Felicidade

FELICIDADE

Capítulo 1

Em 1982, na cidade de Vila Feliz, interior de Minas, João e Laís se casam. Zé Diogo sofre um pequeno acidente. No Rio, Álvaro janta com Débora, sua noiva. Em Vila Feliz, Helena carrega seu pai, que está bêbado. A caminho de Pouso Triste, onde é acusado de um crime, Álvaro pernoita em Vila Feliz. No mesmo trem viaja Mário, engenheiro agrônomo que vai trabalhar na cidade. Helena vai pegar Mário na estação e dá uma carona para o delegado e para Álvaro, que quase é linchado.

Capítulo 2

A chegada de Álvaro em Vila Feliz provoca grande agitação. Álvaro pede desculpas a Mário pela recepção que tiveram e depois relembra a cena em que Zeca Ventania sumiu. Um grupo tenta invadir o hotel para linchar Álvaro, mas Madalena, a proprietária, o impede. Mário é apresentado ao prefeito. Álvaro parte para Pouso Triste e se despede de Helena, que promete rezar por ele. Nasce o décimo filho do prefeito. Helena e Mário saem de carro e Zé Diogo, com ciúmes, os observa de longe.

Capítulo 3

Zé Diogo e Clóvis discutem. Noronha conta a Mário e Helena que ele, Álvaro e o motorista quase foram mortos na estrada. Em seu escritório, no Rio, Álvaro conta o que lhe aconteceu na viagem. Álvaro pede a Eliana que ligue para Vila Feliz e descubra o endereço de Helena. Madalena conta a Helena que Álvaro ligou. Chico Treva leva uma pedrada e Helena o socorre. Álvaro dá a Eliana um cartão para ser enviado a Helena, em Vila Feliz. Déborapega o cartão e, depois de lê-lo, o rasga.

Capítulo 4

Débora chega em casa furiosa e conta à mãe sobre o cartão. Zé Diogo procura Helena na Prefeitura. Helena pergunta ao carteiro se chegou alguma coisa do Rio para ela. Alma chama a atenção de Débora por ter violado a correspondência do noivo. Ataxerxes convida Mário para almoçar em sua casa e ele aceita. Cândida chega ao Rio. Zé Diogo briga novamente com Clóvis por causa de Helena e é preso. Helena diz a Lídia que quer morar no Rio. Zé Diogo é solto e vai à casa de Helena.

Capítulo 5

Zé Diogo conta a Helena que brigou com Clóvis por causa dela. Ataxerxes comunica a Ametista que vai viajar para o Rio e que levará Helena com ele. Zé Diogo beija Helena. Esta telefona para o escritório de Álvaro e fala com Eliana, que pergunta se ela recebeu a correspondência. Zé Diogo vai à cartomante, que o avisa para fugir da morte. Eliana conta a Álvaro que Helena ligou e que não recebeu seu cartão. Alma fala a Cândida da insegurança de Débora. Helena e o pai vêm para o Rio.

Capítulo 6

Resumo não encontrado.

Capítulo 7

Resumo não encontrado.

Capítulo 8

Resumo não encontrado.

 

Capítulo 9

Resumo não encontrado.

Capítulo 10

Resumo não encontrado.

 

Capítulo 11

As pessoas que estão na festa descobrem que é Chico Treva e começam a jogar comida no palanque, provocando um grande tumulto. Madalena encontra Chico Treva todo machucado. A ordem é restabelecida e a festa recomeça. Débora discute com Álvaro. Clóvis, Raul e Sérgio atacam Chico Treva e põem fogo em seu barraco. Álvaro faz as pazes com Débora. Raul, Sérgio e Clóvis jogam Zé Diogo no rio. O jornalista não sabe nadar e já está se afogando quando Chico Treva se aproxima.

Capítulo 12

Chico Treva tira Zé Diogo desfalecido da água. Paquita conta ao prefeito o que fizeram com o barraco de Chico Treva. Zé Diogo é salvo por Chico Treva, que o leva para casa em sua carroça. Noronha obriga Clóvis, Raul e Sérgio a refazerem a casa de Chico Treva. Álvaro diz a Alma que quer adiar o casamento. Passa-se o tempo. Débora tira o gesso. Começa a cerimônia de casamento de Helena, na casa dela, quando Álvaro liga e lhe diz que a ama e que vai romper seu noivado com Débora.

Capítulo 13

Helena finge não ouvir Álvaro e deixa o fone fora do gancho. Em seguida, diz que a cerimônia pode começar e se casa com Mário. Filó pede para Zé Diogo não beber e esquecer Helena de vez. Lídia se declara a Zé Diogo. Mário e Helena passam a noite de núpcias no hotel de Madalena. Álvaro aconselha Débora a voltar para Petrópolis para se recuperar. Depois, ele liga para o hotel de Madalena. Esta lhe conta que Helena se casou com Mário e Álvaro fica perturbado. Os recém-casados acordam.

Capítulo 14

Sem avisar ninguém, Álvaro sai do escritório. Débora nota a sua ausência e Eliana comenta que ele ligou para Vila Feliz. Zé Diogo escreve uma declaração de amor para Helena na calçada em frente ao hotel e ela fica irritada. Madalena diz a Helena que Álvaro ligou e que ela lhe contou sobre o casamento. Zé Diogo tenta apagar o que escreveu na rua. Helena e Mário vêm para o Rio em lua-de-mel e são recebidos pelos amigos dele. Álvaro se espanta ao ver Débora boiando na piscina da casa dele.

Capítulo 15

Álvaro fica comovido com a insistência de Débora em conquistá-lo. Zé Diogo confessa à mãe que está sofrendo muito por causa de Helena. Álvaro decide se casar com Débora. Ao acordar, Zé Diogo se surpreende ao ver Lídia tirando fotos dele. Ela tenta mostrar que o ama, mas ele está cego de paixão por Helena. Em sonho, Álvaro pede a Helena para fugir com ele e lhe dá uma rosa. Ela acorda e encontra a rosa sobre a mesa. Mário dá uma jóia e uma rosa a Helena, que se alegra.

Capítulo 16

Resumo não encontrado.

Capítulo 17

Seguindo Helena, Débora vai ao apartamento de Mário. Álvaro estranha a demora da noiva. Após discutir com Débora, Helena lhe conta que se casou e que está no Rio em lua-de-mel. Débora chora e acaba lhe pedindo desculpas. Álvaro fica irritado ao saber, por Débora, que ela foi falar com Helena. Mário e Helena voltam para Vila Feliz. Filó conta a Zé Diogo que Helena chegou. Mário dá um carro de presente para Helena e esta, ao chegar em casa, leva um susto ao ver algo boiando na piscina.

Capítulo 18

Mário tira da piscina uma boneca com um bilhete ameaçador, mas esconde este de Helena. Débora pede desculpas a Álvaro e promete esquecer tudo. Helena conta à sua mãe que Mário está lhe cobrando muito para ter um filho e, depois, comenta com Paquita que não está conseguindo engravidar. Uma forte ventania detém Helena numa estrada deserta. No escritório, Álvaro vê a imagem de Zeca Ventania. O carro de Helena enguiça. Sérgio se aproxima e ela pressente o perigo.

Capítulo 19

Na estrada, Sérgio agarra Helena. Ela diz que está grávida para tentar comovê-lo, mas ele não desiste e a beija. Chico Treva liberta Helena das mãos de Sérgio e a leva para casa de Paquita. Álvaro fica indiferente com os preparativos do casamento, deixando Débora irritada. Sérgio revela a Raul o que aconteceu e este conta na prefeitura que Helena está grávida. Ametista e Lídia vão buscar Helena na casa de Paquita e a levam para o sítio. Mário fica sabendo que Helena está grávida.

Capítulo 20

Helena fica preocupada com a satisfação de Mário ao saber da gravidez. Na catedral, Álvaro e Débora assistem ao ensaio do casamento. Helena confessa à mãe que te medo de a gravidez ser um rebate falso. Débora escolhe o modelo para seu vestido de noiva. Onofre liga para Álvaro para avisá-lo de que sua mãe não está passando bem. Helena experimenta um vestido de grávida, enquanto, na casa de Álvaro, Débora experimenta o vestido de noiva. Rosa encontra Cândida caída no chão.

Capítulo 21

Cândida é levada para um hospital. Gerson avisa Alma de que Cândida não está bem. Lídia quase atropela Zé Diogo. Paquita vai à casa de Helena, encontra Ataxerxes e os dois relembram o passado. No hospital, Álvaro pede a Gerson que tome providências para cancelar o casamento. Débora fica indignada quando seu pai lhe informa que o casamento será adiado. Ataxerxes diz a Helena que Paquita esteve lá e deixou um presente para ela. Débora chega ao hospital vestida de noiva.

Capítulo 22

Débora faz um escândalo no hospital e chama Álvaro de assassino. Ele fica furioso e diz que não tem mais nenhum compromisso com ela. Helena evita que Mário a toque. Débora chora ao ler a notícia do adiamento de seu casamento. Helena pergunta a Mário se pode ir ao Rio com ele. Débora conta aos pais que seu noivado está terminando. Helena decide não viajar. Mário conta a Bruno que terá que ficar mais tempo em Vila Feliz. Alfredoinforma a Álvaro que Cândida melhorou.

Capítulo 23

Álvaro conta à mãe que o casamento foi adiado. Helena discute com Ametista por causa de Madalena e Paquita. Mário avisa seus amigos de que terá que ficar mais dois anos fora do Rio. Débora liga para Álvaro e diz que o odeia. Mário agride Sérgio. Cândida volta para casa. Helena vai ao barraco de Chico Treva e o convida para ir morar em sua casa quando ela for para o Rio. Depois, enlouquecida ao saber que terá que ficar em Vila Feliz, ela tira a roupa e confessa a Mário que não está grávida.

Capítulo 24

Mário discute com Helena e lhe dá um tapa. Helena conta como surgiu o boato da gravidez. Mário diz a ela que precisa passar uns dias fora e vai embora. Helena mente a Clarinha que acha que vai perder o bebê e lhe pede para chamar Paquita. Sérgio abre o caixão do suposto bebê, encontra um tijolo e revela a todos que Helena mentiu. Zé Diogo tira Helena da casa dela, que é invadida pelo povo da cidade. Helena diz a Filó que vai embora. Zé Diogo traz Helena de carro para o Rio.

Capítulo 25

Zé Diogo e Helena chegam ao Rio e vão para a casa de Zé Maria. Débora tenta visitar Álvaro, mas ele a impede. Zé Diogo volta para Vila Feliz. Mário confessa a Ataxerxes que ainda ama Helena. Esta diz a Zé Maria que poderá reatar com o marido, mas que nunca mais voltará a Vila Feliz. Sheila pede a Sérgio que compre a casa de Helena, mas ele se nega. Helena escreve para os pais e conta que está trabalhando com Isaura. Débora diz a Alma que não desistiu de Álvaro. Helena ajuda Cândida.

apítulo 26

No consultório de Alfredo, Cândida agradece a Helena, sem que uma saiba quem é a outra. Débora oferece a Álvaro mais uma oportunidade de voltar, mas ele não lhe dá atenção. Ataxerxes confessa a Ametista que morre de saudades de Helena. No calçadão do Leme, Cândida encontra Helena, a convida para ir à sua casa e ela aceita. Cândida chama Rosa para ver as roupinhas de criança que Helena está vendendo, deixa as duas conversando e vai até outra sala, onde Débora a espera.

Capítulo 27

Cândida consola Débora, que tem uma crise de choro. Mário conta a Sheila que vendeu a casa. Cândida convida Débora para almoçar. Sem ver Débora e sem ser vista por ela, Helena vai embora. Mário vai almoçar com Ataxerxes e Ametista. Cândida aconselha Débora a reagir. Débora afirma a Alma que agora é uma nova mulher. No apartamento de Cândida, Débora finge que vai embora, mas se esconde. Álvaro chega em casa. No quarto dele, Débora, escondida, o observa trocar de roupa.

Capítulo 28

A princípio, Álvaro não percebe a presença de Débora em seu quarto. Gerson e Alma ficam felizes ao saber que Débora resolveu mudar. Maria avisa Zé Maria de que Batista vai voltar. Álvaro encontra Débora em seu quarto. Ela diz que o ama e o agarra. Depois, tem uma crise de choro e Álvaro a consola. Batista chega de viagem. Débora arruma as malas para viajar para o exterior. Helena vai à casa de Cândida levar as roupinhas que Rosa comprou e acaba encontrando Álvaro.

Capítulo 29

Helena afirma a Álvaro que não sabia que aquela era a sua casa e lhe conta que se separou de Mário. Débora liga para Álvaro e, enquanto ele atende a ligação, Helena vai embora. Álvaro a vê pegando um ônibus. Débora diz à mãe que não vai mais viajar e ela lhe dá uma surra. Álvaro encontra Helena e lhe diz que não é mais noivo, mas ela foge dele. Débora viaja. Helena liga para Mário e lhe diz que quer a separação oficial. Débora liga para Álvaro. Helena fica surpresa com a visita de Mário.

Capítulo 30

Mário convida Helena para almoçar e ela aceita. Lídia diz a Zé Diogo que Mário foi para o Rio e lhe pede que esqueça Helena, mas ele confessa que jamais o fará. Álvaro fica sabendo que Mário está no Rio. Mário dá a Helena o cheque da venda da casa e o carro. Ela fica sensibilizada e os dois prometem ser amigos. Alma lê o diário de Débora. Mário comenta com Bruno que não tem mais esperanças de se reconciliar com Helena. Álvaro se surpreende ao ver Helena em seu escritório.

Capítulo 31

Álvaro e Helena prometem não se separar mais e se beijam. No escritório dele, Álvaro e Helena se amam. Solange janta com Cândida. Gerson chama a atenção de Alma por ela estar lendo o diário de Débora. Lídia avisa Mário de que Zé Diogo o procurou. Sheila diz a Mário que está vendendo a casa e que vai se mudar para Belo Horizonte. Mário revela a Zé Diogo que tentou se reconciliar com Helena. Débora escreve uma carta para Álvaro. Helena aluga um apartamento em Botafogo.

Capítulo 32

Helena liga para Álvaro e lhe conta que alugou um apartamento. Ele abandona a reunião de negócios e vai ao seu encontro. Sérgio pressiona Zé Diogo para que ele pague a dívida que tem com o banco. Zé Diogo garante a Filó que vai publicar um livro. Helena pede a Álvaro que não revele a Cândida quem ela é. Gerson diz a Alma que está estranhando o desinteresse de Álvaro pela empresa. Mário descobre que Lídia é apaixonada por Zé Diogo. Este vai à casa de Sérgio e lhe aponta uma arma.

Capítulo 33

Zé Diogo ameaça Sérgio, que promete prorrogar o prazo para o pagamento da dívida. Alma vai à casa de Cândida. Zé Diogo humilha Sérgio na frente de Sheila e ele promete se vingar do jornalista. Álvaro confessa a Alma que está passando por uma nova fase em sua vida. Lídia avisa Zé Diogo de que sua dívida foi paga por Mário. Este diz a Zé Diogo que tem interesse de investir no jornal. Álvaro se surpreende ao chegar ao apartamento de Helena e ver o jantar que ela preparou para os dois.

Capítulo 34

Feliz, Helena mostra a Álvaro o novo apartamento decorado por ela. Gerson confessa a Alma que, financeiramente, precisa de Álvaro na empresa. Ataxerxes avisa Zé Maria de que está vindo para o Rio e fica sabendo pelo compadre que Helena alugou um apartamento em Botafogo. Álvaro dorme com Helena no apartamento dela. Zé Diogo beija Lídia. Batista arruma um emprego de porteiro. Alma convida Álvaro e Cândida para um jantar. Ataxerxes, Ametista, Lídia e Clarinha chegam ao Rio.

Capítulo 35

Zé Maria recebe Ataxerxes e sua família. Bruno conta a Helena que está achando Mário muito triste e lhe pede que escreva para ele. Solange vai ao escritório de Álvaro e lhe diz que está pensando em fazer uma festa de aniversário para ele, que não gosta da idéia. Insatisfeita, Ametista reclama de tudo. Mário se muda para o sítio de Ataxerxes e convida Chico Treva para jantar com ele. Alma tenta descobrir por quem Álvaro está apaixonado. Helena chega à nova casa de seus pais.

Capítulo 36

Helena conta as novidades de sua vida para a família. Alma dá a Álvaro uma fita de vídeo que Débora lhe enviou. Ataxerxes apresenta Maria a Ametista. Álvaro marca um encontro com Helena no apartamento dele. Ametista não consegue se acostumar com a vida no Rio e se sente só. Álvaro empresta umas fitas de vídeo para Helena, que acaba levando a de Débora por engano. Alma comenta com Cândida que Débora está mudada. Helena assiste à fita que Débora mandou para Álvaro.

Capítulo 37

Confusa ao ver a mensagem de Débora para Álvaro, Helena desliga o videocassete. Alma sugere que Renata e Solange descubram com quem Álvaro está saindo. Após ver o final do vídeo, Helena chora e conta ao pai que está se sentindo humilhada. Sérgio paquera Nice, empregada de Mário. Ataxerxes consola Helena, depois de saber de seu envolvimento com Álvaro. Nice joga café quente em Chico Treva quando ele se aproxima dela na cozinha. Chico Treva grita de dor e Helena senta.

Capítulo 38

Mário socorre Chico, que sente dores. Todos se assustam com a reação de Helena. Álvaro não consegue falar com Helena. Mário leva Chico para o hospital. O médico diz a Mário que Chico precisa de tratamento em um hospital especializado e sugere que ele seja feito no Rio. Helena não gosta de ver as flores que Álvaro deixou para ela. Depois, pede a Lídia que diga a Álvaro que ela viajou. Helena fica sabendo o que aconteceu com Chico e vai ao hospital. Chico Treva acorda e a vê.

Capítulo 39

Helena tranqüiliza Chico, dizendo que ele será bem tratado. Álvaro conta a Alma que viu o vídeo de Débora. Helena confessa a Chico que está triste e diz à enfermeira que ele é o seu melhor amigo. Alma comenta com Álvaro que os negócios não vão bem. Nice se deixa seduzir pela conversa de Sérgio. Helena pede a Lídia que entregue a fita de Débora a Álvaro, pois assim ele saberá o que está acontecendo. Lídia revela a Mário que a irmã teve uma desilusão. Mário vai à casa de Helena.

Capítulo 40

Mário percebe a tristeza de Helena. Álvaro liga para Helena, mas ela desliga. Maria dá uma surra em Tuquinha, quando a encontra namorando Tide numa casa abandonada. Álvaro fica magoado quando Ataxerxes lhe pede para esquecer Helena. Mário tenta beijar Helena, que o evita, e os dois marcam um jantar na casa dela. Helena visita Chico Treva e lhe conta que vai jantar com Mário, mas não pensa em reconciliação. Helena está discutindo com Álvaro quando Mário chega à casa dela.

Capítulo 41

Álvaro vai embora, achando que Helena reatou seu casamento. Helena confirma a Mário que estava namorando Álvaro. Batista consola Claudete, que brigou com a patroa. Num bar, todos estranham a atitude de Álvaro quando ele se indispõe com Cyro. Claudete dorme no apartamento de Batista. Chico sai do hospital e Ana o leva ao aeroporto. Helena sente enjôos e revela a Lídia que está grávida. Álvaro fica surpreso quando Débora chega à sua festa de aniversário com o bolo.

Capítulo 42

Débora diz a Álvaro que não poderia perder seu aniversário e eles começam a dançar. Helena confessa a Lídia que sente saudades do sítio em Vila Feliz. Débora afirma a Cândida que a viagem lhe fez muito bem. Álvaro fica irritado ao ver a fita que Débora havia lhe enviado e pensa em Helena. Isaura conta a Ataxerxes que Helena tem tido enjôos. Zé Diogo revela a Mário que está pensando em dedicar seu livro a Helena. Esta confirma para Isaura que o exame de gravidez deu positivo.

Capítulo 43

Lídia e Isaura tentam tranqüilizar Helena. Esta decide que vai ter o filho, mesmo sabendo que será difícil criá-lo sozinha. Por engano, Betsy leva a mala de Claudete para casa, pensando ser a do pai. Helena resolve não contar a Álvaro que está grávida, temendo que ele ache que é um golpe. Alma incentiva Débora a reconquistar Álvaro. Este vai à casa de Débora. Ela o trata como amigo e seus pais acham correta essa atitude. Maria percebe que a mala que a filha levou não é a do marido.

Capítulo 44

Após ver o conteúdo da mala, Maria briga com Batista e o expulsa de casa. Álvaro vai a Petrópolis ver uma casa que pretende comprar, mas não visita Débora. Maria vai ao local em que Claudete trabalha e lhe diz que ela destruiu seu lar. Débora vai à casa em que Álvaro está e finge que torceu o pé. Chove muito. Débora prepara um jantar para Álvaro. Claudete pede a Batista que a deixe ficar no apartamento dele. Débora decide dormir com Álvaro, porque tem medo de trovões.

Capítulo 45

Álvaro tenta manter certa distância de Débora. Esta o beija e se declara ainda apaixonada. Ele não resiste e os dois se amam. Álvaro apresenta Débora como sua noiva à dona da casa que pretende comprar. Ametista fica furiosa ao saber que Helena está grávida, vai à casa da filha e a avisa de que não a ajudará a criar o filho que ela espera. Passa-se o tempo. Alma diz a Cândida que a menstruação de Débora está atrasada. Mário vai à casa de Helena e a vê com a barriga de sete meses.

Capítulo 46

Helena conversa com Mário, se diz feliz com a gravidez e depois afirma que o filho não é de Álvaro. Mário tenta convencer Ametista a perdoar Helena, mas ela se mostra irredutível. Sérgio dorme com Nice. Helena fica arrasada ao ver Álvaro e Débora em um shopping. Zé Diogo não gosta da notícia de que Helena está grávida. Helena fica sabendo que Álvaro e Débora vão se casar em janeiro. Batista e Claudete vão comemorar o Natal na casa de Maria. Ataxerxes vai passar o Natal com Helena.

Capítulo 47

Ataxerxes fala à filha de sua infância e ela pensa em seu bebê. Ametista fica sabendo que Ataxerxes foi passar o Natal com Helena e finge não se importar. O clima é tenso na casa de Maria. Zé Diogo liga para Helena, mas não consegue falar com ela e Lídia fica furiosa com a indiferença com que ele a trata. Mário passa o Natal com Chico Treva. Débora adora o presente que Álvaro lhe dá pelo Natal. Cândida compra um presente para Helena. Helena acorda com um sangramento e se assusta.

 

Capítulo 48

Helena liga para Isaura. Esta a manda telefonar para o médico e lhe diz que já está indo para lá. Álvaro fica surpreso quando Débora lhe diz que quer uma festa de casamento simples. O médico receita uma injeção para Helena e a manda ficar de repouso. Álvaro se decepciona ao saber que Débora não está grávida. Em Vila Feliz, Zé Diogo noticia a gravidez de Helena. Num restaurante, Helena fica perturbada ao encontrar Cândida. Esta fica feliz ao ver que Helena está grávida.

 

Capítulo 49

Bruno vai embora e Helena fica com Cândida. Ametista discute com Ataxerxes. Helena pergunta a Cândida sobre Álvaro. Débora experimenta o vestido de noiva. Cândida conta a Álvaro que se encontrou com Helena e que ela está grávida. Helena se muda para Copacabana. Cândida liga para ela, lhe oferece um emprego no consultório de Alfredo e Helena aceita. Ametista nega a Ataxerxes a escritura do sítio para ele poder obter um empréstimo no banco. Ele fica nervoso e a ameaça.

 

Capítulo 50

Mais tarde, Ataxerxes encontra Ametista escondida numa casa abandonada. Ele faz um escândalo e ela acaba lhe entregando o documento. Zé Diogo comenta com Mário que uma editora do Rio quer publicar seu livro. Alma diz a Débora que ela tem que se casar com comunhão de bens, mas ela se mostra desinteressada. Zé Diogo liga para Helena e lhe conta que vão publicar seu livro. Ataxerxes descobre que Ametista foi embora de casa. Ametista chega de táxi no seu sítio em Vila Feliz.

Capítulo 51

Sem a presença de Ametista, Lídia e Clarinha se sentem livres. Ataxerxes acha que sua mulher não voltará mais. Mário avisa Helena de que Ametista está no sítio. Álvaro liga para o consultório de Alfredo e fica perturbado ao reconhecer a voz de Helena. Gerson briga com a filha e ela lhe revela que sabe que Álvaro é o maior acionista da empresa. Alfredo pede a Helena que entregue uma receita na casa de Cândida. Ela chega na hora em que Almae Débora estão visitando Cândida.

Capítulo 52

Ao saber que Débora está com Cândida, Helena entrega a receita a Onofre e sai. Débora revela a Cândida que sua mãe a convenceu a se casar em comunhão de bens para dar privilégios a seu pai. Cândida fica chocada e conta a Álvaro. Este não se importa e confirma com a mãe que Helena está trabalhando com Alfredo. Nice conta a Mário o que ocorreu na sua ausência e ele briga com Ametista. Chateada, ela volta para o Rio com Zé Diogo. Este deixa Ametista no portão da vila.

Capítulo 53

Ametista chega em casa e vê tudo desarrumado. Helena diz à mãe que todos sentiram a sua falta. Ametista conta à filha que Zé Diogo a trouxe. Zé Diogo vai ao apartamento de Helena, se espanta ao ser recebido por Lídia e a avisa da volta de sua mãe. Helena encontra Zé Diogo em sua casa. Alfredo pede a Débora que entre em contato com sua secretária para explicar os detalhes do presente de casamento que ele vai lhe dar. Zé Diogo dá um presente a Helena e a pede em casamento.

Capítulo 54

Helena não aceita o pedido de casamento e convida Zé Diogo para ser o padrinho de seu bebê. Depois, ela fica nervosa ao saber que Débora vai ligar para falar sobre o presente e disfarça a voz ao telefone, para não ser reconhecida. Zé Diogo passeia pelo Rio com Lídia. Depois, procura o diretor da editora, mas é informado de que ele viajou. Helena compra o presente que Débora pediu e o leva para casa. Maria nota que Claudete está com enjôos. Ametista vê Lídia e Zé Diogo se beijando.

Capítulo 55

Ametista manda Lídia ir para casa e ameaça Zé Diogo. Este trata o filho de Helena como se fosse dele. Cândida diz ao filho que Gerson não gostará de saber que ele e Débora vão se casar com separação de bens. Alma acha que o casamento da filha não vai durar muito tempo e fica furiosa ao saber do trato que ela fez com Álvaro. Lídia sai com Zé Diogo sem a permissão da mãe. Zé Diogo volta para Vila Feliz. Após ver o retrato de Débora e Álvaro no jornal, Helena resolve ir ao casamento deles.

Capítulo 56

Isaura e Lídia resolvem ir ao casamento, acompanhando Helena. Débora teme que algo de errado aconteça na cerimônia. Cândida fica triste ao saber que Álvaro vai morar fora do país depois de casado. Chico Treva e Nice sentem-se desolados porque Mário vai viver em Pouso Triste. Álvaro liga para Helena, mas fica calado ao telefone. Ametista vê a planta da lanchonete que Ataxerxes vai montar e acha que parece um botequim. Débora e Helena se defrontam na sacristia da igreja.

Capítulo 57

Furiosa, Débora discute com Helena, que lhe revela que nunca mais viu Álvaro. Este chega à igreja. Débora vai ao seu encontro e olha para Helena com ar de vitória. Álvaro e Débora se casam. Helena sai da igreja arrasada e, depois, diz a Lídia que gostaria de morar com ela. Débora joga o seu buquê e Renata o pega. Mais tarde, Débora e Álvaro dormem em quartos separados na casa de Gerson. Este acorda de ressaca. Álvaro e Débora embarcam para a sua viagem de lua-de-mel.

Capítulo 58

Débora e Álvaro chegam em Buenos Aires. Álvaro fica preocupado com a reação de Débora quando Gerson avisa que ele terá que ir a uma reunião de negócios. Alma sente falta da filha. Helena faz uma ultra-sonografia, mas não consegue saber o sexo do bebê. Helena promete a Cândida visitá-la com freqüência. Sérgio e Sheila se mudam para Belo Horizonte. Débora vê Álvaro saindo do hotel com sua pasta de trabalho e o segue. Ela chega no meio da reunião e ele fica sem saber o que fazer.

Capítulo 59

Álvaro teme que Débora faça um escândalo, mas ela assiste à reunião e demonstra interesse. Daniel se interessa pelo sítio e Mário, que é seu amigo, o aconselha a ficar com Chico Treva e Nice. Débora fica arrasada ao saber que terá que ir morar em São Paulo devido ao contrato que Álvaro fechou durante a reunião. Depois, ela se recusa a falar com a mãe, que fica preocupada. Mário vai à casa de Helena. Cândida chega lá e se anima ao saber que,

finalmente, conhecerá o marido de Helena.

Capítulo 60

Helena finge para Cândida que Mário ainda é seu marido. Ele se aproveita da situação para beijar e abraçar a ex-mulher e Cândida acha que eles formam um casal perfeito. Alma fica magoada quando Gerson a repreende por ter entrado em seu escritório sem ser anunciada. Cândida conta a Álvaro que conheceu o marido de Helena. Alma e Gerson discutem. Débora e Álvaro voltam de viagem e dormem na casa dele. Helena e Álvaro se encontram, por acaso, no consultório de Alfredo.

Capítulo 61

Perturbada, Helena conversa com Cândida, enquanto Álvaro se mantém calado. Batista fica chateado por não poder dar um piano para a filha. Após conversar com Álvaro, Helena decide ir embora do consultório. Decepcionada, Helena conta a Isaura que encontrou com Álvaro. Lídia viaja para Vila Feliz. Mário oferece um jantar no sítio para Zé Diogo pelo seu aniversário. Este volta com Lídia para o Rio e fica hospedado no apartamento de Mário. Zé Diogo leva Helena para a maternidade.

Capítulo 62

Na maternidade, Zé Diogo é tratado como o pai da criança e ele gosta. Ana avisa Mário que Helena foi para a maternidade. Helena tem uma menina e põe o nome de Beatriz. Ataxerxes é avisado que sua neta nasceu. Ametista se nega a ir à maternidade. Débora diz a Álvaro que está pensando em trabalhar e ele acha a idéia ótima. Ataxerxes mente para Helena quando ela pergunta sobre a mãe. Alfredo avisa Cândida que Helena teve uma menina e Álvaro ouve. Ametista vai à maternidade.

Capítulo 63

Helena mostra sua filha a Ametista. Esta diz que não quer segurar a criança. Débora se recusa a engravidar. Ametista e Helena fazem as pazes. Helena volta para casa. Débora faz Álvaro alugar um apartamento para eles se mudarem. Romeu e Zé Diogo brigam por causa de Lídia. Esta fica encantada ao ver que Zé Diogo a defendeu. Zé Diogo volta para Vila Feliz. Cândida visita Helena e encontra Ametista. Esta estranha quando Cândida se refere a Mário como marido de Helena.

Capítulo 64

Ametista nota que a filha mentiu para Cândida. Helena lhe promete que vai contar a verdade. Ametista não acredita e vai embora decepcionada com a filha. Helena se emociona ao ver o carinho de Cândida por Beatriz. Débora não concorda em fazer as pazes com a sogra. Helena leva Bia para visitar Cândida e fica na cobertura enquanto espera a amiga fazer massagem. Ataxerxes inaugura a sua lanchonete. Helena e Bia adormecem na cama de Álvaro. Este chega e fica perplexo ao vê-las.

Capítulo 65

Na cobertura, Álvaro faz um barulho e Helena acaba acordando. Ela pede desculpas por estar ali e lhe diz que Cândida permitiu que ela ficasse lá. Ataxerxes não descansa durante a festa de inauguração da sua lanchonete. Helena e Álvaro se confessam magoados por terem sido trocados por outras pessoas. Ela lhe permite segurar Bia. Álvaro vai para casa e Débora discute com ele por ter chegado atrasado. Ataxerxes sente uma forte dor no peito e se segura para não cair.

Capítulo 66

Ametista encontra o marido passando mal. Helena pressente que alguma coisa não está bem. O médico diz que Ataxerxes teve um infarto e o leva ao hospital para examiná-lo. Helena visita o pai e repreende a mãe por fazer o marido sofrer. Zé Maria contrata Betsy para trabalhar na lanchonete. Com seu primeiro salário, Betsy aluga um piano. Mário se muda para Pouso Triste. Álvaro e Débora se mudam para São Paulo. Mário traz Chico Treva para assistir ao batizado de Bia.

Capítulo 67

Na cerimônia de batismo, Chico conhece Bia e a olha com carinho. Cândida reclama a ausência do filho. Álvaro volta a trabalhar. Sua mãe lhe diz que quer ir à Europa. Ataxerxes promete a Helena falar com Ametista e conseguir que Clarinha vá morar com ela. Helena consegue emprego em uma butique. Lendo o jornal, ela fica sabendo que Álvaro vai ser pai. Débora, grávida, passa a ter vergonha de seu corpo e por isso não sai mais de casa. Bia, já andando, brinca com o avô.

Capítulo 68

Helena faz uma festa para comemorar o primeiro aniversário de Beatriz. Maria reclama com Tuquinha que Batista só pensa em Claudete e Isabel. Depois da festa, Helena e Lídia comentam os presentes. Cândida vai visitar Helena e leva uma boneca para Bia. Helena diz a Cândida que leu no jornal sobre o nascimento de seu neto. Cândida conta para Álvaro que esteve com Bia. Helena está arrumando as prateleiras quando Débora entra com Alvinho e a babá para comprar roupas.

Capítulo 69

Helena cumprimenta Débora como uma cliente. Ela retribui com ironia. Bia toma sorvete com Lídia e Luciana no shopping. Débora desdobra várias peças de roupa. Zé Diogo telefona para Helena. Na loja, ela leva Débora para o depósito, onde brigam. Helena é demitida. Ataxerxes cobra Daniel, que pede mais uns dias. Alma repreende Débora por ter brigado com uma balconista. Débora pede a Álvaro para voltar para São Paulo. Helena procura Cândida e confessa ter mentido para ela.

Capítulo 70

Helena conta a Cândida toda a verdade sobre seu casamento com Mário. Álvaro prepara um jantar para Débora. Clarinha, Tuquinha e Betsy saem escondidas à noite. Helena diz a Cândida que Bia não tem pai. Romeu e Tide encontram as meninas no samba. Com cólica, Maria resolve chamar Betsy e descobre que ela não está. Ametista ameaça mandar Clarinha para a casa da mãe. Débora e Álvaro voltam para São Paulo. Cândida diz a Helena que ela e Bia, agora, são sua nova família.

Capítulo 71

Cândida comenta com Onofre que precisa aprender a cuidar de seus investimentos. Ataxerxes conta para Helena que ainda não recebeu o dinheiro do sítio. Por falta de pagamento, o piano de Betsy é devolvido. Gerson vê Alma saindo de um leilão com um homem e dispensando a empregada. Zé Diogo diz a Helena que ainda pensa nela. Gerson segue Alma e a vê almoçar com Leandro. Débora telefona para falar com Alma. Helena tenta vender o carro para Ataxerxes pagar o título.

Capítulo 72

O vendedor avalia o carro de Helena. Cândida telefona convidando-a para almoçar. Álvaro envia uma carta e fotos de Alvinho para Cândida. Alma sai para passear de barco com Leandro. Helena dá a Ataxerxes o dinheiro para quitar a dívida. Cândida oferece um emprego a Helena, que conta a Lídia que vendeu o carro. Álvaro telefona para a mãe e ouve a voz de Bia. No apart-hotel, Alma convida Leandro para subir. Logo depois, Gerson a procura e encontra Leandro no quarto.

Capítulo 73

Gerson discute com Alma. Leandro, tentando interferir, agride Gerson. Cândida diz a Helena que gostaria que ela e Beatriz fossem morar em sua casa. Leandro tenta acalmar Alma. Gerson diz a Eliana que foi traído por sua mulher. Cândida convida Celeste, Onofre e Rosa para assistirem a uma fita de vídeo. Betsy quer ir cantar no Chacrinha. Alma pede o divórcio a Gerson. Débora vai para o apart-hotel, em São Paulo, e encontra Leandro enrolado em uma toalha.

Capítulo 74

Chocada, Débora manda Leandro sair de seu apartamento e diz a Alma que nunca mais quer vê-la. Cândida convida Álvaro para almoçar. Débora vai ao escritório e conta o que viu no apart-hotel. Tuquinha faz aniversário e Clarinha vai visitá-la. Mário compra um bolo. Cândida dá jóias para Helena guardar no banco. Alma procura Álvaro. Com Bia no colo, Helena deixa cair um anel. Ataxerxes descobre que Helena vendeu o carro. Helena nota a falta de uma das jóias e a procura desesperada.

Capítulo 75

Ataxerxes vai para casa angustiado. Isaura conta a Maria que Bel está doente. Helena encontra o anel na mão de Bia. Gerson declara a Débora que está decepcionado com Alma. Ataxerxes diz a Zé Maria que pretende ir a Vila Feliz. Débora aconselha Gerson a arrumar uma amante. Bel, ainda com febre, é levada para uma clínica. Em meio a uma discussão, Daniel dá um murro em Ataxerxes e, com um trator, tenta destruir a plantação de Chico, que se põe na frente do veículo.

Capítulo 76

Chico se agarra ao veículo, mas Daniel consegue destruir a plantação. Nice sugere a Zé Diogo que faça uma reportagem. Helena telefona para Vila Feliz e pede para Ataxerxes voltar. Com um pedaço de pau, Chico obriga Daniel a enfiar o rosto na terra. O médico diz a Helena que Bel está com suspeita de pneumonia. Chico volta para o cemitério e Nice vai com ele. Ametista descobre a tatuagem de Lídia. Alma liga para Álvaro e Débora descobre. Bel piora e Helena a leva para um pronto-socorro.

Capítulo 77

Batista chega ao pronto-socorro e abraça Claudete. Débora telefona para Alma proibindo-a de ligar para a sua casa. Um morador sem luz em seu apartamento precisa da chave da caixa de força que está com Batista. Alma vai à casa de Cândida. O síndico ameaça demitir Batista. Gerson volta a trabalhar. Cândida conta para Álvaro que Débora telefonou para Alma e disse coisas terríveis. Álvaro obriga Débora a ir falar com sua mãe. Claudete quer que Helena batize Bel. Débora procura Alma.

Capítulo 78

Débora diz a Alma que foi procurá-la obrigada por Álvaro. Ametista vai à casa de Helena para agradecer o que fez por seu pai. Débora conta para Gerson como foi sua discussão com Alma. Nice consegue um emprego no hotel de Vila Feliz. Mário chega de viagem e é informado sobre o que aconteceu com Chico. Depois de procurar Daniel, vai à casa de Helena para dar a Ataxerxes o cheque no valor da dívida. Alma vai a Petrópolis buscar suas coisas e encontra Gerson, que a atende.

Capítulo 79

Alma e Gerson discutem. Ela sobe para pegar suas coisas. Zé Diogo leva Clarinha, Bia e Lídia para um piquenique sem pedir a Helena. Gerson, com um copo de uísque na mão, propõe reconciliação a Alma. Zé Diogo conta para Filó que ensinou Bia a falar papai. Romeu e Tide brigam na lanchonete. Gerson é procurado por Fausto, advogado de Alma, para tratar do divórcio. Mário vai passar três anos fora do Rio. Bia, já com seis anos, corre para os braços de Helena e Alvinho joga bola com o pai.

Capítulo 80

Resumo não encontrado.

Capítulo 81

Resumo não encontrado.

Capítulo 82

Resumo não encontrado.

Capítulo 83

Helena, tentando explicar como as fotos foram parar em sua casa, diz a Cândida que elas devem ter ido juntas com as revistas que ela e Bia pegaram na cobertura de Álvaro. Romeu conta para Tuquinha que Tide casou e já é pai de duas crianças. Helena vê o papel com interrogação feito por Bia ao lado dos retratos de Zé Diogo e Mário. Zé Diogo encontra Chico em Vila Feliz e lhe dá uma maleta com roupas e uma foto de Bia. Helena chega a casa de Alma em Petrópolis, para a festa.

Capítulo 84

Helena fica encantada com a beleza da casa de Alma. Renata diz a Solange que tem a impressão de já ter visto Helena antes. Helena telefona para casa e Bia diz que está sozinha e com a casa trancada. Desesperada, ela pensa em voltar quando a menina afirma que está brincando: Lídia está no quarto. Rosita diz a Alma que tem muita gente na festa paquerando Mário. Romeu chama Ametista de bruxa. Tide diz a Romeu que se separou. Helena encontra um álbum com fotografias de Débora e Álvaro.

 

Capítulo 85

Alma senta perto de Helena para lhe mostrar as fotos de Álvaro e Débora. Cândida diz a Celeste que queria ter Helena como nora. Helena conta a Mário que Alma é sogra de Álvaro. Bia pergunta a Helena por seu pai. Alma telefona para Cândida. Tuquinha vai à lanchonete e encontra Tide. Uma nova lanchonete na esquina está tirando a freguesia de Ataxerxes. Cândida, eufórica, manda Helena cancelar sua viagem a Portugal, porque Álvaro e Débora estão voltando para o Rio.

Capítulo 86

Cândida conta a Helena que Álvaro está voltando da Europa. Helena diz a Isaura que teme este retorno. Alma fala de sua infância a Mário. João pede a Selma para tocar piano. Tuquinha vai a casa de Batista buscar a pensão de Maria. Na lanchonete, Ataxerxes mostra a Ametista que o movimento está muito fraco. Helena sonha com Chico Treva. Clarinha leva Bia e Bel ao cinema. Mário diz a Helena que também está preocupado com Chico e que está pensando em ir a Vila Feliz vê-lo.

Capítulo 87

Álvaro, Débora e Alvinho estão em uma sala vip do aeroporto à espera de Onofre. Bia acorda Helena dizendo que sonhou com ela. João coloca o piano de Selma à venda. Zé Maria diz a Ataxerxes que vai vender a lanchonete e a casa dele. Cândida e Álvaro conversam, enquanto Onofre e Celeste brincam com Alvinho. Bia ameaça fugir para a casa de Cândida caso Helena a ponha de castigo. Romeu e Tide forçam uma das portas da lanchonete com uma chave falsa e conseguem abri-la.

 

Capítulo 88

Romeu e Tide, com latas de spray, picham as paredes e destroem toda a lanchonete. Em casa, Ataxerxes comenta com Ametista sua intenção de transformar a lanchonete num restaurante ou num mini-mercado. Tuquinha acusa Tide e Romeu. Zé Maria diz a Ataxerxes que vai investir num armazém com um amigo. Alma conta a Álvaro que está namorando. Cândida organiza um jantar para comemorar a volta de Álvaro. Alma está esperando Mário, quando chegam Débora e Alvinho.

 

Capítulo 89

Alma fica surpresa com a visita de Débora. As duas se tratam de maneira muito formal. Helena diz a Zé Diogo que precisa de uma semana de férias e ele a convida a ir a Belo Horizonte. Alma diz a Moreira para não deixar Mário entrar, enquanto Débora estiver em sua casa. Débora conta a Alma que, durante os cinco anos que passou em Portugal, ela e Álvaro se separaram três vezes e que não pode mais ter filhos. Maria diz a Ametista que compra a casa dela.

 

Capítulo 90

Maria vistoria a casa de Ataxerxes para ver o seu estado. Ametista conta a Ataxerxes que a casa foi vendida. Isaura diz a João que Helena não pode comprar o piano porque não tem dinheiro para pagá-lo nem onde colocá-lo. Débora fala a Álvaro que vai ao jantar oferecido por Cândida. Cândida conta historinhas a Alvinho. Bia tem febre e Isaura a leva no médico. Cândida vai à casa de Helena e leva Bia para sua casa. Bia está brincando quando Álvaro chega e puxa assunto com ela.

 

Capítulo 91

Bia e Álvaro conversam. Alvinho diz a Débora que gostou mais de Alma do que de Cândida. Álvaro leva Bia para casa. Ela desce as escadas acompanhada, apertando as campainhas de todos os apartamentos. Isaura e Lídia disputam no par ou ímpar quem vai descer para ver Álvaro de perto. Antes de ir para o jantar de Cândida, Alma vai à casa de Mário. Claudete e Batista vão a um centro espírita e deixam Bel com Bia. Álvaro, Débora e Alvinho chegam a casa de Cândida para o jantar.

 

Capítulo 92

Cândida e os convidados cumprimentam Débora, Álvaro e Alvinho. Isaura conta a Lídia que Clarinha tem um namorado misterioso. Débora quer que Rosita decore sua casa. Maria leva um eletricista para ver a fiação da casa de Ametista. Bia visita Ataxerxes e Ametista na vila. Tuquinha conta para Lídia que trocou de namorado. Lídia pega com Tuquinha o endereço de um escritório onde estão precisando de uma recepcionista. Quando ela está conversando com Eliana sobre a vaga, Álvaro entra.

 

Capítulo 93

Álvaro vai com Patrícia para o seu gabinete, enquanto Eliana e Lídia conversam sobre o trabalho. Cândida pede a Celeste que organize um lanche para Alvinho, Bia e Bel no fim de semana. Débora contrata uma babá para cuidar de Alvinho. Um táxi vai buscar Clarinha na casa de Helena. Enquanto Débora fala da babá, Álvaro brinca com Alvinho. Ataxerxes ajuda Bia nos deveres da escola. Na casa de Helena, Clarinha dá um beijo em Tide e é surpreendida por Ataxerxes, que fica furioso.

 

Capítulo 94

Ataxerxes discute com Clarinha. Isaura expulsa Tide da casa de Helena. Zé Diogo telefona a Denise e avisa que está levando Helena para Vila Feliz. Isaura manda Clarinha optar entre continuar o namoro com Tide ou morar na casa de Helena. Maria conta a Ametista sobre o namoro de Tide e Clarinha. Débora vai ao encontro de Álvaro e fica com ciúmes de Clarinha. Ametista pede a Mário para conversar com Ataxerxes. Zé Diogo e Helena saem de carro por Vila Feliz e encontram Chico Treva.

 

Capítulo 95

Helena tenta convencer Chico Treva a voltar com ela para o Rio. Alvinho vai ao escritório com Álvaro e fica observando Lídia. Rosita convida Débora para ir a uma quadra de escola de samba. Maria compra um telefone. Helena e Zé Diogo levam Chico à redação do jornal, mas ele sai correndo, assustado com o disparo de um flash. Clarinha e Bia ficam vendo TV, enquanto Lídia e Isaura vão sambar. Na quadra, Álvaro, Débora, Alfredo e Rosita ficam no camarote ao lado do de Isaura e Lídia.

Capítulo 96

Débora olha surpresa a movimentação na quadra. Rosita comenta que gostaria de desfilar como destaque numa escola de samba. Isaura e Lídia vêem Tide e Romeu na quadra. Helena diz a Filó que gostaria de procurar Chico Treva mais uma vez antes de voltar ao Rio. Na quadra, Tide segura Tuquinha pelo braço e leva um soco de Felipe. Álvaro tenta apartar a briga e leva um soco de Romeu. Alvinho está brincando na casa de Alma, quando Mário chega, trazendo Bia e Clarinha com ele.

Capítulo 97

Mário apresenta Bia a Alvinho e os dois vão para o jardim. Ataxerxes leva Ametista para conhecer a família de Rosália. Alma faz um churrasco para as crianças junto à piscina. Bia conta a Alvinho que tem dois pais. Na casa de Cândida, Álvaro joga sinuca com Alfredo e acaba se esquecendo de seu encontro com Débora. Bia e Alvinho se jogam na piscina. Helena pega Bia na casa de Alma e discute com Mário. Em Petrópolis, Alma e Mário são surpreendidos por Débora durante um beijo.

Capítulo 98

Alma apresenta Mário a Débora, que fica impressionada com a simpatia dele. Filó conta a Lídia que Zé Diogo está com a intenção de morar no Rio. Ana mente para Marisa e Tereza, dizendo que a casa de Petrópolis será vendida se Mário e Alma vierem a se casar. Tide vai à vila procurar Tuquinha e é expulso por Maria a vassouradas. Débora diz a Álvaro que vai organizar um jantar para que ele e Mário se conheçam. Lídia conta a Helena que está trabalhando no escritório de Álvaro.

Capítulo 99

Helena pede a Lídia que explique como conseguiu o emprego. Ataxerxes diz a Ametista que gostaria de comprar o piano de João e dá-lo a Bia. Felipe declara a Álvaro que está apaixonado por Tuquinha. Rosita aconselha Alfredo a mudar a decoração de seu apartamento. Bia conta uma história para Zé Diogo. Lídia, com ciúme de Zé Diogo, discute com Helena. Felipe manda flores para Maria. Ataxerxes e Ametista decidem alugar o apartamento ao lado do de Helena e comemoram com um beijo.

Capítulo 100

Ataxerxes e Ametista ficam envergonhados ao perceber que Helena presenciou o beijo deles. Isaura tenta convencer Lídia a fazer as pazes com Helena. Helena confessa a Ataxerxes que não gostaria que ele e a mãe morassem tão perto dela e Ametista vai para casa magoada com a filha. Zé Diogo beija Helena à força. Álvaro diz a Débora que ela continua mimada e egoísta. Mário leva Bia e Alma para almoçar num restaurante. Helena discute com Mário e lhe pede para se afastar dela e de Bia.

Capítulo 101

Depois da discussão entre Mário e Helena, Ana tenta acalmá-lo. Isaura diz a Helena que ela errou ao discutir com Mário. Este, ao telefone, diz a Ametista que não está com tempo para conversar com Ataxerxes. Tuquinha compra um freezer para Maria. Dona Filó vai se consultar com um médico. Rosita conta a Alma como foi a briga na quadra da escola. Helena proíbe a filha de sair com Mário. Ataxerxes e João planejam montar um negócio. Mário e Álvaro se encontram na festa de Débora.

Capítulo 102

Mário diz a Débora que conhece Álvaro de Vila Feliz. Zé Diogo conversa com Helena e conta que Chico Treva foi visto na estrada Belo HorizonteRio. Débora descobre que Mário foi casado com Helena, fica furiosa e briga com Álvaro. Este deixa o apart-hotel e vai dormir no escritório. No dia seguinte, Débora liga para Ana, fingindo ser uma vendedora, e pede o endereço de Helena. Depois, vai ao Bairro Peixoto e fica observando Helena e Bia, que caminham, lado a lado, como duas amigas.

Capítulo 103

Helena e Bia atravessam a rua na frente do carro de Débora, mas não a vêem. Débora ouve Selma convidar Helena para ver o piano. Álvaro conta a Alma que teve um rápido namoro com Helena. Ametista faz um bolo para comemorar os seus 33 anos de casada. Claudete conta a Helena que Maria vai pedir a casa de Ataxerxes para Tuquinha morar. Mário explica a Álvaro que o pai de Bia é um ex-professor de Helena. Álvaro diz a Débora que quer lhe falar sobre o que houve entre ele e Helena.

Capítulo 104

Álvaro conta a Débora sobre o seu relacionamento com Helena. Numa crise histérica. Débora quebra um vaso de cristal. Zé Diogo anuncia a Helena que alugou o apartamento ao lado do dela. Débora telefona para Gerson e lhe pede que volte logo. Isaura afirma a Lídia que ela está com ciúmes de Zé Diogo. Tuquinha dá mais alguns dias para Ataxerxes e Ametista se mudarem. Álvaro comenta com Cândida que gostou muito de Bia. Débora vai ao escritório conversar com Álvaro.

Capítulo 105

Débora afirma a Álvaro que quer morrer. Depois, no apart-hotel, ele diz à mulher que vai a um encontro de negócios. Zé Diogo e Isaura organizam uma festa surpresa para comemorar o aniversário de Helena. Mário conta a Helena que conversou com Álvaro. Alfredo recomenda repouso absoluto a Cândida. Álvaro se compromete a levar o presente de Cândida para Helena e deixá-lo na portaria do edifício. Ao entrar no apartamento de Zé Diogo, Helena se surpreende ao ver a festa.

Capítulo 106

Emocionada, Helena agradece pela festa. Cândida, ao telefone, deseja felicidades a Helena. Álvaro pede a Danilo para entregar a Helena o presente de Cândida e uma rosa vermelha. Helena manda Paula exigir mais de Bia nos estudos. Maria pede licença a Ametista para começar as obras de reforma da casa imediatamente. Débora pergunta a Álvaro se ele pensa em Helena. Betsy arranja emprego de ajudante num bar com música ao vivo. Débora abraça Gerson, que acaba de chegar da Espanha.

Capítulo 107

Quando Débora lhe conta que desconfia que Bia seja filha de Álvaro, Gerson suspeita que Alma esteja envolvida nessa história. Ataxerxes diz a Helena que Ametista está muito abatida. Isaura pensa em convidar Ataxerxes e Ametista para morar em sua casa provisoriamente e pede a Lídia para ceder seu quarto aos dois. Gerson investiga a vida de Mário. Nice e Denise vêem Chico Treva em cima de um caminhão, em direção ao Rio. Lídia conta a Álvaro que nasceu em Vila Feliz.

Capítulo 108

Álvaro diz a Lídia que também conhece Vila Feliz e pede para eles continuarem a conversar sobre isso depois. Isaura leva Ametista e Ataxerxes para conhecer o quarto onde vão ficar. Helena confessa a Isaura que se arrepende de não ter contado a Álvaro da gravidez. Ametista comenta com Ataxerxes que está se sentindo imprestável. João e Ataxerxes sonham montar um negócio. Gerson e Débora se encontram no bar onde Betsy está trabalhando. Lídia revela a Álvaro que é irmã de Helena.

Capítulo 109

Álvaro pergunta a Lídia por Helena. Eliana dá uma carona a Lídia até a casa de Isaura. Gerson diz a Débora que ainda está investigando a vida de Helena. Clarinha afirma a Ataxerxes que nunca mais encontrou Tide. Álvaro se deita com Alvinho para lhe contar histórias. Com ciúmes, Débora discute com o marido. Alma e Mário dizem a Cecília e Bruno que pretendem continuar morando separados. Lídia vai ao apartamento de Zé Diogo e o encontra com Helena, deitado em almofadas.

Capítulo 110

Lídia discute com Helena e lhe diz que contou a Álvaro que elas são irmãs. Álvaro explica a Cândida que pretende se divorciar de Débora, mas teme que ela perturbe Alvinho. Patrícia encontra Gerson e Débora no saguão do hotel em que ele está hospedado. Helena diz a Isaura que não gostaria que Bia se aproximasse de Alvinho. Onofre leva Bia à casa de Cândida. Ataxerxes sonha com uns números e aposta neles. Débora encontra Alvinho e Bia brincando na casa de Cândida.

Capítulo 111

Débora observa Bia e Alvinho trocarem endereços e telefones. Helena telefona para Onofre, preocupada com Bia. Débora manda Bia nunca mais falar com Alvinho. Paula diz a Helena que Bia precisa estudar mais matemática. Débora diz a Gerson que existe um complô contra ela. Lídia vai com Maria e Tuquinha tomar um drinque no bar onde Betsy está trabalhando. Zé Diogo convida Helena para ver como está ficando o apartamento dele. Cândida vai a casa de Débora lhe pedir uma explicação.

Capítulo 112

Cândida avisa Débora de que ela não pode ir à sua casa e agredir seus amigos. Bia passa a noite com febre. Zé Diogo pergunta a Helena se Álvaro é o grande amor de sua vida, mas ela não responde. Débora mente a Cândida que Helena e Álvaro ainda têm um caso. Lídia encontra Gerson no bar em que Betsy trabalha. Bruno examina Bia e acha que seu problema é amargura. Cândida afirma a Álvaro que não vai perdoar Helena por tê-la traído. Álvaro diz a Débora que vai se separar dela.

Capítulo 113

Débora chora e pede ao marido que não a abandone. Bia não conta a Helena o que aconteceu na casa de Cândida. Esta manda Onofre dizer sempre a Helena que ela não está em casa. Betsy conta a Ametista que Rogério está interessado em Lídia. Paula convida Mário para dar uma palestra sobre agronomia no colégio. Cândida manda Rosa guardar todos os brinquedos de Alvinho que encontrar espalhados pela casa. Chico Treva chega ao Rio e fica fascinado com a beleza do Cristo Redentor.

Capítulo 114

Chico se assusta ao tentar atravessar uma rua movimentada. Helena insiste para que Bia lhe conte o que aconteceu na casa de Cândida. Gerson comenta com Eliana que o motivo da separação de Álvaro é Helena. Um padre emprega Chico em sua paróquia. Eliana conta a Gerson que Helena é irmã de Lídia. Débora diz à mãe que não vai suportar viver sem Álvaro. Mário garante a Débora que Bia é filha de um ex-professor de Helena. Alvinho vai visitar Bia e leva um buquê de flores.

Capítulo 115

Helena fica surpresa com a visita de Alvinho. Este pede desculpas a Bia pelo que a mãe dele fez. Histérica, Débora acha que todo mundo a odeia. Alma procura Álvaro, mas não o encontra. Gerson convida Alma para jantar. Chico vê Ametista e tenta segui-la, mas o padre o impede. Helena confessa a Isaura que tem medo do contato de Bia com Alvinho. Ao descobrir que Álvaro está se separando dela, Débora sai correndo e se coloca em frente do carro de Álvaro para impedi-lo de sair.

Capítulo 116

Álvaro vê em Débora a imagem de Zeca Ventania e acaba atropelando-a. Álvaro leva Débora para o hospital. Após beber alguns drinques, Lídia confessa a Eliana que Bia é filha de Álvaro. Este dorme na casa de sua mãe e lhe conta que vai se divorciar. Bia diz a Helena que Cândida a abandonou. Débora volta para casa. Chico vê Ametista e Filó na igreja e se esconde. Álvaro leva Alma, Gerson e o advogado para conversar sobre o divórcio com Débora, que fica surpresa com a notícia.

Capítulo 117

Todos pedem que Débora se acalme, mas ela reage histericamente. Na escola, Bia fica impaciente com a demora de Alvinho. Débora diz a Álvaro que vai arrumar um advogado. Alvinho conta a Bia que acha que seus pais vão se separar. Gerson revela a Débora que Lídia é irmã de Helena e que Bia é filha de Álvaro. Mário defende Helena e Alma lhe diz que é melhor eles se separarem. Helena resolve ir à casa de Cândida para saber o que está acontecendo e acaba encontrando Álvaro lá.

Capítulo 118

Helena e Álvaro conversam e são interrompidos por uma ligação de Débora, que ameaça o marido. Álvaro conta a Helena que Cândida já sabe o que aconteceu entre eles e que esse é o motivo pelo qual se afastou dela. Mário vai à casa de Helena. Ataxerxes chama Ametista para ir à casa de João. Álvaro conta a Helena que Débora destratou Bia. Furiosa, Helena diz a Álvaro que vai matá-la. Os dois discutem, mas Álvaro acaba beijando Helena. Esta chega em casa e encontra Mário à sua espera.

Capítulo 119

Helena fica surpresa ao ver Mário, que confirma a ela que Álvaro está separado de Débora. Chico Treva encontra uma bolsa na igreja e o padre lhe pede que a entregue no dia seguinte. Mário tenta beijar Helena, mas Zé Diogo chega na hora. Helena se lembra dos beijos que Álvaro lhe deu. Alvinho diz que sente falta do pai e Débora o repreende. Helena pede a Bia que não seja mais amiga de Alvinho. Chico Treva segue Ametista, a vê entrando no prédio de onde Helena está saindo e chora.

Capítulo 120

Chico vê Helena se afastando e fica sentado na calçada, com a bolsa que achou na igreja, olhando o edifício. Bia conta a Alvinho que sua mãe não quer mais que eles sejam amigos. Alma incentiva Débora a tirar muito dinheiro de Álvaro. Descontrolada, Débora diz à mãe que Álvaro não pode saber que Bia é filha dele nem que, para isso, ela tenha que fazer uma desgraça. Helena fica encantada com as flores e o cartão que Álvaro lhe mandou. Na rua, Chico Treva é acusado de roubo.

Capítulo 121

Jarbas dá um chute em Chico Treva. Helena sente dor e pressente alguma coisa. Chico é levado para uma delegacia. Eliana consola Débora. Alma conta mentiras sobre o comportamento de Helena para Cândida. Débora fica irritada quando Alvinho fala de Bia e Helena. Na cadeia, Chico chora e se lembra de Vila Feliz. Em casa, Helena recebe flores e um bilhete de Álvaro, dizendo que ele está à sua espera na portaria do prédio. Mário percebe tudo, enquanto ela olha pela janela.

Capítulo 122

Helena se encontra com Álvaro e o chama de louco. Zé Diogo nota a ausência de Helena e Mário dá uma desculpa. Helena e Álvaro se beijam e marcam um novo encontro. Claudete pede ajuda a Tuquinha para poder sair da casa onde mora. Helena confessa a Álvaro que tem medo que Débora faça alguma maldade com Bia. Mário pede a Helena que volte para ele. Débora abraça um terno de Álvaro e dança com ele. Depois, pega um vidro de remédio. No mesmo momento, Álvaro beija Helena.

Capítulo 123

Alvinho entra no quarto da mãe. Débora solta os comprimidos, que caem no chão, e beija o filho. Angustiada, Helena deixa Álvaro no carro e vai para casa. No bar, Gerson pede ao matre que deixe Betsy cantar. Chico Treva é posto em liberdade. Sheila procura Helena e Clarinha lhe conta que ela está na loja. Sem a permissão de Helena, Álvaro leva Alvinho e Bia para passear no clube. Débora e Alma chegam ao clube para almoçar e vêem Álvaro com as crianças. Débora fica irada.

Capítulo 124

Álvaro conversa com os amigos e não percebe a presença de Débora. Helena conta a Isaura que Álvaro a pediu em casamento. Alvinho vê a mãe e a avó. Débora decide levar o filho para casa. Álvaro não permite e os dois acabam brigando. Sheila vai à casa de Helena, Bruno está lá e ela começa a paquerá-lo. Alfredo conta a Cândida a briga entre Álvaro e Débora no clube. Alma vai à casa de Mário. Helena encontra Sônia na rua e acaba descobrindo que sua filha não está com a amiga.

Capítulo 125

Helena fica desesperada com o desaparecimento da filha e todos tentam acalmá-la. Ametista vai à igreja rezar para que não aconteça nada a sua neta e Chico fica olhando para ela, sem ser visto. Da janela de seu apartamento, Helena vê a filha brincando com Álvaro. Ela manda Bia subir e pede que Álvaro a espere. Álvaro conta a Helena o que aconteceu no clube. Em sua casa, Débora sofre sozinha. Álvaro diz a Helena que a ama e se beijam. Mário chega, vê os dois se beijando e sofre.

Capítulo 126

Ao perceber que Mário presenciou o beijo, Helena fica constrangida e tenta, em vão, falar com ele. Após ir embora, Mário conversa com Isaura, mas ela não conta nada sobre Helena. Álvaro diz a Helena que Bia mentiu porque quer continuar sendo amiga de Alvinho. Este ensina matemática para Bia. No apartamento de Débora, Álvaro pede a ela que seja tolerante com o filho. Depois de conversar com o pai, Helena decide resgatar a amizade de Cândida e vai ao apartamento dela.

Capítulo 127

Helena se desculpa com Cândida e lhe pede que a ouça. Rosa, Celeste e Onofre tentam escutar o que Helena e Cândida conversam. Débora põe Alvinho de castigo e o proíbe de falar até com o pai. Bia conta a Bel que sua mãe a pôs de castigo. Depois de relutar muito, Cândida acaba fazendo as pazes com Helena. Bia conta à mãe que Bel vai se mudar. Tuquinha revela a Maria que Tide esteve atrás dela. Cândida conta a Álvaro que fez as pazes com Helena. Chico Treva vê Bia no colégio.

Capítulo 128

Na praça, Chico se aproxima de Bia e Bel. Ametista conta a Helena que Mário convidou Lídia para ir morar no apartamento dele. Assustadas, Bia e Bel correm ao verem Chico. Este é levado por Bruno para a igreja. Bia conta à mãe que viu um homem estranho. Álvaro liga para Helena. Bia revela à mãe que gostaria que ela namorasse com o pai de Alvinho. Bruno consegue se lembrar que o homem da praça é Chico Treva e conta a Helena. Na igreja, Helena e Chico se encontram.

Capítulo 129

Helena e Chico Treva ficam emocionados com o reencontro. Mais tarde, Helena pega a filha na escola e a leva à igreja para conhecer Chico Treva. Lá, Bia, ao ver Chico, corre para os seus braços. Sheila vai à casa de Selma para ver o piano que está interessada em comprar e começa a paquerar Luiz. Lídia arruma suas coisas para se mudar para casa de Mário. Alma vai à casa de Helena. Esta está arrumada para sair e ir se encontrar com Álvaro. Este a espera na portaria do prédio.

Capítulo 130

Embora note que Helena está de saída, Alma lhe pede um tempo para conversar e Helena acaba concordando. Clarinha leva um recado de Helena para Álvaro. Lídia se muda para o apartamento de Mário. Helena diz a Alma que, o dia que ela quiser, Bia terá o seu pai verdadeiro. Alma segue Helena e a vê se encontrando com Álvaro em um bar. Zé Diogo revela a Filó que foi grosseiro com Helena. Depois, vai à casa de Helena e a ouve dizendo a Isaura que Álvaro é o pai de Bia.

Capítulo 131

Sem ser visto, Zé Diogo resolve voltar para casa. Débora fica com raiva quando sua mãe lhe conta que visitou Helena. Na escola, Bia convida os amigos para irem visitar Chico Treva. Alma fica irada ao ouvir Lídia comentar sobre Mário com Eliana. Chico fica comovido ao ver as crianças. Helena convida Zé Diogo para almoçar com ela, ele diz que está ocupado e recusa o convite. Alvinho confessa a Cândida que Bia é sua melhor amiga. Cândida e Alvinho vão à casa de Helena para visitar Bia.

Capítulo 132

Helena apresenta Cândida a sua família. Ao acordar, Bia fica feliz ao ver Cândida e Alvinho em seu quarto. Sheila se interessa em comprar o piano de João. Helena liga para Álvaro. Zé Diogo trata Helena com cerimônia, ela lhe pergunta qual o motivo da indiferença e os dois acabam discutindo. Helena conta a Zé Diogo que Álvaro não sabe que é o pai de Bia. Lídia diz a Isaura que Zé Diogo está no escritório de Álvaro. Helena fica atordoada ao saber que Zé Diogo foi procurar Álvaro.

Capítulo 133

Zé Diogo fica impaciente com a demora de Álvaro. Helena liga para o escritório de Álvaro e pede a Lídia que não deixe Zé Diogo falar com ele. Lídia mente a Zé Diogo, dizendo que Bia está passando mal, e eles saem juntos. Sheila discute com Claudete e lhe diz que vai pedir ao síndico para despedir Batista. No carro, Lídia conta a verdade a Zé Diogo e eles acabam discutindo. Alma sai para tomar um drinque com Álvaro e Débora vai ao mesmo lugar com Mário, para provocar ciúmes.

Capítulo 134

Ao ver Débora entrar no bar, Alma fica furiosa, mas a filha finge não se importar. Helena fica preocupada com o pai, depois que sua mãe lhe conta que ele está doente. Tide tenta falar com Tuquinha, mas Maria o impede, ameaçando-o com um revólver. Tremendo, Bia conta à mãe que teve um pesadelo em que Alvinho desaparecia em uma ventania. Álvaro leva Alma para sua casa e Cândida tenta acalmá-la. Na vila, Tide tenta falar com Tuquinha. Esta foge e ele acaba lhe dando um tiro.

Capítulo 135

Felipe tenta pegar Tide, mas ele o ameaça com uma arma e consegue fugir. Rogério examina Tuquinha e diz que a bala passou de raspão. Mário é paciente com Débora, que se comporta como uma adolescente. Em casa, Débora tem uma crise de choro. Álvaro compra um flat para ser o local de encontro dele e de Helena. Ametista e Ataxerxes visitam Tuquinha. Helena tenta se reaproximar da irmã, mas Lídia a trata friamente. Alma diz a Débora que as duas precisam conversar.

 

Capítulo 136

Alma e Débora discutem e se ofendem mutuamente. Batista pede a Helena que deixe Claudete e Bel dormirem em sua casa porque as duas estão proibidas de permanecerem no prédio onde moravam. Alma tenta esbofetear a filha, mas Débora se defende. Na casa de Helena, Claudete e Batista discutem. Alma conta a Álvaro a briga que teve com a filha. Alvinho sai de carro com Onofre. Desconfiada de que o filho esteja mentindo, Débora o segue e vê Alvinho entrando na escola de Bia.

Capítulo 137

Débora fica olhando o filho, que conversa e brinca com Bia. Zé Maria diz a Isaura que sente falta dela. Sem ser vista, Débora entra na sala de aula e observa o filho. Depois, vai até a professora, se identifica e leva Alvinho embora. Bia conta a Paula que ela e Alvinho estão proibidos por suas mães de serem amigos. Sheila dá um cheque pré-datado para João. Claudete diz que o cheque pode estar sem fundo. Sheila ouve, rasga o cheque e avisa que a compra do piano está cancelada.

Capítulo 138

João tenta reverter a situação, mas Sheila é taxativa. Ataxerxes fica preocupado, porque emprestou o dinheiro a Betsy em troca do cheque de Sheila. Betsy conta a Ametista que vai fazer um show. Alvinho e Bia se encontram na igreja. Álvaro dá a Helena o endereço do flat e lhe diz que a está esperando lá. Desesperado, Ataxerxes procura Sheila. Zé Diogo convida Bia para jantar e Helena fica triste com a indiferença com que ele a trata. Ataxerxes pergunta a Ametista se Betsy está em casa.

Capítulo 139

Ataxerxes conta a Ametista que perdeu o dinheiro de Betsy. Claudete e Bel vão para a vila no Engenho Novo. Ametista sente vergonha quando Ataxerxes conta a Betsy o que aconteceu com o dinheiro dela. Lídia apresenta Rogério a Zé Diogo e este fica com ciúmes. Mário leva Bia para casa e vê Helena dormindo. Débora vê Bia na rua, perto da igreja onde Chico Treva mora, e imagina um acidente mortal, com a menina rolando pelas escadas. Depois, ela começa a se aproximar de Bia…

Capítulo 140

Débora vai empurrar Bia, mas, no exato momento, Chico segura as mãos dela. Após ter suas mãos soltas, Débora dá um tapa no rosto de Chico Treva. Em Petrópolis, Gerson pede a Alma para lhe dar uma chance, mas ela o rejeita. A mulher e os filhos de Tide vão à vila procurar por ele. Tuquinha diz a Romeu que também quer saber onde está Tide. Débora se finge de doente para o filho. Alvinho fica apavorado e liga para Álvaro, que está arrumado para ir se encontrar com Helena.

Capítulo 141

Álvaro vai à casa de Débora, chama um médico e liga para Helena, que está à sua espera num restaurante. Álvaro acaba dormindo com Alvinho. Betsy conta a Helena que Tuquinha lhe emprestou o dinheiro. Romeu leva Tuquinha à favela onde a mulher de Tide mora com as crianças e lhe dá mantimentos. Débora vai ao escritório de Álvaro e mente para Eliana, dizendo que passou a noite com Álvaro. Lídia envenena Helena contra Álvaro. Depois de discutir com Álvaro, Helena procura Mário.

Capítulo 142

Débora conta a Rosita o plano que fez contra Helena. Surge um clima de romance entre Helena e Mário. Lídia chega e atrapalha Mário, que insiste em reconquistar Helena. Esta encontra Álvaro no apartamento de Cândida e acaba discutindo com ele. Helena encontra Bia e Alvinho voltando da escola. Alvinho conta a Helena que a mãe dele passou mal e ela então descobre que Álvaro não mentiu. Romeu leva Tide para se encontrar com Tuquinha. Helena vai ao apartamento de Álvaro.

 

Capítulo 143

Álvaro e Helena fazem as pazes e se amam. Eliana consola Gerson, que está infeliz por não conseguir reatar com Alma. Tuquinha se encontra com Tide e propõe ajudá-lo para que possa recuperar a família e o trabalho, mas ele não aceita. Tuquinha aconselha Maria a comprar os móveis de Ametista e Ataxerxes para ajudá-los a resolver seus problemas. Triste, Ametista vai à vila e diz a Maria e a Claudete que conversou com o marido e que eles resolveram vender os móveis e outros objetos.

 

Capítulo 144

Eliana conta a Débora que Álvaro vai se encontrar com Helena. Ametista vende tudo e, com a maior parte do dinheiro, paga Betsy. Débora fica observando o prédio de Helena. Ametista conta a Ataxerxes que vendeu tudo. Ele lhe promete que vai comprar tudo de novo. Bia e Isaura se despedem de Álvaro e Helena na porta do prédio. Chico vê Débora no carro. Ele se aproxima e ela começa a chorar. Helena recebe uma caixa de presente e se espanta ao ver que á uma coisa macabra.

Capítulo 145

Apavorada, Helena pede a Clarinha para chamar Zé Diogo. Débora liga para Helena e lhe pergunta se ela gostou do presente. Helena conta a Zé Diogo que foi Débora quem mandou a caixa. Helena discute com Mário porque ele não lhe contou que Débora esteve na escola de Bia. Claudete não consegue vaga para Bel na escola. Eliana avisa Débora de que Helena ligou para Álvaro. Helena conta a Álvaro o que Débora fez. Álvaro vai à casa de Débora com a caixa que ela mandou para Helena.

Capítulo 146

Álvaro discute com Débora. Com raiva, Débora liga para Helena, a manda escolher entre Bia e Álvaro e a ameaça, afirmando que com os dois ela não vai ficar. Tuquinha consola Batista. Preocupada, Helena não leva Bia à escola. Álvaro conta a Gerson o que Débora fez. Bia recebe uma caixa de bombons e Helena a joga fora. Depois de saber que foi Paula quem a havia mandado, Helena promete à filha outra caixa de bombons. Ametista está na casa de Helena quando Álvaro chega.

 

Capítulo 147

Ametista é apresentada a Álvaro. Este dá um buquê de flores para Bia. Mário observa Álvaro e Ametista conversando. Depois que Ametista se afasta de Álvaro, Mário se aproxima dela e lhe dá um forte abraço. Através de Romeu, Tuquinha manda roupas para os filhos de Tide. Gerson teme pelas ações de Débora. Isaura vai ao bar onde Betsy trabalha com Bruno. Ametista repreende a filha pelo seu relacionamento com Álvaro. Helena acaba revelando à mãe que ele é o verdadeiro pai de Bia.

Capítulo 148

Ametista não acha justo Helena esconder de Bia que Álvaro é seu pai. Batista leva Chico Treva para dormir num dos carros que estão na garagem onde ele é zelador. Chico escolhe o carro de Sheila para dormir. Filó viaja para Belo Horizonte, deixando Zé Diogo sozinho em casa. Sheila faz um escândalo ao ver Chico dormindo em seu carro. Débora contrata Marisa para ser motorista de Alvinho. Batista é mandado embora do emprego. Lídia vai à casa de Zé Diogo e os dois acabam se beijando.

Capítulo 149

Lídia diz a Zé Diogo que não é mais a menina de Vila Feliz e lhe dá mais um beijo. Betsy faz um show num bar. Um produtor de TV, amigo de Tuquinha, assiste ao show e pede a Betsy que o procure. Lídia acorda na cama de Zé Diogo e lhe pergunta se aconteceu algo entre os dois. Depois, conta a Helena que dormiu com ele. Por telefone, Alvinho marca um encontro com Bia. Débora diz ao filho que ele vai almoçar com o pai e lhe faz ameaças caso saiba que os dois saíram com mais alguém.

Capítulo 150

Bia brinca com Bel na Vila Duília, quando Álvaro e Alvinho chegam. Ela os vê e chama a mãe. Tuquinha convida Álvaro e Alvinho para o almoço. Gerson almoça com Débora e Rosita. Ametista, Ataxerxes, Isaura e Bruno vão à vila e quase flagram Álvaro beijando Helena. Esta apresenta seu pai a Álvaro. Mário confessa a Zé Diogo que está muito preocupado com Bia. Isaura pede a Zé Maria que a esqueça. Eliana dá a Débora o endereço do apartamento onde Álvaro e Helena se encontram.

 

Capítulo 151

Débora diz a Eliana que ela merece um presente pela informação. Mário mostra a Zé Diogo o esboço da capa do livro que pretende fazer para ele. Joana e os filhos se espantam quando chegam à vila e vêem tanta fartura. Joana pede a Tuquinha que seja madrinha de Sidney, filho de Tide. Cecília se encontra com Isaura no apartamento de Helena. Sheila dá uma carona para Lídia até o escritório e acaba conhecendo Gerson. No flat, Álvaro espera Helena e se espanta ao ver Alvinho chegando lá.

Capítulo 152

Álvaro desconfia que a visita do filho foi um plano da ex-mulher. Débora e Eliana ficam dentro do carro, diante do prédio de Álvaro. Gerson paquera Sheila. Helena chega ao apartamento e Álvaro lhe conta o que Débora fez. Helena acaba indo embora, sem que Alvinho a veja. Débora fica feliz ao vê-la saindo do prédio. Helena decide que Bel vai morar com ela para poder voltar a estudar na antiga escola. Na rua, Bia anda de bicicleta e acaba sendo atropelada. Helena fica desesperada.

Capítulo 153

Helena socorre a filha, que está muito assustada e gemendo de dor. Depois, ela diz que tem certeza de quem atropelou Bia. Eliana fica com raiva porque Gerson lhe pede que compre flores para Sheila. Bruno examina Bia e vê que ela não teve nada de grave, apenas alguns arranhões. Mesmo assim, Helena e Álvaro vão à delegacia. Débora vai ao escritório do pai e encontra Sheila esperando por ele. Após conversar um pouco com ela, Sheila começa a falar mal de Helena para Débora.

Capítulo 154

Débora pede a Sheila que lhe conte tudo sobre Helena e fica fascinada com o que ouve. Angustiada, Helena confessa a Mário que não está aguentando mais a situação que está vivendo. Álvaro conta à mãe o que aconteceu na delegacia. Débora convida Sheila para almoçar com ela e Gerson não entende nada. Cândida vai à casa de Helena. Álvaro viaja para São Paulo. Eliana conta a Débora que a chave do flat de Álvaro está com ela. Álvaro volta e flagra a ex-mulher em seu apartamento.

Capítulo 155

Depois de uma violenta discussão, Álvaro tenta expulsar Débora de seu apartamento. Zé Diogo dá uma reunião em sua casa, convida Bia e Clarinha, mas não chama Helena. Débora conta a Álvaro o passado de Helena. Depois, o ameaça, dizendo que vai aos jornais se Helena se aproximar novamente de Alvinho. Este visita Bia e sai com ela para conversar. Gerson vai à casa de Sheila e acaba conhecendo Marcinho. Helena vai ao apartamento de Álvaro, que faz ironias sobre o passado dela.

Capítulo 156

Helena pede a Chico que tome conta de Bia. Álvaro e Helena discutem sobre o passado dos dois. Bia briga com os colegas que zombam de Chico. Ataxerxes pede a João um adiantamento da dívida para comprar roupas para ele e Ametista. João diz que não tem dinheiro. Bia pergunta a Chico se quer aprender a escrever e ele faz um sinal que sim. João leva um relógio antigo para ser avaliado por um expert. Depois, vai à praia, fica apreciando o relógio e acaba sendo assaltado.

Capítulo 157

Na praia, algumas pessoas socorrem João, que sente dores por ter apanhado dos ladrões, enquanto um salva-vidas tenta pegá-los. Eliana insinua que foi Débora quem pegou a chave do apartamento e Álvaro lhe diz que, na ausência dele, está proibida a entrada de qualquer pessoa em seu escritório. João volta para casa e conta a Rosália que foi assaltado. Ametista, Ataxerxes e Isaura se arrumam para ir assistir ao show de Betsy. Conferindo o seu cartão, Ataxerxes grita que ganhou na loteria.

Capítulo 158

Na praça, as pessoas cumprimentam Ataxerxes. Luiz leva Ataxerxes para casa de João, onde ele sonha com o que poderá fazer com o dinheiro. Álvaro chama Rosita para organizar a festa de aniversário de Cândida. Ataxerxes dá a Ametista um cordão e diz que comprou com o que restava no banco. Depois, fica sabendo que várias pessoas também ganharam na loteria e que o prêmio é pequeno. Na festa de Cândida, Mário chega e Alma fica feliz em vê-lo. Mais tarde, Débora aparece na festa.

Capítulo 159

Débora dá um presente a Cândida. Discretamente, Álvaro a hostiliza. Débora tenta conversar com Mário, mas este e Alma saem de perto dela. Álvaro pede a Débora que se retire da festa. Enlouquecida, ela começa a falar alto sobre o passado de Helena. Álvaro tenta detê-la e Débora começa a correr pela sala. Bêbado, Gerson tenta agredir Mário quando ele vai tomar satisfações com Sheila. Eliana conta a Álvaro que foi Sheila quem contou tudo a Débora. Helena vai à casa de Sheila.

Capítulo 160

Helena e Sheila discutem. Eliana tenta ouvir o que Gerson e Álvaro discutem sobre Débora. Álvaro diz a Gerson que só o tem aguentado em consideração à amizade que ele tinha com seu pai. Paula e as crianças pedem a Chico que faça um jardim na escola. Romeu conta a Tuquinha que Tide brigou com Joana por ela ter aceito a sua ajuda e depois confessa estar interessado em Betsy. Bia vê Débora estacionar o carro em frente ao seu prédio e conta à avó. Ametista entra no carro de Débora.

 

Capítulo 161

Ametista faz Débora sair do carro e ordena que ela vá até à igreja. Lá, Débora acha que caiu numa armadilha ao ver Chico Treva. Helena vai à casa de Cândida e esta lhe passa um sermão por todas as mentiras que descobriu durante a festa de seu aniversário. Alvinho pede ao pai que compre um piano para dar a Bia e Álvaro diz que vai perguntar a opinião de Helena. Álvaro e Helena se beijam na sala da casa dela. Bia sai de seu quarto e flagra os dois se beijando, mas eles não a vêem.

Capítulo 162

Bia volta para o quarto. A família de João decide se livrar do piano enquanto ele vai receber uma prima no aeroporto. Bia conta a Alvinho que viu a mãe beijando o pai dele. Os dois resolvem ir à sala e vêem os dois se beijando novamente. Alma procura Mário. Este lhe diz que gosta de Helena, mas fica perturbado com a ex-namorada. João fica sabendo que o piano está sendo retirado de sua casa. Ele volta para casa e encontra Sheila, que o ironiza. Atônito, João nem ouve o que ela diz.

Capítulo 163

Na praça, João começa a gritar, pedindo que parem de carregar o piano. Ametista aconselha Helena a se afastar de Álvaro por causa de Débora. João abraça o piano e diz que foi despejado de casa. Sheila vai ao escritório de Gerson e lhe pede dinheiro emprestado. João decide dar o piano para Iemanjá e Selma conta à mãe que ele vai jogá-lo no mar. Bia sugere a Helena que peça a Álvaro que compre o piano para ela. Depois, revela à mãe que ela e Alvinho a viram beijando Álvaro.

Capítulo 164

Helena começa a discutir com a filha. Na praça, João diz a todos que sua família o traiu. Helena quase agride Bia quando ela critica seu comportamento. Isaura tenta acalmar Helena. Esta conta a Álvaro o que Bia lhe falou. Alvinho diz a Bia que Helena não quis que Álvaro desse o piano para ela. João leva o piano para a praia. Álvaro pede a Ataxerxes para avisar João de que ele quer comprar o piano. João entra no mar com o piano e Rosália começa a gritar, dizendo que ele não sabe nadar.

Capítulo 165

Zé Diogo mergulha, na tentativa de salvar João. Transtornados, Rosália, Ataxerxes e Bia ficam olhando para o mar. Zé Diogo e pescadores tiram o corpo de João do mar. Vestida de noiva, Selma corre para a praça quando vê o corpo do pai sendo carregado. Helena conta a Ametista que Bia não está falando com ela desde que João morreu. Bia confessa a Alvinho que está com vontade de fugir de casa. Sem que ninguém a veja sair, Bia vai à casa de Mário e lhe diz que quer morar com ele.

Capítulo 166

Perplexo, Mário pede que Bia entre e lhe diz que eles precisam conversar. Clarinha, aflita, revela a Helena que Bia sumiu. Álvaro fica sabendo do sumiço de Bia por Helena e Alvinho lhe conta que ela queria fugir de casa. Todos começam a procurar Bia. Helena fica indignada ao saber que Bia fugiu para a casa de Mário e discute com ele. Bia volta para casa. Ataxerxes se anima após ver na TV que um amigo seu de infância é senador e afirma a Ametista que ele poderá resolver a vida dos dois.

Capítulo 167

Ataxerxes diz que vai pedir apoio político ao amigo e sonha até ser presidente do país. Alvinho pede à mãe para ir brincar na casa de um amigo e novo e ela consente. Luiz e Selma vão à Vila Duília para alugar uma das casas de Maria. Na praça, perto do prédio de Bia, Alvinho chega com o amigo. Helena fica com ciúmes quando uma voz feminina atende o telefone no flat de Álvaro. Este diz a Gerson que assinou os documentos que Eliana lhe entregou sem conferi-los. Mário vai à casa de Álvaro.

Capítulo 168

Mário conversa com Álvaro. Ataxerxes escreve uma carta para o seu amigo senador. Alvinho conta ao pai que quer escolher a decoração de seu quarto e que sua mãe também quer opinar. Mário afirma a Álvaro que vai lutar pelo amor de Helena e eles brindam ao sucesso de um dos dois. Selma se arruma para o casamento e sua mãe fica ressentida por ela não estar usando o vestido de noiva. Renée vai ao apartamento de Débora. Selma entra sozinha na igreja e todos ficam comovidos.

Capítulo 169

Selma se casa com Luiz. Bia consola Selma pela morte do pai. Débora conta a Renée o passado de Helena e lhe diz que Álvaro precisa de uma mulher de classe. Os noivos e seus convidados chegam ao Bairro Peixoto. Alvinho e dois amigos vão lá também. Tuquinha conta a Zé Maria que vai dar uma festa de Ano Novo. Romeu diz a Tuquinha que Tide quer vê-la, mas ela lhe diz que não tem nada para conversar com ele. Tide vai à casa de Tuquinha, a encontra sozinha e tranca a porta.

Capítulo 170

Tide diz a Tuquinha que precisa conversar com ela. Ataxerxes conta a Ametista que descobriu o endereço do senador no Rio e que vai procurá-lo. Tide agarra Tuquinha. Batista ameaça Tide com uma arma. Tuquinha dá dinheiro para Tide ir embora. Álvaro pede a Lídia que providencie passagens para Ametista e Ataxerxes irem a Brasília. Mário diz a Helena que a ama e que quer morar com ela. Helena pede ao pai que devolva as passagens para Álvaro. Helena encontra Renée no flat de Álvaro.

Capítulo 171

Renée é irônica com Helena. Ataxerxes fica triste por ter que devolver as passagens. No flat, Helena liga para Bia e Renée fica prestando atenção na conversa. Depois, ela não permite que Helena fique esperando Álvaro sozinha no flat, sai e procura Débora para lhe contar tudo. Helena aguarda Álvaro na escada do prédio e, quando ele chega, lhe devolve as passagens. Sheila vê Ataxerxes ir para o apartamento de Helena e avisa Débora. Esta também vai para lá e Ataxerxes a recebe.

Capítulo 172

Débora finge ser a mãe de uma amiguinha de Bia. Ametista conta a Helena que quer um emprego e a filha fica surpresa. Quando Ataxerxes sai da sala, Débora tira várias fotos do apartamento de Helena. Depois, pede para ir ao banheiro e deixa um aviso no espelho do armário do quarto de Helena. Zé Diogo diz a Ataxerxes que ele daria um bom personagem para seu livro de contos. Helena chega em casa, vai trocar de roupa e dá um grito ao ler a mensagem deixada por sua inimiga.

Capítulo 173

Helena pede a Clarinha que leve Bia e Bel para casa de Zé Diogo. Mário vai à casa de Helena e ela o abraça desesperada. Depois, ela reúne Ataxerxes, Álvaro, Mário e Zé Diogo em seu apartamento e mostra a mensagem que sua inimiga deixou. Em seguida, o porteiro lhe entrega um envelope com as fotos que Débora tirou. Alvinho chega em casa doente. Zé Diogo diz à mãe que tem uma idéia com relação a Débora. Uma das velas que Chico acende na igreja cai e começa a pegar fogo na toalha.

Capítulo 174

Chico entra em pânico quando o fogo se alastra. Um homem apaga o fogo. Ametista chega à igreja. Padre Jeremias culpa Chico e o expulsa de lá. Ametista leva Chico embora. Renée agradece a Álvaro por ele ter lhe indicado a Débora. Ele lhe diz que não a indicou e para ela se prevenir contra a ex-esposa. Helena diz a Chico que Bruno tem um emprego para ele. Cândida conhece Chico e fica encantada com ele. Débora chega em sua casa e encontra Zé Diogo em seu quarto.

Capítulo 175

Débora diz que vai chamar um segurança, mas Zé Diogo faz com que ela se sente para ouvi-lo. Rosália conta a Isolina que João gostava que ela se embelezasse. Zé Diogo ameaça Débora, caso ela perturbe Bia novamente, e vai embora. Depois, Débora encontra uma mensagem do jornalista em seu espelho. Rosália se muda para Vila Duília e Betsy e Lídia, para o apartamento de Isolina. Alma vai ao escritório de Álvaro, ouve Sheila fazendo comentário sobre ela e resolve entrar na sala.

Capítulo 176

Alma pede a Gerson que saia da sala para ela poder conversar com Sheila. Bia fica triste porque Helena não pode ir à festa de fim de ano de sua escola. Alma ameaça Sheila caso ela continue alimentando a obsessão de Débora. Mário vai à festa na escola de Bia. Helena aparece no fim da festa. Alma procura a filha e as duas discutem. Bia vai dormir na casa de Cândida. Helena e Álvaro passam a noite juntos. De manhã, Helena fica constrangida quando Cândida aparece no flat de Álvaro.

Capítulo 177

Embaraçada, Helena convida Cândida para entrar. Os moradores da vila preparam uma festa para receber Selma e Luiz. Débora fica com raiva quando Zé Diogo lhe oferece carona. Zé Maria aceita o convite de Rosália para eles almoçarem juntos. Selma e Luiz chegam da lua-de-mel. Com medo de ter uma surpresa desagradável, Débora, antes de dormir, revista os armários de seu quarto. Ataxerxes resolve ir ao prédio onde mora o senador e vê o amigo saindo de lá com seus seguranças.

Capítulo 178

Um dos seguranças desconfia de Ataxerxes por ele ficar fazendo perguntas sobre o destino do senador. Gerson conversa com Débora sobre a venda da casa de Petrópolis. Alvinho vai à vila brincar com Bia e Bel. Ataxerxes consegue falar com um dos assessores do senado, que promete colocá-lo em contato com ele. Bia vai a uma festa de aniversário e Débora, também. Na festa, Bia é acusada de ter roubado um cordão de ouro. Bia e Ametista ficam desesperadas, enquanto Débora sorri.

Capítulo 179

Bia fica envergonhada e pede à avó que a leve embora. Ametista ameaça Débora e as duas discutem. Em casa, Ametista chora, humilhada. Cândida avisa Álvaro de que Débora vai comprar a casa de Alma com o dinheiro dele. Ametista pede a Bia que não conte a ninguém o que houve na festa. Lídia revela a Zé Diogo que sempre sonhou se casar em Vila Feliz. Alvinho ouve Gerson dizer a Débora que o pai de Bia está vivo e que mora perto da menina. Depois, ele conta a Bia o que ouviu.

Capítulo 180

Alvinho pergunta a Bia se ela vai questionar Helena a respeito da identidade de seu pai e ela responde que tem medo que a mãe diga que é tudo mentira. Débora diz a Alma para pedir a Álvaro que compre a casa de Petrópolis para Alvinho e se recorda do tempo em que morava lá. Gerson e Alma afirmam à filha que querem ajudá-la. Álvaro convida Bia e Alvinho para almoçar com ele e Helena. Ametista não dá ouvidos ao marido. Bia pede à mãe que conte toda a verdade sobre seu pai.

Capítulo 181

Bia confessa à mãe que sabe que seu pai está vivo e que mora no Rio, mas Helena afirma que é mentira. Mário chega e pergunta o motivo da discussão. Cândida conversa com Álvaro e Alma sobre a venda da casa de Petrópolis. Bia insiste em saber quem é seu pai. Ametista conta a Isaura que a neta foi acusada de ladra numa festa. Por causa de Débora, Bia e Alvinho ficam presos no clube e pegam chuva. Um segurança encontra Alvinho caído no chão, ao lado de Bia. Débora fica apavorada.

Capítulo 182

Débora culpa Bia pelo que aconteceu. Um médico do clube examina Alvinho e pede que Débora o leve para casa e chame o pediatra. Álvaro e Helena fazem planos para o futuro. Débora liga para Álvaro e conta o que aconteceu. Helena indica Bruno para consultar Alvinho, mas pede a Álvaro que não conte a Débora que ele é seu amigo. Mário convida os pais de Helena para passar o Natal com ele. Alvinho diz ao pai que quer ficar doente, porque só assim consegue ter os pais juntos e perto dele.

Capítulo 183

Álvaro pergunta a Maria como aconteceu o incidente e desconfia que foi outra armação de Débora. Em seguida, ele liga para Helena e fica sabendo que Bia está bem. Alvinho piora e Débora fica nervosa. Depois de examinar Alvinho, Bruno vai com Álvaro à casa de Helena. Álvaro fica arrasado ao saber, por Bia, o que se passou no clube. No dia de Natal, Gerson, Alma e Eliana vão à casa de Débora. Lá, Bruno avisa que Alvinho está com pneumonia e precisa ser internado imediatamente.

Capítulo 184

Transtornada, Débora pede a Bruno que fique cuidando de Alvinho em casa, mas o médico insiste que é importante internar o menino. Bia reza pelo restabelecimento de Alvinho. Cândida fica arrasada ao saber da internação do neto. Na vila, todos festejam o Natal, enquanto Rosália sente falta de João. Álvaro vai à casa de Helena e conta que o filho está passando mal. Bia ouve e chora muito. Na casa de Mário, Helena conta a Ametista que deixou Zé Diogo levar Bia à clínica para ver Alvinho.

Capítulo 185

No hospital, Bia entra no quarto de Alvinho, que está dormindo. Depois, ela diz a Álvaro que vai esperar ele acordar. Tide aparece na festa da vila, onde estão sua mulher e filhos. Alvinho acorda e Bia lhe dá uma imagem do Menino Jesus que ela pegou no presépio da casa de Mário. Tuquinha dá um presente a Tide. Alvinho piora. Bruno mostra as radiografias para Gerson e Alma e pede que eles se preparem para o pior. Sem ser vista, Débora ouve e desmaia no corredor do hospital.

Capítulo 186

Bruno e os pais de Débora a socorrem e ela pede para morrer no lugar do filho. Gerson liga para Álvaro e lhe conta o que aconteceu e que Alvinho piorou. Cândida passa mal ao saber do estado do neto. Apressado, Álvaro desce pela escada do prédio de sua mãe e vê a imagem de Zeca Ventania. Bia afirma à mãe que, se o amigo morrer, ela morre junto. Débora diz a Álvaro que Alvinho não merece morrer. Com raiva, Álvaro pergunta à ex-esposa se foi ela quem trancou as crianças no clube.

Capítulo 187

Álvaro discute com Débora, que tenta fugir da verdade, mas depois acaba confessando que foi ela quem prendeu as crianças no clube. Mário e Zé Diogo sugerem a Helena que leve Bia para outra cidade. Bia diz à mãe que não quer sair de perto de Alvinho. Betsy mostra a Lídia o vestido que vai usar no show. Bia conversa com Alvinho, que mantém o mesmo quadro clínico. Mário convida Helena e Bia para passar o Ano Novo com ele. Cândida chega à clínica para brincar com o filho e o neto.

Capítulo 188

Na vila, todos comemoram a passagem de ano. Mário e Chico Treva vão à casa de Helena para ficar com ela e Bia. Bruno permite que Álvaro e Débora vejam o filho, mas ela prefere não entrar. Ataxerxes sonha com um cargo político. Débora pede perdão a Alma e Cândida pelos seus erros. Ataxerxes recebe um telegrama do senador. Alvinho piora e Débora fica desesperada. Depois de confessar a Eliana que a culpa do que está acontecendo a Alvinho é dela mesma, Débora vai à casa de Helena.

Capítulo 189

Perplexa, Helena tenta fechar a porta, mas Débora lhe implora que a escute e lhe pede perdão. Lídia acaba incentivando o pai a entrar na política. Helena tenta acalmar Débora e as duas se ajoelham para rezar por Alvinho. No hospital, Bruno diz a Sheila e Eliana que o menino teve uma melhora. Álvaro liga para Helena, conta a ela que o filho melhorou e fica sabendo que Débora está lá. Bia vai visitar o amigo no hospital. Na frente da menina, Alvinho pede aos pais que se reconciliem e fiquem juntos.

Capítulo 190

Álvaro desconversa e pede ao filho que descanse para se recuperar logo. Alma avisa Cândida que o neto saiu da UTI. Tuquinha sugere a Betsy que apresente um show numa grande casa de espetáculos do Rio. Alvinho diz a Bia que gostaria que os pais dele voltassem a ficar juntos. Bia confessa à mãe que está feliz. Helena nota quando Bia trata Álvaro com indiferença. Bia conta à mãe o pedido que Alvinho fez aos pais e lhe diz que gostaria que ela vivesse com o seu verdadeiro pai.

Capítulo 191

Bia diz a Helena que Álvaro não deveria estar com ela e sim com a mãe de Alvinho. Helena conta a Álvaro o que Bia conversou com ela e, depois, vai com a filha visitar Alvinho. Helena e Débora conversam como amigas e seus filhos tentam ouvir a conversa. Alvinho volta para casa. Débora convida Bia para ir a Petrópolis. Tuquinha festeja por ter sido escolhida para ser a primeira porta-bandeira da escola. Ametista acha loucura Helena deixar a filha com Débora. Bia chega a Petrópolis.

Capítulo 192

Débora recebe a menina e os empregados da casa comentam a mudança da patroa. Selma desconfia que está grávida. Tuquinha comemora com Felipe sua posição na escola de samba e Tide os observa com raiva. Débora observa Bia enquanto ela dorme. A menina acorda e leva um susto. Débora diz à mãe que Álvaro não se casará com Helena. Joana sente falta de uma faca. Os seguranças impedem que Tide entre na quadra da escola de samba. Tuquinha vê e pede que o deixem entrar.

Capítulo 193

Zé Diogo admira a animação na quadra da escola. Felipe pede a Tide que pare de beber. Álvaro sugere a Helena juntas os filhos para convencê-los do amor que sentem um pelo outro. Ao saber que Helena está com Álvaro, Débora imagina os dois se beijando e fica com raiva. Joana diz a Romeu que desconfia que Tide está armado com uma faca. Tuquinha convida Tide para sambar com ela e ele a mata a facadas. Mário vai a Petrópolis buscar Bia. Tuquinha é enterrada. Bia chega na vila.

Capítulo 194

Bia consola Bel. Mário diz a Helena que não acredita que Débora tenha se recuperado. Alma fica preocupada com a filha quando ela se refere à morte de Tuquinha. Débora sugere ao filho que convide o pai para passar uns diasem Petrópolis. Selma lê o resultado do exame e confirma a gravidez. Maria pede a Betsy que não desista de sua carreira. Alma conta a Débora que Eliana é apaixonada por Gerson. Alvinho chega em casa. Bia vai visitá-lo e pede a Gerson que lhe conte quem é seu pai.

Capítulo 195

Gerson disfarça e não conta nada à menina. Helena revela a Mário que vai contar a verdade à filha e que, depois, se casará com Álvaro. Ametista vai a uma academia de dança procurar emprego, mas a professora a acha muito velha. Em seguida, ela encontra uma senhora que a conheceu no tempo em que era a primeira bailarina no Municipal e foge. No cemitério, Betsy reza pela irmã. Débora vai assistir ao show de Betsy com Gerson e Rosita e acaba encontrando Helena e Álvaro juntos.

Capítulo 196

Na casa noturna, Débora convida Helena e Álvaro para se sentarem à sua mesa e Mário e Zé Diogo ficam prestando atenção neles. Matias confessa a Bia e Bel que ele e Filó estão namorando. Sheila volta a procurar Débora, mas esta a ignora. Álvaro, Helena e as crianças vão a um restaurante. Débora chega ao local e acaba ficando para almoçar com eles. Bia pergunta a Helena e Álvaro se eles levaram os filhos ali para falar do casamento deles e os dois mostram-se perturbados.

Capítulo 197

Sheila invade o apartamento de Gerson e lhe diz que precisa de dinheiro. Débora finge constrangimento no restaurante e Álvaro percebe a farsa. Ataxerxes conta a Zé Diogo que já recebeu vários telegramas da assessoria do senador. Bia faz a primeira comunhão e Chico Treva é batizado. Luiz quebra uma perna e interrompe a viagem que estava fazendo. Débora marca um encontro com Álvaro em seu apartamento para conversarem com o advogado. Quando ele chega, ela está sozinha e sedutora.

Capítulo 198

Débora pede a Álvaro que lhe dê uma última chance, mas ele a rejeita. Betsy fica de namoro com Romeu. Cândida revela a Helena que vai beneficiar Bia em seu testamento. Lídia e Zé Diogo levam Bia e Bel para ver Clarinha ensaiando sapateado. Débora liga para Sheila, pede-lhe que vá à sua casa e ainda lhe diz que sua temporada de boa moça acabou e que precisa dela. Débora leva Bia para passear no Pão de Açúcar. De lá, Débora liga para Álvaro e diz que vai acabar com a menina.

Capítulo 199

Com as ameaças de Débora, Álvaro e Helena decidem ir ao seu encontro. Ametista fica preocupada ao saber que a neta saiu sozinha com Débora e avisa Cândida. Bia nota que Débora está estranha e pede para ir embora. Depois, a menina consegue escapar dela. Zé Diogo aparece e impede que Débora pegue Bia. Helena e Álvaro chegam ao Pão de Açúcar, vêem Débora indo embora sozinha e encontram Bia. Débora empresta dinheiro para Sheila. Helena vai ao apartamento de Débora.

Capítulo 200

Sheila vai embora e Helena tenta conversar com Débora. Ataxerxes vai à vila visitar Batista. Helena e Débora começam a discutir. Sheila liga para Gerson e avisa que Helena está com Débora. Lídia conta a Clarinha que terminou o namoro com Rogério para poder ficar com Zé Diogo. Helena conta a Álvaro que Bia é sua filha. Débora não suporta ouvir a revelação, atira em Helena, mas acaba ferindo Álvaro. Ao perceber que perdeu Álvaro de vez para Helena, Débora foge e sofre um acidente.

Capítulo 201

Álvaro diz a Helena que eles devem contar a verdade a Bia, mas ela lhe pede que a deixe fazer isso sozinha. Cândida afirma a Alfredo que vai denunciar Débora para a polícia. Gerson, Alma e Eliana visitam Débora no hospital. Álvaro revela à mãe que Bia é sua filha. Ele e Helena ficam sabendo que Débora está mal. Alma confessa a Cândida que não tem muitas esperanças de que a filha sobreviva. Ataxerxes liga para o senador. Helena diz a Bia que vai lhe contar a verdade sobre o seu pai.

Capítulo 202 (Penúltimo)

Helena começa a conversar com a filha. Zé Diogo vê Álvaro sentado na praça. Ametista lê no jornal que Débora sofreu um acidente e que está em coma no hospital. Helena conta a Bia que seu pai está na praça à sua espera. A menina desce correndo e vê Álvaro de braços abertos esperando por ela. Depois, Bia vai à casa de Cândida. Ela conta a Alvinho que é sua irmã por parte de pai e os dois se abraçam, felizes. Mário se despede de Helena. No hospital, Débora dá um sinal de vida.

Capítulo 203 (Último)

Paula dá a aula inaugural para a turma de Bia e Alvinho também assiste. Paula vai embora. No hospital, Álvaro diz a Débora que comprou a casa de Petrópolis para lhe dar, mas ela não demonstra reação. No Municipal, Ametista morre após assistir a um balé. Ataxerxes recebe um telegrama de pêsames do senador. Zé Diogo e Lídia se casam e Betsy pega o buquê. O senador vai ao casamento e convida Ataxerxes para se filiar ao partido e se candidatar nas próximas eleições municipais. Chico Treva viaja com Mário. Alvinho conta a Débora que ele, Bia e Helena foram com Álvaro a Pouso Triste e que viram Zeca Ventania. Clarinha visita Tide na prisão e eles se beijam. Lídia e Zé Diogo vão ao sítio de Mário e conhecem Beatriz, a menina que ele e Paula adotaram. Na casa de Petrópolis, Gerson e Eliana, Alma e Fernando e Álvaro e Helena se despedem de Débora, que está paralítica e vai para Londres com seu médico, para fazer um tratamento. Cinco meses se passam. Grávida, Helena vai com a família à tarde de autógrafos de Zé Diogo e fica feliz ao sentir o bebê se mexendo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s