Desejo Proibido

novela_desejo_proibido

1. Segunda-feira, 05/11/2007  Antipatia imediata.  Minas Gerais, 1913. Sebastiana, uma parteira, avisa Chico que Ana perdeu a criança. Ana se lamenta por não conseguir dar um filho a Chico. Cândida nega o direito de Chico criar seu filho Henrique, pois alega que ele se casou com Ana logo após a morte de sua filha Isabel. Ana pede à Virgem de Pedra na gruta que realize o seu desejo de ser mãe. Ela e sua mãe Iraci encontram uma criança em uma cesta na beira do rio Itareré. Ana pede à santa que salve a criança, que chora em seguida. Ana lhe dá o nome de Laura. São Paulo, 1930. Henrique chega ao colégio para buscar Laura e levá-la à cidade de Passaperto, no interior de Minas Gerais. O arcebispo diz ao padre Miguel que ele precisa investigar os milagres que dizem estar acontecendo na cidade de Passaperto e recomenda que ele vá sem batina, fingindo ser um homem comum. Henrique e Laura pegam o trem e ela se surpreende ao ver Miguel sentado na sua cadeira. As malas de Laura despencam do bagageiro em cima de Miguel. O trem dá um solavanco e ela cai no colo dele, irritando Henrique. Laura confere o bilhete de Miguel e avisa que ele está na classe errada. Ana vaga pela floresta. Chegando a Passaperto, Henrique e Laura não dão carona para Miguel em sua charrete, mas eles voltam a se encontrar na balsa, o único modo de fazer a travessia do rio até a cidade. Henrique cumprimenta o pai, Chico Fernandes, de má vontade, mas Laura o abraça com carinho. Ana chega a cavalo e assiste tudo de longe. O advogado Noronha e o engenheiro Gaspar procuram o prefeito Viriato. Miguel vai para a casa de Padre Inácio, que o recebe com carinho. Chico sai em busca de Ana. Laura e Ana se encontram na gruta da santa. Padre Inácio diz que Miguel vai precisar se dar bem com Laura para investigar o milagre. Escobar se perturba com a proximidade de Ana. Miguel e Laura se encontram por acaso na cachoeira.

2. Terça-feira, 06/11/2007  Tango provocante.  Laura manda Miguel tapar os olhos, sai do rio e joga as roupas dele na água. Chico se aproxima de Ana e Escobar, quebrando o clima. Viriato aprova o projeto do advogado Noronha e do engenheiro Gaspar e diz a Magnólia, Florinda e Eulália que revelará no baile uma grande surpresa para os moradores da cidade. Chico tenta impedir que Ana vá ao baile, mas ela reage dizendo que o marido não lhe dá espaço para viver. Laura interrompe a discussão dos dois e confirma que está namorando Henrique. Padre Inácio apresenta Miguel como seu afilhado a todos na barbearia. Cândida apresenta Noronha e Gaspar a Henrique e diz que eles são funcionários de uma companhia ferroviária. Henrique se surpreende quando a avó diz para todos que a autoria do projeto da ferrovia é dele, que pretende ser o novo prefeito de Passaperto. Trajano confere os trajes das filhas Guilhermina, Teresa e Maria Augusta para ver se estão arrumadas de acordo para a festa. Henrique coloca o colar em Ana, que se afasta, e Escobar assiste a cena. Chico diz a Henrique estranhar seu namoro com Laura. Henrique explode, alegando que nunca foi criado como seu filho e que Laura é adotiva. Laura é aplaudida ao chegar ao baile com Henrique. Nezinho conta da ferrovia antes mesmo do prefeito acabar seu discurso. Henrique diz a Chico e Viriato que foi ele que conseguiu a ferrovia para a cidade. Cândida incentiva Escobar a dançar com Ana, mas ele diz que precisa da permissão de Chico. Laura provoca Miguel e ele a leva para dançar um tango. Henrique tira Laura dos braços de Miguel.

3. Quarta-feira, 07/11/2007  Ana e Escobar se beijam.  Henrique encara Miguel. Para tentar apaziguar o clima, Ana dança com Miguel. Argemiro pede a Brasil que lhe ensine alguns passos de dança. Cândida faz Chico perceber que Ana está descalça. Dioclécio fotografa Brasil e Argemiro dançando juntos. Chico leva Ana embora com firmeza. Padre Inácio recrimina Miguel por ter arrumado confusão no baile. Ana diz que Chico a sufoca com seu amor. Escobar pede que Chico entenda Ana e o ajude a tirá-la da depressão. Ana foge para a mata pela janela e Escobar a segue. Eles se beijam e ela, culpada, o manda embora. Cândida diz a Henrique que Ana mostrou que não tem moral. Henrique pede que a avó pare de implicar com ela. Cândida manda Henrique tomar cuidado com Miguel. Viriato garante a Magnólia que a ferrovia será a marca de sua administração. Todos riem na barbearia das fotos de Argemiro e Brasil juntos. Trajano fica furioso com Brasil. Ana se confessa com Padre Inácio, que pede que ela afaste Escobar de sua vida. Miguel pede desculpas a Chico e Ana o convida para almoçar. Cândida repassa os pontos do projeto, antes da reunião com Viriato e Chico. Laura recebe Inácio e Miguel. Chico reage ao saber que a ferrovia vai passar em suas terras, mas garante que não vai interferir no progresso. Laura e Miguel fazem as pazes. Henrique aplaude ao ver Miguel beijando a mão de Laura. Ana reage ao ouvir Cândida dizer que a gruta precisa ser destruída para a passagem da ferrovia.

4. Quinta-feira, 08/11/2007  O que impede Miguel?  Ana diz a Chico que, se a gruta for destruída, ele nunca mais a verá. Henrique dá um cavalo de presente a Laura. Miguel pede desculpas a Henrique, que finge aceitar. Padre Inácio leva Miguel à gruta e diz que a missão do afilhado é descobrir se os milagres atribuídos à Virgem são verdadeiros. Miguel recolhe amostras da gruta. Henrique diz a Laura que consegue tudo o que deseja e que a ferrovia será um exemplo disso. Laura ouve padre Inácio comentar com Miguel que, se não houvesse um impedimento, acharia que o afilhado está interessado nela. Eulália tira a foto da vitrine e guarda somente o retrato de Argemiro. Cândida diz que Chico precisa conter as atitudes de sua mulher. Ana corre pela rua descalça e pede que Inácio interfira na demolição da gruta. Laura tenta descobrir qual é o impedimento, mas Miguel não lhe dá pistas. Miguel acompanha Ana de volta a fazenda. Laura empresta o cavalo que ganhou de Henrique para Miguel poder voltar para a cidade. Ela se culpa por ter feito papel de louca para todos na cidade e Escobar a acalma. Cândida manda Henrique ir conversar com os representantes da ferrovia antes de Viriato. Henrique vê Miguel montado no cavalo de Laura. Diogo fica de olho. Ana diz a Chico que ele não deve aceitar a imposição de Cândida, mas o marido alega que não pode deixar de apoiar um projeto de Henrique. Nezinho conta a todos os planos de Henrique para ser prefeito. Henrique insinua a Laura que Miguel pode vender o cavalo e fingir que foi levado. Miguel descobre que o cavalo sumiu.

5. Sexta-feira, 09/11/2007  Miguel salva Laura dos romeiros.  Miguel vai à casa de Trajano notificar o desaparecimento do cavalo. Henrique diz a Laura que não teria começado o projeto da ferrovia se ele soubesse que isso fosse prejudicar tanto Ana. Escobar impede que Henrique veja Ana. Ana solicita a Laura que convença padre Inácio a lutar pela gruta. Brasil promete investigar quando o dia amanhecer, mas Inácio e Miguel não confiam muito no soldado. Diogo pergunta a Henrique o que fazer com o cavalo e ele manda escondê-lo. Chico diz que Escobar precisa curar a tristeza de Ana e tentar falar com ela sobre a ferrovia. Escobar diz que Chico deve encontrar uma solução que não desagrade Ana. Miguel vai visitar Galileu e Belinda e Galileu o apresenta a Diogo. Miguel pede para usar o laboratório de Galileu, pois precisa examinar suas pedras. Diogo fica preocupado quando eles começam a conversar sobre o roubo do cavalo. Ana conta a Escobar que se confessou com padre Inácio e falou do relacionamento dos dois. Dulcina diz a Miguel que adora estudar, mas sua mãe acha que mulheres não precisam disso. Miguel pede ajuda de Dulcina em sua pesquisa. Diogo mente para Brasil, dizendo que viu o cavalo bem longe da cidade. Cândida fala para Viriato que a única solução é demolir a gruta. Germano sugere sumir com Ana. Os romeiros se ajoelham para Laura e correm atrás dela e Miguel a protege. Brasil conta que encontrou o cavalo.

6. Sábado, 10/11/2007  Ciro chega em Passaperto.  Noronha e Gaspar decidem fazer com que a imprensa fique a favor da ferrovia. Laura pede que padre Inácio converse com Chico. Laura estranha Miguel falar latim tão bem e pergunta se ele estudou em um seminário. Miguel nega, mas Laura fica desconfiada. Eulália passa o telegrama de Noronha e Gaspar para os jornais de Belo Horizonte. O jornalista Ciro é demitido por Santana. O telegrafista entrega a Ciro a mensagem recebida sobre a ponte da ferrovia e a gruta com a santa. Malaquias, um falso cego, diz que está escrito na sorte de Ciro que a notícia sobre um milagre  chegaria pelo ar. Ciro convida Malaquias para ir à Passaperto forjar um falso milagre da Virgem de Pedra. Diogo conta a Henrique que Miguel fez umas experiências no laboratório do pai. Henrique desconfia que ele esteja na cidade por outros motivos. Henrique deixa claro para Miguel que a cidade pertence à sua família. Eles se desentendem e Henrique vai embora com Laura. Padre Inácio diz a Chico que a demolição da gruta pode gerar uma revolta na cidade. Ana ameaça ir embora caso Chico não escolha a preservação da gruta e a mudança do trajeto da ponte. Laura diz a Henrique que é dona da própria vida. Henrique blasfema contra a Virgem. Chico manda Cândida convencer os técnicos da ferrovia a mudar o trajeto. Cândida diz a Henrique que eles precisam acabar com a influência de Ana sobre Chico. Ciro pede ajuda aos romeiros para que orem por um milagre para curar a cegueira de Malaquias. Malaquias finge que voltou a enxergar. A multidão vibra.

Próximos capítulos: 12/11/2007 a 17/11/2007

 

 

1. Segunda-feira, 12/11/2007   Ciro se dá bem em Passaperto.   Ciro pede que Dioclécio fotografe Malaquias. Faustino conta a Cândida sobre o milagre e ela manda que Henrique vá confirmar o que realmente aconteceu. Os romeiros colocam Laura ao lado de Malaquias dentro da gruta. Henrique chega a cavalo e a tira do meio da confusão. Ciro leva Malaquias embora. Padre Inácio pede que Miguel os siga. Trajano instaura a ordem no local. Ciro consegue fazer com que Malaquias vá embora na balsa. Miguel pressiona Ciro, que diz que Malaquias foi embora para mostrar o milagre à família, mas que ele pretende viver em Passaperto. Florinda e Ciro se conhecem e, interesseiro, ele adora saber que a jovem é filha do prefeito. Viriato concorda em ser apresentado a Ciro ao saber que ele é jornalista. Viriato irrita Cândida quando lembra dos velhos tempos e a chama de “Candinha”. Padre Inácio, Trajano e Cândida se preocupam em saber quem é Ciro e Viriato promete investigar. Padre Inácio reage quando o prefeito fala em cobrar ingresso para visitar a gruta. Cândida insiste que Chico deve permitir a demolição da gruta. Ciro aceita o convite para jantar na casa de Viriato. Escobar confessa a padre Inácio estar apaixonado por Ana e ele o aconselha a sair da casa de Chico e vir morar na casa paroquial. Miguel persegue Malaquias, que foge de trem. Dioclécio dá as fotos da cura de Malaquias a Ciro. Ana implora que Escobar não vá embora e ele confessa seu amor e a beija apaixonadamente.

2. Terça-feira, 13/11/2007    Henrique observa Ana na cachoeira.  Ana teme virar prisioneira de Chico outra vez e Escobar promete conversar com ele antes de partir. Padre Inácio pede que Miguel prove que Ciro é um golpista. Escobar promete a Chico e Laura que vai continuar tratando de Ana. Viriato e sua família recebem Ciro para jantar. Chico diz que Ana está muito diferente depois do tratamento com Escobar. Ciro se gaba de ter participado de campanhas políticas e Viriato se empolga. Florinda fica encantada com Ciro, mas Eulália o critica. Laura diz a Miguel que também desconfia da cura milagrosa de Malaquias. Miguel elogia Henrique por ter salvo Laura. Ana se banha na cachoeira e é observada por Henrique.

3. Quarta-feira, 14/11/2007   Brasil dá voz de prisão a Henrique e Miguel!  Ana recrimina a atitude do rapaz e diz que, se ele continuar a assediando, vai contar tudo a Laura. Henrique ameaça falar para Chico que Ana ficou se exibindo para ele enquanto tomava banho. Ana aconselha Laura a não se casar com Henrique. Trajano manda Brasil organizar a entrada dos romeiros na gruta. Alcebíades dá queixa do sumiço do seu paletó de pijama. Ana conta para Miguel qual foi o primeiro milagre da santa: reviver Laura. Miguel diz temer que o milagre do cego tenha sido uma fraude. Viriato apresenta Ciro como o novo funcionário da prefeitura, encarregado da propaganda. Gaspar e Noronha explicam que, por questões de formação do solo, a ponte só pode ser construída na área da gruta. Cândida diz que a solução está nas mãos de Chico. Miguel beija a mão de Laura, Henrique vê e não gosta da cena. Henrique e Miguel discutem no meio da rua. Laura pede que eles se entendam. Brasil ameaça prender Henrique e Miguel. Henrique declina sua condição de neto de Cândida e manda prender somente Miguel, que o ironiza. Brasil reafirma a voz de prisão.

4. Quinta-feira, 15/11/2007   Escobar hipnotiza Ana. Laura pede que Trajano os liberte e é atendida. Inácio reprime Miguel. Brasil investiga o sumiço do paletó. Um morador de rua dorme com o paletó de Alcebíades, mas Brasil nem percebe. Cândida diz que Henrique precisa trazer Miguel para o seu lado e sugere um jantar de reconciliação. Cândida pede que padre Inácio a ajude a aproximar Henrique e Miguel. Miguel aceita o convite para jantar. Ciro sugere que Viriato procure uma segunda opinião sobre a construção da ponte. Eulália lembra que Miguel é geólogo. Miguel sugere a Escobar que use a hipnose para tratar Ana. Galileu sai para o ensaio da banda, mas pede para Argemiro guardar sua tuba. Laura decide ir ao jantar, ao saber que Miguel foi convidado. Ana é hipnotizada e revela que tem muito medo de Chico, que a mantém presa em um quarto por ciúmes. Cândida exige que Henrique e Miguel se cumprimentem. Laura brinda à amizade dos dois. Chico dispensa Escobar e tranca Ana no quarto.

5. Sexta-feira, 16/11/2007    Ana quer fugir com Escobar.  Escobar diz a Miguel que vai buscar uma forma de continuar tratando Ana e ele percebe que o médico está apaixonado. Nezinho desconfia dos ensaios de Galileu. O boticário chega tarde em casa e Belinda faz uma cena de ciúmes. Chico avisa que Ana ficará trancada até melhorar seu comportamento. Eles discutem e Ana diz que quer sua vida de volta. Laura chega e interfere na discussão dos dois. Henrique sugere a Laura que fiquem noivos no final das férias de verão. Ana conta para Laura como seu casamento é infeliz e pede que ela não se case com Henrique. Chico diz a Henrique que financia a pesquisa sobre um novo local para a construção da ponte e os dois se reconciliam. Laura estranha ver os dois abraçados. Iraci pede que Chico deixe Ana sair do quarto, mas ele a mantém trancada. Laura e Henrique convidam Miguel para fazer uma pesquisa geológica na fazenda para encontrar terreno apropriado para a ponte e ele aceita. Viriato faz a mesma proposta a Miguel, mas ele diz já estar contratado. Iraci, Tonha e Valdenor ajudam Escobar a entrar no quarto de Ana pela janela e o médico a hipnotiza. Ana se lembra de quando Cândida quis lhe tirar Laura para entregar ao padre e Chico quase aceitou a proposta. Viriato conta para Cândida que Henrique fez uma sociedade com Chico e ela passa mal. Ana quer ir à cidade e Iraci acha a chave do quarto e consegue abrir a porta. Ela não concorda com a idéia da filha, mas Ana sai mesmo assim. Ana vai até a igreja e pede para padre Inácio libertá-la do juramento que fez ao se casar com Chico, para que fuja com Escobar. Cândida acusa Henrique de traição. Henrique diz estar apenas forjando uma aproximação de Chico. Ele acha melhor começar a procurar um novo lugar para a ponte antes que Viriato o faça. Padre Inácio diz a Ana que não pode desfazer os votos do casamento e ela garante que cometerá um pecado. Tonha comenta com Iraci que Ana devia denunciar Chico. Germano vai atrás de Doralice, que o evita. Trajano pede que Guará faça um paletó de pijama igual ao de Alcebíades. Viriato vibra com a reportagem que Ciro lhe mostra sobre o milagre da santa. Cândida diz a Henrique que ele nunca será prefeito se não for tão esperto quanto Viriato. Chico entrega o dinheiro da pesquisa a Henrique e vibra por estarem trabalhando juntos. Laura diz que não vai viajar com Henrique, pois não pode abandonar a mãe. Miguel reza para conseguir parar de pensar em Laura. Tonha avisa Escobar que Chico viajou. Ana, durante um transe hipnótico, revela que Henrique é muito mau. Alcebíades descobre que não é o seu pijama aquele que Trajano o entrega. Miguel e Laura pesquisam juntos sobre o solo da fazenda na casa paroquial. Laura faz perguntas sobre a vida de Miguel e ele disfarça. Florinda não tira os olhos de Ciro, mas ele não liga. Purezinha se irrita com as reclamações sobre o pijama de Alcebíades. Laura dorme em cima dos livros e Miguel a pega no colo e a coloca em sua cama.

 

6.      Sábado, 17/11/2007 Ana quer fugir com Escobar. Escobar diz a Miguel que vai buscar uma forma de continuar tratando Ana e ele percebe que o médico está apaixonado. Nezinho desconfia dos ensaios de Galileu. O boticário chega tarde em casa e Belinda faz uma cena de ciúmes. Chico avisa que Ana ficará trancada até melhorar seu comportamento. Eles discutem e Ana diz que quer sua vida de volta. Laura chega e interfere na discussão dos dois. Henrique sugere a Laura que fiquem noivos no final das férias de verão. Ana conta para Laura como seu casamento é infeliz e pede que ela não se case com Henrique. Chico diz a Henrique que financia a pesquisa sobre um novo local para a construção da ponte e os dois se reconciliam. Laura estranha ver os dois abraçados. Iraci pede que Chico deixe Ana sair do quarto, mas ele a mantém trancada. Laura e Henrique convidam Miguel para fazer uma pesquisa geológica na fazenda para encontrar terreno apropriado para a ponte e ele aceita. Viriato faz a mesma proposta a Miguel, mas ele diz já estar contratado. Iraci, Tonha e Valdenor ajudam Escobar a entrar no quarto de Ana pela janela e o médico a hipnotiza. Ana se lembra de quando Cândida quis lhe tirar Laura para entregar ao padre e Chico quase aceitou a proposta. Viriato conta para Cândida que Henrique fez uma sociedade com Chico e ela passa mal. Ana quer ir à cidade e Iraci acha a chave do quarto e consegue abrir a porta. Ela não concorda com a idéia da filha, mas Ana sai mesmo assim. Ana vai até a igreja e pede para padre Inácio libertá-la do juramento que fez ao se casar com Chico, para que fuja com Escobar. Cândida acusa Henrique de traição. Henrique diz estar apenas forjando uma aproximação de Chico. Ele acha melhor começar a procurar um novo lugar para a ponte antes que Viriato o faça. Padre Inácio diz a Ana que não pode desfazer os votos do casamento e ela garante que cometerá um pecado. Tonha comenta com Iraci que Ana devia denunciar Chico. Germano vai atrás de Doralice, que o evita. Trajano pede que Guará faça um paletó de pijama igual ao de Alcebíades. Viriato vibra com a reportagem que Ciro lhe mostra sobre o milagre da santa. Cândida diz a Henrique que ele nunca será prefeito se não for tão esperto quanto Viriato. Chico entrega o dinheiro da pesquisa a Henrique e vibra por estarem trabalhando juntos. Laura diz que não vai viajar com Henrique, pois não pode abandonar a mãe. Miguel reza para conseguir parar de pensar em Laura.

Próximos capítulos: 19/11/2007 a 24/11/2007

 

 

1. Segunda-feira, 19/11/2007   Laura dorme na casa paroquial.  Cândida diz a Henrique que ele nunca será prefeito se não for tão esperto quanto Viriato. Chico entrega o dinheiro da pesquisa a Henrique e vibra por estarem trabalhando juntos. Laura diz que não vai viajar com Henrique, pois não pode abandonar a mãe. Miguel reza para conseguir parar de pensar em Laura. Tonha avisa Escobar que Chico viajou. Ana, durante um transe hipnótico, revela que Henrique é muito mau. Alcebíades descobre que não é o seu pijama aquele que Trajano o entrega. Miguel e Laura pesquisam juntos sobre o solo da fazenda na casa paroquial. Laura faz perguntas sobre a vida de Miguel e ele disfarça. Florinda não tira os olhos de Ciro, mas ele não liga. Purezinha se irrita com as reclamações sobre o pijama de Alcebíades. Laura dorme em cima dos livros e Miguel a pega no colo e a coloca em sua cama. Florinda fala alto de casamento e de suas qualidades dentro do armazém para que Ciro escute. Argemiro acha que o recado é para ele e pede ajuda a Ciro para conquistar uma mulher. Ciro aconselha que ele mude o visual. Padre Inácio se assusta ao ver que Laura dormiu na casa paroquial e ela o garante que Miguel dormiu em outro cômodo. Miguel acha um brinco de Laura em sua cama. Padre Inácio aconselha que Miguel se afaste de Laura e sugere que ele seja substituído na investigação. Miguel reza para superar essa situação. Cândida pergunta o que Ciro pretende na cidade depois de inventar um milagre e se unir a Viriato. Ciro demonstra não estar muito satisfeito com o prefeito e garante que Henrique pode vencer a eleição se fizer uma boa campanha. Chico volta de viagem e surpreende Escobar e Iraci na porta do quarto de Ana.

2. Terça-feira, 20/11/2007   Laura e Henrique se beijam!  Iraci diz que o médico veio buscar umas camisas que esqueceu na casa. O morador de rua que pegou o paletó de Alcebíades tenta vendê-lo para soldado Brasil, que o prende. Alcebíades chora ao ter seu pijama de volta. Brasil tem que dividir a cela onde vive com o preso. Cândida diz a padre Inácio que não está gostando da relação de Miguel e Laura. Miguel promete a Escobar descobrir como Ana está. Viriato reage quando Ciro elogia Cândida. Eulália fica sem graça quando Lídio diz que ela gosta de Argemiro. Viriato manda Cândida tomar cuidado com Ciro e fica furioso quando ela diz que ele está com ciúmes. Laura confessa a Miguel que está encantada por ele e eles se beijam.

3. Quarta-feira, 21/11/2007    Miguel está contra a parede!  Miguel, ainda assustado com a atitude de Laura, pede que ela se afaste. Miguel afirma que existem coisas mais importantes do que a paixão e, em seguida, vai embora. Florinda pede ajuda a Purezinha para fazer um bolo, pois quer conquistar alguém e Argemiro se anima. Miguel veste a batina, se ajoelha e chora. Inácio diz ao afilhado que ele pode desistir do sacerdócio e servir a Deus de outras maneiras. Apesar de saber que vai sofrer, Miguel diz que deseja manter os seus votos. Ciro diz que Viriato precisa mentir e ganhar tempo, para não deixar que destruam a gruta. Escobar se revolta ao saber que Ana continua trancada no quarto. Noronha e Gaspar acusam Ciro de atrapalhar o progresso. Florinda insiste que Ciro coma o bolo que fez, mas ele diz que tem alergia. Decepcionada, Florinda dá o bolo para Argemiro, que vibra. Galileu sai de casa com sua tuba e pede para Brasil guardá-la por uma noite. Florinda sonha com Ciro. Iraci conta para Laura que Ana está trancada em seu quarto. Laura diz a Chico que, se ele não libertar sua mãe, vai embora com Ana para São Paulo.

4. Quinta-feira, 22/11/2007   Surpresa no jantar!  Laura abre a porta do quarto. Escobar compra uma foto de Ana. Florinda pede para se consultar com Escobar. Laura e Miguel esperam por Henrique no portinho. Ela pergunta se o ofendeu e diz que, se Miguel quiser, ela termina seu namoro com Henrique assim que ele chegar. Cândida chega e interrompe a conversa. Henrique desembarca com o equipamento para a pesquisa geológica. Florinda pede que Escobar a cure da mania de casamento, mas ele garante que isso é normal na idade dela. Trajano conversa com Purezinha sobre as dúvidas de Maria Augusta. Argemiro vê os dois conversando e diz que Alcebíades precisa tomar uma atitude. Henrique beija Laura e Miguel desvia o olhar. Cândida convida Inácio e Miguel para jantar em sua casa. Henrique pede que Laura esteja linda no jantar. Purezinha recebe uma carta de sua irmã Madalena e Alcebíades fica desconfiado. Nezinho conversa com Guará sobre os ciúmes de Alcebíades. Cândida recebe seus convidados para jantar. Miguel empalidece quando Henrique pede a mão de Laura a Chico Fernandes.

5. Sexta-feira, 23/11/2007   Cândida exige que Ana deixe Passaperto. Laura espera que Miguel diga algo, mas ele permanece calado. Laura aceita o pedido de casamento. Ana conta para Escobar que Chico a trancou porque ela não se sente bem ao lado do marido. Os dois se beijam. Germano vê e conta para Cândida. Guará observa Purezinha entrar na casa de Trajano. Purezinha vai até lá para conversar com Maria Augusta. Alcebíades pergunta a Purezinha o que Trajano queria com ela. A quituteira explica que o delegado queria apenas uma ajuda com sua filha mais nova. Belinda fica desconfiada quando Brasil devolve a tuba de Galileu. Cândida diz a Ana que ela precisa sair de Passaperto ou contará para Chico tudo sobre seu relacionamento com Escobar. Cândida exige que Ana abandone a casa no mesmo dia.

6. Sábado, 24/11/2007   Mentira para ganhar tempo.  Belinda diz a Brasil que desconfia que Galileu possa estar se encontrando com Purezinha. Ana pede que Laura jamais duvide do amor que sente por ela. Purezinha escreve para Madalena pedindo que ela vá morar em Passaperto para cuidar das filhas de Trajano. Belinda manda Brasil vigiar Purezinha, enquanto ela fica de olho em Galileu. A população se reúne na praça e Viriato anuncia que vai desviar o curso do Rio para que possam ter a ponte e a gruta. Cândida acha que não é possível, mas Henrique teme pelo seu projeto de pesquisa e pela sua candidatura. Viriato garante à família que mentiu sobre o desvio do rio só para ganhar tempo. Inácio fica revoltado com o anúncio de Viriato Laura não gosta do comportamento de Henrique na gruta. Ana pede que Tonha avise Escobar que ela o está esperando em Desemboque. Iraci diz a Chico que Ana foi embora. Ela sai pela mata, cai e fica desacordada dentro de uma canoa.

Próximos capítulos: 26/11/2007 a 01/12/2007

 

 

1. Segunda-feira, 26/11/2007   Chico tranca mulher e filha.  Miguel se joga na água ao ver uma canoa com alguém dentro indo em direção à queda d’água. Miguel salva Ana e a leva para a casa paroquial. Escobar diz que vai cuidar dela e Chico o ameaça. Lázaro ameaça Viriato, dizendo que vai contar os segredos que ouviu ao longo dos anos como barqueiro se o prefeito mexer no curso do rio e prejudicar a população ribeirinha. Inácio enfrenta Chico e manda Escobar cuidar dos ferimentos de Ana. Escobar diz a Ana que não recebeu o recado. Os dois se beijam. Chico aguarda impaciente o fim do curativo e leva Ana embora. Inácio aconselha que Escobar vá embora e ele diz que só sai de Passaperto com Ana. Chico decide punir a mulher pela fuga e a tranca no quarto. Revoltada com a atitude do pai, Laura fica presa no quarto com a mãe. Ciro procura Lázaro para saber qual é o segredo de Viriato, mas ele se nega a contar. Florinda decide fazer uma camisa para Ciro e pede ajuda a Guará. Ana confessa a Laura que está apaixonada por Escobar. Viriato pergunta a Galileu se ele contou alguma coisa a Lázaro sobre o tal segredo e o boticário garante que não.

2. Terça-feira, 27/11/2007  Tudo pronto para a fuga.  Henrique se revolta ao saber que Laura está trancada no quarto. Henrique consegue abrir a porta, mas Laura diz que só sai junto com a mãe. Galileu garante a Belinda que não tocou bem na praça por causa da pressão. Henrique comenta com a avó que Laura e Ana estão presas em casa. Inácio pede ajuda de Cândida. Trajano diz que, se Chico não soltar as duas, terá que prendê-lo e Viriato prefere não interferir. Chico concorda em tirar Ana do quarto, mas avisa que ela está proibida de sair da fazenda. Cândida abre a porta e avisa Ana que ela deve cumprir o combinado. Ana escreve um bilhete para Escobar. Miguel promete a Escobar cuidar do ferimento de Ana. Galileu diz a Diogo que ele precisa arranjar um emprego. Diogo diz que quer ganhar muito dinheiro com algum empreendimento. Florinda sofre por não conseguir costurar a camisa. Magnólia encontra uma foto de Cândida jovem entre os objetos de Viriato. Ele mente que é uma prima que morreu cedo. Ana mostra para Miguel o machucado quase cicatrizado. Ela pede que Miguel cuide de Laura se algo lhe acontecer, a afastando de Henrique e Cândida. Miguel hesita, mas concorda em levar uma carta para Escobar. Henrique pede desculpas a Laura pela sua atitude na gruta. Ana diz que Miguel ama Laura, mas respeita o compromisso que ela tem com Henrique. Laura garante que Miguel não gosta dela.

3. Quarta-feira, 28/11/2007  Encontro em São Paulo.  Cândida manda Henrique apressar o casamento. Chico avisa Iraci e Tonha que não quer que Ana receba visitas. Escobar lê o bilhete de Ana onde ela pede que ele vá para São Paulo e avisa que irá encontrá-lo depois. Belinda implica ao ver Dulcina e Lídio conversando. Diogo vende uma lasca de pedra a uma romeira como se fosse da santa milagrosa. Miguel faz perguntas a Lázaro para descobrir a origem de Laura, mas ele não revela nada. Viriato aprecia a foto de Cândida e mente para Eulália que aquela é Magnólia mais jovem. Ciro mostra a Viriato que o nome dele e o projeto do rio estão nos jornais da capital. Escobar diz que vai embora para lutar pelo seu amor por Ana e aconselha Miguel a fazer o mesmo. Cândida manda Germano oferecer dinheiro a Escobar para ele e Ana começarem nova vida. Henrique diz que quer marcar o casamento. Laura justifica que quer terminar seus estudos antes. Ana dá suas roupas para Tonha, pois diz que só vai levar o vestido vermelho que ganhou de Laura. Miguel coloca em seu diário que Laura pode ter sido reanimada com ervas curativas.

4. Quinta-feira, 29/11/2007  Laura vê Miguel de batina!  Escobar avisa Miguel que vai buscar Ana na fazenda. Brasil finge estar doente para investigar Galileu. Belinda se chateia porque Brasil não descobriu nada e estranha Galileu ter cobrado tão caro pelos remédios. Escobar se esconde na carroça de Valdenor. Teresa não gosta de ver Clemente olhando para Guilhermina encantado. Valdenor promete ajudar Escobar. Germano vê tudo e segue a carroça. Brasil se faz de coitado quando Cidinha leva os remédios que Galileu mandou. Eulália compra um porta-retratos para colocar a foto que ela pensa ser da mãe. Dioclécio diz que não parece Magnólia e Eulália fica desconfiada. Ana pede que Escobar vá na frente, para não chamar a atenção de Chico. Germano espiona os dois. Eulália coloca o porta-retrato com a foto na mesa de Viriato. Germano mente para Cândida que entregou o dinheiro a Escobar. Miguel confessa a Escobar que ama Laura. Magnólia pergunta o que a foto de uma prima está fazendo na mesa de Viriato. Miguel veste a sua batina e mostra a Escobar. Laura entra no quarto dele com padre Inácio e eles ficam atônitos ao verem Miguel de batina.

5. Sexta-feira, 30/11/2007  Laura quer uma explicação.  Laura pede uma explicação quando vê Miguel de batina. Padre Inácio diz a ela que a batina é sua e que Miguel a colocou apenas por brincadeira. Viriato faz um sinal para Eulália confirmar que foi ela que colocou o retrato em sua mesa, pensando ser Magnólia. Laura folheia o diário de Miguel enquanto o espera. Miguel diz a Escobar que ama Laura, mas acredita na sua escolha de ser padre. Decepcionada, Laura diz a Miguel que descobriu que ele quer escrever um romance sobre o milagre e Miguel confirma. Escobar vai embora de Passaperto. Viriato pede que Galileu guarde o retrato. Florinda pede que Argemiro incentive Eulália a casar, pois só assim ela poderá namorar. Argemiro fica certo de que Florinda quer casar com ele. O mendigo faz a barba e muda o visual. Tonha o reconhece e o chama de Camaleão. Brasil estranha ao saber que os dois eram artistas de circo. Argemiro leva empadas para Eulália e aproveita para conversar sobre casamento e ela suspira apaixonada. Ana se surpreende quando Laura garante que Miguel nunca a amou e seu interesse nela é só para escrever um livro. Lázaro leva moradores da beira do rio para conversar com Viriato. Ana conta para a filha que vai para São Paulo com Escobar. Gaspar se encanta quando vê Guilhermina. Cândida manda Ciro entrar para a família de Viriato. Florinda chora ao ver como ficou a camisa que fez. Laura diz a Henrique que quer marcar a data do casamento.

6. Sábado, 01/12/2007   Miguel quer contar tudo.  Cândida dá um colar que foi da mãe de Henrique para Laura. Florinda dá a camisa a Ciro de presente e ele finge que gostou muito para agradá-la. Inácio recolhe assinaturas em um manifesto contra o desvio do rio. Lázaro se recusa a entrar na igreja. Camaleão estranha Lázaro ser o barqueiro da cidade. Ciro pede que Guará faça uma camisa igual a que ganhou de Florinda, para ele conseguir usar. Iraci garante a Miguel que não deu nenhum tipo de erva para Laura quando Ana a encontrou no rio. Miguel diz que vai contar a Laura quem é e o que está fazendo na cidade. Laura diz que não está interessada e conta que já marcou a data do seu casamento com Henrique. Dulcina limpa os materiais de Galileu e encontra o retrato de Cândida jovem. Galileu briga com a filha por ela ter mexido em suas coisas, quando ela pergunta quem é a mulher da foto. Nezinho conta a Gaspar que Guilhermina é filha do delegado. Diogo pega uns frascos do pai e vende água como se fosse milagrosa para os romeiros. Brasil segue Galileu, o vê com uma moça e conta tudo para Belinda. Laura dá o colar que ganhou de Cândida para Chico. Trajano manda Gaspar embora quando ele chega com flores para Guilhermina. Belinda expulsa Galileu de casa. Ana diz a Cândida que Laura ama Miguel.

Próximos capítulos: 03/12/2007 a 08/12/2007  . 

 

 

1. Segunda-feira, 03/12/2007   Cândida entrega traição. Ana diz a Cândida que vai fazer com que Chico impeça o casamento de Laura e Henrique. Cândida ameaça contar sobre seu romance com Escobar. Galileu diz a Belinda que foi atender uma mulher doente. Ana pede que Doralice entregue um bilhete para Miguel. Henrique ameaça beijar Ana, mas ela o afasta e Doralice assiste a tudo. Henrique diz a avó que vai caçar a onça que está atacando o rebanho das fazendas. Galileu vibra por ter encontrado uma fórmula, mas se irrita ao descobrir que seus frascos sumiram. Diogo garante a Dulcina que vai ficar rico. Ciro fala em noivado e Florinda fica entusiasmada. Laura procura Inácio para marcar a data do casamento e Miguel se entristece. Inácio aconselha que ele acabe a investigação e volte para São Paulo. Laura procura Florinda para ver sua coleção de revistas de vestidos de noiva. Viriato não gosta de saber que o casamento já está marcado. Eulália percebe a tristeza de Laura. Chico dá a Ana o colar que foi da mãe de Henrique, mas ela não aceita. Guará e Magnólia comentam sobre o casamento de Laura e Henrique marcado de forma precipitada. Guará manda Magnólia ficar atenta ao relacionamento de Ciro e Florinda. Ana se tranca no quarto e veste o vestido vermelho. Quando Chico vai até a porta, Tonha avisa que Cândida chegou. Cândida conta a Chico que Ana o está traindo com Escobar. Chico entra no quarto e descobre que Ana fugiu. Chico sai e garante que vai trazer a mulher de volta. Cândida sorri vitoriosa.

2. Terça-feira, 04/12/2007  Ana consegue fugir.  Ana reza na gruta e pede que a Virgem proteja Laura. Cândida manda Germano ir atrás de Ana. Laura escolhe o vestido para o casamento. Argemiro fala de casamento e Eulália fica encantada. Magnólia diz a Eulália que tem certeza de que Laura está grávida. Chico encontra Henrique e Germano na mata e diz que está procurando a esposa. Ana corre pela mata. Laura decide ir atrás da mãe para impedir que Chico a encontre primeiro. Um bezerro é atingido e Henrique diz que a onça está perto. Germano encontra na mata uma pista de Ana. Ao ver Laura e Henrique, Ana se esconde. Henrique convence Laura a voltar para casa. Ana ainda tenta alcançar a filha, que não a vê. Germano mostra a Cândida o pedaço de pano do vestido de Ana. Henrique chega em casa com a roupa suja e diz que é por causa do bezerro atingido. Lázaro convence Trajano a soltar Camaleão. Chico diz que vasculhou a mata e não encontrou Ana e que acredita que ela se foi de vez. Laura estranha quando o pai diz que irá à gruta todos os dias pedir que a esposa volte para ele. Laura diz a Iraci que a mãe conseguiu fugir, mas ela desconfia. Camaleão dá sua gaita para Brasil na despedida. Já em liberdade, Camaleão agradece a Lázaro. Viriato acusa Ciro de ter mandado uma reportagem sobre o manifesto para o jornal da capital, mas ele nega. Viriato teme que Inácio tenha resolvido se candidatar. Ciro aconselha que Viriato esqueça o desvio do rio e defenda a ponte. Miguel lê o bilhete de Ana, em que ela pede que ele cuide de Laura, pois ela o ama.

3. Quarta-feira, 05/12/2007   Miguel diz a Laura que a ama. Laura estranha quando Tonha conta que a roupa do pai estava manchada de sangue. Camaleão vai se despedir de Tonha e Valdenor não gosta de vê-los juntos. Tonha diz que não se arrepende de ter largado o picadeiro. Viriato procura a cumplicidade de Chico, mas ele se opõe à derrubada da gruta. Clemente, enciumado, se recusa a vender a foto de Guilhermina para Gaspar. Germano diz que conseguiu acertar a onça. Lázaro diz a Laura que Ana não atravessou o rio em sua balsa. Guilhermina recebe bilhete apaixonado de Gaspar e pergunta para Florinda quem é ele. Florinda aponta Noronha para Guilhermina, certa de que ele é Gaspar. Miguel mostra o bilhete de Ana para Laura. A jovem diz que ele está liberado da tarefa de protegê-la e vai embora a cavalo. Miguel a segue de bicicleta e exige que ela o ouça. Miguel conta a Laura que está em Passaperto para investigar o milagre a serviço da Igreja e que se apaixonou por ela, seu objeto de estudo. Laura fica muito feliz e os dois quase se beijam, quando Viriato interrompe a conversa. Noronha passa por Guilhermina sem cumprimentá-la. Viriato diz a Ciro que precisa trazer Miguel para o seu lado. Miguel diz a Laura que vai demorar um tempo até se livrar do seu impedimento e ela garante que vai esperar. Os dois se beijam.

4. Quinta-feira, 06/12/2007   Uma chance para a gruta! Laura diz que vai a São Paulo procurar a mãe e contar a grande novidade sobre ela e Miguel. Trajano manda Brasil vigiar suas filhas. Inácio diz que Viriato mudou de idéia só porque o manifesto chegou às mãos do interventor. Miguel diz ao prefeito que ainda não concluiu seu estudo geológico. Laura avisa ao pai que vai procurar Ana em São Paulo e Henrique se oferece para ir com ela. Trajano procura pelas filhas e, quando não as encontra, sente uma dor no peito. Miguel diz a Noronha e Gaspar que é possível que a ponte possa ser construída em outro lugar. Pedrão conserta uma carroça e Alcebíades só observa. Purezinha sugere a Trajano que sua irmã, Madalena, seja sua governanta e o delegado aceita. Purezinha escreve para Madalena. Em outra cidade, Madalena olha a foto de um jovem e suspira. Cândida diz a Henrique que cuidará da organização do casamento, enquanto ele viaja com Laura. Madalena diz a Romilda que não quer voltar para Passaperto por causa de seu passado. Romilda a incentiva a aceitar a oferta da irmã e ela decide partir. Trajano encontra as filhas na casa de Magnólia e as repreende. Ciro veste a camisa feita por Guará. Florinda o vê e fica certa de que ele vai pedi-la em casamento. Laura diz a Iraci que vai romper o noivado com Henrique quando voltar de São Paulo. Miguel diz a Inácio que vai a São Paulo entregar seu primeiro relatório, que não confirma o milagre. Ele avisa também que vai deixar a batina para se casar com Laura.

 

5Sexta-feira, 07/12/2007 Madalena chega a Passaperto!  Miguel teme ter decepcionado Inácio, mas ele garante que sempre se orgulhará dele, o abençoa e deseja que ele seja feliz. Guará vê que Clemente guarda várias fotos de Guilhermina e percebe que ele está apaixonado. Noronha se aproxima da jovem para dar um recado de Gaspar, mas é interrompido por Brasil. Guilhermina continua pensando que Noronha é Gaspar. Dioclécio fotografa os romeiros na gruta. Diogo vende a falsa água santa. Henrique garante a Chico que fará Ana voltar. Laura diz que a mãe só retorna se quiser. Viriato pega a idéia de Nezinho e sugere que Dioclécio coloque um painel do milagre da Virgem na barbearia e fotografe os romeiros lá mesmo. Viriato pede para Magnólia pintar o painel. Maria Augusta garante às irmãs que vai perturbar a vida da nova governanta. Guará fofoca ao ver Madalena. Diogo dá um colar a Teresa. Trajano fica furioso ao vê-los se beijando e manda Diogo apresentar a nota fiscal da jóia na delegacia. Purezinha e Madalena se abraçam emocionadas. Diogo diz a Belinda e Galileu que arrumou um trabalho. Madalena garante que não está interessada em casamento quando Purezinha insiste que Trajano é viúvo. Madalena confessa que amou muito João e que não se arrepende do que fez. Florinda sonha que está se casando com Escobar. Miguel quer se retirar, quando Cândida chega para discutir a cerimônia de casamento do neto e não deixa o jovem sair. Viriato diz a Cândida que vai ganhar a eleição. Escobar diz a Laura que Ana não está em sua casa. Henrique pergunta onde Ana está escondida.

6. Sábado, 08/12/2007 Madalena faz sucesso com Trajano.  Laura se sente triste ao saber que Escobar não sabe onde Ana está. Alcebíades fica mal humorado com a chegada de Madalena. Trajano fica admirado com o comportamento jovem de Madalena. Florinda acha que traiu Ciro por causa do sonho. Henrique, Laura e Escobar decidem fazer uma busca pelos hospitais. Trajano vai até a casa de Diogo cobrar a nota fiscal da jóia e de suas roupas novas. Diogo mente que está trabalhando como intermediário na compra e venda de gado e Galileu fica desconfiado. Miguel diz a Inácio que vai a São Paulo entregar seu relatório e pedir o afastamento da igreja. Teresa, Maria Augusta e Guilhermina não recebem Madalena bem. Miguel deixa a sua mala na balsa e sai para socorrer Tonico. Doralice pede a Faustino para ir à gruta rezar por Tonico. Inácio reza pela cura do menino. Guará pergunta a Purezinha se Trajano sabe o que aconteceu com Madalena quando ela ainda morava em Passaperto. Purezinha responde que ele não sabe e nem saberá. Maria Augusta salga a comida preparada por Madalena. Purezinha oferece para fazer o bufê do casamento de Henrique e Cândida a esnoba. Trajano reage ao provar a comida. Madalena chora e ele garante a ela uma segunda chance. Argemiro suspira quando Florinda vai até o armazém. Viriato diz a Magnólia que Florinda só casa depois de Eulália e se preocupa ao saber que ela está sonhando com homens. Lázaro ensina a Miguel um remédio com ervas para Tonico. Galileu avisa que o coração de Tonico parou de bater.

 

 

Próximos capítulos: 10/12/2007 a 15/12/2007

1. Segunda-feira, 10/12/2007   Enfermeira oportunista.  Miguel joga o remédio na boca de Tonico, que revive. Doralice diz que foi um milagre da Virgem de Pedra. Henrique pede que Laura volte para casa, enquanto ele procura por Ana nas delegacias. Miguel diz a Inácio que não aconteceu novo milagre, apenas Tonico foi medicado e se salvou. Miguel decide atrasar a sua viagem para investigar mais sobre o milagre de Laura. Cândida manda Henrique conseguir uma testemunha de que Ana está bem. Henrique paga a enfermeira Raquel para mentir para Laura. Germano despede Faustino e Doralice. Diogo apresenta as notas fiscais para Trajano, que devolve-lhe a jóia. Escobar diz a Laura que teme que Ana não tenha chegado a São Paulo. Chico se irrita quando ouve Miguel fazer perguntas a Iraci e garante que a Virgem é realmente milagrosa. Cândida manda Germano chamar Doralice e Faustino de volta. Germano mente que intercedeu a favor de Faustino. Ciro encoraja Argemiro a procurar a sua amada. Escobar diz a Laura que ela é muito corajosa por esperar Miguel ser dispensado do seu compromisso. Laura pergunta que compromisso prende Miguel. Henrique chega encerrando a conversa. Escobar desconfia que Chico é o responsável pelo desaparecimento de Ana. Argemiro pede para namorar Florinda e ela desmaia.

2. Terça-feira, 11/12/2007 Florinda está grávida?  Argemiro se confunde com Florinda em seus braços. Magnólia e Argemiro levam Florinda para casa. Florinda se queixa com a mãe por ter três homens agora na sua cabeça. Guará fica indignada quando Purezinha conta que foi humilhada por Cândida. Magnólia insinua que Florinda pode estar grávida. Viriato insiste em saber o nome do responsável. Magnólia diz que Ciro, Escobar e Argemiro são suspeitos. Magnólia se concentra para começar a pintar o painel. Miguel diz a Inácio que tem certeza de que precisa seguir o seu coração. Inácio deseja-lhe uma boa viagem. Raquel mostra um prontuário falso para Laura e garante que Ana disse que iria voltar para o marido e para a filha. Escobar não acredita que Ana tenha desistido dele e nem mesmo saído de Passaperto. Henrique se aborrece quando Escobar diz que Chico deve ter impedido Ana de fugir e talvez até a tenha prejudicado. Laura decide voltar para Passaperto e esperar a mãe. Magnólia quer marcar o casamento de Florinda para o mesmo dia de Henrique e Laura. Inácio garante que a data foi marcada antes por Cândida. Nezinho entrega as flores de Argemiro e Eulália pensa que são para ela. Magnólia manda Cândida remarcar o casamento do neto, mas ela se recusa. Argemiro vibra quando Nezinho mente que entregou as flores para Florinda e ela adorou. Laura e Henrique vêem Miguel sendo recebido na estação por uma mulher chamada Mariana e duas crianças. Henrique insinua que é a família de Miguel e Laura fica arrasada.

3. Quarta-feira, 12/12/2007   Florinda ganha dois noivos!   Teresa, Maria Augusta e Guilhermina fingem estar com sono e se recolhem cedo. Viriato e Magnólia concluem que Florinda está grávida de Escobar. Viriato acha que a filha deve se casar com Ciro. Magnólia vota a favor de Argemiro. Teresa, ajudada pelas irmãs, foge pela janela. Diogo dá a jóia de novo para Teresa. Trajano descobre que Teresa não está na cama. Madalena ajuda Teresa a voltar para casa pela mesma janela. Trajano despede Madalena. Teresa pergunta se o pai a estava procurando e diz que estava no banheiro. Trajano pede desculpas a Madalena e revoga a demissão. Chico troca um olhar com Henrique quando Laura conta que a mãe deve voltar. Iraci percebe. Miguel diz ao arcebispo que decidiu largar a batina. O arcebispo diz que vai encaminhar o pedido de Miguel para o Vaticano e, enquanto a resposta não chegar, ele continua padre. Miguel diz que não chegou a uma conclusão sobre os milagres e o arcebispo pede que ele continue investigando. Maria Augusta, Teresa e Guilhermina agradecem a Madalena e as três se abraçam bem amigas. Florinda quer comer as empadinhas de Purezinha, o que agrava as suspeitas de gravidez levantada por Magnólia e Viriato. Henrique pergunta o que Laura tem de tão importante para conversar com ele. Laura diz que não é nada e que ele pode apressar os preparativos para o casamento. Eulália diz a Lídio que ama Argemiro e que acha que ele também está interessado nela. Viriato diz a Ciro que ele vai se casar com a sua filha. Magnólia avisa Purezinha que Argemiro e Florinda vão casar. Argemiro fica felicíssimo.

4. Quinta-feira, 13/12/2007   Para Laura, Miguel é casado. Ciro aceita se casar com Florinda. Argemiro garante a Magnólia que se casa no mesmo dia, se ela quiser. Galileu procura os vidros coloridos com as essências de seus remédios. Cidinha promete cuidar de Brasil, quando Galileu insiste que ele não coma muita gordura. Uma romeira, com um dos vidros nas mãos, procura na botica pela água milagrosa. Galileu acusa Diogo, mas ele nega tudo. Diogo esconde melhor os vidros. Cândida mostra a Laura detalhes dos preparativos do casamento. Laura se lembra do beijo em Miguel. Cândida percebe que Laura está contrariada e ela diz que é cansaço da viagem. Florinda se assusta quando o pai diz que ela vai casar com Ciro e a mãe insiste que o noivo é Argemiro. Florinda garante que quer escolher o próprio noivo e que não está grávida. Henrique conta à avó que ele e Laura viram Miguel e sua família. Cidinha leva comida para Brasil, mas ele a joga fora. Viriato finge não saber de nada quando Ciro fala de seu casamento com Florinda. Guará comenta com Dioclécio que Clemente está apaixonado por Guilhermina e irá sofrer. Clemente se irrita ao ver os pais em seu quarto com as fotos de Guilhermina. Miguel volta e diz a Inácio que vai pedir a mão de Laura para Chico. Iraci cobra de Laura o término do noivado com Henrique. Laura diz que ele é casado. Laura sai a cavalo. Miguel vem em sua bicicleta e acena com um ramo de flores para Laura.

5. Sexta-feira, 14/12/2007   Miguel pede a mão de Laura. Miguel diz que voltou para pedir a mão de Laura em casamento. Laura diz que já sabe qual é o compromisso ao qual ele é preso. Miguel insiste que está disposto a tudo, mas Laura garante que não quer ser responsável pela sua decisão e que é melhor que eles se separem. Miguel fica estupefato quando Laura joga as flores no chão e manda que Miguel não a procure mais. Purezinha serve comida de dieta para Brasil, que sofre. Nezinho pede dinheiro para resolver o problema de Brasil. Madalena sugere ensinar passos novos de maxixe para as meninas. Trajano surpreende Nezinho levando um prato de torresmos para Brasil. Cândida e Chico discutem em qual das casas Laura e Henrique vão morar. Henrique diz que a decisão será de Laura. Laura decide continuar morando com Chico. Cândida diz que já escolheu a modista da capital para fazer o vestido de noiva. Laura insiste que a roupa seja feita por Guará. Cândida diz a Laura que convidou pessoas influentes. Laura faz questão de que as pessoas de Passaperto sejam convidadas. Henrique apóia a noiva. Miguel diz a Inácio que vai mandar um telegrama ao arcebispo para que ele interrompa seu processo de desligamento da igreja. Cândida diz a Henrique que não quer ser deixada de lado e exige que ele prometa que não irá abandoná-la. As filhas de Trajano mentem que estudaram francês a tarde inteira e deixam o pai feliz. Trajano passa perfume e Madalena repara. Miguel diz a Inácio que seu romance com Laura foi só um sonho, do qual agora ele acordou.

6. Sábado, 15/12/2007   Ciro e Gemiro disputam Flor!  Argemiro leva uns docinhos para Florinda. Ciro chega com flores. Os dois pedem Florinda em casamento. Ela não escolhe nenhum deles e pede um tempo para pensar. Eulália se desaponta ao descobrir que Argemiro está apaixonado por Florinda. Eulália confessa para Florinda que ama Argemiro. Florinda diz que a irmã pode ficar com ele. Ciro garante a Argemiro que sempre pensou que ele gostava de Eulália. Argemiro diz que vai continuar na disputa e não desistirá de Florinda. Henrique faz perguntas a Miguel sobre as pesquisas geológicas. Inácio diz que Miguel encontrará uma alternativa para a ponte. Henrique convida Miguel e sua família para o casamento. Miguel fica sem entender. Laura convida Eulália para ser sua madrinha. Eulália diz que não pode aceitar, porque ela só vai casar com Henrique para esquecer Miguel. Cândida recebe os convites de casamento de Henrique. Chico publica uma foto de Ana no jornal em São Paulo. Escobar pede informações a Raquel, que diz que o prontuário desapareceu. Argemiro conta a Eulália que ama Florinda desde pequeno. Viriato decide sair com Galileu e inventa que vai para o ensaio. Magnólia procura Belinda e diz que seus maridos estão mancomunados.

Próximos capítulos: 17/12/2007 a 22/12/2007

 

1. Segunda-feira, 17/12/2007 Viriato visita Edith e André.  Edith conta a Viriato que André está tocando flauta muito bem. André toca uma modinha para Viriato, que se emociona. Depois de ouvir Purezinha fazer um comentário sobre homens mais jovens, Madalena se tranca no quarto, olha a foto de João e chora. Belinda quer saber onde está a tuba de Galileu e Cidinha a acha no escritório de Viriato. Henrique fica furioso quando Ciro diz que Viriato está fazendo a pesquisa sobre o novo local da ponte. Anacleto sugere que as terras de Chico sejam logo desapropriadas e o coronel reage. Magnólia interrompe a reunião de Viriato com os fazendeiros, pedindo satisfações do marido. Purezinha manda a família se arrumar quando Nezinho fofoca que Cândida está chegando para entregar os convites. Viriato garante que Galileu deixou a tuba em sua casa depois do ensaio. Todos se decepcionam quando é Germano que chega à casa de Purezinha para entregar os convites do casamento. Cândida vai à casa de Viriato para entregar o convite e se indispõe com Magnólia. Miguel fica triste ao receber o convite. Guará faz a última prova do vestido de noiva de Laura e Miguel chega para fazer a bainha na batina de Inácio. Ele vê pela porta entreaberta Laura vestida de noiva e chorando. Guará conta para ela que Miguel a viu. Mariana chega à cidade para cuidar de Inácio. Escobar volta à cidade e Lázaro garante que Ana não pegou a sua balsa. Florinda decide com quem vai se casar. Laura vê Miguel com Mariana e fica indignada..

 

2. Terça-feira, 18/12/2007   Flor escolhe marido, mas…  Florinda diz a Argemiro que vai se casar com Ciro. Germano conta a Cândida que Escobar voltou. Florinda fica desconcertada ao esbarrar em Escobar. O médico proíbe Inácio de celebrar o casamento de Henrique e Laura no dia seguinte, mas o padre garante que estará bem. Miguel acusa Escobar de ter contado para Laura que ele é padre, mas o amigo nega. Iraci diz a Laura que ela ainda pode desistir do casamento. Laura afirma que Miguel é casado, tem dois filhos e trouxe até a mulher para Passaperto. Eulália sente pena de Argemiro. Cidinha conta para Magnólia que, depois da chegada de Escobar, Florinda voltou a ter dúvidas. Purezinha diz a Eulália que Argemiro ficou de coração partido. Nezinho leva Eulália até o refúgio de Argemiro. Escobar acha que Inácio deve ser internado. Viriato pergunta a Escobar porque Florinda sonha com ele. Escobar promete conversar com Florinda e Viriato exige que Magnólia participe. Eulália vê Argemiro no alto de um barranco na beira do rio e grita seu nome, pois teme que ele pule. Escobar pergunta a Trajano por que ele não investigou o desaparecimento de Ana. O delegado diz que Chico não deu queixa. Eulália afasta Argemiro do barranco e morre de vergonha ao descobrir que ele estava apenas pescando. Florinda diz a Ciro que está em dúvida de novo, mas ele a beija e ela gosta. Escobar acusa Chico de ser culpado pelo desaparecimento de Ana.

3. Quarta-feira, 19/12/2007   Laura vê Miguel como padre.  Chico expulsa Escobar de sua casa. Laura interrompe a discussão dos dois e reage ao saber que o pai não deu queixa. Escobar aconselha que Laura não se case. Trajano determina que Brasil seja o responsável pela segurança do casamento de Laura. Magnólia vibra com painel da Virgem e pensa em um nome artístico. Chico dá queixa do desaparecimento de Ana e manda Trajano começar a investigação por Escobar. Magnólia leva Florinda para conversar com o médico sobre seus sonhos e dá palpite em tudo. Florinda diz aos dois que já decidiu que vai se casar com Ciro. Mariana avisa Escobar que Inácio piorou. Todos na cidade se arrumam para o casamento. Purezinha acorda Alcebíades, que dorme embaixo de uma pilha de roupa. Laura diz a Iraci que está triste por se casar sem que Ana esteja na igreja. Iraci diz que a neta está triste por causa de Miguel. Laura reafirma que ama Henrique. Trajano elogia a beleza de Madalena. Cândida proíbe Faustino, Tonico e Doralice de irem ao casamento e os eles decidem pescar. Inácio faz questão de celebrar o casamento. Laura se prepara para entrar na igreja e Lázaro lhe dá um presente, que ela guarda no bolso do pai sem ele perceber. Inácio, já no altar, se sente mal e Miguel o leva para a sacristia. Laura entra na igreja. Miguel veste a batina e se posiciona no altar. Laura fica paralisada ao vê-lo paramentado.

4. Quinta-feira, 20/12/2007   Laura foge do casamento!  Os convidados ficam atônitos. Chico e Henrique saem atrás de Laura, que foge pelo mato. Cândida fica inconformada com o escândalo. Guará diz para os outros convidados que esse era o vexame do século. Laura pede que Lázaro a leve embora de Passaperto. Iraci se incomoda com a conversa de Belinda, que fala mal da atitude de Laura. Dulcina repreende a mãe. Henrique grita por Laura na margem do rio. Lázaro pergunta se ela quer voltar, mas Laura reafirma que precisa fugir. Henrique persegue a balsa remando. Mariana diz que Laura fugiu ao ver Miguel como padre e Inácio fica pasmo. Escobar garante que Laura não sabia que Miguel era padre. Miguel se pergunta o que teria feito Laura rejeitá-lo. Miguel sai atrás de Laura e se dirige ao portinho. Viriato e Magnólia se divertem com o fracasso de Cândida e Eulália se revolta. Miguel pede que Lázaro o leve para o outro lado do rio. Lázaro avisa que Laura estava fugindo dele, mas Miguel insiste. Tonha diz a Iraci que foi melhor para Laura. Laura corre pela mata e só consegue parar quando chega à beira de um despenhadeiro. Henrique a alcança e pega Laura pelo braço, o que a assusta. Henrique diz que Laura terá que se casar com ele para limpar a sua honra. Laura dá um passo em falso e escorrega. Henrique consegue salvá-la, mas cai do despenhadeiro no rio e é levado pela correnteza. Miguel chega, percebe o que aconteceu e se joga no rio. Faustino e Miguel resgatam Henrique, que está desacordado. Laura chama Miguel de padre e diz que ele deve se redimir dos seus pecados, assim como ela precisará se redimir dos seus.

5. Sexta-feira, 21/12/2007  Henrique fica com seqüelas.  Mariana conta a Nezinho que é sobrinha de Inácio. Inácio pede que a prefeitura seja aberta, pois precisa passar um telegrama para a capital. Cândida se desespera ao ver Henrique desacordado e Laura diz que já chamou um médico. Inácio passa um telegrama para Dom Duarte, arcebispo de São Paulo, pedindo que ele venha à Passaperto. Jacinto, Magu e Elisa pegam docinhos da festa e Brasil come com eles. Cândida pede que Laura não fale com ela. Chico se preocupa com o filho. Henrique acorda e diz que não está sentindo as pernas. Henrique pede para ficar a sós com Laura e se desculpa pelo que disse. Faustino chama Escobar para atender Henrique. No armazém, todos comentam o que aconteceu. Miguel fala com Inácio que houve um mal entendido e que Laura deve ter pensado que seu impedimento era outro. Inácio conta que chamou o arcebispo a Miguel, que diz que não se sente mais digno de usar a batina. Iraci, Tonha e Doralice rezam na gruta. Madalena comenta com Trajano que Ana pode ter sido atingida no lugar da onça. Chico e Cândida pedem que Escobar salve Henrique. Faustino pergunta por Henrique e Cândida reclama por ele ter saído da fazenda. Escobar testa a sensibilidade de Henrique, mas ele não sente as pernas. Laura sofre quando Henrique implora que Escobar diga que ele vai andar de novo. Viriato se empolga ao saber do convite para o arcebispo e manda Ciro começar a organizar uma solenidade. Chico e Cândida recriminam a atitude de Laura. A matriarca diz que a culpa será de Laura se Henrique não andar mais.

6. Sábado, 22/12/2007  Henrique coloca Laura contra a parede.  Escobar diz a Cândida e Chico que Henrique sofreu um trauma na coluna e recomenda que eles consultem um especialista. Germano conta a Trajano que, na caçada à onça, seu lampião apagou e Henrique quase o atingiu. Henrique pergunta a Laura se foi mesmo Miguel que ajudou Faustino a tirá-lo da água e ela confirma. Laura diz que errou muito e pede perdão. Henrique implora que ela não fique com ele por piedade e pede para falar com Miguel. Cândida fica pasma ao saber que Faustino ajudou no resgate do neto. Viriato procura a melhor chave da cidade para entregar ao arcebispo. Laura arruma as malas e avisa Iraci que vai morar na casa de Cândida. Faustino se recusa a receber uma recompensa de Cândida. Laura fica confusa quando Inácio apresenta Mariana como sua sobrinha e Miguel diz que eles são como primos. Laura avisa Miguel que Henrique quer falar com ele. Chico fica apreensivo quando Trajano insiste em conversar com Valdenor, que conta ao delegado que eles atingiram um bezerro pensando ser a onça. Ele revela também que Chico não estava no grupo quando isto aconteceu. Cândida tenta impedir que Laura fique em sua casa, mas ela a enfrenta. Clemente confessa a Dioclécio que ama Guilhermina. Gaspar e Noronha voltam para Passaperto. Guilhermina vai atrás de Gaspar e Clemente a segue. Henrique agradece Miguel e pede que Laura decida se vai ficar ao lado do homem de quem não gosta ou seguir com Miguel, a quem ela realmente ama.

 

 

 

Próximos capítulos: 24/12/2007 a 29/12/2007

1. Segunda-feira, 24/12/2007   Mina conhece Gaspar.  Miguel reafirma que vai continuar sendo padre, pois não tem um motivo forte para abandonar a vida clerical. Laura reage, mas disfarça. Cândida pede a Miguel que deixe Laura de vez e ele garante que não se colocará mais entre Henrique e sua noiva. Cândida o acusa de ser petulante para um padre. Guilhermina fica decepcionada ao descobrir que Gaspar não era quem ela pensava. Clemente inventa uma desculpa para falar com Guilhermina, mas se enrola. Cidinha acompanha Ciro e Florinda em um passeio. Magú comenta com as irmãs que Trajano está interessado em Madalena e as três conspiram para juntar logo os dois. Escobar sugere que Trajano interrogue Cândida. Cidinha conversa com Brasil, enquanto Florinda e Ciro se beijam. Cidinha se irrita com Brasil, pois ele só fala em comida e decide não dar um beijo nele. As meninas perfumam Trajano, mas Madalena nem percebe porque está resfriada. Miguel diz a Inácio que Henrique o odeia ainda mais. Laura pede que Escobar acompanhe Henrique e Chico na viagem a São Paulo, o que irrita o coronel. Cândida reza na gruta e encontra Viriato. Noronha confirma a Miguel que existe outro lugar para a ponte. Viriato manda um bilhete para Lázaro, visando se antecipar à candidatura de Henrique. Cândida se espanta quando Trajano pede para conversar com ela sobre o desaparecimento de Ana.

 

2. Terça-feira, 25/12/2007   Plano cupido em ação!  Cândida fica indignada e garante não estar envolvida com o desaparecimento de Ana. Laura diz a Iraci que prejudicou muito a vida de Henrique e teme que ele não resista à viagem. Magú ajuda Madalena na cozinha e diz que gostaria muito que ela se casasse com o pai, mas a governanta pede que a menina não toque mais neste assunto. Guilhermina diz a Trajano que ela e as irmãs gostariam que ele se casasse de novo. Germano jura que não tocou no nome da patroa em sua conversa com Trajano. Viriato manda Ciro descobrir quando o arcebispo chega. Lázaro leva os ribeirinhos para conversar com o prefeito. Viriato avisa que não vai mais desviar o rio e que encontrou novo lugar para a ponte. Miguel, Gaspar e Noronha entendem que o prefeito usou a pesquisa financiada por Henrique para se destacar entre seus eleitores. Miguel acusa o prefeito de estar roubando o mérito de Henrique e Viriato rebate que o progresso não pode esperar. Miguel tenta falar com Laura, mas ela o dispensa. Eulália diz que Viriato vai poder fazer as obras graças a Miguel. Ciro pede que Nezinho e Brasil descubram a data da chegada do arcebispo. Laura acusa Miguel de ter vendido a pesquisa financiada por Henrique para o prefeito. Miguel diz que também foi traído, mas ela não acredita. Laura fica na expectativa quando Eulália avisa que chegou telegrama de Chico.

3. Quarta-feira, 26/12/2007   O arcebispo chegou!  Laura fica mais tranqüila ao saber que Henrique chegou bem em São Paulo. Ciro se oferece para dar a Cândida notícias sobre o neto. Viriato diz a Ciro que o arcebispo chega em um dia. Miguel e Inácio avisam Viriato que o arcebispo não quer festejos e o prefeito promete fazer uma festa modesta. Magnólia diz que as damas da sociedade vão precisar virar a noite por causa dos preparativos da festa. Viriato manda que elas façam tudo parecer simples. Dr. Tavares diz que Henrique precisa fazer exames mais específicos. Chico se recusa a sair de perto do filho. Laura conta para Trajano que Ana fugiu para viver em São Paulo com Escobar. Iraci repreende a neta, pois Trajano pode suspeitar de Chico. Laura tem certeza que, se ele for culpado, terá que pagar. Tonha garante a Iraci que não comprometeu Chico. Ciro conta a Cândida que está noivo de Florinda e ela fica furiosa ao saber que Viriato se apossou da pesquisa do neto. Inácio não gosta de ver a cidade enfeitada para a chegada do arcebispo. Laura pede que Inácio fale com o arcebispo para ele rezar uma missa por Henrique. Dr. Tavares garante que Henrique voltará a andar. Cândida ameaça Viriato. Raquel faz exercícios de fisioterapia em Henrique. Viriato, Magnólia e o arcebispo passeiam em um carro aberto. Escobar diz a Chico que vai voltar a Passaperto para descobrir o paradeiro de Ana.

4. Quinta-feira, 27/12/2007  Povo quer que Miguel fique.  Chico ameaça Escobar. Raquel diz a Chico que Ana esteve no hospital e ele fica preocupado. Viriato discursa e entrega a chave da cidade a Dom Duarte. Raquel conta a Henrique que Escobar quis ver o prontuário de Ana, mas ela não mostrou. Henrique convida Raquel para ir até Passaperto ajudá-lo em sua recuperação. Miguel diz ao arcebispo que não pode mais continuar com sua missão, pois sua identidade foi revelada. Inácio se entristece com a possibilidade de Miguel ir embora. Guilhermina cruza com Gaspar, mas desvia o olhar. O arcebispo diz ao povo que pediu a Miguel omitir sua condição de padre. Ciro promete descobrir onde será a nova ponte e informar Cândida. Todos votam a favor que Miguel permaneça investigando os milagres. Miguel pensa em recusar, mas olha para Laura, lembra da promessa que fez a Ana e decide ficar. Cândida e Viriato convidam o arcebispo para jantar, mas ele recusa os dois convites. Dom Duarte se emociona ao rezar na gruta. Inácio, Nezinho e Dom Duarte vão pescar. Miguel diz ao arcebispo que desistiu de deixar a batina. Dom Duarte explica que se seu pedido já tiver sido protocolado no Vaticano, ele não poderá voltar atrás. Raquel vai até o hotel de Chico.

5. Sexta-feira, 28/12/2007   Saia justa!  Chico a recebe e, enquanto ele troca de roupa, Raquel olha o retrato de Ana na sua carteira. Teresa insiste que Madalena deve se casar com Trajano. Raquel conta a Chico que mentiu quando disse que Ana esteve no hospital porque Laura estava muito nervosa. Guilhermina, Magú e Teresa dizem a Trajano que foram conquistadas por Madalena. Magú pergunta por que Trajano não se casa com Madalena e deixa a governanta embaraçada. Trajano manda as filhas para o quarto. Madalena diz que ficou lisonjeada e Trajano sorri vaidoso. Chico afirma que também gostaria que Raquel fosse para Passaperto. Dom Duarte se despede de todos. Miguel acompanha Gaspar nas pesquisas perto da cabana. André alerta Edith que viu alguns homens. Noronha vai até a cabana. Edith sai para conversar com ele. Escobar conta a Miguel que Henrique vai voltar a andar. Miguel diz a Inácio que vai cumprir a sua promessa e proteger Laura. Edith pede que Pedrão leve a receita do remédio para Galileu. O boticário avisa Viriato que André está doente. Guará fofoca com Belinda ao ver Galileu na garupa do cavalo de Viriato. Belinda procura Magnólia que vai atrás de Ciro e o flagra com Florinda. Miguel exige que Laura tenha uma conversa com ele

6. Sábado, 29/12/2007   Chega de mal-entendidos.  Laura diz a Miguel que pensou que ele era casado. Miguel justifica que foi a São Paulo pedir seu desligamento da Igreja para se casar com ela. Laura conclui que ambos fizeram tudo errado, mas que precisam pagar por isso. Miguel fala que está preso à batina e Laura, a Henrique. Os dois prometem ser amigos. Florinda pede desculpas à mãe. Galileu examina André. Edith conta que ele ficou nervoso com os homens que estiveram por ali. Viriato descobre que Noronha procurou Edith para falar sobre o novo local da ponte, que passará por onde fica a cabana. Viriato garante que ninguém vai desapropriar aquelas terras. Galileu avisa que André deve ir para o hospital. Florinda sugere que Eulália revele seu sentimento por Argemiro. Tavares dá alta para Henrique. Escobar diz a Cândida que logo Henrique estará de volta. Ela pede que Escobar trate de Henrique e o médico concorda. Escobar diz que ficará na cidade até descobrir o paradeiro de Ana. Cândida garante que ela fugiu como nas outras vezes. Viriato obriga Galileu a acompanhar André até o hospital. O prefeito avisa Ciro que a ponte não será mais construída no novo local e manda que ele invente uma desculpa para dar ao povo. Eulália procura Argemiro e conta que, para Florinda se casar com Ciro, ela precisa se casar antes. Argemiro pensa que ela está sugerindo que eles finjam que estão namorando para enganar Viriato e aceita. Belinda exige saber de Viriato onde ele foi com Galileu.

Próximos capítulos: 31/12/2007 a 05/01/2008

1. Segunda-feira, 31/12/2007   Trajano beija Madalena!  Viriato diz a Belinda que Galileu foi socorrer uma eleitora. Cidinha observa que mulher não vota, mas o prefeito garante que isso mudará em breve. Belinda manda Galileu dormir na sala. Trajano conversa com Madalena sobre suas investigações e ela mostra muito interesse. Teresa aproveita para levar uns petiscos para o casal. Madalena e Trajano se beijam. O delegado, envergonhado, pede desculpas, mas Madalena garante que não ficou aborrecida. Laura fala para Tonha que ela e Miguel são apenas amigos. Miguel vai à delegacia pesquisar por casos de crianças abandonadas. Galileu diz a Viriato que André está bem e sugere que ele abra um posto médico em Passaperto. Trajano encontra o registro do aparecimento de um bebê no rio. Cândida se choca ao ver Henrique de volta em uma cadeira de rodas. Miguel descobre que o bebê abandonado foi deixado por um homem. Viriato reúne os ribeirinhos, avisa que não existe novo lugar para a ponte e que tudo foi um erro da companhia ferroviária. Gaspar e Noronha ficam indignados. Chico avisa Laura que Henrique quer vê-la. Noronha decide procurar o interventor do estado para pedir ajuda na construção da ponte. Viriato se adianta ao advogado e manda um telegrama para o interventor. Escobar aceita convite de Viriato para jantar. Laura pára chocada ao ver Henrique na cadeira de rodas. Cândida culpa Laura pelo estado do neto.

2. Terça-feira, 01/01/2008   Henrique finge paralisia!  Henrique pede que a avó pare de culpar Laura e garante que será um paciente aplicado e voltará a andar. Ao ver Raquel, Laura pergunta por Ana. Florinda diz a Escobar que se curou e não sonha mais. Viriato diz que vai abrir um posto médico e pergunta se Escobar gostaria de ser o responsável e ele aceita. Brasil ensina Trajano como beijar. Madalena chega na delegacia e Trajano a beija apaixonadamente. Brasil espia e comemora. Escobar pede ajuda a Miguel para fazer o posto funcionar. Ciro alerta que a prefeitura não tem verba para o posto. Então, Viriato resolve criar uma contribuição para a saúde. O prefeito bate na casa de Galileu no meio da noite e pede que o boticário vá ver André. Belinda quer saber o que eles escondem. Viriato mente que está com insônia. Galileu e Belinda se reconciliam. Chico conta a Henrique que Trajano está investigando o desaparecimento de Ana e o jovem garante que o delegado não descobrirá nada através dele. Chico não gosta de saber que Escobar vai tratar do filho. Escobar acusa Chico pelo desaparecimento de Ana e eles discutem. Escobar conversa com Henrique sobre os benefícios da terapia aquática e promete ensinar a nova técnica a Raquel. Cândida exige que Laura vá junto às sessões de terapia aquática. Escobar e Miguel se interessam por uma casa na cidade para o posto médico e Nezinho diz que a casa pertence a Chico. Laura diz que estará sempre ao lado de Henrique. Raquel surpreende Henrique dando alguns passos.

3. Quarta-feira, 02/01/2008   João Antônio em Passaperto.  Henrique diz que ninguém pode saber que ele já consegue andar, principalmente Laura. Raquel deixa claro que quer uma recompensa pelo seu silêncio. Henrique promete ajudá-la no romance com Chico. Galileu visita André e pede para ir ao jardim, interessado naquelas plantas. Miguel vai à casa de Laura, que se arruma para recebê-lo. Ele pede que Laura interceda para que a casa se transforme em posto médico. Trajano procura Henrique. Cândida manda o neto ter cuidado com o que fala. Henrique diz a Trajano que estava ocupado caçando a onça e nem viu Ana no dia em que ela desapareceu. Cândida pega o pano vermelho que Germano lhe entregou na manhã seguinte ao desaparecimento de Ana. Trajano faz questão de falar com Germano na frente de Henrique. Argemiro pede a mão de Eulália para o prefeito, pensando em ajudar Florinda a se casar. Cidinha vigia na praça os dois casais: Eulália e Argemiro; Ciro e Florinda. Eulália fica triste quando Argemiro diz que não vai beijá-la, porque o namoro é só fingimento. Chico fica furioso quando Laura pede que ele ceda a casa para um posto, que será dirigido por Escobar. Magú, Teresa e Guilhermina aprovam o romance de Madalena e Trajano. Ele vai até a casa da família de Madalena para pedi-la em namoro, mas ela faz questão de continuar trabalhando. Madalena promete a Purezinha que vai esquecer João Antônio com o romance com Trajano. João Antônio volta à cidade e bate na selaria de Pedrão.

4. Quinta-feira, 03/01/2008  Chico e Raquel se beijam.  Viriato diz a Magnólia que o painel da Virgem é fundamental para sua carreira política. Pedrão cuida do cavalo de João Antônio, que acaba dormindo em um monte de feno. Magnólia sai, sorrateira, à noite e Viriato pensa que está sendo traído. Magnólia explica que saiu para terminar o painel e o prefeito vibra. Henrique incentiva Chico a levar Raquel para conhecer a sua fazenda. Inácio sugere que Escobar procure outra casa quando Laura conta a reação de Chico. Alcebíades vai à selaria e encontra com João Antônio. O jovem tenente garante que está só de passagem pela cidade. Alcebíades conta que Madalena está de casamento marcado. João Antônio pede que ele diga a Madalena que nunca a esqueceu, apesar da vida tê-los separado. Chico passeia com Raquel a cavalo. Purezinha manda Alcebíades não contar sobre o encontro com o tenente para Madalena. Trajano conhece João Antônio na barbearia e o convida para almoçar em sua casa. Iraci confessa a Laura que tem quase certeza de que Ana não está viva, por causa da falta de notícias da filha. Chico beija Raquel e ela pede que ele esqueça o  ocorrido, pois ela não pode sonhar com um homem casado. Laura pede que a Virgem mande um sinal que sua mãe está viva e uma ave branca entra voando na gruta. Raquel diz a Chico que vai rezar para a sua mulher voltar. Laura conta para Escobar que recebeu um aviso de que Ana vai voltar.

5. Sexta-feira, 04/01/2008  Madalena desmaia ao ver João Antônio.  Escobar diz a Laura que a ave ter entrado na gruta não passou de coincidência. Miguel completa que nenhum milagre da Virgem foi comprovado ainda e Laura vai embora desanimada. Miguel a segue e ela o abraça, triste. Guará, Dioclécio e Nezinho só observam. Madalena desmaia quando Trajano chega em casa com João Antônio. Magú explica que Madalena é governanta de dia e também namorada de seu pai. As meninas tentam impedir, mas João Antônio acha melhor ir embora. Guará comenta com Brasil que foi João Antônio que prejudicou a vida de Madalena. Um romeiro pede um vidro de água santa para Dulcina na botica, mas ela diz que ele está no lugar errado. Galileu descobre Diogo enchendo vários vidros com água da bica. Diogo garante que estava só lavando os vidrinhos e o pai acredita. Noronha conta a Gaspar que o pedido de desapropriação das terras de Chico foi negado. Escobar diz que Madalena sofreu um abalo emocional e ela garante a Trajano que a causa do desmaio não foi João Antonio. Madalena diz a Purezinha que precisa conversar com o tenente. Guará diz a Purezinha que João Antônio já deixou a cidade. Lídio se declara para Dulcina e os dois se beijam. Galileu e a banda tocam na praça. Viriato inaugura o painel. Nezinho grita que a santa está com a cara de Magnólia. Inácio fica furioso.

6. Sábado, 05/01/2008 Ciro e Diogo ficam sócios.  Inácio se recusa a benzer o painel na inauguração. Inácio diz que vai largar a paróquia e deixá-la sob os cuidados de Miguel. O padre comenta com Escobar que Miguel ainda alimenta esperanças de se casar com Laura. Miguel chora lembrando do beijo de Laura. Ciro observa Diogo vendendo os vidrinhos com água para os romeiros e propõe sociedade e ampliação dos negócios. Diogo aceita. Gaspar dá uma flor para Guilhermina e conta que Trajano não deixou que falasse com ela. Brasil termina o encontro dos dois. Raquel janta com Chico na fazenda. Iraci diz a Tonha que desconfia da enfermeira e acha que ela só quer tirar proveito de Chico. Raquel pede que Chico ceda a casa para Escobar, como prova de que não é mais ligado ao passado. O coronel diz que só se importa com ela e a beija. João Antônio se esconde de dois soldados que estão à procura de alguém. Guilhermina, Magú e Teresa ficam felizes quando observam Trajano e Madalena se beijando. Diogo pega uma carta endereçada a Miguel. Laura se espanta ao ver Raquel tão íntima de Chico. A enfermeira diz que convenceu o coronel a ceder a casa. Chico explica que Raquel passou a noite na fazenda porque estava tarde para voltar. Laura pede a Escobar e Miguel para se unir a eles no futuro posto. Diogo entrega a carta de Miguel a Henrique. Inácio pede que Laura não se envolva com o posto médico, pois deve ficar afastada de Miguel. Henrique conta a Raquel que Miguel foi dispensado de seus votos e oficialmente não é mais padre.

Próximos capítulos: 07/01/2008 a 12/01/2008

 

1. Segunda-feira, 07/01/2008   Cândida descobre André. Henrique diz para Raquel que Miguel só vai saber que não é mais padre depois que do seu casamento com Laura. Raquel e Henrique tentam queimar a carta, mas Germano e Faustino batem na porta e eles apagam o fogo. Raquel esconde a carta ainda intacta na cadeira de rodas, sem que Henrique perceba. Miguel diz a Inácio que o amor que sente por Laura é mais forte do que a sua vocação. Raquel diz a Chico que não consegue parar de pensar nele. Cândida diz a Raquel que ela deve se comportar em sua casa, mas ela a enfrenta. Belinda implica com Lídio, mas Dulcina garante que a mãe terá que aceitar o namoro deles. Gaspar concorda em fazer a reforma da casa para virar posto médico. Viriato diz a Cândida que o novo lugar para ponte tinha problemas. Cândida exige verificar o local pessoalmente. Viriato manda Galileu pedir a Edith que ela se esconda. Henrique finge ter dificuldades para fazer os exercícios da terapia aquática e Laura olha penalizada. Raquel quase afoga Henrique quando ele diz que mulheres como ela não se apaixonam. Ciro ajuda Henrique a sair da água. Escobar e Miguel desconfiam que Henrique possa estar envolvido no desaparecimento de Ana. Nezinho, Guará e Brasil tentam descobrir a razão da obra que os dois estão envolvidos. Ciro e Florinda se divertem na cachoeira. Edith não encontra André em casa. Viriato e Cândida caminham pela mata. André encontra Viriato e corre para ele, o chamando de pai.

2. Terça-feira, 08/01/2008  Laura e Miguel se beijam!.  Edith leva André embora. Magnólia tem uma crise de ciúmes ao ver Cândida e Viriato juntos. Cândida pergunta a Viriato por que ele não quer a ponte naquele lugar. Viriato pede que ela tenha piedade, pois André precisa de cuidados especiais. Cândida avisa que a ponte passará exatamente ali. Magnólia desconfia quando Florinda chega em casa com o cabelo molhado. Purezinha pega o colchão de Nezinho para colocar no sol e estranha o peso. Laura e Miguel se encontram na cachoeira, como no dia em que se conheceram. Ele diz que não adianta fugir do destino e beija Laura. Ela se sente culpada por Henrique. Cândida manda Ciro descobrir quem é o dono das terras por onde a ponte vai passar. Uma mula começa a mastigar o colchão de Nezinho. Escobar examina Henrique e diz que ele já está forte para voltar a andar. Henrique é colocado em pé e forja um tombo. Ele diz a Laura que está condenado à cadeira de rodas. Laura promete ir com ele rezar na gruta. Doralice conta para Escobar que Ana deu um tapa em Henrique uma vez. Purezinha dá o colchão de Nezinho para Nestor. Nezinho se descontrola quando descobre. Henrique reza na gruta e promete que, caso ele volte a andar, vai mandar rezer uma missa no dia do seu casamento com Laura.

3. Quarta-feira, 09/01/2008   Compromisso com a Santa. Henrique pede que Laura prometa que vai se casar com ele se a Virgem fizer o milagre. Laura ameaça ir embora. Henrique e os romeiros insistem e ela faz a promessa à Virgem. Nezinho troca o colchão que estava com Nestor por um novo e o romeiro começa a achar que suas preces estão sendo atendidas. Miguel diz a Inácio que, mesmo que a Igreja não o dispense, ele largará a batina. Laura conta que fez a besteira de prometer se casar com Henrique. Iraci diz que ela jamais devia ter prometido isso à Virgem. Henrique garante a Raquel que em breve haverá casamento. Trajano considera Henrique o principal suspeito do desaparecimento de Ana, embora mantenha na lista Cândida, Germano, Valdenor, Faustino e Chico. Florinda confessa para a mãe que foi nadar na cachoeira com Ciro. Argemiro nem pega na mão de Eulália, ciente que o namoro é só fingimento. Madalena acaba o serviço para namorar Trajano. Teresa e Guilhermina declaram que são contra o casamento e só vão mudar de idéia quando puderem namorar também. Madalena defende as meninas e Trajano acaba concordando. Galileu diz a Belinda que sumiram muitos frascos de seu laboratório e Diogo acusa Lídio. Dulcina o defende, mas Galileu resolve dar queixa. Eulália beija Argemiro e ele gosta. Lídio diz a Trajano que ficou cuidando do balcão a pedido de Diogo e é inocente. Ciro decide colocar uma prova do crime nas coisas de Lídio. Laura pede que Inácio a liberte da promessa de se casar com Henrique.

4. Quinta-feira, 10/01/2008   Henrique espia beijo.  João confessa que está sendo procurado como desertor. Madalena diz que Trajano não pode saber de nada e marca um encontro com ele na pensão. Valdenor garante a Lídio que vai encontrar o culpado. Magnólia decide convidar Ciro e a família de Argemiro para um sarau. Purezinha adora o convite. Dulcina defende Lídio, enquanto Diogo o ataca. Inácio manda Galileu retirar a queixa, pois Lídio é honesto. Galileu não concorda. Chico e Iraci intercedem por Lídio e Trajano o liberta. Valdenor e Tonha se emocionam com a defesa feita pelos patrões. Brasil faz planos de continuar morando na delegacia depois de se casar com Cidinha. Eulália pega Ciro mexendo nos arquivos da prefeitura e ele disfarça que está interessado em comprar um terreno na beira do rio. Laura e Miguel se divertem juntos e fazem planos para o futuro. Germano observa escondido o casal namorando. Ciro diz a Cândida que as terras por onde a ponte deveria passar estão registradas no nome de André Palhares. Cândida fica tensa e manda Ciro parar de investigar isso. Diogo pede permissão para namorar Teresa e Gaspar pede autorização para namorar Guilhermina. Trajano concorda, mas garante que vai vigiar pessoalmente o namoro. Dioclécio e Guará incentivam Clemente a namorar Guilhermina. Raquel diz que Henrique precisa continuar com as sessões de fisioterapia para manter as aparências. Germano conta o que viu para Henrique e ele decide sair. Clemente vê Guilhermina beijando Gaspar e vai embora muito triste. Madalena reclama que Trajano não namora mais com ela, pois passa o tempo todo vigiando as filhas. João entra escondido no quarto de Madalena. Miguel e Laura se beijam. Henrique flagra o beijo sem ser visto.

6. Sábado, 12/01/2008   Purezinha flagra João.   Henrique se afasta silenciosamente. Henrique agradece por Miguel ter feito companhia a Laura. Miguel vai embora e Henrique diz que estava sentindo muitas saudades de Laura. João conta que passou os cinco últimos anos fugindo e não pôde se comunicar com Madalena. Ela diz que continuou vivendo e agora está namorando. Madalena obriga que ele passe a noite no seu quarto para fugir de seus perseguidores. Henrique garante a Chico que em breve estará de pé para entrar com Laura na igreja. Ele conta para Raquel que viu Laura e Miguel se beijando e que vai arrumar um jeito de apressar o casamento. As famílias de Viriato e Purezinha e Ciro confraternizam. Brasil chega a convite de Cidinha. João dorme em um colchão ao lado da cama de Madalena e agradece o que ela está fazendo por ele. Iraci teme que Laura sofra por não cumprir a promessa. Raquel entra no quarto de Chico e o beija. Miguel diz a Escobar que viveu o dia mais feliz de sua vida. O médico pede que ele tome cuidado com Henrique, pois o rapaz pode ter visto o beijo e disfarçado. Henrique entra no quarto de Laura e a observa dormindo. Ele vê Chico entrando na gruta com um buquê de flores. Madalena avisa João que seus perseguidores estão na pensão e o tranca no quarto. João se esconde embaixo da cama, mas é descoberto por Purezinha. Cândida reclama porque Henrique dormiu na casa de Chico. Ela diz que vai se reunir com o interventor do estado porque descobriu algo grave contra Viriato.

Próximos capítulos: 14/01/2008 a 19/01/2008

1.  Segunda-feira, 14/01/2008 Henrique forja milagre!  Cândida não revela a Henrique o que descobriu sobre Viriato. Cândida fica confiante de que Henrique será o próximo prefeito. Purezinha repreende Madalena por ter deixado João se esconder em seu quarto. Madalena revela a Purezinha que ainda gosta de João. Lídio é demitido e decide trabalhar na fazenda. Laura pede a ajuda de Iraci para devolver os presentes de casamento. Chico volta abatido da gruta. Laura estranha ao ver que Lázaro a presenteou com um relógio escrito Regina. Eulália pede a Florinda que não conte a Ciro sobre a farsa de seu namoro com Argemiro. João avisa Madalena que irá partir ao anoitecer. Miguel desconfia que Lázaro quis dar uma pista a Laura sobre suas origens. Miguel aconselha Laura a conversar com Lázaro. Argemiro revela a Madalena que seu namoro com Eulália é apenas para que Florinda possa se casar logo. Argemiro confessa a Madalena que sempre foi apaixonado por Florinda. Lazáro conta a Laura que Regina era sua filha. Gaspar e Escobar ficam ansiosos para a inauguração do posto médico. Trajano pede a Brasil que traga Doralice o quanto antes para ser interrogada. Guará diz a Dioclécio que viu Brasil levando Doralice e Faustino para a delegacia. Henrique vai ao posto médico conversar com Laura. Viriato e Henrique discutem sobre a eleição. Henrique agradece as orações dos romeiros para sua recuperação. Raquel provoca os cavalos com um grampo e a carroça vai para cima de Laura. Henrique levanta da cadeira de rodas e salva Laura antes que ela seja atingida. Os romeiros ficam maravilhados com o milagre.

2. Terça-feira, 15/01/2008 Laura desmascara Henrique.   Viriato desconfia que Cândida esteja planejando algo para prejudicá-lo. Cidinha avisa Viriato e Magnólia sobre o milagre de Henrique. Henrique explica a Laura que sentiu uma força inexplicável quando a viu em apuros e, por isso, conseguiu se levantar. Nestor sugere que os romeiros o acompanhem à gruta para agradecer o milagre. Henrique convida Laura para comemorar a graça recebida em sua casa. Henrique avisa aos romeiros que não irá mais impedir a demolição da gruta. Doralice diz a Trajano que Ana lhe entregou um bilhete para Miguel. Doralice explica que logo após pegar o bilhete viu Ana discutindo com Henrique. Viriato pede conselhos a Cidinha sobre como agradar o povo. Dulcina visita Lídio na fazenda. Miguel e Padre Inácio desconfiam que Henrique tenha armado o milagre para ficar com Laura. Escobar explica a Laura que a recuperação de Henrique já era esperada e que ele pode ter forjado o milagre. Laura decide ir à casa de Henrique para ver até onde ele é capaz de mentir. Henrique e Raquel comemoram o golpe do milagre. Chico fica feliz com a recuperação de Henrique, sem desconfiar da armação. Padre Inácio pede a Escobar que explique aos romeiros que a recuperação de Henrique foi uma cura médica e não um milagre. Chico interfere e discorda de Escobar. Os romeiros o apóiam. Ciro vai à casa de Edith buscar informações sobre André. Edith manda André se esconder e finge não saber de nada. Viriato diz a Ciro que a única forma de desmascarar Henrique é provar que o milagre foi falso. Laura acusa Henrique de ter mentido apenas para se casar com ela.

3,  Quarta-feira, 16/01/2008  João é preso.  Laura diz a Henrique que tem certeza de que o milagre foi forjado e que agora se sente livre para ficar com Miguel. Henrique fica descontrolado. Madalena descobre que dois soldados procuraram Trajano atrás de João. Henrique pensa em uma forma de encontrar Ana e reconquistar Laura. Henrique se certifica com Raquel se ela realmente destruiu a carta do vaticano para Miguel. Jacinto, Elisa e Nezinho brincam com a cadeira de rodas. Purezinha pede que eles tomem cuidado. João se despede de Madalena. Edith solicita a Galileu que chame Viriato para conversar com ela. João é surpreendido por dois soldados ao sair da pensão. Madalena não consegue alertá-lo. João é algemado. Trajano vê tudo. Laura conta a Miguel e padre Inácio sobre a conversa que teve com Henrique. Inácio teme que Henrique não desista de Laura tão facilmente. Trajano exige que Madalena o encontre para conversar sobre a prisão de João. Edith alerta Viriato sobre a visita de Ciro, mas o descreve como se fosse Henrique. Viriato acha que é Henrique quem está investigando sua vida. Viriato pede a Edith que redobre a vigilância com André. Miguel se declara para Laura. Magnólia repreende Viriato por chegar tarde em casa. Trajano interroga Henrique, que afirma que nunca se desentendeu gravemente com Ana. Henrique acusa Faustino e Doralice de traí-lo. Belinda fica com ciúmes das clientes de Galileu. Galileu aconselha Viriato a apresentar André como seu filho antes que seja desmoralizado durante a campanha eleitoral. Henrique acusa Chico de ter desaparecido com Ana.

4.  Quinta-feira, 17/01/2008   O namoro acabou! Chico fica pasmo diante da acusação de Henrique. Chico e Henrique discutem. Chico passa mal. Laura ouve a discussão e expulsa Henrique. Chico desabafa com Laura sobre a falta que sente de Ana. Iraci diz a Tonha que ouviu a conversa entre Henrique e Chico, mas que tem certeza de que Ana está viva. Madalena conta a Trajano sobre seu romance com João. Trajano avisa a Madalena que a relação deles passará a ser de funcionária e patrão. Viriato desconfia que Lázaro tem alguma informação sobre a viagem de Cândida. Viriato pede a Ciro que suborne Lázaro até descobrir algo. Belinda diz a Magnólia que desconfia que Viriato e Galileu estejam saindo com outras mulheres. As duas decidem tirar a história a limpo. Raquel pergunta a Argemiro sobre a cadeira de rodas. Elisa, Jacinto e Nezinho doam a cadeira para o posto médico. Miguel e Escobar alertam Laura que Henrique pode mesmo saber algo que Chico tenha feito contra Ana. Escobar revela a Trajano que Ana fugiu para encontrá-lo em São Paulo e começar uma vida nova. Trajano acha que Chico pode ter feito algo ao descobrir a traição. Lázaro diz a Ciro que Cândida viajou em busca de um especialista para curar Henrique. Viriato fica aliviado ao saber o motivo da viagem. Tonha e Iraci revelam a Trajano que Cândida conversou com Chico no dia do desaparecimento de Ana. As duas explicam que Chico ficou furioso com a conversa e foi atrás de Ana. Trajano decide interrogar Chico.

5.  Sexta-feira, 18/01/2008   Romeiros em protesto. Chico se irrita com a insinuação de Trajano de que teria sumido com Ana após saber que ela o traía. Magnólia pede ajuda a Florinda, Eulália e Cidinha para agilizar a inauguração do posto médico e deixar Viriato mais animado. Diogo confessa a Galileu que pegou os frascos dos remédios para vender água santa aos romeiros. Galileu não se conforma por Lídio ter sido demitido injustamente. Belinda convence Galileu a não entregar Diogo à polícia. Magnólia diz a Escobar que irá contribuir financeiramente para a inauguração do posto médico. Magnólia pede a Laura que avise Cândida que em breve Florinda irá se casar. Diogo pede dinheiro emprestado a Henrique para montar sua loja. Henrique alega que não pode se juntar a Ciro, já que ele será seu sócio. Henrique diz a Miguel que ele jamais poderá se casar com Laura, pois ele pretende pedir sua excomunhão. Raquel sugere que Henrique vá à gruta agradecer pelo suposto milagre na frente dos romeiros. Eulália revela a Laura que seu namoro com Argemiro é de mentira. Laura a aconselha a se aproveitar da situação para ser notada por ele. Eulália pede conselhos a Purezinha sobre como agradar Argemiro. Henrique diz aos romeiros que Laura não cumprirá a promessa para ficar com Miguel. Os romeiros protestam. Miguel diz a Laura que desconfia que seu berço tenha sido abandonado por um homem. Miguel promete ajudar Laura a descobrir a verdade sobre sua vida. Galileu pede desculpas a Lídio. Tonha desconfia que Diogo seja o culpado. Os romeiros queimam um boneco representando Miguel em frente à casa paroquial e exigem que ele deixe a cidade.

6.  Sábado, 19/01/2008   ‘Moleque!’  Padre Inácio tenta acalmar os romeiros. Nestor acusa Miguel de ser herege. Miguel apaga o fogo do boneco. Brasil tenta controlar os romeiros. Maria Augusta, Teresa e Guilhermina desconfiam que Madalena e Trajano estejam brigados. Laura desconfia que Henrique esteja por trás da confusão com os romeiros. Miguel fica furioso. Belinda culpa Galileu pelo mau comportamento de Diogo. Galileu tenta convencê-la que fazer Diogo reconhecer seu próprio erro é a melhor forma de educá-lo. Galileu e Belinda discutem. Ciro sugere a Florinda simular uma gravidez para adiantar o casamento. Viriato teme que Cândida o tire da prefeitura. Magnólia não sabe mais como animá-lo. Brasil leva flores para Cidinha. Cidinha se atrapalha na cozinha e Brasil não ganha nem um beijo. Galileu conta a Viriato que Lídio é inocente e o convence a contratá-lo novamente. Trajano decide continuar as investigações até descobrir quem foi o culpado. Galileu expulsa Diogo de casa. Belinda conforta Diogo. Germano vai atrás de Chico na gruta, mas o perde de vista. Henrique pede a Germano que continue vigiando Chico. Diogo avisa Ciro que foi expulso de casa e pede que ele arrume logo o dinheiro para abrirem a loja. Eulália vê os dois conversando e fica cismada. Ciro tenta convencer Viriato a investir em uma loja de produtos sagrados para conquistar mais eleitores e incentivar o turismo e o comércio na cidade. Viriato autoriza Ciro a fazer o requerimento de verba para abrir a loja. Miguel vai tirar satisfações com Henrique.

Próximos capítulos: 21/01/2008 a 26/01/2008 

 

1. Segunda-feira, 21/01/2008   Diogo humilha Galileu.  Miguel percebe que Henrique quer apenas provocá-lo e vai embora. Belinda pede a Purezinha que negue abrigo a Diogo na pensão para que ele volte para casa. Viriato autoriza Ciro a liberar os carnês de contribuição provisória para o posto médico. Viriato instrui Ciro a começar a cobrar dos comerciantes. Purezinha avisa Diogo que a pensão está lotada. Ciro se oferece para dividir o quarto com Diogo. Os romeiros pedem a Laura que deixe Miguel e se case com Henrique. Miguel revela a Laura que foi Henrique quem os instigou contra eles. Henrique entrega dinheiro a Nestor para que ele continue provocando os romeiros contra Laura e Miguel. Trajano pressiona Galileu a revelar o responsável pelo sumiço dos vidros. Galileu se atrapalha e dá a entender que Diogo foi o culpado. Ciro escreve uma matéria sobre a revolta dos romeiros contra Miguel. Diogo avisa Belinda que irá morar com Ciro. Diogo humilha Galileu. Padre Inácio se recusa a pagar o imposto para Ciro. Cândida avisa Henrique que ele terá que se casar com Laura a qualquer custo. Cândida se surpreende com a recuperação de Henrique. Cândida revela a Henrique que já acertou tudo com o interventor para que ele seja o próximo prefeito. Trajano proíbe Diogo de entrar em sua casa. Padre Inácio encontra a fachada da igreja com pichações contra Miguel. Padre Inácio teme que a manifestação dos romeiros assuma proporções maiores. Padre Inácio recebe um telegrama do arcebispo para ir a São Paulo. Escobar teme que Padre Inácio receba uma advertência. Padre Inácio pede a Miguel que o substitua em sua ausência.

2. Terça-feira, 22/01/2008   Jogo sujo.  Miguel se assusta com a proposta de padre Inácio. Maria Augusta, Guilhermina e Teresa querem saber por que Trajano e Madalena não estão mais juntos. Trajano explica que Madalena traiu sua confiança. Madalena desabafa com Purezinha. Madalena explica a Maria Augusta que seu coração ficou dividido entre Trajano e João. Maria Augusta se oferece para ajudá-la a reconquistar Trajano. Madalena agradece e explica que precisa de um tempo para se decidir. Dioclécio conta a Trajano as dificuldades que Madalena passou com João. Laura vai tirar satisfações com Henrique sobre a confusão com os romeiros. Henrique promete não prejudicar mais padre Inácio se ela se casar com ele. Laura e Henrique discutem. Cândida pede a Laura que respeite Henrique, pois ele será o futuro prefeito. Henrique manda Raquel usar seu charme para descobrir com Chico o que aconteceu com Ana. Raquel posa de mulher rejeitada para se aproximar de Chico, que explica que não há lugar para outra mulher em sua vida. Brasil chama Miguel para depor. Laura o acompanha. Miguel revela a Trajano que Ana lhe entregou um bilhete pedindo para proteger Laura caso algo ruim acontecesse. Laura explica a Trajano que Ana queria que Miguel impedisse sua união com Henrique. Gemano perde Chico de vista dentro da gruta novamente. Guará ouve uma conversa entre Galileu e Viriato e desconfia que eles estejam falando de uma amante. Guará conta a sua versão da conversa a Magnólia e Belinda. Henrique decide vasculhar toda a gruta atrás de Ana. Henrique pede a Germano que comande os peões para que nenhuma pista passe despercebida.

3. Quarta-feira, 23/01/2008   Barrados por romeiros.  Henrique tem certeza de que Chico escondeu Ana entre as pedras da gruta. Magnólia e Belinda decidem investigar sobre a suposta amante de Viriato e Galileu. Guará promete ajudá-las a descobrir tudo. Magnólia sugere a Belinda que elas finjam que está tudo bem para que os maridos não desconfiem de nada. Cândida pede a Raquel que volte para São Paulo. Henrique enfrenta Cândida e ordena que Raquel continue morando com eles. Diogo encontra uma casa para abrir sua loja e negocia o aluguel com Nezinho. Chico fica furioso ao ver Germano e os peões cavando na gruta e os expulsa. Chico reza para a santa não deixar ninguém perturbar o sossego de Ana. Diogo pega o adiantamento do aluguel da loja com Ciro. Belinda fica animada com o novo negócio de Diogo, já Galileu condena a loja de Diogo. Gaspar, Guilhermina, Laura e Miguel comemoram o fim das obras no posto médico. Escobar desabafa com Florinda sobre a falta que sente de Ana. Henrique ordena que os peões voltem à gruta à noite. Os peões encontram um vão entre as pedras. Belinda e Dulcina ajudam Diogo a montar a loja. Miguel se prepara para celebrar a missa, mas a igreja está vazia. Miguel descobre que os romeiros estão impedindo as pessoas de entrar na igreja, mas se surpreende ao ver que Lázaro veio assistir sua missa. Madalena aparece para a missa também. Henrique pega um pedaço de pano vermelho entre o vão na gruta. Henrique reconhece o pano como parte de um vestido de Ana. Henrique dá uma desculpa para manter os romeiros afastados da gruta. Germano consegue mexer a pedra e encontra um saco.

4. Quinta-feira, 24/01/2008    O vestido de Ana aparece!  Henrique promete dinheiro para os peões que conseguirem retirar o saco do meio das pedras. Guará oferece duas calças e um colete a Nezinho em troca de informações sobre o que Galileu e Viriato andam fazendo. Diogo convida Teresa para conhecer sua loja. Diogo tenta beijá-la, mas ela recua. Germano entrega a Henrique o saco que encontrou na gruta com o vestido vermelho de Ana. Henrique pede a Germano que esconda o vestido no porta-malas do carro de Cândida. Viriato prepara seu discurso para a inauguração da loja e do posto médico. Trajano proíbe Maria Augusta, Teresa e Guilhermina de ir à inauguração da loja de Diogo. Henrique leva o vestido de Ana para Chico e o acusa de tê-la enterrado na gruta. Após a discussão com o filho, Chico sente dores no peito. Madalena vai à delegacia levar o almoço para Trajano e tentar animá-lo. Trajano a despreza e ela sai furiosa. Brasil se aconselha com Madalena sobre como conquistar uma mulher. Madalena sugere que ele faça uma serenata para Cidinha. Laura desconfia que Chico e Henrique tenham descoberto algo sobre Ana. Galileu se oferece para ajudar Brasil a fazer uma serenata para Cidinha e finalmente ganhar um beijo. Laura pede a Iraci que fique de olho em Chico. Miguel dá as boas vindas a padre Inácio. O padrinho diz a Miguel que se não conseguir administrar os transtornos com os romeiros o cardeal irá transferi-lo para outra paróquia. Miguel avisa padre Inácio que ele não terá que sair da cidade, pois está disposto a ir embora de Passaperto com Laura.

5. Sexta-feira, 25/01/2008   Contra o namoro. Miguel explica a padre Inácio que a única forma de acabar com as provocações de Henrique é ele ir embora de Passaperto. Padre Inácio lamenta. Elisa, Jacinto e Tonico perturbam Nezinho para que ele dê um nome para a mula. Laura quer saber o que Chico conversou com Henrique. Chico mente e diz que Henrique falou sobre a abertura de um laticínio. Nezinho pede a padre Inácio que batize sua mula. Padre Inácio avisa que o máximo que poderá fazer é abençoá-la. Miguel conta a Laura que padre Inácio corre o risco de perder a paróquia. Miguel e Laura combinam ir embora. Viriato quer saber o que Cândida conversou com o interventor. Cândida diz a Viriato que descobriu diversas coisas sobre ele. Laura e Miguel comunicam Iraci sobre sua decisão. Laura avisa Iraci que ela irá junto com eles. Florinda, Eulália, Ciro e Argemiro tentam chamar a atenção de Viriato, mas ele sequer repara neles. Viriato autoriza Cidinha a liberá-los para marcar o casamento para quando quiserem. Magnólia acha que se Cândida tinha algo contra Viriato para apresentar ao interventor é porque alguém o traiu. Florinda pede a Ciro que marque o casamento rápido. Miguel revela a Chico que pretende se casar com Laura e ir embora. Chico o expulsa de sua casa. Laura diz a Chico que ele não pode impedi-la de fazer o que deseja. Chico manda Valdenor vigiar a casa para evitar que Laura vá atrás de Miguel. Eulália diz a Argemiro que ele não precisa se preocupar com o falso casamento e que pode dizer que não a aceita como mulher na hora em que padre Inácio perguntar. Laura começa a arrumar suas malas.

6. Sábado, 26/01/2008  Flor e Escobar se beijam!  Laura pede a Iraci que prepare sua mala também e que chame Valdenor para levá-las à cidade. Argemiro desabafa com Madalena sobre o casamento com Eulália. Madalena sugere que ele termine o falso noivado. Argemiro confessa que acabou se apaixonando por Eulália sem querer. Florinda fica animada com os preparativos para o casamento. Eulália conta a Florinda o que combinou com Argemiro para a hora da cerimônia. Argemiro toma coragem para conversar com Eulália sobre o que está sentindo. Eulália se declara para ele. Argemiro aproveita para dizer que a ama também. Argemiro pede Eulália em casamento, desta vez de verdade. Os dois se beijam apaixonados. Padre Inácio pede a Miguel que espere uma decisão de Roma antes de ir embora com Laura. Miguel teme que padre Inácio perca a paróquia se ele esperar. Miguel pede perdão a padre Inácio por seus pecados. Chico ordena que Valdenor leve a mala de Laura de volta para o quarto. Laura convence Chico de seu amor por Miguel e explica que está fugindo para não prejudicar mais padre Inácio. Chico pede a Laura que volte quando tudo se acalmar. Laura e Chico se despedem. Viriato avisa Magnólia que eles irão viajar para a festa de aniversário do interventor. Cidinha os lembra que a festa será no mesmo dia do casamento de Eulália e Florinda. Viriato decide convidar o interventor para o casamento. Laura pede a Valdenor e Tonha que tomem conta de Chico em sua ausência. Florinda está preocupada com Escobar, que anda triste, e o procura. Durante a conversa, ela tenta consolá-lo e os dois se beijam. Laura avisa Miguel que já está com tudo pronto para partir.

Próximos capítulos: 28/01/2008 a 02/02/2008

 

 

1. Segunda-feira, 28/01/2008   Raquel se livra de Cândida.  Miguel diz que não aprontou nada ainda e que só poderão embarcar no dia seguinte. Laura e Iraci ficam hospedadas na casa paroquial. Cândida manda Doralice servir o almoço de Raquel na cozinha e a enfermeira decide ir embora. Belinda pega as roupas de Diogo para lavar e pede que Purezinha não conte a Galileu. Ciro faz galanteios a Belinda. Raquel chora e se despede de Chico. Ele a convida para ficar na fazenda e conta que Laura foi viver com Miguel. Guará diz a Belinda que viu como Ciro a cortejou. Escobar faz questão que Miguel, Laura e Iraci fiquem em sua casa em São Paulo. Magú distrai Trajano para que Gaspar e Guilhermina namorem. Clemente diz a Gaspar que sempre gostou de Guilhermina. Cidinha reage ao abrir a janela e ver Brasil e a Euterpe em uma serenata. Cidinha e Brasil namoram na praça. Trajano aparece contando sobre a falta que sente de Madalena. Brasil resolve aconselhar o chefe e se esquece de Cidinha.  Brasil interrompe Clemente quando ele ia se declarar para Guilhermina. A carta enviada para Miguel, o liberando do sacerdócio, é encontrada na cadeira de rodas de Henrique. Miguel, Iraci e Laura se despedem e saem da casa paroquial. Raquel conta a Henrique que Laura está indo embora de Passaperto.

2. Terça-feira, 29/01/2008   Henrique impede fuga.  Henrique chama Germano e garante que vai acabar com a alegria de Miguel. Purezinha se despede de Laura e Iraci. Henrique conclama os romeiros contra Laura e Miguel. Germano simula um desmoronamento na gruta.  Os romeiros, insuflados, se agitam e saem da gruta, com estardalhaço. Guará tenta entender o que está escrito na carta. Inácio chora e é consolado por Escobar. Eulália corre para se despedir de Laura e a convida para ser madrinha de seu casamento. Miguel insiste que devem partir logo. Galileu se recusa a ler a carta de Miguel. Inácio vibra ao ler que o pedido de Miguel foi atendido e pede para que espalhem a notícia. Guará pede que Dioclécio tire uma foto do documento. Raquel se instala na fazenda. Viriato flagra Ciro e Florinda juntos. Miguel, Laura e Iraci se aproximam da balsa e se assustam ao ver que Henrique é o barqueiro. Henrique avisa que veio buscar Laura.

 

3. Quarta-feira, 30/01/2008   Padre-herói! Henrique e Miguel se desentendem. Germano e os romeiros correm para balsa ao ver que Miguel está levando a melhor. Lázaro vai buscar reforços. Os romeiros imobilizam Laura e Miguel e levam-nos para a gruta. Lázaro pede a Inácio ajuda para chamar a população. Henrique manda Laura ficar de joelhos e pedir perdão à Virgem. Laura se nega. Henrique incita os romeiros. Miguel pede que Henrique deixe Laura ir embora. Henrique exige que os dois jurem diante da Virgem que vão se separar. Inácio chega com algumas pessoas e intimida Henrique. Escobar se posta na frente de Inácio, quando os romeiros se aproximam. Inácio mostra a carta e diz que Miguel não é mais padre. Guará pede ajuda para colar cartazes com a reprodução do documento. Miguel diz aos romeiros que alguém deve ter forjado o desabamento. Inácio liberta Laura de sua promessa na frente de todos. Os romeiros se retiram. Ciro decide fazer uma reportagem sobre a carta de liberação. Chico diz a Valdenor que Henrique vai ter que se conformar. Henrique fica furioso com Raquel por não ter destruído a carta.

4. Quinta-feira, 31/01/2008   Miguel pede mão de Laura. Chico defende Raquel. Henrique diz que Raquel o traiu e é sua inimiga agora. Chico expulsa Henrique de sua casa. Viriato faz um discurso sobre a carta e ninguém presta atenção. Inácio diz a Cândida que Henrique insuflou um ataque contra a paróquia, incitou os romeiros e prendeu Laura e Miguel e que da próxima vez dará queixa. Ciro elogia Belinda. Galileu interrompe. Escobar teme que Henrique fique cada vez mais perigoso. Miguel diz que pretende mesmo ir embora com Laura, para evitar novos problemas. Miguel pede Laura em casamento. Ela aceita emocionada. Galileu reclama por Belinda aceitar os elogios de Ciro. Belinda o acusa de ter um caso com uma mulher ruiva. Inácio insiste para que Miguel, Laura e Iraci permaneçam na cidade. Laura responde que o melhor a fazer é ficar longe de Henrique. Chegam flores na casa de Belinda, que suspira. Chico sofre quando Laura afirma que pretende mesmo ir embora. Chico concede a mão de Laura a Miguel. Cândida reprime Henrique, que diz ter sido traído por todos e promete lutar para conseguir Laura. Raquel conta a Chico que o milagre de Henrique foi encenação. Raquel pergunta a Chico se Ana está viva.

5. Sexta-feira, 01/02/2008   Nezinho deixa Passaperto!  Chico se esquiva de responder. Raquel diz que está apaixonada por ele, mas irá embora. Ele pede que ela fique, desde que não toque mais no nome de Ana. Raquel cisma que Ana está viva. Galileu sai. Magnólia garante a Belinda que Viriato está dormindo. Galileu pede que Edith mantenha segredo ao descobrir uma abóbora gigante em sua horta. Galileu diz a Belinda que conseguiu um grande feito, mas não o revela. Raquel manda um bilhete para Henrique por Valdenor. Tonha fica enciumada ao vê-los conversando. Raquel pede uma trégua para Henrique e afirma ter certeza de que Ana está viva, sendo mantida escondida por Chico. Guilhermina recebe uma carta com uma declaração de amor de Clemente. Teresa fala que ainda não namorou Clemente e Guilhermina reage, alertando que ela não pode magoá-lo. Henrique mostra o vestido vermelho de Ana, diz que ela está em seu poder e exige que Laura se case com ele para libertá-la. Miguel se desentende com Henrique, que avisa que caso Laura não concorde, Ana corre risco. Guará aconselha Belinda a dizer que tem outro homem em sua vida. Miguel quer procurar Trajano, mas Laura teme a ameaça de Henrique. Laura e Miguel avisam Inácio que vão ficar em Passaperto. Laura volta para a casa do pai e exige que Raquel vá embora.

6. Sábado, 02/02/2008  Expulsa da fazenda.  Laura avisa que vai à cidade e quando voltar, se Raquel estiver na fazenda, ela vai embora. Chico sugere que Raquel se mude. Raquel aceita desde que permaneça em Passaperto e não no campo. Miguel mente que resolveram ficar para acompanhar a investigação sobre Ana, mas Escobar não acredita. Belinda faz ciúmes a Galileu, dando uma volta com Ciro. Chico leva Raquel para se hospedar temporariamente na pensão e busca uma casa para alugar. Florinda chora quando Ciro é ríspido com ela. Trajano não agüenta a recordação de Madalena e vai dormir na cela de Brasil, que precisa ir se deitar na praça. Henrique acorda e dá de cara com Miguel e Laura. Miguel pergunta se Ana está realmente viva. Henrique mais uma vez ameaça Ana, caso Laura não fique com ele e promete uma prova de que ela está viva. Madalena vai à delegacia e se depara com Trajano de pijama e despenteado. Brasil interrompe quando Trajano está prestes a se declarar. Henrique manda Germano vasculhar a gruta. Tonico encontra uma trança trazida da gruta por uma pomba branca. Doralice acha melhor jogar fora. Faustino sugere que seja deixada no rio.

Próximos capítulos: 04/02/2008 a 09/02/2008

 

1. Segunda-feira, 04/02/2008  Henrique blefa e se dá bem. Escobar e Inácio tentam descobrir se Henrique fez alguma ameaça a Laura e Miguel. Tonico mostra a trança para Iraci, que pede para ficar com ela. Alcebíades decide não entregar uma carta de João, que chega para Madalena. Purezinha diz a Madalena que se João ainda pensasse nela, teria mandado uma carta. Iraci mostra a trança para Laura e diz acreditar que está viva. Laura leva a trança até Henrique, que garante que esta é a prova de que Ana está viva. Laura exige ver a mãe. Eulália diz a Florinda temer que Ciro queira se casar somente por interesse. Ciro leva flores para Florinda e jura ser apaixonado por ela. Cândida mexe nas gavetas de Henrique e descobre o vestido de Ana. Galileu conta para Dulcina que pesquisa para inventar um super-fertilizante. Dulcina deixa cair, sem perceber, um dos vidros da experiência atrás de um objeto da bancada. Cândida cobra uma explicação de Henrique, que insinua que ela tenha sumido com Ana.

2. Terça-feira, 05/02/2008  Trajano e Madalena juntos!  Henrique arranca o vestido das mãos de Cândida, assustando-a. Trajano suspira tristemente. As filhas decidem que vão juntá-lo novamente com Madalena. Ciro vai ao quarto de Raquel. Purezinha não deixa Chico entrar na pensão de noite. Iraci diz a Miguel que tem certeza de que a filha está perto e sofrendo. Miguel e Laura procuram Ana na gruta. Quando eles saem, a pomba aparece, dá um vôo ao redor da santa e volta para seu canto. Escobar conta a Trajano que Laura e Miguel devem saber algo sobre o paradeiro de Ana. Magu cuida de Trajano, faz sua barba, arruma sua roupa, penteia seu cabelo e o aconselha a procurar Madalena. Trajano leva flores para Madalena e os dois se reconciliam com um beijo. Iraci conta a Escobar sobre a trança. Tonico revela a Henrique que achou a trança na gruta. Trajano volta a ser duro com Brasil. Escobar cobra de Miguel não ter revelado nada sobre a pista que encontraram. Miguel conta sobre a chantagem de Henrique. Chico diz a Laura que sempre amará Ana. Raquel se muda da pensão. Guará comenta e Inácio registra que Chico sustenta Raquel. Chico se confessa com Inácio e afirma estar traindo Ana

*Não haverá exibição de capítulo quarta-feira, dia 06/02.

3. Quinta-feira, 07/02/2008  Eulália se transforma!  Chico diz que vai confessar tudo o que fez a Ana. Purezinha propõe que Argemiro convide Eulália para um jantar. Inácio alerta que Miguel não deve desistir de encontrar Ana. Eulália vibra com o convite para um jantar à luz de velas. Viriato recebe um telegrama do interventor avisando sobre uma auditoria. Lídio promete que não contará a ninguém sobre o telegrama. Ciro é grosseiro mais uma vez com Florinda. Eulália insiste que Ciro não ama Florinda. Laura promete se casar com Henrique se ele a levar até Ana. Henrique conta a Cândida que reatou com Laura e os dois irão se casar. Laura diz a Cândida que vai se casar forçada e que ela terá suas terras de volta. Inácio pede informações a Trajano sobre o caso de Ana. Laura vasculha o quarto de Henrique e encontra o retalho do vestido vermelho de Ana. Florinda, Magnólia, Teresa e Dulcina palpitam e arrumam Eulália para o romântico jantar. Todos se espantam ao ver Argemiro com gomalina no cabelo e flor na lapela. Miguel quer continuar a investigar a gruta. Viriato se encanta ao ver Eulália toda arrumada. Ciro se aproxima galante. Eulália sai na chuva, se molha toda, quebra o salto do sapato, estraga a maquiagem. Argemiro se surpreende ao vê-la desarrumada.

4. Sexta-feira, 08/02/2008  Ana está na gruta!  Eulália veste um roupão que Purezinha lhe empresta. Argemiro diz que aquele é o dia mais bonito de sua vida. Os dois se beijam. Gaspar e Guilhermina namoram, sob os olhares de Trajano. Madalena reclama que ele está mais preocupado em vigiar a filha do que em namorá-la e Trajano concorda em ir para a varanda. Madalena sofre ao pensar em João preso. Purezinha diz que ela tem que acabar com essa preocupação e se casar logo com Trajano. João toca bandoneon na beira de uma fogueira na mata. Miguel diz a Escobar que a gruta é muito maior do que parece ser. Inácio faz com que Miguel e Laura prometam não desistir de procurar Ana. Chico entra na gruta com uma sacola. Germano e Henrique vêem quando ele sai sem a sacola. Os dois inspecionam mais uma vez a gruta. Henrique tem certeza de que Ana está na gruta. Gaspar confirma para Miguel que existem galerias e corredores na gruta. Henrique obriga Laura a fazer um piquenique com ele. Jacinto, Elisa e Tonico brincam nas galerias da gruta. Jacinto ouve batidas na parede de pedra. Tonico conta a Escobar, que chega com Miguel e Gaspar, que existe um fantasma na gruta. Miguel e Escobar correm para o lugar de onde as crianças saíram.

5. Sábado, 09/02/2008  Henrique descobre cativeiro! Miguel e Escobar gritam o nome de Ana. Ciro mascara as contas da prefeitura. Gaspar diz a Miguel e Escobar que a gruta pode ter outra entrada escondida. Henrique leva Laura ao local em que ela fez piquenique com Miguel e avisa que ela será só dele. Ciro leva documentos da prefeitura para Cândida e diz que, com essas provas, ela poderá destituir Viriato. Cândida promete que Ciro estará ao lado do novo prefeito. Florinda prova o vestido de noiva. Henrique tenta se aproximar, mas Laura impede-o. Miguel, Escobar e Gaspar nada encontram. As batidas na galeria da gruta continuam. Tonha conta para Iraci que ganhou os vestidos de Ana, mas que tem esperanças que ela volte e por isso não os usa. Laura exige ver a mãe no dia seguinte ou vai à polícia denunciar Henrique por chantagem. As crianças pedem a Brasil que pegue um fantasma. Iraci ajusta um dos vestidos de Ana para Tonha usar. Chico reage ao ver Tonha com a roupa de Ana e, furioso, manda que ela a tire. Chico grita que Ana vai voltar e querer suas roupas. Brasil e as crianças correm ao ouvir os ruídos na gruta. Escobar teme que Henrique faça mal a Laura. Henrique segue a pomba e descobre o cativeiro de Ana dentro da gruta.

Próximos capítulos: 11/02/2008 a 16/02/2008 

 

1. Segunda-feira, 11/02/2008  Laura vê Ana!  Viriato pede que Galileu vá visitar André e diga que o pai está com saudades. Alcebíades se queixa de dor e não sai do sofá. Valdenor e Tonha acham que Chico sabe o paradeiro de Ana. Henrique e Germano seguem Chico para descobrir a entrada do cativeiro. Chico abre uma portinhola com uma chave e entra no cativeiro. Ana implora que Chico a liberte. Henrique vê tudo. Chico diz que só libertará Ana se ela voltar a amá-lo. Ana diz que prefere qualquer coisa a morar com Chico. Viriato garante que sua gestão é marcada pela lisura, quando Florinda comenta que o dinheiro da prefeitura é que paga o seu vestido de noiva. Ciro diz que já enviou os dados para o interventor. Magnólia não deixa Cidinha sair, porque precisa vigiar o namoro de Eulália, enquanto ela fica de olho em Florinda. Galileu estranha só encontrar 11 frascos do fertilizante especial em sua maleta. Germano entrega a Henrique a chave da porta da gruta que mandou fazer. Miguel leva Cebola para farejar a gruta. Henrique avisa Laura que ela vai ver a mãe e em seguida eles se casarão em Desemboque. Alcebíades toma o fertilizante em vez do seu remédio e se sente muito bem, levanta-se do sofá e varre a casa. Purezinha acha que foi um milagre. Laura vê Ana na outra margem do rio, imobilizada por Germano.

2. Terça-feira, 12/02/2008  Laura e Henrique se casam!  Ana, com os olhos vendados, ouve a voz de Laura e grita. Henrique segura Laura, que se debate, tentando atravessar o rio. Laura concorda em casar com Henrique, quando ele sustenta a ameaça a Ana. Purezinha diz a Argemiro que Alcebíades ficou curado da preguiça. Cebola fareja e descobre a entrada do cativeiro. Miguel grita por Ana, que responde. Germano vê Miguel saindo da gruta e vai ao cativeiro. Galileu e Dulcina procuram pelo frasco desaparecido. Galileu teme os efeitos se ele for ingerido por alguém. Alcebíades lava roupa cheio de disposição. Germano manda que Ana fique quieta. Chico grita para que ele largue a sua mulher. Chico e Germano se desentendem. Ana consegue escapar. Guará se impressiona ao ver Alcebíades levantando a carroça de Pedrão. Lázaro conta a Miguel que Laura e Henrique cruzaram o rio e que estavam indo para o cartório. Miguel manda Escobar correr para a gruta. Dioclécio fotografa Alcebíades em ação. Brasil conta para Trajano sobre o fantasma da gruta. Trajano deduz que Ana está lá. Magnólia ensaia o casamento das filhas, mas Inácio expulsa todos da igreja. Miguel chega ao cartório. Henrique mostra a certidão e diz que ele e Laura estão casados.

3. Quarta-feira, 13/02/2008   Chico é preso.  Laura pede desculpas a Miguel, que diz que encontrou Ana. Ele puxa Laura para a garupa do seu cavalo e vai embora, deixando Henrique para trás. Galileu descobre o frasco com o remédio de Alcebíades, vai à casa dele e troca os frascos sem que ninguém perceba. Uma galinha cisca a terra onde Galileu jogou fora o fertilizante. Escobar pressiona Chico para que ele diga o paradeiro de Ana. Chico diz que ela foi embora de novo. Trajano prende Chico. Purezinha se impressiona com a quantidade de ovos que sua galinha botou. Ana se embrenha na mata. Germano a persegue. Ana bate na casa de Edith, que mente para Germano dizendo que Ana não está lá. Ana vai embora. Guará conta para Magnólia e Belinda que a ruiva está na cidade. Edith vai à loja de Diogo. Magnólia e Belinda interpelam Edith, tiram o lenço de sua cabeça e descobrem que seus cabelos são pretos. Edith garante que não tem caso com homem casado e as duas cobram uma satisfação de Guará. Cândida diz a Henrique que ele será mesmo o novo prefeito. Henrique mostra a certidão de casamento. Todos decidem procurar Ana. Henrique diz que Laura não vai, pois é sua mulher. Ana se esconde em uma tapera e se prepara para atacar, quando vê um vulto de homem.

4. Quinta-feira, 14/02/2008   Novo amigo.  Ana descobre que é Camaleão. Henrique diz que Laura tem que ir para a sua casa, senão ele não liberta Ana. Iraci afirma sentir que Henrique não está mais com Ana. Laura rompe com Henrique. Cidinha diz que não pode ajudar Brasil a conseguir um lugar para dormir. Iraci sai com Tonha para buscar Ana. Henrique, furioso, conta para Cândida que Laura ficou com Miguel. Cândida manda que ele se concentre em ser prefeito, pois poderá recuperar Laura ou destruí-la.  Brasil dorme no banco da praça. Guará vê Ciro entrando na casa de Raquel. Trajano permite que Laura converse com Chico. Laura recrimina a atitude do pai. Chico diz que não sabe se Germano alcançou Ana depois que ela fugiu. Laura diz que foi obrigada a se casar com Henrique por causa do erro do pai. Iraci e Tonha descobrem na tapera uma medalhinha que pertence a Ana. Camaleão e Ana andam na estrada no caminhão circense e chegam em Desemboque. Miguel manda Laura alertar os peões sobre Henrique.

5. Sexta-feira, 15/02/2008   Achados valiosos. Miguel diz a Laura que eles precisam pensar em um modo de anular o casamento dela. Florinda pede conselhos a Eulália sobre a lua de mel. Trajano obriga Brasil a desmontar a barraca na praça. Brasil se muda para a pensão. Iraci mostra a medalhinha para Laura, que fica feliz porque a mãe está viva. Camaleão e Ana montam a lona do circo. Eulália pede que Magnólia converse com Florinda. Henrique dá dinheiro para Germano sair da cidade. Germano desdenha de Cândida, que fica furiosa. Laura e Miguel procuram livros de direito na estante de Lázaro. Uma foto de Regina cai e Lázaro a pega rapidamente. Ana se lembra de quando Camaleão parava na tapera, em sua infância. Miguel e Laura encontram o diploma de advogado de Lázaro. Ele pede segredo e promete pensar em uma solução para o problema de Laura. Escobar decide ir à tapera. Lázaro avisa Chico que vai livrá-lo da cadeia. Viriato recebe Milton, o emissário do interventor. Henrique entra também e diz que quer ver a cara do prefeito quando ele for destituído.

6. Sábado, 16/02/2008   Viriato perde mandato!  Milton entrega o ofício de destituição para Viriato. Henrique age de forma sarcástica ao receber o ofício com sua nomeação. Purezinha explode quando Alcebíades ocupa a cozinha. Miguel resolve pesquisar sobre a mulher na foto. Viriato pergunta a Ciro se ele sabe o que motivou a sua demissão e garante que Cândida jamais trabalha sozinha. Ciro engole em seco. Purezinha reza para Alcebíades voltar a ser o que era. Alcebíades começa a sentir dores e Purezinha vibra. Laura conta que casou com Henrique em comunhão universal de bens. Miguel sugere conversarem com Cândida, oferecendo as terras que ela sempre quis de volta, em troca da anulação. Laura pede a Chico que lhe dê a parte da herança logo e ele concorda. Viriato avisa Edith que o novo prefeito pode desapropriar as terras, o que entristece André. Laura faz a proposta a Cândida. Ela responde que somente Henrique poderá decidir. Magnólia encara com tranqüilidade a destituição de Viriato e garante que ele será prefeito de novo, mas eleito pelo povo. Escobar decide seguir o rastro da carroça. Ana ri vendo o espetáculo circense. Um peão informa Escobar sobre o circo em Desemboque. Henrique não aceita a proposta e garante a Cândida que quer Laura.

Próximos capítulos: 18/02/2008 a 23/02/2008

 

 

1. Segunda-feira, 18/02/2008  Cara de palhaço. Cândida pede a Henrique que deixe a emoção de lado e use a razão. Henrique avisa Cândida que as coisas serão do jeito que ele desejar. Camaleão decide seguir com o circo. Viriato comunica a Eulália e Florinda que não é mais prefeito. Ana pede dinheiro emprestado a Camaleão para seguir para São Paulo. Padre Inácio teme que Chico esteja ameaçando Escobar. Escobar descobre que o circo partiu e volta para Passaperto. Ana decide seguir com o circo. Ana pede a ajuda de Camaleão para se esconder no carroção enquanto eles estiverem em Passaperto e para trazer Laura a seu encontro. Camaleão revela que Tonha era uma grande bailarina. Camaleão decide maquiar Ana como palhaço para ninguém reconhecê-la. Viriato acredita que Ciro será demitido da prefeitura. Cândida e Henrique agradecem a Ciro pelo apoio na disputa pela prefeitura. Henrique revela a Miguel que é o novo prefeito. Laura fica desesperada ao ouvir a notícia. Ciro convence Henrique a deixar Lídio no cargo. Lázaro apresenta um pedido de habeas corpus para que Chico responda em liberdade e diz que está apenas pagando um favor ao fazendeiro. Camaleão anuncia a chegada do circo. Ana, que desfila disfarçada entre os integrantes, reage ao ver Henrique na prefeitura e Chico próximo a ela.

2. Terça-feira, 19/02/2008   Mulheres unidas!  Ana fica assustada e corre para dentro do carroção. Brasil se surpreende ao ver Chico solto. Magnólia fica na dúvida de como Viriato irá entrar na igreja com Eulália e Florinda ao mesmo tempo. Camaleão tenta acalmar Ana. Jacinto, Tonico, Elisa e Magu espiam o carroção por uma fresta. Camaleão pede a eles que convidem o povo de Passaperto para assistir ao espetáculo. Raquel pressiona Chico para assumi-la. Chico se surpreende com uma passeata contra ele. Lázaro tem uma idéia para anular o casamento de Laura. Ele explica a Miguel que, apesar de Laura não ser filha biológica de Chico, perante a lei ela é irmã por parte de pai de Henrique, tornando o casamento irregular. Lázaro pede a Miguel que reúna os documentos necessários para a anulação. Henrique solicita a Ciro que entre em contato com Noronha para dar andamento à obra da ferrovia. Laura revela a Miguel que apenas Ana a registrou como filha e que não há como provar o que Lázaro sugeriu. Laura quer encontrar seu primeiro registro de nascimento para anular a certidão registrada por Ana. Ciro entrega a Henrique um telegrama que chegou de São Paulo para Miguel. Henrique decide investigar se Lázaro é o pai de Regina. Camaleão convida Tonha para o circo. Chico promete a Laura que irá convencer Henrique a desistir do casamento. Chico acusa Henrique de tentar atingir Ana. Cândida ouve a conversa escondida.

3. Quarta-feira, 20/02/2008   Emocionante!  Henrique diz a Chico que acertou Ana por acidente. Chico relembra que não foi o que ele disse quando o encontrou na mata e promete colocá-lo atrás das grades. Cândida manda Doralice guardar as coisas que Germano deixou para trás. Miguel convida Laura para ir ao circo. Ana fica ansiosa para ver Laura e Iraci. Valdenor teme que Tonha vá embora com o carroção. Chico conta a Laura que Henrique não irá abrir mão de tê-la como mulher. Laura avisa Chico que irá lutar por sua liberdade nem que seja na justiça. Laura fica chateada e desiste de ir ao circo. Chico diz a Iraci que irá para a cidade colocar sua vida em ordem para quando Ana voltar. Florinda fica furiosa por Ciro não aparecer para levá-la ao circo. Chico pede a Ciro que se envolva com Raquel sem que ela saiba que foi ele quem pediu. Chico promete pagar pelo serviço, já que precisa se livrar dela. Ciro comemora sua grande sorte. Magnólia desconfia que Ciro esteja pensando em terminar com Florinda desde que Viriato deixou a prefeitura. Camaleão leva Tonha para ver Ana. As duas se abraçam emocionadas. Tonha sugere que Ana encontre Iraci e Laura na casa paroquial. Ciro promete sustentar Raquel se ela se afastar de Chico. Raquel fica feliz com a sugestão. Tonha pede a Escobar que corra até a casa paroquial. Ana corre para os braços de Escobar. Os dois se beijam.

4. Quinta-feira, 21/02/2008   As três gerações.  Padre Inácio acorda e se surpreende ao ver Ana. Tonha pede a Iraci e Laura que encontrem Escobar com urgência na casa paroquial. Magnólia teme que Ciro apronte com Florinda no dia do casamento. Florinda tem um pesadelo que seu casamento não irá acontecer. Iraci e Laura se emocionam ao reencontrar Ana. Escobar diz a Miguel que a melhor coisa a fazer é levar Ana para longe de Passaperto. Miguel concorda em também fugir com Laura, mas avisa que antes precisa anular o casamento com Henrique. Chico sente falta de Laura e vai atrás de Tonha e Valdenor para saber o que aconteceu. Tonha dá uma desculpa. Chico desconfia que Henrique tenha feito alguma coisa contra ela e sai desesperado. Ana se recusa a voltar para São Paulo antes de ajudar Laura. Miguel sugere que Ana fique por um tempo na casa paroquial. Chico vai à casa paroquial. Ana entra em pânico. Escobar sugere que Ana, Iraci e Laura se escondam em seu quarto. Padre Inácio diz a Chico que Iraci e Laura já partiram de volta para a fazenda. Chico sai atordoado com medo de que Henrique tenha preparado alguma emboscada. Laura e Iraci decidem voltar para a fazenda. Miguel, Laura e Iraci encontram Chico a caminho da fazenda ferido dentro do carro. Laura se desespera.

5. Sexta-feira, 22/02/2008   Estado de Chico é grave. Laura leva Chico ao posto médico. Valdenor desconfia que Henrique esteja envolvido com o ocorrido. Henrique estranha que Cândida ainda não tenha levantado para tomar café. Camaleão se despede de Ana e segue com o circo. Escobar revela a Laura que Chico perdeu muito sangue após ser atingido. Escobar explica sobre a urgência de uma cirurgia. Argemiro chama Brasil para buscar a cama em Desemboque. Lídio conta a Henrique que Chico está em estado grave, mas ele reage friamente. Miguel conta a Trajano sobre as desavenças entre Chico, Henrique e Cândida. Trajano avisa Madalena que irá se ausentar da cidade para investigar o que aconteceu com Chico. Padre Inácio diz a Ana que Chico foi atingido e que Escobar está tentando salvar a sua vida. Ana confessa que irá rezar por Chico. Ciro confirma a Henrique que Lázaro é pai de Regina. Henrique responde ao telegrama como se fosse Miguel pedindo mais informações sobre ela. Miguel leva Trajano ao local onde Chico foi ferido. Trajano encontra o chapéu de Germano perto do carro. Trajano vai à casa de Cândida. Escobar termina a cirurgia.

6. Sábado, 23/02/2008   O grande dia!  Escobar avisa Laura e Iraci que o estado de Chico é grave e que não pode garantir que ele sobreviverá.  Trajano insinua para Cândida que alguém de sua casa pode ter tentado algo contra Chico a mando de outra pessoa. Trajano explica que encontrou um chapéu próximo ao carro de Chico. Trajano pergunta por Germano. Cândida avisa que ele foi embora há dias. Doralice diz a Trajano que Germano deixou alguns de seus pertences. Laura agradece Raquel por ajudar Chico. Doralice procura pelos pertences de Germano, mas não encontra nada. Iraci acha que Cândida foi responsável por tudo o que Chico fez de ruim à Ana. Ciro finge ter ficado com ciúmes de Raquel, por ela estar preocupada com Chico. Viriato fica encantado ao ver Florinda vestida de noiva. Trajano pede a Brasil que investigue sobre o atentado a Chico. Ciro entrega um bilhete para Diogo levar para a igreja. Viriato caminha com Eulália até o altar.

Próximos capítulos: 25/02/2008 a 01/03/2008

 

 

1. Segunda-feira, 25/02/2008   Casório cancelado. Padre Inácio celebra o casamento de Eulália e Argemiro. Cândida aborda Henrique para saber se foi ele o responsável pelo atentado a Chico. Padre Inácio avisa Magnólia que já está tudo pronto para o próximo casamento. Diogo entrega o bilhete de Ciro para Florinda, no qual ele revela que não irá mais se casar. Diogo conta a Viriato que Ciro está em uma reunião com Henrique e Cândida. Miguel acalma padre Inácio. Ana agradece Escobar por ter cuidado de Chico. Escobar tira a pressão de Florinda. Escobar alerta Magnólia a deixar Florinda sempre acompanhada até sair do estado de choque. Magnólia teme que Florinda fique maluca. Escobar aconselha um tratamento médico e receita um remédio. Viriato invade a casa de Cândida atrás de Ciro, que diz que não poderia fazer Florinda feliz. Viriato humilha Ciro. Magnólia e Cidinha tentam consolar Florinda. Viriato pede desculpas a Florinda por ter envolvido a sua vida pessoal com interesses políticos. Florinda rasga o vestido de noiva. Cebola pega o buquê de Eulália. Escobar avisa Ana e Laura que Chico está estável, mas que ainda corre risco.

2. Terça-feira, 26/02/2008   Casamento nunca mais. Purezinha prepara um café da manhã especial para Eulália e Argemiro. Madalena dá a entender que Trajano já pode marcar a data do casamento. Padre Inácio vai tirar satisfações com Ciro. Padre Inácio espera que Ciro sofra da mesma dor que causou a Florinda. Florinda se recusa a comer. Ciro avisa Henrique que Noronha já está chegando. Henrique pede a Ciro que passe um telegrama para Miguel como se tivesse vindo de São Paulo. Escobar diz a Laura que Chico está cada vez mais fraco. Escobar pede a Laura que descubra o tipo sangüíneo de Chico para que ele possa realizar uma transfusão. Miguel conta a Laura que recebeu um telegrama dizendo que nenhuma Regina se formou pela faculdade de direito. Laura desconfia que alguma coisa esteja errada. Henrique explica a Cândida que decidiu desapropriar as terras de Chico e derrubar a gruta. Cândida tenta convencê-lo de que sua decisão está equivocada. Henrique a ignora. Viriato diz a Cândida que tem certeza de que ela já se arrependeu de ajudar Henrique a chegar à prefeitura. Laura descobre que o tipo sangüíneo de Chico é o mesmo de Henrique. Escobar aconselha Florinda a ocupar seu tempo com outras coisas para esquecer do casamento. Florinda diz a padre Inácio que quer ser freira. Henrique quer saber de Laura o que ganhará em troca se ajudar Chico.

3. Quarta-feira, 27/02/2008   A origem de Laura. Laura pede a Henrique que não deboche do estado de saúde de Chico. Florinda tenta convencer padre Inácio que tem vocação para ser freira. Lázaro explica a Miguel que eles podem tentar anular o casamento se provarem que Laura se juntou a Henrique por coação. Miguel pede a ajuda de Noronha para encontrar Regina em São Paulo. Noronha sugere que ele contrate um detetive. Gaspar não entende a má vontade de Noronha. Escobar decide doar sangue para Chico. Galileu alerta Diogo sobre o caráter de Ciro. Teresa despreza Diogo, que se irrita. Ciro diz a Viriato e Magnólia que queria casar com Florinda apenas por interesse. Ciro explica que é um malandro e oportunista e pede a todos que digam a Florinda que ele sente muito por tê-la magoado. Padre Inácio pede ajuda a Escobar para tirar da cabeça de Florinda a idéia de ser freira. Cândida avisa Henrique que da mesma forma que o colocou na prefeitura pode tirá-lo. Cândida revela a Henrique que Viriato havia desistido de construir a ferrovia nas terras de Chico, pois lá vive seu filho bastardo. Cândida o aconselha a usar estas informações para vencer as próximas eleições. Trajano pede Madalena em casamento e ela desmaia. Em seguida, os dois comemoram. Purezinha expulsa Ciro da pensão. Lázaro mostra uma foto de Regina a Laura e revela que ela é sua mãe. Lázaro confessa que é seu avô.

4. Quinta-feira, 28/02/2008   Ana agradece a Lázaro.  Laura fica atônita. Ana sai de seu esconderijo para ouvir as revelações de Lázaro. Lázaro se surpreende ao vê-la viva. Lázaro revela que Regina faleceu logo após o nascimento de Laura. Laura abraça Lázaro emocionada. Lázaro revela que o pai de Laura era um mau caráter e por isso ele decidiu fugir com ela e entregá-la a Ana. Ana agradece a Lázaro por ter colocado Laura em sua vida. Lázaro diz a Laura que seu pai se chama Álvaro. O estado de saúde de Chico piora. Escobar chama padre Inácio para fazer a extrema-unção. Argemiro diz a Purezinha que Ciro foi à casa de Viriato pedir desculpas por ter abandonado Florinda na porta da igreja e pede que o deixe continuar morando na pensão. Chico pede a padre Inácio que peça perdão a Ana por ele. Inácio conta a Ana que o último desejo que Chico é que ela o perdoe. Ana fica sem saber o que fazer. Ciro tem um pesadelo com Florinda o esnobando. Laura e Miguel decidem falar com Lázaro novamente para descobrir qual o seu nome de nascença. Ana visita Chico no posto médico e reza ao seu lado. Chico abre os olhos e fica surpreso ao saber que foi Escobar quem salvou sua vida. Chico diz a Escobar que sonhou com Ana. Escobar explica que não foi um sonho e que Ana realmente o visitou. Henrique descobre que Regina é proprietária de um escritório em sociedade com a colega de faculdade, Maria de Lurdes. Henrique pede a Noronha que investigue sobre a vida de Regina quando voltar a São Paulo. Noronha avisa Henrique que Miguel também procura por Regina. Eulália se oferece para ajudar Argemiro no armazém. Argemiro se espanta com a habilidade de Eulália. Henrique oferece dinheiro para Noronha ajudá-lo primeiro. Chico segura as mãos de Ana e Escobar juntas. Os dois ficam abismados.

5. Sexta-feira, 29/02/2008   Chico volta mudado!  Chico tenta se erguer. Ana sai do quarto perturbada. Henrique assina um termo de compromisso para Noronha sobre a decisão do local da ponte. Henrique decide acompanhar Noronha a São Paulo. Chico diz a Escobar que se arrepende de tudo que fez com Ana e que estar muito doente o fez perceber todos os seus pecados. Escobar avisa Chico que irá esperar sua recuperação para partir com Ana, já que não é covarde. Chico diz a Escobar que abre mão de Ana para que ela possa ser feliz com ele. Ana fica emocionada ao saber que Chico quer sua felicidade. Ana decide parar de se esconder. Ciro acha precipitado Henrique se ausentar da cidade após tão pouco tempo de eleito. Ana e Escobar caminham pela praça. Henrique se surpreende. Ana pede a Guará que conte a todo mundo que ela está de volta. Guará perde a vontade de espalhar o segredo. Raquel revela a Chico que está grávida dele, deixando-o desconfiado. Raquel se ofende. Padre Inácio explica a Madalena e Trajano que eles podem se casar na igreja sem problemas. Magnólia pede a Viriato para ir ao armazém comprar algumas coisas apenas para distraí-lo. Madalena encomenda seu vestido de noiva a Guará. Guará a magoa sem querer ao falar de seu passado. Escobar avisa a Laura que Chico já pode continuar o tratamento de casa. Escobar se oferece para testemunhar na anulação do casamento de Laura. Henrique diz a Cândida que vai a São Paulo resolver o assunto da desapropriação das terras de Viriato e de seu filho. Raquel encara Ana.

6. Sábado, 01/03/2008   Salve Maria de Lurdes!  Chico apresenta Ana a Raquel. Raquel não consegue disfarçar o ciúme. Ana sugere que Raquel fique cuidando de Chico. Viriato tem certeza de que Henrique foi a São Paulo decidir sobre a construção da ponte nas terras de André. Galileu sugere que Viriato arrume logo outro lugar para Edith e André morarem. Edith promete ver com sua tia em Uberaba se ela pode se mudar para lá. Viriato coloca André para dormir antes de ir embora. Ana alerta Laura e Miguel sobre o que Henrique é capaz de fazer. Iraci explica a Ana que Miguel ainda não acredita que Laura tenha ressuscitado por um milagre da Virgem da Pedra. Valdenor e Tonha não acreditam que Chico tenha se tornado uma boa pessoa.  Henrique e Noronha se surpreendem ao saber por Maria de Lurdes que Lázaro também é advogado. Maria de Lurdes conta a Henrique como Regina conheceu Álvaro na prisão e que ele desapareceu quando ela ficou grávida. Brasil dá uma missão para Elisa, Jacinto e Tonico o ajudarem a descobrir o paradeiro de Germano. Trajano interroga Chico sobre o seu atentado.

Próximos capítulos: 03/03/2008 a 08/03/2008

 

 

1. Segunda-feira, 03/03/2008   Não sai da cabeça.  hico revela a Trajano que parou o carro no meio da estrada para retirar uma árvore que barrava a passagem. Escobar teme que Chico ainda queira se vingar de Ana. Ana pede à Virgem da Pedra que mantenha Henrique longe de Laura. Padre Inácio teme que se comprove que a Virgem da Pedra não é milagrosa e o povo perca a sua fé. Henrique decide voltar a Passaperto e pede a Noronha que encaminhe os detalhes da obra da ferrovia e descubra o paradeiro de Álvaro, o pai biológico de Laura. Viriato se oferece para trabalhar com Galileu. Laura conta a Chico que descobriu que Lázaro é seu avô. Viriato aproveita os clientes da botica para fazer discursos políticos. Florinda conta a Miguel e Laura que decidiu virar freira. Ciro confunde o nome de Raquel com o de Florinda e é expulso de sua casa. Cândida e Henrique não vêem a hora de revelar para o povo de Passaperto que Viriato tem um filho bastardo. Henrique se aproxima de Ana, que é ríspida. Escobar se desentende com Henrique. Chico aparta a discussão.

2. Terça-feira, 04/03/2008   Ameaça cumprida. Galileu percebe que Viriato está afastando os clientes da botica com seus discursos. Ana revela a Chico que Henrique gosta dela. Chico fica furioso. Ana explica que não contou nada antes por não querer separar pai e filho. Chico disfarça e vai atrás de Henrique. Ana se arrepende de ter revelado a verdade. Viriato decide iniciar sua campanha para voltar à prefeitura. Magnólia diz a Viriato que vai se dedicar à pintura. Henrique recebe uma citação informando do processo de anulação do casamento com Laura. Chico denuncia Henrique por ter atentado contra Ana. Trajano promete cuidar do assunto o mais depressa possível. Chico não esconde seu desejo de ver Henrique na prisão. Raquel pede a Ciro que nunca mais volte à sua casa. Henrique ameaça denunciar Lázaro por ter abandonado Laura quando bebê, caso ele não cancele o processo de anulação de casamento. Lázaro não se deixa abalar. Laura e Miguel ficam aflitos ao descobrir que Henrique sabe tudo sobre o passado de Lázaro e Regina. Diogo leva um presente para Raquel, que o esnoba. Henrique denuncia Lázaro por abandono de menor.

3. Quarta-feira, 05/03/2008 Lídio rompe com Dulcina.  Trajano fica impressionado com a calma de Lázaro diante das ameaças de Henrique. Padre Inácio vai à cachoeira com Laura e Miguel. Eulália se incomoda com Purezinha mexendo em seu armário. Argemiro chama Eulália de mal-agradecida. Trajano convoca Henrique para depor. Magnólia e Florinda ajudam Viriato a preparar o discurso para a campanha eleitoral. Trajano diz a Henrique que foi Chico quem o denunciou. Henrique acusa Germano. Trajano não se convence com as explicações de Henrique, mas promete encontrar Germano para descobrir a verdade. Raquel confessa a Ana que está grávida de Chico. Ana faz questão de dizer que não irá se meter e promete conversar com Chico sobre o desquite. Eulália tenta convencer Argemiro a conversar com Purezinha para que ela não seja tão invasiva. Henrique decide acabar com a isenção de impostos da loja de Ciro. Lídio entrega o boleto de cobrança a Diogo, que humilha Lídio. Lídio chama Diogo de desonesto e os dois se desentendem. Dulcina aparta. Lídio descobre que Dulcina sabia o tempo todo que era Diogo quem pegava os frascos de Galileu. Lídio pede a Dulcina que o deixe em paz. Ana alerta Chico sobre as intenções de Raquel. Ana deixa Chico desconfiado se o filho que Raquel espera é mesmo seu.

4. Quinta-feira, 06/03/2008   Seduzido.  Henrique diz a Chico que deseja que Miguel veja Laura em seus braços de novo. Galileu consola Dulcina. Clemente tenta convencer Lídio a perdoar Dulcina. Clemente desabafa com Lídio sobre o desprezo de Guilhermina. Henrique revela a Cândida sobre as duas acusações que recebeu de Trajano. Trajano tenta descobrir com Laura os motivos para Henrique querer prejudicar Ana. Laura diz que não sabe de detalhes. Madalena desconfia que eles estejam escondendo alguma informação. Laura conta com o testemunho de Tonha e Valdenor a seu favor no processo de anulação do casamento. Lídio e Teresa se encontram na praça. Os dois conversam sobre o fim de seus relacionamentos com Dulcina e Diogo. Teresa dá um beijo em Lídio. Dulcina vê da janela e se espanta. Lídio pede a Teresa que não se aproxime mais e respeite o sentimento que ele tem por Dulcina. Padre Inácio também se oferece para testemunhar a favor de Laura. Cândida repreende Chico por ter denunciado Henrique. Cândida fica desconcertada ao saber da gravidez de Raquel. Ana insinua que foi Cândida a responsável pelo atentado a Chico.

5. Sexta-feira, 07/03/2008   João Antônio está de volta.  Cândida e Ana discutem. Cândida diz que a herança de Laura já terá que ser divida com o filho de Raquel. Madalena pede ajuda a Purezinha para escolher seu vestido de noiva. Chico explica a Laura os motivos que o fizeram deixar Ana na gruta por tanta tempo. Padre Inácio acalma Madalena ao dizer que ela pode se casar de branco. João Antonio volta a Passaperto. Florinda pede a Magnólia e Viriato que preparem um sarau para que ela anuncie uma novidade. Iraci diz a Chico que Raquel engravidou por interesse. Laura desconfia que Henrique esteja correndo atrás de seu registro de nascimento e do paradeiro de Álvaro. Noronha conta a Henrique que descobriu que Álvaro está preso. Henrique decide voltar a São Paulo para se encontrar com Álvaro. Chico tenta descobrir se Raquel teve algum outro relacionamento. Diogo revela a Chico que Raquel se encontrava com Ciro desde a época em que morou na pensão. Chico procura Ciro e quer que ele assuma a paternidade da criança. João Antonio entrega a Trajano um documento que o perdoa da deserção do exército. João Antonio conta a Trajano que voltou a Passaperto para lutar pelo amor de Madalena.

6. Sábado, 08/03/2008   Agora é oficial!  João Antonio conta a Trajano que irá arrumar um emprego e pedir Madalena em casamento. Trajano decide levar João Antonio à sua casa para ver o que Madalena acha de seus planos com ela. Ciro pede a Henrique que demita Lídio por ter cobrado imposto de sua loja. Henrique revela a Ciro que a ordem de entregar o boleto foi sua. Dulcina conta a Galileu que flagrou Lídio com outra mulher. Guilhermina repreende Teresa por ter se envolvido com Lídio. Madalena revela a João Antonio que decidiu ficar com Trajano. João Antonio leva um tempo para assimilar a notícia. Trajano comemora a decisão de Madalena. Miguel desconfia que Lázaro tenha ido atrás de Laura para pegar sua herança. Florinda pede a Eulália que cante músicas sacras no sarau. Dulcina diz a Diogo que flagrou Teresa com Lídio. Diogo pede uma explicação a Teresa. Lídio avisa Laura e Miguel que Henrique está indo a São Paulo para se encontrar com Álvaro. Cândida promete a Ciro que irá convencer Henrique a isentá-lo de impostos novamente. Lázaro promete a Laura e Miguel que irá impedir a viagem de Henrique. Lázaro alerta Trajano. Trajano avisa Henrique que enquanto ele for suspeito de uma ocorrência não poderá deixar Passaperto. Florinda revela no sarau que decidiu virar freira. Magnólia e Viriato apóiam sua decisão. Padre Inácio pede a Florinda que arrume suas malas para dar início a seu noviciado em um convento em Uberaba.

Próximos capítulos: 10/03/2008 a 15/03/2008  

 

1. Segunda-feira, 10/03/2008   Rumo ao convento.  Eulália tenta convencer Florinda a desistir de ser freira. Padre Inácio afirma que Florinda não irá agüentar tanto tempo. Cândida alerta Henrique que Ciro pode ser um peça fundamental para sua carreira. Cândida dá a entender que Henrique ainda pode chegar à presidente. Florinda enche sua mala com acessórios e roupas com a esperança de que possa usá-los no convento. Purezinha sugere que Madalena mande fazer seu vestido em Desemboque. Madalena conta a Purezinha que dispensou João Antonio. João Antonio diz a Teresa que está de partida e os dois trocam olhares por um tempo. João Antonio decide ficar em Passaperto e pede um emprego a Pedrão na selaria. Miguel desconfia que Henrique tenha forjado o telegrama de seu amigo Dagoberto. Miguel pede novamente ajuda a Dagoberto para encontrar Álvaro. Miguel e Laura convidam Tonha e Valdenor para testemunharem na anulação do casamento. Lídio promete ajudar Miguel e Laura com o telegrama para Dagoberto e ficar atento até que ele responda. O oficial de justiça comunica Henrique sobre a audiência da anulação do casamento. Miguel e Laura ficam tensos ao serem comunicados da audiência. Henrique pede a Lídio que chame Noronha à prefeitura. Ciro corre atrás do carro de Florinda.

2. Terça-feira, 11/03/2008   Aventuras no convento.  Florinda explica a Viriato e Magnólia que não gostou da vida no convento. Florinda conta a Magnólia que a madre Quirina enviou uma carta a padre Inácio. Florinda desata a falar contando suas aventuras por um dia no convento. Ciro tem pesadelos com Florinda novamente. Miguel e Laura se surpreendem com as mudanças que Lázaro fez no visual para estar bem apresentado na audiência. Lázaro aconselha Laura a ir o mais confiante possível. Madalena se certifica se Trajano já cancelou o casamento na igreja e padre Inácio avisa que foi tudo resolvido. Trajano pisca para padre Inácio. Padre Inácio lê a carta de madre Quirina resumindo todas as estripulias que Florinda aprontou em apenas um dia. Trajano promete contar a Purezinha a surpresa que está preparando para Madalena. Viriato recebe o material da campanha. Ciro diz a Florinda que se arrepende de tê-la deixado esperando no altar. Florinda o ignora. Viriato começa a espalhar os cartazes de sua campanha pelo comércio de Passaperto. Cândida acompanha Henrique na audiência. Guará alerta Belinda que Galileu foi à casa de Raquel aplicar uma injeção. Chico deseja sorte a Laura. Miguel fica furioso com as provocações de Henrique.

4. Quinta-feira, 13/03/2008   Aventuras no convento. Florinda explica a Viriato e Magnólia que não gostou da vida no convento. Florinda conta a Magnólia que a madre Quirina enviou uma carta a padre Inácio. Florinda desata a falar contando suas aventuras por um dia no convento. Ciro tem pesadelos com Florinda novamente. Miguel e Laura se surpreendem com as mudanças que Lázaro fez no visual para estar bem apresentado na audiência. Lázaro aconselha Laura a ir o mais confiante possível. Madalena se certifica se Trajano já cancelou o casamento na igreja e padre Inácio avisa que foi tudo resolvido. Trajano pisca para padre Inácio. Padre Inácio lê a carta de madre Quirina resumindo todas as estripulias que Florinda aprontou em apenas um dia. Trajano promete contar a Purezinha a surpresa que está preparando para Madalena. Viriato recebe o material da campanha. Ciro diz a Florinda que se arrepende de tê-la deixado esperando no altar. Florinda o ignora. Viriato começa a espalhar os cartazes de sua campanha pelo comércio de Passaperto. Cândida acompanha Henrique na audiência. Guará alerta Belinda que Galileu foi à casa de Raquel aplicar uma injeção. Chico deseja sorte a Laura. Miguel fica furioso com as provocações de Henrique.

5. Sexta-feira, 14/03/2008   A chance de Laura! Viriato revela a Eulália que foi apaixonado por outra mulher e que André é fruto deste relacionamento. Viriato pede a Eulália que mantenha segredo até que ele se sinta preparado a contar para Magnólia e Florinda. Eulália pede a Viriato para conhecer André, pois sempre quis ter um irmão. Lázaro pede ao juiz que o deixe substituir as outras duas testemunhas pelo depoimento de Ana. Belinda acusa Galileu de ter engravidado Raquel. O juiz dá uma hora para que Lázaro traga Ana ao tribunal. Chico oferece a chave de seu carro para Miguel buscar Ana. Teresa se insinua para João Antonio. Diogo e Ciro defendem Henrique. Diogo dá a entender que Laura forçou Henrique a se casar. Laura o acusa de estar mentindo. Edith compra material de construção com Eulália e pede que o encaminhe a Pedrão. Pedrão avisa Argemiro que não poderá deixar a encomenda na casa de Edith e dá as instruções para que ele entregue o material sem problemas. Brasil vê Miguel com o carro de Chico e decide avisar Trajano. Miguel teme não cumprir sua missão a tempo. Cândida diz ao juiz que Laura herdou o desequilíbrio mental de Ana. Miguel avisa Ana sobre o testemunho. Ana decide ir a cavalo para cortar caminho. Argemiro entrega o material a Edith e se oferece para ajudá-la a consertar o telhado. Edith fica tensa com a presença de Argemiro. André se apresenta para ele. Cândida torce para que Ana não chegue a tempo.

6. Sábado, 15/03/2008  Rumo a Hollywood! Ana chega a tempo de testemunhar a favor de Laura. André ajuda Argemiro a consertar as telhas. Brasil tenta prender Miguel por estar usando o carro de Chico. André revela a Argemiro que é filho de Viriato. Argemiro se assusta com a revelação e cai da escada. Trajano repreende Brasil por perseguir Miguel. Brasil conta a Trajano que foi Guará quem o alertou sobre o carro de Chico. Guará desmente tudo para Trajano. Edith implora a Argemiro que guarde segredo sobre o que escutou. Ana se emociona durante seu depoimento e faz graves acusações a Henrique. O juiz pede a Ana que se retire. Eulália aconselha Florinda a nunca mais olhar para Ciro. Florinda confessa que se sentiu estremecida ao sentir o perfume de Ciro. Eulália não se conforma que Florinda ainda consiga sentir algo positivo por Ciro. Ciro diz a Diogo que sentiu saudades de Florinda quando a encontrou na igreja e que tem certeza de que Florinda desistiu de ser freira por ele. O juiz pede a Laura e Henrique que aguardem o resultado da sentença. Miguel conforta Laura. Florinda decide se candidatar em um concurso de revista para virar artista de cinema. Florinda pede a Clemente que tire umas fotos suas para enviar ao concurso. Edith conta a Galileu que Argemiro descobriu sobre André. Galileu promete ajudá-la. O juiz determina que Laura continue casada com Henrique. Laura se desespera

Próximos capítulos: 17/03/2008 a 22/03/2008

 

 

1. Segunda-feira, 17/03/2008   Sogra x Nora. Laura corre para contar a Miguel a decisão do juiz. Henrique provoca Laura. Galileu implora para que Argemiro não revele a ninguém sobre André. Purezinha desabafa com Argemiro que Eulália tem sido ingrata com ela. Eulália reclama com Argemiro que Purezinha não deixa espaço para que ela cumpra suas funções como esposa. Ana se culpa pela decisão do juiz. Lázaro explica a Laura que irá entrar com um recurso o mais rápido possível. Chico cobra mais agilidade de Trajano nas investigações do atentado. Doralice se assusta ao ver Germano. Viriato sugere que Magnólia faça uma exposição de seus quadros. Chico conta a Raquel que decidiu fazer um novo testamento. Doralice avisa Germano que o chapéu e as coisas que ele deixou antes de partir sumiram. Cândida leva um susto ao ver Germano, que pede dinheiro para deixá-la em paz. Germano acusa Cândida de tentar incriminá-lo pelo atentado a Chico. Viriato convence Argemiro a abrigar a exposição de quadros de Magnólia no armazém. Henrique combina com Noronha de ir para São Paulo ao anoitecer. Henrique planeja ir atrás de Álvaro sem que Trajano desconfie de sua viagem.

2. Terça-feira, 18/03/2008   Praticamente uma diva!  Miguel decide passar outro telegrama para Dagoberto perguntando sobre o paradeiro de Álvaro. Florinda se arruma toda para fazer as fotos para o concurso. Magnólia e Viriato estranham. Clemente promete manter segredo sobre as fotos de Florinda. Eulália se recusa a continuar morando com Purezinha. Dioclécio e Guará desconfiam que Clemente esteja namorando Florinda. Miguel sente falta de Henrique na prefeitura. Guará diz a Ciro que Florinda está de namorado novo, o deixando curioso. Henrique promete soltar Álvaro da cadeia em troca do registro de nascimento de Laura. Argemiro e Eulália preparam a mudança para a casa de Magnólia. Miguel diz a Laura que Henrique deve ter se ausentado da prefeitura para ir atrás de Álvaro sem que ninguém desconfiasse. Henrique pede a Noronha que fique de olho em Álvaro até que ele diga tudo o que precisam saber. Miguel e Laura alertam Trajano sobre a possível fuga de Henrique. Padre Inácio leva várias crianças para Escobar vacinar contra a varíola. Escobar teme não ter vacina suficiente para todos e que a doença se espalhe por Passaperto. Escobar decide ir à prefeitura solicitar mais vacinas. Ciro se recusa a liberar a verba sem autorização de Henrique. Viriato se dispõe a ajudar Escobar. Eulália vai ao encontro de André.

3. Quarta-feira, 19/03/2008   Eulália conhece André!  Edith pede que Eulália vá embora, mas a deixa falar com André e pede que ela não diga que é sua irmã. Escobar e Ana vão a Desemboque fazer os pedidos das vacinas. Eulália volta para o armazém com as botas sujas de lama e deixa Argemiro desconfiado. Galileu pede a Lídio que perdoe Dulcina. Magnólia pressiona Eulália e Argemiro a terem um filho. Padre Inácio fica admirado com a atitude de Viriato ao providenciar as vacinas rapidamente. Miguel recebe um telegrama de Dagoberto informando o paradeiro de Álvaro. Trajano vai atrás de Henrique na casa de Cândida. Trajano promete prender Henrique caso descubra que ele saiu de Passaperto sem sua autorização. Henrique surge de pijama na sala antes que Trajano desconfie de qualquer coisa. Miguel vai sozinho ao encontro de Álvaro. Madalena e Trajano ficam ansiosos para o casamento. Madalena se planeja para buscar o vestido em Desemboque. Brasil desconfia que será escolhido para padrinho do casamento de Trajano. Eulália diz a Viriato que foi conhecer André e o aconselha a contar para Magnólia sobre o jovem. Eulália desconfia que a mãe de André seja alguém conhecida. João Antonio oferece carona a Madalena para ir a Desemboque em sua carroça. Guará observa de longe. Miguel pede permissão ao diretor do presídio para conversar com Álvaro.

4. Quinta-feira, 20/03/2008   Henrique fecha o posto médico! O diretor avisa Miguel que Álvaro deixou o presídio. O diretor autoriza Miguel a conversar com o companheiro de cela de Álvaro. Cidinha apura com Magnólia se ela e Viriato serão os padrinhos de Trajano. Zé Ladeira diz a Miguel que Álvaro foi solto por dois homens. Guará diz a Trajano que flagrou Madalena e João Antonio andando juntos de carroça. Miguel pede ao diretor do presídio o endereço em que Álvaro morava antes de ser preso. Noronha pede a Álvaro que não saia de casa até que ele arrume o alvará de soltura. Álvaro desconfia que haja muito dinheiro por trás do registro de nascimento de Laura. Henrique desconta sua raiva em Lídio ao saber que Viriato autorizou o pedido de vacinas. João Antonio se oferece para ajudar na vacinação e Teresa também se disponibiliza. Padre Inácio percebe o interesse de Teresa em João Antonio. Madalena fica desanimada com o vestido de casamento. Trajano decide confundir mais ainda Brasil sobre a escolha do padrinho do seu casamento. Trajano questiona Madalena sobre a carona de João Antonio. Madalena se enfeza com a desconfiança de Trajano. Florinda pega suas fotos com Clemente. Florinda mostra as fotos para Guilhermina e Eulália. Henrique proíbe Escobar de aplicar as vacinas e fecha o posto médico. Escobar dá início a vacinação mesmo assim. Miguel vai à casa de Álvaro.

5. Sexta-feira, 21/03/2008   Desconfiança boba.  Miguel pede a Álvaro que não diga nada a Henrique. Álvaro fica cada vez mais interessado no lucro que Laura pode trazer. Noronha se surpreende ao ver Miguel na casa de Álvaro, que avisa aos dois que irá fazer um leilão com o registro de nascimento de Laura. Teresa troca olhares com João Antonio. João Antonio entrega um livro para Teresa. Florinda confessa a Guilhermina que ainda pensa em Ciro. Magnólia tem um bloqueio criativo e decide cancelar sua exposição. Viriato pensa em fazer uma passeata com carroças para lançar sua campanha. Trajano pede desculpas a Madalena pela desconfiança. Os dois fazem as pazes. Raquel recebe a visita de um tabelião. Escobar fica desolado por ter que fechar o posto médico. Henrique pede a Lídio que compre madeira para bloquear a entrada do posto médico. Cândida teme que Chico coloque seu filho com Raquel no testamento. Miguel revela a Laura que seu registro de nascimento será disputado com Henrique. Cândida repreende Chico. Cândida e Raquel discutem. Cândida ameaça Raquel. Chico diz ao tabelião que quer deserdar Henrique. Chico pede segredo ao tabelião.

6. Sábado, 22/03/2008   André não merece! O tabelião avisa Chico que irá mandar preparar o novo testamento. Iraci alerta Chico sobre colocar o filho de Raquel no testamento. Galileu tenta convencer Henrique do erro que está cometendo fechando o posto médico. Henrique promete acabar com a carreira de Escobar. Henrique manda Ciro escrever um artigo acusando Escobar de usar vacinas vencidas. Ana vai conversar com Henrique sobre o fechamento do posto médico. Chico fica furioso ao saber da atitude de Henrique e fala com ele. Ana repreende Henrique. Brasil desafia Maria Augusta a descobrir quem será o padrinho de Trajano. Viriato aceita fazer uma aliança com Chico para que o posto médico passe a ser particular. Ciro avisa a Cândida que não irá mais trabalhar para Henrique. Cândida pede a Ciro que se aproxime de André como um último favor. Ciro aproveita a ausência de Edith para conversar com André. Ciro pede a André que guarde segredo sobre sua visita. Viriato anuncia a reinauguração do posto médico. Henrique fica furioso. Ciro confirma com Cândida que André é filho de Viriato. Ciro se recusa a usar André para desmascarar Viriato.

Próximos capítulos: 24/03/2008 a 29/03/2008

 

 

1.  Segunda-feira, 24/03/2008   Mãezona. Cândida oferece mais dinheiro para Ciro aceitar sua proposta. Ciro explica que depois que conheceu André percebeu que sua ambição tem um limite. Chico pede a Miguel que volte a São Paulo e diga a Álvaro que está disposto a pagar qualquer preço pelo registro de nascimento de Laura. Laura fica aliviada. Lídio conta a Tonha que está pensando em pedir demissão da prefeitura para não ter mais que encontrar Dulcina. Tonha decide ir à casa de Belinda conversar sobre o namoro de Lídio e Dulcina. Belinda acha melhor que eles fiquem separados. Tonha diz a Dulcina que Lídio gosta muito dela. Ciro escreve um artigo contra Henrique. Noronha oferece o dinheiro que Álvaro quiser em troca do registro de nascimento de Laura. Viriato fica animado para a sua passeata com carroças. Noronha entrega a Henrique o registro de nascimento de Laura. Madalena diz a Jacinto e Elisa que Trajano ainda não escolheu seus padrinhos para o casamento. Ciro lê sua matéria contra Henrique para Argemiro antes de enviar para os jornais de São Paulo e Belo Horizonte. Ciro implora que Argemiro o ajude a reconquistar Florinda. Miguel entrega um cheque a Álvaro em troca do registro de nascimento de Laura.

2. Terça-feira, 25/03/2008   Laura é Sofia. Álvaro pede a Miguel que aguarde em sua casa enquanto ele vai buscar o documento no cofre de um comerciante ao lado. Miguel teme que ele esteja blefando. Ciro pede demissão. Henrique manda Lídio cobrar todos os impostos atrasados da loja de Ciro. Diogo vai conversar com Henrique. Henrique convida Diogo para trabalhar como seu chefe de gabinete. Álvaro entrega o registro a Miguel e avisa que está se mudando da cidade. Noronha entrega uma carta a Gaspar da companhia ferroviária falando sobre sua transferência para a Inglaterra. Brasil faz uma promessa para a virgem da gruta que se Trajano o convidar para ser seu padrinho ele e Cidinha irão finalmente se beijar. Diogo termina sua sociedade com Ciro. Brasil lê no quadro de Trajano que será seu padrinho de casamento. Ana fica triste por não poder mais ter filhos. Escobar a tranqüiliza. Brasil encomenda uma farda nova a Guará. Laura sugere que Ana adote um filho com Escobar. Gaspar convida Guilhermina para ir como ele para a Inglaterra. Trajano fica furioso e briga com Gaspar. Florinda quer aprender inglês para poder ser artista em Hollywood. Eulália a aconselha a conversar com Padre Inácio. Padre Inácio promete pensar na proposta de Florinda. Miguel entrega o registro de Laura para Chico. Miguel diz a Laura que seu nome verdadeiro é Sofia.

3. Quarta-feira, 26/03/2008   Quem avisa amigo é. Guilhermina acredita que se Gaspar realmente a amasse já teria feito um pedido de casamento. Gaspar diz a Argemiro que Trajano não deu tempo para ele pedir a mão de Guilhermina. Gaspar decide fugir com Guilhermina. Laura corre para contar a Lázaro sobre seu registro de nascimento. Henrique pede a Noronha que não faça nada por enquanto com o registro de Laura. Viriato desfila com as carroças na praça. Henrique diz a Diogo que tem uma arma poderosa contra Viriato. Ciro leva uma flauta de presente para André. Ciro revela a Edith que Cândida e Henrique pretendem usar André para destruir a carreira de Viriato. Henrique ordena que Lídio arranque todos os cartazes que Viriato espalhou pela praça. Lídio deixa um cartaz cair sem querer em cima de Dulcina. Os dois quase se beijam. Dulcina flagra Teresa e João Antonio se beijando. Teresa revela a Dulcina que ela forçou Lídio a beijá-la. Teresa diz a Dulcina que Diogo não presta e a aconselha a se desculpar com Lídio o quanto antes. Padre Inácio dá a primeira aula de inglês a Florinda. Lázaro olha intrigado para o registro de nascimento de Laura

4. Quinta-feira, 27/03/2008   Sozinhos no quarto.  Lázaro estranha que Álvaro tenha registrado Laura no cartório de São Paulo. Miguel relembra que Álvaro sempre levou uma vida nômade fugindo da polícia. Escobar pede Ana oficialmente em casamento. Ana promete conversar com Chico para acelerar a papelada da separação. Lídio pede perdão a Dulcina por ter beijado Teresa. Os dois fazem as pazes. Belinda comemora ao saber do emprego de Diogo na prefeitura. Galileu fica desconfiado. Miguel e Laura fazem uma faxina no quarto de Lázaro na pensão. Miguel fica confuso sozinho no quarto com Laura e decide sair. Laura confessa a Eulália que perde a razão quando está sozinha com Miguel. Eulália diz a Laura que seus sentimentos são normais, mas a aconselha a evitar ficar sozinha com ele para não cair na boca do povo. Padre Inácio reza com Miguel para acalmá-lo. Diogo ameaça demitir Lídio por ter chegado atrasado. Lídio decide abrir mão de seu emprego. Diogo diz a Henrique que foi obrigado a demitir Lídio por desrespeito. Lázaro conta a Laura e Miguel que já entregou o registro de nascimento no cartório para ser autenticado. Lázaro pede aos dois que se controlem, pois Laura pode ser presa em caso de adultério. Escobar desconfia que Ana esteja grávida.

5. Sexta-feira, 28/03/2008   Argemiro flagra Eulália com André!  Ana teme que a criança não vingue. Escobar promete dar toda a assistência. Trajano fica furioso ao saber que Maria Augusta está lendo um livro sobre a revolução. Trajano explica a Maria Augusta, Guilhermina e Teresa que esses tipos de livros são sujos. Teresa pede desculpas por ter levado o livro para casa e revela que foi uma recomendação de João Antonio. Trajano ordena que Teresa se afaste dele. Trajano pede a Brasil que vigie Teresa. Trajano proíbe João Antonio de ver Teresa. Ana e Escobar contam a Padre Inácio sobre a gravidez. Eulália pede para levar umas empadinhas de Purezinha para um conhecido seu. Argemiro fica desconfiado. Henrique decide liberar o voto para as mulheres nas próximas eleições. Cândida promete cuidar pessoalmente de André. Eulália leva as empadinhas para André. Argemiro se surpreende ao ver Eulália na casa de André. Os dois riem de terem escondido um do outro sobre André. André revela que Ciro também o esteve visitando. Eulália e Argemiro ficam preocupados. Laura parabeniza Ana pela gravidez. Ciro jura a Eulália e Argemiro que não vai fazer nada contra André. Ciro conta a Viriato sobre os planos de Cândida e Henrique contra ele. Ciro se diz arrependido de tê-lo traído e os dois conversam sobre a campanha de Viriato.

6 Sábado, 29/03/2008   Registro é falso! Ciro pergunta a Viriato se voltará a ser seu assessor. Viriato desconversa. Ciro pede perdão a Florinda. Florinda explica que jamais confiará nele novamente. Magnólia ameaça deixar Viriato caso ele perdoe Ciro. Magnólia teme que Florinda tenha se deixado levar pela lábia de Ciro novamente. Guará se oferece para fazer o vestido de Cidinha para o casamento de Trajano. Brasil decide presenteá-la com o vestido. Tonha fica preocupada com o futuro de Lídio na fazenda. Lázaro revela a Laura e Miguel que Álvaro aplicou um golpe neles com um registro de nascimento falso. Lázaro os aconselha a partir para o desquite litigioso. Lázaro teme que Laura enfrente o preconceito das pessoas após o desquite. Madalena percebe que Maria Augusta andou chorando e fica preocupada. Lázaro aconselha Henrique a aceitar o desquite amigável. Henrique debocha de Lázaro e avisa que não irá desistir de Laura. Miguel pede desculpas a Chico por ter gasto seu dinheiro com um documento falso. Chico decide conversar com Henrique. Jacinto derruba água em Maria Augusta e ela fica furiosa. Chico ameaça deserdar Henrique caso ele não anule o casamento com Laura.

Próximos capítulos: 31/03/2008 a 05/04/2008

 

1. Segunda-feira, 31/03/2008   Germano encontra Trajano.  Chico dá a entender a Henrique que já fez o testamento. Laura diz a Miguel que está disposta a correr o risco de ser presa. Trajano revela a Chico que as chances de Henrique ser condenado são grandes. Ana diz a Iraci que não irá suportar perder o filho que está esperando. Iraci leva Ana à gruta para pedir proteção. Tonico se assusta ao ver Germano, que marca um encontro escondido com Trajano. Laura aconselha Ana a contar o quanto antes a Chico sobre sua gravidez. Brasil pede conselhos a Faustino para conquistar Cidinha. Chico se incomoda ao saber da gravidez de Ana, mas demonstra preocupação com a sua saúde. Viriato desconfia que Ciro tenha escrito o artigo a seu favor no jornal. Ciro se faz de desentendido e lamenta não poder mais trabalhar como assessor de Viriato. Germano pede mais dinheiro a Henrique, que recusa. Madalena fica preocupada com o temperamento de Maria Augusta. Germano revela a Trajano que na noite em que Chico sofreu o atentado ele estava preso em Uberaba. Germano sugere que Henrique e Cândida sejam os culpados. Escobar avisa Ana que chamou um ginecologista para acompanhar sua gravidez. Cândida alerta Henrique que perdeu quase todo seu patrimônio.

2. Terça-feira, 01/04/2008  A prova do milagre!  Cândida explica a Henrique que perdeu tudo em dívidas após a crise de 29. Cândida implora para que Henrique abra mão de Laura em troca de suas terras. Henrique concorda, mas com a condição de que Laura não fique com Miguel. Belinda sugere que Galileu arrume um emprego para Lídio na botica. Miguel recebe uma carta do arcebispo cobrando um resultado concreto sobre os milagres da Virgem. Miguel explica a padre Inácio que não pode comprovar que os milagres são verdadeiros nem falsos. João Antonio conta a Teresa que a medalha da virgem da pedra o protegeu de ser atingido em uma guerra. Ciro se oferece para fazer a cobertura jornalística da exposição de Magnólia. Miguel e Inácio ficam interessados na história de João Antonio sobre a medalha. João Antonio entrega sua medalha para Miguel investigar. Torquato examina Ana. Escobar revela a Laura que mentiu para Ana quando disse que estava tudo bem com sua gravidez. Escobar explica que a gravidez de Ana é de alto risco. Escobar pede ajuda de Laura para tomar conta de Ana sem que ela perceba a gravidade do problema. Henrique pede a Diogo para entregar um bilhete a Laura. Viriato abre a exposição de Magnólia com um discurso. Laura recebe o bilhete de Henrique propondo um encontro para falar do desquite.

3. Quarta-feira, 02/04/2008   Proposta indecente.  Laura pede a Diogo que confirme o encontro com Henrique. Miguel se preocupa. Ciro e Clemente fazem a cobertura da exposição de Magnólia. Gaspar tenta convencer Guilhermina a conversar com ele. Henrique diz a Diogo que tem certeza de que seu encontro com Laura irá separá-la de Miguel. Florinda esnoba Ciro. Miguel pede a Doralice e Faustino que fiquem de olho em Miguel durante o encontro com Laura. Magnólia fica triste por não ter conseguido vender nem uma tela na exposição. Viriato tenta consolá-la. Padre Inácio aconselha Escobar a parar de se sentir culpado pela gravidez de Ana. Florinda avisa Magnólia que três quadros foram vendidos. Galileu repreende Viriato por estar comprando os quadros de Magnólia e dando de presente para outras pessoas apenas para deixá-la feliz. Gaspar pede Guilhermina em casamento. Guilhermina se anima em ir para Londres com ele. Magnólia faz um quadro de Florinda. Magnólia comemora com Viriato a venda dos quadros. Henrique faz uma proposta a Laura e lhe oferece o desquite.

4. Quinta-feira, 03/04/2008   Fingindo amizade. Laura se desentende com Henrique. Chico diz a Iraci que gostaria que Ana se mudasse para sua casa para que ela pudesse acompanhar sua gravidez de perto. Iraci aconselha Laura a não comentar sobre a proposta de Henrique a Miguel. Guilhermina devolve as cartas de Clemente e avisa que reatou o namoro com Gaspar. Dioclécio consola Clemente. Ana promete a Iraci que irá conversar com Escobar sobre a possibilidade de se mudar para a casa de Chico durante a gravidez. Laura desconversa, quando Miguel pergunta sobre o sobre o encontro. Maria Augusta, Teresa e Guilhermina convencem Madalena a se arrumar para o casamento na casa de Trajano. Escobar fica contrariado com a mudança de Ana para a casa de Chico, mas concorda que será mais tranqüilo para a sua gravidez. Henrique ameaça Ciro pelo artigo publicado nos jornais. Cândida aproveita que Edith saiu de casa para conversar com André. Cândida combina de se encontrar com André na clareira para fazer um passeio. Doralice e Faustino revelam a Miguel que ouviram Henrique dizer a Cândida que seu plano iria separá-lo de Laura. Ana aconselha Laura a contar a Miguel sobre a chantagem de Henrique. Miguel ouve tudo. Miguel vai tirar satisfações com Henrique.

5. Sexta-feira, 04/04/2008   Casamento surpresa!  Henrique provoca Miguel. Henrique fica feliz ao saber que Miguel começou a desconfiar de Laura. Henrique pede a ajuda de Diogo para continuar seu plano contra Laura e Miguel. Purezinha arruma a pensão para o casamento de Madalena. Miguel pressiona Laura a falar sobre sua conversa com Henrique. Laura pede a Miguel que fique calmo e coloque uma pedra sobre o assunto. Miguel fica cada vez mais cismado. Trajano presenteia Madalena com um vestido branco para ela usar no casamento. Escobar conversa com Chico sobre Ana. Chico promete a Escobar que irá cuidar de Ana com todo carinho e jura que não irá fazer nada para atrapalhar a relação dos dois. Madalena se surpreende com o casamento surpresa na igreja. Chico avisa Raquel que irá levá-la ao médico para ver como anda sua gravidez. Raquel se recusa. Chico descobre que Raquel mentiu sobre a gravidez. Madalena fica emocionada com a festa de casamento na pensão. Guilhermina pega o buquê de Madalena. Iraci agradece Chico por ter mudado tanto e pela preocupação com a saúde de Ana. Trajano dá um jeito nas costas e Madalena corre para encontrar um médico.

6. Sábado, 05/04/2008   Jogo aberto. Henrique pede a Diogo que consiga uma determinada substância na botica de Galileu para acabar de vez com o amor de Laura e Miguel. Miguel convence Laura a contar sobre a proposta de Henrique. Laura e Miguel prometem jamais omitir nada um do outro. Henrique diz a Diogo que ele é seu homem de confiança. Clemente fica ansioso para saber se a foto que tirou de Florinda já saiu na revista. Teresa revela a Madalena que está apaixonada por João Antonio. Madalena promete ajudar Teresa a convencer Trajano de que João Antonio é uma boa pessoa. Cândida encontra André. João Antonio promete a Madalena que jamais faria algo que pudesse magoar Teresa. Guará conta a Dioclécio que flagrou João Antonio e Madalena juntos. Diogo pega um frasco de sonífero da botica de Galileu. Diogo esbarra em algo ao sair e acaba fazendo um estrondo. Diogo escapa antes que Galileu possa flagrá-lo. Henrique pede que Diogo tenha calma até ser recompensado.

Próximos capítulos: 07/04/2008 a 12/04/2008

 

 

1. Segunda-feira, 07/04/2008   Miguel cai na armadilha! Laura desperta ainda meio entorpecida e fica sem entender o que aconteceu. Miguel repreende Laura por ter cedido a chantagem de Henrique. Henrique avisa que irá dar o desquite a Laura e a devolve para Miguel. Miguel se desentende com Henrique. Laura desabafa com Ana, que fica nervosa e passa mal. Miguel conta a padre Inácio sobre a traição de Laura. Escobar explica a Ana que ela teve apenas um pequeno sangramento. Escobar promete a Ana que fará de tudo para que o bebê nasça saudável. Lídio vai buscar seus pertences na prefeitura. Henrique comemora com Diogo o sucesso de seu plano para separar Laura de Miguel. Lídio ouve tudo. Henrique diz a Diogo que irá disputar a eleição com Viriato apenas para ter o prazer de ganhar. Henrique oferece seu cargo a Diogo após as eleições para que ele possa ser deputado. Galileu estranha ao ver a porta do armário de remédio controlado destrancada. Lídio conta a Galileu e Belinda a conversa entre Diogo e Henrique. Chico convida Escobar para morar na fazenda e ele promete pensar na proposta.

3. Quarta-feira, 09/04/2008   Direto para o comício. Magnólia e Cidinha animam com os preparativos para o comício de Viriato. Chico não se conforma ao saber que Henrique aprontou com Laura. Chico fica nervoso e sente uma dor no coração. Laura pede a Ana e Chico que não se alterem mais por causa de Henrique. Chico e Laura tentam descobrir como Henrique entrou em seu quarto sem que ninguém percebesse. Tonha estranha o cheiro do copo de água que estava no quarto de Laura. Iraci decide levar o copo para Galileu investigar. Maria Augusta agradece Madalena por ajudá-la a perceber que pode continuar brincando como criança mesmo já sendo uma mocinha. Argemiro constrói o palanque para o comício de Viriato. Cândida convida André para ir a uma festa. Viriato promete a Eulália que irá contar sobre André a Magnólia antes do comício. Trajano desconfia que os atentados a Ana e a Chico tenham sido cometidos pela mesma pessoa. Miguel quer ir embora para São Paulo.

4. Quinta-feira, 10/04/2008   Plano sórdido.  Padre Inácio tenta convencer Miguel a mudar de idéia. Miguel explica que irá partir para sempre e pretende voltar a ser padre. Escobar pede a Laura para conversar com Miguel antes de partir. Laura fica magoada por Miguel não ter lhe dado a chance de se defender. Miguel termina de escrever seu relatório sobre os milagres da virgem. Miguel avisa a Inácio que irá colocar a medalha que salvou João Antonio no relatório, mas que caberá ao arcebispo chegar a uma conclusão. Galileu explica a Iraci que a água examinada no copo foi misturada a um sonífero. Ciro mostra a Magnólia uma matéria sobre sua exposição em diversos jornais do país. Ciro se oferece para ser o empresário de Magnólia. Eulália o expulsa de casa. Laura tenta convencer Miguel de sua inocência. Escobar entrega a chave de sua casa em São Paulo para Miguel se hospedar. Padre Inácio se despede de Miguel. Ciro fica preocupado com André e decide verificar se Cândida anda sondando sua casa. Laura descobre que Henrique colocou sonífero em sua água. Laura tira satisfações com Henrique.

5. Sexta-feira, 11/04/2008    Ciro é o héroi. Henrique se vangloria de seu plano para separar Laura de Miguel. Laura ameaça Henrique, caso Miguel não volte para ela. Diogo fica preocupado com a ameaça, mas Henrique não se importa. Faustino e Doralice oferecem uma carona a Miguel, que pede para parar na gruta um instante para se despedir da virgem. Miguel pede um sinal de milagre à virgem e orientação para que consiga colocar sua vida no rumo. Uma pomba branca aparece assim que ele sai da gruta. Ciro diz a Edith que teme que Cândida faça algo com André durante o comício. Edith percebe que André não está em casa e se desespera. Edith e Ciro saem em busca de André pela mata. Viriato tenta contar a Magnólia sobre André, mas é interrompido por Cidinha. Viriato respira aliviado. Lázaro leva o papel do desquite amigável com Laura para Henrique assinar. Lázaro consola Laura. Cândida aparece com André no meio do comício. Viriato trava e não consegue mais discursar. Viriato finge passar mal. Ciro alcança André antes que Cândida o leve até o palco e o carrega para longe da confusão.

6. Sábado, 12/04/2008   André é filho de Cândida!  Argemiro carrega Viriato até seu quarto. Magnólia fica aflita. Henrique repreende Cândida por ter deixado Ciro estragar seus planos. Cândida explica que foi melhor, pois Viriato poderia ter ficado muito assustado. Henrique tem certeza de que Viriato fingiu passar mal. Escobar examina Viriato e descobre que ele está vendendo saúde. Escobar pede a Viriato que pare de mentir e de deixar Magnólia nervosa. Eulália avisa Viriato que Ciro salvou André das mãos de Cândida. Edith agradece Ciro pela ajuda. Viriato vai atrás de Ciro na pensão e o encontra com André e Edith. Ciro conta a Viriato que se arrependeu de todos os golpes e erros que cometeu no passado graças a Florinda e André. Os dois de abraçam. Viriato revela a Magnólia que teve um filho antes de conhecê-la. Chico tenta explicar a Laura a visão de Miguel sobre o que aconteceu. Chico aconselha Laura a procurar Miguel agora que as coisas se assentaram. Viriato e Magnólia vão à casa de Cândida, que humilha Magnólia. Magnólia conta a Cândida que André é a mesma criança que ela abandonou anos atrás. Cândida quase desmaia ao saber que André é seu filho.

Próximos capítulos: 14/04/2008 a 19/04/2008

 

 

1. Segunda-feira, 14/04/2008   Família unida. Cândida nega ter tido um filho com Viriato e chama André de bastardo. Cândida desmente para Henrique que André seja seu filho. Padre Inácio e Escobar visitam Ana. Viriato agradece Magnólia por receber André em sua casa. Padre Inácio tenta convencer Laura a lutar por Miguel. Viriato revela a André que Eulália e Florinda são suas irmãs. Magnólia agradece Edith por ter cuidado de André. Magnólia convida Edith para morar com eles. Diogo presenteia Raquel com um anel. Henrique vai à casa de Chico cobrar suas terras em troca do acordo que fez com Laura. Chico avisa que ele não terá nada e que o deserdou no testamento. Henrique revela que foi o autor do atentado a Chico, que fica chocado com a notícia. Miguel entrega o relatório sobre a Virgem ao arcebispo. Germano pede mais dinheiro a Henrique, que pede dois dias a ele. Henrique pede a Diogo que retire do banco o dinheiro para o início das obras da rodovia. Diogo pede o anel de Raquel de volta e explica que usou o dinheiro da ferrovia para comprá-lo. Raquel se recusa a devolvê-lo. Viriato leva Sebastiana ao encontro de Cândida para provar que ela deu a luz a André.

2. Terça-feira, 15/04/2008   Filho assumido! Sebastiana confirma que Cândida é mãe de André. Cândida diz a Viriato que se sentiu traída por ele duas vezes. Cândida revela que se casou com João Altino apenas para se vingar de Viriato. Viriato explica que tentou voltar para ela, mas era tarde demais. Cândida rasga cartas e fotografias de seu passado. Magnólia e Viriato apresentam André ao povo de Passaperto. Guará fica curiosa para descobrir quem é a mãe de André. Diogo avisa Henrique que o banco não tinha dinheiro suficiente no caixa. Henrique ameaça demitir Diogo caso ele não consiga o dinheiro para Germano. Magnólia pede a Inácio para marcar uma data para André fazer a primeira comunhão. Escobar sugere a Viriato que André comece a cavalgar como forma de tratamento para sua doença. Chico pede a Virgem que proteja Ana e o bebê que ela está esperando. Viriato, Edith e André encontram Chico na gruta. Chico convida Edith para ir com André à fazenda para conhecer a cachoeira e cavalgar. Guará conta a Diogo que Raquel foi embora. Diogo fica apavorado. Trajano autoriza Teresa, Guilhermina e Maria Augusta a irem à vigília. Guilhermina e Teresa planejam encontrar com Gaspar e João Antonio escondidas. Padre Inácio se reúne com as mulheres de Passaperto para organizar a festa da Virgem. Laura não consegue parar de pensar em Miguel e decide fazer suas malas e viajar.

3. Quarta-feira, 16/04/2008   A primeira noite de amor. Laura conta a Ana que decidiu ir atrás de Miguel em São Paulo. Ana torce para que ela e Miguel consigam se entender. Teresa e Guilhermina explicam seu plano para fugir da vigília para Gaspar e João Antonio. Florinda comemora ao saber que ficou entre as finalistas do concurso da revista. Diogo provoca Ciro com as fotos de Florinda na revista. Cândida vai atrás de André e deixa Edith assustada. Edith explica a Cândida que André não sabe que ela é sua mãe. Cândida teme que seja tarde demais para André aceitá-la. Miguel se surpreende ao ver Laura. Os dois se beijam. Laura tenta explicar o que Henrique fez para separá-los. Miguel pede a Laura que não diga mais nada e revela que a única coisa que importa é o amor deles. Cândida se confessa com padre Inácio. Cândida pede perdão por ter rejeitado André. Cândida conta a padre Inácio que Viriato a fez sofrer muito e abandonar tudo foi a única forma que encontrou para não enlouquecer. Cândida pede a ajuda de Inácio para se redimir. Escobar aconselha Ana a não ir à vigília. Ana conta a Chico que Laura partiu atrás de Miguel. Laura convida Miguel para ir a um baile dançar. Germano pressiona Henrique a arrumar logo o dinheiro.

4. Quinta-feira, 17/04/2008    Celebrando o amor.  Henrique promete o dinheiro para o dia seguinte. Germano faz ameaças, o que atemoriza Henrique. Guilhermina e Gaspar saem para dar uma volta. Teresa e João Antônio namoram. Miguel e Laura dançam até o salão fechar. Gaspar e Guilhermina voltam nervosos. Miguel e Laura retornam a Passaperto. Henrique vê Miguel e Laura juntos e ameaça denunciar Laura por adultério. Miguel promete que Henrique vai pagar por todos os seus pecados. Padre Inácio recebe Laura e Miguel com carinho. Henrique exige que Diogo consiga retirar o dinheiro do banco. Padre Inácio insiste, mas Miguel não conta detalhes da estada de Laura em São Paulo. Chico convida Edith e André para conhecer a sua fazenda. Iraci diz a Tonha que as ervas que Valdenor pegou são venenosas e manda que ela as jogue fora. Ana decide ir à cidade falar com Henrique. Henrique dá queixa contra Laura. Ana e Iraci chegam à delegacia. Ana ameaça Henrique. Trajano registra a ameaça.

5. Sexta-feira, 18/04/2008  Henrique morre!  Henrique debocha de Ana, dizendo que ela é adúltera também. André sai para passear a cavalo com Escobar. Edith chora ao ver a felicidade de André. Chico se comove e, instintivamente, a convida para um passeio pela fazenda. Os dois sorriem um para o outro. Purezinha procura Lázaro para lhe servir empadinhas. Todos se divertem na quermesse. Guilhermina e Teresa recebem o correio elegante e se encontram com Gaspar e João Antonio. Clemente sofre ao ver Guilhermina e Gaspar juntos. Viriato distribui panfletos de sua campanha. Galileu e Belinda vão para a festa, deixando a botica aberta. Germano espreita Henrique e Diogo. Chico fica feliz ao saber que Laura e Miguel estão juntos. Viriato faz o leilão das prendas e aproveita para pedir votos. Tonha diz a Valdenor que vai à botica comprar um perfume. Henrique faz questão de participar da procissão carregando o andor. Miguel passa o andor para Henrique. Henrique não passa bem, tonteia, caminha com dificuldade e acaba caindo no tapete com o rosto da Virgem decorado no chão. Escobar e Galileu examinam Henrique. Escobar anuncia que Henrique morreu. Chico chora ao saber da morte do filho. Ana o consola. Cândida grita ao ser avisada por padre Inácio.

6. Sábado, 19/04/2008   Entre as três finalistas! Trajano recomenda que seja feita uma autópsia. Cândida acaricia os cabelos do neto, canta uma canção de ninar e diz que vai esperar que ele acorde para que os dois voltem para a fazenda. Laura diz a Miguel que está totalmente chocada. Trajano e Brasil discutem o ocorrido e tentam encontrar possíveis suspeitos. Brasil sugere que conversem com Galileu, já que Henrique pode ter sido envenenado. Escobar ampara Cândida e sugere que ela tome um calmante. Magnólia pede que Viriato procure Cândida e leve as suas condolências. Galileu mostra a Trajano o armário de remédios aberto e assegura que o deixou trancado. Trajano conversa com Diogo, que garante ter estado o tempo todo na quermesse. Miguel se surpreende quando Escobar fala na possibilidade de Henrique ter sido envenenado. Laura teme que ela e Miguel sejam considerados suspeitos. Viriato garante a Cândida que ela sempre terá a sua amizade. Cândida acusa Miguel e promete se vingar. Padre Inácio diz a Trajano que não poderá contar se alguém revelar-se o criminoso no confessionário. Trajano diz que desconfia de Miguel. Cândida chora copiosamente nos braços de Doralice. Florinda vibra ao ser finalista e escolhida para fazer um teste. Cândida acusa Chico de ter desprezado o filho, joga todo o seu rancor em cima dele e faz ameaças a ele e à Laura.

Próximos capítulos: 21/04/2008 a 26/04/2008

 

1. Segunda-feira, 21/04/2008 Cândida quer Laura de luto.  Trajano investiga as fotos que Clemente tirou na quermesse. Escobar confirma a Cândida que Henrique pode ter sido envenenado. Cândida insinua que Escobar foi cúmplice no envenenamento. Florinda agradece Clemente por ter tirado as fotos que a fizeram ser finalista do concurso. Florinda encomenda seu vestido para a final com Guará. Cândida culpa Laura e Miguel pela morte de Henrique. Cândida promete encontrar Laura mais tarde para entregar-lhe algo. Cândida diz a Trajano que foi Miguel quem matou Henrique. Trajano explica que não há nenhuma prova contra Miguel, mas ela insiste para que ele seja preso. Gaspar conta a Guilhermina que terá que ir a São Paulo acertar sua transferência para a Inglaterra. Guilhermina acha que Gaspar vai largá-la. Faustino desconfia que Germano tenha envenenado Henrique e alerta Cândida sobre sua presença em Passaperto. Trajano identifica Germano na foto da quermesse. Magnólia chama a atenção de Argemiro por deixar suas botinas jogadas no banheiro. Guilhermina pede a ajuda de Teresa para descobrir se Gaspar foi embora de vez. Diogo presta solidariedade a Cândida. Lázaro diz a Trajano que não matou Henrique. Cândida entrega um vestido preto para Laura se vestir de viúva.

2. Terça-feira, 22/04/2008   Equipe de Hollywood chega a Passaperto!  Laura se recusa a vestir luto por Henrique. Doralice tenta convencer Cândida a se alimentar. Ana devolve o vestido preto para Cândida. Argemiro diz a Eulália que não se sente à vontade em sua casa. Ela lhe conta sobre a nova forma que encontrou de atender os clientes e acabar com suas dores nas costas. João Antonio demonstra interesse em casar-se com Teresa. Trajano exige que eles se casem na igreja, mas João Antonio se recusa e o acusa de ser o responsável pela infelicidade de Teresa. Iraci pede a Valdenor que dê um fim na erva venenosa que está atrás da mangueira. Trajano recebe a confirmação de que Henrique morreu por envenenamento. Argemiro decide colocar os produtos ao alcance dos fregueses no armazém. Miguel se confessa com Padre Inácio, que fica atordoado com sua revelação. Cândida expulsa Miguel e Laura do enterro de Henrique. Chico diz a Ana que o nascimento de seu filho fará bem a todos. Eleonora, Ernesto e Robert chegam a Passaperto para fazer o teste com Florinda. Cândida promete vingar a morte de Henrique. Florinda fica emocionada com a chegada de Eleonora para o teste e desmaia.

3. Quarta-feira, 23/04/2008  Florinda ensaia com padre Inácio.  Viriato e Magnólia acodem Florinda. Belinda acusa Galileu de ter usado veneno para matar Henrique. Dulcina pede a Belinda que pare de falar besteira. Cândida proíbe Doralice de tirar qualquer coisa de lugar do quarto de Henrique. Germano ordena que Cândida cumpra o acordo que Henrique fez com ele. Cândida oferece abrigo para Germano em sua fazenda em troca de um serviço. Alcebíades e Purezinha reclamam do pagamento em dólar feito por Eleanora. Eleanora entrega a Florinda o script de seu teste para decorar. Florinda se atrapalha com o script em inglês e decide pedir ajuda a Padre Inácio. Galileu conta a Belinda que está fazendo uma experiência científica para produzir alimentos modificados. Miguel se arrepende de ter ido ao enterro de Henrique. Laura não entende por que Miguel fala com se fosse culpado pela morte de Henrique. Trajano decide interrogar Miguel. Padre Inácio fica nervoso e deixa Trajano mais desconfiado. Laura pede a Miguel que tome cuidado com o que vai dizer a Trajano. Miguel diz a Trajano que não seria capaz de matar Henrique. Miguel jura para Lázaro que não matou Henrique. Padre Inácio ensaia com Florinda para o teste de atriz. Florinda faz o papel de uma mulher apaixonada e se declara para Padre Inácio. Guará flagra os dois juntos e fica assustada.

4. Quinta-feira, 24/04/2008   Flor tem um novo amor?  Padre Inácio tenta explicar a Guará o que estava acontecendo. Guará conta a Maria Augusta que flagrou Padre Inácio e Florinda juntos na paróquia. Maria Augusta explica que eles deviam estar ensaiando para o teste de Florinda. Guará fica decepcionada. Guará dá a entender a Ciro que Florinda irá se casar com Robert. Madalena sugere que Teresa, Guilhermina e Maria Augusta ignorem Trajano até convencê-lo a deixar Teresa se casar com João Antonio sem ser na igreja. Ana comenta com Escobar que desconfia que Miguel tenha matado Henrique, mas Escobar o defende. Miguel tem certeza de que é o principal suspeito pela morte de Henrique. Laura teme que Escobar seja o assassino, mas Miguel duvida que ele tenha sido capaz de cometer o assassinato. Belinda sugere que Galileu venda a patente de seu fortificante e o aconselha a fazer um teste nele mesmo antes de comercializá-lo. Trajano acusa Madalena de comandar um complô contra ele. Florinda fica encantada com Robert. Florinda oferece o estúdio de Clemente para fazer os testes para a revista e Eleonora adora a idéia. Argemiro e Eulália decidem arrumar uma casa para morar. Galileu não sente nenhum efeito do fortificante.

5. Sexta-feira, 25/04/2008   Suspeitos são chamados para acareação. Belinda garante a Galileu que o fortificante será um sucesso. João Antônio vibra quando Trajano aceita o casamento do jeito dele. João diz que, se Trajano pode abrir mão dos seus princípios, ele também pode e concorda em casar na igreja. Madalena e as meninas comemoram. Guará diz a Argemiro que Raquel foi embora. Eulália e Argemiro contam que vão se mudar para a casa, agora que Raquel não está mais lá. Eulália diz ainda que o armazém vai virar um supermercado. Edith e André visitam Chico, que os convida para jantar. Miguel estranha quando Laura conta que Raquel usava um caro anel quando foi embora. Escobar sugere a Viriato que leve André para morar com ele. Padre Inácio diz que estava apenas ensaiando com Florinda. O cinegrafista passa mal e Eleonora diz que precisam cancelar o teste. Clemente se oferece para operar a câmera. Brasil sugere que Trajano faça uma acareação com todos os suspeitos juntos. Magnólia recebe com alegria a sugestão de André e Edith morarem em sua casa. Miguel, Laura, Iraci, Ana, Escobar, Diogo, Noronha, Chico e Lázaro são chamados por Trajano. Noronha acusa Miguel, mas Laura afirma que o ex-padre nunca quis uma retaliação mesmo quando Henrique mentiu que o casamento deles teria sido consumado. Trajano diz que este fato novo incrimina ainda mais Miguel.

6. Sábado, 26/04/2008   Flor arrasa no teste!   Noronha afirma que Laura praticamente confessou o crime. Viriato sugere que André seja coroinha e Padre Inácio concorda. Viriato sugere ainda que Padre Inácio se candidate, para que ele tenha um concorrente à sua altura. Padre Inácio diz que o venceria se quisesse ser político. Lázaro propõe a Miguel que eles façam uma investigação paralela para descobrir o culpado. Florinda erra a primeira vez, mas, na segunda, olha para Ciro e faz a cena com verdade. Todos aplaudem. Florinda reza para tirar Ciro da cabeça. Ciro entra na igreja e diz que ela foi muito convincente no teste, especialmente na hora do beijo. Florinda elogia o beijo de Robert, deixando Ciro com ciúmes. Trajano coloca Raquel na sua lista de suspeitos. Magnólia diz que Viriato jamais faria mal a Cândida, porque ela é a mãe de André, o que surpreende Trajano. Diogo entrega a Cândida uma mensagem de condolências do interventor e dá a entender que gostaria de substituir Henrique na prefeitura. Cândida sugere o nome de Diogo ao interventor. Chico diz a Laura que não deu um anel para Raquel. Eulália e Argemiro comemoram o fato de estarem sozinhos na nova casa. Guará, Purezinha, Magnólia e Cidinha aparecem para visitá-los. Eleonora convida Clemente para trabalhar em Hollywood. Robert pisca para Ciro, que gargalha. Diogo recebe um telex e vibra. Teresa se surpreende quando Diogo pergunta se ela quer ser a primeira dama de Passaperto.

 

Próximos capítulos: 28/04/2008 a 03/05/2008

 

 

1. Segunda-feira, 28/04/2008   Até breve? Teresa dispensa Diogo. Eleonora diz a Florinda que a resposta do concurso pode demorar um pouco. Eleonora e Clemente se despedem com um beijo. Laura revela a Miguel que tem compaixão por Cândida e que gostaria de visitá-la para lhe oferecer apoio. Miguel apóia a decisão de Laura. Cândida parabeniza Diogo por assumir a prefeitura e o aconselha a esperar o ofício do novo cargo antes de tomar posse. Viriato conta a André que ele e Edith terão que se mudar. Magnólia arruma o novo quarto de André. Laura diz a Cândida que lamenta muito a morte de Henrique. Magnólia dá as boas vindas a Edith e André, que fica maravilhado com a luneta que ganhou de Viriato. Edith fica feliz ao saber que Padre Inácio aceitou André como coroinha da igreja. Germano se insinua para Doralice. Faustino briga com Germano. Miguel diz a Laura que a sensação de que eles ficarão separados fica cada vez mais forte. Guilhermina deixa uma carta de despedida para Teresa e foge de casa. Gaspar volta de viagem e descobre que Guilhermina foi embora. Ana começa a ter contrações. Iraci sai correndo para chamar Escobar.

 

2. Terça-feira, 29/04/2008   Declaração em público. Raquel volta a Passaperto acompanhada do sargento Albucacys. Ana faz uma prece diante da Virgem da Pedra. Trajano avisa Raquel que mandou chamá-la para prestar depoimento e sugere que ela fique na pensão até que terminem as investigações. Gaspar explica a Guilhermina que nunca pensou em abandoná-la. Guilhermina se desculpa por ter sido precipitada. Miguel teme que Raquel o culpe pela morte de Henrique. Cidinha fica encantada com Albucacys, deixando Brasil com ciúmes. Ana diz a Escobar que suas contrações pararam depois que pediu ajuda à Virgem. Raquel revela a Miguel que o anel foi um presente de Diogo. Lázaro se oferece para defender Raquel. Madalena tenta convencer Guilhermina de que ela não cometeu nenhum pecado. Escobar decide levar Ana para se tratar em São Paulo. Ana lembra que Trajano pediu que eles não deixassem a cidade, mas Escobar não se importa. Viriato dá a entender na barbearia que Padre Inácio será seu adversário. Guará corre para espalhar a notícia. Padre Inácio confirma a Viriato que jamais se candidataria. Cândida mostra a Padre Inácio uma carta do banco ameaçando despejá-la da fazenda caso a hipoteca não seja paga.

 

3. Quarta-feira, 30/04/2008 Serenata de amor!  Padre Inácio diz a Laura e Miguel que Cândida está arruinada e que teme que ela cometa um desatino. Cândida paga Germano, que olha cobiçoso para as jóias no cofre. Ciro canta embaixo da janela de Florinda. Ela diz que vai ser estrela em Hollywood e fecha a janela. Padre Inácio insiste com Guará que não é candidato. Escobar entra com Ana no colo na casa em São Paulo e garante que os dois serão muito felizes. Guará tira foto de Padre Inácio no final da missa. Viriato, Magnólia e Edite elogiam André como coroinha. Galileu elogia o trabalho de Lídio. Lídio pede Dulcina em casamento e ela aceita. Viriato diz a Padre Inácio que André quer seguir carreira religiosa, mas que sabe que ele não terá condições. Miguel discorda e fala de um santo que conseguiu superar tantas dificuldades quanto André necessitará. Padre Inácio promete conversar com André e, se sua vocação for verdadeira, o encaminhará para a vida religiosa. Edith conta que está pensando em ir embora de Passaperto. Chico diz que não quer viver sozinho e lhe dá um beijo. Ana vibra com o berço que Escobar compra. Cidinha leva torresmo para Albucacys, provocando ciúmes em Brasil. Guará entrega santinhos que fez para a campanha de Padre Inácio. Diogo joga tudo o que era de Henrique fora, inclusive uma xícara onde ele tomava café. Galileu e Belinda concedem, orgulhosos, a mão de Dulcina. Cidinha diz que tem certeza de seu amor por Brasil.

Quinta-feira, 01/05/2008 Explosão na gruta!  Cândida arruma o quarto de Henrique e lhe promete um presente de aniversário. Cebola lambe a xícara de café jogada no lixo por Diogo. Inácio anuncia a Guará e aos romeiros que não é candidato a prefeito. Florinda pede para que a Virgem de Pedra a ajude a vencer o concurso. Ciro aparece na igreja e beija Florinda à força. Florinda diz que Ciro vai ter que ficar correndo atrás dela, porque em Passaperto ela não fica. Cebola fica doente. Brasil conta a Trajano que Cebola foi intoxicado. Trajano descobre que Cebola andou fuçando um envelope da prefeitura e vai procurar mais indícios no lixo. Viriato convida Ciro a ser mentor de sua campanha política. Magnólia reclama. Trajano encontra uma xícara de café suspeita no lixo da prefeitura. Galileu afirma que havia veneno na xícara. Cândida paga Germano pelo último serviço que ele vai prestar a ela. Miguel insiste para ir com Laura até a gruta. Laura não vê perigo no encontro com Cândida e prefere ir sozinha. Miguel descobre que roubaram dinamite das obras da ferrovia. Florinda conta a Miguel que Cândida colocou todos os romeiros que estavam na gruta para correr. Miguel deduz que Laura está correndo perigo. Cândida fica feliz quando Miguel chega na gruta. Cândida diz que ela, Miguel, Laura e a Santa são o presente de aniversário de Henrique. Uma explosão na gruta causa avalanche de pedras. Ferida, Laura afasta as pedras de si e percebe que Cândida está morta. Laura entra em desespero ao ver que Miguel está desacordado.

Sexta-feira, 02/05/2008 Milagre da Virgem!  Inácio, Trajano, Argemiro, Gaspar e Brasil se deparam com a entrada da gruta obstruída. Dentro da gruta, Laura embala Miguel nos braços. Gaspar resolve explodir a entrada da gruta para desobstruir a passagem. Todos se comovem ao ver Laura agarrada a Miguel. Padre Inácio cai de joelhos e chora. Galileu toma o pulso de Miguel e atesta a morte. Laura implora que a Virgem não leve Miguel embora e se oferece para ir no lugar dele. Miguel tem um espasmo e volta a respirar. Todos se ajoelham para a Virgem. Trajano prende Diogo pelo assassinato de Henrique. O tempo passa. Grávidas, Eulália e Edith exibem barrigão. Ana e Escobar seguem para a maternidade. Diogo é o prefeito da ala na cadeia. Laura, Escobar, Ana e Miguel entram na casa paroquial com o bebê e surpreendem padre Inácio. Andrá volta a Passaperto com hábito de noviço franciscano. André entrega a Florinda um envelope a pedido do moço da balsa. Ela lê que passou no teste e está sendo chamada. Padre Inácio celebra um casamento triplo: Lídio e Dulcina, Teresa e João Antônio, Guilhermina e Gaspar. Zezinho chega a Passaperto e pede a padre Inácio para ser sacristão. Antes de partir para Hollywood, Clemente se despede de Guará e Dioclécio. Magnólia, Viriato, Cidinha e Eulália se despedem de Florinda e de Clemente, que sobem no trem. Ciro chega e Eulália o incentiva a ir atrás de Florinda. Ciro corre atrás do trem. Florinda ajuda Ciro a subir no trem e eles se beijam. Laura e Miguel se casam na gruta.

FIM

7 thoughts on “Desejo Proibido

  1. Eu não assisti muito essa novela, só sei que era bem leve e lenta. A única coisa que me lembro é o final, houve uma explosão na gruta da santa e a vilã morreu. Lembro também que todo mundo era devoto da tal santa da gruta e ela fez alguns milagres.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s