e agora foram exibidas, como o atropelamento de Tadeu (Daniel Dantas); e também Paula (Alessandra Negrini) nua, simulando sexo com Rodrigo (Kadu Moliterno) drogado. Em “Cheias de Charme” (2012), reprise que estreou essa semana, cenas de violência também foram exibidas sem cortes, como o assalto que Inácio (Ricardo Tozzi) e Rosário (Leandra Leal).

anjo_mau_sexo

Finalmente, uma nova era se instala na TV brasileira. A partir de agora, o público vai escolher o que quer assistir, independente do horário, tal qual sempre ocorreu na TV paga. As emissoras vão poder reprisar suas novelas sem medo de censura e o público vai decidir se quer assistir ou não. Tudo indica que será o fim das frustrações do público ao assistir uma reprise com cortes mal-feitos em cenas fortes que haviam marcado na exibição original, ou então a frustração de quem assiste pela primeira vez e não consegue compreender a trama porque os cortes deixaram o conteúdo incompreensível. Vamos aguardar os próximos capítulos dessa mudança histórica!

22 thoughts on “Fim da restrição de horário da classificação indicativa já é nítido em todas as emissoras; saiba mais!

  1. Que pisada gostosa nos conservadores, porém, a Globo é a mais lenta de todas, a Record já tá exibindo Vidas em Jogo como +14 e o SBT reclassificou Abismo de Paixão para +12. Que venha uma reprise do horário nobre no lugar de Cheias de Charme.

    Curtido por 3 pessoas

  2. Eu entendo perfeitamente o “atraso” da Globo em aproveitar o impeachment da restrição de horário da classificação indicativa. Isso não transparece o desespero e a euforia de ter recebido o presente novo, ela se controla pra não cair na tentação de já ir se lambuzando no primeiro contato com o doce. Ela vai se aproveitando disso aos poucos, acostumando a si mesma e ao seu público com a ideia, sem choques ou surpresas.

    Curtido por 2 pessoas

  3. Poxa!!! Só lembrei de Cobras! que foi toda picotada por causa de censura. As vezes se fosse exibida hoje, não teria sido o flop que foi 😦

    Essa nova lei vai permitir que muitos novelões sejam reprisados!!!!

    Agora vem Paginas e Celebridade!!!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Dois horários era bom por que assim passava mais novelas a tarde, não envelheceria demais, pois muitas novelas das 21h estão envelhecidas sem ao menos ter sido reprisada e daqui que reprise todas vai demorar. “Por Amor”, “Celebridade”, “Senhora do Destino”(re-reprise), “América”, “Belíssima”, “Páginas da Vida”, “A Favorita”, “Fina Estampa”, ” Avenida Brasil”, “O Clone” (re-reprise). Sem contar as novelas das 6 e 7 que necessitam ser reprisadas também.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário