Mundo das Novelas – 1ª Edição

mundo-das-novelas

POR: Airton Guites.

Boa noite, pessoal. Aqui estou eu, depois de 2 anos, escrevendo uma coluna de novo ao blog Tv Mix. Em “Mundo das Novelas”, irei trazer toda segunda-feira, às 20h30, informações e curiosidades sobre a história de telenovelas que fizeram grande sucesso, mas que provavelmente você nunca ouviu falar, pois elas não foram produzidas pelo principal mercado que conhecemos: Brasil e México.

Para começar, decidi trazer aqui uma novela que gerou muito burburinho na última edição da minha antiga coluna, o “Você Sabia?”. Ela é considerada a maior novela em número de capítulos já exibida no mundo e acredito que vale a pena conhecer mais sobre ela. Vamos?

guidinglight

“GUIDING LIGHT”: A NOVELA QUE DUROU 72 ANOS!

Você que fica impressionado com a duração das novelas infantis produzidas pelo SBT, que geralmente beiram os 300 capítulos. Você que está cansado do tamanho de duração das novelas das 21h da TV Globo, que em média duravam 200 capítulos. Pois é, mas já pensou que uma sinopse foi desenvolvida por 72 anos?

Nos Estados Unidos, a emissora NBC produziu a novela “Guiding Light” de 1937 até 1952 pela rádio, transferindo a produção para a TV pela CBS, que deu sequência até 2009. Pelos mais de 15 mil capítulos exibidos, a novela passou por vários autores e trocando de elenco de períodos em períodos, mas a estrutura da sinopse seguiu a mesma: um drama familiar.

A cidade em que “Guiding Light” é ambientada é bem familiar a todos nós: Springfield (lembrou de “Os Simpsons”, não é?). A tradução do título significa “luz guia” e faz referência a um dos personagens principais da história, Dr. John Ruthledge. A luz acesa significava que ele estava em casa para ouvir os problemas dos outros personagens.

O foco da novela era trabalhar a saga de três famílias e seus conflitos. Ao longo dos 72 anos, a história falou de romances, intrigas sexuais e divórcios, mas também tocou em assuntos mais fortes como estupro de esposas, gravidez na adolescência, racismo, alcoolismo, câncer, entre outros. Várias alterações foram incorporadas à produção, seja em novidades dramatúrgicas na sinopse ou nas concepções técnicas da direção e processo de edição.

Porém, foi inevitável a decadência. Demorou, inclusive. Em meados dos anos 2000, a novela começou a ter problemas de audiência e, mesmo com as reformulações propostas pela CBS, o cancelamento foi a melhor solução. Em 2009, encerrou-se a novela mais longa da história do mundo e levou consigo uma infinidade prêmios, como vários troféus Emmy Internacional em várias categorias.

Infelizmente, não existem muitas informações específicas sobre autores, elencos e histórias, disponíveis na internet, mas o que temos certeza é que, embora com a crise de audiência que ocasionou o fim da novela, ela se mantém na história da dramaturgia mundial por possuir um fôlego invejável para produzir mais de 15 mil capítulos e conseguir reunir famílias de todo os EUA por mais de sete décadas.

1) Estreia de “Guiding Light” na TV.

2) Abertura da novela no seu último ano de exibição, em 2009.

3) Jonathan volta a cidade para se vingar da própria mãe e tem uma forte discussão.

4) Olivia bate em Cassie dentro de uma poça de lama.

5) Reva entra em choque ao descobrir que tem câncer.

6) Último capítulo, após 72 anos no ar.

39 thoughts on “Mundo das Novelas – 1ª Edição

  1. Eu já começo a leitura gritando, nunca poderia imaginar… Uma novela que durou 72 anos? 72 ANOS! SOCORRO! Confesso que sofri horrores, e me admira que a produção tenha feito sucesso por tantos anos até a audiência começar a se desgastar. Quem é que tem paciência pra tudo isso, bicho? Foram 15 mil capítulos, gerações devem ter morrido e nascido vendo essa novela no ar 😛 Sobre as cenas… O que foi essa briga na lama? Gente…

    A coluna tem como um dos propósitos surpreender com o conteúdo, e isso foi alcançado com sucesso. Nunca imaginei que existe uma novela que durou 72 anos, algo completamente inédito para mim até então. Parabéns pela estreia, Airton, a coluna se iniciou com uma edição bem surpreendente. No aguardo das próximas novidades que vem por aí 😀

    Curtido por 1 pessoa

    • Pois é, haja fôlego pra produzir ou assistir uma mesma novela por 72 anos, não dá pra imaginar né? Mas é real, é fato, nós desconhecemos, mas agora a coluna trouxe a tona. A cena da lama eu sofri demais também, quem diria que os Estados Unidos se inspiraram no Walcyr Carrasco? heheheheeh 😛 Obrigado pela participação, Jean, fico feliz que tenha gostado! Espero manter a surpresa na próxima edição! 😀

      Curtido por 1 pessoa

  2. Começo parabenizando pela coluna que já começou fazendo sucesso, eu realmente gostei e fiquei com muita curiosidade quanto à telenovela, mas eu tive um dúvida, você disse que a sinopse ficou 72 anos sendo desenvolvida e depois disse que a telenovela ficou 72 anos no ar, eu fiquei confuso em relação à isso!
    No mais, desejo sucesso.
    E queria uma abertura para a coluna, acho que ficaria bom.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Amei a estreia da nova coluna e desejo sucesso!
    Gosto muito de novelas, mas devo confessar: acho 72 anos uma coisa MUITISSÍMO extensa. E não sei se conseguiria ficar assistindo.
    Sobre as cenas, gostei demais na cena de Olivia e Cassie, na qual me atraiu por lembrar dos chiqueiros do Walcyr (rios de risos).

    Curtido por 1 pessoa

  4. Uma novela que foi exibida durante 72 anos, com cerca de 15 mil capítulos… O QUÊ????? Socorro… eu não tô conseguindo acreditar nisso. Você disse que a primeira edição seria uma grande surpresa, e realmente, descobrir que existe uma novela estadunidense com 15 mil capítulos foi uma grande surpresa. Será que “Malhação” vai chegar a ter essa quantidade de capítulos que “Guiding Ligth”? No mais, adorei a edição. Parabéns, Airton! 😀

    Curtido por 1 pessoa

  5. Os ingleses, americanos e australianos (principalmente) se destacam por causa de suas novelas que rendem história por anos e anos. É algo parecido com o que vemos com nossos seriados, que passam anos girando em torno de uma mesma história, com a diferença de ser diário, e não semanal. Logo, é fácil ultrapassar a marca das centenas de milhares de capítulos escritos, produzidos e/ou exibidos. Eles realmente levam a sério a ideia de acompanhar uma história.

    Sobre Springfield: existem dezenas de cidades Estados Unidos afora chamadas Springfield. Arrisco dizer que todos os Estados continentais têm uma cidade chamada Springfield.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Parabéns pela grande estreia meu amigo. já ouvir falar dessa novela, mas foi bem por alto, agora sim sei mais detalhes dela, incrível uma novela com mais de 15 mil capítulos. Vai ser uma delicia acompanhar essa coluna, abraço e sucesso.

    Curtido por 1 pessoa

  7. Então eu já tinha conhecimento sobre essa novela, mas era algo por como ela ter 72 anos no ar, mais de 15 mil capítulos e ela ter sido produzida pelos EUA
    Gostei de mais da coluna, principalmente por trazer os vídeos, que era o que não tinha conhecimento
    Adorei a abertura, sofri com a briga na lama, e não gostei do logo
    Parabéns Airton, pisou

    Curtido por 1 pessoa

  8. Durante os 72 anos, teve mudança de elenco, vários personagens. Mas isso não altera o fato de ter sido a maior novela. Como o Glay disse acima, é um formato parecido com o de “A Grande Família”. E novelas de lá, costumam ser assim, inclusive a menor novela deles, tem sete mil episódios. Ótima coluna, parabéns Airton. BOMBA: “Airton comecou hoje a produzir a segunda temporada da coluna”, previ.

    Curtido por 1 pessoa

  9. Nossa fiquei chocado amg. Novela de 72 anos meu Deus, uma idosa dessas kkkkkkkk os americanos no seu formato de novela usam bem isso mesmo, nas séries também é assim, produções super longas que duram décadas até se esgotarem. Até demorou pra fracassar. Lembra mesmo A grande família na sua estrutura, mas muito mais pesada. Adorei amg, parabéns pela estreia. Já quero o próximo kkkkkkkk

    Curtido por 1 pessoa

  10. MEU DEUS, EU TÔ PASSADO, 72 ANOS? Nunca mais reclamo do número de capítulos de Malhação e da exuberância da atual edição do Vale a Pena Ver de Novo, que legal foi de ler sua coluna, amigo! Que continue trazendo-nos curiosidades e surpresas a nós (leitores), parabéns!!!!!

    Curtido por 1 pessoa

  11. Parabéns Aírton. Achava que a maior fosse perto de mil capítulos, mas nunca 72 anos e 15 mil capítulos. Sensacional. Cenas que foram marcantes na novela creio eu. Parabéns pela estreia da coluna. Muito sucesso. Estava com saudades de seu trabalho no blog.

    Curtido por 1 pessoa

  12. Já tinha ouvido falar dessa novela, mas não conhecia muitos detalhes sobre ela e nem do que se tratava. E bem a cara dos norte-americanos produções longas. Adorei a coluna e conhecer mais sobre a novela. Parabéns pela estreia amg ;*

    PS: Mort com a cena alá Wacyra da lama.

    Curtido por 1 pessoa

  13. Aqui estou eu na estreia dessa coluna mara!!

    Eu já berrei com essa primeira matéria. Já havia ouvido falar dessa novela, mas fiquei ainda mais impressionado com as informações que você colocou. Fico imaginando, se já dá um trabalho escrever uma web-novela, imagina escrever uma novela dessas por 72 ANOS!

    Gostei muito da sua estreia, amigo, parabéns e pode ter certeza de que será um sucesso! ❤ Meus parabéns!

    Curtido por 1 pessoa

  14. Guiding Light, teve 72 anos de exibição. Mundo das Novelas também poderia ficar mais tempo no ar.
    Pelo o que foi descrito para que foi uma historia que retratava tres familias diferentes.
    Pensei que seria cada edição, contando a historia das novelas naquele pais!

    Parabéns!!!!!!

    Curtido por 1 pessoa

  15. Opa! Não poderia deixar de marcar presença nessa estréia destruidora, né não? Desde que fiquei sabendo dessa coluna, sabia que iria amar. Qualidade de informações estupenda e uma bela escrita, adorei.

    Como assim uma novela que durou 72 anos? 😮 😮 😮 Estou atônito, de verdade. Jamais imaginava que uma produção poderia se extender e durar anos. Chocado aqui! Creio eu que se a audiência se mantivesse alta, não seriam “apenas” 72 anos, risos.

    Sobre as cenas, abertura curtinha, sem créditos e tal… Estranhei. Mas o ponto alto e inusitado foi, sem duvidas, a briga na lama. GRITOOOOOO! A breguice do Carrasco se tornou internacional, gente… 😛 Meo Deos! Morri demais kkkk

    Enfim, uma ótima estréia. Diferente e surpreendente. Parabéns, Airton! Já quero a próxima edição. 😀

    Curtido por 1 pessoa

    • Adoro que apareceu e, principalmente, que gostou a edição! Ninguém podia imaginar que uma novela pudesse durar sete décadas né, chocante demais, tão chocante quando a cena na lama que nunca pensamos existir fora das novelas do Walcyr, muito menos no exterior, risos. Muito obrigado por todos os elogios, espero manter a qualidade nas próximas edições, Fred! 😀

      Curtir

  16. Eu já tinha ouvido falar dela por causa sa última edição do Você Sabia?, essas soap-operas dos Estados Unidos costumam ser muuuito longas. Um exemplo é aquela novela citada pelo Julius em Todo Mundo Odeia o Chris, ainda se encontra no ar lá pelos Estados Unidos. Parabéns pela estreia da coluna, migo. ❤

    Curtido por 1 pessoa

  17. O que são os poucos mais de 540 capitulos e dois anos de Chiquititas, comparados aos 15.000 capitulos e aos 72 anos desta novela.
    Parabéns Airton, chegou chegando.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário