Gabriela

gabriela_logo_parado.jpg (1920×1080)

Segunda-feira, 18/06/2012 – capítulo 01
Nacib vê Gabriela no mercado

Ramiro e seus jagunços invadem a mata e se apropriam das terras de Ilhéus, expulsando moradores da região. Há uma passagem de tempo. Gabriela e seu tio seguem em direção a Ilhéus em busca de uma vida melhor. Tonico Bastos demonstra interesse por Zarolha. Nacib diz a Ezequiel que nunca encontrou mulher como Zarolha. Maria Machadão repreende Zarolha ao perceber que ela está apaixonada por Nacib. Nacib fica furioso ao saber que sua cozinheira Filomena deixará Ilhéus. Ramiro Bastos encomenda a padre Cecílio uma procissão para ajudar a fazer chover em Ilhéus. Nacib pede ajuda a Quinquina e Florzinha para fazer os quitutes do Vesúvio e o jantar para a Associação Comercial. Zarolha pede a Nacib que converse com o padre sobre a participação das meninas do Bataclã na procissão. O tio de Gabriela não sobrevive e ela segue viagem com Clemente e Fagundes. Arminda sugere a Nacib que procure cozinheira no mercado de retirantes. Nacib vê Gabriela.

Terça-feira, 19/06/2012 – capítulo 02
Gabriela deixa os homens encantados

Nacib leva Gabriela para ser sua cozinheira. Olga e os filhos acordam Tonico Bastos, que finge ter trabalhado até tarde no cartório. Conceição aconselha Olga a ficar de olho no marido. Gerusa pede à mãe e à tia para não discutirem. Maria Machadão convoca suas meninas a bordarem o manto para a procissão. Pelópidas diz a Douglas que a única forma de ele ter um jornal diário é pedindo dinheiro para Ramiro Bastos. Gabriela surpreende as beatas de Ilhéus ao se banhar na fonte da praça, deixando os homens encantados. Glória cumprimenta Doroteia e suas amigas, mas só Sinhazinha retribui a saudação. Coriolano avisa a Ezequiel que Glória é sua amante. Ramiro não dá dinheiro a Pelópidas para o jornal de Douglas. Zarolha se nega a ficar com Nacib ao saber que ele não falou com o padre sobre a presença das meninas do Bataclã na procissão. Nacib observa Gabriela dormindo.

Quarta-feira, 20/06/2012 – capítulo 03
Gabriela faz almoço e agrada Nacib

Nacib pede a Gabriela que leve seu almoço para o bar. Tuísca acompanha Gabriela até o Vesúvio e os homens a olham admirados. Nacib adora a comida de Gabriela e pede para ela fazer os quitutes do bar. Ramiro Bastos apresenta Gerusa para Amâncio e decide que a neta se casará com Juvenal. Amâncio alerta Ramiro para a possibilidade de Mundinho Falcão financiar o jornal diário e entrar para política em oposição a ele. Padre Cecílio não aprova a presença das meninas do Bataclã na procissão. Sinhazinha intervém em favor das meninas de Maria Machadão. Josué fica embevecido com Malvina, quando ela recita um trecho de um poema de Camões em sua sala de aula. Malvina escandaliza as mulheres da cidade ao dizer que as meninas do Bataclã têm o direito de participar da procissão. Glória observa Josué olhando para Malvina. Berto pede Lindinalva em casamento. Melk fica surpreso quando Malvina diz que quer fazer faculdade em Salvador. Nacib e Gabriela se olham intensamente.

Quinta-feira, 21/06/2012 – capítulo 04
Nacib e Gabriela ficam juntos

Nacib pensa em Gabriela. Malvina chora porque Melk e Marinalva não aceitam que ela faça faculdade. Tonico chega tarde em casa e mente para Olga dizendo que estava no cartório. Gabriela deixa o almoço no Vesúvio. Sinhazinha sofre de dor de dente e Doroteia sugere que ela procure o novo dentista da cidade. Zarolha fica indignada por não poder participar da procissão. Melk orienta Clemente e Fagundes no trabalho. Clemente quer ir a Ilhéus para ver Gabriela. Fagundes olha para Lindinalva com interesse. Clemente propõe casamento a Gabriela, mas ela recusa. Doroteia pede a Amâncio que dê um corretivo em Zarolha. Malvina avisa a Gerusa que lerá um livro escondida. Sinhazinha e Osmundo trocam olhares intensos. Nacib e Gabriela ficam juntos.

Sexta-feira, 22/06/2012 – capítulo 05
Nacib e Gabriela dormem juntos

Arminda percebe que Nacib e Gabriela estão juntos no quarto. Berto não tem coragem de investir contra Zarolha e confessa que foi designado a fazê-la desistir da procissão. Doroteia procura Ramiro para impedir a presença do Bataclã na procissão. Nacib aconselha Zarolha a desistir de enfrentar os coronéis. Jesuíno repreende Sinhazinha quando ela lhe pergunta por que nunca foi beijada. Josué aconselha Osmundo a evitar problemas, quando o dentista lhe confessa que está interessado em uma mulher casada. Tonico tenta seduzir Fabiana. Nacib e Gabriela dormem juntos. Ramiro oferece dinheiro para Zarolha desistir de participar da procissão.

Terça-feira, 26/06/2012 – capítulo 06
Nacib morre de ciúmes de Gabriela

Coronel Ramiro Bastos enxerga em Zarolha a força que admira e promete dar uma solução para o caso da procissão. Josué pergunta a Malvina se seu pai sabe que ela está lendo um livro que não é permitido para mulheres. Nacib sente ciúmes de Gabriela ao perceber o interesse de seus clientes por ela. As senhoras da cidade vão à casa de Ramiro saber o resultado da conversa com Zarolha e se mostram insatisfeitas ao saber, por Tonico, que o pai ainda está resolvendo o assunto. Pelópidas e Douglas conversam sobre a possibilidade de Mundinho Falcão se candidatar e acabar com o domínio dos coronéis. Para fazer os coronéis ficarem a favor da presença das mulheres-damas na procissão, Coronel Ramiro Bastos pede a Maria Machadão que promova uma greve no Bataclã.

Quarta-feira, 27/06/2012 – capítulo 07
Gabriela e Nacib se amam

Os clientes do Bataclã ficam furiosos ao saber que as meninas estão em greve. Olga tenta seduzir Tonico, mas ele consegue fugir do assédio da esposa. Nacib não aceita a proposta de Zarolha para furar a greve, deixando-a certa de seu amor. Gabriela e Nacib se amam. Tonico estranha a alegria de Nacib. Jesuíno avisa a Sinhazinha que vai com ela ao dentista. Jesuíno é firme com Osmundo na frente da esposa. Maurício diz a Josué que achou muito ousada a redação de Malvina e ameaça mostrar a seus pais. Melk orienta Fagundes a seguir Josué. Os homens de Ilhéus se desesperam com a greve do Bataclã. Ribeirinho agarra Gabriela, que fica assustada com a investida do coronel.

Quinta-feira, 28/06/2012 – capítulo 08
Ribeirinho fica furioso com Gabriela

Gabriela não aceita a proposta de Ribeirinho, que fica furioso com o desdém da cozinheira. Berto conclui que o único jeito de cessar a greve das meninas do Bataclã é convencendo as esposas de Ilhéus a aceitá-las na procissão. Fagundes avisa a Melk que o homem que está interessado em Malvina é o professor do colégio. Glória manda um bilhete para Josué, marcando um encontro em sua casa. Machadão comenta com Zarolha que Nacib deve ter outra mulher. Arminda avisa a Nacib que Ribeirinho procurou Gabriela. Glória revela para Josué que ele está sendo seguido. Berto agarra Lindinalva, que consegue se desvencilhar do noivo. Amâncio promete a Alceu que Berto se casará com Lindinalva. Pelópidas e Douglas vão ao porto receber Mundinho Falcão.

Sexta-feira, 29/06/2012 – capítulo 09
Meninas do Bataclã participam da procissão

Ramiro sugere uma votação para que os homens importantes de Ilhéus decidam se as meninas do Bataclã participarão da procissão. Mundinho aceita ser líder da oposição e promete acabar com o poder do Coronel Ramiro. O resultado da votação favorece o Bataclã e Ramiro ordena que o padre avise às meninas. Zarolha procura Nacib no bar e ele a parabeniza pela vitória. Melk procura Josué e surpreende o professor ao lhe dizer que aprova seu casamento com Malvina. Nacib manda um recado para Zarolha, dizendo que não poderá ir ao Bataclã. Nacib dá um presente para Gabriela. Assim que a procissão começa, chove na cidade e a multidão anuncia o milagre.

Terça-feira, 03/07/2012 – capítulo 10
Osmundo beija Sinhazinha

A multidão comemora a chuva que cai sobre Ilhéus. Ramiro não gosta da presença de Mundinho Falcão na cidade. Mundinho diz a Pelópidas que ficou entusiasmado com ideia de ser líder da oposição e pede a ele que marque um encontro com o coronel Altino. Mundinho e Anabela se beijam. Jesuíno culpa Sinhazinha por não ter filhos e a agride quando a mulher insinua que ele pode ser estéril. Zarolha se enfurece com a ausência de Nacib no Bataclã. Josué convida Malvina para tomar sorvete. Arminda conta a Pirangi que Nacib e Gabriela estão juntos. Zarolha vê Nacib beijando Gabriela. Osmundo fica indignado ao perceber que Sinhazinha apanhou do marido e a beija.

Quarta-feira, 04/07/2012 – capítulo 11
Nacib se declara para Gabriela

Sinhazinha fica confusa com o beijo de Osmundo. Zarolha pede a Pirangi que avise a Nacib que fará um escândalo se o comerciante não aparecer no Bataclã. Josué convida Malvina para ser seu par no baile. Amâncio e Berto esperam a chegada de Juvenal na estação. Doroteia avisa a Juvenal que ele irá à casa de Ramiro conhecer Gerusa, sua futura mulher. Juvenal convida Gerusa para o baile. Sinhazinha diz a Jesuíno que não se sente bem, mas ele obriga a mulher a lhe servir. Zarolha diz a Nacib que vai deixar Ilhéus. Nacib se declara para Gabriela. Ramiro fica furioso ao ler no jornal sobre a situação precária do porto de Ilhéus, e tira satisfação com Douglas. Ramiro descobre que Mundinho Falcão está financiando o jornal e o declara seu inimigo. Mundinho tenta convencer Altino a ficar a seu lado, contra Ramiro. Altino aconselha Mundinho a se casar com Gerusa.

Quinta-feira, 05/07/2012 – capítulo 12
Mundinho e Gerusa se encantam um pelo outro

Mundinho avisa a Altino que jamais se casaria por conveniência. Nacib se despede de Zarolha. Coronel Manoel das Onças pede para que Zarolha fique em Ilhéus, mas ela afirma que buscará uma nova vida. Douglas avisa a Mundinho que Ramiro lhe fez ameaças. Mundinho afirma que enfrentará Ramiro Bastos. Tonico tenta seduzir Fabiana. Alceu e Rita não deixam Lindinalva ir ao baile antes do casamento. Osmundo pede desculpas a Sinhazinha pelo beijo e pede que ela volte ao consultório para terminar o tratamento. Arminda aconselha Nacib a tratar Gabriela como uma dama. Malvina percebe que o sapato de Josué está furado. Jesuíno coloca Osmundo para dançar com Sinhazinha, que fica com receio de o marido perceber o que aconteceu entre eles. Gerusa e Mundinho se encantam um pelo outro e Ramiro percebe.

Sexta-feira, 06/07/2012 – capítulo 13
Josué sente ciúmes de Malvina

Ramiro repreende Gerusa por falar com Mundinho. Ramiro e Mundinho trocam insultos em pleno baile. Josué sente ciúmes de Malvina ao vê-la dançando com Berto. Rita e Alceu avisam a Lindinalva que vão a Itabuna e que ela cuidará do armarinho. Sinhazinha pensa em Osmundo. Gerusa e Mundinho pensam um no outro. Nacib beija Gabriela e confessa à cozinheira que gosta de ficar ao seu lado. Alfredo, pai de Gerusa, chega de Salvador. Ramiro fica furioso ao saber, por Alfredo, que o governador não liberou verba para obra de melhorias da estrada Itabuna-Ilhéus, prejudicando seus planos para a nova eleição. Osmundo e Sinhazinha se beijam apaixonados.

Terça-feira, 10/07/2012 – capítulo 14
Sinhazinha se recusa a deitar com Jesuíno

Sinhazinha e Osmundo se declaram apaixonados um pelo outro. Tonico mente para Nacib, dizendo que não tem interesse por Gabriela. Mundinho tenta se aproximar de Gerusa, mas ela o evita, obedecendo às orientações de seu avô. O transporte em que Alceu, Zulmira e Rita viajavam colide com um caminhão na estrada. Florzinha avisa a Lindinalva que seus pais morreram em um acidente de trânsito. Gerusa pergunta para Ramiro por que não gosta de Mundinho. Ramiro fica furioso ao saber que o acidente com a marinete foi causado por um buraco na estrada, e culpa Alfredo por não ter conseguido verba com o governo. Mundinho manda Douglas denunciar a incompetência de Ramiro no jornal. Sinhazinha se recusa a deitar com Jesuíno.

Quarta-feira, 11/07/2012 – capítulo 15
Tonico aconselha Nacib pedir Gabriela em casamento

Jesuíno faz impor sua vontade e se deita com Sinhazinha. Nacib sente ciúmes de Gabriela ao ver seus fregueses olhando para ela. Ramiro percebe o interesse de Gerusa por Mundinho e ameaça colocar a neta em um convento. Mundinho avisa a Douglas que tentará conseguir verba com o governo para melhorar Ilhéus. Doroteia aconselha Lindinalva a morar com Zulmira por causa de seu casamento. Maria Machadão contrata Anabela e Príncipe Sandra para se apresentarem no Bataclã. Berto convida Juvenal para ir ao Bataclã. Lindinalva é avisada pelo proprietário da casa e do armarinho que ela terá de deixar os imóveis, por falta de pagamento. Malvina pede um beijo para Josué e estranha a recusa do professor. Tonico diz a Nacib que a única forma de os homens não olharem Gabriela é pedi-la em casamento.

Quinta-feira, 12/07/2012 – capítulo 16
Nacib pede Gabriela em casamento

Tonico tenta seduzir Fabiana, mas é interrompido por Olga. Gerusa olha Mundinho pela janela. Berto implica com Juvenal porque o irmão não mostra entusiasmo para ir ao Bataclã. Berto encontra Lindinalva chorando e promete cuidar dela. Glória conversa com Josué e aconselha o professor a ser mais firme com Malvina. Maria Machadão anuncia a estreia do Príncipe Sandra e Anabela no Bataclã. Tonico dá dinheiro para Lupicínia fingir que está doente e Olga desiste de ir ao cartório. Sinhazinha mente para Jesuíno e procura Osmundo. Tonico avisa a Mara que Nacib está apaixonado. Juvenal confessa a Teodora que ainda não se deitou com uma mulher. Teodora finge para Amâncio que deitou com Juvenal e faz elogios à performance do rapaz. Lindinalva diz que vai cuidar do armarinho, e Berto não aprova. Zulmira alerta Lindinalva sobre o comportamento de Berto e aconselha a menina a procurar um lugar para ficar. Doroteia pergunta por que Sinhazinha não tem se confessado na igreja. Nacib pede Gabriela em casamento.

Sexta-feira, 13/07/2012 – capítulo 17
Berto faz Lindinalva passar a noite com ele

Gabriela demonstra indiferença com o pedido de casamento de Nacib. Osmundo conta para Mundinho que está apaixonado por Sinhazinha. Tonico se oferece para conversar com Gabriela sobre o pedido de casamento de Nacib, e o comerciante não percebe a má intenção do filho de Ramiro. Fagundes se sente atraído por Lindinalva. Mundinho diz a Ezequiel que vai se candidatar a intendente. Tonico aconselha Nacib a dar um presente a Gabriela. Lindinalva pede ajuda a Quinquina e Florzinha para pagar o aluguel da casa e do armarinho. As irmãs reagem de forma negativa ao pedido de empréstimo, mas oferecem um quarto como moradia para Lindinalva e Zulmira. Sinhazinha conta a Osmundo que Jesuíno ficará fora da cidade por alguns dias. Mundinho tenta conversar com Gerusa, mas ela o evita. Gerusa diz a Malvina que Mundinho a fez pensar sobre sua postura de obediência diante das proibições. Berto destrata Zulmira e faz Lindinalva se deitar com ele. Nacib presenteia Gabriela com um sapato de seda.

Terça-feira, 17/07/2012 – capítulo 18
Nacib dá sapatos de salto para Gabriela

Gabriela diz a Nacib que não quer se casar com ele. Nacib vai para o bar, chateado. Arminda pergunta a Gabriela porque ela não aceitou se casar com Nacib. Gabriela solta pipa com Tuísca. As mulheres da igreja perguntam porque Sinhazinha não tem se confessado. Jesuíno avisa a Sinhazinha que irá viajar. Osmundo diz a Mundinho que está apaixonado por Sinhazinha. Olga se confessa e diz ao padre que sente vontade de morder Tonico. Nacib concorda que Tonico o ajude a descobrir porque Gabriela recusou seu pedido de casamento e vai até a casa do comerciante, onde tenta se aproximar da cozinheira. Lindinalva vende uma boneca para Fagundes. Mundinho tenta se aproximar dos homens da cidade para conseguir aliados políticos. Lindinalva pede dinheiro emprestado para Flozinha e Quinquina. Sinhazinha se encontra com Osmundo. Mundinho se aproxima de Gerusa, que o afasta. Gerusa pede o livro emprestado para Malvina. Berto força Lindinalva a dormir com ele. Nacib dá sapatos de salto de presente para Gabriela.

Quarta-feira, 18/07/2012 – capítulo 19
Mundinho se encontra com Gerusa no cinema

Gabriela não se acostuma com o sapato de salto que Nacib lhe dá de presente. Neia estranha o fato de Sinhazinha não estar em casa na hora do jantar. Juvenal diz a Teodora que só se deitará com a mulher que ele amar e, preocupado, lhe pergunta se alguém sabe que eles não ficam juntos. Lindinalva tem receio de Berto não se casar com ela, depois de os dois terem dormido juntos. Anabela aceita o convite de Manoel para passear. Anabela estreia dança dos sete véus e faz coronéis perderem o fôlego. Mundinho pede ajuda a Josué para se encontrar com Gerusa, e combina com o professor um encontro casual no cinema. Nacib convida Gabriela para ir ao cinema. Florzinha nota o chapéu de Sinhazinha no consultório de Osmundo. Malvina não gosta quando Josué diz que seu vestido está curto. Olga critica o fato de Nacib ter levado Gabriela ao cinema. Mundinho senta ao lado de Gerusa no cinema e coloca sua mão sobre a dela.

Quinta-feira, 19/07/2012 – capítulo 20
Mundinho enfrenta Ramiro

Gerusa pede a Josué que troque de lugar com ela no cinema. Gabriela tira o sapato durante a exibição do filme. Tonico tenta ajudar a cozinheira de Nacib a colocar o sapato, mas é impedido pela mulher. Olga diz a Ramiro que Gerusa está se encontrando com Mundinho. Sinhazinha tem medo de que descubram seu romance com Osmundo. Malvina estranha Josué por nunca tê-la beijado, e pergunta ao professor se ele teme o seu pai. Olga dá o bote na cama e morde o traseiro de Tonico. Gabriela diz a Nacib que não precisa de presentes para ser feliz com ele. Neia segue Sinhazinha e vê a patroa entrando na casa de Osmundo. Juvenal pergunta a Berto aonde ele tem ido todas as noites. Doroteia pede que Amâncio contrate um capanga para seguir o filho. Berto paga o aluguel de Lindinalva e obriga a moça a se deitar com ele vestida de noiva. Ramiro pede explicações a Gerusa sobre a presença de Mundinho no cinema. Conceição diz a Olga que Tonico visita o Bataclã. Gerusa confessa à mãe que se sente atraída por Mundinho. Mundinho enfrenta Ramiro e avisa que se casará com Gerusa.

Sexta-feira, 20/07/2012 – capítulo 21
Doroteia descobre que Berto dormiu com Lindinalva

Mundinho enfrenta Ramiro. Neia insinua que sabe do caso de sua patroa com Osmundo, e Sinhazinha dá roupas para a empregada em troca de seu silêncio. Ramiro questiona Juvenal por ele não cortejar Gerusa. Malvina percebe que Gerusa está apaixonada por Mundinho. Manoel seduz Anabela, que finge resistir ao assédio do coronel. Após descobrir que Berto está dormindo com Lindinalva, Doroteia determina que o neto não se casará mais com ela. Amâncio manda Berto se esconder na fazenda de Melk. Malvina termina seu namoro com Josué. Anabela diz a Manoel que deseja se encontrar com ele novamente. Juvenal aconselha Berto a se casar com Lindinalva. Malvina promete a Mundinho que o ajudará a se encontrar com Gerusa. Tonico procura Gabriela.

Terça-feira, 24/07/2012 – capítulo 22
Tonico tenta seduzir Gabriela

Tonico tenta seduzir Gabriela. Doroteia expulsa Lindinalva de sua casa e diz que Berto não se casará com ela. Juvenal briga com Berto, e não consegue convencer o irmão a se casar com a noiva. Zulmira aconselha Lindinalva a procurar abrigo na casa de Florzinha, mas a menina não consegue ajuda. O dono do imóvel expulsa Zulmira e Lindinalva e avisa que Berto fugiu. Sem ter para onde ir, Lindinalva resolve pedir abrigo no Bataclã. Gerusa aceita que Malvina marque um encontro entre ela e Mundinho. Ramiro diz aos coronéis que não irá à reunião de Mundinho, e demonstra curiosidade em saber do assunto que será tratado no encontro. Nacib sente ciúmes de Gabriela. Pirangi arruma Lindinalva para trabalhar no Bataclã. Lindinalva implora para Maria Machadão não entregá-la ao coronel Melk. Tonico diz a Nacib que Gabriela não gosta dele. Nacib questiona Gabriela sobre seus sentimentos por ele.

Quarta-feira, 25/07/2012 – capítulo 23
Gabriela sobe no telhado da casa de Amâncio

Gabriela diz a Nacib que gosta dele e afirma que o amor não precisa de explicações. Maria Machadão obriga Lindinalva a servir Melk e a menina sobe para o quarto com o coronel, que a destrata. Gabriela diz a Arminda que não tem interesse em se casar. Osmundo conta para Sinhazinha que Mundinho os ajudará a serem felizes. Florzinha e Quinquina notam que a janela do consultório de Osmundo está sempre fechada quando ele trata de Sinhazinha. Gabriela sobe no telhado da casa de Amâncio para pegar a pipa de Tuísca, sob os olhares admirados de todos. Nacib sente ciúmes de Gabriela.

Quinta-feira, 26/07/2012 – capítulo 24
Gabriela diz a Nacib que aceita se casar

Nacib pede que Gabriela desça do telhado. Tonico obriga Olga a se confessar para fugir do assédio da mulher. Nacib se lamenta com João pelo fato de Gabriela não querer se casar com ele. Berto explica para Fagundes por que está escondido na fazenda de Melk. Clemente escuta Berto dizer a Fagundes que Nacib quer se casar com Gabriela e decide ir para Ilhéus. Mundinho comunica aos coronéis que conseguiu verba com o Presidente da República para melhorar a estrada de Ilhéus a Itabuna. Malvina avisa a Mundinho que ele já pode marcar o encontro com Gerusa. Glória aproveita a saída de Coriolano e manda a empregada entregar um bilhete a Josué. Fagundes alerta Berto para o perigo que ele corre ao tentar seduzir as mulheres que estão à beira do rio. Mundinho aconselha Osmundo a fugir com Sinhazinha. Glória seduz Josué. Sinhazinha chega em casa tarde e se depara com Jesuíno. Gabriela diz a Nacib que aceita se casar com ele.

Sexta-feira, 27/07/2012 – capítulo 25
Mundinho e Gerusa se beijam

Nacib comemora o fato de Gabriela ter aceitado seu pedido de casamento. Sinhazinha mente para Jesuíno e diz que estava na igreja. Mundinho e Gerusa se beijam. Glória combina com Josué de deixar uma toalha na janela toda vez que Coriolano estiver em casa. Clemente entende que Gabriela gosta de Nacib e resolve desistir da moça. Ramiro fica furioso ao ler no jornal da oposição sobre a reforma do porto e combina com Melk de impedir a obra de Mundinho. Maria Machadão dá abrigo para Ina e anuncia sua estreia no Bataclan. Nacib convida Tonico para ser padrinho de seu casamento. Osmundo combina de fugir com Sinhazinha assim que Jesuíno viajar. Dorotéia desconfia de que Sinhazinha tem um segredo. Sinhazinha se nega a deitar com Jesuíno, que quebra sua estátua de São Sebastião.

Terça-feira, 31/07/2012 – capítulo 26
Jesuíno estranha demora de Sinhazinha

Ramiro dorme com Maria Machadão. Tonico diz a Nacib que providenciará a certidão de nascimento de Gabriela. Em resposta à pergunta de Dorotéia, Padre Cecílio diz que Sinhazinha não se confessa há muito tempo. Dorotéia combina com Florzinha e Quinquina de seguir Sinhazinha quando ela for ao dentista. Ramiro permite que Alfredo abra seu consultório. Olga descobre que Gerusa está lendo um livro  emprestado por Malvina. Melk repreende Malvina e a proíbe de ler livros que não sejam os da escola. Osmundo avisa a Mundinho que ele e Sinhazinha decidiram viajar após a quermesse. Jesuíno estranha a demora de Sinhazinha no dentista e pergunta sobre o paradeiro da esposa.

Quarta-feira, 01/08/2012 – capítulo 27
Gabriela não aceita investidas de Tonico

Sinhazinha consegue despistar Jesuíno sobre sua demora. Gabriela não aceita as investidas de Tonico. Melk proíbe João de vender livros para Malvina. Melk, Dorotéia e Amâncio combinam de promover o casamento de Malvina com Berto. Berto tenta seduzir uma menina, apesar das advertências de Fagundes. Malvina diz a Juvenal que não gosta de Berto por suas atitudes com Lindinalva. Melk avisa a Malvina que encontrou um noivo para ela. Lindinalva se atira no mar e Juvenal tenta salvá-la. Sinhazinha diz a Jesuíno que terá de fazer resguardo durante a penitência dada pelo padre. Jesuíno percebe que Neia usa um vestido de Sinhazinha e exige explicação da mulher. Dorotéia pede a Amâncio dois capangas para forçar Neia a dizer o que sabe sobre Sinhazinha. O padre diz a Nacib que não pode casá-lo com Gabriela.

Quinta-feira, 02/08/2012 – capítulo 28
Juvenal salva a vida de Lindinalva

O padre diz a Nacib que consultará as mulheres da sociedade de Ilhéus sobre seu casamento com Gabriela. Jesuíno desconfia dos presentes que Sinhazinha dá para Neia. Mundinho aconselha Osmundo a não se encontrar com Sinhazinha até a data da viagem e entrega as passagens para o amigo. Juvenal salva a vida de Lindinalva, que reage com hostilidade. Malvina se revolta quando Melk lhe avisa que ela só conhecerá seu prometido no dia do noivado. Jesuíno nota que Dorotéia evita Sinhazinha. Juvenal demonstra interesse por Lindinalva. Teodora insinua para as meninas do Bataclan que fará com que Juvenal se case com ela. Mundinho arremata a prenda oferecida por Gerusa na quermesse e Ramiro fica furioso. Ramiro repreende Juvenal por não estar ao lado de Gerusa. Neia é torturada por capangas e acaba confessando a Dorotéia que Sinhazinha é amante de Osmundo.

Sexta-feira, 03/08/2012 – capítulo 29
Dorotéia impede casamento de Nacib e Gabriela

Dorotéia orienta Neia a ficar calada e inventar que os machucados do seu rosto foram consequência de uma queda. Gerusa pede a Malvina que marque um encontro com Mundinho para que ela o agradeça por ter comprado sua prenda na quermesse. Dorotéia impede o padre de realizar o casamento de Nacib e Gabriela. Manoel das Onças conta para Anabela que Mundinho arrematou toda a sua safra de cacau. O padre avisa a Nacib que as mulheres de Ilhéus não aceitam seu casamento na igreja. Tonico promete ajudar Nacib. Dorotéia conta para Jesuíno que Sinhazinha é amante de Osmundo. Jesuíno se dirige para a casa de Osmundo na intenção de surpreender a esposa com o dentista.

Terça-feira, 07/08/2012 – capítulo 30
Marialva agride Malvina

Jesuíno atira em Sinhazinha e Osmundo e é acolhido pela família de Amâncio. Mundinho pede a Pelópidas que providencie o velório de Osmundo e Sinhazinha e orienta Douglas a noticiar as mortes no jornal. Jesuíno fica indignado quando o delegado lhe diz que abrirá um inquérito. Ramiro dispensa o delegado. Maurício se oferece para ser advogado de Jesuíno. Marialva agride Malvina ao ouvir da filha que Sinhazinha e Osmundo tinham o direito de serem felizes. Berto leva uma surra dos pais da menina que ele tentou seduzir. Malvina comparece ao velório de Sinhazinha e Osmundo. Melk comunica a Malvina que ela ficará noiva de Berto. Coriolano chega em casa no momento em que Glória está com Josué. Gabriela pergunta a Nacib se ele tiraria sua vida caso fosse traído.

Quarta-feira, 08/08/2012 – capítulo 31
Ramiro avisa que vai ajudar Nacib

Nacib afirma a Gabriela que quando se trata de honra o assassinato não é considerado crime. Malvina reage negativamente ao saber que o noivo escolhido por seu pai é Berto e avisa que não se casará com ele. Juvenal diz a Berto que Malvina tem caráter. Berto diz a Juvenal que vai ao Bataclan se deitar com Lindinalva como cliente. Josué se esconde debaixo da cama de Glória para que Coriolano não o veja. Jesuíno fica transtornado ao se lembrar de Sinhazinha na cama com Osmundo. Jesuíno avisa a Amâncio que vai para a fazenda, mas antes expulsa Neia de sua casa. Ramiro avisa que vai ajudar Nacib a se casar com Gabriela.

Quinta-feira, 09/08/2012 – capítulo 32
Malvina fica encantada ao ver Rômulo

Malvina diz a Gerusa que sonha em ter uma grande paixão. Ramiro convence o padre e as beatas a aceitar o casamento de Nacib com Gabriela. Tonico entrega a certidão de nascimento a Gabriela. Mundinho avisa a Altino que ajudará a família de Osmundo a colocar Jesuíno na cadeia. Mundinho consegue trazer Rômulo, engenheiro responsável pela obra no porto, e Altino fica surpreso. Malvina fica encantada ao ver Rômulo nadar na praia. Anabela convence Manoel das Onças a visitá-la antes de ir para a fazenda. Mundinho oferece a Nacib o salão da Associação Comercial e as bebidas para o casamento. Malvina avisa a Gerusa que Mundinho quer vê-la. Juvenal tenta conversar com Lindinalva, mas ela não acredita nas boas intenções do rapaz. Conceição insiste para que Olga vá ao Bataclã tentar flagar Tonico. Rômulo se aproxima de Malvina enquanto ela aguarda Gerusa conversar com Mundinho. Amâncio acompanha Dorotéia até a casa de Gabriela.

Sexta-feira, 10/08/2012 – capítulo 33
Tonico se veste de mulher

Dorotéia convence Gabriela a dormir em sua casa até o casamento com Nacib. Tonico vê Olga no Bataclã e se esconde da mulher. Tonico se veste de mulher para escapar de Olga. Gerusa declara seu amor a Mundinho e mas resolve dizer adeus a ele com medo de que Ramiro descubra o romance. Malvina e Rômulo se beijam. Olga conta a Tonico que esteve no Bataclan a sua procura e Tonico finge que ficou magoado. Nacib não encontra Gabriela em casa e pensa que ela o abandonou. Dorotéia tira proveito da aptidão de Gabriela na cozinha e pede à noiva de Nacib que faça quitutes para ela. Amâncio conduz Gabriela até o altar.

Terça-feira, 14/08/2012 – capítulo 34
Melk flagra Malvina beijando Rômulo

Nacib e Gabriela se casam. Zarolha retorna a Ilhéus e avisa a Miss Pirangi que, se ela não pode ser feliz com Nacib, Gabriela também não será. Durante a festa de casamento  de Nacib, Gerusa escapa da família e se encontra com Mundinho. Olga sugere a Tonico que descubra o segredo de Gerusa a fim de ganhar o respeito de Ramiro. Melk flagra Malvina beijando Rômulo e agride a filha. A irmã de Nacib ofende Gabriela. Tonico e Zarolha tramam contra o casamento de Gabriela.

Quarta-feira, 15/08/2012 – capítulo 35
Lindinalva agride Berto

Zarolha propõe a Tonico uma troca de favores para que ele conquiste Gabriela. Príncipe Sandra e Anabela festejam o golpe que deram em Manoel das Onças, conseguindo todo o dinheiro da safra de cacau do coronel. Nacib repreende Gabriela por brincar na rua. Lindinalva não acredita em Juvenal quando ele declara seu amor por ela. Lindinalva agride Berto ao ser abordada no Bataclan. Gabriela sai à noite sem que Nacib perceba. Zarolha finge interesse nos serviços de costureira de Arminda para obter informações sobre o casamento de Nacib.

Quinta-feira, 16/08/2012 – capítulo 36
Lindinalva e Juvenal passam noite juntos

Arminda comenta com Zarolha que acredita que o casamento de Nacib e Gabriela não dará certo. Berto ameaça bater em Lindinalva, mas é contido por Juvenal. Maria Machadão repreende Lindinalva e lhe orienta como se portar para que Berto desista de se deitar com ela. Teodora fica furiosa ao notar que Juvenal se preocupa com Lindinalva. Melk permite que Rômulo corteje Malvina. Glória dá dinheiro a Josué para ele comprar uma gravata. Jesuíno chega a Ilhéus. Príncipe Sandra e Anabela planejam ficar em lhéus para dar um golpe em outro coronel. Anabela conversa com Ramiro e tenta seduzi-lo. Lindinalva e Juvenal passam a noite juntos. Dorotéia indica Almira para trabalhar na casa de Jesuíno. Rômulo confessa a Malvina que é casado. Zarolha se apresenta a Gabriela como Risoleta, mas a cozinheira reconhece a moça.

Sexta-feira, 17/08/2012 – capítulo 37
Ramiro diz a Tonico que deseja Anabela

Arminda estranha quando Zarolha diz que não se lembra do dia em que procurou Gabriela. Zarolha afirma a Miss Pirangi que fará Nacib abandonar Gabriela. Rômulo explica a Malvina que sua mulher sofre de uma doença mental e que está internada em um hospício. Dorotéia aconselha Jesuíno a se casar. Quinquina e Florzinha tentam agradar Jesuíno. Lindinalva e Juvenal combinam de fugir e se casar. Juvenal pede o dinheiro de sua caderneta de poupança para o pai e diz que é por causa do noivado com Gerusa. Mundinho diz a Gerusa que não desistirá dela. Ramiro lembra de Anabela. Gerusa e Juvenal confessam um ao outro que amam outra pessoa. Lindinalva diz a Miss Pirangi que está doente para não se deitar com ninguém e deixa Teodora desconfiada. Jesuíno se interessa por Iracema. Ramiro diz a Tonico que deseja Anabela e pede ao filho que fale com a moça.

Terça-feira, 21/08/2012 – capítulo 38
Josué se esconde de Coriolano

Dorotéia convida Gabriela para a reunião de mulheres católicas. Malvina diz a Rômulo que é capaz de enfrentar o mundo por ele. Zarolha se insinua para Manoel das Onças e festeja quando o coronel propõe sustentá-la fora do Bataclan. Lindinalva conta para Miss Pirangi que está apaixonada. Teodora ouve a conversa das duas. Iracema é informada de que ficará noiva de Jesuíno. Josué se esconde de Coriolano no guarda-roupa de Glória. Maria Machadão fica com ciúmes ao perceber que Ramiro está interessado em Anabela. Ramiro marca um encontro com Anabela na praça. Zarolha planeja contar a Nacib que Gabriela participa do ensaio do Terno de Reis.

Quarta-feira, 22/08/2012 – capítulo 39
Ramiro se encontra com Anabela 

Zarolha chega no Vesúvio para contar a Nacib que Gabriela está dançando às escondidas, mas Manoel a distrai de seu objetivo. Glória ajuda Josué a sair sem que Coriolano o veja. Teodora conta para Berto que o irmão fugirá de Ilhéus com Lindinalva. Doroteia sugere a Berto que ele contrate alguém para acabar com a vida de Lindinalva. Juvenal se despede de Gerusa. Jesuíno tira Iracema da sala de aula, sob os protestos de Malvina. Gerusa avisa a Mundinho que Juvenal vai embora de Ilhéus e que ficará livre para viver seu amor com ele. Ramiro se encontra com Anabela. Doroteia finge passar mal para que Juvenal não saia de casa. Berto e três jagunços cercam Lindinalva.

Quinta-feira, 23/08/2012 – capítulo 40
Fagundes e Clemente encontram Lindinalva

Berto entrega Lindinalva aos jagunços. Machadão não gosta de saber que Miss Pirangi ajudou Lindinalva a fugir. Anabela não aceita dinheiro de Ramiro, e ele desconfia. Juvenal pede ajuda ao delegado para encontrar Lindinalva. Ramiro orienta Conceição a fazer a festa de noivado de Gerusa e Juvenal. Zarolha conta a Nacib que Gabriela está dançando na rua da feira. Fagundes e Clemente encontram Lindinalva e descobrem que ela está viva. Jesuíno avisa a Iracema que é melhor ela ser virgem ou a noite de núpcias não acabará bem. Osório pede ajuda a Mundinho para colocar Jesuíno na cadeia, pela morte de seu irmão Osmundo. Teodora desconfia de que Berto está envolvido com o desaparecimento de Lindinalva. Gabriela vai à reunião das senhoras católicas. Nacib não encontra Gabriela na rua da feira e vai tirar satisfação com Zarolha.

Sexta-feira, 24/08/2012 – capítulo 41
Mundinho marca um encontro com Gerusa

Nacib proíbe Zarolha de falar sobre Gabriela. Gabriela demonstra falta de entusiasmo durante reunião das senhoras católicas. Manoel presenteia Zarolha com uma joia. Josué é obrigado a se esconder novamente no guarda-roupa do quarto de Glória para não ser visto por Coriolano. Malvina conta para Gerusa que Rômulo é casado. Fagundes e Clemente combinam de não contar a ninguém sobre Lindinalva. Mundinho marca um encontro com Gerusa. Machadão estranha a facilidade com que Pirangi consegue dinheiro para pagar a conta de Lindinalva no Bataclan. Arminda aconselha Gabriela a não dançar mais na rua. Manoel compra a casa de Osmundo para Zarolha, mas ela exige se casar com o coronel. Doroteia conta a Ramiro que Gerusa e Mundinho se encontraram. Iracema confessa à mãe que não é mais virgem. Ezequiel avisa a Jesuíno que ele terá de responder por crime de assassinato. Gabriela conta a Nacib que dançou na rua.

Terça-feira, 28/08/2012 – capítulo 42
Ramiro manda Alfredo vigiar Gerusa

Nacib proíbe Gabriela de dançar na rua. Nacib pede desculpas para Zarolha, mas deixa claro que seu coração é de Gabriela. Arminda promete arrumar uma solução para Jesuíno não descobrir que Iracema não é mais virgem. Maurício aceita ser advogado de Jesuíno. Josué descobre que o namorado de Malvina é casado. Mundinho repreende Rômulo por ser casado e namorar Malvina. Ramiro manda Alfredo vigiar Gerusa, e ameaça mandar a neta para um convento se ela se encontrar com Mundinho. Conceição flagra Gerusa com Mundinho. As meninas do Bataclan ficam curiosas para saber quem é o coronel que dá dinheiro para Pirangi. Ramiro percebe as intenções de Tonico com Gabriela. Anabela diz a Sandra que Ramiro vai encontrá-la após receber um bom dinheiro. Jesuíno avisa à família de Iracema que quer apressar o casamento. Conceição afirma a Gerusa que a ajudará em seu namoro com Mundinho e surpreende a filha ao dizer que a família precisa se libertar de Ramiro. Gabriela janta na casa de Tonico.

Quarta-feira, 29/08/2012 – capítulo 43
Sandra surpreende Anabela com Ramiro

Durante o jantar na casa de Tonico, Gerusa e Ramiro comem com as mãos para acompanhar Gabriela, e todos acabam seguindo o coronel. Malvina destrata Josué, que busca consolo ao lado de Glória. Fabiana vê Tonico se aproximando de Gabriela, e chantageia o patrão pedindo um vestido. Lindinalva diz a Fagundes e Clemente que Juvenal mandou matá-la. Nacib repreende Gabriela por seu comportamento. Sandra surpreende Anabela com Ramiro e ameaça matar os dois.

Quinta-feira, 30/08/2012 – capítulo 44
Glória conta a Coriolano que Rômulo é casado

Ramiro percebe que Sandra e Anabela planejaram um golpe para extorquir seu dinheiro e as leva de carro para um local afastado. A pedido de Conceição, Gerusa pede a Mundinho que tente fazer um acordo político com o avô. Pirangi liquida a dívida de Lindinalva com Machadão, deixando todas no Bataclan curiosas a respeito do coronel que o patrocina. Ramiro manda seus capangas desaparecerem com Sandra. Jesuíno depõe na delegacia sobre o assassinato de Sinhazinha e Osmundo, mas não é preso pelo delegado. Doroteia e Amâncio aconselham Jesuíno a se casar com uma mulher mais velha, mas o coronel escolhe a jovem Iracema. Gabriela conversa com Arminda e compara o casamento a uma prisão. Glória conta a Coriolano que Rômulo é casado. Mundinho dá dinheiro para Anabela e Sandra reconstruírem suas vidas longe de Ilhéus. Mundinho vai à casa de Ramiro tentar negociar com o coronel.

Sexta-feira, 31/08/2012 – capítulo 45
Machadão se declara a Ramiro

Ramiro decide escutar Alfredo, que lhe pede para não machucar Mundinho. Zarolha convence Gabriela a visitar Nacib no Vesúvio, certa de que o comerciante não gostará de ver a mulher na rua à noite. Arminda desconfia de que Zarolha não gosta de Gabriela. Nacib não gosta de ver Gabriela e a proibe de sair à noite. Machadão se declara a Ramiro e diz que deixaria o Bataclan para ficar com ele. Mundinho avisa a Gerusa que ela terá que enfrentar o avô. Arminda entrega a Iracema um porta-joias e a ensina a enrolar Jesuíno. Zarolha diz a Nacib que o povo de Ilhéus o ironiza por causa de Gabriela. Berto demonstra interesse por Zuleika e convida a ela e sua família para jantar na casa de seu pai. Coriolano pergunta a Josué quem é a mulher com quem ele tem um caso. Iracema se arruma para a noite de núpcias com Jesuíno.

Terça-feira, 04/09/2012 – capítulo 46
Gerusa recusa o pedido de casamento

Iracema convence Jesuíno de sua inocência. Ramiro orienta Melk a mandar os trabalhadores que recuperam a estrada saírem da obra como se fosse uma ordem de Mundinho. Fagundes e Clemente oferecem abrigo a Lindinalva. Mundinho desconfia de que Ramiro é responsável por um crime e fala com Douglas para noticiar no jornal. Ramiro ordena que Gerusa fique noiva de Juvenal. Gerusa se surpreende quando Juvenal lhe diz que está disposto a se casar com ela. Altino propõe a Ramiro que se alie a Mundinho e, diante da recusa, rompe relações com o coronel. Ramiro manda Melk incendiar o jornal e dar um jeito em Altino. Malvina avisa a Mundinho que Gerusa está disposta a lutar pelo amor dos dois. Arminda percebe que Zarolha dá conselhos a Gabriela tentando prejudicá-la. Josué vai à casa de Glória e se depara com Coriolano. Gerusa recusa o pedido de casamento de Juvenal na frente de todo.

Quarta-feira, 05/09/2012 – capítulo 47
Ramiro pede para Melk acabar com Mundinho

Ramiro insiste para que Gerusa volte atrás, mas ela mantém sua posição de não se casar com Juvenal. Ramiro pergunta à neta se ela gosta de outro homem. Josué finge querer conselhos de Coriolano sobre as mulheres. Melk avisa a Rômulo que quer apressar seu casamento com Malvina. Melk briga com Malvina e Marialva ao ouvir da filha que sua mãe não é feliz no casamento. Teodora pede a Berto que descubra quem é o coronel de Pirangi. Ramiro deixa claro para Gerusa que não admite deixá-la se casar com Mundinho. Ramiro pede para Melk tirar Mundinho de vez de seu caminho.

Quinta-feira, 06/09/2012 – capítulo 48
Gabriela dá abrigo a Negro Fagundes

Melk diz a Ramiro que está tudo acertado para incendiar o jornal e acabar com Mundinho. Gerusa pede para Malvina avisar a Mundinho que ele corre perigo de vida. Fagundes pede Lindinalva em casamento, mas ela não aceita. Altino diz a Mundinho que seu apoio o ajudará a vencer as eleições. Berto conversa com o pai sobre o misterioso coronel de Pirangi. Ramiro presenteia Machadão com um anel e a convida para morar com ele na fazenda. Fagundes não consegue atingir Mundinho e acerta Ribeirinho. Mundinho exige que o delegado prenda Ramiro. Gerusa acusa Ramiro de planejar a morte de Mundinho. Ramiro se sente castigado por perder o amor de Gerusa. Fagundes procura abrigo na casa de Gabriela. Mundinho pergunta a Gabriela por Fagundes.

Sexta-feira, 07/09/2012 – capítulo 49
Ramiro Bastos promete respeitar Gabriela

Gabriela protege Fagundes e avisa a Melk que o jagunço está em sua casa. Ramiro pede para Gabriela aguardar até a madrugada para resgatar Fagundes. Machadão lembra a Zarolha que só a deixou ficar no Bataclã com a condição de ela não interferir no casamento de Nacib e Gabriela. Mundinho avisa a Douglas que o jornal irá continuar e lhe pede para alugar um novo local. Ramiro e os coronéis buscam Fagundes na casa de Gabriela. Gabriela pede a Fagundes para não procurá-la mais. Ramiro agradece Gabriela e garante que toda sua família irá respeitá-la a partir de agora. Nacib sente falta de Gabriela.

Terça-feira, 11/09/2012 – capítulo 50
Olga vê Tonico e Fabiana juntos

Ramiro, Melk e os jagunços conseguem resgatar Fagundes da casa de Nacib sem que o comerciante perceba. Josué sai da casa de Glória vestido de mulher para não ser identificado pelos moradores de Ilhéus. Malvina encontra Josué novamente e presume que o professor gosta de se vestir de mulher. Tonico seduz Fabiana e consegue marcar um encontro. Em conversa com Arminda e Miquelina, Gabriela demonstra tristeza por não poder fazer o que gosta. Iracema estranha o fato de Jesuíno só tê-la procurado no dia do casamento. Doroteia incentiva Berto a descobrir o nome do coronel de Pirangi. Fagundes comenta com Clemente que tem receio que Melk o mande embora. Diante da insistência de Gerusa em não desistir do amor de Mundinho, Ramiro decide mandá-la para um convento. Jesuíno pede a Iracema que se vista como Sinhazinha. Berto descobre que Lindinalva está viva. Olga vê Tonico e Fabiana juntos.

Quarta-feira, 12/09/2012 – capítulo 51
Berto é ameaçado por Negro Fagundes

Olga acusa Fabiana de ter seduzido Tonico. Ramiro demite Fabiana, mesmo sabendo que foi Tonico quem a procurou. Fagundes ameaça Berto, mas é impedido por Melk. Berto leva Lindinalva de volta para o Bataclã. Jesuíno sente falta de Sinhazinha e não consegue se aproximar de Iracema. Juvenal fica surpreso ao ver Lindinalva no Bataclã. Gabriela e Tuísca combinam de ir ao circo. Nacib avisa a Gabriela que comprou ingressos para o sarau de poesias. Gabriela fica triste ao saber que o sarau será realizado no dia da apresentação de Tuísca no circo.

Quinta-feira, 13/09/2012 – capítulo 52
Zarolha enche a cabeça de Tonico

Nacib impõe sua autoridade sobre Gabriela e decide que eles irão ao sarau de poesias. Juvenal não entende a hostilidade de Lindinalva com ele. Tuísca fica decepcionado ao saber que Gabriela não poderá vê-lo no circo. Doroteia avisa a Amâncio que Jesuíno será processado pela morte de Sinhazinha. Dorotéia depõe na delegacia em favor de Sinhazinha, e Jesuíno a ameaça. Gabriela erra na quantidade de sal dos quitutes, causando rejeição nos fregueses do Vesúvio. Gerusa pede a Malvina para ajudá-la a se encontrar com Mundinho na igreja. Zarolha aconselha Gabriela a ir ao circo depois do sarau, escondida de Nacib. Rômulo diz a Melk que a mãe está doente, para ganhar tempo em seu noivado com Malvina. Gerusa e Mundinho combinam de fugir de Ilhéus depois da formatura. Zarolha procura Tonico e garante que sabe como ele pode conquistar Gabriela.

Sexta-feira, 14/09/2012 – capítulo 53
Mundinho enfrenta Ramiro

Zarolha aconselha Tonico a ir ao circo se encontrar com Gabriela. Tonico inventa uma desculpa para não ir ao sarau. As famílias de Berto e Zuleika acertam o casamento do casal. Depois do sarau, Gabriela corre para o circo, sem que Nacib saiba. Tonico oferece um ingresso do circo para Gabriela, como forma de sensibilizá-la. Chico e Bico Fino observam Tonico e Gabriela saírem do circo. Lindinalva trata Juvenal como cliente e ele estranha. Gerusa se preocupa por Malvina não poder se casar com Rômulo. Mundinho comunica a Douglas e a Pelópidas que a estrada de Ilhéus–Itabuna será protegida pelo governo federal. Mundinho enfrenta Ramiro e diz ao coronel que ele não pode controlar o amor que sua neta sente por ele. Chico conta para Nacib que Gabriela foi ao circo.

Terça-feira, 18/09/2012 – capítulo 54
Melk decide acertar as contas com Dorotéia

Nacib não acredita em Chico quando diz que Gabriela estava no circo. Tonico convida Gabriela, Arminda e Tuísca para andar de automóvel. Mundinho afirma a Ramiro que ganhará as eleições e se casará com Gerusa. Ramiro exige que Machadão se desfaça do Bataclan para morar com ele. Dorotéia descobre que Glória foi ao alfaiate encomendar um terno e se certifica de que não é para Coriolano. Desconfiadas de que Melk seja o coronel de Pirangi, Dorotéia, Florzinha e Quinquina sondam com Marialva sobre seu relacionamento com o marido. Lindinalva demonstra preocupação com a possibilidade do fechamento do Bataclã. Gerusa não cede à pressão de Ramiro para desistir de Mundinho. Olga conta para Marialva que Dorotéia descobriu que Melk é o coronel de Pirangi. Melk discute com Marialva ao saber que a esposa acreditou em Olga. Melk chega à casa de Amâncio para acertar as contas com Dorotéia.

Quarta-feira, 19/09/2012 – capítulo 55
Tonico dá um cachorrinho de presente a Gabriela

Juvenal sugere a Melk que vá ao Bataclã e questione Pirangi para saber a verdade sobre o coronel que lhe sustenta. Pirangi confirma na frente de todos que Melk não é seu coronel. Melk e Dorotéia fingem fazer as pazes. Malvina e Gerusa combinam de passar a noite com seus namorados, sem que os pais de ambas saibam. Nacib percebe que Gabriela voltou a fazer quitutes deliciosos. Tonico visita Gabriela e, ao encontrar Zarolha, os dois dizem não se conhecer. Tonico dá um cachorro de presente para Gabriela, que fica emocionada com o gesto.

Quinta-feira, 20/09/2012 – capítulo 56
Berto destrata Zuleika

Tonico finge estar emocionado para sensibilizar Gabriela. Nacib percebe que Tonico não aparece mais no Vesúvio. Malvina e Gerusa conseguem despistar suas famílias para passar a noite com os namorados. Gerusa confessa a Mundinho que tem medo de que algo os separe para sempre. Nacib não deixa o cachorro que Tonico deu para Gabriela dormir em sua cama. Juvenal pergunta a Amâncio o motivo de sua avó convidar Osório para jantar. Berto destrata Zuleika. Dorotéia descobre através de Osório que Rômulo é casado. Mundinho pede ajuda a Altino para fugir com Gerusa. Dorotéia avisa a Melk que Malvina namora um homem casado.

Sexta-feira, 21/09/2012 – capítulo 57
Ramiro passa mal

Dorotéia se sente realizada por ter contado a Melk que Rômulo é casado. Altino aceita ajudar Mundinho a fugir com Gerusa. Malvina não diz a Melk que sabia do estado civil do namorado e convence o pai a falar diretamente com Rômulo. Melk adverte Rômulo a não se aproximar de Malvina e avisa à filha que vai escolher seu noivo. Nacib reclama do atraso de Gabriela na inauguração do presépio. Malvina pede a Mundinho que entregue um bilhete a Rômulo. Mundinho alerta Malvina para ter cuidado com Melk. Jesuíno manda Iracema usar vestidos de Sinhazinha. Fagundes presenteia Lindinalva com um broche e ela o convida para ver o presépio. Ramiro leva Gerusa para ver o presépio e passa mal.

Terça-feira, 25/09/2012 – capítulo 58
Lindinalva aceita se casar com Juvenal

Juvenal confessa a Teodora que ama Lindinalva. Gabriela se entristece com as proibições de Nacib. Machadão avisa a Zarolha que fechará o Bataclã para morar com Ramiro. Teodora promove um encontro entre Lindinalva e Juvenal e conta à menina que Juvenal também foi enganado por ela e Berto. Gerusa pede a Malvina que entregue um presente de Natal para Mundinho. Ramiro avisa a Machadão que colocou uma fazenda de cacau em seu nome. Juvenal tira Lindinalva do Bataclã para se casar com ela. Juvenal discute com Berto e se surpreende quando o irmão confessa que foi Dorotéia quem armou tudo.

Quarta-feira, 26/09/2012 – capítulo 59
Zarolha arma para cima de Gabriela

Amâncio ameaça deserdar Juvenal se ele insistir em casar com Lindinalva. Juvenal resolve sair de casa para morar com Lindinalva em Salvador. Berto avisa a Juvenal que disputará Lindinalva com ele. Nacib dá um par de sapatos de Natal para Gabriela. Gabriela mostra uma estrela no céu e diz a Nacib que esse é seu presente de Natal. Zarolha pede a Pirangi que vá até a casa de Gabriela para obter provas contra ela.

Quinta-feira, 27/09/2012 – capítulo 60
Zarolha descobre quem é coronel de Pirangi

Pirangi se recusa a ajudar Zarolha a separar Gabriela de Nacib. Gabriela dança o Terno de Reis, contagiando todas as mulheres. Arminda alerta Nacib para não deixar Gabriela sozinha. Ramiro fica furioso quando Conceição e Alfredo lhe dizem que Mundinho é um bom partido para Gerusa. Mundinho avisa a Altino que fugirá com Gerusa. Zarolha fica desconfiada ao perceber que Arminda não quer que ela visite Gabriela. Zarolha descobre quem é o coronel de Pirangi.

Sexta-feira, 28/09/2012 – capítulo 61
Conceição promete ajudar Gerusa a fugir

Zarolha ameaça contar quem é o coronel de Pirangi, caso o amigo não a ajude a descobrir quem visita Gabriela. Nacib comenta com João que Gabriela está diferente. Conceição promete ajudar Gerusa a fugir se Mundinho jurar na igreja que se casa com a filha. Malvina combina com as amigas de fazer uma homenagem a Josué durante a formatura. Dorotéia descobre que Gerusa e Mundinho vão fugir.

Terça-feira, 02/10/2012 – capítulo 62
Ramiro pede ajuda a Berto para vigiar Gerusa

Olga briga com Tonico, ao perceber que o marido a trai. Zarolha pede que Pirangi leve um recado para Nacib. Ramiro desaprova as atitudes de Tonico e discute com o filho. Dorotéia avisa a Ramiro que Gerusa pretende fugir com Mundinho, e que Conceição está ajudando a filha. Ramiro pede ajuda a Berto para vigiar Gerusa. Ramiro pede a Melk que o ajude a impedir a fuga da neta com Mundinho durante o baile de formatura. Zarolha conta a verdade para Arminda e Gabriela. Nacib vai ao Bataclã.

Quarta-feira, 03/10/2012 – capítulo 63
Gerusa sai do baile para se encontrar com Mundinho

Nacib procura Zarolha. Ramiro contrata Fagundes para se livrar de Mundinho. Conceição tranquiliza Gerusa, que demonstra medo com a proximidade da fuga. Dorotéia descobre que Glória se encontra com Josué. Maurício diz a Malvina que faz questão de ler os poemas de Josué para homenageá-lo na formatura de suas alunas. Ao ler o poema, e perceber o conteúdo impróprio dos textos, o diretor discute com Josué. Gerusa sai do baile para se encontrar com Mundinho, sob o olhar de Fagundes, que está de tocaia.

Quinta-feira, 04/10/2012 – capítulo 64
Berto tenta levar Lindinalva com ele

Malvina entrega a Gerusa um livro  com a foto de Mundinho. Conceição não perdoa Alfredo por não ter enfrentado Ramiro, decidindo o futuro de sua filha. Mundinho avisa a Altino que não vai desistir de Gerusa. Arminda tenta falar com Nacib sobre Gabriela, e o comerciante finge não ter interesse. Dorotéia orienta Quinquina e Florzinha a vigiar Malvina. Lindinalva diz a Berto que ama Juvenal. Berto tenta levar Lindinalva com ele, mas é impedido por Fagundes.

Sexta-feira, 05/10/2012 – capítulo 65
Zarolha perde perdão a Gabriela

Zarolha perde perdão a Gabriela. Tonico se recusa a assumir que a certidão de nascimento que fez para Gabriela é falsa. Nacib e Tonico discutem. Mundinho é impedido de ver Gerusa. Ramiro exige que Tonico faça um documento declarando que a certidão de nascimento de Gabriela não é válida. Tonico é proibido de sair de casa pela mulher. Malvina se encontra com Rômulo e é vigiada por Dorotéia, Quinquina e Florzinha.

Terça-feira, 09/10/2012 – capítulo 66
Nacib tenta anular seu casamento com Gabriela

Melk obriga Rômulo a deixar a cidade. Conceição insinua para Ramiro que Olga esconde algo. Malvina e Rômulo combinam de fugir juntos. Josué comenta com Gloria que está em apuros por causa das poesias que fez para ela. Nacib tenta anular seu casamento com Gabriela. Mundinho se compromete a ajudar Rômulo. Gerusa se sente mal durante a missa. Zarolha aceita proposta de Manoel. Malvina fica à espera de Romulo na praia.

Quarta-feira, 10/10/2012 – capítulo 67
Mundinho oferece sociedade a Nacib

Rômulo foge de Ilhéus. Gabriela diz a Miquelina que sente saudades de Nacib. Mundinho oferece sociedade a Nacib. Olga mente para Tonico, dizendo que foi à igreja. Ramiro se recusa a apoiar Manoel e o coronel transfere seu apoio político para Mundinho. Gerusa pede a Conceição que fale com Mundinho para ajudá-la a fugir o mais breve possível. Manoel pede apoio a Doroteia para se casar.

Quinta-feira, 11/10/2012 – capítulo 68
Coriolano revela a todos um grande segredo

Doroteia se nega a apoiar Manoel. Manoel conta para Juvenal e Coriolano que Doroteia o colocou para fora de sua casa. Coriolano promete ajudar Manoel. Gerusa pede à mãe que procure Mundinho. Nacib recusa o bolo de aipim feito por Gabriela. Nacib recebe o novo cozinheiro. Melk avisa a Malvina que escolheu um noivo para ela. Machadão pergunta a Ramiro se ele sente vergonha dela. Coriolano revela a todos um grande segredo. Pirangi invade a casa de Doroteia.

Sexta-feira, 12/10/2012 – capítulo 69
Zuleika ameaça Dorotéia

Doroteia e Amâncio aceitam apoiar o casamento de Manoel. Doroteia arma plano para se vingar de Coriolano. Zarolha avisa às meninas do Bataclan que vai se casar. Gabriela se entristece ao saber que Nacib arrumou um cozinheiro. Malvina pede ajuda a Mundinho. Zuleika ameaça Doroteia e Amâncio e ordena ser bem tratada pela família de Berto. Coriolano descobre que Glória o trai.

Terça-feira, 16/10/2012 – capítulo 70
Coriolano ordena que Glória saia de casa

Coriolano ordena que Glória saia de casa sem nada. O plano de Gerusa e Mundinho fracassa. Nacib não gosta da comida que o cozinheiro sugere para o restaurante. Arminda pergunta a Gabriela se ela tem esperança de voltar para Nacib. Mundinho pede a Ramiro que coloque as desavenças políticas de lado e permita seu casamento com Gerusa. Ramiro ameaça Mundinho e Gerusa pede que ele vá embora. A madre do convento descobre o que está acontecendo com Gerusa.

Quarta-feira, 17/10/2012 – capítulo 71
Josué é demitido da escola

A madre do convento avisa a Gerusa que Ramiro é quem decide seu futuro. Mundinho promete ajudar Malvina. Josué é demitido da escola. Glória garante a Josué que recebeu convites de outros coronéis e que os dois podem continuar juntos. Ramiro proíbe visitas a Gerusa. Com a ajuda de Miquelina, Sete Voltas obriga o cozinheiro de Nacib a voltar para Salvador. Nacib estranha o atraso do cozinheiro e o delegado avisa que o homem não está mais na cidade. Nacib reage quando Mundinho sugere que Gabriela substitua o cozinheiro.

Quinta-feira, 18/10/2012 – capítulo 72
Tonico flagra Olga e Ezequiel juntos

Mundinho convence Nacib a chamar Gabriela para trabalhar no restaurante. Gabriela conta a Miquelina e Sete Voltas que vai se reaproximar de Nacib. Tonico flagra Olga e Ezequiel juntos. Olga enfrenta Tonico. Gabriela tenta agradar Nacib, que finge não se importar. Glória conta para Josué que outro coronel montará casa para ela. Josué se despede de Glória. A inauguração do novo restaurante da cidade é um sucesso. Mundinho ajuda Malvina. Nacib se surpreende ao chegar em casa e ver Gabriela.

Sexta-feira, 19/10/2012 – capítulo 73
Jesuíno espalha o segredo de Dorotéia

Nacib esclarece a Gabriela que ela será apenas sua cozinheira. Marialva e Melk saem à procura da filha. Conceição não consegue visitar Gerusa e avisa a Mundinho que Ramiro proibiu sua entrada no convento. Ramiro avisa a Melk que quer se livrar de Mundinho. Melk aconselha Ramiro a armar um plano para a véspera das eleições. Ramiro passa mal. Altino sugere que Mundinho faça uma doação para o convento para sensibilizar a madre. Os clientes do Vesúvio ficam felizes com a volta de Gabriela. Coriolano conta o segredo de Dorotéia para Jesuíno e Melk. Zarolha se casa com Manoel. Jesuíno espalha o segredo para toda Ilhéus. Gabriela prepara uma banho para Nacib.

Terça-feira, 23/10/2012 – capítulo 74
Juvenal e Lindinalva partem para Salvador

Nacib resiste aos encantos  de Gabriela. Juvenal apoia a decisão de Amâncio de ir para a fazenda. Pirangi decide ficar no Bataclan para cuidar das meninas quando Machadão for embora. Juvenal e Lindinalva partem para Salvador. Maurício avisa a Jesuíno que haverá um julgamento e o coronel fica indignado. Ramiro pede que o juiz arquive o processo de Jesuíno. Mundinho oferece dinheiro para a madre, mas ela recusa e avisa que segue ordens de Ramiro. Nacib observa Gabriela tomando banho.

Quarta-feira, 24/10/2012 – capítulo 75
Olga briga com Ezequiel

Gabriela tenta se reaproximar de Nacib, mas ele se esquiva. Olga briga com Ezequiel. Nacib fica feliz ao ver que Gabriela continua em sua casa, mas finge não se importar. Mundinho pensa em tirar Gerusa do convento com a ajuda de um deputado federal. Machadão nota que Nacib está diferente e resolve ter uma conversa com ele.

Quinta-feira, 25/10/2012 – capítulo 76
Jesuíno é condenado

Gabriela tenta se reaproximar de Nacib. Nacib observa Gabriela dormir. Osório e Ezequiel acham a antiga empregada de Sinhazinha e Jesuíno. Gabriela lamenta distância de Nacib. Ramiro e Melk planejam a morte de Mundinho. Começa o julgamento de Jesuíno. Mundinho tenta libertar Gerusa novamente. Ramiro depõe a favor de Jesuíno. O juiz autoriza o depoimento de Néia. Jesuíno depõe e se mostra apaixonado por Sinhazinha. O juri já tem a sentença de Jesuíno. Jesuíno é condenado. Ramiro passa mal. Iracema comemora prisão de Jesuíno com amante. Jesuíno é levado para Salvador. Coriolano comemora sua nova companhia. Melk instrui os jagunços sobre como matar Mundinho.

Sexta-feira, 26/10/2012 – capítulo 77

A emissora ainda não divulgou o resumo do último capítulo

Anúncios

72 thoughts on “Gabriela

  1. Vai ser exibido somento o capítulo de estreia na segunda-feira…Nas demais semanas seguirá os mesmos moldes de O Astro…Terça a sexta !

    Curtir

      • começou a baixaria.marcelo,saiba que no tempo em que voce esteve afastado do blog,muita coisa mudou.a gente estar correndo um serio risco de ser bloqueado.o tv mix disse que na próxima briga ele vai deletar o blog,ele já esta cansado de brigas,então,se voce gosta do blog,tenha um pouco mais de consideração e pare com as brigas…para o nosso própio bem…ou voce quer que o blog seja deletado por sua culpa?

        Curtir

      • Se o TV Mix quiser deletar o blog, tudo bem. É problema dele. Mas ele sabe que, se fizer isso, ninguém mais visita o blog. É por isso que um bando de gente sumiu daqui… Porque o TV Mix deletou o blog. Se o próprio TV Mix quiser se prejudicar, tudo bem. Mas o blog vai ficar às moscas. As pessoas querem é comentar.

        Curtir

      • Hahahah … se for deletado ninguém virá mesmo … ele não existirá mais, como alguém encontraria o blog.

        PS: Pare de confusão, pois você está seguindo o exemplo de Julho e Larissa, que foram bloqueados e impedidos de comentar no blog.

        Curtir

      • Nossa! O Julho e a Larissa foram bloqueados? Também, o que eles falaram para uma garota lá na sessão de “Avenida Brasil” foi um absurdo…

        Curtir

      • Por quê o meu comentário está aguardando moderação? E olha que eu não briguei com ninguém… Não quero ser excluído do blog.

        Curtir

      • Cruzes! O que foi aquilo, meu Deus? Eles mereceram isso. Tadinho do garoto…

        Curtir

      • Nossa essa foi a briga do século!Esses dois são 2 máquinas de brigas kkk.

        PS: Mais também não achei justo aquele garoto ter chegado lá de uma hora pra outra e ter ofendido eles daquela maneira, não estou defendendo ninguém apenas dando minha opinião…

        Curtir

      • Se nao perceberam o garotinho sou eu, q nem sou garotinho mais kkkkkk, se eu quizesse ser bloqueado eu chingava até nao querer mais igual eles fizeram kkk como eu ri com aquilo, acontece q eu sei me controlar, eu sei dar o tapa e esconder a mão , foi isso q aconteceu, aí eles explodiram e perderam total a razao kkkkk …

        Curtir

      • Mais amigo eles te xingaram muito feio… nuca pensei que na minha vida fosse ver tantos comentarios de xingamentos, palavrões ofensar insultos etc…

        Curtir

      • Completamente loucos, tbm nunca pensei q eu ia ver um monte de chingamentos em um comentário só, e foram varios coment’s kkkkkk, neuróticos define, hahaha

        Curtir

      • Acho que dessa vez eles perderão a razão, brigaram e chingaram como uns malucos kkk, mas e se eles voltarem?

        Curtir

      • É, acho que se eles voltarem vão aprender a lição e pararem com as brigas para não serem bloqueados denovo, murilo voce já consegue entrar na web chat?

        Curtir

      • concordo, nao consigo mais entrar no xat, aliás não entro faz mt tempo, acho q tem q pedir uma senha pro Tv Mix …

        Curtir

  2. O Casal de Protagonistas está tão apagado q os personagens de Gerusa e Mundinho, Sinhazinha e Osmundo estão tendo mais destaques do q os mesmos

    Curtir

  3. Até que gosto de “Gabriela”….
    Melhor que “O Astro” é, com certeza.
    Mas a audiência só cai… 😦
    Uma pena!

    Curtir

  4. Passei a gostar das histórias “paralelas” de Gabriela(já que as histórias paralelas tomaram o lugar da princiapal)…

    Curtir

  5. hahahah,mateus,estava lendo o seu comentario agora,e pensei que estava escrito:tv mix,manda a lindinalva ficar com o juvenal,rsr

    Curtir

      • realmente vai ser isso msm principalmente dps q eu li o resumo da semana q vem, só achei q devia revelar no último capítulo pra manter o suspense, mas ao q me parece vai ser revelado semana q vem junto com o segredo da doroteia

        Curtir

  6. Essa novela foi muito boa, deu um banho em “O Astro”. >My opinion!
    Só que foi tão estranho ver uma novela do Walcyr sem a Elizabeth Savalla… Ainda bem que os dois voltam depois de “Salve Jorge”.

    Curtir

  7. Inda bem sm que os dois vou volta eu adoro a atriz elyzabete savala e uma excele atriz estou doido para ver q papel ela fara 🙂

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s