Mundo das Novelas – 10ª Edição (Última Edição)

POR: Airton Guites.

“GENERATIONS”: UMA HISTÓRIA TRADICIONAL AFRICANA!

Na África do Sul, existe uma novela no ar desde 1994. Escrita por Mfundi Vundla, “Generations” é o produto dramatúrgico mais importante do país, produzido pela emissora SABC 1, sendo o maior sucesso já exibido pela mesma.

A trama gira em torno da indústria de publicidade, tendo como foco os sonhos e aspirações de ascensão social da população sul-africana. Rivalidades, traições e chantagens entre irmãos e amigos fazem da novela um dos dramas mais fortes que a África do Sul já produziu, impactando e envolvendo o público de forma enfática. O choque de realidade entre gerações também tem bastante destaque (afinal, a tradução do título é gerações). Temas bastante trabalhados são a feitiçaria e magia, algo presente na cultura do país.

Apesar do grande êxito da obra, “Generations” não tem muitas exibições internacionais. Atualmente, está sendo exibida na Jamaica. Com grandes índices de audiência, um acúmulo de muitos prêmios e elogios da crítica, a novela se impõe como um dos produtos mais tradicionais e relevantes na dramaturgia não apenas na África do Sul, mas também do continente africano por completo.

1) Abertura de “Generations”.

A coluna “Mundo das Novelas” chega ao fim nesta segunda-feira. Após 10 edições, pudemos conhecer produções de países que nós sequer imaginamos que produzissem novelas, pudemos saber como são suas histórias e de que forma elas são recepcionadas pelo público. Algumas produções possuem poucos registros na internet, outros possuem mais registros. Como brasileiro, ainda vejo as novelas do Brasil como as melhores do mundo; porém, também vejo que nós temos muito a aprender com as novelas de outros países no quesito liberdade de expressão. Obrigado a todos que acompanharam a coluna e até a próxima!

37 thoughts on “Mundo das Novelas – 10ª Edição (Última Edição)

  1. Generations é uma uma novela que me chama atenção, porém não sei se teria coragem de assisti-la, pois deve ser imensa. 😛
    Não sei se uma exibição dela daria certo no Brasil. Certamente causaria polêmica por abordar macumba ( 😛 ), mesmo sendo essa umas das culturas de lá. O povo brasileiro faz drama por tudo, né! 😛
    Estava pesquisando aqui e descobrir que recentemente ocorreram alguns problemas na produção da série, e a maior parte do elenco acabou sendo demitida por causa de uma disputa trabalhista, sendo que a novela ficou fora do ar por um tempo e voltou em 2014 com um novo elenco e com o novo nome de Generations: the Legacy (Geração: O Legado). Gente! 😛

    Bem, não sei como me despedir desse luxo de coluna. Foi espetacular acompanhar todas essas curiosidades sobre tantas novelas que existem mundo afora.
    Parabéns pelo grande trabalho, amigo. E que venha logo a segunda temporada (claramente terá, tá!)! 😛
    ** Esperando a primeira chamada de estreia da segunda temporada **
    #. ❤

    Curtido por 1 pessoa

  2. A abertura de Generations parece abertura de programa da RedeTV!, sofro. Só faltou creditarem o diretor geral no final.

    Não vou mentir, fiquei curiosíssimo para saber mais sobre essa produção. Quem sabe a TV Brasil não se interessa em exibir, já que ela tá começando a consolidar pontes com o mercado dramatúrgico africano?

    Já KERO segunda temporada em 2018.

    Curtido por 1 pessoa

    • Acho que a TV Brasil não exibe essa novela por causa da sua extensão, afinal são 3 décadas né, mas é bem provável que a emissora continue a trazer produções do continente africano, o que é ótimo. Obrigado pelas opiniões e debates nas edições, adoro e não é pouco, se tiver mesmo uma segunda temporada, quero que isso se repita, bjs de luz! ❤

      Curtir

  3. Não sabia que a Africa do Sul produzia novela, primeira que me surpreendeu literalmente, pensava que era apenas a Angola que era a produtora de novela.
    Parabéns!

    Ouvi boatos que você começou a conversar com o William, sobre uma segunda temporada. Como anda a conversa William?

    Parabéns Airton Guites, pela bela coluna!

    Curtido por 1 pessoa

    • Pois é, também não sabia que a África do Sul produzia novelas, foi uma descoberta bem interessante e quis compartilhar com o pessoal do blog. Estou conversando ainda com Willian sobre uma segunda temporada, mas no momento estou produzindo uma web-série e não posso me dedicar a coluna, quando finalizar os episódios vou pensar nessa ideia. Obrigado por tudo, Paulo! ❤

      Curtido por 1 pessoa

  4. E acabou… olha aqui, eu não admito isso, exijo uma segunda temporada com 50 edições, no mínimo. 😛

    E a última edição mostra “Girls Generations”… ops é apenas “Generations” (esse nome da novela me lembrou o grupo de k-pop, risos. 😛) uma novela sul africana que está no ar há mais de 20 anos – chocado com a quantidade de tempo e que só tem a abertura no YouTube… no mais, adorei a abertura e a novela parece ser bastante interessante.

    “Mundo das Novelas” foi uma coluna bastante interessante, pois trouxe novelas produzidas em lugares do mundo onde eu nem sabia que novelas são produzidas.

    As melhores edições, na minha opinião são: a novela americana que foi exibida por mais de 70 anos; a parente alemã de “Malhação”; a novela angolana que foi cancelada por causa de um beijo gay; a novela teen espanhola que possui o nome de duas matérias tenebrosas; a novela australiana que está no ar há 32 anos; e “Generations”, pra fechar com chave de ouro.

    Concordo com você: o Brasil continua sendo o país com as melhores novelas do mundo, mas tem muito o que aprender no quesito liberdade de expressão, porque esse politicamente correto é foda!

    FIM.

    Meus sinceros parabéns, Airton! E faça uma segunda temporada dessa coluna luxuosa.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Parabéns Airton, a novela de hoje fala de questões pertinentes da áfrica por isso deve ter feito esse sucesso.
    Parabéns por ter feito essa coluna. Aprendi bastante, nunca imaginei que alguns países fizessem novelas e tão pouca sua duração de anos.
    As novelas brasileiras são sensacionais,mas devemos aprender a ter mais liberdade não importando o horário. Acho que demora, mas novela a novela vamos quebrando tabus e nos permitindo abordar qualquer tema em qualquer horário.
    Sucesso sempre Airton Guites.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Ótima coluna, ótima proposta de levar aos nossos conhecimentos novelas desconhecidas de outros países e novelas que aguçaram minha curiosidade, parabéns 😀

    Curtido por 1 pessoa

  7. “Generations” despertou muito interesse, se não fosse longa, até queria assistir. Mas, espero que a RedeTv exibida pelo menos a atual versão, que é mais curta: “Generations: The Legacy”. Mundo das Novelas já chegando ao fim, muito rápido, quero mais! Um ótima coluna, que com certeza merece mais temporadas. Parabéns, Airton 😀 ❤

    Curtido por 1 pessoa

  8. Engana-se quem pensa que no continente Africano não se tem produções de qualidade. Muitas tramas de lá são as vezes melhores do que as do próprio Brasil. “Generation” parece ser uma trama bem gostosa de acompanhar. Que se reinventa a cada ano não deixando seus telespectadores frustrados com as histórias. Uma pena que tenha pouca informação sobre ela. :/

    Bom, chegamos ao fim. Uma coluna maravilhosa que trouxe ao leitor uma grande bandeja recheada de conhecimento das tramas internacionais que pouco tínhamos acesso, ou até mesmo era inexistente pra nós até então. Parabéns, Airton, pela competência e pela coluna. “Mundo das Novelas” vai fazer falta. ❤

    Curtido por 1 pessoa

  9. E encerramos a coluna com uma novela de história meio “obscura”. O fio condutor é interessante, mas não me despertou tanto interesse como outras produções que já passaram por aqui justamente porque essa tem poucos registros na internet. Mas a ideia que move a novela por todos esses anos é interessante e rende, tanto que faz sucesso até hoje.

    Mundo das Novelas foi uma grata surpresa, conheci muitas produções que não fazia ideia que existia, dos mais diversos países, e fiquei curioso por várias delas. Foram 10 edições que passaram voando, a coluna sai de cena deixando um gostinho de quero mais. No aguardo de uma nova temporada, sim! Parabéns, Airton, por mais uma produção encerrada com êxito 😀 ❤

    Curtido por 1 pessoa

  10. Berro com a abertura apenas com 15 segundos, uma vinhetinha?

    Bom, Airton, a coluna sempre foi um luxo, todos sabem disso, e foi bom poder acompanhar algumas edições, infelizmente não consegui ser tão fiel à “Mundo das novelas” como eu gostaria, sabe? Mas enfim, pelo que li, você arrasou como de costume, e a coluna de um moso geral foi um sucesso, pena que teve apenas dez edições, né non? Há chances de uma segunda temporada, meu bem? Creio que existem ainda muuuuitas novelas por esse mundo pra gente conhecer mais sobre, adoramos?

    Curtido por 1 pessoa

  11. Quase que não consigo vir aqui (mas enfim, aqui estou).
    Uma edição curtinha e uma novela de anos, risos. As produções africanas não tem muito destaque, mas as que conseguem esse feito são ótimas. E pelo enredo Generations deve ser boa!
    Amei acompanhar as edições da coluna. Parabéns Airton!

    Curtido por 1 pessoa

  12. Já quero na TV Brasil!
    É muito legal ver tramas africanas no mercado internacional, principalmente da Angola.
    Uma coisa que eu notei nessa maravilhosa coluna foi o quão extensa são várias novelas pelo mundo a fora e que isso é comum em alguns países.
    Parabéns Airton, pelo trabalho muito bem realizado, por nos mostrar vàrias novelas diferentes e muito interesantes, por mostrar esta paixão por novelas que há nos quatros cantos do mundo.
    No mais, parabéns novamente e que venha uma nova temporad, com mais tramas de diferentes lugares do planeta.

    Curtido por 1 pessoa

  13. Adorei a história amigo e amei o título Gerações, muito a ver com a história, que mesmo sendo longa tem cara de interessante, se passando numa agência de publicidade que envolve vários conflitos. Parabéns amg pela edição e pela coluna como um todo, que foi um sucesso e despertou nossa curiosidade, com novelas passadas em países que a gente nem imaginava que tinham essa cultura popular. Que venha a próxima temporada amg kkkkkkk

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário