Lado a Lado

novela_600.jpg (600×338)

Segunda-feira, 10/09/2012 – capítulo 01
Zé Maria e Isabel se beijam

Durante uma festa de carnaval, Zé Maria vê Isabel na rua e se apaixona. Laura se apressa para terminar a prova de seu vestido de noiva. Constância reclama de Albertinho brincar o Carnaval. Caniço avisa que Zé Maria precisa evitar o confronto entre os blocos Estrelas da Noite e Rosa Branca. Constância fica intrigada com a saída de Laura. Albertinho fica fascinado com Isabel. Constância e Carminha observam Laura entrar na biblioteca. Zé Maria desafia o chefe do Estrelas da Noite para evitar o confronto entre os blocos de Carnaval. Albertinho, Fernando, Umberto e Teodoro tentam se aproximar de Isabel, mas Zé Maria os afasta. Constância repreende Laura por dar aulas de teatro na biblioteca. Isabel reencontra Zé Maria, mas não o reconhece. Constância invade o quarto de Laura e rasga seu diário. Berenice se insinua para Zé Maria, que a despreza. Laura afirma para Constância que continuará dando suas aulas de teatro. Zé Maria e Isabel vão à confeitaria e ela o beija.

Terça-feira, 11/09/2012 – capítulo 02
Constância ameaça Tereza

Isabel se desculpa com Zé Maria, que se apaixona ainda mais. Constância avisa que comprará um presente para que a filha dê a Edgar. Carlota reclama com Celinha da presença de Isabel e do namorado na confeitaria. Berenice não se conforma com o desprezo de Zé Maria. Zé Maria não conta para Isabel que é capoeirista. Constância comenta com Assunção que o casamento de Laura salvará sua família. Bonifácio e Fernando vão ao Porto buscar Edgar. Constância observa Laura sair de suas aulas na biblioteca. Todos no cortiço temem que a polícia invada o lugar. Tereza reclama com Praxedes sobre a desapropriação dos cortiços. Zé Maria conversa com Isabel sobre o casamento. Constância ameaça Tereza para que ela não permita que Laura dê suas aulas na biblioteca. Zé Maria e Isabel pensam em como será suas vidas após o casamento. Laura reclama de Constância ter acabado com seu trabalho. Margarida encontra a futura nora no Porto, à espera do noivo. Edgar sai escondido do Porto e vai até a casa de Laura.

Quarta-feira, 12/09/2012 – capítulo 03
Zé Maria e Caniço são presos

Constância culpa Luiza pela saída de Laura. Berenice reage com despeito à felicidade de Zé Maria e Isabel. Laura e Edgar descobrem que se desencontraram. Laura estranha o carinho que recebe de Constância. Chega o dia dos casamentos de Laura e Edgar e de Zé Maria e Isabel. Guerra critica a desapropriação dos cortiços e Edgar concorda com ele. Caniço avisa a Zé Maria que a polícia irá invadir o cortiço onde ele mora. Edgar disfarça seu desânimo com o casamento. Laura fica revoltada ao descobrir que Constância doou seus livros para a biblioteca. Isabel estranha ao saber que seu noivo não chegou à igreja. Zé Maria e Caniço são presos. Berenice convence o policial a deixá-la retirar os pertences dos moradores que não estão no cortiço. Constância se irrita com o atraso no casamento de sua filha. Isabel e Laura se conhecem. Zé Maria acorda na delegacia e se desespera. Constância destrata Isabel. Zé Maria pede para Praxedes deixá-lo ir ao seu casamento. Padre Olegário avisa a Isabel e Laura que um dos noivos chegou para o casamento.

Quinta-feira, 13/09/2012 – capítulo 04
Laura e Edgar se casam

Isabel e Laura descobrem que Edgar chegou à igreja. Uma pequena confusão com os convidados dos dois casamentos se inicia na porta da igreja e Constância se irrita. Fernando avisa que o noivo do casamento anterior não apareceu e Edgar se surpreende. Albertinho vê Isabel sair da igreja e a olha com malícia. Zé Maria se revolta na cadeia por não conseguir ir ao encontro de sua noiva. Praxedes se recusa a dar informações a Caniço e Zé Maria. Afonso, Isidoro e Isabel se desesperam ao ver o estado do cortiço onde moravam. Laura e Edgar se casam. Isabel e Afonso conseguem entrar em casa para pegar seus pertences. Constância e Assunção entregam a Bonifácio um presente para ser dado ao Prefeito da cidade. O Senador expulsa Guerra da festa de casamento do filho. Albertinho descobre com Padre Olegário o endereço de madame Besançon. Edgar e Laura chegam à nova casa, acompanhados de suas famílias. Isabel, Afonso, Isidoro e Jurema são recebidos por Percival e Etelvina no Morro da Providência. Laura e Edgar ficam sozinhos em casa.

Sexta-feira, 14/09/2012 – capítulo 05
Isabel descobre que Zé Maria é capoeirista

Edgar decide dormir no quarto de hóspedes. Isabel avisa a Etelvina que vai procurar Zé Maria. Zé Maria dá um nome falso para Praxedes. Zé Maria descobre que Quinzinho vai sair da cadeia e exige que ele leve um recado para Isabel. Isabel entra na delegacia e pergunta por Zé Maria para Praxedes. Albertinho conta para Fernando que tentará encontrar a mulher que viu no Carnaval. Isabel descobre que Zé Maria é capoeirista. Albertino mente para madame Besançon para conseguir ter aulas de francês. Mário conversa com Queiroz sobre o estabelecimento que comprará. Laura e Edgar confessam que não estavam prontos para se casar. Berenice finge ser Isabel para Quinzinho e descobre o paradeiro de Zé Maria. Constância afirma a Assunção que voltará a ser chamada de Baronesa. Isabel diz a Afonso que Zé Maria é capoeirista e que não quer mais saber dele. Alice chega à sua casa com Matilde, uma empregada escolhida por Constância, e Laura se enfurece. Isabel se surpreende com a presença de Albertinho na casa de madame Besançon.

Sábado, 15/09/2012 – capítulo 06
Albertinho aparece no mercado e assusta Isabel

Albertinho conta para Isabel que terá aulas com madame Besançon. Edgar comenta com Guerra que só se casou com Laura porque achou que ela o amava. Laura reclama com Constância por ter escolhido sua empregada. Guerra convida Edgar para trabalhar com ele no jornal. Albertinho aparece no mercado e assusta Isabel. Laura se desentende com Edgar. Berenice afirma a Zé Maria que Isabel não quer mais saber dele. Mário leva Diva ao restaurante de Queiroz, e a atriz fica incomodada com o local. Isabel se recusa a sair com Albertinho. Edgar assume a administração da fábrica de sua família. Constância inventa um almoço na casa de Laura. Isabel avisa a Afonso que vai dormir na casa de madame Besançon. Sandra vê Edgar com Guerra na confeitaria e pergunta por Laura. Mário avisa a Diva que comprou o restaurante de Queiroz. Laura conta para Sandra que foi obrigada a se casar. Zé Maria e Isabel pensam um no outro. Laura e Edgar dividem a mesma opinião sobre a lei que Constância sugere a Bonifácio. Zé Maria exige falar com Praxedes. Laura pede que ela e Edgar sejam amigos.

Segunda-feira, 17/09/2012 – capítulo 07
Albertinho pede Isabel em casamento

Edgar e Laura conversam como amigos. Praxedes manda Zé Maria provar que é trabalhador para sair da cadeia. Frederico chega ao Alheira e não reconhece Diva. Albertinho engana Isabel para que ela o deixe dormir na casa de madame Besançon. Edgar descobre que Laura dava aulas na biblioteca. Mário, Diva e Frederico decidem a peça que irão estrear no teatro. Albertinho beija Isabel. Guerra comenta com Edgar que precisa descobrir o destino dos moradores do último cortiço demolido. Jurema aconselha Isabel a tomar cuidado com Albertinho. Afonso volta para a barbearia. Albertinho tenta manipular Constância para deixá-lo jogar futebol e Assunção fica irritado. Edgar chega em casa com os livros de Laura. Matilde percebe a mudança do clima entre Laura e Edgar. Albertinho pede Isabel em casamento.

Terça-feira, 18/09/2012 – capítulo 08
Isabel enfrenta dois capoeiras

Isabel não acredita no pedido de Albertinho, mas fica lisonjeada. Edgar conta para Guerra que os moradores do cortiço estão morando no morro da Providência. Isabel enfrenta dois capoeiras para defender Albertinho. Constância procura Bonifácio para pedir um cargo no governo para o marido. Berenice pede para padre Olegário ajudar a tirar Zé Maria da cadeia. Etelvina e Percival levam Guerra para conhecer os moradores que estava procurando. Laura estranha Edgar não querer falar da vida que tinha em Portugal. Albertinho deixa um cartão de visitas cair na cozinha da casa de madame Besançon. Praxedes fala para Zé Maria que encontrou sua ficha nos registros e ameaça mantê-lo preso por mais tempo.

Quarta-feira, 19/09/2012 – capítulo 09
Isabel descobre que Albertinho é filho de Constância

Zé Maria tenta convencer Praxedes de que a ficha não pertence a ele. Jonas fica apreensivo com as denúncias que Guerra faz no jornal. Constância fica perplexa ao ver que Edgar sabe que Laura dá aulas na Biblioteca Nacional. Bonifácio manda Fernando assinar alguns documentos de uma companhia elétrica. Diva implica com Eliete, assim que ela se apresenta no teatro. Isabel fala para Albertinho que eles não podem mais ficar juntos. Laura encontra uma foto de uma atriz nos pertences de Edgar. Madame Besançon acha o cartão de visitas de Albertinho e o entrega a Isabel. Zé Maria teme que padre Olegário não chegue à cadeia a tempo de impedir sua transferência. Edgar estranha que a esposa não queira jantar com ele. Laura descobre mais detalhes sobre a tal atriz e fica com raiva de Edgar. Isabel vai à casa de Albertinho e descobre que ele é filho de Constância.

Quinta-feira, 20/09/2012 – capítulo 10
Isabel enfrenta Berenice

Constância destrata Isabel. Fernando estranha as atitudes de Albertinho. Padre Olegário convence Praxedes a libertar Zé Maria. Alice desconfia de que Laura esteja apaixonada por Edgar. Mário elogia a reportagem de Guerra. Edgar desconfia de que alguns negócios de Bonifácio tenham procedência duvidosa. Albertinho tenta se explicar para Isabel. Albertinho discute com Constância por causa de Isabel. Edgar diz a Laura que foi apaixonado por outra mulher. Zé Maria encontra Isabel e os dois descobrem que foram enganados por Berenice. Jurema fala para Isabel não contar para Zé Maria que se envolveu com Albertinho. Guerra constata que Edgar está se apaixonando por Laura. Constância repreende Bonifácio por ter se aproveitado da ingenuidade de Assunção. Isabel enfrenta Berenice.

Sexta-feira, 21/09/2012 – capítulo 11
Laura e Edgar discutem

Constância e Bonifácio se beijam. Laura destrata Edgar. Constância exige que o Senador mande notícias do governo para seu marido. Isabel decide contar a verdade para Zé Maria. Edgar exige conversar com Laura. Zé Maria começa a construir sua casa no morro. Isabel pede o endereço de Laura para Albertinho. Mário repreende Frederico e Diva durante o ensaio da peça. Berenice diz a Zé Maria que não vai deixar de lutar por ele. Laura e Edgar discutem por causa da atriz pela qual ele se apaixonou. Albertinho afirma para os amigos que sabe controlar seu amor por Isabel. Isabel procura Laura. Diva implica com Eliete e Neusinha se faz de sonsa. Laura pergunta a Isabel quem foi o rapaz com quem ela se envolveu.

Sábado, 22/09/2012 – capítulo 12
Edgar beija Laura

Isabel não conta para Laura que se envolveu com Albertinho. Constância fala que o filho terá que provar a ela que não está mais com Isabel. Edgar observa Laura encantado. Assunção e Constância comemoram o novo cargo que ele recebeu. Praxedes conta para a família que não existe mais a possibilidade de ele ser transferido. Neusinha entrega um creme de Diva para Eliete usar e provoca uma discussão entre as duas. Teresa reclama de Eulália para Praxedes. Berenice reage com despeito ao ver Zé Maria e Isabel juntos. Eulália implica por Teresa trabalhar fora e Praxedes fica irritado. Neusinha insinua que Eliete deva atacar Diva com as armas que tem para conseguir o que quer. Edgar beija Laura.

Segunda-feira, 24/09/2012 – capítulo 13
Albertinho destrata Isabel

Neusinha fica sabendo que Quequé descobriu seu plano. Berenice observa Zé Maria e a namorada. Isabel recebe um recado de padre Olegário para comparecer à igreja. Teresa pede para Praxedes conseguir um emprego para Sandra. Frederico e Mário discutem sobre a peça que será encenada no teatro. Neusinha seduz Quequé. Albertinho destrata Isabel na frente de Constância. Guerra sugere que Edgar se declare para Laura. Jurema orienta Berenice a não fazer nada contra Zé Maria e Isabel. Eulália reclama de Teresa para Sandra. Isabel percebe o interesse mútuo entre Laura e Edgar. Eliete convida Mário para jantar. Edgar se surpreende ao saber que Bonifácio arrumou um cargo para Assunção no governo. Neusinha ouve Frederico combinando de jantar com Diva e sugere que Eliete vá com Mário ao mesmo lugar. Isabel diz a Jurema que não contará para Zé Maria que se envolveu com Albertinho. Berenice molha o vestido de noiva de Isabel. Alice conta para Constância que Isabel esteve na casa de Laura. Edgar ouve os elogios que Laura lhe faz.

Terça-feira, 25/09/2012 – capítulo 14
Berenice tenta provocar Isabel

Edgar afirma para Constância que Laura continuará recebendo Isabel em sua casa. Jurema repreende Berenice por deixar o vestido de noiva de Isabel no varal. Eulália se faz de vítima durante uma discussão com Teresa, ao ver Praxedes chegar. Neusinha faz Diva contar sobre seu encontro com Frederico. Zé Maria discursa em favor da capoeira. Edgar e Laura se declaram um para o outro. Berenice tenta provocar Isabel. Praxedes briga com Teresa por causa de Eulália. Caniço provoca um acidente com o vestido de noiva de Isabel. Albertinho se irrita com os elogios que recebe dos amigos por humilhar Isabel. Guerra desconfia de que Fernando tenha inveja de Edgar. Constância fala para Assunção que ele precisa agradar a família Vieira para conseguir um cargo melhor. Praxedes tenta conversar com Eulália. Constância descobre que Laura e Edgar dormem em quartos separados.

Quarta-feira, 26/09/2012 – capítulo 15
Fernando discute com Bonifácio

Constância afirma a Celinha que impedirá que Laura acabe com seu casamento. Isabel fica receosa quando Zé Maria fala de casamento. Zé Maria ironiza a presença de Praxedes na barbearia. Constância obriga Celinha a levar Laura a um médico. Madame Besançon resolve dar um aumento a Isabel. Fernando discute com Bonifácio por causa de Edgar. Laura descobre a intenção de Constância com o seu exame médico e fica furiosa. Neusinha avisa ao gerente da confeitaria que Mário Cavalcanti e sua acompanhante ficarão na mesma mesa em que Diva e Frederico. Sandra e Teresa tentam convencer Eulália a sair de casa. Caniço se enfurece com Berenice por não cumprir a promessa que fez a ele. Isabel fica nervosa com a irritação de Afonso ao vê-la beijar Zé Maria na rua. Mário e Eliete chegam à confeitaria. Constância pergunta a Laura se ela consumou seu casamento.

Quinta-feira, 27/09/2012 – capítulo 16
Constância arma para uma mulher seduzir Edgar

Constância não se conforma que Laura não tenha consumado seu casamento. Quequé surpreende Neusinha e a tira de perto da confeitaria. Diva avança contra Eliete, mas acaba atingindo o gerente da confeitaria. Eulália estranha a insistência de Teresa e Sandra para que ela saia de casa. Eulália flagra Teresa e Sandra tentando abrir o seu baú. Constância tenta conversar com Laura. Madame Besançon pede para Isabel se afastar de Jurema. Teresa descobre o conteúdo do baú de Eulália e fica indignada. Mário convence Diva a deixar que Eliete continue na companhia. Constância manda Matilde ser sua espiã na casa de Laura. Padre Olegário repreende Eulália pelas provocações a Teresa. A pedido de Constância, Luiza paga uma mulher para seduzir Edgar. Mário e Frederico declaram seu amor por Diva. Edgar conta para Laura sobre o flerte que recebeu. Zé Maria não gosta de saber que madame Besançon quer que Isabel se afaste de Jurema. Laura e Edgar ficam juntos.

Sexta-feira, 28/09/2012 – capítulo 17
Isabel sente-se mal durante o jantar

Zé Maria reclama por Isabel pagar sua conta na confeitaria. Teresa pede para Praxedes conversar com Eulália sobre Sandra. Constância instrui Luiza com os preparativos para o jantar. Laura ouve Constância contar para Carlota sobre a moça que se ofereceu para Edgar. Isabel sente-se mal durante o jantar e Zé Maria fica preocupado. Madame Besançon reclama da comida de Isabel. Bonifácio não permite que Fernando dirija seu carro novo. Albertinho aposta que Teodoro não consegue conquistar uma garota. Laura tenta convencer Assunção a ajudar o Morro da Providência. Carlota insinua que Constância deve agradar Bonifácio para conseguir um carro. Edgar leva Laura para visitar a redação do jornal. Jurema consulta os búzios para Isabel.

Sábado, 29/09/2012 – capítulo 18
Frederico dá flores falsas para Diva

Isabel fica abalada com as revelações de Jurema e Berenice ouve. Albertinho escolhe Alice como a menina que Teodoro tentará conquistar. Constância reclama com Assunção por não ter um carro. Mário corteja Diva e lhe entrega um buquê de flores. Isabel sai cedo da casa de Jurema para não se encontrar com Afonso. Edgar decide assistir a uma aula de Laura. Assunção e Praxedes sobem o Morro da Providência. Eliete comenta que Mário deu flores a Diva e Frederico fica enciumado. Constância não se conforma de ver Assunção chegar à confeitaria sujo de lama. Frederico dá flores falsas para Diva. Guerra insinua que Bonifácio esteja enriquecendo por meios ilícitos. Madame Besançon flagra Isabel chorando e a deixa sair cedo do trabalho. Berenice conta para Zé Maria a conversa que ouviu entre Isabel e Jurema.

Segunda-feira, 01/10/2012 – capítulo 19
Laura e Edgar trocam juras de amor

Berenice sorri ao perceber que o filho de Isabel não é de Zé Maria. Constância reclama de Bonifácio para Carlota. Celinha e Guerra se conhecem. Teodoro leva flores para Alice, mas Carlota manda Hortência se livrar do presente. Isabel conta para Zé Maria que está grávida. Laura e Alice se preocupam com a dificuldade de Matilde em preparar o jantar. Zé Maria se afasta de Isabel. Edgar decide levar Laura, Alice e seus convidados para jantar fora. Celinha comenta com Carlota que recebeu elogios de Guerra. Constância pede para Bonifácio arrumar um cargo melhor para seu marido. Neusinha desfaz a costura do vestido de Diva. Fernando destrata Edgar. Zé Maria tenta descobrir quem foi o homem que engravidou Isabel. Berenice conta para Afonso sobre a gravidez de Isabel e ele expulsa a filha de casa. Laura e Edgar trocam juras de amor. Jurema ajuda Isabel. Constância afirma que se vingará de Bonifácio.

Terça-feira, 02/10/2012 – capítulo 20
Constância arma plano contra Bonifácio

Afonso se desculpa com Zé Maria. Hortência entrega o buquê de flores de Teodoro para Alice. Neusinha convence Diva a levar seu vestido à costureira, antes do início do ensaio geral. Constância procura Margarida. Eulália repreende Praxedes por deixar Sandra ir à praia com Laura. Quequé não consegue avisar que Diva saiu com Neusinha. Carlota vê Alice conversando com Teodoro e repreende a filha. Frederico sugere que Eliete faça o papel de Diva no ensaio e Neusinha a inveja. Constância arma um plano contra Bonifácio. Diva se enfurece ao ver Eliete interpretando seu papel no ensaio geral e a expulsa do teatro. Zé Maria reclama do modo como Bonifácio fala das mulheres. Madame Besançon fica indignada ao saber que o filho que Isabel está esperando não é de seu noivo.

Quarta-feira, 03/10/2012 – capítulo 21
Laura convence Isabel a ficar em sua casa

Madame Besançon expulsa Isabel de sua casa. Neusinha se oferece para atuar na peça, no papel de Eliete. Celinha afirma a Alice que vai ajudá-la a se encontrar  com Teodoro. Jurema tenta conversar com Zé Maria sobre Isabel. Bonifácio recebe um recado e deixa Constância sozinha em seu escritório. Isabel se hospeda em um hotel. Bonifácio se irrita por ter que levar Margarida ao teatro. Neusinha bajula Diva. Teresa garante a Sandra que dará um jeito no baú de Eulália. Laura convence Isabel a ficar em sua casa. Margarida fica constrangida com as cenas de Diva com Frederico e pede para Bonifácio levá-la para casa. Jonas teme ler a crítica de Neto sobre a peça. Berenice se insinua para Zé Maria.

Quinta-feira, 04/10/2012 – capítulo 22
Fernando invade a casa de Edgar

Berenice se irrita com o desprezo de Zé Maria. Albertinho acha graça de Teodoro ter marcado um encontro com Alice na missa. Longe de Laura, Matilde destrata Isabel. Diva se enfurece com a crítica que recebe no jornal e repreende Neto. Constância manda Celinha entregar a Guerra os documentos que pegou de Bonifácio. Laura pede que Matilde não conte para a mãe sobre Isabel. Eulália descobre que Teresa doou para a igreja o enxoval que fez para Sandra. Constância e Assunção chegam à casa de Laura e Edgar e Isabel se esconde. Mario avisa que terá que fechar a companhia de teatro. Fernando invade a casa de Edgar e acusa o irmão de ser o culpado pela denúncia feita contra Bonifácio.

Sexta-feira, 05/10/2012 – capítulo 23
Isabel enfrenta Constância na casa de Laura

Fernando afirma a Edgar que não sabia que Bonifácio o estava enganando. Carlota apressa Alice para ir à missa. Edgar discute com Guerra. Isabel procura emprego na confeitaria. Teodoro rouba um beijo de Alice e Carlota vê. Fernando enfrenta Bonifácio e Edgar consola Margarida. Mario se recusa a falar com um homem que o procura no teatro e Quequé estranha. Matilde se aconselha com padre Olegário sobre a hospedagem que Laura está dando a Isabel. Isabel se esconde de Afonso e Zé Maria. Matilde conta para Constância que Laura hospedou Isabel em sua casa. Frederico pede para Mario pagar sua dívida na barbearia. Neusinha vê Diva mexendo em suas jóias. Bonifácio acredita que Constância armou um plano contra ele. Isabel enfrenta Constância na casa de Laura.

Sábado, 06/10/2012 – capítulo 24
Constância humilha Isabel

Constância humilha Isabel e exige que ela saia da casa de Laura. Neusinha diz a Quequé que pode resolver a situação do teatro. Margarida ouve as lamentações de Fernando sobre sua relação com o pai. Bonifácio acusa Constância de tê-lo denunciado e ela se finge de ofendida. Laura conforta Edgar. Caniço implica com Berenice por causa de Zé Maria. Laura descobre que Constância foi a culpada pela saída de Isabel de sua casa. Eulália conversa com Olímpia sobre um novo casamento para seu genro. Laura e Edgar repreendem Constância por ter expulsado Isabel de sua casa. Albertinho fica tenso ao descobrir que Isabel e Laura são amigas. Eulália diz a Sandra que vai ensiná-la a cozinhar. Neusinha decide seguir Diva. Fernando fala mal de Edgar para Umberto. Diva pede dinheiro para Bonifácio. Laura procura Jurema.

Segunda-feira, 08/10/2012 – capítulo 25
Bonifácio pede perdão a Edgar

Laura avisa a Jurema que Isabel saiu de sua casa. Bonifácio pede algo em troca para emprestar dinheiro a Diva. Jurema joga búzios para descobrir o paradeiro de Isabel. Edgar é frio com Guerra. Berenice fica intrigada com a visita de Laura. Sandra desiste das aulas de culinária. Bonifácio se declara adversário de seus antigos aliados políticos. Neusinha mente para explicar a Diva como sabe sobre a joia que ela mantém guardada. Edgar avisa a Laura que vai começar a advogar para sustentá-los. Isabel vê um recado de Laura no jornal e volta para sua casa. Albertinho teme que sua irmã descubra seu envolvimento com Isabel. Neusinha tenta convencer Diva a vender seu colar para salvar o teatro. Bonifácio pede perdão a Edgar. Berenice vê Isabel procurando emprego e a destrata.

Terça-feira, 09/10/2012 – capítulo 26
Afonso aconselha Zé Maria a esquecer Isabel

Isabel enfrenta Berenice. Eulália convida Olímpia e seu genro para almoçar na casa de Praxedes. Teresa avisa a Sandra que a indicou para uma entrevista de emprego. Isabel cuida de Matilde ao percebê-la indisposta. Isabel conta para Laura que Afonso a destratou na rua. Mario avisa que vai acabar com a companhia de teatro. Umberto anima Fernando para sair de casa. Constância teme que sua família entre em decadência. Quequé acompanha Neusinha na venda do colar de Diva. Albertinho questiona Isabel sobre sua amizade com Laura. Afonso aconselha Zé Maria a esquecer Isabel de vez. Mario e Frederico implicam com Bonifácio. Isabel garante que não contará quem é o pai de seu filho. Zé Maria convida Berenice para ir à sua casa.

Quarta-feira, 10/10/2012 – capítulo 27
Eulália mente para Olímpia

Eulália convoca toda a família para um almoço. Albertinho descobre que Laura não sabe sobre seu envolvimento com Isabel. Diva paga parte das dívidas de Mario e diz a Neusinha que eles estrearão uma nova peça. Teresa pede permissão para Sandra falar com Robério França. Neusinha pede para atuar ao lado de Diva. Teresa avisa a Sandra que Eulália preparou uma armadilha para conseguir casá-la com o genro de Olímpia. Caniço sente inveja de Zé Maria. Zé Maria ouve Berenice falando mal de Isabel para Jurema e fica furioso. Eulália mente para Olímpia e Teresa fica indignada. Isabel consegue o emprego de camareira.

Quinta-feira, 11/10/2012 – capítulo 28
Constância descobre que Isabel está grávida

Zé Maria pede para Jurema não contar para Isabel que foi ele quem indicou o trabalho no teatro. Matilde presenteia Isabel. Eulália descobre que Sandra foi a uma entrevista de emprego e briga com Teresa. Constância descobre que Isabel está grávida. Afonso fica comovido ao saber que sua filha está trabalhando no teatro. Jurema convida Zé Maria para ir ao teatro. Diva ajuda Isabel a enfrentar Afonso. Bonifácio paga Caniço para fazer um trabalho para ele. Jurema chama Afonso para ir ao teatro. Edgar fala para Laura que não pode mais confiar em Guerra. Afonso vai ao teatro falar com Isabel.

Sexta-feira, 12/10/2012 – capítulo 29
Afonso faz as pazes com Isabel

Afonso faz as pazes com Isabel. Fernando pede a ajuda de Edgar para defender a fábrica de um processo. Caniço aparece no Morro da Providência com roupas novas e Jurema fica intrigada. Margarida se preocupa por Bonifácio apoiar a revolta do povo contra o governo. Zé Maria segue a manifestação que o povo faz na rua. Laura tenta descobrir quem é o pai do filho que Isabel está esperando. Teodoro confessa sua paixão por Alice e lhe faz uma serenata. Zé Maria avisa a Jurema que o governo está usando a vacinação para exterminar a população pobre da cidade. Berenice beija Caniço depois de receber um presente. Quequé fala para Mario que o teatro deve fechar. Laura desconfia de que Albertinho possa ser o homem que enganou Isabel.

Sábado, 13/10/2012 – capítulo 30
Neusinha se insinua para Quequé

Bonifácio afirma a Margarida que não é responsável pela confusão em que se encontra a cidade. Carlota presta queixa contra Teodoro. Praxedes sugere que Teodoro se case com Alice. Afonso visita Isabel. Caniço convence outros capoeiras a lutar contra a polícia. Guerra afirma a Zé Maria que inimigos do prefeito estão pagando pessoas para estimular a desordem na cidade. Laura tenta convencer Assunção a vacinar as pessoas que estão no Morro da Providência. Edgar pega com Albertinho o livro de poesia que sua mulher lhe emprestou. Neusinha se insinua para Quequé. Laura afirma a Edgar que vai descobrir se o filho que Isabel está esperando é seu sobrinho. Zé Maria pede para Jurema jogar búzios para ele.

Segunda-feira, 15/10/2012 – capítulo 31
Laura confirma que Albertinho é pai do filho de Isabel

Zé Maria, Caniço e Chico expulsam Assunção e os policiais do Morro da Providência. Laura confirma que Albertinho é o pai do filho que Isabel está esperando. Guerra e Jonas se assustam com a manifestação popular e Praxedes vê Zé Maria junto aos capoeiras. Bonifácio afirma a Margarida que não tem participação na manifestação do povo contra o governo. Berenice vibra com os presentes que recebe de Caniço. Chico convida Zé Maria para ingressar na Marinha. Edgar não deixa Isabel subir o Morro da Providência para falar com Zé Maria. Neusinha tenta descobrir para quem Quequé quer dar um convite para assistir à peça. Fernando sugere que Albertinho peça um emprego para o cunhado. Zé Maria fala com Edgar.

Terça-feira, 16/10/2012 – capítulo 32
Zé Maria luta contra Caniço

Berenice segue Edgar, Zé Maria e Jurema a pedido de Caniço. Umberto convida Diva para sair. Assunção explica para Zé Maria por que a vacina deve ser aplicada na população. Assunção conta para Constância sobre a conversa que teve na casa de Laura. Zé Maria segue Caniço até a fábrica de Bonifácio. Eulália fica escandalizada com os livros de Sandra. Albertinho encontra Isabel na casa de Laura. Caniço pede mais dinheiro a Bonifácio. Zé Maria intercepta Caniço ao sair da fábrica de Bonifácio. Isabel implora que Laura não conte que o filho que ela está esperando é de Albertinho. Luiza ouve Edgar e Albertinho conversando. Zé Maria luta contra Caniço na manifestação.

Quarta-feira, 17/10/2012 – capítulo 33
Isabel procura Zé Maria

Zé Maria obriga Caniço a confessar quem está pagando para ele incitar a violência na cidade. Guerra e Edgar se reconciliam. Caniço foge do Morro da Providência. Zé Maria sofre por causa de Isabel. Luiza conta para Constância que Albertinho teme ser o pai do filho de Isabel. Isabel descobre que Zé Maria a ajudou a conseguir um emprego. Eulália lê um dos livros de Sandra. Diva se diverte com uma discussão entre Mário e Frederico. Após as denúncias, Bonifácio afirma que se vingará de Guerra. Frederico pede para Neusinha entregar a Quequé o convite que arrumou para ele. Edgar conversa com Fernando. Isabel procura Zé Maria.

Quinta-feira, 18/10/2012 – capítulo 34
Praxedes fecha o jornal de Guerra

Zé Maria é gentil com Isabel. Guerra quer publicar uma entrevista com Zé Maria. Bonifácio exige que Praxedes tome uma atitude contra o jornal de Guerra. Eulália acompanha Teresa à biblioteca. Quequé descobre que Neusinha pegou o convite que Frederico lhe deu. Edgar conta para Laura que confirmou a Albertinho a paternidade do filho de Isabel. Eulália convence Praxedes a proibir Sandra de fazer suas pesquisas. Chico incentiva Zé Maria a reatar com Isabel. Berenice ouve Jurema dizer quem é o pai do filho de Isabel. Praxedes fecha o jornal de Guerra. Berenice procura Albertinho na casa de Laura. Constância não aceita que o filho que Isabel está esperando seja de Albertinho.

Sexta-feira, 19/10/2012 – capítulo 35
Zé Maria humilha Albertinho

Edgar reclama que Laura não querer fazer um retrato seu. Bonifácio ameaça Guerra. Berenice se insinua para Albertinho. Sandra pede para Eulália deixá-la voltar para o trabalho. Edgar decide ajudar Guerra a denunciar Bonifácio. Frederico dá aula de teatro para Neusinha. Zé Maria humilha Albertinho. Assunção viaja e se despede de Constância. Isabel afirma a Laura que não quer mais ver Albertinho. Zé Maria reclama do que está escrito no jornal sobre ele. Edgar leva Guerra para escrever em sua casa. Albertinho avisa a Laura que tomou uma decisão sobre a situação de Isabel.

Sábado, 20/10/2012 – capítulo 36
Praxedes invade a redação do jornal

Edgar se lamenta para Laura de ter participado de um ataque contra Bonifácio. Laura pede para Isabel aceitar a ajuda de Albertinho. Margarida vê o panfleto contra o marido na casa de Edgar. Margarida desiste de entregar a carta que recebeu para Edgar. Neusinha encontra Quequé na rua com a moça para quem ele deu o convite. Mário pede para Diva ajudar Neusinha com o teatro. Praxedes invade a redação do jornal de Guerra. Constância lê a carta endereçada para Edgar e fica furiosa. Fernando descobre que Edgar é cúmplice de Guerra ao ver o panfleto na bolsa de Margarida. Fernando denuncia o irmão para Bonifácio. Zé Maria agradece Edgar por tê-lo ajudado. Bonifácio chega à casa de Edgar com Praxedes e dois policiais.

Segunda-feira, 22/10/2012 – capítulo 37
Edgar e Guerra são presos

Edgar e Guerra são presos. Isabel, Diva e Laura conversam sobre o bebê. Margarida exige que Bonifácio liberte Edgar. Laura visita o marido na cadeia. Bonifácio ameaça transferir Praxedes. Mário repreende Neusinha por não pedir ajuda a ele. Edgar pede perdão a Bonifácio. Jurema aconselha Zé Maria a se despedir de Isabel antes de partir. Albertinho encontra Isabel na rua e fica abalado. Berenice ouve a conversa de Afonso e Jurema. Praxedes avisa a Teresa que será transferido e Eulália ouve. Celinha ouve Constância falar com Carlota sobre a carta de Edgar.

Terça-feira, 23/10/2012 – capítulo 38
Umberto se insinua para Celinha

Laura pensa em ir com Isabel comprar o enxoval para o bebê. Celinha pega a carta de Edgar. Neusinha se decepciona com a falta do salário. Albertinho repreende Fernando por ter contado a Constância que ele é o pai do filho de Isabel. Umberto se insinua para Celinha. Eulália faz insinuações para Bonifácio sobre Fernando. Berenice dá o nome de uma parteira para Zenaide indicar a Etelvina. Zé Maria pede ajuda a Isidoro para escrever um bilhete para Isabel. Edgar, Guerra, Neto e Jonas comemoram a reabertura do jornal. Celinha entrega a carta de Edgar para Laura.

Quarta-feira, 24/10/2012 – capítulo 39
Edgar encontra a carta de Catarina

Celinha aconselha Laura a não entregar a carta para Edgar. Zé Maria pede segredo a Isidoro sobre sua procura por Isabel. Berenice vê Zé Maria sendo seguido por capangas e avisa a Chico. Isabel vê Zé Maria ser encurralado pelos capangas na rua e cuida de seus ferimentos. Eulália sai de casa novamente e deixa Sandra e Teresa desconfiadas. Zé Maria procura Bonifácio. Eulália ameaça contar um segredo de Margarida se Praxedes for transferido. Isabel aconselha Laura a entregar a carta para Edgar. Albertinho pede um emprego para Teodoro. Constância surpreende Isabel. Edgar encontra sua carta e se irrita com Laura.

Quinta-feira, 25/10/2012 – capítulo 40
Laura implora o perdão de Edgar

Edgar e Laura brigam. Isabel e Zé Maria pensam um no outro. Carlota se espanta com a frieza de Constância. Albertinho desdenha o emprego que Teodoro conseguiu para ele. Margarida pede que Bonifácio cumpra a exigência de Eulália. Neusinha recebe seu pagamento e comemora. Diva deixa Mário e Frederico discutindo sozinhos. Laura implora o perdão de Edgar. Zé Maria se declara para Isabel antes de partir. Guerra aconselha Edgar a perdoar Laura. Zé Maria se despede de todos no morro. Edgar e Laura se reconciliam.

Sexta-feira, 26/10/2012 – capítulo 41
Nasce o bebê de Isabel

Edgar recebe um telegrama de Portugal. Isabel conversa com Jurema sobre a parteira. Edgar comunica a Laura que vai para Portugal. Diva fala para Mário e Frederico que tem os dois como irmãos. Constância pede para Albertinho contar para a irmã que ela se ofereceu para ajudar Isabel. Isabel sente-se mal e Diva a socorre. Laura reclama por Edgar não deixá-la ir a Portugal com ele. Mário avisa a Afonso que Isabel dará à luz. Frederico deixa Diva e Isabel na casa da parteira. Teresa questiona Praxedes sobre o passado de Eulália. O bebê de Isabel nasce.

Sábado, 27/10/2012 – capítulo 42
Assunção volta de viagem

Praxedes encontra um antigo livro escondido e se espanta com a possibilidade dele ser de Eulália. Laura é avisada sobre o filho de Isabel. Berenice leva Zenaide para o Morro da Providência. Constância consola Albertinho. Assunção volta de viagem. Eulália pensa em onde esconder seu livro. Laura implora que Edgar desista de sua viagem.

Segunda-feira, 29/10/2012 – capítulo 43
Isabel sofre por causa de seu filho

Laura passa mal ao se despedir de Edgar. Isabel sofre por causa de seu filho. Zenaide confessa a Berenice que está arrependida do que fez. Berenice apresenta Elias para Afonso como se fosse seu sobrinho. Laura pede para Assunção não contar para Constância que ela está doente. Diva humilha Neusinha na rua. Constância se enfurece ao saber que Isabel está cuidando de Laura. Albertinho entra em pânico quando Assunção diz que vai alistá-lo no exército. Guerra manda Jonas entrevistar a dançarina Dorleác. Constância afirma a Laura que vai receber Isabel em sua casa. Laura diz a Constância que não tem notícias de Edgar.

Terça-feira, 30/10/2012 – capítulo 44
Neusinha sente inveja de Diva

Diva sente ciúmes ao ouvir Mário e Frederico elogiando Dorleác. Constância questiona Carlota sobre a carta que ela esconde de Edgar. Carlota descobre que a carta de Edgar sumiu. Constância tenta saber notícias de Edgar. Neusinha sente inveja de Diva. Albertinho implora que Constância não o deixe ir para o exército. Eulália e padre Olegário pensam em iniciar uma campanha contra os livros. Assunção não aceita os argumentos de Constância para que ele desista do alistamento de Albertinho. Isabel vai com Diva assistir à entrevista de Dorleác. Eulália e padre Olegário procuram Guerra. Dorleác defende Isabel de Albertinho.

Quarta-feira, 31/10/2012 – capítulo 45
Laura desmaia

Isabel é fotografada com Dorleác. Albertinho fala com Isabel na saída da confeitaria. Laura desmaia depois de discutir com Constância. Eulália se enfurece com a recusa de Jonas em lançar a campanha contra os livros no jornal. Jurema doa para Zenaide as roupas que eram do filho de Isabel. Dorleác chama Umberto para se sentar com ela na confeitaria. Umberto leva Dorleác ao Teatro Alheira. Assunção conforta Laura. Dorleác convida Isabel para sair e Diva se entristece. Umberto se surpreende com Dorleác.

Quinta-feira, 01/11/2012 – capítulo 46
Laura flagra Edgar e Catarina

Dorleác aceita o convite de Umberto para ir a seu apartamento. Isabel convida Dorleác para ir ao Morro da Providência. Assunção convence Laura a permanecer em sua casa. Isabel procura Zé Maria no quartel da Marinha, mas não descobre nada sobre o paradeiro dele. Margarida sofre com a falta de notícias de Edgar. Isabel avisa a Jurema que vai levar Dorleác para a festa em sua casa. Albertinho aceita ir para o exército. Neusinha chama Quequé para ir à confeitaria com ela. Edgar volta para o Rio de Janeiro com Catarina e Melissa. Laura flagra Edgar e Catarina em sua casa.

Sexta-feira, 02/11/2012 – capítulo 47
Caniço volta para o Morro da Providência

Edgar tenta se explicar para Laura sobre a presença de Catarina. Constância fica triste com a ida de Albertinho para a escola militar. Edgar se surpreende por Laura não ter recebido suas cartas. Catarina convence Edgar de que não fez nada para impedir que as cartas dele saíssem de Portugal. Catarina procura Laura. Guerra, Neto e Jonas reclamam da campanha de Eulália contra os livros no jornal. Caniço volta para o Morro da Providência. Constância fala com Catarina. Edgar pede uma chance para Laura. Umberto espera Dorleác em casa. Jurema tenta convencer Isabel a dançar.

Sábado, 03/11/2012 – capítulo 48
Laura procura Edgar na casa de Catarina

Isabel se deixa levar pela música e Dorleác fica fascinada. Umberto se irrita com a demora da dançarina. Edgar combina de jantar com Laura. Dorleác convida Diva para ir à praia. Edgar demonstra para Guerra sua preocupação com a filha. Catarina engana Margarida para que ela acredite que Melissa está com febre. Teresa reclama do movimento da biblioteca por causa da campanha de Eulália. Por causa da falsa doença de Melissa, Laura acaba jantando sozinha. Isabel pede para conversar com Dorleác. Laura descobre que seu marido foi para a casa de Catarina. Laura procura Edgar na casa de Catarina.

Segunda-feira, 05/11/2012 – capítulo 49
Laura pede o divórcio a Edgar

Catarina faz Laura acreditar que Edgar se envolveu com ela. Eulália, Teresa e Sandra ficam indignadas ao ver Praxedes no jornal com Dorleac e Diva. Constância é rude com Luiza. Neusinha deixa o jornal aberto com a foto de Diva no teatro. Umberto reclama das roupas que Dorleac usou na praia. Isabel se oferece para ir com Dorleac a Paris. Laura pede o divórcio a Edgar. Berenice implica com Isabel ao ouvir que ela pode ir para Paris. Berenice conta para Constância que Isabel não viajará com Dorleac por falta de dinheiro. Laura diz a Isabel que vai se divorciar de Edgar. Fernando descobre que tem uma sobrinha ilegítima. Constância dá dinheiro para Dorleac levar Isabel para Paris. Padre Olegário pede para Eulália dar uma palestra para os fiéis sobre os livros. Umberto fica constrangido ao ver Dorleac vestida como homem. Fernando conta para Bonifácio que Edgar teve uma filha fora do casamento. Laura avisa a Constância que vai se divorciar de Edgar.

Terça-feira, 06/11/2012 – capítulo 50
Afonso não aceita a viagem de Isabel

Constância não aceita o divórcio de Laura. Dorleac ameaça deixar Umberto. Edgar discute com Bonifácio. Diva apoia a viagem de Isabel. Os homens esperam Diva na porta do teatro e Neusinha reage com despeito. Dorleac avisa a Isabel que elas viajarão juntas. Laura lembra-se de momentos de Edgar com Catarina e fica comovida. Umberto não consegue beijar Dorleac vestida com roupas de homem. Constância pede a ajuda de suas irmãs para falar com Laura. Edgar não consegue se entender com a esposa. Isabel conta para Jurema que vai para Paris. Constância tenta convencer Laura a desistir de se divorciar. Berenice fica com inveja de Isabel. Edgar afirma a Guerra que não vai se afastar de Melissa. Afonso repreende Isabel ao vê-la chegar à barbearia. Constância convence Laura a se afastar do Rio de Janeiro. Afonso não aceita a viagem de Isabel. Laura apresenta seu advogado a Edgar.

Quarta-feira, 07/11/2012 – capítulo 51
Neusinha muda seu nome e Mário aprova

Edgar é obrigado a aceitar as exigências de Laura. Neusinha muda seu nome e Mário aprova. Laura sofre ao pensar em seu casamento. Isabel se despede de Diva. Catarina faz Edgar acreditar que não é responsável por sua separação. Umberto se entristece com a partida de Dorleac. Assunção se despede de Laura. Edgar chora com falta da esposa. Isabel visita o cemitério antes de viajar. Constância conta para Assunção a notícia que mandou para os jornais sobre a filha. Isabel e Laura se despedem no porto. Constância fica orgulhosa de Elias. Passam-se seis anos. Olavo estranha que Zenaide saia sozinha com Elias. Mário teme que o espetáculo escolhido por Diva seja um novo fracasso. Guerra tenta convencer Edgar a ficar com Catarina. Elias questiona Zenaide sobre Constância. Zé Maria não concorda que Chico desista de lutar por seus direitos.

Quinta-feira, 08/11/2012 – capítulo 52
Praxedes invade a festa de Assunção

o capitão do navio repreende Zé Maria e Chico. Zenaide fica tensa com a proximidade entre Afonso e Elias. Zé Maria fica animado com a notícia que recebe de Chico. Berenice reclama com Zenaide por ter ficado com seus sobrinhos. Constância se vangloria por conseguir manter a mentira sobre o paradeiro de Laura para a sociedade. Berenice se encontra com Caniço. Catarina fica aliviada quando Edgar diz que colocará Melissa na escola. Constância diz a Carlota que responde as correspondências de Laura. Zé Maria é castigado no lugar de Chico. Constância vibra com os preparativos para a festa de Assunção. Margarida convence Bonifácio a ir para a festa de Assunção. Albertinho atropela Afonso na frente de Guerra e Neto. Bonifácio contém a irritação ao falar com Constância e Assunção. Mário pensa em reapresentar um antigo espetáculo para conseguir dinheiro. Bonifácio tenta se aproximar de Constância, mas ela o rechaça. Caniço entrega uma bolsa roubada para Berenice. Chico ajuda Zé Maria. Praxedes invade a festa de Assunção para prender Albertinho.

Sexta-feira, 09/11/2012 – capítulo 53
Fernando desacata Praxedes e acaba preso

Constância fica furiosa por Assunção deixar Albertinho ser preso. Catarina reclama de suas roupas. Fernando desacata Praxedes e acaba preso. Bonifácio não acompanha Margarida à delegacia para ficar com Fernando. Neusinha avisa a Mário que quer o lugar de Diva na peça que irão remontar. Margarida implora que Praxedes liberte Fernando. Assunção e Constância falam que Albertinho terá que trabalhar e se casar. Jurema reage ao saber que Albertinho atropelou Afonso. Zé Maria pensa em Isabel. Fernando enfrenta Bonifácio. Constância afirma que vai encontrar uma noiva para Edgar. Mario avisa a Frederico que Diva pode perder o papel principal na peça. O empresário rejeita Catarina e ela culpa sua gravidez. Fernando se desculpa com Praxedes e fica intrigado com Eulália.

Sábado, 10/11/2012 – capítulo 54
Catarina briga com Melissa

Eulália percebe o cinismo de Fernando ao falar com Praxedes e faz com que ele se arrependa de suas atitudes. Neusinha sai com um de seus fãs e Quequé a critica. Catarina briga com Melissa. Edgar consegue uma vaga para a filha em um colégio de freiras. Carlota pensa em quem vai se casar com Alice. Assunção tenta se desculpar com Afonso e leva um fora do barbeiro. Constância se preocupa por não encontrar alguém para se casar com o filho. Jurema se anima ao receber uma carta de Isabel. Diva não aceita que Mário altere seu papel na peça. Guerra provoca Edgar ao lembrar-se de Laura. Catarina se desculpa com Melissa e pede que a filha não conte nada para Edgar. Zé Maria fica animado para iniciar sua luta ao lado de João Cândido. Berenice fala mal de Isabel. Afonso guarda o dinheiro que recebe da filha. Edgar empresta dinheiro para Catarina. Quequé não consegue impedir Neusinha de entrar no teatro. Carlota se incomoda com vários marinheiros negros na cidade. Chico avisa a Zé Maria que o movimento com João Cândido acontecerá na data prevista.

Segunda-feira, 12/11/2012 – capítulo 55
Fernando promete se vingar de Bonifácio

Zé Maria avisa aos marujos sobre a rebelião. Fernando confronta Bonifácio. Margarida enfrenta o marido. Eulália convence Praxedes a desculpar Fernando. Constância sente falta de Laura. Alice fala para Carlota e Celinha sobre a luta de João Cândido. Zé Maria enfrenta o Capitão Gomes e os marujos tomam o poder do navio. Fernando promete se vingar de Bonifácio e Edgar. Jurema tem um mau pressentimento com Zé Maria. Zé Maria se recusa a aceitar a ordem dos navios da “Revolta da Chibata” de atirar contra a cidade. Catarina fica feliz quando Melissa vai para a escola. Laura se hospeda em uma pensão simples.

Terça-feira, 13/11/2012 – capítulo 56
Catarina maltrata Melissa

Edgar deixa Melissa no colégio. Constância avisa a Albertinho que ele vai se casar, assim que a revolta dos marinheiros acabar. Laura não consegue emprego no colégio de freiras. Edgar afirma que vai conseguir uma reportagem sobre a Revolta da Chibata. Laura vê Edgar na rua. Neusinha ameaça Diva para Quequé. Fernando engana Edgar para se reaproximar de Bonifácio. Diva sugere terminar com a companhia de teatro. Catarina maltrata Melissa. Laura procura Sandra e Eulália desconfia. Caniço ameaça Berenice. Zé Maria teme que o Rio de Janeiro seja bombardeado. Berenice descobre que Isabel envia dinheiro para Afonso. Edgar se oferece para acompanhar Assunção a um dos navios da Revolta da Chibata.

Quarta-feira, 14/11/2012 – capítulo 57
Chico avisa que o governo mandará negociantes

Assunção aceita a ajuda de Edgar. Zé Maria fica aflito para saber o resultado da revolta dos marinheiros. Edgar reclama de não ter contado para Laura que conheceu Catarina depois de fazer uma matéria com ela. Chico avisa que o governo mandará negociantes para conversar com os marinheiros. Zé Maria conta para Edgar o que acontece com ele e com outros marujos no navio. Caniço explica para Berenice como vai roubar Afonso. Laura é chamada para substituir uma professora no colégio de Melissa. Celinha conta para Alice que a prima voltou. Edgar começa a escrever sua matéria. Zé Maria se angustia com a possibilidade de o movimento ter matado duas crianças. Diva chega ao teatro para conversar com Neusinha.

Quinta-feira, 15/11/2012 – capítulo 58
Caniço prepara emboscada para roubar Afonso

Neusinha se faz de humilde para falar com Diva. Para assinar a matéria, Edgar usa o mesmo pseudônimo que usava em Portugal. Edgar entrega dinheiro para Catarina montar seu espetáculo. Constância se surpreende com o apoio de Assunção à Revolta da Chibata. Laura conhece Melissa e se encanta com ela. Laura fica impressionada com o novo jornalista do Correio da República. Edgar se diverte ao ver Bonifácio elogiar Antônio Ferreira. Caniço instrui seus capangas a preparar uma emboscada para Afonso. Jurema convence Afonso a colocar seu dinheiro no banco. O governo concede o perdão para os marinheiros e Zé Maria se emociona. Jurema e Afonso são assaltados a caminho do banco. Zé Maria transfere o comando do navio para o Capitão Gomes e informa as novas ordens da Marinha. Melissa tem uma crise de asma.

Sexta-feira, 16/11/2012 – capítulo 59
Edgar e Laura se reencontram

Melissa não consegue dizer o nome de seu pai e Laura fica intrigada. Zé Maria volta para o Morro da Providência. Laura cuida de Melissa. Afonso e Jurema fazem as pazes. Constância se orgulha de Assunção. Zenaide proíbe Elias de se aproximar de Zé Maria. Zé Maria pergunta por Isabel. Edgar e Laura se reencontram no colégio de Melissa e tentam conter a emoção. Fernando tenta descobrir algo sobre sua mãe biológica. Catarina estranha o comportamento de Edgar. Neusinha afirma a Quequé que ela é a única que pode salvar a companhia. Jurema conta para Zé Maria o que aconteceu com Isabel enquanto ele estava no navio. Celinha diz a Laura que Edgar se manteve solitário. Edgar lembra da audiência de seu divórcio. Catarina surpreende a todos no Teatro Alheira.

Sábado, 17/11/2012 – capítulo 60
Edgar procura Laura na casa de Constância

Catarina avisa que quer alugar o teatro e Diva não gosta. Jurema se preocupa ao saber que Berenice ainda gosta de Zé Maria. Edgar se revolta com a chegada de Laura. Caniço e Berenice deixam os clientes aflitos com suas atitudes na confeitaria. Celinha avisa a Assunção sobre a volta de Laura. Zé Maria pensa em Isabel. Constância conhece Esther e decide casar Albertinho com ela. Laura fica desconfortável com Melissa. Caniço abraça Berenice, assim que avista Zé Maria. Laura avisa a Jurema que Isabel está voltando para o Brasil. Laura desconfia da ansiedade de Jurema em falar com Isabel. Catarina faz o papel de Diva e todos aprovam sua atuação. Edgar procura Laura na casa de Constância.

Segunda-feira, 19/11/2012 – capítulo 61
Constância procura Laura

Constância fica intrigada com a visita de Edgar. Matilde fala para Laura que Edgar sofreu com sua ausência. Zé Maria fica perturbado com o que descobre sobre Isabel. Elias conta para Jurema que não pode chamá-la de tia. Quequé critica Neusinha por querer se aproximar de Catarina. Edgar fica apreensivo quando Catarina pergunta o nome da professora de Melissa. Constância descobre que sua filha voltou para o Rio  de Janeiro. Laura e Edgar discutem na porta do colégio. Celinha descobre por que Guerra mudou seu comportamento com ela. Zé Maria fala para Chico que não quer voltar a trabalhar no mar. Constância procura Laura.

Terça-feira, 20/11/2012 – capítulo 62
Isabel convida Laura para morar com ela

Constância e Laura discutem. Quequé aconselha Neusinha a ficar longe de Catarina. Zé Maria e Chico são expulsos da Marinha. Constância não se conforma por Laura querer assumir seu divórcio. Isabel volta para o Rio de Janeiro. Caniço não gosta de ver Berenice arrumada para a festa de Zé Maria. Margarida e Esther almoçam com Constância e Bonifácio se irrita. Isabel convida Laura para morar com ela. Zé Maria conta sobre a revolta dos marujos. Elias e Olavo pedem para ir à festa na casa de Jurema, mas Zenaide não deixa. Caniço fica com ciúmes de Berenice e desafia Zé Maria. Zé Maria é golpeado por Caniço na hora em que Isabel chega à festa.

Quarta-feira, 21/11/2012 – capítulo 63
Isabel e Diva se reencontram

Isabel e Jurema cuidam de Zé Maria. Afonso vai embora sem falar com a filha. Zé Maria tenta conter a emoção do reencontro com Isabel. Constância convence Edgar a chamar Laura para morar com ele. Edgar se preocupa com Laura ao saber dos preconceitos que uma mulher divorciada enfrenta. Celinha inventa uma desculpa para ir ao jornal. Zenaide proíbe Elias de se aproximar de Isabel. Afonso pede para Jurema entregar um maço de notas para sua filha. Constância explica seu plano para que Albertinho conheça Esther. Isabel e Diva se reencontram. Isabel chega à confeitaria e Constância se enfurece quando Albertinho deixa a mesa para cumprimentá-la.

Quinta-feira, 22/11/2012 – capítulo 64
Edgar procura Laura

Albertinho fica fascinado com Isabel. Zé Maria afirma a Jurema que não ficará com Isabel. Laura evita se aproximar de Melissa. Diva confessa que a companhia de teatro está falida. Zé Maria procura emprego na barbearia. Isabel vê o ex-noivo na rua, mas não consegue conversar com ele. Alice e Jonas se encantam um com o outro. Neusinha conta para Catarina que Diva e Frederico ficaram juntos. Esther demonstra interesse em Albertinho. Matilde leva um convite para jantar de Edgar para Laura. Carlota aconselha Constância a afastar Elias do Rio de Janeiro. Edgar fica indignado por Laura não aceitar jantar com ele. Jurema devolve o dinheiro de Afonso para Isabel. Edgar procura Laura.

Sexta-feira, 23/11/2012 – capítulo 65
Elias se revolta com Zenaide

Edgar e Laura ficam perturbados na presença um do outro. Catarina chantageia Diva para que ela aceite alugar o teatro para ela. Laura chega para o jantar e Edgar fica nervoso. Isabel conta para Jurema que recusou um pedido de casamento em Paris. Zé Maria não consegue arrumar emprego. Edgar convida Laura para morar com ele. Diva não deixa Frederico contar o que houve entre eles para Mário. Isabel fala para Jurema que não sabe se quer reatar com Zé Maria. Elias se revolta com Zenaide por proteger Vilmar. Fernando vê Edgar deixar Laura em casa. Celinha fica eufórica com a notícia que lê no jornal. Fernando se oferece para levar Laura até seu novo endereço.

Sábado, 24/11/2012 – capítulo 66
Laura enfrenta Catarina

Albertinho se insinua para Esther. Melissa revela para Catarina o nome de sua professora. Esther decide ficar no Rio de Janeiro. Berenice não deixa Elias jogar capoeira com Zé Maria. Laura fica tensa com o bilhete que recebe de Catarina. Isabel vai ao colégio de freiras para falar com Laura, e percebe o preconceito da madre superiora. Laura enfrenta Catarina. Isabel avisa a Laura que falará com Constância. Umberto descobre que Isabel está morando na antiga casa de madame Besançon. Matilde avisa a Edgar que Laura foi morar com Isabel. Guerra entra apressado na confeitaria ao ver Celinha sozinha. Isabel chega à casa de Constância, no momento em que ela está falando com Berenice.

Segunda-feira, 26/11/2012 – capítulo 67
Zé Maria ensina Elias a jogar capoeira

Bonifácio incentiva Margarida a interromper o flerte entre Albertinho e Esther. Isabel se desculpa com Laura por tê-la procurado no colégio. Zé Maria ensina Elias a jogar capoeira. Albertinho vai à casa de Isabel. Eulália enche seu baú com roupas de menino para o bebê de Praxedes. Catarina insinua a Edgar que Laura destrata Melissa. Eulália se queixa com padre Olegário do sumiço de Teresa e Sandra por causa do bebê. Umberto se interessa por Catarina. Laura desaprova os métodos disciplinares da Madre superiora. Guerra incentiva Jonas a procurar Alice. Laura conversa com Edgar. Umberto leva Catarina para seu apartamento. Constância afirma a Carlota que vai impedir o recital de Catarina. Isabel se aproxima de Elias.

Terça-feira, 27/11/2012 – capítulo 68
Nasce o filho de Praxedes

Berenice sugere que Isabel adote Elias e Zenaide fica aflita. Isabel pede que Jurema avise a Zé Maria que ela quer falar com ele. Fernando diz a Umberto que tentará conquistar Catarina. Guerra manda Jonas encontrar Alice. Esther gosta do flerte de Albertinho. Constância pede para Bonifácio impedir o recital de Catarina em troca de favores. Diva encontra Catarina em seu camarim. Isabel convida Matilde para trabalhar em sua casa. Umberto não gosta dos elogios que Fernando faz a Catarina. Nasce o filho de Praxedes. Bonifácio reclama por Edgar ter financiado o recital de Catarina. Jurema repreende Zé Maria por fazer ofensas contra Isabel.

Quarta-feira, 28/11/2012 – capítulo 69
Isabel recebe flores de Albertinho

Laura avisa a Edgar que Matilde vai trabalhar para Isabel. Jurema não se conforma que Afonso continue desprezando Isabel. Mário flagra Diva e Frederico se beijando. Isabel recebe flores de Albertinho. Edgar pede que Catarina seja discreta na estreia do recital. Frederico e Mário discutem na confeitaria. Jurema avisa a Isabel que Zé Maria aceitou conversar com ela. Catarina sugere que Neusinha procure outra companhia de teatro. Alice vai com Celinha procurar Jonas e Carlota flagra as duas. Vilmar se gaba do dinheiro de sua mãe para Tião. Carlota estranha a cumplicidade entre Celinha e Alice. Zé Maria vai ao encontro de Isabel.

Quinta-feira, 29/11/2012 – capítulo 70
Zé Maria janta na casa de Isabel

Laura e Matilde torcem por Isabel. Praxedes espera o dia em que verá seu filho. Fernando pede para Umberto ajudá-lo a não ser flagrado por sua família com Catarina. Zé Maria e Isabel se encontram. Catarina fica satisfeita por Neusinha ter marcado um encontro com Oswaldo. Laura assume para Isabel que quer se aproximar de Edgar. Edgar comenta com Guerra que teme que Laura descubra sobre o financiamento do recital de Catarina. Constância procura Catarina e exige que ela desista de seu recital. Umberto se esconde para que Catarina não o veja. Constância exige que Albertinho se case com Esther o mais rápido possível. Zé Maria janta na casa de Isabel.

Sexta-feira, 30/11/2012 – capítulo 71
Sandra e Teresa chegam com o bebê

Mário e Frederico discutem por causa de Diva. Sandra e Teresa chegam com o bebê. Umberto confessa que ficou encantado com Catarina. Fernando e Catarina ficam juntos. Teresa fica desconfortável com a emoção de Praxedes com o filho. Fernando revela a Catarina que é irmão de Edgar. Melissa vê Fernando ir embora de sua casa e Catarina tenta enganar a filha. Zé Maria fica desconfortável e deixa a casa de Isabel às pressas. Esther e Albertinho passeiam juntos. Zé Maria afirma a Chico que não pode ficar com Isabel. Constância se orgulha ao ver Elias e Carlota a critica. Fernando diz estar apaixonado por Catarina e Umberto fica tenso. Catarina afirma a Neusinha que fará com que Oswaldo publique o escândalo sobre Laura.

Sábado, 01/12/2012 – capítulo 72
Bonifácio contrata Caniço

Oswaldo exige que Catarina garanta sua integridade para publicar a notícia sobe Laura. Bonifácio contrata Caniço. Margarida fala mal de Albertinho para Esther. Celinha se decepciona por Guerra não querer se casar. Catarina pede para Neusinha ser sua camareira. Isabel conversa com Diva sobre a venda do Alheira. Zé Maria vê Isabel falando com Albertinho e se irrita. Diva pede para Frederico deixá-la sozinha. Caniço e seus comparsas atrapalham o recital de Catarina. Mário fica inconsolável com o escândalo no teatro. Zé Maria fala de Isabel com Chico. Catarina pergunta por Laura para Fernando.

Segunda-feira, 03/12/2012 – capítulo 73
Zé Maria vê Isabel falando com Albertinho

Oswaldo exige que Catarina garanta sua integridade para publicar a notícia sobe Laura. Bonifácio contrata Caniço. Margarida fala mal de Albertinho para Esther. Celinha se decepciona por Guerra não querer se casar. Catarina pede para Neusinha ser sua camareira. Isabel conversa com Diva sobre a venda do Alheira. Zé Maria vê Isabel falando com Albertinho e se irrita. Diva pede para Frederico deixá-la sozinha. Caniço e seus comparsas atrapalham o recital de Catarina. Mário fica inconsolável com o escândalo no teatro. Zé Maria fala de Isabel com Chico. Catarina pergunta por Laura para Fernando.

Terça-feira, 04/12/2012 – capítulo 74
Catarina trama com Fernando contra Laura

Catarina trama com Fernando contra Constância e Laura. Neto afirma que transformará Catarina em uma estrela. Zé Maria decide falar com Isabel. Catarina fica radiante com a crítica que recebe no jornal. Isabel expulsa Zé Maria de sua casa. Constância se entrega a Bonifácio e pede para ele apoiar o relacionamento de Esther e Albertinho. Catarina fala para Neusinha que sabe quem foi a mandante do seu atentado. Catarina enfrenta Constância. Sandra avisa a Teresa que convidará Laura para ser madrinha do bebê. Fernando rouba um documento com a assinatura de Bonifácio. Jurema repreende Zé Maria por ofender Isabel.

Quarta-feira, 05/12/2012 – capítulo 75
Zé Maria e Isabel se reconciliam

Zé Maria e Isabel se reconciliam. Constância demonstra sua fragilidade para Carlota. Bonifácio diz a Margarida que aprova o namoro de Albertinho e Esther. Isabel tenta convencer Laura a conversar com Edgar. Oswaldo fotografa Laura com a ajuda de Neusinha. Celinha ajuda Alice a se encontrar com Jonas. Albertinho fica perturbado com o desabafo de Constância. Mário, Diva e Isabel celebram a venda do Alheira. Isabel procura Afonso. Laura enfrenta a madre superiora para defender Melissa. Esther pede para Fernando mandar um recado para Abertinho. Melissa passa mal e Laura a socorre. Albertinho sofre pensando em Isabel. Laura vê Catarina na casa de Edgar.

Quinta-feira, 06/12/2012 – capítulo 76
Fernando e Catarina comemoram a matéria sobre Laura

Edgar e Laura se beijam. Bonifácio leva Margarida à confeitaria. Catarina volta à casa de Edgar e Laura se irrita. Albertinho importuna Isabel na confeitaria. Neusinha teme a estreia do novo espetáculo. Zé Maria tenta conversar com Afonso sobre Isabel. Frederico pede Diva em casamento na mesma hora em que ela conta que o teatro foi vendido. Diva recebe uma carta e vai para casa apressada. Caniço convida Zé Maria para trabalhar com ele. Esther desiste de se casar com Albertinho. Constância expulsa o filho de casa. Fernando e Catarina comemoram a matéria sobre Laura na imprensa. A madre superiora questiona Laura sobre sua foto no jornal.

Sexta-feira, 07/12/2012 – capítulo 77
Laura sofre preconceito e é demitida

Laura é demitida. Albertinho pede para ficar na casa de Umberto. Guerra avisa a Edgar sobre o ocorrido com Laura. Alice fala para Celinha que escreverá cartas para Jonas. Assunção conta a Constância que o divórcio da filha foi descoberto. Eulália não aceita que Laura seja madrinha de seu neto. Laura pede para Edgar não falar com ela sobre Catarina. Esther avisa que voltará para São Paulo. Neusinha teme ter exagerado na dose de sonífero para Diva. Bonifácio avisa a Edgar que a revolta contra os marinheiros está sendo liderada pelo governo. Zé Maria lamenta ter saído da marinha. Diva aparece no teatro doente.

Sábado, 08/12/2012 – capítulo 78
Diva perde a voz

Diva perde a voz e Catarina e Neusinha comemoram. Zé Maria tenta aceitar a condição de Isabel. Isabel não deixa Zé Maria acompanhá-la ao Alheira. Carlota encontra a fita amarela no jardim e Alice fica nervosa. Edgar escreve uma matéria sobre a Revolta da Chibata. Isabel explica a Diva por que tomou a decisão de colocar Neusinha para estrear a peça. Padre Olegário expulsa Laura da igreja. Alice escreve um bilhete para Jonas. Catarina avisa a Neusinha para não se esquecer de descartar a água com o sonífero. Fernando inventa para Esther que Albertinho estava pagando uma aposta quando se declarou para Isabel na confeitaria. Constância procura Bonifácio.

Segunda-feira, 10/12/2012 – capítulo 79
Neusinha se emociona com sua estreia

Quequé bebe a água com o sonífero. Neusinha conta para Catarina que Isabel é amiga de Laura. Eulália ouve Laura, Teresa e Sandra combinarem uma conversa com padre Olegário. Albertinho engana Esther. Guerra marca um encontro com Celinha. Zé Maria se impressiona com as atitudes de Isabel. Margarida critica Esther por ter acreditado em Albertinho. Diva decide viajar. Celinha avisa a Alice que elas sairão com Guerra e Jonas. Neusinha se emociona com sua estreia. Quequé dorme profundamente. Fernando gosta de saber que Albertinho vai trabalhar com ele. Zé Maria desconversa quando Isabel fala sobre casamento.

Terça-feira, 11/12/2012 – capítulo 80
Eulália tenta armar manifestação contra Laura

Zé Maria afirma a Isabel que não se casará com ela sem ter um emprego. Laura elogia o texto escrito por Edgar. Mário reage quando Frederico conta que Diva fugiu. Umberto pede para Constância visitar Albertinho em sua casa. Eulália tenta armar uma manifestação contra Laura. Edgar discute com Bonifácio sobre a matéria que escreveu no jornal. Laura critica padre Olegário. Guerra e Jonas ficam apreensivos quando Celinha e Alice pedem para ir à confeitaria. Teresa e Sandra consolam Laura. Zé Maria fica abalado com uma notícia que recebe de Chico. Constância chega à casa de Umberto.

Quarta-feira, 12/12/2012 – capítulo 81
Neusinha recebe muitas flores

Constância se irrita por não encontrar Albertinho na casa de Umberto. Neusinha culpa Isabel pela plateia vazia do teatro. Albertinho se insinua para uma moça em um bar. Assunção não aceita que Constância rejeite Laura. Neusinha recebe muitas flores e fica emocionada. Edgar confirma a Zé Maria que João Cândido foi preso. Teresa discute com Praxedes por causa de Eulália. Isabel não conta para Zé Maria que está pensando em viajar. Edgar entrega vários textos a Guerra, que fica impressionado. Albertinho afirma que vai defender Laura na rua. Caniço encontra Zé Maria conversando com Berenice.

Quinta-feira, 13/12/2012 – capítulo 82
Assunção desconfia de Bonifácio

Caniço reclama da inveja que Berenice tem de Isabel. Teresa expulsa Praxedes do quarto. Assunção convence Laura a visitar Constância. Guerra se incomoda com o comentário de Jonas sobre seu relacionamento com Celinha. Constância destrata Laura e Assunção briga com a esposa. Laura decide enfrentar sua situação perante a sociedade. Umberto tenta convencer Albertinho a deixá-lo falar com Constância. Mário encontra Frederico com duas moças em um bar. Edgar conta para Guerra que vai se infiltrar na marinha. Assunção desconfia de Bonifácio por ter empregado Albertinho. Catarina procura Isabel.

Sexta-feira, 14/12/2012 – capítulo 83
Elias destrata Isabel

Isabel é hostil com Catarina. Laura sugere que Sandra seja a madrinha do irmão. Teodoro estranha que Umberto e Fernando não queiram sair à noite. Isabel repreende Frederico no teatro. Borges entrega a Edgar uma roupa de oficial da Marinha. Isabel pensa em quebrar o contrato com Catarina. Jurema repreende Percival por falar mal de Isabel. Albertinho procura Laura. Sandra consegue fazer o bebê parar de chorar e Praxedes a admira. Albertinho se desculpa com Isabel. Laura convence Isabel a manter o contrato com Catarina. Constância afasta Assunção dela. Elias destrata Isabel.

Sábado, 15/12/2012 – capítulo 84
Guerra se declara para Celinha

Zé Maria repreende Elias e exige que o menino peça desculpas a Isabel. Teresa, Eulália e Praxedes marcam o batizado do bebê. Edgar se infiltra como oficial da Marinha. Jurema incentiva Isabel a se apresentar com seu espetáculo no teatro Alheira e divulgar a cultura dos negros na Brasil. Edgar fica horrorizado com a violência que presencia na Marinha. Laura consegue um novo emprego. Guerra se declara para Celinha, e os dois se beijam. Constância admira Elias. Isabel anuncia a Mario que se apresentará no teatro. Zenaide permite que Elias aprenda capoeira com Zé Maria. Celinha ajuda Alice a se encontrar com Jonas. Zé Maria ouve Isabel dizer que voltará a dançar.

Segunda-feira, 17/12/2012 – capítulo 85
Laura é demitida de novo

Zé Maria discute com Isabel. Catarina diz a Fernando que é importante que Laura pense que ela e Edgar estão juntos. Diva apresenta Luciano para Neusinha e Quequé, e comunica a ambos que o ator entrará para a companhia. Edgar avisa a Zé Maria que muitos marujos morreram na prisão. Neusinha confessa a Pessoa que teme perder o papel principal do espetáculo para Diva. Elias conta a Zé Maria que sua mãe não gosta de Isabel. Laura fica entusiasmada com a matéria no jornal escrita por Antônio Ferreira, sem saber que é o pseudônimo usado por Edgar. Laura é demitida. Bonifácio desconfia do contrato que Fernando quer assinar com os americanos. Teodoro se interessa por Sandra. Zé Maria se reconcilia com Isabel.

Terça-feira, 18/12/2012 – capítulo 86
Fernando e Albertinho trocam farpas

Zé Maria afirma a Isabel que não vai mais perdê-la. Fernando e Albertinho trocam farpas durante encontro casual na Casa dos Vieiras. Alice escreve em seu diário que ama Jonas. Mario diz a Diva que, para voltar ao teatro, ela terá que enfrentar Isabel. Albertinho paquera Gilda. Diva procura Isabel e pede seu consentimento para voltar ao teatro com Luciano. Isabel aconselha Diva a revelar que Luciano é seu filho. Constância exige que Umberto não a procure mais. Guerra pede Celinha em namoro. Luciano conversa com Neusinha. Edgar fica sensibilizado ao ver Laura com um bebê no colo.

Quarta-feira, 19/12/2012 – capítulo 87
Fernando fecha contrato com os americanos

Edgar se surpreende quando Laura comenta seu apreço pelas matérias de Antônio Ferreira. Fernando fecha o contrato com os americanos e revela a Albertinho seu plano contra o pai. Sem ter para onde ir, Frederico pede ajuda para Mario. Quequé conta para Frederico que Diva voltou e está no teatro com Luciano. Frederico propõe duelo para Luciano, mas Diva intervém e expulsa Frederico do camarim. Mario promete a Frederico que descobrirá a identidade de Luciano. Albertinho demonstra interesse por Gilda. Constância diz a Assunção que não pode convidar Laura para seu aniversário.

Quinta-feira, 20/12/2012 – capítulo 88
Edgar procura Laura

Constância discute com Assunção. Berenice duvida da boa vontade de Caniço como professor de capoeira. Margarida sugere que Edgar se case com uma jovem viúva que conheceu recentemente. Catarina tenta influenciar Oswaldo a plantar uma notícia, difamando o espetáculo de Isabel. Guerra entrevista Isabel. Eulália fica indignada ao saber que Teresa convidou Laura para o batizado de seu neto. Edgar procura Laura e confessa que ainda a ama. Laura confessa a Isabel que tem medo de se entregar a Edgar. Catarina propõe se aliar a Fernando para destruir Bonifácio.

Sexta-feira, 21/12/2012 – capítulo 89
Afonso ofende Isabel

Catarina incentiva Fernando a tirar o dinheiro e o poder de Bonifácio. Teodoro, Umberto e Albertinho fazem comentários sobre Gilda. Quequé ajuda Neusinha a se livrar de Pessoa. Zé Maria pede a Edgar que interceda em favor de Chico para que ele consiga emprego no Federal Sport Club. Afonso ofende Isabel. Guerra comenta com Neto que a matéria sobre Isabel foi um sucesso. Mario tem esperança de salvar o teatro com a apresentação de Isabel. Berenice avisa a Zenaide que levará Elias para encontrar com Constância. Carlota alerta Constância sobre o sucesso de Isabel.

Sábado, 22/12/2012 – capítulo 90
Laura e Edgar se beijam

Carlota pressiona Constância para tomar providências contra a apresentação de Isabel. Luciano pergunta a Quequé sobre Jackeline. Luciano desiste do ensaio, depois de ser humilhado por Frederico. Eulália se impressiona com o instinto materno de Sandra no cuidado com o irmão. Constância e Carlota se apavoram diante da ameaça de Berenice em contar para Elias que a baronesa é sua avó. Laura fica arrasada por não ter sido aceita em outra escola. Celinha, Alice, Guerra e Jonas se divertem na praia. Carlota lê o diário de Alice e descobre que ela está com Jonas. Oswaldo escreve um artigo no jornal difamando Isabel. Laura e Edgar se beijam.

Segunda-feira, 24/12/2012 – capítulo 91
Afonso despreza Isabel

Laura e Edgar ficam juntos. Carlota insulta Celinha e briga com Alice. Catarina fica com raiva ao saber que a bilheteria esgotou para a primeira apresentação de Isabel. Zé Maria fica constrangido ao ler a matéria no jornal difamando Isabel. Catarina sugere a Fernando vender para outra empresa os tecidos que estão sendo fabricados para os americanos, a fim de prejudicar a fábrica. Isabel convence Zé Maria a assisti-la no teatro. Afonso despreza Isabel. Berenice pede a Caniço que consiga um ingresso para o espetáculo de Isabel. Alice fica desolada quando Carlota lhe avisa que ela passará um tempo na fazenda de tia Ambrosina. Edgar pergunta para Laura se ela voltará a morar com ele.

Terça-feira, 25/12/2012 – capítulo 92
Isabel vê Zé Maria deixando o teatro

Laura pede calma a Edgar. Teodoro convida Sandra para sair. Catarina aconselha Neusinha a ficar com Pessoa. Laura diz a Isabel que deseja que as pessoas a respeitem pelo o que ela é, independente de seu estado civil. Elias pede a Tião para levá-lo à cidade. Celinha diz a Alice que elas precisam encontrar um meio de evitar a ida da sobrinha para a fazenda. Teodoro conversa com Umberto sobre Sandra e diz estar encantado com a moça. Albertinho demonstra interesse por Gilda. Isabel percebe Zé Maria deixando o teatro, após a sua apresentação.

Quarta-feira, 26/12/2012 – capítulo 93
Zé Maria termina com Isabel

Isabel comenta com Jurema que Zé Maria saiu do teatro sem falar com ela. Berenice instiga Elias a se aproximar de Assunção, deixando Constância apavorada. Albertinho aceita ser aliado de Fernando na fábrica, em troca de aumento de salário e ajuda no seu namoro com Esther. Celinha implora a Assunção para examinar Alice, na esperança de ele convencer Carlota a não levar a sobrinha para a fazenda. Zé Maria termina seu relacionamento com Isabel. Albertinho beija Esther. Constância suborna Berenice para não contar a Assunção sobre Elias. Laura desiste de lecionar e resolve procurar emprego em outra área. Celinha festeja ao saber que, por enquanto, Alice não vai mais à fazenda. Constância vai até a casa de Umberto.

Quinta-feira, 27/12/2012 – capítulo 94
Teodoro manda bilhete para Sandra

Constância e Umberto ficam juntos. Berenice entrega a Zenaide o dinheiro que conseguiu tirar da ex-baronesa. Fernando sugere a Catarina que deixe Melissa com Edgar e fique com ele. Quequé finge ser a tia de Neusinha e Pessoa descobre. Celinha pede a Alice que se alimente, prometendo trazer notícias de Jonas. Edgar avisa a Catarina que ele e Laura reataram. Teodoro manda um bilhete para Sandra. Catarina repreende Neusinha por ter perdido Pessoa e a chance de um futuro promissor.

Sexta-feira, 28/12/2012 – capítulo 95
Laura consegue outro emprego

Neusinha se sente humilhada com o desprezo e as palavras frias de Catarina. Laura consegue outro emprego. Albertinho fica incomodado ao saber que Constância não convidou Laura para a festa do pai. Luciano briga com Pessoa e leva Neusinha, que estava prestes a entrar no carro do comendador. Isabel agenda a apresentação de Catarina no teatro. Berenice conta a Afonso que assistirá a apresentação de Isabel. Isabel estranha que o novo patrão de Laura não demonstre preocupação com o fato dela ser divorciada. Diva vê Luciano abraçando Neusinha. Luciano mente pra Diva, dizendo para a mãe que salvou Neusinha de um assalto. Catarina comenta com Fernando que sua vida está ameaçada com o envolvimento de Laura e Edgar. Edgar não gosta de saber que Laura decidiu não morar com ele. Berenice insulta Isabel. Catarina garante a Fernando que vai separar Edgar de Laura. Constância fica abalada com as palavras de Celinha em favor de Laura.

Sábado, 29/12/2012 – capítulo 96
Laura é elogiada pelo novo patrão

Umberto aceita o convite de Albertinho para ir à festa de Assunção. Diva pede apoio a Mario para que Luciano seja aceito pela equipe do teatro. Eulália incentiva Sandra a sair com Teodoro. Constância fica irritada ao ver Umberto na festa de Assunção. Laura é elogiada pelo novo patrão. Mario tenta se aproximar de Luciano. Laura diz a Isabel que enviará o texto que escreveu sobre o seu espetáculo para Guerra, usando um pseudônimo masculino. Celinha avisa a Guerra que assumiu seu namoro para toda a família. Mario incentiva Frederico a conversar com Luciano. Sandra diz a Teresa que não quer enganar Teodoro e decide não se encontrar mais com ele. Elias procura por Zé Maria para aprender capoeira.

Segunda-feira, 31/12/2012 – capítulo 97
Teodoro declara sua paixão por Sandra

Teresa aconselha Sandra a ficar com Teodoro. Chico diz a Zé Maria que gostaria de jogar futebol. Carlota fica horrorizada ao ver Laura trabalhando na sapataria. Guerra manda Jonas publicar o artigo de Paulo Lima. Mario avisa a Isabel que eles arrecadaram o suficiente para liquidar as dívidas do Alheira e ela avisa que agora se dedicará apenas à administração do teatro. Teodoro declara sua paixão por Sandra. Neusinha e Diva disputam o papel de protagonista de um espetáculo. Guerra comunica a Neto que publicará um artigo sobre o espetáculo de Isabel, com um ponto de vista contrário ao dele. Catarina procura Laura.

Terça-feira, 01/01/2013 – capítulo 98
Eulália vai à fábrica falar com Fernando

Laura expulsa Catarina da casa de Isabel. Luciano repreende Diva por ter tomado o papel de Neusinha na peça. Fernando contrata Caniço para roubar a carga de tecidos da fábrica. Neusinha e Luciano se beijam. Diva é ovacionada pela plateia ao fim do espetáculo, mas o público não compreende a peça. Isabel e Laura comemoram a publicação do texto de Paulo Lima. Zé Maria aceita a proposta de Caniço para ser mascate, sem saber que o ambulante vende mercadoria roubada. Guerra procura por Celinha na casa de Carlota. Eulália vai à fábrica falar com Fernando.

Quarta-feira, 02/01/2013 – capítulo 99
Constância aprova o namoro de Celinha

Eulália pede o endereço de Teodoro a Fernando. Guerra propõe a Celinha que seus encontros sejam às claras. Constância aprova o namoro de Celinha, pensando na oportunidade de ter influência no jornal. Isabel pede ajuda a Mario para resolver o problema de Diva. Eulália aconselha Teodoro a conquistar Sandra. Carlota conta para Constância que Laura trabalha em uma sapataria. Edgar propõe a Laura que ela trabalhe com ele como secretária. Isabel sente saudades de Zé Maria. Teodoro vai à casa de Sandra para pedi-la em namoro. Albertinho e seus amigos comentam sobre futebol, e reparam no interesse de Chico pelo jogo. Constância impede Catarina de entrar na sapataria onde Laura trabalha.

Quinta-feira, 03/01/2013 – capítulo 100
Constância pede a Veronese que demita Laura

Zé Maria trabalha como mascate, vendendo os artigos de Caniço. Laura diz à mãe que não há mais vínculo entre elas. Quequé se nega a auxiliar Catarina na preparação do palco para seu recital. Constância pede a Veronese que demita Laura do emprego. Sandra se emociona com as dedicatórias de Teodoro, escritas para ela. Mario comunica a Isabel que a próxima apresentação do espetáculo está quase lotada. Albertinho convida Gilda para assistir ao jogo de futebol de seu time. Zé Maria diz a Afonso que Isabel merece seu respeito. Afonso procura Isabel.

Sexta-feira, 04/01/2013 – capítulo 101
Alice se surpreende ao encontrar Jonas

Isabel acredita em uma reaproximação com Afonso. Sandra conta para Teodoro que não é mais moça. Veronese demite Laura. Guerra manda Jonas procurar Zé Maria para ser intérprete em uma entrevista. Carlota decide acompanhar Alice até a igreja para falar com o padre. Mário diz a Frederico que desconfia de que Diva não tenha uma relação amorosa com Luciano. Alice se surpreende ao encontrar Jonas no confessionário no lugar do padre Olegário. Isabel sugere a Laura que arrume uma caixa postal para Paulo Lima. Neusinha invade a casa de Isabel, exigindo o seu papel de protagonista do espetáculo de volta.

Sábado, 05/01/2013 – capítulo 102
Afonso vê Elias falando com Constância

Isabel diz a Neusinha que tomará uma decisão sobre quem atuará no espetáculo. Celinha garante a Alice que padre Olegário está do lado das duas. Zé desconfia da procedência das mercadorias de Caniço. Mario e Isabel confirmam o sucesso de Diva frente ao espetáculo. Fernando e Caniço armam o roubo de mercadorias. Edgar elogia um texto de Paulo Lima e Laura se envaidece. Madá questiona se Berenice é mesmo tio de Elias. Zé Maria pede ajuda a Guerra. Afonso vê Elias falando com Constância e fica intrigado. Guerra entrega a mercadoria roubada para Praxedes. Albertinho beija Gilda.

Segunda-feira, 07/01/2013 – capítulo 103
Neusinha e Catarina se unem

Gilda desconfia das intenções de Albertinho. Bonifácio confidencia a Margarida que, se a carga de tecidos não for entregue, a fábrica pode falir. Laura aceita o convite de Celinha e Guerra para jantar. Isabel comunica a Neusinha que Diva continuará encenando A Dama das Camélias. Fernando avisa a Bonifácio e a Praxedes que o caminhão com a carga de tecidos foi roubado. Zé Maria chama Caniço para a roda de capoeira e o golpeia. Laura comenta com Isabel que a elite carioca se incomoda com seu estado civil. Constância avisa a Albertinho para ele nem pensar em fugir do compromisso com Esther. Neusinha propõe a Catarina que as duas se unam para acabar com Isabel e Diva. Zé Maria se oferece para ajudar Guerra no jornal. Laura percebe que Catarina conhece Oswaldo.

Terça-feira, 08/01/2013 – capítulo 104
Neusinha e Catarina fazem matéria difamando Diva

Laura revela a Sandra que Oswaldo é corrupto e trabalha no jornal que publicou a falsa matéria sobre ela. Laura diz a Isabel e a Sandra que vai descobrir se Catarina está envolvida com a publicação das matérias de Oswaldo. Isabel é convidada para fazer a apresentação de dança em um evento beneficente. Sandra conta para Laura que está apaixonada por Teodoro. Mario desconfia que Diva esteja ajudando a esconder algum ato ilícito de Luciano. Albertinho insiste e Esther concorda em ir ao jogo de futebol. Laura, Sandra e Isabel combinam de desmascarar Catarina e Oswaldo. Neusinha e Catarina plantam uma matéria no jornal, difamando Diva. Constância percebe que a roupa que Gilda veste é de Laura.

Quarta-feira, 09/01/2013 – capítulo 105
Constância repreende Albertinho

Constância demonstra interesse em descobrir como Gilda conseguiu as roupas de Laura. O time de Fernando perde o jogo. Diva acusa Isabel de se importar apenas com dinheiro. Elias diz para Madá que a mãe não gosta dele. Gisele insulta Laura. Celinha conta a Alice que Carlota quer que ela conquiste Gustavo, e sugere à sobrinha que faça tudo que a mãe quiser. Fernando encontra um bilhete anônimo na gaveta de Bonifácio. Zé Maria analisa o processo de compra do jornal de Guerra e aconselha o jornalista a diminuir a tiragem das edições. Laura, Isabel e Diva enfrentam Catarina e Oswaldo. Laura conta a Isabel que Paulo Lima conseguiu emprego no jornal de Guerra, e avisa que pedirá demissão do escritório de Laranjeiras. Constância repreende Albertinho por ter dado as roupas de Laura a Gilda.

Quinta-feira, 10/01/2013 – capítulo 106
Laranjeiras tenta agarrar Laura

Albertinho mente para Constância e a faz acreditar que deu as roupas de Laura aos pobres, a pedido da própria irmã. Albertinho conversa com Constância e deixa escapar que Fernando é bastardo. Mario e Diva se beijam. Gisele diz a Carlota que Laura é amante de seu marido. Luciano deixa claro para Neusinha que quer ser apenas seu amigo. Fernando diz a Catarina que descobriu que o pai tem um apartamento para se encontrar com outras mulheres. Fernando convence Edgar a falar com Bonifácio sobre a abertura de capital da fábrica. Laranjeiras tenta agarrar Laura à força, mas Isabel e Celinha chegam para impedir. Albertinho fica indignado ao ver Elias e Olavo no campo de futebol.

Sexta-feira, 11/01/2013 – capítulo 107
Edgar agride Laranjeiras

Albertinho expulsa Elias e Olavo do campo de futebol. Diva desmaia durante a encenação da peça, e Luciano a ajuda. Edgar fica furioso ao saber que Laranjeiras atacou Laura. Celinha fica indignada com Alice ao perceber que a sobrinha gosta da ideia de ser cortejada por Gustavo. Edgar agride Laranjeiras. Sandra fica irritada com Praxedes, diante da recusa do pai de agir contra Laranjeiras. Edgar tenta convencer Bonifácio a abrir o capital da fábrica. Isabel explica a Jurema sobre a matéria que Laura fará sobre a cultura do seu povo, e pede à tia segredo sobre a identidade de Paulo Lima. Edgar decide escrever uma matéria sobre a agressão às mulheres no trabalho. Carlota conta a Constância que Gisele a procurou, dizendo que Laura é amante de Laranjeiras.

Sábado, 12/01/2013 – capítulo 108
Teodoro pede Sandra em casamento

Constância não acredita que Laura seja amante de Laranjeiras. Laura tenta se aproximar de Elias, que foge ao ver Isabel. Bonifácio decide abrir o capital da fábrica. Gisele insulta Laura, que revida, dizendo que Laranjeiras a atacou. Teodoro pede Sandra em casamento. Mario tenta convencer Diva a aceitar seu talento como comediante. Edgar e Laura discutem. Laura não aceita a proposta de Constância de repudiá-la publicamente e ser solidária às escondidas. Diva resolve fazer comédia e compartilha com Frederico. Zé Maria convida Isabel para jantar.

Segunda-feira, 14/01/2013 – capítulo 109
Albertinho e Esther ficam noivos

Zé Maria pede Isabel em casamento. Mario pensa em sair em excursão com a peça, e Frederico gosta da ideia. Catarina conta a Neusinha que foi convidada para se apresentar no mesmo evento beneficente que Isabel. Albertinho e Esther ficam noivos. Zenaide castiga Elias. Zé Maria arromba a porta da casa de Zenaide para libertar Elias. Constância pensa em colocar Elias no internato. Jurema joga os búzios para Isabel.

Terça-feira, 15/01/2013 – capítulo 110
Elias foge do morro

Jurema aconselha Isabel a procurar uma mãe-de-santo. Teodoro pede Sandra em casamento. Carlota diz a Constância que pediu ao padre Olegário uma vaga  no internato para Elias. Neto fica impressionado com o mapa feito por Tião. Celinha diz a Guerra que seria melhor Jonas não ter esperanças de ficar com Alice. Teresa aconselha Sandra a se casar com Teodoro. Madá entrega a Elias uma caixa de engraxate e o mapa de parte da cidade desenhado por Tião. Elias foge do morro.

Quarta-feira, 16/01/2013 – capítulo 111
Isabel coloca Constância contra a parede

Isabel pergunta a Zenaide sobre Elias. Constância diz a Laura que Elias é um menino pobre que ela ajuda a criar. Isabel discute com Berenice. Zé Maria sai em busca de Elias. Elias vaga pela rua à procura de Constância. Isabel, Afonso e Laura colocam Constância contra a parede. Isabel diz a Jurema que ela vai dançar o melhor que pode no evento beneficente.

Quinta-feira, 17/01/2013 – capítulo 112
Elias sente medo ao ver Isabel

Isabel afirma a Jurema que humilhará Constância em público. Isabel, Etelvina e Jurema castigam Berenice e Zenaide. Catarina revela a Neusinha que sabotará o palco para Isabel escorregar. Assunção insiste para Constância ir ao evento beneficente. Isabel exige que Catarina limpe o óleo que derramou no palco. Jonas fica atordoado ao ver Alice com Gustavo. Constância é vaiada no teatro. Assunção discute com Constância. Elias sente medo ao ver Isabel.

Sexta-feira, 18/01/2013 – capítulo 113
Elias rejeita Isabel

Isabel tenta se aproximar de Elias, mas ele a rejeita. Laura avisa à mãe que Elias foi encontrado. Zé Maria decide levar Elias para junto de Jurema e Afonso. Constância chama Praxedes e denuncia Isabel. Esther rompe o noivado com Albertinho. Mario avisa a Frederico que Luciano entrará na peça. Praxedes prende Isabel por atentado ao pudor.

Sábado, 19/01/2013 – capítulo 114
Luciano expulsa Neusinha do teatro

Zé Maria deixa Elias com Jurema e sai à procura de Isabel. Luciano expulsa Neusinha do teatro. Zé Maria pede ajuda a Edgar para tirar Isabel da cadeia. Quequé descobre que Luciano é filho de Diva. Edgar comunica a Isabel que ela responderá ao processo em liberdade. Albertinho sugere à mãe que Umberto seja seu advogado. Bonifácio fica furioso ao saber que Fernando se tornou o acionista majoritário da fábrica.

Segunda-feira, 21/01/2013 – capítulo 115
Isabel revela a Elias que é sua mãe

Fernando e Bonifácio discutem na frente dos acionistas. Luciano diz a Quequé que é filho de Diva e Manuel Loureiro. Jurema aconselha Isabel a contar a Elias que é sua mãe. Edgar não entende como Fernando conseguiu comprar um lote grande de ações da fábrica. Margarida surpreende Edgar ao afirmar que Fernando tem razões para trair Bonifácio. Gustavo pede Alice em noivado. Constância convence o padre a denunciar Jurema por jogar búzios. Isabel revela a Elias que é sua mãe.

Terça-feira, 22/01/2013 – capítulo 116
Policiais tentam prender Jurema

Constância aconselha Albertinho a registrar Elias. Albertinho avisa à mãe que Esther terminou com ele. Guerra pede Celinha em casamento. Luciano pergunta a Mario e a Frederico se eles conhecem Manuel Loureiro. Teresa avisa a Sandra que ela não pode contar para ninguém que é mãe de Ângelo. Afonso fica intrigado ao notar que Túlio se interessou por Jurema. Chico leva Gilda pra visitar o morro. Zé Maria demonstra incômodo por Albertinho ser o pai de Elias. Isabel leva Elias para visitar Olavo. Fernando diz a Edgar e Bonifácio que comprou as ações com dinheiro emprestado por Umberto. Os policiais tentam prender Jurema, mas são impedidos por Zé Maria. Constância procura Esther.

Quarta-feira, 23/01/2013 – capítulo 117
Albertinho procura Gilda

Constância tenta convencer Esther a reatar o noivado com o filho. Albertinho procura Gilda e confessa seu interesse por ela. Zé Maria avisa a Jurema que os capoeiras cercaram sua casa para protegê-la. Sandra recebe uma joia da mãe de Teodoro. Catarina recomenda que Fernando não entre em atrito com Edgar, por causa das ações que o irmão ainda possui. Isabel conta a Matilde que Elias gosta de Constância. Gilda confessa a Almeidinha que gosta de Chico e de Albertinho. Afonso e Laura contam a Isabel e Zé Maria que Jurema foi presa. Praxedes pergunta a Zé Maria se ele era um dos capoeiras que bateram em seus guardas.

Quinta-feira, 24/01/2013 – capítulo 118
Praxedes é pressionado pela multidão

Isabel diz a Jurema que buscará ajuda de Edgar para libertá-la. Edgar fica surpreso ao saber da relação de Fernando e Catarina. Luciano hipnotiza Quequé, a fim de fazê-lo esquecer de seu parentesco com Diva. Zé Maria sugere que todos do morro façam uma vigília na delegacia, até Jurema ser libertada. Edgar alerta Isabel sobre a possível condenação de Jurema. Neusinha e Catarina tramam para prejudicar a escola de Laura e Isabel. Isabel conversa com padre Olegário sobre Constância. Praxedes é pressionado pela multidão que se forma em frente à delegacia pela libertação de Jurema.

Sexta-feira, 25/01/2013 – capítulo 119
Laura sente ciúmes de Edgar

Zé Maria, Laura, Isabel e Guerra convencem Praxedes a soltar Jurema. Esther aceita reatar seu romance com Albertinho. Edgar conversa com Guerra sobre o envolvimento de Fernando com Catarina e sua preocupação com a proximidade entre o irmão e Melissa. Isabel sofre por Elias resistir em se aproximar dela. Laura aprecia a matéria de Antonio Ferreira sobre a violência contra a mulher. Celinha avisa a Guerra que Constância oferecerá um jantar de noivado para eles. Laura sente ciúmes ao acreditar que Edgar esteja com Heloísa, e divide sua angústia com Sandra.

Sábado, 26/01/2013 – capítulo 120
Albertinho vai à casa de Isabel e encontra Zé Maria

Sandra tenta acalmar Laura, e afirma que Edgar a ama. Sandra conta a Laura que Ângelo é seu filho. Berenice tenta chantagear Constância, mas a baronesa se nega a lhe dar dinheiro. Mário diz a Diva que Luciano não está pronto para estrear no teatro. Albertinho pede que Laura interceda junto a Isabel, para que ele possa se encontrar com Elias. Albertinho vai até á casa de Isabel e encontra Zé Maria.

Segunda-feira, 28/01/2013 – capítulo 121
Edgar sente ciúmes de Laura

Zé Maria expulsa Albertinho da casa de Isabel. Laura diz a Guerra que gostaria de conhecer Antônio Ferreira. Sandra se sente angustiada por não dizer a Teodoro que Ângelo é seu filho. Laura tenta convencer Isabel a conversar com Albertinho, lembrando à amiga que ele é o pai de Elias. Berenice depõe contra Isabel, alegando que ela abandonou o filho. Jonas convida Zé Maria para assistir a uma apresentação de jiu-jítsu. Edgar sente ciúmes de Laura. Berenice segue Caniço e acaba chegando à casa de Catarina.

Terça-feira, 29/01/2013 – capítulo 122
Laura e Edgar se encontram

Berenice tira Caniço da casa de Catarina. Etelvina considera Túlio um bom companheiro para Jurema. Jurema agradece a padre Olegário por tê-la ajudado a sair da cadeia. Elias beija Isabel, que se emociona. Guerra fica noivo de Celinha, deixando claro para Constância que isso não o faz ser um membro da família Assunção. Luciano lembra Diva de que cresceu sozinho, sem a presença da mãe. Laura avisa a Isabel que Albertinho concordou em encontrá-la no teatro. Zenaide depõe contra Isabel, seguindo as orientações de Constância. Laura e Edgar se encontram.

Quarta-feira, 30/01/2013 – capítulo 123
Zé Maria aceita desafiar lutador de jiu-jítsu

Laura interpreta mal a conversa com Edgar e conclui que o ex-marido está com Heloisa. Isabel deixa claro para Albertinho que vigiará sua aproximação de Elias. Celinha e Constância discutem. Praxedes dá voz de prisão para Mário, Frederico e Luciano. Edgar conta para Jurema que escreverá uma matéria no jornal e pede segredo, revelando que assinará o texto com nome falso. Zé Maria aceita desafiar o lutador de jiu-jítsu, quando Isabel chega para tentar impedir.

Quinta-feira, 31/01/2013 – capítulo 124
Bonifácio se interessa por Berenice

Zé Maria aceita o desafio e diz a Isabel que lutará pelo seu povo e pela capoeira. Praxedes liberta Luciano, Mário e Frederico da prisão. Luciano tenta convencer Diva de que não gosta de teatro. Zé Maria confessa a Laura sua angústia por não ser o pai de Elias. Constância pede a Albertinho para Umberto procurá-la para ser seu advogado. Bonifácio se interessa por Berenice. Caniço avisa a Catarina que fará o serviço encomendado por ela. Sandra tenta convencer Percival a colocar os filhos na escola. Mário avisa a Isabel que a bilheteria do teatro foi fraca. Isabel conclui que terá que adiar a inauguração da escola. Umberto promete a Constância que vai defendê-la até o fim.

Sexta-feira, 01/02/2013 – capítulo 125
Diva depõe a favor de Isabel

Constância conversa com Umberto, para que o advogado possa defendê-la da acusação de Isabel. Diva depõe a favor de Isabel. Diva acusa Luciano de ter deixado fotos de Manuel Loureiro no seu camarim, sem saber que foi Neusinha. Edgar se preocupa com a demora de Isabel, que está com Melissa. Jonas avisa a Carlota que Augusto é um charlatão. Catarina fica apavorada, ao saber por Edgar que Melissa foi para a escola com Isabel.

Sábado, 02/02/2013 – capítulo 126
Praxedes tenta prender Zé Maria

Zé Maria ajuda Laura e Melissa. Praxedes convida Luciano para trabalhar como escrivão da delegacia. Zé Maria promete para Sandra, Isabel e Laura que vai ajudá-las a reerguer a escola. Constância tenta a reconciliação com Assunção. Guerra desconfia da reação de Catarina ao informar a ela e Fernando que Melissa está bem com Edgar. Chico treina futebol com Albertinho. Praxedes tenta prender Zé Maria por ter lutado capoeira contra um lutador estrangeiro, mas não consegue. Olegário avisa a Edgar que a madre vai tirar Melissa do colégio. Elias diz a Isabel que deseja que Zé Maria seja seu pai.

Segunda-feira, 04/02/2013 – capítulo 127
Bonifácio tenta seduzir Berenice

Elias fala que não quer ver Albertinho. Bonifácio tenta seduzir Berenice. Albertinho convida Chico para substituir Teodoro no jogo. Celinha confessa a Laura que gostaria de se entregar a Guerra. Praxedes avisa a Edgar que a parteira ainda não foi encontrada para dar depoimento. Laura percebe que Celinha tem talento para desenhar. Jonas vai à casa de Carlota pedir Alice em namoro. Berenice conta a Zenaide sobre seu interesse por Bonifácio. Catarina conta a Melissa que ela estudará em outra escola. Zé Maria avisa a Constância que Elias não quer ver Albertinho.

Terça-feira, 05/02/2013 – capítulo 128
Zé Maria critica Chico

Constância pergunta a Zé Maria se Elias sabe que ela é sua avó. Zé Maria critica Chico por aceitar dinheiro de Albertinho para jogar no time de futebol. Celinha vai à casa de Margarida e encontra Heloisa. Constância diz ao filho que não consegue mais viver sem Elias. Quequé conta para Frederico que Luciano é filho de Diva e Manoel Loureiro. Neusinha fica sabendo que Luciano é filho de Diva. Zé Maria tenta tirar Chico do campo, mas ele prefere jogar. Chico impressiona a todos com sua desenvoltura no futebol. Constância admite sua culpa perante Praxedes pela troca do filho de Isabel.

Quarta-feira, 06/02/2013

Não houve exibição da novela

Quinta-feira, 07/02/2013 – capítulo 129
Fernando conhece sua mãe

Constância diz ao delegado que Isabel abandonou o filho e que Berenice o recolheu. Célia procura Guerra e diz que nunca poderia amar outra pessoa, antes de amar a si mesma. Frederico e Neusinha dizem a Diva que já sabem que Luciano é seu filho. Luciano se apresenta na delegacia para iniciar o trabalho. Zé Maria avisa a Chico que Guerra quer fazer uma matéria sobre o que aconteceu no campo de futebol. Isabel conta a Laura que Edgar é sócio delas na escola. Diva conta a Mário que Luciano é seu filho, mas não revela toda a verdade. Gilda beija Chico. Albertinho procura Isabel e afirma que quer registrar Elias. Fernando conhece sua mãe.

Sexta-feira, 08/02/2013 – capítulo 130
Celinha e Guerra se reconciliam

Fernando despreza Norma. Isabel não aceita que Albertinho assuma a paternidade de Elias. Edgar diz a Laura que, se Albertinho quiser, tem direito de pedir a guarda de Elias. Bonifácio leva Berenice para seu apartamento de apoio, mas ela não cede à sedução do empresário. Celinha e Guerra se reconciliam. Guerra decide promover um encontro entre Antônio Ferreira e Laura. Constância revela a Isabel que ama Elias.

Sábado, 09/02/2013 – capítulo 131
Isabel fica com medo de perder Elias

Constância deixa claro para Isabel que não desistirá de Elias. Laura conta para Sandra que vai se encontrar com Antônio Ferreira. Teodoro reclama do casamento com Umberto. Isabel avisa a Mario que produzirá a peça escrita por ele. Catarina comunica a Isabel que não quer que ela se aproxime de Melissa. Edgar aconselha Isabel a entrar em acordo com Albertinho. Madá incentiva Elias a chamar Isabel de mãe. Isabel fica com medo de perder a guarda de Elias.

Segunda-feira, 11/02/2013 – capítulo 132
Catarina trama com Fernando

Teodoro diz a Sandra que quer alugar uma casa enquanto a deles não fica pronta. Catarina trama com Fernando para que Laura pense que Edgar e Heloisa estão juntos. Túlio se declara para Jurema. Isabel promete a Elias que ficará junto dele quando Albertinho for visitá-lo. Celinha conta a Laura que ficou a sós com Guerra em seu apartamento. Isabel diz a Diva que sabe que Luciano não é filho de Manoel Loureiro. Sandra conta a Teresa que Teodoro quer contratar uma babá para cuidar de Ângelo. Isabel conta a Laura que Edgar vai se encontrar com Heloisa.

Terça-feira, 12/02/2013 – capítulo 133
Laura e Edgar discutem

Laura diz a Isabel que Edgar a esqueceu. Diva beija Mario. Neusinha pede a Mario o papel que foi dado a Diva no espetáculo. Guerra aconselha Edgar a apresentar Antônio Ferreira a Laura. Edgar avisa a Laura que Antônio Ferreira não poderá ir ao encontro. Constância visita Umberto. Laura e Edgar discutem.

Quarta-feira, 13/02/2013 – capítulo 134
Celinha se assusta com Jonas

Laura e Edgar se desentendem. Diva fica magoada ao ouvir de Mario que Neusinha é importante para a companhia de teatro. Celinha se assusta ao se deparar com Jonas debaixo da cama de Alice. Edgar, enciumado, conversa com Guerra sobre o interesse de Laura em Antônio Ferreira. Afonso diz a Zé Maria que ele precisa apressar o casamento com Isabel. Assunção revela a Constância que gostaria de conhecer Elias. Fátima procura Zé Maria para obter informações sobre os efeitos da capoeira nos esportes.

Quinta-feira, 14/02/2013 – capítulo 135
Berenice procura Constância 

Fátima fala a Zé Maria sobre seu interesse em incluir a capoeira em sua pesquisa sobre esportes. Praxedes aceita a proposta de Teodoro, que se oferece para pagar uma babá para cuidar de Ângelo. Laura diz a Isabel que acredita no amor de Constância por Elias. Frederico tenta se aproximar de Luciano. Isabel fica comovida ao ouvir Elias chamá-la de mãe. Guerra pede Celinha em casamento. Etelvina matricula Madá e Tião na escola, sem o consentimento de Percival. Berenice procura Constância para vender informações sobre Laura e Elias.

Sexta-feira, 15/02/2013 – capítulo 136
Afonso encara Albertinho

Berenice conta a Constância que Elias estudará na escola do morro. Padre Olegário aconselha Alice a esquecer Jonas. Alzira, mãe de Diva, chega ao teatro, e Frederico e Mario demonstram não gostar da surpresa. Guerra diz a Edgar que ele e Laura estão com ciúmes de Ferreira e Heloísa. Elias está com medo de encontrar Albertinho. Constância afirma que aos poucos resgatará Elias. Albertinho acusa Zé Maria de envenenar Elias contra ele. Afonso encara Albertinho.

Sábado, 16/02/2013 – capítulo 137
Zé Maria tira Elias da escola

Afonso sugere a Albertinho que ele desista de Elias. Albertinho ameaça pedir a guarda do filho. Alzira não gosta de assistir Diva fazendo comédia. Isabel avisa a Edgar que precisa se livrar do inquérito, antes que Elias descubra que Constância é sua avó. Mario diz a Alzira que, assim como ela, Diva coloca o teatro na frente da vida pessoal. Albertinho revela à mãe que não quer mais ver Elias. Jurema pergunta a Zé Maria se ele pensa em desistir do casamento com Isabel. Catarina não concorda com Edgar, que insiste na ideia de matricular Melissa na escola de Laura. Zé Maria tira Elias da escola, ao ver Constância subir o morro. Isabel dá um ultimato em Laura, para expulsar a mãe da escola.

Segunda-feira, 18/02/2013 – capítulo 138
Esther ameaça terminar com Albertinho

Edgar desconfia que Fernando tenha usado recursos ilegais para comprar as ações da fábrica. Teresa comunica a Praxedes que não quer contratar uma babá para Ângelo. Edgar leva Melissa para frequentar a escola de Laura. Laura avisa a Constância para ficar distante de Elias. Fátima aceita assistir a uma rodada de capoeira no morro com Zé Maria. Heloisa e Edgar percebem que só podem ser grandes amigos. Edgar descobre que Fernando não pediu empréstimo para comprar as ações da fábrica. Laura conta para Isabel que Guerra encomendou uma nova matéria para Paulo Lima. Esther ameaça terminar o noivado com Albertinho se ele não se afastar de Elias. Edgar pressiona Fernando e exige que o irmão confesse que tramou para que a carga transportada fosse roubada.

Terça-feira, 19/02/2013 – capítulo 139
Isabel decide desmanchar noivado com Zé Maria

Fernando diz a Edgar que ele não tem provas para incriminá-lo. Albertinho pede à mãe que decida entre o casamento com Esther ou o convívio com Elias. Bonifácio fica furioso ao saber por Edgar que Fernando lhe deu um golpe na compra das ações da fábrica. Albertinho visita Elias. Margarida exige que Fernando devolva as ações para Bonifácio, e ele resolve transferi-las para o nome da mãe. Albertinho propõe a Esther que eles se casem e morem em São Paulo. Isabel resolve desmanchar o noivado com Zé Maria. Mario pede Diva em casamento. Edgar avisa a Catarina que Melissa vai morar com ele. Laura repreende Isabel por ela ter mentido sobre seu amor para Zé Maria.

Quarta-feira, 20/02/2013 – capítulo 140
Isabel vê Zé Maria com Fátima

Isabel diz a Laura que não quer ver mais Zé Maria sofrer. Guerra propõe que Antônio Ferreira dispute com Paulo Lima, escrevendo ambos a mesma matéria. Edgar aceita o desafio proposto por Guerra. Afonso e Jurema ficam sem entender o motivo de Isabel ter terminado o noivado com Zé Maria. Alzira sugere que Mario troque as personagens de Diva e Neusinha. Isabel vê Zé Maria com Fátima entrando na confeitaria. Afonso não gosta de ver Isabel vestindo uma fantasia de Carnaval, logo depois de ter terminado o noivado. Zé Maria luta capoeira para salvar Fátima de bandidos. Laura fica surpresa ao saber, por ‘Ciço’ (Ciço não consta da lista de personagens da novela), que Edgar é jornalista. Edgar confessa a Laura que ele é Antônio Ferreira. Jurema e Túlio se escondem da polícia, que prende foliões. Isabel avisa a Jurema que Zé Maria já tem outra mulher em sua vida.

Quinta-feira, 21/02/2013 – capítulo 141
Laura resolve morar com Edgar

Isabel conta a Jurema que viu Zé Maria de braço dado com uma moça. Zé Maria deixa claro para Chico que está interessado apenas na pesquisa de Fátima. Laura e Edgar trocam carícias. Jurema conta para Laura que a polícia prendeu vários foliões. Guerra conta para Edgar que a ordem de prisão dos foliões veio de algum político. Edgar descobre que foi Assunção quem ordenou as prisões e prefere não escrever a matéria para não prejudicar o pai de Laura. Assunção conta a Edgar e a Laura que foi ludibriado e comunica que mandou soltar os foliões. Laura revela a Edgar que Paulo Lima é seu pseudônimo de escritor. Laura resolve morar com Edgar. Zé Maria e Fátima conversam sobre a construção das casas nos morros.

Sexta-feira, 22/02/2013 – capítulo 142
Celinha e Guerra se casam

Fátima sobe o morro com Zé Maria para assistir a uma roda de capoeira. Isabel conta a Afonso que vai ao cartório registrar Elias com Albertinho. Celinha e Guerra se casam. Alzira reúne os funcionários do teatro e revela a todos que Luciano não é filho de Manoel Loureiro. Laura, Edgar e Isabel promovem uma festa surpresa para comemorar o casamento de Celinha e Guerra. Laura pede Edgar em casamento. Fernando entrega o documento que passa as ações para o nome de Margarida. Isabel suplica a Albertinho que desista de registrar Elias para se aproximar dela.

Sábado, 23/02/2013 – capítulo 143
Bonifácio dá uma joia para Berenice

Albertinho lembra a Isabel que tem direitos sobre Elias. Umberto comunica a Constância que Albertinho registrou Elias. Zé Maria beija Fátima. Diva comunica a Frederico e Mário que nenhum deles é pai de Luciano. Bonifácio dá uma joia para Berenice. Laura revela a Guerra que é Paulo Lima e diz que só autoriza a publicação de suas matérias no jornal se puder assiná-las com seu nome. Guerra não aceita a proposta de Laura. Jurema e Túlio se beijam. Sandra não aceita a proposta de Teodoro de morar em um apartamento longe de Ângelo. Edgar indica Zé Maria como administrador da fábrica e pressiona Bonifácio para aceitar sua decisão.

Segunda-feira, 25/02/2013 – capítulo 144
Bonifácio aceita Zé Maria como administrador

Bonifácio aceita Zé Maria como administrador da fábrica. Isabel fica triste ao saber que Zé Maria está namorando Fátima. Fernando sugere a Catarina que use Melissa para conseguir dinheiro de Edgar. Edgar avisa a Guerra que Antônio Ferreira não escreverá em seu jornal, enquanto Laura não puder assinar suas matérias. Luciano pede a Diva que revele quem é seu pai. Carlota tranca Alice no quarto. Catarina e Fernando planejam com Caniço a melhor forma de pegar Melissa na escola, sem que ninguém veja. Laura decide procurar outros jornais para publicar suas matérias. Zé Maria coloca Chico para trabalhar em seu lugar no jornal de Guerra. Albertinho fica surpreso quando Edgar apresenta Zé Maria como o novo administrador da fábrica. Melissa se surpreende ao ver Fernando no morro.

Terça-feira, 26/02/2013 – capítulo 145
Chico flagra Gilda no carro de Albertinho

Fernando leva Melissa para sua casa. Laura conta a Edgar que não conseguiu publicar sua matéria. Albertinho revela a mãe que deseja se aproximar de Elias. Edgar recebe uma carta do sequestrador de Melissa, pedindo dinheiro em troca da devolução da menina. Laura desconfia de que Catarina esteja envolvida no sequestro. Catarina diz a Laura que só devolverá Melissa em troca de dinheiro. Albertinho diz a Constância que não gosta de Esther. Zé Maria fica emocionado ao se ver nas fotos tiradas por Fátima jogando capoeira. Edgar resolve dar dinheiro para Fernando e Catarina, e exige que ambos saiam do Brasil. Luciano decide ficar longe de Diva, até ela revelar quem é seu pai. Chico flagra Gilda no carro do Albertinho. Laura tenta convencer Isabel a deixar Assunção se aproximar de Elias.

Quarta-feira, 27/02/2013 – capítulo 146
Laura agride Catarina e Fernando

Isabel não aceita que Assunção se aproxime de Elias. Antes de partir, Catarina confessa a Laura que desviou as cartas de Portugal escritas por Edgar para ela. Laura agride Catarina e Fernando. Chico não aceita as desculpas de Albertinho pelo mal-entendido com Gilda. Umberto avisa a Constância que pode arquivar o processo da denúncia de Isabel contra ela, por uma razoável quantia. Albertinho diz a Isabel que gostaria de entrar no clube com ela e Elias pela porta da frente. Chico aceita acompanhar Isabel na ida ao clube com Albertinho. Isabel comenta com Jurema que está preocupada com a aproximação de Albertinho e de sua família.

Quinta-feira, 28/02/2013 – capítulo 147
Isabel rompe a amizade com Laura

Isabel diz a Jurema que não acredita que Albertinho sinta amor de pai por Elias. Albertinho revela a Laura que está apaixonado por Elias. Constância comenta com Luiza que encontrou um meio de afastar Laura de Isabel. A pedido de Constância, Albertinho mente para Laura, dizendo que vai viajar, e pede para a irmã levar Elias à sua casa para se despedir. Elias descobre que Constância é sua avó. Isabel rompe a amizade com Laura, depois de se sentir traída por ela. Guerra convida Laura para escrever e assinar uma matéria sobre a corrupção no judiciário. Elias fica aborrecido com Isabel por ela não permitir que ele tenha aula com Laura. Jurema apresenta Fátima a Isabel.

Sexta-feira, 01/03/2013 – capítulo 148
Laura é atropelada

Isabel diz a Jurema que Fátima está interessada em Zé Maria. Constância não gosta da matéria sobre o Carnaval, escrita por Paulo Lima. Edgar observa que o promotor que decidirá se Constância será acusada faz parte da lista de nomes corruptos dada por Guerra. Laura desconfia de que a mãe tenha subornado o promotor. Constância descobre que Laura é Paulo Lima e fica desesperada ao saber que a filha vai escrever uma matéria sobre a corrupção no judiciário. Isabel e Afonso contam a Elias a verdade sobre Constância, mas o menino insiste em querer se relacionar com a avó. Constância discute com Laura na rua, tentando impedir a filha de entregar a matéria para ser publicada no jornal de Guerra. Laura é atropelada.

Sábado, 02/03/2013 – capítulo 149
Luciano pede a Mario que o adote

Laura acorda em um sanatório, ao lado da mãe. Albertinho pede Esther em casamento. Edgar se preocupa com a falta de notícia de Laura. Jonas pede Alice em casamento. Laura é ajudada por uma paciente, Judite, a não tomar o tranquilizante. Diva não aceita alternar as personagens com Neusinha. Constância diz a Edgar que não sabe do paradeiro de Laura. Matilde afirma a Constância que não fará mais nada para prejudicar Isabel e Elias. Laura descobre que foi Constância quem a colocou no sanatório e pede ajuda a Judite. Luciano pede a Mario que o adote. Eulália descobre que Sandra é mãe de Ângelo. Isabel agride Constância na frente de Elias.

Segunda-feira, 04/03/2013 – capítulo 150
Laura acorda em um sanatório

Laura acorda em um sanatório, ao lado da mãe. Albertinho pede Esther em casamento. Edgar se preocupa com a falta de notícia de Laura. Jonas pede Alice em casamento. Laura é ajudada por uma paciente, Judite, a não tomar o tranquilizante. Diva não aceita alternar as personagens com Neusinha. Constância diz a Edgar que não sabe do paradeiro de Laura. Matilde afirma a Constância que não fará mais nada para prejudicar Isabel e Elias. Laura descobre que foi Constância quem a colocou no sanatório e pede ajuda a Judite. Luciano pede a Mario que o adote. Eulália descobre que Sandra é mãe de Ângelo. Isabel agride Constância na frente de Elias.

Terça-feira, 05/03/2013 – capítulo 151
Laura e Judite são pegas durante a fuga

Isabel diz a Constância que ela não ama Elias. Constância visita Laura e diz a filha que ela não sairá do sanatório. Praxedes abre um mandado de busca para encontrar Laura. Bonifácio presenteia Berenice com roupas e joias. Laura e Judite combinam sua fuga do sanatório. Laura consegue roubar a chave da enfermeira. Isabel diz a Elias que ele poderá ver Constância. Albertinho reconhece o colar da mãe no apartamento de Umberto. Laura e Judite são pegas durante a fuga.

Quarta-feira, 06/03/2013 – capítulo 152
Edgar tira Laura do sanatório

Isabel surpreende Zé Maria. Catarina chantageia Constância. Albertinho termina com Esther . Laura e Isabel fazem as pazes. Albertinho flagra Constância com Umberto. Edgar tira Laura do sanatório. Quequé defende Neusinha. Médico impede Constância de ver Laura. Catarina arma para ficar sozinha no apartamento de Umberto. Isabel enfrenta Constância. Diva revela para Luciano que ele é filho de Frederico. Humberto e Catarina ficam juntos. Luciano descobre que Frederico é seu pai. Isabel não permite que o filho perceba o racismo de Constância. Constância fica constrangida por estar com Elias em sua casa. Quequé tenta impedir a vingança de Neusinha. Caniço expulsa Berenice de casa. Laura lembra do atropelamento durante a reclusão. Diva coloca pimenta no batom de Neusinha. Zé Maria e Chico permitem que a roda de capoeira seja filmada. Edgar se revolta com o sumiço de Laura.

Quinta-feira, 07/03/2013 – capítulo 153
Penúltimo capítulo

Constância descobre que Catarina blefou. Guerra avisa Edgar que Paulo Lima é o verdadeiro premiado. Percival permite que Madá estude. Constância descobre que Umberto não é cúmplice de Catarina. Albertinho pede um voto de confiança a Zé Maria e Isabel. Zé Maria arma com Afonso plano para prender Caniço em flagrante. Frederico e Luciano se encontram como pai e filho. Bonifácio humilha Berenice. Elias se decepciona com Constância. Elias presencia o preconceito de Constância. Zé Maria desconfia que Vilmar roubou a joalheria da cidade. Assunção descobre que Constância internou Laura em um sanatório. Elias pretende levar Olavo para a casa de Constância. Edgar é escolhido o jornalista do ano. Mário e Diva vão casar. Zé Maria e Isabel se reconciliam. Zé Maria beija Isabel. Carlota descobre que Alice e Jonas se casaram. Fátima e Zé Maria se tornam amigos. Alice e Jonas se casam escondidos. Constância pede dinheiro a Carlota para pagar a chantagem de Catarina. Teodoro perdoa Sandra. Assunção promete ajudar na legalização da capoeira. Diva revela a Frederico que Luciano é seu filho. Sandra revela a Teodoro que Ângelo é seu fiho. Zé Maria fica impressionado com a capoeira no cinema.

Sexta-feira, 08/03/2013 – capítulo 154
Último capítulo da novela Lado a Lado

Constância quer descobrir para quem Catarina trabalha. Praxedes é o único que não sabe que Ângelo é seu neto. Bonifácio nega a Constância que tenha espalhado boatos sobre ela. Edgar não consegue revelar a Laura que ela é a jornalista premiada. Constância conclui que Isabel se uniu a Catarina contra ela. Isabel bate em Constância. Albertinho incentiva o relacionamento entre Chico e Gilda. Constância descobre que está sozinha. Constância procura Laura. Laura vira as costas para Constância. Zenaide e Berenice brigam. Catarina é presa. Berenice morre ao cair de um barranco. Elias diz a Zé Maria que gosta mais dele do que do próprio pai. Constância é tratada como empregada por Assunção. Caniço é preso em flagrante. Zé Maria e Caniço lutam capoeira. Edgar e Laura revogam o divórcio. Assunção envia Constância para uma chácara distante. Edgar, Laura e Melissa se preparam para a premiação. Margarida descobre o caso entre Bonifácio e Constância. Edgar surpreende Laura em Prêmio de Jornalismo. Constância sofre para chegar à chácara. Diva quer casar no teatro. Isabel e Zé Maria se casam. Laura e Isabel relembram suas trajetórias. FIM.

Sábado, 09/03/2013

Reprise do último capítulo da novela

36 thoughts on “Lado a Lado

  1. O TV Mix disse que o meu comentário estava em moderação, eu pensei que não tinha entrado e agora estou com 2 comentários praticamente iguais.

    Curtir

  2. Nossa! Só isso de comentários? Poxa, “Lado a Lado” não merecia tão pouco… Fiquei triste pelo fracasso da novela, pois não foi tão horrível assim. O que atrapalhou a meu ver foi a lentidão dos acontecimentos, mas fora isso foi uma novela muito bem escrita. O texto dos autores iniciantes era lindo, as interpretações eram magníficas, a beleza dos figurinos e cenários enchiam os olhos…

    Gostei de “Lado a Lado”, não foi um novelão maravilhoso, mas foi muito boa sim e jamais merecia o título horrível de maior fracasso da Globo de todos os tempos. Injustiça define! O povo brasileiro não soube apreciar uma história de qualidade, infelizmente. As abordagens históricas estavam ótimas, aprendi bastante com essa novela sobre a história da cultura brasileira.

    O surgimento do samba, das favelas e da luz elétrica; a Revolta da Chibata e da Vacina; o desquite e o divórcio; o jogador de futebol que passou pó de arroz pra fingir ser branco e por jogar num campeonato nacional; entre tantas outras fatos importantes ocorreram entre 1904-1910, época que raramente as novelas abordaram antes. Foi uma novela bonita de se ver apesar das carências, pena que o povo não teve curiosidade de aprender sobre a própria história. Merecia no mínimo 22/23 de média-geral.

    Curtir

  3. Diferente de muito, “Lado a Lado” foi uma novela muito especial para mim. Foi me conquistando aos poucos, a passos lentos, suaves, que fizeram apaixonar-me por completo. Novela de qualidade, inteligente e bastante inovadora. Mostrou com maestria o Rio de Janeiro antigo… da Reforma Pereira Passos ao surgimento das primeiras favelas, especificamente, o Morro da Providência… Vizinho tão próximo do Centro da Cidade, o imitador da deslumbrante e requintada Paris. Explicou a Revolta da Vacina, um bem em prol de todos, mas como a população menos favorecida não tinha pleno conhecimento contra a doença, preferiram não acatar o projeto de prevenção do renomado médico Oswaldo Cruz. Revolta da Chibata, também apresentada, contra as humilhações submetidas aos negros marinheiros… Coitados, sofreram tanto e hoje são reconhecidos graças a coragem de querer reverter essa lastimosa situação. O surgimento do samba, um ritmo tão envolvente, saliente… Dançante, que sucedeu da dança dos escravos. Novela perfeita, completamente fidedigna a época retratada. Abertura primorosa, com uma música pra lá de boa. Não teve a valorização que merecia, mas tem seu mérito até hoje.
    “Lado a Lado”, uma novela incrivelmente fascinante e inesquecível. Amei poder acompanhar essa obra, que tanto me ensinou e emocionou. #SaudadesSemFim 😀

    Curtido por 1 pessoa

  4. O safado e a coitada. No início, até que a Isabel caiu na lábia do Albertinho, tanto até que acabou engravidando dele, mas depois descobriu que seu amor sempre foi o Zé Maria, o capoeirista com espírito revolucionário. Mas a trilha sonora que trago é a de Isabel e Albertinho mesmo. Linda música 😀

    Curtir

    • No primeiro capítulo, quando minha mãe ouviu a música de abertura, ela deu um grito, levou do sofá e começou a sambar na sala lembrando dos tempos de Carnaval da juventude dela. E isso acontecia em quase todos os capítulos, pois minha mãe acha esse tema um dos sambas mais bonitos que já fizeram e eu também adorava, só não sambava porque sou péssimo em dança, mas arriscava alguns passinhos… hahahaha 😛

      Curtir

  5. Não foi nenhum sucesso extremamente estrondoso, mas no Rio de Janeiro a trama teve seu devido valor.

    Audiência Detalhada de ‘Lado a Lado’ – Rio de Janeiro

    Novela – Lado a Lado
    Emissora – Rede Globo
    Horário – 18h20

    Meta – 25

    Maior Audiência: 32
    Menor Audiência: 14

    10 a 15/09/12 = 26 25 23 28 22 21 = 24
    17 a 22/09/12 = 23 24 21 21 24 22 = 23
    24 a 29/09/12 = 25 27 28 23 20 20 = 24
    01 a 06/10/12 = 25 23 21 20 25 20 = 22
    08 a 13/10/12 = 26 24 22 25 26 23 = 24
    15 a 20/10/12 = 28 26 23 22 23 22 = 24
    22 a 27/10/12 = 27 26 22 19 21 17 = 22* Início do Horário de Verão
    29 a 03/11/12 = 22 21 24 24 23 21 = 23
    05 a 10/11/12 = 24 22 20 24 22 19 = 22
    12 a 17/11/12 = 25 28 26 28 28 21 = 26
    19 a 24/11/12 = 22 26 25 20 21 20 = 22
    26 a 01/12/12 = 27 29 23 21 20 18 = 23
    03 a 08/12/12 = 23 23 20 19 20 16 = 20
    10 a 15/12/12 = 19 22 19 19 21 16 = 19
    17 a 22/12/12 = 20 20 21 20 18 18 = 20
    24 a 29/12/12 = 18 14 24 20 21 19 = 19* Natal
    31 a 05/01/13 = 16 15 21 27 25 21 = 21* Ano Novo
    07 a 12/01/13 = 23 20 24 27 25 24 = 24
    14 a 19/01/13 = 28 29 32 28 29 22 = 28
    21 a 26/01/13 = 32 30 21 24 25 25 = 26
    28 a 02/02/13 = 31 30 28 25 25 20 = 27
    04 a 09/02/13 = 31 28 *** 27 20 19 = 25
    11 a 16/02/13 = 18 19 27 24 23 20 = 22* Carnaval
    18 a 23/02/13 = 26 25 25 28 22 23 = 25
    25 a 02/03/13 = 27 25 32 30 29 26 = 28
    04 a 09/03/13 = 25 30 30 28 30 26 = 28

    Média-Geral: (23,5) 24 pontos – Mediano

    MÉDIA (SEGUNDAS-FEIRAS) – 24,5
    MÉDIA (TERÇAS-FEIRAS) – 24,2
    MÉDIA (QUARTAS-FEIRAS) – 24,0
    MÉDIA (QUINTAS-FEIRAS) – 23,8
    MÉDIA (SEXTAS-FEIRAS) – 23,3
    MÉDIA (SÁBADOS) – 20,7

    Para conferir: http://planetvip.wordpress.com/tag/lado-a-lado-audiencia-detalhada-no-rj/

    Curtir

  6. Eu confesso que não gostei muito de “Lado a Lado”. Mas não acho que ela mereceu ser o maior fiasco do horário. Acontece que os temas, mesmo sendo interessantes e da nossa historia, não chamaram a atenção do telespectador. E era tudo meio arrastado, lento, demorado… Hoje em dia novelas lentas não estão mais fazendo tanto sucesso. E a novela também não tinha humor, era só drama, choro, tristeza… Sem falar na imagem escura, que é o principal problema de “Joia Rara”. Enfim, pra mim essa novela não deixou saudade, mas sua substituta sim. Saudades do visual paradisíaco de “Flor do Caribe”…

    Curtir

  7. Essa novela foi um capricho. Um primor da abertura às esplêndidas atuações memoráveis. É inevitável a saudade que essa novela me faz. Me conquistou aos poucos, mas cumpriu seu trabalho de me entreter, emocionar e até ensinar um pouco de coisas que não sabia sobre meu próprio estado, meu querido Rio de Janeiro. Hoje sei que audiência não nem sempre demonstra qualidade, pois se demonstrasse, essa novela seria o maior dos fenômenos 😀

    Curtir

    • Concordo :D. Pra mim desde 2011 quando começou Cordel Encantado todas as novelas das 6 foram ótimas. Lado a Lado é o símbolo brasileiro de que audiência e qualidade são como começo e fim: completamente opostos

      Curtir

  8. Laura e Edgar formavam um casal muito bonito e curioso para mim. Antes tudo não passava de um casamento forçado para manter as aparências da época, mas depois o amor entre os dois foi crescendo de uma maneira fascinante que se tornou muito forte. Um casal inteligente e admirável 😀

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s