Cena de violência em “Sol Nascente” demostra liberdade da Globo com o fim da restrição de horário!

mario_cesar_surra

Mocinho e vilão tiveram embate violento.

Por Airton Guites.

Ontem, a novela das 18h “Sol Nascente” exibiu uma cena forte para o padrão do horário. A briga entre Mário (Bruno Gagliasso) e César (Rafael Cardoso) foi violenta, digno de novela das 21h, algo não visto no horário das 18h há muitos anos.

Isso é um bom sinal. Em termos dramatúrgicos, a sequência foi essencial para mostrar o clímax de um conflito entre o mocinho e o vilão. Por outro lado, a cena também promove mudanças na TV brasileira após o fim da restrição de horário da classificação indicativa, que permite as emissoras uma liberdade total pelos conteúdos vinculados em quaisquer horário.

Cenas de violência como a exibida em “Sol Nascente” ontem, não passaria na época em que a restrição vigorava. Talvez até passasse, mas era raro de acontecer. Aos poucos, a TV Globo está se permitindo a liberdade de expressão. Mesmo de forma lenta e tímida, os resultados tendem a ser muito positivos pela arte, em breve.

Para encerrar, não podemos deixar de mencionar o excelente trabalho da equipe na cena. Bruno e Rafael já provaram que são ótimos atores, mas reforçaram essa qualidade na sequência de ontem. E mais uma vez, o diretor Leonardo Nogueira, tão criticado por seu desempenho em “Malhação – Seu Lugar no Mundo” (2015), agora demonstra grande evolução profissional e, com seu trabalho milimétrico em “Sol Nascente”, se torna uma promessa para o futuro na TV.

Para assistir a cena completa, clique aqui.

10 thoughts on “Cena de violência em “Sol Nascente” demostra liberdade da Globo com o fim da restrição de horário!

  1. A cena foi ótima mesmo, porém a novela continua insossa pra mim. Mas isso não vem ao caso, e apesar de ter minhas dúvidas, espero que isso seja um sinal de que a Globo vai mudar e ousar mais com o fim da restrição de horário.

    Curtir

  2. A cena foi ótima, e os atores estavam ótimos. Se a novela vai continuar com cenas agitadas assim não sei. Mas que comece a acelerar, esses dias até aconteceu algumas coisas…
    Que os autores tenham saído dessa hibernação

    Curtir

  3. Como o próprio artigo disse, uma cena tal qual a briga do César e do Mario dificilmente ocorreria no mesmo horário na época em que havia restrição de horário na TV aberta. Ou seja, poderia ocorrer sim, mas não seria comum. Não era comum naquela época, mas não está sendo comum agora. Por hora, essa cena apenas está engrossando a lista de exceções implicitamente citada por esse trecho do artigo (“Cenas de violência como a exibida em “Sol Nascente” ontem, não passaria na época em que a restrição vigorava. Talvez até passasse, mas era raro de acontecer.“). Eta Mundo Bom! exibia cenas inadequadas com maior frequência mesmo com a restrição de horário…

    O “impeachment” da restrição de horário na TV aberta está sendo basicamente ignorado pela Rede Globo. Ainda não vimos de maneira prática a emissora se aproveitando da quebra dessa corrente… vimos isso na Record e no SBT, mas não de maneira efetiva. E, novamente, eu parabenizo a Globo por não ter se lambuzado com o mel logo na primeira remessa. Que ela não perca o bom senso e não descaracterize a sua programação só porque agora não há mais restrição de horário.

    Curtir

  4. A cena foi boa sim, mas em relação a novela continua péssima. Acho ótimo o horário podendo ter cenas como essa, espero que em breve venha tramas mais fortes.

    Curtir

Deixe um comentário