“Sol Nascente” se encerra como sucesso de audiência, mas história não empolgou!

Por: Airton Guites.

Ontem, a Globo encerrou mais uma novela das 18h: “Sol Nascente”. Escrita por Walther Negrão (se afastou por problemas de saúde, mas a ideia original é sua), Susana Pires e Júlio Fischer, a trama teve a missão de manter o sucesso da faixa após o fenômeno da anterior, “Êta Mundo Bom!” (2016), de Walcyr Carrasco.

Bom, “Sol Nascente” não conseguiu manter os mesmos índices, porém ficou acima da meta e cresceu muito no decorrer da exibição, provando ter um público fiel e cativante, fechando com 21 pontos de média-geral. Apesar da audiência satisfatória, a história não empolgou o público. Considerada uma novela insossa, ela não conseguiu envolver o telespectador de modo geral, mas também não sofreu rejeição e conseguiu manter um bom público.

O grande destaque de “Sol Nascente”, sem sombra de dúvidas, foi Laura Cardoso na pele da vilã Dona Sinhá, no alto de seus 89 anos de idade e mesmo passando por complicações de saúde que resultaram em seu afastamento por alguns capítulos, mas o retorno da personagem deu um grande gás a trama e fez os meses finais alavancarem em audiência. 

Outro destaque de “Sol Nascente” foi a liberdade no texto e nas cenas, visíveis após mudança na lei da classificação indicativa que derrubou a vinculação horária, permitindo exibir cenas mais fortes em qualquer horário. A novela tinha conotação sexual no texto e possui várias cenas violentas, como surras e mortes, algo incomum há anos às 18h. Importante ressaltar a direção minuciosa e de extrema qualidade de Leonardo Nogueira, bem como a trilha sonora muito bem escalada.

A partir de hoje, “Novo Mundo” assume a faixa das 18h com a missão de manter ou elevar os índices de “Sol Nascente”. São tramas completamente diferentes, vamos aguardar para ver como será a recepção do telespectador a nova produção. E adeus “Sol Nascente”, ou melhor, adeus Dona Sinhá e seu jambu!

Anúncios

10 thoughts on ““Sol Nascente” se encerra como sucesso de audiência, mas história não empolgou!

  1. Péssima novela. A trama até poderia ser boa, porém a execução foi horrível. Estória insossa, sem vida… Finalmente acabou. Laura Cardoso carregou a novela nas costas, mas uma só personagem não faz todo o conjunto ser bom. Sol Nascente já foi tarde, espero que mofe nos arquivos da Globo.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Novela razoável, não amei nem odiei, apenas razoável. Pelo menos tive o prazer de ver meus queridos Giovanna Antonelli e Bruno Gagliasso fazendo um casal, sempre tive esse sonho, não foi numa novela de Glória Perez, mas tá valendo, eles tem muita química. Será marcada eternamente por Dona Sinhá, vilã épica! E jambu treme, treme, treme, treme… ❤

    Curtir

  3. Não gostei desse folhetim, me afastou do horário depois das 3 últimas, mas se tratando de audiencia, de certa forma se recuperou, chegou a dar 15 pontecos, despencando a média geral, e foi se recuperando na reta final, o destaque foi a ótima Laura Cardoso como sempre, e que venha Novo Mundo.

    Parabéns pela a crítica Airton.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Dona Sinhá carregou a novela nas costas, praticamente. ~momento chocado após descoberta da idade da Laura Cardoso~ Vale também ressaltar o ótimo César Cardoso, que fez um ótimo vilão, e com uma atuação excepcional. Em outras pelavas: os Cardosos carregaram a novela.

    Lembrando também que, Sol Nascente teve abordagens esquecidas no churrasco: uma delas é a MÁFIA. Quase nada convenceu – ou funcionou na novela. Concluo dizendo que o aumento de audiência, ao meu ver, se deu, por conta do desfalque na trama principal, focando em outros personagens.

    Curtir

  5. Achava péssima ano passado era uma embalagem bonita, mas sem conteúdo algum, sem um fio condutor. Mas em 2017 entrou nos trilhos, mesmo com um amontoado de cliches, e rumos parecidos como outras tramas do Walther. Talvez seja mais lembrada pelos problemas do que a trama em si. Trama fraca , mas que deu um gostinho nos meses finais. Laurinha grande destaque msm, adorava a Sinhá. E sempre quis ver Gio e Bruno juntos, não foi numa grande novela, mas valeu.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s