Mulheres Apaixonadas

Mulheres Apaixonadas

Segunda-feira, 17/02/2003 – Helena deseja viver um grande amor:  Helena, Heloisa e Hilda conversam sobre o amor, casamento e desejo. Helena confessa que sonha com um relacionamento arrebatador. Sônia entra em trabalho de parto. Todos se preparam para o casamento de Diogo em Vassouras. Vidinha e Rafael viajam de carro levando o bolo. César se encaminha, junto com Marcinha e Matilde, para o velório de sua mulher. Na fazenda, Argemiro e Expedito arrumam a porta do banheiro, enquanto Lorena toma banho de espuma. Fernanda aborda Téo na rua e pede dinheiro para levar Salete ao médico. Leopoldo é atropelado na calçada. Lorena se estressa ao saber que o bolo desmontou. Diogo acorda no motel no dia de seu próprio casamento. Sílvia garante que, de noiva, ninguém vai perceber que Marina está grávida. Helena se emociona com o nascimento do filho de Sonia. Rodrigo manda abrir o caixão da mãe e beija seu rosto. Ele e o pai acabam brigando. Helena se perturba quando Luciana conta sobre o enterro e fala em César. Raquel procura por Helena na escola e vê Fred na piscina. Raquel e Edwiges passeiam com cachorros e um deles é atropelado pela moto de Cláudio. Na fazenda, antes do casamento, Diogo agarra Luciana e é surpreendido por Marina e Sílvia.

 

Terça-feira, 18/02/2003 – Silvia: “Não vai haver casamento!”: Marina desmaia e Sílvia parte para cima de Diogo e Luciana, batendo-lhes com o buquê. Lorena fica perplexa com a cena. Diogo garante a Marina que foi um beijo de primos. Sílvia avisa que não vai mais haver casamento e Marina desmaia de novo. Cláudio e Edwiges levam o cachorro para o veterinário. Pérola dá uma bronca em Luciana, que jura não ter tido culpa. Estela não tira os olhos de Padre Pedro. Sílvia é convencida a deixar os dois jovens resolverem se casam ou não. Diogo jura que ama Marina e ela capitula. César se chateia ao saber que Rodrigo saiu com o seu carro. Edwiges e Cláudio explicam para Dulce o que aconteceu com o seu cachorro. Padre Pedro inicia o casamento de Diogo e Marina. Cláudio e Edwiges conversam e ficam olho no olho. Fernanda deixa recado para Téo que Salete precisa ser internada. Estela relembra a Padre Pedro que, quando criança, confessou-se apaixonada por ele. Raquel relembra Fred nadando na piscina. Téo se preocupa ao ouvir o recado de Fernanda. Lorena separa roupas de Diogo e manda Expedito experimentá-las. Helena ouve o recado no celular do marido.

 

Quarta-feira, 19/02/2003 – Show de strip-tease pára cerimônia!:  Téo, Pérola e Ataulfo dão um show improvisado. Helena fica sem ação, depois de ouvir o recado. Estela, bêbada, insiste em assediar Padre Pedro. Helena a repreende. E a proíbe de dirigir naquele estado. Lorena elogia a elegância de Expedito com as novas roupas e fica fascinada pelo rapaz. Helena olha Téo de longe falando ao telefone. Fernanda dá notícias de Salete. Edwiges morre de medo ao andar na garupa da moto de Cláudio. Raquel comenta com Yvone que vai começar uma nova etapa em sua vida. Fred mergulha na piscina, para não ser visto por Oswaldo. Heloisa palpita que Fernanda deve ser amante de Téo. Hilda aconselha a irmã a prestar atenção no casamento. Helena promete que vai esquecer César. Rodrigo e Marcinha choram juntos. Lorena manda Argemiro levar Padre Pedro para o Rio. Helena não consegue fazer Estela parar de beber. Luciana e Marina trocam olhares de raiva. Os noivos brindam e cortam o bolo. Laura massageia César e pede um beijo. Téo tira Helena para dançar. Estela sobe no palco e começa um strip-tease.

 

Quinta-feira, 20/02/2003 – Estela sofre acidente de carro:  Téo arrasta Estela do palco, sob as vaias dos jovens. Helena recrimina Estela. Hilda comenta que Estela vive fazendo escândalos no hotel. Téo gagueja ao saber que Estela acusou-o de ser um “galinha” metido a moralista. Diogo cruza com Estela no corredor e ela abre o roupão, mostrando-se nua. Irene reclama dos sogros para Carlão. Flora cuida de Leopoldo. Oswaldo comenta com Ana que Paula tem vergonha de ser sua filha, porque ele é porteiro da escola. Fred desaparece ao ser pego nadando de noite na escola. Lorena manda Argemiro levar Padre Pedro e pede que Expedito fique na fazenda. Edwiges topa voar de asa delta com Cláudio, se ele for à missa com ela. Os dois se beijam. Luciana pega o buquê, Marina ironiza e as duas começam um bate boca. Sílvia avisa à filha que a guerra está apenas começando. César e Laura bebem num bar. Chove forte. Helena, Hilda e Heloísa dormem em um quarto. Sérgio, Leandro e Téo, em outro. Marina entra no quarto de Luciana disposta a acertar as contas. Estela decide voltar dirigindo sozinha para o Rio e sofre um acidente.

 

Sexta-feira, 21/02/2003 – Luciana e Marina se engalfinham: Argemiro pára o carro logo em seguida. Marina minimiza o namoro de Luciana e Diogo. Luciana garante que ele sempre correu para os braços dela. As duas se engalfinham. Padre Pedro se aproxima do carro acidentado, vê Estela, cobre o seu corpo nu e aguarda, muito nervoso, pelo socorro. Marina e Luciana rolam entre os presentes, quebrando tudo. Téo ouve o barulho e todos tentam abrir a porta trancada. Laura sugere a César que eles façam uma viagem juntos. Argemiro não consegue falar com a fazenda. Os olhos de Ana brilham ao saber que Cláudio é filho do Doutor Moretti. Diogo garante a Marina que o beijo de Luciana foi a sua despedida de solteiro. Ela beija-o, entre gemidos de dor pela surra. Estela é levada para a Clínica Moretti e César é avisado. Helena conversa com as irmãs sobre as crises no casamento e a primeira vez que sentiu vontade de ser infiel. Todos ficam preocupados ao saber do acidente. Helena fica tensa e confusa ao saber que César irá acompanhar o caso. Raquel se interessa em conhecer Fred. Helena estaca em frente à porta de César.

 

Sábado, 22/02/2003 – César e Helena bem próximos:  Téo chega neste momento e Helena pede que ele converse com César. Ela se encosta na porta para ouvir a voz de César. Depois faz perguntas para saber quem é Laura. Dr. Alfredo explica a Téo que Estela está bem, embora seja muito rebelde. Padre Pedro reza a missa, seguida com entusiasmo por Edwiges e sem muita desenvoltura por Cláudio. Luciana pragueja contra a lua de mel de Diogo. Lorena pede que Rafael empregue Expedito no hotel. Padre Pedro reza um Pai Nosso com seus fiéis pela recuperação de Estela. Raquel se apresenta a Fred e garante que os dois serão bons amigos. Leonora adora ver Fred e Marcinha juntos. Estela tenta fugir do hospital, cai desmaiada nos braços de Padre Pedro e é levada de volta para o quarto, sob risco de nova cirurgia. Téo percebe a irritação de Helena, que confessa estar cansada da vida que está levando. Téo visita Salete. Edwiges se maravilha com o vôo de asa delta. Helena procura a ficha da filha de César e se assusta ao ver Marcinha na sua frente.

 

Segunda-feira, 24/02/2003 – Marcinha chora nos braços de Helena: Marcinha apanha a própria ficha, que caiu no chão, e Helena inventa que iria mandar um telegrama de pêsames. No almoço na fazenda, todos implicam com Luciana, que decide voltar para o Rio com Rafael e Vidinha. Sílvia observa, escondida, Caetano e Shirley se beijando. Téo avisa a Salete que ela sairá no dia seguinte do hospital. Helena vê fotos antigas de César. César se recorda do dia em que Isabel não pôde ir a uma festa por causa de uma forte dor de cabeça. Rodrigo se deslumbra com o vôo de Edwiges e Cláudio e resolve conversar com eles. Clara e Rafaela se aproximam. Raquel se apresenta para Helena. Paulinha pede que Oswaldo não ande perto dela. Marcinha oferece carona para Fred, que não aceita. Paulinha comenta que tem gente que acha que ele é gay. Cláudio empresta a sua moto para Rodrigo dar uma volta. Estela adora a visita de Padre Pedro. Vidinha entende tudo, quando Lorena avisa que Expedito vai ficar morando no Rio. Téo chama Helena para jantar e esclarecer o que esta acontecendo com o casamento deles. Helena empalidece quando Téo comenta que César está entrando no restaurante.

Terça-feira, 25/02/2003 – Rodrigo exige sua parte da herança: César e Rodrigo sentam-se bem atrás de Helena, que muda seu comportamento e alega estar com dor de cabeça. Téo exige conversar sobre o casamento e Helena reage afirmando que está tentando não ser desleal com ele. Lorena dá roupas e sapatos de Diogo para Expedito. Edwiges, Argemiro e Ana suspeitam das intenções de Lorena. Dóris insiste com Carlão que não tem privacidade. Rodrigo acusa César de ter vivido do dinheiro da mãe e cobra a sua parte na herança para comprar um carro e uma moto. César quebra o copo com a mão, se ferindo. A briga entre pai e filho continua na rua: Rodrigo acusa o pai de ter humilhado a mãe com a amante Laura e César dá-lhe bofetadas, mandando que ele saia de sua vida. Helena garante a Téo que só quer ser feliz. Leila reclama que Rafael não a assume. Helena alega estar cansada, quando Téo se insinua. Heloisa e Sergio se amam. Hilda e Leandro brincam e fazem amor. Edwiges encontra Rodrigo, que dormiu na praia, e convida-o para ir à piscina da escola. Heloísa e Hilda vêem Téo saindo do hospital com Fernanda e Salete e resolvem segui-lo.

Quarta-feira, 26/02/2003 – Heloísa vai bater na porta de Fernanda!: Heloísa tem certeza que Téo e Fernanda são amantes. Lorena brinca com os alunos, que se divertem na piscina e na quadra de futebol. Fernanda comenta que conhece o barman Alcides e que Téo poderia arrumar um emprego para ela no hotel, mas ele descarta. Fred promete que não vai mais pular o muro e nadar na piscina à noite. Argemiro sente-se mal na rua e é socorrido por Rosinha e Caetano. Raquel se apresenta à Lorena. Marcinha estranha ver o irmão na escola. Lorena marca com Expedito para que ele jante em sua casa. Téo compra uma boneca para Salete e Heloisa tem certeza que ele é o pai da menina. Fernanda chega em casa e a luz está cortada. César manda, de forma autoritária, que Luciana faça um curativo em sua mão. Laura sugere conversar com Rodrigo e se choca quando César responde que o filho chamou-a de piranha. Marina dá uma bronca em Diogo, porque ele olha para todas as mulheres. Rodrigo volta para casa. Helena acerta tudo com Raquel. Heloisa bate na casa de Fernanda.

Quinta-feira, 27/02/2003 – O clima esquenta entre Lorena e Expedito: Heloisa mente que foi Téo que a mandou. Lorena brinda com Expedito. Fernanda deixa claro para Heloisa que não tem nada com Téo. Ela insiste porém que os dois são amantes e que Salete é filha deles. A menina ouve tudo e fica surpresa. Fernanda expulsa Heloísa de sua casa. Raquel e Téo conversam animadamente. Salete confessa para mãe que gostaria muito que Téo fosse seu pai, mas fica sem saber se Fernanda ouviu. César relembra o dia em que Isabel se sentiu mal após ser apresentada a Laura. Hilda, Leandro e Sérgio ficam contra Heloisa. Ela garante que vai contar tudo a Helena, mas Sérgio proíbe que ela se meta na vida dos dois. Carlão e Irene comemoram 20 anos de casados no bar do hotel. Helena e Raquel chegam para o show de Téo. Lorena se perturba, quando Expedito, de peito nu, pede para ligar para os pais e pedir a bênção. Téo se aterroriza ao ver Fernanda entrar no bar.

Sexta-feira, 28/02/2003 – Marina sonha que morre na sala de parto: Alcides mostra Helena para Fernanda. Sergio leva Fernanda para o escritório. Ana e Argemiro se preocupam com o filho na casa de Lorena. Sérgio e Heloísa brigam muito, mas acabam fazendo as pazes. Téo fica lívido ao saber do ocorrido com Heloisa e culpa Fernanda. Ela conta que Salete ouviu Heloísa dizer que ele era pai dela. Marina conta para Diogo que sonhou que morria na sala de parto e faz ele prometer, se isso acontecer, que ele não pode se casar com Luciana. Estela garante que Padre Pedro ainda vai amá-la. Luciana fala mal de César, sem perceber que está do lado dele. Lorena recrimina o irmão por ter guardado segredo. Marcinha avisa Helena da missa de sétimo dia de sua mãe. Helena conta para Santana a paixão por César e o medo que sente, pois manteve por algum tempo em paralelo o namoro com Téo. Santana aconselha-a a tentar resolver esse caso de amor, mas ela explica que precisa antes se separar de Téo. Fred sai da água, quando Raquel propõe exercícios para seus futuros alunos. Marina tem uma hemorragia. Heloisa vai à casa de Helena e dá de cara com Téo.

Sábado, 01/03/2003 – Raquel mais próxima de Fred; Marcinha morre de ciúmes – Téo insiste em falar com Heloisa. Ele garante que não vai contar nada a Helena por um tempo. Téo acusa-a de ser ressentida. Heloisa joga na cara dele que não deu um filho à irmã e por isso adotaram Lucas e que Helena não sente mais desejo por ele. Lorena insiste que Diogo chame um médico. Marina pede para o marido prometer que, se ela perder o bebê, Luciana não vai saber. Laura aconselha Luciana a ser mais ética. O médico avisa que foi uma pequena hemorragia, mas não autoriza Marina a viajar. Lorena pede a Rafael um emprego para Expedito, mas ele nega. Leila teme que os dois voltem. Fred e Raquel apostam uma corrida de bicicleta. Marcinha segue-os de carro. Hilda, Santana e Helena almoçam juntas. Cláudio mostra a Rodrigo as motos de sua loja. Helena se lembra de sua atração por um homem desconhecido no México, que roubou-lhe um beijo no corredor do hotel.

Segunda-feira, 03/03/2003[V1] – Rodrigo promete arrasar reputação de César: Helena se preocupa com as bebedeiras constantes de Santana. Fernanda só sabe reclamar dos problemas e pedir que Téo encontre uma solução. Leila confessa sentir ciúmes de Lorena e deixa escapar que ouviu a conversa dos dois. Rodrigo oferece uma carona de moto para Edwiges. Os dois vão até a clínica. Rodrigo encara Laura. César se irrita porque o filho foi ao seu local de trabalho. Heloísa garante que Helena devia ter traído Téo com o mexicano. Helena percebe a raiva na voz da irmã. César se recusa a dar dinheiro para que Rodrigo compre uma moto, pois tem medo que ele arrume encrenca e arrase a sua reputação. O filho promete acabar com o nome do pai. Lorena avisa a Argemiro e Ana que Expedito será seu motorista. Laura confessa a César que deseja ser sua mulher de verdade. Marina e Diogo voltam. Estela tem alta e manda Eugênio organizar uma grande festa. Helena fixa os olhos em César na missa de sétimo dia da esposa. Rodrigo faz um escândalo ao ver Laura na igreja.Segunda-feira, 03/03/2003[V2] – César acusa Rodrigo de ameaçar sua reputação: Helena divide com Hilda a sua preocupação com as bebedeiras constantes de Santana. Fernanda liga para Téo para reclamar dos problemas e pedir que ele encontre uma solução. Leila confessa sentir ciúmes de Lorena e deixa escapar que ouviu a conversa de Rafael com a ex-mulher, o que irrita-o. Carlinhos pede para ensaiar bateria na casa de Helena, mas ela avisa que quem resolve é Téo. Zilda avisa Irene que a máquina de lavar quebrou. Rodrigo oferece uma carona de moto para Edwiges. Os dois vão até a clínica. Rodrigo encara Laura. César se irrita porque o filho foi ao seu local de trabalho e deixa-o esperando. Heloísa garante que Helena devia ter traído Téo com o mexicano. Helena percebe a raiva na voz da irmã. Hilda explica que Heloisa não perdoa Téo desde o telefonema de Fernanda. César avisa que já mandou fazer a partilha dos bens, mas se recusa a dar dinheiro para que Rodrigo compre uma moto. Acusa-o de ser infantil, de ser comportar mal e querer arrumar encrenca e arrasar a sua reputação. O filho promete acabar com o nome do pai.

Terça-feira, 04/03/2003[V1] – Laura sai de cabeça baixa da missa de sétimo dia:  Todos tentam acalmar o jovem, mas ele grita que Laura não pode permanecer na igreja. Laura vai saindo de cabeça baixa. César faz menção de segui-la, mas Matilde segura o filho pelo braço. Luciana leva Laura em casa. Estela volta para o hotel e vibra com uma mensagem deixada por Padre Pedro. Eugênio descobre o endereço do padre. Marina e Diogo almoçam com suas famílias. César acusa Rodrigo de estar fazendo uma campanha sórdida contra ele. Rodrigo insiste que quer a sua parte da herança. Rafaela, Clara e Paulinha lancham na casa de Raquel. Quando falam de Fred, Paulinha comenta que ele é gay. Clara e Rafaela não gostam do assunto. César pede desculpas a Laura, que insiste que eles devem oficializar a relação. Dóris reclama que não tem roupa para ir a uma festa. Carlão avisa que não tem dinheiro para comprar. Diogo e Cláudio disputam uma corrida de moto. Marina volta para casa passando mal e Luciana chega neste momento.

Terça-feira, 04/03/2003[V2] – Laura sai de cabeça baixa da missa de sétimo dia: Lorena avisa a Argemiro e Ana que Expedito será seu motorista. Lucas tem um pesadelo e pede para dormir na cama da mãe. Fernanda conversa com Wilma, que se não tivesse uma filha, mudaria a sua vida inteiramente. Hilda conversa com Leandro sobre o caso mexicano de Helena. Heloísa comenta com Sérgio, que pede para ela parar de falar sobre Helena e Téo. Laura confessa a César que deseja ser sua mulher de verdade. Marina e Diogo voltam de viagem. Sílvia se comove quando abraça a filha. Lorena e Vidinha saem, ambas de roupa nova, para a missa se sétimo dia de Isabel. Téo confessa para a irmã que está se sentindo muito pressionado. Laura avisa César que vai à missa. Estela tem alta e manda Eugênio organizar uma grande festa. Helena fixa os olhos em César na missa de sétimo dia. Rodrigo faz um escândalo ao ver Laura na igreja.

Quarta-feria, 05/03/2003[V1] – Luciana leva Marina para o hospital – Luciana avisa que Marina precisa fazer uma ultra-sonografia. Marina não quer deixar que Luciana chegue perto dela, mas a médica insiste que ela precisa ir para o hospital. Diogo acha que é preciso pensar com calma se eles aceitam Rodrigo na sociedade. Dr. Marcondes mostra o bebê no ultra-som; Marina e Luciana se comovem. Rodrigo pede que Marcinha converse com César, pois pretende entrar na sociedade. Diogo agradece a Luciana, que se mostra seca. Silvia não gosta de vê-los juntos. Estela garante a Hilda que não consegue tirar o padre da cabeça. Vidinha debocha quando o pai reclama que não acha certo ela dormir na mesma casa com Expedito. Marcinha intercede a favor do irmão, mas César não cede. Célia interrompe a conversa de Lorena e Expedito na cozinha. Salete olha, fascinada, Lucas brincar em uma loja. Sérgio e Leandro comentam sobre o beijo do mexicano. Fernanda puxa Salete da loja e dá de cara com Heloísa e Helena, que estão entrando.

Quarta-feira, 05/03/2003[V2] – Luciana é a única a estender a mão à Laura: Todos tentam acalmar o jovem, mas ele grita que Laura não pode permanecer na igreja. Laura vai saindo de cabeça baixa. César faz menção de segui-la, mas Matilde segura o filho pelo braço. Padre Pedro pede que respeitem a igreja e a missa. Luciana se oferece para levas Laura em casa, e ela concorda. Estela volta para o hotel e vibra com uma mensagem deixada por Padre Pedro. Marina abre as malas. Sílvia se encabula ao ver Rodrigo somente de toalha. Marcinha convence o pai a receber os pêsames. Raquel convida Fred para dar uma passadinha em sua casa. Edwiges consegue que Rodrigo fique ao lado da irmã. Eugênio descobre o endereço do padre. Ana confessa para Expedito que preferia que ele continuasse na roça. Santana conta para Helena que um de seus casamentos acabou no altar, porque o noivo era casado. César acusa Rodrigo de estar fazendo uma campanha sórdida contra ele.

Quinta-feira, 06/03/2003 – Fernanda ameaçada – Heloísa e Fernanda trocam um olhar, mas não se falam. Helena percebe que a irmã não está bem, mas ela mente que sentiu uma tontura. Téo incentiva Carlinhos que quer estudar bateria. Heloísa oferece dinheiro para Fernanda desaparecer e ameaça-a de todas as maneiras. Fernanda levanta a mão para esbofeteá-la, mas Heloísa interrompe o gesto. As duas se enfrentam olho no olho e quando Heloisa vai embora, Fernanda desaba chorando. Laura fica presa no trânsito e César chama Luciana para ser sua assistente em uma cirurgia. Rafael e Diogo conversam sobre casamento. Dóris pega dinheiro na carteira de Leopoldo. Flora acha que ele esqueceu onde colocou o dinheiro, deixando-o preocupado. A escola reabre. Ana fica orgulhosa, quando Helena elogia o trabalho de Edwiges. César chega com Marcinha para a reunião de pais e professores. Helena se perturba ao saber da presença de César e olha-o pela fresta da porta.

Quinta-feira, 06/03/2003[V2] – Paulinha ferina: “Fred é gay”: Rodrigo insiste que quer a sua parte da herança. Rafaela, Clara e Paulinha lancham na casa de Raquel. Quando falam de Fred, Paulinha comenta que ele é gay. Clara e Rafaela não gostam do assunto. César pede desculpas a Laura, que insiste que eles devem oficializar a relação. Irene pede dinheiro emprestado a Helena para consertar a máquina de lavar. Dóris reclama que não tem roupa para ir a uma festa. Carlão avisa que não tem dinheiro para comprar. Leopoldo pensa em resolver a situação. Diogo e Cláudio disputam uma corrida de moto. Téo não consegue se concentrar no ensaio e se abre com Vidinha, que sugere que ele e Helena precisam se divertir mais. Marina passa mal. Luciana bate na casa de Lorena.

 

Sexta-feira, 07/03/2003 – Emoção de Marina e Luciana ao ver o bebê: Dr. Marcondes mostra o bebê no ultra-som; Marina e Luciana se comovem. Rodrigo pede que Marcinha converse com César, pois pretende entrar na sociedade. Diogo agradece a Luciana, que se mostra seca. Silvia não gosta de vê-los juntos e acaba brigando com o genro. Estela garante a Hilda que não consegue tirar o padre da cabeça. Vidinha debocha quando o pai reclama que não acha certo ela dormir na mesma casa com Expedito. Marcinha intercede a favor do irmão, mas César não cede. Célia interrompe a conversa de Lorena e Expedito na cozinha. Salete olha, fascinada, Lucas brincar em uma loja e acaba indo brincar com ele. Sérgio e Leandro comentam sobre o beijo do mexicano. Fernanda puxa Salete da loja e dá de cara com Heloísa e Helena, que estão entrando.

Sábado, 08/03/2003 – Fernanda é chantageada por Heloísa: Heloísa e Fernanda trocam um olhar, mas não se falam. Helena percebe que a irmã não está bem, mas ela mente que sentiu uma tontura. Téo incentiva Carlinhos que quer estudar bateria. Heloísa oferece dinheiro para Fernanda desaparecer e ameaça-a de todas as maneiras. Fernanda levanta a mão para esbofeteá-la, mas Heloísa interrompe o gesto. As duas se enfrentam olho no olho e quando Heloisa vai embora, Fernanda desaba chorando. Laura fica presa no trânsito e César chama Luciana para ser sua assistente em uma cirurgia. Rafael e Diogo conversam sobre casamento. Dóris pega dinheiro na carteira de Leopoldo. Flora acha que ele esqueceu onde colocou o dinheiro, deixando-o preocupado. A escola reabre. Ana fica orgulhosa, quando Helena elogia o trabalho de Edwiges. César chega com Marcinha para a reunião de pais e professores. Helena se perturba ao saber da presença de César e olha-o pela fresta da porta.

Segunda-feira, 10/03/2003 – O inevitável reencontro dos apaixonados: Santana pressiona Helena para que ela enfrente seu fantasma do passado. Eleonora comenta com Irene que gostaria que Marcinha namorasse Fred. Dóris reclama que não pode ir à festa, porque não tem um vestido novo. Leopoldo chama a neta no quarto, abre uma caixa de madeira e lhe dá o que falta para comprar o vestido. Lorena avisa Expedito que, depois da reunião, vai levá-lo para cortar o cabelo. Sílvia reclama com Afrânio que Rodrigo precisa retomar o trabalho. Fred convida Raquel para tomar um sorvete. Lorena se apresenta a César. Helena pede que a cunhada comece a reunião. César sai da sala para atender o celular, entra na secretaria e deixa o telefone cair da mão ao dar de cara com Helena. Ela explica que tentou evitar o encontro. Ele garante que era melhor que não houvesse acontecido, pois a ferida ainda não cicatrizou. Marcinha e Paulinha interrompem o duro diálogo. Helena precisa ir para a reunião e se despede de César, que garante que a sua ferida ainda sangra. Marcinha convida Helena para almoçar, mas ela não aceita. Eleonora e Marcinha se irritam, quando vêem Fred e Raquel juntos. Helena decide ir ao restaurante. César olha surpreso quando ela chega.

Terça-feira, 11/03/2003 [V1] – César e Helena novamente frente a frente!: Marcinha fica feliz com a chegada de Helena. César se surpreende ao saber que a filha convidou a professora. Marcinha se levanta para cumprimentar Rafaela e Clara. César comenta que Helena deve ter acertado no casamento, afinal demorou bastante a escolher entre dois homens. Helena reclama que ele se tornou amargo. Eleonora observa Fred e Raquel na piscina. Lorena leva Expedito para mudar o visual. Margareth e Roberto reclamam do cardápio; Clara e Rafaela só se entreolham. Eleonora faz perguntas a Fred sobre Raquel e não gosta de vê-los indo embora juntos de bicicleta. Margareth reclama que Clara não aparece em casa há três dias e deixa claro que não gosta de vê-la com Rafaela, pois isso fere a boa conduta e a decência. Marcinha convida Helena para uma reunião em sua casa, mas ela garante a César que não irá à sua casa. César promete para Marcinha que vai dar a moto para Rodrigo. Margareth avisa que prefere ver a filha morta, a vivendo daquela maneira. Carlinhos se diverte vendo com os avós vendo o velho álbum de fotografias. Helena chora muito ao se lembrar das palavras duras de César. Laura pede que César se case com ela. Lorena avisa à filha que vai fazer uma reuniãozinha com a família de Expedito. Téo consola Helena e convida-a para sair. Todos se …Terça-feira, 11/03/2003 [V2] – César e Helena novamente frente a frente!: Marcinha fica feliz com a chegada de Helena. César se surpreende ao saber que a filha a convidou. Marcinha se levanta para cumprimentar Rafaela e Clara. César comenta que Helena deve ter acertado no casamento, afinal demorou bastante a escolher entre dois homens. Helena reclama que ele se tornou amargo. Eleonora observa Fred e Raquel na piscina. Lorena leva Expedito para mudar o visual. Margareth e Roberto reclamam do cardápio; Clara e Rafaela só se entreolham. Eleonora faz perguntas a Fred sobre Raquel e não gosta de vê-los indo embora juntos de bicicleta. Margareth reclama que Clara não aparece em casa há três dias e deixa claro que não gosta de vê-la com Rafaela, pois isso fere a boa conduta e a decência. Marcinha convida Helena para uma reunião em sua casa, mas ela garante a César que não irá. César promete para Marcinha que vai dar a moto para Rodrigo. Margareth avisa que prefere ver a filha morta, a vivendo daquela maneira. Carlinhos vê com os avós um velho álbum de fotografias. Helena chora muito ao se lembrar das palavras de César. Laura pede que César se case com ela. Lorena avisa à filha que vai fazer uma reuniãozinha com a família de Expedito. Téo consola Helena e convida-a para sair. Todos se surpreendem com o novo Expedito.

Quarta-feira, 12/03/2003 – Expedito de cara nova!:  Expedito fica vaidoso e sem graça com tantos elogios. Diogo comenta com Marina que ele está usando as suas roupas. Téo garante a Helena que vão superar a crise do casamento. Ela pede que eles enfrentem o que vier sem hipocrisia. Rafael censura Lorena, avisa que ela está se expondo ao ridículo e os dois acabam brigando. Marcinha ouve atrás da porta a conversa entre César e Rodrigo. O pai oferece um adiantamento do que o filho vai herdar, para que ele compre a moto e se mude, se assim o desejar, pois está pensando em vender a casa. Rodrigo se recusa a sair da casa e avisa ao pai que jamais leve uma mulher nova para lá, senão ele provocará um incêndio. César engole o seu ódio por causa de Marcinha. Fernanda comenta com Wilma que Salete mente na escola que sai com o pai, de quem ganha presentes. Marina se crispa quando Luciana aparece, acusa Diogo de ficar diferente na presença dela e deixa claro que está muito bem e com a gravidez correndo sem problemas. Leandro dá conselhos para Elisa, especialmente porque ela vai à festa com Dóris. Vidinha dá força para a mãe correr atrás do seu desejo. Raquel abre a porta, pensando ser Fred, e dá de cara com Eleonora.

Quinta-feira, 13/03/2003 – Dóris leva as economias do avô!: Eleonora garante a Raquel que gosta de conhecer os professores de Fred e que se preocupa muito com o filho. Rafaela alerta Clara que elas terão muitos problemas pela frente. Eleonora confessa que adoraria ver Fred casado com Marcinha. Raquel se aborrece, quando Yvone comenta que Fred está se apegando a ela e que a mãe deve ter percebido. Estela vai à chácara de Padre Pedro, que mostra-se surpreso. Alzira reage ao ver o terço de ouro que ela dá de presente ao padre. Téo tranqüiliza Fernanda que Heloísa não vai aparecer mais. Padre Pedro avisa que tem compromisso e Estela vai embora triste. Lorena ajeita Expedito, que vai à festa com Edwiges e Cláudio. Renatinha dança toda sensual com Expedito e acaba beijando-o. Eugênio tenta acordar Estela, que bebeu muito. Rodrigo se interessa pela aniversariante. Sérgio garante que gostaria muito de ter filhos. Romeu e Dóris se beijam; ele convida-a para ir a Búzios. Dr. Alfredo avisa que Estela tem que parar de beber um tempo. Hilda obriga-a a cancelar a festa. Cláudio e Edwiges se beijam e troca carícias na piscina. Dóris tira dinheiro da caixa de Leopoldo e se assusta ao ouvir a voz do avô, prestes a entrar no quarto.

Sexta-feira, 14/03/2003 – Fred pede desculpas à Raquel: Dóris joga a caixa embaixo da cama, esconde a chave e finge estar procurando um livro. Pede que o avô pegue algo para ela e recoloca tudo no lugar. Lorena reage, mas disfarça, ao saber que Expedito foi beijado na festa. Fred se chateia com a mãe por ter ido à casa de Raquel. Irene estranha que a filha vá viajar e tenha comprado biquíni novo, mas ela mente que sobrou dinheiro do vestido. Fred pede desculpas a Raquel pela atitude da mãe e os dois saem para pedalar. Estela garante a Helena que está realmente apaixonada por Padre Pedro. Alzira recomenda ao sobrinho que devolva o presente. Marina faz Diogo entrar em um quarto da clínica só para não cruzar com Luciana. Lorena convence Argemiro a cuidar de sua casa em Petrópolis. Rodrigo passeia de moto com Marcinha. Luciana se perturba ao saber que Teresa viu Diogo e Marina rindo, muito felizes. Todos se arrumam para o jantar de comemoração dos 69 anos de casados de Leopoldo e Flora. Leopoldo percebe que está faltando dinheiro na caixa e pede desculpas a todos, com voz embargada e com os olhos fixos em Dóris. Flora e Leopoldo choram em seu quarto. Diogo trabalha no hotel. Luciana vai até lá.

Sábado, 15/03/2003 – Luciana e Diogo não têm jeito mesmo!: Luciana zomba da preocupação de Diogo e senta-se em outra mesa. Alcides avisa que o bar ainda está fechado, mas Diogo pede que ele sirva-a. Marina fica com lágrimas nos olhos, quando Sílvia mostra-se cética quanto ao futuro de seu casamento com Diogo. Luciana e Diogo se alfinetam. Ele garante que ama a mulher. Luciana jura odiá-lo. Segundos depois, porém, eles estão aos beijos. Estela se lamuria por falta de amor. Leopoldo pergunta a Dóris se ela não tem nada para lhe contar, mas ela faz-se de desentendida. Sérgio faz charme para Dóris, quando se encontram na escada do prédio, mas se apavora ao ouvir a voz de Heloísa. Helena garante a Heloísa que vai tirar César, Téo e o mexicano da cabeça. Heloisa jura que é completamente dependente de Sergio. César dá um anel para Laura, que se emociona. Rodrigo fica furioso quando Marcinha fala do anel. Sônia está de volta e Helena mima o afilhado. Diogo, Sérgio e Leandro jogam vôlei na praia. Helena reage quando Marcinha conta, toda animada, que seu pai vai se casar.

Segunda-feira, 17/03/2003 – Lorena muito criticada por causa de interesse por Expedito: Marcinha confidencia a Helena que Rodrigo não perdoa Laura. Heloísa e Lucas assistem ao banho que Sônia dá em seu bebê. Paulinha se deslumbra com a moto nova de Rodrigo. Clara sai para dar uma volta com ele, mesmo com a desaprovação de Rafaela. Helena observa Rodrigo. Onofre e Alfredo parabenizam Laura pelo noivado. Marina separa roupas de Diogo. Sílvia ironiza e diz para Lorena que Marina está com medo que ela dê tudo para o motorista. Lorena aconselha Silvia a se separar antes que a relação se desgaste completamente e arrumar um motorista jovem e bonito. Laura elogia o trabalho de Luciana e garante que a chamará quando aparecer uma vaga em sua equipe. Lorena garante à filha que não deve nada a ninguém e que sua meta é ser feliz. Helena embala Chiquinho e garante que não perdeu a esperança de ter um filho. Dóris e Romeu se agarram, sem perceber que Leopoldo está no quarto. Leopoldo e Flora ouvem a neta dizer que os avós devem ir para um asilo, senão ela vai sair de casa.

Terça-feira, 18/03/2003 – Marina e Diogo encontram Luciana no bar do hotel: Leopoldo fica com lágrimas nos olhos. Flora tenta animá-lo, sugerindo que eles devem mesmo morar sozinhos, mas, sozinha, chora. Oswaldo fica triste ao ouvir Paulinha mentir que seu pai é empresário e vive viajando. Heloísa faz uma cena de ciúmes ao flagrar Sérgio fazendo charme para Vidinha e Dóris. Helena convida Leopoldo e Flora para uma noitada no bar do hotel, em comemoração ao aniversário de casamento. Marta se choca ao saber que Cláudio está namorando a filha da dona da cantina do colégio. Helena e Téo são carinhosos com o velho casal, que adora a comemoração. Sílvia, Afrânio, Diogo e Marina chegam no bar do hotel e dão de cara com Luciana. César concorda que Marcinha dê uma festa no final da semana e se interessa ao saber que Helena será convidada. Lorena manda Expedito abrir o vinho, enquanto ela prepara um jantarzinho para os dois. Marina segue Luciana até o banheiro. Lorena garante a Expedito que está se sentindo muito bem, 20 anos mais nova.

Quarta-feira, 19/03/2003 – Rivais em pé de guerra!: Lorena e Expedito ficam olhos nos olhos, mas ela logo corta o clima. Marina manda Luciana ficar bem longe de Diogo. Dóris e Vidinha conversam com Miguel e André, amigos de Luciana. Estela fica preocupada por não ter sido convidada para a festa no Nick Bar e desconfia que vai morrer. Sílvia separa Marina e Luciana, que se esbofeteiam. Vidinha e Teresa aconselham Dóris a não ser tão oferecida, mas ela nem liga. Luciana e Miguel vão embora. Lorena garante que Expedito lhe dá paz e os dois trocam um beijinho. Estela entra toda produzida no bar e acusa as primas de traidoras. Helena avisa que ela não pode beber e nem fumar. Dóris escreve o seu telefone em um guardanapo e pede que Sérgio entregue a Miguel, que joga vôlei com ele na praia. Leopoldo promete a Dóris que ela vai ter um quarto só para ela. Helena e Téo falam de casamento. César fecha os olhos e pensa em Helena, mas luta para afastar a lembrança. Heloísa arregala os olhos ao ver o bilhete com o telefone de Dóris.

Quinta-feira, 20/03/2003 – Bilhete de Dóris dá dor de cabeça a Sergio:  Heloísa acorda Sérgio exigindo explicações, não acredita no que ele conta e ameaça fazer um escândalo. Sílvia briga com Diogo por estar de cuecas na cozinha. Lucas pede aos pais um irmão. Marta convida a família de Sílvia e a de Lorena para um jantar em sua casa. Heloísa ameaça Dóris, que rebate dizendo que Sérgio “canta” todo mundo e que, se ela tem tanto medo, devia trancá-lo em casa com um cinto de castidade. Marta pede que Cláudio leve Edwiges ao jantar. César registra a eficiência de Luciana em um atendimento de emergência. As professoras e a direção organizam o quadro de horários. Adelaide estranha que Helena fique com a classe de Marcinha. Laura pressiona César para marcar a data do casamento. Dirce faz charme para Diogo. Edwiges aceita o convite de Cláudio, embora fique temerosa. Helena dá conselhos para uma atormentada Heloísa. Lorena tranqüiliza Marta, com relação a Edwiges. Lucas faz perguntas sobre o seu nascimento. Salete sente saudades de Téo. Sérgio volta tarde e é seco com Heloisa, que sofre. Cláudio e Edwiges chegam ao jantar.

Sexta-feira, 21/03/2003 – Edwiges se esforça mas é reprovada pela sogra: Edwiges recua, mas Cláudio garante que ela vai se sentir bem. Onofre mostra-se simpático com a namorada do filho e Marta a avalia. Expedito tranqüiliza Ana a respeito de sua relação com Lorena. Edwiges se esforça para parecer natural. Sérgio se recusa a conversar com Heloísa. Dóris faz uma relação de asilos. Lorena pega os talheres certos, demoradamente, para que Edwiges acompanhe e quando a jovem derruba vinho na toalha, mais uma vez ela salva a situação. Marcinha comenta com Matilde que se interessa por Fred. Edwiges conta para a mãe, que ouviu Marta dizer que ela era interesseira. Raquel não quer nem saber notícias do seu ex-marido. Marta insiste com Onofre que o namoro do filho não vai dar certo. Marcinha agradece a Helena por ter ficado com a sua turma. Helena não pode ir almoçar com Téo e Lucas. Marcinha almoça com César e Laura. Edwiges não atende ao telefonema de Cláudio. Téo, passeando com Lucas no shopping, dá de cara com Salete e Fernanda.

Sábado, 22/03/2003 – Téo encontra Salete e Fernanda no shopping:  Salete corre para o colo de Téo. Fernanda olha bem nos olhos de Lucas e faz várias perguntas. Edwiges se lembra do comentário de Marta temendo que ela estivesse interessada mesmo é no dinheiro de Cláudio. Clara conversa com ela sobre preconceitos, assunto que afirma conhecer bem. Cláudio se chateia porque não consegue falar com a namorada. César se irrita quando Laura comenta sobre a sua paixão por ele. Sérgio desabafa com Hilda que não agüenta mais os ciúmes de Heloisa e até pensa em separação. Leila comenta sobre o grupo de ajuda para mulheres que amam demais. Téo avisa Fernanda que já acertou o aumento do aluguel. César deixa Marcinha e Laura conversando. Diogo e Marina compram roupas para o bebê. Laura pede desculpas pelo que fez a família passar e Marcinha garante que deseja que ela seja feliz com o pai. Lorena recomenda que Helena não só trabalhe, mas também se distraia um pouco. Fernanda se emociona ao ganhar um beijo de Lucas. Sílvia olha escondida Caetano e Shirley namorando. Rodrigo se enraivece ao ver pela janela Marcinha e Laura juntas. Lucas comenta que conheceu Salete e Fernanda. Helena e Téo se olham fixamente.

Segunda-feira, 24/03/2003 – Lucas entrega o pai e conta sobre o encontro com Fernanda:  Lucas continua contando do encontro com Fernanda e Salete. Helena sente-se ultrajada, embora Téo garanta que não é nada do que ela está pensando. Rodrigo acusa a irmã de ter se vendido, bate no vidro de Laura com agressividade, mas ela dá a partida no carro. Rodrigo persegue-a de moto. César fica perplexo quando a filha avisa-o. Rodrigo pára a moto bruscamente na frente do carro de Laura, que acaba derrubando-o e batendo. Téo jura que Fernanda é uma amiga que ele ajuda e que encontrou por casualidade. Helena grita que não acredita. Ele acusa Heloisa de ser neurótica, de ter ido à casa de Fernanda e de ter contado que Helena não sente mais desejo por ele. Rodrigo é levado inconsciente para a clínica. Helena jura que vai ser feliz e proíbe Téo de chegar perto dela e de tocá-la para sempre. Carlinhos mostra-se compreensivo com os problemas financeiros da família. Leopoldo e Flora desconfiam que foi Dóris que tirou o dinheiro. César constata que não é necessário operar Rodrigo e manda Luciana cuidar dele. Heloisa dá o endereço de Fernanda para Helena e sugere que ela peça um exame de DNA de Salete.

Terça-feira, 25/03/2003 – Helena pede a separação, pois nunca teve a felicidade!:  Helena garante à irmã que agora isso não tem importância, porque o seu casamento já acabou e vai começar uma vida nova. Heloísa insiste que ela não deve sair de casa, mas Helena começa a fazer as malas. Edwiges e Cláudio se encontram na clínica. Téo tenta impedir que Helena vá, mas ela garante que eles até foram felizes, mas nunca tiveram a felicidade. Helena avisa Lucas que vai viajar por alguns dias. Téo sofre olhando a mala. César avisa Marcinha que vai sair da casa. Clara e Rafaela avisam que foram colocadas em turmas separadas e gostariam de continuar estudando juntas. Rosinha explica a Helena que atendeu a um pedido da mãe de Clara e ela manda resolver a situação. Cláudio pede que Edwiges esqueça as palavras de sua mãe e beija-a. Vidinha sugere que Dóris trabalhe como secretária de Estela. Rafael esbraveja ao ver um beijinho trocado entre Lorena e Expedito. Lorena ri, comentando com Vidinha que o pai está com ciúmes. César abraça Laura e pede desculpas pela atitude do filho. Marta fica com raiva, quando Cláudio não aceita as suas desculpas. Helena encontra a sua mala vazia e descobre que as roupas de Téo não estão no armário.

Quarta-feira, 26/03/2003 – Téo sai de casa e vai morar no hotel:  Rafael arranja um quarto no hotel para Téo. Laura tenta entender porque Rodrigo a odeia tanto e jura que seu único pecado é amar demais César. Rodrigo nada responde, mas continua com o olhar duro. Marcinha abraça Laura e os dois irmãos se encaram. Estela topa fazer um período de experiência com Dóris, mas pede que nada seja dito a Eugênio por enquanto. Alzira pensa em organizar uma quermesse para comprar um carro novo para Padre Pedro. Marina e Diogo trocam carinhos, sob o olhar sem graça de Sílvia. Estela dá uma jóia de presente para Dóris, que a aconselha a procurar o padre na igreja, no confessionário. Rodrigo vira a cara para a parede, ignorando o pai. Helena explica ao filho que Téo viajou em seu lugar. Dóris e Estela chegam na missa matinal. Heloísa tem uma crise de ciúmes porque Sérgio balbucia, dormindo, o nome Solange. Estela ajoelha-se no confessionário, tira o véu e seu olhar se cruza com o de Padre Pedro.

Quinta-feira, 27/03/2003 – Estela tem tudo mas é infeliz! :Estela confessa, sinceramente, que tem tudo, mas se sente muito infeliz. Luciana conversa com o pai. Dóris ouve Alzira falando sobre o carro velho. Estela quer saber porque não pode amar um religioso. Padre Pedro garante que ele não poderá amá-la nunca e pede que ela não alimente este sentimento. Heloísa garante a Sérgio que vai balbuciar o nome de um homem quando estiver dormindo. Dóris sugere que Estela dê um carro novo para a igreja. Fred acha a touca de Raquel na piscina. Eugênio se queixa de ter sido traído. Lorena teme que os segredos que envolvem Téo atrapalhem mais ainda a sua vida. Cláudio insiste que Edwiges vá a sua casa mais uma vez. Fred se irrita quando vê Leonora com a touca de Raquel nas mãos. Sérgio comenta com Leandro que deseja muito ser pai. Hilda dá força para Helena passar uns dias fora e promete cuidar de Lucas. Téo se emociona ao falar com o filho. Raquel abre a porta e dá de cara com Fred.

Sexta-feira, 28/03/2003 – Raquel esconde Fred em seu apartamento:  Fred devolve a touca de Raquel, conta que brigou com a mãe e concorda em jantar com ela. Leonora estranha a ausência do filho e bisbilhota em seu quarto. Heloísa destila amargura e é criticada por todos, até por Sérgio. Irene divide com Carlão a sua suspeita que Dóris pode estar grávida. Leonora toca a campainha, Fred pede que Raquel minta que ele não está lá e ela dá um jeito de mandá-la embora. Sílvia reclama da reforma do apartamento do casal, somente para implicar com Diogo. Leopoldo, que está deitado, vê a neta tirando dinheiro de sua carteira e fecha os olhos, muito triste. Leonora cheira a roupa de Fred quando ele chega em casa. Helena pede que Hilda avise Téo para que fique em casa com Lucas, enquanto ela estiver viajando. Flora reclama que está faltando dinheiro na carteira, mas Leopoldo insiste que ela está enganada. Dóris insinua que pode ter sido Zilda, que se ofende. Flora acha que o marido não deve acobertar a neta. César comenta que Luciana tem futuro. Marina briga com os pais que falam mal de Diogo. Sílvia e Afrânio se dão conta que Diogo está ouvindo tudo.

Sábado, 29/03/2003 – Silvia acusa Diogo de estar brincando de casamento:  Silvia sustenta que Diogo está brincando de casamento. Marina garante que o seu casamento vai dar certo. Diogo retruca que não precisa viver com os sogros, nem do dinheiro para fazer a reforma do apartamento e muito menos trabalhar na agência de Afrânio. Arruma as malas e avisa que está indo para o hotel com Marina. Dóris faz um escândalo porque Flora queima uma blusa que ela queria usar à noite. Salete vibra com a visita de Téo e com a boneca que ele lhe dá de presente. Téo faz compras e toma sorvete com Lucas. Rodrigo deixa o hospital. Expedito avisa Lorena que vai dormir na casa da mãe por causa da chuva. Ela passeia solitária pela casa. Rodrigo sofre olhando o retrato da mãe. A campainha toca, Lorena abre e Expedito, todo molhado, garante que não quis que ela ficasse sozinha. Ela abraça-o, manda que ele tome um banho quente e prepara dois conhaques. A janela abre e a chuva começa a molhar o quarto. Lorena pede ajuda a Expedito, que se molha todo outra vez. Ela enxuga o seu rosto suavemente, os dois se olham fixamente no maior clima.

Segunda-feira, 31/03/2003 – Lorena e Expedito se beijam com paixão!: Lorena e Expedito se beijam, primeiro moderadamente, depois com paixão. Carlão se preocupa com a possível gravidez de Dóris, mas Irene garante que vai conversar com a filha. Lorena e Expedito se amam. Dóris faz um desfile com as roupas de Estela que, meio altinha, morre de rir. Cláudio aconselha Rodrigo a ser mais tolerante com o pai. Rodrigo promete que vai melhorar. Matilde se aborrece ao saber que Helena reapareceu e manda que o filho fique longe dela. Laura sente-se insegura e liga somente para ouvir César dizer que a ama. Célia e Cândida fofocam sobre a noite da patroa, Lorena. Luciana se encontra com Diogo e Marina no elevador da clínica. Diogo fica a contragosto no curso sobre gravidez. Lorena leva café na cama para Expedito. A professora faz Diogo colocar-se no lugar da mulher, na simulação de um parto, e ele fica emocionado ao “ter” o bebê. Celeste avisa a Onofre e Marta que sua filha Gracinha está chegando de viagem. Helena volta de viagem e se enternece ao ver Téo e Lucas dormindo abraçados.

Terça-feira, 01/04/2003 – Helena garante que foi melhor se separar: Téo e Helena conversam. Ela garante que a separação é realmente a melhor solução para os dois. Téo deixa claro que o casamento deles foi muito bom. Wilma aconselha Fernanda a investir em Téo. Heloísa garante a Sérgio que vai mudar e voltar a fazer ginástica. Ele rebate que ela está precisando cuidar da cabeça. Flora anima Leopoldo, que teme estar se tornando um fardo. Raquel fica em pânico, quando Yvone atende e desliga uma ligação de seu ex-marido. César observa Rodrigo preparando um mural com fotos da mãe. Vidinha brinca e chama Expedito de padrasto. Hilda comenta com Helena sobre o grupo de apoio para mulheres que amam demais, que pensa em sugerir para Heloisa. César conversa com Onofre sobre a possibilidade de chamar Luciana para a sua equipe. Lorena comunica a Rafael, Vidinha, Diogo, Ana, Argemiro e Edwiges que assumiu o seu relacionamento e está vivendo junto com Expedito.

Quarta-feira, 02/04/2003 – Rafael ironiza Lorena: Rafael, ironicamente, deseja felicidades e filhos ao novo casal. Lorena garante à Ana, Argemiro e Edwiges que preferiu comunicar a todos para evitar maledicência. Diogo e Vidinha apóiam a mãe. Edwiges conta que está sofrendo muito com o preconceito da mãe de Cláudio. Lorena pede que Ana não se preocupe com as diferenças, mas sim com as semelhanças. Rafael faz um brinde aos noivos. Começam as aulas. Clara pede que Margareth deixe-a em paz. Cláudio se surpreende com a beleza de Gracinha e os dois conversam cordialmente. Helena garante para Margareth que Clara e Rafaela são ótimas alunas. Margareth insiste que as duas estão morando juntas, mas Helena afirma que na escola não existem preconceitos. Raquel se apresenta formalmente aos alunos. Helena, Téo e Lucas almoçam juntos. Helena avisa que eles vão se separar. Téo impede que ela fale algo sobre a adoção. Lucas chora, mas Téo promete que eles estarão sempre perto dele. Onofre sugere que César e Laura se casem no dia do aniversário dela, mas ele mostra-se evasivo. Téo fecha a cara ao ver Salete e Fernanda entrando no Nick Bar.

Quinta-feira, 03/04/2003 – Sérgio avisa que vai viajar: Salete abraça Téo, quebrando o aborrecimento dele. Alcides estranha encontrar Fernanda. Salete dá um chaveiro com a sua foto para Téo. Leopoldo pede ajuda porque está preso no banheiro. Dóris consegue abrir e pede que o avô não se tranque mais. Téo reclama com Fernanda por ela ter aparecido. Salete se encanta ao ouvir Téo tocando. Rafael aconselha Téo a ter cuidado. Leila sugere que a comemoração dos dois anos de namoro com Rafael seja com uma festinha em sua casa. Santana propõe que os alunos passem o dia sentindo como é difícil ser velho. Expedito e Lorena andam de mãos dadas no colégio. Ana e Argemiro sentem-se um pouco incomodados com a situação. Heloísa se descontrola quando Sérgio reencontra no restaurante uma velha colega de trabalho, que lhe dá um cartão. Ele vai embora, deixando-a sozinha. Lorena mostra-se amiga de Helena. Luciana flagra um beijo de César e Laura e eles levam numa boa. Rodrigo janta com a família, sem agressões. Lorena marca com Téo que vai com Expedito vê-lo tocar, mas pede que ele não avise ninguém. Sérgio avisa Heloísa que vai viajar, dar um tempo.

Sexta-feira, 04/04/2003 – Heloísa tenta reverter a situação: Sérgio garante que não há o que conversar com Heloisa, enquanto ela não cuidar da cabeça, e resolve dormir na sala. Vidinha e Rafael dão de cara na porta do hotel com Lorena e Expedito. Vidinha conta que Rafael está comemorando dois anos de namoro com Leila. Carlão e Irene bronqueiam quando encontram Dóris e Romeu agarrados no corredor do prédio. Heloisa tenta, carinhosamente, levar Sérgio de volta para cama, mas não consegue. Rafael dá um colar para Leila, que o presenteia com um champanhe. O coro exige um beijo. Inês avisa a Fernanda que vai se casar. Salete pergunta à mãe porque a avó não gosta delas. Marina garante que a mãe está arrependida e pede que Diogo concorde em voltar a para a casa de Sílvia e Afrânio. Marcinha elogia a aula de Helena. César pede que Laura chame Luciana para assistir a uma cirurgia. Adelaide acha um absurdo o jeito que Paulinha fala com Oswaldo. Helena e Lucas lancham, quando Salete, que está com Vilma em outra mesa, reconhece e chama o amiguinho.

Sábado, 05/04/2003 – César descobre que Helena se separou: Salete corre em direção a Lucas. Helena olha fixamente para Wilma, certa que é Fernanda. As crianças correm para o parquinho. Wilma se apresenta, desfazendo a confusão. Raquel combina um passeio de bicicleta com os alunos. Paulinha explode com Oswaldo porque ele não tem dinheiro para lhe dar nada, nem mesmo uma bicicleta nova. Helena olha Salete e Lucas, comparando-os. Salete conta, triste, que não tem pai. Dóris vai com os avós ao Corcovado. Luciana pega Lucas para passear. Helena pede que Hilda não comente com Heloisa que ela se encontrou com Salete. Sílvia recebe Diogo e Marina de volta com flores e champanhe. Oswaldo chega com uma bicicleta de presente para Paulinha, mas ela se afasta. Marcinha convida Helena para a reunião em sua casa. Luciana e Lucas vão ao ensaio de Téo. Ele se preocupa ao saber que Helena conheceu Salete. Rodrigo avisa que não quer Laura na casa, nem mesmo na festa. César reage ao saber que Helena se separou. Heloisa insiste que a irmã vá à festa. Marcinha apresenta o pai às professoras. Helena chega, deslumbrante, na festa.

Segunda-feira, 07/04/2003 – Marcinha leva Helena para cumprimentar César.: Marcinha leva Helena para cumprimentar César. Fred tira Raquel para dançar. Marcinha se aproxima para dançar com Fred, mas ele sai da pista. Ela chora de raiva e vergonha. Dóris sente-se aliviada ao ter certeza que não está grávida. Leopoldo mostra-se confuso. Helena convida Rodrigo para formar um grupo de teatro na escola. César se aproxima e conversa com os dois. Matilde cumprimenta friamente Helena. Heloísa chora quando Sérgio fala de filhos. Helena faz questão de dizer para César que foi à festa por causa de Marcinha. Ele ironiza, confundindo-ª Dóris pega dinheiro e um batom da bolsa de Estela. Dr Trindade examina Leopoldo e acha que ele está com uma infecção. Laura liga para César, mas ele não atende. Dóris fala algumas vezes que Leopoldo que não vai durar muito, o que deixa Carlão fora de si. Carlinhos faz carinho no avô. Flora fica contente com a recuperação do marido. Helena almoça com Expedito e Lorena. Marcinha chega com Laura e apresenta-a às professoras. César entra no restaurante.

Terça-feira, 08/04/2003 – Cezár prefere o casamento civil: César deixa claro que prefere se casar somente no civil e fazer uma festa bem íntima. Marcinha comenta que estão ali para discutir detalhes do casamento. O hotel se agita com a produção de um desfile. Laura insiste em saber se César está se sentindo pressionado, mas ele não responde. Luciana sugere um procedimento e César aceita. Os alunos vibram com o exercício proposto por Santana, que faz com que compreendam as dificuldades dos idosos. Helena repreende Santana, que coloca vodca na xícara de café. Laura não gosta nada de ver César e Luciana conversando animadamente. Oswaldo observa escondido Paulinha andando na bicicleta nova. Laura avisa César que, se eles não forem se casar logo, que ela vai tirar férias porque está estressada. Ele rebate que ela afirma não querer pressioná-lo, mas é exatamente o que está fazendo. Heloísa sugere se encontrar com Sérgio na Europa, mas ele responde que não será possível. Rodrigo ouve Marcinha comentar com Matilde que César não parece muito interessado no casamento com Laura. Luciana cutuca Teresa ao ver César, Alfredo e Onofre entrando no Nick Bar.

Quarta-feira, 09/04/2003 – O peso da traição: César sente o impacto ao ver Téo no palco. Helena lembra-se da acusação de César de ter traído dois homens ao mesmo tempo. Luciana e Teresa comentam como os médicos se divertem como jovens estudantes. Téo senta-se com os médicos. Lorena, Vidinha e Dóris acham que Expedito deve ser modelo e até arranjam novo nome para ele: Vittorio Morales. César comenta com Téo e Pérola que Luciana tem tudo para fazer uma carreira brilhante. Silvia estranha porque Diogo quer ir com Marina a um motel; depois, mais uma vez observa Shirley e Caetano. Irene se preocupa com a filha em seu novo trabalho. César convida Luciana a participar da reunião dos médicos. Helena ri ao saber que Maria fez até promessa para Téo voltar para casa. César pede que Luciana faça a ata da reunião. Heloisa é grosseira com Téo, ao encontrá-lo na portaria. Sergio promete aparecer no Nick bar antes de viajar. Rodrigo entra na sala de César e dá de cara com Laura.

Quinta-feira, 10/04/2003 – Rodrigo no ataque: Rodrigo acusa Laura de querer o dinheiro de sua mãe. César convida Luciana para fazer parte de sua equipe. Laura nega que desejasse a morte de Isabel. Rodrigo garante que César vai usá-la do mesmo jeito que fez com a mãe e vai arrumar uma amante mais jovem. Téo almoça com Helena e Lucas. Laura avança para cima de Rodrigo com uma espátula. César desarma-a e ela grita descontrolada, exigindo que ele diga ao filho que a ama. Ele manda-a parar de medir forças com o filho. Rodrigo garante estar com pena de Laura porque o pai não a ama a e jamais vai se casar com ela. Helena fica para morrer ao saber que Téo conversou com César. Laura jura estar cansada de ser humilhada e avisa que vai viajar para dar um tempo para César refletir. Vidinha e Dóris acompanham os preparativos para o desfile no hotel. Salete liga para Téo. Diogo e Marina aprendem a dar banho em bebê. César manda Rodrigo descer para o jantar. Marina filma Diogo no banho. César comunica que vai adiar o seu casamento com Laura.

Sexta-feira, 11/04/2003 – O mal-estar do avô: Dóris se aborrece ao saber que Flora não lhe deu o recado sobre uma festa. Marcinha acusa Rodrigo de ter conseguido o que queria. César garante à mãe que o adiamento do seu casamento não tem nada a ver com Helena. Dóris se aborrece ao saber que Flora não lhe deu o recado sobre uma festa. Amadeu avisa-a que Leopoldo está passando mal na portaria. Dóris reclama do mal-estar do avô e manda a avó não atender mais o telefone. Flora chora quando a neta alega que eles devem parar de dar despesas e precisam pensar onde vão ser enterrados, para não deixar dívidas. Rodrigo se empolga em apresentar um projeto para Helena. Paulinha se encabula quando Rodrigo insiste que ela deve fazer parte do grupo. Laura reage ao saber que Luciana vai ficar, provisoriamente, em seu lugar. Raquel se apavora ao saber que Marcos, seu ex-marido, ligou para ela no colégio. Marcinha confessa para Raquel que gosta de Fred. Helena reage ao saber do adiamento do casamento de César. Carlinhos fica revoltado com a atitude de Dóris e beija os avós emocionado. Carlão está decidido a tomar uma atitude. No aeroporto, Sérgio se surpreende ao ver Heloisa de mala na mão. Ela avisa que vai viajar com ele.

Sábado, 12/04/2003 – Ciúmes:  Sérgio manda Heloísa voltar para casa. Ela insiste que não há nada melhor para eles do que uma segunda lua de mel na Europa. Ele ameaça: ou ela desiste de viajar ou o casamento acaba ali. Heloísa implora, aos prantos, que Sérgio não a deixe. Dóris faz charme para os modelos. Irene avisa que Carlão está furioso com ela. Sérgio garante que está se afastando na tentativa de salvar o casamento e embarca. Heloísa chora desconsoladamente. Raquel se desespera ao pensar que vai começar a ser perseguida de novo pelo ex-marido. Fred liga, mas Raquel não atende. Dóris dorme no hotel. Helena insiste com Heloisa que ela precisa se tratar. Rosinha estranha a preocupação de Raquel em saber se alguém ligou de novo para ela. Edwiges é apresentada a Gracinha. Marly comenta com Carlão a forma grosseira com que Dóris tratou os avós. Luciana encontra informações sobre um paciente que Laura havia esquecido de passar para o computador e entrega para César. Rafaela avisa que a mãe de Clara está subindo. Dóris se recusa a ouvir a bronca de Carlão, que a ameaça com um cinto.

Segunda-feira, 14/04/2003 – A surra: Dóris foge de Carlão, que a persegue com o cinto na mão. Margareth insiste em conhecer o apartamento de Rafaela. Raquel ouve comentários sobre o seu medo dos telefonemas. Carlão segura a filha, dá-lhe lambadas e manda que ela chore, já que tem feito os avós chorarem. Dóris jura que jamais vai perdoar o pai. Santana coloca bebida no seu cafezinho. Margareth avisa que a mesada, o cartão de crédito e a conta bancária da filha serão cortados se ela não voltar para casa. Helena recrimina Santana por ter dormido no banheiro na véspera, ter deixado a turma esperando e por estar bebendo no colégio. Clara mostra-se indecisa. Lorena sugere a Téo que conte tudo sobre o passado para Helena. Lorena provoca Leila, que se sente humilhada. Carlota garante que Expedito tem futuro como modelo. Raquel confidencia a Helena que fugiu de um homem que era violento e que ela nunca teve coragem de denunciar. Marina perde o bebê e chora abraçada com Sílvia. Diogo entra no quarto da mulher com flores na mão.

Terça-feira, 15/04/2003 – O book de Expedito:  Ele dá um beijo nela, que chora. Sílvia profetiza que o casamento da filha vai acabar. Diogo garante a Marina que a ama e não vai deixá-la. Marcinha pede que Raquel coloque-a no mesmo time de Fred. Rodrigo fica olhando Clara jogar vôlei na água. Lorena consola o filho. Rafaela repara os olhares de Rodrigo. Edwiges demonstra um leve ciúme de Gracinha. Marcondes avisa que Marina poderá engravidar outras vezes. Estela indica fotógrafos para o book de Expedito. Dóris sente o corpo dolorido pela surra, mas não comenta com ninguém. César procura por Luciana, mas não a encontra. Helena se perturba ao conversar com Lorena ao telefone e saber que ela está ao lado de César. Sônia assiste ao ensaio de Téo. Dóris se deslumbra no shopping com Estela, que acaba comprando um vestido para a assistente. Irene e Carlão lamentam a falta de dinheiro. Helena conversa com Téo sobre pequenos problemas de atenção de Lucas na escola e acha que é hora de revelar a verdade para o menino. Téo discorda, argumentando que não é o momento. Luciana chega para o plantão e vai ao quarto de Marina.

Quarta-feira, 16/04/2003 – Investindo em César: Luciana garante que sente muito, mas Marina ironiza que ela deve estar feliz. Dóris sonha em sair nas colunas sociais. Vidinha marca a sessão de fotos de Expedito. Marina pede que Diogo não se afaste mais do quarto. César convida Luciana a se juntar ao grupo que vai sair para tomar uns drinques, mas ela avisa que está de plantão. Teresa acha que ela deve investir, mas Luciana deixa claro que ele é seu chefe. César convida Luciana para almoçar ainda naquela semana Diogo dá comida na boca de Marina, ainda muito frágil. Marcinha se chateia ao ver Fred e Raquel lanchando juntos. Expedito faz fotos. Lorena, Dóris e Vidinha acompanham tudo, dando opiniões, olhando fascinadas e sorrindo entre si. Helena oferece um segurança para acompanhar Raquel, mas ela não aceita. Marina chora arrumando as roupinhas compradas para o filho. Helena se incomoda quando Luciana conversa com Téo sobre o seu trabalho com César e comenta que o médico está dando em cima dela.

Quinta-feira, 17/04/2003 – Desiludida: Helena se retira da mesa, alegando dor de cabeça. Santana aconselha Helena, que está se sentindo traída, a procurar César. Hilda não consegue convencer Heloisa a sair de casa. Raquel se transtorna ao receber flores do ex-marido Marcos. Fred não se empolga quando Leonora mostra que comprou uma bicicleta para passear junto com ele. Laura combina de se encontrar com Marcinha. Todos adoram as fotos de Expedito. Rodrigo comenta com Helena que seu pai está perdendo o interesse por Laura. César elogia o trabalho de Luciana e insiste que eles almocem juntos um dia. Rodrigo leva Clara para passear em sua moto. Helena recrimina Estela por continuar bebendo. Ela pede ajuda à prima para doar um carro para a igreja. Fred vê Raquel sentada na praia e faz-lhe companhia. Leonora observa os dois de longe. César pede que Luciana faça-lhe uma massagem nos ombros. Lucas mostra para Helena e Téo uma foto de Salete que encontrou no quarto de hotel do pai. Laura entra em sua sala e dá de cara com Luciana fazendo massagem em César.

Sexta-feira, 18/04/2003 – Os ciúmes de Laura:  César reage naturalmente e se dirige a ela para dar um beijo. Luciana, sem graça, se retira da sala. Laura demonstra estar enciumada. Helena não gosta de saber que Salete esteve no Nick Bar. Raquel e Fred permanecem olhando o mar. Laura acusa Luciana de estar dando o bote. Luciana retruca que César está dando em cima dela, sim, mas ela não quer nada. Leonora chega perto de Fred e Raquel, que vai embora, e ameaça o filho de trocá-lo de escola. Helena sugere fazer uma quermesse em benefício da paróquia de Padre Pedro no dia do aniversário de Edwiges. Marcinha consola Laura, que chora muito e garante que não vai mais haver casamento. Clara e Rafaela discutem. César pede que Luciana desculpe-o e insiste que eles jantem juntos. Padre Pedro e Alzira vibram com a idéia da quermesse. Fernanda é demitida. Marcinha briga com o pai por ter humilhado Laura. Rodrigo adora ouvir que o casamento não vai acontecer. Téo consola Fernanda. Heloisa consegue falar com Sérgio. Salete pergunta se Téo não podia se casar com Fernanda e ser seu pai de verdade.

Sábado, 19/04/2003 – No Nick-bar: Fernanda briga com Salete, que insiste ter ouvido a mãe conversar com Wilma sobre a separação de Téo. Estela conta sobre os dois abortos que sofreu, o que deprime Marina. Téo explica a Salete que gosta de Fernanda como amiga. Estela quer doar um carro para a quermesse. Salete desenha um casal, uma menina e um menino passeando e manda de presente para Lucas. Luciana briga com Tereza ao saber que a clínica toda está comentando a massagem que fez no chefe. Raquel garante a Helena que não vai voltar para o ex-marido. Professores e alunos vêem as fotos da festa na casa de Marcinha. Marina sente-se insegura, angustiada. Sílvia tenta gratificar Caetano, que não aceita. Luciana e César combinam jantar no restaurante do hotel. Helena admira uma foto de César e guarda-a em sua gaveta. Lorena, Vidinha e Expedito saem para o desfile. Helena explica para Lucas porque ele não pode ir ao evento. Marcinha não encontra a foto do pai; ele brinca que talvez Helena tenha roubado. César e Luciana se acomodam no Nick Bar. Helena, Heloisa, Hilda, Leandro e Elisa entram para tomar um drinque.

Segunda-feira, 21/04/2003 – A substituta:  Helena vê Luciana e César. Marta brinca que Luciana vai substituir Laura definitivamente. Começa o desfile. Expedito olha tudo com atenção. Oswaldo divide o seu problema com Ana e Argemiro: sua comadre, com quem Paulinha mora, está de mudança. Gracinha e Cláudio conversam animadamente na cozinha. Marta se preocupa porque o filho só se relaciona com mulheres de classe inferior. Vidinha chama Leila para ficar com ela no Nick Bar. César e Luciana se despedem e Helena sai em seguida, irritada. Tereza vigia da janela a chegada de Luciana. César garante que seu compromisso com Laura está em suspenso e beija Luciana. Marcinha pede que o pai se abra com Laura, se não a deseja mais. Fernanda sonha com Téo pedindo-a em casamento. Helena fica lívida quando Luciana conta do beijo. Paulinha avisa ao pai que jamais vai morar em um quartinho nos fundos da escola. Furiosa, briga com Rodrigo que joga-a na piscina. Helena acusa César de estar usando Luciana para se vingar dela.

Terça-feira, 22/04/2003 – Cesár implacável:  Quase rindo, César acusa-a de estar sendo pretensiosa. Ele ameaça chamar Luciana para que Helena conte tudo sobre o passado. Miguel brinca com Luciana sobre o seu relacionamento com César. Heloisa se decepciona com o cartão seco que recebe do marido e desconta em Irene, que entregou-o. César acusa Helena de agir de maneira leviana e desonesta. Ela ameaça dar-lhe uma bofetada. César insiste que estava casado quando ela reapareceu em sua vida, ele se separou, mas ela trocou-o por outro, sem dar satisfação. Rosinha reclama de Caetano, que vive chegando tarde em casa. Sílvia se abala ao cruzar olhares com Caetano. Paulinha pega, sem querer, o copo de Santana, e alardeia que tem álcool. Helena, com a cumplicidade de Ana, salva a situação, mas repreende seriamente Santana. César insiste em jantar novamente com Luciana. Raquel se assusta ao ouvir em seu celular a música que o ex-marido colocava cada vez que a agredia. Edwiges não pode sair com Cláudio e Gracinha topa pular de asa delta. Rodrigo convence Edwiges a ir encontrar o namorado. Ela reage ao ver Cláudio e Gracinha juntos.

Quarta-feira, 23/04/2003 – Ciúmes de Edwiges:  Cláudio aproxima-se sorridente. Edwiges faz uma cena de ciúmes e vai embora. Paulinha reclama da pobreza do pai e Helena aconselha-a dar valor a Oswaldo. Marta e Sílvia comentam sobre o perigo de Gracinha se envolver com Cláudio. Sílvia conta sobre Caetano, o namorado bonitão de Shirley, que disse ser separado da mulher. Tereza tenta pedir desculpas para Luciana, que corta a conversa. Marcinha pergunta se Helena ficou com a foto do pai, mas ela nega. Quando a aluna sai, pica a foto. Santana promete à Helena que vai superar a fase difícil. César pergunta por Luciana e Tereza conta que ela foi para casa, um pouco indisposta. Téo conversa com a filha sobre César. Edwiges confessa para Clara que está morta de vergonha porque fez uma cena. Lorena faz planos para viajar com Expedito. Téo entrega para Lucas o desenho que Salete mandou. Luciana abre a porta e dá de cara com César, com flores na mão.

Quinta-feira, 24/04/2003 – Seduzida:  César mostra-se sedutor e Luciana, embaraçada. Helena fica com muita raiva quando Lucas mostra o desenho de Salete, comentando que são ele, Téo, Fernanda e a menina. César e Luciana se beijam ardentemente. Marta insiste que Cláudio deve se envolver com alguém de seu meio e não com Gracinha ou Edwiges. Tereza flagra César e Luciana, mas avisa que já está saindo para viajar. Cláudio garante a Edwiges que jamais teve algo com Gracinha, reafirma o seu amor por ela e os dois fazem as pazes. Helena ameaça estipular judicialmente horários para que Téo veja o filho e procurar Fernanda, e ainda insiste que eles devem contar para Lucas que ele é adotado. Helena aconselha Oswaldo a usar a sua autoridade de pai com Paulinha, que ouve tudo atrás da porta. Hilda briga com a filha por estar trancada no quarto com o namorado. Sílvia se preocupa ao ver Marina reclamando com Diogo que ele não chega mais cedo em casa. Heloísa fica furiosa porque Sérgio ligou exatamente na hora em que ela estava na rua. Helena pára na porta do prédio de Fernanda.

Sexta-feira, 25/04/2003 – Em casa com Salete: Helena decide entrar. Salete puxa Helena carinhosamente pela mão para dentro de sua casa. Lorena sugere que Oswaldo construa um quarto para Paulinha em cima da casa de Ana. Ela reage prontamente deixando claro que ali será feito um quarto para Expedito. Helena se enternece com Salete, que confidencia gostar muito de Téo, e entrega o desenho que Lucas fez. Ana confessa não aceitar bem a relação de Lorena com o filho. Lorena pede que ela deixe de lado os preconceitos e pense na felicidade dele. Rafael se irrita porque Lorena vai viajar com Expedito. Fernanda reage mal ao saber da visita de Helena. Marina fica furiosa porque Diogo não atende ao seu telefonema. Sílvia faz perguntas a Shirley sobre Caetano. Téo recrimina Helena por ter ido à casa de Fernanda. Helena avisa que ele vai precisar ligar e marcar hora para visitar o filho. Marina amolece ao ver que Diogo está mesmo trabalhando. Dóris vibra, quando Miguel telefona. Leandro mostra-se completamente contra jovens que levam os namorados para dormir em casa. Luciana se prepara para uma cirurgia, mas Laura a avisa que será a assistente. César percebe na sala de cirurgia que é Laura e não Luciana que está ao seu lado

Sábado, 26/04/2003 – Bronca da mãe:  César começa a cirurgia. Luciana, furiosa, briga com Tereza porque todos estão comentando o ocorrido. Lucas comenta com Helena que ela é mais brigona que o pai. Maria e Sônia comentam o nervosismo de Helena. Lorena teme que Helena e Téo acabem se odiando. Helena e Téo discutem e são acalmados por Lorena. Marly não consegue se lembrar direito o que Sérgio disse ao telefone, para desespero de Heloisa. Dóris avisa Estela que está indo para a escola se encontrar com Padre Pedro. Santana se chateia ao saber que Helena não gostou de seu atraso e bebe. Clara confessa para Rafaela que está sendo pressionada pela mãe e não sabe o que fazer. Paulinha comenta que Rodrigo está dando em cima de Clara e se Rafaela não fica enciumada, para irritação das duas. César demite Laura de sua equipe e garante a Luciana que o lugar é dela. Hilda conversa Elisa, tentando encontrar uma solução para seus encontros com Beto. Estela coloca-se à disposição para ajudar na quermesse. Laura vai à casa de Luciana. Raquel descobre o carro do ex-marido estacionado na porta de sua casa.

Segunda-feira, 28/04/2003 – A volta de Sérgio: Luciana fica indignada quando Laura põe em dúvida seu amor por César. Ressentida pelo abandono, Laura ainda insiste em dizer que ela também será trocada por outra. O toque da campainha assusta Raquel, mas quem chega é Fred. Rodrigo pega no pé de Laura. Estela pergunta ao Padre Pedro se ele já se apaixonou e para sua surpresa ouve um sim. Edwiges e Cláudio namoram na piscina, enquanto Celeste comenta com o marido que Gracinha é quem deveria estar com Cláudio. Gracinha faz um trocadilho com o nome de Edwiges, chamando-a de virgem. Edwiges desabafa com a mãe, pois acha que não tem condições de competir com Gracinha, por não transar com Cláudio. Sílvia fica presa no elevador com Caetano e quase passa mal. Leila aconselha Heloisa a ir ao grupo de apoio MADA – Mulheres que Amam Demais. César concorda em dar dinheiro para Rodrigo entrar na sociedade com Cláudio e Diogo. Heloísa vai até a porta do MADA. Chegando lá, encontra uma amiga grávida na rua, finge que seu casamento vai muito bem e vai embora. Yvone e Raquel descobrem que o carro não está mais estacionado. Ao ver Sérgio, Heloisa entra no chuveiro, de roupa e tudo.

Terça-feira, 29/04/2003 – Dóris bate com o carro de Estela: Heloísa e Sérgio transam. Carlinhos comenta que Leopoldo vai dar uma palestra no colégio e Dóris debocha do avô. Paulinha observa com raiva a chegada do material de construção. Raquel e Yvone entram em pânico no supermercado, ao se sentirem observadas. Heloísa disfarça o incômodo quando Sérgio fala de filhos. Clara se aborrece muito quando seu cartão de crédito é rejeitado em uma loja, sua mãe não atende aos seus telefonemas e o porteiro avisa que ela não pode entrar na casa dos pais. César, Luciana e Laura ficam juntos em um elevador e se tratam formalmente. Numa reunião na casa de Heloísa, Téo adora o livro que Sérgio lhe dá de presente; Leandro deixa claro que a sua filha jamais vai levar seu namorado para dormir em casa e Hilda comenta que Helena só pensa em César. Marcinha entrega uma cópia da foto para o pai e ele insiste que Helena deve ter ficado com a original. Margareth vê Santana bebendo no banheiro do colégio. Dóris pega o carro de Estela sem avisar. Margareth surpreende Helena ao acusar o colégio pelos problemas de Clara e cita que eles aceitam até uma professora alcoólatra. Dóris bate com o carro de Estela.

Quarta-feira, 30/04/2003 – O convite de César: O motorista pressiona Dóris a pagar o prejuízo. Margareth acusa a escola de ser permissiva, exige que Helena tome uma atitude contra Santana e avisa que vai falar com Lorena. Dóris pede socorro a Vidinha. Estela fica furiosa ao saber que Dóris saiu com seu carro. Helena avisa Santana que vai afastá-la por um tempo do colégio. Ela implora para não ser demitida pois já não está mais trabalhando em outras escolas. Estela demite Dóris, para alegria de Eugênio. César, Luciana e Laura são obrigados a sentar à mesma mesa, na hora do almoço. A diretora do colégio de Lucas conversa com Téo e Helena sobre alguns problemas que ele vem apresentando. César convida Luciana para passar um final de semana fora. Leopoldo consola a neta, que chora a perda do emprego. Margareth aguarda Lorena. Raquel vê o carro do ex-marido parado em frente à escola. Luciana pede conselhos à Helena: deve ou não aceitar o convite de César?

Quinta-feira, 01/05/2003 – Luciana aceita viajar com César: Helena pondera que Luciana não deve ir para a cama sem amor. Luigi percebe a apreensão de Raquel. Lorena garante a Margareth que vai apurar suas denúncias. Heloisa faz cara feia ao ver Sérgio conversando com Vidinha, o que o deixa muito irritado. Dóris pede uma segunda chance e é readmitida no emprego. Lorena ouve Ana desabafar com Expedito que não aceita mesmo a relação dos dois, pois acha que ela está sugando a juventude dele. Diogo garante a Marina que não pode viajar e ela se queixa de falta de atenção. Luciana aceita o convite de César. Lorena tem uma conversa dura com Santana, mandando que ela se trate e avisando que ela está suspensa por um mês. Cláudio ri dos ciúmes de Edwiges. Tereza confessa a Miguel que qualquer um gostaria de estar no lugar de Luciana. Raquel tenta relaxar, mas não consegue. Luciana concorda que Tereza continue morando com ela. Paulinha olha o pai com desprezo quando ele conta que comprou coisas novas para o seu quarto. Hilda reclama com Elisa por ela estar chegando muito tarde, o que vem preocupando Leandro. Rodrigo, Diogo e Cláudio conversam sobre mulheres e a nova sociedade. Paulinha chora, triste e humilhada, ao ver o novo quarto. Heloisa e Leila vão ao MADA – Mulheres que Amam Demais.

Sexta-feira, 02/05/2003 – Téo tenta se reaproximar de Helena: Heloisa se comove ao ouvir o depoimento de uma mulher que ama demais, mas depois sente um desconforto e acaba caindo fora da reunião. Oswaldo avisa à filha que ela vai ter que se mudar logo. Santana manda o porteiro comprar uma garrafa de conhaque, mas Adelaide descobre a garrafa no armário e joga fora. Leopoldo se diverte com os passos que Carlinhos tenta lhe ensinar. Téo vai jantar na casa de Fernanda e Salete lhe conta que no seu sonho, um anjo apareceu para dizer que ele iria se casar com sua mãe. Lobato, Lacerda e Luigi visitam Santana. Helena e Hilda ficam felizes porque Heloisa pensa em voltar às reuniões do MADA. Raquel vê um vídeo de suspense com Fred e se assusta quando o telefone toca. Santana não encontra a garrafa, bebe perfume diluído em água com açúcar e chora com pena de si mesma. Téo janta com Helena e Lucas. Luciana aguarda impaciente um telefonema de César. Paulinha bate na casa de Marcinha e pede para dormir lá. Téo convida Helena para tomar um vinho, brinda, coloca uma bela música, cheio de segundas intenções.

Sábado, 03/05/2003 – Raquel é seguida pelo ex-marido: Helena tenta cortar o clima com Téo. Paulinha confessa que entrou em crise ao ver seu quarto. César e o filho conversa, amistosamente, sobre os planos de trabalho de Rodrigo. Téo abraça Helena, ela tenta resistir, mas os dois acabam indo pra cama. Marcinha avisa Oswaldo que Paulinha irá dormir em sua casa por uma noite, mas exige que ela fale com o pai. Gracinha e Cláudio conversam e lancham no quarto. Marta decide que das duas uma: ou vai pagar uma nova viagem para Gracinha ou ela deverá dormir nas dependências dos empregados. No Nick Bar, Heloísa comenta sobre o MADA. Aproveitando o ensejo, Sérgio dá sua opinião: ela realmente deve freqüentar um grupo de apoio ou fazer uma terapia. Heloísa reage com um discurso raivoso e enciumado. Sérgio então se levanta, vai embora e pega o carro. Heloísa se coloca na sua frente e quase é atropelada. Desesperada, corre pra casa de Helena acordando a todos, acusando Sérgio de ter tentado matá-la. Assustado, ele se refugia na casa de Hilda. César combina detalhes da viagem com Luciana. Heloisa se depara com o armário de Sérgio vazio. Raquel pedala e se apavora ao ver que está sendo seguida pelo carro de Marcos.

Segunda-feira, 05/05/2003 – Raquel perseguida: Marcos segue Raquel. Heloisa insiste que Sérgio suba, quando ele passa na porta do prédio para pegar a sua mala. Carlinhos salta do ônibus ao ver Raquel cair da bicicleta e socorre-a. Heloísa implora, depois ameaça, mas Sérgio vai embora. Marcos manda flores para Raquel. Paulinha vibra ao chegar na escola de carro. Lorena confessa a sua felicidade por ter encontrado Expedito e afirma saber que Ana não aprova a relação dos dois. Expedito garante que está apaixonado por ela e que é isso que conta. Ana percebe a depressão de Santana, que garante ter parado de beber. Pérola e Luciana conversam sobre César, um pouco antes da filha viajar. Margareth insiste com Clara que ela tem uma doença e que está disposta a interná-la em uma clínica na Suíça. Antonio não deixa Heloísa subir e nem ligar para o quarto de Sérgio. Clara conta que vai voltar para casa e para ter dinheiro de volta precisa ficar afastada de Rafaela. Helena ouve comentários que Luciana viajou com César. Luciana e César se beijam e ela tira o roupão.

Terça-feira, 06/05/2003 – Luciana se entrega: Luciana e César se amam. Laura comenta com Tereza e Miguel que César se vinga nas mulheres de alguma decepção que sofreu. Tereza fofoca sobre a relação de Diogo e Luciana. Laura convida-os para jantar em sua casa. César jura para Luciana que sabia desde o primeiro momento que alguma coisa ia acontecer entre eles. Sergio, Téo e Rafael conversam sobre amor. Santana bebe em um restaurante. Cláudio observa Gracinha trocar de roupa. Santana cruza com um aluno na pizzaria e os pais dele percebem que ela está de porre. Oswaldo leva uma comida para Paulinha, que recusa irritada. Santana vai à casa de Lorena, pede que ela a readmita e chora convulsivamente. Lorena manda que ela lute contra o alcoolismo. Clara e Rafaela se despedem com tristeza. Marina fica com ciúmes de Gracinha. Edwiges chega para o almoço na casa de Marta. César e Luciana tiram fotos. Ele convida-a para ficar mais uma noite. Marina aconselha Edwiges a não dar mole para Gracinha. Marcinha flagra seu pai beijando Luciana.

Quarta-feira, 07/05/2003 – Mal-estar em família: César apresenta a filha à Luciana. Marcinha avisa que está com pressa e vai dar um beijo em Laura. Luciana comenta que está se sentindo péssima. Laura tenta que Marcinha compreenda a situação. Clara garante a Rafaela que a mãe vai vigiar os seus passos. Paulinha avisa ao pai que vai cair fora o mais rápido possível daquela casa pobre. Marcinha acusa o pai de ter prejudicado Laura e ele avisa que tem direito a se envolver afetivamente com quem quiser. Rodrigo pede que Edwiges ajude-o a organizar o grupo de teatro. Lorena conversa com Helena sobre o estado de Santana e acha que ela não poderá dar aulas tão cedo. Santana tenta resistir, mas acaba pedindo um chope no botequim. Heloisa vai ao quarto de Sérgio, faz perguntas á arrumadeira e depois acusa Téo de ter insuflado o marido contra ela, só para se vingar. Téo manda que ela se trate. Marina reclama que Diogo está perdendo o romantismo. Duas mãos tampam os olhos de Raquel na sala de professores e, pelo tato, ela descobre que é Marcos.

 

Quinta-feira, 08/05/2003 – Surpresa amarga: Marcos beija Raquel. Heloisa paga a ascensorista Mirtes para que lhe dê informações. Estela combina uma festa em sua suíte. Margareth pega Clara no colégio. Santana nega que esteja bebendo, mas Helena insiste que ela procure ajuda. Marcos dá uma jóia para Raquel e fala dos planos para o futuro. Ela insiste que não vai continuar com a relação, mas ele garante que ela ainda o ama. Flora e Leopoldo quase são atropelados. Estela acode os dois e Dóris mostra a sua impaciência. Cláudio convida Edwiges para viajar com ele e ela se sente pressionada a dormir com o namorado. Yvone estanca ao ver Marcos e Raquel se beijando. Helena combina jantar com Téo para discutir a situação de Lucas. Mirtes ouve Estela convidando Sergio para a festa. Cláudio se abre com Gracinha. Helena reage ao ver as fotos de Luciana e César. Marcos volta para a casa de Raquel prometendo uma noite maravilhosa. Sergio se diverte na festa de Estela. Heloisa chega. César e Luciana vão ao Nick Bar e vêem Helena e Téo.

Sexta-feira, 09/05/2003 – O encontro: Luciana e César sentam-se com Téo e Helena. Sérgio fica chateado com a presença de Heloisa na festa. Marcos dispensa Yvone e toma conta da cozinha para preparar o jantar. César e Luciana comentam do final de semana e Helena mostra-se irritada e impaciente. Heloísa faz uma cena de ciúmes, grita que Sérgio é casado. A confusão continua no corredor. Estela sai no tapa com a prima, que a ofende. Sérgio impede Heloisa de entrar em seu quarto e ela é levada embora por Rafael, aos prantos. Marcos deixa claro que tem o controle da situação, mas aceita ir embora.

Sábado, 10/05/2003 – Filhos…: Helena se irrita com Téo e acusa-o de não querer discutir a questão de Lucas. Gracinha decide viajar com Cláudio. Fred percebe um clima estranho entre Raquel e Marcos, que vai até a escola. Santana observa, escondida, a saída dos alunos. Raquel garante a Fred que está tudo bem. Expedito faz a sua primeira aula de modelo. Helena, Hilda e Estela vão á casa de Heloisa. Edwiges decide viajar com o namorado, vai correndo para o aeroporto e dá de cara com Gracinha e Cláudio.

Segunda-feira, 12/05/2003 – Edwiges em crise: Edwiges tem uma crise de ciúmes e acusa o namorado de estar levando Gracinha, porque quer ir para a cama com ela. Cláudio garante que nada existe entre ele e Gracinha, mas poderia rolar com ela como com qualquer outra mulher. Gracinha reage ao desaforo de Edwiges, mas aconselha-a a viajar com o namorado. Heloísa acusa Estela de ter levado Sérgio para o seu antro de perdição. Carlota avisa que talvez aproveite Expedito no próximo desfile. Cláudio insiste, mas Edwiges decide não viajar. Gracinha não consegue pegar o vôo. Edwiges volta para casa aos prantos. Hilda e Helena se recusam a continuar vendo a briga entre Heloísa e Estela, que acabam rindo e solidárias por causa dos sofridos amores. Celeste insiste em saber se Gracinha gosta de Cláudio. César registra um comentário de Luciana que Helena está a fim de partir para outra. Helena avisa Téo que não há possibilidade de reconciliação e que é melhor que eles se separem judicialmente logo para que ele pare de adiar a sua própria vida.

Terça-feira, 13/05/2003 – O pânico de Fred: Marcos se apresenta a Fred como marido de Raquel, deixando o rapaz atônito. Edwiges termina tudo com Cláudio. Estela entrega o carro para a quermesse e combina com Vidinha e Dóris sortear o número de Padre Pedro. Shirley avisa sua patroa que não vai á quermesse porque Caetano viajou. Rosinha e Caetano se preparam para a festa. Santana não se conforma em não poder ir, a pedido de Helena. Marcos se muda para a casa de Raquel, avisa que vai á quermesse, deixando-a sem ação. Começa a festa na escola. Edwiges, muito triste, vê Gracinha e Cláudio. César chega com Luciana e cruza o olhar com Helena. Cláudio abraça Edwiges. Estela manda Padre Pedro não perder o número para o sorteio. Diogo fica surpreso ao ver Luciana e César juntos. Dóris troca todos os tickets da urna do sorteio por outros com o número do padre. Todos se divertem na pista de dança. César garante a Helena que gosta muito de Luciana. Helena demonstra estar sofrendo muito. Ele acusa-a de tê-lo enganado duas vezes e sai sem responder se ainda gosta um pouco dela.

Quarta-feira, 14/05/2003 – Os conselhos de Paulinha: Paulinha conta que Raquel é casada e manda que Marcinha invista em Fred. Marcinha pede um beijo a Fred, que lhe dá um beijinho. Luciana dá uma resposta atravessada, quando Marina insiste que ela apresente o namorado. Marcos obriga Raquel a dançar. Diogo se irrita com os ciúmes de Marina. Ana ouve comentário maldoso de Marta e se apresenta como a cantineira da escola. Dóris manda um bilhetinho para Luigi. Lobato se diverte com a acompanhante. Santana, ansiosa em casa, bebe. Sílvia flagra Rosinha e Caetano se beijando. Ela apresenta o marido e conta que é casada há dez anos. Diogo ironiza que Luciana atacou um velho. Ela rebate que ele se casou por interesse com a filha do patrão. Caetano demonstra a sua preocupação, mas Sílvia garante ser discreta. Carlinhos apresenta os avós a Rodrigo, que demonstra a sua admiração pelos velhos atores. Santana chega na festa. Luigi e Adelaide tentam levá-la embora. Helena se surpreende ao ver Téo chegando acompanhado de Salete.

Quinta-feira, 15/05/2003 – Helena e Téo discutem: Helena acusa Téo de estar querendo irritá-la. Ele rebate que ela é pretensiosa. Edwiges agradece o presente que Cláudio lhe dá. Gracinha aconselha o amigo a não ficar em cima de Edwiges. Os professores tentam acalmar Santana, que está inteiramente bêbada. Estela convida Padre Pedro para dançar e a pista pára para ver o casal. Heloísa pede que Leila ajude-a a entrar no apartamento de Sérgio. Santana acusa Lobato de não querê-la. Helena garante que não vai permitir que Santana destrua a reputação da escola. Ana reconhece que não aprova o namoro de Lorena e Expedito. Lorena propõe que o carro seja sorteado na roleta e não que um ticket seja retirado da urna. Estela desanima ao ver que seu plano não vai dar certo. Rodrigo mostra-se muito simpático com Luciana. Padre Pedro ganha o carro e garante que foram as orações de Estela que ajudaram-no. Edwiges passa por Cláudio e pede que Expedito dance a valsa de aniversário com ela. Sérgio dá um grito ao ver Heloísa em seu quarto.

Sexta-feira, 16/05/2003 – Enfrentando Heloisa: Sérgio manda que ela saia. Heloísa insiste que ele está com outra mulher e começa a atirar coisas em cima dele. Cláudio beija Edwiges, que depois sai correndo. Gracinha vê tudo, mas finge que não. Heloisa ameaça a ficar pelada no corredor esmurrando a porta e acaba dormindo no sofá. Edwiges chora ao ver o presente de Cláudio: um porta-retratos com a foto dos dois. Shirley conta para a patroa que Caetano ligou várias vezes e volta de viagem no dia seguinte. Fernanda alerta Téo que Helena irá usar Lucas contra ele. Raquel se entrega aos carinhos de Marcos. Leila teme ser demitida. Estela acha que o Padre ter ganhado o carro é um sinal de Deus que ela está no caminho certo. Sérgio joga as roupas de Heloísa na sua cara e manda que ela vá embora. Fernanda sente um arrepio quando Salete conta que um anjo avisou que sua vida vai mudar. Adelaide leva café na cama para Santana e obriga-a a entrar no banho. Sílvia entra na cozinha e encara Caetano. Estela, Vidinha e Dóris levam o carro para Padre Pedro.

Sábado, 17/05/2003 – Silvia se abre: Sílvia pede que Caetano a leve até a casa de sua irmã, deixando Shirley satisfeita. Estela chama Padre Pedro para mostrar-lhe o carro. Heloísa pede notícias de Sérgio a Leila. Marly aconselha Heloísa a ter um filho para segurar seu casamento. Caetano joga charme para Sílvia e pede que ela não revele a Shirley sobre Rosinha. Helena fica contrariada ao ver que Lucas desmarcou um programa com ela para sair com Téo. Padre Pedro fica feliz com o carro novo e dá um passeio com Estela. Helena discute com Téo por causa de Lucas. Gracinha paquera Cláudio. Edwiges pensa em Cláudio e chora. Marly avisa a Helena que Heloísa não está bem. Sérgio pede que Helena arrume algumas de suas roupas e mande para o hotel. Heloísa garante a Helena que ela mesma fará isso. Marina reclama por não poder viajar com Diogo e se incomoda quando ele fala em esperar antes de ter um filho. Sílvia faz perguntas a Caetano sobra a vida dele com Shirley e comenta que nunca foi a um motel. Heloísa corta as roupas de Sérgio antes de colocá-las na mala.

Segunda-feira, 19/05/2003 – A aliança: Heloísa corta todas as roupas de Sérgio e as coloca na mala com um bilhete. Marly vê e fica pasma. Silvia afirma para Caetano que agora ele também sabe um segredo seu. Helena garante a Vidinha que se arrependeu de ter brigado com Téo. Shirley fica satisfeita ao saber que Silvia gostou dos serviços de Caetano. Heloísa entrega a mala de Sérgio para Reizinho. Yvone avisa a Marcos que Raquel saiu. Marcos vê Raquel conversando com Fred na praia. Lorena garante a Marta que não tem medo que Expedito a troque por uma mulher mais nova. Celeste avisa a Gracinha que acha que Marta está querendo afastá-la de Cláudio. Santana vai até a escola no Domingo, com saudades. Cláudio vê Gracinha saindo do banho nua e os dois riem da situação. Téo assiste a uma peça de teatro com Lucas. Santana se lembra de tempos felizes da escola. Marcos coloca a aliança de Raquel novamente no dedo dela. Sérgio se desespera ao ver o que Heloísa fez com suas roupas.

Terça-feira, 20/05/2003 – Loucuras de amor: Hilda, Leandro e Rafael mal podem acreditar no que Heloísa fez. Sérgio vai até a casa de Heloísa e tenta esganá-la. Ela sai correndo e ele a persegue. Os dois acabam entrando na casa de Irene. Os jovens vêem Santana na escola e fazem festa para ela. Rodrigo paquera Edwiges. Santana bebe um gole de cerveja da mesa de Osvaldo sem que ninguém veja. Flora, Leopoldo e Irene consolam Heloísa. Dóris provoca Heloísa, que quase avança nela. Miguel garante a Tereza que ela pode dividir um apartamento com ele se não quiser ir morar com os pais. Laura afirma para Tereza que César só amou uma mulher na vida, mas ela não sabe quem foi. César discute com Marcinha os planos dela de passar as férias fora. Heloísa leva uma faixa para a frente do hotel de Sérgio dizendo que o ama e pedindo que ele volte para casa. Sérgio quase morre de vergonha. Rafael convence Sérgio a conversar com Heloísa. Sérgio ofende Heloísa, afirmando que ela é estéril. Ela fica com ódio e avança para ele com uma faca, ferindo-o.

Quarta-feira, 21/05/2003 – O atentado: Téo e Alcides contêm Heloísa. Rafael leva Sérgio para a clínica, pois ele está sangrando muito. Sérgio manda que Heloísa não apareça mais na sua frente. Todos os funcionários do hotel ficam pasmos com a atitude de Heloísa. Hilda tenta conversar com Heloísa, mas ela se desvencilha e vai embora sozinha. Hilda vai atrás. Paulinha garante a Edwiges que é muito difícil para ela não ter conhecido sua mãe. Edwiges sugere que Paulinha tente encontrá-la. Rafael revela a Helena o que Heloísa fez com Sérgio. Marcos não gosta que Raquel vá sozinha na festa de Adelaide e é grosso com ela e com Yvone. Raquel concorda em deixar que Marcos a leve e busque na festa. Heloísa vaga pelas ruas sozinha, pensando em Sérgio, triste. Luciana dá pontos no braço de Sérgio e faz os curativos. Sérgio pede que Helena mantenha Heloísa longe dele. Hilda se preocupa, pois ninguém consegue encontrar Heloísa. Lorena tenta acalmá-la. Helena encontra com César na clínica.

Quinta-feira, 22/05/2003 – Indiretas: César fala com Sérgio sobre confiança no casal, dando indiretas para Helena. Carlinhos comenta com os avós a criação do Disque Idoso. Vidinha afirma para Dóris que vai poder cuidar melhor de Sérgio se Heloísa sumir. Afrânio avisa a Cristina que terá que ir para Santiago se encontrar com Diogo. Clara vai até o apartamento de Rafaela, para grande felicidade dela. Marcos aparece na festa de Adelaide levando um champanhe, deixando Raquel com ódio. Santana mal se controla ao ver o champanhe. Rafaela e Clara conversam. Marina pede para ir com o pai. Cláudio convida Edwiges para sair, mas ela recusa. Argemiro manda Edwiges tomar cuidado para não desperdiçar um rapaz que gosta dele. Marcos e Raquel discutem. Yvone ouve Raquel gritando e se desespera por não poder fazer nada. Heloísa relembra bons momentos com Sérgio. Gracinha consola Cláudio, que chegou chateado de seu encontro com Edwiges. Heloísa vai a uma reunião do grupo MADA.

Sexta-feira, 23/05/2003 – De volta ao MADA: Heloísa confessa que tentou machucar seu marido e pede ajuda, chorando muito. As outras mulheres lhe prestam solidariedade. Sérgio confessa a Helena que gosta de Heloísa, mas não acredita que o casamento deles tenha solução. Helena e Hilda e Sérgio ficam na casa de Lorena esperando que Heloísa apareça. Regina, a coordenadora do grupo MADA, explica a Heloísa que ela não deve lutar para recuperar seu marido, mas sim sua integridade. Santana esconde a garrafa de champanhe com um resto da bebida dentro. Rafael afirma que Heloísa é descontrolada, mas Téo garante que Sérgio gosta dela. Silvia pede que Caetano a leve para sair um dia, só eles dois. Marina garante a Diogo que está morrendo de saudades. Silvia aconselha Afrânio a ficar mais tempo no Chile para resolver todos os negócios. Heloísa encontra sua amiga Adriana, que percebe que ela está triste e a convida para ir até sua casa. Santana bebe o resto da garrafa de champanhe escondida. Adriana garante a Heloísa que se reaproximou do marido quando ficou grávida. Raquel mostra a Yvone que Marcos bateu nela.

Sábado, 24/05/2003 – Desista, Raquel [V1]: Yvone insiste para que Raquel abandone Marcos. Adriana garante a Heloísa que ela pode procurá-la quando quiser. Heloísa vai para a casa de Lorena e dá de cara com Sérgio. Ela tenta pedir desculpas, mas ele não quer conversa. Os amigos de Marcinha vão para sua casa assistir aos slides da festa. Luciana comenta com Téo que Tereza vai se mudar do apartamento. César e Matilde vêem os slides com os jovens. Heloísa chora nos braços de Helena, afirmando que perdeu tudo. Sérgio sofre. Edwiges vê uma foto sua com Cláudio e sente saudades. Gracinha se insinua para Cláudio. Hilda afirma para Helena que Heloísa precisa de tratamento. Sílvia mexe nas coisas de Shirley, desejando ter a vida dela. Heloísa revela para Leila que foi ao MADA, mas afirma que acha que Sérgio já está com outra. Leila garante a ela que não e a incentiva a continuar indo às reuniões. Gracinha manda que Cláudio entre em seu quarto. Fred vê que Raquel está com um olho roxo. Gracinha pede que Cláudio a beije.   Sábado, 24/05/2003 – Desista, Raquel [V2]: Adriana garante a Heloísa que ela pode procurá-la quando quiser. Heloísa vai para a casa de Lorena e dá de cara com Sérgio. Ela tenta pedir desculpas, mas ele não quer conversa. Os amigos de Marcinha vão para sua casa assistir aos slides da festa. Luciana comenta com Téo que Tereza vai se mudar do apartamento. César e Matilde vêem os slides com os jovens. Heloísa chora nos braços de Helena, afirmando que perdeu tudo. Sérgio sofre. Edwiges vê uma foto sua com Cláudio e sente saudades. Gracinha se insinua para Cláudio. Sílvia mexe nas coisas de Shirley, desejando ter a vida dela. Gracinha beija Cláudio.

Segunda-feira, 26/05/2003 – O beijo: Gracinha e Cláudio se beijam longamente e se amam. Raquel não dá nenhuma explicação a Fred. Edwiges se preocupa com a sua virgindade. Heloisa chora, garante que vai morrer sem Sérgio e pede que Leila entregue ao marido uma carta quando ela não estiver mais no mundo. César insiste que Luciana aceite convite para ir à sua casa um dia, tranca a porta de sua sala e beija-a com ardor. Celeste sorri ao perceber que Cláudio e Gracinha estão juntos no mesmo quarto. Gracinha garante a Cláudio que ele não tem nenhum compromisso com ela. Ele pensa em Edwiges depois do amor. Rodrigo convida Edwiges para ver o vídeo em sua casa. Afrânio acha que Diogo está pensando em se separar de Marina e comenta com Sílvia que ele pediu para viajar para pensar sobre a vida. Rafaela comenta com Clara um episódio de discriminação acontecido com duas jovens em um bar. Marcos provoca Fred insinuando que ele é gay e usa salto alto. Fred reage mandando que ele tire as ferraduras.

Terça-feira, 27/05/2003 – O convite: Expedito é convidado para seu primeiro desfile. Sílvia pede que Shirley conte com detalhes como foi a sua noite com Caetano. Rafael comenta que tem um emprego para Fernanda, mas Téo acha melhor que ela fique longe. Alcides conta tudo para Fernanda. Luciana prepara um jantar romântico para César. Helena fica sozinha em casa pensativa. Cláudio recusa a companhia de Gracinha e pensa em Edwiges. Raquel manda que Marcos não encoste a mão nela e confessa ter horror à vida que voltou a viver. Salete sonha com o anjo que avisa que Fernanda vai morrer. Heloísa vê Sérgio saindo do hotel com Dirce. Leila explica que é só uma carona. Téo ameaça cortar relação com Fernanda, caso ela procure Rafael. Ela ameaça voltar a ser garota de programa se ele impedir que ela ganhe o suficiente para se sustentar. Marcos impede que Fred entre em seu prédio e obriga-o a entrar em seu carro. Heloísa começa a ver Sérgio e Dirce em todos os lugares e acelera o carro. Leila se apavora. O carro capota.

Quarta-feira, 28/05/2003 – O hospital: Leila e Heloísa são levadas para o hospital. Rafael alerta Téo que Fernanda ainda o ama. Téo acha que ela sente gratidão por ele tê-la tirado das ruas e tido um filho com ela. Marcos insiste em saber se Fred está apaixonado por Raquel, garante que ele deve estar morto de desejo e manda que ele se afaste dela. Santana coloca bebida em vidros de perfume e de remédio. Raquel se assusta ao saber que Fred saiu de carro com Marcos. Fred fica perplexo quando Marcos conta que já desapareceu com outro aluno de Raquel e deixa-o a pé no local isolado. Leonora vibra ao saber que Marcinha e Fred se beijaram na quermesse. Salete se diverte na festinha de Sofia, mas se entristece ao vê-la rodeada por uma enorme família. Marcos mente que só deu uma carona para Fred e conta que está comprando uma jóia para Raquel. Leila e Heloisa são transferidas para a clínica de Onofre. Heloísa chama por Sérgio. Luciana avisa que elas estão fora de perigo. Marina garante que quer ser mãe e ficará grávida em breve. Sílvia combina sair com Caetano.

Quinta-feira, 29/05/2003 – A proposta : Rodrigo propõe que Cláudio vá à sua casa e se encontre com Edwiges. Raquel quer saber se Marcos machucou Fred, mas o aluno nega, dá-lhe um beijo e avisa que estará sempre por perto se ela precisar. Sérgio fica arrasado ao saber do acidente. Luciana sugere que Heloisa seja examinada por um psiquiatra. Salete sofre por não ter uma família e é acarinhada por Fernanda. Tereza avisa a Laura que vai para outra clínica. Rafael leva Leila para casa. Helena e César se encontram no quarto de Heloisa. Ela tem vontade de se jogar nos braços dele, mas nada faz. Rodrigo pega Edwiges para ir à sua casa. Cláudio dá uma desculpa para não levar Gracinha e sai. Marcos chega com uma garrafa de vinho e a jóia. Raquel acusa-o de covarde, manda-o ficar longe de Fred, mas ele recusa-se a brigar. Rafael cuida de Leila, que se comove. Rodrigo finge surpresa quando Cláudio chega. Edwiges estremece. Heloísa balbucia o nome de Sérgio e quando abre os olhos, ele está na sua frente.

Sexta-feira, 30/05/2003 – O pedido: Heloísa pede que Sérgio jure não estar tendo um caso, estende a mão para ele e insiste que ele fale que vai voltar para ela. Edwiges quer saber se eles não armaram o encontro, mas Rodrigo garante que foi uma coincidência. Sérgio pondera que não é hora de conversar sobre a separação. Heloísa pede um carinho no rosto e chora. Marcos insiste em sair para jantar; Raquel desconversa. Marcos ameaça ter uma nova conversinha com Fred e ela capitula. César e Luciana convidam Sérgio para jantar. Pérola questiona as atitudes de Helena. Heloísa tem um pesadelo com Sérgio saindo com diversas mulheres. Marcos dá uma pulseira de presente para Raquel e exige que ela use o colar em forma de coleira. Cláudio oferece uma carona de moto para Edwiges, que hesita, mas acaba aceitando. Sérgio desabafa que está se sentindo sufocado e com a vida emperrada. Santana garante a Adelaide que não é alcoólatra, somente infeliz. Cláudio confessa que não consegue esquecer Edwiges e pede que ela diga que não o ama. No rádio, começa a tocar a música deles. Cláudio tira Edwiges para dançar, os dois se beijam intensamente.

Sábado, 31/05/2003 [V1] – O desfile: Expedito está nervoso por causa do desfile. Lorena dá-lhe um presente e brinda ao sucesso. Carlota se desespera porque precisa arrumar uma substituta para uma das modelos. Edwiges insiste em saber se Cláudio dormiu com Gracinha e ele não consegue mentir. Ela dá-lhe uma bofetada e manda que ele se afaste dela para sempre. Lorena sugere que Estela desfile. Fernanda comenta com Vilma que vai procurar Rafael no dia seguinte. Edwiges rasga todas as fotos de Cláudio. Rafael leva café na cama para Leila, que adora. Dóris estoura porque Leopoldo não sai do banheiro. Carlão avisa que mais uma desfeita com os avós quem vai embora da casa é ela. Heloísa pede para Luciana ligar para Sérgio e insiste que ele vá visitá-la. Estela, Dóris, Expedito, Vidinha, Carlota, Zulu e outros modelos embarcam. Expedito agradece tudo o que Lorena tem feito por ele. Dóris sonha conquistar Zulu. Téo se mostra surpreso ao ver Fernanda no hotel. Helena entra na sala de César.  Sábado, 31/05/2003 [V2] – Vítima da verdade: Expedito está nervoso por causa do desfile. Lorena dá-lhe um presente e brinda ao sucesso. Carlota se desespera porque precisa arrumar uma substituta para uma das modelos. Edwiges insiste em saber se Cláudio dormiu com Gracinha e ele não consegue mentir. Ela dá-lhe uma bofetada e manda que ele se afaste dela para sempre. Lorena sugere que Estela desfile. Santana garante a Adelaide que não é alcoólatra, somente infeliz. Sérgio propõe um brinde à felicidade de Marcos e Raquel.

Segunda-feira, 02/06/2003 – Fernanda dá as cartas:  Fernanda quer saber quando vai começar e quanto vai ganhar. Téo pede que ela vá para embora. Rafael suplica que os dois não façam escândalo, subam até o escritório e alerta Alcides a manter a boca calada. César convida Helena a entrar. Ela implora que ele a ouça, pois precisa falar sobre os dois. Luciana entra, interrompendo a conversa. Raquel fica tensa quando Fred emparelha com ela, que anda de bicicleta. Ele conta que foi comprar um remédio para a mãe e ela despacha-o rapidamente. Marcinha passa de carro e vê os dois juntos. Helena mostra-se confusa e chega trombar com Laura, derrubando todos os papéis que ela carrega. Marcos avisa Raquel que vai machucar Fred se ela ficar se encontrando com ele. Luciana comenta com César que Helena, se não se cuidar, vai acabar também no hospital. Lorena garante a Expedito que estará todo tempo ao seu lado torcendo. Fernanda insiste em trabalhar no hotel. Téo bate pé que não. Fernanda avisa que vai partir para a guerra: provar que Lucas é seu filho e tirá-lo de Helena.

Terça-feira, 03/06/2003 – O beijo: Téo pede que Rafael corra atrás de Fernanda e ofereça-lhe o emprego. Gracinha pede uma carona para Cláudio. Marta deixa claro para Celeste que não aprova a relação dos dois, por causa da diferença social. E insiste que ela deve alertar a filha para não freqüentar a cama de Cláudio. Raquel chega atrasada e dá a desculpa que estava com dor de cabeça. Marcinha comenta com Paulinha que viu a professora com Fred, que também não foi à aula. Santana pede ao entregador da lavanderia que compre bebida. Heloisa fala obsessivamente de Sergio. Helena chora, acusa a irmã de ocupar todos os espaços de sua vida e garante que quer ser feliz. César abre a porta e vê as duas irmãs abraçadas, chorando, e sai. Luciana percebe que ele está preocupado com alguma coisa, mas ele nega. Diogo está de volta e reclama por Marina ter ligado sem parar. Sílvia marca encontro com Caetano. Heloísa faz planos para o futuro com Sérgio, que fica visivelmente incomodado. Helena jura que só poderá ser feliz com César. Um beijo acontece entre os dois.

Quarta-feira, 04/06/2003 – É duro dizer não: Sérgio não sabe como dizer a Heloisa que nunca mais vai viver com ela. Santana senta-se diante das duas garrafas de bebida e chora. Fernanda comenta com Vilma que não teria coragem de tirar Lucas de Helena. Rodrigo faz charme para Gracinha. Marina acha que seu casamento vai mal por causa do aborto e acusa a mãe de ter torcido por isso. Hilda insiste com Elisa que ela não pode levar o namorado para dormir em casa. Leandro aconselha Sérgio a viajar para bem longe. Heloisa fecha a cara quando o psiquiatra, Edgar, entra em seu quarto, mas acaba falando da facada e do acidente. César liga para Helena sugerindo que ela passe na clínica. Silvia toma banho e se prepara para o encontro. Edgar explica a Helena o problema de Heloisa, sob o olhar de César. Silvia passa para o carro de Caetano e coloca a sua nécessaire no banco de trás. Pérola e Téo jantam com Luciana. Helena mente que está sem carro e pede uma carona para César. Expedito beija Lorena ardentemente antes de ir para os bastidores do desfile. Ela garante que vai dar tudo certo.

Quinta-feira, 05/06/2003 – Nas nuvens: Helena coloca uma ópera no som do carro e garante não ter pressa. Caetano jura para Silvia que sabe tratar uma mulher. O desfile começa. Vidinha, Lorena e Dóris torcem por Expedito. Helena sugere um restaurante, mas César não aceita o convite. Luciana, Téo e Pérola riem das lembranças. Silvia troca de roupa e fica mais à vontade no forró. Marina tem uma crise de ciúmes e Diogo acusa-a de estar igual à Heloísa. Ela dá-lhe um tapa na cara e ele revida. Marina parte para cima do marido e depois se tranca no quarto. César é rude com Helena que o obriga a parar o carro. Ela ameaça saltar, mas desiste. A platéia acompanha o desfile. Marina fica furiosa ao descobrir que Diogo saiu sem avisá-la. Ele não atende o celular. Caetano aprova a transformação de Sílvia. Estela é a estrela do desfile para os fotógrafos. Vidinha comenta que Sérgio ficaria lindo na passarela. Lorena recrimina o interesse da filha pelo marido de Heloisa. Expedito faz o maior sucesso e é cercado após o desfile.

Sexta-feira, 06/06/2003 – Em nome do passado: Helena pede desculpas, mas insiste que César deveria tratá-la bem ao menos pela história de amor que viveram. Ele garante só se lembrar dos momentos ruins. Paulinha brinca que Rodrigo está cantando Edwiges, mas ele nega. César deixa claro que não está disposto a reiniciar uma relação com Helena. Ela declara o seu amor e beija-o. Uma batida no vidro do carro interrompe o segundo beijo: é Diogo, que olha surpreso, ao confirmar que é Helena. Caetano ensina Silvia a dançar forró. No elevador, Diogo se desculpa e garante ter pensado que era Luciana. Helena afirma que César é um velho amigo. Diogo pergunta se Luciana ainda continua namorando César e Helena confirma. Diogo dorme na casa de Lorena e avisa que não atenderá o telefonema de Marina. Heloísa se lembra das noites de amor com Sérgio e dele acusando-a de ser estéril. Téo confessa a Luciana e Pérola que Lucas não foi adotado e é seu filho de verdade.

Sábado, 07/06/2003 – Medo da verdade: Téo, muito emocionado, conta da sua relação com Fernanda e confessa o seu temor de que Helena jamais seja capaz de perdoá-lo. Fernanda e Salete fazem planos para o futuro. Salete confessa ter medo que Fernanda morra. Heloísa está cada vez mais desanimada e triste. Zulu e Carlota elogiam Expedito. Expedito e Lorena se beijam e comemoram o sucesso, sozinhos, se amando na suíte do hotel. Sílvia faz planos de esticar a noite com Caetano, mas um telefonema desesperado de Marina interrompe o programa. Rodrigo garante que vai esperar Edwiges esquecer Cláudio, pois curte muito a companhia dela. Celeste avisa Gracinha que ela deve fisgar Cláudio para valer. Ela vai até o quarto de Cláudio e faz-lhe uma massagem. Clara acusa Paulinha de ser informante de sua mãe, mas ela nega. Fred garante ser homem o suficiente para defender Raquel. Ela jura que ele é a pessoa em que ela mais confia e dá-lhe um beijo no rosto. Paulinha vê tudo, escondida. Helena levanta os olhos e dá de cara com César na porta de sua sala.

Segunda-feira, 09/06/2003 – Conversa franca: Helena fecha a porta para que ela e César conversem com calma. Raquel pede que Fred se afaste dela. Paulinha garante a Marcinha que viu os dois se beijando. César explica que passou para pedir desculpas, pois não foi muito gentil na véspera e pergunta quem era o rapaz que bateu no vidro do carro. Helena comenta que Diogo já foi namorado de Luciana. Luciana e Pérola caminham na praia. Pérola vai fazer ginástica com Flora e Leopoldo na areia. Diogo senta-se ao lado de Luciana em um banco na praia. Ela banca a natural e demonstra estar feliz. Ele diz que brigou com Marina e que se encontrou com César, sem dar maiores detalhes. Helena pede uma carona até a clínica para César. Lobato promete a Santana que vai falar com Helena e que os professores estão dispostos a se responsabilizar por ela. Ela responde ironicamente que não está bebendo mais, sente raiva de si mesma e chora. Marcos levanta a voz para Fred. Raquel pede que ele pare de atrapalhar a sua aula. Marcos avisa que vai ser mais enérgico e que eles precisam ter mais uma conversa séria.

Terça-feira, 10/06/2003 – Satisfações:  Diogo se recusa a dar satisfações para Marina. Ela garante que não vai mendigar amor e acusa-o de se interessar por tudo, menos por ela. Ele jura que, se ela insistir nas cobranças, ele vai embora para sempre. César estaciona ao lado do carro de Helena, que ficou na clínica, e brinca que ela não precisava ter mentido. Ela reconhece que bancou a boba, mas garante que não vai desistir dele. Pérola e Luciana tomam café da manhã com Téo. Fernanda vai ao hotel. Sílvia fica contente ao saber que Afrânio vai ficar fora mais um final de semana e deixa Caetano de sobreaviso. Téo apresenta Fernanda para Luciana e Pérola. As duas comentam que já sabem de tudo. Heloísa confessa para Helena que não pode ter filhos, porque fez uma laqueadura logo depois de se casar porque não podia tomar pílula e não queria pedir ao marido que usasse preservativo. Helena recrimina a atitude, mas acaba abraçando a irmã. A porta se abre e é Sérgio que chega com um ramo de flores.

Quarta-feira, 11/06/2003 – Liberdade de escolha: Lorena adverte Expedito de que os pais não devem interferir na sua decisão de ser modelo. Luciana concorda em jantar na casa de César. Tereza comenta com Laura que Luciana será apresentada à família. Laura dá parabéns a Luciana, mas ironiza que ganhou um anel e foi pedida em casamento antes. Marcos invade o vestiário e ameaça Raquel. Ela avisa que se perder o emprego vai à polícia denunciá-lo. Ele bate nela com a raquete de tênis. Carlinhos olha Zilda trocando de roupa pelo buraco da fechadura, é surpreendido por Irene, que lhe dá uma bronca. Heloísa aguarda a chegada de Sérgio. Santana resiste à tentação de beber e comemora. Hilda avisa que veio sozinha buscar Heloísa, deixando a irmã triste. Marcos, de carro, persegue Fred em sua bicicleta. O jovem entra numa rua sem saída, desce da bicicleta apavorado e Marcos passa por cima dela, destruindo-a. Heloísa abre a porta de casa para Sérgio.

 

Quinta-feira, 12/06/2003 – A volta: Heloísa convida Sérgio a entrar, relembra os momentos felizes e pede um beijo. Santana olha tudo emocionada. Marcos pede desculpas por ter destruído a bicicleta de Fred, que o chama de louco. Ele coloca o rapaz à força no seu carro, manda que ele se afaste de Raquel e avisa que na próxima vez vai passar por cima dele. Santana garante aos colegas que não vai decepcioná-los. Lobato pede que ela não jogue fora a segunda chance. Marcos dá um aperto de mão em Fred que o leva às lágrimas e o obriga a dizer que entendeu tudo. Heloísa implora que eles tentem mais uma vez, mas morando juntos. Sérgio hesita, mas acaba concordando. Fernanda pede que Téo fique com Salete, porque não pode faltar ao seu primeiro dia de trabalho. Rafael aconselha Téo a livrar-se dos problemas. Carlinhos entrega flores para Santana em nome da turma e todos se emocionam com as palavras de agradecimento da mestra.

Sexta-feira, 13/06/2003 – Preocupação de mãe:  Leonora pega na mão de Fred, que dá um gemido de dor. Ele mente que sofreu um acidente. Raquel percebe que Fred está com um problema na mão e ele repete a desculpa. Fernanda começa a trabalhar no hotel. Salete vibra com a presença de Téo, que se emociona. Laura fica amargurada por causa do jantar para Luciana na casa de César. Miguel convida-a para a sua despedida. Diogo comenta com Cláudio que está pensando em se separar. Marta se irrita ao ver Gracinha na piscina com os rapazes e adverte Celeste que, se ela não resolver o assunto, ela mesma terá uma conversa com a jovem. Laura deseja boa sorte a Luciana. Helena registra o comentário de Marcinha, que não gosta muito de Luciana. Salete chora e tem medo que a mãe morra. Sérgio volta para casa e Heloisa arruma carinhosamente as suas roupas no armário.

Sábado, 14/06/2003 – Obcecada pelo amor: Heloísa dá o seu depoimento na reunião do MADA e assume ser obcecada, viciada no marido. Todos comentam a beleza, charme e inteligência de Luciana durante o jantar. Helena janta sozinha, pensativa. Laura dá um beijo no retrato de César. Matilde pergunta ao filho se Luciana sabe sobre seu passado com Helena, e ele nega. Marcos chega em casa com uma caixa de bombons para Raquel. Fred passa o dia trancado no quarto. Heloísa quer fazer amor com Sergio, mas ele acha necessário primeiro recuperar a relação. Hilda fica nervosa para que Leandro não descubra que Beto dormiu em sua casa. Ele sai para a praia, Beto se prepara para ir embora, mas ele volta, o rapaz se esconde no quarto, mas Leandro vê a mochila e os documentos dele. Marina garante aceitar muito bem a separação, pois poderá criar o filho sozinha. Diogo fica perplexo ao saber que ela está grávida.

Segunda-feira, 16/06/2003 [V1] – Gravidez em dúvida: Diogo acusa Marina de estar inventando uma gravidez. Marina garante que não vai rastejar pelo amor dele e, se necessário, trairá no marido. Hilda inventa que Beto esqueceu a mochila na noite anterior, mas Leandro tem certeza que Hilda está escondendo algo. Elisa e Beto se trancam no banheiro e driblam Leandro. Os professores vigiam Santana. Diogo jura que não vai abrir mão dos seus direitos de pai. Sílvia se choca quando Marina a provoca dizendo que o filho que espera pode nem ser de Diogo e ele quase perde a cabeça. Heloísa pede que Sérgio chame-a de Helô e estranha por ele tomar banho de porta fechada e não trocar mais a roupa na frente dela. Lorena mostra as fotos de Expedito no desfile para Ana, que comenta que esta não é uma vida para o filho. Marta avisa a Gracinha que não vai admitir uma relação entre seu filho e a filha da empregada, alerta que ela não deve engravidar e sugere que ela faça uma longa viagem. Gracinha chora de raiva. Sérgio procura Helena para uma conversa. Segunda-feira, 16/06/2003 [V2] – Gravidez em dúvida: Rodrigo pede ajuda ao pai para conseguir patrocínio da clínica de Onofre para sua peça de teatro. Sérgio afirma para Helena que Heloisa continua a mesma: as mesmas obsessões, os mesmos ciúmes. Helena diz que qualquer esforço só valerá a pena se ele realmente gostar dela. Diogo se surpreende ao ver a prima no bar, mas ela logo vai embora. Sérgio confessa que sente somente piedade pela ex-mulher. Heloisa cheira a roupa de Sérgio, apaixonada. Sílvia marca encontro com Caetano, porque Afrânio chegará no dia seguinte. Vidinha e Sérgio conversam. Ele diz que resolveu tentar novamente com Heloisa. Heloisa controla a sua raiva ao surpreender os dois no elevador. E na saída, insiste em dar carona para Vidinha, que morre de medo. Rodrigo é irônico com Laura na frente de Luciana. Leopoldo e Flora convidam a família para assistir Sérgio Britto no teatro. Raquel se desespera ao saber que Marcos destruiu a bicicleta de Fred e pede que ele fique longe dela. Alzira procura Estela. Ela se empenha em preparar o apartamento para recebê-la. Rodrigo aconselha Edwiges a reagir e convida-a a fazer parte do grupo de teatro. Rafaela aguarda ansiosamente o encontro com Clara.

Terça-feira, 17/06/2003 [V1] – Sentimentos: Helena insiste em saber se Sérgio ainda gosta de Heloisa. Luciana fica estática ao ouvir a voz de Diogo, que comenta com Téo que seu casamento acabou. Diogo se surpreende ao ver a prima, que vai embora logo. Sérgio confessa que sente somente piedade pela ex-mulher. Heloisa cheira a roupa de Sérgio, apaixonada. Sílvia marca encontro com Caetano, porque Afrânio chegará no dia seguinte. Vidinha e Sérgio conversam no elevador sobre livros. Heloisa controla a sua raiva ao surpreender os dois e insiste em dar carona para Vidinha, que morre de medo. Rodrigo é ferino com Laura na frente de Luciana. Leopoldo e Flora convidam a família para uma ida ao teatro. Raquel se desespera ao saber que Marcos destruiu a bicicleta de Fred e pede que ele fique longe dela. Alzira procura Estela. Luciana e Lucas lancham no Nick Bar. Rodrigo aconselha Edwiges a reagir e convida-a a fazer parte do grupo de teatro. Fernanda cruza com Luciana e Lucas.  Terça-feira, 17/06/2003 [V2] – Sentimentos: Luciana e Lucas lancham no Nick Bar. De repente, os dois cruzam com Fernanda em pleno trabalho. Lucas pede que Fernanda leve Salete um dia no hotel para os dois brincarem. Fernanda se despede com um longo abraço em Lucas. Alzira explica que o proprietário colocou à venda a chácara em que Padre Pedro mora e faz seus trabalhos sociais. Estela garante que vai ajudá-los, mas Alzira pede sigilo. Várias mulheres dão seus depoimentos no MADA. Heloísa conta ao grupo que é estéril por opção e teme a reação de Sérgio o dia em que ele souber. Dóris comenta com a família que Estela comprou a chácara. Alzira garante a Padre Pedro que está rezando para que tudo se resolva. Marcos chega com um presente para Raquel, mas ela o manda sumir de sua vida. Ela se tranca no banheiro e ele esmurra a porta. Expedito garante a Lorena que, com o tempo, Ana vai aceitar a sua nova vida. Helena aconselha a irmã a contar a verdade para Sérgio. Rafaela recebe Clara, toda feliz. Silvia pede que Caetano a leve onde levaria qualquer mulher.

Quarta-feira, 18/06/2003 [V1] – Amizade pura: Lucas pede que Fernanda leve Salete um dia no hotel para os dois brincarem. Fernanda se despede com um longo abraço em Lucas. Alzira explica que o proprietário colocou à venda a chácara em que Padre Pedro mora e faz seus trabalhos sociais. Estela garante que vai ajudá-los, mas Alzira pede sigilo. Várias mulheres dão seus depoimentos no MADA. Heloísa conta ao grupo que é estéril por opção e teme a reação de Sérgio o dia em que ele souber. Dóris comenta com a família que Estela comprou a chácara. Alzira garante a Padre Pedro que está rezando para que tudo se resolva. Marcos chega com um presente para Raquel, que o manda sumir de sua vida. Ela se tranca no banheiro e ele esmurra a porta. Expedito garante a Lorena que, com o tempo, Ana vai aceitar a sua nova vida. Helena aconselha a irmã a contar a verdade para Sérgio. Rafaela recebe Clara, toda feliz. Silvia pede que Caetano a leve onde levaria qualquer mulher. Quarta-feira, 18/06/2003 – Amizade pura: Clara se surpreende ao encontrar a casa exatamente como deixou. Rafaela garante que tudo ficou igual para ter a certeza que Clara vai voltar. As duas se abraçam emocionadas. Luciana e César se beijam no começo da noite sabendo como ela vai terminar. Caetano reluta, mas Sílvia o convence: ela paga o motel, que deve ter cama redonda e muito mais. Marcos obriga Raquel a vestir o casaco, brindar e fazer amor com ele. Raquel reage dizendo que não vai agüentar tanta pressão. Marcos põe um revólver na mão dela e manda que ela atire. Ela chama-o de louco. Helô acha mais prático sugerir a Sérgio que eles adotem uma criança. Salete continua preocupada com a profecia do anjo. Diogo e Sérgio encontram-se com Luciana e César no Nick Bar. Ela finge não ligar para o primo, mas os dois cruzam um olhar expressivo. Sílvia se deslumbra com o motel e enche a piscina de espuma.

Quinta-feira, 19/06/2003 – Tudo igual: Clara se surpreende ao encontrar a casa exatamente como deixou. Rafaela garante que tudo ficou igual, porque quer ter a certeza que ela vai voltar. As duas se abraçam emocionadas. Luciana e César se beijam no começo da noite sabendo como ela vai terminar. Caetano reluta, mas Sílvia convence-o: ela paga o motel, que deve ter cama redonda e tudo o mais. Marcos obriga Raquel a vestir o casaco, brindar e fazer amor com ele. Raquel reage que não vai agüentar tanta pressão e ele entrega um revólver na mão dela, mandando que atire. Ela chama-o de louco. Helô vai sugerir a Sérgio que adotem uma criança. Salete continua preocupada com a profecia do anjo. Diogo e Sérgio encontram-se com Luciana e César no Nick Bar. Ela finge não ligar para o primo, mas os dois cruzam um olhar expressivo. Sílvia se deslumbra com o motel, enche a piscina de espuma, toma champanhe, coloca um lençol de linho na cama e ama Caetano. Quinta-feira, 19/06/2003 – Tudo igual: Diogo volta para casa e não encontra Marina. Lorena dá conselhos para Marina. Diogo telefona para a mãe, em busca da mulher. Lorena fica atônita ao saber da gravidez. Marina chora e Lorena manda Diogo buscá-la. Sílvia e Caetano se amam sem parar. Heloísa reclama do jeito de Sérgio. Marina confessa para a sogra que inventou a gravidez. Expedito se oferece para conversar com Diogo e manda Marina parar de chorar, para que o marido não fique com pena dela. Sílvia mostra-se insaciável e aberta a novas experiências, como fumar. Marina pede para dar uma caminhada na praia e Diogo aguarda, impaciente. Lorena recrimina Dóris por criticar a velhice.

Sexta-feira, 20/06/2003 [V1] – A crise de Marina: Diogo volta para casa e não encontra Marina. Lorena dá conselhos para Marina. Diogo telefona para a mãe, em busca da mulher. Lorena fica atônita ao saber da gravidez. Marina chora e Lorena manda Diogo buscá-la. Sílvia e Caetano se amam sem parar. Heloísa reclama do jeito de Sérgio. Marina confessa para a sogra que inventou a gravidez. Expedito se oferece para conversar com Diogo e manda Marina parar de chorar, para que o marido não fique com pena dela. Sílvia mostra-se insaciável e aberta a novas experiências, como fumar. Marina pede para dar uma caminhada na praia e Diogo aguarda, impaciente. Lorena recrimina Dóris por criticar a velhice. Carlinhos mostra-se carinhoso com os avós e disposto a acompanhá-los em um baile. Marina entra no mar e Diogo mergulha para salvá-la. Ele retira-a desacordada e faz respiração boca a boca. Marina garante que preferia ter morrido. Sexta-feira, 20/06/2003 – A crise de Marina: Salete sonha novamente com o anjo e acorda assustada. Fernanda abraça a filha, que insiste que o anjo continua no quarto. Um vento mexe os cabelos de Fernanda e derruba uma folha de papel. Heloísa avisa Sérgio que não é estéril e está disposta a fazer um tratamento para engravidar, mas, se não der certo, eles podem adotar. Ele retruca que não é o momento, quase desesperado. Hilda sugere que eles comprem um apartamento para Elisa e Leandro reage. Leonora encontra fotos de Raquel dentro de um caderno do filho. Fred pega um canivete e coloca na mochila. Marcos, de carro, provoca Fred na bicicleta, o que perturba Raquel. Adelaide pega Santana bebendo.

Sábado, 21/06/2003 [V1] – As duas Sílvias: Sílvia avisa a Caetano que, fora do motel, é só a patroa de Shirley. Salete sonha novamente com o anjo e acorda assustada. Fernanda abraça a filha, que insiste que o anjo continua no quarto. Um vento mexe os cabelos de Fernanda e derruba uma folha de papel. Heloísa avisa Sérgio que não é estéril e está disposta a fazer um tratamento para engravidar, mas, se não der certo, eles podem adotar. Ele retruca que não é o momento, quase desesperado. Hilda sugere que eles comprem um apartamento para Elisa e Leandro reage. Leonora encontra fotos de Raquel dentro de um caderno do filho. Fred pega um canivete e coloca na mochila. Marcos, de carro, provoca Fred na bicicleta, o que perturba Raquel. Paulinha faz piadinha e Clara se atraca com ela. Marina pede que Diogo fique abraçado com ela. Sílvia dobra o salário de Shirley. Adelaide pega Santana bebendo e garante que vai lutar junto com ela. Edwiges e Cláudio caminham um para o outro na praia. Marcos bate em Fred, que puxa o canivete. Sábado, 21/06/2003 [V2] – As duas Sílvias: Adelaide garante que vai lutar junto com ela e praticamente obriga Santana a se maquiar e sair para a escola. Paulinha faz piadinha e Clara se atraca com ela. Marina pede que Diogo fique abraçado com ela. Sílvia dobra o salário de Shirley. Edwiges e Cláudio caminham um para o outro na praia. Marcos bate em Fred, que puxa o canivete. Marcos debocha de Fred, que garante ser capaz de defender Raquel. Fred rasga o casaco de Marcos com um golpe de canivete, que, furioso, investe para cima do rapaz. Cláudio pede uma segunda chance e convida Edwiges para uma conversa. Marcos chuta a mão de Fred e o canivete voa longe. Os dois se embolam no chão e o jovem recupera a arma.

Segunda-feira, 23/06/2003 – Vencida pelo vício:  Fred enfia o canivete na mão de Marcos e avisa que nunca mais ele vai encostar nele ou em Raquel, pois vai denunciá-lo. Lorena, Rosinha e Helena combinam com Rodrigo apresentar uma peça na festa de encerramento de ano da escola. Salete passeia pelo hotel, mas Fernanda manda que ela volte para o quarto de Téo. Gracinha avisa Celeste que sua menstruação está atrasada. Marta quase surpreende a conversa. Lorena se preocupa porque a escola fechou no vermelho. Lobato reage quando Santana insiste que não está em condições de dar aula e Adelaide a obriga a assumir a sua turma. Santana não consegue dar a aula e chora na frente dos alunos. Paulinha ironiza o estado da professora e acaba levando uma bofetada de Clara. Yvone se assusta ao ver o estado da mão de Marcos, que se irrita com ela. Adelaide tenta impedir, mas Santana manda que ela invente uma desculpa e vai para casa. Marcos mente que foi um assalto e que matará o rapaz se pegá-lo. Yvone registra a informação, depois vê o logotipo da escola na toalha. Marcinha recrimina a atitude de Paulinha. Vidinha aconselha Edwiges a não ser tão dura com Cláudio. Santana pára no botequim e vira alguns conhaques. Marcos conta vantagens para César, que manda Tereza atendê-lo. Santana reza na igreja e pede para …

Terça-feira, 24/06/2003 – Reforço para o teatro: Rodrigo convida Vidinha a participar do grupo de teatro. Gracinha aparece na loja e pergunta sobre Edwiges. Padre Pedro e Alzira encontram Santana dormindo no banco da igreja, completamente bêbada. Ela acorda e mente que estava com uma horrível dor de cabeça. O Padre avisa Helena, que manda Lobato buscá-la. Marta comenta com Sílvia que teme que Gracinha esteja armando o golpe da barriga. Silvia fica atenta quando a irmã conta de um casal que está se separando, porque a mulher se apaixonou pelo segurança. Santana garante a Lobato que a batalha já foi ganha, mas pela bebida, e que vai desistir da escola e voltar para o interior. Ele insiste que os amigos estão do lado dela e os dois saem de mãos dadas da igreja. Rafael repreende Fernanda, que observa escondida Salete almoçando com Téo. Sérgio, Lorena, Expedito, Vidinha sentam-se com Téo. Santana pede que Adelaide deixe-a em paz. Lorena ironiza por encontrar Leila fora de seu posto de trabalho. Raquel se apavora ao saber que Marcos se feriu na escola e teme por Fred.

Quarta-feira, 25/06/2003 – Enfrentando a fera:  Raquel marca encontro com Fred. Estela deixa claro para o advogado do proprietário que deseja prioridade na compra da chácara e pede sigilo. Heloisa não gosta de ver Sérgio sentado ao lado de Vidinha no Nick Bar. Raquel fica em pânico ao saber o que aconteceu e avisa Fred que vai sair da escola e mudar de cidade mais uma vez. Ele pede que Raquel enfrente Marcos. Heloisa ironiza que Sérgio tinha um compromisso de trabalho e neste momento o cliente chega. Adelaide chora, quando Helena avisa que não sabe se poderá dar uma nova chance para Santana. César tranca em sua gaveta uma foto de Helena. Cláudio vibra quando Edwiges concorda em sair com ele. Heloisa, em seu depoimento no MADA, confessa que está tentando se controlar. Edwiges concorda em tentar de novo e beija Cláudio. Os dois rodopiam, se abraçam, se beijam. Ao chegar em casa, Cláudio sente o impacto da notícia: Gracinha avisa que sua menstruação está atrasada. Marcos garante que vai matar Fred e dá bofetadas em Raquel. Ela pega o revólver e ameaça matá-lo.

Quinta-feira, 26/06/2003 – Sob a mira de um revólver: Marcos jura que ama Raquel. Ela se prepara para atirar. Ele promete que nunca mais vai à escola, que não ameaçará mais Fred, mas que no final do ano ela deve largar a escola e viver só para os dois. Raquel jura que não pretende abandonar o que lhe dá felicidade por alguém que só a maltrata. Gracinha manda que Cláudio não se preocupe: se estiver grávida, vai sumir e criar o seu filho sozinha. Ele fica arrasado, com lágrimas nos olhos. Edwiges confessa para a mãe que já está preparada para ser de Cláudio. Lorena recebe os amigos em uma festa em sua casa. Marcos joga um travesseiro na arma, que dispara acima de sua cabeça. Raquel atira mais uma vez e a bala passa perto de Marcos. Ele parte para cima dela, que bate nele com um castiçal e depois sai correndo para a rua, junto com a empregada. Marcos sorri para os vizinhos, brinca que a mulher é ciumenta, mas demonstra todo seu ódio sozinho em casa. Raquel chora convulsivamente, sendo amparada por Yvone. Sílvia combina futuros encontros com Caetano. Shirley confessa que sonhou que estava se casando e gostaria que os patrões fossem os padrinhos. Marcos tira as balas da parede, pega a arma com um lenço, guarda tudo na gaveta, se arruma e sai.

Sexta-feira, 27/06/2003 – Precauções de Fred: Téo pede que Luciana convença Helena a se juntar aos convidados. Sônia se emociona com Helena. Helena dá um sorriso ao saber que César está na festa e promete ir. Heloisa se amargura vendo que Sérgio se irritou por ela ter ligado demais. Ele avisa que prefere ir à festa de Lorena a jantar em casa. Raquel manda que Fred tome todo o cuidado contra Marcos. E dá um beijinho nele. Sérgio é festejado quando chega na casa de Lorena. Heloisa confessa a Helena que precisa ser desejada, amada, pois está carente e feia. Marcos anda pelas ruas buscando por Raquel. Marta avisa que está vendo uma atividade ou uma viagem para Gracinha. E manda que ela durma com a porta do quarto trancada. E faz a mesma recomendação para Cláudio. Cláudio chora, mas garante a Edwiges que ela nunca mais vai precisar se preocupar com Gracinha. Heloisa fica em pânico ao saber que Sérgio está no quarto de Vidinha, mas Lorena deixa claro que a filha não está em casa. Sérgio conversa com Jairo e Lucas sobre a sua relação com o pai e o que gostaria de fazer com o filho, o que deixa Heloisa, que observa escondida, com lágrimas nos olhos. Marcos liga e Raquel manda que ele saia de sua casa, se não ela dará queixa na delegacia. Ele ameaça-a com um processo de tentativa de assassinato por …

Sábado, 28/06/2003 – O receio de Heloisa: Raquel entra cautelosamente no apartamento e descobre que Marcos está no chuveiro, cantarolando. Salete, aterrorizada, pede para Fernanda chamar Téo. Raquel expulsa Marcos, que manda que ela se cale. Carlão tem uma conversa franca com o filho, que conta jamais ter dormido com uma mulher. O pai pede que Carlinhos não assedie Zilda. Estela bebe e brinda ao seu amor pelo Padre Pedro. Lorena oferece sua casa de Petrópolis para Helena, que deseja um tempo para refletir. Heloisa vigia Sérgio dançando. Marcos ameaça denunciar Raquel. O crápula garante que ela não tem provas que ele bateu nela ao longo dos anos. E, pior, Fred pode pegar um ano de cadeia por tê-lo esfaqueado. Lorena teme os ciúmes de Heloísa.

Segunda-feira, 30/06/2003 – Instinto paterno: Paulinha pede para morar na casa de Marcinha até o vestibular. Téo, Helena e Lorena impedem que Estela faça um strip-tease. Sérgio procura por Heloísa, que saiu despercebida da festa. Raquel se tranca no quarto. Marcos se volta contra Yvone e acusa-a de encher a cabeça da mulher. Fred acaricia a foto de Raquel, colada em seu caderno. Heloisa garante que preferiu passear na praia a ser ignorada. Salete, aos prantos, pede que Téo não deixe Fernanda morrer. Téo promete cuidar de Fernanda e de Salete. Eugênio e Dóris tentam curar a ressaca de Estela. Helena sorri esperançosa, ao se lembrar das palavras de César. César olha as fotos antigas com Helena. Salete agarra a mão de Téo, mesmo dormindo, e ele decide ficar a noite ao lado da menina. Fernanda chora ao ver um desenho do anjo feito pela filha. Marcos subjuga Raquel, mas ela permanece firme. Ele chora rejeitado, faz a mala e avisa que vai dar um tempo para que ela pense. Raquel pede que Yvone mande trocar a fechadura após a saída do marido. Fernanda agradece a atenção de Téo. Paulinha hostiliza Clara e fala mal de Raquel. Fred pede que Raquel deixe que ele a proteja. Ela manda que ele continue tomando cuidado, pois Marcos pode aprontar alguma coisa. Marcos ameaça Yvone antes de ir embora. Santana   Segunda-feira, 30/06/2003 – Instinto paterno: Paulinha pede para morar na casa de Marcinha até o vestibular. Téo, Helena e Lorena impedem que Estela faça um strip-tease. Sérgio procura por Heloísa, que saiu despercebida da festa. Raquel se tranca no quarto. Marcos se volta contra Yvone e acusa-a de encher a cabeça da mulher. Fred acaricia a foto de Raquel, colada em seu caderno. Heloisa garante que preferiu passear na praia a ser ignorada. Salete, aos prantos, pede que Téo não deixe Fernanda morrer. Téo promete cuidar de Fernanda e de Salete. Eugênio e Dóris tentam curar a ressaca de Estela. Helena sorri esperançosa, ao se lembrar das palavras de César. César olha as fotos antigas com Helena.

Terça-feira, 01/07/2003 [V1] – Avó ausente: Fernanda ouve sua mãe, Inês, confessar que perdeu tudo e pede dinheiro emprestado. Fernanda se chateia porque a mãe nem fala com Salete. Estela vibra ao saber que o proprietário da chácara gostou de sua proposta e quer conversar. Vidinha não deixa que ela peça champanhe para comemorar. Cláudio se abre com Rodrigo, que o aconselha a abrir o jogo com Edwiges, caso Gracinha esteja grávida. Helena pede desculpas por ter sido grosseira com Téo e convida-o para jantar em casa. Santana garante a Helena ter chegado ao fundo do poço e que está tentando se reerguer. Vidinha, Estela, Dóris e Heloísa assistem ao jogo de vôlei de Sérgio e Leandro. Lorena deseja sorte para Expedito, que sai para uma reunião sobre um comercial. Marcondes corteja Laura, que avisa que ainda não está preparada para uma nova relação. O professor Barros de Andrade sofre um infarto. Laura vai pegar um envelope na sala de César e descobre a foto de Helena. Santana pede desculpas aos alunos. Rodrigo marca reunião da peça em sua casa. Paulinha provoca Clara e as duas começam a brigar dentro da piscina. Terça-feira, 01/07/2003 [V2] – Avó ausente: Salete agarra a mão de Téo, mesmo dormindo, e ele decide ficar a noite ao lado da menina. Fernanda chora ao ver um desenho do anjo feito pela filha. Marcos subjuga Raquel, mas ela permanece firme. Ele chora rejeitado, faz a mala e avisa que vai dar um tempo para que ela pense. Raquel pede que Yvone mande trocar a fechadura após a saída do marido. Fernanda agradece a atenção de Téo. Paulinha hostiliza Clara e fala mal de Raquel. Fred pede que Raquel deixe que ele a proteja. Ela manda que ele continue tomando cuidado, pois Marcos pode aprontar alguma coisa. Marcos ameaça Yvone antes de ir embora. Santana volta à escola. Helena conta para Hilda o seu plano: vai para Petrópolis e avisa César que está esperando por ele. Sílvia reclama com Afrânio da falta de sexo. Cláudio aconselha Gracinha a se certificar se está realmente grávida. Edwiges nota a preocupação do namorado, mas ele garante que está tudo bem. Inês pede ajuda a filha, Fernanda.

Quarta-feira, 02/07/2003 – Deixa disso: Rosinha manda que as duas parem senão serão suspensas. Paulinha responde desaforada e Oswaldo grita com autoridade, para ódio da filha. Helena condena o preconceito de Paulinha, avisa que não vai tolerar mais brigas e faz com que as duas apertem as mãos. Na saída, as duas se ameaçam aos cochichos. Lorena manda Dóris e Vidinha pararem de provocar Heloisa. Antes de morrer, o professor Barros de Andrade pede a Onofre que Laura seja a sua sucessora como chefe da equipe. Estela dá as boas novas para Alzira e pede para ser convidada para um chá. Hilda faz Leandro jurar que não vai comentar com Sérgio que Heloisa fez laqueadura. Sérgio se irrita ao ver Heloísa cercada de revistas sobre bebês. Tereza ouve Luciana e Pérola conversando sobre Diogo. Salete não quer ficar mais na casa que mora. Alzira tranqüiliza Pedro que eles não vão precisar sair da chácara. Raquel descobre que Marcos levou o revólver. O telefone toca e ela ouve a mesma música que a aterroriza. Téo chega para jantar com Helena. Edwiges convida Cláudio para entrar em seu quarto e avisa que chegou a hora de ser dele. Quarta-feira, 02/07/2003 – Dinheiro emprestado:

Fernanda ouve sua mãe, Inês, confessar que perdeu tudo e pede dinheiro emprestado. Fernanda se chateia porque a mãe nem fala com Salete. Estela vibra ao saber que o proprietário da chácara gostou de sua proposta e quer conversar. Vidinha não deixa que ela peça champanhe para comemorar. Cláudio se abre com Rodrigo, que o aconselha a abrir o jogo com Edwiges, caso Gracinha esteja grávida. Helena pede desculpas por ter sido grosseira com Téo e convida-o para jantar em casa. Santana garante a Helena ter chegado ao fundo do poço e que está tentando se reerguer. Vidinha, Estela, Dóris e Heloísa assistem ao jogo de vôlei de Sérgio e Leandro. Lorena deseja sorte para Expedito, que sai para uma reunião sobre um comercial. Marcondes corteja Laura, que avisa que ainda não está preparada para uma nova relação. O professor Barros de Andrade sofre um infarto. Laura vai pegar um envelope na sala de César e descobre a foto de Helena. Santana pede desculpas aos alunos. Rodrigo marca reunião da peça em sua casa. Paulinha provoca Clara e as duas começam a brigar dentro da piscina.

Quinta-feira, 03/07/2003 – Juras de amor: Edwiges garante que tem certeza do amor dele. Cláudio, tenso, lembra das palavras de Gracinha. Os dois se beijam. Orlando teme ser despedido e culpa a filha. Celeste garante que tudo deve melhorar, pois Gracinha pode estar grávida. Helena insiste com Téo que não quer que ele cuide mais de seus investimentos. Cláudio tenta falar alguma coisa, mas Edwiges parte para cima dele com mais um beijo. Raquel se apavora com os telefonemas. Vidinha pede que não insistam com a história que está enamorada de Sérgio. Cláudio recua, avisa que não pode continuar, o que deixa Edwiges morta de vergonha. Ela pede que ele vá embora e nunca mais volte. Rafaela percebe uma troca de olhares entre Rodrigo e Clara. Salete desenha o anjo, deixando Fernanda mais preocupada. Cláudio expulsa Marta de seu quarto, batendo a porta na sua cara. Margareth elogia Rodrigo, mas Clara nem ouve. Todos se encontram no enterro do Doutor Barros de Andrade. Raquel recebe flores de Marcos. Cláudio entra no quarto de Gracinha.  Quinta-feira, 03/07/2003 – Deixa disso: Rosinha manda que as duas parem senão serão suspensas. Paulinha responde desaforada e Oswaldo grita com autoridade, para ódio da filha. Helena condena o preconceito de Paulinha, avisa que não vai tolerar mais brigas e faz com que as duas apertem as mãos. Na saída, as duas se ameaçam aos cochichos. Lorena manda Dóris e Vidinha pararem de provocar Heloisa. Antes de morrer, o professor Barros de Andrade pede a Onofre que Laura seja a sua sucessora como chefe da equipe. Estela dá as boas novas para Alzira e pede para ser convidada para um chá. Hilda faz Leandro jurar que não vai comentar com Sérgio que Heloisa fez laqueadura. Sérgio se irrita ao ver Heloísa cercada de revistas sobre bebês. Tereza ouve Luciana e Pérola conversando sobre Diogo. Salete não quer ficar mais na casa que mora. Alzira tranqüiliza Pedro que eles não vão precisar sair da chácara. Raquel descobre que Marcos levou o revólver. O telefone toca e ela ouve a mesma música que a aterroriza. Téo chega para jantar com Helena. Edwiges convida Cláudio para entrar em seu quarto e avisa que chegou a hora de ser dele.

Sexta-feira, 04/07/2003 – Cláudio investiga: Cláudio insiste em saber se Gracinha está grávida. Ela se irrita ao perceber que ele está preocupado com Edwiges e manda que ele seja feliz com a namorada. Ele a acusa de estar sendo falsa. Gracinha confirma estar grávida, embora nem tenha feito o exame, e manda que ele vá correndo contar para a mãe, para que ela seja expulsa da casa. Argemiro consola Edwiges, que chora, mas nada fala. Tereza paparica Laura durante o enterro. Gracinha avisa a Cláudio que vai tirar a criança. Cláudio se recusa a conversar com Marta. Caetano e Shirley dão flores para Sílvia, que marca encontro com o taxista. Marina e Diogo voltam, ainda brigados. Inês fica furiosa quando Fernanda se recusa a emprestar-lhe mais dinheiro. Com medo que a mãe revele alguma coisa sobre Lucas, Fernanda acaba cedendo. Raquel manda Paulinha para a secretaria, após a aluna ironizar Fred. Diogo volta para a casa da mãe. Helena obriga Paulinha a pedir desculpas para a professora. Leandro reclama com Hilda sobre a presença de Heloísa todo dia na hora do vôlei. Salete pergunta para a mãe se é verdade o que a avó falou que ela não sabe quem é seu pai. Edwiges não vê quando Cláudio entra em seu quarto. Sexta-feira, 04/07/2003 – Juras de amor: Edwiges garante que tem certeza do amor dele. Cláudio, tenso, lembra das palavras de Gracinha. Os dois se beijam. Orlando teme ser despedido e culpa a filha. Celeste garante que tudo deve melhorar, pois Gracinha pode estar grávida. Helena insiste com Téo que não quer que ele cuide mais de seus investimentos. Cláudio tenta falar alguma coisa, mas Edwiges parte para cima dele com mais um beijo. Raquel se apavora com os telefonemas. Vidinha pede que não insistam com a história que está enamorada de Sérgio. Cláudio recua, avisa que não pode continuar, o que deixa Edwiges morta de vergonha. Ela pede que ele vá embora e nunca mais volte. Rafaela percebe uma troca de olhares entre Rodrigo e Clara. Salete desenha o anjo, deixando Fernanda mais preocupada. Cláudio expulsa Marta de seu quarto, batendo a porta na sua cara. Margareth elogia Rodrigo, mas Clara nem ouve. Todos se encontram no enterro do Doutor Barros de Andrade. Raquel recebe flores de Marcos. Cláudio entra no quarto de Gracinha.

Sábado, 05/07/2003 – Cláudio investiga: Cláudio insiste em saber se Gracinha está grávida. Ela se irrita ao perceber que ele está preocupado com Edwiges e manda que ele seja feliz com a namorada. Ele a acusa de estar sendo falsa. Gracinha confirma estar grávida, embora nem tenha feito o exame, e manda que ele vá correndo contar para a mãe, para que ela seja expulsa da casa. Argemiro consola Edwiges, que chora, mas nada fala. Tereza paparica Laura durante o enterro. Gracinha avisa a Cláudio que vai tirar a criança. Cláudio se recusa a conversar com Marta. Caetano e Shirley dão flores para Sílvia, que marca encontro com o taxista. Marina e Diogo voltam, ainda brigados. Inês fica furiosa quando Fernanda se recusa a emprestar-lhe mais dinheiro. Com medo que a mãe revele alguma coisa sobre Lucas, Fernanda acaba cedendo. Raquel manda Paulinha para a secretaria, após a aluna ironizar Fred. Diogo volta para a casa da mãe. Helena obriga Paulinha a pedir desculpas para a professora. Leandro reclama com Hilda sobre a presença de Heloísa todo dia na hora do vôlei. Salete pergunta para a mãe se é verdade o que a avó falou que ela não sabe quem é seu pai. Edwiges não vê quando Cláudio entra em seu quarto.

Segunda-feira, 07/07/2003 – Esperando problemas: Edwiges pressente a presença de alguém e vê Cláudio na porta de seu quarto. Fernanda garante para a filha que seu pai viajou logo depois que ela nasceu. Cláudio obriga Edwiges a ouvir as suas explicações. Fernanda mostra para a filha cartas escritas pelo pai dela, Miguel. Edwiges fica paralisada quando Cláudio conta sobre a gravidez de Gracinha. Ele pede desculpas e garante que nada irá separá-los, mas ela afirma que ele tem responsabilidade sobre a criança e o manda embora. Onofre e César cumprimentam Laura pela promoção e a avisam sobre a primeira reunião. Rafael manda Fernanda acomodar Salete na sala de leitura do hotel, mas pede que ela não leve mais a menina para o trabalho. Marina limpa as lágrimas, decidida a não chorar mais. Expedito fotografa no estúdio. Helena se prepara para viajar. Luciana dá uma fugida com César na hora do almoço. Lorena se incomoda com as indiretas de Ana sobre as armadilhas na nova profissão de Expedito. Téo se emociona quando Salete lê para ele a carta que escreveu para o pai. Sílvia e Marina dão de cara com César e Luciana no restaurante. Marta ouve Celeste e Gracinha comentando sobre a gravidez.  Segunda-feira, 07/07/2003 – Esperando problemas: Cláudio se recusa a conversar com Marta. Caetano e Shirley dão flores para Sílvia, que marca encontro com o taxista. Marina e Diogo voltam, ainda brigados. Inês fica furiosa quando Fernanda se recusa a emprestar-lhe mais dinheiro. Com medo que a mãe revele alguma coisa sobre Lucas, Fernanda acaba cedendo. Raquel manda Paulinha para a secretaria, após a aluna ironizar Fred. Diogo volta para a casa da mãe. Helena obriga Paulinha a pedir desculpas para a professora. Leandro reclama com Hilda sobre a presença de Heloísa todo dia na hora do vôlei. Salete pergunta para a mãe se é verdade o que a avó falou que ela não sabe quem é seu pai. Edwiges não vê quando Cláudio entra em seu quarto. Edwiges pressente a presença de alguém e vê Cláudio na porta de seu quarto. Fernanda garante para a filha que seu pai viajou logo depois que ela nasceu. Cláudio obriga Edwiges a ouvir as suas explicações. Fernanda mostra para a filha cartas escritas pelo pai dela, Miguel. Edwiges fica paralisada quando Cláudio conta sobre a gravidez de Gracinha.

Terça-feira, 08/07/2003 – Contra-golpe: Marta acusa Gracinha de estar dando um golpe. Marta alerta Orlando, Celeste e Gracinha que, se a criança nascer, não terá avós paternos. Gracinha garante a Orlando que a família de Cláudio vai pagar. Rodrigo convida o grupo de teatro e os professores para um churrasco. Luciana teme que Laura rivalize com César. Fred insiste em marcar um encontro com Raquel, mas ela teme estar sendo seguida por Marcos. Dóris reclama do barulho que os avós fazem. Paulinha garante que vai descobrir o que está acontecendo entre Fred e Raquel. Padre Pedro encontra o endereço de Estela anotado, pressiona a tia que acaba confessando ter pedido ajuda. Padre Pedro avisa que não vai aceitar. Laura comenta que viu a foto de Helena em sua gaveta, César dá uma desculpa e sente-se incomodado. Leandro comemora com a família no Nick Bar e faz piadinhas com Heloisa, que não gosta. Marta avisa Cláudio que Gracinha está realmente grávida e que eles precisam ter uma conversa. Estela abre a porta de sua suíte e dá de cara com Padre Pedro.  Terça-feira, 08/07/2003 – Contra-golpe: Cláudio pede desculpas e garante que nada irá separá-los, mas ela afirma que ele tem responsabilidade sobre a criança e o manda embora. Onofre e César cumprimentam Laura pela promoção e a avisam sobre a primeira reunião. Rafael manda Fernanda acomodar Salete na sala de leitura do hotel, mas pede que ela não leve mais a menina para o trabalho. Marina limpa as lágrimas, decidida a não chorar mais. Expedito fotografa no estúdio. Helena se prepara para viajar. Luciana dá uma fugida com César na hora do almoço. Lorena se incomoda com as indiretas de Ana sobre as armadilhas na nova profissão de Expedito. Téo se emociona quando Salete lê para ele a carta que escreveu para o pai. Sílvia e Marina dão de cara com César e Luciana no restaurante. Marta ouve Celeste e Gracinha comentando sobre a gravidez.

Quarta-feira, 09/07/2003 – Em nome de Deus: Padre Pedro agradece, mas avisa Estela que não pode aceitar que ela compre a chácara. Heloísa recrimina Sérgio por dar um livro para Vidinha. Leandro se mete na conversa do casal, aumentando a confusão. Onofre acha que Cláudio deve assumir a responsabilidade do filho. Marta se recusa a aceitar o neto. Orlando teme a demissão, mas Celeste acha que será diferente. Estela garante que comprou a chácara sem nenhuma outra intenção que não fosse a de ajudar Padre Pedro a continuar com o seu trabalho social. Ele insiste que ela não pode esperar nada dele, pois tem absoluta certeza da sua vocação. Estela reafirma que só quer colaborar com o trabalho social. Leandro e Sérgio, já alcoolizados, são fuzilados pelo olhar de Heloisa. Raquel chora de raiva ao atender ao telefone e ouvir a mesma música. Leandro é grosso com Heloísa, que joga bebida em sua cara e se retira. Diogo conversa com Marina que eles não podem mais continuar se magoando, e faz as malas. Os dois se beijam apaixonadamente na despedida. Quarta-feira, 09/07/2003 – Gracinha é humilhada: Marta acusa Gracinha de estar dando um golpe. Celeste confirma que Gracinha já fez um aborto antes. Marta avisa a Orlando, Celeste e Gracinha que, se nascer, a criança não terá avós paternos. Fernanda conta a Téo que sua mãe andou lhe pedindo novamente. Téo fica preocupado e pede que ela não deixe Salete presenciar essas conversas. Gracinha garante a Orlando que a família de Cláudio vai pagar por sua humilhação. Rodrigo convida o grupo de teatro e os professores para um churrasco. Luciana teme que Laura rivalize com César. Fred insiste em marcar um encontro com Raquel, mas ela teme estar sendo seguida por Marcos. Dóris reclama do barulho que os avós fazem. Padre Pedro encontra o endereço de Estela anotado. Sua tia confessa que pediu ajuda. Padre Pedro avisa que não vai aceitar.

Quinta-feira, 10/07/2003 [V1] – O choro do adeus: Marina desaba em prantos, após a partida de Diogo. Heloísa reclama que Sérgio não a defendeu. Lorena acarinha Diogo, que volta para a sua casa. Rafael e Téo comentam a possibilidade de Diogo e Luciana reatarem. Heloísa se deita ao lado de Sérgio e tenta seduzi-lo, mas ele finge dormir. Gracinha reafirma que não quer estragar a vida de Cláudio. Ela gosta, mas disfarça, quando ele conta que Edwiges já sabe de tudo. Onofre deixa claro que não concorda com aborto e manda Marta se entender com Gracinha. Estela vibra por ter sido aceita como voluntária nos projetos sociais de Padre Pedro. Salete não desgruda de Fernanda, se recusando a dormir sozinha. Ana convence Edwiges a ir ao churrasco. Estela se oferece para custear reparos na chácara e Alzira adora, apesar da preocupação de Pedro. Rodrigo recebe os convidados. Adelaide monitora Santana. Shirley vibra quando Sílvia confirma que ela e Afrânio serão seus padrinhos de casamento. Fernanda e Salete se encontram com Téo e Lucas. Diogo, Vidinha e Cláudio chegam na festa. César se aproxima quando Helena entra.  Quinta-feira, 10/07/2003 [V2] – Em nome do Pai: Laura comenta com César que viu a foto de Helena em sua gaveta. César dá uma desculpa e sente-se incomodado. Leandro comemora com a família no Nick Bar e faz piadinhas com Heloisa, que não gosta. Marta avisa Cláudio que Gracinha está realmente grávida e que eles precisam ter uma conversa. Estela abre a porta de sua suíte e dá de cara com Padre Pedro. Padre Pedro agradece, mas avisa Estela que não pode aceitar que ela compre a chácara. Heloísa recrimina Sérgio por dar um livro para Vidinha. Leandro se mete na conversa do casal, aumentando a confusão. Onofre acha que Cláudio deve assumir a responsabilidade do filho. Orlando teme a demissão, mas Celeste acha que será diferente. Estela garante que comprou a chácara sem segundas intenções. Ele insiste que ela não pode esperar nada dele, pois tem absoluta certeza da sua vocação. Estela reafirma que só quer colaborar com o trabalho social. Leandro e Sérgio, já alcoolizados, são fuzilados pelo olhar de Heloisa. Raquel chora de raiva ao atender ao telefone e ouvir a mesma música. Leandro é grosso com Heloísa, que joga bebida em sua cara e se retira. Diogo diz a Marina que eles não podem continuar se magoando e faz as malas. Os dois se beijam apaixonadamente na despedida.

Sexta-feira, 11/07/2003 [V1] – Encontro marcado: Helena comenta que vai para Petrópolis. Marcinha tira Luciana de perto do pai para mostrar alguma coisa. Helena circula entre os convidados. Matilde comenta que Helena vive atrás de César e aconselha o filho a contar aos filhos sobre o seu passado com a professora. Helena deixa o endereço de Petrópolis com César e convida-o para ir lá, passar a limpo a relação dos dois. Cláudio e Edwiges pensam em ir embora, para não constranger o outro. Salete ouve uma sirene da polícia, se assusta e abraça a mãe. Téo pede que Salete se acalme. Dóris acha que Padre Pedro está aceitando mais o interesse de Estela. Vidinha organiza um conjunto de slides para mostrar para Sérgio. Heloísa abre a porta de má vontade e chama Vidinha para uma conversa, quando ela pergunta pelo seu marido. Santana mostra-se inquieta diante de um carrinho cheio de garrafas de bebida. Rodrigo e Clara conversam sobre a Julieta de Shakespeare. Heloísa ameaça Vidinha, se ela continuar se aproximando de Sérgio. Ele chega e combina de ver os slides outro dia com Vidinha. Quando a jovem sai, Heloísa põe fogo nas fotografias.  Sexta-feira, 11/07/2003 [V2]- O choro do adeus: Marina desaba em prantos, após a partida de Diogo. Heloísa reclama que Sérgio não a defendeu. Lorena acarinha Diogo, que volta para a sua casa. Rafael e Téo comentam a possibilidade de Diogo e Luciana reatarem. Heloísa se deita ao lado de Sérgio e tenta seduzi-lo, mas ele finge dormir. Gracinha reafirma que não quer estragar a vida de Cláudio. Ela gosta, mas disfarça, quando ele conta que Edwiges já sabe de tudo. Onofre deixa claro que não concorda com aborto e manda Marta se entender com Gracinha. Estela vibra por ter sido aceita como voluntária nos projetos sociais de Padre Pedro. Salete não desgruda de Fernanda, se recusando a dormir sozinha. Ana convence Edwiges a ir ao churrasco. Estela se oferece para custear reparos na chácara e Alzira adora, apesar da preocupação de Pedro. Rodrigo recebe os convidados. Adelaide monitora Santana. Shirley vibra quando Sílvia confirma que ela e Afrânio serão seus padrinhos de casamento. Fernanda e Salete se encontram com Téo e Lucas. Diogo, Vidinha e Cláudio chegam na festa. César se aproxima quando Helena entra.

Sábado, 12/07/2003 – O flagra: Rodrigo convida Clara para ver umas fotos no seu quarto. Santana pega uma garrafa de vodka e se tranca no lavabo. Lucas e Salete brincam animadamente e fazem planos de viajar juntos. Adelaide bate na porta do lavabo, já intuindo o que está acontecendo, e Santana responde com a voz alterada. Rafaela vê Rodrigo e Clara se beijando. Adelaide se tranca no lavabo com Santana, impede-a de sair e obriga-a a lavar o rosto. Lucas pede que Téo pague a passagem de Salete para que ela viaje com ele e Helena. Fernanda reage. Lobato e Adelaide disfarçam para que ninguém perceba que Santana está de porre. Helena deixa claro que deseja César de volta e garante estar esperando-o. Edwiges recusa uma carona de Cláudio. Diogo pergunta se Luciana não tem ciúmes de César com Helena. Raquel tenta marcar uma conversa com Helena, mas ela avisa que está viajando. Paulinha percebe que Santana está embriagada e se aproxima. Raquel decide sair, mas dá de cara com Marcos em sua porta.  Sábado, 12/07/2003 – Mais uma premonição de Salete: Estela se oferece para custear reparos na chácara e Alzira adora, apesar da preocupação de Pedro. Adelaide monitora Santana na festa. Sílvia confirma o próximo encontro com Caetano. Shirley vibra quando Sílvia confirma que ela e Afrânio serão seus padrinhos de casamento. Marcinha fica na expectativa da chegada de Fred na festa. Fernanda e Salete se encontram com Téo e Lucas. César se aproxima quando Helena entra. Helena deixa com César o endereço de Petrópolis, para o caso de ele querer ir até lá. Lucas e Salete brincam animadamente e fazem planos de viajar juntos. Salete tem uma estranha premonição ao ouvir a sirene de um carro de bombeiros. Vidinha separa uns slides para mostrar a Sérgio. Quando Vidinha chega na casa de Sérgio, é Heloísa quem abre a porta.

Segunda-feira, 14/07/2003 [V1] – O flagra: Rodrigo convida Clara para ver umas fotos no seu quarto. Santana pega uma garrafa de vodka e se tranca no lavabo. Lucas e Salete brincam animadamente e fazem planos de viajar juntos. Adelaide bate na porta do lavabo, já intuindo o que está acontecendo, e Santana responde com a voz alterada. Rafaela vê Rodrigo e Clara se beijando. Adelaide se tranca no lavabo com Santana, impede-a de sair e obriga-a a lavar o rosto. Lucas pede que Téo pague a passagem de Salete para que ela viaje com ele e Helena. Fernanda reage. Lobato e Adelaide disfarçam para que ninguém perceba que Santana está de porre. Helena deixa claro que deseja César de volta e garante estar esperando-o. Edwiges recusa uma carona de Cláudio. Diogo pergunta se Luciana não tem ciúmes de César com Helena. Raquel tenta marcar uma conversa com Helena, mas ela avisa que está viajando. Paulinha percebe que Santana está embriagada e se aproxima. Raquel decide sair, mas dá de cara com Marcos em sua porta.  Segunda-feira, 14/07/2003 [V2] – O flagra: Heloisa destrata Vidinha, e manda que ela se afaste de seu marido. Logo depois, ela queima os slides que a moça queria mostrar para Sérgio. Rodrigo convida Clara para ver umas fotos no seu quarto. Santana pega uma garrafa de vodka e se tranca no lavabo. Lucas e Salete brincam animadamente e fazem planos de viajarem juntos. Adelaide bate na porta do lavabo, já intuindo o que está acontecendo, e Santana responde com a voz alterada. Rafaela vê Rodrigo e Clara se beijando. Adelaide se tranca no lavabo com Santana e a obriga a lavar o rosto. Lucas pede que Téo pague a passagem de Salete para que ela viaje com ele e Helena, e Fernanda reage. Lobato e Adelaide disfarçam para que ninguém perceba que Santana está de porre. Helena deixa claro que deseja César de volta e garante estar esperando-o em Petrópolis. Edwiges recusa uma carona de Cláudio. Diogo pergunta se Luciana não tem ciúmes de César com Helena. Raquel tenta marcar uma conversa com Helena, mas ela avisa que está viajando. Paulinha percebe que Santana está embriagada e se aproxima. Raquel decide sair, mas dá de cara com Marcos em sua porta. Téo procura Padre Pedro e pede que o religioso ajude Salete. Completamente embriagada, Santana se joga de roupa e tudo na piscina. Logo depois, a professora cai …

Terça-feira, 15/07/2003 [V1] – Tortura em casa: Gracinha garante ser importante discutir sobre o filho que está esperando de Cláudio. Estela sugere melhorias na igreja e Alzira promete fazer uma lista. Dóris acompanha tudo entediada, e só acha graça quando vê o belo Padre Olavo. Gracinha defende Cláudio e garante que ele está sofrendo. Edwiges acusa-a de estar dando um golpe e Gracinha avisa que vai tirar o filho. Marta avisa que Gracinha terá que deixar a casa. Edwiges faz um discurso emocionado contra o aborto. Celeste responde que ela e o marido terão que ir embora também e Marta concorda. Sílvia confirma seu programa com Caetano. Orlando manda Celeste voltar atrás, pedir desculpas à patroa e garante que vai convencer a filha a tirar a criança. Onofre não concorda com a atitude da mulher. Marcos segue Fred. Raquel encontra Fred na praia, acha que ele está sendo imprudente e consegue convencê-lo a ir embora. Adelaide avisa Santana que deseja se mudar. Marcos se hospeda no hotel e é recebido por Rafael. Salete vai almoçar e passar a tarde com Téo e Lucas. Fernanda abre a porta para Inês.  Terça-feira, 15/07/2003 -[V2] – Fora de casa!: Raquel manda as malas de Marcos para a rua, onde ele as aguarda. Ele fala com ela ao celular, e ameaça se vingar em Fred. Padre Pedro diz a Salete que ela não deve temer o anjo. Adelaide toma conta de Santana, embriagada. Clara conta a Rafaela que foi beijada por Rodrigo. Clara discute com a mãe quando esta fala mal de Rafaela. Rodrigo descobre que Diogo já foi namorado de Luciana. Djalma briga com a mulher bem na sala de Fernanda. Edwiges vê Cláudio na igreja, mas o ignora. Raquel atende o telefone e ouve a música misteriosa. Cláudio fica triste com o desprezo de Edwiges, visivelmente abalada. Gracinha chega de surpresa na casa de Edwiges

Quarta-feira, 16/07/2003 [V1] – Segredo mal guardado: Inês pede para dormir na casa da filha. Marcos convida Dóris e Estela para sentarem com ele à mesa. Téo observa. Fernanda hesita, mas acaba concordando que Inês fique. Ela circula, totalmente á vontade, pela casa. Marta garante a Afrânio que está torcendo pelo aborto e depois paga tudo que deve aos empregados e manda-os embora. Marina conta para Diogo que está pensando em fazer um curso de fotografia. E ele que tem planos de viajar. Marina sugere que ele se interesse pela escola. Estela se produz para ir à chácara. Salete, Téo e Lucas se divertem no cinema. Vidinha e Heloísa se encontram no elevador e trocam farpas. Heloísa desiste de passear na praia, porque Sérgio já voltou do jogo. Salete insiste que Lucas conheça a sua casa. Helena reage, ao ligar para casa e saber que Lucas e Téo saíram com Salete. Estela surpreende Padre Pedro, de bermuda, plantando e olha-o longamente. Ele retribui o olhar. Inês abre a porta e fica surpresa ao ver Lucas e comenta que conheceu-o bebê. Fernanda e Téo trocam um olhar desesperado.  Quarta-feira, 16/07/2003 [V2] – Tortura em casa: Gracinha garante ser importante discutir sobre o filho que está esperando de Cláudio. Estela sugere melhorias na igreja e Alzira promete fazer uma lista. Dóris acompanha tudo entediada, e só acha graça quando vê o belo Padre Olavo. Gracinha defende Cláudio e garante que ele está sofrendo. Edwiges acusa-a de estar dando um golpe e Gracinha avisa que vai tirar o filho. Marta avisa que Gracinha terá que deixar a casa. Edwiges faz um discurso emocionado contra o aborto. Celeste responde que ela e o marido terão que ir embora também e Marta concorda. Sílvia confirma seu programa com Caetano. Orlando manda Celeste voltar atrás, pedir desculpas à patroa e garante que vai convencer a filha a tirar a criança. Onofre não concorda com a atitude da mulher. Marcos segue Fred. Raquel encontra Fred na praia, acha que ele está sendo imprudente e consegue convencê-lo a ir embora. Adelaide avisa Santana que deseja se mudar. Marcos se hospeda no hotel e é recebido por Rafael. Salete vai almoçar e passar a tarde com Téo e Lucas. Fernanda abre a porta para Inês.

Quinta-feira, 17/07/2003 [V1] – Saúde em alerta!: Inês relembra que a última vez em que viu Téo foi na maternidade, quando ele levou Lucas. Pergunta se ele teve mais filhos com Helena e Fernanda pede que ela pare com tantas perguntas. Alzira mostra a chácara para Vidinha e Dóris. Estela e Padre Pedro ficam sozinhos. Fernanda ameaça expulsar a mãe, quando ela insiste que Salete deve saber que é irmã de Lucas. Padre Pedro pede que Estela não gaste tanto dinheiro e arranja uma desculpa para se afastar. Estela beija as mãos do padre, ainda sujas de terra. Diogo confessa para Expedito que Luciana marcou-o para sempre. Silvia coloca uma peruca loura e os óculos escuros na frasqueira e começa a se arrumar, excitada. Lorena adora saber a possibilidade de Diogo assumir a escola. Helena não entende quando Lucas comenta que a avó da Salete disse que o conhecia desde bebê. Cláudio acusa mãe de ter dado o golpe do baú no pai e julgar todas por ela. Gracinha ouve tudo e alisa a barriga. Sílvia pede para Caetano leve-a no mesmo motel que vai com Shirley e vive todas as suas fantasias. Marcos ameaça Raquel veladamente com a sua amizade com Téo e Rafael. Hilda percebe um caroço no seio. Helena pensa em César. Ele olha o papel com o endereço.  Quinta-feira, 17/07/2003 [V2] – Separados e civilizados: Orlando manda Celeste voltar atrás, pedir desculpas à patroa. Onofre não concorda com a atitude de Marta. Adelaide avisa Santana que deseja se mudar. Salete fala com Lucas ao telefone e combina de passear com ele. A mãe deixa. Marcos se hospeda no hotel e é recebido por Rafael. Salete vai almoçar e passar a tarde com Téo e Lucas. Marina conta para Diogo que está pensando em fazer um curso de fotografia. Ele diz que tem planos de viajar. Marina sugere que ele se interesse pela escola. Marcos convida Dóris e Estela para sentarem com ele à mesa. Téo observa tudo. Fernanda abre a porta para Inês

Sexta-feira, 18/07/2003 [V1] – Quando a mãe é o inimigo: Um telefonema de Luciana interrompe os pensamentos de César. Marina estranha que Sílvia tenha voltado com a frasqueira, que tinha ficado de entregar para uma amiga, mas ela disfarça. Lorena insiste que Vidinha comece a se inteirar também sobre a escola, mas ela nada promete. Fernanda se emociona, quando Salete pergunta se ela conhece Lucas desde bebê. Inês deixa escapar que pode ficar mais alguns dias e Fernanda deixa claro que é para ela ficar uma noite só. A mãe chantageia e Fernanda pressente o inferno que está por vir. Dóris garante que Padre Pedro olhou para Estela de um jeito diferente. Ela vibra e garante que sente amor e desejo pelo padre. No Nick Bar, Vidinha avisa que Marcos é casado, mas Dóris dá um jeito de se sentar com Estela ao lado dele. Rodrigo lembra ao pai que faz seis meses que Isabel morreu. Os dois se abraçam amigos e solidários. Téo aconselha Vidinha a não ficar na mesma mesa que Marcos. Helena desiste de esperar César e se deita. Ele desliga a luz, tenta dormir, mas como Helena, permanece de olhos abertos.  Sexta-feira, 18/07/2003 [V2] – Segredo mal guardado: Salete, Téo e Lucas se divertem no cinema. Vidinha e Heloísa se encontram no elevador e trocam farpas. Heloísa desiste de passear na praia, porque Sérgio já voltou do jogo. Salete insiste que Lucas conheça a sua casa. Helena reage, ao ligar para casa e saber que Lucas e Téo saíram com Salete. Estela surpreende Padre Pedro, de bermuda, plantando e olha-o longamente. Ele retribui o olhar. Inês abre a porta e fica surpresa ao ver Lucas e comenta que conheceu-o bebê. Fernanda e Téo trocam um olhar desesperado. Inês relembra que a última vez em que viu Téo foi na maternidade, quando ele levou Lucas. Pergunta se ele teve mais filhos com Helena e Fernanda pede que ela pare com tantas perguntas. Alzira mostra a chácara para Vidinha e Dóris. Estela e Padre Pedro ficam sozinhos. Fernanda ameaça expulsar a mãe, quando ela insiste que Salete deve saber que é irmã de Lucas. Padre Pedro pede que Estela não gaste tanto dinheiro e arranja uma desculpa para se afastar. Estela beija as mãos do padre, ainda sujas de terra.

Sábado, 19/07/2003 [V1] – O rosto da vergonha: Santana jura não ter cara para enfrentar os alunos, puxa a toalha de mesa, quebra tudo e chora. Adelaide manda que ela se vista e vá para a escola. Os alunos fazem brincadeiras com Santana, que finge levar na esportiva. Carlinhos toma a defesa, sempre em tom leve. Marcinha deixa claro que todos precisam de Santana. Rafaela se irrita ao ver um desenho ofensivo no quadro negro. Fred corre para apagar. Paulinha vibra. Santana entra, pede desculpas aos alunos e começa a aula. Rosinha adverte que os pais podem pressionar Helena. Santana sofre com a situação. Fred mente para Raquel que não está andando com o canivete. Hilda continua preocupada e Elisa insiste que ela procure o médico. Heloísa sorri quando Sérgio procura e não acha os slides de Vidinha. Laura chama Luciana para ser sua assistente em uma cirurgia de emergência e tudo corre muito bem. Cláudio fica bastante incomodado ao ver Gracinha se mudando para o quarto de empregada. Edwiges não sabe se atende a um telefonema de Cláudio. César chega em Petrópolis e Helena recebe-o com o coração aos pulos.  Sábado, 19/07/2003 [V2] – Quando a mãe é o inimigo: Cláudio acusa mãe de ter dado o golpe do baú no pai e julgar todas por ela. Gracinha ouve tudo e alisa a barriga. Sílvia pede para Caetano levá-la no mesmo motel que vai com Shirley e vive todas as suas fantasias. Marcos ameaça Raquel veladamente com a sua amizade com Téo e Rafael. Hilda percebe um caroço no seio. Helena pensa em César. Ele olha o papel com o endereço. Um telefonema de Luciana interrompe os pensamentos de César. Marina estranha que Sílvia tenha voltado com a frasqueira, que tinha ficado de entregar para uma amiga, mas ela disfarça. Lorena insiste que Vidinha comece a se inteirar também sobre a escola, mas ela nada promete. Fernanda se emociona, quando Salete pergunta se ela conhece Lucas desde bebê. Inês deixa escapar que pode ficar mais alguns dias e Fernanda deixa claro que é para ela ficar uma noite só. A mãe chantageia e Fernanda pressente o inferno que está por vir.

Segunda-feira, 21/07/2003 – Uma bofetada para Paulinha: Dóris garante que Padre Pedro olhou para Estela de um jeito diferente. Ela vibra e garante que sente amor e desejo pelo padre. No Nick Bar, Vidinha avisa que Marcos é casado, mas Dóris dá um jeito de se sentar com Estela ao lado dele. Rodrigo lembra ao pai que faz seis meses que Isabel morreu. Os dois se abraçam amigos e solidários. Téo aconselha Vidinha a não ficar na mesma mesa que Marcos. Helena desiste de esperar César e se deita. Ele desliga a luz, tenta dormir, mas como Helena, permanece de olhos abertos. César comenta que parecia que Helena o estava esperando. Ela confirma que tinha certeza que ele vinha. Luciana não encontra César em casa. Hilda pede que Heloisa vá com ela ao médico. César observa que Helena não pára de falar. Ela aproxima-se e beija-o. Margareth quase atropela Rafaela de propósito, depois de discutir com Clara. Paulinha debocha da situação e leva uma bofetada de Clara. Rosinha manda-as para a secretaria e decide suspender as duas. Heloísa garante que vai descobrir com quem Sérgio está transando. Raquel pede para Rosinha dizer que ela não está, quando um homem liga. Helena insiste que César almoce e sente-se vitoriosa quando ele desliga o celular. Diogo tripudia por Luciana não conseguir falar com o namorado. …

Terça-feira, 22/07/2003 – Matando a saudade: César e Helena se amam. Salete fica tensa ao ouvir sirenes da polícia e, como em um transe, sai de casa, pega o elevador e sai na rua. Wilma impede que ela seja atropelada. Helena garante que ninguém mais vai separá-los. Diogo faz chame para Dirce, que adora. Hilda fica envergonhada quando Heloísa, em seu depoimento, conta que queimou os slides de Vidinha. Hilda não consegue tirar da cabeça o depoimento de uma mulher que fez masteoctomia e se separou do marido. Helena manda César esquecer a reunião e puxa-o novamente para a cama. Inês acha que Salete é mimada e devia apanhar. Clara recusa ir á consulta com o psicanalista que Margareth marcou. Padre Pedro admite que pode se apaixonar e abandonar a batina, mas garante que é padre por vocação. Helena insiste com César que eles não devem revelar que se conheceram no passado. Ele vai embora, apesar da chuva. Dr Raul confirma um nódulo no seio de Hilda e pede exames. Estoura um pneu do carro de César. Raquel recebe flores de Marcos e rasga o cartão. César volta e Helena decide levá-lo para o Rio. Laura vê os dois juntos no estacionamento da clínica.

Quarta-feira, 23/07/2003 – Entre dois amores: Laura olha ironicamente quando César chega atrasado, explicando que foi procurar uma casa para comprar em Petrópolis. Lorena comemora com os amigos o primeiro contrato de Expedito para um comercial de TV. Diogo não tira os olhos de Luciana. Lorena e Téo monitoram de longe. Laura seduz César ao dizer que sente saudades dele, e que ele sempre será seu mestre na sala de cirurgia e na cama. Onofre convida a todos para uma esticada no Nick Bar. César conta para a namorada que foi à Petrópolis. Diogo ironiza e fica atento ao saber que Helena acaba de voltar de Petrópolis. Helena pede que Lucas relate seu encontro com a avó de Salete. Helena se perturba quando Luciana comenta sobre Petrópolis. Marina chega na festa e combina fotografar Expedito. Fred e Raquel se encontram num cineminha na casa de Rodrigo e Marcinha. Diogo se impressiona como Marina está mudada, mais independente. Inês e Fernanda discutem. Na hora da despedida, Diogo agarra Luciana e dá-lhe um grande beijo.

Quinta-feira, 24/07/2003 – Perdendo o controle: Luciana dá uma bofetada em Diogo, mas logo se arrepende. Ele garante que pancada de amor não dói. Onofre reconhece para os amigos que está com cara de avô. Luciana comenta que Helena e César poderiam ter se encontrado em Petrópolis. Marcos brinda com Dóris e a olha, cobiçando. Pérola dá força para Téo, que pretende contar a verdade sobre Lucas para Helena. Téo se preocupa ao ver que Dóris está de pilequinho. Marcos convida-a a terminar a noite em sua suíte. Rodrigo sonha em ter um teatro e César dá força. Paulinha insiste para ficar na casa de Marinha até o final do ano e César concorda. Gracinha mente para Cláudio que os pais não permitiram o aborto, mas que ela vai ter o filho bem longe para que ele não seja maltratado. Helena liga para desejar boa-noite para César. Marcinha desconfia do pai. Raquel leva Fred até em casa e Leonora vê o filho chegar de carro. Marcos beija Dóris. Fernanda levanta a mão para esbofetear a mãe, quando ela avisa que vai fazer Téo pagar bem caro pelo filho que ela gerou.

Sexta-feira, 25/07/2003 – Sedutor perigoso: Inês insiste que Fernanda tem que tirar proveito da separação de Helena e Téo, usar Lucas. Fernanda rebate que seu filho não é mercadoria e não está à venda e pede que a mãe esqueça o assunto. Marcos dá uma pulseira de presente para Dóris. Eles brindam e se beijam. Paulinha agradece de joelhos à amiga. Marcinha confessa estar triste por Fred ter ido embora junto com Raquel. Paulinha garante que vai dar um jeito de afastar a professora de Fred. Marcos garante saber o que as mulheres gostam. Os dois se abraçam, se beijam e se amam. Eugênio sugere que Estela faça um leilão das suas roupas em benefício das obras de Padre Pedro. Marcos olha para Dóris, vê Raquel e acaricia o seu rosto, com um sorriso sádico. Irene e Carlão se preocupam ao ver que Dóris não dormiu em casa e telefonam para Estela, que nada sabe. Marcos insiste para que ela fique, mas Dóris sai correndo logo ao acordar. César avisa Paulinha que é preciso que Orlando concorde para que ela se mude para lá. Rodrigo promete que não vai perturbá-la. Paulinha mente que o pai trabalha na administração da escola. Marcinha e Rodrigo trocam olhares. Vidinha se preocupa ao saber que Dóris não voltou e que Carlão está atrás dela.

Sábado, 26/07/2003 [V1] – Ainda mais encrenqueira: Lorena vibra porque Diogo e Vidinha vão à escola. Vidinha mostra-se mal humorada com a situação. Expedito comenta que Marina deve acompanhar as fotos que vai fazer para o comercial. Diogo pede que ele dê uma força para ela. Paulinha acompanha os movimentos de Fred e acha que a biblioteca é um bom lugar para dar um flagrante dele com Raquel. Santana se gaba porque sua matéria é a preferida entre os alunos. Dóris mente que se sentiu mal e dormiu na casa de Estela. Carlão acusa-a de mentirosa e conta que eles desligaram para a sua patroa e todos as suas amigas. Sérgio se irrita quando Heloisa entra no banheiro quando ele está tomando banho. Ela reclama que ele não está ajudando, que não a quer mais e que não quer nem falar sobre filhos. Ele garante que ela não é a única mulher no mundo. Dóris explode com os avós e reclama que eles deviam ir para o asilo. Carlão exige que ela peça desculpas. Leopoldo começa a passar mal. Irene impede que Carlão dê uma bofetada na filha. Dóris, forçada, pede desculpas. Flora e Leopoldo ficam com os olhos cheios de lágrimas. Hilda recebe o resultado dos exames.  Sábado, 26/07/2003 [V2] – Vivendo perigosamente: Raquel leva Fred até em casa e Leonora vê o filho chegar de carro. Na suíte, Marcos beija Dóris. Inês insiste que Fernanda tem que tirar proveito da separação de Helena e Téo, usar Lucas. Fernanda rebate que seu filho não é mercadoria e não está à venda. Marcos dá uma pulseira de presente para Dóris. Eles brindam e se beijam. Paulinha agradece de joelhos à amiga. Marcinha confessa estar triste por Fred ter ido embora junto com Raquel. Paulinha garante que vai dar um jeito de afastar a professora de Fred. Marcos garante saber o que as mulheres gostam. Os dois se abraçam, se beijam e se amam. Marcos vê Raquel no rosto de Dóris e a acaricia, com um sorriso sádico.

 

Segunda-feira, 28/07/2003 [V1] – O resultado: Irene e Carlão se preocupam ao ver que Dóris não dormiu em casa e telefonam para Estela, que nada sabe. Marcos insiste para que ela fique, mas Dóris sai correndo logo ao acordar. César avisa Paulinha que é preciso que Orlando concorde para que ela se mude para lá. Rodrigo promete que não vai perturbá-la. Paulinha mente que o pai trabalha na administração da escola. Marcinha e Rodrigo trocam olhares. Vidinha se preocupa ao saber que Dóris não voltou e que Carlão está atrás dela. Lorena vibra porque Diogo e Vidinha vão à escola. Vidinha mostra-se mal humorada com a situação. Expedito comenta que Marina deve acompanhar as fotos que vai fazer para o comercial. Diogo pede que ele dê uma força para ela. Paulinha acompanha os movimentos de Fred e acha que a biblioteca é um bom lugar para dar um flagrante dele com Raquel. Santana se gaba porque sua matéria é a preferida entre os alunos. Dóris mente que se sentiu mal e dormiu na casa de Estela. Carlão acusa-a de mentirosa e conta que eles desligaram para a sua patroa e todos as suas amigas. Sérgio se irrita quando Heloisa entra no banheiro quando ele está tomando banho. Ela reclama que ele não está ajudando, que não a quer mais e que não quer nem falar sobre filhos. Ele garante que ela não é a única mulher.  Segunda-feira, 28/07/2003 [V2] – O resultado: Irene e Carlão se preocupam ao ver que Dóris não dormiu em casa. Nervosos, eles telefonam para Estela, que nada sabe. Depois ligam para outras amigas dele e… Nada. Helena avisa que quer conversar com Hilda e Heloisa sobre o aconteceu entre ela e César. Marcos insiste para que ela fique, mas Dóris sai correndo logo ao acordar. César avisa Paulinha que é preciso que Orlando concorde para que ela se mude para lá. Lorena vibra porque Diogo e Vidinha vão à escola. Vidinha mostra-se mal humorada com a situação. Expedito comenta que Marina vai acompanhar as fotos do comercial e Diogo pede que ele dê uma força para ela. Paulinha acompanha os movimentos de Fred e acha que a biblioteca é um bom lugar para dar um flagrante dele com Raquel. Santana se gaba porque sua matéria é a preferida entre os alunos. Dóris mente que se sentiu mal e dormiu na casa de Estela. Carlão a chama de mentirosa e conta que eles ligaram para a sua patroa e todas as suas amigas. Heloisa reclama que Sérgio não quer mais falar sobre filhos, mas ele garante que ela não é a única mulher no mundo. Dóris explode com os avós e reclama que eles deviam ir para o asilo. Carlão exige que ela peça desculpas. Leopoldo começa a passar mal e Irene impede que Carlão dê uma bofetada na filha. Dóris, …

Terça-feira, 29/07/2003 [V1] – Ódio de filha:  Paulinha avisa que vai se mudar, que odeia a vida de pobre e que se ele a impedir, ela some de vez. Oswaldo acaba consentindo que a filha vá passar um tempo na casa de Marcinha. Helena, Heloisa e Hilda brindam à conquista de César. Edwiges consola Oswaldo, que chora. Marina começa a olhar Expedito com outros olhos. Marcinha comenta, empolgada, com Paulinha que Fred leu um poema para ela. Lorena intui que Marina está dando em cima de Expedito. Hilda confessa ter medo do câncer. Heloísa, escandalosamente, tenta arrancar o envelope da mão da irmã. Dr. Pinheiro constata um nódulo e pede uma biópsia. Helena desabafa a sua preocupação com a doença da irmã com César. Luciana entra e ele comenta que ela ligou para tirar umas dúvidas sobre o estado de Hilda. Oswaldo é atropelado. Marcinha o socorre, enquanto Paulinha ignora o estado do pai e insiste que não foi nada. Carlão obriga Dóris a dizer onde dormiu e ela inventa o nome de uma amiga, criando um clima tenso no jantar. Na Escola, Raquel se abre com Helena e confessa odiar Marcos, que ouve tudo da porta.  Terça-feira, 29/07/2003 [V2] – Ódio de filha: Marina acompanha atentamente a sessão de fotos de Expedito. Carlão manda Dóris se vestir, avisa que ela vai ter que acompanhar os horários da família. E acrescenta que, se ela quiser, pode ir dormir onde disse que passou a noite. Dóris rebate dizendo que ele jamais quis que ela tivesse nascido e por isso a rejeita. Hilda examina os seios, preocupada. César confessa para Luciana que já foi traído no passado. Lorena apresenta os filhos em todas as turmas. As meninas se alvoroçam com Diogo. Marcos encontra Dóris triste na praia e mostra-se disposto a conhecer a sua família. Estela fica intrigada com a tatuagem de Padre Pedro. Marina faz fotos de Expedito. Téo pede que Fernanda mantenha Inês de boca fechada. Marcinha comenta com Helena que seu pai pensa em comprar uma casa em Petrópolis e ainda acrescenta que ele anda com uma cara bem safada. Raquel não consegue encontrar Helena. Yvone diz que com a situação como está esse conversa pode fazer diferença. Raquel se irrita. Lorena resolve passar no estúdio fotográfico para ver como está Expedito. Paulinha arruma as suas coisas e Oswaldo chega.

Quarta-feira, 30/07/2003 [V1] – Falso testemunho:  Marcos acusa Raquel de estar tendo um caso com Fred. Rosinha e Paulinha ouvem a discussão. Raquel nega, mas Marcos jura que os dois foram para a cama. Helena expulsa-o de sua sala e ele avisa que vai fazer um escândalo. Paulinha comenta com Rosinha que já viu os dois se beijando na biblioteca. Marcos ameaça Raquel dizendo que a guerra está só começando. Paulinha repete o que alega ter visto para Marcos. Fred e Marcos trocam um olhar de ódio. Fernanda comenta com Téo que ele precisa recomeçar a sua vida. César olha uma foto de Helena e lembra dela dizendo que nada mais iria separá-los. Raquel garante que não tem nada com Fred. Rosinha critica-a com o olhar. Hilda faz novos exames. Luciana observa Diogo jogar vôlei. Heloísa fica com ódio ao ver Vidinha jogando em dupla com Sérgio. Helena conta para Fred as acusações feitas por Marcos. Inês pede para Salete mostrar onde é a loteria. Ao sair na rua, a menina ouve o ruído de sirene e paralisa, angustiada.  Quarta-feira, 30/07/2003 [V2] – Falso testemunho: Helena se reúne com as irmãs e promete contar tudo o que aconteceu com César em Petrópolis. Paulinha arruma as suas coisas e Oswaldo chega. Ela avisa que vai se mudar, que odeia a vida de pobre e que se ele a impedir, ela some de vez. Oswaldo acaba consentindo que a filha vá passar um tempo na casa de Marcinha. Helena, Heloísa e Hilda brindam à conquista de César. Edwiges consola Oswaldo, que chora. Marina começa a olhar Expedito com outros olhos. Marcinha comenta, empolgada, com Paulinha que Fred leu um poema para ela. Lorena intui que Marina está dando em cima de Expedito. Hilda confessa ter medo do câncer. Heloísa, escandalosamente, tenta arrancar o envelope da mão da irmã. Dr. Pinheiro constata um nódulo e pede uma biópsia.

Quinta-feira, 31/07/2003 [V1] – Salete em crise: Natália, uma médica, acode Salete. Inês é grosseira com ela. Helena pede que Fred não se meta nos problemas de Raquel e ele confessa gostar dela. Heloísa ameaça Vidinha, que revida. Hilda teme que Leandro não a toque mais. Fred garante que nada aconteceu entre eles. Helena pondera que um escândalo poderá fechar a escola. Raquel tenta socar Marcos. Marcos manda que ela se acalme. Carlão assegura aos pais que eles vão continuar morando na sua casa. Marta avisa Gracinha que só poderá circular pela casa vestida com roupa de empregada. Sérgio se impressiona com o egoísmo de Heloísa que nem comentou o problema de Hilda. Raquel marca uma conversa com Marcos e garante a Yvone que vai tentar um acordo: não denunciá-lo, se ele prometer que some da sua vida e da de Fred. Marcos compra um colar para Raquel na frente de Dóris. César deixa no banco do carro um envelope com fotos de Helena e outro com um exame de um paciente de Laura. Heloísa resolve conversar com Lorena. Laura vai pegar o exame e encontra as fotos de César e Helena quando jovens.  Quinta-feira, 31/07/2003 [V2] – Salete em crise:  Helena desabafa a sua preocupação com a doença da irmã com César. Luciana entra e ele comenta que ela ligou para tirar umas dúvidas sobre o estado de Hilda. Oswaldo é atropelado. Marcinha corre para socorrê-lo, mas, Paulinha ignora o estado do pai e insiste que não foi nada. Carlão obriga Dóris a dizer onde dormiu. Mas ela inventa o nome de uma amiga, criando um clima tenso no jantar. Na Escola, Raquel se abre com Helena e confessa odiar Marcos, que ouve tudo da porta. Marcos acusa Raquel de estar tendo um caso com Fred. Rosinha e Paulinha ouvem a discussão. Raquel nega, mas Marcos jura que os dois foram para a cama. Helena expulsa-o de sua sala e ele avisa que vai fazer um escândalo. Paulinha comenta com Rosinha que já viu os dois se beijando na biblioteca. Marcos ameaça Raquel dizendo que a guerra está só começando. Paulinha repete o que alega ter visto para Marcos. Fred e Marcos trocam um olhar de ódio. Fernanda comenta com Téo que ele precisa recomeçar a sua vida. César olha uma foto de Helena e lembra dela dizendo que nada mais iria separá-los. Raquel garante que não tem nada com Fred. Rosinha critica-a com o olhar.

Sexta-feira, 01/08/2003 [V1] – A oportunidade de Laura: Laura fica chocada, surpresa e indignada com o que vê. Ela sai levando os dois envelopes e copia as fotos. Heloísa reclama com Lorena que Vidinha está dando em cima de Sérgio e manda que ela interfira. Lorena manda que ela baixe o tom de voz, afirma que Sérgio tem a sua parcela de culpa e aconselha que Heloísa pare de se comportar como adolescente. Lorena ainda garante que vai pedir à filha para se afastar do casal. Laura recoloca o envelope com as fotos no banco do carro e, em sua sala, olha de novo para as cópias, com um sorriso nos lábios. Fernanda observa o ensaio de Téo, que pergunta sobre Salete. Rafael comenta com Téo que Lorena quer conversar com ele sobre Vidinha e que está culpando-o por não dar atenção aos filhos. Diogo estranha quando Expedito comenta que vai se encontrar com Marina. Lorena exclarece que ele só vai ver as fotos que Marina tirou, mas fica preocupada. Ana comenta que Paulinha talvez sinta falta da mãe. Santana concorda que ela talvez agrida porque se sente rejeitada. Rodrigo marca mais uma reunião em sua casa. Rafaela prefere não ir à reunião. Lorena manda Vidinha parar de se iludir com Sérgio.

Sexta-feira, 01/08/2003 [V2] – A oportunidade de Laura: César olha uma foto de Helena e lembra dela dizendo que nada mais iria separá-los. Raquel garante que não tem nada com Fred. Rosinha critica-a com o olhar. Hilda faz novos exames. Luciana observa Diogo jogar vôlei. Heloísa fica com ódio ao ver Vidinha jogando em dupla com Sérgio. Helena conta para Fred as acusações feitas por Marcos. Inês pede para Salete mostrar onde é a loteria. Ao sair na rua, a menina ouve o ruído de sirene e paralisa, angustiada. Natália, uma médica, acode Salete. Inês é grosseira com ela. Helena pede que Fred não se meta nos problemas de Raquel e ele confessa gostar dela. Heloísa ameaça Vidinha, que revida. Hilda teme que Leandro não a toque mais. Fred garante que nada aconteceu entre eles. Helena pondera que um escândalo poderá fechar a escola. Raquel tenta socar Marcos. Marcos manda que ela se acalme. Carlão assegura aos pais que eles vão continuar morando na sua casa.

Sábado, 02/08/2003 [V1] – Ilusões perdidas: Vidinha confessa que gosta de Sérgio, mas que ele não a vê como mulher. Carlão leva Flora e Leopoldo para visitar os amigos no Retiro dos Artistas. Dóris pede aumento e garante a Estela que é movida a dinheiro. Helena insiste com Raquel que Fred gosta dela. Oswaldo sente muitas dores, mas Paulinha se recusa a passar a noite com ele, a pedido de Ana. Raquel pede a Fred que eles só conversem em aula. Expedito adora as fotos de Marina que o convida para uma comemoração no Nick Bar. Flora e Leopoldo se divertem com os amigos, mas Carlão insiste que eles devem morar em sua casa. Leonora briga com Marcelo, pai de Fred, que insiste em insinuar que o filho é esquisito. Marcelo convida os dois para sair à noite e Leonora sugere ir ao Nick Bar. Lucas pede para Helena levar Salete para viajar com eles no final do ano. César convida Helena a passar na clínica no dia seguinte. Téo insiste que Helena almoce com ele. Fernanda se irrita porque Inês fez uma cópia da chave de sua casa. Hilda pede que Helena vá com ela pegar o exame. Fred deixa o copo cair das mãos ao ver Raquel se dirigir à mesa de Marcos.

Sábado, 02/08/2003 [V2] – Ilusões perdidas: Marta avisa Gracinha que só poderá circular pela casa vestida com roupa de empregada. Sérgio se impressiona com o egoísmo de Heloísa que nem comentou o problema de Hilda. Raquel marca uma conversa com Marcos e garante a Yvone que vai tentar um acordo: não denunciá-lo, se ele prometer que some da sua vida e da de Fred. Marcos compra um colar para Raquel na frente de Dóris. César deixa no banco do carro um envelope com fotos de Helena e outro com um exame de um paciente de Laura. Heloísa resolve conversar com Lorena. Laura vai pegar o exame e encontra as fotos de César e Helena quando jovens.

Segunda-feira, 04/08/2003 [V1] – A confissão de Fred: Laura sente um choque, surpresa e indignação, sai levando os dois envelopes e copia as fotos. Heloísa reclama com Lorena que Vidinha está dando em cima de Sérgio e manda que ela interfira. Lorena garante que vai pedir à filha para se afastar do casal e seu amor doentio. Laura recoloca o envelope com as fotos no banco do carro. Diogo estranha quando Expedito comenta que vai se encontrar com Marina. Lorena aclara que ele só vai ver as fotos que ela tirou, mas fica preocupada. Lorena manda Vidinha parar com a fantasia suicida com Sérgio. Vidinha confessa que gosta de Sérgio, mas que ele não a vê como mulher. Carlão leva Flora e Leopoldo para visitar os amigos no Retiro dos Artistas. Segunda-feira, 04/08/2003 [V2]- A confissão de Fred: Laura sente um choque, surpresa e indignação, sai levando os dois envelopes e copia as fotos. Heloísa reclama com Lorena que Vidinha está dando em cima de Sérgio e manda que ela interfira. Lorena garante que vai pedir à filha para se afastar do casal e seu amor doentio. Laura recoloca o envelope com as fotos no banco do carro. Diogo estranha quando Expedito comenta que vai se encontrar com Marina. Lorena aclara que ele só vai ver as fotos que ela tirou, mas fica preocupada. Lorena manda Vidinha parar com a fantasia suicida com Sérgio. Vidinha confessa que gosta de Sérgio, mas que ele não a vê como mulher. Carlão leva Flora e Leopoldo para visitar os amigos no Retiro dos Artistas. Helena insiste com Raquel que Fred gosta dela. Oswaldo sente muitas dores, mas Paulinha se recusa a passar a noite com ele, a pedido de Ana. Raquel pede a Fred que eles só conversem em aula. Expedito adora as fotos de Marina e ela convida-o para comemorar no Nick Bar. Raquel marca uma conversa com Marcos. Marcelo convida Leonora e Fred para sair à noite e ela sugere ir ao Nick Bar. Lucas pede para Helena que Salete viaje com eles no final do ano.

 

Terça-feira, 05/08/2003 [V1] – Novas perspectivas: Helena insiste com Raquel que Fred gosta dela. Oswaldo sente muitas dores, mas Paulinha se recusa a passar a noite com ele, a pedido de Ana. Raquel pede a Fred que eles só conversem em aula. Expedito adora as fotos de Marina e ela convida-o para comemorar no Nick Bar. Raquel marca uma conversa com Marcos. Marcelo convida Leonora e Fred para sair à noite e ela sugere ir ao Nick Bar. Lucas pede para Helena que Salete viaje com eles no final do ano. Leopoldo e Flora comentam a maravilha que é o Retiro dos Artistas. Carlão deixa claro para Dóris que ela come a comida muitas vezes comprada com o dinheiro dos avós. E que a festa que ele fez quando ela completou 18 anos foi com o dinheiro de Flora e Leopoldo. Nada, porém, demove Dóris, que emburra porque deseja seu quarto de volta. César convida Helena para jantar e passarem a noite juntos.  Terça-feira, 05/08/2003 [V2] – Novas perspectivas: César convida Helena para jantar e passarem a noite juntos. Leopoldo e Flora comentam a maravilha que é o Retiro dos Artistas. Carlão deixa claro para Dóris que ela come a comida muitas vezes comprada com o dinheiro dos avós. E que a festa que ele fez quando ela completou 18 anos foi com o dinheiro de Flora e Leopoldo. Nada, porém, demove Dóris, que emburra porque deseja seu quarto de volta. César convida Helena para jantar e passarem a noite juntos. Fernanda se irrita porque Inês fez uma cópia da chave de sua casa. Rafael e Lorena se acusam mutuamente de estarem influenciando mal Vidinha. Lorena fica ressabiada com a empolgação de Expedito com as fotos de Marina. Téo insiste em conversar com Helena, que marca para o final de semana. Hilda pede que Helena vá com ela ao médico. Fred dá de cara com Marcos no Nick Bar e estremece. César e Helena se encontram em uma suíte de hotel, finamente arrumada, e se beijam. Fred deixa o copo cair das mãos ao ver Raquel entrando no bar. Fred não tira os olhos de Marcos, que brinda à chegada da mulher. César e Helena vêem juntos as fotos do passado. Hilda se descontrola quando Heloisa garante preferir um câncer ao desamor. Raquel propõe não denunciar Marcos se ele desaparecer. Ele garante que não a denuncia se ela …

Quarta-feira, 06/08/2003 [V1] – A vontade de Lucas: Lucas pede para Helena que Salete viaje com eles no final do ano. Leopoldo e Flora comentam a maravilha que é o Retiro dos Artistas. Carlão deixa claro para Dóris que ela come a comida muitas vezes comprada com o dinheiro dos avós. E que a festa que ele fez quando ela completou 18 anos foi com o dinheiro de Flora e Leopoldo. Nada, porém, demove Dóris, que emburra porque deseja seu quarto de volta. César convida Helena para jantar e passarem a noite juntos. Fernanda se irrita porque Inês fez uma cópia da chave de sua casa. Rafael e Lorena se acusam mutuamente de estarem influenciando mal Vidinha. Lorena fica ressabiada com a empolgação de Expedito com as fotos de Marina. Téo insiste em conversar com Helena, que marca para o final de semana. Hilda pede que Helena vá com ela ao médico. Fred dá de cara com Marcos no Nick Bar e estremece. César e Helena se encontram em uma suíte de hotel, finamente arrumada, e se beijam. Fred deixa o copo cair das mãos ao ver Raquel entrando no bar.Quarta-feira, 06/08/2003 [V2] – A vontade de Lucas:  Raquel implora para que Marcos não faça escândalo. Ele concorda, mas só se ela consentir em ir à sua suíte. Rodrigo faz o papel de Romeu e lembra-se da mãe. Helena insiste em contar para todos a versão de que ela e César se apaixonaram agora. Mas César acha que eles não devem mentir. Heloisa diz preferir um câncer à frustração de um amor. Hilda se enfurece e pede que ela pare de implorar a piedade das pessoas. Leonora e Marcelo discutem sobre a criação de Fred. O menino está absorto e sem fome, ainda sob o impacto da presença de Raquel e Marcos. Marcos leva Raquel para a sua suíte e tenta beijá-la à força. Ela revida dando-lhe uma bofetada. Ele avança nela com a raquete, mas Raquel consegue fugir.

Quinta-feira, 07/08/2003 [V1] – A um passo do escândalo: Fred não tira os olhos de Marcos, que brinda à chegada da mulher. César e Helena vêem juntos as fotos do passado. Raquel propõe não denunciar Marcos se ele desaparecer. Ele garante que não a denuncia se ela voltar para ele. Ela jura que não vai abandonar o que ama, e ele ameaça levantar e tornar público naquele momento o caso dela com Fred. Rodrigo faz o papel de Romeu e lembra-se da mãe. César acha que eles não devem mentir, quando Helena insiste em contar para todos a versão que se apaixonaram agora. Hilda se descontrola quando Heloisa garante preferir um câncer ao desamor. Marcos leva Raquel para a sua suíte e beija-a à força. Ela dá-lhe uma bofetada e ele avança nela com a raquete. Raquel consegue fugir. Dá de cara com Fred e cai nos braços dele, pedindo que ele se cuide. Sérgio garante a Helô que humilhação seria fazer amor com ela sem vontade. Leandro que ir com Hilda ao médico, mas ela descarta. Fred bate na casa de Raquel.  Quinta-feira, 07/08/2003 [V2] – A um passo do escândalo: Raquel dá de cara com Fred e cai nos braços dele, pedindo que ele se cuide. Sérgio garante a Helô que humilhação seria fazer amor com ela sem vontade. Leandro que ir com Hilda ao médico, mas ela descarta. Fred bate na casa de Raquel. Fred manda que Raquel deixe Marcos fazer a denúncia. E garante que, se ela não tomar uma atitude, ele vai tomar. Raquel implora que ele não faça nada contra Marcos. Fred chega mais perto de Raquel, mas Marcos telefona fazendo novas ameaças. Clara garante a Margareth que não tem nada com Rodrigo. Marcinha comenta com Rodrigo que se emocionou com a leitura da peça. Rodrigo se lembra da mãe pedindo que ele um dia fosse Romeu e do livro que ela lhe deu e chora. Leonora insiste em saber o que existe entre Fred e Raquel. Ele se recusa a responder. Helena avisa César que vai abrir o jogo com Téo. Leandro dá uma flor para Hilda e garante que estará junto dela sempre. Ele, Hilda e Elisa se abraçam comovidos. Helena não dá resposta a Lucas, que insiste que Salete viaje com eles.

Sexta-feira, 08/08/2003 [V1] – O nódulo: Fred manda que Raquel deixe Marcos fazer a denúncia. E garante que, se ela não tomar uma atitude, ele vai tomar. Raquel implora que ele não faça nada contra Marcos. Fred chega mais perto de Raquel, mas Marcos telefona fazendo novas ameaças. Clara garante a Margareth que não tem nada com Rodrigo. Marcinha comenta com Rodrigo que se emocionou com a leitura da peça. Rodrigo se lembra da mãe pedindo que ele um dia fosse Romeu e do livro que ela lhe deu e chora. Leonora insiste em saber o que existe entre Fred e Raquel. Ele se recusa a responder. Helena avisa César que vai abrir o jogo com Téo. Leandro dá uma flor para Hilda e garante que estará junto dela sempre. Ele, Hilda e Elisa se abraçam comovidos. Helena não dá resposta a Lucas, que insiste que Salete viaje com eles. O médico confirma que o nódulo é maligno e precisa ser removido. Hilda faz muitas perguntas e desaba chorando no ombro de Helena. Sexta-feira, 08/08/2003 [V2] – O nódulo: O médico confirma que o nódulo é maligno e precisa ser removido. Hilda faz muitas perguntas e desaba chorando no ombro de Helena. Hilda teme estar sendo castigada por Deus. Helena tenta animá-la. Sílvia pede que Caetano agarre-a no corredor e garante que deseja mais: ser amada em sua própria cama e no quarto de Shirley. Marina comenta entusiasmada sobre Expedito e a mãe percebe. Diogo provoca Luciana e insiste que ela adorou ser beijada por ele. Helena avisa Raquel que vai precisar conversar com Lorena sobre a possível denúncia de Marcos. Téo e Helena marcam o encontro, certos de que chegou a hora da verdade.

Sábado, 09/08/2003 [V1] – A premonição se confirma: Hilda teme estar sendo castigada por Deus. Helena tenta animá-la. Sílvia pede que Caetano agarre-a no corredor e garante que deseja mais: ser amada em sua própria cama e no quarto de Shirley. Marina comenta entusiasmada sobre Expedito e a mãe percebe. Diogo provoca Luciana e insiste que ela adorou ser beijada por ele. Helena avisa Raquel que vai precisar conversar com Lorena sobre a possível denúncia de Marcos. Téo e Helena marcam o encontro, certos de que chegou a hora da verdade. Marina chega na casa de Lorena, cheia de idéias para fotografar Expedito. Cláudio força a barra para conversar com Edwiges, beija-a, mas ela fica furiosa quando ele conta que Gracinha vai tirar a criança. Salete registra uma conversa da mãe, que deseja ser doadora. Salete dá um desenho para Téo, que a leva para a escola. Salete declara o seu amor pela mãe e demora a soltar a mão de Fernanda na despedida. Fernanda pede que Téo espere mais um pouco para contar a verdade para Helena. Três bandidos assaltam um supermercado e entram em um carro. A polícia persegue-os. O carro de Téo entra na rua. Os dois tentam correr, os tiros ecoam, Téo tenta proteger Fernanda e é atingido. Salete grita. Os bandidos atiram em Fernanda. Sábado, 09/08/2003 [V2] – A premonição se confirma: Marina chega na casa de Lorena, cheia de idéias para fotografar Expedito. Cláudio força a barra para conversar com Edwiges, beija-a, mas ela fica furiosa quando ele conta que Gracinha vai tirar a criança. Salete registra uma conversa da mãe, que deseja ser doadora. Salete dá um desenho para Téo, que a leva para a escola. Salete declara o seu amor pela mãe e demora a soltar a mão de Fernanda na despedida. Fernanda pede que Téo espere mais um pouco para contar a verdade para Helena. Dois bandidos assaltam um supermercado e fogem pelas ruas. A polícia persegue-os. Dentro do carro, Téo e Fernanda se desesperam quando começa o tiroteio. Na mesma hora, Téo se lembra das premonições de Salete. Téo sai do carro e é alvejado. Fernanda também é vítima das balas perdidas.

Segunda-feira, 11/08/2003 – Destino fatal: O carro de Téo entra na rua onde assaltantes e policia troca tiros. Os dois tentam correr, os tiros ecoam, Téo tenta proteger Fernanda e é atingido. Salete grita ao ter uma visão da morte da mãe. Os bandidos atiram em Fernanda, que é atingida no peito e no ombro. A confusão na rua é total. Téo e Fernanda permanecem no chão, desacordados. A professora tenta acalmar Salete que insiste em falar com a mãe. Elisa insiste que a mãe opere logo, mas Hilda se irrita, exigindo um tempo para se preparar psicologicamente. Fernanda não atende ao celular e Salete entra em crise, querendo ver a mãe. Gracinha e Edwiges se encontram na igreja. Alzira insiste que Padre Pedro ligue para Estela. Gracinha se surpreende quando Edwiges pede que ela não aborte, oferece a sua casa para ela ficar e garante que cuidará do bebê, se ela não quiser. Helena se preocupa porque César pediu para ela esperar um pouco antes de contar a Téo, mas ela está decidida a abrir o jogo. Laura comenta com Luciana que César anda tristonho. Fred convida Raquel para pedalar, mas ela tem medo. Helena ouve no rádio sobre o tiroteio e manda Lucas não sair de casa. Marcos dá em cima de Dirce, mas ela só se interessa por Diogo. Salete tem uma visão com tudo que está acontecendo, se abraça à professora, …

Terça-feira, 12/08/2003 – Carlinhos prepara o ataque: Carlinhos insiste em cantar Zilda, que bate com o pano de prato nele. Dóris reclama de ter que almoçar em casa só para comemorar porque os pais vão viajar para São Paulo. Todos comentam sobre a violência no Rio. Téo e Fernanda recebem os primeiros socorros. Salete se descontrola, quando Natália insiste em levá-la para casa. Gracinha comenta com Cláudio como Edwiges é bacana. Celeste acha que Edwiges é maluca. Marta pede que mãe e filha não conversem na hora do trabalho. Rafael vê o noticiário, reconhece o carro de Téo e avisa Helena, que aguarda o ex-marido já no restaurante. Santana almoça na casa de Hilda, que impede que ela beba. Todos se assustam quando a TV anuncia que Téo é um dos feridos. Um policial avisa Wilma que Fernanda foi baleada. Salete aguarda sentada na cama, encolhida. Lorena se choca com a notícia. Fernanda é levada para a cirurgia. Luciana vai para o pronto socorro. Laura deixa uma equipe de prontidão. Wilma se aproxima de Salete, que não se vira para falar com ela.

Quarta-feira, 13/08/2003 – A certeza de Salete: Salete garante ter certeza que a mãe vai morrer e sai correndo para vê-la. Wilma corre atrás, tentando impedi-la. Ninguém consegue parar a menina, que quase é atropelada e acaba abraçada com Wilma no meio da rua. Pérola informa César que Téo está consciente, mas confuso. Luciana pede que ele consiga a transferência do pai para a clinica Dr. Moretti, que foi baleado na cabeça. Téo balbucia o nome de Fernanda. Helena acalma Lorena e avisa que Téo irá para a clínica de Moretti. Natália garante a Salete que vai levá-la no hospital, depois de saber como Fernanda está. Inês reclama dos mimos com a neta. Sérgio desabafa com Hilda que Heloisa reclamou que ele pensava mais em Téo do que nela. Helena chora pensando em Téo. Marcinha e Rodrigo combinam fazer na sua casa a festa de aniversário de 18 anos de Clara. Paulinha provoca querendo saber se vai ser uma festa hetero, mas Rafaela deixa claro que ela não será convidada. Rodrigo avisa Paulinha que não vai tolerar preconceito em sua casa. Ela se incomoda com a proximidade dele. Marcinha sugere que o aniversário de Fred também seja comemorado. Wilma é avisada que o estado de Fernanda é grave. Salete chora, lembrando do sonho em que procurava a mãe e não a encontrava.

Quinta-feira, 14/08/2003 – Farejando problemas: Margareth vasculha as coisas de Clara e rasga bilhetes e fotos de Rafaela. Roberto pondera que não adianta nada e que ela deve deixar Clara viver a vida dela. César, Luciana e Laura acompanham os exames de Téo. Luciana explica para Helena que o quadro é estável e confessa estar muito nervosa. Wilma garante a Salete que Fernanda e Téo estão vivos. Marcos segue Raquel. Lorena, Vidinha e Helena conversam com Téo na UTI. Leila comenta com Heloisa que ela está sendo muito egoísta, só pensando nela, quando Téo e Hilda estão em situação muito mais dramática. Alzira vibra ao saber do leilão das roupas de Estela. Estela limpa com seu lenço os braços de Padre Pedro, que estão sujos de terra. Gracinha avisa Celeste que não vai tirar a criança. Téo fala para Luciana e Pérola que Fernanda estava com ele na hora dos tiros. Luciana vai ao pronto socorro. Leandro insiste que Hilda marque logo a cirurgia. Cláudio garante a Gracinha que nada faltará a ela, a seus pais e nem à criança. Raquel e Fred se encontram na piscina da escola. Helena acha o desenho de Salte nas coisas de Téo que estavam no carro. Luciana entra com Salete na UTI para ver Fernanda.

Sexta-feira, 15/08/2003 – Comoção na UTI: Salete beija a mão de Fernanda, que permanece sedada. Luciana tranqüiliza a menina. Helena observa Téo, ainda com o desenho de Salete na mão. Marcos aguarda fora da escola, enquanto Fred e Raquel tomam banho de piscina. Marta expulsa Gracinha e a família de sua casa ao saber que ela decidiu ter o filho. Gracinha enfrenta Marta e avisa que sairão só quando encontrarem outro lugar. Marta passa mal, por causa da raiva. Luciana deixa o seu cartão com Salete, caso ela precisa de alguma coisa. Afrânio avisa Rebeca que os dois vão viajar. Marina fotografa Expedito. Diogo desconfia que ela está dando em cima do modelo. Hilda e Helena se irritam com Heloísa que acha o seu problema o maior de todos. Marcos vê de longe Fred se despedir de Raquel com um beijo no rosto. Laura faz massagem em César e beija-o. Téo pede que Luciana cuide de Fernanda e de Salete. Fred bate na casa de Raquel.

Sábado, 16/08/2003 – Amor adolescente: Fred confessa gostar de Raquel e a beija. Ela o manda embora. Ele vai, mas garante que não vai desistir dela. Dóris janta com Marcos. Expedito conta animado sobre o trabalho de Marina, deixando Lorena alerta. Wilma e Natália se preocupam com Fernanda. E ficam apreensivas com o destino de Salete com a avó. Natália tenta levar Salete para a sua casa, mas Inês não deixa. Carlão e Irene se divertem em São Paulo. Margareth quase esbofeteia Clara, quando ela fala de Rafaela. Clara garante que, quando fizer 18 anos, vai sair de casa. Dóris avisa que vai dormir na suíte de Estela. Carlinhos espia Zilda trocar de roupa, ela o arrasta para a sua cama, ele sua de nervoso e acaba indo embora para o seu quarto com uma desculpa. Helena ouve a conversa pelo telefone entre Salete e Lucas e descobre que Fernanda estava no carro com Téo e foi baleada.

 

Segunda-feira, 18/08/2003 – A surpresa de Helena: Helena se surpreende quando Lucas comenta que Luciana sabia que Fernanda estava no carro com Téo. Lucas exige ver o pai e quer que Salete possa visitá-lo também, o que desnorteia a mãe. Inês não deixa que Salete vá ao hospital. A menina ouve o rufar de asas e conversa com o anjo. Marta sugere que Cláudio saia de casa também e vá morar com Gracinha e os sogros. Hilda marca a operação. Margareth oferece dinheiro para Rafaela se afastar de Clara. Diogo abraça Luciana, consolando-a. Rafaela garante que a única coisa que deseja é Clara, a quem ama. Margareth dá-lhe uma bofetada. Luciana e Diogo relembram o passado. Téo não reage aos testes. Luciana avisa Helena que Téo está entrando em coma. César se prepara para operar Téo. Hilda, Leandro, Santana distraem Lucas, a pedido de Helena. Salete acorda sobressaltada e sorri. Fernanda mexe levemente a mão. Laura questiona César e adverte que não é ético ele operar o marido de sua amante.

Terça-feira, 19/08/2003 – Chantagem por amor: César agarra Laura pela gola e garante que não tem nada com Helena. Laura assume que copiou as fotos. Ela insiste que, se Téo morrer, ele pode ser acusado de, no mínimo, negligência. César garante que a sua reputação profissional é inatacável. Laura ameaça mandar as fotos para Luciana e insiste que deseja operar Téo. César coloca Laura para fora e entra na sala de cirurgia. Diogo permanece ao lado de Luciana. Sérgio e Heloísa continuam discutindo. Cláudio avisa Edwiges que vai sair de casa e dar apoio à Gracinha. Os dois se beijam. Marina provoca Expedito e acaba acontecendo um grande beijo entre os dois. Luciana abraça César ao saber que a cirurgia foi um sucesso. Hilda não deixa Santana beber para comemorar. Silvia avisa Caetano que Afrânio vai viajar e combina a diversão em casa. Laura olha as fotos de César e Helena. Lorena sente o perfume de Marina no ar, deixando Expedito lívido. Fernanda abre os olhos. Salete insiste em ver a mãe. Helena chega ao hospital.

Quarta-feira, 20/08/2003 – Lembranças emocionadas: Helena tenta obter informações. Miguel reconhece-a e Helena pede ajuda do médico para ver Fernanda. Fernanda pensa em Salete, que pensa na mãe. As duas relembram a mesma cena. Inês desperta a neta do transe. César acusa Laura de chantagem. Ela garante que copiou as fotos por ciúme, mas que ia impedi-lo de operar somente para preservá-lo de um processo no Conselho. Laura pede perdão. César faz ameaças de mandar despedi-la. Ela avança nele, que a coloca porta afora. Tenso, pede que Tereza faça uma massagem nele. Lorena pressiona para que Expedito conte o que aconteceu. Ele acaba confessando que ele e Marina se beijaram. Ela entristece, mas não deixa transparecer. Helena olha Fernanda pelo vidro. Fred se encontra casualmente com Raquel no supermercado. Marcos vigia tudo. Cláudio leva Gracinha ao apartamento. Gracinha fica deslumbrada. Lorena chora, embora diga para Expedito que não está sofrendo. Helena se apresenta para Fernanda, que vira os olhos para ela. Salete entra em transe e vê a cena.

Quinta-feira, 21/08/2003 – Revelações sobre Téo: Inês reclama que Salete desperdiça comida dando papinha pra boneca e das contas que tem para pagar. No hospital, Helena fala com Fernanda sobre Salete, conta que Téo foi operado e que Lucas quer visitá-la. Fernanda cerra os olhos, emocionada. Helena pede que avisem-na quando Fernanda puder falar e ser transferida para a Clinica Moretti. Raquel e Edwiges encontram casualmente com Fred no supermercado. Raquel admite gostar de Fred, garante que gostaria que fosse diferente, mas avisa que ele não deve alimentar ilusões. Quando Raquel sai, Marcos chega e humilha Fred e ameaça matá-los. O rapaz devolve as ameaças e jura matá-lo caso ele encoste a mão em Raquel. Celeste vibra ao saber que Cláudio colocou Gracinha em um apartamento. Sílvia se impressiona com Marta que afirma ter certeza que Gracinha vai ter o filho somente para afrontá-la. Diogo está de viagem marcada para os EUA e marca um jantar com Marina. Expedito caminha na praia e se lembra do beijo de Marina, quando ela liga para ele. Fred conta as ameaças para Raquel. Marcos olha o seu revólver. Lorena vai ao laboratório fotográfico de Marina e encontra Expedito lá.

Sexta-feira, 22/08/2003 – Evitando escândalos: Lorena garante que não vai fazer uma cena de ciúmes, mas pede para conversar a sós com Marina. Raquel manda Fred embora. Marcos atira em Alcides com o revólver sem balas, mas quase o mata de susto com a brincadeira. Rafael se aborrece com a brincadeira e manda um segurança para o andar de Marcos. Lorena pergunta se Marina está feliz por seduzir Expedito para atingi-la e a Diogo. Marina garante que só aconteceu um beijo. Lorena deixa claro que Expedito não lhe pertence. As duas debatem duramente. Quando Lorena vai embora, Marina beija Expedito, enlaça-o e leva-o para o sofá. Lorena dirige sem destino, sofrendo. Helena avisa Lucas que Fernanda está muito mal. Ele pergunta se Salete poderia vir morar com eles, se Fernanda morrer. Fernanda insiste que quer ver a filha. Salete grita e chora que a mãe quer falar com ela. Paulinha provoca Clara. Rodrigo briga com Paulinha, que chora quando ele fala que sua mãe a rejeitou. Marina janta com Diogo. Expedito volta para casa.

Sábado, 23/08/2003 – Expedito vai embora: Lorena diz a Expedito que a relação deles acabou por ele ter sido desleal. Marcinha sugere que a festa de aniversário de Clara seja à fantasia. Lorena brinda com champanhe aos dias maravilhosos que o casal viveu. Expedito se recusa a brindar e garante que não foi desleal. Lorena avisa que as malas dele já estão prontas. Ele vai embora. Marcos deixa um poema na secretária eletrônica de Raquel. Ana gosta que o filho tenha acabado a relação com Lorena, mas lamenta o envolvimento com Marina. Gracinha mostra uma roupinha de bebê para Cláudio, pede a chave do apartamento e confessa estar fascinada pela maternidade. Fernanda piora, pede para ver Salete e falar com Helena. Ana tenta conversar com Lorena, que corta e manda que ela não se preocupe com a relação das duas na escola. Salete, Wilma e Natália chegam ao hospital. Helena se dirige para lá. Margareth insiste em ir à festa de aniversário de Clara. Salete abraça Helena, que se comove quando ela insiste que a mãe vai morrer. Luciana se junta à Helena e Salete. O padre se aproxima de Fernanda, que permanece calma.

Segunda-feira, 25/08/2003 [V1] – O fim da agonia: Fernanda pede para se confessar. Helena acalma Salete e garante que em breve ela verá a mãe. Fred aparta uma briga entre Paulinha e Clara. César alerta Lorena que Téo pode ficar com uma sequela no campo visual. Onofre se surpreende quando César conta que Laura tentou chantageá-lo. Salete se abraça a mãe, que pede que ela não sofra. Fernanda pede para Helena perdoá-la e confessa que Lucas é seu filho e de Téo. Helena fica atônita, mas promete que continuará a amar o filho como sempre amou. Fernanda começa a passar mal, a equipe entra em ação, Helena protege Salete para que ela nada veja. Os médicos constatam que Fernanda não tem mais reflexos. Salete grita. Lorena se propõe a pagar um psicólogo para Paulinha. Gracinha mostra o apartamento para os pais. Inês se coloca contra a doação de órgãos, mas Salete exige que a vontade da mãe seja cumprida. Estela faz os preparativos para o leilão. A morte de Fernanda é anunciada e a equipe do transplante chega ao hospital. Helena leva Salete para a sua casa. Lucas e Salete se abraçam com lágrimas nos olhos. Segunda-feira, 25/08/2003 [V2] – O fim da agonia: Fernanda pede para se confessar. Helena acalma Salete e garante que em breve ela verá a mãe. Fred aparta uma briga entre Paulinha e Clara. César alerta Lorena que Téo pode ficar com uma sequela no campo visual. Onofre se surpreende quando César conta que Laura tentou chantageá-lo. Salete se abraça a mãe, que pede que ela não sofra. Fernanda pede para Helena perdoá-la e confessa que Lucas é seu filho e de Téo. Helena fica atônita, mas promete que continuará a amar o filho como sempre amou. Fernanda começa a passar mal, a equipe entra em ação, Helena protege Salete para que ela nada veja. Lorena se propõe a pagar um psicólogo para Paulinha. Gracinha mostra o apartamento para os pais. Estela faz os preparativos para o leilão. A morte de Fernanda é anunciada e a equipe do transplante chega ao hospital.

Terça-feira, 26/08/2003 [V1] – A solidão de Salete:  Salete conta que sua mãe morreu e que agora ela não tem mais ninguém. Lucas abraça Salete e garante que ela tem a ele. Inês reclama com Wilma da falta de dinheiro, quer saber do dinheiro no banco e garante que Salete não vai ficar no bem bom e ela sem nada. Wilma confidencia a Natália que tem uma conta conjunta com Fernanda. Carlão e Irene voltam de São Paulo. Estela desfila os vestidos para Alzira e Padre Pedro, que engole em seco. O médico reafirma a necessidade da cirurgia para Hilda e avisa Leandro que o amor do cônjuge é muito importante. Helena fica com raiva ao se dar conta que toda a família de Téo sabia da mentira. Onofre apóia César ao saber de todo o ocorrido com Laura. Luciana abraça o pai, feliz por vê-lo recuperado. Wilma pega Salete. Lucas se chateia com a mãe porque deseja ir ao cemitério e garante que gostava muito de Fernanda. Téo chora ao saber da morte de Fernanda. No velório, todos se comovem quando Salete beija a mãe. Helena chega com Lucas no cemitério. Ele se desprende da mãe e dá a mão a Salete. Os dois seguem à frente do cortejo. Terça-feira, 26/08/2003 [V2] – A solidão de Salete: Os médicos constatam que Fernanda não tem mais reflexos. Salete grita. Inês se coloca contra a doação de órgãos, mas Salete exige que a vontade da mãe seja cumprida. Helena leva Salete para a sua casa. Lucas e Salete se abraçam com lágrimas nos olhos. Salete conta que sua mãe morreu e que agora ela não tem mais ninguém. Lucas abraça Salete e garante que ela tem a ele. Inês reclama com Wilma da falta de dinheiro, quer saber do dinheiro no banco e garante que Salete não vai ficar no bem bom e ela sem nada. Wilma confidencia a Natália que tem uma conta conjunta com Fernanda. Carlão e Irene voltam de São Paulo. Estela desfila os vestidos para Alzira e Padre Pedro, que engole em seco. O médico reafirma a necessidade da cirurgia para Hilda e avisa Leandro que o amor do cônjuge é muito importante. Helena fica com raiva ao se dar conta que toda a família de Téo sabia da mentira. Onofre apóia César ao saber de todo o ocorrido com Laura. Luciana abraça o pai, feliz por vê-lo recuperado. Wilma pega Salete. Lucas se chateia com a mãe porque deseja ir ao cemitério e garante que gostava muito de Fernanda. Téo chora ao saber da morte de Fernanda.

Quarta-feira, 27/08/2003 – A despedida: No velório, todos se comovem quando Salete beija a mãe. Helena chega com Lucas no cemitério. Ele se desprende da mãe e dá a mão a Salete. Os dois seguem à frente do cortejo. Rafael conversa com Helena e garante que Téo procurava Fernanda somente quando brigava com ela. Téo se lembra que havia prometido a Salete que nada de mal ocorreria à sua mãe e chora, Luciana o acalma e promete dar uma passada na casa de Salete. Fotógrafos registram quando Lucas e Salete jogam juntos uma flor no túmulo de Fernanda. Rosinha ironiza sobre a moderna educação da escola, que facilita até romance de professora com aluno. Inês constrange Wilma ao pressionar Helena para saber quando Téo sairá do hospital. E ainda deixa claro que era ele quem sustentava a casa e que ela está sem um tostão. Salete insiste em visitar Téo e Helena promete levá-la em um outro dia. Lucas também pressiona para ver o pai, deixando Helena iriitada. Gracinha avisa Marta que vai se mudar e ela percebe as chaves do apartamento de Cláudio.

Quinta-feira, 28/08/2003 – Nova aproximação: Edwiges aceita convite de Cláudio para almoçar. Helena reclama que Pérola não foi ética ao esconder o segredo de Téo. Pérola acusa-a de ter dado em cima de Téo quando eles ainda eram casados e de jamais tê-lo amado como ele a amou. Helena puxa a toalha da mesa jogando tudo no chão. Rosinha briga com Raquel e Santana na reunião. Marcos conta para Dóris que não deu o colar para a esposa e que se ela quiser pode passar na suíte para buscá-lo. Afrânio avisa Rebeca que vai pedir o divórcio. Rafaela e Clara deixam claro para Paulinha que Oswaldo será muito bem vindo na festa. Ana se preocupa com a possibilidade de Expedito ir para Nova York. Vidinha abraça Lorena que chora de saudades o ex-namorado. Luciana leva uma boneca linda para Salete e as duas saem. Helena só ouve quando Lucas sugere que Salete venha morar com eles. Téo abre os olhos e vê Salete que sorri para ele e o abraça.

Sexta-feira, 29/08/2003 – O encontro: Téo garante que preferia ter morrido no lugar de Fernanda e que tentou protegê-la. Salete afirma que não quer morar com a avó e sim com ele, que promete conversar com Inês. Edwiges comenta que está pensando em ir a Nova York, se Expedito for para lá mesmo. Cláudio propõe que eles se casem e passem a lua de mel lá e ela nada responde. Ele corre com a moto obrigando-a a dizer que o ama. Quando ele pára na porta da escola ela tem um ataque de fúria. Oswaldo se assusta ao saber que Nair ligou. Paulinha sai correndo ao ouvir o nome da mãe. Marcinha e Fred se encontram na biblioteca e conversam sobre poesia. Marina pensa em ir com Expedito para Nova York. Lorena pede que Helena espere uns dias para conversar com Téo. Wilma recrimina Inês por ter falado de dinheiro com Helena. Salete chega cheia de compras feitas por Luciana. Inês avalia o tecido do vestido, bem mercenária. Diogo e Luciana se despedem. Ele garante que a história de amor entre eles ainda não acabou. Helena entra no quarto de Téo.

Sábado, 30/08/2003 – Segurando firme: Helena anda pelo quarto, nervosa. Téo pergunta por Lucas. Paulinha chora, quando Marcinha fala da mãe. Cláudio manda Gracinha fazer o que quiser no apartamento sem ligar todas as vezes para consultá-lo. Gracinha não gosta do jeito que ele a trata. Onofre tenta acalmar Marta, que não fala em outra coisa a não ser a loucura que é deixar Gracinha e os pais no apartamento de Cláudio. Helena reclama que não consegue levar a sua vida para frente. Laura olha as fotos de César e Helena. Heloisa debocha quando Vidinha pergunta pelos slides. Ela retruca que vai viajar de novo e talvez Sérgio vá com ela, deixando Helô furiosa. Lorena conversa carinhosamente com Diogo, que arruma suas malas. Helena se aborrece quando Lucas conta que Salete foi ao hospital e promete levar o filho. Marcos chama Yvone na rua, que não responde. Raquel avisa Fred que Marcos está rondando o bairro. Marcinha e Rodrigo vêem as fotos de César e Helena.

Segunda-feira, 01/09/2003 – Por um fio: Onofre avisa Laura que só não a despediu, porque César pediu que ele não o fizesse. Heloisa debocha quando Vidinha pergunta pelos slides. Ela retruca que vai viajar de novo e talvez Sérgio vá com ela, deixando Helô furiosa. Lorena conversa carinhosamente com Diogo, que arruma suas malas. Dóris faz um escândalo, quando Flora espeta, acidentalmente, seu braço com a agulha, enquanto costura sua blusa. Carlão sente-se mal, quando briga com a filha, obrigando-a a pedir desculpa para a avó. Fred leva flores para Raquel. Ela agradece com um beijinho. Helena se aborrece quando Lucas conta que Salete foi ao hospital e promete levar o filho. Marcos manda por Yvone uma coroa de flores para Raquel, que avisa Fred para tomar cuidado porque o ex-marido está rondando o bairro. Marcinha e Rodrigo vêem as fotos de César e Helena.

Terça-feira, 02/09/2003 – Escândalo pelas fotos: Laura faz um escândalo por eles terem mexido nas fotos. Rodrigo agride-a e sai levando as fotos. Fred procura por Marcos. Helena pergunta para Inês se Téo é pai de Salete, mas ela conta que Fernanda sempre disse que era de outro homem. E que ela havia dado Lucas para Téo criar pois fazia tudo que ele pedia, porque era apaixonada por ele. Helena deixa um cheque com Inês. Expedito garante a Argemiro que não está apaixonado por Marina, embora estejam namorando e viajando juntos. Paulinha avisa a Oswaldo que quer se encontrar com a mãe. César conta para os filhos a sua relação com Helena. Rodrigo se enfurece e acusa o pai de tratar as pessoas como bonecos, sem respeitar os sentimentos de ninguém. Heloísa recrimina Helena por ter dado dinheiro para Inês e por estar traindo Luciana. Cláudio não dá muita bola para Gracinha, que se irrita. Fred exige que Marcos se afaste de Raquel e ele ironiza.

 

Quarta-feira, 03/09/2003 – Emboscada: Sílvia se encabula com os beijos de Marina e Expedito. César garante a Helena que a ama e que a fará feliz, mas ela se preocupa ao saber que Marcinha e Rodrigo já sabem de tudo. Rodrigo se lembra da mãe falando que o pai só amou duas mulheres: ela e outra pela qual ele largou o casamento duas vezes. Dóris pede que Vidinha entre com ela em casa, para evitar mais broncas. Ela recebe um “gelo” de todos, até mesmo de Carlinhos. Irene sofre por não falar com a filha, mas Carlão acha que é a melhor solução. Heloísa fica lívida quando Vidinha convida Sérgio para dar uma palestra na faculdade. Marcos se tranca no carro com Fred. Raquel liga para Fred e é Marcos quem atende. Marcinha tenta animar Rodrigo, que promete ficar bem. Raquel se surpreende ao ver Fred machucado na porta de seu apartamento.

Quinta-feira, 04/09/2003 – Sob a proteção de Raquel: Raquel leva Fred para o seu quarto e ele chora convulsivamente. César deixa claro para Helena que se amor matasse, ele teria morrido quando ela o largou para ficar com Téo. Os jovens combinam quais fantasias usarão na festa . Marcinha marca uma reunião para decidir se os adultos serão convidados para a festa. Vidinha recebe Heloisa, Sérgio, Hilda e Leandro na entrada do Nick Bar. Raquel pede perdão a Fred, que declara o seu amor. Ela o beija de leve, carinhosamente. Yvone recrimina Raquel por não denunciar Marcos. César e Helena fazem planos de viagem e se amam. Zilda conta para Carlão que seus pais estão pensando em se mudar. Flora e Leopoldo conversam sobre a mudança. Marcos se gaba que foi assaltado, mas que revidou. Luciana se aborrece por Helena ainda não ter levado Lucas para ver Téo. Marcos distribui flores para as mulheres no Nick Bar. Heloísa briga com todos e ainda culpa Vidinha. Fred garante que morreria por Raquel, mas ela insiste que ele viva por ela e dá-lhe mais um suave beijo.

 

Sexta-feira, 05/09/2003 – A conquista: O beijo entre Raquel e Fred fica mais intenso, mas ela o afasta. Lorena aconselha Vidinha a ficar longe de Sérgio. Heloísa sofre quando Sérgio a acusa de cortar qualquer desejo. Fred pede que Raquel comemore o fato dele estar vivo. Eles se amam. Sérgio pede desculpas a Heloísa. Afrânio se prepara para viajar. Silvia se decepciona ao saber que Marina volta no dia seguinte e que não poderá ficar em casa sozinha por mais tempo. Helena se irrita ao saber que Luciana levou Lucas ao hospital. Téo conversa animado com o filho. A professora Adelaide conversa com Luigi e pede que sejam discretos para que ninguém perceba o namoro dos dois na escola. A maioria da turma de Marcinha decide que os adultos serão convidados para a festa a fantasia. Cláudio convida Edwiges para jantar, mas a conversa é interrompida pela chegada de Gracinha que avisa que não pôde entrar no apartamento porque Marta proibiu. Diogo se despede de Teo e de Luciana. Paulinha recebe um recado para o pai com o numero do telefone da mãe.

 

Sábado, 06/09/2003 – Conversa em família: Helena chama Marcinha para uma conversa. Téo se preocupa ao saber que Fernanda contou a verdade para Helena. Luciana comenta que Helena anda muito agressiva. Helena garante que não teve a intenção de esconder a verdade dela, confessa amar César e Marcinha abraça-a carinhosamente. Osvaldo conta para Paulinha que Nair largou-o por causa do dono da fábrica em que trabalhava. Cláudio pondera com a mãe que ele errou, mas vai assumir a sua responsabilidade e que ela precisa ser mais compreensiva. Marta amolece um pouco. Téo vibra quando César avisa que ele vai para casa no dia seguinte. Gracinha se muda, mas se ressente por Cláudio nem olhar direito para ela. Afrânio combina pegar Rebeca de noite, dormirem em um hotel e embarcarem na manhã seguinte. Marina volta de viagem, mas avisa que vai sair à noite. Silvia confirma o programa com Caetano. Santana e os alunos se organizam para a passeata . Raquel afirma para Fred que vai denunciar Marcos. Paulinha olha a foto de sua mãe.

Segunda-feira, 08/09/2003 – A despedida: Todos se despedem de Diogo no aeroporto. Marina dá-lhe um enorme beijo, para indignação de Lorena. Luciana chega no último momento, os dois correm um para o outro e se abraçam. Diogo garante que vai voltar e que tudo vai dar certo entre eles. Luciana promete esperar. Lorena lamenta ter impedido o romance dos dois. Diogo e Luciana se beijam. Marina e Dirce odeiam. Afrânio se despede de Sílvia e de Marina e mente que vai embarcar em outro terminal. Sílvia avisa a Caetano que está indo ao seu encontro. Rafael provoca Lorena afirmando que ela está com ciúmes de Marina por causa de Expedito. Paulinha liga para a mãe, que não está e ela desliga sem deixar recado. Rodrigo conta para César que Luciana e Diogo se beijaram na despedida. Paulinha atende ao convite de Rodrigo e desce para comer. Sílvia leva Caetano para a sua casa e os dois dançam um tango. Carlão manda Dóris se levantar da mesa quando ela desdenha a comida e a vida da casa, chamando-as de absolutamente sem graça. Estela vibra porque Padre Pedro telefonou para ela e convidou-a a visitar a chácara para ver as benfeitorias. Sílvia veste o uniforme de Shirley e vai para o quarto da empregada.

Terça-feira, 09/09/2003 – Namoro consentido: Expedito dorme na casa de Marina, com a autorização de Sílvia. Dóris e Carlinhos discutem e ela ameaça bater nele. Leopoldo tenta separá-los, Dóris empurra-o e ele cai no chão. Flora fica chocada e afirma que a única saída para eles é sair daquela casa. Carlão percebe que Dóris aprontou algo, mas ela disfarça e sai. Flora garante a Carlão que ela e Leopoldo não querem atrapalhar mais a vida da família. Rodrigo oferece seu apoio a Paulinha, que planeja entrar em contato com a mãe de novo. Lucas e Salete levam flores para Téo na saída do hospital. Ele pergunta por Helena e Luciana deixa claro que a relação entre elas não anda boa e que ela pegou Lucas sem consultá-la. Rodrigo é frio com Helena, mas garante que deseja que a relação dela com o pai dê certo. Téo é recebido com festa e carinho na casa de Lorena. Heloísa manda Vidinha se afastar de Sérgio e a olha, rancorosa, quando ela faz festinha em um bebê. Lobato promete freqüentar os Alcoólicos Anônimos com Santana. Helena fica furiosa ao saber que Luciana pegou Lucas sem a sua autorização.

Quarta-feira, 10/09/2003 – Apaziguando: Téo pede que Luciana não se indisponha com Helena. Estela, Dóris e Eugênio chegam na chácara. Leopoldo garante a Carlão que está bem, mas sente dor ao tentar se levantar. Estela pede uma rosa vermelha do jardim de Padre Pedro para levar como recordação dele. Os dois se molham com a água da mangueira por acidente. Padre Pedro olha para o corpo de Estela revelado pelo vestido transparente. Ela veste uma roupa de Alzira e é elogiada pela aparência simples por todos. Rodrigo sugere que Paulinha marque o encontro com Nair em sua casa. Marcinha conversa com Fred sobre poesia. Santana chora diante do espelho, reconhecendo que precisa de ajuda. Helena pede para César que deixe-a contar para Luciana do romance dos dois. César brinca com Luciana sobre o beijo no aeroporto em Diogo. Estela começa a pensar em se vestir mais modestamente e é ironizada pelos amigos. Hilda, Leandro e Sérgio vão visitar Téo. Helô pensa em Vidinha com o bebê no colo. Raquel e Yvone combinam jantar fora. Marcos ronda. Helena chega em casa e encontra Lucas, Salete e Téo.

Quinta-feira, 11/09/2003 – Helena se desculpa: Helena pede desculpas, formalmente, por não tê-lo buscado na clínica. Téo também se desculpa por ter entrado na casa dela. Ela ironiza que, afinal, é a casa do filho dele. Leandro, Hilda e Sérgio chegam cortando o clima. Estela pensa em uma vida mais simples e Eugênio ironiza. Padre Pedro se lembra de Estela vestida sem luxos. Rodrigo insiste e Paula liga, mas Nair manda dizer que não se recorda de ninguém com esse nome e ela desliga. Irene avisa Dóris que Carlão está ainda muito nervoso e calado. Edwiges assume que ama Cláudio, mas teme não conseguir ser feliz com ele. Cláudio insiste que eles devem se dar mais uma chance. Santana se anima com o apoio dos colegas. Heloísa sonha com Sérgio e Vidinha juntos, empurrando um carrinho de bebê. Helena se queixa com Téo das atitudes de Luciana, reconhece que está irritada com todos por ter sido traída e acusa Téo de ter feito vasectomia depois da adoção. Dóris volta para casa e sua mala está pronta. Carlão manda que ela arrume um lugar para morar.

Sexta-feira, 12/09/2003 – Fora de casa: Leopoldo e Flora ficam comovidos e tristes com a atitude de Carlão. Irene chora. Dóris arruma a sua mala. Hilda comenta que Téo voltou para a casa de Lorena muito tenso, deixando Luciana preocupada. Helena avisa que está cheia de Luciana e que na sua casa ela não entra mais sem avisar. Téo repreende Luciana por ter levado Lucas ao hospital sem consultar Helena. Luciana se ressente, mas prefere não estressar mais o pai. Téo pensa nas palavras de Helena sobre o seu novo amor. Irene explode e tenta impedir que a filha saia de casa. Carlão quase se atraca com a mulher, que ameaça sair também. Os dois discutem aos berros. Carlão avisa que quem vai embora é ele. Flora começa a passar mal.

Sábado, 13/09/2003 – Mudanças:  O médico garante que Flora vai ficar bem. Carlinhos tenta animar os avós, em vão. Irene reclama do comportamento de Dóris, que afirma ter direito de não gostar de morar com os avós. Leopoldo fala para Dóris que ele e Flora não querem que ela vá embora. Zilda refaz a cama de Dóris, com má vontade. Alzira percebe que Padre Pedro está inquieto e adivinha que o problema é Estela. Flora afirma para Leopoldo que eles têm que sair daquela casa. Carlão garante a Flora que vai dar um jeito em Dóris. Heloísa e Sérgio se amam. Helena lembra do que Santana lhe falou sobre o teste de DNA. Ana avisa a Edwiges que no amor é preciso se arriscar. Argemiro aconselha Oswaldo a deixar que Paulinha procure a mãe. Heloisa avisa a Sérgio que tem um assunto para conversar com ele, mas não diz o que é.

Segunda-feira, 15/09/2003 [V1] – Atrás da cura: Adelaide garante a Helena que Lobato está fazendo bem a Santana e que desta vez ela vai conseguir parar de beber. Salete afirma para Téo que não quer morar com sua avó e ele promete tentar dar um jeito. Hilda se prepara para a cirurgia. Inês discute com Wilma por causa das contas que tem que pagar. Salete ouve e chora muito. Paulinha avisa a Oswaldo que não vai ligar para sua mãe. Heloísa confessa na reunião do MADA que teme contar a Sérgio que fez a laqueadura. Adriana vê Heloísa e a deixa chocada ao dizer que está separada do marido. Cláudio passa no colégio para visitar Edwiges. Heloísa não entende quando Adriana afirma que seu casamento valeu só pelo nascimento de seu filho. Paulinha abre a porta para uma mulher que pede para falar com Oswaldo e diz chamar-se Nair.  Segunda-feira, 15/09/2003 [V2] – Atrás da cura: Adelaide garante a Helena que Lobato está fazendo bem a Santana e que desta vez ela vai conseguir parar de beber. Salete afirma para Téo que não quer morar com sua avó e ele promete tentar dar um jeito. Hilda se prepara para a cirurgia. Inês discute com Wilma por causa das contas que tem que pagar. Salete ouve e chora muito. Paulinha avisa a Oswaldo que não vai ligar para sua mãe. Heloísa confessa na reunião do MADA que teme contar a Sérgio que fez a laqueadura. Adriana vê Heloísa e a deixa chocada ao dizer que está separada do marido. Cláudio passa no colégio para visitar Edwiges. Heloísa não entende quando Adriana afirma que seu casamento valeu só pelo nascimento de seu filho. Paulinha abre a porta para uma mulher que intui ser sua mãe. Nair e Paulinha se abraçam. Paulinha garante que entende porque Nair as deixou, mas fica decepcionada ao saber que ela não tem dinheiro. Hilda sai da cirurgia e o médico garante que ela está bem. Flora e Leopoldo decidem sair da casa de Carlão. Paulinha afirma para Oswaldo que se sente sem pai nem mãe. Cláudio beija Edwiges. Todos participam da passeata pelo desarmamento.

Terça-feira, 16/09/2003 – Palavras de amor: Estela e Padre Pedro falam sobre amor. Flora e Leopoldo se preparam para ir embora. Ana cuida de Edwiges, que pegou um resfriado. Luciana afirma para César que eles têm se visto pouco. Flora e Leopoldo saem de casa bem cedo, sem que ninguém os veja e vão para o Retiro dos Artistas. Estela pergunta a Padre Pedro se ela, mesmo divorciada no civil, pode casar-se na igreja. Ele confirma. Rodrigo tenta fazer com que Paulinha fale sobre o que sentiu ao ver Nair, mas ela se recusa, deixando-o irritado. Carlão lê a carta de despedida de Flora e fica revoltado. Carlinhos promete ao pai que eles trarão seus avós de volta. Leandro leva Hilda para casa e a cobre de carinhos. Ana comenta com Marcinha que acha que Nair não vai mais embora. Paulinha sente-se triste. Raquel chama Fred para jantar em sua casa e avisa que é seu aniversário. Inês vai até a casa de Lorena.

Quarta-feira, 17/09/2003 – A visita: Lorena e Téo recebem Inês. Flora e Leopoldo são bem recebidos no Retiro dos Artistas. Carlão telefona para o Retiro e descobre que seus pais já estão lá. Inês afirma para Téo que está tendo problemas financeiros e lhe pede dinheiro. Téo se oferece para tomar conta de Salete, mas Inês não permite. Salete sente a presença de Fernanda em seu quarto. Heloísa encontra Sérgio e Vidinha saindo juntos e se prontifica a ir com eles. Sérgio se irrita e avisa que não quer ser policiado. Marcos pede que Antônio entregue um presente para Raquel. Hilda garante a Leandro que sabe que tem uma longa luta contra o câncer pela frente. Salete vai sozinha até a escola, com o espírito de Fernanda protegendo-a. Sérgio fala sobre arquitetura na escola. Helena elogia a iniciativa de Vidinha, mas Lorena afirma que ela tem segundas intenções. Dóris fica radiante ao saber que seus avós se mudaram. Carlão vai até o Retiro dos Artistas. Heloísa encontra Vidinha no estacionamento.

Quinta-feira, 18/09/2003 – O amado: Vidinha salta antes que Heloísa a alcance, mas se machuca na queda. Heloísa pisa no freio. Lorena fica ensandecida ao ver a filha ferida e agride Heloísa, chamando-a de assassina. Sérgio chega e vê o que houve. Heloísa tenta explicar, mas ele avisa que não vai dar mais chances para ela. Sérgio ajuda Vidinha, deixando Heloísa ainda mais furiosa. Lorena garante a Heloísa que vai expulsá-la do prédio. Carlão tenta convencer Flora e Leopoldo a voltarem para casa, mas eles não querem. Fred combina com Raquel de ir jantar em sua casa. Sérgio se oferece para levar Vidinha na clínica. Lorena afirma para Cândida que Heloísa é uma criminosa. Estela avisa a Dóris que está pensando em fazer um voto de pobreza. Raquel recebe o presente de Marcos com desprezo. César garante a Vidinha que ela não sofreu nada de grave. Carlão chora ao ver o quarto dos pais vazio. Lorena estranha ao saber que Téo saiu. Téo vai buscar Salete no colégio.

Sexta-feira, 19/09/2003 – Afinidades: Salete fica radiante ao ver Téo. Carlão diz para Irene que ainda vai tentar convencer seus pais a voltarem para casa. Lorena conta para Dóris que Vidinha tem que fazer uma viagem para ver se esquece Sérgio. Heloísa e Sérgio discutem e ela acaba confessando que fez uma laqueadura para não ter que dividi-lo com nenhum filho. Sérgio fica pasmo e avisa que está indo embora para sempre. Heloísa se desespera e ameaça atirar-se da janela, mas Marly a impede. Os alunos combinam com Helena como vai ser a festa de formatura. Marly avisa a Helena que Heloísa ameaçou se matar. Salete afirma para Téo que gostaria que ele fosse seu pai, deixando-o emocionado. Os dois encontram Laura e almoçam com ela. Sílvia combina de ver Caetano mais tarde. As fotos de Marina são recusadas pela revista. Luciana vê Tereza fazendo uma massagem em César, se retira da sala desculpando-se por ter incomodado os dois. Heloísa fala mal de Lucas e Helena a esbofeteia. Yvone encontra Marcos na garagem do edifício de Raquel.

Sábado, 20/09/2003 – Marcos ataca novamente: Marcos bate em Ivone para conseguir entrar no apartamento de Raquel. Ele a tranca no quarto. Fred despista sua mãe quando ela pergunta o que ele vai fazer mais tarde. Sílvia combina de transar com Caetano em sua própria casa. Téo não gosta quando Lorena sugere que ele faça teste de DNA. Clara e Rafaela tomam banho juntas. Luciana fica feliz da vida com o postal enviado por Diogo. Heloísa diz a Leila que seria um alívio de Sérgio morresse. Raquel sai do banho e dá de cara com Marcos, que tem um revólver. Ele tenta seduzi-la, em vão. Ela implora por piedade. Mas ele a espanca assim mesmo.

Segunda-feira, 22/09/2003 – A reação de Raquel: Fred vai de bicicleta para casa de Raquel. Estela mostra a Padre Pedro as roupas que vai doar para o leilão. Irene conta para Dóris que os avós dela sempre quiseram ficar no Retiro. Fred descobre que Marcos fez uma visita para Raquel. Temendo o pior, ele corre para ajudá-la e a encontra em estado lastimável. Raquel diz que quer ir à delegacia e pede que Yvone chame Helena. Cláudio beija Edwiges. Todos acham que desta vez o romance engrena de vez. César procura Luciana para se desculpar. Helena acompanha Raquel até a delegacia. Mesmo envergonhada, Raquel faz a denúncia e conta sobre todas as agressões. Cláudio promete fazer Edwiges muito feliz. César e Luciana se preparam para jantar. Yvone diz que Marcos só vai parar quando estiver morto. Cínico, Marcos diz para Padre Pedro que havia pensado em seguir vocação eclesiástica. Raquel descobre que Marcos pode pegar uma pena alternativa. Dóris tenta não incomodar a família, mas Carlão se irrita com ela. Inês não permite que Salete fique na casa de Téo. Nair pede para ficar um dia na casa de Oswaldo e ele permite. Helena tenta encorajar Raquel a continuar com a denúncia. Raquel faz o exame de corpo de delito.

Terça-feira, 23/09/2003 – Comentários: Hilda e Heloísa comentam sobre Marcos. Helô diz que preferia que Sérgio a espancasse, mas que a amasse. Termina o exame de corpo de delito de Raquel. Ela está arrasada. Salete comenta que sentiu a presença de Fernanda e ela a acompanhou até a escola. Inês ironiza. Luciana comunica a César que pretende fazer um curso nos EUA e evita um beijo dele. Raquel volta da delegacia e abraça Fred. Ela comenta desanimada sobre as penas que Marcos pode pegar. Marcos gaba-se dizendo que mulher tem que ser comandada. Sérgio ironiza dizendo que, com essas idéias, ele ainda será queimado vivo por um bando de mulheres. Marcos conversa animadamente com Dóris, Vidinha e Estela quando é abordado por dois policiais. Ele recebe uma intimação para depor, mas finge que se trata de um engano. Dóris quer saber se houve algo com a mulher dele. Marcos diz que foi uma briga sem importância. Marcos volta para sua suíte e num acesso de raiva destrói tudo.

Quarta-feira, 24/09/2003 – O consolo dos inocentes: Dóris consola Marcos, dizendo que Raquel não lhe dá valor. Marcos provoca Dóris mostrando o colar que Raquel rejeitou. Helena comenta com Rosinha que Heloísa pode estar ficando realmente louca. Fred fica angustiado quando Helena anuncia que Raquel não vai dar aula. Paulinha se aborrece ao ver Nair. Argemiro pergunta se Oswaldo não tentou se reaproximar de Nair, deixando-o indignado. Ana pede que Nair ajude-a na cantina. Dirce avisa à Vidinha que vai começar a desfilar. Sérgio conta a Vidinha que vai viajar para a Europa e comenta que eles podem ir juntos. Rafael não gosta de ver Vidinha e Sérgio conversando. Elisa comenta com Cristina que o romance de Rebeca e Afrânio está indo muito bem. Sílvia marca um encontro com Caetano. Rodrigo conta para Cláudio que não está fazendo nenhum avanço com Paulinha.

Quinta-feira, 25/09/2003 – Evitando problemas: Gracinha pede que Cláudio a acompanhe numa aula de pré-natal, mas ele se recusa. Marcos oferece o colar a Dóris, pedindo que em troca ela marque um encontro entre ele e Fred. Heloísa observa Sérgio conversando com duas meninas na praia. Hilda faz sua primeira sessão de quimioterapia, acompanhada por Leandro. Laura diz a Téo que quer levar Salete na igreja da santa com seu nome. Téo promete que vai dar um jeito. Rodrigo e Clara ensaiam o número de Romeu e Julieta para Helena. Hilda confessa que está com medo e Leandro lhe dá forças. Regina, coordenadora do MADA, avisa a Helena que Heloísa não está bem e deve procurar ajuda médica. Padre Pedro leva flores para Estela no leilão, deixando-a encantada. César e Helena se encontram.

 

Sexta-feira, 26/09/2003 – Pedido de casamento: César pede Helena em casamento. Ela pensa que é uma brincadeira e se lembra de quando ele estava noivo de Laura. Alzira revela a Estela que Padre Pedro fica perturbado quando está a seu lado. Padre Pedro repreende Alzira. Rafael comenta com Sérgio que vai tentar expulsar Marcos do hotel. Fred entrega um livro de presente a Raquel e a faz prometer que ela irá em sua festa. Helena garante que não espera fidelidade de César. Começa o leilão. Padre Pedro revela a Estela que existe um abismo entre seus mundos. Ana aconselha Nair a fazer o serviço de casa para Oswaldo e garante que isso vai convencê-lo a deixá-la ficar. Argemiro tenta convencer Oswaldo a perdoar Nair. Lorena afirma para Marta que Diogo não vai conseguir ficar muito tempo longe do Brasil. Cláudio e Edwiges vão ao Nick Bar, sem saber que está acontecendo um leilão no hotel. Chegando lá os dois cumprimentam Onofre e Marta. Onofre avisa para Marta que os dois vão acabar casando. Expedito se declara para Lorena, mas ela afirma que não vai voltar atrás.

 

Sábado, 27/09/2003 – Sucesso absoluto: O leilão é um sucesso. Estela garante a Alzira que já está pensando em outras formas de arrecadar dinheiro. Vidinha confessa para Sérgio que gosta dele. Clara diz para Margareth que é fiel a seu amor. Helena e Hilda avisam a Heloísa que vão interná-la à força se ela não se tratar. Heloísa fica furiosa. Raquel fala para Fred que eles têm que tomar mais cuidado do que nunca com Marcos. Uma atendente do hotel pede para fazer um relatório dos objetos quebrados no quarto de Marcos e ele a expulsa. Marcos vai até a delegacia de mulheres. A delegada explica os procedimentos a Marcos, que se irrita por estar ali. Heloísa avisa a Helena que quer conversar com ela.

Segunda-feira, 29/09/2003 – Estela declara seu amor:  Flora garante a Carlão que ela e Leopoldo estão muito felizes no Retiro. Marcos sai furioso da delegacia de mulheres. Heloísa ofende Téo e Vidinha. Helena avisa a Fred que ele está correndo perigo de vida por ter uma relação com Raquel. Fred afirma que seu amor é maior que tudo, deixando Helena emocionada. Téo fala para Inês que quer ficar com Salete durante os finais de semana e pede que ela dê seu preço. Inês diz que precisa pensar. Wilma revela a Téo que Fernanda achava que Salete poderia ser filha dele. Carlão afirma para Irene que sente que seus pais foram expulsos de sua casa. Estela se declara para Padre Pedro e diz que ele deveria esquecer seus votos e retribuir seu amor. Marcos pede que Dóris leve Fred até ele. Luciana comenta com Pérola que acha que Laura e Téo vão namorar. Paulinha reclama com Oswaldo da presença de Nair na escola. Laura vai até a casa de Téo.

    

Terça-feira, 30/09/2003 – A luta contra o vício: Laura entrega brinquedos a Salete e Lucas. Alzira diz a Padre Pedro que ele está apaixonado por Estela e que não deveria fugir desse amor. Padre Pedro avisa que irá afastar-se de Estela. César vê um postal que Diogo mandou para Luciana. Ela pergunta se ele nunca se apaixonou. César afirma que amou a mesma mulher duas vezes e está tentando reatar o relacionamento pela terceira vez. Helena comenta com Adelaide que está pensando em se casar. Laura leva Salete na igreja que tem o nome dela. Santana se consulta com Isabel, uma psicóloga, mas garante que não é alcoólatra. Isabel avisa que ela vai voltar a beber se não admitir sua doença e que deverá se tratar. Celeste se despede de Marta. Silvia pergunta a Gracinha como está o bebê, deixando Marta irritada.

Quarta-feira, 01/10/2003 – Hilda enfrenta os efeitos do tratamento:  Carlinhos se sente intimidado por Zilda. Santana acaba bebendo o vinho do Porto. Hilda fica chocada quando seu cabelo começa a cair, mas Leandro e Elisa a consolam. Shirley avisa para Silvia que Afrânio voltou de viagem. Paulinha não quer aceitar a presença de Nair na casa de Oswaldo. Ana pergunta a Paulinha se ela vai continuar morando na casa de Marcinha depois que as aulas acabarem no colégio, deixando a menina pensativa quanto ao seu futuro. Téo revela para Laura a história de Lucas e Salete. Silvia e Afrânio conversam sobre sua separação amigavelmente. Téo explica para Laura que quer saber se Lucas e Salete são seus filhos. Santana bebe demais e deixa o gás do fogão escapando.

Quinta-feira, 02/10/2003 – Adeus ao sacerdócio  Carlinhos se assusta ao ser acordado pela mãe, que percebe que algo aconteceu. Alzira apóia Padre Pedro, que escreve uma carta ao bispo pedindo dispensa. Ele avisa que vai deixar de ser sacerdote antes mesmo da resposta do papa, para não cair em pecado maior. Estela compra novas roupas, mais simples, e avisa que está pensando em sair do hotel e mudar-se para a chácara. Lobato socorre Santana, que chora, arrependida. Os estudantes combinam detalhes da festa. Clara sugere fazer um fundo de reserva para ajudar alguns colegas na hora da formatura. Paulinha mostra-se orgulhosa e recusa qualquer apoio. Helena ri ao saber que Luciana deu um fora em César. Ele relembra mais uma vez a traição que Helena lhe fez no passado. Os dois acabam brigando e ela lhe dá uma bofetada. César termina tudo com ela. Helena vai embora e ele olha o anel que havia pensado em dar para ela, triste. Padre Pedro batiza Chiquinho. Estela vibra ao saber por Alzira sobre a carta. Marcos passeia com Dóris pela vizinhança de Raquel. Na festa do batizado, padre Pedro se vira e dá de cara com Estela.

Sexta-feira, 03/10/2003 – Enfim, o exame de DNA: Estela garante ao padre Pedro que teve sonhos intensos a noite toda. Ele sua frio. Helena aguarda telefonema de César, que espera Helena ligar. Padre Pedro comenta com Lorena que o batizado foi o seu último ato litúrgico. Estela garante a Pedro que vai embora junto com ele para onde ele for. Santana e Lobato, de mãos dadas, conversam com Isabel sobre a internação da professora. Ela combina que irá para a recuperação depois da festa dos alunos. Paulinha chora, se sentindo uma desgraçada pela família que tem, e é consolada por Rodrigo. Téo, Salete e Lucas colhem sangue para o exame de DNA. Hilda experimenta perucas e sugere que Heloisa faça um trabalho voluntário, mas ela reage. Estela declara o seu amor a Pedro, que consegue se declarar também. Carlinhos visita os avós e insiste que eles voltem para casa. A festa dos jovens na casa de César começa. Sílvia vê Caetano e Shirley se beijando e, quando a empregada vai tomar banho, chama o taxista para o seu quarto. Fred pede um beijo a Raquel, que recusa. Clara e Rafaela se preparam para tirar uma foto juntas. Margareth e Roberto chegam na festa.

Sábado, 04/10/2003 – Preconceito: Margareth arma um escândalo. Clara chora, acusa a mãe de preconceituosa e sai correndo. Roberto deixa claro para a esposa que está ao lado da filha. Rafaela tenta consolar Clara, que garante não agüentar mais nem um dia. Marcinha aconselha César a se casar com Helena. Heloisa corta em pedacinhos as fotos de Sérgio. Vidinha fica contente com a chegada de Sérgio na festa. Irene se ofende quando Carlão confessa achar que Dóris virou garota de programa. Dóris dança para Marcos, que joga jóias para ela com a sua raquete. Heloísa tem um ataque com Helena, quando ela tenta alegrá-la. Marly se assusta a Heloísa dando tesouradas na cama. Luigi, Adelaide, Lobato e Lacerda aplaudem Santana que bebe água na festa. Laura garante que Téo devolveu-lhe a esperança de amar novamente. Os dois se beijam. Helena e Téo chegam juntos na festa. César é grosseiro com Helena, os dois discutem, mas acabam se beijando. Luciana entra e vê o beijo.

Segunda-feira, 06/10/2003 – O beijo: Luciana recrimina Helena por ter dado em cima de César logo depois dela ter terminado o namoro. César confessa que os dois já se conheciam e se relacionavam. Todos se divertem no bingo, que é “cantado” por Santana. Luciana fica furiosa por César ter namorado as duas ao mesmo tempo. Helena contra-ataca acusando-a de amar Diogo, de não gostar dela e de ter escondido a verdade sobre Lucas. César pede que Helena se case com ele e beija-a. Téo e Perola se surpreendem quando Luciana conta de Helena e César. Fred dá a primeira fatia do bolo para a Raquel, que faz questão de passar para Leonora. Margareth sofre quando Clara dá a primeira fatia para Rafaela. Tereza se anima ao saber que Luciana e César não namoram mais. Na pista de dança, Rodrigo beija Paulinha. Sérgio e Vidinha se beijam. Helena conta para Téo sobre César e seu beijo no mexicano. Diogo toca a campainha da casa de Luciana. Ela abre a porta e pula em seu pescoço. Adelaide e Lobato acompanham Santana, primeiro à igreja e depois até a clínica. Diogo e Luciana se amam. Flora e Leopoldo almoçam com a família. Margareth se desespera ao ver o armário de Clara vazio. Rafaela chora de felicidade quando Clara chega com as malas.

Terça-feira, 07/10/2003 – Nova luz para Lorena: Margareth chora lendo a carta de despedida da filha e é consolada, silenciosamente, pelo marido. Carlão se enfurece ao ver marcas no corpo de Dóris e acusa- a de estar se prostituindo. Irene exige que o marido pare de acusar a filha. Marta se recusa a fazer uma festa de casamento e pede que o filho viaje após a cerimônia na igreja. Marcinha insiste com Helena que ela vá morar na casa depois de se casar com César. Salete chora e pede para não voltar para casa, mas Téo explica que não é possível por enquanto. Irene se preocupa com os planos de Dóris de viajar com Marcos. Inês pede dinheiro a Téo. Margareth propõe que Clara volte para casa, confessa que tem vergonha por ela morar com outra mulher, mas a filha não concorda. Hilda consola e conversa com uma nova paciente da quimioterapia sobre perucas. Lorena pede que Vidinha mantenha-se afastada de Sérgio até a hora da viagem. Lorena atende a um telefonema de Ricardo, amigo de Diogo, e se encanta com a voz dele. Helena recebe a família de César para jantar. Sérgio garante a Heloisa que não há possibilidade de volta. Heloisa atravessa a rua em frente ao hotel sem olhar e cruza a areia da praia em direção ao mar.

Quarta-feira, 08/10/2003 – Internada!: Sérgio corre pela areia. Heloísa entra no mar. Laura devolve o anel que César lhe deu um dia como presente de noivado e deseja-lhe felicidades na nova vida. Sérgio faz respiração boca a boca em Heloísa. Helena garante a Matilde que fará César feliz. Helena pede que Sérgio chame o psiquiatra de Heloísa, Dr. Edgard. Raquel janta com Leandro e Hilda. O advogado explica que Marcos está para ser intimado. Dr. Edgard aconselha a internação de Heloísa. Diogo avisa Lorena que vai viver com Luciana. Lorena aconselha Vidinha a desistir de Sérgio e pede a Diogo que apresente-as a seu amigo Ricardo. Heloísa não aceita ser internada e acusa Sérgio e Helena de quererem se livrar dela. Ela insiste que não é louca, mas somente uma mulher que deseja ser amada e, em surto, joga coisas em Helena e Sérgio. Os enfermeiros a dominam, aplicam-lhe sedativos e ela é levada de ambulância. Sérgio, Helena, César, Leila e Rafael ficam olhando a ambulância se afastar.

Quinta-feira, 09/10/2003 – O destino de Marcos e Fred: Heloísa acorda e chora, sentindo-se abandonada na clínica. Raquel e Fred pedalam juntos. Marcos pensa nos dois, como se visse a cena. Marcos recebe a intimação judicial no lobby do hotel. Ele sai com Dóris e lhe promete um carro se ela atrair Fred para uma conversa com ele. Edwiges avisa que o casamento será daqui a um mês, sem festa e que passará a lua de mel em Nova York. Dóris mente para Fred que Carlinhos quer vê-lo e ele entra no carro. No posto de gasolina, Marcos assume o volante, algema Fred e avisa Raquel. Raquel e Yvone conseguem alcançá-los e seguem-nos. Dóris se preocupa e teme ter feito uma grande besteira. Marcos pega o revólver, Fred parte para cima dele, o carro bate e despenca em um precipício. Raquel e Yvone se abraçam desesperadas. Sérgio visita Heloisa, que mostra a sua raiva por estar internada.

Sexta-feira, 10/10/2003 – Destinos selados: Sílvia convida Shirley para ser sua secretária e Caetano, o motorista das duas. Helena e César se casam. Pedro diz a Dóris que não há castigo maior para ela que o remorso pela morte de Fred. Lobato e Adelaide vão buscar Santana na clínica, totalmente desintoxicada. Marina e Expedito discutem. Estela dá suas jóias de presente a Dóris. Cláudio e Edwiges se casam, e se amam. Estela vai morar na chácara com Pedro. Dóris usa as jóias de Estela e atrai um “milionário” para a cama. Carlão chega no quarto e dá uma bofetada na filha. O homem sai de fininho, levando a caixa de jóias. Carlão dá uma surra em Dóris, leva a filha com as roupas rasgadas para o saguão do hotel e a exibe para todos, humilhando-a. Rodrigo chega com o pé engessado na festa de formatura, e não vai poder atuar na peça. Marcinha se encanta por um colega, que a beija. Lorena se encanta com Ricardo, que diz preferir mulheres maduras. Na formatura, Raquel lê o discurso que tinha sido preparado por Fred, e revela em público que está grávida do rapaz. Heloísa diz a Sérgio que ainda o ama, mas que não vai mais pedir seu amor. Rafaela substitui Rodrigo no papel de Romeu e beija Clara no palco. Sai o resultado do exame de DNA: Téo é pai de Salete, e os dois não se contêm de tanta felicidade. …

9 thoughts on “Mulheres Apaixonadas

  1. Melhor novela do Maneco, na minha opinião! Abordou assuntos fortes da sociedade sem apelação. A minha lembrança maior é da reprise, eu assistia com a minha mãe e adorava!

    Curtir

  2. Uma das melhores novelas do Maneco. As tramas paralelas e a principal desenvolveram-se em prefeita sintonia, dando destaque a cada núcleo, além do merchandising social.

    Curtir

  3. Merece re-reprise, assim como “Laços de Família”, “Senhora do Destino”, “Alma Gêmea” e “Caras e Bocas”. Ou quem sabe o Viva não começa a reprisar logo as novelas dos anos 2000.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s