Paraíso

Segunda-feira, 16/03/2009 – Capítulo 1

Maria Rita não quer mais rezar

Na festa de Peão de Boiadeiro, José Eleutério, o Zeca, se prepara para montar o touro chamado Matador. Terêncio o alerta para tomar cuidado com o animal, mas o peão não lhe dá atenção. Zeca dá um show em sua apresentação e sai aplaudido por todos que estão no rodeio. Eleutério lamenta com padre Bento que seu filho tenha ido embora com uma comitiva para buscar uma boiada. Mariana comenta com Antero que Zeca é o filho do diabo e o marido repreende a mulher. Eleutério fica chateado quando padre Bento o chama de coronel. Antero confessa para Maria Rita que não gostaria de vê-la em um convento. Durante o almoço, padre Bento conta para Eleutério, Zefa e Rosinha por que Maria Rita passou a ser chamada de santa. Norma pede que Maria Rita salve seu filho, mas a menina hesita e diz que não pode ajudá-la. Mariana não aceita a decisão da filha e convence Maria Rita a rezar o menino doente. Zeca fala para Terêncio sobre o tempo em que pulava de parapente com seus amigos Otávio e Ricardo. Maria Rita não sabe o que fazer quando Norma coloca o filho desfalecido em seus braços e se desespera. Terêncio confessa para Zeca que gostaria de conhecer o Rio de Janeiro. Ricardo reclama com Otávio que não tem nenhuma expectativa para o futuro e decide procurar Zeca. Mariana conta para Antero que o filho de Norma morreu nos braços da filha. Maria Rita se revolta com Mariana e garante que nunca mais irá rezar ninguém. Antero fica perplexo com o fato de Mariana não aceitar que Maria Rita não seja santa. Maria Rita se consola com Antero e pede que o pai não deixe mais as pessoas a tratarem como santa. Eleutério conta para padre Bento a história de Mané Corrupio. Zeca afirma para Terêncio que não pretende se prender a ninguém. Zé Camilo toca uma canção para animar todos em volta da fogueira. Rosinha tenta disfarçar seu amor por Zeca, mas não consegue enganar Zefa. Antero diz a Mariana que Maria Rita deve se casar, mas sua mulher garante que a filha irá para um convento. Durante a missa, Geraldo observa Maria Rosa e é repreendido por Norberto. Otávio e Ricardo perdem a hora de suas entrevistas de emprego. Maria Rosa se irrita com a presença de Geraldo e pede que ele a deixe em paz. Mariana reclama com padre Bento que as contribuições estão ficando cada vez menores e afirma que a igreja precisa arrecadar mais dinheiro. Padre Bento a recrimina, mas a beata não lhe dá atenção.

Terça-feira, 17/03/2009 – Capítulo 2

Geraldo cai na briga com Vadinho

Maria Rita se aconselha com padre Bento e Mariana observa curiosa. Otávio e Ricardo não se conformam por não conseguirem arrumar emprego. Maria Rita segue o conselho de padre Bento e mantém-se firme em sua posição de não voltar para o convento. Aurora fica indignada por Maria Rosa não aceitar se casar com Geraldo. Maria Rita fica agitada ao ouvir Zeca tocar o berrante e corre para tentar vê-lo, mas Mariana a impede. A comitiva chega à fazenda de Eleutério e Rosinha vai falar com Zeca. A moça fica frustrada quando ele a apresenta para Terêncio como sua irmã. Terêncio se encanta com a beleza de Rosinha, mas a moça não lhe dá atenção. Mariana comenta indignada com Antero que Maria Rita se animou quando ouviu Zeca tocando o berrante. Durante o almoço na fazenda de Eleutério, todos conversam sobre o acontecimento na fazenda de Antero e Zeca se surpreende que o menino tenha morrido de sarampo por não ter sido vacinado. Maria Rita suplica por um sinal que mostre o caminho que deve seguir na vida e reage quando, logo em seguida, escuta o som do berrante. Eleutério, Zeca e Terêncio seguem pela fazenda para ver a boiada trazida pela comitiva. Norberto pede que padre Bento organize uma quermesse para arrecadar dinheiro para a prefeitura. Otávio e Ricardo decidem ir para a fazenda de Eleutério. Geraldo tenta justificar as atitudes de Norberto e acaba brigando com Vadinho.

Quarta-feira, 18/03/2009 – Capítulo 3

Ricardo e Otávio chegam a Paraíso

Norberto acusa Maria Rosa de ser a culpada pela briga de Vadinho e Geraldo. A moça se irrita e ameaça voltar para o Rio de Janeiro. Zeca conta para Terêncio uma história sobre seu pai e deixa o peão bastante empolgado. Os dois amigos seguem pela fazenda de Eleutério conversando e se esquecem da hora. Tobi percebe a aflição de Rosinha esperando Zeca e debocha de sua atitude, deixando-a ainda mais nervosa. Eleutério repreende Tobi. Zeca e Terêncio voltam de seu passeio, mas continuam conversando sobre Eleutério. Rosinha percebe os olhares de Terêncio e reclama com Zefa, que fica apreensiva. Padre Bento e Maria Rosa vão até a pensão de dona Ida pedir que ela faça os doces para a quermesse. Norberto pergunta a Vadinho o motivo de sua briga com Geraldo e aproveita para falar sobre a quermesse. Aurora sugere que Geraldo despreze Maria Rosa para conseguir conquistá-la. Vadinho, Pedro do Posto, Capita, Zé do Correio e Alfredo Modesto discordam dos argumentos de Norberto para justificar a quermesse, mas acabam se convencendo de que é a melhor coisa a ser feita para arrecadar dinheiro. Ricardo e Otávio chegam a Paraíso e se impressionam com o tamanho da pequena cidade.

Quinta-feira, 19/03/2009 – Capítulo 4

Será obra do Demo?

Norberto teme não conseguir dinheiro suficiente com a quermesse para reconstruir a ponte. Rosinha percebe que Zeca gosta dela como irmã e fica frustrada com a descoberta. Mariana revela a Maria Rita que só continuou casada com Antero por causa dela e de sua suposta santidade. Ricardo e Otávio se acomodam na pensão de dona Ida e Aninha se encanta com os dois. Zeca e Terêncio cruzam com Mariana e Maria Rita na estrada e a beata manda a filha cobrir o rosto. Tenório chama Zeca para domar um burro bravo em sua fazenda e Eleutério se preocupa com o filho. Mariana percebe Maria Rita distante e pergunta se ela está pensando em Zeca. Terêncio faz uma aposta com os empregados da fazenda de Tenório. Aninha conta para Cleusinha, Edith, Jacira, e Nina sobre os novos hóspedes da pensão. Na fazenda de Tenório, todos observam espantados como Zeca consegue acalmar o burro bravo. Ricardo e Otávio se dão conta da beleza da cidade e ficam animados. Norberto fica sabendo da presença de forasteiros na cidade e acredita que sejam espiões do governo. Aninha e suas amigas tentam despertar o interesse de Ricardo e Otávio. Zé do Correio dá continuidade ao boato de que Ricardo e Otávio vieram para cidade espionar Norberto e Vadinho se anima com a possibilidade de contestar o prefeito. Norberto decide expulsar os dois forasteiros da cidade sem saber que eles são amigos de Zeca.

Sexta-feira, 20/03/2009 – Capítulo 5

O primeiro olhar de Zeca e Maria Rita

Norberto e Maria Rosa chegam à pensão de dona Ida procurando por Ricardo e Otávio. Rosinha reclama com Zefa que Zeca não tem tempo para ela. Mariana não aceita que padre Bento organize a quermesse para arrecadar dinheiro para a prefeitura. Vadinho, Norberto, Zé do Correio, Eleutério e Capita conversam sobre política e tentam achar uma solução para a falta de dinheiro da prefeitura. Maria Rosa pergunta por Geraldo e Aurora se anima. Aninha avisa a Ricardo e Otávio que Norberto quer falar com eles na prefeitura e os rapazes se espantam com o pedido. Norberto comenta com Maria Rosa que a quermesse vai acabar se transformando em um leilão de gado. Padre Bento joga snooker com Geraldo no bar. Ricardo e Otávio confessam para Norberto que foram para Paraíso procurar emprego. Terêncio fala admirado com Zeca sobre seu feito na fazenda de Tenório. Tobi comenta com Eleutério o boato que ouviu sobre Zeca na venda. Ricardo e Otávio fazem uma proposta para Norberto, que fica indignado e chama o delegado para prender os dois. Zeca e Terêncio apostam corrida na estrada, enquanto Mariana e Maria Rita tentam passar com a charrete. Zeca percebe que um acidente pode acontecer e freia o cavalo. Zeca e Maria Rita cruzam os olhares e se interessam um pelo outro.

Sábado, 21/03/2009 – Capítulo 6

Ricardo e Otávio decidem ir embora

Zeca se surpreende com seu encantamento por Maria Rita. Mariana proíbe Maria Rita de olhar para Zeca. Ricardo e Otávio convencem Norberto de que não estão mal intencionados. Terêncio nota que Zeca ficou inquieto por causa de Maria Rita e tenta falar com o amigo, que desconversa. Antero não consegue persuadir Mariana a deixar Maria Rita tomar conta de uma barraca na quermesse. Durante o café, Zefa e Rosinha estranham o comportamento de Zeca. Terêncio comenta que ele está assim desde que cruzou com a Santinha. Mariana conta para Maria Rita mais um boato sobre Zeca, mas a menina não acredita. Zeca confessa para Terêncio que ficou admirado com o olhar de Santinha. Aninha incentiva Ricardo e Otávio a procurarem Vadinho para conseguir montar o jornal na cidade. Antero vai até a casa de Eleutério falar com Zeca e todos estranham a visita. Vadinho expulsa Ricardo e Otávio da farmácia. Maria Rita fica curiosa para saber o que o Antero achou de Zeca. Terêncio tenta falar com Rosinha, mas ela o destrata e não lhe dá atenção. Zeca faz perguntas sobre Maria Rita para Zefa e ela percebe o interesse do peão. Aninha confirma para dona Ida e Maria Rosa que Ricardo e Otávio são formados. Geraldo estimula Vadinho a reconsiderar a proposta de abrir um jornal. Aninha flagra Ricardo e Otávio arrumando as malas para deixar a cidade.

Segunda-feira, 23/03/2009 – Capítulo 7

A sorte muda para os cariocas

Aninha conta para dona Ida que Ricardo e Otávio vão embora e ela fica surpresa com a novidade. Padre Bento diz para Norberto que ele precisa verificar a história dos dois forasteiros antes de recriminá-los. Zeca e Maria Rita não conseguem parar de pensar um no outro. Eleutério fica irritado quando Zeca segue novamente com a comitiva. Capita leva Ricardo e Otávio para a fazenda de Eleutério. Maria Rita reage ao ouvir o som do berrante de Zeca e não consegue entender o que está sentindo. Aninha sugere que padre Bento empreste o alto falante da igreja para Ricardo e Otávio ganharem dinheiro. Geraldo encontra com Maria Rosa, mas não lhe dá atenção. Zeca conta a Terêncio e Diogo como Eleutério conseguiu colocar o diabinho na garrafa, mas os peões não acreditam. Ricardo e Otávio chegam à fazenda de Eleutério e ficam frustrados por não encontrarem Zeca. Aninha confessa para dona Ida que está apaixonada pelos dois forasteiros. Aurora incentiva Geraldo a continuar desprezando Maria Rosa. Padre Bento e Maria Rosa convencem Norberto a dar um voto de confiança aos forasteiros. Eleutério sugere sociedade para Ricardo e Otávio no serviço de alto falantes da cidade. Tobi confirma para Capita o boato de como Eleutério conseguiu sua riqueza. Zeca se culpa por não parar de pensar em Maria Rita. Capita repreende Ricardo e Otávio por terem se tornado sócios de Eleutério.

Terça-feira, 24/03/2009 – Capítulo 8

Eleutério descobre segredo de Zefa

Ricardo e Otávio agradecem Aninha por ajudá-los e contam que decidiram continuar na cidade. Rosinha revela para Zefa que precisa esquecer Zeca para não sofrer mais. Norberto teme que Vadinho esteja envolvido com o sistema de alto falantes de Ricardo e Otávio. Tobi comenta com Vadinho, Zé do Correio, Capita e Pedro do Posto que Eleutério irá abrir uma rádio em Paraíso se o sistema de alto falantes der certo. Enquanto entram na pensão, Eleutério alerta Ricardo a não tomar partido nos assuntos políticos da cidade. Dona Ida e Aninha repreendem Ricardo por levar o coronel para almoçar sem avisar. Maria Rita conta para Antero que precisa dar um rumo para sua vida e é recriminada por Mariana. Eleutério elogia a comida de dona Ida e avisa que vai virar cliente da pensão. Terêncio confessa para Zeca que se casaria com Rosinha quando ela quisesse. Mariana reclama com Antero das atitudes de Maria Rita. Maria Rosa se desculpa com Ricardo e passeia com ele pela cidade, despertando ciúmes em Geraldo e Aninha. Bertoni, Capita e Zé do Correio conversam sobre o início do sistema de alto falantes na cidade. Um estranho forasteiro segue sorrateiramente para a fazenda de Eleutério. Eleutério informa a Zefa que convidou Ricardo para almoçar na fazenda e manda Rosinha se arrumar mais um pouco para que ele possa reparar nela, caso contrário, avisa que ela nunca arrumará marido. Rosinha, magoada, se retira. Tobi deixa Eleutério abismado quando revela que Zefa é apaixonada por ele e Rosinha é apaixonada por Zeca.

Quarta-feira, 25/03/2009 – Capítulo 9

Geraldo enfrenta Ricardo

Eleutério desiste de falar com Zefa sobre o que Tobi lhe contou e se desculpa com Rosinha por tê-la magoado. Zé das Mortes chega à fazenda de Eleutério e pede para falar com ele. Terêncio se emociona ao contar sua história para Zeca e Diogo. Zé das Mortes ameaça Eleutério para conhecer seu diabinho, mas o coronel o enfrenta. Diogo toca uma canção em volta da fogueira para espantar a tristeza dos peões da comitiva de Zeca. Zé das Mortes fala que só irá embora se Eleutério contar como conseguiu seu diabinho. Ele consente o pedido do forasteiro, que fica assustado com a história. Zefa fica nervosa com a possibilidade de uma tragédia acontecer e Rosinha e Tobi tentam acalmá-la. Eleutério se sente aliviado quando Zé das Mortes vai embora de sua fazenda. Ricardo magoa Aninha ao dizer que ela precisa aprender com Maria Rosa a falar direito. Eleutério comunica a Zefa que Zé das Mortes não irá mais voltar e tranquiliza sua comadre. Zeca toca o berrante para homenagear o falecido pai de Terêncio. Maria Rita acorda subitamente, Mariana se assusta e reza pela filha para espantar um suposto mal. Maria Rosa se encontra por acaso com Ricardo. Aninha vê a cena e reclama com dona Ida. Geraldo encontra Ricardo e o ameaça para que fique longe de Maria Rosa. Mariana recrimina Padre Bento por conseguir dinheiro para Igreja no jogo. Maria Rita reza para Santa Rita pensando em Zeca. Terêncio, Diogo e Zeca conversam sobre o desmatamento e a poluição dos rios.

Quinta-feira, 26/03/2009 – Capítulo 10

Prefeito quer ser sócio dos rapazes

Edith, Jacira, Nina e Cleuzinha avisam a Aninha que Geraldo vai matar Ricardo por causa de Maria Rosa. Aninha e suas amigas levam Otávio para tentar impedir a prometida tragédia. Ricardo comenta com Maria Rosa a ameaça que Geraldo lhe fez e deixa a amiga irritada. Otávio vê Geraldo próximo à sede da emissora e o adverte para que fique longe de seu amigo. Aurora recrimina Geraldo por ter intimidado Ricardo. Técnicos começam a instalar os alto falantes nas torres de transmissão. Maria Rosa incentiva Norberto a apoiar a inauguração dos alto falantes. Dona Ida aconselha Aninha a não se envolver com Ricardo e Otávio para não sofrer. Maria Rosa alerta Geraldo para ficar longe de seus amigos. Norberto decide conversar com Ricardo e Otávio. Mariana não se conforma com a insistência de Antero para mudar o destino que ela traçou para a filha. Maria Rita e Zeca pensam um no outro e não conseguem dormir. Otávio testa o som dos alto falantes e deixa a cidade alvoroçada com a novidade. Maria Rosa, padre Bento e Norberto vão até a emissora parabenizar Ricardo e Otávio pela conquista. Geraldo, Bertoni, Vadinho, Zé do Correio, Pedro do Posto, Capita e Alfredo Modesto discutem sobre as atitudes de Norberto e sugerem que Vadinho marque presença na inauguração dos alto falantes. Norberto questiona Ricardo e Otávio sobre a sociedade deles com Eleutério e sugere uma nova aliança para que os dois não tenham prejuízos no futuro.

Sexta-feira, 27/03/2009 – Capítulo 11

Mariana passa mal

Norberto convida Ricardo, Otávio e padre Bento para almoçar e discutir sobre a nova sociedade. Aninha sai da casa de onde será feita transmissão e é cercada por suas amigas interessadas em saber o que aconteceu. Geraldo fica com ciúmes ao saber que Ricardo e Otávio irão almoçar na casa de Norberto. Mariana descobre que Antero convidou Eleutério e Zeca para irem a sua casa e fica furiosa. Terêncio comenta com Zeca que ele está diferente desde que encontrou Maria Rita na estrada. Zeca confirma que Maria Rita o conquistou. Mariana finge sentir fortes dores de cabeça e pede para Candinha chamar sua filha. Norberto revela para Ricardo e Otávio que possui uma concessão que libera a abertura de uma rádio na cidade. Tobi conta para Eleutério que o sistema de alto falantes causou a maior confusão em Paraíso. Dona Ida consola Aninha, que está sofrendo por causa dos dois amigos de Zeca. Norberto dá um ultimato em Ricardo e Otávio para saber se eles aceitam sua proposta de sociedade. Bertoni e Isidoro tentam animar Geraldo, que está sofrendo por Maria Rosa. Ricardo e Otávio pensam em uma forma de evitar o afastamento de Eleutério da sociedade. Aninha supõe que Norberto tenha oferecido Maria Rosa para casar com Ricardo e Otávio e fica perplexa. Candinha suspeita que Mariana possa ter morrido e surpreende Antero e Maria Rita com a notícia.

Sábado, 28/03/2009 – Capítulo 12

Zeca cai durante rodeio

Maria Rita e Antero conseguem reanimar Mariana, que se recusa a procurar um médico. Terêncio e Zé Camilo estranham quando Zeca não se empolga com o rodeio e o incentivam a esquecer Maria Rita. Zeca revela para Terêncio e Zé Camilo que gostaria de visitar Santinha. Antero comenta com Maria Rita que desconfia do ataque de Mariana. Jacira duvida das intenções de Norberto em convidar Ricardo e Otávio para serem seus sócios. Ricardo e Otávio sofrem com a possibilidade de desfazer a sociedade com Eleutério. Mariana diz a Maria Rita que somente ela pode salvá-la. Zeca decide competir. Aninha fica sem saber dizer se gosta mais de Ricardo ou Otávio quando dona Ida a questiona. Ricardo manda Otávio ter respeito com as meninas da cidade para evitar confusão. Geraldo sofre por causa de Maria Rosa. Rosinha tem um mau pressentimento com Zeca. Eleutério comenta com Tobi que amanheceu preocupado com Zeca. Antero fala para Maria Rita não se deixar influenciar pelas atitudes insanas de Mariana. Mariana roga para sua santa afastar Zeca de Maria Rita. Terêncio não gosta do jeito do animal que Zeca vai montar na competição e pede que o amigo desista do rodeio. Rosinha reza com o intuito de proteger Zeca. Ricardo sugere que padre Bento vá com ele e Otávio conversar com Eleutério. Dona Ida critica as atitudes de Geraldo para Aninha. Zeca se prepara para montar o touro e Terêncio fica preocupado. Maria Rita reza para que Santa Rita lhe mostre seu caminho e sente uma angústia repentina. Zeca é derrubado pelo touro. Terêncio percebe que o amigo está desacordado e grita para Zé Camilo chamar um médico.

Segunda-feira, 30/03/2009 – Capítulo 13

Zeca em estado grave

Terêncio e Diogo seguem Zeca, que é retirado de maca pelos enfermeiros. Rosinha estranha a angústia que sentiu durante a noite ao pensar em Zeca. E revela para Mariana que não conseguiu dormir. O médico informa para Zeca que só poderá fechar um diagnóstico depois de ver todos os exames. Terêncio se culpa pelo que aconteceu com Zeca. Ricardo e Otávio com a ajuda de Norberto, pedem um empréstimo ao banco para devolver o dinheiro que Eleutério investiu nos equipamentos da rádio. Vadinho comenta com Capita e Zé do Correio que Norberto quer usar a rádio para fazer campanha política. Eleutério surpreende Norberto, Ricardo e Otávio ao propor uma nova sociedade. A comitiva de Zeca vai atrás de uma ambulância que segue a caminho da fazenda de Eleutério. Maria Rita se angustia ao olhar para o espelho e ver sua imagem vestida de santa. Zeca pede para Terêncio tocar seu berrante para avisar o retorno da comitiva. Mariana tenta convencer Antero que o destino de Maria Rita é ser santa. Ricardo pergunta se Aninha já teve um namorado e deixa a menina intrigada. Maria Rosa pede para Norberto deixá-la viajar com Ricardo e Otávio. Geraldo diz para Aurora que está pensando em desistir de Maria Rosa. Ricardo sente-se atraído por Aninha e pede para ela se afastar para evitar confusão. Maria Rosa avisa a Aurora que irá para o Rio de Janeiro com Ricardo e Otávio.

Terça-feira, 31/03/2009 – Capítulo 14

O ‘peão doutor’ se emociona

Norberto acerta com Otávio os detalhes para a viagem ao Rio de Janeiro. Aurora não se conforma que Maria Rosa viaje sozinha com os dois rapazes. Otávio conta para Ricardo que Maria Rosa irá com eles e Aninha fica indignada. Zeca se desespera quando não consegue mover suas pernas. Juvenal comenta com Terêncio e Diogo que o diabo abandonou Zeca. Eleutério magoa Zefa ao criticar o amor que Rosinha sente por Zeca. Capita se surpreende ao ver Maria Rosa embarcando com Ricardo e Otávio na rodoviária. Padre Bento briga com Cleusinha, Jacira e Edith por espalharem boatos sobre a filha do prefeito. Otávio pergunta para Maria Rosa se ela se envolveu com alguém quando morou sozinha. Aninha se lamenta com dona Ida e diz que queria ter ido para o Rio de Janeiro. Ricardo diz para Otávio que ele não pode se envolver com Maria Rosa. Edith, Jacira, Nina e Cleusinha contam para Geraldo sobre a viagem e o deixam com ciúmes. Norberto diz a padre Bento que é preciso patrocínio para ter um horário na rádio. Geraldo revela que não se importa mais com Maria Rosa. Rosinha mente para Eleutério sobre seu amor por Zeca. Tobi avisa para Eleutério que Zeca voltou. Terêncio toca o berrante de Zeca para avisar da chegada da comitiva. Rosinha estranha o som. Maria Rita percebe que não é Zeca quem está tocando o berrante e fica intrigada. Zeca chora ao se dar conta de seu acidente.

Quarta-feira, 01/04/2009 – Capítulo 15

Eleutério mostra o diabinho

Eleutério fica nervoso ao ver a comitiva chegar sem o seu filho à frente. Zeca conta para Eleutério, Zefa e Rosinha o que aconteceu e os deixa inconformados. Antero conta para Mariana e Maria Rita sobre o acidente do filho do diabo e Santinha vai rezar por ele. Eleutério, Terêncio, Tiago, Zé Camilo, Rosinha e Zefa conversam sobre o ocorrido com Zeca e discutem o que fazer. Mariana comenta com Antero que Zeca tem sorte porque o diabo o abandonou. Os peões da comitiva se lamentam com Terêncio e Zé Camilo. Zeca pede para Eleutério mostrar o diabinho na garrafa para os peões da comitiva. Maria Rita se preocupa com o estado de Zeca. Eleutério pergunta para o diabinho na garrafa por que ele abandou seu filho e se culpa por ter inventado essa história. Eleutério conta para os peões como conseguiu seu diabinho na garrafa e como a história se espalhou pelas redondezas. Zeca se queixa com Rosinha e culpa o diabo pelo que aconteceu com ele. Zé das Mortes volta para Paraíso.

Quinta-feira, 02/04/2009 – Capítulo 16

Rosinha se declara

Bertoni fica nervoso com a presença de Zé das Mortes e vai avisar Norberto para tentar impedir uma tragédia. Zé das Mortes segue para a fazenda de Eleutério. Bertoni e Norberto decidem procurar o forasteiro para saber o que ele veio fazer na cidade. Eleutério continua a contar para os peões sua história e comenta sobre Zé das Mortes. Rosinha conta para Zeca que seus amigos do Rio de Janeiro apareceram na fazenda procurando por ele. Maria Rosa teme que Ricardo e Otávio percam todo o dinheiro de Norberto. Norberto vai com Bertoni e dois soldados até a pensão de dona Ida procurar por Zé das Mortes. Maria Rosa sai para jantar com Ricardo e Otávio. Os peões estão reunidos em volta da fogueira ouvindo Zé Camilo tocar viola. Eleutério consente o pedido de Terêncio para ficar na fazenda quando a comitiva partir. Rosinha se declara para Zeca e o deixa bastante perturbado. Zeca se revolta ao conversar com Eleutério sobre o acidente. Mariana se justifica com sua santa, pois se culpa pelo o que aconteceu com o filho do diabo. Terêncio não quer deixar Zeca sozinho, mas não suporta a ideia de ficar preso em uma fazenda. Zeca acredita que o diabo o abandonou por que ele estava pensando em Maria Rita na hora do acidente. Maria Rita reza para a santa pedindo que ela cure Zeca. Zé das Mortes chega à fazenda de Eleutério decidido a acabar com a vida do coronel.

Sexta-feira, 03/04/2009 – Capítulo 17

A esperteza de Eleutério

Rosinha afirma para Zefa que não irá mais sair do lado de Zeca. Os peões vão se despedir de Zeca e Terêncio avisa que irá ficar na fazenda. Rosinha culpa Terêncio pelo que aconteceu e o deixa arrasado. Zeca ouve a comitiva indo embora e se entristece deitado na cama. Bertoni conta para todos no bar sobre sua expedição atrás do forasteiro. Aurora se preocupa com Norberto. Tobi vê Zé das Mortes entrando na fazenda e corre para chamar Eleutério. Zeca se desespera por não poder fazer nada para ajudar seu pai. Zé das Mortes pede explicações para Eleutério e o ameaça. Terêncio se prepara para defender o pai de Zeca. Eleutério inventa uma história para Zé das Mortes e consegue convencê-lo a desistir de seu plano. Zeca diz a Eleutério que só um milagre poderá salvá-lo. Eleutério se preocupa com as atitudes do filho e teme que algo pior aconteça. Mariana se irrita com Antero quando ele diz que irá levar Maria Rita para visitar Zeca. Otávio faz contato com uma empresa para aquisição dos equipamentos para a rádio. Padre Bento não gosta quando Vadinho, Capita e Zé do Correio ameaçam falar mal de Maria Rosa. Zeca confessa para Terêncio que estava pensando em Maria Rita quando caiu do touro. Rosinha reclama com Zefa da visita de Antero. Zeca pede para falar com Antero.

Sábado, 04/04/2009 – Capítulo 18

Ricardo fica com ciúmes

Rosinha não Acredita que Maria Rita possa salvar Zeca. Maria Rosa fala para Norberto que eles já compraram os equipamentos para a rádio e que serão instalados em breve. Antero conta sobre sua visita a Zeca para Maria Rita e Mariana e pede que a filha continue rezando por ele. Padre Bento combina com Norberto de visitar Zeca. Cleusinha, Jacira, Edith e Nina falam para Aninha o que aconteceu com Zeca e ela diz que irá contar para Ricardo e Otávio assim que eles voltarem. Bertoni, Vadinho, Zé do Posto, Capita, Zé do Correio e Alfredo Modesto comentam que Santinha poderia fazer um milagre e salvar o filho do diabo. Maria Rita se penaliza com Zeca e reza para a santa. Rosinha se entristece ao ouvir Zeca falar que entregaria sua vida nas mãos de Maria Rita se ela o salvasse. Eleutério comenta com Terêncio que acredita que está sendo castigado por ter dito que Zeca era o filho do diabo. Ricardo não gosta de ver Otávio e Maria Rosa juntos. Aurora se preocupa com a filha e não deixa Norberto dormir. Maria Rosa e Otávio se beijam e Ricardo fica transtornado. Rosinha e Maria Rita rezam pedindo que Zeca melhore. Maria Rosa e Otávio levam Ricardo, que está passando mal, para o hotel. Tobi desconfia que Terêncio esteja interessado em Rosinha. Eleutério conversa com Zefa sobre a permanência de Terêncio na fazenda. Rosinha sugere que Zefa esconda a garrafa com o diabinho. Zeca se desespera quando fala com Eleutério e diz que não acredita em um tratamento para ele.

Segunda-feira, 06/04/2009 – Capítulo 19

Zeca perde a paciência

Zefa repreende Rosinha quando ela afirma que dará fim ao diabinho da garrafa de Eleutério. Maria Rosa diz para Otávio que eles devem ser apenas amigos. Norberto confessa para padre Bento que gostaria que sua filha se envolvesse com Ricardo ou Otávio, e que o escolhido seria o seu sucessor político na cidade. Geraldo diz a Aurora que Maria Rosa não é mulher para ele e acaba perdendo sua aliada. Zeca pede para padre Bento levar Maria Rita até ele, pois acredita que só ela  poderia salvá-lo, mas o padre o recrimina. Tobi conversa com Rosinha sobre o estado de Zeca. Ricardo não deixa Otávio levar Maria Rosa para saltar de parapent. Padre Bento e Norberto vão até a casa de Maria Rita para conversar com Antero sobre Zeca. Zeca pergunta para Terêncio se ele está interessado em Rosinha e deixa o peão confuso e envergonhado. Rosinha garante para Zefa que, se não se casar com Zeca, não se casará com mais ninguém. Zeca se irrita com Rosinha e Terêncio e os expulsa de seu quarto. Terêncio se entristece ao perceber que Rosinha ama Zeca. Mariana garante para Antero que não irá deixar Maria Rita ir à casa do filho do diabo rezar por ele. Zeca confessa para Eleutério que está apaixonado, mas percebeu isso tarde demais.

Terça-feira, 07/04/2009 – Capítulo 20

Conselho de pai

Maria Rita pede que Antero convença Mariana a deixá-la ir à casa de Zeca e revela para o pai que não consegue parar de pensar nele. Maria Rosa avisa para Ricardo e Otávio que eles devem criar uma boa estratégia de vendas na rádio para começar a ganharem dinheiro e pagar a dívida no banco. Aurora conta para Norberto sobre a visita de Geraldo. Aninha resolve que não irá mais pensar em Ricardo, Otávio e Maria Rosa. Aurora reclama para padre Bento da honestidade política de Norberto. Geraldo decide apoiar Vadinho na oposição política contra o prefeito e deixa todos espantados com a novidade. Terêncio diz para Zeca esquecer Maria Rita, pois ela nunca será dele. Maria Rita se angustia ao rezar para sua santa. Mariana considera as explicações de Antero para levar Santinha até o filho do diabo. Santinha se questiona sobre o motivo de sua atração pelo filho do diabo. Rosinha fica arrasada quando Terêncio conta que Zeca pediu para ele buscar Santinha. Tobi canta um trecho de uma canção e não percebe que está sendo observado por Rosinha e Terêncio. Maria Rosa e Otávio pensam um no outro durante a viagem de volta para Paraíso. Padre Bento pede para Mariana não interferir nas escolhas de sua filha. Antero diz para Maria Rita esquecer Zeca, pois no estado em que ele se encontra não poderá ser seu marido.

Quarta-feira, 08/04/2009 – Capítulo 21

Mariana acaba cedendo

Zeca conta para Rosinha que Terêncio gosta dela e pede para ela não implicar mais com ele. Terêncio comenta com Tobi que Zeca lhe pediu para colocar Rosinha em sua garupa. Rosinha os surpreende e eles temem que ela tenha ouvido a conversa. Eleutério se lamenta com Zefa pelo que aconteceu com Zeca e vai até a casa de Antero pedir que deixe Santinha rezar por seu filho. Maria Rita diz para Antero que quer ver Zeca. Mariana decide levar Maria Rita até a casa de Zeca, pois acredita que o que aconteceu foi um castigo para o peão. Eleutério pede para Norberto avisar a Ricardo e Otávio que Zeca quer falar com eles assim que voltarem de viagem. Ricardo teme que Geraldo faça alguma coisa quando eles chegarem a Paraíso. Antero vai falar com Zeca. Antero avisa a Zeca que Maria Rita vai a sua casa rezar por ele e o deixa eufórico. Mariana está convencida de que o acidente de Zeca foi uma obra divina para provar a santidade da filha. Antero pede para que Eleutério retire o diabinho de casa antes de Maria Rita chegar. Zeca se entusiasma pensando em seu encontro com Maria Rita. Mariana diz a Antero que acredita que Santinha possa fazer um milagre se Zeca tiver se purificado. Zeca pede para Terêncio encontrar um jeito de ele ficar sozinho com Maria Rita.

Quinta-feira, 09/04/2009 – Capítulo 22

Zeca manda Santinha ir embora

Maria Rosa, Otávio e Ricardo desembarcam na rodoviária de Paraíso. Jacira, Edith, Cleusinha e Nina fazem intriga para Aninha sobre Maria Rosa. Aurora questiona sua filha para saber o que aconteceu durante a viagem. Ricardo comenta com Otávio que Aninha ficou com ciúmes deles. Maria Rita e Zeca estão ansiosos para se encontrarem. Mariana exige que Santinha use o véu para cobrir seu rosto durante a visita. Eleutério decide não jogar seu diabinho fora e deixa Zefa aborrecida. Otávio se irrita com Aninha por falar mal de Maria Rosa. Norberto conta para Ricardo e Otávio sobre o acidente de Zeca e os deixa preocupados. Antero, Mariana e Maria Rita chegam à casa de Zeca e a beata pergunta para Eleutério se ele tirou o diabinho de dentro de casa. Eleutério afirma para Mariana que nunca teve um diabinho em casa. Terêncio pede que Maria Rita vá sozinha ao encontro de Zeca, mas sua mãe se irrita e nega o pedido. Zeca decide que não quer mais ver ninguém e manda todos embora de sua casa. Eleutério fica furioso e vai tirar satisfações com o filho. Mariana garante para Antero que Maria Rita não irá mais voltar à casa de Zeca. Zefa fica bastante envergonhada quando descobre que Eleutério sabe sobre seu segredo, mas é confortada pelo fazendeiro. Rosinha vê a cena e fica curiosa. Ricardo e Otávio não conseguem dormir pensando no que irão dizer para Zeca quando o encontrarem. Maria Rita diz para Antero que não quer mais pensar em Zeca, pois Mariana nunca irá deixá-la viver sua vida.

Sexta-feira, 10/04/2009 – Capítulo 23

Zeca tira o véu de santinha

Aninha fica boquiaberta com a resposta que Maria Rosa lhe dá, quando ela pergunta sobre o hotel em que ficou no Rio de Janeiro. Mariana conta para padre Bento o que aconteceu na casa de Eleutério e pede que ele converse com a filha. Antero manda Maria Rita se vestir para ir até a casa de Zeca. Zefa briga com Tobi por ter revelado seu segredo. Rosinha fica perplexa ao ouvir Zeca incentivando Eleutério a ficar com Zefa. Zeca tenta se explicar, mas Rosinha não se interessa e avisa que Ricardo e Otávio vieram lhe fazer uma visita. Antero e Maria Rita se apressam para ir à casa de Zeca. Padre Bento conversa com Mariana sobre o que aconteceu na casa de Eleutério. Ricardo e Otávio revelam para Zeca que venderam seu berrante para Zuleika e ele fica apreensivo, pois não quer que ela o encontre. Zeca confessa para seus amigos que está apaixonado por uma santa e por isso foi castigado. Mariana estranha que a casa esteja vazia e fica inconformada ao perceber que Antero e Maria Rita não estão na fazenda. Ricardo e Otávio contam para Zeca sobre a rádio e explicam por que o prefeito tirou Eleutério da sociedade. Terêncio vê Antero e Maria Rita na estrada da fazenda e corre para avisar Zeca. Eleutério os recebe e manda Rosinha acompanhar Maria Rita até o quarto de Zeca.  Santinha começa sua reza e Zeca fica hipnotizado olhando para ela. Antero diz para Eleutério que não acredita que a filha possa fazer milagres. Mariana reza para sua santa pedindo proteção para sua filha. Zeca descobre o rosto de Maria Rita e os dois ficam perturbados quando seus olhares se cruzam novamente.

Sábado, 11/04/2009 – Capítulo 24

Maria Rita foge

Rosinha fica pasma ao ouvir por que Zefa cheira as camisas de Eleutério. Eleutério se culpa por pensar em Zefa. Zeca confessa para Maria Rita que não consegue parar de pensar nela e a deixa atordoada. Eleutério explica para Antero como seu filho se acidentou. Todos estranham quando Maria Rita sai apressada do quarto de Zeca. Terêncio pergunta para Zeca se aconteceu alguma coisa enquanto Santinha rezava por ele. Maria Rita conta para Antero o que houve e deixa o pai aflito. Zeca revela para Eleutério que acredita em Maria Rita e deixa Rosinha enciumada. Tobi comenta com Eleutério que Terêncio está apaixonado por Rosinha. Capita apresenta Ricardo e Otávio no bar do Bertoni e Geraldo fica revoltado. Dona Ida recrimina o cuidado que Aninha tem com os sócios do prefeito. Antero e Maria Rita não conseguem enganar Mariana e acabam contando que estiveram na casa de Eleutério. Geraldo diz a Ricardo e Otávio que duvida do sucesso da rádio. Maria Rita convence Mariana de suas intenções em rezar por Zeca. Zeca declara seu amor por Maria Rita e Rosinha fica arrasada. Maria Rita pensa em seu encontro com Zeca e percebe que também está apaixonada por ele. Zeca reza, pedindo para ficar com Maria Rita. Tobi pede que Terêncio toque o berrante para as crianças da fazenda. Maria Rita reconhece que não é o toque de Zeca e Mariana teme por sua filha.

Segunda-feira, 13/04/2009 – Capítulo 25

Eleutério quer vingança!

Maria Rita ameaça ir embora, na tentativa de Mariana deixá-la em paz. Zeca incentiva Zefa e Eleutério a ficarem juntos. Padre Bento diz que Otávio e Ricardo estão jogando sinuca com Geraldo e Maria Rosa receia que eles percam o dinheiro que restou da viagem. Otávio ganha o jogo e Geraldo fica furioso. Aninha fica irritada quando Jacira, Edith e Nina contam o que aconteceu no bar. Ricardo e Otávio comunicam que ganharam dinheiro de Geraldo e deixam Norberto, Aurora, padre Bento e Maria Rosa espantados. Rosinha fica inconformada quando Zefa confirma que Zeca está apaixonado por Maria Rita. Dona Ida repreende Aninha por sentir ciúmes de Otávio e Ricardo. Maria Rosa tenta disfarçar que se envolveu com Otávio, mas Aurora percebe e deixa a filha sem saber o que dizer. Ricardo e Otávio se vangloriam e se sentem vingados de Geraldo com a vitória no jogo de sinuca. Maria Rita se culpa por não ter ficado para ouvir o que Zeca tinha para lhe dizer e cogita a ideia de encontrá-lo novamente. Zeca quer se desculpar com Santinha por ter puxado o seu véu e pensa em convidá-la novamente à sua casa. Rosinha reza e pede que Maria Rita não consiga fazer milagre. Terêncio conversa com Tobi sobre o que aconteceu com Zeca. Eleutério ouve e pede que o peão encontre o touro que derrubou seu filho e o leve para fazenda.

Terça-feira, 14/04/2009 – Capítulo 26

Otávio beija Aninha

Zé do Correio e Vadinho comentam a derrota de Geraldo no jogo de sinuca. Otávio quer saber de quem Aninha gosta, mas Ricardo o repreende e pede para ele se afastar dela. Zeca confessa para Terêncio que sonhou com Santinha. Padre Bento aconselha Mariana a não lutar contra os desígnios divinos e deixar Maria Rita seguir seu coração. Terêncio comenta com Zeca o pedido que Eleutério lhe fez e deixa o amigo intrigado. Isidoro repreende Geraldo por ter apostado tanto dinheiro no jogo e avisa que isso vai afastá-lo cada vez mais de Maria Rosa. Tobi fala para Terêncio levar Santinha de volta à fazenda. Maria Rita defende padre Bento das acusações de Mariana. Rosinha fica enciumada ao ver Terêncio sair para chamar Santinha. Aurora recrimina a roupa que Maria Rosa escolhe para visitar os comerciantes da cidade. Terêncio consegue ludibriar Mariana e ela decide ir com Maria Rita até a fazenda de Eleutério. Nina, Cleusinha, Jacira e Edith chegam à pensão para contar a Aninha que Ricardo estava passeando de braços dados com Maria Rosa. Isidoro fica irritado com os comentários de Vadinho sobre Geraldo. Terêncio conta para Zeca que Maria Rita vai voltar à fazenda com Mariana e ele se alegra. Zefa diz à Rosinha que ela vai ter que se conformar por ficar sem Zeca. Dona Ida vê Otávio beijando Aninha. Dona Ida não deixa Otávio se explicar e o rapaz se culpa pelo que fez. Geraldo se enfurece ao ver Ricardo e Maria Rosa andando juntos pela cidade. Dona Ida repreende Aninha. Ricardo fica furioso e briga com Otávio quando descobre que ele beijou Aninha. Dona Ida acredita que Otávio está namorando sua neta. Maria Rosa vai até a pensão, mas fica cismada com as atitudes de Aninha e pergunta se aconteceu alguma coisa. Aninha modifica seu jeito de falar e deixa Ricardo, Otávio e Maria Rosa espantados. Mariana e Maria Rita chegam à fazenda de Eleutério e são recebidas por Rosinha. Ela fica incomodada ao ver o rosto de Santinha e vai avisar Zeca da presença das duas.

Quarta-feira, 15/04/2009 – Capítulo 27

Zeca ganha a confiança de Mariana

Mariana se impressiona e Maria Rita fica emocionada com o discurso de Zeca sobre sua crença. Rosinha se lamenta com Zefa por ser desprezada pelo meio irmão. Mariana consente que Maria Rita reze sem o véu e Zeca fica extasiado ao ver seu rosto novamente. Zefa fala para Eleutério que vai embora da fazenda para esquecer o que aconteceu. Mariana termina sua reza satisfeita e confiante em um milagre e decide que Maria Rita não vai mais cobrir seu rosto com o véu. Zeca confessa para Eleutério que está apaixonado por Maria Rita e fará qualquer coisa para conseguir ficar com ela. Antero gosta das notícias sobre a visita que Mariana e Maria Rita fizeram à fazenda. Zeca confessa para Eleutério que sabe do amor que Santinha sente por ele e pensa em se casar com ela. Zé Camilo fica preocupado com a falta de serviço para sua comitiva e teme ter que dispensá-la. Tobi aconselha Terêncio a ser mais ousado se quiser conquistar Rosinha. Antero se surpreende com as atitudes e a calma com que Mariana fala sobre Zeca. Eleutério pede para Zefa não ir embora da fazenda e a deixa mais envergonhada com seus comentários.

Quinta-feira, 16/04/2009 – Capítulo 28

Zeca beija a Santinha

Norberto resolve dedicar um horário na rádio para falar de política e discursa no bar do Bertoni. Dona Ida decide conversar com Otávio sobre o que aconteceu entre ele e Aninha. Otávio se irrita com o questionamento de Ricardo sobre seu jeito durante a reunião com Norberto e Maria Rosa. Dona Ida pede para Otávio não iludir Aninha, pois não quer ver a neta sofrer. Otávio ouve Ricardo fazer uma pergunta para Aninha, mas interrompe a conversa e pede para falar com ela. Ricardo fica inconformado com os impulsos intempestivos do amigo e sofre ao ver os dois conversando. Otávio se desculpa com Aninha pelo beijo e ela fica decepcionada. Otávio se surpreende ao ver Ricardo arrumando as malas e deduz que o amigo está apaixonado por Aninha. O engenheiro avisa a Norberto que vai chegar à cidade de helicóptero e ele começa a organizar o evento. Vadinho não aceita que o prefeito use a rádio para falar de seus interesses políticos. Aurora reconhece que a chegada de Marcos movimentará a cidade. Aninha, Cleusinha, Edith, Nina e Jacira ficam curiosas para ver o novo engenheiro e seguem para o local onde o helicóptero vai pousar. Norberto se preocupa com as manobras que Marcos faz e receia que ele possa mesmo construir a torre da rádio. Zeca diz para Tobi que quer voltar a andar para levar Maria Rita embora. Todos na cidade se admiram com a juventude do engenheiro e desconfiam de suas atribuições. Ricardo e Otávio apresentam Marcos para Norberto, Aurora e padre Bento. Geraldo resolve financiar a oposição contra Norberto e Isidoro o recrimina. Maria Rita chega à fazenda de Eleutério sozinha e Zeca se anima. Rosinha reclama com seu padrinho da presença de Santinha e Zefa tenta confortá-la. Antero convence Mariana a não se preocupar com Maria Rita. Rosinha fica impaciente com a demora na reza de Santinha por Zeca. Mariana comenta com Antero sobre a adoração que ela acredita que Zeca tem por Santinha. Zeca se declara para Maria Rita e a beija.

Sexta-feira, 17/04/2009 – Capítulo 29

Maria Rita faz promessa

Maria Rita cobre o rosto com o véu e vai embora da fazenda sem falar com ninguém. Eleutério estranha o comportamento da jovem e procura Zeca, acompanhado de Tobi e Terêncio. Mariana diz para Antero que acredita que o acidente de Zeca tenha sido uma obra divina para recobrar a santidade de sua filha. Edith, Jacira, Nina e Cleusinha insistem em ajudar dona Ida e Aninha a servir o almoço para Marcos, o engenheiro. Rosinha acusa Eleutério pelo que aconteceu entre Maria Rita e Zeca no quarto dele. Marcos comenta sobre os negócios de sua família e Aurora fica interessada. Maria Rita decide que não vai mais rezar com Zeca e Mariana estranha sua atitude. Rosinha reclama com Terêncio da forma grosseira com que Zeca lhe tratou. Maria Rita faz uma promessa para sua santa pedindo que Zeca seja curado. Norberto recrimina Aurora por tentar conquistar o engenheiro para sua filha. Marcos faz perguntas sobre Maria Rosa e Otávio não gosta. Maria Rita faz uma promessa para sua santa pedindo que Zeca seja curado.

Sábado, 18/04/2009 – Capítulo 30

Marcos beija Jacira

Mariana tenta argumentar com Maria Rita sobre sua promessa, mas Santinha não lhe dá atenção. Antero fica irritado e culpa Mariana pela atitude da filha. Maria Rita insiste em não comer e deixa Antero e Mariana preocupados. Ricardo e Otávio não conseguem impedir Marcos de levar Jacira para voar de helicóptero. Rosinha se magoa ao ouvir Zeca falar de seu amor por Maria Rita. Jacira fica extasiada quando Marcos sobrevoa a fazenda de Eleutério. Rosinha, Terêncio e Tobi ficam impressionados com as manobras do piloto. Otávio, Ricardo e Maria Rosa estranham a demora de Marcos e receiam que algo possa ter acontecido. Nina, Edith e Cleusinha aparecem no campinho para esperar por sua amiga e Maria Rosa se preocupa. Marcos e Jacira se beijam. Norberto fica irritado ao descobrir que Marcos ainda não voltou de seu voo com Jacira. Eleutério diz para Zefa que prometeu cuidar dela e não vai deixá-la ir embora da fazenda. Antero vai à casa de Eleutério. Rosinha fica com raiva ao ver Zefa chorar por seu padrinho. Terêncio repreende Zeca por ter beijado Maria Rita e teme que Antero tenha descoberto tudo. Antero conta para Zeca sobre a promessa de Santinha.

Segunda-feira, 20/04/2009 – Capítulo 31

Maria Rita pede ajuda a Padre Bento

Zeca fica irritado ao descobrir que Maria Rita vai para convento se ele voltar a andar. Mariana fala para Santinha que Antero foi conversar com Zeca e ela começa a rezar. Zeca confessa para Antero seu amor por Maria Rita, na intenção de desobrigá-la de seu juramento. Terêncio diz para Eleutério que não sabe o que seu filho fez para Santinha não querer mais visitá-lo. Zeca avisa para Antero que, se voltar a andar, vai buscar sua filha onde ela estiver. Marcos decepciona Jacira ao afirmar que não vai namorá-la. Geraldo finge não se importar com o jantar que Aurora preparou para o engenheiro e seus amigos. Aninha fica preocupada com Jacira depois de saber o que aconteceu entre ela e Marcos. Antero revela para Maria Rita sua conversa com Zeca, mas ela permanece fiel a sua promessa. O engenheiro avisa que a rádio será inaugurada em breve. Ricardo e Otávio alertam Marcos sobre o pai de Jacira. Maria Rosa garante para Aurora que não vai se casar com Marcos. Zé Camilo, Thiago e Juvenal chegam à fazenda de Eleutério. Mariana e Antero não aceitam a penitência de Santinha e pedem para Padre Bento falar com ela. Zé Camilo, Thiago e Juvenal reclamam com Zeca que a falta de serviço causou o fim da comitiva. Padre Bento exige que Maria Rita abandone seu sacrifício. Terêncio e Zé Camilo conversam sobre o amor de Zeca por Santinha. Maria Rita pede ajuda a Padre Bento para não desistir de sua promessa.

Terça-feira, 21/04/2009 – Capítulo 32

Peões trazem touro que derrubou Zeca

Padre Bento diz para Mariana e Antero que Maria Rita está irredutível e designada a cumprir sua promessa. Maria Rosa pergunta por Marcos e Otávio se incomoda. Eleutério manda Terêncio, Zé Camilo e Tobi buscarem o touro que derrubou Zeca. Aninha, Nina e Cleusinha estranham que Edith não esteja preocupada com Jacira. Padre Bento comenta com Norberto que teme as atitudes do pai de Jacira quando souber o que está acontecendo com a filha. Jacira insiste com Marcos para ir até a sua casa falar com seus pais, mas ele desconversa. Antero ameaça internar Maria Rita se ela continuar com sua penitência. Norberto avisa que vai convidar alguns políticos para a inauguração da rádio, deixando Otávio, Ricardo e Maria Rosa irritados. Zeca pede para Eleutério não matar o touro que o derrubou. Mariana e Antero conseguem fazer Maria Rita se alimentar. Santinha fica inconformada ao descobrir que suas preces não estão sendo atendidas por sua Santa. Otávio informa para Ricardo que vai vender sua parte na rádio. Terêncio, Zé Camilo e Tobi conseguem comprar o touro. Zeca conta para Rosinha que se declarou para Maria Rita. Eleutério promete que vai matar o touro, mas Terêncio, Zé Camilo e Tobi discordam. Geraldo fica irritado ao ver a inauguração da rádio. Jacira procura por Marcos enquanto Nina e Cleusinha esperam por Edith. Ricardo receia que Otávio faça alguma coisa para atrapalhar a inauguração da rádio.

Quarta-feira, 22/04/2009 – Capítulo 33

Santinha sofre desmaio

Eleutério leva um rádio para Zeca ouvir a transmissão de seus amigos. Otávio recrimina a honestidade política de Norberto e Ricardo desaprova a atitude do amigo. Norberto fica irritado com a falta de transmissão da rádio e pede para Maria Rosa falar com Ricardo e Otávio. Durante o discurso de um deputado, Marcos começa a fazer acrobacias com o helicóptero e deixa Norberto furioso. Marcos vai embora sem se despedir de Jacira e a deixa desesperada. Maria Rosa reclama com Ricardo e Otávio pela suposta falha no equipamento da rádio. Edith vai embora com Marcos, mas fica arrasada por não ter avisado sua mãe. Otávio começa a transmissão da rádio e o povo da cidade fica extasiado. Os deputados ficam indignados e se queixam com Norberto por não terem discursado na rádio. Aninha, Nina e Cleusinha deduzem que Edith foi embora com Marcos e tentam consolar Jacira. Todos no bar comentam sobre o que aconteceu na inauguração da rádio. Maria Rosa e Otávio se beijam e Ricardo os recrimina. Padre Bento pede para Ricardo anunciar o sumiço de Edith na rádio. Norberto repreende Otávio por sua atitude na inauguração, mas ele enfrenta o prefeito. Maria Rita continua com seu jejum e Mariana fica preocupada. Eleutério vê Zefa cheirar sua camisa e fica desnorteado. Zeca decide sair e ouvir a cantoria com Terêncio, Zé Camilo, Tobi, Thiago e Juvenal. Maria Rita desmaia em frente ao altar de sua Santa.

Quinta-feira, 23/04/2009 – Capítulo 34

Zeca sente os pés

Todos na fazenda de Eleutério se reúnem em volta da fogueira para ouvir a cantoria de Zé Camilo. Antero fica furioso e exige que Maria Rita termine o seu jejum. Norberto vai até a rádio reclamar com Ricardo e Otávio pelo o que aconteceu na inauguração e Maria Rosa pede para eles esquecerem o assunto. Aninha fica com ciúmes de Otávio e Maria Rosa percebe. Terêncio recita versos sobre a história de Zeca em volta da fogueira. Nina e Cleusinha veem Otávio e Maria Rosa se beijar na rádio e contam para Aninha. Eleutério agradece Zefa por ter ajudado a criar Zeca. Antero revela seu amor por Mariana e pede que ela cuide de Santinha. Mariana toma o lugar de Maria Rita em frente ao altar de sua Santa para que a filha possa descansar. Norberto percebe uma alegria repentina em Maria Rosa e sugere que Aurora converse com a filha para descobrir o que aconteceu. Aninha conta para Dona Ida que Otávio e Maria Rosa se beijaram. Terêncio e Zé Camilo conversam com Zeca sobre Maria Rita e os peões lhe dizem que, se Zeca voltar a andar, eles o ajudam a fugir com Santinha. Eleutério diz a Zeca que vai contratar Zé Camilo, Thiago e Juvenal para trabalhar na fazenda. Maria Rita dorme profundamente e não percebe a vela se apagando no altar de sua Santa. Zeca fica assustado ao sentir um formigamento em seu pé e chama Eleutério.

Sexta-feira, 24/04/2009 – Capítulo 35

Tobi leva recado para Maria Rita

Zeca e Eleutério se abraçam emocionados, certos de que um milagre aconteceu. Rosinha avisa Tobi, Terêncio, Thiago, Juvenal e Zé Camilo, que correm ao encontro de Zeca. Maria Rita sonha com Zeca e começa a rezar ao acordar. Rosinha afirma que seu irmão não pode se afastar de Santinha, agora que suas preces estão sendo atendidas. Geraldo segue Maria Rosa e Otávio. Ele fica furioso ao ver os dois se beijando e se lamenta com Isidoro por ainda gostar dela. Tobi e Zé Camilo concluem que Zeca foi salvo pelo amor que ele e Maria Rita sentem um pelo outro. Mariana pede para Antero buscar Zeca para falar com Santinha. Norberto teme represália à rádio por causa dos comentários feitos por Otávio contra os fazendeiros. Rosinha informa Eleutério que ela e Zefa irão embora da fazenda assim que Zeca melhorar. Terêncio não acredita que Santinha seja capaz de quebrar a promessa que fez para ficar com Zeca. Aurora pergunta para Maria Rosa se ela está apaixonada por Ricardo ou Otávio. Rosinha revela para Zeca que acredita que Santinha fez um milagre. Eleutério pede para Tobi avisar a Maria Rita o que aconteceu com Zeca. Aninha diz que quer ajudar Ricardo e Otávio na rádio. Mariana confessa para padre Bento que teme que Maria Rita não aguente cumprir sua promessa até o fim. Tobi fala para Antero que Zeca começou a sentir os pés.

Sábado, 25/04/2009 – Capítulo 36

Diabinho vira santo

Tobi explica para Antero o que aconteceu com Zeca e ele fica preocupado. Maria Rita fica eufórica ao saber da novidade sobre Zeca e não se arrepende da promessa que fez. Eleutério revela para Zefa que só não está com ela por respeito à memória de seu marido. Aninha aconselha Jacira a esquecer Marcos. Maria Rosa tenta consolar Ricardo e Otávio por não terem conseguido patrocínio. Vadinho, Zé do Correio, Capita e Geraldo se queixam da programação da rádio com Norberto. Dona Ida não deixa Aninha sair para levar almoço aos locutores da rádio. Depois da reclamação de Norberto, Ricardo coloca Maria Rosa no ar, para falar sobre doação de órgãos. Norberto fica orgulhoso da filha, enquanto Aninha fica mais irritada com a filha do prefeito. Geraldo tenta atingir o prefeito com insinuações sobre a rádio, mas acaba sendo ridicularizado por ele. Ricardo diz que vai ensinar Aninha a mexer na aparelhagem de rádio. Antero conta para Mariana sobre Zeca e a beata vai glorificar Maria Rita. Aninha leva Das Dores para trabalhar na pensão. Vadinho diz para Geraldo esquecer Maria Rosa e seguir com sua vida. Mariana fala para Antero se conformar com a ida de Maria Rita para o convento quando o milagre se concretizar. Zeca tenta ficar em pé com ajuda de Terêncio e Zé Camilo. Zeca diz ao pai que vai ao médico depois que ele der um fim no seu diabinho da garrafa. Eleutério encontra seu diabinho vestido de santo dentro da garrafa e grita por Zefa.

Segunda-feira, 27/04/2009 – Capítulo 37

Terêncio fica com ciúmes

Eleutério fica furioso e coloca a garrafa na sala. Mariana e Antero se desesperam ao ver Maria Rita desfalecida em seu quarto.Terêncio fica furioso ao ver Zé Camilo conversar Rosinha. Maria Rita garante para Antero que vai voltar a comer quando Zeca voltar a andar. Zeca pede para Eleutério levar Maria Rita para falar com ele. Tobi conta para os peões da fazenda sobre o ocorrido com o diabinho. Geraldo fica irritado por Padre Bento deixar de jogar com ele para tratar de seu programa na rádio. Dona Ida reclama das atitudes de Aninha para Das Dores. Eleutério vai até a fazenda de Antero para saber o estado de sua filha. Maria Rita reza para sua santa em seu altar. Candinha comenta o que  aconteceu com o diabinho e Mariana fica cismada. Zeca tenta convencer Zefa de que o diabinho não passa de um boneco. Eleutério e Antero não concordam com a decisão de Maria Rita de ir para o convento. Maria Rita afirma para Mariana que não quer mais ver e nem rezar com Zeca e deixa a sua mãe desconfiada. Terêncio pede para Zé Camilo ficar longe de Rosinha. Zeca não gosta quando Zefa lhe confessa que vai embora assim que ele voltar a andar.

Terça-feira, 28/04/2009 – Capítulo 38

Zefa vai embora da fazenda

Zeca diz para Zefa que não vai deixá-la ir embora e pede que esqueça o assunto, mas ela desconversa. Terêncio e Zé Camilo receiam o que pode acontecer com Zeca se Santinha morrer. Zeca decide ir falar com Maria Rita, mas Eleutério o desanima por causa da teimosia da moça. Todos na cidade comentam sobre o discurso de Padre Bento em seu programa na rádio, enquanto Norberto o questiona. Aninha defende Padre Bento das críticas de Ricardo e Otávio. Nina, Cleusinha e Jacira contam para Aninha que Maria Rosa e Otávio estão namorando. Maria Rita resolve que vai se internar no convento no dia seguinte em que Zeca voltar a andar. Zeca pensa em negar que Santinha fez um milagre para protegê-la. Antero teme que uma romaria se forme em sua casa por causa de Santinha. Norberto não gosta de saber que Aninha está ajudando na rádio. Ricardo se desilude quando Aninha revela que gosta dele como amigo. Geraldo vê Maria Rosa e Otávio juntos, mas é impedido por Isidoro de ir ao encontro dos dois. Ricardo coloca Aninha para falar na rádio, mas se irrita quando ela muda a programação. Dona Ida repreende sua neta pelo o que fez na rádio. Norberto fica furioso com Otávio e Maria Rosa e proíbe que se fale de política, religião e fofoca na rádio. Zefa vai embora sem que ninguém perceba.

Quarta-feira, 29/04/2009 – Capítulo 39

Zeca fica em pé sozinho

Rosinha procura por Zefa e se desespera quando não a encontra. Otávio discute com Ricardo por ter colocado Aninha para falar na rádio e avisa que, por isso, o prefeito quer ter controle sobre a programação. Eleutério manda Terêncio e Zé Camilo irem atrás de Zefa. Zeca se emociona ao constatar que Santinha fez um milagre. Rosinha conta para Zeca que Zefa foi embora. Mariana e Antero brigam por causa de Maria Rita. Aninha conversa com Das Dores sobre seu suposto emprego na rádio. Terêncio e Zé Camilo repreendem Tobi pelo que fez para Eleutério e Zefa. Aninha acredita que Ricardo e Otávio estejam discutindo por causa de Maria Rosa e fica magoada. Mariana pede que Padre Bento resolva o assunto da falta de dinheiro na igreja. Aninha comenta com Otávio que Norberto vai brigar com Ricardo por seu discurso na rádio. Vadinho, Zé do Correio, Pedro do Posto e Capita comentam a notícia de Ricardo e fazem oposição ao prefeito. O povo do Barro Preto vai até a prefeitura cobrar uma solução para seu problema com a ponte. Eleutério conta para Zeca o sonho que teve com Zefa. Maria Rosa avisa Ricardo e Otávio que Norberto pretende fechar a rádio. Terêncio, Zé Camilo e Tobi não conseguem encontrar Zefa na rodoviária. Um grupo de moradores do Barro Preto exige falar na rádio. Bertoni, Alfredo Modesto e o Nono comentam sobre a falta de programação da rádio. Norberto fica preocupado ao saber que os moradores do Barro Preto estão na rádio para reclamar dele.

Quinta-feira, 30/04/2009 – Capítulo 40

Zé Camilo canto na rádio

Otávio começa a entrevistar Juca Piá na rádio. Ele critica Norberto e Padre Bento, que ficam chocados com seus comentários. Otávio sai para almoçar com Maria Rosa e Aninha fica enciumada. Tobi vê Das Dores passando e a admira, mas ela não lhe dá atenção. Eleutério deduz que Zefa foi para a Bahia procurar alguns parentes. Geraldo vai almoçar na pensão para observar Otávio e Maria Rosa. Padre Bento, Norberto e Aurora conversam sobre a entrevista de Juca Piá na rádio. Geraldo é gentil com Maria Rosa e Otávio fica intrigado. Nina, Cleusinha e Jacira contam para Ricardo e Aninha as novidades sobre Zeca e sobre Edith. Eleutério teme que Rosinha vá embora como Zefa. Ricardo e Terêncio convencem Zé Camilo a cantar e tocar na rádio. Rosinha diz para Zeca que Maria Rita não o ama de verdade. Geraldo pensa em uma ideia para surpreender Maria Rosa. Otávio e Terêncio se preocupam com a repercussão da cantoria de Zé Camilo na rádio. Eleutério fica irritado com os peões por terem ido para a rádio em vez de procurar Zefa. Cleusinha confessa para Nina e Jacira que se apaixonou pelo peão violeiro. Eleutério fala para Antero que Zeca vai pedir Maria Rita em casamento assim que estiver melhor. Mariana conta para Maria Rita sobre o estado de Zeca e ela fica feliz.

Sexta-feira, 01/05/2009 – Capítulo 41

Geraldo quer programa na rádio

Antero revela para Mariana que Zeca está apaixonado por Maria Rita e a beata fica indignada. Eleutério fala para Maria Rita não ter medo de fazer escolhas para seguir sua vida. Mariana acredita que foi enganada e se revolta quando Eleutério sai de sua casa.
Mariana não deixa Maria Rita rezar e exige que ela saia do quarto. Rosinha repreende Tobi por falar da vida alheia. Terêncio e Zé Camilo criticam Zeca quando ele conta que Eleutério foi pedir a mão de Maria Rita em casamento em seu nome. Mariana diz a Antero que Santinha não pode se casar com Zeca porque deve cumprir a promessa de ir para o convento. Rosinha fala amargurada com Terêncio sobre seu amor por Zeca. Ricardo propõe que Vadinho seja patrocinador da rádio. Eleutério revela para Zeca sua conversa com Maria Rita. Ricardo volta para a rádio frustrado por não conseguir nenhum patrocínio. Dona Ida consola Ricardo e Otávio, que estão desanimados pensando em desistir da rádio. Geraldo quer comprar um horário na rádio. Eleutério, Zeca, Rosinha, Terêncio, Tobi, Thiago, Juvenal, Paraná, Chico e mais alguns peões da fazenda sentam-se em volta da fogueira para ouvir a cantoria de Zé Camilo. Terêncio pede para Zé Camilo ensiná-lo a tocar viola para conquistar Rosinha.

Sábado, 02/05/2009 – Capítulo 42

Nada de milagre

Norberto teme que Geraldo faça alguma coisa para prejudicar o andamento da rádio. Aninha sugere que dona Ida anuncie a pensão na rádio. Zeca e Maria Rita pensam um no outro. Eleutério pede para o diabinho terminar o milagre de Santinha. Rosinha reza para que Zeca esqueça Maria Rita. Eleutério e Zeca se despedem de Rosinha, Terêncio, Zé Camilo e Tobi e viajam para o Rio de Janeiro. Norberto recrimina Ricardo e Otávio por terem vendido um horário na rádio para Geraldo. Maria Rosa confessa para Aurora que está se envolvendo com Otávio e deixa sua mãe preocupada. Geraldo pede para alugar o alto-falante da Igreja para anunciar seu programa na rádio. Otávio está triste com a falta de anunciantes e Ricardo, Aninha e Maria Rosa tentam animá-lo. Geraldo pressiona Vadinho a patrocinar seu programa e avisa que fará um concurso de viola na rádio. Alguns violeiros chegam à cidade e se aglomeram em frente à rádio para se inscrever no concurso. Aninha, Maria Rosa e Otávio ficam sem saber o que fazer e se irritam quando Geraldo pede para anunciar o programa. O médico afirma para Eleutério que não houve milagre, pois a lesão de Zeca era reversível.

Segunda-feira, 04/05/2009 – Capítulo 43

Nova dupla na jogada!

Ricardo se incomoda ao saber que Geraldo conseguiu anúncios dos comerciantes da cidade. Das Dores diz para Aninha que Ricardo e Otávio podiam pedir ajuda a Geraldo. Antero incentiva Maria Rita a ficar com Zeca. Zeca garante para Eleutério que vai domar o touro que o derrubou assim que voltar a montar. Zé Camilo e Terêncio avisam Santinha que Zeca está melhor e ela fica feliz com a notícia. Zé do Correio, Bertoni e Vadinho conversam sobre a falta de notícias de Zefa. Mariana faz drama com Antero se Maria Rita não cumprir sua promessa. Terêncio, Thiago e Juvenal convencem Zé Camilo a cantar no programa de rádio. Geraldo fica preocupado com a inauguração de seu programa. Maria Rosa consola Otávio, que está aborrecido com a repercussão do programa de Geraldo. Zé Camilo, Terêncio, Thiago e Juvenal se animam com o prêmio em dinheiro que Geraldo prometeu para o vencedor do concurso.

Terça-feira, 05/05/2009 – Capítulo 44

Concurso de viola termina em empate

Tobi diz a Rosinha para ficar longe de Zé Camilo, por causa de Terêncio. Norberto, Aurora e Padre Bento comentam a agitação que o programa de Geraldo provocou na cidade. Otávio fica enciumado com os comentários de Maria Rosa sobre o improviso de Geraldo na apresentação do programa. Maria Rita diz para Mariana que não vai cumprir sua promessa. Zeca garante para fisioterapeuta que vai se curar para ficar com Maria Rita. Zé Camilo assume para Terêncio sua dificuldade para cantar em público. Antero fica feliz com a recuperação de Zeca e Mariana estranha as atitudes de Maria Rita. Tobi se preocupa com a reação de Rosinha ao ouvir Zé Camilo falar no rádio. Maria Rosa reconhece que Geraldo vai tomar conta da rádio se Otávio continuar desanimado. Zé Camilo empata com uma dupla de violeiros em primeiro lugar no concurso promovido por Geraldo na rádio.

Quarta-feira, 06/05/2009 – Capítulo 45

Maria Rita desiste de virar freira

Maria Rita decide não seguir mais a vida religiosa e afirma a Mariana que irá com Zeca se ele for buscá-la. Aurora fala para a filha que se surpreendeu com Geraldo e Maria Rosa concorda. Otávio não se conforma com o sucesso de Geraldo. Das Dores pergunta a Aninha sobre Tobi.  Aninha diz para Das Dores ter cuidado com os peões. Geraldo vai almoçar na casa de Norberto e fica feliz com os elogios de Maria Rosa. Maria Rita diz para Antero que quer dar uma festa para comemorar a recuperação de Zeca. Tobi revela para Terêncio que ele pode perder Rosinha para Zé Camilo se não fizer alguma coisa para conquistá-la. Alfredo Modesto tenta consolar Ricardo e Otávio. Mariana acusa Antero de ter transformado sua filha.

Quinta-feira, 07/05/2009 – Capítulo 46

Terêncio beija Rosinha

Alfredo Modesto pede para trabalhar com Ricardo e Otávio na rádio. Zeca volta do Rio de Janeiro decidido a se casar. Mariana reclama de Maria Rita para Padre Bento e pede que ele converse com sua filha. Geraldo fica admirado com a beleza de Maria Rita. Ricardo e Otávio começam a fazer uma campanha publicitária para uma loja que abrirá na cidade e deixam todos curiosos. Jacira, Cleusinha e Nina se inscrevem para trabalhar na loja. Eleutério demonstra sua preocupação ao comentar com Zeca que Zefa não deu mais notícias. Mariana se desespera ao ver Maria Rita experimentar suas roupas e sapatos novos. Terêncio, Zé Camilo, Tobi e Rosinha se espantam quando Antero diz que Maria Rita resolveu se libertar de todas as suas promessas. Ricardo e Otávio falam para Alfredo Modesto escrever para a rádio e o deixam emocionado. Zeca anuncia sua chegada tocando seu berrante e Maria Rita fica eufórica. Terêncio beija Rosinha e não deixa que ela corra para encontrar seu irmão. Santinha grita com Mariana por impedi-la de ir atrás de Zeca. Rosinha conta para Eleutério que vai embora da fazenda. Maria Rita teme que tenha feito um milagre. Terêncio diz a Zeca que beijou Rosinha e que vai embora no lugar dela.

Sexta-feira, 08/05/2009 – Capítulo 47

Rosinha faz pacto com o diabinho

Terêncio se arrepende do que fez e Zeca tenta consolá-lo. Rosinha pensa no beijo que Terêncio lhe deu. Antero critica os comentários de Mariana sobre o comportamento de Maria Rita. Alfredo Modesto recita um poema na rádio e todos aprovam sua iniciativa. Maria Rita sai para cavalgar e Mariana a repreende, deixando ela e Antero irritados. Zeca afirma para Terêncio, Zé Camilo e Tobi que vai domar o touro que o derrubou. Eleutério decide dar um jeito na história do amor de Rosinha por Zeca para não perder a filha. Maria Rita conversa com Antero sobre sua promessa e reza para que não tenha feito mesmo um milagre. Terêncio e Zé Camilo pedem para Zeca formar novamente a comitiva quando voltar a montar. Mariana garante para Padre Bento que vai dar fim a sua vida se Maria Rita for embora com Zeca. Alfredo Modesto conta para Norberto sobre Maria Rosa e Otávio.  Norberto reclama com Aurora. Maria Rosa improvisa uma notícia e Otávio se surpreende com seu desempenho. Ricardo não consegue se declarar para Aninha. Zeca se entristece por ver sua irmã sofrer por sua causa. Rosinha cobra do diabinho da garrafa sua parte no trato e ameaça tirar sua roupa de santo. O povo na cidade comenta que Zeca voltou a andar porque Santinha fez um milagre e Geraldo pensa em chamá-los para seu programa. Maria Rita ouve Mariana ameaçar Antero.

Sábado, 09/05/2009 – Capítulo 48

Mariana expulsa Zeca da fazenda

Norberto reclama com Padre Bento do programa que Alfredo Modesto fez sobre política na rádio. Maria Rita e Antero vão até a cidade para almoçar na pensão de Dona Ida, deixando Mariana contrariada. Maria Rosa, Ricardo, Otávio e Aninha ficam perplexos quando Alfredo avisa que Geraldo teve a ideia de convidar Zeca e Maria Rita para participar de seu programa.  Maria Rita fica incomodada com os olhares das pessoas durante o almoço. Zeca vai sem avisar até a casa de Maria Rita e Mariana diz para ele que Santinha não quer vê-lo. Eleutério chega na hora em que Rosinha pega o diabinho para tirá-lo da sala. Antero pensa em oficializar o noivado de Maria Rita e Zeca na festa que dará em sua casa. Ricardo diz a Otávio que é melhor pedir a Zeca para não participar do programa de Geraldo. Padre Bento diz a Maria Rita que não vê futuro no casamento dela com Zeca, a menos que ela esteja disposta a enfrentar todos os obstáculos que venham a surgir. Aurora critica Ricardo e Otávio para Geraldo. Eleutério e Padre Bento conversam sobre os problemas que o amor entre Maria Rita e Zeca está causando. Padre Bento aconselha que Zeca tenha paciência para ficar com Maria Rita. Rosinha pede para Terêncio não ajudar Zeca a ficar com Maria Rita. Antero incentiva Maria Rita a fugir com Zeca se Mariana for contra seu casamento com ele. Padre Bento exige que Zeca passe em sua casa com Maria Rita para abençoá-los, antes que ele resolva sumir no mundo com ela.

Segunda-feira, 11/05/2009 – Capítulo 49

Santinha vai atrás de Zeca

Antero não se intimida com as ameaças de Mariana e garante que vai fazer a festa em sua casa. Eleutério pede para Zeca pensar bem nos problemas que surgirão com a união dele com Maria Rita, antes de se comprometer definitivamente com a jovem. Rosinha diz para Tobi que aceitaria ficar com Zeca, mesmo sabendo que ele sonha com a Santinha. Otávio e Maria Rosa aconselham Alfredo Modesto a tomar cuidado com o que fala na rádio. Antero e Mariana discutem sobre o destino de Maria Rita. Geraldo comunica para Ricardo e Otávio que vai transmitir seu programa direto da festa de Antero. Aurora e Norberto tentam adivinhar o verdadeiro motivo da festa que Antero vai fazer em sua fazenda. Maria Rita cogita procurar Zeca se ele não for falar com ela. Padre Bento comenta com Aurora e Norberto que pensa em tirar a batina e usar calça e camisa. Zé Camilo, Tobi, Juvenal, Thiago, Paraná e Chico decidem ir embora da fazenda com Terêncio. Candinha alerta Antero e Maria Rita sobre o fato de Mariana viver amaldiçoando Zeca. Tobi comenta com Rosinha que suspeita que o diabinho seja o culpado de tudo o que está acontecendo na fazenda. Zeca diz a Terêncio que ele está desistindo muito fácil de Rosinha. Uma procissão de beatas convence Padre Bento a desistir de tirar a batina. Maria Rita sai para cavalgar e Mariana reza para ela não encontrar Zeca. Aurora sugere um tema para o programa de Maria Rosa. Zeca vai à cidade com Eleutério, Terêncio, Zé Camilo e Tobi e acha graça dos olhares do povo. Rosinha fica furiosa ao ver Maria Rita chegar à fazenda.

Terça-feira, 12/05/2009 – Capítulo 50

Zeca dá entrevista na rádio

Rosinha insulta Maria Rita e a culpa pelo que aconteceu com Zeca. Terêncio vê Maria Rita sair da fazenda de Eleutério e a aborda. Geraldo convida Maria Rosa para apresentar seu programa com ele. Rosinha conversa com o diabinho da garrafa e exige novamente que ele cumpra sua parte no trato afastando Maria Rita de Zeca. Zeca vai visitar Ricardo e Otávio na rádio. Zé Camilo inventa histórias sobre Tobi para Das Dores e ela fica fascinada. Zeca dá uma entrevista na rádio e conta como se curou. Otávio se atrapalha e fala que Maria Rita fez um milagre, deixando Mariana eufórica e Antero preocupado. Ricardo percebe que Aninha fica encantada com a declaração de Zeca sobre o amor que sente por Maria Rita e pensa em fazer o mesmo por ela. Eleutério fica irritado com Otávio por ter afirmado que Santinha fez um milagre. Tobi tenta conquistar Das Dores e dona Ida a repreende por ficar suspirando por ele. Rosinha avisa a Terêncio que vai lutar pelo amor de Zeca. Durante o almoço, Zeca, Zé Camilo e Eleutério elogiam Tobi e Das Dores fica impressionada. Geraldo convida Zeca para se apresentar em seu programa, mas ele não aceita. Maria Rosa se preocupa com a repercussão da entrevista de Zeca na rádio. Nina, Cleusinha e Jacira começam a espalhar a história que Zeca inventou sobre o milagre e todos ficam impressionados. Das Dores fala para dona Ida que só vai embora com Tobi se ele casar com ela primeiro. Moradores da cidade vão atrás de Zeca para confirmar o milagre, deixando o peão desnorteado. Ele tenta explicar que não houve nenhum milagre, mas as pessoas não lhe dão atenção.

Quarta-feira, 13/05/2009 – Capítulo 51

Edith está de volta

Influenciada por Rosinha, Maria Rita acredita que tomou a decisão errada em relação a Zeca. Maria Rosa, Ricardo e Aninha culpam Otávio pelo que o povo fez com Zeca na cidade. Geraldo aposta com Padre Bento a ida de Maria Rita e Zeca a seu programa na rádio. Antero tenta proteger Maria Rita do assédio dos colonos de sua fazenda, mas não consegue impedi-los. Eleutério percebe que a fazenda está cercada por romeiros e pede que Tobi, Terêncio, Zé Camilo e outros peões os coloquem para fora. Um grupo de religiosos se reúne em volta da casa de Santinha e Mariana a obriga a rezar com eles. Rosinha não deixa Terêncio avisar a Zeca que Maria Rita o procurou. Santinha teme que toda a peregrinação ao seu redor recomece e decide voltar para o convento. Antero vai à fazenda de Eleutério pedir que Zeca fale com sua filha. Edith volta para Paraíso e procura abrigo na pensão de Dona Ida. Zeca fica ansioso para falar com Maria Rita. Jacira, Cleusinha e Nina não aceitam que Edith tenha abandonado Marcos. Geraldo fica entusiasmado para anunciar em seu programa o amor que Maria Rita e Zeca sentem um pelo outro. Zé Camilo incentiva Terêncio a esquecer Rosinha para não sofrer. Rosinha diz para Zeca que não vai aceitar o casamento dele com Santinha. Antero revela para Maria Rita que a leva para o convento se ela confirmar para Zeca sua vontade. Mariana reza pedindo que sua filha não aceite se casar com Zeca.

Quinta-feira, 14/05/2009 – Capítulo 52

Zeca pede a mão de Santinha

Alfredo Modesto repreende Otávio por ter abalado a credibilidade da rádio ao dizer que a Santinha fez milagre. Zeca zomba de Tobi por ter inventado uma mentira para impressionar Das Dores. Aninha fica feliz com Dona Ida por ter acolhido Edith em sua pensão. Norberto se irrita com Aurora por jogar a culpa nele pelo que aconteceu com Edith. Otávio revela para Maria Rosa que está pensando em ir embora de Paraíso. Terêncio pede para Rosinha ir embora com ele, mas ela não aceita para não magoá-lo e ele vai se lamentar com os peões da fazenda. Mariana destrata Zeca e Eleutério ao chegarem a sua casa, mas vai chamar Maria Rita mesmo contrariada. Rosinha, amargurada, arruma suas malas, enquanto ouve a cantoria de Zé Camilo. Maria Rita comunica sua decisão de ir para o convento e Zeca fica inconformado. Mariana não consegue consolar Maria Rita, que se desespera com a mãe. Antero diz para Mariana que vai sair de casa quando Santinha for embora. Aninha conversa com Edith sobre Marcos. Rosinha diz ao diabinho que virou santo que vai fazer um altar assim que Zeca lhe pedir em casamento. Norberto e Aurora discutem como resolver os problemas da cidade. Vadinho não aceita os discursos de Alfredo Modesto na rádio e acredita que ele está fazendo campanha para Norberto. Rosinha ouve Terêncio e Zé Camilo incentivando Zeca a sequestrar Maria Rita.

Sexta-feira, 15/05/2009 – Capítulo 53

Destino está a favor!

Eleutério vê Rosinha reclamando, mas ela desconversa. Aurora conta para Maria Rosa e Otávio que Norberto está pensando em desistir da política. Maria Rita exige que Mariana impeça as pessoas de rezarem em frente a sua casa. Ricardo e Otávio ficam pasmos quando Edith revela que Marcos desconhece que ela voltou para Paraíso. Mariana fica preocupada com a decisão de Antero de ir embora de casa. Tobi alerta Rosinha a disfarçar sua felicidade para que Zeca não perceba e brigue com ela. Zé Camilo e Terêncio se arrependem de terem sugerido a Zeca roubar Maria Rita. Padre Bento decide tirar a batina e reage encabulado quando as beatas aprovam seu novo visual. Zeca insiste em montar a cavalo e Zé Camilo e Terêncio temem que aconteça alguma coisa. Tobi conta para Eleutério que Zeca foi ver o touro que o derrubou e o coronel fica nervoso. Maria Rita reza e pede proteção para Zeca. Zeca monta o touro bravo e deixa todos apreensivos. Antero conversa inconformado com Maria Rita sobre sua decisão de ir para o convento. Zeca sai para cavalgar e os peões comentam que o filho do diabo está de volta. Maria Rita vai passear a cavalo por sua fazenda. Dona Ida fica inconformada com o comportamento da mãe de Edith e a estimula a arrumar sua vida. Padre Bento vai até a prefeitura para ligar para o convento. Maria Rita e Zeca se encontram na divisa de suas fazendas.

Sábado, 16/05/2009 – Capítulo 54

Ricardo e Aninha se beijam

Maria Rita aceita conversar com Zeca e ele conta que domou o touro que o derrubou. Ele declara mais uma vez seu amor e tenta convencê-la a não ir para o convento, mas, sofrida, ela não volta atrás em sua decisão. Antero fica sem entender as atitudes de Santinha quando ela volta para casa triste. Otávio e Ricardo se recusam a vender mais um horário na rádio para Geraldo. Maria Rosa cumprimenta Edith e lhe aconselha a não ligar para o que o povo fala. Padre Bento diz ao prefeito que a madre do convento vai aceitar Maria Rita de volta. Depois de discutir com Ricardo, Otávio insulta, sem querer, os moradores da cidade no ar, mas consegue desfazer o mal entendido. Zeca conta para Terêncio e Zé Camilo a conversa que teve com Maria Rita. Rosinha confessa para Tobi que reza para que Zeca volte a ser como era antes. Aninha tenta consolar Ricardo e eles acabam se beijando. Aninha comunica a sua avó que irá para o Rio de Janeiro com Ricardo, mas dona Ida desaprova. Mariana revela a Maria Rita que Antero disse que irá largá-la quando a filha for para o convento. Os peões da fazenda acham graça da luta que Tobi tem com um bezerro para tentar domá-lo. Edith e Das Dores acompanham a discussão de Aninha com dona Ida. Rosinha ouve Eleutério dizer que aceita ajudar Zeca a colocar Maria Rita em sua garupa.

Segunda-feira, 18/05/2009 – Capítulo 55

Zeca toca o berrante para Maria Rita

Padre Bento afirma para Maria Rita que não acredita em sua vocação para ser freira, mas Mariana pede que a filha não se desvirtue de seu caminho. Ricardo não consegue convencer Dona Ida a deixar Aninha viajar com ele. Tobi conta para Zeca que Padre Bento foi falar com Maria Rita e ele resolve tocar seu berrante. Maria Rita ouve o toque e não consegue esconder sua angústia. Rosinha se irrita ao saber que Zeca foi chamar Maria Rita com o berrante e acaba magoando Terêncio. Antero critica Mariana e suspeita que sua mulher tenha rogado para Zeca cair do touro. Terêncio, Zé Camilo e Tobi garantem a Zeca que o ajudarão a tirar Maria Rita da casa da mãe. Padre Bento avisa Eleutério sobre a decisão de Santinha e diz que não vai abençoá-los se Zeca der continuidade ao plano de levá-la de casa. Zeca pede que Rosinha cuide de Maria Rita. Aninha não se conforma por não poder viajar e se revolta com Dona Ida. Ricardo diz a Otávio que não volta mais para a cidade se não conseguir anunciantes para a rádio. Zé Camilo e Terêncio saem para arrumar o local onde Zeca pretende colocar Maria Rita. Rosinha revela para Eleutério o plano de Zeca e o deixa irritado.

Terça-feira, 19/05/2009 – Capítulo 56

Maria Rosa e Aninha fazem trégua

Maria Rosa briga com Aurora por espionar seu namoro com Otávio. Para não desistir de Maria Rita, Zeca decide pedir permissão a Antero para levar sua filha. Maria Rosa ouve Otávio reclamar de sua vida para Ricardo e fica surpresa. Dona Ida resolve deixar Aninha viajar com Ricardo para o Rio de Janeiro. Zé Camilo e Terêncio ficam abismados com o estado da casa em que Zeca pretende deixar Maria Rita. Rosinha não se conforma de ser obrigada a cuidar de Santinha. Padre Bento e Norberto tentam arrumar uma solução para a péssima situação da igreja e da prefeitura. Vadinho usa o discurso de Alfredo Modesto para impressionar Geraldo e Zé do Correio. Maria Rosa empresta roupas para Aninha e Aurora se surpreende ao saber que a menina vai viajar. Zé Camilo fica impressionado com Edith, mas ela não lhe dá atenção. Ricardo teme não conseguir resistir a Aninha em sua viagem. Edith pede para Zé Camilo tocar uma música para ela no programa de Geraldo. Zé Camilo e Terêncio conversam sobre Edith. Tobi alerta Zeca a não deixar que Rosinha cuide de Maria Rita se não quiser pôr tudo a perder. Aninha conta a Maria Rosa o que aconteceu entre ela e Otávio. A filha do prefeito, então, pede para Aninha tomar cuidado com Ricardo quando estiver a sós com o publicitário no Rio de Janeiro.

Quarta-feira, 20/05/2009 – Capítulo 57

Mariana sonha acordada

Aninha conta para dona Ida a conversa que teve com Maria Rosa e a deixa preocupada. Otávio destrata Ricardo e cobra o contrato com anunciantes para a rádio. Aurora não descarta a possibilidade de morar na fazenda. Otávio considera vender sua parte na rádio para montar um jornal na cidade. Geraldo garante aos amigos que Ricardo e Otávio vão embora de Paraíso e que ele vai ficar com a rádio e com Maria Rosa. Mariana tem devaneios com Maria Rita vestida de freira e deixa a filha ainda mais aflita. Norberto, Padre Bento, Otávio, Maria Rosa e Aurora conversam sobre a história de Maria Rita e Zeca durante o jantar. Rosinha concorda em arrumar a casa onde Zeca vai ficar com Maria Rita. Terêncio vê que Zeca está alheio à tristeza de Rosinha e se incomoda por não poder fazer nada para ajudar sua amada. Todos na cidade comentam e aprovam o noticiário de Alfredo Modesto na rádio. Eleutério não consegue convencer Zeca a desistir de seu plano de tirar Maria Rita de casa sem o consentimento dela. Padre Bento se irrita com Geraldo por lhe cobrar uma aposta. Ricardo pede a Aninha para ficar perto dele enquanto estiverem no Rio de Janeiro. Norberto teme que Aninha estrague os negócios da rádio com os anunciantes cariocas. Dona Ida conversa com Das Dores e Edith e confessa que se arrependeu de ter deixado Aninha viajar com Ricardo. Maria Rosa alerta Aninha para se concentrar nos clientes e não se distrair com as paisagens do Rio de Janeiro. Zeca promete para Terêncio e Zé Camilo que vai desaparecer se Maria Rita não quiser ficar com ele.

Quinta-feira, 21/05/2009 – Capítulo 58

Zefa volta à Paraíso

Cleusinha, Nina e Jacira estranham que Aninha e Ricardo vão viajar juntos e que Dona Ida tenha autorizado. Rosinha garante a Tobi que Maria Rita não ama Zeca. Zé Camilo comenta com Eleutério que teme que Santinha se torne uma beata como Mariana. Terêncio aconselha Zeca a aceitar a decisão de Maria Rita para não perdê-la de vez. Rosinha confessa a Tobi que sente pena de Terêncio. Dona Ida leva Ricardo e Aninha à rodoviária e sofre com a partida da neta. Otávio fala para Maria Rosa que Geraldo vai se apropriar da rádio se Ricardo for irresponsável no Rio de Janeiro. Zefa volta a Paraíso com um novo visual. Padre Bento teme represália a Norberto por causa de seu discurso de inauguração da nova loja da cidade. Zeca diz que Terêncio terá que domar Rosinha se quiser ficar ela. Eleutério fica apreensivo com a possibilidade de Zeca ir preso por raptar Maria Rita. Geraldo ameaça processar Otávio se algo der errado em seu programa enquanto Ricardo estiver fora. Aninha tem uma crise de pânico dentro do avião e Ricardo fica envergonhado. Rosinha pergunta para Zefa o que aconteceu para ela mudar tanto sua aparência. Maria Rita revela a Antero que vai abandonar Zeca para que ele não seja infeliz. Zeca acerta os últimos detalhes de seu plano com Terêncio e Zé Camilo. Eleutério fica estarrecido ao ver Zefa em casa novamente.

Sexta-feira, 22/05/2009 – Capítulo 59

Zefa está noiva!

Aninha tem uma crise de pânico dentro do avião e Ricardo fica envergonhado. Rosinha pergunta para Zefa o que aconteceu para ela mudar tanto sua aparência. Eleutério fica estarrecido ao ver Zefa em casa novamente. Rosinha conta para Eleutério que Zefa vai casar e ele fica incomodado com a novidade. Ricardo diz para Aninha que eles poderão passear pelo Rio de Janeiro depois que conseguirem anunciantes para a rádio. Zefa diz que não vai deixar que Rosinha cuide de Maria Rita. Antero tenta mais uma vez convencer Maria Rita a não ir para o convento e ela estranha seus comentários. Mariana diz para as pessoas que Santinha não irá rezar por mais ninguém. Antero conta a Tobi o horário que Maria Rita sairá de casa com a mãe para pegar o ônibus. Mariana decide acompanhar Santinha até o convento. Aurora recrimina Norberto por continuar a falar de política na rádio. Edith é paquerada por um rapaz e reage, deixando Nina, Cleusinha e Jacira espantadas.

Sábado, 23/05/2009 – Capítulo 60

Santinha é sequestrada

Zeca, Terêncio e Zé Camilo se preparam para a empreitada e ficam à espera de Santinha e Mariana. Rosinha decide não ir ao sítio para esperar por Zeca e Maria Rita e Tobi se irrita. Maria Rita se entristece por sair sem se despedir de Antero. Zeca, Terêncio e Zé Camilo vão ao encontro da charrete e Mariana, quando avista os três, obriga Maria Rita a cobrir a cabeça com o véu. Zeca consegue pegar Maria Rita e deixa Mariana enlouquecida. Terêncio e Zé Camilo impedem que a beata vá atrás de sua filha. Maria Rita se desespera e pede que Zeca a deixe ir para casa. Terêncio e Zé Camilo voltam para a fazenda e contam o que aconteceu para Eleutério. Mariana grita por Antero, que finge estar dormindo para que sua mulher não desconfie de nada. Zefa fica furiosa e culpa Eleutério por não ter impedido Zeca de raptar Maria Rita. Zé Camilo e Terêncio temem que Mariana os denuncie e pensam em ir embora. Zeca insulta Mariana e Maria Rita reage em defesa da mãe, exigindo que ele lhe deixe ir embora. Tobi e Rosinha estranham a demora de Zeca e temem que algo possa ter acontecido. Antero consegue convencer Mariana a desistir de invadir a fazenda de Eleutério. Maria Rita tenta explicar a Zeca seus motivos para querer voltar ao convento, mas ele não lhe dá atenção.

Segunda-feira, 25/05/2009 – Capítulo 61

Mariana vai atrás de Zeca

Aninha atrapalha Ricardo em uma negociação e o deixa irritado. Mariana acusa Padre Bento e Antero de serem cúmplices de Zeca. Tobi incentiva Rosinha a se apaixonar por outra pessoa. Maria Rita revela a Zeca que o ama e garante que o amor dos dois é impossível. Antero e Padre Bento convencem Mariana a ficar em casa e partem para a fazenda de Eleutério. Maria Rita se espanta ao descobrir que Antero foi cúmplice de Zeca. Rosinha confessa para Santinha seu amor por Zeca. Mariana roga para que sua santa proteja Maria Rita. Zefa alerta Tobi para tomar cuidado e não revelar o local onde Zeca está com Santinha. Mariana descobre o lugar em que Zeca escondeu Maria Rita e decide resgatá-la, acompanhada por colonos da fazenda.

Terça-feira, 26/05/2009 – Capítulo 62

Zeca leva um tiro

Antero conta para Eleutério, Zefa e Padre Bento detalhes sobre sua vida com Mariana. Zé Camilo lembra Terêncio que irá cantar uma música para Edith. Antero e Padre Bento descobrem que Mariana não está em casa e receiam que ela tenha ido atrás de Santinha. Rosinha conta para Zeca que Maria Rita o ama, mas que não pode ficar com ele por causa de seus ensinamentos. Mariana chega com uma cruzada ao sítio e chama por sua filha. Zeca declara mais uma vez seu amor a Maria Rita e tenta beijá-la. Rosinha avisa seu irmão sobre o cortejo e ele sai para falar com mãe de Santinha. Zeca enfrenta a beata e não deixa Santinha sair de casa. Rosinha e Maria Rita rezam juntas para que nada aconteça a Zeca. Um colono mira em Zeca, que não se intimida e o enfrenta. Ele se assusta com a reação de Mariana e deixa a espingarda disparar. Zeca é atingindo no braço e Maria Rita e Rosinha se desesperam. Santinha se irrita com Mariana e decide ficar para cuidar de Zeca. A beata vai embora desolada, sem saber o que fazer. Rosinha cuida de Zeca e reclama de Maria Rita, sem perceber que ela está ouvindo a conversa. Zeca manda Santinha embora, mas ela pede para ficar na casa. Um empregado da fazenda de Antero conta o que aconteceu e o fazendeiro culpa Mariana. Ricardo passeia com Aninha pelo Rio de Janeiro e perde o horário de uma reunião com um cliente.

Quarta-feira, 27/05/2009 – Capítulo 63

Santinha se abre com Zeca

Maria Rosa se irrita com Otávio por reclamar da falta de clientes em vez de tentar consegui-los. Aurora briga com Norberto por causa da situação da rádio. Ricardo tenta se aproximar de Aninha, mas ela esbraveja com ele. Vadinho garante a Geraldo que se ele continuar agindo com calma vai conseguir conquistar Maria Rosa. Jacira, Nina e Cleusinha conversam sobre a viagem de Aninha. Zeca manda Rosinha avisar Eleutério sobre o ocorrido e pede que ela não volte mais ao sítio. Eleutério fica revoltado e resolve não aceitar mais o casamento do filho. Padre Bento conta para Norberto, Aurora e Maria Rosa a história de Zeca e Maria Rita e deixa a filha do casal encantada. Otávio demonstra todo seu desânimo com a rádio para Alfredo Modesto. Ricardo teme a reação de Otávio quando voltar para Paraíso sem anunciantes para a rádio. Maria Rita conta toda a sua história para Zeca. Antero garante que não vai buscar Maria Rita e Mariana ameaça expulsá-lo de casa. Eleutério fica enciumado e questiona Zefa sobre seu noivado.

Quinta-feira, 28/05/2009 – Capítulo 64

Maria Rita dorme nos braços de Zeca

Rosinha queixa-se com a mãe sobre a noite que Zeca vai passar sozinho com Maria Rita. Maria Rita e Zeca deitam-se lado a lado e ficam incomodados com a situação. Ricardo leva Aninha para o quarto e se surpreende por não tentar conquistá-la. Maria Rosa, Otávio e Dona Ida não conseguem dormir, preocupados com Ricardo e Aninha. Mariana reza para sua santa e pede que ela não deixe Santinha se desvirtuar de seu caminho. Zeca sofre por não poder concretizar o seu amor e abraça Maria Rita. Ela finge dormir e chora por não poder retribuir o ato. Antero não suporta as súplicas de Mariana e a culpa por martirizar Santinha. Maria Rita acorda cedo e vai embora do sítio, deixando Zeca desesperado ao acordar. Zefa exige que Eleutério resolva a situação de Zeca e Maria Rita, pois acredita que os dois dormiram juntos. Tobi e Rosinha encontram Santinha no caminho do sítio e ela pede para a rival fazer seu amado feliz.

Sexta-feira, 29/05/2009 – Capítulo 65

Victor & Leo se apresentam na “Hora da Viola”

Maria Rita chega em casa e segue para o convento acompanhada por Mariana. Antero se entristece, mas aceita a decisão de sua filha. Mariana fica feliz com sua conquista. Terêncio e Zé Camilo vão procurar Zeca depois de cruzar com Mariana e Maria Rita na estrada. Zeca fica inconformado com a partida de Maria Rita.  Rosinha e Tobi tentam consolá-lo. Antero confessa para Zeca que Maria Rita tem medo de amar e ser infeliz como ele foi com Mariana. Rosinha ameaça nunca mais falar com Zeca se ele voltar a procurar Santinha. Mariana vai encontrar Padre Bento para pegar a carta de recomendação para a Madre do convento. Zeca decide juntar sua comitiva novamente. Eleutério diz para Tobi que prefere que Zeca se acerte com Rosinha para que ele não volte a ser como era antes. Durante a viagem para o convento, Maria Rita chora ao se lembrar dos momentos que passou com Zeca. Otávio fica furioso com Ricardo por não ter voltado no dia que combinaram. Dona Ida deixa Edith e Das Dores irem ao programa de Geraldo ver Zé Camilo tocar. Ricardo e Aninha passeiam felizes pelo Rio de Janeiro. Aurora mais uma vez recrimina Norberto por ter se associado a Ricardo e Otávio. Bertoni fica satisfeito e agradece Geraldo pelo aumento da freguesia em seu bar. Geraldo apresenta a primeira dupla sertaneja para se apresentar no programa.

Sábado, 30/05/2009 – Capítulo 66

Ricardo e Otávio discutem

Alfredo Modesto sugere que Maria Rosa venda a rádio para Geraldo. Rosinha fica aflita ao ver a tristeza de Zeca. Zefa comenta com Eleutério que sair em comitiva vai ajudar Zeca a esquecer Maria Rita. Zé Camilo anuncia sua partida e dedica uma música para Edith. Zeca parte com sua comitiva. Ricardo e Aninha voltam a Paraíso e ele comenta com Dona Ida o fracasso que tiveram com os anunciantes. Otávio fica furioso quando Ricardo lhe conta que só conseguiu arrumar anunciantes para o programa de Geraldo. Maria Rosa fala com Ricardo que eles precisam fazer algo se não quiserem perder a rádio para Geraldo. Rosinha avisa Eleutério que teme que aconteça algo ruim com Zeca. Zefa se irrita com Tobi quando ele diz que ela mente sobre seu casamento. Eleutério diz para Rosinha que ficaria feliz de vê-la casada com seu filho. Zeca toca o berrante, pensando em Maria Rita.

Segunda-feira, 01/06/2009 – Capítulo 67

Irmã Matilde desconfia de Maria Rita

Irmã Matilde conversa com Maria Rita sobre a vida no convento. Tobi se preocupa com a mentira que inventou para Das Dores. Aninha confessa para Dona Ida que ainda pensa no beijo de Otávio. Zé Camilo e Terêncio acreditam que Zeca esteja sendo castigado por amar Santinha. Mariana garante a Antero que Maria Rita só sai do convento para ser santa. Zé Camilo e Terêncio tentam animar Zeca, mas ele só pensa em Maria Rita. Zefa estranha quando Eleutério lhe diz para ir embora da fazenda com Rosinha. Otávio pega mais um cheque com Norberto para pagar as contas da rádio. Aninha diz para Ricardo pedir conselhos a Geraldo e o deixa irritado. Geraldo anuncia que vai se candidatar à prefeitura de Paraíso. Zefa avisa a Rosinha que elas vão embora da fazenda de Eleutério. Irmã Matilde tenta saber qual o motivo da aflição de Maria Rita, mas ela se incomoda com o questionamento e desconversa.

Terça-feira, 02/06/2009 – Capítulo 68

Norberto quer lançar sucessor

Passam-se três meses e Zeca volta a ser o filho do diabo, sempre acompanhado por Terêncio e Zé Camilo. Rosinha recrimina Tobi por ter mentido para Das Dores. Zeca pede para Zé Camilo e Terêncio não comentarem sobre os rodeios quando voltarem para casa. Eleutério convida o noivo de Zefa para ficar em sua fazenda e ela se preocupa. Maria Rita escreve uma carta e Mariana afirma para Antero que Santinha encontrou seu caminho. Zeca confessa para Terêncio e Zé Camilo que sonhou com Maria Rita, e eles temem que o amigo sofra novamente. Eleutério e Tobi concordam que Zefa mentiu sobre seu casamento e o coronel fica feliz. Zeca resolve desfazer a sua comitiva para ajudar Eleutério na fazenda. Norberto fica indignado com candidatura de Geraldo e sugere lançar Otávio como seu sucessor. Bertoni, Zé do Correio, Vadinho, Capita e Pedro do Posto conversam sobre a candidatura de Geraldo e se perguntam quem irá concorrer com ele. Das Dores fica preocupada com Tobi, quando os peões da comitiva de Zeca aparecem na pensão sem ele. Irmã Matilde diz para Maria Rita que ela primeiro deve deixar de sofrer para depois ajudar os outros. Antero informa Mariana que, assim que Maria Rita se tornar freira, irá vender a fazenda e se separar dela. Zé Camilo inventa para Das Dores que Tobi se machucou em uma competição e a deixa preocupada. Dona Ida alerta Edith a não se aproximar dos peões da comitiva, para não sofrer depois. Maria Rita fica apreensiva com os questionamentos de Irmã Matilde sobre sua vocação.

Quarta-feira, 03/06/2009 – Capítulo 69

Zeca pede Rosinha em casamento

Mariana não aceita que Antero venda a fazenda e brigue com o marido por causa de Maria Rita. Otávio conversa com Zeca sobre Maria Rita. Maria Rita revela a Irmã Matilde que sua vida foi repleta de enganos. Terêncio não gosta quando vê Zé Camilo flertar com Edith e aposta com o violeiro que consegue conquistá-la antes dele. Mariana fica aflita ao ouvir Zeca tocar o berrante. Terêncio se entristece ao ver a felicidade de Rosinha abraçando Zeca. Zefa se arrepende de ter inventado para Eleutério que ia casar. Zeca confessa para Eleutério que não esqueceu Maria Rita e tenta se consolar com o pai. Rosinha e Terêncio concordam que o amor por Santinha trouxe a infelicidade para o filho do diabo. Zeca afirma que vai casar com Rosinha para esquecer Maria Rita e Eleutério se irrita com o filho. Terêncio acredita que foi traído por Zeca e decide ir embora da fazenda. Rosinha aceita o pedido de Zeca e os dois se beijam. Eleutério conta para Zefa que Zeca pediu Rosinha em casamento.Eleutério pede para Zefa convencer Rosinha a não casar com Zeca. Terêncio confessa para Zé Camilo que não vai deixar Zeca se casar com o amor de sua vida. Rosinha não dá atenção para o que Zefa tenta lhe falar sobre o casamento e deixa sua mãe muito preocupada. Tobi conta para Zeca que Terêncio está furioso com ele.

Quinta-feira, 04/06/2009 – Capítulo 70

Antero não se conforma com o noivado de Zeca

Tobi aconselha Zeca a esperar Terêncio se acalmar para conversar com o amigo. Otávio recusa ser o sucessor de Norberto à prefeitura de Paraíso. Maria Rosa impressiona toda a cidade com um discurso político e Geraldo pensa em convidá-la para ser sua assessora. Aninha comenta com Dona Ida que queria ser como Maria Rosa. Eleutério culpa Zeca por Terêncio querer ir embora da fazenda. Antero se consola com Terêncio e fala da falta que sente de Maria Rita. Mariana estranha o comportamento de Antero, que saiu de casa sem avisar. Maria Rita garante para Irmã Matilde que não se arrepende de estar no convento. Mariana não se conforma com o suposto sumiço de Antero e tranca toda a casa com a intenção de castigá-lo. Maria Rita não consegue parar de pensar em Zeca. Terêncio comenta com Antero que Zeca vai se casar com Rosinha para tentar esquecer Maria Rita. Antero se entristece ao ver Zeca e Rosinha juntos em volta da fogueira.

Sexta-feira, 05/06/2009 – Capítulo 71

Maria Rita tem pesadelo com Zeca

Maria Rita tem pesadelo e acorda no convento, aflita, ouvindo o som do berrante. Antero fica furioso por não conseguir entrar em casa e Mariana sorri satisfeita. Eleutério não consegue convencer Zeca a desistir de se casar com Rosinha. Zefa tenta aconselhar Rosinha para que ela não sofra por se casar com um homem que não a ama. Ricardo sugere que Otávio aceite a proposta de Norberto e seja um político menos idealista que o prefeito. Aurora recrimina o comportamento de Otávio para Maria Rosa. Terêncio se afasta indiferente e irritado quando Zeca se aproxima com Rosinha. Ricardo percebe que Norberto não tem chance contra Geraldo, devido a seu carisma com o povo da cidade. Padre Bento estranha a ausência de Mariana na missa. A comissão de moradores do Barro Preto compreende a situação financeira da prefeitura e decide organizar uma quermesse para arrecadar fundos e consertar a ponte de divisa da cidade. Aurora comenta com Maria Rosa que se soubesse que Norberto iria entrar para a política não teria se casado com ele. Mariana fica satisfeita ao saber que Zeca e Rosinha vão se casar.

Sábado, 06/06/2009 – Capítulo 72

Santinha chora por Zeca

Com Zeca se casando, Mariana diz a Antero achar possível que Maria Rita os visite. Norberto demonstra toda sua indignação a Padre Bento ao comentar a proposta feita por um político para liberar a verba para a prefeitura. Terêncio desabafa com Zeca e pede que ele faça Rosinha feliz, para que continuem sendo amigos. Eleutério garante a Rosinha que não irá abençoar seu casamento com Zeca. Irmã Matilde diz a Maria Rita que percebeu que ela teve uma noite agitada. Rosinha teme que Zeca não queira mais se casar e reza para que Santinha continue no convento. Pedro do Posto, Zé do Correio, Vadinho e Capita elogia programa de Geraldo. Ricardo, Otávio e Maria Rosa tentam encontrar uma solução para o problema da rádio. Vadinho sugere que Geraldo despreze Maria Rosa para tentar conquistá-la. Otávio não consegue descobrir uma forma de falar com o povo da cidade e se irrita com a cobrança de Maria Rosa. Aninha começa a escrever um programa para rádio e Dona Ida incentiva a neta. Zeca tenta dissuadir Terêncio da ideia de ir embora da fazenda.  Mariana tenta saber o que Antero está escrevendo na carta para Maria Rita. Rosinha e Zefa vão até a nova loja para comprar o enxoval do casamento. Zeca conversa com Ricardo e Otávio e conta sobre seu casamento com Rosinha. Zé Camilo e Terêncio inventam mais uma mentira sobre Tobi para Das Dores. Maria Rita lê a carta que Antero lhe escreveu e fica desesperada ao saber que Zeca irá se casar. Irmã Matilde vê sua agonia e lê a carta, deixando Santinha sem ação.

Segunda-feira, 08/06/2009 – Capítulo 73

Irmã Matilde conta tudo

Irmã Matilde consola Maria Rita e a incentiva a decidir o que realmente quer. Zeca confessa a Padre Bento que teme fazer uma loucura se não se casar o mais rápido possível. Eleutério convida Norberto para o casamento de Zeca. Vadinho comenta que Otávio desistiu de concorrer à prefeitura por medo de perder para Geraldo. Norberto pergunta para Eleutério se pode lançar o nome de Zeca como seu candidato. Geraldo fala de suas propostas políticas, certo de que vai ser prefeito de Paraíso. Irmã Matilde afirma para Maria Rita que se amasse alguém como ela ama Zeca, ficaria com ele. Eleutério confirma para Das Dores a história que os peões inventaram sobre Tobi. Eleutério percebe os olhares de Terêncio e Zé Camilo para Edith e a convida para o casamento de Zeca. Geraldo se preocupa com a possibilidade de disputar a prefeitura de Paraíso com Zeca. Aurora fica indignada ao saber do convite que Norberto fez a Zeca e se surpreende quando Padre Bento diz que acredita em sua eleição. Irmã Matilde se preocupa com Maria Rita e conta sobre a existência de Zeca na vida da jovem à Madre Superiora.

Terça-feira, 09/06/2009 – Capítulo 74

Zeca para prefeito

Irmã Matilde se preocupa com Maria Rita e conta sobre a existência de Zeca na vida da jovem à Madre Superiora. Mariana começa suas orações, quando descobre que Antero contou para Maria Rita sobre o casamento de Zeca. Maria Rita confessa para Irmã Matilde que Zeca é o filho do diabo e ela fica assustada com a revelação. Maria Rosa anuncia na rádio a candidatura de Zeca para a prefeitura de Paraíso e começa a se desentender com Otávio. Ao saber que Zeca será seu adversário nas eleições, Geraldo provoca Norberto, que não se intimida. Zefa se magoa com os comentários que Eleutério faz de Rosinha. Antero perde a esperança de Maria Rita sair do convento. Rosinha tenta se aproximar de Zeca, mas ele a afasta deixando-a sem entender sua reação. Geraldo se anima ao ver o desânimo de Maria Rosa e Otávio ao se despedirem. Zeca destrata Terêncio por se preocupar com Rosinha.

Quarta-feira, 10/06/2009 – Capítulo 75

Zeca vai atrás de Santinha

Aninha mostra para Ricardo o programa que escreveu, mas reage quando ele começa a rir ao ler o material. Eleutério se enfurece com Mariana e desiste de convidá-la para o casamento de seu filho. Zeca destrata Terêncio por se preocupar com Rosinha. Zefa avisa a Rosinha que vai embora da fazenda depois que ela e Zeca se casarem. Maria Rita roga para que sua santa a faça esquecer Zeca. Geraldo e Vadinho estranham a pressa no casamento de Zeca e Rosinha e comentam o fato com Padre Bento. Antero vai à fazenda de Eleutério e Zeca faz perguntas sobre Maria Rita. Terêncio desconfia que Zeca queira ir atrás da Santinha no convento e se preocupa por Rosinha. Irmã Matilde conversa aflita com a Madre Superiora sobre as atitudes de Maria Rita. Mariana suspeita do comportamento de Antero e acredita que ele fez alguma coisa para desvirtuar Santinha do seu caminho. Terêncio tenta convencer Zeca a não ir atrás de Maria Rita e esquecê-la de uma vez. Zeca conta para Rosinha que vai até o convento. Ela aceita sua decisão, mas fica magoada. Antero roga para sua santa e pede que ela o ajude a unir Zeca e Maria Rita.

Quinta-feira, 11/06/2009 – Capítulo 76

Matilde aconselha Maria Rita

Terêncio e Zé Camilo resolvem ir com Zeca. Aninha faz um programa na rádio. Geraldo acredita que ela copiou o seu formato e não gosta, enquanto Otávio, Maria Rosa e Ricardo se animam com a chance de salvar a rádio com o novo programa. Terêncio tenta consolar Rosinha e promete trazer Zeca de volta para ela. A Madre Superiora tem uma conversa séria com Maria Rita. Zefa afirma para Rosinha que vai embora com ela da fazenda assim que Zeca for atrás de Santinha. Mariana pensa em visitar Maria Rita e Antero teme que ela estrague seus planos. Aninha se irrita com Ricardo e o acusa de ser um péssimo publicitário. Terêncio conta para Zeca que Zefa vai levar Rosinha embora da fazenda. Eleutério fica apreensivo com a possibilidade de ficar sem Zefa. Irmã Matilde se preocupa com a possibilidade de Maria Rita vir a se arrepender de ficar no convento. Maria Rosa ajuda Aninha a pesquisar e se informar para fazer seu programa. Otávio fala para Ricardo que eles devem aprender a linguagem do povo para continuar com a rádio.

Sexta-feira, 12/06/2009 – Capítulo 77

Três peões no Rio

Das Dores pergunta se Tobi é realmente um peão da comitiva de Zeca. Eleutério chama a atenção de Tobi na frente de Das Dores e ela estranha a forma como o coronel o trata. Vadinho alerta Geraldo a se preocupar com sua campanha por acreditar que Zeca viajou para fazer alianças políticas. Isidoro informa Geraldo do falecimento de seu avô e eles seguem para o velório. Terêncio, Zeca e Zé Camilo chegam ao Rio de Janeiro. Mariana tem um mau pressentimento com Maria Rita e vai rezar para sua santa protegê-la. Nono e Alfredo Modesto comentam as maldades feitas pelo avô de Geraldo e ficam satisfeitos com sua morte. Maria Rosa sente-se obrigada a ir ao velório do avô de Geraldo. Eleutério anima o velório do coronel Walfrido contando seus casos. Irmã Matilde convida Maria Rita para ir ao maternal cuidar de crianças carentes.

Sábado, 13/06/2009 – Capítulo 78

Zeca chega ao convento

Terêncio e Zé Camilo recriminam Zeca por continuar correndo atrás de Santinha. Vadinho pede para Eleutério contar a história de seu diabinho, mas ele recusa. Zuleika encontra Zeca por acaso num bar, mas o peão tenta se desvencilhar dela apresentando-a para Zé Camilo e Terêncio. Antero confessa para Mariana que Zeca foi atrás de Maria Rita. Antero roga para sua santa, desiludido, enquanto Mariana o atormenta. Zefa aproveita a vulnerabilidade de Eleutério, após o velório de Walfrido, e o beija. Rosinha vê a cena e surpreende os dois. Zeca recebe um telefonema informando que Terêncio e Zé Camilo tentaram sair de uma boate sem pagar. Irmã Matilde percebe a felicidade de Maria Rita ao observá-la com as crianças do maternal. Zeca vai sozinho ao convento e deixa Terêncio e Zé Camilo preocupados. Mariana fica furiosa com Antero e acredita que Zeca não conseguirá falar com Maria Rita. Zeca chega ao convento e é cumprimentado pela Madre Superiora, que o deixa pasmo ao chamá-lo de filho do diabo.

Segunda-feira, 15/06/2009 – Capítulo 79

Maria Rita fica sabendo da visita de Zeca

Zefa fala para Rosinha que não se arrepende de ter beijado Eleutério. A Madre Superiora afirma para Zeca que Maria Rita só sai do convento por vontade própria. Tobi conta a verdade para Das Dores, que, apesar de não gostar de ter sido enganada, fica penalizada com o rapaz. Terêncio e Zé Camilo passeiam pela praia. Depois de saber a história de Zeca, a Madre Superiora pede que ele volte no dia seguinte para falar com Maria Rita. Santinha confessa a Irmã Matilde sua felicidade ao lidar com as crianças. Zuleika encontra com Terêncio e Zé Camilo na praia e faz perguntas sobre Zeca. Otávio estranha a ausência de Alfredo Modesto na rádio. Terêncio e Zé Camilo não falam para Zeca que contaram para Zuleika onde ele mora. Maria Rita agradece sua santa por ter encontrado seu caminho cuidando de crianças. Geraldo e Isidoro falam de seu avô para Vadinho e Zé do Correio. Maria Rosa fica espantada ao saber que não fechou o microfone e todos ouviram suas críticas sobre o coronel Walfrido. Vadinho se preocupa com os comentários e as promessas que Geraldo faz ao povo da cidade. Maria Rita fica aflita com a notícia da visita de Zeca. Mariana pede para Padre Bento falar com a Madre do convento para que não deixe Zeca se aproximar de Maria Rita. Rosinha sofre pela falta de notícias de Zeca e Tobi tenta consolá-la. Zeca chega ao convento e Maria Rita fica sem saber se deve ir ao encontro dele.

Terça-feira, 16/06/2009 – Capítulo 80

Beata quer se separar

Geraldo faz uma homenagem a seu avô na rádio. Maria Rosa comenta sobre a dificuldade de Otávio e Ricardo manter a rádio e Geraldo, para impressioná-la, adianta o pagamento do seu programa. Zeca reage aflito ao ouvir a opinião de Irmã Matilde sobre os sentimentos de Maria Rita. Antero vai falar com Tobi para saber notícias de Zeca. Rosinha confessa para Eleutério que será infeliz caso Zeca se entenda com Maria Rita. Dona Ida reclama de Ricardo e Otávio para Aninha. Das Dores assume para Edith sua desconfiança por Tobi e diz que não sabe se irá perdoá-lo. Aninha pede para Maria Rosa ajudá-la a escrever seu programa de rádio. Zuleika vai atrás de Zeca e acaba cuidando da queimadura de sol de Terêncio e Zé Camilo. Zeca pede para Irmã Matilde avisar Maria Rita que ele só irá embora depois de falar com ela. Maria Rita confessa a Madre Superiora que teme não resistir a Zeca. Mariana diz a Padre Bento que quer se separar de Antero e ele pede para Dona Ida arrumar um quarto na pensão para a beata. Zeca ameaça invadir o convento se Maria Rita não for falar com ele e Irmã Matilde fica assustada e vai falar com a Madre Superiora. Tobi tenta alertar Rosinha a não criar falsas esperanças por Zeca, mas ela não lhe dá atenção. Mariana vai com Padre Bento até sua fazenda decidida a sair de casa. Irmã Matilde e a Madre Superiora pedem para Zeca ir embora, pois Maria Rita se recusa a falar com ele.

Quarta-feira, 17/06/2009 – Capítulo 81

Mariana sai de casa

Irmã Matilde tenta consolar Zeca, que não se conforma por não ser recebido por Maria Rita. Zuleika diz a Terêncio e Zé Camilo que não entende como Zeca foi se apaixonar por uma menina que é santa. Maria Rita se desespera e chora ao ver Zeca sair do convento. Mariana vai embora e Antero proíbe Candinha de deixá-la entrar em casa novamente. Maria Rita diz a Irmã Matilde que sua mãe atormentaria sua vida e a de Zeca, caso os dois se casassem . Zeca se desespera com o amor que sente por Maria Rita e roga para que ela o livre da bobagem que irá fazer se casando com Rosinha. Maria Rita conversa com a Madre Superiora e garante que quer esquecer Zeca.

Quinta-feira, 18/06/2009 – Capítulo 82

O chamado de Zeca

Zeca toca seu berrante na tentativa de chamar Terêncio e Zé Camilo, que demoram a voltar para o hotel. Todos estranham o discurso de Alfredo Modesto na hora do programa de Padre Bento na rádio. Todos comentam a separação de Antero e Mariana e estranham o apoio de Padre Bento à beata. Antero e Eleutério torcem para que Zeca traga Maria Rita de volta. Rosinha afirma para Zefa e Tobi que Zeca vai voltar sozinho do Rio de Janeiro e se casar com ela. Irmã Matilde conta para Maria Rita os sacrifícios da vida religiosa. Padre Bento diz aos frequentadores do bar do Bertoni que Mariana saiu de casa para ajudá-lo a fazer a quermesse. Mariana garante para Dona Ida que Maria Rita está vivendo a vida que escolheu para ela. Zeca conta para Terêncio e Zé Camilo o que aconteceu no convento e eles torcem para que o amigo se conforme de ter perdido Maria Rita. Candinha se preocupa com Antero ao vê-lo chegar em casa tão abatido. Zefa reage em defesa de Rosinha e cobra uma explicação para Eleutério sobre o casamento de sua filha. Mariana avisa para Otávio e Ricardo que, a partir de agora, vai ajudá-los a fazer o programa de Padre Bento. Zeca chega ao convento e começa a tocar seu berrante, na esperança de ver Maria Rita.

Sexta-feira, 19/06/2009 – Capítulo 83

Zeca não desiste!

Aninha diz para Maria Rosa que seu relacionamento com Otávio só vai se acertar depois que a situação da rádio melhorar. Edith enfrenta Mariana, que tenta convencê-la a se arrepender de ter fugido de casa. Norberto sugere que Padre Bento convença Mariana a morar em um convento. Zuleika diz a Terêncio e Zé Camilo não entender o motivo de Zeca tê-la tratado mal. Maria Rita acorda ao ouvir o som do berrante e corre para janela à procura de Zeca. Irmã Matilde se penaliza com o desespero de Zeca. Rosinha fala para Zefa que teme que Maria Rita volte para casa quando souber da separação dos pais. Aninha confessa para Dona Ida que não sabe se gosta de Ricardo ou de Otávio. Zuleika suspira quando Zeca conta que tocou o berrante para chamar o amor de sua vida. Maria Rita reclama do comportamento de Zeca para Irmã Matilde, que reage afirmando que ele está pondo sua vocação à prova. Geraldo elogia Norberto em seu programa e deixa o prefeito e Maria Rosa admirados. Zeca não dá atenção a Terêncio e Zé Camilo, quando eles tentam convencê-lo a não voltar mais ao convento. Rosinha receia que Zeca não volte mais do Rio de Janeiro se conseguir ficar com Maria Rita. Candinha recrimina Mariana, mas Antero contemporiza. Maria Rosa fica encantada com os comentários que Geraldo faz sobre seu pai. A Madre Superiora dá um ultimato em Maria Rita e ela decide falar com Zeca. Tobi garante a Rosinha que Santinha não fica com Zeca porque é mais teimosa que ele. Zeca avisa que não vai embora enquanto não falar com Maria Rita.

Sábado, 20/06/2009 – Capítulo 84

Zeca vê Santinha vestida de noviça

Irmã Matilde pede autorização à Madre Superiora para ajudar Maria Rita a fazer Zeca desistir dela definitivamente. Zé Camilo conta para Terêncio que Zeca pediu que ele o ajudasse a tirar Santinha do convento. Zeca fica decepcionado ao ver Maria Rita vestida de noviça. Maria Rita consegue convencer Zeca de que eles não podem mais ficar juntos e ele vai embora. Terêncio e Zé Camilo ficam preocupados quando veem Zeca pular de asa-delta. Norberto vai com Padre Bento até a fazenda de Eleutério tratar da candidatura de Zeca. Vadinho repreende Geraldo por ter elogiado Norberto em seu programa. Antero chega à fazenda de Eleutério e pergunta por Mariana para Padre Bento. Tobi pede que os colonos e os peões da fazenda ajudem a eleger Zeca como prefeito de Paraíso. Zeca, Terêncio e Zé Camilo voltam para casa. Geraldo fica preocupado com o comentário de Edith sobre a disputa pela prefeitura da cidade. Antero comenta com Padre Bento que, se Zeca conseguir tirar Maria Rita do convento, deve ficar longe de Mariana. Ricardo chega à rádio e se surpreende ao ver uma estranha cumplicidade entre Geraldo e Otávio. Maria Rosa e Aurora ajudam Aninha a preparar seu programa sobre aleitamento materno. Geraldo se compromete a ajudar Otávio a criar um jornal na cidade se ele desistir de Maria Rosa.

Segunda-feira, 22/06/2009 – Capítulo 85

Maria Rosa fica furiosa!

Irmã Matilde diz a Maria Rita que vai rezar para que ela não se arrependa de ter mentido para Zeca. Terêncio e Zé Camilo concordam que o hábito impediu Santinha de ter sido novamente sequestrada por Zeca. Maria Rosa fica furiosa ao saber que Norberto financia a rádio para que ela e Otávio se casem. Ricardo pede que Aninha lhe dê uma chance e a beija, quando Otávio chega. Padre Bento dá um ultimato em Mariana para que ela volte para casa o mais rápido possível.Eleutério comenta com Zefa sobre a tristeza de Rosinha e ela afirma que prefere ver a filha sofrer agora a depois do casamento. Antero fica irritado ao perceber que está sentindo falta de Mariana. Tobi deixa Zefa curiosa ao comentar que Eleutério lhe confessou segredos sobre ela. Mariana reclama com Das Dores e Edith por não quererem acompanhá-la na reza. Aurora conta para Norberto a discussão que teve com Maria Rosa sobre Otávio. Mariana estranha os olhares dos fiéis durante a reza.

Terça-feira, 23/06/2009 – Capítulo 86

Zeca volta sem Santinha

Jacira faz fofoca de Padre Bento e Mariana para Aninha e Ricardo, mas eles não dão atenção. Antero se recusa a comer e Candinha se preocupa com ele. Rosinha fica incomodada ao ouvir o som do berrante de Zeca, pois acredita que ele está trazendo Maria Rita. Zeca conta para Eleutério e Tobi o que aconteceu e Zefa pede que o peão deixe sua Rosinha em paz. Zeca garante a Zefa que fará Rosinha feliz e vai falar com ela, mesmo contra a vontade de sua mãe. Dona Ida alerta Mariana a não se meter demais na vida de Padre Bento para evitar os comentários na cidade. Antero fica arrasado ao descobrir que Zeca não conseguiu trazer Maria Rita de volta. Geraldo recrimina Otávio por insultar os ouvintes da rádio e Maria Rosa fica admirada com seus comentários. Ricardo se declara para Aninha, que retribui o beijo apaixonado. Maria Rosa fica furiosa ao ouvir Otávio dizer que cogita a ideia de trocá-la por uma sociedade com Geraldo no jornal. Dona Ida questiona Aninha sobre o beijo em Ricardo. Rosinha afirma que Zeca está se apaixonando por ela e Tobi desconfia. Geraldo fica satisfeito ao saber que Otávio e Maria Rosa brigaram por sua causa.

Quarta-feira, 24/06/2009 – Capítulo 87

De mãe para filho

Rosinha afirma que Zeca está se apaixonando por ela e Tobi desconfia. Geraldo fica satisfeito ao saber que Otávio e Maria Rosa brigaram por sua causa.Candinha não se conforma em ver a amargura de Antero e culpa Mariana pelo que está acontecendo com o patrão. Norberto fica indignado por acreditar que Geraldo está usando a rádio para fazer sua campanha política. Eleutério diz a Rosinha que ela terá que aprender a se portar, se Zeca ganhar as eleições. Mariana e Padre Bento estranham a falta de fiéis na missa. Tobi deixa Zeca e Terêncio espantados ao contar que Rosinha vestiu o diabinho da garrafa de santo e começou a fazer promessas para ele. Zeca fica intrigado e pergunta para Tobi se Rosinha pediu para o diabinho afastar Maria Rita dele. As beatas da cidade condenam Mariana ao vê-la saindo da casa de Padre Bento. Antero pede que Edith e Das Dores avisem Mariana que Zeca não conseguiu tirar Maria Rita do convento. Zefa se preocupa com Rosinha e tem uma conversa séria com Zeca. Tobi fala para Terêncio que Edith perguntou por ele e o peão fica interessado. Padre Bento fica furioso ao saber dos comentários que o povo da cidade está fazendo a respeito dele e de Mariana. Dona Ida, Edith e Das Dores convencem Mariana a voltar para Antero e Padre Bento decide levá-la para casa para evitar mais comentários. Ricardo fica feliz em conseguir um novo anunciante para a rádio. Eleutério tenta se aproximar de Zefa.

Quinta-feira, 25/06/2009 – Capítulo 88

Mariana volta para casa

Rosinha diz para Zeca que vai fazê-lo esquecer Maria Rita. Antero não aceita Mariana de volta e pede que Padre Bento a leve embora. Ricardo conta para Otávio sobre o novo anunciante, mas ele não se anima e só pensa em Maria Rosa. Maria Rosa explica para Geraldo que o usou para fazer ciúmes em Otávio, mas o fazendeiro a beija na frente de Cleusinha e Jacira. Preocupado com os boatos na cidade, Padre Bento proíbe Mariana de frequentar a igreja e a casa paroquial, o que deixa a beata desolada. Maria Rosa confessa para Aurora que foi beijada por Geraldo e que ficou mexida com a atitude do rapaz. Nina, Cleusinha e Jacira contam para Otávio sobre o beijo de Maria Rosa e Geraldo e deixam o jornalista furioso. Mariana vê Aninha e Ricardo se beijando. Todos na fazenda de Eleutério ficam em volta da fogueira ouvindo Zé Camilo cantar. Zeca pensa em Maria Rita e Terêncio observa, sem deixar que Rosinha perceba.

Sexta-feira, 26/06/2009 – Capítulo 89

Maria Rosa e Otávio discutem no ar

Eleutério pensa em pedir Zefa em casamento. Aninha conta para Dona Ida que Ricardo a pediu em casamento e deixa a avó pasma com a notícia. Geraldo resolve fazer uma serenata para Maria Rosa. Antero decide dividir suas terras com os colonos que trabalham na fazenda. Tobi conta para Eleutério e Zeca sobre a decisão de Antero e o peão vai conversar com ele. Mariana fica aflita sem ter o que fazer e pede para ajudar Dona Ida na pensão. Padre Bento tenta convencer Antero a aceitar Mariana de volta. Zeca chega para falar com Antero e deixa o padre pasmo ao revelar que o coronel pretende dividir sua fazenda. Otávio e Maria Rosa brigam na rádio sem perceber que estão no ar e, ao se darem conta, Otávio inventa para toda a cidade que a discussão faz parte de um novo programa criado por Geraldo: um rádio-teatro. Antero fala com Zeca e Padre Bento que está decidido e vai realmente dividir suas terras com os colonos.

Sábado, 27/06/2009 – Capítulo 90

Zeca fica com a pulga atrás da orelha

Ricardo fica emocionado ao ouvir o programa que Aninha escreveu para falar sobre a fome e o abandono de crianças. Eleutério, Padre Bento e Zeca tentam encontrar uma solução para o problema de Antero. Geraldo fica irritado com o deboche de Otávio, quando Nina, Cleusinha e Jacira chegam para se inscrever para o rádio-teatro. Rosinha fica aflita com a possibilidade de Maria Rita voltar a Paraíso por causa de Antero. Zeca percebe a surpresa de Padre Bento ao falar que Maria Rita estava vestida de freira e fica intrigado. Mariana alerta Dona Ida a prestar mais atenção em Aninha e Ricardo. Jacira avisa Otávio e Ricardo que o gerente do magazine está querendo patrocinar o rádio-teatro de Geraldo. Maria Rosa se compromete a ajudar Geraldo a escrever o programa de rádio-teatro. Aurora alerta Norberto e pede que, em vez de Zeca, passe a apoiar a candidatura de Geraldo a prefeito de Paraíso. Maria Rita revela para Irmã Matilde que está feliz, mas teme a reação de seu pai depois que ela anunciar sua decisão de se tornar freira. Dona Ida fala para Mariana que Antero quer dividir a fazenda com os colonos e a beata fica indignada. Antero estranha quando Tobi lhe conta que Zeca viu Maria Rita vestida de freira. Geraldo confessa para Vadinho que não sabe como escrever o rádio-teatro e teme pedir ajuda a Maria Rosa.

Segunda-feira, 29/06/2009 – Capítulo 91

Maria Rita chora por Zeca

Norberto demonstra todo seu desafeto por Geraldo e Padre Bento tenta defendê-lo. Zeca pensa em criar búfalos e sai em comitiva, acompanhado por Terêncio, Zé Camilo e Tobi. Zefa fica incomodada com a viagem de Zeca às vésperas do casamento. Tobi se compromete a montar um búfalo para provar a Das Dores que é um peão. Edith conta para Das Dores que Tobi saiu em comitiva e ela suspeita que seja mais uma mentira. Eleutério procura Mariana para falar sobre a divisão das terras de Antero e fica indignado com a indiferença com que ela lhe trata. Zeca fica encantado com o rebanho de búfalos e decide aceitar o desafio e montar um dos bichos. Eleutério conversa com Rosinha e Zefa sobre os preparativos da festa de casamento. Maria Rita confessa para Irmã Matilde que ainda não está pronta para fazer uma visita a seus pais. Zefa comenta com Rosinha que espera que Zeca tenha esquecido Maria Rita. Eleutério considera a ideia de criar búfalos com a intenção de manter Zeca na fazenda. Antero inicia uma carta para Maria Rita, mas desiste de escrever por achar que ela deve estar feliz no convento. Maria Rita conta para Irmã Matilde que Mariana sonhava em ser freira e foi impedida por seu avô, que a obrigou a se casar com Antero. Tobi aconselha Antero a escrever para Maria Rita contando tudo o que está acontecendo em sua vida. Zeca afirma para Terêncio que vai construir um amor com Rosinha, mas o peão desconfia. Maria Rita chora ao pensar em Zeca.

Terça-feira, 30/06/2009 – Capítulo 92

Geraldo e Maria Rosa ficam noivos

Zeca comenta com Eleutério que não irá concorrer à prefeitura de Paraíso. Rosinha finge não ligar para a indiferença de Zeca ao voltar de viagem. Norberto garante a Eleutério, Zeca e Aurora que não irá apoiar Geraldo. Das Dores perdoa Tobi e ele fica eufórico. Otávio fica irritado quando Zeca diz que Aurora sugeriu que Norberto apoiasse a candidatura de Geraldo. Eleutério pede que Bertoni cuide das bebidas para a festa de casamento de seu filho. Zeca se desculpa com Mariana e pede que ela reate com Antero, para evitar que Maria Rita sofra. Padre Bento avisa a Norberto para apoiar a candidatura de Geraldo por causa de seu envolvimento com Maria Rosa. Zefa se incomoda ao ouvir a conversa que Terêncio tem com Rosinha. Maria Rosa diz a Norberto que Geraldo não vai mais concorrer à prefeitura porque ele a pedirá em casamento. Edith conta a das Dores que Zeca procurou por Mariana. Norberto conta a Aurora que Geraldo pediu Maria Rosa em casamento. Maria Rosa avisa Geraldo que não quer ser esposa de político. Norberto conta para Otávio que Geraldo pediu Maria Rosa em casamento e deixa o jornalista arrasado. Eleutério decide chamar Das Dores para trabalhar na fazenda.

Quarta-feira, 01/07/2009 – Capítulo 93

Aninha diz ‘sim’

Aninha aceita se casar com Ricardo. Otávio comunica a Ricardo que resolveu voltar para o Rio de Janeiro. Das Dores conversa com Edith sobre Tobi. Aninha diz a dona Ida que, finalmente, se decidiu por Ricardo. Otávio diz a Ricardo que Maria Rosa vai se casar ciom Geraldo. Eleutério pede autorização a dona Ida para levar Das Dores para trabalhar em sua fazenda. Isidoro, Zé do Correio e Capita acreditam que o melhor a ser feito é Vadinho se lançar candidato a prefeitura da cidade. Geraldo chega na rádio para conversar com Otávio. Maria Rosa conta para Aurora que Otávio chegou a pensar em trocá-la por uma sociedade em um jornal. Geraldo pergunta para Otávio se ele quer mesmo abrir mão da rádio e se oferece para comprar sua parte. Aninha e Edith recriminam Das Dores por acreditar nas histórias de Mariana sobre o diabinho de Eleutério. Norberto desabafa com Padre Bento e reclama das atitudes de Maria Rosa. Ricardo fica irritado e não se conforma com a desistência de Otávio. Mariana recrimina Dona Ida por aceitar o casamento de Aninha e Ricardo. Otávio chega à prefeitura com Geraldo para comunicar a venda da sua parte na rádio, mas Norberto fica indignado e decide ter uma conversa séria com os dois rivais. Eleutério conta para Zefa que convidou Das Dores para ajudá-la a tomar conta da casa, mas ela desconfia que ele só a chamou para aproximá-la de Tobi. Tobi compra um perfume para impressionar Das Dores. Candinha avisa para Antero que os colonos estão brigando por causa da divisão de terras. Aninha e Edith comentam sobre a discussão de Ricardo e Otávio. Mesmo contra a vontade, Ricardo ensina Isidoro a operar a mesa de som da rádio. Maria Rosa defende Geraldo das ofensas de Norberto.

Quinta-feira, 02/07/2009 – Capítulo 94

Zuleika procura Maria Rita

Das Dores chega na fazenda. Zefa estranha o cheiro do perfume de Tobi e exige que ele vá tomar um banho. Padre Bento sugere que Norberto faça de Aurora sua sucessora na prefeitura de Paraíso. Mariana manda Antero doar as terras da fazenda para a igreja. Geraldo tenta convencer Alfredo Modesto a continuar trabalhando na rádio. Ricardo não se conforma ao ver Otávio ir embora por causa de Maria Rosa. Zuleika vai ao convento falar com Maria Rita. Das Dores fica incomodada ao ouvir Eleutério, Zefa e Rosinha rindo de Tobi e sai de casa para procurá-lo. Geraldo assume que ficará do lado de Norberto nas eleições, mas o prefeito continua desconfiando do futuro genro. Alfredo Modesto sugere a Ricardo que eles continuem o trabalho que Otávio começou na rádio. Isidoro comenta com Vadinho que Norberto se complicou com a contabilidade da prefeitura. Norberto avisa a Aurora que quer lançá-la candidata à prefeita e explica que, por isso, eles precisam se divorciar. A primeira-dama fica furiosa.

Sexta-feira, 03/07/2009 – Capítulo 95

Aurora decide se divorciar

Padre Bento conversa com Dona Ida e indica que Ricardo seja candidato a prefeito de Paraíso. Norberto e Aurora discutem, enquanto Geraldo ouve atento. Otávio vai até a fazenda de Eleutério se despedir de Zeca. Padre Bento recrimina Norberto por pensar em se divorciar de Aurora. Rosinha teme que Zeca envie um recado para Santinha através de Otávio. Norberto pergunta a Ricardo se ele gostaria de ser candidato, mas o publicitário recusa a proposta. Mariana obriga Edith a rezar e ouvir com ela o programa de Padre Bento. Aurora diz a Norberto que não aceita se divorciar dele. Mariana afirma para dona Ida que irá participar da missa de Padre Bento, nem que tenha que ficar escondida num canto. Candinha diz a Antero que ele não pode continuar amargo com a vida. Irmã Matilde fala com Maria Rita que foi autorizada a ir com ela visitar seus pais. Vadinho comenta com Pedro do Posto e Capita que Norberto está perdido se perder as eleições para ele. Durante a roda de viola, Otávio lembra-se de Maria Rosa. Terêncio comenta sobre Zuleika com Otávio e Zeca e deixa Rosinha enciumada. Dona Ida vê Ricardo e Aninha se beijando e conclui que é melhor o casamento dos dois sair logo. Aurora fica indignada por Norberto ter mentido para ela e anuncia que se divorciará dele. Ela discute com o marido e decide dormir separada dele. Aurora desabafa com Maria Rosa e afirma que será prefeita da cidade. Bertoni fica indignado ao ouvir Geraldo e Vadinho conspirando contra o prefeito. Norberto, sozinho, sofre.

Sábado, 04/07/2009 – Capítulo 96

Chega o dia do casamento

Geraldo diz a Isidoro que Norberto vai reconhecer o valor dele quando a campanha começar. Norberto conta a Padre Bento que Aurora está ameaçando se divorciar mesmo dele. Aurora decide sair de casa e Maria Rosa não consegue impedi-la. Capita anuncia para Zé do Correio e Vadinho que Aurora largou Norberto. Maria Rosa conta para Norberto que Aurora foi para fazenda com a recomendação de que ele não aparecesse por lá. Zeca se despede de Otávio, que segue para o Rio de Janeiro. Preocupada com a intimidade cada vez maior de Ricardo e Aninha, Dona Ida sugere à neta apressar o casamento. Alfredo Modesto tenta amenizar a situação entre Norberto e Aurora pela rádio. Mariana conversa com Dona Ida sobre a separação de Aurora e Norberto. Zeca confessa para Antero que não teria desistido de Maria Rita se tivesse certeza de que ela o ama. Rosinha comenta com Das Dores o incômodo que sente quando Zeca visita Antero.  Eleutério pensa em resolver sua situação com Zefa depois do casamento de Zeca. Tobi diz para Terêncio ficar com Edith para tentar esquecer Rosinha. Irmã Matilde não se conforma com a teimosia de Maria Rita em querer abandonar Zeca e desabafa com a Madre Superiora. Zeca pede que Rosinha o ajude a se apaixonar por ela. Chega o dia do casamento de Zeca e todos estão envolvidos com os preparativos da cerimônia. Terêncio fica arrasado ao ver Rosinha vestida de noiva. Zé Camilo se preocupa com as atitudes de Terêncio e teme que ele atrapalhe a cerimônia.

Segunda-feira, 06/07/2009 – Capítulo 97

Rosinha e Zeca se casam

Antero decide não ir ao casamento de Zeca e Candinha fica penalizada com seu estado. Zeca cavalga pela fazenda pensando em Maria Rita. Eleutério se emociona ao ver Rosinha vestida de noiva. Tobi cogita a ideia de Zeca ter desistido do casamento e Terêncio ameaça cortar relações com o peão se ele não aparecer. Rosinha se desespera com o sumiço de Zeca e Zefa tenta acalmá-la. Tobi, Terêncio e Zé Camilo saem para procurar Zeca pelos arredores da fazenda. Maria Rita chora ao pensar no casamento e Irmã Matilde tenta consolá-la. Tobi sugere que Eleutério comece a festa antes da cerimônia. Terêncio afirma para Zé Camilo e Tobi que não conseguiram encontrar Zeca. Norberto tenta conversar com Aurora, mas ela se recusa e afirma que não voltou atrás em sua decisão de se divorciar dele. Zefa recrimina Rosinha, Das Dores e Edith por rezarem para Santinha. Terêncio e Zé Camilo desistem de ir embora da fazendo quando ouvem o toque do berrante de Zeca anunciando sua chegada. Começa o casamento e Padre Bento inicia seu sermão questionando a vontade de Zeca de se casar com Rosinha. Antero se entristece ao pensar em Maria Rita internada no convento. Zeca e Rosinha se casam.

Terça-feira, 07/07/2009 – Capítulo 98

Proposta indecorosa

Zuleika e Leni chegam a Paraíso e Mariana ameaça deixar a pensão de Dona Ida se as duas permanecerem hospedadas. Vadinho e Zé do Correio comentam a briga de Norberto e Aurora. Terêncio chama Edith para dançar, enquanto Rosinha dança com Zeca. Dona Ida se preocupa com o comportamento de Zuleika e Leni e teme ter problemas por causa das duas. Terêncio e Edith se beijam. Cleusinha e Nina brigam para dançar com Zé Camilo. Candinha consola Antero. Maria Rita chora nos braços de Irmã Matilde. Zefa aconselha Rosinha a não fazer cobranças a Zeca. Zé Camilo, Terêncio e Tobi conversam sobre os acontecimentos da festa. Norberto reclama da ausência de Aurora para Maria Rosa. Aninha avisa a Dona Ida que Ricardo está querendo apressar o casamento para voltar ao Rio de Janeiro. Edith garante para Das Dores que vai fazer Terêncio esquecer Rosinha. Zefa se preocupa com Rosinha e Eleutério tenta acalmá-la. Zeca pensa em Maria Rita na lua de mel com Rosinha. Eleutério propõe a Zefa que passe a noite com ele.

Quarta-feira, 08/07/2009 – Capítulo 99

Será alucinação?!

Norberto reclama da ausência de Aurora para Maria Rosa. Aninha avisa a Dona Ida que Ricardo está querendo apressar o casamento para voltar ao Rio de Janeiro. Edith garante para Das Dores que vai fazer Terêncio esquecer Rosinha. Terêncio diz a Zé Camilo e Tobi esperar que Zeca não faça nenhuma maldade com Rosinha. Rosinha diz a Zeca não se importar com o fato de ele tê-la levado para passar a noite de núpcias na cabana de Chico Mulato. Zeca pensa em Maria Rita na lua de mel com Rosinha. Zeca reage aflito ao toque de Rosinha e a abraça pensando em Maria Rita. Zefa fica agoniada com a possibilidade de passar a noite com Eleutério. O fazendeiro, por sua vez, estranha a demora de Zefa. Zeca relembra com Rosinha momentos da infância que passaram juntos e a manda descansar na noite de núpcias. Eleutério desiste de esperar por Zefa e vai dormir. Terêncio não entende o motivo de Zeca ter levado Rosinha para a cabana de Chico Mulato. Zeca vê a imagem de Maria Rita ao beijar Rosinha. Maria Rita relembra da noite que passou com Zeca e sofre. Tobi sugere a Terêncio que ele se case com Edith no mesmo dia de seu casamento com Das Dores. Edith comenta com das Dores que Terêncio lhe beijou. Zefa garante que só irá dormir com Eleutério depois que Padre Bento abençoá-los. Rosinha acorda e percebe que está sozinha. Zeca vai acordar os peões na fazenda de Eleutério. Tobi recrimina Zeca por ter deixado Rosinha sozinha, mas ele não lhe dá atenção. Rosinha sofre com o sumiço de Zeca e apronta suas malas para voltar para a fazenda sozinha.

Quinta-feira, 09/07/2009 – Capítulo 100

Aurora provoca Norberto

Mariana fica indignada ao ver Zuleika e Leni na igreja. Candinha conta para Antero os acontecimentos do casamento. Rosinha, certa de que se enganou sobre Zeca, decide voltar para a cabana para esperá-lo. Zeca manda Terêncio buscar Rosinha no sítio. Mariana fala mal de Zuleika e Leni para Aninha e dona Ida. Zuleika diz a Leni que deixou uma boa esmola na igreja, porque pensa em pedir a ajuda de Padre Bento. Zefa reage ao saber que Zeca deixou Rosinha sozinha em seu primeiro dia de casada e Edith e Das Dores tentam acalmá-la. Terêncio chega ao sítio para buscar Rosinha. Terêncio consegue convencer Rosinha a voltar para a fazenda com ele. Zeca confessa para Eleutério que precisa se acostumar com a ideia de que Rosinha agora é sua mulher. Edith comenta com Das Dores que desconfia que o casamento de Rosinha e Zeca ainda não foi consumado. Zefa afirma para Rosinha que ela terá que seduzir Zeca para que ele a veja como mulher. Eleutério sugere que Zeca viaje com Rosinha para tentar resolver a situação dos dois. Terêncio fica feliz ao perceber que Edith sentiu ciúmes dele. Antero decide escrever para Maria Rita e contar que se separou de Mariana. Zuleika e Leni chegam ao bar do Bertoni e perguntam por Zé Camilo. Norberto fica espantado quando Aurora lhe diz que contratou Alfredo Modesto para ser seu assessor político.

Sexta-feira, 10/07/2009 – Capítulo 101

Zeca e Rosinha viajam para o Rio

Maria Rosa briga com Geraldo e o deixa sozinho para colocar seu programa de rádio no ar.  Zé do Correio comenta com Vadinho que a separação de Norberto e Aurora é séria e conclui que Alfredo Modesto pode ser candidato a marido dela. Alfredo diz a Aurora que ela tem que provar que está separada do prefeito há mais de dois anos. A primeira-dama afirma que Maria Rosa será sua testemunha. Norberto pede que Maria Rosa converse com Aurora. Dona Ida diz a Aninha estar espantada com a separação de Norberto e Aurora. Isidoro repreende Geraldo por continuar apoiando a candidatura de Vadinho. Eleutério pede Zefa em casamento. Dona Ida fica espantada ao ver Aurora e Alfredo Modesto de mãos dadas. Norberto se lamenta com Padre Bento. Terêncio diz a Tobi, Juvenal e Thiago que está pensando em parar por causa de Edith. Edith e Aninha ficam admiradas com o comportamento de Zuleika e Leni, que chegam à pensão rindo e brincando. Zuleika diz a Mariana que visitou Maria Rita no convento. Tobi tenta se aproximar de Das Dores, mas ela não lhe dá atenção. Vadinho, Zé do Correio e Capita insinuam que Alfredo Modesto está querendo se aproveitar da separação de Aurora para conquistá-la. Terêncio vai visitar Edith e é surpreendido por Zuleika, que se joga em seus braços e deixa Edith furiosa. Zuleika pergunta por Zé Camilo. Edith sofre por achar que foi enganada novamente. Eleutério e Zefa chegam à fazenda e descobrem que todos os peões foram para a cidade. Terêncio, tenso, tenta se desvencilhar de Zuleika. Das Dores comenta com Tobi que foi uma maldade o que Mariana fez com o amor de Zeca e Maria Rita. Para defender Edith, Terêncio, Juvenal e Thiago se envolvem em uma briga. Rosinha fica deslumbrada com o hotel e com o Rio de Janeiro. Zeca avisa que eles irão sair, mas acaba dormindo, deixando Rosinha entristecida. Eleutério avisa a Terêncio e aos outros peões que o delegado está esperando por eles em casa.

Sábado, 11/07/2009 – Capítulo 102

Separação de Aurora e Norberto é uma farsa

Zé do Correio conta para Ricardo sobre a briga e ele dá a notícia na rádio. Tobi inventa uma história para o delegado, que decide não prender os três peões. Terêncio se declara para Edith e, antes que eles se beijem, Zuleika aparece e interrompe a conversa. Aurora pede para Norberto controlar a saudade que ele está sentindo dela. Eleutério deixa Padre Bento perplexo ao dizer que quer se casar com Zefa. Rosinha fica aflita ao ver Zeca surfando. Antero se lamenta com Nono e Bertoni. Zuleika tenta convencer Eleutério de levar ela e Leni para conhecer sua fazenda. Rosinha reclama das atitudes de Zeca e afirma que ele a levou para o Rio de Janeiro com a intenção de encontrar Maria Rita. Zefa fica incomodada com a presença de Zuleika e Leni e pede que Eleutério as leve de volta para a cidade. Eleutério assusta as duas cariocas com histórias de seu diabinho na garrafa. Bertoni se preocupa com o sumiço de Antero e pede que Padre Bento tente encontrá-lo. Os soldados encontram Antero dormindo na rua e o levam para a delegacia. Padre Bento vai falar com Mariana sobre Antero, mas a beata não dá atenção.

Segunda-feira, 13/07/2009 – Capítulo 103

Zeca leva Rosinha ao convento

Zeca leva Rosinha até o convento onde Maria Rita está. Irmã Matilde avisa que Maria Rita não pode vê-los e Zeca fica inconformado. Rosinha desabafa com Irmã Matilde e revela que Antero e Mariana se separaram. Leni conta a Eleutério que Zuleika está gostando de Zé Camilo. Zuleika, por sua vez, ao fazendeiro confessa que foi apaixonada por Zeca e que não entende como Santinha pode ter desistido dele. Candinha comenta com Padre Bento e Norberto que se preocupa com a saúde de Antero. Antero rasga a carta que escreveu para Maria Rita e Candinha fica inconformada. A Madre Superiora fica pasma com o que Irmã Matilde lhe conta e pede que ela arrume suas malas para ir até Paraíso. Eleutério convida Zuleika e Leni para dormir na fazenda e Zefa fica furiosa. Leni fala com Zuleika que acredita que Terêncio e Zé Camilo estejam fugindo delas. Zeca tenta mais uma noite fugir de Rosinha. Zefa reclama com Eleutério sobre Zuleika e Leni e o fazendeiro acha graça.

Terça-feira, 14/07/2009 – Capítulo 104

Eleutério quer dormir com Zefa antes do casamento

Rosinha acorda e percebe que Zeca não está no quarto. Maria Rosa ouve a conversa de Norberto e Padre Bento sobre a farsa que é a separação dele e fica revoltada. Geraldo afirma que vai apoiar Vadinho nas eleições. Leni pergunta sobre Tobi e Das Dores fica furiosa. Rosinha diz para Zeca que quer voltar para a fazenda. Zuleika e Leni ficam encantadas com a roda de viola na fazenda de Eleutério. Eleutério pede uma música em homenagem a Zefa. Zeca insiste em ficar no bar contra a vontade de Rosinha, que implora para ir embora. Otávio chega ao bar onde Zeca e Rosinha estão e o peão o convida para juntar-se a eles. Aninha conta para Edith que, se Ricardo vender sua parte na rádio, vai com ele para o Rio de Janeiro. Zuleika diz a Leni que foi para Paraíso atrás de Zé Camilo e pede para a amiga não arrumar confusão com ninguém. Eleutério tenta abraçar Zefa, que consegue se livrar dele.

Quarta-feira, 15/07/2009 – Capítulo 105

Maria Rita está voltando

Eleutério e Zefa não conseguem dormir pensando um no outro. Terêncio fala para Zé Camilo de Zuleika e deixa o peão preocupado. Maria Rita e Irmã Matilde embarcam no ônibus rumo a Paraíso. Edith sugere que Dona Ida faça um empréstimo para pagar a festa do casamento da neta. Ricardo e Aninha se desentendem por causa da escolha dos padrinhos. Maria Rosa e Norberto tomam café e o prefeito pede que a filha não conte para Geraldo sobre a farsa do divórcio. Vadinho revela para Zé do Correio como pretende impedir a candidatura de Aurora. Terêncio e Zé Camilo aparecem na fazenda depois que Zuleika e Leni vão embora. Eleutério vai até a casa de Antero, que demonstra toda sua tristeza, deixando o fazendeiro preocupado. Marcos volta a Paraíso no mesmo ônibus em que estão Maria Rita e Irmã Matilde. Eleutério confessa para Antero que teme que Zeca faça Rosinha infeliz. Zeca decide levar Rosinha para a Bahia. Zefa reclama da falta de notícias de Rosinha. Zuleika pensa em abrir um negócio em Paraíso. Tobi tranquiliza Edith ao falar sobre os sentimentos de Terêncio. Maria Rita diz para Irmã Matilde que guarda boas lembranças do amor que sente por Zeca.

Quinta-feira, 16/07/2009 – Capítulo 106

Reencontro emocionante

Edith quer saber mais informações sobre Terêncio. Terêncio comenta com Zé Camilo que pensa em ficar com Edith. Marcos está certo de que Edith vai entendê-lo quando ele chegar a Paraíso. Zé Camilo garante para Terêncio que não quer saber de Zuleika. O ônibus em que estão Maria Rita, Irmã Matilde e Marcos chega à rodoviária de Paraíso. Candinha tenta convencer Antero a voltar a trabalhar. Maria Rita vai visitar Antero. Dona Ida fica indignada com a indiferença que Mariana demonstra por Antero. Marcos vai até a rádio e deixa Ricardo, Aninha e Maria Rosa espantados. Capita conta para Maria Rita tudo o que aconteceu na cidade desde que ela foi embora. Marcos não consegue entender a indignação de Aninha e a preocupação de Ricardo ao falar com ele. Nina comenta com Cleusinha e Jacira sobre a volta de Marcos. Norberto desconfia do tipo de negócio que Zuleika e Leni pretendem abrir na cidade. Eleutério sugere uma viagem a Zefa antes do casamento. Maria Rita chega em casa e vai procurar Antero. Tobi dá o recado de Edith para Terêncio. Nina vai até a rádio para saber de Marcos. Marcos chega à pensão e assusta Edith. Maria Rita encontra Antero sentado embaixo de uma árvore. Antero e Maria Rita se abraçam. Marcos diz a Edith que voltou a Paraíso para buscá-la. Candinha conta para Irmã Matilde a história de Zeca e Maria Rita. Maria Rita reage ao ouvir Antero dizer que não quer mais saber de Mariana.

Sexta-feira, 17/07/2009 – Capítulo 107

Que fora!

Irmã Matilde analisa os comentários que Candinha faz a respeito de Mariana. Mariana fica indignada por Edith estar sozinha no quarto conversando com Marcos. Candinha confessa a Irmã Matilde que torce para que Santinha convença Antero a aceitar Mariana de volta. Antero tem esperanças de que Irmã Matilde fique do seu lado e diga que Maria Rita não tem vocação para ser freira. Aurora tem uma crise de ciúmes por causa de Zuleika e Leni. Nina, Cleusinha e Jacira vão até a pensão para saber notícias de Edith. Edith conta sobre Terêncio para Marcos. Os peões da fazenda de Eleutério se divertem implicando com Zé Camilo. Rosinha afirma para Zeca que quer dormir com ele mesmo que ele esteja pensando em Maria Rita. Candinha faz comentários sobre Zeca que deixam Maria Rita atordoada. Irmã Matilde pede a Maria Rita para conhecer Mariana. Marcos afirma para Aninha e Ricardo que vai tirar satisfações com Terêncio por causa de Edith. Mariana diz que Edith deve se casar com Marcos. Irmã Matilde percebe a inquietude de Maria Rita ao ouvir o som de um berrante. Terêncio pensa em visitar Edith antes do dia combinado. Ricardo aconselha Marcos a não enfrentar Terêncio e deixar que Edith resolva a situação dos dois. Edith comenta com Aninha que está indecisa entre Marcos e Terêncio. Antero leva Maria Rita e Irmã Matilde para a cidade. Edith diz a Marcos que não quer voltar para o Rio de Janeiro. Tobi incentiva Terêncio a pedir Edith em casamento.

Sábado, 18/07/2009 – Capítulo 108

Mariana desmaia ao ver Santinha

Edith garante a Marcos que não quer magoar Terêncio. Tobi diz a Terêncio que vai ter uma conversa séria com Eleutério. Das Dores recrimina Eleutério pelo modo como ele trata Tobi. Norberto fica indignado ao ouvir os comentários de Geraldo em seu programa. Uma beata fica curiosa ao ver Mariana ir à missa. Dona Ida avisa Zuleika para tomar cuidado e não se insinuar para Norberto. Norberto teme que Maria Rosa atrapalhe seu falso divórcio. Mariana inicia um tumulto durante a missa ao ver Maria Rita e desmaia. Padre Bento fica furioso e reclama de Mariana com os coroinhas, sem perceber a presença de Irmã Matilde. Maria Rita e Dona Ida tentam acordar Mariana. Zeca se chateia ao perceber a tristeza de Rosinha. Mariana acorda e se espanta ao ver que Maria Rita saiu do convento. Zuleika e Leni ficam curiosas para saber o que aconteceu com Mariana. Bertoni fica irritado com os comentários de Nono a respeito de Zeca e Maria Rita. Mariana conversa com Santinha e acusa Antero por todo o seu sofrimento. Padre Bento diz para Irmã Matilde levar Mariana para o convento no lugar de Maria Rita.

Segunda-feira, 20/07/2009 – Capítulo 109

Terêncio pede Edith em casamento

Padre Bento e Irmã Matilde concordam que Maria Rita deve seguir sua vida sem a imposição de Mariana. Vadinho tenta conseguir informações sobre a vida conjugal de Norberto com Juca, empregado da fazenda do prefeito. Mariana fica intrigada com os questionamentos de Maria Rita. Irmã Matilde e Padre Bento conversam e ele fica preocupado com os comentários da freira sobre o casamento de Zeca e Rosinha. Maria Rita conversa com Mariana sobre a relação dela com Antero. Padre Bento permite que Mariana assista novamente às missas. Terêncio pede Edith em casamento e diz para falarem com Padre Bento. Zé Camilo comenta que Eleutério deveria se casar com Zefa. Irmã Matilde pede para Mariana lhe contar a história de Santinha e Zeca. Maria Rita comenta com Padre Bento sobre a insanidade de Mariana. Dona Ida conta para Terêncio sobre a volta de Maria Rita. Tobi confessa para Antero que fez um pedido para o diabinho da garrafa trazer Santinha de volta. Rosinha pergunta a Zeca o motivo de ele ter se casado com ela, já que ele não a queria como mulher. Edith conta para Terêncio que Marcos voltou para buscá-la. Dona Ida não deixa Marcos falar com Edith e o deixa nervoso. Maria Rita acredita que Mariana vai convencer Irmã Matilde de sua santidade. Mariana fica perplexa com os comentários que Irmã Matilde faz a respeito de Santinha. Terêncio dá um ultimato em Edith.

Terça-feira, 21/07/2009 – Capítulo 110

Zeca se arrepende de ter casado

Edith pede um tempo para Terêncio e deixa o peão arrasado. Rosinha sugere que Zeca pense em Maria Rita quando estiver com ela. Tobi tenta puxar assunto com Terêncio, mas, amargurado, ele não lhe dá atenção. Das Dores fala com Zefa sobre sua pretensão de acertar um salário com Eleutério para ela e Tobi depois que eles se casarem. Maria Rita diz não saber se volta para o convento e Irmã Matilde afirma que a dúvida pode ser um bom sinal de que ela não fez a escolha certa. Terêncio revela a Zé Camilo e Tobi que Marcos voltou para buscar Edith e declara que não irá mais se envolver com ninguém se a jovem lhe deixar. Maria Rosa avisa a Marcos que o padrasto de Edith foi procurar por ele na pensão para cobrar explicações e disposto a arrumar confusão. Dona Ida aconselha Edith a resolver com quem vai ficar para evitar uma tragédia. Vadinho pede para avisarem ao delegado que o padrasto de Edith está atrás de Marcos. Antero afirma para Irmã Matilde que quem tem vocação para ser freira é Mariana e não Maria Rita. Candinha deixa Maria Rita nervosa com os seus comentários sobre Zeca. Antero diz a Irmã Matilde que aceita Mariana de volta se Maria Rita voltar a viver com ele na fazenda. Mariana reza para sua santa e pede para que Irmã Matilde leve Maria Rita de volta para o convento. Ricardo diz a Padre Bento que ele está precisando de um assistente, enquanto ele se prepara para abençoar um novo estabelecimento em Paraíso. Marcos é preso. Jacira estranha a presença de Edith na festa de inauguração de uma loja da cidade devido a confusão de seu padrasto com Marcos. Padre Bento chega com Ricardo e Aninha para a inauguração da loja. Zeca não consegue olhar Rosinha com desejo e confessa que se arrependeu de ter casado com ela.

Quarta-feira, 22/07/2009 – Capítulo 111

Rosinha quer voltar para casa

Norberto reclama com Padre Bento por ter mandado prender Marcos. Alfredo Modesto comenta com Aurora que a volta de Marcos foi boa por ter tirado o foco de todos para a política. Edith fala sobre sua dúvida para Aninha e a amiga a aconselha a decidir logo entre Terêncio e Marcos, antes que ela fique sem nenhum dos dois. Maria Rosa se irrita com a prisão de Marcos e reclama do atraso do povo da cidade. Aninha sugere que Marcos continue preso, para evitar mais confusão. Tobi avisa Eleutério e Zefa que Terêncio foi para a cidade. Zefa se preocupa com Rosinha. Tobi conta para Das Dores que Terêncio foi atrás de Marcos. Maria Rita consegue agir com autoridade perante Mariana e Irmã Matilde gosta de sua atitude. Padre Bento tenta convencer Antero a aceitar Mariana de volta. Edith pede que Dona Ida a ajude a decidir com quem ela vai ficar. Terêncio acredita que Edith pode esquecer Marcos se ficar com ele. Mariana fica abismada quando Maria Rita lhe diz que não sabe se volta para o convento. Padre Bento insiste que Antero aceite Mariana de volta. Geraldo e Maria Rosa tiram Marcos da cadeia. Mariana se despede de todos na pensão e segue de volta para casa. Zé Camilo tenta acalmar Terêncio ao ouvir o amigo ameaçar Marcos. Marcos diz que só vai para a fazenda de Geraldo se Edith for com ele. Rosinha acredita que errou em querer se casar e pede a Zeca para voltar para casa.

Quinta-feira, 23/07/2009 – Capítulo 112

Zuleika reencontra Zé Camilo

Zefa não aceita dormir com Eleutério antes do casamento. Tobi e Das Dores conversam sobre o futuro deles juntos. Geraldo e Maria Rosa escondem Marcos de Terêncio. Bertoni fica furioso quando Nono aluga uma casa para Zuleika. Zuleika afirma para Leni que vai conseguir conquistar Zé Camilo. Nono diz para Bertoni que quer conquistar Zuleika. Nina avisa Aninha que Terêncio está na cidade para acertar as contas com Marcos e fica curiosa para saber com quem Edith vai ficar. Mariana volta para casa, mas quer que Antero convide-a para entrar. Maria Rita vai pedir que Antero diga a Mariana que aceita ela de volta. Padre Bento conta para Eleutério sobre a volta de Santinha. Rosinha, conformada, diz a Zeca que já o perdoou por ele não ter conseguido amá-la do jeito que ela sonhava. Antero manda Mariana entrar pela porta dos fundos. Eleutério comenta com Padre Bento sobre a insistência de Zefa em querer esperar pelo casamento para dormir com ele. Mariana diz a Maria Rita que só aceitou voltar para casa por causa dela. Tobi diz a Das Dores que vai falar com Padre Bento sobre o casamento deles. Padre Bento fica nervoso quando Eleutério lhe diz que Terêncio foi para a cidade procurar por Marcos. Zuleika fica entusiasmada ao ver Zé Camilo, mas ele se incomoda com o encontro. Leni e Zuleika avisam a Edith que Terêncio está esperando para falar com ela. Eleutério fica irritado quando Padre Bento concorda com Zefa. Terêncio desabafa com Edith e a morena garante que, se o peão brigar com Marcos, não ficará com ele. Tobi fica radiante quando Padre Bento lhe diz que não cobrará para realizar seu casamento com Das Dores.

Sexta-feira, 24/07/2009 – Capítulo 113

Terêncio e Zé Camilo vão parar atrás das grades

Terêncio tenta conseguir informações sobre o paradeiro de Marcos com o delegado e acaba preso. Nina, Cleusinha e Jacira se insinuam para Zé Camilo. Isidoro fica chateado por ter que cuidar de Marcos. Zé Camilo não gosta de saber que Zuleika vai morar na cidade. Geraldo confessa para Maria Rosa que só está ajudando Marcos porque tem interesse em seus serviços na rádio. Os soldados levam Zé Camilo preso e Nina, Cleusinha e Jacira vão até a delegacia para defendê-lo. Aninha avisa a Ricardo que não quer deixar Dona Ida sozinha depois do casamento. Na cela, Terêncio e Zé Camilo conversam sobre suas empreitadas. Vadinho, Zé do Correio e Capita comentam com o delegado que as meninas da cidade irão perturbá-lo por causa da prisão de Zé Camilo. Nina, Jacira e Cleusinha falam para Edith se decidir logo, antes que Marcos e Terêncio acabem um com o outro. Aninha pensa em não se casar com Ricardo. Antero diz para Maria Rita levar Mariana com ela para o convento. Irmã Matilde fica abismada com os comentários de Mariana sobre Antero. Nina e Cleusinha levam comida para Terêncio e Zé Camilo na cadeia. Irmã Matilde diz a Maria Rita que vai voltar para o convento sem ela. Jacira aconselha Edith a ficar com Terêncio. Zé Camilo toca viola dentro da cadeia. Bertoni se espanta com a roda de viola que está acontecendo na delegacia. Eleutério se preocupa com a demora de Zé Camilo e Terêncio. Isidoro fala para Marcos pedir Edith em casamento. Depois da insistência de Nina, Cleusinha e Jacira, os soldados deixam Zé Camilo e Terêncio saírem da cadeia para tocar na praça.

Sábado, 25/07/2009 – Capítulo 114

Maria Rita não volta ao convento

Eleutério manda Tobi ir até a cidade procurar por Terêncio e Zé Camilo. Sem que ninguém perceba, Terêncio se afasta da cantoria de Zé Camilo. Leni recrimina Zuleika por estar apaixonada por Zé Camilo. Terêncio aproveita a distração dos guardas para visitar Edith. Mariana se desespera ao descobrir que Maria Rita não irá voltar para o convento. Irmã Matilde tenta acalmar Mariana, que parece não ouvir suas palavras. Candinha avisa a Antero que vai embora se Mariana ficar na fazenda e Maria Rita voltar para o convento. Mariana se descontrola e desconta sua frustração em Antero. Maria Rita e Irmã Matilde concluem que Mariana está louca e comentam com Antero. Terêncio e Zé Camilo voltam para a cadeia e Tobi acaba preso com eles. Edith conta para todos da pensão que Terêncio foi preso novamente. Tobi fica enfurecido por estar preso sem motivo. Geraldo propõe sociedade para Marcos na rádio. Tobi pensa em como irá se explicar para Das Dores. Eleutério vai até a delegacia e exige que Tobi, Terêncio e Zé Camilo sejam soltos. Antero leva Irmã Matilde para se despedir de Padre Bento antes de voltar para o convento. Mariana fica indignada por Irmã Matilde ter ido embora sem se despedir dela. Antero diz que Mariana não deixará ninguém em paz enquanto não seguir o caminho que ela escolheu. Maria Rita tenta se conformar de ter perdido Zeca e pede ajuda a sua santa.

Segunda-feira, 27/07/2009 – Capítulo 115

Santinha não volta ao convento

Rosinha diz a Zeca que vai embora da fazenda depois que anularem o casamento. Irmã Matilde avisa a Padre Bento que irá conversar com a Madre Superiora sobre Santinha. Maria Rita anda a cavalo pela fazenda e Mariana vai procurá-la. Zuleika afirma para Dona Ida que vai ficar em Paraíso. Bertoni reclama com Nono do comportamento dele em relação a Zuleika e briga com Dudu. Edith fala para Aninha que vai conversar com Marcos. Geraldo tenta comprar a parte de Ricardo na rádio. Norberto teme que algo errado aconteça na audiência de seu divórcio. Dona Ida fica satisfeita por ter conseguido fazer o empréstimo pagar o casamento de Aninha. Ricardo é pressionado por Maria Rosa e Geraldo a vender sua parte na rádio. Aninha avisa Dona Ida que não irá se casar se tiver que abandoná-la. Vadinho garante que Geraldo não irá desistir. Ricardo está sem perspectivas para sua vida. Aninha vai até o magazine comprar seu enxoval para o casamento. Tobi pede que Eleutério o ajude a processar o delegado. Das Dores fala com Zefa inconformada por Tobi ter sido preso. Tobi demonstra toda sua ofensa com a prisão para Eleutério. Ricardo conta para Dona Ida que vendeu sua parte na rádio e ela fica preocupada. Alfredo Modesto acusa Geraldo de ter comprado a parte de Ricardo na rádio para fazer oposição política a Norberto. Maria Rita afirma que não vai voltar para o convento e deixa Mariana perplexa com suas atitudes. Maria Rita fala de Zeca para Antero e confessa que se arrependeu de tê-lo deixado ir embora.

Terça-feira, 28/07/2009 – Capítulo 116

Zeca quer anular casamento

Zeca anuncia sua chegada com Rosinha e a mulher se incomoda. Eleutério e Zefa estranham a volta repentina de seus filhos. Tobi não entende o mau-humor de Rosinha. Eleutério se preocupa com o comportamento de Zeca e Rosinha e tenta descobrir o que aconteceu. Rosinha conta para Zefa que Zeca quer anular o casamento deles. Tobi, Terêncio e Zé Camilo interrogam Das Dores para saber o que aconteceu com os noivos. Zefa revela para Rosinha que Maria Rita está de volta. Ricardo fala para Aninha que quer voltar para o Rio de Janeiro depois do casamento. Norberto fica indignado em saber que Geraldo comprou a parte de Ricardo na rádio. Geraldo avisa a Vadinho que, para apoiá-lo nas eleições, ele terá que seguir suas regras. Dona Ida teme que Aninha vá embora com Ricardo. Tobi, Terêncio e Zé Camilo se perguntam se contam para Zeca que Maria Rita está de volta. Zefa fica emocionada ao ver Eleutério confortar Rosinha. Terêncio, Tobi, Zeca, Juvenal e Tiago sentam-se em volta da fogueira para ouvir Zé Camilo tocar viola. Maria Rita sugere que Antero a acompanhe até a fazenda de Eleutério para ouvir a cantoria de Zé Camilo. Eleutério fala para Zefa que não quer que Zeca procure Maria Rita. Rosinha chora ouvindo Zé Camilo cantar. Dona Ida conversa com Aninha. Eleutério recrimina Zeca por suas atitudes com Rosinha. Rosinha culpa Maria Rita pelo fracasso de seu casamento. Zuleika diz para Edith fazer sua escolha e não se arrepender dela. Nono está decidido a conquistar Zuleika.

Quarta-feira, 29/07/2009 – Capítulo 117

Maria Rita e Zeca se reencontram

Bertoni briga com Nono por causa de Zuleika. Mariana vai procurar Maria Rita e se desespera por não encontrá-la. Antero chega à fazenda de Eleutério com Candinha e Maria Rita. Zeca fica pasmo ao ver que Santinha está de volta. Mariana procura por Maria Rita e Antero pela casa. Zeca fica nervoso para saber porque Maria Rita não está vestida de freira. Mariana ouve Maria Rita e Antero chegarem e pergunta onde eles estavam. Tobi fala para Zeca que se Maria Rita o enganou é porque não gosta dele. Maria Rita pensa em seu encontro com Zeca antes de dormir. Zeca conversa com Eleutério sobre Maria Rita. Tobi aconselha Terêncio a esnobar Rosinha para poder conquistá-la. Zefa conta para Rosinha que Eleutério a pediu em casamento. Rosinha fica furiosa ao saber que não foi avisada da presença de Maria Rita. Terêncio recrimina Zeca por seu comportamento com Rosinha. Zeca comenta com Eleutério e Zefa que vai procurar Padre Bento para tratar da anulação do casamento. Tobi e Das Dores tentam convencer Rosinha a não ir embora da fazenda. Mariana não se conforma de não ir para a cidade com Antero e Maria Rita. Irmã Matilde relata para a Madre Superiora os episódios que viu na casa de Maria Rita e a Madre decide mandar uma carta para Santinha avisando que a menina não possui vocação para a vida religiosa.

Quinta-feira, 30/07/2009 – Capítulo 118

Rosinha não quer mais anulação

Antero e Maria Rita conversam sobre a visita que fizeram à fazenda de Eleutério. Terêncio procura Rosinha e é destratado por ela. Maria Rita pede que Norberto consiga uma vaga na escola da prefeitura para ela dar aula. Rosinha e Zeca vão até a igreja conversar com Padre Bento sobre a anulação do casamento. Zeca confessa para Padre Bento que ainda gosta de Maria Rita. Antero pergunta a Norberto se ele pode oficializar uma escola construída sem ajuda da prefeitura. Edith decide ficar com Marcos. Terêncio aparece na pensão, vê Edith e Marcos juntos e avisa que vai deixá-la seguir seu caminho. Geraldo e Isidoro veem Terêncio e Zé Camilo na rua e correm até a pensão para ajudar Marcos. Marcos considera a ideia de ficar em Paraíso para ser sócio de Geraldo. Rosinha conta a Padre Bento seus motivos para aceitar a anulação do casamento. Alfredo Modesto comunica a Aurora que seu divórcio está praticamente concretizado. Zeca convida Antero e Maria Rita para almoçarem com ele, Rosinha, Terêncio e Zé Camilo. Ricardo vai levar os últimos anúncios de seus clientes e percebe que Isidoro não sabe mexer na aparelhagem de som. Antero fica inconformado com a atitude de Zeca e seu comportamento deixa Maria Rita assustada. Rosinha decide não aceitar mais a anulação do casamento.

Sexta-feira, 31/07/2009 – Capítulo 119

Otávio volta a Paraíso

Nono ajuda Zuleika com a limpeza de sua sorveteria. Bertoni fica inconformado com a dedicação de Nono a Zuleika. Marcos critica a pretensa autoridade de Geraldo na rádio e Isidoro fica sem entender o comentário. Norberto inaugura uma nova loja em Paraíso. Zuleika se irrita com a insistência de Nono em querer conquistá-la. Bertoni fica injuriado ao ver Nono cantar para Zuleika na sorveteria. Dona Ida se emociona ao ver Aninha vestida de noiva. Edith se desentende  com Jacira por causa de Marcos. Terêncio, Zé Camilo e Tobi conversam sobre como vai ser a festa do casamento de Aninha e Ricardo. Edith, Nina e Das Dores ficam comovidas ao ver Dona Ida chorar. Terêncio decide ir ao casamento para ficar ao lado de Rosinha caso Maria Rita apareça. Dona Ida ajuda Ricardo a se arrumar e pede que ele cuide bem de Aninha. Norberto tenta abraçar Aurora, mas ela consegue se desvencilhar. Vadinho acredita que, se conquistar os jovens da cidade, pode ganhar seus votos e a eleição. Otávio chega à pensão, estranha a ausência das pessoas e vai até a cozinha, onde Dona Ida o avisa do casamento. Otávio fala para Ricardo que voltou para abrir um jornal na cidade e o chama para ser seu sócio. Aninha fica feliz ao saber que Otávio voltou e está conversando com Ricardo. Rosinha comenta com Tobi que não se conforma de Maria Rita ter voltado. Zeca se reúne com Otávio e Ricardo antes do casamento. Mariana não suporta a ideia de encontrar com Zeca, e Antero sugere deixá-la na estrada para que volte sozinha para casa.

Sábado, 01/08/2009 – Capítulo 120

Aninha e Ricardo se casam

Terêncio convence Zé Camilo a ir ao casamento de Ricardo. Maria Rita se irrita com os comentários de Mariana sobre Zeca. Ricardo comenta com Zeca que vai investir no jornal que Otávio abrirá na cidade. Aninha fica nervosa ao saber que Ricardo foi para a igreja. Maria Rosa insiste para Geraldo acompanhar o casamento. Mariana sugere a Padre Bento que peça contribuições para a igreja aos convidados antes da cerimônia. Zeca repreende Rosinha por estar mal-humorada no altar. Ricardo se emociona ao ver Aninha entrar na igreja. Bertoni se preocupa com a paixão de Nono por Zuleika e Dudu o recrimina. Nono ajuda Zuleika e Leni a atender os clientes na sorveteria. Terêncio e Zé Camilo chegam à pensão e percebem que o casamento ainda não acabou. Nina comenta com Jacira e Cleusinha sobre os olhares de Zeca para Maria Rita. Vadinho, Pedro do Posto, Zé do Correio e Capita comentam com Bertoni sobre o sermão feito por Padre Bento na cerimônia. Jacira destrata Edith por pegar o buquê e Terêncio exige que Marcos a console. Vadinho sugere sociedade a Otávio em troca do aluguel da casa para instalar o jornal. Zeca procura Maria Rita na festa. Marcos pede para Edith voltar ao Rio de Janeiro com ele. Otávio acha graça ao descobrir que Nono está apaixonado por Zuleika. Norberto e Aurora saem da festa sem que ninguém perceba. Dona Ida e Aninha se despedem emocionadas. Mariana obriga Maria Rita a ajudá-la na cozinha. Eleutério percebe o sumiço de Zeca e fica preocupado. Zeca chama Maria Rita para dançar e deixa Mariana enfurecida.

Segunda-feira, 03/08/2009 – Capítulo 121

Zeca dança com Maria Rita

Mariana grita por Antero, que manda Zeca se afastar de Maria Rita. Alfredo Modesto vai cumprimentar Otávio e Vadinho tenta descobrir qual será a posição política do jornalista ao fundar o jornal. Nono dança com Zuleika sob os olhares de todos os convidados do casamento na pensão. Padre Bento conta a Bertoni que Nono estava dançando com Zuleika na festa de casamento. Maria Rosa consola Geraldo por ter ficado com ciúmes de Otávio. Norberto não se conforma de ficar afastado de Aurora até o final das eleições. Isidoro dança com Jacira e a elogia. Rosinha afirma para Zeca que ele nunca ficará com Maria Rita. Maria Rita contraria Mariana e vai servir docinhos aos convidados. Terêncio, a pedido de Zeca, chama Maria Rita para dançar. Zeca inicia a brincadeira do chapéu e o coloca em Terêncio para poder dançar com Maria Rita. Otávio sugere a Padre Bento instalar o jornal no salão paroquial. Dona Ida, Das Dores, Nina, Cleusinha, Jacira e Edith levam Ricardo e Aninha na rodoviária. Mariana, inconformada, reclama com Antero por Zeca ter dançado com Maria Rita. Terêncio e Zé Camilo repreendem Zeca por seu comportamento na festa. Maria Rita pensa em Zeca e fica com receio de se tornar a responsável  pelo fim do casamento do peão com Rosinha. Edith e Das Dores se preocupam com a tristeza de Dona Ida e tentam consolá-la. Otávio confessa a Marcos que seu coração acelerou ao rever Maria Rosa. Das Dores e Edith comentam sobre o comportamento de Zeca com Maria Rita. Rosinha culpa o diabinho da garrafa por não ter cumprido a sua parte da promessa, e como castigo tira sua roupa de santo e resolve colocá-lo no fundo de um baú.

Terça-feira, 04/08/2009 – Capítulo 122

Alfredo Modesto se declara para Aurora

Padre Bento conta a Norberto que Otávio vai montar um jornal na cidade. Dona Ida acredita que Ricardo não vai voltar e Otávio fica preocupado. Antero repreende Maria Rita por se arrepender de ter desistido de Zeca. Candinha faz comentários sobre a dança de Zeca e Maria Rita e deixa Mariana indignada. Rosinha destrata Terêncio depois de ouvi-lo se declarar. Zeca confessa para Zé Camilo que pretende ir embora se não conseguir anular seu casamento. Eleutério fica curioso para saber quem tirou a roupa de santo de seu diabinho da garrafa. Tobi comenta com Das Dores que acredita que Rosinha vai castigar o diabinho por não ter cumprindo com sua parte no trato. Otávio diz a Dona Ida que Ricardo precisa voltar, ou o jornal irá falir na primeira edição. Ricardo vai pedir emprego em uma agência de publicidade. Rosinha confessa a Das Dores que não consegue tirar Zeca de seu coração. Ricardo repreende Aninha por ter se intrometido em sua conversa com o diretor da agência. Tobi teme que Zefa suma com Rosinha e alerta Eleutério para não deixar que isso aconteça. Zeca pede que uma colona dê um recado seu para Maria Rita. Antero se preocupa com o fato de Maria Rita não conseguir esquecer Zeca. Padre Bento avisa Norberto que Alfredo Modesto está se dedicando demais a Aurora e deixa o prefeito intrigado. Alfredo Modesto se declara para Aurora.

Quarta-feira, 05/08/2009 – Capítulo 123

Candinha dá recado de Zeca à Santinha

Bertoni reclama com Dudu do comportamento do pai e aproveita para falar mal de Zuleika. Nono corteja Zuleika e ela lhe pede ajuda para verificar na prefeitura a liberação do alvará da sorveteria. Aurora esclarece para Alfredo Modesto que só se separou de Norberto para ajudá-lo nas eleições e considera encerrar a parceria com o jornalista. Tonha avisa a Candinha que tem um recado de Zeca para Maria Rita. Antero conta para Mariana que vai abrir uma escola na fazenda para Maria Rita dar aula e deixa a beata enfurecida. Candinha fica abismada quando Tonha lhe conta que Zeca e Rosinha não tiveram lua de mel. Nono causa alvoroço na prefeitura em busca de informações sobre a sorveteria de Zuleika. Bertoni procura Nono na sorveteria e destrata Zuleika. Nono conta para Nina e Cleusinha que está noivo de Zuleika. Geraldo divulga a sorveteria na rádio com a intenção de conquistar Zuleika como anunciante. Candinha consegue dar o recado de Zeca para Maria Rita e Mariana, escondida, ouve tudo atrás da porta. Candinha incentiva Maria Rita a ir atrás de Zeca. Mariana reza para que Padre Bento não consiga anular o casamento de Zeca. Geraldo tenta convencer Vadinho a não alugar a casa para Otávio. Norberto avisa a Maria Rosa que Geraldo o trairá assim que casar com ela. Alfredo Modesto diz a Geraldo que Aurora irá surpreender a todos quando ganhar as eleições. Nono diz a Bertoni que está pensando em lhe arranjar outra mãe e deixa o dono do bar contrariado. Otávio pede para Padre Bento ceder o salão paroquial para ele montar o jornal.

Quinta-feira, 06/08/2009 – Capítulo 124

Maria Rita vai dar aulas na cidade

Pedro do Posto diz a Vadinho que não acredita que Geraldo vai continuar apoiando sua candidatura depois que se casar com Maria Rosa. Padre Bento aceita que Otávio instale o jornal no salão da igreja. Mariana conta para Antero sobre o encontro que Zeca quer ter com Maria Rita. Zefa e Rosinha perguntam a Tonha o que Zeca queria com ela. Tobi e Das Dores conversam sobre os detalhes do casamento deles. Zeca discute com Terêncio e Zé Camilo sobre uma maneira de Rosinha não ficar magoada. Zefa diz a Eleutério que vai embora da fazenda assim que sair a anulação do casamento de Rosinha. Norberto diz a Antero que não há escola para Maria Rita lecionar. Vadinho pede que Geraldo tome cuidado para que Maria Rosa não desconfie de suas armações contra Norberto, caso contrário, acredita que o casamento com a filha do prefeito não se realizará. Padre Bento conta para Norberto que Otávio montará o jornal no salão paroquial e se surpreende com a falta de incentivo do prefeito. Vadinho faz campanha política contra Norberto em sua farmácia. Padre Bento decide que Maria Rita poderá dar aulas na igreja. Ricardo consegue um emprego em uma agência publicitária no Rio de Janeiro, enquanto Aninha é chamada para fazer alguns testes como modelo. Mariana não aceita que Maria Rita dê aulas para os adultos na igreja. Norberto pede que Padre Bento divulgue que a ideia de montar a escola foi de Aurora. Geraldo percebe que não será fácil lutar contra Aurora nas eleições. Vadinho acredita que Norberto está querendo tirar vantagem política pela ideia de montar uma escola na igreja. Padre Bento anuncia as aulas na rádio e Vadinho fica injuriado. Zeca se anima ao saber que Maria Rita vai dar aulas na igreja.

Sexta-feira, 07/08/2009 – Capítulo 125

Zeca chama por Santinha

Mariana ameaça sair de casa se Maria Rita for lecionar para os adultos. Antero conversa com Candinha e confessa não saber que postura adotar quando Zeca for atrás de sua filha depois que conseguir anular o casamento com Rosinha. Zeca conta para Eleutério sobre as aulas de Maria Rita na igreja e diz que pode levar os colonos na caminhonete da fazenda para a escola. Geraldo deixa Padre Bento sem ação ao afirmar que Aurora não fez nenhum comentário sobre a ideia que teve de montar uma escola na igreja. Jacira fica incomodada ao ver Edith e Marcos juntos. Leni critica as atitudes que Zuleika tem com Nono para Dona Ida. Nono revela que Zuleika faz ele se lembrar de sua esposa. Padre Bento recrimina Bertoni por se preocupar com Nono. Mariana intimida Candinha por levar recados de Zeca para Maria Rita. Aninha revela a Ricardo que foi convidada para tirar fotos sensuais. Tobi aconselha Rosinha a ficar com Terêncio. Zé Camilo fala para Terêncio esquecer Rosinha. Zeca toca o berrante para chamar Maria Rita, mas Antero não a deixa ir ao seu encontro. Mariana reza para manter Zeca afastado de Maria Rita. Rosinha sofre ao ouvir o som do berrante de Zeca. Antero não acredita que o casamento de Zeca não foi consumado. Zeca não entende a demora de Maria Rita para encontrá-lo. Terêncio e Zé Camilo acreditam que Maria Rita se recusou a falar com Zeca. Tobi afirma para Rosinha que o homem da vida dela é Terêncio. Antero pede a Maria Rita para se manter afastada de Zeca.

Sábado, 08/08/2009 – Capítulo 126

Rosinha cheira a camisa de Terêncio

Dona Ida se emociona ao falar com Aninha por telefone. Aurora avisa a Norberto que ele terá que se mudar, já que se divorciaram. Dona Ida confessa para Edith que teme que Aninha não volte mais para Paraíso. Otávio informa a Padre Bento que conta com sua ajuda para fazer o jornal. Aurora fica pasma ao ver o vestido com que Maria Rosa vai se casar. Geraldo questiona a forma como foi feito o divórcio de Norberto e Alfredo Modesto sai em defesa do casal. Norberto decide alugar um quarto na pensão de Dona Ida. Vadinho reage incrédulo à notícia de que Aurora expulsou Norberto de casa. Norberto culpa a política por sua separação. Aurora não se conforma com o vestido de noiva de Maria Rosa e ameaça não subir no altar. Tobi e Zeca conversam sobre Maria Rita. Rosinha cheira uma camisa achando que é de Zeca e fica nervosa quando das Dores revela que se trata da roupa de Terêncio. Terêncio e Zé Camilo avisam a Zeca que vão embora da fazenda. Eleutério diz que aceita sair em lua de mel depois do casamento e Zefa pensa em ficar na fazenda. Geraldo comenta com Marcos e Isidoro que não acredita no divórcio de Aurora e Norberto. Terêncio e Zé Camilo afirmam a Zeca que Maria Rita não o ama, mas ele não acredita. Rosinha fica confusa com os comentários que Das Dores faz sobre Terêncio. Aurora vai até a pensão de Dona Ida organizar a bagagem de Norberto no quarto. Alfredo Modesto declara seu amor por Aurora para Maria Rosa e a deixa perplexa.

Segunda-feira, 10/08/2009 – Capítulo 127

Aurora é aplaudida depois de discurso

Isidoro critica Padre Bento por anunciar na rádio o jornal criado por Otávio. Mariana não consegue convencer Maria Rita a desistir de dar aulas na igreja. Capita, Pedro do Posto, Zé do Correio e Vadinho fazem fofoca de Aurora e Alfredo Modesto. Norberto reclama com Padre Bento de ter que morar na pensão de Dona Ida. Mariana recrimina Maria Rita e Candinha sai em sua defesa. Geraldo diz a Maria Rosa que Aurora já está aprendendo a se comportar como os políticos. A igreja fica lotada para a aula inaugural de Maria Rita. Norberto explica para Aurora e Padre Bento como será a cerimônia de inauguração da escola. Vadinho se incomoda com a postura de Aurora ao chegar à igreja. Zeca entra na igreja com seus empregados e Maria Rita fica sem ação. O discurso de Aurora surpreende toda a cidade e Vadinho, para aparecer, se disponibiliza a ajudar na manutenção da escola. Zeca inicia o aplauso ao discurso de Maria Rita, que se emociona com a manifestação de carinho de seus novos alunos. Tobi conta para Terêncio que Rosinha cheirou sua camisa. Rosinha confessa para Zefa que ficou trêmula depois de cheirar a camisa de Terêncio.  Eleutério acusa o diabinho da garrafa por todos os maus acontecimentos em sua vida. Terêncio fica furioso com os comentários que Tobi faz de Rosinha. Eleutério teme que o ex-marido de Zefa o assombre depois de se casar com ela. Tobi fica emocionado ao ver o presente de casamento que ganhou de Terêncio e Zé Camilo.

Terça-feira, 11/08/2009 – Capítulo 128

Otávio fica fascinado por Santinha

Padre Bento leva Antero, Maria Rita, Norberto e Aurora para conhecer o jornal e Otávio fica fascinado com Santinha. Marcos decide se casar com Edith. Dona Ida aconselha Edith a seguir Marcos para onde ele for depois do casamento. Pedro do Posto, Zé do Correio e Capita concordam que Aurora teve um bom desempenho durante a inauguração da escola. Vadinho e Norberto trocam ironias e divertem todos no bar do Bertoni. Maria Rita confessa que ficou admirada com a determinação de Otávio e Antero comenta os olhares que o jornalista deu para ela. Marcos deixa Otávio irado ao contar que Ricardo arrumou um emprego no Rio de Janeiro. Norberto pensa em Aurora e demonstra ciúme com a aproximação de Alfredo Modesto. Dona Ida flagra Edith tentando ir para o quarto de Marcos. Ricardo e Aninha observam encantados as fotos que ela tirou na agência. Terêncio confessa para Tobi que precisa se afastar de Rosinha. Zeca diz a Zé Camilo que pretende abrir uma cooperativa na fazenda. Rosinha fica irritada com Das Dores por tentar convencê-la de que ela não ama Zeca. Tobi conta para Eleutério que Rosinha cheirou a camisa de Terêncio e gostou. Terêncio questiona Zeca sobre seu amor por Maria Rita. Terêncio e Zé Camilo pensam em ir embora sem se despedir de ninguém. Zeca e Eleutério conversam sobre a saída de Zé Camilo e Terêncio e Zefa estranha eles não terem querido se despedir. Zefa descobre, através de Das Dores, que a história de Rosinha ter cheirado a camisa de Terêncio pode ter se espalhado e se desespera.

Quarta-feira, 12/08/2009 – Capítulo 129

Zeca e Maria Rita se beijam

Terêncio e Zé Camilo partem decididos a esquecer o confuso casamento de Zeca e Rosinha e deixam de presente o dinheiro para Tobi comprar as alianças de casamento. Mariana briga com Antero e Maria Rita e os dois a deixam falando sozinha. Nina, Cleusinha e Jacira visitam o jornal e noticiam a anulação do casamento de Zeca. Padre Bento pede para Otávio não publicar o fato. Maria Rosa ouve uma conversa entre Aurora e Alfredo Modesto e reage quando o jornalista pede à primeira-dama para ter cuidado com Geraldo. Norberto tenta resolver os problemas da prefeitura para poder eleger Aurora. Alfredo Modesto não consegue convencer Aurora a fazer promessas de campanha. Aurora briga com Maria Rosa depois de percebê-la ouvindo sua conversa com Alfredo Modesto. Edith avisa a Padre Bento que vai marcar a data de seu casamento com Marcos. Dona Ida sente falta de Aninha e Edith tenta consolá-la. Otávio conta para Padre Bento que Ricardo e Aninha não voltarão mais a Paraíso. Tobi recrimina Zeca por ter se casado com Rosinha. Rosinha manda Maria Rita ficar com Zeca. Zefa sai pela fazenda à procura de sua filha. Rosinha avisa a Zeca que Maria Rita está andando pela fazenda e ele corre para tentar encontrá-la. Tonha e Das Dores comentam sobre os acontecimentos da casa e se assustam ao verem Rosinha passar por elas furiosa. Maria Rita pensa na conversa que teve com Rosinha. Mariana fica nervosa com a demora de Maria Rita em voltar para casa. Zefa exige que Eleutério chame a atenção de Tobi. Zeca e Maria Rita se beijam.

Quinta-feira, 13/08/2009 – Capítulo 130

Maria Rita sai de casa

Antero encontra Maria Rita e Zeca juntos. Zeca tenta conversar com Antero, mas é destratado pelo pai de Santinha. Maria Rita entra em casa, enfrenta Mariana e decide ir embora, deixando Candinha assustada. Mariana não consegue impedir Maria Rita de sair de casa e fica desolada ao vê-la indo embora. Zeca pede para Rosinha falar com Antero e ajudá-lo a ficar com Maria Rita. Terêncio confessa para Zé Camilo que se arrependeu de ir embora da fazenda de Eleutério. Rosinha ameaça bater em Tobi por ter contado para Zeca que ela cheirou a camisa de Terêncio. Dona Ida fica espantada quando Maria Rita chega na pensão à procura de um quarto. Padre Bento e Otávio discutem sobre o nome do jornal. Dona Ida torce para que Mariana não apareça na pensão atrás de Maria Rita. Zuleika e Leni pedem para Nono sair da sorveteria por causa de Bertoni. Dudu comenta com Padre Bento que Geraldo está confabulando com Vadinho contra Norberto. Dona Ida vai agradecer ao atendente da loja onde fez o empréstimo. Edith conta para Maria Rita o que aconteceu no casamento de Zeca e Rosinha. Mariana ameaça Zeca para impedi-lo de ficar com Maria Rita.

Sexta-feira, 14/08/2009 – Capítulo 131

Rosa enterra garrafa com o diabinho

Maria Rita conversa com Edith e tenta acabar com sua fama de santa. Tobi comenta com Das Dores que a teimosia de Rosinha fez com que Terêncio fosse embora. Rosinha confessa para Zefa que não quer mais sofrer por Zeca. Eleutério revela para Zeca que se incomoda com a memória do falecido marido de Zefa. Tobi reclama da falta de Terêncio e Zé Camilo para Das Dores. Zuleika incentiva Maria Rita a ficar com Zeca. Rosinha se arrepende de não ter pedido para Terêncio ficar na fazenda. Terêncio e Zé Camilo pensam em comprar uma carreta. Zeca convence Tobi a aceitar o presente de Terêncio e Zé Camilo. Aurora faz uma reunião com as mulheres da cidade e Alfredo Modesto e Norberto ficam preocupados. Vadinho, Pedro do Posto, Zé do Correio e Capita ficam curiosos para saber do que se trata a reunião feita por Aurora. Maria Rosa e Aurora convencem as mulheres a fazer uma revolução na cidade. Norberto se arrepende de ter escolhido Aurora como candidata. Geraldo tenta convencer Vadinho a não se preocupar com a reunião de mulheres. As mulheres da cidade ficam satisfeitas com a plataforma política de Aurora. Norberto reconhece que quer que Aurora ganhe as eleições para continuar no poder. Otávio convida Maria Rita para escrever uma coluna em seu jornal. Zefa sugere a Eleutério que se casem somente perante Padre Bento e o coronel reage incrédulo a sua proposta. Tobi vê Rosinha enterrar o diabinho da garrafa de Eleutério.

Sábado, 15/08/2009 – Capítulo 132

Maria Rita manda Zeca sair da sala de aula

Eleutério estranha o sumiço de seu diabinho e Tobi teme o desfecho da história do enterro do boneco. Otávio pensa em Maria Rita. Eleutério culpa Tobi pelo desaparecimento de seu diabinho e Das Dores se preocupa com a cobrança do coronel. Rosinha finge surpresa ao saber do sumiço do bonequinho. Eleutério exige saber quem mexeu em suas coisas. Mariana manda Candinha se matricular nas aulas para vigiar Maria Rita. Edith percebe o interesse de Otávio por Maria Rita. Antero desconfia da ausência de Candinha na hora do jantar. Geraldo cobra na rádio a quermesse prometida por Padre Bento e Norberto. Maria Rosa alerta Aurora a não fazer promessas que não poderá cumprir. Vadinho pede para Otávio escrever o texto que será impresso nos cadernos dos alunos da escola. Bertoni fica irritado com a promessa de Aurora fechar seu bar. Aurora expulsa Norberto de casa para conversar com Alfredo Modesto. Maria Rosa questiona a posição de Geraldo durante as eleições e exige que o nome de Vadinho não seja mais mencionado na rádio. Maria Rita pede que Zeca e Tobi se retirem da sala para que possa começar sua aula. Nono fica enciumado com a presença de Zeca na sorveteria. Os alunos gostam de Maria Rita em sua primeira aula. Marcos diz a Edith que eles vão embora depois do casamento. Zé do Correio e Vadinho estranham o comentário que Otávio faz sobre Maria Rita. Tobi alerta Zeca a esquecer a família de Maria Rita se quiser ficar com ela.

Segunda-feira, 17/08/2009 – Capítulo 133

Mariana se arrepende

Dona Ida sente saudade de Aninha e Edith a consola afirmando que não a deixará sozinha. Zeca se aproxima de Maria Rita que, preocupada com a situação, acha melhor esperar a anulação do casamento sair. Rosinha reconhece para Das Dores que gosta de Terêncio. Triste com a saída de Maria Rita de casa, Mariana revela que teve medo de se apaixonar por Antero. Maria Rita fica impressionada com os conselhos que Zuleika lhe dá sobre a vida. Bertoni discute com Nono por causa de Zuleika. Zuleika comenta com Leni que Nono é muito atencioso e que poderia se apaixonar por ele. Bertoni conta para Nono que Aurora quer fechar seu bar. Os peões da fazenda sugerem que Zeca monte uma comitiva para trazer Terêncio de volta. Mariana tenta contar para Padre Bento a conversa que teve com Antero. Candinha elogia Antero e critica o comportamento de Mariana. Otávio diz a Maria Rita que quer escrever uma matéria sobre ela. Nono dá um buquê de flores para Zuleika, que fica muito agradecida. Padre Bento reclama com Norberto da promessa que Aurora fez de fechar o bar de Bertoni. Geraldo critica a atitude de Aurora e aconselha Vadinho a aproveitar o erro de sua adversária política. Bertoni vai até a casa de Aurora conversar sobre o fechamento de seu bar.

Terça-feira, 18/08/2009 – Capítulo 134

Zefa e Eleutério fazem casamento secreto

Mariana vai até a pensão para saber notícias de Maria Rita, mas não consegue encontrá-la. Maria Rosa convida Maria Rita para ajudar na campanha política de Aurora. Das Dores conta para Edith que ela e Tobi vão ficar noivos. Zeca vai à pensão falar com Maria Rita, mas a conversa é interrompida com a chegada de dona Ida. Nina, Jacira e Cleusinha fazem fofoca de Maria Rita e tentam descobrir por que ela saiu de casa. Maria Rita confessa para Edith que teme que seu pai não aceite sua união com Zeca. Tobi vai falar com a mãe de Das Dores e ela diz que aceita a união dos dois e os abençoa. Rosinha cheira novamente uma camisa de Terêncio e percebe que está apaixonada por ele. Padre Bento e Eleutério conversam sobre a anulação do casamento de Zeca e torcem para que ela saia o mais rápido possível. Antero fica pasmo ao ver a traquilidade de Mariana ao voltar da cidade sem falar com Maria Rita. Maria Rosa conta para Aurora que Maria Rita não vai deixar que Vadinho distribua os cadernos para seus alunos. Eleutério fala para Padre Bento que ele e Zefa querem se casar escondidos. Otávio comenta com Zeca que vai fazer um folhetim para contar a história da cidade e poder vender assinaturas do jornal. Dona Ida receia que a aproximação de Zeca e Maria Rita em sua pensão lhe traga problemas. Otávio fica frustrado quando Zeca confirma que pediu a anulação de seu casamento. Zefa e Eleutério saem com Padre Bento para realizar seu casamento.

Quarta-feira, 19/08/2009 – Capítulo 135

Otávio oferece ‘ombro amigo’ a Santinha

Edith incentiva Maria Rita a criar coragem e ficar com Zeca para não perdê-lo novamente. Maria Rita reage ao ouvir Otávio dizer que gostaria que ela fosse apaixonada por ele. Eleutério pede a Zefa que ninguém saiba que os dois se casaram até que o casamento seja consumado. Tobi e Das Dores ficam noivos e Eleutério os presenteia com um terreno e uma casa. Vadinho leva cadernos para os alunos de Maria Rita e, apesar de aceitar, ela não permite que ele distribua o material e o deixa irritado. Geraldo diz a Vadinho que Norberto instruiu Maria Rita a não deixá-lo entregar o material para os alunos. Dona Ida diz a Norberto que vai votar em Aurora e ele fica aliviado. Otávio chama Nina, Cleusinha e Jacira para escreverem uma coluna de fofocas em seu jornal. Mariana reconhece que errou ao achar que Maria Rita foi fruto de um pecado. Maria Rita lê uma notícia da coluna de Nina, Cleusinha e Jacira e fica furiosa com Otávio, que promete não publicá-la. Zeca teme que algo atrapalhe sua união com Maria Rita. Otávio pensa em ficar com Maria Rita se Zeca não conseguir se separar. Rosinha dá seu vestido de noiva para Das Dores. Eleutério e Zefa não conseguem ter sua lua de mel e acabam discutindo por causa do paradeiro do diabinho na garrafa.

Quinta-feira, 20/08/2009 – Capítulo 136

Zeca quer sequestrar Santinha outra vez

Zuleika comenta com Leni que morre de pena de Nono, mas que ele é mais esperto do que ela imaginava. Bertoni estranha o jeito de Nono ao entrar no bar. Zeca e Tobi ficam sem entender a atitude de Eleutério ao apagar a fogueira que fizeram. Zefa se irrita com Rosinha por ela não querer dormir. Zeca vai ao quarto de Eleutério e deixa o coronel agoniado. Zefa se desespera ao ver que Rosinha ainda está acordada. Zeca resolve dormir no quarto de Eleutério. Das Dores conta para Tobi que Rosinha lhe deu o vestido de noiva. Eleutério tranca a porta de seu quarto e, ao ouvir Zefa bater à porta, inventa uma desculpa para Zeca não perceber sua presença. Zefa volta para seu quarto e mente para Rosinha ao vê-la sentada a sua espera. Tobi deixa Das Dores dormir no galpão. Zefa fica furiosa ao descobrir que Das Dores não dormiu em casa. Tobi e Das Dores combinam de começar a arrumar a casa e o sítio que ganharam. Eleutério acorda irritado com a presença de Zeca em seu quarto. Das Dores enfrenta Zefa e afirma que Tobi não dormiu com ela no galpão. Eleutério conta para Zefa que a mandou embora porque Zeca dormiu com ele no quarto. Maria Rita se arruma e recebe elogios de Zuleika. Marcos confessa para Otávio que se arrependeu de ter dito para Edith que caiu de helicóptero. Maria Rita conta para Edith que encontrou o artigo escrito por Jacira, Cleusinha e Nina em que difamavam ela e Zeca. Zeca diz para Tobi que pretende sequestrar Maria Rita novamente se não conseguir anular seu casamento.

Sexta-feira, 21/08/2009 – Capítulo 137

Maria Rita vai ter programa na rádio

Otávio pergunta por Maria Rita e Edith recrimina sua atitude. Dona Ida questiona os sentimentos de Maria Rita por Zeca. Tobi aconselha Zeca a tentar conversar com Antero para resolver sua situação com Santinha. Marcos convida Otávio para ser seu padrinho de casamento e o jornalista sugere que Maria Rita seja a madrinha. Maria Rosa pensa em chamar Maria Rita para apresentar um programa na rádio. Maria Rita recusa o convite de Marcos e sugere que Dona Ida seja madrinha em seu lugar. Norberto fica enciumado ao ver Alfredo Modesto tomando café da manhã com Aurora. Zuleika demonstra um sentimento fraternal por Nono, que implora pelo amor dela. Bertoni fala com Padre Bento que o melhor seria arrumar um jeito de mandar Zuleika embora de Paraíso. Zuleika desabafa com Nono e diz que queria se apaixonar de verdade por alguém. Rosinha fala que vai sair atrás de Terêncio se ele demorar a voltar. Zeca explica a Tobi como funciona uma cooperativa e diz que pretende fundar uma na região. Eleutério combina de se encontrar com Zefa. Candinha fala sobre as atitudes de Mariana durante a última aula. Antero se orgulha da filha Maria Rita, enquanto Mariana critica o comportamento dela. Vadinho reclama com Geraldo dos comentários que Maria Rita fez sobre ele. Aurora se reúne novamente com as mulheres da cidade. Alfredo Modesto conta para Norberto a estratégia política de Aurora. Aurora consegue o apoio das mulheres, que combinam fazer uma quermesse para resolver o problema da ponte do Barro Preto. Norberto aprova o trabalho de Otávio no jornal e deixa o jornalista satisfeito. Maria Rosa convida Maria Rita para fazer o programa de Padre Bento na rádio.

Sábado, 22/08/2009 – Capítulo 138

Multidão quer ver Santinha

Marcos pede ajuda a Geraldo para abrir um aeroclube. Padre Bento fica indignado por Otávio ter contratado Cleusinha, Jacira e Nina para escrever as fofocas da cidade. Vadinho fica perdido diante das perguntas feitas por Nina, Cleusinha e Jacira para o jornal de Otávio. Padre Bento questiona a seriedade do jornal e entrega um artigo para Otávio. Aninha se incomoda ao saber que terá que fotografar de biquíni. Dona Ida sente saudades de Aninha. Maria Rita fica apreensiva vendo Geraldo fazer seu programa na rádio. Aninha fica constrangida ao ser ridicularizada no estúdio de fotos. Zuleika incentiva Maria Rita a mudar sua vida. Aninha fica constrangida para posar de biquíni e enfrenta o diretor. Eleutério tenta levar Zefa para seu quarto. Tobi estranha o comportamento de Eleutério e Zefa.  Eleutério espera Zefa em seu quarto e reclama da sua demora. Rosinha, Das Dores e Tonha chamam Zefa para pedir orientação na cozinha e ela fica irritada. Tobi diz a Zeca que se interessa pela cooperativa e que pretende trabalhar, sem descanso, para progredir na vida. Rosinha frustra Eleutério ao bater na porta de seu quarto no lugar de Zefa. Tobi e Zeca conversam sobre Rosinha e Maria Rita. Padre Bento fica surpreso ao saber que não vai mais apresentar seu programa na rádio. Edith conta para Dona Ida que Otávio está interessado em Maria Rita. Maria Rosa dá as últimas instruções para Maria Rita. Mariana exige que Candinha ouça o programa de rádio com ela. Antero decide ajudar Maria Rita e Zeca a ficarem juntos depois que sair a anulação do casamento. Tobi diz a Zeca que Rosinha quer ir atrás de Terêncio. Mariana manda Candinha ajoelhar-se para ouvir a reza na rádio. Maria Rita emociona a todos no programa. Rosinha avisa a Zeca que Maria Rita vai rezar na rádio. Uma multidão se reúne em frente ao prédio da rádio para ver a Santinha e Marcos tenta acalmar Maria Rita. Maria Rosa não consegue dispersar a multidão.

Segunda-feira, 24/08/2009 – Capítulo 139

Maria Rosa e Geraldo se casam

Padre Bento manda os devotos embora e acompanha Maria Rita até a pensão. Maria Rosa fica preocupada com o anúncio que Geraldo faz do programa de Santinha. Antero fica orgulhoso de Maria Rita. Dona Ida e Edith estranham o comportamento de Maria Rita ao parabenizá-la por seu programa. Maria Rita pensa em como acabar com a devoção do povo. Otávio fica satisfeito com o trabalho de Nina, Cleusinha e Jacira. Maria Rita impede Zeca de assistir à sua aula. Zeca fica com ciúmes de Otávio com Maria Rita. Zuleika pergunta por Zé Camilo e Nono fica enciumado. Zefa comenta que Zeca deve tomar cuidado com Maria Rita agora que está morando sozinha. Zeca e Maria Rita discutem por causa de Otávio. Maria Rita diz que não pensou o que vai fazer se a anulação do casamento de Zeca não sair. Geraldo leiloa o patrocínio do programa de Maria Rita. Eleutério reclama que Zefa não dormiu em seu quarto. Ricardo não gosta do fato de Aninha ir fotografar sozinha numa praia. Nina ajuda Zefa a escolher um presente de casamento para Maria Rosa e Geraldo. Das Dores repreende Rosinha por ter deixado Terêncio ir embora. Terêncio não consegue esquecer Rosinha. Alfredo Modesto vai substituir Isidoro na rádio para que ele possa ir ao casamento de Geraldo. Norberto se preocupa com a demora de Maria Rosa. Toda cidade comparece ao casamento de Maria Rosa e Geraldo. Norberto teme o falatório ao ver o vestido de noiva de sua filha. Todos ficam espantados ao ver Maria Rosa entrar na igreja.

Terça-feira, 25/08/2009 – Capítulo 140

Cada vez mais próximos

Alfredo Modesto faz um discurso para homenagear os noivos e é elogiado por Marcos. Nina, Cleusinha e Jacira tentam conseguir uma declaração negativa de Padre Bento sobre o vestido de noiva de Maria Rosa. Otávio afirma que vai escrever uma pequena nota sobre o casamento e deixa suas estagiárias irritadas. Aurora avisa Norberto que Maria Rosa irá surpreender Geraldo. Maria Rita admite querer agir como Maria Rosa e não dar atenção para o falatório da cidade. Zeca se preocupa com a independência de Maria Rita. Otávio fica surpreso com a visita de Maria Rita em seu jornal. Zeca fala mal de Otávio para Tobi. Nina, Cleusinha e Jacira veem Otávio e Maria Rita indo juntos para a pensão. Marcos afirma que vai tirar a rádio do ar se Isidoro não aparecer para rendê-lo. Zeca vai até o quarto de Eleutério, e Zefa se esconde embaixo da cama. Das Dores avisa que Rosinha está passando mal e vê Zefa sair do quarto de Eleutério. Tobi acredita que Rosinha esteja sendo castigada por ter enterrado o diabinho da garrafa. Mariana tenta conversar com Antero, mas ele não lhe dá atenção. Das Dores comenta com Tobi que Rosinha não fala mais de Zeca. Terêncio convence Zé Camilo a trabalhar com búfalos. Tobi se preocupa com Rosinha e teme que aconteça algo ruim com ela. Zeca estranha que Rosinha esteja com febre depois de ser operada. Terêncio fica agoniado ao pensar em Rosinha. Mariana vai até a pensão chamar Maria Rita para almoçar com ela e Antero. Maria Rita convida Otávio para almoçar na fazenda com seus pais.

Quarta-feira, 26/08/2009 – Capítulo 141

Otávio surpreende Mariana

Jacira se oferece para ajudar Isidoro na rádio enquanto Geraldo e Maria Rosa estão fora. Otávio tenta conquistar Mariana com seus comentários religiosos. O médico que operou Rosinha avisa que ela precisa ficar em observação para que se recupere. Terêncio confessa que teme encontrar Rosinha novamente. Mariana demonstra toda sua irritação ao saber que a filha trouxe Otávio para almoçar. Maria Rita gosta quando Otávio diz a Mariana que se enganou com Maria Rosa. Eleutério e Zeca tentam consolar Zefa. Das Dores briga com Tobi por comentar sobre a estranha visita de Zefa ao quarto de Eleutério. Candinha faz alguns comentários sobre Otávio que deixam Maria Rita confusa. Antero diz a Otávio que não aceita que Zeca se separe de Rosinha por causa de Maria Rita. Mariana receia que Antero aproxime Otávio e Maria Rita. Antero permite que Otávio tente conquistar sua filha. Padre Bento fica preocupado ao descobrir que Maria Rita convidou Otávio para almoçar. Dona Ida conforta Edith por não ter conseguido se casar com Marcos. Nono pede Zuleika em casamento para tentar fazê-la esquecer Zé Camilo. Bertoni pensa em internar Nono em um asilo para mantê-lo longe de Zuleika. Otávio faz uma oração e Mariana se surpreende. Zeca promete a Rosinha que vai trazer Terêncio de volta. Zé Camilo não consegue convencer Terêncio a voltar para a fazenda de Eleutério. Otávio revela para Antero, Mariana e Maria Rita que foi consagrado na religião cristã.

Quinta-feira, 27/08/2009 – Capítulo 142

Rosinha tem visão de Terêncio

Otávio deixa Mariana, Antero e Maria Rita boquiabertos ao confirmar que fez parte de uma congregação religiosa. Rosinha acorda e Eleutério e Zefa acreditam na sua recuperação. Zeca teme que Rosinha não resista. Zé Camilo e Terêncio chegam à fazenda de búfalos. Tobi pensa em um lugar onde poderia encontrar Terêncio. O dono da fazenda de búfalos quer saber por que Zé Camilo e Terêncio saíram da fazenda de Eleutério. Zefa conta para Rosinha que se casou com Eleutério. Mariana acredita que Otávio vai cuidar de Maria Rita na pensão. Zuleika expulsa Bertoni de sua sorveteria e Nono sai com ele. Maria Rita fica cismada com a cumplicidade de Otávio e Antero. Candinha questiona o suposto destino de Maria Rita e Mariana fica sem saber como respondê-la. Dona Ida questiona Maria Rita sobre seus sentimentos em relação a Zeca e Otávio. Aninha reclama com Ricardo que sente saudades de Dona Ida. Padre Bento fica desorientado quando Otávio lhe diz que está apaixonado por Maria Rita. Tobi e Das Dores ficam aliviados com a recuperação de Rosinha. Antero fica surpreso com os comentários que Mariana faz sobre Otávio. Zeca afirma para Tobi que vai encontrar Terêncio e trazê-lo de volta. Zefa reza para que Rosinha não tenha uma recaída durante a noite. Tobi teme que Zeca não consiga encontrar Terêncio e Zé Camilo. Terêncio pensa em Rosinha ao ouvir Zé Camilo cantar. Rosinha vê Terêncio ao lado de sua cama e desmaia.

Sexta-feira, 28/08/2009 – Capítulo 143

Zeca ameaça Otávio

Zeca entra no estúdio da rádio na hora que Maria Rita grava seu programa. Os dois saem para conversar e ele explica o motivo do seu sumiço. Rosinha pergunta para Das Dores se Terêncio deu alguma notícia enquanto estava no hospital. Tobi começa a pintar a casa onde vai morar com Das Dores. Zé Camilo deixa um presente para Tobi em cima de sua cama. Tobi deseja que Zé Camilo e Terêncio estejam presentes em seu casamento. Tonha e Das Dores se espantam quando Rosinha conta que a alma de Terêncio a visitou no hospital. Zeca confessa para Maria Rita que por um momento ficou feliz com a possibilidade de ficar viúvo. Terêncio fica ansioso para saber o que aconteceu quando Zé Camilo foi à fazenda de Eleutério. Zeca discute com Maria Rita por causa de Otávio. Padre Bento receia que a publicação da entrevista de Vadinho e de Aurora acabe causando uma confusão na cidade. Mesmo depois de ouvir uma declaração de Maria Rita, Zeca teme a aproximação dela com Otávio. Eleutério avisa Zefa que vai esperá-la em seu quarto à noite. Marcos afirma para Edith que vai se casar com ela assim que encontrar Alfredo Modesto. Dona Ida recebe uma carta de Aninha. Tobi fica intrigado ao encontrar um par de sapatos em cima da sua cama. Zeca ameaça Otávio para que ele fique longe de Maria Rita. Norberto reclama de sua vida com Bertoni. Zuleika pergunta se Maria Rita vai desistir de Zeca caso a anulação do casamento não saia. Zeca reclama para Tobi da deslealdade de Otávio. Eleutério e Zefa vão para o quarto sem se dar conta que Zeca observa os dois.

Sábado, 29/08/2009 – Capítulo 144

Mariana aceita que Santinha se case

Das Dores e Tobi supõem que Terêncio está perto da fazenda. Tobi acredita que Terêncio partiu para testar o amor de Rosinha. Tonha estranha a extrema felicidade de Zefa. Rosinha afirma que vai deixar o diabinho enterrado enquanto sua vida não se acertar. Eleutério acorda feliz depois da noite que passou com Zefa. Das Dores desconfia que Zefa e Eleutério dormiram juntos. Alfredo Modesto entrevista Aurora na rádio. Isidoro teme a reação de Geraldo ao descobrir que Aurora falou durante seu programa. Antero se interessa pelo discurso de Aurora. Alfredo Modesto vai almoçar com sua candidata. Zefa obriga Eleutério a tomar gemada. Norberto diz a Dona Ida que vai largar tudo se Aurora abandoná-lo. Vadinho afirma que vai atacar Norberto e Aurora ao falar das promessas não cumpridas. Mariana decide não ir à missa e Antero estranha. Maria Rita resolve se afastar de Otávio quando ele declara estar apaixonado por ela. Rosinha aconselha Zeca a ter paciência se quiser ficar com Maria Rita. Tobi estranha Eleutério ter gostado da gemada. Zeca se espanta ao saber que Eleutério se casou com Zefa. Tobi ganha um terno de Eleutério. Zeca parabeniza Zefa pelo casamento. Padre Bento concorda que Otávio faça um jornal escola no salão paroquial. Zuleika se preocupa com a ausência de Nono na sorveteria. Nono reclama do sumiço de suas calças e exige que Bertoni as devolva. Nono fica arrasado quando Bertoni lhe diz que vai interná-lo em um asilo. Mariana declara a Antero e Candinha que deixaria Otávio se casar com Maria Rita.

Segunda-feira, 31/08/2009 – Capítulo 145

Antero dá ultimato!

Antero exige que Mariana pare de contar o sonho que teve com Maria Rita e Otávio. Padre Bento e Otávio distribuem o jornal pela cidade. Alfredo Modesto contempla o Jornal do Paraíso. Otávio, animado, entrega seu jornal para um menino na rua. Alfredo Modesto exalta Otávio pelo rádio. Edith e Maria Rita ouvem satisfeitas o programa de rádio. Zeca torce para Otávio esquecer Maria Rita e se envolver com o jornal. Maria Rita admite estar orgulhosa de Otávio. Vadinho acredita que Otávio será seu aliado político. Norberto fica furioso ao ler os artigos escritos por Otávio. Mariana fica indignada ao saber que os jornais foram distribuídos na missa. Otávio fica feliz com o elogio que recebe de Maria Rita. Nina, Cleusinha e Jacira lêem seus artigos no jornal. Bertoni revela que Zuleika não paga o aluguel da sorveteria. Zuleika se culpa por Bertoni querer internar Nono em um asilo. Edith se preocupa com  fato de Marcos querer voltar a voar. Padre Bento não dá atenção às queixas de Norberto sobre o jornal. Mariana reclama que Padre Bento não está priorizando as suas obrigações religiosas. Antero pede para Zeca ficar longe de Maria Rita enquanto estiver casado. Terêncio não aceita ir com Zé Camilo para cidade. Das Dores fala para Rosinha que sua teimosia a impediu de ficar com Terêncio. Mariana diz que Otávio é o homem certo para casar com Maria Rita. Dona Ida revela a Maria Rita e Otávio que Norberto está arrasado com a proximidade de Aurora e Modesto.

Terça-feira, 01/09/2009 – Capítulo 146

Zeca agride Otávio

Nina, Cleusinha e Jacira fofocam sobre Aurora e Modesto e ficam atentas ao verem Maria Rita e Otávio caminhando juntos. Maria Rita diz que vai ajudar Otávio a arrumar anunciantes para o jornal. Zeca fica irritado com os elogios que Pedro do Posto faz a Otávio. Tobi tenta impedir que Zeca brigue com Otávio ao vê-lo conversando com Maria Rita na sorveteria. Zuleika e Leni veem Zeca se aproximar, mas não conseguem evitar o confronto. Maria Rita se irrita com Zeca por agredir Otávio e o jornalista fica feliz. Cleusinha, Nina e Jacira observam toda a confusão disfarçadamente. Padre Bento perde a hora de seu programa e Alfredo Modesto assume a apresentação. Mariana fala para Antero que Otávio entrou na vida de Maria Rita para afastá-la de Zeca. Otávio tenta seduzir Maria Rita, mas ela foge, aflita. Zefa e Eleutério reclamam que não puderam conter a teimosia dos filhos quando cada um decidiu casar. Tobi fica assustado ao ver Zeca irritado. Terêncio sofre por não conseguir esquecer Rosinha. Rosinha pensa em Terêncio e reza para que ele não a esqueça. Tobi comenta o que aconteceu com Das Dores. Maria Rita confessa para Edith, Zuleika e Leni que se sente atraída por Otávio. Nina, Cleusinha e Jacira contam para Otávio o que aconteceu depois que Zeca saiu atrás de Maria Rita. Eleutério pensa em conversar com Padre Bento para conseguir o quanto antes a anulação do casamento de Zeca.

Quarta-feira, 02/09/2009 – Capítulo 147

Otávio fica com pena de Santinha

Norberto fala com Padre Bento que Aurora está tendo um caso com Alfredo Modesto. Aurora diz a Alfredo Modesto para manterem a aparência enquanto não resolver sua vida com Norberto. Maria Rita decide ajudar Otávio a vender anúncios para o jornal. Eleutério aconselha Zeca a deixar Maria Rita viver sua vida para não perdê-la de vez. Rosinha afirma que vai embora com Terêncio mesmo sem a anulação do seu casamento. Maria Rita consegue vender um anúncio para Pedro do Posto. Mariana e Antero ficam admirados em saber que Maria Rita está trabalhando no jornal. Vadinho e Capita se surpreendem com a desenvoltura de Maria Rita ao convencê-los a anunciar no jornal. Mariana revela que reza para Maria Rita não ficar com Zeca. Maria Rita confessa a Antero que gostaria que a sua admiração por Otávio se transformasse em amor. Eleutério e Padre Bento temem que Zeca cumpra o prometido se a anulação de seu casamento demorar ainda mais para sair. Zé Camilo convence Terêncio a ir com ele à cidade. Nono garante a Zuleika que pode fazê-la feliz. Norberto sugere que Bertoni converse com Zuleika. Nono diz que dará a sorveteria para Zuleika se ela se casar com ele. Antero acredita que não deveria mais impedir Maria Rita de ficar com Zeca. Maria Rita revela a Otávio que não tem coragem de abandonar tudo para ficar com Zeca.

Quinta-feira, 03/09/2009 – Capítulo 148

Edith e Marcos se casam

Terêncio comenta que quer se casar. Jacira faz as pazes com Edith. Zefa sai escondida do quarto de Eleutério. Padre Bento invade a rádio para levar Marcos à Igreja. Aurora e Alfredo Modesto chegam à Igreja para a cerimônia. Dona Ida faz um bolo para comemorar o casamento de Edith e Marcos. Padre Bento sugere que Otávio se afaste de Maria Rita. Marcos e Edith namoram no banco da praça. Nina e Cleusinha resolvem fazer um baile para Edith. Bertoni fica fascinado com o comportamento de Zuleika. Dona Ida fala para Maria Rita dar uma chance a Otávio. Terêncio diz que vai cumprimentar Edith e Marcos. Tobi leva Zeca para ver a sua casa e percebe a tristeza do peão. Das Dores garante para Tonha que sua casa não é mal-assombrada. Eleutério combina de se encontrar com Rosinha e Zefa na pensão de Dona Ida. Zuleika tenta consolar Nono. Nina estranha que Eleutério dê tantos presentes para Tobi. Zuleika vê Zé Camilo e vai atrás dele. Zefa comenta que Tobi merece todos os presentes que vai ganhar. Eleutério não consegue comprar vitaminas. Zé Camilo e Terêncio ficam surpresos com as novidades da cidade. Zeca fala para Tobi que vai até a cidade para ver Maria Rita. Zuleika fica furiosa com Nono por fazer Zé Camilo ir embora da sorveteria. Eleutério diz que vai pagar o casamento de Tobi. Nono conta que mandou Zé Camilo embora da sorveteria. Rosinha dá um presente para Edith. Terêncio e Zé Camilo chegam à pensão. Rosinha ouve a voz de Terêncio e corre ao seu encontro.

Sexta-feira, 04/09/2009 – Capítulo 149

Rosinha e Terêncio se beijam

Terêncio fica constrangido com a recepção feita por Rosinha. Zeca comenta com Das Dores que gostou da arrumação que ela e Tobi fizeram na casa que ganharam. Marcos tenta convencer Norberto a construir um aeroclube na cidade. Jacira dá um ultimato em Isidoro para que continuem namorando. Zefa repreende Rosinha por seu comportamento com Terêncio. Eleutério evita comentar com Zeca que viu Maria Rita e Otávio juntos. Tobi vai com Zeca procurar Terêncio e Zé Camilo. Edith deixa Marcos com ciúmes ao contar que Terêncio falou com ela. Leni conta a Nina, Cleusinha e Jacira que Zuleika está triste por Nono ter mandado Zé Camilo embora da sorveteria. Terêncio confessa a Zé Camilo que ficou radiante com o abraço que Rosinha lhe deu quando o viu. Maria Rosa e Geraldo voltam de viagem e ela decide ficar na casa de Aurora, mesmo contra a vontade do marido. Otávio diz a Zeca que está apaixonado por Maria Rita. Tobi deixa Zé Camilo e Terêncio espantados ao revelar que Zeca brigou com Otávio por causa de Maria Rita. Zeca sugere alugar uma casa para Maria Rita e a deixa irritada. Dona Ida se preocupa ao saber que Maria Rita está passeando com Zeca. Maria Rosa fica cismada quando Norberto lhe pede para vigiar Aurora. Norberto não consegue esconder sua tristeza ao entrar na pensão e deixa todos penalizados. Rosinha e Terêncio se beijam.

Sábado, 05/09/2009 – Capítulo 150

Zefa está grávida!

Zeca descobre que Otávio almoçou com Maria Rita. Das Dores pede para Tobi não comentar que Zefa e Eleutério estão dormindo juntos. Zefa fala para Eleutério que está grávida. Marcos e Norberto acertam detalhes da construção do aeroclube. Edith arruma as malas de Marcos e se preocupa com o fato dele voltar a voar. Otávio exige que Nina, Cleusinha e Jacira façam sigilo sobre a fundação do aeroclube. Dona Ida pede para Marcos visitar Aninha e Ricardo. Geraldo fica furioso com a demissão de Marcos. Bertoni cobra de Norberto ajuda para resolver o problema que está tendo com Nono. Nono fala mal de Zé Camilo para Zuleika. Norberto sugere que Bertoni interdite Nono. Zeca repreende Zé Camilo por ter se envolvido com Zuleika. Zefa conta para Rosinha sobre sua gravidez. Mariana não aceita que Zeca procure Maria Rita. Zeca não gosta de saber que Maria Rita está no jornal com Otávio. Mariana exige que Antero afaste Zeca de Maria Rita. Edith teme que Zeca se revolte com Otávio e o aconselha a confiar em Maria Rita. Eleutério e Antero discutem por causa de Zeca e Maria Rita. Mariana garante que Zeca não vai ficar com Maria Rita. Antero não aceita as explicações de Tobi sobre as atitudes de Zeca. Norberto se incomoda ao ver Alfredo Modesto com Aurora na mesa do almoço. Jacira e Isidoro se atrapalham com a programação da rádio. Mariana elogia Antero por ter ido falar com Eleutério. Maria Rita não dá atenção para Zeca ao chegar à pensão. Otávio acredita que o ciúme de Zeca vai fazê-lo ficar com Maria Rita.

Segunda-feira, 07/09/2009 – Capítulo 151

Sai anulação do casamento de Zeca

Geraldo alerta Vadinho sobre sua péssima campanha política. Aurora diz a Maria Rosa que provará a Norberto que pode ser mais do que uma primeira-dama do município. Zeca pede a Padre Bento para agilizar a anulação do casamento. Aninha reclama com Ricardo a saudade que tem de Dona Ida. Eleutério exige que Zeca pare de se humilhar diante de Maria Rita. Rosinha garante a Zefa que Terêncio vai voltar à fazenda. Maria Rosa afirma a Modesto e Aurora que vai divulgar a quermesse na rádio. Padre Bento reage quando Otávio lhe pede para mentir para Maria Rita. Norberto fala para Maria Rosa que deseja abandonar a política. Zé Camilo e Terêncio seguem para a fazenda de Eleutério. Rosinha e Tobi conversam sobre Zeca. Das Dores suspeita da gravidez de Zefa. Mariana afirma que Otávio vai ser o pai de seus netos. Rosinha fica radiante com a chegada de Terêncio na fazenda. Maria Rita diz a Padre Bento que quer ficar com Zeca. Terêncio e Rosinha resolvem ficar juntos, mesmo que a anulação do casamento não saia. Zé Camilo diz a Tobi que está pensando em cantar no casamento dele. Eleutério diz a Zefa que pretende mandar Zeca levar uma boiada para vender. Alfredo Modesto avisa a Zeca que a anulação de seu casamento no civil saiu. Mariana reza para que Zeca se afaste de Maria Rita. Zeca fica ansioso para dar a notícia a Maria Rita. Edith avisa a Maria Rita para ficar longe de Otávio. Aninha pede para Marcos convencer Ricardo a voltar para Paraíso. Padre Bento fala para Otávio esquecer Maria Rita. Tobi pergunta o que Terêncio fez com Rosinha para irritar Eleutério. Rosinha avisa a Zefa que parte com Terêncio se Eleutério mandá-lo embora.

Terça-feira, 08/09/2009 – Capítulo 152

Aurora e Modesto sofrem acidente

Aninha se irrita com os comentários de Ricardo sobre Paraíso. Modesto conversa com Aurora sobre as fotos que fará dela ao lado da ponte do Barro Preto, o maior problema do município para o prefeito. Juca diz a Norberto que não quer mais ser motorista de Aurora. Vadinho não acredita na separação de Aurora e Norberto. Jacira fica indignada ao ouvir Geraldo falar mal de Aurora na rádio. Maria Rosa critica a atitude de Juca. A caminho da ponte, Alfredo Modesto comenta com Aurora que o carro da prefeitura está com problemas. Juca lava as mãos sujas de graxa no bar de Bertoni. Norberto chega tarde para almoçar na pensão. O carro da prefeitura cai no rio. Maria Rosa inicia a reunião com as mulheres da cidade que apoiam Aurora. Curiosos observam o carro rio abaixo. Maria Rita não gosta da pressão que Antero faz para aproximá-la de Otávio . Terêncio conta para Zé Camilo que Eleutério o flagrou beijando Rosinha. Rosinha reclama com Tobi da atitude de Eleutério. Maria Rita fala para Edith que precisa conseguir lutar contra Mariana para ficar com Zeca. Mariana reza para afastar Zeca de Maria Rita. Nono se lamenta com Antero por estar longe de Zuleika. Norberto comenta com Padre Bento que Alfredo Modesto quer acabar com sua carreira política. Moradores próximos ao rio vão até a cidade para levar a notícia do acidente. Zeca avisa Maria Rita sobre a anulação do casamento e os dois se beijam apaixonados. Eleutério pede para Rosinha se conter quando estiver com Terêncio. Antero afirma que vai ficar ao lado de Maria Rita e Zeca quando forem dar a notícia sobre a anulação à Mariana. Eleutério descobre que seu casamento com Zefa não era mais segredo na fazenda. Zeca avisa Terêncio que está solteiro. Maria Rosa descobre que o carro de Aurora caiu no rio.

Quarta-feira, 09/09/2009 – Capítulo 153

Mariana desmaia

Norberto e Maria Rosa choram por causa de Aurora. Zeca sugere a Terêncio que seu casamento seja no mesmo dia que o dele. Rosinha diz a Zefa que Zeca está tocando o berrante para anunciar a anulação do casamento. Mariana fica nervosa com o som do berrante. Antero fala com Mariana sobre o fim do casamento de Zeca. Geraldo e Isidoro vão procurar Aurora e Alfredo Modesto. Mariana não acredita na anulação do casamento de Zeca. Maria Rosa implora para Maria Rita rezar por Aurora. Padre Bento tenta consolar Norberto. Vadinho, Pedro do Posto, Zé do Correio e Bertoni, chateados, comentam sobre o acidente de Aurora e Modesto. Isidoro critica Geraldo por anunciar as mortes de Aurora e de Alfredo Modesto sem ter a confirmação. Norberto se culpa pelo acidente com Aurora. Otávio descobre que Zeca não está mais casado. Norberto, Maria Rosa e Geraldo continuam as buscas por Aurora. Vadinho reflete sobre o estado do prefeito com a morte de Aurora. Padre Bento se espanta ao ver Maria Rita e Zeca juntos. Maria Rita pergunta a Zeca pela reação de Rosinha ao saber da anulação. Norberto fica arrasado quando o delegado decide confirmar a morte de Aurora. Mariana faz drama sobre a possibilidade de Maria Rita e Zeca se casarem. Padre Bento pede para Zeca esperar a anulação religiosa de seu casamento. Tobi e Zé Camilo observam Rosinha e Terêncio. Otávio se enfurece ao ver Maria Rita e Zeca juntos. Nono, triste, sente a morte de Modesto e pergunta a Vadinho como ficarão as eleições sem Aurora na disputa. Candinha se ofende com as loucuras de Mariana e pede demissão. Zeca leva Maria Rita para casa de seus pais. Mariana desmaia ao ouvir Zeca dizer que vai casar com Maria Rita.

Quinta-feira, 10/09/2009 – Capítulo 154

Norberto renuncia a prefeitura

Norberto diz a Maria Rosa que desistiu da prefeitura. Maria Rita reclama dos delírios de Mariana e sai de casa com Zeca. Padre Bento entrega a renúncia de Norberto a Vadinho. Maria Rita decide voltar para a pensão. Maria Rosa reage indignada ao saber que Norberto entregou o cargo de prefeito a Vadinho. Geraldo se surpreende com a renúncia de Norberto. Otávio quer publicar no jornal uma cópia da carta com a renúncia de Norberto. Norberto recebe a notícia da liberação da verba para o conserto da ponte e fica indignado. Aninha não consegue convencer Ricardo a voltar para Paraíso. Maria Rita afirma a Zeca que quer casar com tudo que tem direito. Maria Rosa se revolta com Geraldo por ele não ter lido na rádio a carta da renúncia de Norberto. Delegado estranha o comportamento de Juca. Vadinho se recusa a entregar a carta da renúncia para Maria Rosa. Tobi anuncia para todos da fazenda a gravidez de Zefa antes de Eleutério. Mariana não aceita o amor de Maria Rita e Zeca. Norberto conversa com Vadinho sobre os problemas da prefeitura. O delegado questiona Juca sobre o acidente de Aurora. Norberto quer fazer um acordo com Vadinho. Edith quer saber de Maria Rosa como vai ficar o acerto sobre o aeroclube com a renúncia de Norberto. Rosinha conta para Terêncio que enterrou o diabinho de Eleutério. Zeca garante a seus amigos que vai ter o consentimento de Mariana para se casar com Maria Rita. Mariana reza para afastar Zeca de Maria Rita. Rosinha e Terêncio namoram em frente à fogueira. Terêncio avisa a Zeca que vai se casar com Rosinha antes de sair a anulação religiosa do casamento.

Sexta-feira, 11/09/2009 – Capítulo 155

Otávio tenta beijar Maria Rita

Zuleika reclama de Nono para Maria Rita e Leni. Bertoni diz a Nono que Zuleika disse que o considera como avô dela. Eleutério briga com Zefa por causa de seu diabinho da garrafa. O delegado leva Juca ao local do acidente e diz que encontraram o carro no rio. Maria Rosa quer saber por que Juca não estava dirigindo o carro da mãe. O delegado desconfia da aflição de Juca ao esperar a resposta do mergulhador. Maria Rosa fala para Norberto que está grávida. O mergulhador garante ao delegado que não havia ninguém no carro. Eleutério aprova o casamento de Terêncio e Rosinha. Norberto vai com Padre Bento encontrar Vadinho na prefeitura. O delegado fala para Maria Rosa que não encontraram Aurora no carro. Mariana diz a Antero que Candinha não volta a trabalhar em sua casa. Dona Ida deixa Candinha ajudar na pensão para que ela não pare de estudar. O delegado sugere a Norberto que Alfredo Modesto forjou o acidente para prejudicá-lo. Vadinho pensa em não aceitar o cargo de prefeito. Zuleika ameaça chamar Bertoni se Nono não sair da sorveteria. Zeca vai falar com Antero sobre a cooperativa. Eleutério não acredita que Zeca vá conseguir ficar na fazenda só cuidando da cooperativa. Antero diz que vai ajudar Zeca na cooperativa. Otávio tenta beijar Maria Rita, mas ela se esquiva e afirma que é melhor eles se afastarem. Padre Bento, preocupado com os acontecimentos da cidade, não consegue se concentrar no jogo. Leni diz a Maria Rita que ela tem medo que Otávio ponha seu amor por Zeca à prova. Geraldo se surpreende ao ouvir Vadinho garantir que não pode denegrir a imagem de Norberto.

Sábado, 12/09/2009 – Capítulo 156

Aninha está esperando um filho

Ricardo não deixa Aninha voltar com Marcos para Paraíso. Dona Ida recrimina Edith por não ter contado sobre a renúncia do prefeito para Marcos. Marcos decola com Falconi, o engenheiro que irá montar a pista do aeroclube. Terêncio e Zé Camilo comentam sobre a animação do Zeca. Marcos pede para Falconi não contar para seus pais que se casou com Edith. Geraldo não se conforma por Vadinho recusar o cargo de prefeito. Norberto garante a Maria Rosa que não tem mais ligação com a prefeitura da cidade. Maria Rita não gosta de saber por Edith que Otávio anda dizendo que a perdeu para Zeca. Zuleika pede para Bertoni ajudá-la a manter Nono longe dela. Geraldo avisa a Maria Rosa que Vadinho não quer assumir a prefeitura. Otávio leva alguns exemplares do jornal para a farmácia. Efigênia revela para Geraldo que Maria Rosa está grávida e ele questiona sua esposa por não ter dito nada a ele. Otávio comenta com Padre Bento e Dona Ida que ninguém quer assumir a prefeitura. Edith e Candinha sugerem que Maria Rita cobre uma posição de Padre Bento sobre a anulação do casamento de Zeca. Padre Bento recrimina Otávio por querer atrapalhar o romance de Maria Rita e Zeca. Norberto se emociona ao contar para Eleutério e Zeca que vai ser avô. Mariana insiste com Antero para que ele não participe da reunião com Zeca. Zé Camilo se surpreende com a aceitação de Tonha ao flertar com ela. Aninha conta para Ricardo que está grávida. Marcos fica pasmo com a notícia da renúncia de Norberto.

Segunda-feira, 14/09/2009 – Capítulo 157

Zeca e Santinha se beijam no meio da praça

Dona Ida reclama o fato de Ricardo ter proibido Aninha de ir visitá-la. Norberto sugere que Zeca seja o presidente da cooperativa de fazendeiros. Mariana crê que Zeca esteja querendo enganar a todos com sua conversa. Tobi se irrita com as brincadeiras de Terêncio e Zé Camilo. Norberto se espanta ao saber que o pai de Marcos pode conseguir a verba do governo para construir o aeroclube. Vadinho não sabe como convencer Norberto a não renunciar à prefeitura. Tobi comenta com os peões sobre o interesse de Tonha em Zé Camilo. Das Dores avisa Tonha para tomar cuidado com o peão violeiro. Zeca vê Otavio tentando conquistar Maria Rita e ela pede que o peão não arrume confusão com o jornalista. Rosinha confessa para Zefa que sumiu com o diabinho da garrafa de Eleutério. Zé Camilo chama Tonha para conversar e ela se interessa pelo peão. Nina e Cleusinha se espantam com o comportamento de Otávio ao ver Zeca e Maria Rita se beijando. Falconi e Marcos pensam no aeroclube e se preocupam com o risco de a prefeitura ficar sem prefeito. Maria Rosa se surpreende com os comentários que Isidoro faz na rádio sobre a situação da cidade. Maria Rita se incomoda ao saber que Zuleika já se envolveu com Zeca. Os peões reagem respeitosos ao ouvirem Zé Camilo demonstrar a tristeza que sente pelo fim das comitivas.

Terça-feira, 15/09/2009 – Capítulo 158

Tobi e Das Dores se casam

Tonha e Rosinha ajudam Das Dores a se arrumar para o casamento. Eleutério acerta os detalhes da festa de Tobi com Tibúrcio. Tobi tenta afrouxar os sapatos que ganhou de Terêncio e Zé Camilo. Eleutério conta para Tobi quem foi seu pai. Mariana não acredita que Eleutério pagou a ornamentação da igreja para o casamento de Tobi. Norberto e o delegado descobrem que um corpo foi encontrado no rio. Dona Antônia se emociona ao ver a igreja enfeitada para o casamento de sua filha. Maria Rosa se desespera ao saber que encontraram o corpo de um homem no rio. Vadinho, Capita e Pedro do Posto acreditam que o corpo seja de Alfredo Modesto. Nono afirma que só volta a procurar Zuleika se ela for atrás dele. Zuleika admite para Leni ter ficado encantada com Bertoni. Zeca fica nervoso ao saber por Edith que Maria Rita foi para igreja com seus pais. Mariana tenta impedir Maria Rita de subir com Zeca ao altar para ser madrinha de Das Dores. Tobi leva dona Antônia para ficar ao lado de Das Dores no altar. Marcos pede que Falconi não revele que a construtora de seu pai trabalha para o governo. Todos os convidados se comovem com o discurso de Padre Bento. Zé do Correio anuncia no bar de Bertoni que o corpo encontrado era de Juca. Maria Rita critica Mariana por convidar Otávio para almoçar. Zeca não se conforma com a ausência de Maria Rita na festa. Tobi pega Das Dores no colo e a leva para casa. Geraldo se recusa a pedir para Norberto rasgar a carta com a renúncia. Eleutério reclama com Zefa dos comentários feitos por Mariana contra sua família. Zé Camilo pede para Zeca reunir os peões e formar a cooperativa. Tonha confessa para Rosinha que está apaixonada por Zé Camilo.

Quarta-feira, 16/09/2009 – Capítulo 159

Zeca termina tudo com Santinha

Ricardo não aceita que Otávio esteja apaixonado por Maria Rita. Tobi leva Terêncio e Zé Camilo para almoçar em sua casa. Eleutério diz que Vadinho tem o dever de assumir a prefeitura. Terêncio, Zé Camilo e Tobi conversam sobre os acontecimentos na fazenda. Norberto pede que Zeca invista o dinheiro dos impostos na cooperativa para construir a ponte do Barro Preto. Jacira elogia Isidoro como locutor da rádio. Otávio fica intrigado por Zeca não falar de Maria Rita. Padre Bento pede para Zeca confiar em Maria Rita. Maria Rita admite que ficaria com ciúmes, caso tivesse que dividir Zeca com alguém que o amasse. Zeca briga com Maria Rita e decide se separar dela. Mariana reza para afastar Zeca de Maria Rita. Tobi troca com Antero um touro por uma novilha e deixa Das Dores feliz. Marcos e Falconi fazem um acordo com Norberto para conseguirem construir o hangar do aeroclube. Zeca, Geraldo e Marcos anunciam que vão se unir para construir a ponte do Barro Preto.

Quinta-feira, 17/09/2009 – Capítulo 160

“Filho do diabo” despreza Santinha

Pedro do Posto teme que o povo não recolha mais impostos ao governo depois da construção da ponte. Mariana torce para que Zeca fique ocupado com a cooperativa. Norberto e Geraldo se emocionam com as homenagens mútuas. Maria Rita conta para Otávio que terminou com Zeca. Zeca toca o berrante sem motivo aparente e Terêncio e Zé Camilo ficam sem entender. Ao ouvir o toque do berrante, Mariana acredita que Maria Rita e Zeca estejam afastados. Zeca afirma para Terêncio que vai esquecer Maria Rita. Tobi e Das Dores decidem voltar a trabalhar na fazenda de Eleutério. Rosinha não concorda em esperar a anulação no religioso para se casar com Terêncio. Zefa e Eleutério não acreditam que Zeca queira esquecer Maria Rita. Zuleika presume que Zeca não vai voltar com Maria Rita. Terêncio fica intrigado de não ir com Zeca para a cidade. Zeca comenta com Zé Camilo que está pensando em viajar novamente. Rosinha deixa Terêncio sozinho no galpão. Zeca afirma que vai viajar com Zé Camilo e deixar Terêncio cuidando da cooperativa. Tonha fica chateada com a implicância de Zefa. Eleutério propõe que Antero aceite que Maria Rita e Zeca se casem somente no civil. Tonha se recusa a sair da fazenda de Eleutério para não ficar longe de Zé Camilo. Zeca não dá atenção ao ver Maria Rita no jornal falando com Otávio. Maria Rita vai atrás de Zeca, mas desiste ao vê-lo se afastar rapidamente.

Sexta-feira, 18/09/2009 – Capítulo 161

Outra decepção

Mariana conversa com sua santa sobre Maria Rita. Antero diz que não se opõe ao casamento, se Maria Rita aceitar. Leni supõe que Mariana esteja fazendo alguma coisa para manter Maria Rita e Zeca afastados. Zeca contrata Falconi para ser o engenheiro de construção da ponte do Barro Preto. Zuleika sugere que Maria Rita fique com Zeca e com Otávio até se decidir com quem irá ficar. Zeca afirma para Zé Camilo que vai continuar longe de Maria Rita. Falconi revela a Norberto e Geraldo o segredo sobre o pai de Marcos. Edith fica cismada com a explicação que Marcos lhe dá ao se recusar a levá-la para conhecer seu pai. Marcos pede para Norberto não falar de Edith para seu pai. Terêncio e Tobi tentam descobrir se Otávio está namorando Maria Rita, mas se arrependem por causa de Zeca. Nono está certo de que Zuleika vai procurá-lo. Leni acha que Zuleika está apaixonada por Bertoni. Jacira vê Zeca indo para uma reunião no bar do Bertoni e avisa Maria Rita. Geraldo e Vadinho constatam que a cooperativa está resolvendo mais problemas que a Prefeitura. Jacira chega ao bar de Bertoni arrastando Maria Rita. Zeca despreza Maria Rita e a deixa aflita. Antero se preocupa com a tristeza de Maria Rita e Mariana garante que ela está bem e apaixonada por Otávio. Maria Rita reclama com Jacira da frieza com que Zeca a tratou. Padre Bento se irrita com Eleutério e Zefa ao pedirem para ele apressar a anulação do casamento de Zeca e Rosinha. Dona Ida reclama com Das Dores que Ricardo não deixa Aninha ir visitá-la. Jacira comenta com Otávio sobre o desespero de Maria Rita ao saber que Zeca vai embora depois que a ponte estiver pronta. Norberto conta para Maria Rosa que Marcos está de casamento marcado com a filha do sócio de seu pai. Tobi e Das Dores voltam para casa na estrada escura. Um vulto entra na casa de Tobi e Das Dores.

Sábado, 19/09/2009 – Capítulo 162

Alfredo Modesto está vivo!

Zé Camilo acredita que Zeca vai embora com ele assim que a ponte ficar pronta. Tonha pede para dormir no quarto de Rosinha. Zeca confessa a Eleutério que se desencantou com Maria Rita. Maria Rita fica nervosa com a insistência de Otávio em querer conquistá-la. Mariana acorda assustada para trocar as velas do altar de sua santa. Otávio diz que vai esperar Maria Rita esquecer Zeca. Tobi e Das Dores encontram a porta de sua casa aberta. Das Dores e Tobi percebem que a assombração é Alfredo Modesto. Rosinha avisa Tonha para não ceder às investidas de Zé Camilo. Modesto explica como conseguiu se salvar. Zuleika vai até o bar e Bertoni reage admirado com a sua presença. Das Dores conta para Rosinha que Modesto apareceu em sua casa. Tobi fala para Terêncio e Zé Camilo que Modesto quer conversar com Eleutério e Zeca. Edith insiste em conhecer os pais de Marcos. Tobi diz a Eleutério que o suposto fantasma de Modesto lhe devolverá o diabinho da garrafa se o coronel for conversar com ele. Rosinha teme ser descoberta pela suposta assombração de Modesto. Otávio fala para Antero que a desconfiança de Zeca sobre Maria Rita causou a separação dos dois. Mariana fica comovida ao ver Maria Rita chorar e sofrer por causa de Zeca. Zeca confirma para Eleutério que quer que Maria Rita prove que o ama. Das Dores recrimina Tobi por ter falado sobre o diabinho com Eleutério. Rosinha vai com Terêncio desenterrar o diabinho de seu padrinho. Eleutério e Zeca encontram Alfredo Modesto.

Segunda-feira, 21/09/2009 – Capítulo 163

Nova chance para o amor

Zeca e Eleutério levam Modesto para fazenda para que explique o que aconteceu com ele.  Norberto garante para Padre Bento que não quer mais saber da prefeitura. Antero, Vadinho e Pedro do Posto se perguntam como vai ficar Paraíso sem prefeito. Modesto acredita que Norberto ou Vadinho sabotou o carro de Aurora. Antero comenta com Maria Rita que Otávio gosta dela e que deveria dar uma chance para o jornalista. Eleutério tenta acalmar Zefa, que passa mal ao ver Alfredo Modesto entrar em casa. Eleutério ameaça tomar as terras que deu a Tobi se ele não mostrar onde o diabinho da garrafa está enterrado. Mesmo penalizado, Terêncio não conta que ele e Rosinha desenterraram o boneco. Eleutério decide levar Modesto para falar com o delegado e esclarecer o que aconteceu. Rosinha avisa a Tobi que o diabinho não está mais enterrado. Tobi conta para Eleutério que o diabinho está de volta ao baú. Zefa exige que Eleutério se livre do diabinho e ele resolve dá-lo a Tobi, a contragosto de Das Dores. Modesto aparece na rádio e assusta Isidoro e Jacira. Maria Rosa, Geraldo, Norberto, Marcos e Falconi seguem para rádio ao ouvirem Modesto. Nina e Cleusinha avisam Padre Bento sobre a volta de Modesto. Modesto se dá conta da confusão que arrumou ao ver Maria Rosa desesperada em sua frente. Vadinho, Bertoni, Pedro do Posto, Zé do Correio e Capita ficam pasmos e sem entender o que está acontecendo na rádio. Maria Rosa reage entristecida ao ouvir de Modesto a confirmação da morte de Aurora. Durante a comemoração de sua volta, Modesto faz comentários que deixam o delegado intrigado. Zeca chama Santinha para fugir com ele, mas ela fica com medo. Magoado, o peão doutor sugere que Otávio fique com Maria Rita.

Terça-feira, 22/09/2009 – Capítulo 164

Maria Rita decide se casar com Otávio

Geraldo insinua que Maria Rosa pode ser uma candidata à prefeitura da cidade. Zeca desabafa com Terêncio e diz que precisa esquecer Maria Rita. Das Dores ameaça ir embora de casa se Tobi não se desfizer do diabinho. Zefa recrimina Eleutério por ter dado o diabinho para Tobi. Zeca teme estragar sua vida se continuar perto de Maria Rita. Tobi promete a Das Dores enterrar o diabinho outra vez. Otávio pede Maria Rita em casamento. Maria Rita fica insegura com a insistência de Otávio. Tobi diz a Das Dores que se livrou do diabinho e pede que ela não conte a ninguém na fazenda. Zeca toca o berrante para acordar os peões. Rosinha diz a Zefa que não quer festa depois de seu casamento. Terêncio confirma para Zé Camilo que vai se casar com Rosinha somente em cerimônia civil. Otávio leva Maria Rita para falar com Padre Bento sobre o casamento. Modesto desconfia de que seu acidente foi premeditado. O delegado diz a Norberto e Vadinho que eles são os maiores suspeitos de terem mandado sabotar o carro em que Aurora e Modesto estavam. Bertoni confessa que tentaria ficar com Zuleika se Nono não estivesse apaixonado por ela. Maria Rita e Otávio vão avisar a Antero e Mariana que resolveram se casar. Mariana agradece a sua santa e garante que irá cumprir a promessa. Antero percebe a tristeza da filha e não se conforma com a decisão dela. Maria Rosa afirma a Geraldo que quer descobrir quem mandou matar sua mãe. Vadinho reclama das suspeitas do delegado. Falconi tenta convencer Marcos a contar sobre Edith para seus pais.

Quarta-feira, 23/09/2009 – Capítulo 165

Marcos insulta Edith

Dona Ida se sente mal, mas não deixa Edith avisar a Aninha. Ricardo concorda em deixar Aninha ir visitar Dona Ida. Zé do Correio entrega a Edith uma carta para Marcos. Maria Rita e Candinha se preocupam com Dona Ida. Otávio informa Marcos, Faconi e Zé do Correio que vai se casar com Maria Rita. Mariana acredita que Otávio vai fazer Maria Rita esquecer Zeca. Candinha fica feliz em voltar para perto de Antero. Bertoni vai procurar Nono na sorveteria e Zuleika o convida para tomar sorvete. Nono pede que Padre Bento o interne no asilo para que Bertoni possa ficar com Zuleika. Bertoni pede para Zuleika se casar com Nono. Edith fica chateada quando Marcos se recusa em falar sobre o casamento deles com seus pais. Zuleika acredita que não tem sorte no amor. Bertoni lamenta com Dudu por Zuleika não ter aceitado se casar com Nono. Otávio se preocupa em como vai sustentar Maria Rita depois do casamento. Antero torce para que Maria Rita não se arrependa de escolher Otávio. Eleutério conta a Zeca que Rosinha e Terêncio marcaram a data do casamento no civil. Tobi se preocupa com o futuro que vai oferecer para Das Dores. Antero teme que Maria Rita se torne amargurada como Mariana. Mariana sofre por ter que cumprir sua promessa. Norberto fica indignado por acharem que ele mandou matar Aurora. Edith revela a Ida que Marcos mentiu ao dizer que sofreu um acidente de helicóptero e que a família o espera para marcar o casamento com outra mulher. Falconi diz para Marcos brigar com Edith, assim que ela confessar que leu a carta. Padre Bento fica agoniado por não poder contar a Bertoni o paradeiro de Nono. Marcos insulta Edith e a expulsa do quarto quando ela começa a falar sobre a carta. Aninha volta para a pensão.

Quinta-feira, 24/09/2009 – Capítulo 166

Zuleika e Bertoni se beijam

Aninha garante a dona Ida que vai ficar lá até seu filho nascer. Tobi acredita que vai enriquecer. Geraldo briga com Isidoro por namorar Jacira na rádio. Tobi conta para Zeca que Maria Rita está noiva de Otávio. Antero critica Mariana por estar mais entusiasmada com o casamento de Maria Rita. Jacira tenta contar às amigas que ficou noiva de Isidoro, mas ninguém lhe dá atenção. Bertoni se preocupa com o sumiço de Nono e pede ajuda a Zuleika. Zé Camilo tenta convencer Zeca a não importunar Otávio. A perícia confirma que o carro da prefeitura foi sabotado e Norberto e Vadinho vão à delegacia. Depois de ler uma carta de Nono, Bertoni pede para o delegado impedir seu pai de fugir para a Itália. O delegado não dá atenção para Bertoni, que fica frustrado. Zuleika, ao descobrir que Bertoni gosta dela, se declara para o dono do bar. Os dois se beijam e se surpreendem com a chegada de Nono. Pedro do Posto, Capita e Zé do Correio defendem Norberto e Vadinho das acusações feitas pelo delegado. Edith fala com Aninha que só vai contar para Marcos que está grávida quando for conhecer seus sogros. Marcos pensa em dizer para seus pais que Edith é filha de um fazendeiro rico. Efigênia revela para o delegado o que Juca lhe confessou. Padre Bento conta para Zeca que Maria Rita e Otávio marcaram a data do casamento. Norberto se culpa por não ter evitado que Juca sabotasse o carro de Aurora. Zé Camilo percebe a tristeza de Zeca ao voltar com ele para a fazenda. Candinha recrimina Maria Rita por aceitar se casar com Otávio. Zeca acredita que foi enganado por Maria Rita. Zé Camilo conta aos peões que Zuleika vai se casar com Bertoni. Zeca garante a Eleutério que não vai fazer nada para impedir o casamento de Maria Rita. Os peões acham graça ao ver Tonha tentando convencer Zé Camilo a levá-la embora com ele. Mariana e Antero acertam os detalhes para o casamento de Maria Rita.

Sexta-feira, 25/09/2009 – Capítulo 167

Terêncio se casa com Rosinha

Rosinha, Terêncio e Tonha ouvem Zé Camilo cantar ao redor da fogueira. Tobi ouve a cantoria, mas decide ficar com Das Dores em casa. Dona Ida fala para Aninha voltar para o Rio de Janeiro. Ricardo se desespera com a falta de Aninha. Falconi demonstra interesse por Leni. Nono diz a Bertoni que vai ensinar Zuleika a cozinhar como sua falecida esposa. Maria Rita volta ao riacho onde se encontrou com Zeca. Modesto escreve um artigo denunciando o ato ilícito feito pelos políticos da cidade. Candinha fica indignada por Mariana não deixar Maria Rita e Otávio se conhecerem melhor. Zeca ajuda Terêncio a se arrumar para o casamento. Rosinha também se apronta para a cerimônia no civil. Eleutério admira a beleza de Rosinha ao vê-la vestida para o casamento. Maria Rita comenta com Mariana sobre a união de Rosinha e Terêncio. Falconi recrimina Marcos por ele se recusar a contar sobre Edith a seus pais. Norberto fica furioso ao falar sobre o artigo que Modesto escreveu. Modesto afirma que se os impostos não forem devolvidos aos cofres públicos, Vadinho, Norberto e todos os envolvidos na ação serão presos. Dona Ida pensa em vender sua casa e a pensão para ir com Aninha para o Rio de Janeiro. Terêncio se emociona com o discurso de Zé Camilo depois do casamento. Tobi se surpreende quando Zé Camilo lhe conta sobre seu filho e sobre a mulher por quem foi apaixonado. Rosinha teme que Terêncio estrague sua lua de mel com tanta comemoração pelo casamento. Zeca e Tobi levam Terêncio para dormir no galpão dos peões. Zeca pede para Rosinha acreditar no amor que Terêncio sente por ela.

Sábado, 26/09/2009 – Capítulo 168

Zeca e Santinha se reencontram na estrada

Norberto se reúne com Padre Bento, Modesto, Pedro do Posto, Zé do Correio, Capita, Geraldo, Otávio, Marcos, Falconi e Maria Rosa para decidir o futuro político de Paraíso. Vadinho revela que vai lançar Maria Rosa como candidata da oposição e deixa todos espantados. Maria Rita se entristece ao fazer a última prova do seu vestido de noiva. Zeca reage ao saber por Tobi que Maria Rita esteve em sua fazenda. Maria Rita chora ao se ver vestida de noiva. Zé Camilo estimula Zeca a não pensar em Maria Rita. Antero não entende quando Mariana diz que vai pagar um preço alto para salvar Maria Rita. Candinha revela a Maria Rita que tem um amor proibido. Terêncio se envergonha de ter dormido durante a festa de seu casamento. Rosinha vai atrás de Terêncio no galpão. Zeca pensa em esquecer a promessa que fez a Antero se Maria Rita aparecer na sua frente. Maria Rita pensa em ir até a fazenda de Zeca. Rosinha e Terêncio se beijam apaixonados. Tobi impede Zefa de procurar Rosinha no galpão. Otávio tenta beijar Maria Rita, mas ela o evita. Modesto insiste que o povo volte a recolher os impostos para o governo. Norberto e Geraldo tentam convencer Maria Rosa a se eleger candidata a prefeita. Marcos entrega a Edith uma carta que escreveu para seus pais contando sobre eles. Falconi garante que o pai de Marcos irá castigá-lo por ter mentido sobre Edith. Ricardo pensa em contratar uma empregada. Dona Ida pensa em aceitar a proposta de Bertoni. Maria Rita decide dar uma chance para Otávio conquistá-la. Falconi acredita que Maria Rita vai abandonar Otávio no altar. Zeca se recusa a procurar Maria Rita pela fazenda. Tonha chora por causa de Zé Camilo. Zeca e Zé Camilo apostam corrida na estrada, enquanto Mariana e Maria Rita andam no sentido contrário com a charrete. Zeca cruza os olhares com Maria Rita, mas segue viagem deixando-a desesperada.

Segunda-feira, 28/09/2009 – Capítulo 169

Zeca tem um plano!

Otávio pede a dona Ida para morar com Maria Rita na pensão, após o casamento. Aninha comenta com Zuleika que tem receio que Dona Ida não se acostume à vida no Rio de Janeiro. Antero se preocupa com o desânimo de Maria Rita. Maria Rosa afirma para Zeca que Maria Rita o ama. Zeca afirma para Zé Camilo que estragou sua relação com Maria Rita ao sentir ciúme dela. Rosinha confessa para Terêncio que sente pena de ver Zeca sofrer. Zeca pede para Zé Camilo ajudá-lo a reconquistar Maria Rita. Antero diz a Maria Rita que seu casamento com Otávio será como o dele com Mariana. Candinha recrimina Mariana por deixar Maria Rita se casar sem estar apaixonada. Zeca pede ajuda a Tobi para dar um recado a Maria Rita. Eleutério conversa com Terêncio sobre uma fazenda que pretende dar para ele começar a vida com a afilhada. Rosinha não gosta da ideia de deixar a fazenda do padrinho e morar longe da mãe, mas Terêncio a acaba convencendo a aceitar a proposta de Eleutério. Maria Rosa incentiva Edith a contar a verdade aos pais de Marcos. Norberto reassume a prefeitura e pede que Marcos e Falconi deem o nome de Maria Rosa para o hangar do aeroclube. Modesto faz elogios a Maria Rosa, comparando-a a Aurora. Zuleika comenta com Bertoni que Dona Ida exige pagamento à vista do valor acordado pela pensão. Aninha sente saudades de Ricardo. Marcos acredita que Edith não vai ter coragem de enviar a carta para seus pais. Edith pensa em escrever uma carta para os pais de Marcos. Dona Ida teme não se adaptar ao Rio de Janeiro. Tobi entrega o diabinho da garrafa a Zeca.

Terça-feira, 29/09/2009 – Capítulo 170

Zeca envia mensagem para Maria Rita

Tobi tenta convencer Zeca a desistir de colocar o diabinho da garrafa no quarto de Maria Rita. Zeca ouve a conversa de Eleutério e Antero sobre ele e Maria Rita. Terêncio conta para Zé Camilo e Tobi sobre as terras que ganhou de Eleutério para abrir sua fazenda. Rosinha chama Das Dores para ir com ela para sua fazenda. Tobi vai pensando em sua missão a caminho da fazenda de Antero. Eleutério e Zefa pensam em não ir ao casamento de Maria Rita e Otávio. Maria Rita pergunta se Antero viu Zeca quando foi entregar o convite para Eleutério. Mariana proíbe Candinha de falar em Zeca. Tobi se esconde para descobrir qual o quarto de Maria Rita. Candinha fica sem entender os comentários que Mariana faz sobre um futuro que ela espera para Maria Rita. Das Dores estranha o sumiço de Tobi e Zeca tenta distraí-la. Vadinho e Norberto conversam sobre o discurso de inauguração da ponte do Barro Preto. Tobi consegue colocar o diabinho da garrafa no quarto de Maria Rita. Zeca pede para Tobi não contar para Das Dores que foi até a casa de Maria Rita. Bertoni percebe a tristeza de Dona Ida ao chegarem do cartório. Antero quer saber se Padre Bento não tem como apressar a anulação religiosa do casamento de Zeca. Tobi pergunta se Eleutério não quer comprar seu sítio.

Quarta-feira, 30/09/2009 – Capítulo 171

Mariana desmaia ao ver diabinho

Tobi negocia seu sítio com Eleutério. Falconi avisa Marcos para não fazer acrobacias com o avião. Edith conta para Aninha que escreveu para os pais de Marcos. Zeca, Zé Camilo e Terêncio se perguntam se Maria Rita já encontrou o diabinho da garrafa. Mariana vê o diabinho e desmaia. Maria Rita encontra o bilhete de Zeca e o esconde. Antero, furioso, resolve devolver o diabinho a Zeca. Nina, Cleusinha, Jacira, Edith, Aninha e Zuleika se emocionam com a despedida de Dona Ida e Padre Bento. Eleutério relembra do tempo que morava na Bahia e que abriu sua primeira fazenda. Antero chega à fazenda de Eleutério para obter uma explicação sobre o ocorrido em sua casa. Maria Rita lê o bilhete de Zeca e fica sem saber o que fazer. Zeca garante a Tobi que vai ficar com Maria Rita. Edith conta para Marcos que escreveu uma carta para os pais dele contando toda a verdade. Tobi fala para Terêncio que vai ser dono de uma parte da fazenda que ele ganhou de Eleutério. Dona Ida reage saudosa ao ver sua casa sem móveis. Rosinha, Zefa e Das Dores se emocionam ao se despedirem. Padre Bento, Nina, Edith, Cleusinha, Otávio, Zuleika, Bertoni e Nono vão levar Aninha e Dona Ida até a rodoviária. Tonha fica preocupada com os comentários de Zeca a respeito da viagem dele e de Zé Camilo. Mariana diz a Maria Rita que Antero foi severo com Zeca e deixa a filha inquieta. Geraldo fica nervoso quando Maria Rosa lhe avisa que está sentindo dores e contrações. Norberto resolve adiar sua ida à inauguração do aeroclube para ficar com Maria Rosa.

Quinta-feira, 01/10/2009 – Capítulo 172

Milagre da vida!

Maria Rosa avisa a Geraldo que ele vai fazer o parto de seu filho em casa. Norberto esbarra com a família de Antero na cidade e o fazendeiro sugere que Mariana vá ajudar no parto de Maria Rosa. Otávio manda suas repórteres ficarem atentas na inauguração do aeroclube. Capita ensaia seu discurso no bar do Bertoni. Marcos vai buscar Norberto para levá-lo à inauguração. Edith avisa Marcos que está grávida e pede para ele ter cuidado ao pilotar. Efigênia tenta tranqüilizar Geraldo falando que Maria Rita está rezando por Maria Rosa. Otávio e Falconi se preocupam com as manobras de Marcos. Mariana não deixa Geraldo ficar no quarto com Maria Rosa. Edith fica apavorada com as acrobacias de Marcos. Os pais de Marcos seguem para Paraíso discutindo sobre o casamento do filho com Edith. Nasce o filho de Maria Rosa. Depois de uma manobra, Marcos não consegue subir o avião, que cai na pista, causando grande explosão. Efigênia avisa Geraldo que seu filho nasceu e ele se emociona ao pegá-lo no colo. Mariana comenta com Maria Rita que o filho de Maria Rosa é grande demais para ser um prematuro. Geraldo estranha a reação de todos ao dar a notícia do nascimento de seu filho. Padre Bento, Nina, Cleusinha e Jacira tentam confortar Edith. Zeca garante a Zé Camilo que Maria Rita não subirá no altar quando ele tocar o berrante. Os pais de Marcos chegam à pensão de Dona Ida e ao saberem da morte do filho amparam Edith ao conhecê-la. Otávio percebe que Maria Rita olha para Zeca na final do concurso de viola promovido pela rádio. Zé Camilo fala para Geraldo que vai ganhar o concurso com uma música especial. Geraldo começa o programa e anuncia as primeiras duplas. Tobi e Terêncio ouvem um ruído estranho na fazenda deles e seguem na direção do barulho. Zé Camilo entra no palco com Juvenal e arranca aplausos de toda a plateia.

Sexta-feira, 02/10/2009 – Capítulo 173

Zeca e Santinha terminam juntos

Desanimada, Maria Rita pede conselhos a Mariana sobre o casamento. Eleutério quebra a garrafa com o diabinho, deixando Zeca assustado. Zé do Correio pede para Zé Camilo entregar um telegrama a Padre Bento. Quando chega em casa, Zé Camilo abre o envelope e descobre que se trata do comunicado da anulação do casamento de Zeca e Rosinha. O peão decide não avisar a Zeca sobre o telegrama, para que o amigo não sofra mais. Zefa pede a Eleutério que não conte histórias do diabinho para seu filho que vai nascer. Tonha chora ao perceber que Zé Camilo foi embora sem ela. Rosinha e Das Dores comunicam, respectivamente, a Terêncio e Tobi, que estão grávidas. Já na estrada, Zé Camilo resolve mostrar o telegrama a Zeca. Mariana revela a Santinha que prometeu ir embora para um convento depois que a filha se casasse. Desesperado, Zeca volta correndo e toca o berrante, para chamar Maria Rita. Santinha foge, vestida de noiva, com a bênção de Antero. Otávio, que espera no altar, se surpreende ao ver a noiva indo embora. No campo, Zeca e Santinha se encontram e dão um beijo apaixonado.

8 thoughts on “Paraíso

  1. Típica novela do Benedito Ruy Barbosa. Lentíssima! Mas foi 1000 vezes melhor que a última “Meu Pedacinho de Chão”, que pra mim nem era novela, e sim um teatro de fantoche.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s