ENQUETE: qual sua opinião sobre crianças interpretarem papéis de vilões em novelas?

ENQUETE DO DIA: QUAL SUA OPINIÃO SOBRE CRIANÇAS INTERPRETAREM PAPÉIS DE VILÕES EM NOVELAS?

A Band acaba de transmitir um capítulo polêmico da novela turca “Ezel” (2009), em que uma criança assassina um adulto usando um revólver. Enquanto na Turquia há liberdade para esse tipo de cena, no Brasil há uma proibição em todas as vezes em que crianças interpretariam papéis de vilões nas novelas. Um exemplo recente é na novela “Viver a Vida” (2009), quando Manoel Carlos precisou alterar a sinopse em que teria uma criança vilã, uma psicopata inspirada em casos reais. 

Mas e aí, qual a sua opinião? Crianças podem ou não interpretar papéis de vilões em novelas? Você é contra ou a favor? Vale lembrar que essa enquete é apenas de opinião, sem função legal alguma, o blog TV MIX está promovendo uma interatividade com seus usuários a cerca de um tema, questionando a diferença na liberdade das novelas turcas e brasileiras, nada além disso. O resultado da enquete sairá em breve. Participe votando e comentando!

Anúncios

12 thoughts on “ENQUETE: qual sua opinião sobre crianças interpretarem papéis de vilões em novelas?

  1. É chocante ver uma criança em papel de vilão, mas isso é comum em filmes e séries, então não vejo porque esse moralismo todo em cima das novelas. Agora em um papel como este, é necessário que o autor crie um contexto muito amplo e bem trabalhado para que o público compreenda e aceite. Existem crianças com mente perversas, por nascerem assim (como os psicopatas) ou por serem influenciadas por adultos (pais ou familiares mau-caráteres). Se isso é real e as novelas trabalham com a realidade, não vejo problema em crianças exercerem papéis assim, desde sejam bem contextualizadas e que haja acompanhamento psicológico nos bastidores. Bom, não sei se tô certo ou errado, mas essa é minha opinião.

    Curtir

  2. Aparentemente, a resolução do problema é bem simples: evitar ao máximo expor o ator mirim a situações potencialmente traumáticas. Não impedir o ator mirim de desempenhar papéis de antagonistas, isso limita o trabalho do ator, o que eu considero inaceitável. Mas prover assistência ao ator mirim, para evitar que ele passe por situações traumáticas.

    Além da indispensável presença de um profissional especializado no acompanhamento psicológico, o ator mirim deve ser trabalhado com cautela pela produção. Na verdade, isso é algo que deveria ser válido para qualquer ator, independente de sua idade. Afinal, é uma profissão na qual o indivíduo constantemente se expõe a riscos das mais diversas naturezas, inclusive físicos e psicológicos.

    Curtir

  3. Isso é um tema bem delicado,pois em se tratar de crianças é como pisar em ovos, pois estão sempre em fase de mudança, principalmente na formação de personalidade e comportamento, e por mais que para os atores adultos seja normal interpretar personagens maus e de caráter duvidosos para com crianças com idade inferior a 12 anos pode ser prejudicial, haja vista que ainda não tem a capacidade completa de distinguir o que está fazendo é certo ou errado, mesmo tudo não passando de encenação.
    Por esses motivos isso pode ser prejudicial para o próprio ator mirim mesmo tendo um exército de profissionais capacitados para trabalharem o seu psicológico, pois cada caso é um caso, como implicar na personalidade e trazer consequencias negativas ou tudo passar sem maiores preocupações, mesmo todos nós sabemos que há crianças que já nascem com tendências psicopatas.

    Curtir

  4. Não tenho uma opinião formada sobre esse assunto, porém acredito que se levarmos em conta o conceito de uma telenovela, que é uma obra de ficção com a finalidade de tratar uma amplitude de assuntos quaisquer que sejam e destinados ao telespectador, é até válido retratar crianças com tais princípios de distúrbio, pois é algo que existe e é fato, porém deve haver um acompanhamento por trás das câmeras em virtude do processo de solidificação do caráter do ator mirim. Contudo, pode-se tratar esse tema como descartável nas novelas, ao meu ver!

    Curtir

  5. Sou a favor de crianças interpretarem papel de vilões nas novelas, não vejo problema quanto a isso. O problema é que aqui no Brasil essa coisa de politicamente correto é muito chato e assim muitas histórias são barradas ou enfrentariam problemas caso fosse ao ar.
    E a cena da série, da criança matando o cara nem foi tão pesada assim, visto as ultimas sequências que estão indo ao ar na produção. Foi uma cena rápida e sem muitos detalhes. Acredito que mesmo lá na Turquia, que não existe um regra de classificação, a cena tenha causado impacto por ser uma criança matando um cara, e aqui com certeza se fosse em uma produção maior, tipo na Globo ou outra emissora, teria causado muitos comentários na redes sociais. Por isso dou todos meus aplausos a Band, por estar exibindo uma série como essa, sem cortes, e sem medo de enfrentar baixa audiência. E que se dane o politicamente correto.

    Curtir

  6. Sou a favor de crianças com idade acima de 10 anos, exercendo papel de vilão sim! A justiça brasileira interfere muito no desenvolvimento profissional dessas pessoas. Países como Estados Unidos e outros de primeiro mundo estão a frente por motivos assim…

    Curtir

  7. Sou a favor, mas tem que haver toda uma contextualização e um trabalho psicológico por trás desse trabalho porque ali é uma ficção. É um ator ou atriz que vai representar esse psicopata. É necessária tomar várias precauções para a criança ter o melhor aparato naquele momento e saber discernir o que é certo ou errado e não levar isso para a sua vida real, o que é algo possível de ocorrer. Os limites entre o real e a ficção são muito tênues. Sou a favor pela liberdade que deve ser dado a um ator de interpretar diferentes tipos de papel, mas há que se preservar a criança e prevenir certas coisas que podem vir a ocorrer.

    Curtir

  8. tem que ter vilão mirim mesmo pra tacar o terror claro que se os pais e a criança aceitarem eu por exemplo so fazia papel de vilã nas peças escolares.

    Curtir

  9. Sou completamente contra, cenas de tiro e violência sou contra, agora uma vilã estilo a Maria Joaquina do carrossel que era arrogante esnobe e passava por cima de todo mundo pra chama a atenção sou a favor, dependendo do grau de vilania sou contra

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s