Mundo das Novelas – 8ª Edição (antepenúltima edição)

POR: Airton Guites.

“FISICA O QUÍMICA”: O POLÊMICO ROMANCE ENTRE ALUNO E PROFESSORA!

A realidade dos jovens em uma escola de Madrid, na Espanha, foi o foco da série “Fisico o Química”, produzida pela Antena 3 entre 2008 e 2011. Com um total de 77 episódios, a trama de Carlos Montero caminhou por romances, dramas, comédias e suspense, abordando com total liberdade temas pertinentes à adolescência.

Entretanto, o grande destaque da série foi a ousadia em abordar uma história de amor entre o aluno e sua professora. Os protagonistas da trama foram eles: Irene (Blanca Romero) e Issac (Karim el Kerem), que vivem um romance proibido e que impactou os telespectadores. Eles se conhecem antes do início do ano letivo e Isaac mente sua idade, dizendo ser maior de idade. Irene se atrai, demonstra interesse e os dois ficam juntos.

Porém, no primeiro dia de aula, Irene entra em pânico ao entrar na sala de aula e descobrir que Isaac é seu aluno. Naquele momento, ela tenta se controlar para que ninguém descubra, pois ele sendo de menor, a relação confere um crime. Mas não adianta, Irene e Isaac já estão apaixonados um pelo outro e, mesmo tentando negar e lutar contra esse sentimento, acabam se entregando e vivendo um romance as escondidas. Entretanto, pouco a pouco as reviravoltas foram trazendo à tona a relação e gerando muitos conflitos.

Vale destacar algumas tramas secundárias que obtiveram grande repercussão. Temas jovens foram abordados, pela primeira vez na Espanha, de maneira livre: gravidez na adolescência, uso de drogas, homossexualidade, depressão, bullying, entre outros. A série também possuiu uma direção ousada, que exibiu várias cenas de nudez de seus personagens, bem como cenas de violência e mortes bastante explícitas.  

“Fisico o Química” chegou a ser exibida em outros países, obtendo sucesso e reconhecimento, mas o que chama atenção é que sua sinopse rendeu vários remakes pela América, em especial “Relaciones Peligrosas”, produzida pela Telemundo em 2012. Uma trama jovem, sem restrições, mostrando os conflitos da adolescência sem medo ou receio, envolvendo o público que, finalmente, se sentiu representado na televisão. Será que um dia veremos algo parecido no Brasil?

1) Abertura de “Fisico o Química”.

2) Irene e Isaac se declaram às escondidas na escola.

3) Irene e Isaac descobrem que são professora e aluno ao se encontrar na sala de aula.

4) Ruben se suicida.

5) Fer e David se declaram e se beijam.

6) Atentado na escola provoca morte de Fer.

7) Gorka e Cabano brigam por Ruth.

8) Jon cai da escada com a cadeira de rodas.

9) Gorka quase mata Marcos por espancamento.

10) Professor salva David de cometer o suicídio.

11) Cabano toma coragem e revela a seus amigos que possui câncer nos testículos.

12) Cabano tem crise diante do espelho após descobrir o câncer.

13) Exame médico sobre DST’s com nudez.

14) Videoclipe musical com os personagens na escola. A letra da música escrita especialmente pra trama, falando da rebeldia dos adolescentes.

Anúncios

41 thoughts on “Mundo das Novelas – 8ª Edição (antepenúltima edição)

  1. Assisti alguns trechos da serie no Youtube, recenteme e essa essa uma das séries onde o final deixa muito a desejar. Fer é assassinado no último episódio. Muitos passaram a série inteira torcendo pelo casal David e Fer e ele se desfaz aos 45 do segundo tempo.
    Isso foi pra detonar o final de vez. Quando vi fiquei sem palavras. Mas revendo e analisando uns capitulos anteriores entendi melhor qual foi a tal da polemica na temporada final. Não foi só a morte do Fer, mas também porque o nosso querido casal já vinha de mais uma reconciliação, onde o David interrompeu o casamento do Fer e acabam ficando juntos de novo. Daí colocaram a ex do David, o Fer fica indignado dele não contar que os dois estão juntos, depois aparece tipo uma crise de bissexualidade no David. Fica tendo sonhos molhados e o Fer não aceita isso e vai embora. Aí o final já sabemos. Por isso que comentaram que a ultima temporada beira o absurdo. Mas logico a série é ótima, porque é dramatica, divertida, até educativa diria.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Na teoria, não só veremos como vemos há mais de vinte anos algo assim no Brasil. Só não tão incendiário assim. Novamente, na teoria.

    Fisica o quimica tem uma atmosfera muito densa, acho que não seria bem aceita por aqui.

    Curtido por 1 pessoa

    • “Malhação” trabalha a adolescência assim como “Fisica o Quimica”, porém sem a mesma liberdade, intensidade e profundidade que a trama espanhola. Sobre aceitação no Brasil, de início provavelmente haveria recusa, mas com o tempo iam aceitar sim. Foi assim na Espanha, poderia ser assim aqui também. Obrigado pela participação, Glaydson! 😀

      Curtir

  3. Que delicia!! Tirando a parte mais que interessante, a novela atrai muito pela temática até então não abordada. Gosto de tramas ousadas. E nesse vai e vem a gente tá querendo mais 🎶

    Curtido por 1 pessoa

  4. Uma história adolescente, mas com temas abordados de forma realista, que pisão maravilhoso, você quer, péssimas temporadas de “Malhação”, principalmente as da Jaca Podre? 😛 – apenas chocado com as cenas… a que eu mais gostei, na minha opinião, é a cena do atentado e da morte do Fer, me lembrou o atentado de “Descobertas”, que a Stefanny e o Gustavo fizeram e que ocasionou no coma do Wesley… aliás, a história me lembra bastante “Descobertas”… e que título horroroso é esse, hein? “Física O Química”, duas matérias péssimas, sofro… e no mais, amei a edição, parabéns, Airton! 😀

    Curtido por 1 pessoa

  5. Chocado com as cenas, principalmente a do suicídio, a do assassinato na escola e a do espancamento. Mas a cena que o personagem revela que tem câncer e é acolhido pelos amigos talvez seja a mais marcante, primou pela sensibilidade e teve ótimas atuações. As cenas mostram que a série tem muito conteúdo, mas fiquei perdido em quase todos os momentos, com exceção da história de amor entre aluno e professora.

    Se nota que essa série foi bem ousada nas abordagens que se propôs a fazer, bom ver que tem produções mundo a fora que não sejam adeptas do politicamente correto e que fogem da caricatura. Parabéns pela edição, Airton 😀

    Curtido por 1 pessoa

  6. Emocionante. Amei. Airton que novela show. Final triste.
    Mereceu o sucesso que fez. Abordou realmente a adolescência. Ousou e pelo visto agradou. Bastante temas abordados. Cenas excelentes. Diálogos bons. Parabéns pela coluna.
    Trama bem ousada, acho que no Brasil ia fazer sucesso mas, ia ser muito picotada. Seria uma pena, mas a emissora que passasse ia censurar as partes mais fortes.

    Curtido por 1 pessoa

  7. Nossa amg to chocadooooooooo com essa malhação ousada, cada cena super pesado, espancamento, atentado, nudez, suicídio, homossexualidade. Nossa, to sem fôlego amg e sim a edição mais foda do mundo das novelas até aqui. Tirando o final que eu vi nos comentários que foi péssimo, o que não é novidade, mas os temas são muito pesados e bem retratados. Adorei a cena gay e boatos que podia ter continuado de onde parou kkkkkkkkkkkkkkkk Parabéns amg pelo lacre espanhol, terra aliás que respeita muito os gays, mas há muito racismo. Cada país com seus problemas.

    Curtido por 1 pessoa

  8. Eu já ouvir falar desse seriado/novela, mas até então, não sabia nada sobre a trama. Parece ser bem interessante, uma pena que não tenha dublado – ou legendado – em português. Tem cenas ber fortes, ne? Uma produção ousada, que parece ter bastante drama. Enfim, desperta muito a curiosidade do leitor. Ótima edição, parabéns, Airton 😀 ❤

    Curtido por 1 pessoa

  9. Claramente muitas pessoas teriam pesadelos com o título da novela.
    Me surpreende como Alemanha e Espanha paises que eu considero conservadores, produzirem tramas teen abordando temas polêmicas e as novelas do mesmo gênero no Brasil esconderem essa realidade.
    A trama como todas as outras exibidas pela coluna me chamou muito a atenção, e por que não exibila no Brasil? Claro que sim, a TV Brasil que já exibe novelas juvenis como Karku, poderia apostar nessa trama ousada e que quebrou varios tabus no país espanhol.
    Parabéns Airton, excelente edição e que venha mais novelas ousadas e que não tenham medo de mostrar a realidade.

    Curtido por 2 pessoas

  10. Física o Química, parece bem gostosinha de ver.
    Na hora me deu uma vontade de assistir mais bateu uma preguiça. Fico como nas edições anteriores, com muita água na boca.
    Agora só tem mais duas.
    #segundatemporada.
    Parabéns.

    Curtido por 1 pessoa

  11. Gente, morri com essa trama ousada, que com apenas 77 episódios abordou todos esses temas, como suicídio, homossexualidade, doenças sexualmente transmissíveis, relacionamento amoroso entre aluno e professor, etc.
    Parece ser uma boa trama, estou muito curioso. Queria que alguma emissora, como a TV Brasil (que já exibiu a teen Karkú – Uma Galera Atrevida), a exibisse.
    Parabéns pela excelente edição de hoje, amigo!
    Uma pena a coluna já está chegando ao fim. já quero uma 2ª temporada para ainda esse ano.
    #. ❤ 😀 😉

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s