A Padroeira

 

Resultado de imagem para a padroeira novela

Capítulo 001: Segunda-Feira: 17/04/2017

A comitiva do conde de Assumar é assaltada a caminho da vila de Guaratinguetá pelo bando de Molina. Cecília é levada pelo bando. Valentim a resgata. Enquanto cuida de Cecília, Úrsula fala que Valentim faz parte do destino da moça. Molina encontra papéis que mostram minas de ouro das Gerais. Fernão e Braz encontram Cecília. Ela diz que Valentim a salvou. Fernão fica com ciúmes.

Capítulo 002: Terça-Feira: 18/04/2017

Lourenço diz que Valentim é filho de um traidor. Valentim diz a Atanásio que vai limpar o nome de seu pai. Molina faz plano para se aproximar de Valentim, que deve ter o mapa das minas. Diogo diz a Izabel que dará um jeito de pedi-la em casamento. Lourenço revela a Cecília que ela vai se casar.

Capítulo 003: Quarta-Feira: 19/04/2017

Cecília pede para conhecer melhor seu noivo, Fernão. Blanca diz a Imaculada que veio de Sevilha procurar seu marido. Molina se disfarça de jesuíta. Diogo sugere ao pai que organize um torneio em homenagem ao conde. Valentim descobre que Cecília está prometida a Fernão. Antunes pressiona os pescadores para que consigam peixes para o banquete.

Capítulo 004: Quinta-Feira: 20/04/2017

Antônio pede a Diogo que se afaste de Valentim. Cecília pensa sobre o que sente por Valentim. Molina salva Marcelina de ser atropelada. Cecília não o reconhece, mas sente um arrepio ao vê-lo. Valentim se declara e beija Cecília, mas ela avisa que tem de obedecer a seu pai. Os pescadores tentam pegar peixes quando João Alves tira do rio uma imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Capítulo 005: Sexta-Feira: 21/04/2017

Os pescadores tentam mais uma vez e conseguem muitos peixes. Todos acreditam que foi milagre da santa. Valentim quer participar do torneio. Diogo aconselha que ele vá disfarçado. Izabel pede que padre José aconselhe sua mãe a aceitar seu casamento. Antônio se irrita ao ver Valentim pronto para participar da prova.

Capítulo 006: Sábado: 22/04/2017

Valentim vence o torneio e corteja Cecília. Lourenço manda Cecília devolver a prenda que Valentim lhe deu. Fernão planeja acabar com Valentim. Diogo avisa ao amigo sobre intenção de Fernão, mas Valentim decide ficar até o fim da festa. Valentim se ofende quando Cecília devolve a prenda. Fernão anuncia seu noivado com Cecília, que fica pasma.

Capítulo 007: Segunda-Feira: 24/04/2017

Cecília não aceita noivado com Fernão. Ele jura que irá se casar com ela, mesmo que ela não queira. Braz vê Cecília com Valentim e ataca o rapaz. Valentim fere o irmão de Cecília ao se defender. Valentim pede a Úrsula que salve Braz. Antônio tenta convencer Imaculada a deixar que Izabel e Diogo casem, mas ela diz ter sido muito magoada por ele no passado.

Capítulo 008: Terça-Feira: 25/04/2017

Cecília confessa a seu pai que gosta de Valentim. Ele manda a filha esquecer o rapaz. Imaculada conta a Molina que teve um caso com Antônio. Ele é o pai de Izabel. Cecília quer acompanhar o padre José quando ele for ver a santa. Fernão pede Cecília em casamento de novo.

Capítulo 009: Quarta-Feira: 26/04/2017

Cecília diz que não ama Fernão. Antônio conta para o conde que Imaculada não aceita o casamento da filha devido ao caso que teve com ele no passado. O conde sugere que Diogo roube Izabel. Cecília encontra Valentim na casa dos pescadores e diz que jurou esquecê-lo.

Capítulo 010: Quinta-Feira: 27/04/2017

Valentim fica arrasado. No entanto, para padre José, ela diz que ama Valentim. Braz melhora. Blanca conversa com Valentim sobre minas de ouro e propõe que eles se unam para achar mapas. Diogo decide raptar Izabel. Os fidalgos acham que é melhor destruir a santa. Silvana está fugindo com a imagem quando se depara com Fernão.

Capítulo 011: Sexta-Feira: 28/04/2017

Um pássaro assusta o cavalo de Fernão, e Silvana foge. Izabel não tem coragem de fugir com Diogo. Fernão sugere casamento de Imaculada com Braz. Valentim pede a Manoel que lhe fale sobre seu pai. Manoel desconversa quando Valentim quer saber de sua mãe. Padre José quer prova de que a santa é verdadeira. Blanca se declara para Valentim.

Capítulo 012: Sábado: 29/04/2017

Fernão nota conversa suspeita entre Antunes e o conde. Delfina quer ver Úrsula. Ela quer uma poção de amor. Imaculada avisa Izabel que ela vai casar com Braz. Molina se oferece para ser confessor da família de Lourenço. Cecília se encontra com Valentim, e Molina observa.

Capítulo 013: Segunda-Feira: 01/05/2017

Molina ouve Valentim e Cecília trocando juras de amor. Úrsula manda Delfina pegar uma mecha de cabelo de Valentim, para fazer poção. Fernão compra escravo, Zacarias, para Imaculada. Joaquina jura descobrir porque Imaculada se opõe ao casamento de Izabel e Diogo.

Capítulo 014: Terça-Feira: 02/05/2017

Lourenço quer ter certeza de que Izabel não ama Diogo, antes de fazer Braz casar com a moça. Marcelina avisa a Cecília que um homem escondido na mata ouviu a conversa dela com Valentim. Luiz pede a Molina que lhe ensine latim. Cecília, disfarçada de homem, vai avisar Valentim que eles foram seguidos. Molina reconhece Cecília em seu disfarce.

Capítulo 015: Quarta-Feira: 03/05/2017

Cecília foge, socorrida por Mariquinhas. Valentim sugere que Cosme e Damião se escondam com os pescadores. Delfina avisa ao capataz de Imaculada que Cosme e Damião estão em sua casa.

Capítulo 016: Quinta-Feira: 04/05/2017

Cecília fica furiosa ao ouvir que Blanca e Valentim têm um encontro. Úrsula aconselha Delfina a conseguir pedaço de roupa em vez de cabelos. Padre José se aconselha com Antônio, que é contra a construção de uma capela para a imagem. O capataz revela a Fernão o esconderijo dos escravos. Fernão pede que Antunes prenda Valentim por esconder seus escravos. Zacarias se recusa a ser batizado e apedreja Padre José. Antunes invade a casa de Manoel.

Capítulo 017: Sexta-Feira: 05/05/2017

Atanásio foge com Cosme e Damião. Imaculada encontra bilhete de Diogo combinando encontro com Izabel. Fernão surra Diogo. João Fogaça conta a Mariquinhas que vai dar Rosa Maria em casamento a Antunes em troca de dinheiro. Blanca vai ver a santa com Valentim. Cecília vê Blanca beijando Valentim.

Capítulo 018: Sábado: 06/05/2017

Valentim tenta explicar, mas Cecília vai embora. Antônio sugere a Diogo que eles raptem Izabel. Rosa Maria e Mariquinhas decidem esconder de João que sabem onde estão os escravos. Tiago e Miguel ouvem tudo. Valentim insiste que Manoel lhe fale sobre seus pais.

Capítulo 019: Segunda-Feira: 08/05/2017

Delfina corta um pedaço da capa de Manoel, pensando que é de Valentim. Marcelina ouve quando Braz e Fernão armam emboscada para Valentim e avisa Cecília. Rosa Maria confessa que Cosme e Damião estão com os pescadores. Valentim esconde Cosme e Damião na casa de Úrsula.

Capítulo 020: Terça-Feira: 09/05/2017

Cecília implora que Molina alerte Valentim. Ele pede a Blanca que o avise. Ela vai à vila atrás de Valentim. Braz e Fernão ouvem alguém se aproximando.

Capítulo 021: Quarta-Feira: 10/05/2017

Fernão e Braz atacam Blanca e Zuleika, pensando ser Valentim. Molina descobre que o nome da mãe de Valentim foi riscado do registro de batismo. João Fogaça diz a Rosa Maria que ela vai se casar com Antunes. Antônio combina com Izabel o casamento secreto com Diogo. Padre José conta o plano a Molina.

Capítulo 022: Quinta-Feira: 11/05/2017

Molina conta o plano a Imaculada. Manoel chega em casa com Cosme e Damião. Izabel vai disfarçada até a hospedaria. Fernão chega à hospedaria com Braz. João Fogaça não os deixa entrar. Imaculada percebe que Izabel fugiu. Izabel chega à igreja.

Capítulo 023: Sexta-Feira: 12/05/2017

Imaculada vai até a igreja e derruba uma vela sobre o vestido de Izabel, que pega fogo. Fernão quer destruir a santa, pois a imagem está fazendo o povo se revoltar contra os fidalgos. Fernão quer pagar Filipe para que ele jogue a santa no rio.

Capítulo 024: Sábado: 13/05/2017

Filipe hesita, mas depois concorda. Imaculada proíbe Izabel de sair do quarto. Tiburcina conta a Silvana que Cosme e Damião estão na casa de Manoel. Blanca diz a Cecília que ela e Valentim se gostam. Silvana vê Filipe pegando a santa.

Capítulo 025: Segunda-Feira: 15/05/2017

Molina descobre que Zuleika roubou o livro errado; Delfina e Manoel estranham a felicidade de Valentim; Diogo decide obedecer à mãe, embora Valentim o aconselhe a não fazer isso; Lourenço ouve Cecília dizendo que está apaixonada. Cecília admite que ama Valentim e pede que o pai permita seu casamento. Úrsula manda avisar que quer ver Manoel, Ursula vende feitiço para Delfina. João Fogaça tenta entrar na casa do poeta. Úrsula mostra para Manoel o mapa que Antônio lhe entregou, Manoel convence Ursulia a esconder o mapa. João Fogaça entra na casa do poeta e persegue as mucamas, mas Delfina chega e convence-o que elas são meninas. Tiburcina vê Úrsula e Manoel enterrando o mapa. Diogo decide obedecer à mãe, embora Valentim o aconselhe a não fazer isso. Izabel se preocupa com a ausência de Diogo, Cecília encontra Fernão. As velas em volta da santa acendem sozinhas e Filipe se emociona com o milagre; todos rezam emocionados.

Capítulo 026: Terça-Feira: 16/05/2017

Braz se revolta ao saber que Lourenço prometeu deixar Cecília um dia se casar com Valentim. Cecília chega afirmando ter visto um milagre. Filipe confessa que ia jogar a santa no rio e Silvana manda ele devolver as moedas de Fernão. Imaculada percebe que João Fogaça foi enganado. Cecília fala do milagre para o Padre José, que decide ir ter uma conversa com os pescadores, que pedem que ele construa uma capela. Valentim encontra Cecília na igreja e afirma que vai ficar rico para casar com ela. Imaculada vai até a casa de Manoel pegar seus escravinhos, mas ele bebe a porção de amor e se apaixona por Imaculada. Manoel devolve os escravinhos para Imaculada, que, de castigo, proíbe que eles tirem os vestidos. Pescadores decidem que a capela é necessária para proteger a santa. Filipe tenta devolver as moedas, mas Fernão não aceita e o ameaça. Manoel se declara para Imaculada. Braz revela que seu pai está disposto a entregar Cecília para Valentim, deixando Fernão furioso.

Capítulo 027: Quarta-Feira: 17/05/2017

Cecilia conversa com sua irmã Marcelina; Valentim vai à casa de Cecília e a beija. Silvana pede a Felipe ir embora, pois sabe que Dom Fernão se vingará. Imaculada leva os escravinhos na igreja com roupas de meninas. Cecilia vai na aldeia para ver Valentim. Tiburcina pega uma pá e começa a cavar, descobre o mapa. Delfina fala para Úrsula que Manoel tomou a porção do amor e agora está apaixonado pela Imaculada. Manoel vai atrás de Imaculada. Úrsula fala com Delfina sobre o antídoto da porção do amor. Tiburcina descobre o que tem dentro do baú. Úrsula vai a floresta pega cogumelos para o antídoto. Meninos chacotão os escravos que estão vestidos de menina. Izabel pede para mucama levar uma carta para Diogo. Cecília se encontra com Valentim. Imaculada briga com Izabel. O Padre vai até a casa de Joaquina. Joaquina confessa para o padre que o Diogo não é irmão de Izabel. OBS: Fala sobre o adultério de seu marido, e Joaquina menciona a palavra Inferno, várias vezes.

Capítulo 028: Quinta-Feira: 18/05/2017

Delfina ensina Manoel dançar. Valentim lembra dos momentos que passou com Cecilia. Cecília conversa com seu pai. Izabel pede a Zacarias que a leve em um lugar. Tiburcina leva o antídoto para Delfina. Izabel vai até a casa de Diogo. Imaculada acha que Izabel foi na igreja, então, pede aos escravos irem atrás de sua filha. Diogo agarra Izabel a força, ela se incomoda e acha que Diogo está diferente. Diogo conversa com sua mãe sobre Izabel. O escravo de Imaculada entra na casa de Dom Lourenço e conhece Marcelina. Izabel conversa com Zacarias sobre Diogo. Imaculada força os escravos a se vestirem de mulher e vai até a casa do poeta Manoel. Delfina aproveita que Imaculada foi falar com Manoel e serve um chá com o antidoto para ele, mas, os escravos de Imaculada derrubam o antidoto. Diogo vai até a casa de Izabel, e a escrava fala pra ele que Sinhá Izabel quer encontra-la na igreja. Joaquina questiona seu filho se está indo atrás de Izabel.

Capítulo 029: Sexta-Feira: 19/05/2017

Diogo vai até a igreja encontrar-se com Izabel. Damião vai à casa de Marcelina e fica conversando com a menina. Marcelina pergunta à mãe se na vila tem um Conde que tem um filho. Tiburcia fala com Valentim sobre o mapa que o pai de Valentim deixou pra ele. Izabel vai ao encontro de Diogo na floresta. Izabel conversa com Zacarias. Diogo conta à sua mãe sobre o encontro que teve com Izabel. Izabel vai visitar sua amiga Cecília e conversam sobre Diogo. Molina diz a Fernão que sabe como fazer Cecília casar-se com ele. Padre Molina fala para Fernão acabar com Lourenço, assim, Cecilia se casará com Fernão. Imaculada ensina para Manoel a doutrina da catequese. Delfina fala para Úrsula que não conseguiu dar a porção para Manoel. Valentim questiona Manoel sobre o mapa. Fernão vai à casa de Lourenço e Cecilia sai da mesa e sobe para o quarto. Marcelina faz companhia a ela. Fernão vai até a casa de Lourenço e convida Braz para sair. Lourenço se incomoda pois Braz iria ajudá-lo, mas deixa Braz ir. Marcelina conta à Cecília que tem um amigo, mas Cecilia acha que é imaginação. Silvana fala para João e Atanásio que é preciso montar uma capela para Santa.

Capítulo 030: Sábado: 20/05/2017

Imaculada quebra um dente e chora desesperadamente. Damião fala com Zacarias que conhece uma sinhá. Lourenço não aprova que Braz jogue cartas. Manoel visita Imaculada que está com dor no dente, então ele decide ir atrás de um cirurgião barbeiro. Fernão chama novamente Braz para jogar carta. Braz aceita a provocação de Fernão e decide ir de noite jogar carta. Izabel dá permissão para o cirurgião barbeiro tirar o dente de sua mãe. Fernão ameaça Manoel, porém, o poeta não fica quieto e diz que continuará vendo Imaculada. Imaculada não deixa Fernão jogar fora seu dente. Valentim pede para Atanásio que leve uma mensagem à Cecília. Braz pede a seu pai que lhe dê algumas moedas para jogar. Atanásio entrega o bilhete para a mucama de Lourenço. Cecília lê o bilhete e decide ir até a vila encontrar Valentim. Silvana convida Valentim para ver a Santa. Atanásio vai até a casa do padre, pede permissão para construir uma casa para a Santa. O padre diz que irá escrever uma carta para o Bispo. Gertudes vê Cecilia saindo de casa escondida. Cecilia pede para a sua amiga Izabel um cavalo emprestado, mas Izabel decide ir junto pois também tem um encontro. Delfina consegue pegar a ceroula de Manoel, para o feitiço. Valentim quer que Cecília fuja com ele, mas ela diz que precisa de tempo. Izabel vai encontrar Diogo na floresta e ganha um anel. Lourenço fica furioso em saber que Cecilia saiu de casa. Fernão convence Capitão Antunes ajuda-lo a trapacear o jogo e pegar o dinheiro de Braz.

Capítulo 031: Segunda-Feira: 22/05/2017

Cecília não decide se vai fugir com Valentim. Fernão diz que só pedirá a anulação do casamento se Cecília quiser. Cecília fica confusa ao saber que seu casamento pode ser desfeito. Imaculada serve chá de urtiga para Manoel. Damião desconfia que Manoel sabe onde Fernão está vivendo. Valentim se surpreende ao saber que Blanca está grávida. Cecília concorda em fugir com Valentim.

Capítulo 032: Terça-Feira: 23/05/2017

Valentim decide não abandonar seu filho. Blanca resolve fazer tudo para que Valentim a engravide de verdade. Izabel não acredita que Faustino não seja casado. Damião descobre que Fernão está vivendo na casa de Úrsula. Cecília confessa a Fernão que chegou a amá-lo, mas diz que não pode perdoá-lo por tê-la feito perder seu filho. Damião revela a Cecília que ela caiu sozinha da escada.

Capítulo 033: Quarta-Feira: 24/05/2017

Cecília fica furiosa com Imaculada. Fernão decide anular o casamento. Valentim não quer dormir com Blanca. Izabel derrama tinta sobre o documento de anulação de casamento e pede que Fernão espere antes de tomar uma decisão. Fernão corta relações com Imaculada. Cosme e Damião tentam se aproximar de Fernão, mas ele os despreza. Cecília pede a Fernão que ele desista da anulação.

Capítulo 034: Quinta-Feira: 25/05/2017

Fernão não perdoa Cecília. Blanca fica nervosa ao saber que Dodô vai ajudá-la em sua gravidez. A Santa aconselha Damião a dar amor a Fernão para receber de volta. Diogo marca a data de seu casamento. Izabel não acredita em Damião e briga com Faustino, acusando-o de enganar o menino. Molina estranha a gravidez de Blanca. Cecília pede que Fernão a perdoe e ele pergunta se ela o ama.

Capítulo 035: Sexta-Feira: 26/05/2017

Cecília admite que está confusa e Fernão não a aceita de volta. Blanca se insinua para Valentim, mas ele não se deita com ela. Lourenço avisa Cecília de que quer vê-la vivendo longe da vila. Gregório aconselha Fernão a perdoar Cecília, mas ele insiste em assinar a anulação. Faustino pede ajuda a Imaculada. João Alves e Inocêncio procuram Generosa. Fernão manda Cecília assinar a anulação.

Capítulo 036: Sábado: 27/05/2017

Cecília rasga o papel. Fernão rejeita Cecília, que quer viver com ele embora não tenha certeza de amá-lo. Pureza confessa a Molina que Blanca não está grávida. Izabel diz a Cecília que ela está se enganando ao pensar que sente apenas gratidão por Fernão. Generosa exige dinheiro para contar a verdade. Faustino fica furioso ao ver Generosa. Fernão fica surpreso ao encontrar Cecília na casa de Úrsula.

Capítulo 037: Segunda-Feira: 29/05/2017

Cecília se recusa a ir embora da casa de Úrsula. Faustino obriga Generosa a confessar tudo diante de Izabel. Diogo implora o perdão de Izabel. Dodô não consegue seduzir Luiz. Lourenço fica indignado ao saber que Cecília foi morar com Fernão. Izabel não consegue decidir com quem se casar. Blanca se insinua para Valentim. Fernão manda Cecília se deitar longe dele. Lourenço vai à casa de Valentim.

Capítulo 038: Terça-Feira: 30/05/2017

Lourenço revela a Valentim que Fernão está vivendo com Cecília na casa que lhe pertence. Dodô manda Izabel ir à noite na igreja. Valentim aconselha Cecília a largar Fernão porque vai expulsá-lo da casa. Manoel e Gregório convencem Valentim a deixar Fernão na casa de Úrsula. Dodô obriga Faustino a sair com suas roupas. Blanca diz a Fernão que Cecília tem se encontrado com Valentim.

Capítulo 039: Quarta-Feira: 31/05/2017

Fernão expulsa Blanca. Valentim garante que ficará ao lado de Blanca por causa de seu filho. Izabel fica horrorizada ao ver Faustino vestido de mulher e decide se casar com Diogo. Faustino e Dodô fazem as pazes. Fernão desconfia ao ver Manoel visitando Cecília. Valentim comenta com Blanca que gostaria de saber quem é sua mãe. Dodô reza para a santa pedindo para encontrar seu filho.

Capítulo 040: Quinta-Feira: 01/06/2017

Dodô promete à Santa que vai mudar de vida. Izabel diz a Faustino que vai se casar com Diogo para poder cuidar de Imaculada. Fernão avisa que só vai acabar com o culto a Santa se Honorato lhe devolver seus bens. Blanca chantageia Cecília para ir embora da vila. Valentim vê Blanca colocando panos sob a barriga. Dodô mostra a Manoel um anel com um brasão e ele o reconhece.

Capítulo 041: Sexta-Feira: 02/06/2017

Manoel não se lembra de quem é o brasão, mas promete a Dodô que vai investigar. Fernão desconfia que Cecília está escondendo algo dele. Imaculada reconhece o brasão do anel de Dodô, mas não se lembra de onde. Blanca seduz Valentim. Manoel decide perguntar se Joaquina se lembra do brasão. Luiz leva flores para Dodô. Blanca revela a Fernão que a casa de Úrsula pertence a Valentim.

Capítulo 042: Sábado: 03/06/2017

Fernão repreende Cecília por não ter dito a verdade, mas decide não ir embora da vila como Blanca quer. Joaquina se lembra do brasão, mas não sabe de quem é. Rosário entrega seu dinheiro a um negociante e não pede recibo. Fernão e Cecília vão morar na casa de Lourenço. Manoel pergunta a Molina de quem é o brasão do anel de Dodô e fica impressionado com a resposta.

Capítulo 043: Segunda-Feira: 05/06/2017

Fernão tenta atirar na santa, mas padre José se põe na frente e é morto. Dorotéia salva a santa. Padre Gregório ajuda Valentim a chegar à casa de Cecília. Joaquina revela a Honorato que Izabel é filha de Antônio, mas Diogo não. Os pescadores procuram um novo abrigo para a santa.

Capítulo 044: Terça-Feira: 06/06/2017

Silvana sonha com o local onde deverá esconder a santa. Izabel não deixa Diogo entrar em seu quarto. Manoel decide fazer a defesa do pai de Cecília. Molina aconselha Fernão a apressar o leilão dos bens de Lourenço. Cecília pede que Honorato apresse o julgamento dopai e ele a beija.

Capítulo 045: Quarta-Feira: 07/06/2017

Honorato afirma que o julgamento será no dia seguinte e Cecília chora, humilhada. Os pescadores escondem a santa. Honorato planeja leiloar os bens de Lourenço. Valentim pede que padre Gregório leve um recado a Cecília, mas Blanca diz que o fará. Começa o julgamento.

Capítulo 046: Quinta-Feira: 08/06/2017

Faustino tenta ajudar Lourenço a fugir. Honorato acusa Lourenço de tentativa de fuga, o julga culpado e determina que os seus bens sejam leiloados. No leilão, Fernão compra a casa de Lourenço e Joaquina arremata as terras. Fernão queima a mercadoria que Cecília estava vendendo.

Capítulo 047: Sexta-Feira: 09/06/2017

Valentim vê o incêndio no mercado e vai ajudar. Cecília denuncia Fernão para Honorato. Molina sugere que Fernão procure Úrsula para conseguir Cecília. A família de Cecília é expulsa da hospedaria por não ter pago o aluguel. Cecília implora que Fernão se case com ela.

Capítulo 048: Sábado: 10/06/2017

Fernão aceita o pedido de Cecília. Úrsula se arrepende de ter feito o feitiço. Fernão quer que Molina celebre o casamento e contrata Dorotéia para tocar em sua festa de noivado. Lourenço é solto. Padre Gregório avisa a Valentim que Cecília está noiva e ele decide ir à festa.

Capítulo 049: Segunda-Feira: 12/06/2017

Valentim vai à festa com a ajuda de Dorotéia. Cecília reconhece Valentim, mesmo mascarado. Fernão humilha Lourenço. Valentim diz a Cecília que a despreza por ela ter se vendido a Fernão. Valentim tira a máscara e Fernão desembainha sua espada.

Capítulo 050: Terça-Feira: 13/06/2017

Valentim luta e consegue fugir. Diogo avisa a Izabel que, se ela não ceder, desistirá dela. Valentim acusa Blanca de ser traiçoeira. Cecília devolve a aliança a Fernão. Molina fica com ciúmes de Valentim. Manoel pede que Úrsula desfaça o feitiço.

Capítulo 051: Quarta-Feira: 14/06/2017

Úrsula se desespera porque o feitiço que fez para Fernão ficar com Cecília só acabará se ele desistir da amada. Úrsula e Manoel descobrem que o mapa foi roubado. Dorotéia quer saber onde está a criança queÚrsula roubou. Zacarias vê novo milagre.

Capítulo 052: Quinta-Feira: 15/06/2017

Zacarias decide virar padre. Valentim fica furioso ao saber que a data do casamento de Cecília já está marcada. Tiburcina confessa a Úrsula que o mapa estava escondido dentro do santo que sumiu. Cecília decide se entregar a Valentim.

Capítulo 053: Sexta-Feira: 16/06/2017

Cecília diz a Valentim que se casará com Fernão. Úrsula confessa a Manoel que não é mãe de Valentim. Cecília e Fernão se casam. Úrsula morre. Blanca conta a Fernão que Cecília dormiu com Valentim e mostra o lençol da jovem manchado de sangue.

Capítulo 054: Sábado: 17/06/2017

Fernão jura fazer da vida de Cecília um inferno. Valentim quer que Manoel o ajude a encontrar o mapa e sua verdadeira mãe. Blanca pede que Valentim a perdoe. Dorotéia tenta seduzir Manoel. Diogo insiste que Izabel se entregue para ele.

Capítulo 055: Segunda-Feira: 19/06/2017

Manoel desconfia que Dorotéia pegou o santo. Cecília fica com ciúmes porque Blanca diz que vai achar a minacom Valentim. Faustino se declara para Izabel. Cosme cai do barco e Damião reza para a santa.

Capítulo 056: Terça-Feira: 20/06/2017

Cosme se salva e Gregório acha que foi milagre. Imaculada não deixa Cecília comer. Dorotéia aconselha Izabel a fugir com Faustino. Antunes reclama do desinteresse de Luiz por meninas. Izabel entra na igreja.

Capítulo 057: Quarta-Feira: 21/06/2017

Izabel desiste de se casar com Diogo. Faustino quer fugir com Izabel. Blanca mostra o diário do pai de Valentim a Manoel, que manda Aguilar ir atrás do rapaz. Delfina tranca Faustino no quarto e vai encontrar Izabel.

Capítulo 058: Quinta-Feira: 22/06/2017

Delfina diz a Izabel que Faustino gosta de Dorotéia. Cecília discute com Imaculada e desmaia. Valentim chega ao local da mina. Faustino pega o santo. Diogo pede Izabel em casamento de novo.

Capítulo 059: Sexta-Feira: 23/06/2017

Diogo confessa que ia seduzi-la a pedido da mãe e Izabel se recusa a casar com ele. Cecília desmaia ao discutir com Fernão. Diogo tenta estuprar Izabel, mas Faustino ouve os gritos.

Capítulo 060: Sábado: 24/06/2017

Faustino luta com Diogo e salva Izabel. Damião conversa com a santa. Izabel confessa a Cecília que ama Faustino. Valentim e Aguilar começam a procurar o ouro. Cecília acha que sua barriga cresceu.

Capítulo 061: Segunda-Feira: 26/06/2017

Imaculada agarra Manoel e Faustino. Fernão quase beija Cecília, mas se afasta. Delfina joga água em Imaculada. Dorotéia manda Cecília dar a Fernão uma raiz que o fará desejá-la. Delfina vê que Gertrudes tem um santo. Izabel rouba a imagem de Joaquina e entrega a Faustino. Dorotéia pega a estátua de Antunes.

Capítulo 062: Terça-Feira: 27/06/2017

Todos ficam decepcionados ao ver que dentro do Santo Antônio de Joaquina há um desenho dela nua eno anjo de Antunes há apenas uma reza. Cecília põe a raiz dentro de um vinho e oferece a Fernão. Blanca se angustia ao saber que Molina quer fugir depois de roubar o dinheiro da festa. Fernão beija Cecília mas ela o afasta.

Capítulo 063: Quarta-Feira: 28/06/2017

Cecília diz que tentou viver em paz com Fernão, mas não o suporta. Dorotéia ensina como ela poderá esconder sua gravidez. Delfina faz pão e usa a massa para esconder o santo. Gertrudes põe o pão no forno e a madeira pega fogo. Dorotéia descobre que Cecília tem um santo. Imaculada pede que Fernão suma com Faustino.

Capítulo 064: Quinta-Feira: 29/06/2017

Fernão planeja botar Faustino na cadeia. Cecília dá o santo a Dorotéia. Honorato percebe que vários santos estão sendo roubados. Cecília confessa a Izabel que está grávida. Fernão quer roubar o dinheiro da festa e acusar Faustino. Fernão é gentil com Cecília e ela se comove. Dorotéia vê o santo da procissão e quer roubá-lo.

Capítulo 065: Sexta-Feira: 30/06/2017

Dorotéia planeja o roubo do santo. Ela decide trocar o santo por outro. Gregório e Antunes recolhem o dinheiro e entregam a Molina. Fernão dá uma pancada na cabeça de Molina para simular um roubo. Manoel, disfarçado de mulher, troca os santos. Todos se surpreendem ao ver que o mapa está no santo da igreja.

Capítulo 066: Sábado: 01/07/2017

Todos comemoram, mas Blanca se decepciona. Cecília desconfia de Fernão. Blanca convence todos a se prepararem para a viagem e a deixarem o mapa com ela e Tiburcina. Manoel se despede de Imaculada. Blanca dá um sonífero a Tiburcina. Faustino se despede de Izabel. Antunes vai prender Molina e Blanca foge.

Capítulo 067: Segunda-Feira: 03/07/2017
Blanca foge disfarçada de homem. Pureza diz a Molina que Blanca foi encontrar Valentim com o mapa. Damião leva a santa para a casa de Silvana. Fernão manda Molina acusar Faustino do roubo. Imaculada vê Izabel apertando o espartilho de Cecília e desconfia. Molina acusa Faustino de ter roubado e Antunes o prende.

Capítulo 068: Terça-Feira: 04/07/2017
Antunes revista a casa de Manoel e Dodô o insulta. Izabel se apavora ao saber que Faustino foi preso. Fernão estranha que Cecília passe a maior parte do tempo no quarto. Imaculada diz a Honorato que está disposta a pagar para mandar Faustino para a forca. Izabel decide ver Faustino, mas Fernão a tranca no quarto.

Capítulo 069: Quarta-Feira: 05/07/2017
Izabel foge pela janela. Antunes diz a Faustino que ele será enforcado. Izabel diz a Diogo que se casará se salvar a vida de Faustino, mas ele se recusa. Cecília descobre que Fernão mandou prender Faustino e se perturba quando o marido a beija. Dodô, Manoel e amigos põem uma corda no telhado e tentam puxar Faustino.

Capítulo 070: Quinta-Feira: 06/07/2017
Todos caem na cela de Faustino e Antunes decide mantê-los presos. Cecília se preocupa ao saber que Braz está preso e pede ajuda a Fernão, que manda que ela peça de joelhos. Izabel desconfia que Imaculada teve algo a ver com a prisão de Faustino. Lourenço manda Inocêncio atrás de Zoé e Marcelina. Começa o julgamento.

Capítulo 071: Sexta-Feira: 07/07/2017
Honorato decide julgarFaustino separadamente. Damião quer levar Marcelina até a santa, mas Zoé não deixa. Fernão quase estrangula Cecília. Molina fica com medo de acusar Faustino, mas Fernão o ameaça. No julgamento, Molina afirma que viu Faustino roubar. Honorato condena o músico à forca.

Capítulo 072: Sábado: 08/07/2017
Dodô, Izabel e Manoel ficam indignados. Cecília briga com Fernão e teme que ele descubra a gravidez. Blanca procura Valentim. Dodô aconselha Izabel a falar com Diogo de novo. Padre Gregório diz a Molina que desconfia de seu envolvimento com Blanca. Dodô se desespera ao ver Faustino sendo levado para a forca.

Capítulo 073: Segunda-Feira: 10/07/2017
Fernão e Valentim são separados por Aguilar e Inocêncio. Cecília diz a Izabel que quer viver bem com o marido. Molina diz a Fernão que seu pai teve outros filhos. Molina pede metade de tudo o que Fernão tem para não revelar o segredo. Fernão e Cecília brigam, ela rola escada abaixo e perde o filho. Valentim quer vê-la, mas Fernão o impede. Cecília, delirando, diz que ama Fernão e Imaculada ouve.

Capítulo 074: Terça-Feira: 11/07/2017
Fernão pergunta a Imaculada se Cecília chamou por ele e ela diz que não. Faustino se consola com Dodô. Izabel decide quebrar a promessa e se casar com Faustino, mas o vê deitado com Dodô e fica furiosa. Fernão concorda em dar metade do que tem a Molina. Blanca manda Inocêncio atacar Molina fingindo que é Fernão. Imaculada diz a Cecília que ela perdeu o filho por causa de Fernão.

Capítulo 075: Quarta-Feira: 12/07/2017
Cecília chama Fernão de assassino, deixando-o furioso. Faustino garante que só sente amizade por Dodô. Molina é atacado pelas costas e atirado em um barranco. Blanca convence Valentim a comprar o testamento de Molina. Gertrudes afirma para Lourenço que Cecília gosta de Fernão. Honorato toca nas orelhas de Gertrudes. Molina avisa a Fernão que não vai mais devolver o testamento.

Capítulo 076: Quinta-Feira: 13/07/2017
Valentim e Blanca abrem o testamento e decidem procurar Rosário, que teve dois filhos com o pai de Fernão. Eusébia revela a Cosme e Damião que Imaculada vendeu a mãe deles, cujo nome era Rosário. Cecília trata Fernão com ódio, mas sonha com ele. Cosme e Damião jogam lama em Diogo. Eusébia esconde as roupas de Diogo e ele vai para a igreja com as roupas da mucama.

Capítulo 077: Sexta-Feira: 14/07/2017
Izabel se recusa a se casar com Diogo naqueles trajes e todos riem dele. Faustino vai à casa de Imaculada pedir Izabel em casamento. Fernão convence Imaculada a permitir que Izabel se case com Faustino. A família de Diogo fica indignada e Faustino agradece a Dodô. Joaquina revela que o pai de Fernão se deitava com as mucamas. Eusébia revela para Molina que Rosário era mucama.

Capítulo 078: Sábado: 15/07/2017
Valentim garante a Molina que vai descobrir quem comprou Rosário. Valentim e Cecília se encontram, mas ela mal falacom ele. Faustino acerta os detalhes do casamento com padre Gregório. Valentim manda que Inocêncio procure Rosário. Imaculada quer uma prova de amor de Manoel. Fernão vê Cecília nadando e entra no rio. Imaculada decide se livrar de Cosme e Damião.

Capítulo 079: Segunda-Feira: 17/07/2017
Cecília e Fernão se beijam e ele afirma que ela vai aprender a desejá-lo. Imaculada decide vender Eusébia para impedir que Fernão a interrogue, mas Izabel foge com a escrava. Eusébia dá a Dodô as informações que Molina buscava. Imaculada acha Eusébia na casa de Manoel, mas a mucama foge e vai até a vila dos pescadores. Cecília pergunta a Fernão se ele pode mesmo ficar pobre.

Capítulo 080: Terça-Feira: 18/07/2017
Fernão diz a Cecília que ele não vai ficar pobre. Dodô desconfia de Molina e pede que Manoel escreva uma carta ao bispo. Molina sugere que Valentim peça ajuda à família de Cecília para se vingar de Fernão. Izabel pede que Faustino a ajude a levar Marcelina até a santa. Cecília hesita, mas concorda em ajudar seu pai a destruir o marido. Fernão vê Cecília se levantando da cama e pergunta onde ela está indo.

Capítulo 081: Quarta-Feira: 19/07/2017
Cecília diz que vai à cozinha comer e encontra alguns papéis. Imaculada percebe que alguém mexeu em seu oratório. Cecília entrega os papéis a Valentim, mas o recibo não está entre eles. Honorato tenta beijar Gertrudes, mas Braz chega na hora. Inocêncio descobre que Rosário fugiu e se juntou a um bando de salteadores. Damião diz a Marcelina que no dia seguinte irá levá-la até a santa.

Capítulo 082: Quinta-Feira: 20/07/2017
Marcelina fica feliz. Molina tenta convencer Blanca a fugir, mas ela se recusa. Fernão dá um prazo para que Molina vá embora da vila. Inocêncio descobre que Rosário foi para um quilombo. Silvana volta de viagem. Faustino, Damião, Izabel e Cosme levam Marcelina até a santa. Zoé se preocupa e revela a Lourenço que o filho do conde é Damião. Lourenço vai atrás da filha. Marcelina toca a imagem.

Capítulo 083: Sexta-Feira: 21/07/2017
Marcelina começa a enxergar. Damião tenta se esconder de Marcelina, mas ela afirma que não se importa com sua cor. Todos ouvem falar do milagre e rezam em volta da imagem. Cecília revela a Valentim que Eusébia está na vila dos pescadores. Valentim desconfia que Cecília está começando a gostar de Fernão. Eusébia vai com Valentim até o quilombo e eles encontram Maria do Rosário.

Capítulo 084: Sábado: 22/07/2017
Rosário decide ir com Valentim, que a esconde navila. Damião reza para a santa ao lado da mãe, sem saber quem ela é. Valentim e Blanca dizem a Honorato que a fortuna de Fernão pertence a outra mulher. Lourenço pede que Manoel redija uma petição exigindo seus bens de volta. Braz é embebedado por Fernão e revela os planos do pai. Fernão esbofeteia Cecília e a chama de traidora.

Capítulo 085: Segunda-Feira: 24/07/2017
Cecília confessa a Fernão que Valentim tem o testamento. Valentim suborna Honorato para que ele agilize o processo. Fernão fica pasmo ao ver que Rosário é negra. Honorato diz que Fernão deve entregar toda sua fortuna e deixar a casa de Lourenço. Izabel leva Rosário até Cosme e Damião e eles se emocionam. Fernão renega seus irmãos. Rosário avisa que Imaculada terá que trabalhar como mucama.

Capítulo 086: Terça-Feira: 25/07/2017
Izabel se oferece para trabalhar no lugar da mãe, mas Rosário não aceita. Fernão vai morar na casa de Imaculada. A família de Lourenço volta para sua antiga casa. Blanca se desespera porque Cecília se separou do marido. Cecília fica assustada ao saber que seu pai quer anular seu casamento. Joaquina, Diogo e Imaculada planejam acabar com o noivado de Faustino e Izabel.

Capítulo 087: Quarta-Feira: 26/07/2017
Diogo quer se vingar de Faustino. Cecília diz a Izabel que seu sonho é se casar com Valentim e ela promete ajudá-la. Dorotéia beija Luiz e ele a acusa de tentar levá-lo para o mau caminho. Honorato pensa em Gertrudes. A santa manda Damião amar Fernão mesmo que ele nãoretribua. Joaquina fica horrorizada ao ver Eusébia, Rosário e Pureza na igreja. Izabel entra na igreja e Imaculada e Diogo se olham.

Capítulo 088: Quinta-Feira: 27/07/2017
No meio da cerimônia, surge uma mulher com dois filhos afirmando que é casada com Faustino. Ele nega, mas Izabel o abandona no altar. Os negros jogam ovos no músico. Diogo dá dinheiro à mulher, diante de Zoé e Bartira. Izabel concorda em se casar com Diogo. Dorotéia manda Inocêncio achar a mulher que atrapalhou o casamento. Gertrudes leva Cecília e Valentim à igreja.

Capítulo 089: Sexta-Feira: 28/07/2017
Valentim pede perdão a Cecília. Blanca fica desesperada quando Pureza lhe conta. Faustino vai tentar conversar com Izabel, mas ela o expulsa de sua casa. Delfina anima Dodô a não desistir de Luiz. Tiburcina garante a Fernão que seu amor pode vencer a maldição da bruxa. Valentim confessa que ainda ama Cecília e Manoel o aconselha a fugir com ela. Inácio ouve tudo.

Capítulo 090: Sábado: 29/07/2017
Valentim decide ir embora com Cecília. Blanca chora muito. Dodô tenta convencer Izabel de que Faustino caiu numa armadilha. Molina diz a Blanca que Valentim se sente culpado porque Cecília perdeu o filho dele. Tiburcina aconselha Fernão a rezar para a santa. Damião promete que vai se aproximar de Fernão. Valentim sugere que Cecília fuja com ele. Ela pede um tempo para pensar.

Capítulo 91, segunda-feira, 31 de junho – Cecília abraça Fernão. Manoel afirma para os músicos que não os expulsará e todos se emocionam. Blanca garante a Valentim que ele fez a coisa certa. Fernão anuncia para Imaculada que Cecília está grávida. Cecília afirma para Izabel que se arrepende de tudo o que fez com Fernão. Blanca vai buscar Pureza na casa de Antunes e a liberta. Aguilar pede Pureza em casamento. Imaculada desconfia que o filho de Cecília não é de Fernão e planeja expulsá-la de casa. Fernão e Cecília dormem na mesma cama. Damião sonha com sua mãe. Imaculada vê Aguilar com Pureza na rua e manda suas mucamas jogarem ovos neles. Blanca exige que Valentim tome providências e ele garante que se vingará de toda família de Fernão. Valentim encontra Cecília na rua e ela o despreza. Fernão vê os dois conversando e manda Valentim se afastar de sua mulher.

Capítulo 92, terça-feira, 1º de agosto – Fernão e Valentim começam a brigar, mas são separados por Aguilar e Inocêncio. A Santa avisa que, antes de encontrar sua mãe, Damião deve levar Marcelina até ela. Molina revela a Fernão que seu pai teve outros filhos e deixou toda sua herança para eles. Cecília afirma para Izabel que quer viver bem com Fernão. Imaculada fica apavorada ao saber que Molina descobriu tudo. Molina pede metade de tudo o que Fernão tem para não revelar seu segredo. Fernão briga com Cecília ao saber que ela revelou a Valentim que estava esperando um filho antes de falar com ele. Cecília rola escada abaixo e começa a passar mal. Fernão se desespera de culpa e Dorotéia o consola. Cecília perde o filho. Manoel fica sabendo do estado de Cecília e afirma para Valentim que ele é uma decepção. Valentim tenta ver Cecília, mas Fernão não deixa e mente que o filho que ela perdeu era dele. Cecília, em seu delírio, confessa que ama Fernão.

Capítulo 93, quarta-feira, 02 de agosto – Fernão quer saber se Cecília chamou por ele e Imaculada mente que não. Faustino busca consolo pela perda de Izabel nos braços de Dodô. Imaculada quer que Fernão acabe com Molina, mas ele afirma que tentará fazer um acordo. Cosme e Damião revelam para Imaculada que Cecília caiu sozinha da escada. Izabel decide voltar atrás e se casar com Faustino, mas o vê deitado com Dodô e fica furiosa. Fernão concorda em dar metade do que tem a Molina, mas quer saber quem são seus irmãos. Valentim vai falar com Manoel, mas não é bem recebido. Molina revela a Blanca o que sabe sobre Fernão e ela pede que ele tome cuidado. Blanca manda Inocêncio atacar Molina fingindo que é Fernão. Manoel confessa para Imaculada que só fingia que namorava Dodô para fazer ciúmes. Dodô pergunta se Faustino não sente mais nada por ela. Cecília acorda e Imaculada afirma que ela perdeu o filho por culpa de Fernão.

Capítulo 94, quinta-feira, 03 de agosto – Fernão vai ver Cecília e ela o chama de assassino, deixando-o furioso. Faustino garante que só sente amizade por Dodô. Inocêncio manda um recado a Molina por Damião. Molina é atacado pelas costas e atirado em um barranco. Cecília pede que Izabel chame Lourenço para ir vê-la. Faustino quer que Eusébia o ajude a impedir o casamento de Izabel. Lourenço tenta levar Cecília com ele, mas Fernão o impede. Imaculada confessa para Izabel que quer que Cecília vá embora. Molina aparece machucado na casa de Blanca e ela finge estar preocupada. Honorato e Antunes se fingem de amigos de Valentim só para conseguir dinheiro para construir a nova câmara. Blanca convence Valentim a comprar o testamento de Molina. Gertrudes afirma para Lourenço que Cecília gosta de Fernão. Honorato toca nas orelhas de Gertrudes. Molina avisa a Fernão que não vai mais devolver o testamento.

Capítulo 95, sexta-feira, 04 de agosto – Molina garante que desistiu de pedir dinheiro porque ficou assustado. Valentim e Blanca abrem o testamento e decidem procurar Rosário, que teve dois filhos com o pai de Fernão. Imaculada fica horrorizada quando Fernão confessa que gostaria de conhecer seus irmãos. Eusébia revela para Cosme e Damião que Imaculada vendeu a mãe deles, e que o nome dela era Rosário. Inocêncio leva uma galinha de presente para Delfina e todos indagam onde ele conseguiu o dinheiro. Molina pergunta se Antunes conheceu Rosário. Dodô desconfia ao saber que Blanca mandou Inocêncio atacar Molina em nome de Fernão. Cecília trata Fernão com ódio, mas sonha com ele. Izabel se prepara para o casamento. Diogo está a caminho da igreja quando Cosme e Damião jogam lama nele, e ele decide ir para a casa de Izabel trocar de roupa. Eusébia esconde a roupa que Diogo ia colocar e ele vai para a igreja com as roupas da mucama.

Capítulo 96, sábado, 05 de agosto – Izabel se recusa a casar com Diogo e todos riem dele. Honorato garante que Diogo só limpará seu nome casando com Izabel e decide ir falar com a família dela. Faustino vai até a casa de Imaculada pedir Izabel em casamento. Luiz quase mata o pai ao revelar que seria mais feliz sendo mulher. Fernão convence Imaculada a permitir que Izabel se case com Faustino. A família de Diogo fica indignada, mas ele não perde as esperanças. Valentim sugere que Molina pergunte a Joaquina se ela lembra quem era Rosário. Izabel promete ajudar Damião a levar Marcelina até a Santa. Faustino agradece a Dodô pela ajuda. Joaquina revela que o pai de Fernão se deitava com as mucamas e Valentim sugere que Molina fale com Eusébia. Imaculada garante a Joaquina que tem um plano para fazer ela se casar com Diogo. Eusébia revela para Molina que Rosário era mucama. Damião pede que a santa traga sua mãe.

07/08 – (cap 97) – Valentim garante a Molina que vai descobrir quem comprou Rosário. Valentim encontra Cecília e lamenta que ela tenha perdido o filho, mas ela mal fala com ele. Faustino acerta os detalhes do casamento com Padre Gregório. Valentim quer saber para quem foram vendidos os escravos do pai de Fernão e Antunes sugere que ele procure Inocêncio. Cecília confessa a Gregório que sonha com Fernão e fica furiosa quando o padre afirma que ela gosta de seu marido. Valentim manda que Inocêncio procure Rosário e a compre. Brásia ouve Benta e Eusébia conversando sobre Rosário. Imaculada afirma que vai pedir uma prova de amor de Manoel. Antunes pede que Dorotéia tente conquistar Luiz. Faustino fica com ciúmes ao ouvir Dodô dizer que tem um pretendente. Fernão vê Cecília nadando e entra no rio. Brásia revela o que ouviu para Imaculada, que faz Eusébia confessar tudo o que revelou a Molina. Imaculada decide se livrar de Cosme e Damião.

08/08 – (cap 98) – Cecília e Fernão se beijam e ele afirma que ela vai aprender a desejá-lo. Fernão vai trás de Molina ao saber que ele descobriu tudo sobre Rosário. Imaculada decide vender Eusébia para impedir que Fernão a interrogue, mas Izabel foge com a escrava e pede que Manoel a esconda. Fernão ameaça Molina, mas tem que se controlar com a chegada de padre Gregório. Ao saber que Eusébia fugiu, Fernão desconfia que Imaculada está lhe escondendo alguma coisa. Eusébia conta a Dodô as informações que Molina buscava. Fernão pergunta o que Cecília faria se ele ficasse pobre e ela afirma que deseja que isso aconteça. Imaculada desconfia que Izabel ajudou Eusébia a fugir e vai até a casa do poeta, onde acaba descobrindo a mucama. Eusébia consegue fugir e vai até a vila dos pescadores. Izabel estranha ao ouvir Eusébia pedindo para a santa que traga a mãe de Cosme e Damião. Cecília indaga se Fernão pode mesmo ficar pobre.

09/08 – (cap 99) – Fernão afirma a Cecília que ele não ficará pobre. João Alves promete esconder Eusébia. Inocêncio não consegue descobrir nada sobre Rosário e aconselha Blanca a procurar o recibo da venda dela na casa de Imaculada. Dorotéia desconfia de Molina e pede que Manoel escreva uma carta ao bispo. Molina sugere que Valentim peça ajuda à família de Cecília para se vingar de Fernão. Izabel pede que Faustino a ajude a levar Marcelina até a Santa. Dorotéia fala do pecado para Luiz, deixando-o muito nervoso. Valentim afirma para Lourenço que se ele o ajudar a empobrecer Fernão, fará com que eu julgamento seja revisto. Dodô descobre com Antunes informações sobre Molina e começa a desconfiar que ele não é padre. Cecília hesita, mas concorda em ajudar seu pai a destruir Fernão. Blanca confessa que tem medo de ver Valentim perto de Cecília. Fernão vê Cecília levantando da cama e pergunta onde ela está indo.

10/08 – (cap 100) – Cecília afirma que vai comer alguma coisa e encontra alguns papéis. Imaculada percebe que alguém mexeu em seu oratório. Cecília entrega os papéis a Valentim, mas o recibo não está entre eles. Pureza observa o encontro dos dois e afirma para Blanca que Valentim ainda gosta de Cecília. Honorato tenta beijar Gertrudes, mas Braz chega bem na hora e eles disfarçam. Eusébia revela para João Alves que a fortuna de Imaculada pertence aos escravinhos. Antunes pede que Dorotéia insista em fazer Antunes se interessar por mulheres. Em troca, ela manda que ele descubra tudo sobre Molina. Imaculada expulsa Manoel e ele avisa que não vai mais insistir, deixando-a arrependida. Inocêncio descobre que Rosário fugiu e se juntou a um bando de salteadores. Blanca e Molina ficam preocupados, pois se encontrarem a mucama, ela poderá reconhecê-los. Damião combina com Marcelina que no dia seguinte irá leva-la até a Santa.

11/08 – (cap 101) – Marcelina fica feliz quando Damião conta o plano para levá-la até a Santa. Molina tenta convencer Blanca a fugir, mas ela se recusa. Cecília afirma que Fernão está prestes a ser castigado, deixando-o intrigado. Fernão dá um prazo para que Molina entregue o testamento e vá embora da vila. Valentim se preocupa ao saber das ameaças de Fernão. Izabel revela para Cecília que ela e Faustino vão levar Marcelina até a Santa. Joaquina afirma para Diogo que Imaculada tem um plano para fazer com que Izabel queira se casar com ele. Inocêncio descobre que Rosário fugiu para um quilombo, que Pureza revela saber onde é. Valentim decide pedir a ajuda de Eusébia para buscar Rosário. Silvana volta de viagem. Faustino e Damião conseguem pegar Marcelina e, com Izabel e Cosme, a levam de carroça até a Santa. Zoé se preocupa com o sumiço da amiga e revela para Lourenço e Gertrudes que o filho do conde é Damião. Lourenço decide ir atrás da filha. Marcelina chega à Vila dos Pescadores e encontra a Santa. Logo após, Marcelina começa a enxergar.

12/08 – (cap 102) – Lourenço e Gertrudes se prostram a agradecem à Santa. Damião tenta de esconder de Marcelina, mas ela o encontra e afirma que não se importa com sua cor. A Santa é levada até a vila. Todos ouvem falar do milagre e rezam em volta da imagem. Damião tem certeza de que a Santa trará sua mãe. Cecília desafia Fernão e ele desconfia que ela está tramando algo contra ele. Izabel não acredita que Imaculada tenha aceitado seu casamento com Faustino. Gregório se oferece para colocar a Santa na igreja, mas Silvana afirma que ela deve ficar perto do povo. Cecília se encontra com Valentim na casa de Lourenço e revela que Eusébia está na vila dos pescadores. Valentim desconfia que Cecília esteja começando a gostar de Fernão. Eusébia vai com Valentim até o quilombo e eles encontram Maria do Rosário.

Capítulo 103, segunda-feira, 14 de agosto – Rosário decide ir com Valentim que a esconde na vila dos pescadores. Damião reza para a Santa ao lado da mãe, sem saber quem ela é. Valentim e Blanca revelam para Honorato que a fortuna de Fernão pertence a outra mulher. Fernão ameaça Molina. Cecília aconselha Izabel a casar-se logo com Faustino. Luiz pede que Imaculada o ajude a não ter mais aulas com Dodô. Imaculada exige que Manoel expulse Dodô de sua casa como prova de amor, mas ele se recusa. Delfina fica intrigada ao ver Valentim na casa de Lourenço. Braz vai até a casa de Manoel levar um recado de Valentim, o que deixa Imaculada desconfiada de que eles estão tramando contra ela e Fernão. Lourenço pede que Manoel redija uma petição exigindo seus bens de volta e o poeta fica surpreso ao saber do acordo dele com Valentim. Gertrudes afirma para Honorato que jamais trairá seu marido. Braz é embebedado por Fernão e revela os planos de seu pai. Fernão esbofeteia Cecília e a chama de traidora.

Capítulo 104, terça-feira, 15 de agosto – Cecília confessa a Fernão que Valentim tem o testamento e pretende se vingar dele. Fernão vai atrás de Molina mas ele consegue fugir para a casa de Valentim. Cecília revela para Fernão que a verdadeira herdeira já foi encontrada. Valentim suborna Honorato para que ele agilize o processo. Fernão adivinha que Eusébia está escondida na vila dos pescadores, mas quando chega lá Aguilar já levou Rosário embora. Fernão fica pasmo ao ver que Rosário é negra. Honorato explica que Fernão tem que entregar toda a sua fortuna e deixar a casa de Lourenço. Izabel leva Rosário até Cosme e Damião e eles se emocionam muito. Fernão renega seus irmãos. Rosário liberta Eusébia. Cosme e Damião convidam Izabel e Imaculada para morar com eles. Rosário avisa que Imaculada vai ter que trabalhar como mucama.

Capítulo 105, quarta-feira, 16 de agosto – Izabel se oferece para trabalhar no lugar da mãe, mas Rosário não aceita. Dorotéia adora saber que Imaculada ficou pobre. Diogo imagina que Izabel desistirá de casar com Faustino, agora que está pobre. Rosário obriga Imaculada a levar vida de mucama. Fernão vai até a casa de Úrsula e Tiburcina deixa que ele fique morando com ela. A família de Lourenço volta para sua antiga casa. Cecília estranha estar separada de Fernão, mas nega quando Gertrudes pergunta se ela o ama. Dorotéia simpatiza com Rosário. Blanca se desespera porque Cecília se separou do marido. Cecília fica assustada ao saber que seu pai pretende anular seu casamento. Padre Gregório repreende Molina por desconfiar que ele lucrou para entregar o testamento. Dodô ri ao ver Imaculada vestida de mucama. Manoel pede que Imaculada se mude para a casa dele, mas ela se recusa. Joaquina, Diogo e Imaculada planejam acabar com o noivado de Faustino e Izabel.

Capítulo 106, quinta-feira, 17 de agosto – Diogo pensa em se vingar de Faustino. Rosário e Eusébia compram tecido para fazer vestidos novos. Eusébia tenta ensinar Imaculada a cozinhar. Antunes implora a Dodô que continue dando aulas a seu filho e ela decide que quer se encontrar com o menino a sós. Cecília garante a Izabel que seu sonho é casar-se com Valentim e ela promete ajudá-la. Dorotéia beija Luiz e ele a acusa de tentar levá-lo para o mau caminho. Gertrudes fica perturbada ao ouvir Zoé afirmar que seu pai gostaria de se casar com alguém como ela. Honorato pensa em Gertrudes. Tiburcina revela para Manoel que Fernão está morando com ela. A Santa manda Damião amar Fernão mesmo que ele não retribua. Faustino pede que Fernão leve Izabel ao altar. Joaquina fica horrorizada ao ver Eusébia, Rosário e Pureza na igreja e é repreendida por Gregório. Izabel entra na igreja.

Capítulo 107, sexta-feira, 18 de agosto – Quando Izabel entra na igreja, Imaculada e Diogo se olham com cumplicidade. No meio da cerimônia, surge uma mulher com dois filhos afirmando que é casada com Faustino. Ele nega, mas Izabel fica furiosa e o abandona no altar. Os negros jogam ovos no músico. Diogo dá dinheiro à mulher, diante dos olhares surpresos de Zoé e Bartira. Faustino acredita que foi tudo um plano de Dodô, deixando-a indignada. Honorato aconselha Diogo a ir logo pedir a mão de Izabel. Dodô decide conquistar Luiz para provar para Faustino que não está interessada nele. Gertrudes vê que Cecília está infeliz e pretende descobrir uma maneira de ajudá-la. Tiburcina percebe que Fernão ficou triste depois de ver Cecília. Joaquina ri de Imaculada vestida de mucama. Izabel concorda em casar com Diogo. Manoel aconselha Faustino a esquecer Izabel. Dorotéia pede que Inocêncio ache a mulher que atrapalhou o casamento. Gertrudes leva Cecília e Valentim na igreja, para que ela jure diante do padre que o filho que perdeu era dele.

Capítulo 108, sábado, 19 de agosto – Valentim pede perdão a Cecília e marca um encontro com ela. Blanca fica desesperada quando Pureza lhe conta. Inocêncio se muda com seus dois gansos de estimação para a casa de Manoel. Dodô tenta seduzir Luiz, mas o rapaz acaba ficando com alergia a ela. Faustino vai tentar conversar com Izabel, mas ela o expulsa de sua casa. Delfina anima Dodô a não desistir de Luiz. Inocêncio vê Diogo cortejando Izabel e desconfia que ele deve ter contratado a mulher para atrapalhar o casamento. Izabel permite que Diogo marque a data do casamento. Lourenço afirma para Gertrudes que vai conseguir a anulação do casamento de Cecília. Zoé revela para Damião e Marcelina que sua família fez uma coisa muito feia. Tiburcina garante a Fernão que seu amor pode vencer a maldição da bruxa. Blanca desconfia quando vê que Valentim quer falar com Manoel a sós. Valentim confessa que ainda ama Cecília e Manoel o aconselha a fugir com ela. Inácio ouve tudo.

21/08 – (cap 109) – Valentim decide ir embora com Cecília. Manoel vê Inácio e desconfia que ele ouviu a conversa. Blanca chora muito e pede que Inácio, Aguilar e Pureza não revelem a Valentim que ela sabe de suas intenções. Gertrudes afirma para Cecília que ela deve ir embora com Valentim. Molina aconselha Lourenço a conseguir com que Fernão peça a anulação do casamento, pois desse modo ela será mais rápida. Faustino afirma que nunca mais vai falar com Dodô, deixando Delfina preocupada. Dodô tenta convencer Izabel de que Faustino caiu numa armadilha, mas é destratada por ela. Zoé revela para Honorato que está muito triste por ele ter mentido. Faustino duvida que Dodô tenha qualquer coisa com Luiz e ela decide conquistá-lo de qualquer jeito. Molina afirma para Blanca que Valentim se sente culpado porque Cecília perdeu o filho e ela tem uma idéia. Tiburcina aconselha Fernão a rezar para a Santa. Damião promete para a Santa que vai se aproximar de Fernão. Valentim sugere que Cecília fuja com ele, mas ela pede um tempo para pensar.

22/08 – (cap 110) – Cecília não consegue decidir se vai fugir com Valentim. Lourenço propõe que Fernão peça a anulação de seu casamento. Gertrudes fica intrigada com a indecisão de Cecília. Aguilar se preocupa com Blanca ao saber que Valentim pretende fugir. Fernão avisa que só pedirá a anulação do casamento se for o que Cecília quer. Cecília fica confusa ao confirmar que seu casamento pode ser desfeito. Fernão sente-se incapaz de expressar seus sentimentos. Imaculada serve chá de urtiga para Manoel. Damião desconfia que Manoel sabe onde Fernão está vivendo. Pureza impede Valentim de ver Blanca, alegando que ela está doente. Izabel é fria com Diogo. Valentim se surpreende ao saber que Blanca está grávida. Cecília concorda em fugir com Valentim.

23/08 – (cap 111) – Valentim decide que não vai abandonar seu filho. Blanca vai fazer tudo para que Valentim a engravide de verdade. Cecília reza para a Santa em busca de inspiração. Fernão aceitará a anulação, se Cecília pedir. Faustino tenta conversar com Izabel, mas ela não acredita que ele não seja casado. Marcelina conta à Imaculada, que Zoé viu Diogo subornando a mulher que apareceu na igreja. Cecília sente-se livre de seu amor por Valentim. Damião fica sabendo que Fernão está vivendo na casa de Úrsula. Imaculada manda Diogo apressar o casamento. Cecília confessa para Fernão que chegou a amá-lo, mas não pode perdoá-lo por tê-la feito perder seu filho. Damião revela para Cecília que ela caiu sozinha da escada.

24/08 – (cap 112) – Cecília fica furiosa com Imaculada. Lourenço se irrita ao ver Honorato beijando a mão de Gertrudes. Fernão decide anular o casamento. Valentim não quer dormir com Blanca, pois acredita que pode fazer mal ao bebê. Padre Gregório tenta convencer Fernão a tentar mais um pouco. Fernão não a perdoa Cecília por não ter acreditado nele. Manoel se emociona ao saber que Valentim vai ser pai. Dodô está prestes a beijar Luiz, mas Manoel atrapalha. Fernão assina o pedido de anulação, mas Izabel derrama tinta sobre o documento e pede que ele espere antes de tomar uma decisão. Fernão corta relações com Imaculada. Cosme e Damião tentam se aproximar de Fernão, mas ele os despreza. Dodô se espanta ao ver que o corpo de Blanca não mudou com a gravidez. Cecília pede que Fernão desista da anulação.

25/08 – (cap 113) – Fernão não perdoa Cecília. Imaculada confessa que queria ver Cecília e Fernão separados. Blanca fica nervosa ao saber que Dodô vai ajudá-la em sua gravidez. A Santa aconselha Damião a dar amor a Fernão para receber de volta. Damião fica sabendo da tramoia de Diogo. Izabel aconselha Cecília a insistir com Fernão. Diogo marca a data de seu casamento. Aguilar e Pureza querem fazer o mesmo. Izabel não acredita em Damião e briga com Faustino, acusando-o de enganar o menino. Faustino acusa Dodô e ela planeja arrancar a verdade de Damião. Molina estranha a gravidez de Blanca, pois achava que ela não pudesse ter filhos. Manoel e Dodô tentam falar com Damião, mas Imaculada não deixa. Cecília pede que Fernão a perdoe e ele pergunta se ela o ama.

26/08 – (cap 114) – Cecília admite que está confusa e Fernão não a aceita de volta. Lourenço repreende Cecília por ter saído sozinha. Tiburcina apoia a decisão de Fernão. Blanca se insinua para Valentim, mas ele não se deita com ela. Dodô convence Damião a revelar tudo o que sabe. Zoé confirma que Bartira poderia servir de testemunha. Izabel não fica muito entusiasmada ao saber que Diogo já marcou a data do casamento. Inocêncio suborna Bartira e ela revela que o nome da mulher é Generosa. Lourenço avisa Cecília que quer que ela vá viver longe da vila, para não envergonhá-lo. Gregório aconselha Fernão a perdoar Cecília, mas ele insiste em assinar a anulação. Faustino pede ajuda à Imaculada, mas ela o expulsa. João Alves e Inocêncio partem em busca de Generosa. Fernão manda que Cecília assine a anulação.

 

21/08 – (cap 109) – Valentim decide ir embora com Cecília. Manoel vê Inácio e desconfia que ele ouviu a conversa. Blanca chora muito e pede que Inácio, Aguilar e Pureza não revelem a Valentim que ela sabe de suas intenções. Gertrudes afirma para Cecília que ela deve ir embora com Valentim. Molina aconselha Lourenço a conseguir com que Fernão peça a anulação do casamento, pois desse modo ela será mais rápida. Faustino afirma que nunca mais vai falar com Dodô, deixando Delfina preocupada. Dodô tenta convencer Izabel de que Faustino caiu numa armadilha, mas é destratada por ela. Zoé revela para Honorato que está muito triste por ele ter mentido. Faustino duvida que Dodô tenha qualquer coisa com Luiz e ela decide conquistá-lo de qualquer jeito. Molina afirma para Blanca que Valentim se sente culpado porque Cecília perdeu o filho e ela tem uma idéia. Tiburcina aconselha Fernão a rezar para a Santa. Damião promete para a Santa que vai se aproximar de Fernão. Valentim sugere que Cecília fuja com ele, mas ela pede um tempo para pensar.

22/08 – (cap 110) – Cecília não consegue decidir se vai fugir com Valentim. Lourenço propõe que Fernão peça a anulação de seu casamento. Gertrudes fica intrigada com a indecisão de Cecília. Aguilar se preocupa com Blanca ao saber que Valentim pretende fugir. Fernão avisa que só pedirá a anulação do casamento se for o que Cecília quer. Cecília fica confusa ao confirmar que seu casamento pode ser desfeito. Fernão sente-se incapaz de expressar seus sentimentos. Imaculada serve chá de urtiga para Manoel. Damião desconfia que Manoel sabe onde Fernão está vivendo. Pureza impede Valentim de ver Blanca, alegando que ela está doente. Izabel é fria com Diogo. Valentim se surpreende ao saber que Blanca está grávida. Cecília concorda em fugir com Valentim.

23/08 – (cap 111) – Valentim decide que não vai abandonar seu filho. Blanca vai fazer tudo para que Valentim a engravide de verdade. Cecília reza para a Santa em busca de inspiração. Fernão aceitará a anulação, se Cecília pedir. Faustino tenta conversar com Izabel, mas ela não acredita que ele não seja casado. Marcelina conta à Imaculada, que Zoé viu Diogo subornando a mulher que apareceu na igreja. Cecília sente-se livre de seu amor por Valentim. Damião fica sabendo que Fernão está vivendo na casa de Úrsula. Imaculada manda Diogo apressar o casamento. Cecília confessa para Fernão que chegou a amá-lo, mas não pode perdoá-lo por tê-la feito perder seu filho. Damião revela para Cecília que ela caiu sozinha da escada.

24/08 – (cap 112) – Cecília fica furiosa com Imaculada. Lourenço se irrita ao ver Honorato beijando a mão de Gertrudes. Fernão decide anular o casamento. Valentim não quer dormir com Blanca, pois acredita que pode fazer mal ao bebê. Padre Gregório tenta convencer Fernão a tentar mais um pouco. Fernão não a perdoa Cecília por não ter acreditado nele. Manoel se emociona ao saber que Valentim vai ser pai. Dodô está prestes a beijar Luiz, mas Manoel atrapalha. Fernão assina o pedido de anulação, mas Izabel derrama tinta sobre o documento e pede que ele espere antes de tomar uma decisão. Fernão corta relações com Imaculada. Cosme e Damião tentam se aproximar de Fernão, mas ele os despreza. Dodô se espanta ao ver que o corpo de Blanca não mudou com a gravidez. Cecília pede que Fernão desista da anulação.

25/08 – (cap 113) – Fernão não perdoa Cecília. Imaculada confessa que queria ver Cecília e Fernão separados. Blanca fica nervosa ao saber que Dodô vai ajudá-la em sua gravidez. A Santa aconselha Damião a dar amor a Fernão para receber de volta. Damião fica sabendo da tramoia de Diogo. Izabel aconselha Cecília a insistir com Fernão. Diogo marca a data de seu casamento. Aguilar e Pureza querem fazer o mesmo. Izabel não acredita em Damião e briga com Faustino, acusando-o de enganar o menino. Faustino acusa Dodô e ela planeja arrancar a verdade de Damião. Molina estranha a gravidez de Blanca, pois achava que ela não pudesse ter filhos. Manoel e Dodô tentam falar com Damião, mas Imaculada não deixa. Cecília pede que Fernão a perdoe e ele pergunta se ela o ama.

26/08 – (cap 114) – Cecília admite que está confusa e Fernão não a aceita de volta. Lourenço repreende Cecília por ter saído sozinha. Tiburcina apoia a decisão de Fernão. Blanca se insinua para Valentim, mas ele não se deita com ela. Dodô convence Damião a revelar tudo o que sabe. Zoé confirma que Bartira poderia servir de testemunha. Izabel não fica muito entusiasmada ao saber que Diogo já marcou a data do casamento. Inocêncio suborna Bartira e ela revela que o nome da mulher é Generosa. Lourenço avisa Cecília que quer que ela vá viver longe da vila, para não envergonhá-lo. Gregório aconselha Fernão a perdoar Cecília, mas ele insiste em assinar a anulação. Faustino pede ajuda à Imaculada, mas ela o expulsa. João Alves e Inocêncio partem em busca de Generosa. Fernão manda que Cecília assine a anulação.

CAPÍTULO 115: SEGUNDA-FEIRA: 28/08/2017
Fernão salva Antonieta, que está fugindo de uma praga na sua vila. Com ciúmes, Cecília briga com Antonieta. Lourenço passa mal ao discutir com Fernão e avisa Cecília que, se seu casamento continuar assim, ele a porá para fora. Damião pede a Fernão que trate ele e Cosme como seus irmãos. Rosário chora ao saber que nunca mais vai ser livre. Antonieta pergunta a Fernão se ele ainda ama Cecília.

CAPÍTULO 116: TERÇA-FEIRA: 29/08/2017
Fernão pede a Gregório que apresse a anulação de seu casamento. Molina propõe a Dodô que ela desmascare Blanca na festa de casamento de Pureza. Fernão beija Cecília. Imaculada incentiva Antonieta a conquistar Fernão. Nossa Senhora garante a Damião que sua mãe está viva. Imaculada exige que Damião lhe entregue o anel. Cecília flagra Antonieta prestes a beijar Fernão.

CAPÍTULO 117: QUARTA-FEIRA: 30/08/2017
Cecília destrata Antonieta. Imaculada pega o anel de Damião e lembra que Manoel já havia mostrado a joia a ela. Gregório aconselha Fernão a mostrar seus sentimentos a Cecília. Fernão e Cecília brigam. Faustino tenta conseguir um emprego de soldado. Imaculada castiga Cosme e Damião. Blanca planeja fingir que teve seu filho enquanto Valentim estiver viajando. Antonieta beija Fernão.

CAPÍTULO 118: QUINTA-FEIRA: 31/08/2017
Benta vê o beijo entre Antonieta e Fernão e conta para Cecília. Imaculada planeja forjar um encontro de Valentim com Cecília para Fernão ficar com ciúmes. Cecília manda Antonieta se afastar de Fernão. Imaculada descobre que o anel é importante para Dodô. Faustino não consegue emprego. Antunes e Imaculada pensam um no outro. Fernão vai ver a santa e João pede que ele não tente destrui-la.

CAPÍTULO 119: SEXTA-FEIRA: 01/09/2017
Fernão avisa que vai voltar para acabar com a santa. Fernão, bêbado, tenta agarrar Cecília, que quebra um vaso em sua cabeça. Imaculada confessa a Molina que está atraída por Antunes. Molina manda Dodô afrouxar o espartilho de Blanca, para que sua barriga falsa caia diante de todos na festa de Pureza. Cecília pede ajuda a Gregório. João Alves avisa a Izabel que Fernão tentará destruir a santa.

CAPÍTULO 120: SÁBADO: 02/09/2017
Izabel manda João Alves cuidar da santa. Gregório diz a Cecília que seu casamento só dará certo quando ela amar o marido. Faustino vai ao quarto de Izabel para tentar convencê-la a desistir de seu casamento. Quando Diogo chega, Faustino se esconde e depois o espeta com uma agulha para evitar que ele beije Izabel. Imaculada e Antunes vão ver o que está havendo e rolam de novo escada abaixo.

11/09 – (cap 127) – Tiburcina pede perdão para a Santa e se prepara para pegá-la. João Alves chama Tiburcina para ir ver o local onde será construída a capela. Faustino também jura que não roubou o anel. Fernão pretende vender Eusébia, mas Izabel não permite. Damião abraça Fernão, mas ele se recusa a considerá-lo seu irmão. Rosário e Eusébia se dão conta de que seu dinheiro está nas mãos de Fernão. Izabel afirma para Fernão que se casará de qualquer jeito. Blanca compra os patos de Inocêncio e os dá de presente a Eusébia, mas depois se arrepende, sem saber o porquê. Fernão garante para Honorato que já tomou providências em relação à Santa. Dodô vê Inocêncio com dinheiro e acusa-o de ter roubado seu anel. Tiburcina fica encantada com os elogios de Fernão e promete que vai roubar a Santa. João Alves estranha o comportamento de Tiburcina. Molina suborna Blanca, ameaçando revelar a Valentim que ela não está grávida. Inocêncio afirma que o dinheiro que conseguiu é da venda dos patos.

12/09 – (cap 128) – Eusébia pede que Damião esconda o anel. Dodô decide voltar à velha vida e vai procurar Luiz. Damião mostra seu anel a Marcelina. Dodô se decepciona ao saber que Luiz renovou seu voto de castidade, mas decide tentar mais uma vez. Blanca conta para Molina que agora está grávida de verdade. Molina fica satisfeito ao perceber que Dodô odeia Blanca. Cecília fica intrigada quando Fernão afirma que há uma moça interessada nele. A Santa avisa a Damião que o anel pertence a outra pessoa. Damião descobre que Tiburcina está gostando de alguém. Dodô e Faustino pedem ajuda a Cosme e Damião. Diogo tenta expulsar Dodô e Faustino da igreja, mas Gregório não permite. Izabel afirma para Fernão que se casará de qualquer jeito. Damião aponta um bodoque para o teto da igreja.

13/09 – (cap 129) – Damião acerta em uma casa de abelhas que cai em cima de Joaquina. As abelhas se espalham pela igreja, deixando todos em pânico. Blanca fica desconfiada ao ver Dodô perto de Cosme e Damião. Diogo leva Joaquina para casa, abandonando Izabel, que fica indignada. Manoel acusa Dodô de estar dando falsas esperanças a Faustino. Honorato manda que Diogo vá ver Izabel para tentar consertar as coisas. Diogo e Faustino se encontram na frente da casa de Izabel e brigam. Imaculada expulsa Faustino. Dodô está desolada, pois acha que nunca mais vai encontrar o anel. Izabel não perdoa Diogo, e ele jura que não a deixará casar-se com mais ninguém. Izabel fica feliz ao saber que foi Faustino quem quis impedir seu casamento. Fernão fica furioso quando Cecília o compara a Valentim. Tiburcina encontra Fernão e ele a convence a roubar a imagem.

14/09 – (cap 130) – Faustino se encontra com Izabel. Izabel vê Tiburcina segurando a Santa, mas ela disfarça e afirma que estava tentando limpá-la. Valentim e Blanca pedem que Dodô seja expulsa da vila, mas Antunes afirma não tem poder para fazer isso. Fernão se irrita com Tiburcina ao saber que ela não conseguiu roubar a imagem. Antunes confessa para Honorato que não quer expulsar Dodô porque tem esperanças que ela conquiste Luiz. Izabel pede a Faustino um tempo para pensar. Imaculada garante a Diogo que vai ajudá-lo a reconquistar Izabel. Honorato pressiona Fernão para que ele acabe com o culto à Santa. Cecília desconfia que Tiburcina está tentando roubar a imagem para Fernão. Blanca confessa para Pureza que quer ver Dodô longe pois ela pode desconfiar que sua gravidez é falsa. Antunes avisa a Dodô que Valentim e Blanca pediram a expulsão dela. Imaculada afirma para Izabel que vai morrer se tiver que viver na pobreza. Valentim vai visitar Dodô. Cecília pergunta a Fernão se ele tem outra mulher.

15/09 – (cap 131) – Cecília pergunta a Fernão se ele tem outra mulher. João Alves percebe Tiburcina estranha. Cecília pede que Benta siga Fernão. João reza a Santa que não aconteça nada de ruim. Tiburcina precisa pegar a Santa para Fernão. Valentim visita Dodô e ele pede que ela vá embora. Valentim fala para Manoel que Dodô é uma farsa. Manoel briga com Dodô, mas ela diz que é a verdadeira mãe de Valentim. Blanca se assusta ao ouvir Valentim dizer que se emocionou com Dodô. Os escravinhos roubam bolo e Imaculada escuta Damião falando sobre um anel. Cecília pede a escrava seguir Fernão. João desconfia de Tiburcina. Gertrudes desconfia que Cecília esteja com ciúmes de Fernão. Benta vê Fernão pedindo a Tiburcina que roube a imagem da Santa. Imaculada pergunta para Eusébia sobre o anel, mas ela não conta. Dodô devolve o dinheiro a Blanca. Blanca confessa para Pureza que quer ver Dodô longe, pois ela pode desconfiar de sua gravidez. Blanca mente pra Valentim e diz que Dodô não foi a sua casa. Cecilia fica sabendo que Tiburcina se aliou com Fernão para pegar a Santa, então pede para a mucama chamar Izabel. Imaculada pergunta a Izabel sobre o anel, mas ela não se contenta com a resposta de sua filha. Valentim pede ao capitão que veja se Dodô já foi embora da vila. Dodô e Manoel descobrem que foram enganados pela Blanca. Cecília revela a Izabel que Tiburcina planeja roubar a Santa. Izabel pede que Faustino salve a imagem da Santa.

16/09 – (cap 132) – Faustino garante a Izabel que vai proteger a Santa. João Alves tenta convencer Tiburcina que a Santa é milagrosa, mas ela se recusa a acreditar. Tiburcina se prepara para pegar a imagem quando Faustino chega, afirmando que veio rezar. Manoel descobre que Blanca não devolveu o dinheiro a Valentim e avisa a Dodô que ela pode ser acusada de roubo. Blanca explica para Pureza que quer ver Dodô bem longe da vila. Antunes confirma para Valentim que o acordo que ele fez com Dodô não tem valor legal. Valentim destrata Dodô, deixando-a arrasada, Manoel a consola, e diz que deve ficar na vila. Izabel revela a Damião que Tiburcina pretende roubar a imagem e ele jura protegê-la. Honorato ameaça tomar os bens de Fernão se ele não acabar com o culto à Santa. Izabel afirma que Fernão está amargo por não ter recebido o amor de Cecília. Faustino percebe que João Alves gosta de Tiburcina e decide não revelar as intenções dela. Fernão pressiona Tiburcina, para que pegue a santa. João acha que Faustino quer pegar a santa. Luiz consola Dodô e os dois se beijam. Cecília propõe a Fernão que ele desista de destruir a Santa para que ela aceite ser sua mulher. Luiz fica com dor de dente depois de beijar Dodô. Fernão não aceita a proposta de Cecília. Faustino fala para João que está lá por pedido de Izabel, para olhar a Santa.

Capítulo 133, segunda-feira, 18 de setembro – Tiburcina se oferece para tomar conta da Santa. João fala a Faustino sobre o amor que tem por Tiburcina. Lourenço diz a Cecília que se Fernão a abandonar novamente, ela não será mais sua filha. Gertrudes desconfia que Cecília esteja com ciúmes de Fernão. Antunes repreende Luiz por sua dor de dente. Damião diz a Izabel que João está gostando de Tiburcina e não acreditará que ela quer roubar Nossa Senhora Aparecida. Molina garante a Dodô que ela terá sua chance de se vingar de Blanca, caso faça o que ele mandar. Blanca acha que realmente está grávida. Aguilar joga carta na casa de Valentim. Blanca pede a Pureza que chame Valentim, que vai até seu quarto e chega perto da barriga de Blanca, mas ela se incomoda e não o deixa. Faustino conversa com Nossa Senhora Aparecida. Cecília fala para Fernão que se ela envergonhar seu pai ele a coloca na rua. Fernão ri ao saber da ameaça que Lourenço fez à Cecília e depois a beija, mas ela o afasta. Imaculada está quase convencendo Damião a lhe mostrar seu anel quando Manoel chega e estraga tudo. Delfina e Dodô desconfiam quando Tiburcina pede para ver o velho livro da bruxa. Izabel recusa um beijo de Faustino. Joaquina se irrita porque dois de seus escravos fugiram para ir até a vila para rezar. Tiburcina revela a Fernão que vai fazer uma poção para Faustino e João dormir.

Capítulo 134, terça-feira, 19 de setembro – Tiburcina afirma a Fernão que consegue fazer Faustino e João beber o chá. Izabel magoa Faustino ao afirmar que terá que casar-se com um homem rico para cuidar de sua mãe. Imaculada faz Diogo levar baldes de água até a casa dela. Fernão questiona Tiburcina se o plano dela dará certo, que afirma que ele não falhará. Faustino pede a Nossa Senhora Aparecida que ajude ele a conquistar Isabel. Isabel vai até a vila para falar com João sobre Tiburcina mas não tem coragem de revelar a verdade, pois percebe que ele a ama. Tiburcina vai até a floresta pegar o material para fazer o chá. Dodô beija Luiz e ele tem um ataque de coceira. Capitão Antunes fica inconformado com seu filho e garante que fará qualquer coisa para que Dodô conquiste seu filho, e ela pede que ele ache seu anel. Manoel desenha o anel para que o Capitão Antunes consiga achar. Valentim proíbe Honorato de fazer algo contra a Santa. Valentim percebe que Blanca não está grávida. Diogo agarra Izabel quando ela se recusa a lhe dar um beijo. Izabel pensa em Faustino, mas sua mãe a interrompe e finge que passa mal e diz pra se casar-se com Diogo. Tiburcina dá um chá que faz dormir a Faustino e João Alves.

Capítulo 135, quarta-feira, 20 de setembro – João Alves e Faustino percebem que a Santa não está no altar. João coloca todos da vila a procura da santa. Fernão se irrita com Tiburcina que não pegou a Santa. Cecília e Braz procuram Marcelina e descobrem que a santa esteve protegida com Marcelina e Damião. Imaculada despreza nossa Senhora Aparecida. Faustino pede a Marcelina e Damião que não conte para João que Tiburcina quer roubar a Santa. Cecília fica desconfiada ao encontrar Fernão perto da aldeia dos pescadores. Valentim se irrita em saber que Antunes fez um acordo com Dodô. Blanca decide que vai pegar o filho de outra mulher quando estiver em tempo de dar à luz. Izabel chama Faustino de irresponsável. Valentim ofende Dodô ao saber que Antunes está procurando o anel. Lourenço proíbe que Marcelina continue a ser amiga de Damião. Cecília vai até a casa de Valentim, deixando Blanca indignada. Honorato ameaça tirar os bens de Fernão se ele não destruir a Santa. João se incomoda com Faustino, pois ele ofende Tiburcina. Cecília pede que Valentim cuide da Santa.

Capítulo 136, quinta-feira, 21 de setembro – Valentim marca um encontro com Cecília. Blanca fica furiosa, mas Pureza a aconselha a não demonstrar. Dodô afirma para Antunes que quer mudar de vida e desistir do trato. Antunes obriga Luiz ir a procura de Dodô. Izabel briga com sua mãe porque ela sempre desrespeita Cosme e Damião. Cecília pede que Valentim cuide da Santa. Fernão recusa dar dinheiro para comprar comida e sapatos para Cosme e Damião. Valentim quer que Fernão não seja mais administrador do dinheiro do Cosme e Damião. Blanca faz Cecília prometer que não vai destruir sua família. Faustino e João come a comida que Tiburcina fez. Cecília abre seu coração para Fernão, mas ele não confia nela. Luiz vai visitar Dodô. Luiz vai visitar Dodô e leva flores. Imaculada convence Fernão a raptar Rosário e vendê-la. Valentim pede que Blanca lhe mostre sua barriga. Tiburcina vai tocar na Santa, mas ouve um trovão. Imaculada aconselha Fernão e Honorato a darem um fim em Rosário.

Capítulo 137, sexta-feira, 22 de setembro – Tiburcina vai tocar na Santa, mas suas mãos paralisam. Tiburcina se recusa a revelar porque suas mãos estão daquele jeito. Todos estranham o bom humor de Imaculada. Inocêncio e Gil vão pegar Rosário. Valentim repreendem Antunes e o Juiz, pois ele desconfia que os dois estejam querendo roubar a Santa. Valentim proíbe que Honorato e Antunes toquem a Santa. Faustino revela a Izabel o que aconteceu com Tiburcina. Izabel chama Gregório e Cecília para irem com ela à aldeia dos pescadores. Fernão e Honorato provocam Antunes, afirmando que Luiz é maricas. Imaculada encontra Dodô na igreja. Inocêncio e Gil prendem Rosário em uma capela na fazenda de Joaquina. Cecília pede para conversar com Tiburcina a sós. Diogo avisa a Imaculada que o plano deu certo. Cecília faz Tiburcina confessar que ia roubar a Santa para Fernão, e vai se encontrar com ele no lugar dela. Cecília acusa Fernão de ter medo de seus sentimentos.

Capítulo 138, sábado, 23 de setembro – Cecília acusa Fernão de ter medo de seus sentimentos. Lourenço passa mal ao saber que Cecília discutiu com Fernão, e ela decide se acertar com o marido. Cosme e Damião choram ao notar que sua mãe desapareceu. Braz consola sua irmã Cecília. João Alves cuida de Tiburcina, que se sente culpada. Valentim manda que Inocêncio e Aguilar procurem Rosário. Rosário se recusa a comer. Blanca acusa Fernão e Imaculada. Dodô e Manoel desconfiam ao ver Inocêncio cheio de dinheiro e com um ferimento no dedo. Cecília e Fernão discutem e se beijam. Aguilar acha a pulseira de Rosário, e a devolve à família. Valentim manda que Inocêncio e Aguilar procurem Rosário. Izabel e Eusébia estranham que Imaculada tenha se tornado tão boa com Cosme e Damião. Cecília demonstra que agora confia em Fernão.

25/09 – (cap 139) – Cecília se entrega a Fernão. Valentim sente como se algo estivesse sendo tirado dele, enquanto Blanca tem um bom pressentimento. Izabel e Eusébia estranham que Imaculada tenha se tornado tão boa com Cosme e Damião. Rosário decide comer para ter forças. Tiburcina se arrepende e João Alves chama Gregório para que ela peça perdão. Honorato dá a guarda de Cosme e Damião a Imaculada. Dodô desconfia de Capitão do Mato. Imaculada obriga Eusébia a cozinhar e não permite que Cosme e Damião andem de sapatos. Joaquina e Diogo vão visitar Imaculada. Lourenço se irrita por saber que Fernão e Cecilia estão ainda no quarto. Tiburcina se arrepende e pede pra ser batizada por Gregório. Fernão recebe uma mensagem de Antonieta e vê quando ela está sendo atacada por salteadores.

26/09 – (cap 140) Fernão salva Antonieta, que explica que está fugindo de uma praga que está tendo em sua vila. Dodô aconselha Faustino a arrumar um emprego. Izabel concorda em casar com Diogo. Tiburcina é batizada. Cecília, enciumada, briga com Antonieta. Fernão fica furioso, pois Cecília não admite que tenha ciúmes dele. Lourenço passa mal ao brigar com Fernão e avisa a Cecília que se seu casamento continuar assim ele a colocará para fora. Antonieta mostra a Imaculada que ainda tem bastante dinheiro, e procura uma casa para morar. Fernão vai até a casa de Imaculada ver Antonieta. Antonieta faz charme para Fernão, deixando Izabel preocupada. Imaculada incentiva Antonieta a conquistar Fernão. Valentim fica arrasado ao saber que Cecília teve ciúmes de Fernão.

27/09 – (cap 141) – Valentim fica arrasado ao saber que Cecília teve ciúmes de Fernão. Gertrudes aconselha Cecilia a lutar pelo amor. Valentim vai até Fernão para conversar, mas eles discutem. Braz pede que Fernão tente se entender com Cecília. Antonieta pergunta a Fernão se ele ainda ama Cecília. Fernão pede que Gregório apresse a anulação de seu casamento. Valentim admite que esteja com Blanca por causa da criança. Molina propõe a Dodô que ela desmascare Blanca durante a festa do casamento de Pureza. Fernão e Cecília brigam e depois eles se beijam. João confessa seus sentimentos a Tiburcina.

28/09 – (cap 142) – Cecília briga com Fernão. Braz pede que Fernão volte para casa e ele, irritado, vai visitar Antonieta. Lourenço decide vender Benta para Fernão. Cosme pede para a Santa que sua mãe volte. Rosário reza, pedindo por sua liberdade. Cecília fica furiosa ao saber que Fernão estava comprando Benta para dar a Antonieta. Imaculada obriga Cosme e Damião a vestir roupa de escravo. Fernão garante a Honorato que vai destruir a Santa. Izabel e Diogo marcam a data do casamento. Imaculada vê que Damião está segurando um anel e exige que ele o entregue. Imaculada pega o anel de Damião e lembra que Manoel já o havia mostrado a ela. Faustino explica para Izabel que está começando a trabalhar, mas ela avisa que não vai mudar de ideia. Cecilia flagra Antonieta prestes a beijar Fernão. Luiz fica desapontado ao ver que Dodô não vai mais tentar conquistá-lo. Fernão briga novamente com Cecília.

29/09 – (cap 143) Imaculada e Antonieta planejam provocar uma briga entre Fernão e Cecília. Izabel consola Cecília. Fernão avisa que vai voltar para acabar com a Santa. João cuida de Tiburcina, Damião vai rezar para Santa. Fernão acusa Cecília de sempre estar contra ele. Fernão vai dormir no quarto de Braz. Faustino pede a Antunes um emprego no quartel, mas Faustino acerta a peruca do capitão e não entra para o quartel. Imaculada obriga Cosme e Damião a se ajoelharem no milho. Aguilar planeja sua festa de casamento. Blanca pretende fingir o nascimento do seu filho enquanto Valentim estiver viajando. Molina e Dodô planejam desmascarar Blanca. Antonieta beija Fernão. Benta vê o beijo de Antonieta e Fernão. Gregório aconselha Cecília a lutar por seu casamento. Cecília fica arrasada ao saber do beijo.

30/09 – (cap 144) Valentim avisa a Fernão que ele terá que lhe mostrar suas contas. Manoel fica preocupado ao saber que Dodô planeja algo contra Blanca. Antonieta conta a Imaculada que beijou Fernão. Imaculada e Antonieta planejam provocar uma briga entre Fernão e Cecília. Izabel fala pra sua mãe que gosta de Faustino. Valentim confessa que ainda ama Cecília. Blanca pretende fingir que teve seu filho logo após do casamento de Pureza. Antunes esbarra em Imaculada e eles rolam de uma escada juntos. Imaculada pede que Antunes impeça a união de Aguilar e Pureza. Cecília manda que Antonieta se afaste de Fernão. Imaculada questiona Manoel sobre o anel. Faustino pede a Inocêncio um emprego de capitão do mato mas não consegue o emprego. Luiz sugere que Faustino aprenda a profissão de cirurgião-barbeiro. Fernão vai ver a Santa e João Alves pede que ele não tente destrui-la.

Capítulo 145, segunda-feira, 02 de outubro – Fernão vai ver a Santa e João Alves pede que ele não tente destruí-la. Braz pede que Fernão volte para casa e ele, irritado, vai visitar Antonieta. Cecília quer ir atrás de seu marido, mas é impedida por Braz. Fernão chega bêbado e tenta agarrar Cecília, que quebra um vaso em sua cabeça. Cecília cuida de Fernão. Manoel pede que o cirurgião barbeiro ensine seu ofício a Faustino. Joaquina sofre com uma dor de dente. Rosário reza, pedindo por sua liberdade. Fernão briga novamente com Cecília. Diogo pede para Gil ir atrás de um barbeiro cirurgião. Faustino vai atrás de Izabel e diz que conseguiu um emprego. Antunes e Imaculada trocam elogios. Molina manda que Dodô deixe frouxo o espartilho de Blanca, para que sua barriga falsa caia diante de todos na festa de Pureza. Diogo se incomoda porque Faustino foi com o Barbeiro cirurgião tirar o dente de sua mãe. Cecília pede conselho para o Padre Gregório. João pede ajuda a Izabel para que cuide da Santa, pois Fernão ameaçou que irá roubá-la.

Capítulo 146, terça-feira, 03 de outubro – Izabel manda que João Alves cuide da Santa e planeja pedir ajuda a Gregório. A Santa explica para Damião que antes de ver sua mãe de novo, ele deve conquistar o amor de Fernão. Imaculada confessa a Molina que está atraída por Antunes. Fernão vai até a casa de Antonieta. Faustino e o Barbeiro cirurgião vão embora sem ganhar. Faustino ouve gritos, mas Gil impede que ele encontre Rosário. Gregório avisa a Cecília que seu casamento só dará certo quando ela amar seu marido. Dodô diz a Delfina sobre o plano de desmascarar Blanca no casamento de Pureza. Faustino aparece no quarto de Izabel e tenta convencê-la a desistir de seu casamento. Izabel manda Faustino se esconder embaixo da cama ao ouvir Diogo se aproximar. Faustino espeta Diogo com uma agulha para evitar que ele beije Izabel. Antunes e Imaculada trocam elogios e Imaculada pede que Antunes impeça a união de Aguilar e Pureza.

Capítulo 147, quarta-feira, 04 de outubro – Manoel não gosta de ver Imaculada e Antunes caídos no chão. Faustino se esconde no telhado de Izabel, e ela distrai Diogo para que ele não perceba. Cosme e Damião tiram Faustino do telhado. Fernão acusa Cecília de sempre estar contra ele e pede a ela ajudar ele roubar a imagem. Diogo beija Izabel e ela quase o manda embora, mas lembra de que Faustino está em cima do telhado. Antunes e Manoel disputam a atenção de Imaculada. Manoel incentiva Dodô a se vingar de Blanca. Cosme e Damião tiram Faustino do telhado. Fernão diz que a Santa vai voltar de onde veio Lourenço o enfrenta e protege a Santa. Gregório abençoa Pureza e Aguilar nos pés de Nossa Senhora. Imaculada e Antonieta planejam destruir o casamento de Cecília e Fernão. Manoel e Antunes discutem na igreja, pois querem sentar perto de Imaculada. Pureza leva as mulheres na casa de Blanca para descansarem. Blanca desconfia das intenções de Dodô.

Capítulo 148, quinta-feira, 05 de setembro – Dodô tenta avisar Blanca que seu vestido está frouxo, mas ela se recusa a escutá-la. Antunes e Manoel disputam a atenção de Imaculada. Gregório estranha a felicidade de Molina. Molina pede que Blanca faça uma dança espanhola, e sua barriga falsa cai na frente de todos. Valentim vai embora, humilhado. Blanca acusa Cecília de tentar roubar seu marido, deixando Fernão furioso. Valentim discute com Blanca. Gregório estranha a felicidade de Molina. Cecília recebe um recado de Valentim e decide encontrá-lo.

Capítulo 149, sexta-feira, 06 de outubro – Molina jura se vingar, pois Blanca se recusa a fugir com ele. Dom Lourenço fica sabendo sobre o acontecido com Valentim. Cecília decide ir ao encontro de Valentim. Antunes segue Cecilia, mas a perde de vista. Imaculada pergunta a Damião se ele levou algum recado para Cecília. Cecília acredita que deve ficar ao lado de Fernão, mas Valentim não se conforma e tenta beijá-la. Marcelina revela onde Cecília está e Lourenço manda Braz ir atrás dela. Imaculada pergunta a Damião se ele levou algum recado para Cecília, mas Izabel o salva antes que ele confesse. Valentim pede que Cecília fuja com ele. Manoel fica arrasado ao ver que Imaculada é mais gentil com Antunes do que com ele. Valentim não acredita que Cecília ame Fernão ele não se conforma e tenta beijá-la.

Capítulo 150, sábado, 07 de outubro – Imaculada avisa a Fernão que sua mulher está com Valentim. Manoel encontra Diogo e pede que vá ajudar Valentim. Valentim beija Cecilia. Pureza briga com Blanca. Fernão vê Valentim com Cecília. Valentim e Fernão brigam. Pureza manda Aguilar carregá-la no colo e ele acaba derrubando todos os móveis. Dodô afirma que eles devem pedir ajuda a Aguilar. Dodô invade a casa de Blanca e avisa Aguilar que Valentim está em perigo. Blanca expulsa Dodô de sua casa, deixando-a furiosa. Cecília decide ir embora com seu marido. Cecília garante a Fernão que não pretendia deixá-lo, mas ele não acredita. O cirurgião-barbeiro cuida do ferimento de Valentim, com a ajuda de Faustino. Lourenço avisa Cecília que vai expulsá-la de casa se Fernão a abandonar. Antonieta se declara para Fernão. O cirurgião barbeiro e Faustino vão até a casa de Valentim para fazer curativo.

09/10 – (cap 151) – Lourenço avisa Cecília que se Fernão não voltar para sua casa ela será expulsa. Cecília decide ir embora, mas Marcelina pede que ela reze para a Santa antes de tomar uma decisão. Silvana conversa com Tiburcina. Antonieta se declara para Fernão. Valentim desabafa sua tristeza com Manoel. Cecília confessa a Fernão que o ama. Antonieta ordena que Benta a ajude a acabar com o casamento de Fernão.  Lourenço garante a Marcelina que não vai mais mandar Cecília embora. Valentim desabafa sua tristeza com Manoel. Cecília volta a se declarar para Fernão. Zoé fica apavorada ao perceber que seus seios estão crescendo e pede que Gertrudes não diga nada a seu pai. Benta conversa com Marcelina e descobre que Fernão perdoou Cecília. Gregório fica feliz por saber que Cecília está se acertando com Fernão. Cecilia diz a Manoel que lutará pelo seu casamento.

10/10 – (cap 152) – Blanca avisa a Valentim que não desistirá dele. Izabel percebe que sua mãe está mais vaidosa e acredita que ela esteja envolvida no desaparecimento da mãe de Cosme e Damião. Manuel Blanca avisa a Valentim que não desistirá dele. Izabel percebe que sua mãe está mais vaidosa e acredita que ela esteja envolvida no desaparecimento da mãe de Cosme e Damião. Manuel e Antunes brigam novamente. Eusébia leva remédio para piolho para Imaculada, e Antunes se afasta de Imaculada achando que realmente está com piolho. Faustino fala pra Dodô que Valentim não quer vê-la. Fernão questiona Cecília se realmente ela o ama. Fernão e Cecília se beijam. Dodô promete ajudar Manoel a conquistar Imaculada. Blanca diz que nunca abandonará Valentim. Luiz ouve Blanca oferecendo dinheiro para Molina ir embora. Valentim não se conforma que Cecília ame Fernão. Cecília pede que Fernão desista de destruir a Santa.  Antonieta vai atrás de Fernão, mas ele a destrata. Faustino se lamenta por não ter dinheiro para comprar os instrumentos de cirurgião. Silvana explica para Tiburcina que ela deve se arrepender de verdade. Imaculada aconselha Antonieta a revelar para Fernão que Lourenço ameaçou expulsar Cecília de casa.

11/10 – (cap 153) – Gertrudes aconselha Honorato a tratar Zoé como menina. Izabel ameaça não casar com Diogo se ele deixar que Joaquina destrate Cosme e Damião. Dodô oferece suas joias para que Faustino possa comprar instrumentos e se tornar cirurgião-barbeiro. Faustino fica comovido, mas não aceita, deixando Dodô orgulhosa. Izabel fica furiosa ao ver Joaquina maltratando Cosme e Damião e manda que Diogo escolha entre ela e a mãe. Luiz revela a Dodô o que ouviu e ela decide escrever uma carta ao bispo. Antonieta garante a Fernão que Cecília não o ama e que só o aceitou porque não queria ser expulsa de casa. Fernão briga com Cecília. Lourenço passa mal ao ver Gertrudes e Honorato se beijando e morre. Cecília se culpa pela morte do pai e pede a Fernão que não a abandone. Valentim decide dar seus pêsames à família de Lourenço, deixando Blanca com ciúmes.

12/10 – (cap 154) – Cecília manda Valentim ir embora, pois quer salvar seu casamento em nome da memória do pai. Dodô e Delfina vão ao velório de Lourenço. Antonieta conta a Imaculada que Fernão acreditou nela e foi correndo brigar com Cecília. Dodô oferece sua amizade a Valentim, mas ele a destrata. Fernão avisa a Cecília que já tomou sua decisão. Delfina se insinua para Braz. Dodô entrega a Manoel os biscoitos que despertarão a paixão de Imaculada. Fernão fala pra Cecília que vai deixá-la, e ela decide que vai reconquistá-lo. Fernão resolve ficar, não por amor a Cecília e sim por piedade, e deixa claro que vai embora assim que o casamento for anulado. Imaculada garante a Joaquina que vai se livrar de Cosme e Damião. Faustino se lamenta por não ter dinheiro para comprar os instrumentos de cirurgião. Izabel fica furiosa ao ver Joaquina maltratando Cosme e Damião e manda que Diogo escolha entre ela e a mãe. Joaquina maltrata Cosme e Damião e Izabel fica furiosa. Faustino lamenta por não ter dinheiro para comprar os equipamentos para ser barbeiro cirurgião. Damião pede para Eusébia pegar o anel da Imaculada, para ajudar Faustino. Delfina aconselha Dodô a dar alguns biscoitos para Luiz.

13/10 – (cap 155) – Imaculada pede que Antunes e Honorato a ajudem a sumir com os moleques, mas eles se recusam. Imaculada cai na escada com Antunes. Eusébia aceita ajudar Manoel a conquistar Imaculada. Manoel se espanta com o comportamento de Imaculada. Damião encontra seu anel no quarto de Imaculada. Imaculada sai do transe e acusa Manoel de agarrá-la e ele é preso. Dodô pede que Antunes tire Manoel da cadeia e, em troca, promete dar os biscoitos para Luiz. Imaculada se desespera ao ver que o anel sumiu. Damião entrega o anel a Faustino.  Gertrudes aconselha Cecília a lutar por Fernão. Cecília tenta seduzir Fernão. Fernão se esquiva de Cecília. Cecília vê Fernão e Antonieta se beijando.

14/10 – (cap 156) – Cecília atira um castiçal na cama e provoca um incêndio. Gregório pede que Fernão volte para sua casa. Antunes manda Fernão ir para casa, para evitar um escândalo. Gregório avisa a Antonieta que, se ela continuar se encontrando com Fernão, será expulsa da vila. Faustino revela a Manoel que Damião estava com o anel de Dodô. O poeta castiga os moleques, acreditando que eles roubaram o anel. Luiz garante ao pai que vai manter seu voto de castidade. Damião explica que achou o anel dentro do pato e Manoel decide devolvê-lo a Dodô, para decepção de Imaculada. Gregório ameaça tirar os direitos de Fernão ao dinheiro de seu pai, caso ele não respeite seu casamento. Imaculada sugere que Fernão dê um sumiço em Cosme e Damião e Eusébia, horrorizada, ouve a conversa dos dois. Dodô fica muito grata a Manoel por receber seu anel de volta. Eusébia ouve Imaculada pedir a Antunes que suma com Cosme e Damião. Dodô mostra o anel a Valentim.

Capítulo 157, segunda-feira, 16 de outubro – Valentim pede perdão a Dodô, mas ela não aceita. A Santa manda Damião acreditar que Fernão um dia irá gostar dele e do irmão. Antunes prepara uma armadilha para Cosme e Damião. Luiz começa a sentir calor, e Dodô o encoraja a tirar a roupa. Eusébia avisa Faustino que os moleques correm perigo. Faustino e João Alves colocam um porco espinho dentro da armadilha preparada por Antunes. Gertrudes se recusa a encontrar-se com Honorato. Zoé consola Marcelina. Valentim vê Luiz nu no quarto de Dodô. Antonieta garante a Cecília que desistiu de Fernão. Antunes acha que conseguiu pegar os escravos, mas é surpreendido pelo um porco espinho, chega à casa de Imaculada com espinhos no rosto.

Capítulo 158, terça-feira, 17 de outubro – Izabel garante a Faustino que sua mãe jamais faria mal a Cosme e Damião. Dodô fica magoada ao ouvir Valentim dizer que se envergonha dela. Luiz é obrigado a sair pelado na rua e acaba preso. Delfina percebe que Manoel está com ciúmes de Dodô. Antonieta pede perdão a Gregório. Cecília acredita que agora seu casamento dará certo. Antonieta se encontra com Fernão e eles planejam se vingar de Cecília. Imaculada manda chamar o cirurgião para tirar os espinhos de Antunes. Fernão é frio com Cecília. Valentim oferece dinheiro para Blanca ir embora. Imaculada garante a Izabel que jamais faria mal aos moleques. Joaquina e Diogo planejam dar um fim em Rosário. Damião tem certeza de que sua mãe está viva. Antunes se decepciona ao saber que nada aconteceu entre Luiz e Dodô. Blanca avisa para Valentim que não o deixará em paz. Cecília beija Fernão.

Capítulo 159, quarta-feira, 18 de outubro – Fernão e Cecília fazem amor. Gertrudes se esquiva das propostas de Honorato. Fernão garante a Cecília que a noite não significou nada para ele, deixando-a furiosa. Luiz se arrepende muito do que fez, para desespero de Antunes. Manoel e Dodô discutem. Antunes planeja aprontar outra armadilha para Cosme e Damião. Imaculada acorda muito estranha agradando Damião e Cosme, Eusébia desconfia dela. Faustino pede que Manoel vigie os moleques. João Alves pede um beijo para Tiburcina e ela foge. Braz fica preocupado ao perceber que Fernão está roubando dinheiro de seus irmãos. Antonieta tenta dar um presente a Cecília, mas ela desconfia de suas intenções e não aceita. Imaculada tenta impedir Manoel de ir encontrar Cosme e Damião na aldeia dos pescadores. Antunes arruma armadilha para pegar Cosme e Damião. Molina se oferece para ajudar Valentim a se livrar de Blanca, mas ele recusa. Blanca revela a Gregório que Molina não é padre. Luiz pede Dodô em casamento. Manoel e Antunes caem nas armadilhas.

Capítulo 160, quinta-feira, 19 de setembro – Cecília fica indignada ao saber que Fernão planeja se encontrar com Antonieta. Faustino liberta Manoel da armadilha. Izabel desconfia que Imaculada tramou algo contra Cosme e Damião. Faustino decide soltar Antunes, mas exige que ele revele a Izabel que estava caçando os moleques. Fernão promete a Honorato que roubará a Santa em breve. João Alves e Silvana rezam por Tiburcina. Luiz está arrasado, pois Dodô recusou sua proposta de casamento. Cecília manda que Tenório ponha uma cobra no quarto de Antonieta. Antunes assume diante de Izabel que quis sequestrar Cosme e Damião, mas Imaculada não deixa que sua filha saiba que ela estava envolvida. Gregório fica chocado ao saber toda a verdade sobre Molina, e decide denunciá-lo. Izabel termina seu noivado com Diogo ao ouvi-lo planejando colocar Cosme e Damião na senzala. Antonieta beija Fernão em seu quarto.

Capítulo 161, sexta-feira, 20 de outubro – Antonieta fica histérica ao ver a cobra. Fernão se pergunta como a cobra chegou ao quarto. Diogo não consegue fazer Izabel mudar de ideia. Dodô empresta sua carroça a Gregório, e fica sabendo que ele recebeu uma denúncia sobre Molina. Izabel desconfia que Imaculada está envolvida no desaparecimento de Rosário. Molina desconfia que Blanca o denunciou, mas ela nega. Manoel expulsa Luiz de sua casa, e Dodô acha que ele está com ciúmes dela. Blanca admite para Valentim que esconde muita coisa dele. Brásia revela a Antonieta que foi Cecília quem mandou colocar a cobra em seu quarto. Faustino fica feliz em saber que Izabel rompeu seu noivado. Izabel ameaça entregar Imaculada caso algo aconteça com os moleques. Brásia leva Antonieta até uma feiticeira.

Capítulo 162, sábado, 21 de outubro – A feiticeira manda Antonieta lhe trazer um objeto de Cecília, mas avisa que o mal que ela desejar voltará para ela. Luiz estranha o nervosismo de Molina. Imaculada recusa dar comida a Cosme e Damião. Antonieta vai visitar Cecília. Imaculada obriga Cosme e Damião a vestirem roupas de meninas. Antunes se decepciona com a frieza de Imaculada. Imaculada fica chocada ao saber que Luiz pediu Dodô em casamento. Antonieta tenta pegar um lenço de Cecília, mas não consegue. Dodô decide usar os biscoitos para acender o fogo de Manoel. Uma mulher entra em trabalho de parto nas escadas da igreja, e Molina manda que ela seja levada para a casa de Imaculada. Faustino é chamado para fazer o parto, mas não sabe muito bem o que fazer. Brásia fala para Antonieta que pegará alguns fios de cabelo na escova de Cecília.

Capítulo 163, segunda-feira, 23 de outubro – Faustino tranquiliza a mulher, mas se sente apavorado. Izabel fica indignada ao ver que Imaculada obrigou Cosme e Damião a vestirem roupas de meninas. Imaculada se recusa em pegar água para o parto. Cecília conversa com Fernão e eles se beijam. Faustino consegue fazer o parto. Eusébia garante a Izabel que foi ela quem fez tudo, mas Izabel descobre que ela está mentindo ao perceber que ela não pode ver sangue. Um fazendeiro recompensa Faustino por ter feito o parto de seu filho. O cirurgião dá seus instrumentos de presente para Faustino e se despede. Imaculada teme que Izabel queira reatar seu namoro. Fernão pede que Antonieta não a procure mais. Brásia pega alguns fios de cabelo na escova de Cecília e entrega para Antonieta.

Capítulo 164, terça-feira, 24 de outubro – Imaculada revela a Antunes que Luiz pediu Dodô em casamento. Antunes manda Dodô ficar longe de seu filho. Valentim afirma que tem vergonha de sua mãe. Delfina estranha ao ver Manoel e Dodô brigando por causa de Luiz. Dodô manda que Valentim não a procure mais e ele chora. Faustino pede Izabel em casamento e ela aceita. Zoé e Marcelina preparam um presépio. Fernão revela a Cecília que pediu que Antonieta não o procurasse mais. Braz desconfia que Gertrudes gosta de alguém. Antonieta e Brásia levam os cabelos de Cecília para a feiticeira. Dodô faz os biscoitos escondida de Manoel. Imaculada finge passar mal quando Izabel revela que está noiva de Faustino, mas ele a ameaça com tratamentos dolorosos.

Capítulo 165, quarta-feira, 25 de outubro – A feiticeira pergunta a Antonieta se ela tem certeza do que quer. Cecília acorda com uma sensação ruim. A feiticeira entrega uma samambaia para Antonieta e explica que quanto mais forte ela for ficando, mais fraca Cecília ficará. Benta vê Antonieta recompensando Brásia. Todos se dirigem para a igreja, para ver a missa do galo. Cecília afirma que se entristece por Fernão ter raiva da Santa, mas ele não quer discutir o assunto. Braz pergunta se pode participar dos negócios de Fernão, mas ele recusa. Benta desconfia ao ver o cuidado que Antonieta tem com a samambaia. Diogo planeja reconquistar Izabel. Tiburcina decide rezar para a Santa. Dodô pede que Cosme e Damião sirvam os biscoitos para Manoel. Eusébia rouba dois biscoitos. Antunes vê Dodô e Luiz se beijando e se queixa a Valentim, que sente vergonha. Molina arranja uma desculpa para não fazer o casamento, deixando Izabel desconfiada. Imaculada chega em casa e encontra Manoel com uma expressão estranha.

Capítulo 166, quinta-feira, 26 de outubro – Manoel agarra Imaculada. Antunes fica indignado ao ver a cena e Imaculada expulsa o poeta de sua casa. Manoel dá umas palmadas em Dodô ao saber que ela lhe deu os biscoitos sem avisá-lo. Valentim fica chocado ao ver Dodô e Manoel e afirma que tem vergonha da mãe. Dodô manda que Valentim não a procure mais e ele chora. Antonieta fica feliz ao ver que Cecília está fraca e cuida de sua samambaia. Fernão percebe que Cecília não está bem. Tiburcina decide fazer uma promessa a Nossa Senhora Aparecida. Diogo tenta reconquistar Izabel, mas ela explica que está comprometida com Faustino. Fernão se preocupa com o estado de sua mulher. Honorato pressiona Gertrudes para que ela marque um encontro com ele. Antonieta arranca uma folha da samambaia e Cecília sente uma fisgada.

Capítulo 167, sexta-feira, 27 de outubro – Faustino fica intrigado, pois Cecília não aparenta estar doente. Manoel repreende Dodô ao vê-la beijando Luiz. Benta vê Brásia na casa de Antonieta e ela finge que veio trazer pães de presente. Cecília não entende o que está acontecendo com ela. Izabel e Imaculada visitam Cecília. Antonieta pede que Fernão vá conversar com ela como amigo. Eusébia se interessa por Braz. Fernão se preocupa com o estado de sua mulher. As mãos de Tiburcina voltam a se mexer; ela e João Alves se beijam. Gregório manda uma carta a Luiz avisando que está voltando.

Capítulo 168, sábado, 28 de outubro – Valentim concorda em ir ver Cecília. Cecília percebe que seu cabelo está caindo. Antonieta manda Benta ter notícias de Cecília. Benta pergunta a Brásia se Cecília está doente de feitiço, e Valentim ouve. Cecília fica emocionada ao ver Valentim. Valentim declara seu amor a Cecília, mas ela afirma que aprendeu a amar seu marido. Izabel e Faustino tentam distrair Fernão, para que ele não entre no quarto de Cecília. Antonieta consola Fernão. Diogo planeja acabar com o noivado de Izabel e Faustino. Antunes pede que Imaculada faça com que Luiz desista de se casar com Dodô. Luiz beija Imaculada, para espanto de Dodô e Manoel, que veem tudo. Luiz pede perdão a Dodô, mas ela o enxota. Izabel e Faustino tentam distrair Fernão, para que ele não entre no quarto de Cecília. Valentim se esconde no quarto de Braz.

CAPÍTULO 175: SEGUNDA-FEIRA: 06/11/2017
Valentim diz que só a ajudará se ela lhe disser a verdade. Fernão pergunta a Antonieta se ela fez feitiço contra Cecília e ela nega. Tomé manda que Antunes vigie Molina. Imaculada vê Faustino no quarto de Izabel e o empurra da janela. Tomé manda que Antunes prenda Blanca. Valentim tenta impedir a prisão, ela se emociona, mas decide se deixar levar.

CAPÍTULO 176: TERÇA-FEIRA: 07/11/2017
Tomé acusa Blanca de denunciar Molina sem provas e de praticar feitiçaria. Molina garante a Pureza que vai ajudar Blanca, mas planeja se vingar. Dodô oferece ajuda a Valentim, mas ele a destrata. Cosme e Damião veem Antonieta jogando a samambaia no rio. Cecília decide mentir sobre sua doença para salvar Blanca. Tomé interroga Blanca.

CAPÍTULO 177: QUARTA-FEIRA: 08/11/2017
Blanca nega as acusações. Gertrudes arruma Zoé com roupas de menina. Valentim se preocupa com a situação de Blanca. A santa diz a Damião que sua mãe voltará. Tomé diz que Molina será interrogado. Manoel e Dodô se beijam. Cecília pergunta a Fernão por que ele não quer que ela salve Blanca. Tomé descobre que os papéis de Blanca foram feitos em Portugal e não na Espanha.

CAPÍTULO 178: QUINTA-FEIRA: 09/11/2017
Blanca explica que fez documentos novos em Portugal, mas Tomé não acredita. Delfina e Faustino se espantam ao ver Dodô e Manoel dormindo juntos. Valentim pede que Manoel ajude Blanca. Faustino e João encontram um barco com uma mulher desmaiada, que diz se chamar Clarice. Molina pede que Blanca não conte a verdade, para que ele possa ficar livre e ajudá-la. Molina revela para Tomé que Blanca já foi condenada por bruxaria.

CAPÍTULO 179: SEXTA-FEIRA: 10/11/2017
Molina explica que Blanca tem a marca dos condenados no corpo. Valentim chora nos braços de Dodô. Clarice explica que é uma escrava liberta e que a fazenda onde estava pegou fogo. Imaculada manda Clarice embora, mas Izabel a detém. Manoel fica indignado ao ouvir Dodô dizer que ele está apaixonado por ela. Honorato pede Gertrudes em casamento. Blanca acaba cedendo, e Tomé vê que ela tem uma flor-de-lis marcada a ferro na pele.

CAPÍTULO 180: SÁBADO: 11/11/2017
Blanca pede que Izabel avise a Molina. Cecília fica arrasada quando Antonieta afirma que vai se casar com Fernão. Blanca revela toda a sua história a Tomé e Gregório, confessando que é cigana e que foi acusada de roubo injustamente. Molina manda Izabel aconselhar Blanca a não citar o nome dele. Tomé explica a Gregório que, se Blanca não denunciar outro culpado, irá para a fogueira. Diogo contrata Inocêncio para raptar Faustino no dia do casamento.

Capítulo 163, segunda-feira, 23 de outubro – Faustino tranquiliza a mulher, mas se sente apavorado. Izabel fica indignada ao ver que Imaculada obrigou Cosme e Damião a vestirem roupas de meninas. Imaculada se recusa em pegar água para o parto. Cecília conversa com Fernão e eles se beijam. Faustino consegue fazer o parto. Eusébia garante a Izabel que foi ela quem fez tudo, mas Izabel descobre que ela está mentindo ao perceber que ela não pode ver sangue. Um fazendeiro recompensa Faustino por ter feito o parto de seu filho. O cirurgião dá seus instrumentos de presente para Faustino e se despede. Imaculada teme que Izabel queira reatar seu namoro. Fernão pede que Antonieta não a procure mais. Brásia pega alguns fios de cabelo na escova de Cecília e entrega para Antonieta.

Capítulo 164, terça-feira, 24 de outubro – Imaculada revela a Antunes que Luiz pediu Dodô em casamento. Antunes manda Dodô ficar longe de seu filho. Valentim afirma que tem vergonha de sua mãe. Delfina estranha ao ver Manoel e Dodô brigando por causa de Luiz. Dodô manda que Valentim não a procure mais e ele chora. Faustino pede Izabel em casamento e ela aceita. Zoé e Marcelina preparam um presépio. Fernão revela a Cecília que pediu que Antonieta não o procurasse mais. Braz desconfia que Gertrudes gosta de alguém. Antonieta e Brásia levam os cabelos de Cecília para a feiticeira. Dodô faz os biscoitos escondida de Manoel. Imaculada finge passar mal quando Izabel revela que está noiva de Faustino, mas ele a ameaça com tratamentos dolorosos.

Capítulo 165, quarta-feira, 25 de outubro – A feiticeira pergunta a Antonieta se ela tem certeza do que quer. Cecília acorda com uma sensação ruim. A feiticeira entrega uma samambaia para Antonieta e explica que quanto mais forte ela for ficando, mais fraca Cecília ficará. Benta vê Antonieta recompensando Brásia. Todos se dirigem para a igreja, para ver a missa do galo. Cecília afirma que se entristece por Fernão ter raiva da Santa, mas ele não quer discutir o assunto. Braz pergunta se pode participar dos negócios de Fernão, mas ele recusa. Benta desconfia ao ver o cuidado que Antonieta tem com a samambaia. Diogo planeja reconquistar Izabel. Tiburcina decide rezar para a Santa. Dodô pede que Cosme e Damião sirvam os biscoitos para Manoel. Eusébia rouba dois biscoitos. Antunes vê Dodô e Luiz se beijando e se queixa a Valentim, que sente vergonha. Molina arranja uma desculpa para não fazer o casamento, deixando Izabel desconfiada. Imaculada chega em casa e encontra Manoel com uma expressão estranha.

Capítulo 166, quinta-feira, 26 de outubro – Manoel agarra Imaculada. Antunes fica indignado ao ver a cena e Imaculada expulsa o poeta de sua casa. Manoel dá umas palmadas em Dodô ao saber que ela lhe deu os biscoitos sem avisá-lo. Valentim fica chocado ao ver Dodô e Manoel e afirma que tem vergonha da mãe. Dodô manda que Valentim não a procure mais e ele chora. Antonieta fica feliz ao ver que Cecília está fraca e cuida de sua samambaia. Fernão percebe que Cecília não está bem. Tiburcina decide fazer uma promessa a Nossa Senhora Aparecida. Diogo tenta reconquistar Izabel, mas ela explica que está comprometida com Faustino. Fernão se preocupa com o estado de sua mulher. Honorato pressiona Gertrudes para que ela marque um encontro com ele. Antonieta arranca uma folha da samambaia e Cecília sente uma fisgada.

Capítulo 167, sexta-feira, 27 de outubro – Faustino fica intrigado, pois Cecília não aparenta estar doente. Manoel repreende Dodô ao vê-la beijando Luiz. Benta vê Brásia na casa de Antonieta e ela finge que veio trazer pães de presente. Cecília não entende o que está acontecendo com ela. Izabel e Imaculada visitam Cecília. Antonieta pede que Fernão vá conversar com ela como amigo. Eusébia se interessa por Braz. Fernão se preocupa com o estado de sua mulher. As mãos de Tiburcina voltam a se mexer; ela e João Alves se beijam. Gregório manda uma carta a Luiz avisando que está voltando.

Capítulo 168, sábado, 28 de outubro – Valentim concorda em ir ver Cecília. Cecília percebe que seu cabelo está caindo. Antonieta manda Benta ter notícias de Cecília. Benta pergunta a Brásia se Cecília está doente de feitiço, e Valentim ouve. Cecília fica emocionada ao ver Valentim. Valentim declara seu amor a Cecília, mas ela afirma que aprendeu a amar seu marido. Izabel e Faustino tentam distrair Fernão, para que ele não entre no quarto de Cecília. Antonieta consola Fernão. Diogo planeja acabar com o noivado de Izabel e Faustino. Antunes pede que Imaculada faça com que Luiz desista de se casar com Dodô. Luiz beija Imaculada, para espanto de Dodô e Manoel, que veem tudo. Luiz pede perdão a Dodô, mas ela o enxota. Izabel e Faustino tentam distrair Fernão, para que ele não entre no quarto de Cecília. Valentim se esconde no quarto de Braz.

Capítulo 169, segunda-feira, 30 de outubro – Braz ameaça avisar Fernão, mas Valentim explica que ele irá prejudicar Cecília. Eusébia distrai Fernão e Valentim foge. Antunes convida Imaculada para passar o ano novo com ela. Blanca fica aflita ao saber que Valentim foi visitar Cecília. Valentim diz para Izabel que a doença de Cecília pode ter sido causada por um feitiço e ela o manda pedir conselhos a Silvana. Cecília pede que Fernão perdoe Valentim caso ela morra, mas ele afirma que sua raiva durará para sempre. Blanca pede que Molina marque um encontro entre ela e Fernão. Silvana aconselha Valentim a trazer Cecília para ver a Santa. Blanca avisa a Fernão que Valentim está tentando ajudar Cecília. Fernão e Valentim discutem em frente à casa de Lourenço.

Capítulo 170, terça-feira, 31 de outubro – Silvana e os moradores da aldeia rezam juntos aos pés de Nossa Senhora. Cecília pede que eles parem de brigar e desmaia. Valentim manda Damião avisar a Fernão para ir encontrá-lo na igreja. Antonieta se sente feliz com o sucesso do deu plano. Valentim pergunta a Molina que segredo ele tem com Blanca, mas Fernão os interrompe antes que ele responda. Izabel convence Fernão a ir falar com Valentim. Fernão se recusa a levar Cecília até a Santa. Brásia fica nervosa ao ouvir Fernão falar em feitiço, mas Antonieta manda que ela não se preocupe. Gregório chega à vila trazendo Frei Tomé, que faz parte da Inquisição. Molina fica nervoso ao conhecê-lo. Imaculada garante a Diogo que tem um plano para impedir o casamento de Izabel com Faustino. Valentim e Damião tentam convencer Cecília a ir até a Santa. Antonieta afirma para Fernão que estará esperando por ele, caso Cecília se vá. Blanca fica com medo ao saber quem é Frei Tomé. Faustino tenta distrair Fernão, mas ele entra na casa e vê a cama de Cecília vazia. Valentim e Damião tentam convencer Cecília a ir até a Santa.

Capítulo 171, quarta-feira, 01 de novembro – Molina convida Blanca para fugir com ele, mas ela não quer deixar Valentim. Fernão fica furioso ao perceber que Gertrudes e Marcelina estavam ajudando Valentim. Dodô fica indignada, pois Manoel prefere acompanhar Imaculada à missa de fim de ano. Inocêncio fica com ciúmes ao ver Delfina se insinuar para Braz. Honorato se preocupa ao saber que um comissário da Inquisição está na vila. Imaculada decide ir à missa com Antunes, deixando Manoel arrasado. Rosário reza e pede pela sua liberdade. Cecília é colocada diante da Santa e melhora. Antonieta se sente mal. Fernão encontra Cecília diante da Santa. Antonieta percebe que sua samambaia murchou. Tomé interroga Blanca, querendo saber como ela obteve suas informações sobre Molina.

Capítulo 172, quinta-feira, 02 de novembro – Fernão vai embora sem Cecília. Antonieta desconfia que foi o poder da Santa que acabou com seu feitiço. Gregório se recusa a revelar a Molina porque Frei Tomé veio para a vila. Luiz percebe o nervosismo de Molina e o aconselha a fugir. Manoel e Dodô se elogiam mutuamente e acabam se beijando, enquanto isso Imaculada espera o poeta, que não vem visitá-la. Manoel e Dodô se horrorizam no dia seguinte, ao perceberem que dormiram juntos. Tomé garante a Fernão que seu pedido de anulação está sendo estudado. Blanca revela que conheceu Molina antes de chegar na vila, mas Tomé percebe que ela não falou tudo o que sabe. Imaculada afirma que está feliz com o casamento da filha, para surpresa de Izabel e Faustino. Fernão garante a Cecília que só vai ficar com ela até sair à anulação do casamento. Valentim pergunta o que Tomé queria e Blanca se recusa a responder.

Capítulo 173, sexta-feira, 03 de novembro – Valentim desconfia de Blanca quando ela sugere que eles partam para outro lugar. Fernão pede que Antonieta se case com ele quando a anulação sair. Tomé obriga Molina a responder às acusações. Eusébia come um biscoito e oferece um a Braz, mas Imaculada o expulsa de sua casa antes. Imaculada come o outro biscoito e começa a tirar a roupa de Antunes, mas volta a si e o expulsa de casa. Molina revela que Blanca é cigana e feiticeira. Blanca se arrepende de ter contato sobre Molina. Diogo manda que Gil compre um barril de vinho.

Capítulo 174, sábado, 04 de novembro – Tomé afirma para Gregório que acha que Blanca é a culpada. Molina pede a Pureza avisar Blanca que quer vê-la. Luiz e Dodô revelam a Tomé tudo o que sabem sobre Molina. Blanca se recusa a fugir com Molina, deixando-o furioso. Tomé ameaça punir Luiz caso ele tenha medo de mulheres. Imaculada tenta fazer com que Dodô revele como foi o interrogatório. Tomé afirma para Gregório que acha que Blanca é a culpada. Imaculada fica horrorizada quando Tomé a acusa de bruxaria por tratar o porquinho como um filho. Tomé pergunta a Izabel se ela conhece algum caso de feitiçaria e ela fala da doença de Cecília. Brásia aconselha Antonieta a jogar o vaso com a samambaia no rio. Blanca pergunta se Valentim a protegerá se algo acontecer com ela.

06/11 – (cap 175) – Valentim afirma que só ajudará Blanca se ela lhe disser a verdade. Tomé pergunta a Cecília se Blanca não poderia ser culpada por sua doença, mas ela se recusa a responder. Tomé manda que Antunes vigie Molina. Luiz pede que Antunes o deixe se casar com Dodô para se livrar das suspeitas, mas ele não permite. Manoel manda Dodô se comportar para não cair nas garras de Tomé. Fernão pergunta a Antonieta se ela fez feitiço contra Cecília e ela nega. Joaquina revela a Tomé que Blanca tem ciúmes de Cecília. Tomé manda Zoé se vestir como uma menina. Imaculada come alguns torresmos, pensando que são os restos mortais de seu porquinho Rosário grita por socorro ao perceber que tem gente na casa e Gil a amordaça. Imaculada encontra Faustino no quarto de Izabel e o empurra da janela. Tomé manda que Antunes prenda Blanca e Valentim tenta impedir a prisão, deixando-a emocionada. Ainda assim, Blanca é presa.

07/11 – (cap 176) – Tomé acusa Blanca de denunciar Molina sem provas e de praticar feitiçaria. Blanca nega as acusações contra ela. Dodô oferece ajuda a Valentim, mas ele a destrata. Cosme e Damião veem Antonieta jogando o vaso no rio. Cecília decide mentir sobre sua doença para salvar Blanca, mas Fernão não deixa que ela saia de casa. Aguilar tenta descobrir quais são as acusações contra Blanca, mas Tomé se recusa a responder. Valentim garante a Pureza que não perdoará Blanca. Imaculada avisa a Diogo que Faustino já marcou a data do casamento. Fernão afirma para Antonieta que vai impedir que Cecília defenda Blanca para que ela não seja acusada. Tomé interroga Blanca.

08/11 – (cap 177) – Valentim fica indignado quando Tomé não o deixa ver Blanca, e Honorato o aconselha a ter paciência. Gertrudes arruma Zoé com roupas de menina. Tomé manda Imaculada pagar penitência por ter comido o porquinho. Tomé manda Imaculada pagar penitência por ter comido o porquinho. Cecília pede que Braz descubra como está a investigação sobre Blanca, mas ele a manda esperar. Luiz pede que Dodô se case com ele para livrá-lo das ameaças de Tomé. Manoel e Dodô brigam e acabam se beijando. A Santa explica a Damião que sua mãe voltará um dia. Diogo manda que Gil jogue fora três quartos do barril de vinho. Marcelina e Cecília garantem a Zoé que ela ficou linda vestida de menina. Imaculada fica furiosa ao ver que Eusébia mentir ao dizer que matou o porquinho. Cecília pergunta a Fernão porque ele não quer que ela salve Blanca.

09/11 – (cap 178) – Tomé descobre que os papéis de Blanca foram feitos em Portugal e não na Espanha. Cecília pede que Braz descubra como está a investigação sobre Blanca, mas ele a manda esperar. Delfina e Faustino ficam espantados ao verem Dodô e Manoel dormindo juntos. Tomé manda que Fernão e Cecília venham falar com ele. Brásia ameaça revelar que Antonieta fez o feitiço. Gregório desconfia das intenções de Molina. Izabel e Faustino vão a aldeia pedir a benção de nossa Senhora para seu casamento. Faustino e João encontram um barco com uma mulher desmaiada, que diz se chamar Clarice. Izabel leva Clarice para sua casa. Tomé interroga Cecília e ela garante que não tem mais interesse em Valentim. Manoel explica a Valentim que a única esperança de Blanca é um perdão do bispo. Manoel explica a Valentim que a única esperança de Blanca é um perdão do bispo. Fernão afirma para Tomé que Cecília não o ama. Dodô vai até a casa de Valentim consolá-lo, ele não aguenta e abraça-a.

10/11 – (cap 179) – Molina revela que Blanca tem a marca dos condenados no corpo. Clarice explica que é uma escrava liberta e que a fazenda onde estava pegou fogo. Imaculada manda Clarice embora. Izabel convence Clarice a ficar em sua casa. Gertrudes afirma para Cecília que Fernão não a ama mais. Fernão garante a Antonieta que não desistiu da anulação. Manoel fica indignado ao ouvir Dodô dizer que ele está apaixonado por ela, e os dois acabam brigando. Tomé pede que Imaculada e Izabel vejam se Blanca tem a marca dos condenados no corpo. Honorato pede Gertrudes em casamento.

11/11 – (cap 180) – Blanca pede que Izabel avise a Molina, ela revela toda a sua história a Tomé e Gregório, confessando que é cigana e que foi acusada de roubo injustamente. Fernão interrompe Gertrudes antes que ela responda à pergunta de Honorato. Diogo e Joaquina planejam estragar o casamento de Izabel. Antonieta ofende Cecília. Molina manda Izabel aconselhar Blanca a não citar o nome dele. Gertrudes aconselha Cecília a não discutir com seu marido. Dodô pede que Manoel vá à casa de Imaculada descobrir o que está havendo com Blanca. Molina pede que Blanca não revele a verdade, para que ele possa ficar livre e ajudá-la. Imaculada revela a Manoel sobre a marca de Blanca, mas Izabel pede que ele não diga nada a Valentim. Diogo contrata Inocêncio para raptar Faustino no dia do casamento.

CAPÍTULO 187: SEGUNDA-FEIRA: 20/11/2017
Izabel foge pela janela do quarto e vai para a casa de Imaculada. Faustino se desespera ao pensar em Izabel casada. Imaculada fica atônita ao ver sua filha dormindo entre os escravos. Delfina e Faustino descobrem que Manoel e Dodô dormiram juntos. Faustino vai buscar Izabel. Tomé tenta convencer Blanca a denunciar Molina, sem sucesso. Fernão avisa a Izabel que matará Faustino se ele tentar fugir com ela. Clarice se oferece para ajudar Izabel.

CAPÍTULO 188: TERÇA-FEIRA: 21/11/2017
Clarice manda que Izabel volte e a leve como mucama. Faustino fica arrasado ao ver Izabel indo embora. Clarice manda Izabel só se deitar com Diogo no escuro, para que ela tome seu lugar. Tomé decide que a sentença de Blanca será a fogueira. Valentim tenta tirar Blanca da cadeia à força. Dodô tem um plano para resgatar Blanca e pergunta a Cecília se ela deseja ajudar. Clarice se deita na cama no lugar de Izabel antes da noite de núpcias.

CAPÍTULO 189: QUARTA-FEIRA: 22/11/2017
Diogo faz amor com Clarice, pensando que é Izabel. Cecília combina com Dodô que dará uma festa enquanto Valentim tira Blanca da cadeia. Dodô e Manoel flagram Delfina com Inocêncio. Valentim visita Blanca, e ela se confessa culpada de tudo. Tomé ordena que a fogueira seja erguida o mais depressa possível. A Santa garante a Damião que todos que lhe querem fazer mal vão descobrir o amor. Izabel ouve o choro de Rosário.

CAPÍTULO 190: QUINTA-FEIRA: 23/11/2017
Diogo explica para Izabel que a mulher que está presa é louca. Honorato fica radiante ao saber que Gertrudes aceitou sua proposta de casamento. Diogo fica cada vez mais apaixonado por Izabel, graças às noites que ele pensa passar com ela. Gregório vê que Molina parece aliviado com a desgraça de Blanca e desconfia. Brásia descobre que Tenório levou um recado de Cecília a Valentim e revela a Antonieta. Clarice avisa a Faustino que Izabel quer fugir com ele.

CAPÍTULO 191: SEXTA-FEIRA: 24/11/2017
Faustino fica radiante. Antonieta avisa a Fernão que Cecília está usando o jantar como um pretexto para ajudar Valentim. Molina garante à Pureza que vai ajudar Blanca. Luiz vai cortejar Dodô e Manoel o expulsa de sua casa, com ciúmes. Imaculada estranha a ausência de Manoel em sua casa. A Santa avisa a Damião que Clarice o ajudará a encontrar sua mãe. Izabel revela a Faustino que não se entregou para Diogo e eles combinam de fugir juntos.

CAPÍTULO 192: SÁBADO: 25/11/2017
Clarice promete a Damião que vai ajudá-lo a achar sua mãe. Imaculada descobre e revela para Fernão que Manoel e Dodô planejam tirar Blanca da prisão. Blanca nega que tenha um cúmplice. Aguilar avisa a Valentim que o único que pode conceder clemência a Blanca é o papa. Clarice confessa para Izabel que gosta de Diogo. Fernão avisa que não vai participar do jantar, deixando Cecília preocupada. Valentim inicia seu plano para libertar Blanca.

Capítulo 193, segunda-feira, 27 de novembro – Blanca pede um beijo a Valentim, mas ele afirma que não a perdoou. Molina garante a frei Tomé que ainda não está derrotado. Pureza aconselha Blanca a começar uma vida nova. Diogo estranha os modos de Clarice com ele e sugere que Izabel troque de mucama. Brásia confessa a Cecília que não tem motivos para ser sua amiga, pois é sua escrava. Marcelina aconselha Cecília a perguntar para a Santa o que deve fazer com a mucama. Fernão garante a Antonieta que não desistiu de se casar com ela. Valentim faz um documento entregando o dinheiro da mina para todos que descobriram o mapa, mas Dodô o rasga, para indignação de seus companheiros. Imaculada fica indignada ao ver Manoel beijando Dodô. Joaquina sente ciúmes da felicidade de Diogo com Izabel. Imaculada pede a Molina que ele não revele nada do que ela lhe disse, mas ele só ri. Tomé avisa a Antunes que Luiz será investigado. Molina tira uma faca da bota e planeja usá-la em breve.

Capítulo 194, terça-feira, 28 de novembro – Tomé interroga Molina e ele confessa toda a sua história, revelando que Blanca roubou dele o dinheiro da festa de Santo Antônio. Valentim fica estarrecido ao saber que Blanca roubou o dinheiro da capela da Santa. A Santa aconselha Damião a perguntar a Izabel se ela ouviu a voz de sua mãe. Cecília reza para a Santa e compreende que deve perdoar Brásia. Molina manda um recado pedindo que Fernão venha vê-lo. Valentim devolve o dinheiro que Blanca roubou à igreja. Imaculada aconselha Antunes a casar Luiz. Tomé manda que Brásia e Antonieta o levem até a bruxa que fez o feitiço. Cecília afirma que perdoou as duas, deixando Brásia emocionada. Faustino e Manoel decidem aceitar o dinheiro de Valentim, mas ele deu tudo o que tinha à igreja, para desespero de todos. Antunes implora que Dodô case com Luiz. Ao ouvir Damião falar de sua mãe, Izabel decide investigar melhor a mulher que está presa na fazenda de Diogo. Molina ameaça Fernão.

Capítulo 195, quarta-feira, 29 de novembro – Molina avisa que vai denunciar Fernão se ele não o ajudar a escapar. Manoel acusa Dodô de correr atrás de Luiz. Tomé encontra a feiticeira, mas ela avisa que não vai se entregar e desaparece. Brásia e Antonieta ficam apavoradas e pedem perdão. Fernão concorda em ajudar Molina. Blanca manda que Pureza descubra uma maneira de tirar Dodô do caminho dela. Pureza suborna Delfina e fica sabendo que Dodô está pensando em se casar com Luiz. Dodô recusa a proposta de Antunes. Zoé afirma para Honorato que não queria que ele se casasse. Izabel decide investigar melhor a mulher que está presa na fazenda de Diogo. Izabel chama Diogo para o quarto e ele tenta agarrá-la. Blanca revela a Valentim que Dodô planeja se casar com Luiz e ele fica horrorizado. Cecília se sente péssima ao saber que Fernão prometeu se casar com Antonieta assim que sair a anulação. Diogo beija Izabel e nota algo de estranho.

Capítulo 196, quinta-feira, 30 de novembro – Cecília garante a Imaculada que tentou lutar por seu casamento em respeito a seu pai. Gertrudes teme que Cecília não a perdoe se souber que Lourenço morreu após vê-la beijando Honorato. Dodô fica furiosa ao ser repreendida por Valentim e decide aceitar o pedido de Luiz. Manoel fica chateado com a decisão de Dodô. Manoel fica chateado com a decisão de Dodô. Clarice encontra Rosário amarrada e promete ajudá-la. Tomé não consegue que Molina confesse quem é seu cúmplice. Izabel pede que Silvana e João Alves a ajudem a esconder Rosário. Faustino pensa que Manoel está triste por causa de Imaculada, e pede que ela se case com o poeta. Valentim afirma que vai mandar Blanca para longe quando o processo terminar. Tomé revela a Cecília que a anulação só se concretizará se ela concordar. Izabel distrai a família de Diogo enquanto Clarice rouba as chaves da casa. Clarice começa a experimentar as chaves nos grilhões que prendem Rosário.

Capítulo 197, sexta-feira, 01 de dezembro – Clarice abre os grilhões de Rosário e a aconselha a esperar até mais tarde e fugir para a aldeia dos pescadores. Izabel não para de comer, para impedir que a família de Diogo se levante da mesa. Gil vê Clarice, mas ela dá uma desculpa. Gil vê Rosário fugindo e dá o alarme. Diogo acende uma vela e estranha ao ver Izabel embaixo da cama, mas ela afirma que caiu. Rosário é perseguida. Silvana reza para que a Santa proteja Rosário. Fernão afirma para Antonieta que prefere matar Valentim antes de deixá-lo ficar com Cecília. Damião tem um pressentimento e começa a rezar. Gertrudes confessa a Cecília que Lourenço morreu após vê-la beijando Honorato. Cecília expulsa Gertrudes de seu quarto. Manoel acusa Dodô de casar com Luiz por interesse e eles brigam. Tomé avisa a Gregório que Molina terá o pior castigo que existe. Gil vê Rosário escondida no rio perto da aldeia dos pescadores. Cecília manda que Fernão saia de sua casa.

Capítulo 198, sábado, 02 de dezembro – Fernão se emociona ao se lembrar de sua primeira noite com Cecília, mas não dá o braço a torcer. Gil vê Rosário escondida no rio perto da aldeia dos pescadores. Gil não delata Rosário. Silvana acolhe Rosário em sua casa. Rosário revela quem foram seus raptores e Faustino avisa que tem um plano para se vingar deles. Gil avisa a Clarice que Rosário está a salvo e ela o agradece. Tomé avisa a Molina que ele será julgado em público. Gregório e Tomé temem que Molina esteja tramando algo. Antunes e Honorato se preocupam com a fuga de Rosário. Manoel tem ciúmes de Dodô e ela se irrita, pois pensa que ele está sofrendo por Imaculada. Dodô se sente entediada com a falta de paixão de Luiz. Izabel revela a Valentim quem foram os raptores de Rosário e pede que ele a proteja. Blanca convence Valentim a pedir que Inocêncio testemunhe contra Fernão. Cecília afirma diante dos padres que não vai mais tentar salvar seu casamento, e Tomé anuncia que a anulação foi concedida. Cecília é dura diante de Fernão, mas fica arrasada quando ele se vai.

CAPÍTULO 199: SEGUNDA-FEIRA: 04/12/2017
Tomé não consegue fazer Molina confessar quem é seu cúmplice. Clarice encontra Rosário amarrada. Izabel pede que Silvana e João Alves escondam Rosário. Dodô aceita o pedido de Luiz. Izabel distrai a família de Diogo enquanto Clarice rouba as chaves da casa. Clarice as experimenta nos grilhões que prendem Rosário.

CAPÍTULO 200: TERÇA-FEIRA: 05/12/2017
Clarice liberta Rosário. Gil vê Rosário fugindo. Rosário é perseguida. Fernão diz a Antonieta que prefere matar Valentim a deixá-lo ficar com Cecília. Gertrudes confessa a Cecília que Lourenço morreu após vê-la beijando Honorato. Gil vê Rosário escondida na aldeia. Cecília manda Fernão ir embora de sua casa.

CAPÍTULO 201: QUARTA-FEIRA: 06/12/2017
Cecília diz que vai desistir de lutar por seu casamento. Gil não delata Rosário, que é acolhida na casa de Silvana. Tomé avisa a Molina que ele será julgado em público. Izabel revela a Valentim quem foram os raptores de Rosário e pede que ele a proteja. Tomé concede a anulação do casamento de Cecília com Fernão.

CAPÍTULO 202: QUINTA-FEIRA: 07/12/2017
Tomé ordena que Fernão saia da casa de Cecília. Fernão ofende Gertrudes, que o esbofeteia. Fernão se muda para a casa de Imaculada e destrata Cosme e Damião. Diogo se irrita com Clarice. Molina afirma a Gregório que não acredita em Deus. Manoel pede a mão de Imaculada a Fernão. Rosário se reencontra com seus filhos.

CAPÍTULO 203: SEXTA-FEIRA: 08/12/2017
Izabel avisa que Rosário e seus filhos terão que se encontrar em segredo durante algum tempo. Fernão expulsa Manoel da casa de Imaculada. Faustino e Izabel combinam de fugir assim que ajudarem Rosário. Braz pede que Cecília se case com Valentim. Ela fica indignada. Honorato avisa a Fernão que Rosário fugiu.

CAPÍTULO 204: SÁBADO: 09/12/2017
Fernão acha que Rosário pediu a ajuda de Valentim. Imaculada decide observar Cosme e Damião para descobrir algo sobre o paradeiro de Rosário. Dodô e Manoel se beijam. Blanca tenta convencer Valentim a perdoá-la. Silvana aconselha Rosário a confiar na santa. Diogo descobre que é Clarice quem está em sua cama.

CAPÍTULO 205: SEGUNDA-FEIRA: 11/12/2017
Izabel revela tudo a Diogo, que tenta tomá-la à força. Clarice quebra um vaso na cabeça de Diogo e Izabel foge. Izabel pede ajuda a Manoel para anular seu casamento. Faustino revela a todos que Izabel nunca dormiu com Diogo. Tomé vê Fernão conversando com um dos guardas da prisão. Faustino enfrenta Diogo.

CAPÍTULO 206: TERÇA-FEIRA: 12/12/2017
Diogo e Faustino começam a brigar e Tomé ordena que parem. Cecília nega uma segunda chance a Valentim. Fernão diz a Molina que agirá durante seu julgamento. Izabel argumenta com Diogo dizendo que só voltará se ele reconquistá-la. Izabel dá suas jóias a Clarice. Diogo segue Clarice e a beija.

CAPÍTULO 207: QUARTA-FEIRA: 13/12/2017
Diogo e Clarice fazem amor. Fernão diz a Antonieta que matará Cecília antes que ela volte para Valentim.Diogo dá as jóias de Joaquina a Clarice. Valentim convence Blanca a ir ao julgamento. Fernão ofende Cecília depois que ela troca olhares com Valentim. Molina confessa que tentou roubar a santa a mando de Fernão.

CAPÍTULO 208: QUINTA-FEIRA: 14/12/2017
Tomé pára o julgamento. Fernão revela que Honorato e Antunes também faziam parte do plano. Izabel ameaça denunciar Fernão caso ele maltrate os moleques Cosme e Damião. Molina diz a Blanca que matará Valentim se ela não fugir com ele. Antonieta planeja o casamento. Tomé condena Molina a ficar preso em praça pública.

CAPÍTULO 209: SEXTA-FEIRA: 15/12/2017
Molina desdenha da punição de Tomé. Fernão dá um tapa em Cecília. Diogo apresenta Clarice, grávida, como sua mulher. Fernão decide mandar Izabel para o convento. Imaculada e Fernão planejam dar cabo de Cosme e Damião. Uma jovem chega à vila dizendo ser noiva de Gregório. Cosme e Damião pedem ajuda a Manoel.

CAPÍTULO 210: SÁBADO: 16/12/2017
Gregório explica a Tomé que fugiu da família para ser padre. Valentim vai buscar Rosário na vila dos pescadores. Cecília vende suas jóias para alimentar a família. Fernão tenta capturar Rosário, mas os romeiros o impedem. Rosário e os filhos escapam. Fernão vai procurá-los na casa de Valentim. Fernão atira em Manoel.

CAPÍTULO 211: SEGUNDA-FEIRA: 18/12/2017
Blanca e Valentim ouvem o tiro. Manoel foi ferido no traseiro. Frei Tomé vai com Valentim e Antunes procurar Fernão. Blanca esconde Rosário e os filhos em sua casa. Antonieta jura a Antunes que Fernão esteve com ela o tempo todo. No dia do casamento de Fernão, Agostinho, marido de Antonieta, interrompe a cerimônia.

CAPÍTULO 212: TERÇA-FEIRA: 19/12/2017
Agostinho explica a todos que sua doença não foi fatal. Agostinho diz a Tomé que foi enviado para resolver os assuntos da vila. Molina é preso dentro de uma gaiola. Valentim perde o cargo de provedor, mas denuncia a Agostinho aqueles que raptaram Rosário. Imaculada diz que não há provas contra eles.

CAPÍTULO 212: QUARTA-FEIRA: 20/12/2017
Izabel acusa Imaculada e Fernão de terem mandado raptar Rosário. Imaculada expulsa Izabel de casa. Valentim pede que Cecília fuja com ele. Ela fica confusa. Fernão pede Cecília em casamento de novo. Mais tarde, Cecília ouve Fernão dizer a Imaculada que empurrou a mulher da escada para que ela perdesse o filho.

CAPÍTULO 213: QUINTA-FEIRA: 21/12/2017
Cecília garante a Fernão que nunca voltará para ele. Manoel recusa o pedido de casamento de Imaculada. Dodô não aceita a proposta de casamento do poeta. Antunes e Imaculada pedem que Gregório os case. Fernão solta Molina e manda que ele mate Valentim. Molina atira em Valentim, mas Blanca se põe na frente.

CAPÍTULO 214: SEXTA-FEIRA: 22/12/2017 (PENÚLTIMO CAPÍTULO)
Não divulgado.

CAPÍTULO 215: SÁBADO: 23/12/2017 (ÚLTIMO CAPÍTULO)
Não divulgado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s