Mundo das Novelas – 5ª Edição

POR: Airton Guites.

“JIKULUMESSU”: A NOVELA QUE SAIU DO AR POR UM BEIJO!

Uma novela vem obtendo grande sucesso em sua exibição, mas uma cena de beijo obtém uma repercussão tão negativa que faz a exibição ser cancelada por uma semana. Isso aconteceu na Angola, em 2014!

Produzida pela Semba Comunicação, a telenovela “Jikulumessu – Abre o Olho” contava a história de vingança de Joel (Borges Macula/Fernando Mailonge), que sofria muito bullying na escola e, ao crescer, arquiteta um revide a todos seus agressores. A trama é ambientada em Luanda, capital da Angola, e uma produção de época, datada em 1998. Vale destacar que foi a primeira novela angolana a possuir uma cidade cenográfica.

Contudo, o grande avanço da novela está na cena que a fez sair do ar. Decidida a superar um grande tabu social, a Semba Comunicação decidiu exibir um beijo gay em “Jikulumessu”. E exibiu! Foi o primeiro beijo gay da TV na Angola, sendo ainda mais polêmico ao retratar um amor homossexual inter-racial.

A repercussão não foi positiva e ocasionou a suspensão da sua exibição por uma semana, retornando à programação com pequenas mudanças, em especial no núcleo homossexual. Mesmo diante dessa situação lamentável, a novela é um sucesso reconhecido na Angola e já foi exportada para alguns países (inclusive, a TV Brasil adquiriu a novela e está exibindo atualmente às 20h30).

1) Abertura de “Jikulumessu – Abre o Olho”.

2) Beijo gay em “Jikulumessu” que tirou a novela do ar.

3) Chamada da história de “Jikulumessu” na Angola.

4) Chamada da estreia de “Jikulumessu” na TV Brasil.

Anúncios

33 thoughts on “Mundo das Novelas – 5ª Edição

  1. Então essa atriz tem pés em coisas flopadas, misericórdia! Lá isso e aqui no Brasil em “A lei do amor”.

    No mais quero dizer que adoro a coluna e é sempre bom ampliar esse conhecimento.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Me interessou a trama pelos vídeos 😀 Situação lamentável mesmo a suspensão por uma semana e principalmente a mudança no núcleo homossexual por causa de homofobia 😡 Parabéns pela edição 😀

    Curtido por 1 pessoa

  3. E estou chocado, confesso. Que polêmica, gente! Desnecessário deixarem de exibir a trama por causa do beijo gay, pra mim isso é ridículo, mas enfim… A emissora deveria se poupar, apenas. Eu imagino sim que um beijo gay e até mesmo um relacionamento amoroso entre duas pessoas do mesmo sexo possa causar certa polêmica, como foi o caso de “Babilônia”, e inclusive foi um dos fatores responsáveis pela novela afundar, mas daí tirarem a trama do ar por tamanha rejeição… Sofro.

    Enfim, ótima edição, adorei! Parabéns, Airton!

    E bailemos “O Quereres”?

    Curtido por 1 pessoa

  4. Morto que saiu do ar, e foi alterada. Me lembra a repercussão negativa do beijo no início de Babilônia. Aqui no Brasil ainda tem receio de exibir ou não , por causa do público. Voltando a trama, bastante interesante o enredo, tbm gostei das cenas. Ótima edição, parabéns amigo ;*

    Curtido por 1 pessoa

  5. Vejo que o tema “Vingança” é muito utilizado pelo mundo afora. Essa angola, para ter feito sucesso deve ter sido muito bem conduzida apesar dos problemas com a rejeição ao casal homossexual.
    Parabéns pela coluna, Airton! Estou amando.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Já tinha ouvido falar dessa novela em dois momentos da minha vida, a primeira em quando a Heloísa estava no ar em ALDA e depois navegando na net/youtube.

    A novela parece boa pois foi indicada para o Emmy.

    Parabéns!

    Curtido por 1 pessoa

  7. Morto com a edição sobre Jikulumessu! Você já havia preparado a edição antes da novela estrear na TV Brasil?
    #. 😮 😛
    Me choquei com o fato da novel ter saído do ar simplesmente por causa desse selinho! 😮 Parasse que o povo de lá é pior que os daqui.
    #. 😛
    Parabéns pela edição de hoje, amigo!
    #. 😀 ❤ 🙂

    Curtido por 1 pessoa

  8. Pasmo que por causa de um beijo gay a novela saiu do ar durante uma semana. Apenas sofrer com isso, quanta intolerância… Será que a Tv Brasil vai exibir esse beijo?

    Heloísa Jorge atuou em novelas da Angola antes de atuar em A Lei do Amor, que interessante, gostei do trabalho dela aqui no Brasil.

    Edição bem curtinha, mas muito informativa. Parabéns, Airton 😀

    Curtido por 1 pessoa

  9. TV Brasil anda investindo num mercado alternativo de novelas. Além das produções angolanas, fiquei sabendo que ela também andou exibindo produções coreanas (na verdade, foi a Rede Brasil, sofro). Pena que se trata de uma emissora de alcance miúdo… por mais que elas repercutam, o barulho é pequeno.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s