Mundo das Novelas – 9ª Edição (penúltima edição)

POR: Airton Guites.

“NEIGHBOURS”: UMA TRAMA COMUNITÁRIA!

Na Austrália, a novela é um produto bastante apreciado. E com um tempo de duração bem longo! Atualmente no ar, “Neighbours” é uma trama que está em exibição desde 1985, há exatos 32 anos, com quase 8 mil capítulos exibidos. Qual a história da sinopse para ser tão duradoura?

Escrito por Reg Watson, foi produzido até 2006 pela emissora Grundy Television, e após essa data até atualmente, passou a ser produzida por FremantleMedia Austrália. Em tradução livre, “Neighbours” significa vizinhança. E essa é o foco da trama da novela: as relações entre as famílias e amigos na vizinhança do subúrbio de Erinsborough.

Na rua principal do subúrbio, temos os ambientes principais da história: a escola, o hospital, o hotel, o bar, a cisterna, a cafeteria, o escritório de advocacia e a delegacia. A trama se concentrar em problemas familiares, conflitos entre gerações, problemas escolares, romances e assuntos domésticos.

Temáticas diversas são abordadas pela novela, com cenas bastante complexas e fortes, como a gravidez na adolescência, separação conjugal, a prisão, os problemas de carreira, problemas financeiros, gravidez, aborto, distúrbios alimentares, alcoolismo, adultério, uso de drogas e tráfico de drogas, roubo, perseguição, sequestro, assassinatos, tiroteios, esfaqueamentos e incestos.

“Neighbours” é a novela de maior sucesso na Austrália, sendo exportada para mais de 60 países e recebendo inúmeros prêmios nacionais e internacionais, rendendo ao autor e ao elenco um dos mais altos prestígios da dramaturgia australiana. Gostaria de assistir?

1) Abertura de “Neighbours” em 2017.

2) Acidente de carro após o casamento.

3) Incêndio na cafeteria.

Anúncios

33 thoughts on “Mundo das Novelas – 9ª Edição (penúltima edição)

  1. Acho interessante a proposta de Neighbours ao trazer esses dramas de vizinhos…
    Ao longo das edições da coluna percebi muitas novelas de anos! E acho que não acompanharia uma dessa longevidade, rs.
    (Só há uma coisa que estranhei nas cenas: “enquanto acontece uma cena trágica toca uma música leve?”. Risos, acho que acostumei com as novelas made in Brazil…
    Parabéns pela coluna, Airton! Estou amando mesmo.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Neightbours tem uma premissa bem interessante. Realmente, um plot que pode ser explorado por anos, décadas a fio. Claro, a custo de constantes e periódicas renovações de elenco e de roteiristas e sempre correndo o risco de esbarrar em figurinhas repetidas, mas isso faz parte.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Parabéns Airton!
    As novelas de sua coluna são longas, vários anos. Deve ser difícil acompanhar uma novela por décadas. Deve ser do estilo de malhação para fazer sucesso. Cada ano uma temporada, um novo ou mesmo elenco, mas com abordagens diferente. Porque pra ser sempre o mesmo elenco e autor tem que ter muita criatividade para atrair o público. é inevitável a trama não ter barriga. Realmente em vários países as novelas sã 1 vez por semana, tipo série.
    Sua coluna me proporciona muito conhecimento sobre as novelas, que tanto gosto.
    Percebo que cada país tem seu jeito de exibir, mas o que vale é que as novelas faça sucesso. O que melhor que uma boa novel pra entreter a família.
    Sucesso sempre amigo. Que pena que esta já é a penúltima edição de Mundo das Novelas.
    Gostei bastante.
    Algumas tramas queria que passasse no Brasil.
    Essa novela trata de assuntos abordados aqui no Brasil, parece ser bem folhetinesca.

    Curtido por 1 pessoa

  4. O fato da trama tratar dos 1001 temas presentes no cotidiano rende mesmo, pode até ter algumas derrapadas aqui e ali, porque mais de 30 anos no ar é muita coisa, mas se percebe que é uma novela que rende muito. Acho que esse formato pode até ser comparado com Malhação, que já está no ar a mais de 20 anos e ainda fazendo sucesso, com as devidas renovações de autores, diretores, atores e histórias anualmente. Malhação também teve algumas derrapadas, mas rende e ainda vai render muito, acho que é o mesmo caso de Neighbours.

    Parabéns pela edição, Airton 😀

    Curtido por 1 pessoa

  5. Interessante a sinopse dessa novela, gostei… e grito que essa novela está no ar desde 1985, será que ela vai conseguir ultrapassar aquela novela americana da primeira edição e vai durar mais de 72 anos? 😛 Uma pena que o fim está chegando, exijo uma segunda temporada desde já e meus sinceros parabéns pela edição, Airton. 😀

    Curtido por 1 pessoa

  6. Morri com essa novela! 😛
    Mas sinceramente, não me despertou curiosidade. Não trabalho com novelas escritas com mais de 300 capítulos. 😛
    O elenco dessa novela é renovado de vez em quanto, né? Espero! 😛 😮
    Parabéns pela ótima edição de hoje, Airton. Foi bem objetiva, porém poderia ter tido mais informações, mas não deve ter tanta coisa da novela na internet Br, né. :/
    Uma pena essa já ser a penúltima edição. Exijo que hoje mesmo seja postada aqui a chamada da segunda temporada desse lacre, com estreia já no dia 21 desse mês, e tenho dito! 😛
    #. ❤

    Curtido por 1 pessoa

  7. Outra daquelas tramas que você começa a assistir jovem e se tiver sorte acaba quando estiver idoso se não você morre e ela continua lá.
    Essa trama austriaca é bem simples, mas bem conflituosa. Se fosse relatar a vizinhança daqui de casa, eu dava um mês de história e olhe lá, a coisa é tão parada….
    Parabéns Airton, outra ótima ediçao e que venha o grande final.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s