“Velho Chico” termina hoje como a maior decepção da década!

elenco-velho-chico

Por: Airton Guites.

A volta de um autor renomado ao horário nobre. Uma novela rural às 21h após 15 anos. Um fracasso. Hoje, a TV Globo exibe das 21h15 às 22h50 o último capítulo de “Velho Chico”. Escrita por Benedito Ruy Barbosa e Bruno Luperi, a trama se despede sem deixar saudades para a emissora e para a maioria do público da TV aberta.

A década de 2010 vive uma das maiores crises da Globo no horário nobre, senão a maior de todas. Após o fenômeno da re-reprise de “O Rei do Gado” (1996) no “Vale a Pena Ver de Novo”, surgiu uma luz no fim do túnel para a emissora: aprovar a sinopse de “Velho Chico” para o horário nobre, a fim de resgatar o público através de uma trama tradicional, rural e bem brasileira.

Velho-Chico-Extravagante

“Velho Chico” foi a novela das 21h que estreou com a maior parcela de expectativas. Porém, decepcionou e muito. A narrativa e desenvolvimento das histórias não cativaram o público, que se sentia cansado pelo desenrolar lento e sem atrativos, além da intensa carga dramática. A direção lúdica e teatral de Luiz Fernando Carvalho assustou e afastou grande parte do público, pois imprimou nas imagens de uma trama realista o caráter fantasioso, tal qual o diretor imprimou em “Hoje é Dia de Maria” (2004) e “Meu Pedacinho de Chão” (2014), por exemplo. A reconstituição histórica precária das três fases da novela causou enorme confusão e estranheza, uma vez que os telespectadores não conseguiam se localizar no tempo em que os fatos ocorriam e não houve identificação com a última fase que se passa nos dias atuais.

Atores renomados com interpretação caricata chamaram a atenção, como Rodrigo Santoro (que gerou enorme burburinho também ao voltar em novelas brasileiras após 13 anos), Antônio Fagundes, Selma Egrei (Encarnação é a personagem mais relevante da carreira da atriz, sem dúvidas, porém sua interpretação foi exageradamente teatral).

encarnação_velho_chico

Todavia, a novela também teve pontos positivos. Revelou a talentosa Lucy Alves, que após mostrar seu talento na música no reality show “The Voice Brasil”, mostrou que também sabe atuar muito bem e se destacava nas cenas pela sua naturalidade. Lee Taylor, ator de teatro e cinema, mostrou grande qualidade de interpretação em suas cenas, se destacando também pela naturalidade. A trilha sonora resgatou músicas tradicionais brasileiras e com novos arranjos de estúdios, se diferenciando das demais novelas da década que apostaram em músicas popularescas.

Em termos de audiência, mais uma decepção: para a meta de 35 pontos, a trama alcançou míseros 29 de média, elevando apenas um ponto da antecessora. Sem repercussão entre o público, com média de elevação da novela das 19h baixíssima, “Velho Chico” não conseguiu consolidar um bom público mesmo em um ano onde todos os horários fizeram grandes sucessos, como “Êta Mundo Bom!” às 18h e “Totalmente Demais” às 19h. Vale ressaltar, inclusive, que a novela das 21h teve audiência inferior inúmeras vezes as produções citadas anteriormente.

luzia_velho_chico

A novela se despede com muita tristeza pela morte do ator Domingos Montagner, que interpretava o protagonista Santo. Durante o intervalo das gravações dos últimos capítulos da novela, o ator se afogou no Rio São Francisco. Em luto, a equipe da trama lutou para finalizar o projeto, como uma forma de homenagear o ator. O que fica é a saudade e a lástima pela dramaturgia perder um grande talento e, principalmente, um grande ser humano, que sempre demonstrou humildade e generosidade nas entrevistas que cedia a imprensa.

E chegou ao fim “Velho Chico”. Sem dúvidas, a maior decepção da década para a TV Globo, que deve ser esquecida pelo fracasso de audiência, de repercussão e, infelizmente, pela tragédia. Agora, a estreia de “A Lei do Amor” vem repleta de expectativas, resta saber se a dupla Maria Adelaide Amaral e Vicent Villari vão cumprir ou decepcionar tal qual Benedito Ruy Barbosa e Bruno Luperi. Esperamos que o cenário do horário nobre global seja alterado para melhor.

tereza_santo_velho_chico

44 thoughts on ““Velho Chico” termina hoje como a maior decepção da década!

  1. Verdades sendo expostas, hahahaha! Foi uma grande frustração para a Globo que apostava todas as fichas nessa novela, que teve um conteúdo monótono e chato! Certamente, não deixará saudades, que venha A Lei do Amor!

    Curtido por 2 pessoas

  2. kkk dizer que Velho chico é um fracasso (pode se dizer que é verdade)mas falar que foi a maior decepção da década é mais que um exagero.
    parece até que não viu babilônia com seus 25 pontos ou até a regra do jogo com seus 28 pontos.velho chico elevou um ponto á mais que a antecessora e isso pode se considerar bom para a emissora que em vez de perder pon tos conseguiu recuperar um ponto á mais.
    Airton vc se equivocou com essa notícia,cuidado ao publicar essas mensagens,vc pode sujar o nome do tv mix.

    Curtir

  3. Já era de se esperar mais um fracasso do Benedito eu torci tanto pra sinopse não ser aprovada mas nem tudo é como a gente quer mas um fracasso seguido da rede globo! Babilônia,A Regra do Jogo ( Só gostava por causa da Atena) e agora Velho Chico espero que A Lei do Amor seja boa por que o horário das 21hrs não é o mesmo desde Salve Jorge #VEMALEIDOLACRE

    Curtido por 2 pessoas

  4. A Globo ficou com medo de estar perdendo uma Pantanal 2.0, e tratou logo de tirar do papel, e foi uma grande decepção mesmo, particularmente não tinha ansiedade por esse folhetim, e depois das chamadas, e clipe de lançamento, menos ainda. Novela horrorosa, estranha, escrota, poucas vezes fiquei sem conseguir assistir uma novela nem que seja por poucos minutos… pavorosa mesmo, já vai muito tarde, parece que demorou séculos, mas o dia chegou.

    Curtido por 2 pessoas

  5. Se a matéria se limitasse apenas ao ibope ok, mas quem escreveu quis bancar o critico de dramaturgia e infelizmente passou vergonha. Nem os pontos a favor e nem os contras soube levantar direito, o que denota total despreparo pra assumir tal função. Mas vale a reconsideração por não se tratar de um texto elaborado por um profissional que assistiu com propriedade e imparcialidade, se bem que já li por aí analises amadoras muito superiores, inclusive nas criticas e ressalvas. É difícil ver qualidade em algo que se odeia prontamente, é preciso muito equilíbrio e maturidade. No que diz respeito ao ibope da novela, sim foi abaixo do esperado, mas nem só de números a Globo construiu a imagem que tem hoje.

    Curtido por 1 pessoa

    • Quem passou vergonha foi você vindo bostejar no meu post. Eu não sou crítico e nunca tive a pretensão de ser, mas como moderador desse blog, sempre faço matérias sobre as novelas no último capítulo, porque com “Velho Chico” seria diferente? E me admira você vindo falar aqui sobre amadorismo, imparcialidade e maturidade, pois no período que você foi moderador, não colocava fonte nas notícias que publicava (quando publicava né, porque era um preguiçoso), que só publicava notícias falando bem das novelas que gostava (especialmente do Benedito, sem exceção) e mal das novelas que odiava (especialmente América, seu alvo principal), fora que foi infantil ao fazer um post sobre regras de comentários sem pedir permissão do Tv Mix, se achando superior ao dono do blog e com poder de apagar comentários que considerasse inadequados. Ou seja: mais amador, imparcial e imaturo que você, é impossível. Então, volte pro lugar de onde não devia ter saído e não fique mais pedindo para terceiros (como Jhuan) falar comigo para tentar fazer uma “ponte” pra gente voltar a conversar, pois não existe diálogo com você, nunca existiu e não vai existir justamente depois das merdas que fui obrigado a ler naquele extinto grupo de Facebook. Agora licença que eu tenho mais o que fazer…

      Curtido por 3 pessoas

      • Cota de desrespeito por comentários contrários aos seus no post feito com sucesso. Eu dei minha opinião sobre o que eu li, não precisa se armar assim. Cresce rapaz! Se enxerga e avalie seus atos. Não estou afim de bater boca hoje.

        Curtir

      • Quem tem que se enxergar, crescer e reavaliar os atos aqui é você, mas eu nem vou pedir que você faça isso, porque se em 3 anos conhecendo você no blog e não mudou, não será agora que vai mudar, sua imaturidade impede que você faça isso.

        Curtir

      • Infelizmente não há ninguém que nos avalie de fora, mas se tivesse, vocês saberiam o quanto estão errados na maioria das suas atitudes, não que eu já não tenha errado também, eu era mais novo, tinha outra forma de agir E tenho consciência que muita coisa ainda tenho mudar, mas pelo menos estou tentando. E se pra você eu não mudei, saiba que pra mim você caiu e caiu muito, porque o Airton que eu conhecia e gostava, não era essa figura que eu vejo hoje.

        Curtir

      • Eu sempre fui o mesmo, nunca mudei, não sou bipolar. O Matt que eu conhecia e gostava não era o mesmo Matt de hoje ou talvez sempre tenha sido e eu nunca percebi, mas com o tempo a verdade apareceu e eu abri os olhos. Não cansou de passar vergonha por hoje? Chega né, tchau.

        Curtir

    • Você parece masoquista, porque você já deve ter notado o quanto a sua presença é indesejável. Tive muita preguiça de vir aqui te responder porque eu tenho certeza que você não merece atenção, mas eu não poderia ficar indiferente a isso. E você não é um leitor nem um comentarista qualquer aqui, você é absolutamente desagradável, e pelo visto, nem dignidade parece ter para continuar insistindo em comentar aqui. Moral alguma você tem para criticar o Airton, que foi absolutamente imparcial nesse texto. Se vê qualidade ou não numa obra. E foi o que ele fez, destacando pontos de acordo com sua visão e não opinião. Todos os críticos elaboram suas críticas nas suas visões de determinados conteúdos. Mas óbvio, você esperava que ele dissesse que a direção do Luiz Fernando Carvalho e seu estilo foram incompreendidos, que a Selma Egrei merece o Emmy, que Velho Chico é uma obra sensível e blábláblá… Então vá procurar uma crítica que seja a seu gosto pessoal, o que deve ter por aí, pois há sempre quem seja a favor e quem seja contra, tanto na crítica especializada quanto na amadora. Agora questionar a competência do Airton pro cargo que ele exerce, gentinha que você é que nunca nos seus tempos de moderador se deu o trabalho de elaborar um conteúdo independente pro blog, deveria ter muita vergonha porque moral pra isso você nunca vai ter. E outra, eu só não te respondo com os milhares de desaforos que eu tenho engasgado porque o blog não tem nada a ver com isso e eu respeito a minha função de moderador e os leitores que realmente merecem respeito, porque com você eu não sinto a menor obrigação. E realmente eu não posso te impedir de frequentar esse espaço, mas desejar eu posso, e eu desejo profundamente não ver mais nenhum comentário seu por aqui.

      Curtido por 5 pessoas

  6. Velho Chico, eu tinha expectativas maravilhosas pra essa novela, mas só acompanhei até o capítulo 35 e depois nunca mais, estou até a recuperar as forças para poder voltar acompanhar o horário das 21h novamente!

    Curtido por 1 pessoa

  7. Apostei tanto nessa novela e quebrei a cara. Gostei bastante das primeiras fases, apesar da direção que eu não curto, mas depois que iniciou a terceira, desisti da novela que se mostrou mais uma trama arrastada e chata para o currículo desse autor. No mais, como ponto positivo nessa produção só destaco a revelação da Lucy Alves e a Encarnação, que trouxe para Selma Egrei o destaque que ela merece. A atuação da Selma foi super exagerada e teatral, mas certamente por causa da direção né, ela deu show. Já vai tarde essa novela, que foi tão aguardada por mim, mas que no ar, eu só desejei que acabasse logo. Vai, e não volte mais Velho Chico.

    Curtido por 2 pessoas

  8. Sinceramente, não entendo como alguém briga defendendo essa novela. 😐 . As únicas coisas que gostei: Cenas quentes da Marina nery e Rodrigo santoro (em especial a cena da jarra d’água), Revelação da Lucy alves, e a Encarnação de Selma egrey, e “alguns” capítulos da reta final, como o da morte da Encarnação e o do Afrânio nas dunas como exemplo. O resto –> abra o lixeiro e jogue as fitas que é lixo, Babilônia pisa. :->

    Curtido por 1 pessoa

  9. No geral, gostei da novela, apesar de reconhecer as falhas. Pra mim, um dos maiores maiores problemas foi a direção do Luiz Fernando Carvalho(embora ele tenha acertado em muitas coisas tbm), principalmente na caracterização, no tom teatral e na trilha incidental alta, repetitiva e onipresente. A primeira fase da novela, no entanto, foi maravilhosa, um verdadeiro clássico, super emocionante. A fase atual só foi melhorar na reta final, mas o estrago já tava feito. De todos os erros, o mais grave foi manter os mesmos figurinos de época para os tempos atuais, o publico estranhou.
    De qualquer forma, vou lembrar da novela com carinho. Eu adoro o texto do Benedito e pude ver muito das suas novelas dos anos 90 em VC. Acho um exagero considerá-la a maior decepção da década. Velho Chico estava prevista para o horário das 18:00 e com apenas 100 capítulos. Foi promovida para o horário nobre e ainda teve um acréscimo de 77 capítulos, foi uma novela de poucos personagens e ritmo mais lento e teve uma direção super esquisita do LFC. Apesar de tudo isso, ainda conseguiu elevar a média geral das duas novelas anteriores.
    No mais, parabéns ao elenco que esteve impecável do começo ao fim. Agora é esperar uma novela mais enxuta da família Ruy Barbosa no horário das 18:00 com uma direção normal (do Rogério Gomes, de preferência).

    Curtido por 2 pessoas

  10. Preciso discordar. Velho chico mostrou uma historia delicada e fortissima ao mesmo tempo. Acredito que o unico ponto negativo para mim foi a imagem caricata do vestuario da novela, mais a historia conseguiu me emocionar muito ao contrario daquela A regra do Jogo que veio com grande espectativa tbm e se deu muito mal, alem de Babilonia.

    Curtido por 2 pessoas

  11. Nem acho Velho Chico uma grande decepção assim. Claro que não é sucesso, não conseguiu elevar e nem repercutir, mas pelo menos tem mais audiência que a anterior “super-produção recém indicada ao Emmy”, mesmo tendo passado por todos os problemas que teve…
    #SóAcho…

    Curtido por 2 pessoas

  12. Para mim foi uma novela de autos e baixos, a trilha tinha algumas músicas sensacionais, outras muito deslocadas da história, algumas interpretações excelentes, outras nem tanto inclusive de grandes figurões, a direção discutível do LFC, talvez daqui uns dez anos esse tipo de direção seja o suprassumo em termos de direção, não esqueçamos que tudo nesta vida é cíclico, no geral pouca repercussão, audiência baixa, não acho que foi um fracasso total, mas está longe de ser considerada um sucesso como Senhora do Destino, Laços de Família, dentre outras!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s