Mundo das Novelas – 6ª Edição

POR: Airton Guites.

“İNTIKAM”: A VERSÃO TURCA DA VINGANÇA DE EMILY!

Uma filha querendo se vingar da mulher que destruiu a vida de seu pai por um crime que ele não cometeu. Você provavelmente já deve ter ouvido falar dessa história, popularmente conhecida pela série norte-americana “Revenge”. Só que, em 2013, o Kanal D da Turquia produziu um remake e obteve grande êxito.

Com o título de “İntikam” e protagonizado pela estrela turca Beren Saat, a versão turca transformou as 4 temporadas em 89 episódios da versão original em 44 capítulos em forma de novela, tornando a história mais ágil e densa. O remake permitiu ao Kanal D produzir uma trama diferente da que estava acostumada, gerando no público um pouco de estranheza, mas logo conquistou e se consolidou.

Na nova versão, Emily se chama Yağmur e ficou internada em um orfanato após a prisão injusta de seu pai. Ao sair e descobrir toda a verdade, decide arquitetar uma vingança fria e calculista a grande vilã, que na série se chamava Victória e na novela Rüzgar. Uma curiosidade interessante é que as novelas na Turquia são exibidas apenas uma vez por semana, com capítulos gigante em torno de 2 horas. Para nós, isso é considerado série, mas na Turquia, é considerado novela (até porque o tempo de duração é muito longo para ser série, apesar de ser semanal).

“İntikam” já foi exibida em vários países da Ásia e América, imprimindo ao público uma nova visão da história de “Revenge”, sendo bastante elogiada pela qualidade da produção e pela ótima desenvoltura de Beren Saat. Aqui no Brasil, não se sabe se a Band irá exibi-la, mas a possibilidade não é descartada. Por aqui, a série “Revenge” fracassou em todas as temporadas vinculadas pela TV Globo, então será que “İntikam” faria sucesso?

1) Abertura de “İntikam”.

2) Yağmur tem luta violenta com capangas de Rüzgar.

3) Disfarçada, Yağmur se vinga de capanga de Rüzgar.

4) O fim trágico da vingança de Yağmur.

53 thoughts on “Mundo das Novelas – 6ª Edição

  1. Parabéns. Acho que Revenge fracassou porque foi depois do Fantástico e naquele horário o Silvio Santos é rei com as câmeras escondidas e o jogo dos pontinhos.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Hm, será que há alguma chance de İntikam passar na Band?
    Bem, a julgar pela data da produção, pode ser que venha na próxima década (isso se a Band continuar exportando novelas do Kanal D).

    Curtido por 1 pessoa

  3. Revenge turco, deve ser mais cruel que a norte americana.
    Amei a coluna hoje. Como sempre!
    Não assistir Revenge na Globo e piorou na Sony.
    Qual foi o seu critério para escolher os países, a ser apresentado para o publico,

    Parabéns!

    Curtido por 1 pessoa

    • Com certeza deve ser mais cruel, os turcos são mais explícitos quando decidem falar de temas fortes, como vingança, um exemplo disso é “Ezel”, que se encerra hoje na Band. Não houve critério de escolha de países, eu apenas pesquisei novelas internacionais e selecionei aquelas que achava mais relevantes. Obrigado pela participação, Paulo! 😀

      Curtir

  4. Além da Turquia a Colombia também fez um remake dessa serie norte americana, transformando a em uma novela. A El Trece trouxe o remeke colombiano para ser exibido na Argentina e foi um baita fracasso, chegando a ser assustadas pelas tramas mexicanas exibidas pela El Nueve, que desde 2015 vem seus numeros berar os 2,3 pontos.
    Falando da trama turca, seria interesante a band exibi-la, na real, a band tem é que abrir uma segunda faixa de novelas turcas, visto que são produzidos dezenas de novelas por ano lá, a varias fenomenos atualmente da Turquia, tais como Icerde, El Sultan, Anne, El Secreto de Feriha, Quien Se Robo Mi Vida e etc, que só veremos na próxima decada, claro se continuar com apenas uma faixa de novelas.
    Parabéns Airton, e que venha mais novelas de todo esse mundão que vivemos!

    Curtido por 1 pessoa

    • Não sabia desse remake na Colômbia, interessante, vou pesquisar depois. Sobre um segunda faixa de novelas turcas na Band, eu concordo, também acho que deveria ser aberta, em especial para tramas mais densas, como “Ezel” e “İntikam”, podia ser às 22h30, creio que iriam bem. Acho que a Band continua exibindo novelas turcas por muitos anos ainda, elas rendem alta audiência (com exceção da atual, que se encerra hoje), e também tem investimento de patrocinadores. Obrigado pela participação, Vitor! 😀

      Curtir

  5. Gente que luxo.. 😍😍😍 Band nunca te pedi nada.. mas exiba esse luxo no Brasil.. 🙇 Mocinhas vingativa sempre rendem uma boa história. Parabéns por essa edição.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Bem interessante a versão turca de Revenge amg. As histórias de vingança cada vez mais comuns no meio. Admito que já tá me cansando isso na teledramaturgia, que o diga a próxima novela de Walcyr Carrasco, que também terá. Adorei a edição de hoje amg. Que venha a próxima.

    Curtido por 1 pessoa

    • Ai amigo, eu também tô cansado de história de vingança em novelas, sabe? Mas abri uma exceção com “Ezel” e fui surpreendido, pois as tramas turcas trabalham a vingança de uma forma diferentes que nós, brasileiros, trabalhamos. Então, se a um dia a Band resolver trazer “İntikam”, quem sabe eu abra outra exceção? Obrigado pela participação, Gui! 😀

      Curtir

  7. Parece ser uma trama bem interessante, lembra um pouco de Ezel realmente. Espero que passe o quanto antes no Brasil, e que a Band leve ao ar com selo +14 pra evitar cortes desnecessários como aconteceu no inicio de Ezel, que era pra desde o começo ser exibida com o selo +14. Que venha Intikam, vida longas as produções turcas.

    Curtido por 1 pessoa

      • As emissoras aqui no Brasil parece que tem medo de exibir as produções sem cortes.Pensei que as emissoras iam se beneficiar com queda de restrição horária de classificação. Nossos jornais são extremamente mais violentos que uma simples série ou novela. Fique feliz da Band não ter cortado muito de Ezel, isso mostra que aos poucos eles estão se libertando da censura. Que venham “İntikam” pra gente curtir muito.
        E parabéns pela coluna 😉

        Curtido por 1 pessoa

  8. Não tinha conhecimento desse remake. Revenge sempre teve uma boa trama, bons personagens e tem cenas memoráveis, o grande pecado dessa produção foi a longa duração, o que a deixou bem barriguda. Essa série devia ter menos temporadas, e também menos episódios por temporada, teria sido mais rentável. Talvez essa versão turca se saia melhor justamente por ser bem mais curta que a versão original, e o enredo não tenha muita enrolação como na série.

    Parabéns pela edição, Airton.

    Curtido por 1 pessoa

  9. Parabéns Airton! Interessante…Será que é melhor que Revenge?
    Eu particularmente,não gosto destes temas de vingança,eu enjoei dessa coisa de vingar a morte do pai,de algum parente,descobrir quem matou…

    Curtido por 1 pessoa

    • Eu não gostei de “Revenge” e, conhecendo a qualidade técnica das produções turcas, creio que “İntikam” é melhor sim, fora que Beren Saat é uma atriz incrível, um dos grandes nomes da Turquia, com certeza atuou melhor que aquela atriz sem-sal da série norte-americana. E sim, também estou enjoado de histórias de vingança, após “Avenida Brasil” vieram tantas que o tema ficou batido. Obrigado pela participação, Warlen! 😀

      Curtir

Deixe um comentário