Força de Um Desejo

Novela_Força_de_um_Desejo

Capítulo 1: A estrada de ferro chega a Santana. Abelardo, exímio cavaleiro, um dos filhos de Sobral, o Barão de Ouro Verde é encarregado de levar o carregamento de café direto para o trem. Um escravo morre nessa tarefa. Em casa, Helena, a Baronesa, recebe presentes pelo seu aniversário, inclusive um do marido, que não a deixa se aproximar de ninguém: grade na janela. Higino. Bárbara e Alice chegam à Santana no trem ostentando a sua riqueza e querem comprar tudo do Barão. Num jantar entre as duas famílias, Helena desmaia e Sobral reconhece Higino, que havia deixado a cidade há muitos anos. Inácio, o filho predileto, briga com o pai e resolve ir embora para a Côrte, Já no Rio, Inácio vê a bela Ester num camarote do teatro.

Capítulo 2:  Sobral dá mais responsabilidades para Abelardo. Inácio faz de tudo para ser apresentando à moça e é levado ao local onde estão as mulheres mais deslumbrantes do Rio de Janeiro – o salão de Ester, que homenageia os homens colocando um cravo em suas lapelas. Higino se recorda da sua paixão de infância, Helena, o motivo da sua rixa com Sobral. Inácio jura ao amigo Eugênio que não vai se apaixonar pela cortesã. Sobral permite que Helena vá à igreja. Higino hesita em abordar Helena na igreja; depois, investiga a vida do Barão. Num leilão de escravos, Inácio e Ester se encontram mais uma vez.

Capítulo 3:  Ester supõe que Inácio quer arrematar um escravo para dar-lhe de presente; ele irrita-se com a presunção dela. Idalina conversa com Alice e estimula o interesse que percebeu nela por Inácio. Helena e Higino se encontram à beira de uma cachoeira, depois que a carruagem dela quebra. Ester e Guiomar abrem os presentes que chegam diariamente para a cocote. Um deles é o escravo Jesus. Na fazenda Ouro Verde, a alma do escravo morto é encomendada num ritual africano; Sobral e Bartolomeu observam de longe. Foi Eugênio que mandou o escravo, mas Inácio não quer se aproveitar disso para reencontrar Ester. A tentação, porém, é mais forte; Ester coloca o cravo vermelho na lapela de Inácio.

Capítulo 4:  Quem ganha o cravo escolhe os vinhos, as iguarias, os aposentos e a companhia – informa Queirós. Menos uma, Ester, que só acolhe alguém em seu quarto por prazer. Para levar o café,. Abelardo precisa passar por caminho árduo; uma explosão e uma ponte derrubada coloca a tropa de mulas num impasse. Fazendo um esforço enorme, Abelardo e seu fiel cavalo Corisco conseguem embarcar o café no horário. Higino toma satisfações com Abelardo, que quebrou o portão e passou pela sua fazenda. Propõe um duelo e o herdeiro dos Sobral. Após tentar conversar com ela sem sucesso, Inácio presencia uma briga entre Ester e Ernesto, tenta interferir, mas a cortesã o repele. Depois, reencontra-a numa festa nos jardins da casa de Queiroz.

Capítulo 5:  Inácio tenta mais uma vez se aproximar de Ester. Helena pede que Abelardo não participe do duelo; ele pede como prova de amor maternal que ela não conte a ninguém. Para proteger o filho, se encontra com Higino. Alice e Bárbara arrumam a casa nova. Ester procura Inácio e ele convida-a para sair, completamente apaixonado. Sobral aparece no momento do duelo e quer assumir a briga; Abelardo não concorda. Na luta, mostra-se destemido, mas perde o duelo e, enfurecido por uma provocação de Higino dá-lhe uma surra com o florete. Um escravo de Higino, a mando dele, atira em Abelardo.

Capítulo 6:  Higino, para fingir-se inocente, mata o escravo. Sobral ampara e socorre o filho. Idalina propõe ajudar Alice na decoração da casa, desde que o genro não saiba. Bartolomeu, indignado com a morte do escravo, escreve artigo abolicionista. O médico, Xavier, garante que Abelardo escapa com vida, mas vai precisar conviver com uma bala encravada no osso. Sobral jura que Higino vai pagar pelos dois crimes. Inácio faz um piquenique com Ester, sem medo de ser visto com uma cocote. Sobral permite que Helena escreva para Inácio, mas queima a carta antes de enviá-la. O artigo de Bartolomeu causa furor na cidade. Inácio e Ester vão a um concerto em pleno Passeio Público. Abelardo é levado numa maca para tomar sol e ver o seu cavalo Corisco.

Capítulo 7:  Abelardo não montará mais – garante o médico. Inácio e Ester rodopiam numa valsa em pleno Passeio Público. Os anunciantes fogem do jornal, onde Bartolomeu publicou seu artigo abolicionista. Guiomar se preocupa com a repentina felicidade de Ester, que aceita todos os convites de Inácio, inclusive, passar três dias num hotel fora do Rio. Depois, pensa bem, ouve conselhos e temendo sofrer resolve não ir. Sai, sim, para a ópera com Queiroz e Carrazedo. Inácio manda um presente e Guiomar esconde. Higino vai à Ouro Verde para tentar ver Helena. Ester descobre o presente, uma jóia de estimação de Inácio, e, comovida, vai ao encontro dele. Um beijo é trocado; o amor acontece.

Capítulo 8:  Higino arma um plano para encontrar-se com Helena, com auxílio de Clemente. Ester usa a jóia que foi da avó de Inácio. Abelardo pensa em montar Corisco, mas desiste. Clemente assedia Zulmira. Sobral tem uma séria conversa com o filho a quem chama de “meu herdeiro” todo o tempo. Abelardo não demonstra surpresa e nem emoção ao saber que não vai mais montar. Depois, chora muito. Helena estranha o fato do filho mais velho não dar notícias, nem querer saber do irmão. Abelardo, sob o pretexto de visitar Inácio na Corte, pretende consultar um especialista sem que a família saiba. Barcelos corteja e dá presentes caros para Florinda. Sobral decide ir com Helena para a cidade. Higino intercepta a carruagem. Inácio se encontra com Abelardo na rua.

Capítulo 9:  Sobral e Higino brigam. Abelardo nada conta, mas Inácio percebe o problema; marcam encontro para depois. Alice e Idalina conversam sobre os netos da matriarca. Barcelos morre num acidente que envolve Florinda e o escravo Bento. Abelardo mente para o irmão todo o tempo, mascarando a verdadeira situação da fazenda; Trajano, que a tudo assiste, estranha. A atitude é explicada: Abelardo quer provar que, mesmo aleijado, pode tocar os negócios do pai, sem a interferência do irmão. Ester expulsa Guiomar da sua casa, mas depois voltam às boas. Florinda quer atrapalhar o velório de Barcelos, mas Ester interfere. Luzia e Clemente armam um plano para afastar Zulmira e permitir o encontro de Higino e Helena.

Capítulo 10:  Higino declara todo o seu amor por Helena e pede que ela interceda com o Barão para que ele venda a Ouro Verde. Luzia conta do encontro na senzala e Sobral tranca a mulher no quarto. Vitório se interessa por Palmira. Abelardo tenta montar Corisco, mas sente muita dor. Leopoldo conta para a filha que a fazenda está hipotecada. Zulmira briga com Luzia, que diz ser escrava de confiança do Barão. Higino tenta arrancar informações de Bartolomeu sobre a real situação da Ouro Verde. Juliana faz compras para o enxoval. Ester não faz sala para seus convidados e fica no quarto amando Inácio. Ele pede-a em casamento.

Capítulo 11:  Ester hesita, mas Inácio permanece firme na sua ideia de casamento, desde que consiga dinheiro. Alice vai visitar Juliana. Xavier medica Bárbara, que está com cobreiro, e Higino expulsa-o por ser tio de um abolicionista. Helena suplica que o marido venda a fazenda e ele fica mais irritado ainda. Idalina quer um vestido, mas não tem dinheiro para pagá-lo. Cristóvão tenta ajudar, mas Abelardo não consegue montar e resolve passear de charrete. Idalina sabe a real situação da fazenda e fica exasperada. Bartolomeu resolve se afastar do tio para não prejudicá-lo mais. Inácio vislumbra a possibilidade de casamento: ser preceptor em São Paulo até se formar. Alice e Abelardo se encontram. Idalina procura Higino.

Capítulo 12:  Idalina se propõe a ajudar Higino; ele confessa o seu amor por Helena, a única coisa que realmente quer. Ela dá a pista: quem comprar as letras no banco, que já estão vencidas, pode se considerar o dono da fazenda. Ester fica insegura com a proposta de Inácio, mas o amor fala mais forte. Abelardo se mostra fascinado por Alice. Mais comerciantes cancelam seus reclames no jornal, e Sobral decide ajudar Bartolomeu. Felício ouve a proposta de Higino, que quer comprar os títulos já vencidos. O noivo de Juliana morre na Guerra do Paraguai, ela pouco sente. Ester comunica a todas que trabalham no salão o seu casamento. Trajano conta para Abelardo a oferta de Higino ao banco.

Capítulo 13:  Abelardo jura que Higino jamais porá os pés na Ouro Verde; depois enfrenta o inimigo na cidade. Ester determina que Guiomar passará a tomar conta do salão e combina com Inácio casarem-se em São Paulo. Compra a roupa do casamento para o noivo. Idalina e Leopoldo vão a um baptizado em outra fazenda. Uma chuva forte cai: Abelardo, apesar de sentir muita dor, tem que tomar decisões sobre o café. O movimento é intenso na Ouro Verde para não perder a colheita e todos os escravos ajudam. Aproveitando a distracção de Luzia e a confusão, Helena foge com as suas jóias.

Capítulo 14:  Helena entrega as jóias ao banqueiro; ele não aceita e garante que vai dar mais prazo a Sobral. Ela volta à fazenda sem ser vista, febril e com muita tosse. Bartolomeu arma uma cena para provar que está brigado com o tio, e Higino permite que Xavier volte a ser o médico de Bárbara. Abelardo mostra-se optimista para o pai e promete começar a reconstrução do galpão no próximo dia.; com Helena é ríspido, demonstrando ódio. Felício comunica a Sobral que o banco vai dar-lhe novo prazo; Higino fica furioso. Jesus se despede com carinho de Ester. O jornal se recupera com a publicação do folhetim Noiva da Noite. A saúde da Baronesa está cada vez mais precária e Higino sofre. Trajano procura Inácio na Corte e ele decide voltar à Santana para ver a mãe; convida Ester para ir com ele.

Capítulo 15:  Ester acha que não é o momento de ser apresentada à família. Inácio parte prometendo voltar logo. Padre Olinto dá a extrema-unção para Helena; Abelardo pede desculpas à mãe que garante amá-lo. Inácio chega e é grande a emoção no reencontro; Helena pede que ele perdoe o pai e conta-lhe segredos do passado que envolvem traição, adultério e um bastardo. Higino bebe e decide entrar na Ouro Verde para ver a amada. Inácio jura à mãe que jamais revelará nada a Abelardo. Higino e Sobral se enfrentam; Abelardo saca a arma e Helena, nas últimas, intervém. Despreza Higino publicamente e expulsa-o. Sobral tenta se desculpar, mas Helena morre em seus braços, jurando-lhe amor. Pai e filho se reconciliam antes do enterro. Higino assiste ao sepultamento de longe. Alice, sua filha, olha fascinada para Inácio.

Capítulo 16:  Idalina vibra com o olhar de Alice para Inácio. No Rio, Ester espera a volta de Inácio sem saber ao menos onde é a fazenda. Higino, mais do que nunca, deseja ver Sobral arruinado e decide não mais deixar que ele passe com o café pelas suas terras. Inácio decide casar-se e tomar as rédeas da Ouro Verde, o que contraria os planos de Idalina, que sonha juntar o neto com a herdeira de Higino. Pede ao pai que aceite Ester sem fazer perguntas e Sobral concorda. Clemente quer forçar Zulmira a fazer amor. Idalina resolve sabotar todos os planos de Inácio e marca um encontro com Higino.

Capítulo 17:  Palmira leva comida para Bartolomeu e tenta saber algo sobre Sobral, sem sucesso. Idalina conta para Higino o trajecto que Inácio fará com o café; ele arma a emboscada e um tiro fere Trajano. Juliana disfarça o seu encantamento por Abelardo. Ester resolve comprar livros para os futuros alunos de Inácio e rebate com muita verve às agressões da vendedora; depois decide agradar o amado e fazer um vestido de noiva. Inácio escreve uma carta para Ester e pede que Dr. Xavier, que fará estágio no Rio, entregue a seu amigo Eugênio. Idalina finge passar mal.

Capítulo 18:  Idalina troca a carta de Inácio por uma que escreveu. Pereira se interessa por Juliana e propõe esquecer a dívida se Fabíola e Xavier permitirem que ele faça a corte à menina. Marta, sem perceber, coloca a carta que Idalina roubou da maleta do médico entre lençóis; a senhora fica louca procurando-a e ameaça as escravas com o tronco. Rosália resolve ler a carta antes de devolver, esconde em um livro na biblioteca e nunca mais encontra-a. Bartolomeu continua sem dinheiro. Ester lê a carta falsa, na qual Inácio conta que vai casar-se com outra mulher.

Capítulo 19:  Ester, vestida de noiva, vive o pior momento de sua vida e chora copiosamente. Alice enfrenta o pai, que, irado, desconta no escravo Raimundo, mandando-o para o pelourinho. À noite, ele foge. Mariano, filho de Xavier, manda notícias da Áustria e pede dinheiro. O médico autoriza Pereira a fazer a corte à menina; Bartolomeu arma um plano para fazer o comerciante desistir de se casar com a menina. Basta que ela finja ser esbanjadora, e Juliana assim o faz. Ester decide ir para a Europa. Idalina continua procurando a carta. Violeta desmaia ao saber que o ex-marido, agora chefe da Guarda Nacional do Rio de Janeiro, vai ao salão naquela noite. O escravo Raimundo sequestra Alice, amarra-a numa árvore, faz ameaças, mas Inácio chega para salvá-la. Entrega-a nos braços a Higino.

Capítulo 20:  Inácio agride Higino com palavras, e ele fica sem acção. Ester parte para a longa viagem. Guiomar decide ficar mais uns dias tomando conta do salão e encontrar-se com ela depois em Lisboa. Juliana estraga as camisas de cambraia de Pereira. Alice pede ao pai que mude as suas atitudes, porque deseja ser aceita na sociedade. Higino fica sabendo de uma reunião de todos os fazendeiros da região e aguarda ser convidado. Sobral pede a Ubaldo que restaure um retrato antigo de Helena; ignora Palmira. Alice confessa a sua paixão para Idalina, que exulta. Inácio estranha a falta de notícias de Ester e decide ir à Corte no sábado; Idalina arma um plano com Clemente. Juliana prepara um jantar para Pereira só com ingredientes caríssimos, misturas estranhas e pratos exóticos, que fazem o pretenso noivo desmaiar e desistir do casamento. Higino vai à reunião sem ser convidado.

Capítulo 21:  Higino pede desculpas e garante a todos o direito de passagem do café pelas suas terras. Clemente mente para Inácio sobre problema com as mulas; o rapaz desiste da viagem. Marta arde em febre culpada pelo sumiço da carta. Guiomar decide dar nova oportunidade a Florinda. No jornal, uma nota plantada por Queiróz avisa que Ester viajou e bem acompanhada. Higino quer uma recordação de Helena. Pereira trapaceia e vende um enxoval para Bárbara dizendo ser de Napoleão e Josefina. Luzia provoca Zulmira. Palmira se ressente da falta de atenção do Barão e decide virar amante de Higino. Idalina quer mandar alguém de confiança para separar de vez o neto da amada; escolhe Pereira, sobre quem já descobriu os truques para enganar os fregueses.

Capítulo 22:  Pereira concorda, desde que Idalina compre o seu estabelecimento. Na estalagem, Higino provoca Bartolomeu; Palmira tenta uma aproximação, mas é rechaçada. Clemente não deixa Cristóvão descansar e Zulmira quase cede às suas pressões. Idalina pretende usar as jóias de Helena para pagar a Pereira, mas Inácio impede. Sobral ajuda Palmira para que ela tente a vida na Corte. Abelardo sofre calado. Leopoldo retira dinheiro do banco, esconde, mas Idalina acha e fecha negócio com Pereira, que parte para o Rio na mesma carruagem de Palmira. Clemente castiga Cristóvão, com a anuência de Idalina: sem pão, nem água até dizer onde está a carta. Higino sonha com a presidência da associação dos fazendeiros e com o baronato e decide dar uma grande festa para comemorar o aniversário de Alice. Pereira chega ao salão de Ester e pega um cartão na entrada. Alice visita a Ouro Verde.

Capítulo 23:  Alice e Bárbara querem agradecer e pedir que Idalina ajude na grande festa. Inácio trata-as friamente. Florinda vai com Pereira até a casa de Sobral onde ele está hospedado e os dois armam um plano contra Ester e Inácio. Cristóvão sofre no tronco. Marta se sente culpada. Rosália assume a perda da carta e Idalina releva. Problema das mulas resolvido, Inácio decide partir para a Corte. Abelardo mal consegue disfarçar a sua paixão por Alice, mas se sente complexado. Palmira está hospedada na pensão de estudantes e procura emprego. Florinda obriga Violeta a ajudá-la no seu plano com Pereira. Inácio chega ao salão, Florinda inventa uma desculpa e tira Guiomar da casa, Violeta mostra o jornal e ele fica desesperado. Pereira comemora e promete voltar para se casar com Florinda; dá as boas novas para Idalina, que quer saber o nome da mulher.

Capítulo 24:  Pereira desconversa e a chegada de Inácio arrasado confirma que o trabalho foi realmente feito. Leopoldo compra a bodega. O português parte com uma maleta cheia de dinheiro. Inácio conta a sua desdita à Abelardo. Clemente manda Zulmira para a plantação com os outros escravos. Florinda se despede do salão, rouba o dinheiro de Pereira, que viaja para tentar nova vida, agora que está teso. Violeta desaparece, Noêmia fica grávida e Guiomar precisa adiar duas vezes a sua viagem. Ester volta da Europa. Sobral, pressionado pelos filhos, decide viajar com Bartolomeu e Inácio para a Corte. Abelardo procura Juliana para que ela o ajude a ensaiar uma valsa; ela, apaixonada, aceita com prazer a tarefa. Ester não se esqueceu de Inácio e jura vingança.

Capítulo 25:  Ester garante: a vingança é a única coisa que pode dar sentido à sua vida. Antes de voltar para Santana, Inácio pára por minutos na porta do salão, relembra momentos de felicidade e vai embora enojado ao ver um grupo alegre de homens chegando. Zulmira é obrigada por Clemente a lavar os cavalos. Higino quer a todo custo saber os motivos da ida de Sobral à Corte. Ester usa todos os seus contactos, mas tem dificuldades para descobrir onde mora a família de Inácio. Queiroz vai à casa de Sobral encontrar-se com Bartolomeu e com Lourival. Ester se oferece para ir junto, ainda obstinada por descobrir algo. Inácio fica furioso porque Idalina está ajudando a família Ventura. Sobral fica hipnotizado por Ester.

Capítulo 26:  Ester faz gênero casta para conseguir informações do austero Lourival. Sobral tenta aproximar-se. Queiroz, para se tornar sócio de Bartolomeu, exige que ele escreva um texto sobre o seu assunto predileto: mulheres. No dia seguinte, Ester mascara o salão para receber o carola Lourival, mas nada consegue saber. Bartolomeu tenta, mas não se inspira para escrever sobre as mulheres da Corte. Higino oferece um lugar em sua carruagem para Idalina, que também deseja ir ao Rio. Ester decide contratar um detective particular. Abelardo desabafa com Juliana: não sabe se vai à festa ou não. Sobral faz perguntas a Queiroz sobre Ester.

Capítulo 27:  Queiroz nada revela da vida de Ester, somente que ela acabou de ter uma decepção amorosa e quer vingança, e percebe o interesse de Sobral. Clemente insiste com Inácio que ele deve vender escravos, mas o rapaz não concorda. O detective Albano procura informações de Inácio, de quem carrega uma foto, e sempre pede mais dinheiro a Ester, para desespero de Guiomar. Bárbara descobre que Zelito é quem passa notícias sobre a Ouro Verde, adverte-o e deixa-o devedor da sua benevolência. Abelardo propõe ser par de Juliana, para que assim tenha desculpa para ir ao aniversário de Alice. E ainda, que ela ajude-o a escolher uma jóia. Zulmira trabalha duro, mas não cede aos caprichos de Clemente. Queiroz diz a Ester que Sobral, embora nem saiba, está apaixonado por ela. Ester procura o Barão.

Capítulo 28:  Sobral, que se pune por não ter perdoado Helena, não ajuda Ester que só procurou-o para saber informações. Ela se irrita e vai embora intempestivamente; Sobral ainda tenta pedir desculpas. Clemente tenta estuprar Zulmira, que reage. Ester tira muito dinheiro do banco e tem um encontro com alguém que pode dar informações; Guiomar e Queiroz tentam dissuadi-la. Jesus acompanha Ester. Idalina faz compras e entedia Sobral com sua conversa. Quando Sobral sai, Higino chega à casa e oferece sociedade a Bartolomeu, desde que ele leve o Barão à festa. O jornalista recusa-se a ajudá-lo. Ester é atacada e Jesus tudo faz para defendê-la. Inácio se revolta porque Idalina foi à corte com Higino e por Abelardo querer ir à festa. Ele desiste e Juliana também. Sobral segue Jesus até a porta da casa de Ester.

Capítulo 29:  Ester se recupera, cercada das meninas do salão. Inácio vai à cidade receber um pagamento, mas Higino arma um golpe com o auxílio de um empregado que poucos conhecem. Sobral resolve entrar na casa de Ester. Higino teme que ninguém vá ao seu baile e para se acalmar pede que Alice toque a música predilecta de Helena. O banco é assaltado no momento em que Inácio faz o seu depósito. Trajano registra o anel que o bandido usa. Bárbara flagra o marido rezando no túmulo da rival. Ester revela a sua verdadeira vida para Sobral, que fica chocado. Bárbara se recusa a participar da festa. Inácio e Trajano planejam desmascarar o bandido e o mandante naquela mesma noite.

Capítulo 30:  Sobral fica petrificado com tudo o que vê no salão de Ester. Na Morro Alto, Higino recebe na porta alguns convidados; Alice convence a mãe que ela deve fazer o pai se orgulhar, mas Bárbara quer vingança: coloca um vestido extravagante, grita e bebe champanhe no gargalo. Juliana preparou um jantar de gala para Abelardo, que, repentinamente, decide dar um pulo na festa só para entregar o presente. Inácio chega no baile e surpreende o irmão. Zulmira é picada por uma aranha colocada em seu leito. Trajano chega na festa e reconhece Waldir pelo anel e pela voz; Inácio dá um soco em Higino. O tumulto se generaliza. Inácio leva o jagunço até o delegado, mas ele dá um jeito de deixar cair o anel no chão. Sem provas, Higino é vitorioso. Abelardo declara o seu amor para Alice.

Capítulo 31:  Alice decide pensar se aceita a corte de Abelardo. Higino releva a atitude de Bárbara, pede até desculpas por ter ido ao túmulo, só para manter as aparências, importante para os seus planos de ascensão social. Clemente pressiona Inácio para vender escravos; Zulmira teme ser mandada para o leilão. Idalina convida Juliana para trabalhar na loja. Queiroz encoraja Sobral a se relacionar com Ester. Alice vai aceitar a corte de Abelardo só para ficar mais perto de Inácio – confidencia isso a Idalina, que aprova totalmente. Zelito deixa escapar que está indo junto com Vitório à Corte depositar dinheiro; Luzia conta para Clemente, que faz jogo duplo. Ester recebe uma proposta de Rangel, um ourives muito rico, sabedor que ela está em situação financeira precária.

Capítulo 32:  Rangel oferece casa, escravos, jóias e viagens, mas Ester não aceita. Clemente libera Zulmira da lavoura. Inácio e Abelardo armam um plano para pegar Vitório e recuperar o dinheiro. Albano quer mandar homens investigar em toda a província, mas Ester não tem dinheiro suficiente para a empreitada. Idalina dá carta branca a Clemente para vender os escravos que quiser e ele coloca Dario e Marta na lista. Bartolomeu desiste de escrever o artigo; Queiroz decide levá-lo ao salão para que ele conheça mais sobre o assunto mulher. Abelardo atrasa a saída da diligência para que o delegado possa dar voz de prisão a Vitório na manhã seguinte. Zulmira cede ao assédio de Clemente, mas ele cruelmente promete devolver somente uma das crianças.

Capítulo 33:  Zulmira tem que escolher e fica desesperada.; implora piedade a Idalina que nem escuta. Ester decide voltar atrás e aceitar a proposta de Rangel, só para ter dinheiro para continuar as buscas. Bartolomeu surpreende Queiroz: há vinte anos não sai com uma mulher, pois está esperando uma que ame. Abelardo e Cristóvão seguem a diligência; Inácio pega um atalho para encontrar Trajano e o inspector que devem interceptar Vitório e Zelito. Zulmira decide proteger Marta e deixar Dario ir embora; na hora da partida, a menina se oferece para ir no lugar do irmão. O inspector revista e nenhum dinheiro é encontrado em poder de Vitório. Bartolomeu decide voltar para Santana. Sobral arremata Ester num leilão com o ourives e sobe até o quarto dela.

Capítulo 34:  Sobral assina o cheque e se despede confessando o seu amor por Ester, a quem não deseja a mesma vida movida a vingança como a dele. Cristóvão ameaça matar Clemente, mas Zulmira impede. Higino pede a Waldir uma escrava bonita para satisfazer os seus desejos. Sobral decide voltar para Santana; quando Ester sabe que ele vendeu a casa para Queiroz, decide devolver-lhe o cheque, oferecendo também o seu amor e aceitando a proposta de casamento. Alice concorda com a corte de Abelardo e os dois combinam de se encontrar sempre na casa de Juliana ou de Trajano. Bartolomeu faz compras na loja de Idalina a mando do Barão, mas nada revela. Sobral e Ester se casam e partem para a vida nova. Inácio e Ester cara a cara no salão da Ouro Verde.

Capítulo 35:  Ester alega estar cansada para justificar a palidez; Inácio ironiza; Idalina detesta a nova mulher de Sobral; Abelardo e Leopoldo são gentis. Palmira se oferece para trabalhar no salão e Guiomar aceita. Inácio desabafa com Trajano e diz que Ester sempre foi uma oportunista. Clemente implica com Jesus; Luzia revira os olhos. Higino fica furioso com o casamento e reafirma a sua promessa de acabar com Sobral. Abelardo e Inácio se encontram na casa de Trajano e o caçula disfarça temendo ser visto com Alice. Jesus investiga sobre Inácio e conta tudo para a sua patroa. No salão de Ester acontece um jogo de pôquer. Uma família modesta – Olívia, que está grávida, Lauro e Manoel – se vê em apuros, quando a charrete quebra na porta do salão. Palmira se oferece para Queiroz. Higino convida Sobral para um licor. Inácio aproveita que Ester está só no quarto e vai procurá-la.

Capítulo 36:  Os dois se acusam mutuamente; em determinado momento, Ester percebe que houve uma trama para afastá-los. Inácio não acredita e exige que ela mostre a carta em que anunciava o seu casamento. Olívia é socorrida no salão, que se movimenta em função do alto jogo de pôquer. Lauro, um ex-viciado, não resiste à tentação. Na mesa de jantar na Ouro Verde, Ester e Inácio tentam disfarçar a tensão. Ao final, o filho chama o pai para uma conversa e Sobral surpreende Inácio ao contar que Ester era cocote e que tinha se decepcionado com alguém por quem era muito apaixonada. E arremata: morreria se perdesse novamente a mulher. Lauro perde tudo o que tem, passa mal na última jogada e entrega as cartas para Olívia continuar na mesa. Ela assume o papel corajosamente, embora não saiba jogar.

Capítulo 37:  Olívia, com dinheiro emprestado de Queiroz, ganha no jogo de pôquer. Clemente e Jesus se encaram. Sobral não aceita provocações de Idalina sobre a família de Ester. Abelardo mais uma vez pede a ajuda de Juliana para comprar um presente para Alice. Olívia e Queiroz foram cúmplices na missão de enganar os outros jogadores. Perseguida por um dos perdedores da noite anterior, ela se esconde no carro que está levando Palmira de volta à Santana. Alice se entedia com Abelardo. Ester vai à cozinha e conhece os escravos, inclusive Dario, a quem promete dar aulas. Luzia paparica Ester, mas a baronesa reafirma a sua vontade de ser servida por Jesus. Inácio insulta a amada; ela beija apaixonadamente Sobral só para irritá-lo.

Capítulo 38:  Guiomar planeja trazer de volta Hermínia Montez, a mais famosa das cocotes, que havia abandonado os salões. Inácio provoca Ester e Idalina percebe. Cristóvão promete descobrir o paradeiro do comprador de escravos. Luzia segue-o a mando de Clemente. Palmira está de volta à Santana; Olívia se hospeda na estalagem. Ester não sabe até quando aguentará as agressões de Inácio – pelo menos, assim confidencia a Jesus. Luzia rasga as folhas de registro para Cristóvão não descobrir o paradeiro do comprador. Higino faz gênero humilde para todos em Santana. Idalina despede Juliana e Olívia consola-a. Mariano chega à cidade. Bartolomeu volta para a casa do tio. Olívia planeja novo golpe. Inácio obriga Ester a entregar uma carta que ela havia escondido na roupa.

Capítulo 39:  Ester não entrega a carta. A família do Dr. Xavier festeja a chegada de Mariano, que devolve ao pai todo o dinheiro investido em seus estudos. Na Corte, Hermínia abrilhanta o salão. Inácio teme que seu pai não seja eleito presidente da associação se o passado de Ester vier à tona. Higino posa de liberal até para Inácio e Trajano. Ester pede que Zulmira seja a sua mucama. Sobral repreende Clemente por ter colocado Jesus para cortar grama no jardim. Mariano revê os amigos em Santana. Três escravos fogem e Vitório tortura o velho Damião, para horror de Zelito. Mariano se oferece para examinar Abelardo, já que é um especialista no assunto. Olívia convence Juliana a mostrar-lhe o registro de nascimento, para que seja usado numa simpatia, mas a chegada de Bartolomeu arrefece o entusiasmo da golpista.

Capítulo 40:  Bartolomeu exige que Juliana guarde o documento. Abelardo hesita em ser examinado por Mariano, mas depois acede. Zulmira e Ester se dão muito bem; Jesus se encanta com a nova mucama. Higino dá uma entrevista para o jornal de Santana condenando os castigos corporais em escravos; na Morro Alto, Damião continua a ser torturado. Olívia percebe o amor de Juliana por Abelardo. Na Corte, Guiomar pede que Queiroz ajude na renovação do aluguel. em troca ela promete dar uma mão para apressar a noite dele com Hermínia. Damião está morto e Hilário manda que sumam com o corpo; Zelito e Luzia assistem escondidos. A escrava conta tudo para Inácio. Olívia, para espantar rumores, aceita trabalhar na loja. No primeiro dia, ouve as confidências de Alice para Idalina.

Capítulo 41:  Olívia descobre que Inácio é a grande paixão de Alice, conta para Juliana e promete ajudá-la. Mariano dá esperanças para Abelardo. Inácio planeja desmascarar Ventura com a ajuda do médico. Zulmira conta as suas tristezas para Jesus; ele conta para o Barão que Marta foi vendida. Idalina e Leopoldo mostram Santana para Ester. Olívia fica amiga da baronesa e ela a convida a visitar a Ouro Verde. Luzia alerta Clemente; ele procura Idalina. Higino comemora a publicação de sua entrevista. Olívia e Juliana passam pelas ruínas e vêm Vitório e Waldir; Inácio e Mariano chegam logo depois. Um tiroteio acontece. Higino chega ordenando cessar-fogo e culpando Vitório pela morte do escravo. Idalina assume ter vendido Marta; Sobral rompe com a sogra. Olívia, ferida, é socorrida por Mariano.

Capítulo 42:  Olívia e Mariano sentem uma atracção imediata um pelo outro. Sobral e Ester prometem ajudar Zulmira. Higino dá dinheiro a Vitório e pede que ele se afaste por uns tempos. Olívia não quer mostrar seu corpo e finge não sentir mais dor. Aceita ser cuidada por Rosália, que se surpreende ao ver as marcas nas costas da moça. Bartolomeu promete colocar anúncio para encontrar Marta. No salão acontecem os preparativos para o baile de máscaras; Hermínia some e Guiomar se desespera; a noite com Queiroz é a garantia da renovação do contrato. Resolve chamar um artista, Figueirinha, que imita a cocote com perfeição, para enganar o comendador. Jesus e Zulmira se beijam. Ester pede que o Barão tire Jesus do dormitório comum da senzala; Clemente alerta que pode causar uma rebelião. Ester dá a carta de alforria ao seu escravo.

Capítulo 43:  Jesus passa a ser um empregado da fazenda. A verdadeira Hermínia volta para o salão e Queiroz arranca a máscara do actor e todos riem debochadamente. Injuriado, o Comendador prepara a vingança. Abelardo decide fazer a operação. Os escravos comemoram a libertação de Jesus; Clemente fica furioso; Luzia, invejosa, sonha com a sua alforria. Olívia e Mariano se beijam. No salão, acontece a reunião para a renovação do contrato de aluguel, que é interrompida pela chegada das esposas de Carrazedo e Ramalho. O salão é fechado e as cocotes se dispersam. Mariano conta os seus planos de morar em Lisboa; os olhos de Olívia brilham. Higino faz amor com Luzia no quarto de Palmira na estalagem. Guiomar chega na Ouro Verde.

Capítulo 44:  Guiomar é apresentada como a preceptora de Ester, embora nem disfarce o seu jeito espalhafatoso. Trajano alerta Bartolomeu que o artigo abolicionista que escreveu pode ser o fim do jornal. Guiomar e Inácio se esbarram no corredor e não entendem nada. Higino finge concordar inteiramente com as idéias do jornalista. Sobral e Inácio se emocionam no momento da operação de Abelardo. Guiomar lembra-se que guardou o bilhete falso, embora não saiba onde. Juliana pretende desmascarar Alice. Mariano consegue retirar a bala e Abelardo começa o processo de recuperação. Sobral dá um ultimato à Idalina: não quer mais ouvir a voz da sogra e seus comentários maldosos. Guiomar passeia na vila e reconhece Olívia. Mais uma vez, Idalina se alia a Higino para impedir que Sobral resgate a hipoteca da fazenda.

Capítulo 45:  Higino pede que ela dê todos os detalhes sobre a safra de café da Ouro Verde. Olívia e Guiomar prometem segredo sobre o passado das duas. Felício pede ajuda de Ester para a organização de um almoço, quando será formalizada a Associação Comercial de Santana. Luzia e Higino se encontram novamente no quarto de Palmira, que fica superhumilhada mais uma vez. Mariano pede Olívia em casamento. Guiomar decide se hospedar na estalagem até a eleição, para que Idalina não estrague tudo. Abelardo, depois de algumas tentativas frustradas, consegue andar sozinho. Higino oferece-se para resgatar a dívida de Sobral no banco. Depois, aborda Ester na rua e, vendo a cena de longe, Inácio conclui que os dois são cúmplices num golpe contra Sobral.

Capítulo 46:  Ester trata Higino secamente. Palmira reconhece Guiomar, mas também não tem interesse em revelar o passado. Higino compra um par de sapatos para Luzia, Palmira registra e manda um recado para Bárbara procurá-la. Alice nem percebe que Abelardo está andando sem a bengala e vai embora sem realizar o maior desejo do rapaz: uma dança com ela. Olívia aceita o pedido de casamento, mas depois se arrepende. Higino arma o seu bote junto com Domingos, que vai à Ouro Verde fingindo-se comprador de café e oferecendo o dobro pela safra. Diz que tem uma carta de importante figura da corte. Sobral, alertado por Ester, não cai na história, mas finge aceitar o negócio, somente para desmascarar o inimigo. Os homens de Higino sequestram Herculano, o verdadeiro comprador do café, e deixam-no em local distante. Sobral parte sem revelar o destino para os filhos prometendo voltar no dia seguinte na hora do encontro no banco. Inácio desconfia e acusa Ester.

Capítulo 47:  Ester fica transtornada com as acusações de Inácio, e expulsa-o do quarto. Palmira conta a Bárbara que ela está sendo enganada. Idalina fica indócil sem saber onde o genro foi. Ventura comemora antecipadamente o seu golpe: sem comprador para o café, Sobral terá que vender a Ouro Verde. Jesus leva Zulmira para passear na Vila e compra um xale na loja de Idalina, que fica furiosa, mas não resiste aos cobres. Jesus avista Domingos; Ester planeja, com a ajuda de Guiomar, roubar a carta falsa que ele tem em seu poder. Luzia chega na estalagem e Palmira manda avisar Bárbara, que fica vigiando. Olívia seduz Domingos; Guiomar rouba a chave do quarto do falso comerciante de café.

Capítulo 48:  Ester espera dentro do carro. Olívia tantas faz que acaba trancando Domingos na sacristia da igreja. Inácio continua desconfiando de Ester, mais ainda quando Felício informa-o que Higino quer resgatar as letras. Bárbara espera o marido no bar, mas Waldir encontra uma maneira de avisar ao patrão. Idalina escuta Abelardo contar para Cristóvão que pensa em desistir de seu amor. Higino foge vestido de monge. Guiomar se engana e com a carta na mão se dirige para o carro de Higino; Inácio tudo vê, mais uma vez de longe, e tem certeza que o inimigo mandou uma carta para Ester. Bárbara dá o flagrante, mas é Waldir que está com Luzia. Inácio decide pegar a carta, que ele tem certeza ser a prova que precisa para desmascarar Ester. Higino ameaçador exige saber onde Bárbara estava até aquelas horas.

Capítulo 49:  Bárbara pede perdão ao marido. Abelardo sai para levar o café. Inácio transtornado revista o quarto de Ester. Ela clama que nem conhece Higino; Inácio cada vez com mais ódio tranca-a no banheiro. Em vez da carta, encontra uma caixa com a pulseira e a foto que tiraram juntos. Mariano exige uma resposta de Olívia; Guiomar promete ajudá-la a conseguir documentos. Ester tenta impedir Higino de chegar ao banco; ao mesmo tempo Jesus encontra com Sobral e policiais na estrada. Na hora do banco fechar, Ester chega e mostra a carta falsa; Sobral entra logo depois com as provas contra o falso comprador. Domingos nega, no entanto, conhecer Ventura. No último minuto chega Feliciano. Tudo termina bem. Inácio espera Ester em seu quarto e pede perdão.

Capítulo 50:  Inácio olha Ester com todo amor. Bárbara se decepciona porque não será a dona da Ouro Verde; Higino garante que é uma questão de tempo. E não perde a esperança de ser eleito presidente da Associação. Olívia, com auxílio de Guiomar, convence o padre a baptizá-la, para que tenha assim, um documento. Sobral interrompe a conversa de Ester e Inácio para que todos tirem fotografias. Idalina aconselha Alice a se aproximar mais de Abelardo. Inácio e Ester morrem de desejo, mas nem pensam em desrespeitar Sobral. Abelardo sofre por não ter ainda coragem de montar Corisco. Abelardo recebe bilhete de Alice, mas não vai ao encontro. Começa a festa da Associação. A apuração mostra-se difícil, mas Sobral ganha. Trajano, que já sabe de tudo, investiga com Xavier o paradeiro da carta enviada por Inácio.

Capítulo 51:  Trajano não descobre nada. Ventura fica furioso por perder a eleição. Alice cumprimenta Inácio, que trata-a friamente. Resolve investir em Abelardo. Bartolomeu espezinha Guiomar e suas idéias europeias. Inácio escreve para Eugênio, ainda para saber alguma pista da carta trocada. Felício sugere que Sobral seja magnânimo e convide Ventura para a festa de posse a ser realizada na Ouro Verde. Bartolomeu pensa com raiva em Guiomar. Jesus se oferece para fazer a faxina do salão de Gaspar, e ele aceita. Abelardo em intensa integração com o seu cavalo Corisco. Olívia é baptizada, manda Mariano marcar o casamento e pede demissão da loja de Idalina. Inácio recebe carta de Eugênio e conclui que quem trocou os bilhetes não sabia o nome de Ester.

Capítulo 52:  Todos comemoram o futuro casamento de Mariano e somente Bartolomeu é mais resistente à idéia. Olívia pede a Mariano para levar Guiomar para Europa e ele concorda. Inácio conta da carta para Bartolomeu, sem revelar o nome de Ester, claro. Abelardo sente muito medo de montar Corisco. Alice convida Abelardo para uma conversa e declara-se completamente apaixonada pelo rapaz, que cai na sua conversa. Ester empresta livros sobre Portugal para Guiomar, que esnoba Bartolomeu dando-lhe um livro em francês, fingindo ler em todas as línguas. Luzia e Zulmira se estranham e Clemente se diverte. Sobral, para não convidar Ventura, muda a festa da posse para a casa de Felício. Alice e Abelardo passeiam na Ouro Verde e ela dá cartada definitiva: quer que ele fale com o pai da sua paixão e que a acompanhe na festa.

Capítulo 53:  Abelardo propõe que Alice rompa definitivamente com a própria família. Bárbara permanece prostrada. Mariano e Olívia escolhem vestido de noiva na loja de Idalina, obrigando-a a atendê-los pessoalmente. Nenhuma das meninas que trabalharam no salão sabem do destino do bilhete falso. Alice convence Abelardo a manter em segredo por mais um tempo o namoro dos dois. Olívia dá um belo xale de presente para Rosália. Alice vê anúncio no jornal, no qual se procura uma escrava branca. Mariano diagnostica: Abelardo tem um bloqueio emocional que o impede de montar. Vitório leva Xavier para Santana e conta-lhe algo que deixa o médico transtornado. Todos estão na casa de Felício para a posse. Antes de dividir com Inácio a sua preocupação, Xavier tomba morto.

Capítulo 54:  Mariano decide adiar o enterro porque deseja examinar o corpo. Na Ouro Verde, todos estão tristes com a morte de Xavier, menos Idalina. Na cidade todos comentam a conduta de Mariano de fazer a autópsia em Valença e a suspeita de assassinato. Guiomar se preocupa com o adiamento do casamento. Jesus consegue um pouco mais de dinheiro vendendo o jornal de Bartolomeu em outras cidades e coloca anúncios nos jornais da corte para encontrar Marta. Palmira se vangloria mostrando um bilhete mandado por um comendador. Higino começa a desconfiar das saídas de Alice. Bartolomeu provoca Guiomar; Palmira segreda-lhe que o jornalista não está com uma mulher há 20 anos. Inácio conta para Abelardo das cartas trocadas. Mariano decide encontrar quem envenenou o seu pai.

Capítulo 55:  Foi veneno que matou Dr. Xavier, conclui Mariano. Luzia provoca Zulmira e leva um tapa. Higino manda Waldir seguir Alice. Ester e Inácio mentem para Sobral, que interrompe uma conversa sobre a carta desaparecida; Abelardo fica intrigado. Diva conta para Juliana que Xavier voltou da Morro Alto com Vitório. Abelardo dá Corisco de presente para Alice, que fica irritada e começa a discutir com ele; Waldir interfere e atira para o chão; a charrete da moça parte desgovernada. Sem perceber, Abelardo monta em Corisco e salva Alice. Guiomar decide publicar um anúncio procurando mulheres para um homem virgem com as características de Bartolomeu. Mariano decide não viajar mais e estranha a reacção de Olívia. Zulmira conta a Ester que Dr. Xavier antes de viajar esteve com Idalina, dia em que ela perdeu uma carta.

Capítulo 56:  Zulmira conta tudo, até que a carta foi escondida na biblioteca, mas desapareceu. Abelardo suborna Waldir para que ele nada conte do seu namoro com Alice. Todos comemoram na Ouro Verde a plena recuperação de Abelardo, que chega galopando Corisco. Inácio tem quase certeza que Idalina é a responsável pela troca da carta. Sobral e Higino se enfrentam na primeira reunião da Associação Comercial. Palmira garante a Vitório ter um bilhete com uma proposta de casamento de um homem importante; Guiomar percebe que ela roubou o bolinho de bilhetes do salão de Ester. Olívia ajuda-a num plano de revistar o quarto de Palmira. Bartolomeu fica furioso com o anúncio. Mariano vai à estalagem em busca de Vitório. Higino surpreende Olívia no quarto e fica seduzido por sua beleza.

Capítulo 57:  Olívia disfarça; Higino fica fascinado. Vitório diz a Mariano que nada de importante conversou com Dr. Xavier. Luzia se esconde debaixo da cama para não ser descoberta por Olívia, quando ela retorna para mais uma revista. Ao encontrar a carta, Olívia comemora e Luzia ouve o nome de Idalina. Bartolomeu tem um ataque com Guiomar. Luzia passa a informação incompleta para Idalina e pede a sua alforria. Inácio quer comparar as caligrafias e pede que a avó escreva um bilhete, alegando estar com a mão machucada. Idalina lembra-se das palavras da escrava e dá um jeito de Leopoldo substituí-la. Revista a casa e a loja, queimando depois uma pilha de papéis por elas escritos. Sobral marca um grande baile para apresentar Ester à sociedade. Idalina machuca de propósito com uma faca a sua mão direita.

Capítulo 58:  Idalina diz que se machucou ao descascar uma laranja. Inácio não acredita. Luzia finge ter passado a noite com Jesus e Zulmira acredita. Juliana e Olívia armam plano para desmascarar Alice. Luzia só conta onde a carta foi encontrada se Idalina pagar a sua alforria; ganha no momento só uma moeda de ouro, que guarda num esconderijo no chão da biblioteca. Todos em Santana querem saber quem é o homem virgem de 40 anos. A Morro Alto está sendo arrumada para a reunião; Rodrigo, um jovem membro da Associação que apoia as idéias de Higino, se encanta com Alice; Sobral é voto vencido: o primeiro dinheiro arrecadado será para a construção de uma sede, proposta de Higino. Juliana atrasa Abelardo; Olívia intercepta Alice. As duas conseguem fazer Abelardo ouvir Alice demonstrando toda a sua falsidade. O rapaz fica arrasado.

Capítulo 59:  Abelardo termina tudo com Alice, sem revelar os motivos. Rodrigo pede autorização a Higino para cortejar Alice; ele não só concorda, como faz gosto, e manda depositar 300 contos de réis no banco como dote. Clemente ajuda Higino no seu plano de derrubar definitivamente Sobral. Idalina decide vender o negócio por 30 contos e ninguém aparece para comprar; já curada, recusa-se a escrever qualquer coisa. Olívia descobre o passado de Ester e torna-se sua aliada. Zulmira finalmente acredita em Jesus. Olívia termina tudo com Mariano, que não pretende mais sair do Brasil. Juliana volta a trabalhar no empório, para ajudar Ester. Idalina recebe jóias e cópias delas para vender. Inácio descobre que a avó recebeu um recado de Pereira, na época da troca das cartas. Olívia mostra as suas costas para Mariano.

Capítulo 60:  Mariano reitera o seu amor e pedido de casamento. Além do bilhete, Idalina recebeu uma chave de Pereira – apura Inácio. Sobral organiza a grande festa na Ouro Verde. Higino faz galanteios para Olívia. Rodrigo pede autorização a Sobral para ser acompanhado na festa por Alice; Abelardo fica chocado ao saber que eles estão namorando. Jesus recebe uma carta, dando pistas de Marta e resolve viajar para a Corte. Idalina vende o anel falso de brilhantes para Rodrigo e planeja vender o broche durante a festa à noite, com a ajuda de Yvette. Olívia descobre isso e arma com a empregada para desmascarar a patroa. Começa o grande baile na Ouro Preto. Guiomar insinua para Luzia que Bartolomeu pode ajudá-la a conseguir a alforria. Olívia confidencia a Ester que naquela noite conseguirão um bilhete manuscrito de Idalina.

Capítulo 61:  O baile prossegue. Ester examina o anel que Rodrigo deu à Alice e diz ser falso; Idalina escreve um bilhete pedindo a Yvette que traga o verdadeiro, guardado no cofre do empório. Luzia tenta seduzir Bartolomeu, sem muito sucesso. Inácio consegue pegar o bilhete. Idalina é salva do vexame público, porque troca a cópia pelo verdadeiro, que é avaliado no meio do baile por um dos convidados, um importante joalheiro. Ester e Inácio comprovam que a caligrafia do bilhete falso é realmente de Idalina. Rodrigo briga com Alice, que só tem olhares para Inácio, e vai embora; Abelardo recusa-a se a dançar a quadrilha com a herdeira dos Ventura. Higino e Clemente conspiram. Inácio conta ao pai a manobra da avó para afastá-lo da mulher amada, sem declinar o nome, e Sobral expulsa Idalina de sua casa.

Capítulo 62:  Idalina defende-se e jura que fez tudo por amor ao neto, que não poderia se unir a uma qualquer; Sobral garante que ela não pisará mais na Ouro Verde. Alice devolve o anel a Rodrigo, que resolve voltar para São Paulo. Felício hospeda Idalina e Leopoldo em sua casa; Trajano não concorda muito com a postura do avô. Idalina vibra com o dote de Alice e continua planejando casá-la com Inácio. Clemente se prepara para o golpe contra Sobral, espalhando algo dado por Higino na plantação. Olívia prepara uma surpresa para Mariano, que vive preocupado com o futuro de Juliana; chantageia Idalina e tenta comprar o empório por oito contos de réis. Inácio propõe a Ester contar toda verdade para Sobral.

Capítulo 63:  Ester pede um tempo para pensar. Idalina aceita a proposta; Juliana se comove com a atitude de Olívia. Sobral concorda, a contragosto, que Ventura entre na sua casa para uma reunião da associação. Jesus volta da Corte sem Marta; Zelito diz que há possibilidade dela ter sido comprada pela Morro Alto. Abelardo não se rende aos encantos de Alice num encontro casual. Idalina desesperada desconfia que a paixão de Inácio pode estar em Santana; procura Luzia para saber do bilhete. Chove muito, Jesus e Zulmira são obrigados a ficar mais tempo na Morro Alto; testemunham a aflição de Higino ao ver uma folha de café com larvas. Inácio leva Ester para casa, a tempestade obriga-os a se abrigar na cabana de caça, onde eles precisam passar a noite.

Capítulo 64:  Ester e Inácio sentem-se constrangidos e tensos. Higino comemora antecipadamente o sucesso de seu plano. Inácio improvisa um jantar e sabe que só poderão tentar voltar para a Ouro Verde no dia seguinte; olha para Ester dormindo com ternura, mas nada acontece entre eles. Sobral passa a noite na estalagem. Na manhã seguinte, Bárbara e Higino vão ao empório e encontram Mariano e Olívia; Jesus avisa Sobral da praga; Higino faz teatro, mostra-se preocupadíssimo e manda avisar a todos os outros fazendeiros. Idalina se encontra com Luzia e sabe que o bilhete falso estava com Palmira. Ester e Inácio se beijam com paixão e decidem contar tudo para Sobral; o Barão volta para a fazenda transtornado; o cafezal está completamente infestado e eles, arruinados.

Capítulo 65:  Inácio, Sobral e Abelardo buscam uma solução. Idalina descobre que foi Olívia quem pegou a carta. Os técnicos dizem que a única forma de acabar com a praga é queimar o cafezal. Sobral e Inácio desconfiam que pode ser mais um golpe de Ventura. Ester promete ficar lado do marido até ele se reerguer. Sobral vai ao banco e fica sozinho na sala dos cofres. Idalina recebe dinheiro de Higino, que a nomeia sua aliada. Ele arma outro plano para desmoralizar o Barão e acusá-lo de roubo.

Capítulo 66:  Higino corteja e faz propostas para Olívia, que recusa todas. Idalina tira uma chave do paletó de Felício e entrega à Higino; os capangas dele abrem um cofre no banco, colocam o dinheiro em um envelope, que Clemente esconde na biblioteca da Ouro Verde. Felício descobre que sumiram 25 contos de réis do cofre da Associação; Higino fomenta a suspeita contra o Barão. Abelardo convida Juliana para ir à fazenda um dia e ela fica exultante. O inspector Bustamanti decide revistar a casa de Sobral. Bárbara fica encantada com o jeito de Guiomar, que, contam, foi professora da baronesa. Idalina aguarda Olívia em seu quarto. O dinheiro é encontrado na biblioteca e Sobral é algemado.

Capítulo 67:  Enquanto espera a chegada do carro da polícia, Sobral, mesmo algemado, tenta agredir Higino. Idalina pressiona Olívia, e ela finge ser a amada de Inácio. Guiomar está de volta e entrega envelope para Ester. A notícia da prisão do Barão se espalha por Santana. Ester, Trajano, Olívia e Mariano tentam encontrar uma forma de livrar Sobral: Olívia distrai Higino, que estava na biblioteca, tomando conta do dinheiro roubado; Mariano mexe no envelope; Trajano vai ao banco; Ester afirma que o dinheiro guardado em casa é seu e mostra o recibo de jóias vendidas. O dinheiro da Associação é encontrado no cofre e Sobral é libertado. Trajano suspeita que Idalina foi cúmplice de Higino na tentativa de desmoralizar Sobral. O Barão está disposto a vender a Ouro Verde e viver somente para Ester.

Capítulo 68:  Ester, Inácio e Abelardo pedem que o Barão pense mais um pouco. Rosália, com seu jeito humilde e sábio, emociona Sobral, que decide não vender mais a Ouro Verde e sim fazer um leilão para a venda de objectos e da casa na Corte. Abelardo se incomoda com essa solução. O leiloeiro Luciano chega à Santana para se reunir com Sobral. Bárbara fica excitadíssima com a possibilidade de arrematar várias peças no leilão; Higino acha melhor que ela fique longe da Corte para não dar vexame. Abelardo mostra-se interessado no assunto, ao saber que o dote de Alice é 300 contos de réis; depois surpreende-se quando Olívia afirma que Juliana é apaixonada por ele. Idalina usa de um estratagema para conversar com Inácio. Abelardo decide que vai se casar com Alice para ajudar o pai e fazê-la muito infeliz.

Capítulo 69:  Trajano tenta dissuadir o amigo, mas ele está decidido a mentir, ser falso e desleal para conseguir o seu objectivo: casar com Alice e conseguir o dote. Inácio não quer conversa com a avó, mas ela insiste que ele se case com a herdeira dos Ventura. Luzia pensa em sua alforria. Bárbara convida Guiomar para ser sua preceptora. Bartolomeu pesquisa anúncios e se interessa sobre um que fala da escrava branca fugida. Higino armazena informações sobre Olívia. Abelardo marca encontro com Alice e finge-se apaixonado. Idalina aconselha a jovem a aceitar Abelardo para conseguir ficar perto de Inácio. Bartolomeu ajuda Zulmira a encontrar Marta e pede que ela veja no recibo de venda o nome do negociante. Abelardo vai à Morro Alto falar com Higino.

Capítulo 70:  Higino não permite que Abelardo faça corte à filha; Alice insiste que deseja ficar noiva dele. Jesus tenta reaver o recibo do comprador de escravos. Isidoro convence Olívia a continuar com o broche de esmeraldas em consignação. Guiomar dá a sua primeira aula para Bárbara. Idalina conta a Leopoldo que queimou o recibo. Ubaldo consegue material sobre a escrava branca fujona. Inácio teme, mas resolve ir para a Corte com Sobral e Ester; Jesus e Cristóvão acompanham os patrões. Clemente assedia Zulmira. Guiomar procura Abelardo para que ele ajude-a na pesquisa para as aulas. Higino compra o broche de diamantes, dá de presente para Olívia e faz-lhe propostas; ela devolve a jóia de forma insolente. Padre Olinto marca o casamento de Mariano e Olívia, que ficam estarrecidos e preocupados ao ler o artigo de Bartolomeu.

Capítulo 71:  Olívia fica muito preocupada, mas Mariano acha que nada de mal pode acontecer a três dias do casamento. Sobral convida Ester e Inácio para jantar fora, no mesmo restaurante que os jovens já foram juntos. Clemente assedia Zulmira e promete revelar o nome do comprador de Marta; ela não cede. Trajano tenta dissuadir Abelardo de seu intento de se vingar de Alice; depois procura Juliana e marca um encontro. Bárbara espera resposta de sua amiga Adelaide. Clemente aproveita que os patrões estão fora e coloca Zulmira no tronco. A casa na Corte do Barão Sobral já está transformada para o leilão e ele sugere que todos durmam na pensão onde Inácio morou. Higino confidencia a Vitório o seu interesse por Olívia, que vai se casar no dia seguinte. Padre Olinto morre na estalagem com um copo de conhaque na mão.

Capítulo 72:  E o casamento? – se preocupa Olívia. Guiomar aconselha Luzia a se envolver com Gaspar. Trajano se dispõe a ajudar Juliana a conquistar Abelardo. Higino faz propostas para Olívia, implora que ela não se case e seja toda dele. Transtornado de desejo tenta beijá-la, Olívia ameaça-o com uma garrafa quebrada. Higino decide viajar, deixando Bárbara surpresa. Inácio vagueia pela cidade e chora ao ver onde era o Salão de Ester. Clemente não deixa Rosália se aproximar de Abelardo, que sai de novo sem saber que Zulmira está no tronco. Mariano acha que a melhor solução para não despertar suspeitas é esperar o novo padre. Luzia marca encontro com Gaspar. Abelardo vai jantar na casa de Trajano e encontra-se com Juliana: Idalina não gosta. Ester e Inácio se encontram nas ruas da Corte. Nicolau, sobrinho de Adelaide, chega à Morro Alto.

Capítulo 73:  Bárbara fica encantada com Nicolau, a quem considera o genro perfeito. Inácio conta à Ester que depois do leilão vai embora estudar em São Paulo. Idalina hostiliza Juliana durante o jantar. Nicolau quase engasga ao saber o valor do dote de Alice. Bartolomeu continua dando aulas para Guiomar. Clemente cede às ameaças de Rosália e liberta Zulmira, mas promete matar Dario se alguém falar alguma coisa para os patrões. Trajano e Juliana combinam fingir que estão namorando, para ver se conseguem despertar o interesse de Abelardo pela moça. Começa o leilão: um homem compra tudo. Nicolau toma chá com Bárbara e Alice e se confessa encantado pela moça; de volta à estalagem, faz amor com Palmira. Sobral se despede de sua casa e é surpreendido pela chegada de Higino, o verdadeiro comprador, acompanhado por Vitório.

Capítulo 74:  Inácio reage e não quer vender mais nada; Sobral, frio, resolve receber o dinheiro. Acontece uma grande briga. Ester trata os ferimentos de Inácio, ficam muito próximos e quase se beijam. Juliana e Trajano fingem namorar, mas Abelardo nem percebe. É Inácio que conta ao irmão que Higino comprou tudo. Bárbara vibra com a vitória do marido; Idalina também, com a derrota do genro. Nicolau janta na Morro Alto; mais tarde, bêbado, entra no quarto de Olívia na estalagem e ela morde a sua orelha. Alice choraminga porque o convite para a festa na Guaporé ainda não chegou; Higino aconselha-se com Idalina e ela sugere que ele una o nome da sua família a um mais tradicional. Luzia e Nicolau se sentem atraídos de imediato. Higino chama Abelardo na Morro Alto e permite que ele faça a corte à Alice.

Capítulo 75:  Abelardo falsamente afirma não ter ressentimentos contra a família de Higino. Nicolau fica sabendo da escrava branca que mordeu a mão de sua patroa e fugiu. Luzia guarda moedas no esconderijo. Sobral decide passar uns dias na Corte. Mariano confirma que o novo padre chegará em dois dias. Abelardo vai passar a noite na cabana de caça. Ester e Inácio sofrem e temem por ter que passar uma noite sozinhos na mesma casa. Trajano está realmente interessado em Juliana, mas ela nem percebe. Bárbara procura Nicolau; quer agir imediatamente para que Alice não se envolva com Abelardo. Dora Tambellini, a proprietária da escrava fugida, chega em Santana, vai à loja e Olívia pede ajuda a Ester para não ser vista.

Capítulo 76:  Ester finge ser a dona do empório e Dora vai embora. Já aliviada, Olívia conta toda a sua história para Ester que promete ajudá-la mais ainda. Guiomar ensina Bárbara a lidar com os talheres. Na hora do jantar, Inácio e Ester temem não resistir à tentação, ao desejo; o rapaz decide dormir na cabana de caça. Guiomar aconselha Luzia a investir num homem de mais posses; a escrava decide seduzir o visitante da Morro Alto. Somente o álcool faz Inácio adormecer; Sobral encontra-o no dia seguinte completamente embriagado. Bárbara dá a Nicolau uma pulseira para que ele presenteie Alice; ele fica de olho nas outras jóias. Clemente tenta roubar a caderneta, na qual o Barão anota todas as finanças, para entregar a Higino, mas não consegue. Rosália fica feliz ao saber que o padre chegará no próximo dia. Alice conta ao pai que Ester fingiu ser dona da loja; Higino procura Dora em sua fazenda para saber da escrava fugida.

Capítulo 77:  Dora descreve a escrava como feia e sem atractivos. Felício já não suporta mais Idalina em sua casa. Higino está disposto a descobrir algo desabonador no passado de Olívia e de Ester. Sobral surpreende a esposa: recomprou algumas jóias que ela vendeu. Com o cinismo, que surpreende até Trajano, Abelardo faz a corte à Alice. Higino verifica a caderneta e confirma que Sobral tem como se manter nos próximos três anos. O Barão promete vender a alforria, assim que Luzia conseguir o dinheiro. O novo Padre, Osvaldo, chega à Santana. Leopoldo resolve ir à Corte sem revelar os verdadeiros motivos. Abelardo é apresentado a Nicolau como o noivo de Alice. Luzia promete encontrar-se com Nicolau à noite, mas ele vai precisar pagar a sua alforria. Sobral reage mal quando Inácio avisa que vai partir. Higino decide que Inácio deve morrer para que Alice, ao se casar com Abelardo, seja a única herdeira da Ouro Verde.

Capítulo 78:  Higino decide encontrar alguém de confiança para levar adiante o seu plano. Padre Osvaldo marca o casamento para o próximo dia. Leopoldo volta da Corte, mas não dá maiores satisfações para Idalina. Inácio reza no túmulo da mãe. Idalina abençoa o namoro do neto com Alice; Inácio interpela Abelardo ao vê-lo com Alice, que disfarça dizendo que é uma política de boa-vizinhança. Inácio divide com seu pai a preocupação com o ocorrido, já que precisarão revelar o passado, caso os dois estejam namorando. Nicolau rouba as jóias de Bárbara; Higino vai atrás do rapaz, que já sabe ser um escroque. Na Igreja, todos esperam pelos noivos. Higino oferece perdão a Nicolau se ele matar alguém; depois na taberna lê o anúncio da escrava fugida e descobre que ela tem uma marca nas costas. Domina Olívia, rasga o seu vestido de noiva e revela a marca.

Capítulo 79:  Higino manda Waldir vigiar Olívia e, se necessário, atirar. Mariano espera ansioso a noiva no altar da igreja. Guiomar rende Waldir e a escrava branca parte na diligência. Leopoldo se prepara para mudar para a Corte e morar de favor com uma sobrinha. Para concretizar o seu plano, Higino quer que Abelardo oficialize o seu noivado e pede ajuda a Idalina, mas ela nada consegue. A polícia intercepta a diligência e leva Olívia acorrentada. Higino combina detalhes do seu plano de matar Inácio. Bárbara escuta uma parte e resolve procurar Idalina. Inácio, ao sair do banco, recebe um bilhete de Nicolau e vai encontrá-lo na estalagem; os dois saem juntos; Idalina e Quirino seguem-nos. Os homens vão para a cabana de caça, Nicolau dá uma bebida a Inácio, que apaga. Higino propõe a Dora comprar Olívia. Clemente ajuda os jagunços a colocar fogo na cabana. Idalina chega logo depois e fica desesperada.

Capítulo 80:  Quirino entra na cabana pelo alçapão e salva Inácio. Os cavalos disparam e Idalina não consegue controlar a carroça, que vira. Dora vende Olívia, já que Higino promete maltratá-la. Mariano, Trajano, Inácio e Quirino levam Idalina para a Ouro Verde. Higino paga dois contos a Nicolau; depois, fica furioso ao saber que Inácio está vivo. Mariano examina Idalina e constata que é grave. Nicolau dá 1 conto e 500 para Luzia, só para fazer amor com ela. Todos na Ouro Verde estão preocupados com o estado de Idalina, que virou heroína ao salvar o neto; ela acorda, mas perdeu a visão. Bárbara e Alice decidem ir à Ouro Verde. Sobral assina a alforria de Luzia. Olívia é levada para o mercado de escravos na Corte. Abelardo avisa ao irmão que vai se casar com Alice.

Capítulo 81:  Inácio fica desesperado e quase revela que eles são irmãos. Higino e Dora combinam ir para a Corte; Zelito ouve. Olívia sofre acorrentada, esperando o momento de ser vendida. Mariano vasculha a região procurando a noiva. Idalina e se desespera ao saber que viverão de favor na casa da sobrinha. Sobral interpela o filho, que reafirma o seu desejo de casar-se com Alice. Luzia começa a trabalhar na estalagem. Zelito conta o paradeiro de Olívia e Ester decide ir à Corte com Mariano para comprá-la. Inácio convence Sobral a perdoar a avó; ela recupera a visão imediatamente e promete vingança porque Higino tentou matar o seu neto. Olívia se anima ao ver Mariano; Dora avisa que já tem comprador e Higino confirma arrogantemente. Inácio faz uma tentativa derradeira de convencer o irmão, e Abelardo conta os reais motivos do seu casamento: o ódio que sente pela jovem, que ama Inácio, e o dote, que servirá para ajudar o pai.

Capítulo 82:  Inácio fica muito assustado. Ester, Mariano e Guiomar voltam para Santana e guardam segredo sobre o paradeiro de Olívia. Zulmira avisa que o barão mandou Idalina fazer as refeições no quarto, mas ele manda colocar o seu lugar à mesa; depois, ameaça Clemente veladamente e manda recado para Higino que deseja vê-lo. Higino cobra de Alice o pedido de casamento de Abelardo. Inácio se aconselha com Ester, que tem certeza que Abelardo ama Alice. Vitório acorrenta Olívia. Sobral quer contar tudo para Higino; Inácio teme que o inimigo use isso para desmoralizar o Barão. Jesus descobre que o comerciante de escravos que levou Marta vai passar a noite na estalagem. Mariano irrompe na Morro Alto. Ester aborda Alice na rua e leva-a para uma conversa.

Capítulo 83:  Alice nega amar Inácio. Higino expulsa Mariano de casa, sem dar notícias de Olívia. Abelardo avisa o pai que vai se casar com Alice com ou sem o consentimento dele. Jesus mente que está procurando um amigo e Luzia promete ajudá-lo a encontrar-se com o negociante de escravos. Olívia continua sendo torturada, mas não perde a força. Clemente nega ter participação no atentado a Inácio, mas Idalina não acredita e continua querendo se encontrar com Higino. Ester aconselha que Inácio case-se com Alice para humilhá-la e conseguir o dote; o rapaz reage e diz que o que realmente quer é contar tudo para o pai. Idalina revista o quarto de Clemente em busca de provas do conluio com Higino. Alice, impaciente, decide ir à Ouro Verde, se esconde no quarto de Jesus e pede que ele informe Idalina e Abelardo que ela lá está. O escravo avisa Ester, que manda Inácio ir ao encontro.

Capítulo 84:  Inácio é bem agressivo com ela. Alice chora e, com sinceridade, afirma ter feito tudo pelo afecto que sente por ele. Zelito leva escondido um prato de comida para Olívia, que jura conseguir fugir. Luzia leva notícias de Santoro, o comerciante de escravos; Idalina pede que ela encontre uma prova contra Clemente. Guiomar aproveita a hora da aula para sondar o paradeiro de Olívia. Vitório hostiliza a nova escrava e Olívia cospe na cara dele. Higino acha que é a hora dela pedir clemência. Jesus nada consegue descobrir sobre o paradeiro de Marta; o negociante sugere que ele verifique, nos recibos de Higino, quem comprou. Sobral decide ir à Morro Alto. Higino vai à senzala ver Olívia.

Capítulo 85:  Enquanto Higino maltrata Olívia, Bárbara entretém Sobral no salão. Zelito confirma a Guiomar que Olívia está lá. Ester insiste para que Inácio se case com Alice. Sobral está prestes a revelar a origem de Abelardo quando Inácio diz que também quer se casar com Alice. Abelardo sofre ao saber sobre o pedido de Inácio. Inácio diz a Ester que vai se casar com Alice porque ela o ama.

Capítulo 86:  Inácio diz a Ester que vai tentar ser feliz com Alice. Abelardo enfrenta o irmão. Guiomar consola Olívia. Jesus aconselha Ester a fugir com Inácio. Higino surpreende Zelito no quarto de Olívia e o ameaça. Abelardo surpreende Inácio com Ester e fica desconfiado. Higino diz a Alice que vai provar que Inácio só quer seu dinheiro e retira o dote.

Capítulo 87:  Clemente bate em Luzia. O comerciante revela a Jesus a fazenda para a qual Marta foi vendida. Ester se surpreende ao saber que Inácio desistiu do dote. Higino promete fazer uma surpresa para Bárbara. Mariano pensa em matar Ventura. Abelardo tenta descobrir quem é a mulher pela qual Inácio foi apaixonado. Higino diz a Bárbara que comprou uma escrava branca para ela. Abelardo pergunta a Inácio se ele amou Ester.

Capítulo 88:  Inácio nega, mas Abelardo insiste. Luzia descobre que Olívia é escrava. Olívia senta-se à mesa com a família de Higino. Mariano invade a casa. Os capangas de Higino o desarmam. Inácio promete ajudar Mariano a soltar Olívia. Abelardo pergunta a Cristóvão sobre o paradeiro da carta que Idalina trocou. Inácio diz a Alice que quer morar na corte e ter uma vida modesta. A jovem aceita.

Capítulo 89:  Idalina tenta convencer Alice a encontrar uma prova da ligação entre Clemente e Higino. Higino dá moedas de ouro para a filha. Ester entrega um colar para Zulmira vender e comprar a filha de volta. Olívia foge e vai para a senzala. Alice promete ajudar Mariano.

Capítulo 90:  Alice planeja a fuga de Olívia para o dia de seu casamento. Abelardo vai à casa de Felício e encontra a carta. Higino propõe que as duas famílias se encontrem, mas Sobral recusa. Abelardo diz a Inácio que ama Alice. Inácio e Ester discutem às vésperas do casamento. Abelardo interrompe a discussão, mostra a carta e decide contar toda a verdade para Sobral. Inácio revela a Abelardo que ele é filho de Higino.

Capítulo 91:  Abelardo parte para cima do irmão, que nem reage, culpado que está por ter revelado toda a verdade. Ester entende agora os motivos do casamento do amado com Alice. Tem, enfim, a carta de amor de Inácio nas mãos e os dois quase se beijam. Abelardo sai desesperado de casa. Ester decide contar a verdade a Sobral, mas ao chegar no quarto encontra o marido dormindo, um ramo de flores e um lindo cartão e adia para o dia seguinte. Um beijo em Inácio sela o compromisso de contar a verdade. Leopoldo deixa escapar que não vai haver mais casamento e Idalina fica indignada. Mariano e Bartolomeu acertam detalhes da fuga de Olívia. Idalina conta para Alice que não vai haver casamento.

Capítulo 92:  Idalina arma um plano com Alice. Zelito avisa a Ester que Olívia vai fugir e precisa dela; a Baronesa deixa recado para Inácio com Zulmira, que é afastada da fazenda por Diva. Na Ouro Verde, Idalina esvazia os armários de Ester. Olívia é colocada no baú. Inácio estranha que Ester não está em casa. Na hora da reunião, Idalina solta a bomba: parece que Ester e Zulmira viajaram. Ao ver os armários vazios, Inácio tem certeza. Ester entrega o baú com Olívia na casa de Mariano, mas Vitório chega com jagunços logo depois. A igreja já está cheia de convidados. Abelardo ainda pressiona o irmão para ele contar a verdade, mas ele diz que Ester fugiu. Entra na Igreja e se casa, para felicidade de Alice e de Idalina, que consegue as provas que tanto queria contra Clemente Marta está de volta. Higino entra na casa de Mariano e leva Olívia. Ester, ao saber que houve casamento, resolve ir à Corte com Guiomar; Inácio e Alice já haviam partido.

Capítulo 93:  Ester chora sem entender porque Inácio não a esperou. Abelardo descarrega toda a sua raiva em Sobral e avisa que vai embora. Zulmira se justifica por não ter dado o recado para Inácio. Os empregados da estalagem se preocupam com o futuro, já que não aparece um comprador para o negócio. Juliana tenta consolar Abelardo. Higino coloca Olívia a pão e água por dois meses, mas ela não cede aos caprichos do patrão. Cospe na cara dele e é colocada no tronco. Bárbara se arruma toda para ir receber a filha que chega à Corte no vapor. Ester decide ir também e leva Zulmira junto. Alice comunica que está grávida. Ester chega à casa da Corte.

Capítulo 94:  Inácio e Ester ficam cara a cara. Ele não disfarça o seu rancor; ela, com a ajuda de Zulmira, desfaz o mal entendido. Eles sofrem sabendo que estão mais uma vez impossibilitados de viver o grande amor e se despedem definitivamente. Sobral se emociona ao saber que vai ser avô. Abelardo não aceita as argumentações do Barão e ,disposto a ser completamente independente, compra a estalagem. Higino chega à Corte para negocia um título de Barão. Idalina estranha os cochichos de Ester e Leopoldo. Guiomar vai à Morro Alto e consegue ver Olívia; as duas armam um plano. Aconselhada pela preceptora, Bárbara pede de volta a sua escrava branca. Higino vai à senzala falar com Olívia.

Capítulo 95:  Olívia finge que vai ceder e é levada de volta para a casa. Bartolomeu confessa para Guiomar que sexo, para ele, só com amor. Alice, que já conseguiu ficar morando na casa dos pais na Corte, quer que Inácio aceite ajuda de Higino, o que ele recusa. Olívia bajula Bárbara. Higino mais uma vez propõe que Sobral venda a Ouro Verde; Idalina já maquina coisas para facilitar essa transação. Higino vai ao quarto de Olívia, mas tem que sair logo para não ser descoberto por Bárbara. Luzia quer um marido rico e resolve seduzir Mariano. Diva vai para a Corte; Inácio consegue emprego numa livraria. Higino se preocupa em construir um hospital para ter o título de Barão. Juliana procura Ester para falar de Abelardo.

Capítulo 96:  Olívia faz um jogo: seduz Higino, mas recua no momento certo. Ester conta a Juliana o grande segredo de Abelardo e promete ajudá-la para que ela consiga conquistá-lo. Cristóvão se oferece para cuidar de Corisco e isso emociona Abelardo. Luzia simula uma dor no pescoço para ser atendida por Mariano. Guiomar vê Idalina na Morro Alto e conta à Ester. Olívia seduz Higino o tempo todo, falando de Matame Bovary ou deixando entrever um pedacinho da perna. Inácio não consegue estudar porque Alice insiste em sair, dar uma volta no Passeio Público. Em casa, comenta que se escandalizou com as cortesãs e os salões. Higino mal contém a excitação quando Olívia afirma que ter intimidade com ele é o que mais deseja na vida.

Capítulo 97:  Olívia confessa-se louca por Higino, mas mente, afirmando ser virgem. Propõe que ele se separe de Bárbara, para que ela perca a inibição e possa ser inteiramente dele. Luzia continua tentando seduzir Mariano, que nem percebe. Ester ensina Juliana a ser mais atraente e a confiar em si própria; a jovem pede a Trajano que, mais uma vez, finjam ser namorados. Abelardo não nota, assim como Juliana não percebe o real interesse de Trajano por ela. Sobral sugere a Ester que tenham filhos. Alice e Diva escondem um segredo, mas Inácio não percebe. Bárbara e Olívia vão à cidade e Higino manda Waldir seguí-las. Alice simula ter sido atropelada por um cavalo. Yvette e Juliana ajudam Olívia e Mariano a se encontrar. O médico que Alice pediu para vir, Dr. Eliseu, avisa a Inácio que ela perdeu o bebê.

Capítulo 98:  Mariano e Olívia trocam juras de amor e ele promete fazer tudo para atrasar o baronato de Higino. Bartolomeu e Guiomar brigam por causa de um tema: amor. Inácio se preocupa o tempo todo com Alice; ela arma um plano para sair da vida de pobreza, já que da falsa gravidez ela já se livrou, Higino, Bárbara, Sobral, Ester e Leopoldo sofrem pela perda do bebê. Trajano declara-se e tenta beijar Juliana, que foge. Inácio sugere que se mudem, mas Alice consegue dobrá-lo. Clemente provoca Jesus, que lhe dá um soco. Mariano, Bartolomeu e Ubaldo roubam o material para a construção do hospital. Clemente faz queixas de Jesus para Idalina; Sobral ouve e ameaça-o de expulsão. Furioso, o feitor procura Higino, se oferecendo para destruir Sobral.

Capítulo 99:  Higino promete que, no momento oportuno, irá procurá-lo. Olívia rouba as plantas do hospital; Mariano e Bartolomeu alteram os cálculos. Juliana aceita as desculpas de Trajano. As obras do hospital começam, mas as paredes não ficam em pé. Dois anos se passam: a colheita do café traz a prosperidade para a Ouro Verde; Sobral decide levar Ester até a sua cidade natal. Clemente, Higino e Vitório armam o plano para disseminar uma epidemia na fazenda do Barão. Alice reclama da falta de dinheiro; Inácio cobra dela o novo filho, que ela não quer de jeito algum, embora disfarce. Os escravos da Ouro Verde começam a ficar doentes; Inácio é chamado. Em Santana encontra-se com o médico que atendeu Alice; Luzia garante que Eliseu é um caixeiro-viajante.

Capítulo 100:  Inácio faz mais algumas perguntas sobre Eliseu. Com Abelardo, tem uma longa conversa, mas o rapaz insiste que não pode fazer nada pela Ouro Verde e pede que ele jamais toque no nome de Higino na sua frente. Mariano suspeita que os escravos da Ouro Verde foram envenenados por arsênico e manda Jesus fazer a colecta da água e mandar para exame. Higino, com medo de Inácio, resolve suspender a operação, e o resultado do exame é negativo. Guiomar e Bartolomeu implicam um com o outro. Bárbara não consegue permissão do marido para visitar a filha. Alice veste a camisola mais bonita, mas Inácio nem dá bola, deixando-a insegura e infeliz. Olívia continua fazendo jogo com Higino. Inácio pede a Trajano que mande Eliseu à Ouro Verde. Inácio coloca Alice frente a frente com o caixeiro-viajante e exige satisfações.

Capítulo 101:  Alice tenta se explicar, colocar a culpa em Eliseu, mas Inácio expulsa-a de sua casa e da sua vida. Em conversa com Leopoldo, confirma as suas suspeitas de que, talvez, Alice esteja por trás da trama que afastou-o de Ester para sempre. Ubaldo e Bartolomeu tentam consertar uma prensa. Juliana visita Abelardo. Idalina consola Alice e promete ajudá-la a reconquistar a confiança do marido. Higino recebe correspondência, avisando que o baronato está próximo. Olívia sabe que precisa tomar providências. Guiomar persegue Bartolomeu pelas ruas de Santana fazendo propostas. Inácio apura detalhes do dia do seu casamento com Zulmira e Jesus. Depois, interroga Diva na Morro Alto. Alice, avisada por Idalina, chega no meio da conversa com ar de inocente.

Capítulo 102:  Diva sustenta a história que inocenta Alice. Olívia combina com Juliana um plano para permitir que Mariano entre na fazenda. Abelardo hostiliza Higino na estalagem; ele desconta a sua raiva em Luzia. Alice pede para continuar na Ouro Verde, mas insiste na mentira que não teve nada a ver com o recado que Ester não recebeu. Luzia se vinga de Higino atiçando o ódio que Abelardo tem pelo pai verdadeiro. Bárbara come muito do doce que Juliana preparou e passa mal. Bartolomeu ajuda Felício, que nada enxerga sem os óculos que se quebraram, a redigir o maior contrato da vida do banco. Olívia finge sentir desprezo por Mariano e Higino permite que ele seja chamado para cuidar de Bárbara. Agradecido pela ajuda de Bartolomeu, Felício decide entrar de sócio no jornal. Rosália tem certeza de que Idalina é cúmplice, após se lembrar do sumiço e reaparecimento das roupas de Ester no armário, no dia do casamento de Inácio.

Capítulo 103:  Abelardo procura Inácio e fala da sua preocupação com as artimanhas de Higino para ser o novo presidente da associação. Ao cruzar com Alice, se emociona. Inácio já não tem mais dúvidas: Alice e Idalina agiram em conluio. Bartolomeu vira um bom partido aos olhos de Luzia; Guiomar incentiva. Olívia consegue ficar a sós com Mariano e trocam carinhos. Bartolomeu compra roupas novas para uma nova vida. Inácio ameaça expulsar Idalina e faz planos de reatar com Ester assim que ela voltar; Leopoldo é pessimista quanto a isso, já que ela tem muito carinho por Sobral. Bartolomeu marca encontro com Luzia; Guiomar fica com ciúmes, mas ajuda a escrava liberta a ficar bem bonita e provocante, certa de que nada vai acontecer. Luzia, no entanto, seduz o jornalista e pede emprestado o quarto de Guiomar. Inácio expulsa Alice da mesa e avisa que o casamento deles será só de aparência. Nunca mais ele irá tocar nela.

Capítulo 104:  Alice fica chocada diante da frieza do marido, que manda ela chorar baixo para que ele possa dormir. Bartolomeu e Luzia se dão muito bem na cama. Guiomar não se aguenta de ciúmes. Mariano encontra uma oportunidade de atrapalhar o baronato: Bartolomeu vai tentar influenciar na escolha do representante do imperador. Alice convida Abelardo para um chá, ele não aceita. Juliana teme o incesto e faz confidências ao padre, sem citar nomes, que incita-a a evitar que isso aconteça a todo custo. Abelardo e Higino discutem na barbearia. Idalina tenta arrancar de Leopoldo o nome da mulher que Inácio ama e promete que acabará com ela. Juliana divide a sua preocupação com Olívia; Higino ouve e fica em choque ao saber que Abelardo é seu filho.

Capítulo 105:  Higino fica transtornado. Alice decide seduzir o marido e manda colocar mais pimenta na comida dele. O Barão e Ester vão voltar e Inácio faz planos de partir com a sua amada. Bartolomeu envia carta a importante nobre para tentar influenciar no veredicto final do baronato. Higino, emocionado, procura Juliana e quer saber mais. Mariano visita Bárbara, mero pretexto para ver Olívia. Bartolomeu dá uma pulseira de ouro para Luzia e fazem amor no quarto de Guiomar, que é impedida de subir. Olívia arruma um jeito de sair e faz amor com Mariano. Inácio espera ansioso a chegada de Ester e Sobral. Higino conversa com Helena em seu túmulo. Depois, procura Abelardo na estalagem.

Capítulo 106:  Higino insiste que deseja assumi-lo como filho, mas Abelardo não aceita e nem quer conversa. Sobral está de volta à Ouro Verde; Inácio e Ester mal contêm os olhares apaixonados. Na manhã seguinte, Inácio conta a Ester que seu casamento está acabado e pede que ela resolva de vez a situação dos dois. Higino entrega a sua arma para que Abelardo atire em sua perna e grita para todos ouvirem que ele é seu filho e de Helena. Na estalagem, continua contando a história até mesmo para um jornalista de Valença. Sobral fica transtornado ao saber que a notícia se espalhou. Idalina vibra com a matéria que sai no jornal. Bárbara e Alice ficam furiosas. Na reunião da associação, Inácio defende o pai, Higino pede a renúncia. Abelardo chega e pede a palavra.

Capítulo 107:  Num discurso emocionado, Abelardo reconcilia-se com Sobral. Bárbara está inconsolável, mas Alice só pensa nela mesma. Na Ouro Verde todos comemoram a volta de Abelardo, menos Idalina. Ester está disposta a romper tudo e viver o seu grande amor. Bartolomeu pede a Guiomar que receba na estação o enviado do Imperador, que é o Comendador Queiroz. Olívia promove a reconciliação de Higino com Bárbara. Queiroz promete a Mariano que vai ajudar a escrava branca; na Ouro Verde, reencontra Sobral e Ester. Higino chama Idalina para uma reunião. Inácio e Ester estão decididos a contar tudo a Sobral; na sala, o Barão passa mal antes da penosa conversa.

Capítulo 108:  Sobral é socorrido por Ester, Inácio e Leopoldo. Higino pede a Idalina que o ajude a conquistar Abelardo, mas ela mostra-se pouco amigável, revelando que tem um trunfo contra ele. Guiomar incentiva Luzia a conquistar Queiroz. Alice mostra-se prestativa cuidando de Sobral. Mariano avisa que o Barão não pode ter aborrecimentos e sugere que ele se consulte com outro médico. Bartolomeu avisa Queiroz que Luzia é dele, mas o Comendador não pretende desistir. Guiomar ajuda-o na conquista. Sobral e Ester partem para a Corte para uma consulta com um especialista. Alice diz ao pai saber qual é o trunfo de Idalina contra ele. Olívia escuta atrás da porta.

Capítulo 109:  Higino obriga Alice a pegar de volta os recibos que entregou à Idalina. Queiroz corteja Luzia, mas nada consegue. Ao chegar à Morro Alto e é recebido por uma Bárbara enfurecida que só diz sandices. Alice se queixa de Inácio e Abelardo consola-a, mas disfarçando o que sente. Bárbara só comete gafes com o Comendador. Abelardo promete ajudar Inácio na sua luta pelo amor de Ester. Alice manda Clemente achar os recibos. Sobral volta sentindo-se bem. Luzia e Bartolomeu passeiam por Santana de braços dados. Dr.Teodoro, conta somente a Abelardo e Inácio que Sobral tem um problema grave no coração e pode morrer a qualquer momento.

Capítulo 110:  Serão poucos meses de vida e todos os aborrecimentos devem ser evitados. Inácio e Abelardo ficam arrasados. Luzia briga com Bartolomeu, que não entende os seus desejos de ser madame. Bárbara só diz bobagens para desespero de Higino. Ester sofre muito ao saber da verdade e promete que será uma mulher exemplar. Pede a Inácio que seja também um bom marido para Alice, para que a harmonia faça bem ao Barão. Olívia entrega a Higino o bilhete escrito por Idalina no dia do baile. Higino combina com Clemente entrar na Ouro Verde, quando todos, menos Idalina, forem a um baptizado. Sobral sente dor no braço após uma cavalgada. Queiroz finge-se muito chocado por Higino ter uma escrava branca.

Capítulo 111:  Queiroz avisa que D. Pedro detesta quem mantém escravas brancas. Inácio e Abelardo pedem ao pai que deixe a fazenda com eles e passe a aproveitar a vida. Idalina desconfia que alguma coisa está errada na Ouro Verde. Olívia finge uma cena quando Higino conta a posição de Queiroz – com escrava branca, nada de título. Bartolomeu compra roupas e chapéu para Luzia, que desfila por Santana; depois, vão à missa. Abelardo confessa a Trajano que ainda sente algo por Alice. Olívia vai morar na estalagem por um tempo, a mando do seu patrão. Higino surpreende Idalina com a sua presença na Ouro Verde. Mariano e Olívia se abraçam e se beijam no quarto da estalagem.

Capítulo 112:  Higino mostra o bilhete sobre a jóia falsa e ela devolve as provas contra ele. Mariano e Olívia se amam e comemoram a liberdade dela, mesmo que vigiada. Guiomar provoca Bartolomeu dizendo que ele deve assumir Luzia. Sobral está muito feliz ao ver que Inácio e Alice estão se entendendo; Ester sofre de ciúmes. Higino visita Olívia na estalagem e ela, bancando a tímida e recatada, pede que ele não faça mais isso. Inácio esfria com Alice, para não magoar a amada. Vitório vê Mariano descendo dos quartos na estalagem e avisa ao patrão. Alice se abre com o meio-irmão, que fica muito abalado, mal contendo os seus sentimentos. Olívia percebe que Guiomar está apaixonada por Bartolomeu. Abelardo convida Juliana para ir à fazenda. Idalina sugere que Alice fique grávida, mesmo que não seja do neto, basta que Inácio pense ser o pai.

Capítulo 113:  Alice promete pensar sobre essa hipótese. Idalina prepara festa para comemorar o aniversário de Leopoldo. Queiroz não tira os olhos de Diva. Olívia nega ter se encontrado com Mariano. Alice mostra-se sedutora para Trajano. Guiomar, que finge estar doente, é o álibi para a presença de Mariano na estalagem; Gaspar é chamado para ajudar a doente e testemunhar a consulta. Higino se tranquiliza. Idalina manda Clemente vigiar Sobral. Alice se interessa por Mariano. Higino acha que a escrava deve sair da estalagem. Bartolomeu abre o coração para Luzia e diz não estar apaixonado por ela; depois procura Guiomar ao saber que ela está doente. Encontra-a semidespida e ficam os dois muito perturbados. Bárbara pede que Idalina aceite Olívia como sua dama de companhia.

Capítulo 114:  Guiomar tripudia da inibição de Bartolomeu, que se irrita ao perceber que ela nunca esteve doente. Ao saber por Leopoldo que Olívia e Inácio nunca tiveram nada, Idalina decide aceitar a escrava branca, mas tudo depende da aprovação do Barão. Abelardo e Alice cavalgam e se divertem juntos. Sobral recebe uma carta do Imperador convidando-o para um encontro de nobres cafeicultores; Higino se morde de inveja. Abelardo pergunta a opinião do pai sobre um possível casamento com Juliana e Sobral exulta. Mariano convence Ester que Olívia deve ir para a Ouro Verde, mesmo que seja sob as ordens de Idalina. Alice lança olhares sedutores para Trajano e Isidoro. Olívia chega na Ouro Verde. Sobral sente-se mal e Idalina observa sem ser vista e desconfia de algo sério.

Capítulo 115:  Idalina continua bisbilhotando e encontra o receituário e o nome do médico que atendeu Sobral. Com a ajuda de Higino e sob a desculpa de comprar um presente para o marido vai à Corte investigar. Bárbara dá a deixa que esconde um segredo, mas Guiomar nem percebe. Inácio foge da esposa na cama. Diva ganha uma jóia do Comendador, que parte prometendo o Baronato a Higino. Alice finge para Ester que sua vida sexual anda muito bem. Juliana se arruma para a festa de aniversário de Leopoldo. Luzia arma o bote para um homem rico, Felício, mas ele não cai. Um jovem muito bonito, Estácio, chega na Ouro Verde e desperta a atenção de Alice. Mariano se aborrece porque Olívia não avisou-o que iria à Corte. Idalina passa na fazenda de Higino antes de voltar para casa e avisa: Sobral tem os dias contados.

Capítulo 116:  Higino vibra; depois, fica furioso ao saber que Queiroz é íntimo da família Sobral. Os jovens convidados da festa saem para cavalgar; Alice não perde oportunidade de seduzir Estácio, Isidoro, Trajano e Mariano, que continua magoado com a noiva, como confidencia aos amigos. A intimidade entre Sobral, Ester, Guiomar e o Comendador causa estranheza à Idalina, que não desiste de saber o passado da Baronesa. Alice desaparece e todos se preocupam; ela reaparece esbaforida. À Idalina conta que já tem uma oportunidade de estar grávida. Sobral não se sente muito bem e decide não ir mais ao encontro com o Imperador; pede que Inácio vá em seu lugar. Leopoldo conta um segredo sobre o seu casamento para Trajano. Alice fica desesperada; precisa ir para Corte com Inácio senão a sua traição pode ser descoberta, caso esteja grávida.

Capítulo 117:  Isidoro e Estácio ficam nervosos ao contar onde estiveram a cavalo sem encontrar Alice; Mariano se sente culpado por ter sido inflexível com Olívia. Bartolomeu e Juliana voltam chateados para casa: não conseguiram ficar perto de Guiomar ou de Abelardo. Mariano e Olívia fazem as pazes e trocam beijos. O Comendador parte deixando um bilhete e seu alfinete de gravata para Guiomar, o que deixa Idalina um pouco mais intrigada. Ela manda Clemente surrupiar de Jesus para que ela possa bisbilhotar. Inácio reage mal ao saber que Alice quer ir com ele para a Corte. Luzia está decidida a ser uma nova Xica da Silva. Estácio fica nervoso ao saber que Alice é casada e Idalina registra. Alice faz tudo para seduzir o marido na noite que antecede a sua partida, sem sucesso.

Capítulo 118:  Idalina tenta tranquilizar Alice; depois, pressiona Clemente; quer o bilhete para Guiomar já. Jesus percebe o interesse do feitor no envelope que vai levar para a cidade e deixa que ele roube um falso, o que deixa Idalina furiosa. Abelardo confessa a Trajano o seu desejo de se casar com Juliana. Felício aconselha ao neto que busque um novo amor. Isidoro quer ser o novo secretário da Associação Comercial. Idalina morre de curiosidade de saber com quem Alice fez amor, mas ela nega-se a dizer o nome. Olívia é obrigada a rezar em latim e com uma pronúncia impecável e se diverte irritando a nova sinhá. Quando Jesus vai entregar o envelope para Guiomar, Clemente interrompe dizendo que pertence à fazenda e foi roubado.

Capítulo 119:  Jesus enfrenta o feitor e entrega o envelope para Guiomar. Alice, caso esteja grávida, garante, prefere abortar naturalmente. Abelardo aceita o convite para jantar na casa de Juliana. Idalina pede que Luzia roube o cartão e ela consegue. Jesus quer se casar com Zulmira e Ester oferece a fazenda para a cerimónia e um almoço; a felicidade se instala na senzala, para ódio de Clemente. Luzia joga charme para Trajano. Leopoldo aconselha o neto a se casar por amor. Bárbara fica inconsolável ao saber que a filha não foi para a Corte. Alice busca a cumplicidade de Ester; quer que ela convença Inácio a encomendar um filho assim que voltar. Dario reage ao casamento da mãe. Bartolomeu vira motivo de chacota depois que Guiomar tripudia com a história que ele queria tomar banho com ela. Idalina consegue o bilhete escrito num cartão: nele está o que mais deseja: o sobrenome e o endereço de Ester.

Capítulo 120:  Idalina promete que vai descobrir tudo. Bartolomeu e Guiomar declaram guerra. Clemente finge-se amigo de Dario e insufla a revolta do menino contra Jesus. Ester se preocupa ao saber que o cartão com o endereço do salão desapareceu, especialmente agora tão perto da nova eleição para a presidência da Associação. Alice finge para a mãe estar muito feliz com seu casamento. A perturbação de Abelardo todas às vezes que Alice está junto é percebida por Idalina. Guiomar desconfia que existe uma sombra no passado de Bárbara. O encontro dos cafeicultores é estendido e Inácio vai ficar mais quatro dias na Corte. Guiomar entrega um anúncio para publicar. Idalina promete ajudar Isidoro a ser o secretário da Associação se ele investigar para ela na Corte; a Higino garante que ele será o novo presidente.

Capítulo 121:  Ubaldo se recusa a publicar o anúncio de Guiomar. Higino marca encontro com Isidoro e pede que ele responda por escrito. Se Isidoro ajudar Idalina, Higino garante a sua nomeação como secretário, assim que assumir a Associação. Guiomar divide com Trajano as suas dúvidas sobre Alice ser fruto de uma prevaricação de Bárbara. Abelardo quase pede a mão de Juliana, mas desconversa. Dois dias depois, acontece o casamento de Jesus e Zulmira, que viajam para passar a noite núpcias num hotel em Valença. Isidoro volta da Corte cabisbaixo; mostra-se constrangido diante de Ester. Bartolomeu estrebucha com o anúncio publicado no Correio de Valença. Idalina dá uma desculpa para não viajar com todos, que partem para um casamento na fazenda vizinha. Ester também não vai por causa de uma gripe. Isidoro é pressionado por Idalina para revelar o que descobriu.

Capítulo 122:  Isidoro desconversa, mas é chantageado e revela tudo. Idalina vibra ao saber que Ester era uma cocote, guarda os recortes de jornal e a informação de que um pianista que foi do salão veio para uma festa na região. Palmira é a primeira a se candidatar ao anúncio de Bartolomeu, o grande assunto na cidade. Guiomar vibra. Padre Olavo se desmancha em elogios à Ester pela sua preocupação com os menos favorecidos e Idalina, falsamente, concorda. A baronesa, Guiomar e Olívia estranham as amabilidades da megera. Bartolomeu quer esganar Guiomar. Clemente continua insuflando a revolta de Dario. Ester é surpreendida com música ao vivo e dança no salão da Ouro Verde. Idalina entrega para ela um cravo vermelho e revela saber tudo.

Capítulo 123:  Idalina tripudia chamando-a de cortesã e alcoviteira. As duas trocam palavras duras, mas Ester percebe que ela nada sabe do seu romance com Inácio. Suzete, uma das moças que veio da Corte, se interessa pelo anúncio, o que deixa Bartolomeu mais furioso ainda. Idalina pede regalias na casa para não espalhar a história e Ester cede. Mariano e Guiomar desconfiam do passado e da fortuna rápida de Higino. O jovem casal está de volta; Dario enfrenta Jesus com o apoio de Clemente. Inácio chega à Ouro Verde e percebe a tensão de Ester. Alice se desespera porque não consegue seduzir o marido. Higino se surpreende com a proposta de Idalina: ele deposita 300 contos de réis na sua conta e ela revela o que descobriu.

Capítulo 124:  Higino, estarrecido com a proposta, humilha Idalina e manda-a embora. Zulmira toma satisfações de Clemente que ameaça-a com o tronco. Ester não consegue contar a Inácio o que está acontecendo. Isidoro nada revela a Higino. Alice tem enjoos, ânsia de vómito. Jesus promete juntar dinheiro para libertar Zulmira e Dario. Abelardo tenta consolar Alice depois de uma briga com o marido, que mais uma vez se recusou a dormir com ela. Uma fila de mulheres bonitas aguarda Bartolomeu na porta do jornal. Dr. Teodoro e Felício almoçam na Ouro Verde. Trajano tenta dissuadi-lo, mas Abelardo pede permissão à Juliana para fazer-lhe a corte. Felício passa mal, Sobral manda Teodoro ir embora porque vai precisar de um médico de verdade. Clemente tudo ouve.

Capítulo 125:  Sobral manda Teodoro pegar a estrada velha e desaparecer. As mulheres cada vez mais se amontoam na porta do jornal de Bartolomeu, que foge pela janela dos fundos. Briga com Guiomar chamando-a de, suprema ofensa, encalhada. Juliana fica nas nuvens com o pedido de Abelardo. Mariano acalma a todos; Felício teve somente um mal-estar passageiro. Inácio estranha o súbito desaparecimento de Teodoro, mas Sobral disfarça. Clemente conta tudo a Higino. Idalina pressiona e Ester convence Sobral a comprar roupas novas para a sogra. Inácio percebe que a sua amada está sendo chantageada. Guiomar ensina Bárbara a disfarçar bocejos. Higino tenta falar a sós com Olívia para investigar mais sobre Sobral, mas Idalina interrompe a conversa.

Capítulo 126:  Idalina tem mais algo para bisbilhotar: a relação entre Higino e Olívia. Inácio não consegue apurar muito, mas Ester tranquiliza que a avó nada sabe do romance dos dois. Todos na Ouro Verde congratulam Abelardo por ter escolhido Juliana; somente Leopoldo mostra-se reticente, pois preferia que o neto tivesse uma relação de amor. Jesus faz a faxina no jornal e Luzia chega somente para tentá-lo. Clemente consegue o endereço de Dr. Teodoro; Higino paga bem pela informação e manda Vitório à Corte investigar tudo. Idalina humilha Olívia o quanto pode durante visita à Fabíola, que reage. A escrava, porém, se vinga “obrigando” a sinhá a fazer polpudo donativo à Igreja. Vitório já sabe tudo sobre Dr.Teodoro.

Capítulo 127:  Idalina vai à Corte comprar novas roupas. Higino pega também a estrada para se encontrar com Dr. Teodoro, que já sabe estar de conluio com o Barão. Guiomar, ainda engasgada com os insultos de Bartolomeu, inventa que tem um namorado riquíssimo. Ester conta tudo o que aconteceu a Inácio e os dois trocam olhares apaixonados e solidários. Guiomar tem certeza que Alice e Abelardo não são irmãos e mais uma vez divide a informação com Trajano. Leopoldo se torna mais um cúmplice do amor de Mariano e Olívia. Jesus encontra um escravo escondido no jornal, Matias, e ajuda-o a fugir. Bartolomeu faz inflamado discurso abolicionista e pede que Jesus escreva um artigo para o jornal. Abelardo faz a corte à Juliana, mas não a beija. Higino joga na cara de Teodoro os erros do seu passado e quer saber tudo sobre o estado de Sobral.

Capítulo 128:  Teodoro garante que somente atendeu um pedido do Barão, que temia perder a jovem esposa. Guiomar finge que passou a noite fora só para atormentar Bartolomeu. Higino decide botar em acção novo plano para destruir Sobral e conta com a cumplicidade de Pastor, um traficante de escravos, assim como ele foi no passado. Queiroz nada pode fazer por Olívia; ninguém na Bahia quer ajudar em fuga de escrava de Higino Ventura. Mariano , mais do que nunca, quer descobrir o passado dele. Abelardo só tem olhos para Alice e Juliana sofre. Inácio, com amor, questiona Ester por ela estar aceitando a pressão de Idalina. Bartolomeu convida Jesus para ser colaborador do jornal. Trajano divide com Juliana a possibilidade de Abelardo não ser irmão de Alice. Higino arma com Clemente para que Sobral compre escravos de Pastor, o que pode trazer desonra e a prisão para o Barão.

Capítulo 129:  Alice quase desmaia de enjoo. Guiomar finge mais uma vez estar de encontro marcado com um amante maravilhoso. Luzia lança olhares sedutores para Pastor. Idalina volta da Corte. Sobral e Pastor fazem negócio e o traficante pede uma carta assinada pelo Barão. Para prendê-lo, basta agora um flagrante da polícia – garante Higino. Inácio reage, mas Ester está decidida a fazer pequenos favores para Idalina. Trajano descobre o nome do médico que fez o parto de Alice e conta à Juliana. Jesus decide fazer concurso para o banco e assim comprar a alforria de Zulmira e Dario. Clemente faz pouco e acha que ele só poderá ser faxineiro. Diva ouve conversa dos homens sobre a chegada de um navio que significará o fim de Sobral e conta para Alice.

Capítulo 130:  Inácio não acredita em Alice. Idalina pressiona Higino para saber a sua relação com Olívia, mas ele trata-a com a maior falta de consideração. Para mostrar seu poder sobre Bárbara, convida-a para um chá na Ouro Verde, e obriga Ester a recebê-la com pompas. Guiomar compra roupas para Pastor e contrata-o para se fingir de um grande fazendeiro seu pretendente, só para irritar Bartolomeu. Jesus passa no concurso para o banco. Um bilhete anónimo obriga Sobral a partir para um encontro. Aborrecido com o patrão, Waldir procura Alice e conta todos os detalhes do golpe contra o Barão: o encontro será na Praia Branca, onde aportará um navio negreiro clandestino. Alice e Abelardo saem a galope para o local.

Capítulo 131:  Trajano, Isidoro e Felício recebem Jesus no banco com todo o carinho. Abelardo e Alice enfrentam percalços no longo caminho. Higino e Vitório se escondem numa elevação e aguardam a chegada do Barão. Bárbara comete muitas gafes no chá, mas é recebida com delicadeza por Ester. Cristóvão avista o navio negreiro, mas o Barão acha que é mera coincidência. Guiomar e Juliana armam uma estratégia para descobrir detalhes do nascimento de Alice. Abelardo e Alice chegam a tempo de evitar a emboscada; a jovem enfrenta o pai. O único preso é o traficante Pastor. Higino fica revoltado com a traição da filha. Na Ouro Verde, todos comentam admirados a atitude da jovem, que ficou para trás e ainda não chegou. No meio da estrada, ela cai do cavalo e fica desacordada.

Capítulo 132:  Os dois irmãos saem em busca de Alice; Abelardo encontra-a. Ela tem a esperança de ter perdido o bebê. Dario enfrenta Zulmira. Guiomar fica furiosa ao saber que Pastor está preso; Bartolomeu tripudia. Vitório dá um dinheiro ao traficante para que ele não fale o nome de Higino. Alice não quer, mas Mariano acaba examinado-a; Inácio, comovido com a sua atitude, cobre-a de atenções. Os accionistas do banco não querem um empregado negro e Felício não sabe o que fazer; Bartolomeu fica indignado. Higino pressiona Waldir que nega ter vazado alguma informação. Ester quer passar uns dias na Corte; Sobral sofre uma falta de ar repentina. Olívia acha que tudo é fingimento. Inácio e Alice se amam.

Capítulo 133:  Ester não acredita na hipótese de Sobral estar fingindo, mas Olívia reforça as suspeitas. No café da manhã, Alice mal contém a sua felicidade. Jesus se preocupa com a demora em assinar o contrato no banco. Waldir presisona Alice para que ela não o incrimine. Sobral decide viajar com Clemente para comprar escravos, o que acirra as desconfianças de Olívia. Ester morre de ciúmes de Inácio, que não sabe o que dizer. Idalina supreende Olívia e Mariano juntos. Abelardo corteja Juliana de forma desajeitada. Guiomar tenta se esconder de Bartolomeu. O navio negreiro, que será mandado de volta à África, pode ser a solução para os problemas da escrava branca. Ester decide descobrir a verdade sobre a doença de Sobral.

Capítulo 134:  Sobral guarda a receita de Dr. Teodoro, ao saber que Ester fez perguntas sobre o médico. Bartolomeu incensa a vaidade do capitão do navio negreiro e consegue que ele leve Mariano e Olívia. Guiomar foge de Bartolomeu. Juliana se preocupa em descobrir a origem de Alice. Ester acha o endereço do médico, Sobral percebe e arma um plano para sair da enrascada. Pede ao amigo Nereu que escreva-lhe uma carta; receba-a na Ouro Verde e demonstra intensa tristeza; Dr.Teodoro está morto. Ester cancela a sua viagem e Olívia fica ainda mais desconfiada. Uma semana depois, Alice dá a grande notícia: vai nascer o herdeiro da dinastia dos Sobral.

Capítulo 135:  Inácio se emociona ao saber que vai ser pai. Juliana decide ir à Corte para desvendar o mistério e pede para Trajano, que tem negócios a fazer para o banco, servir-lhe de companhia. Higino e Bárbara vibram com a gravidez de Alice; Ester mal consegue disfarçar os seus sentimentos. Guiomar finge ser uma cigana espanhola, mas Bartolomeu desmascara-a em segundos. Mariano deixa escapar para Olívia que Alice já estava grávida na vez passada em que esteve na Ouro Verde. Felício garante a Bartolomeu que está tentando convencer os acionistas do banco. A família Sobral brinda a gravidez de Alice. Olívia conta para Ester a sua descoberta: há dois meses Alice não menstrua, como apurou com a escrava que lava as roupas.

Capítulo 136:  Olívia insiste que Ester precisa contar tudo para Inácio. Higino, que guarda o trunfo de saber da falsa doença de Sobral, manda dinheiro para Dr. Teodoro e Vitório ameaça-o, caso ele não mantenha o bico calado. É chegada o dia da fuga de Olívia e Mariano; todos ajudam ao casal, inclusive a baronesa. Só resta a Ester dar parabéns a Inácio, quando ele afirma estar muito feliz com o filho que vai nascer. Felício não sabe mais o que dizer para Jesus. Clemente descobre que Olívia se prepara para fugir, sabota o carro que vai sair, atrasa a partida de Ester, Idalina, Zulmira e a escrava. Inácio e Alice almoçam na Morro Alto. Clemente conta da fuga para Higino.

Capítulo 137:  Mariano e Bartolomeu orientam Calixto, chefe dos jagunços, que deve aguardar as mulheres na Estrada da Mata. Higino reúne os seus melhores homens para impedir o plano de fuga. Sobral confidencia a Nereu que precisa ir à Corte resolver de vez o problema. Mariano faz o pagamento integral para Alonso; ele concorda em esperar por Olívia. Abelardo acha que Trajano é a companhia ideal para Juliana. Os jagunços amarram as mulheres e levam Olívia; Higino e seus capangas chegam atirando e vencem a parada. A escrava branca é colocada na senzala da Morro Alto e Higino promete que ela vai sofrer muito por tentar enganá-lo. Ester pressiona Alice sobre a gravidez e chantageia-a obrigando que diga ao pai que foi a mentora da fuga.

Capítulo 138:  Alice afirma ter planejado tudo para defender a mãe e exige que ele alforrie Olívia. Jesus pesquisa sobre o trabalho imigrante na lavoura; Trajano entrega a Nereu, que passa por problemas na colheita. Olívia é colocada na estalagem. Os conselheiros do banco negam a contratação de Jesus; Nereu é o que se posiciona mais abertamente contra. Alice ganha os louros pela libertação de Olívia. Sobral conta a Teodoro que precisou inventar a sua morte e dá-lhe dinheiro. Nereu avisa hostilmente a Jesus que ele não será contratado; depois, pega um empréstimo e para levar adiante a proposta de trazer imigrantes, que pensa ser de Trajano. Juliana conversa com a diretora da clínica, Anita. Higino conta à Barbára que vai alforriar Olívia.

Capítulo 139:  Bárbara concorda com a alforria. Anita afirma que Alice não nasceu na clínica; Socorro procura Juliana, pede dinheiro e conta: Bárbara perdeu o filho e colocou uma criança no lugar sem Higino saber. Nereu janta na Ouro Verde, corteja Guiomar e é acuado por Bartolomeu em função das suas posições racistas. Juliana nada revela a Trajano. Higino assina a alforria, mas não registra-a . Bartolomeu corteja uma ricaça, Clara, para atormentar Guiomar. Bárbara convida Olívia para morar na Morro Alto após a alforria e promete pressionar o marido para que faça o registro. Sete meses se passam e Alice começa a sentir as dores ; Rosália faz o parto. Inácio segura orgulhoso o seu filho.

Capítulo 140:  Otávio Sobral – é o nome do herdeiro. Sobral chora. Dario continua hostilizando Jesus. Na Igreja, Juliana faz uma promessa de jamais revelar a Abelardo o que descobriu. As portas da Ouro Verde se abrem para Higino e Bárbara conhecerem o neto. Luzia não pára de se engraçar para Mariano. Seis meses se passam e todos se agitam na Ouro Verde para a festa de baptizado de Otávio. Trajano revela que a ideia dos imigrantes foi de Jesus e Nereu fica muito abalado. Ester sofre durante o baptizado; Juliana e Abelardo são os padrinhos; Inácio muito comovido com o filho no colo; Olívia se irrita com o cinismo de Alice, que insiste que o bebê é a cara do pai. Rosália confirma para Olívia; Otávio não nasceu prematuro.

Capítulo 141:  Rosália promete achar um jeito de dizer a Inácio a verdade. Ester preferia que ninguém mexesse mais na história. Bárbara e Higino voltam da Corte com poucas esperanças do baronato. Abelardo resolve marcar a data do seu casamento. Mariano e Olívia fingem brigar, somente para enganar Vitório. Nereu pede desculpas a Jesus, oferece o emprego no banco, mas ele opta por ficar no jornal. Clara convida Idalina para o casamento de sua irmã Inácio fica confuso ao saber que Rosália não acredita ser Otávio prematuro. Anita demite Socorro acusando-a de inúmeras mentiras; ela decide ir para Santana procurar Juliana. Bartolomeu convida Jesus para ser colunista do jornal. Léa, a escrava que cuida das roupas, confirma que as regras de Alice foram interrompidas nove meses antes da gravidez. Inácio esbofeteia Alice na frente de todos.

Capítulo 142:  Alice insiste em negar, mas Inácio nem ouve. Higino faz campanha pela cidade pela presidência da Associação. Nereu acha que Sobral não precisa temer nada, os fazendeiros estão com ele. Inácio quer expulsar Alice da Ouro Verde; Trajano pede que ele pondere. Bárbara manda mensagem à Ester pedindo que ela marque o dia do chá. Juliana vai começar os preparativos para o noivado com Abelardo. Ester está decidida a não se meter no conflito familiar. Guiomar faz pouco do casamento para o qual Bartolomeu foi convidado. Mariano faz uma proposta para Luzia: paga-lhe todo o sustento, mas nada de “brincadeiras”. Socorro chega à Santana. Ester declara todo o seu amor a Inácio. Os dois se beijam.

Capítulo 143:  Ester aconselha a deixar Alice na fazenda pelo bem de Sobral. Abelardo perde a compostura com Idalina, que insiste para ele não se casar com a pobretona da Juliana. A megera promete impedir o matrimónio a qualquer custo. Inácio consente que Alice fique, mas que não acalente alguma esperança dele ser seu marido. Mariano banca novas roupas para Luzia; faz com que ela peça demissão e mostra a todos que estão se relacionando. Olívia acha que a estratégia para enganar Higino não tem como dar errada. Socorro fica sabendo que Juliana está comprometida com um ricaço. Bárbara recebe Ester, Clara, Idalina e Alice para o chá. Abelardo fica chocado ao saber que Otavinho não é filho de Inácio. Higino pressiona Idalina: quer um trunfo contra Sobral.

Capítulo 144:  Por 300 contos de réis, como já havia proposto, Idalina promete contar tudo sobre o passado escabroso da Baronesa. Higino titubeia. Isidoro fica encantado com a gentileza de Ester e promete a si mesmo defendê-la. Mariano mostra-se dono de Luzia para que todos vejam. Abelardo hesita quando Alice chora em seu ombro negando ter enganado Inácio. Higino manda ordem para que o banco envie dinheiro para ele na Morro Alto. Socorro faz perguntas sobre os Ventura. Idalina combina com Clara um plano para humilhar a noiva de Abelardo. Waldir comanda jagunços que assaltam Isidoro. Inácio insiste em saber que é o pai de Otavinho. Socorro vai até a Morro Alto

Capítulo 145:  Socorro se apresenta, mente estar procurando emprego e avalia gananciosamente o património dos Ventura. Alice sai para cavalgar com Abelardo deixando Juliana insegura. Idalina finge amizade e convida-a para jantar. Vitório e Waldir socorrem Isidoro que chega machucado à Morro Alto e mandam que ele procure Higino na estalagem. Ester organiza o baptizado das crianças cativas, mais uma de sua obras em Santana. Alice continua tentando se justificar. Luzia enfeita seu quarto todo com coisas douradas. Alertada por Leopoldo, Ester decide que não vai deixar Juliana ser humilhada na sua casa. Vitório e Higino armam uma cilada para Isidoro, que acaba revelando o sobrenome de Ester.

Capítulo 146:  Higino exulta em saber que a baronesa foi uma cocote.. No jantar, Clara faz charme para Abelardo e junto com Idalina não perde a oportunidade de menosprezar Juliana. Higino manda que Clemente roube o álbum com os recortes sobre Ester que está na Ouro Verde. Juliana se sai bem no jantar, para irritação de Idalina e Clara. Sobral e Higino se preparam para a eleição. Socorro colhe mais informações com Gaspar. Inácio fica desesperado ao saber que Higino sabe do passado de Ester. Mariano dá uma penteadeira de presente para Luzia. Ester, na igreja, acompanha orgulhosa a comunhão das crianças escravas. Na hora da eleição, Inácio ameaça Higino veladamente: se ele revelar alguma coisa ele destrói a reputação de Alice; sem se intimidar, o fazendeiro mostra o álbum para todos. Sobral fica destruído.

Capítulo 147:  Os fazendeiros, liderados por Nereu, mostram-se muito chocados. Sobral faz discurso emocionado em defesa de Ester. Felício encerra o bate-boca e dá início à votação: Higino é eleito. Na Ouro Verde, o clima é agitado: Idalina nega ter feito alguma coisa e Ester agride-a com palavras fortes. Na Morro Alto, só comemorações. Ester pensa em partir, mas Sobral implora que fique. Higino oferece dinheiro pela Ouro Verde; Abelardo dá-lhe um soco expulsando-o da fazenda. De tanto perguntar, Socorro acaba entendendo os motivos de Juliana. Clara pressiona Fabíola: depois do que aconteceu ela não deve permitir o casamento de Juliana com Abelardo. Ester e Sobral decidem enfrentar a ira da cidade indo ao casamento de Ana, a irmã de Clara.

Capítulo 148:  Mariano toma a defesa de Ester, alvo da maledicência de Clara. Bárbara está inconformada com o passado da baronesa. Alice tenta mostrar-se solidária, mas Inácio arrasa com ela quando ousa falar de Ester. Idalina estranha a veemência do neto em defender a madrasta. No dia seguinte, Nereu e Vitório contam sobre a noite anterior, uma festa cheia de cocotes para comemorar a vitória de Higino. Olívia teme pelos amigos no casamento de Ana de Toledo. Sobral questiona Nereu: como Higino soube que sua doença era falsa? Bárbara e Higino são convidados para o casamento. Idalina proíbe Leopoldo de ir à festa. Clara pressiona Padre Osvaldo: a cortesã não poderá entrar na igreja.

Capítulo 149:  Nereu manda um bilhete para Guiomar; Olívia reconhece a caligrafia e fica intrigada. Ester chega à igreja acompanhada pelo Barão e pelo Comendador Felício; padre Osvaldo intervém para que ela não entre. Um enorme discussão acontece, o Padre propõe que ela se confesse arrependida e Ester rejeita a idéia. Dá as costas para a porta da igreja e uma pedra fere a sua cabeça causando a revolta de todos os seus amigos. Idalina tripudia e Ester tem um ataque: recolhe todos os vestidos da megera e manda dar para os pobres ou queimar. Rosália cumpre a ordem com prazer e entra em conflito com Idalina; Leopoldo tenta defender a escrava e é ameaçado pela esposa que promete revelar as provas que tem contra ele. Inácio e Alice brigam e Abelardo se vê no meio da confusão. Ester chora consolada por Guiomar e Olívia. Leopoldo se humilha para Idalina pedindo que ela não o mande para a cadeia.

Capítulo 150:  Idalina garante que é a última vez que perdoa o marido. Isidoro não aceita o cargo oferecido por Higino. Socorro consegue com Abelardo um emprego na estalagem. Olívia compara as caligrafias e constata que Nereu escreveu a carta avisando da morte de Dr. Teodoro; depois arranca de Higino toda a história da falsa doença. Inácio humilha Alice, que começa a desconfiar de alguma coisa entre ele e a madrasta. Felício convida Sobral e Ester para um jantar de desagravo com a presença do Visconde de Cantanhede. Alice pede que Inácio jante com ela na Morro Alto e o pai insiste para que ele vá. Abelardo dá força para que Mariano vá com Luzia ao seu noivado. Alice sai mesmo com Otavinho febril. A criança piora e Idalina não permite que Mariano seja chamado.

Capítulo 151:  Idalina proíbe Rosália de cuidar de Otavinho. É só uma febrinha – garante. Fabíola avisa que não vai à festa de noivado na fazenda dos Sobral; Luzia exulta ao saber que poderá ir com Mariano. Os convidados de Felício ficam encantados com Ester. Alice pede dinheiro à mãe. Abelardo entrega Otavinho nas mãos de Rosália; Sobral concorda e Idalina estrebucha; Inácio fica furioso porque Alice, mesmo sabendo que o filho estava febril, resolveu sair. Olívia decide ir ao Rio para provar que Dr. Teodoro está vivo. Na loja, Clara se choca ao saber que Luzia estará na festa de noivado de Juliana e aproveita para destratar Ester. As duas se encaram.

Capítulo 152:  Clara insulta Ester que, sem perder a calma, rebate todos as suas carolices. Gaspar garante que o noivado de Abelardo será um fiasco. Alice sugere que o Barão expulse a esposa; Inácio quase a agride e Abelardo contemporiza. Ester pede que Fabíola reconsidere a sua decisão. Alice sonda Idalina para saber o nome da mulher por quem Inácio foi apaixonado. Na Corte, Higino conversa com o Marquês de Boaventura sobre o seu título. Mariano ajuda Olívia a descobrir o endereço de Dr. Teodoro. Para irritar Bartolomeu, Guiomar aceita a corte de Nereu. Mariano volta a se preocupar com o assassinato do pai, que poderá ser uma arma contra Higino. Socorro surpreende Juliana.

Capítulo 153:  Socorro ameaça contar tudo a Abelardo e pede três contos de réis pelo silêncio. Abelardo separa uma jóia da mãe para dar à noiva; Inácio guarda um colar para que um dia possa dar à Ester. Mariano tenta convencer Luzia a usar menos dourado na festa. Alice coloca o colar que foi de Helena, crente que era uma surpresa para ela; Inácio arranca-o do pescoço dela. Decide que Alice vai ficar uns tempos com a mãe. Juliana pede um mês para Socorro. Sobral força para Inácio e Alice serem os padrinhos de casamento de Abelardo. Boaventura sugere que Higino equipe o hospital com sofisticados aparelhos. Ester dispensa Jesus, quer que ele se dedique totalmente ao jornalismo. Alice tem certeza: Ester é a grande paixão de Inácio. Olívia seduz Teodoro, convida-o para jantar e se apresenta como enviada de Higino.

Capítulo 154:  Olívia mente: Higino comprou a fazenda de Sobral, que partiu para a Europa, e vai transformá-la em um cassino. E ainda; quer Teodoro como consultor. Clemente insufla a raiva de Dario. Juliana se abre com Guiomar, que também não sabe o que fazer. Vitório insulta Ester: pergunta o seu preço. Alice implora que a mãe vá com ela à festa. Idalina fica furiosa ao saber que Ester mandou vender os seus vestidos e doar o dinheiro para a escolinha dos escravos. Inácio ameaça matar Vitório e Sobral desarma-o. Depois, procura Vitório e proíbe-o de dirigir a palavra à Baronesa. Boaventura promete tentar um encontro entre Higino e o Imperador. Guiomar e Olívia armam um plano para desmascarar o barão. Ester e Inácio ouvem toda a conversa entre Sobral e Teodoro e ficam em estado de choque.

Capítulo 155:  Inácio e Ester desmascaram Sobral e decidem partir. Diante do avô, Inácio pega a pistola do pai e o ameaça. Sobral quer falar com Alice; ela, apreensiva, não encontra-o no quarto. Idalina fica indignada ao ver Mariano chegar acompanhado de Luzia. Fabíola vai à festa de noivado. Leopoldo conta tudo para Abelardo e dá uma desculpa para os convidados. Nereu pede Guiomar em casamento; ela fala sobre seu passado de cortesã, deixando-o apavorado. Abelardo dá à Juliana um broche de brilhantes que pertenceu à sua mãe. Inácio desce da carruagem, volta à casa apressado. Durante o espoucar dos fogos de artificio, Rosália entra no quarto do barão, ouve um grito e um tiro. Inácio e Ester partem.

Capítulo 156:  Rosália se recolhe, fingindo estar indisposta. Mariano marca encontro com Olívia na senzala; convence Luzia a voltar sozinha para Santana. Socorro chantageia Juliana, exige que lhe dê o broche de brilhantes. Abelardo se desespera ao encontrar o pai morto e a pistola de Inácio sobre o criado-mudo; decide chamar a polícia. Leopoldo diz que ouviu o neto ameaçar Sobral, mas não acredita que tenha atirado nele. Idalina surpreende Alice mexendo no armário de Inácio, cobra uma explicação. Alice desconfia que seu marido fugiu com Ester. Abelardo hesita em criar uma versão para a polícia: desconfia de Inácio. Rosália diz a ele que viu o assassino.

Capítulo 157:  Rosália garante a Abelardo que Inácio não matou o Barão, mas não revela o nome do assassino. Guiomar, Olívia, Leopoldo, Trajano e Abelardo concordam em contar a mesma versão para a polícia: Inácio foi procurar Ester e pedir que voltasse para casa. Alice divide as suas suspeitas com Idalina; para ela, Ester e Inácio fugiram juntos. Idalina desdenha e coloca Alice como suspeita; a jovem retruca afirmando ter visto a megera rondando o quarto de Sobral. Abelardo pede a Trajano que vá à Corte procurar o irmão. Inácio e Ester se hospedam na pensão de estudantes; ele usa o nome Silveira, como no passado. Abelardo suspeita mais ainda de Inácio ao saber que ele voltou à casa minutos antes da partida. Higino se choca ao saber da morte do Barão. Socorro pressiona Juliana. Mariano suspeita que um copo de vinho achado no quarto do Barão pode conter veneno.

Capítulo 158:  O inspetor Bustamanti acha a hipótese mirabolante. Mariano reforça as suspeitas de que Higino está envolvido na morte de seu pai e na do Barão. Abelardo sepulta o pai na Ouro Verde, ao lado do corpo da mãe, que retira da igreja. Higino garante a Olívia que o título agora sai. Rosália permanece misteriosa. Ester e Inácio passeiam pela Corte e nem querem comprar o jornal: na manchete, que não vêem, está estampada a morte de Sobral. O Marquês de Boaventura chega à Morro Alto. Mariano pensa em mais uma tentativa de fuga; Olívia insiste para que as mortes sejam investigadas. No vinho havia estricnina, garante o resultado do exame. Alice convence Abelardo a deixar Idalina ocupar o quarto do Barão. Bárbara desmaia ao saber que o Imperador planeja visitar Santana. Guiomar lembra que Padre Olinto morreu após beber um copo de conhaque.

Capítulo 159:  Mariano tem certeza de que as três mortes estão ligadas. Boaventura garante que D. Pedro dormirá uma noite na Morro Alto. Idalina acha uma caixa de jóias de Ester. Bustamanti comunica que a herdeira de metade de tudo é Ester. Trajano comunica que não encontrou Inácio. Higino começa a preparar a chegada do Imperador; Boaventura convida Bartolomeu para acompanhar a viagem desde o seu início. Bustamanti interroga todos. Ester e Inácio namoram pela Corte. A cidade se engalana para a visita real. Luzia compra vestido que foi de Idalina. Higino faz um discurso, mas Bartolomeu interrompe com a notícia: o Imperador não vem mais à Santana. Mariano prepara nova fuga; coleta mais dados e em todas as mortes encontra relação com Vitório. Boaventura avisa Higino que o título foi concedido. Idalina e Alice encontram a pulseira, a carta e a foto de Ester e Inácio juntos.

Capítulo 160:  Alice fica deprimida e chora. Idalina já pensa como tirar proveito da situação. Olívia e Mariano suspeitam que Vitório tenha revelado ao Barão que Otávio não era filho de Inácio. Bárbara e Higino festejam o baronato; Olívia fica em pânico. Abelardo consola Alice. Socorro chantageia Juliana e leva produtos da loja pela metade do preço. Bustamanti interroga Felício e pergunta pela relação de Sobral com a sogra e sobre Inácio, que continua desaparecido. Higino manda Vitório à Corte. Ester e Inácio dançam pelas ruas. Mariano pensa em acertar a fuga imediatamente. Idalina visita a Morro Alto e propõe vender a Higino as provas do relacionamento de Inácio e Ester.

Capítulo 161:  Com as provas na mão, Ventura poderá regatear pelo preço da fazenda. Idalina quer 300 contos de réis; Higino oferece a casa na Corte. Bustamanti começa a levar a sério a hipótese de Mariano que as mortes todas têm ligação. Zulmira desconfia que Rosália guarda algum segredo. Clemente continua insuflando Dario: o menino desobedece Cristóvão e sai galopando um cavalo arisco, o Ventania. Guiomar e Clara trocam alfinetadas. Vitório avista Inácio, segue-o e descobre onde o rapaz está hospedado. Dario leva um tombo e Ventania foge. Idalina aceita a proposta de Higino, mas Leopoldo, que precisa assinar toda a papelada, se recusa a aceitar qualquer coisa de Higino.

Capítulo 162:  Idalina ameaça o marido com a prisão e ele recua. Gaspar faz fofocas, fala do relacionamento passado entre Sobral e Palmira e Bustamanti presta atenção. Dario se sente culpado e Zulmira adverte-o. Inácio consegue emprego numa livraria. Abelardo e Trajano estranham o nervosismo de Juliana com a presença de Socorro. Mariano e Olívia se encontram na loja e quase são flagrados por Ventura. Luzia se queixa que gostaria de “brincar”; Guiomar sugere que ela encontre um parceiro. Bárbara recebe Clara para um chá, comete gafes e até derruba coisas na roupa da convidada. Higino manda Vitório vigiar Inácio; depois procura Abelardo, faz acusações ao casal e é expulso da Ouro Verde. Inseguro, abatido, encontra-se com Olívia.

Capítulo 163:  Higino propõe montar uma casa para Olívia e ela faz um drama, dizendo-se ofendidíssima com a proposta. O Marques de Boaventura avisa que está chegando à Santana. Guiomar implica com Bartolomeu, que está sendo cortejado por Luzia. Bárbara esnoba a antiga professora por ser amiga da devassa. Vitório e Waldir partem para a Corte, mas não encontram o registro de Inácio Sobral. Gaspar conta ao inspetor a sua teoria: Inácio matou o pai e fugiu com a madrasta. Guomar e Bárbara fazem as pazes; a professora ajuda a baronesa no jantar para o Marquês. Abelardo pede à Juliana que use o broche que lhe deu. Dario confessa a Clemente ter perdido o cavalo. Higino chega ao hotel mostrando foto de Inácio.

Capítulo 164:  Higino se hospeda na pensão, decidido a esperar Ester e Inácio, que saíram. Bustamanti quase acusa Palmira, que chora. Clemente ameaça Dario: ou Zulmira paga pelo cavalo ou vai para o tronco. Guiomar nota troca de olhares e de segredos entre Alice e Waldir. Socorro “empresta” o broche para Juliana, desde que seja convidada para a missa na Ouro Verde. Vitório e Higino procuram o casal num restaurante, sem sucesso. Inácio lê no jornal a notícia da morte de seu pai; Ester fica arrasada ao saber. Higino entra neste momento no quarto, acusando-os de assassinato.

Capítulo 165:  Inácio reage fortemente; Higino garante ter as provas do relacionamento dos dois e chatangeia-os: quer a Ouro Verde bem barata. Jesus garante a Dario que consegue os 800 mil réis para pagar por Ventania. Mariano, Olivia e Guiomar especulam sobre o segredo que existe entre Alice e Waldir. Higino cobiça Luzia; Olívia percebe. Bustamanti se encanta com Guiomar, que defende Palmira. Jesus entrega o dinheiro a Clemente. Idalina supreende Alice e Waldir, mas não percebe que ela deu dinheiro ao capataz. Dario desaparece. Ester e Inácio voltam para a Ouro Verde.

Capítulo 166:  Alice fica histérica, quando Inácio confessa que o grande amor de sua vida sempre foi Ester. Leopoldo percebe toda a trama ao saber que Higino tem as provas contra o neto e fuzila Idalina com o olhar. Ester retoma o seu quarto. Inácio se choca ao perceber que Abelardo pensa ser ele culpado. Luzia provoca Higino. Alice chora nos braços de Abelardo. Os escravos procuram Dario. Ester tem uma dura conversa com Abelardo, tomando a defesa de Inácio e apontando as diferenças entre os dois irmãos. Dario volta trazendo Ventania. Rosália conta a Cristóvão que viu o assassino; o escravo abre os olhos de Abelardo. Enigmático, ele procura Higino.

Capítulo 167:  Abelardo pede a Higino que entregue as provas contra Inácio e Ester à polícia e ajude-o a administrar a Ouro Verde. Higino exulta, tira a caixa com as provas do cofre, mas é rendido pelo rapaz. Os jagunços de Higino tentam impedí-lo, mas ele foge com a caixa. Higino comanda a perseguição ao filho pelo cafezal; Abelardo é obrigado a esconder a caixa sob um pé de café. Leopoldo convoca uma reunião para que uma história plausível seja inventada. Mariano libera Luzia para que ela “brinque” com quem quiser. Higino e Vitório torturam Abelardo, mas ele nada conta. Cristóvão encontra o patrão; Abelardo é medicado e pede perdão ao irmão. Bustamanti chega à Ouro Verde.

Capítulo 168:  Leopoldo instrói o neto a não dizer que voltou à casa na noite do crime. Dario e Jesus se abraçam emocionados. Inácio é interrogado por Bustamanti e acaba dizendo, quando pressionado, que voltou à casa, mas ficou no andar de baixo. Abelardo fica furioso com Clemente e obriga-o a devolver o dinheiro e pedir desculpas a Jesus. Os escravos da Ouro Verde tentam recuperar a caixa, mas precisam ir embora para evitar confronto com os homens de Higino. Ester e Alice se enfrentam. Bartolomeu fica com ciúmes e desacata Bustamanti. Olívia infla o ego de Higino dizendo o quanto Luzia o aprecia; logo depois, a liberta tenta-o e ele cede aos encantos dela.

Capítulo 169:  Olívia finge-se ultrajada, somente para escapar por um tempo do assédio de Higino. Clemente sugere procurar a caixa à noite, quando a vigilância baixa. Bárbara quase flagra Olívia e Mariano juntos. Quirino deixa escapar para Luzia que Rosália viu o assassino. Clemente dá uma pista falsa para Higino, que manda os seus homens procurar a caixa no sopé do Morro dos Corvos. Jesus e Cristóvão se preparam para a incursão noturna às terras de Higino. Enquanto Idalina arruma a sua bagagem para ir à Corte, Leopoldo se preocupa que todos descubram que eles ganharam a casa do Catete. Clemente encontra a caixa.

Capítulo 170:  Clemente limpa a sua barra com os patrões ao entregar a caixa. Waldir perdeu no jogo e precisa de dinheiro; pede 500 mil réis a Alice, senão conta tudo. Bartolomeu fica indignado porque Bustamanti chamou Guiomar mais uma vez para depor. Mariano planeja a fuga: Olívia irá disfarçada de freira. Rosália se enfurece com Luzia, que resolve fazer uma visita à Ouro Verde. Ubaldo, em seu depoimento, diz ter visto Inácio na parte de cima da casa; Luzia deixa escapar que Rosália viu o assassino. Bustamanti interroga a escrava da Ouro Verde, que conta ter inventado tudo. Higino esbarra em Mariano, que derruba no chão a fantasia de freira; os planos são mudados. Bustamanti prende Inácio.

Capítulo 171:  Ester fica dilacerada com a partida de Inácio. Olívia mais uma vez dribla o desejo de Higino. Rosália conta à Abelardo que não viu o assassino. Clemente promete ajudar Higino a recuperar as provas; vê de longe Waldir e Alice juntos. A jovem tenta arumar dinheiro com Idalina e Bárbara e nada consegue; rouba uma jóia da mãe com a cumplicidade de Diva. Guiomar seduz Bustamanti e consegue permissão para que Ester veja Inácio. Mariano marca a fuga para o dia seguinte e nada conta à Olívia sobre a prisão de Inácio. Muita emoção no encontro de Ester e Inácio.

Capítulo 172:  Vitório e Waldir estiveram na Ouro Verde na noite do assassinato – Abelardo fica sabendo por Zelito. Clemente consegue entrar no quarto de Abelardo. Leopoldo desabafa com Trajano: tem a chave do cofre onde Idalina guarda provas contra ele, mas não sabe onde encontrá-lo. Ester decide queimar a foto e o bilhete incriminadores; Abelardo se surpreende ao não encontrar a caixa. Leopoldo suspeita de Clemente. O feitor nega tudo e conta ter visto Alice e Waldir juntos. Agora é a vez da jovem negar tudo. Bartolomeu e Bustamanti se estranham; Guiomar e Clara também. Clemente entrega as provas a Higino. Olívia desiste de fugir ao saber que Inácio está preso.

Capítulo 173:  Ester e Mariano tentam dissuadir Olívia, mas a jovem está decidida a encontrar as provas e salvar Inácio de uma possível pena de morte. Bustamanti não consegue que Inácio confesse o crime. Olívia pretende voltar para a Morro Alto; Mariano se mostra muito aflito. Bustamanti fica furioso com artigo de Bartolomeu; joga quatro bandidos na cela junto com Inácio. Alice pede a Higino que ajude Inácio. Bartolomeu e Luzia vão para a cama; Guiomar tripudia quando o vê descendo todo desarrumado. Trajano percebe o nervosismo de Juliana. Higino visita Olívia em seu quarto na estalagem.

Capítulo 174:  Higino concorda que Olívia volte para a Morro Alto. Juliana conta a Trajano que está sendo vítima de uma chantagem. Higino se mostra cada vez mais maníaco, com medo de doenças. Ester e Abelardo consideram a hipótese de vender a Ouro Verde. Guiomar volta a ser professora de Bárbara; sugere a Olívia encontrar Ferdinando, um famoso arrombador. Trajano obriga Socorro a devolver o broche. Alice pede as provas e o pai desconversa. Inácio fica muito preocupado ao saber que Olívia está se sacrificando por ele. Higino vai ao quarto de Olívia todo esperançoso. Inácio pede a Cristóvão que o ajude a fugir.

Capítulo 175:  Olívia garante a Higino que tudo seria mais fácil se Bárbara fosse passear na corte. Cristóvão segue instruções de Inácio: pega um punhal e pede que Rosália coloque dentro de um bolo. Ester se confronta com Alice, que promete salvar o marido. Olívia e Guiomar inventam histórias sobre assaltos na Corte, só para assustar Bárbara. Quando Higino oferece uma viagem para a esposa, ela não aceita de jeito algum. Cristóvão leva o bolo para o patrão e Bustamanti sugere que ele divida com os guardas. Bárbara flagra Higino prometendo se separar dela, somente para ficar com Olívia.

Capítulo 176:  Inácio e Cristóvão convencem o inspetor que o bolo está estragado. Bárbara tem um ataque, parte para cima de Higino e jura que ele nunca mais vai tocar numa baronesa. Bustamanti já sabe que os dois empregados de Ventura estiveram na Ouro Verde na noite do assassinato. Olívia faz-se de vítima e Bárbara acredita, mesmo assim decide ir embora. Ester obriga uma indignada Idalina a emprestar a sua casa no Catete para Guiomar. Os escravos ficam revoltados quando Vitório insiste em castigar Custódio, jovem que desmaiou na plantação. Luzia vai viajar junto com Guiomar; irrita Idalina ao desfilar na Ouro Verde com vestido que foi da megera. Ester convida Bárbara para se hospedar na Ouro Verde. Cristóvão leva um livro com punhal dentro para Inácio. Bustamanti avisa que os presos serão transferidos para Serra Linda. Bárbara, de chicote na mão, encara Higino.

Capítulo 177:  Bárbara resolve ir embora dignamente; Higino implora que ela fique. Dr. Navarro chega à Ouro Verde, afirma que Inácio está bem enrolado, mas garante jamais ter perdido uma causa. Bárbara refugia-se na Ouro Verde. Higino, deprimido por ter sido abandonado, se recolhe cedo, sem tentar nada com Olívia. No dia seguinte, a escrava visita a sua ama e depois se encontra com Mariano. Vitório decide deixar Custódio a pão e água; Diva tenta interceder por ele. Em depoimento a Bustamanti, o capataz diz ter ido à Ouro Verde só para dar segurança à Bárbara. Clemente é chamado para depor. Alice pede que o pai abra o cofre para pegar alguns documentos.

Capítulo 178:  Higino decide mudar as provas de lugar, pensando que Alice já saiu. Navarro tenta conseguir um habeas-corpus para Inácio. Diva vê onde Higino guardou a pasta com as provas e conta para Alice; Zelito a tudo ouve. Inácio, ao ser transferido, usa o punhal, rende os guardas e foge. Sua fuga é comentário na cidade. Alice agride Ester culpando-a por tudo. Luzia se deslumbra com a Corte. Higino mantém o castigo de Custódio; Bartolomeu se interessa pela história. Olívia consegue mais uma vez enrolar Higino. Mariano luta contra uma epidemia de varíola e chama um colega, Umberto, para ajudá-lo. Inácio pede ajuda a Trajano.

Capítulo 179:  Trajano abriga o amigo, sem revelar nada ao avô, Felício. Vitório cobiça Palmira, que só tem olhos para Umberto, o amigo de Mariano. Para salvar Olívia, Inácio está disposto a entrar na Morro Alto e acha oportuna a crise que Higino vem enfrentando com os seus escravos. Higino pede que Bárbara volte; como ela recusa, pede a separação. Ferdinando se deslumbra com Luzia. Navarro sente que existe algo por detrás da animosidade entre Ester e Alice. Inácio se refugia no antigo celeiro da Ouro Verde; decide que é hora de agir, ao saber que Ventura estará fora por um bom tempo no dia seguinte.

Capítulo 180:  Mariano e Trajano pedem que o amigo não se arrisque demais. Juliana fica magoada ao ver que Abelardo protege, consola e defende Alice. Socorro espia o casal de noivos e maquina novo plano para ganhar dinheiro. Inácio arma plano de fuga e conta com a ajuda de Zelito. Zelito entrega dinheiro para que escravos fujam, levando Custódio para um quilombo; depois, avisa a Higino que está havendo uma rebelião em sua fazenda e até Waldir foi ferido. O fazendeiro sai com seus jagunços para caçar os fugitivos. Ferdinando aceita ir à Santana, encantado com os dotes de Luzia. Inácio entra na Morro Alto e é surpreendido por Vitório.

Capítulo 181:  Inácio é baleado no braço esquerdo, mesmo assim consegue fugir. Higino guarda de novo as provas dentro do cofre. Diva e Zelito ajudam a fuga. Olívia descobre que um escravo está com varíola e Higino apavorado concorda que ela chame um médico. Bárbara vai ao banco, não consegue tirar dinheiro sem autorização do marido e descobre que Alice vendeu o seu anel. Ester, ao saber da fuga de Inácio, arma um plano para ajudá-lo. Zelito trata o ferimento e Inácio manda chamar Mariano. Socorro ameaça Juliana: quer o broche de volta. Guiomar, Luzia e Ferdinando chegam da Corte e o arrombador é apresentado como comendador. Dr. Umberto constata: é varíola mesmo e Higino fica mais hipocondríaco do que nunca, mandando desinfetar tudo. Mariano encontra Inácio caído no chão.

Capítulo 182:  Mariano opera Inácio para retirar a bala. Navarro questiona a baronesa, que faz defesa emocionada do enteado. Trajano pressiona Juliana, mas ela nada revela sobre os motivos da chantagem. Olívia fala sobre a varíola e Higino morre de nojo, deixando-a mais uma noite em paz. Mariano e Inácio tentam encontrar a conexão entre as mortes que ocorreram em Santana. Waldir desconfia ao ver Trajano carregando um cesto no caminho da Ouro Verde. A varíola contagia cinco escravos na Morro Alto. Trajano pede a Cristóvão que ele leve mantimentos e roupas para Inácio. Bárbara pressiona Diva e conclui que Alice tem algum segredo. Seguindo plano de Guiomar, Ferdinando esnoba Higino. Ester questiona Cristóvão: para onde ele vai levar uma cesta?

Capítulo 183:  Cristóvão inventa uma história e convence Ester. Luzia diverte o arrombador que jura fazer qualquer coisa por ela. Olívia pede uma prova de fogo antes de se entregar a Higino: um jantar em que ela receba os convidados. Palmira seduz Vitório, marca encontro à noite, atendendo a pedido de Mariano. Higino morre de enjôo enquanto Guiomar e Olívia comentam em detalhes os estragos da varíola. O Barão convida Ferdinando para passar uns dias na fazenda. Felício estranha convite para jantar na Morro Alto. Socorro pressiona Juliana. Palmira pede que Vitório suba para o seu quarto desarmado. Ester irrompe em pranto desesperado quando Navarro avisa que não irá defender Inácio. Vitório e Inácio se encaram no quarto da estalagem.

Capítulo 184:  Inácio ameaça Vitório: tem todas as provas que vão incriminá-lo por tentativa de homicídio. Ester revela toda a sua história para Navarro. Juliana conta para Trajano os motivos pelos quais está sendo chantageada. Navarro decide continuar com o caso e agora teme que as provas caiam nas mãos da justiça. Inácio pressiona e Vitório somente diz o que revelou ao Dr. Xavier: que Luzia freqüentava a Morro Alto. Bustamanti chega à estalagem e Inácio consegue fugir sem ser visto. Jesus segue Cristóvão. Olívia recebe os convidados para o jantar na Morro Alto. Mariano pressiona Luzia para saber o seu passado. Olívia finge sentir calafrios na ‘noite de núpcias” com Higino. Ester encontra Inácio no celeiro.

Capítulo 185:  Inácio e Ester se beijam. Luzia conta ter visitado a Morro Alto muitas vezes para se encontrar com Zelito. Mariano e Inácio não conseguem entender porque isso teria abalado tanto o Dr. Xavier. Todos na Ouro Verde estranham o fato de Ester ter passado a noite fora. Umberto mancomunado com Olívia, diagnostica: ela tem alastrim, uma doença contagiosíssima. Higino foge correndo. Ester e Alice brigam. Trajano fica dividido se deve ou não revelar a Abelardo toda a verdade. Guiomar implica com Clara ao vê-la com o braço apoiado em Bartolomeu. Olívia pressiona Ferdinando: abriu ou não o cofre? Navarro encontra-se com Inácio e sugere que ele se entregue à polícia.

Capítulo 186:  Navarro insiste que Inácio deve se entregar, mas ele se recusa. Ferdinando nada encontra no cofre. Bartolomeu é considerado por todos, até por Clara, o solteiro mais cobiçado de Santana. Guiomar desdenha. Clemente faz maldades com Cristóvão, que é tentado a fugir para o quilombo por Mizunga. Idalina se diverte com uma briga entre Alice e Ester. Trajano observa Abelardo quando ele está próximo de Alice. Clara tenta converter Vitório e Waldir ao catolicismo. Higino se apavora quando Olívia fala das feridas. Inácio quer falar com Luzia e Mariano combina um encontro à noite, mas ela se surpreende ao topar com outro homem na rua. Higino vai à Ouro Verde.

Capítulo 187:  O encontro de Luzia e Ferdinando faz com que Inácio desista de conversar com a liberta. Higino insiste em comprar a Ouro Verde e dá três dias para Ester e Abelardo pensarem. Alice se preocupa em saber se Vitório tocou no seu nome na última conversa com o barão assassinado, mas ele nega. Bárbara se recusa a voltar para casa. Clemente tenta fazer amizade com Alice, que o rejeita; o feitor ameaça-a veladamente. Inácio não ser que a Ouro Verde seja vendida; Ester decide ir com Navarro para a Corte procurar velhos contatos, que consigam afastar o inspetor do caso. Idalina se recusa a emprestar a casa do Catete, mas acaba cedendo, após Ester expulsá-la da fazenda. Gaspar alardeia na estalagem que Inácio é culpado e é desmoralizado por Bartolomeu e Abelardo. Inácio entra no quarto de Luzia.

Capítulo 188:  Luzia nada lembra de importante relacionado com Dr. Xavier. Trajano avisa Inácio: Bustamanti está na estalagem. Cristóvão ajuda o patrão a fugir. Diva entrega uma carta à Alice, que decide ir à Corte. Guiomar convence Ferdinando a abrir o cofre de Higino no banco. Umberto avisa que ninguém deve tocar em Olívia. Higino marca encontro com Luzia; depois vai ao banco onde guarda coisas no cofre. Alice seduz Isidoro e marca um encontro com ele na Corte. Luzia abre o bico para Higino, que fica furioso ao saber que Inácio esteve no quarto da estalagem. Ameaça a todos de cumplicidade, mas Abelardo expulsa-o. Em seguida, Gaspar procura-o. Ester reencontra-se na Corte com um antigo pretendente, Pedro Afonso.

Capítulo 189:  Pedro Afonso se emociona ao rever Ester. Gaspar ganha instrumentos novos para a sua barbearia; em troca, conta a Higino que Cristóvão está ajudando Inácio. Ferdinando e Trajano nada encontram no cofre do banco. Pedro Afonso mora na casa onde foi o salão de Ester; promete ajudá-la no caso do inspetor. Bárbara desconfia da fidelidade da filha, mas ela nega. Vitório e Waldir vigiam Cristóvão. Zelito escuta Higino dizer que escondeu as provas em casa num lugar muito bem escondido. Higino manda carta anônima para Bustamanti indicando o paradeiro de Inácio. Seu capanga é preso pelo inspetor. Pedro Afonso afirma nada poder fazer nada e Ester desanima. Alice pede que Isidoro ajude-a. Bustamanti se prepara para prender Inácio.

Capítulo 190:  Inácio tenta fugir, é alcançado pelos policiais, leva uma coronhada e desmaia. Alice conta um segredo a Isidoro, fazendo-se de vítima e pede que ele alugue uma casa no seu nome, já que a lei impede que ela faça isso. O capanga de Higino é interrogado por Bustamanti e entrega o patrão. Ester está de volta à Santana, mas não consegue falar com Inácio, que está incomunicável, somente avistá-lo de longe. Jesus ouve conversa entre Cristóvão e Rosália sobre a fuga para o quilombo. Ester sugere a Navarro uma nova estratégia: bancar a frívola para tirar a força das provas que Higino tem contra Inácio. Higino não deixa Olívia sair da quarentena. Ferdinando se interessa por Clara. Ester decide colocar seu novo plano em ação. Volta à Corte e à casa de Pedro Afonso.

Capítulo 191:  Ester pede ajuda de novo a Pedro: quer que ele diga ser seu amante, que faça um “teatro” em Santana. Completamente apaixonado por ela, Pedro se recusa. Inácio nega veementemente ter cometido o crime; Bustamanti decide interrogar Vitório mais uma vez. Alice pede sigilo absoluto a Isidoro. Juliana se sente rejeitada por Abelardo. Mariano e Olívia se encontram na senzala e ele pede que ela continue se fingindo de doente. Clara cede ao assédio de Ferdinando ao saber que ele nunca mais voltará à Santana. Antes de partir, Ferdinando não resiste e conta a Bartolomeu tudo o que aconteceu. Higino pede que Idalina ajude-o na compra da Ouro Verde. Jesus espera a volta de Zulmira para decidir o futuro, que pode ser num quilombo. Pedro procura Ester. Bustamanti conversa com Mariano.

Capítulo 192:  Pedro pede que Ester fique com ele para sempre, convida-a para uma festa, embora ela reafirme seu amor por Inácio. Mariano conta a Bustamanti os detalhes das três mortes. Fotógrafo registra a chegada de Pedro e Ester na festa. Clemente deve organizar o pedido de conserto de todo o maquináriopara a colheita do café; Idalina registra. Abelardo discute com Navarro o inventário de Sobral e sofre. Bárbara jura que não vai ajudar Higino a receber na recepção que ele pretende dar na Morro Alto. Zulmira se preocupa ao saber que Dario quer fugir para o quilombo. Idalina provoca Ester ao vê-la na foto com Pedro. Bustamanti percebe o ódio entre elas. Diva conta que Luzia levava recados para Higino de D. Idalina. Higino vê Mariano e Umberto conversando com intimidade.

Capítulo 193:  Bustamanti investiga a relação entre Higino e Idalina. Gaspar confirma que Umberto e Mariano são amigos de longa data e Higino fica desconfiado. Idalina ofende Ester, que revida à altura. Higino fica furioso ao ler no jornal uma nota sobre um fazendeiro que pretende “receber” com uma escrava fazendo o papel de dona da casa. Bárbara fica intrigada. Idalina percebe que Clemente está armando alguma, quando ele se diz preocupado com a inexperiência de Abelardo para negociar a colheita. Luzia deixa escapar que jamais “brinca” com Mariano, o que põe Higino mais ainda alerta. Olívia descobre papéis que provam ser Higino um traficante de escravos; mostra o dossiê a Mariano. Higino vê os dois se beijando na senzala.

Capítulo 194:  Higino se retira desesperado, mas sem ser visto pelo casal. Olívia guarda os papéis no mesmo lugar onde os encontrou. Abelardo se sente desconfortável na presença de Otavinho e Juliana registra. Mariano tenta descobrir com Alice se Higino teve um navio chamado Tigre do Mar. Guiomar provoca Clara ao ver Bartolomeu tentando seduzi-la. Luzia resolve colocar o seu maiô e tomar banho de rio. Bárbara sumiu com Otavinho e Abelardo se dispõe a procurá-los. Deixa a negociação do café com Clemente. Higino tomado pelo ódio esbofeteia Olívia e joga-a na cama. Zulmira e Jesus decidem lutar contra a escravidão mas sem fugir. Olívia é chicoteada e urra de dor. Bustamanti interroga Idalina sobre as suas relações com Higino.

Capítulo 195:  Idalina deixa escapar no depoimento todo o seu rancor por Sobral e a amizade com Ventura. Higino se embriaga ainda com muito ódio. Olívia está desacordada na senzala. Todos na casa se voltam contra Idalina, até mesmo Abelardo. Rosália vai ver Inácio e os dois se abraçam emocionados. Ester fica muito preocupada ao saber de Olívia. Mariano, disposto a tudo, contrata jagunços e ruma para a Morro Alto. Gaspar tenta avisar Bartolomeu que não lhe dá ouvidos. Vitório reage à invasão da senzala, Mariano revida e consegue levar Olívia. Higino se descontrola e comanda todos os seus homens na caçada ao casal. Socorro pressiona Juliana. Os jagunços se enfrentam a tiros, Higino segue Mariano. Os dois homens se enfrentam desarmados.

Capítulo 196:  Mariano e Higino lutam. Vitório dá uma coronhada no médico. Olívia é levada de volta amarrada no cavalo do seu dono. Trajano não empresta dinheiro para Juliana. Higino decide que Olívia vai ficar para sempre em seu quarto esperando os momentos em que ele tiver vontade de estar com ela. Coloca Waldir como seu guardião. Bárbara quer saber o que aconteceu com sua daminha, mas ninguém conta. Na Ouro Verde todos aguardam a decisão do juiz quanto ao habeas-corpus impetrado a favor de Inácio. Guiomar mostra para Clara o anúncio pretensamente publicado por Bartolomeu. Bárbara e Idalina vão na Morro Alto. Inácio é solto e só tem olhos para Ester. Idalina revista o escritório; Bárbara vai ao quarto de Olívia. Pedro Afonso chega à fazenda.

Capítulo 197:  Inácio fica intrigado com a presença de Pedro. Olívia nada conta à Bárbara. Alice consegue fazer com que Inácio veja a foto publicada no jornal. Ester conta todo o seu plano para Inácio, e ele fica enciumado. Idalina desconfia do negócio da venda da safra e permanece de olho em Clemente. Socorro vai na Ouro Verde sob o pretexto de levar um bolo e deixa Juliana aterrorizada. À contragosto, Inácio dorme no quarto com Alice; à noite, foge e vai ao encontro de Ester.; Alice jura ajudar Mariano, Ester e Inácio a encontrar provas para chantagear Higino. Bárbara se lembra do recibo de compra do navio. Idalina descobre dinheiro que Clemente escondeu. Alice encontra todos os documentos contra o pai; Higino chega em casa.

Capítulo 198:  Alice inventa uma desculpa e o pai acredita. Depois que ele sai, encontra o recibo de compra do navio negreiro e vai embora levando também dinheiro que estava em cima da cômoda. Guiomar pretende ajudar Juliana. Luzia fica preocupada com o seu futuro, agora que todos sabem o relacionamento de Mariano com Olívia. Idalina convence Alice a deixá-la negociar com Higino. Inácio cada vez mais ciumento com a presença de Pedro na fazenda. Felício convida os amigos para uma pequena recepção em sua casa. Ester empresta um belo anel de esmeraldas para Guiomar. Abelardo se concentra em fazer um álbum de recortes sobre o assassinato do pai. Clemente está nas mãos de Idalina, que questiona-o sobre a origem dos cinco contos de réis. Pedro se declara mais uma vez a Ester; Inácio a tudo ouve.

Capítulo 199:  Inácio tem uma crise de ciúmes. Idalina chantageia Higino, que se choca ao saber das provas contra ele e com a certeza que Clemente já contou tudo sobre as suas tramóias do passado. Cristóvão está decidido a ir para o quilombo. Waldir pede mais dinheiro à Alice; Abelardo observa de longe. Higino aceita trocar as provas, desde que as que são contra ele sejam queimadas no ato. Propõe a Idalina um trato com relação à Olívia. Navarro acha importante que Ester e Pedro estejam juntos na festa do Conselheiro. Socorro se encanta com o anel de Guiomar. Abelardo se constrange na presença de Otavinho. Idalina se vangloria: conseguiu as provas contra Inácio e é a nova dona de Olívia. Todos se chocam ao perceber que não é a verdadeira carta. Higino chega à Ouro Verde neste momento.

Capítulo 200:  Higino insiste em comprar a fazenda e busca a cumplicidade dos filhos, Alice e Abelardo. Garante que não pretende ver Inácio preso, mas tem uma cópia da foto. Inácio coloca ponto final na história: não vende. Navarro insiste: Ester, Inácio e Pedro devem ir à festa do Conselheiro. Zulmira se apavora: Dario quer ir para o quilombo. Bárbara decide reconciliar-se com o marido. Ester exige que Olívia seja tratada como uma amiga. Alice insiste que Abelardo cuide de Otavinho, mas ele se incomoda com a situação. Clemente segue Alice, a mando de Idalina, e vê quando ela se encontra com Waldir. Dario mostra-se dividido, mas almeja a liberdade. Bartolomeu desfila com Clara, somente para irritar Guiomar. Estão todos prontos para a festa. Ester causa furor por ter abandonado o luto e por chegar de braço dado com Pedro.

Capítulo 201:  Higino percebe o propósito de Ester. Felício mal reconhece a baronesa, pela qual tem tanta afeição. Alice insiste em seduzir Inácio: na festa e em casa, quando retornam. Mariano acaba a sua relação com Luzia, que se preocupa em arrumar novo senhor que a sustente. Socorro não resiste e cai na armadilha de Guiomar: rouba o anel de esmeraldas. Abelardo não consegue esconder o seu incômodo na presença de Otavinho. Guiomar ajuda Bárbara a organizar uma festa só para homens na Morro Alto. Idalina decide atrapalhar a intimidade entre Ester e Inácio: convida Clara, na ausência de seus pais, para se hospedar na Ouro Verde. Guiomar pressiona Socorro. Trajano descobre que Isidoro alugou uma casa na Corte.

Capítulo 202:  Guiomar exige que Socorro pare de chantagear Juliana. Na Morro Alto, todos se agitam para a recepção da noite. A festa de aniversário de Guiomar está sendo preparada na estalagem. Abelardo recorta e cola notícias no seu álbum. Alice avisa que vai à Corte dar novas entrevistas sobre o marido e pede a chave da casa do Catete para Idalina. Guiomar se irrita quando Bartolomeu avisa que irá ao seu aniversário acompanhado por Clara. Isidoro se defende dizendo que alugou a casa para ajudar uma prima. Bustamanti reage ao assédio de Luzia. Cristóvão e Jesus conversam sobre a fuga, que será dois dias depois, à noite. Olívia, Ester e Mariano tentam entender as ligações de Alice com Waldir, Isidoro e Estácio. A festa na Morro Alto começa com os convidados sendo trazidos de liteira. Idalina resolve ir à Corte atrás de Alice.

Capítulo 203:  Bárbara recebe excentricamente os convidados. No dia seguinte, todos na Ouro Verde se preparam para ir ao aniversário de Guiomar. Abelardo é o único que pretende ficar, colando recortes em seu álbum. Deprimido, começa a beber sozinho. Zulmira, que está cuidando de Otavinho, é chamada para ver Dario, que está com muita febre, e deixa o bebê por um tempo com o tio. Guiomar está muito alegre na sua festa de aniversário. Olívia acha que Luzia está envolvida em todos os crimes. Completamente embriagado, Abelardo larga a criança sozinha, ela se machuca com uma tesoura, Clemente insufla dizendo que a culpa é da escrava e, acatando ordem do dono, coloca Zulmira no tronco. Inácio manda parar a tortura e não entende a atitude do irmão, que está completamente fora de si. Idalina segue Alice e surpreende-a com uma pessoa na casa da Corte.

Capítulo 204:  Alice apresenta Idalina à Laura, sua verdadeira mãe. Abelardo continua fora de si. Idalina pressiona Alice, a jovem explode e confessa: Abelardo é o pai de Otavinho. Contou a ele que não eram irmãos, fizeram amor para logo depois desmentir tudo. Abelardo insiste que Inácio precisa voltar para Alice e os dois discutem. Ester e Inácio consolam Zulmira e juram que nunca mais vai acontecer. Na manhã seguinte, Abelardo não quer falar com ninguém e chora convulsivamente. Juliana agradece a Guiomar. Luzia convida Trajano para brincar. Cristóvão está decidido mesmo a fugir. Jesus acarinha a esposa; Abelardo chega no quarto deles.

Capítulo 205:  Abelardo pede desculpas e Zulmira aceita. Jesus faz discurso na senzala sobre liberdade e torna-se o porta-voz dos escravos. Inácio e Ester ouvem abismados todas as maldades cometidas pelo feitor. Resolvem mandar embora Clemente, mas Abelardo intercede: se ele errou na última vez foi por sua causa e pede mais uma oportunidade. Bartolomeu e Clara tomam chá juntos e ele se irrita com a posição escravagista dela. Alice e Idalina estão de volta à Ouro Verde. Ester avisa que Olívia fará refeições junto com a família. Idalina mostra o daguerreótipo que comprou do fotógrafo; ninguém mais terá a foto de Ester e Inácio na Corte. Bárbara fica intrigada, quando Idalina propõe uma conversa confidencial.

Capítulo 206:  Idalina chantageia Bárbara: ela consegue as provas contra Inácio e o segredo sobre o nascimento de Alice permanecerá preservado. Higino aumenta a sua oferta pela fazenda e dá prazo para que os herdeiros se decidam. Na saída, ameaça Olívia entre dentes. Abelardo e Ester são favoráveis à venda; Inácio promete pensar. Pedro Afonso está de volta. Clara fica interessada nele. Socorro resolve pressionar mais uma vez Juliana, que expulsa-a de sua casa. Trajano pede que Luzia descubra o que Vitório e Dr. Xavier conversaram. Idalina ouve Socorro ameaçando Juliana. Clemente percebe que alguma coisa está para acontecer. Socorro aborda Abelardo: tem um assunto muito sério a tratar com ele.

Capítulo 207:  Idalina interrompe, tira Socorro da sala e promete dez contos, após a venda da fazenda, se ela ficar calada. Inventa uma desculpa para a presença dela na Ouro Verde. Bárbara pede que Higino desista de comprar a Ouro Verde, mas ele nem ouve. Navarro acha que o romance entre Pedro e Ester deve ter mais testemunhas. Socorro promete a Juliana que nada vai revelar. Na Ouro Verde, acontece um jantar em torno do Conselheiro Cantuária; Ester e Pedro fazem “teatro”. Inácio surpreende um beijo dos dois, que era forjado somente para convencer Felício do namoro. Guiomar pressiona Bartolomeu. Alice escuta quando Inácio desabafa com Ester: quer o conde fora da Ouro Verde.

Capítulo 208:  Inácio fica louco de ciúmes, mas rapidamente os dois se reconciliam. Bartolomeu bebe e quase confessa seu amor por Guiomar. Clemente surpreende os escravos em fuga e recaptura Cristóvão. Abelardo e Inácio decidem nada fazer. Ester e Pedro Afonso fingem intimidade na loja e são “flagrados” por Yvette. Felício está completamente desapontado com o comportamento de Ester. Leopoldo é pressionado pela mulher a convencer Inácio a vender a fazenda. Trajano enfim consegue declarar o seu amor a Juliana. Alice entrega a Idalina um frasco que comprou numa botica. Mariano se esconde no quarto de Luzia, antes do encontro dela com Vitório. Bárbara vê as provas dentro do cofre. Juliana decide romper o noivado com Abelardo.

Capítulo 209:  Vitório ameaça matar Luzia, se ela comentar com alguém que viu ele entregar um bilhete para um escravo na porta da festa em que Dr. Xavier morreu. E ameaça mais: ela pode pagar pelo que fez. Higino se recusa a dar a combinação do cofre para Bárbara. Juliana vai embora deixando a aliança e o broche que pertenceu à Helena. Chega à Santana um velho amigo de Guiomar: Ernani. Ubaldo levanta o passado dele a pedido de Bartolomeu: é um falsário. Alice coloca um pó no chá de Ester e no conhaque de Pedro. Os dois se recolhem cedo e “apagam”: Alice despe Ester e Clemente carrega Pedro para o quarto da Baronesa. Na manhã seguinte, os dois não aparecem. Inácio se choca ao ver Ester e Pedro deitados juntos na cama.

Capítulo 210:  Inácio, furioso, tenta acordar Ester e Pedro. Chama Idalina e Alice e, segundos depois, desmascara-as. Sabe que elas armaram contra a sua amada e vai provando isso passo a passo. Não satisfeito, tranca-as na biblioteca após obrigá-las a tomar o mesmo entorpecente que deram para Ester e Pedro. Mariano e Olívia conjecturam sobre a possibilidade de Leopoldo ser o assassino. Trajano defende Leopoldo e diz saber o seu segredo, mas nada revela. Inácio pede desculpas a Pedro. Alice busca consolo em Abelardo. Guiomar decide encontrar o cofre onde Idalina guarda o documento contra Leopoldo. Para isso, vai à Corte e lá se encontra com Bartolomeu, também hospedado na casa do Catete. Guiomar e Bartolomeu descobrem o segredo de Leopoldo.

Capítulo 211:  Leopoldo é um bígamo. Ester arma um plano para que Clara supreenda-a com Pedro em seu quarto e tudo dá certo. Inácio acha que Alice é suspeita da morte de seu pai. Vitório ameaça Luzia: a coisa vai ficar ruim para o lado dela se descobrirem o que ela levou da Morro Alto para a Ouro Verde. Mariano, Guiomar e Bartolomeu conversam com Leopoldo; Idalina só registra e conclui: eles acharam a certidão e resolve procurá-la. Ernani, o falsificador, volta à Santana. Guiomar vai à igreja onde Leopoldo casou-se com a primeira mulher para recuperar o registro original. Volta dizendo que ela pegou fogo. Bartolomeu sucumbe aos encantos de Guiomar. Leopoldo resolve não aceitar ordens de Idalina e ela revela que está com a certidão em sua mãos e vai denunciá-lo.

Capítulo 212:  Idalina ainda barganha: se Leopoldo convencer os netos a vender a fazenda, ela esquece a denúncia. Bartolomeu está encantado por Guiomar, mas se assusta com os pequenos truques que ela usa. Leopoldo se insurge mesmo contra Idalina. Os netos tentam convencer a avó a não fazer nada contra o marido, sem sucesso. Ester e Pedro armam uma cena na Igreja, para assustar Padre Olavo. Bustamanti recebe a queixa de Idalina. Abelardo e Navarro organizam o inventário de Sobral. Bárbara encontra cupins em uma caixa e elabora plano. Leopoldo é levado para a delegacia. Higino fica em pânico com cupins em seu escritório, chama os empregados e Bárbara aproveita a ocasião para roubar a caixa com as provas, que entrega para Idalina.

Capítulo 213:  Higino pressiona os seus empregados para saber quem roubou a caixa; Zelito é incriminado. Felício fica indignado com a prisão de Leopoldo e enfrenta Bustamanti avisando que o amigo não dará depoimento sem um advogado. Guiomar tripudia de Clara, deixando claro que está com Bartolomeu. Inácio e Ester queimam as provas. Vitório e Waldir torturam Zelito. Bartolomeu descobre que a capela pegou fogo no dia em que Guiomar esteve lá. Ela confessa e até mostra um santo que “salvou”. Os netos consolam Leopoldo, que está de volta à Ouro Verde. Guiomar pede ajuda a Ernani para falsificar uma certidão de óbito da primeira mulher de Leopoldo. Pedro Afonso volta à Corte. Higino vai até a Ouro Verde e insulta Olívia entre dentes.

Capítulo 214:  Higino e Olívia se enfrentam. Inácio expulsa o inimigo de sua casa, afirmando mais uma vez que não vende a Ouro Verde. Higino cobra de Idalina o que foi combinado: marcam encontro numa feira de escravos. Felício também decide ir ao local para encontrar uma cozinheira. Zelito nada confessa e continua sendo torturado; Luzia se assusta ao saber. Idalina manda Clemente ficar de olho em Guiomar. Isidoro é pressionado por Inácio, mas nada conta sobre a casa na Corte. Olívia é levada por Clemente e Idalina para a feira de escravos. Guiomar pressiona Ernani. Ubaldo chega da Corte com uma bomba: Pedro Afonso está falido. Higino fica cara a cara com Olívia, presa em uma carroça cheia de outros escravos.

Capítulo 215:  Olívia treme de pavor. Hortênsia, que já foi escrava de um amigo do barão Sobral, também está à venda e se apavora ao ver Higino. Higino tenta comprar uma escrava, mas sem o filho; Inácio faz uma contraproposta e leva os dois. Ester leva Bárbara até a feira e impede que Higino efetue a transação para a compra de Olívia. Felício compra Hortênsia. Guiomar, Navarro e Leopoldo vão à delegacia e apresentam a certidão forjada; um perito atesta a autenticidade e o caso é encerrado. Idalina tem um ataque apoplético. Socorro comenta que Ernani é um falsário. Ester se choca ao saber da falência de Pedro. Idalina arma plano para destruir Ester usando o talento de Ernani: pretende provar que ela se casou por dinheiro e matou o marido.

Capítulo 216:  Higino garante que ficou provado que ele nada tivera com o assassinato de seu sócio. O plano de Idalina torna-se mais complexo: Ernani precisará falsificar também o livro de registro do casamento de Sobral, trocando comunhão por separação de bens, e fazer uma certidão aparentemente falsa de comunhão, que não resista a uma perícia. Para isso, ele pede, a princípio, 10 contos de réis. Pedro Afonso confessa a Ester a sua situação financeira. Abelardo pede à Juliana para reatar o noivado, mas ela não aceita. Alice arruma os dez contos de réis com a sua família. Idalina e a discípula vão à Corte para conseguir o livro de registro da Igreja. Ester se assusta quando Inácio afirma que Pedro está interessado no dinheiro dela.

Capítulo 217:  Higino garante que ficou provado que ele nada tivera com o assassinato de seu sócio. O plano de Idalina torna-se mais complexo: Ernani precisará falsificar também o livro de registro do casamento de Sobral, trocando comunhão por separação de bens, e fazer uma certidão aparentemente falsa de comunhão, que não resista a uma perícia. Para isso, ele pede, a princípio, 10 contos de réis. Pedro Afonso confessa a Ester a sua situação financeira. Abelardo pede à Juliana para reatar o noivado, mas ela não aceita. Alice arruma os dez contos de réis com a sua família. Idalina e a discípula vão à Corte para conseguir o livro de registro da Igreja. Ester se assusta quando Inácio afirma que Pedro está interessado no dinheiro dela.

Capítulo 218:  Abelardo escuta a briga e passa a acreditar que realmente existe um romance entre Ester e Pedro. Fingindo ser paralítica, Idalina consegue, com a ajuda de Alice, roubar o livro de registro. Jesus esconde no quarto de passar, dentro de um ferro velho, o dinheiro que vem guardando. Alice leva a mãe e D. Fabíola para a estalagem, para que testemunhem que Ester e Ernani se conhecem há muito tempo. O falsificador pede 100 contos de réis e Alice rouba jóias da mãe. Rosália escuta conversa de Idalina; Ester conclui que Olívia mais uma vez será levada para ser vendida. E mais, acha recibo que comprova que o dono legal da escrava é Clemente. O dinheiro de Jesus foi roubado e ele denuncia o feitor. Ester promete que Olívia vai conseguir a sua alforria.

Capítulo 219:  O dinheiro é encontrado no quarto de Clemente. Ester arma um plano com todos os amigos para libertar Olívia. Juliana segue Alice, que viaja para a Corte. Hortênsia se esconde quando vê Higino e Vitório. Luzia pede a Ernani que leve-a com ele. Todos se cotizam para pagar o preço de Olívia e Mariano se comove. Ester chega à Morro Alto afirmando que eles querem vender a Ouro Verde. Higino aguarda a chegada do tabelião e manda bilhete para Idalina avisando que vai se atrasar, mas Vitório é interceptado. Trajano usa estratagema e faz com que Idalina volte para a casa. Juliana encontra-se com Laura. Mariano oferece dinheiro para Clemente por fora para que ele venda a escrava.

Capítulo 220:  Inácio, Abelardo e Ester humilham Higino, que fica furioso ao saber que foi enganado. Aos berros, ele começa a quebrar a casa. Na estalagem, o clima é de comemoração pela libertação de Olívia. Juliana conversa com a mãe de Alice. Higino chega na estalagem afrontando a todos e é mais uma vez humilhado, dessa vez por Olívia e Mariano. O feitor resolve fugir ao perceber que o dinheiro roubado foi descoberto, mas é preso por Bustamanti sob suspeita do assassinato de Sobral. Inácio se choca quando Ester avisa que vai dar as suas jóias para salvar a situação financeira de Pedro. Higino se une à filha para destruir Ester e negocia com Ernani.

Capítulo 221:  Higino pagará os 100 contos, a maior parte quando Ester for presa. Bustamanti libera Clemente, mas manda seguí-lo. Alice “envenena” Abelardo contra Ester e conta que ela deu as jóias para Pedro. Olívia e Mariano se casam e passam a lua de mel no quarto de costura. Higino reprova Bárbara por ela ter ido à cerimônia. Alice continua na sua estratégia e fala da comunhão de bens ; Abelardo consulta Navarro para fazer uma perícia. Tavares conclui: é falso o certificado de comunhão de bens. Trajano pressiona e Waldir confessa ter visto Abelardo e Alice juntos. Ernani viaja e pede que Luzia guarde a página original. Abelardo denuncia Ester, Bustamanti manda periciar o livro de registro. Pedro Afonso vai embora, mas antes devolve as jóias. Ester é presa.

Capítulo 222:  Todos na Ouro Verde se mobilizam para livrar Ester. Juliana e Trajano se chocam ao saber toda a verdade sobre Otavinho. Inácio conta toda a verdade sobre o seu romance com Ester para Bustamanti, que não acredita muito. Ninguém consegue convencer Abelardo que Ester e Pedro não são amantes. Inácio expulsa Idalina e Alice da Ouro Verde e elas são obrigadas a andar a pé até a Morro Alto, sob os gritos dos escravos. Higino, morto de ódio, só pensa no enforcamento de Ester. Juliana viaja com Laura para Santana. Clemente quer pegar o seu dinheiro na Ouro Verde e fugir para sempre. Abelardo vai à Morro Alto pedir que Alice volte, mas é surpreendido com a chegada de Juliana e Laura.

Capítulo 223:  Juliana conta toda a verdade. Abelardo fica transtornado e vai embora levando Otavinho. Inácio perdoa o irmão e os dois se abraçam comovidos. Bárbara teme perder o marido, mas ele perdoa as duas. Abelardo retira a queixa, mas isso não livra Ester da acusação. Bartolomeu se choca com o oportunismo de Guiomar. Higino decide que vai matar Mariano e seqüestrar Olívia, desde que todos pensem que ela também morreu. Fabíola relembra o dia em que Xavier morreu. Pedro surpreende Bustamanti ao declarar que matou Sobral. Higino marca encontro com Ernani para que Vitório possa entregar o dinheiro que falta. Inácio e Ester se encontram.

Capítulo 224:  Pedro assume inteiramente o crime, que, segundo ele, foi cometido por um matador de aluguel. Inácio investiga na igreja da Corte, mas ninguém se lembra de um senhora imponente chamada Idalina. Bustamanti desarma a versão de Pedro e indicia Ester. Guiomar descobre que Vitório está de passagem comprada para Marselha e tem dinheiro no banco. Waldir chantageia e acusa Alice do assassinato do Barão e Higino expulsa-o da fazenda. Socorro recebe dinheiro para ajudar Higino em seu plano. Mariano e Olívia mudam-se para a estalagem. Clemente lê o papel que Ernani deixou com Luzia e avisa que é negócio de igreja. Olívia é dominada por dois jagunços. Vitório espalha querosene no quarto onde Mariano dorme. Trajano salva Olívia, que armada impede Higino de tocar fogo no quarto. Começa o julgamento de Ester.

Capítulo 225:  Inácio dá um depoimento emocionado. Felício exige que Bustamanti coloque um policial para defender Olívia. Hortênsia conta que morria de medo de ser vendida para Higino. Trajano vai à Corte levando foto de Idalina e Alice. Todos os depoimentos incriminam Ester. Idalina mente descaradamente e desperta a revolta de Ester. Abelardo percebe inquietação de Alice e Luzia quando se fala do registro original. Vitório mata Ernani. Luiza vende o documento para Idalina, que decide guardar, embora Alice prefira queimar. Abelardo procura Alice e propõe que eles fiquem juntos. Higino golpeia o policial e fica cara a cara com Olívia. Trajano sofreu um acidente e Inácio não sabe se ele foi bem sucedido na sua investigação na igreja.

Capítulo 226: Trajano conta a Inácio o que descobriu na Corte: Idalina roubou o livro de registros com a ajuda de Alice, mas o sacristão que veio pra dar depoimento está ferido. Higino tenta sequestrar Olívia. Mariano chega no instante exato e os dois lutam. Quando o rapaz acha que levou a melhor, o vilão se levanta para atacá-lo, mas é morto por Cristóvão. Abelardo ilude Alice e a faz pensar que quer ficar com ela. Navarro pede recesso no julgamento até o dia seguinte para que a nova testemunha a favor de Ester seja medicada e o juiz aceita. Olívia acha que Hortênsia pode ser a chave dos crimes. Alice diz a Idalina que vai aceitar a proposta de Abelardo só por garantia. Mariano, Olívia e Inácio pressionam Hortênsia e confirmam as suspeitas: Vitório sabe quem é o assassino. Abelardo diz a Alice que, antes de fugirem, ela deve eliminar qualquer vestígio do que fez com Idalina. Alice dá a ele a folha original do livro de registros para que queime, mas o rapaz leva o documento embora. A pedido de Inácio, Bartolomeu faz circular uma manchete de jornal falsa anunciando a prisão de Higino e que o vilão acusa Vitório da morte de Sobral. Vitório tenta fugir, mas é detido por Inácio e Bustamante. Vitório afirma que sabe quem matou o Barão. Quando Bárbara chega para reclamar a prisão do marido, o capataz acusa-a de todas as mortes. Com medo de que Higino fique preso por crimes que não cometeu, ela confessa a autoria das mortes e conta tudo em detalhes. Durante o depoimento do sacristão, ele reconhece Idalina. Navarro mostra a folha original do registro, trazida por Abelardo. Em seguida, Bartolomeu avisa que descobriram e têm a confissão de quem matou o barão Henrique Sobral. Todos comemoram a liberdade de Ester. Idalina, Socorro e Alice são presas. Inácio dá a liberdade a todos os trabalhadores da Ouro Verde e diz que eles receberão salários. Um mês se passa. Ivete vai visitar Bárbara, que está num hospício e acha que agora é uma condessa. Abelardo diz a Juliana que a ama e a pede em casamento. Todos na Ouro Verde brindam o noivado. Trajano se encanta pela filha de um fazendeiro. Bartolomeu pede para que Guiomar não vá para a Corte, mas que fique em Santana com ele. Ester revela a Inácio que espera um filho dele. FIM

Anúncios

8 thoughts on “Força de Um Desejo

    • Realmente, Aduy! A Globo fez uma pesquisa na época que constatou que a baixa audiência se deu por ser uma novelas muito sofisticada para o horário das seis… Mas é uma novela do Gilberto Braga, o que eles esperavam? 😕

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s