Vale Tudo

Vale Tudo 2

Exibição Original do dia 16 de Maio de 1988 a 06 de Janeiro de 1989 

Cap. 1
Em 1978, Raquel e Rubinho, casal de classe média baixa, têm uma séria briga. Raquel se desespera com o jeito descompromissado do marido e separa-se dele, ao fim de 11 anos. Sai de São Paulo e vai morar com o pai em Foz do Iguaçu, levando a filha, Fátima. O tempo passa, a moça completa 21 anos, odeia a pequena cidade e tem muitos sonhos de grandeza. Salvador comenta com um amigo que pôs a casa em nome da neta por causa das trapalhadas de Rubinho. Ivan quer arranjar emprego no Rio porque está cansado da ponte aérea todo final de semana para ver o filho. Bartolomeu arranja uma entrevista para o filho numa agência de turismo. Leila diz a Ivan que o colégio de Bruno aumentou de novo. Raquel trabalha como guia turística num hotel, onde Fátima se interessa por César e ouve Sardinha comentar com ele que falta uma modelo para uma sessão fotográfia. Ela tenta se insinuar para César mas ele não dá a mínima. Depois ela ouve um telefonema em que César se mostra com dificuldade para passar contrabando do Paraguai e consegue que ele a apresente ao produtor do comercial em troca de o ajudar com a mercadoria. Fátima encontra Raquel a despedir-se dos hóspedes com o seu jeito alegre e simples e fala: “quando você estiver fazendo esse escândalo todo que nem uma louca me faz um favor, tá? Não fala pra ninguém que é minha mãe”. Fátima participa no comercial. Salvador se nega a passar os videocassettes para César porque acha anti-ético. A equipe do comercial volta para o Rio e César deixa o telefone com Fátima, que lamenta não ter podido ajudá-lo. Salvador morre. Fátima tenta convencer a mãe a venderem a casa e irem para o Rio, para ela ser modelo. Raquel é contra. Ivan consegue o emprego no Rio e comemora com a família. Quando vai assumir o cargo, Santana diz que a firma foi comprada pelo grupo Almeida Roitman e estão todos na rua. Raquel chega em casa e Marisa fala que Fátima vendeu a casa e foi vista no aeroporto pegando avião para o Rio de Janeiro.

Cap. 2
Ivan se desespera por se ter demitido do emprego em São Paulo, alugado apartamento no Rio e agora estar desempregado. Raquel tem 3 dias para sair de casa, mas convence-se de que a filha foi enganada e deve estar precisando dela no Rio. Bartolomeu telefona para a TCA e Ivan mente que está tudo bem. Ele tenta recuperar o emprego em São Paulo, sem sucesso. Fátima chega no Rio. Raquel liga para Rubinho mas ele não está em casa. Fátima também fica sabendo disso e percebe que o taxista a está enganando. Então vai numa loja e traz um embrulho pro taxi. Depois diz para ele a esperar junto a uma galeria e pede que ele vigie o embrulho. Fátima sai por outro lado da galeria e pega o metrô. O taxista cansa de esperar e vê que no embrulho tem… uma banana. Ela volta a procurar Rubinho, sem sorte. Poliana, amigo dele, a leva para se hospedar num hotel barato. Ela liga para César, mas ele fala que está sem tempo. Ivan não tem coragem de falar a verdade à família e tenta se virar para conseguir emprego. Marco Aurélio fala a Renato que só vai deixar Helena ver o filho de 15 em 15 dias e sob vigilância, tal como determinado pela justiça. Em casa de Celina, escondem-se as bebidas. Depois ela vai na clínica de desintoxicação buscar Helena, que recebeu alta. Ela diz que vai achar um meio de ver o filho em condições normais. Raquel tem a certeza que foi César a enganar Fátima. Aldeíde dá uma dica de emprego de gerente de vendas para Ivan. Raquel desocupa a casa. Fátima liga de novo para César e mente que está no Copacabana Palace. Depois se muda correndo para lá, para o encontrar na recepção do hotel. Raquel pega um ônibus para o Rio, levando todas as economias consigo, para ir “salvar” a filha.

Cap. 3
Enquanto Raquel viaja para o Rio, Fátima consegue encontrar César, mas se decepciona quando percebe que ele não poderá ajudá-la a ser modelo. Ela resolve, então, criar condições próprias para isso e arruma uma confusão na agência de modelos, de onde consegue roubar uma camiseta que lhe servirá como entrada numa festa badalada da alta sociedade. Raquel chega ao Rio e é roubada por um pivete. Ivan, que assistiu à cena, não quer servir como testemunha. Raquel vai para uma delegacia.

Cap. 4
Depois de passar horas na delegacia, Raquel consegue ser atendida pelo Delegado, mas percebe que não adiantou nada esperar, pois ele não tem testemunha contra o garoto e, assim, não poderá prendé-lo. Desesperada, ela sai e encontra Ivan, que trouxe sua carteira após ter dado uma prensa em outro pivete. Os dois conversam muito e nasce um clima romântico entre eles. Fátima vai à festa e, depois, para o apartamento de César. Enquanto isso, Rubinho encontra Raquel, num hotel perto de sua casa.

Cap. 5
Raquel conta a Rubinho que Fátima vendeu a casa em Foz do Iguaçu e os dois começam a procurar a filha. Rubinho não acredita que Fátima seja tão ingênua. Os dois acabam discutindo, principalmente depois que Rubinho descobre que Fátima está hospedada no Copacabana Palace. Enquanto isso, Fátima rouba dois convites para outra festa badalada. César a convida para morar com ele e um amigo. Ela aceita e liga para Foz do Iguaçu. Sabendo que a mãe veio para o Rio, procura pelo pai, que toca piano numa boate.

Cap. 6
Friamente, Fátima conversa com o pai e exige que ele mande um recado para sua mãe: que ela se afaste de sua vida, pelo menos por enquanto. Rubinho fica com muita raiva da filha, tenta dizer isso mais tarde a Raquel, mas não consegue, pois ela continua acreditando na ingenuidade de Fátima. Ele, então, deixa o endereço em que a filha está morando para Raquel ir procurá-la, caso queria se certificar. Helena consegue a permissão de Marco Aurélio para ver o filho. Raquel procura Fátima, que, segundo o porteiro, acabou de subir.

Cap. 7
Quando Raquel bate na porta, não está ninguém em casa. O porteiro tinha visto Fátima entrar para pegar um número de telefone e cair nas boas graças de Solange. A produtora de moda, grata, promete lhe dar umas dicas para um casting de modelo na revista. Solange janta com Afonso. Fátima força um encontro casual com Solange numa loja e pede ajuda para escolher a roupa para a festa. Poliana acompanha Raquel ao prédio de César, mas ele foi dançar com Fátima. Consuelo diz a Ivan que tem vaga para operador de telex na TCA. Ele acompanha Raquel em nova tentativa. Dessa vez ela encontra a filha, na hora que Fátima está saíndo para a festa.

Cap. 8
Raquel tenta conversar com Fátima, mas esta a trata com muita hostilidade. Ivan tem que intervir para que Raquel não seja, até mesmo, agredida pela filha. César ouve tudo, pega os convites e vai sozinho para a festa. Fátima consegue ir atrás dele, mas chegando lá percebe que ninguém a trata como ela gostaria. Humilhada, é obrigada a voltar sozinha para casa, onde César lhe diz que já sabe de tudo e sugere que ela faça programas com homens para sobreviver. Furiosa, ela recusa a sugestão e procura a mãe.

Cap. 9
Fátima e Raquel discutem. Fátima está com muita raiva da mãe, pois acha que ela é culpada por sua briga com César, e diz à mãe que nunca mais a procure. Quando chega em casa, no entanto, tem uma surpresa: César foi embora, levando com ele uma grande quantia do dinheiro que restava a Fátima. O dono do apartamento chega e a expulsa de lã. Fátima fica sozinha, sem ter quem a ajude. Enquanto isso, Raquel vai ao apartamento, fica sabendo o que aconteceu com a filha e procura Rubinho para falar sobre o assunto.

Cap. 10
Enquanto Raquel se desespera, Fátima tenta conseguir um emprego como modelo na agência em que Solange trabalha, mas não consegue. Solange, com pena dela, acaba convidando-a para morar no seu apartamento. Fátima aceita e resolve procurar a mãe e lhe oferecer dinheiro. Raquel, por fim, se convence de que a filha é mau caráter. Depois, vai se despedir de Rubinho, porque pretende voltar para Foz do Iguaçu. Chegando lá, porém, vê Ivan e muda de idéia, dizendo que vai ficar no Rio de Janeiro.

Cap. 11
Raquel decide morar com Aldeíde, mas para isto prepara-se para dividir o aluguel, que considera caro. Raquel começa a procurar emprego e o pai de Ivan consegue que ela faça um teste no jornal em que ele trabalha. Ivan conta para sua família a verdadeira situação em que se encontra. Aldeíde entra na sala de Marco Aurélio para pegar uns códigos de telex para Ivan e quase é flagrada por Freitas, que entra apressado. Fátima vê César na rua, decide segui-lo, e vai parar num edifício lúgubre em Copacabana.

Cap. 12
Aldeíde consegue tirar uma cópia do caderno de códigos para Ivan, sem ser vista. Ele vai usar isso para tentar mostrar a seus patrões que é um homem experiente e que pode vencer na empresa. Enquanto isso, Raquel tem uma idéia brilhante: compra pão, vários ingredientes, e sai para vender sanduíche natural na praia. Consegue vender todos e tem uma boa margem de lucro. Fátima, que ainda não sabe o que fazer da vida, é visitada por César, que a convida para abrir uma empresa com ele. Fátima fica indecisa.

Cap. 13
Fátima não dá resposta a César a respeito do negócio que ele lhe propõe. Enquanto isso, Raquel continua se dando muito bem na venda de seus sanduíches e Ivan consegue arquitetar um plano para subir na empresa: basta conseguir conversar com Marco Aurélio, que ainda não quer recebê-lo. Afonso começa a sentir muito ciúme de Solange, que, fica preocupada com este tipo de atitude do namorado. Fátima vai à praia com Solange e lá encontra Raquel vendendo sanduíche. Mãe e filha se enfrentam.

Cap. 14
Na praia, Raquel e Fátima mal se olham e trocam algumas palavras duras. Solange observa a cena, mas nem desconfia que Raquel é mãe de Fátima. A mando de Rosemberg, Leila leva uns papéis para Renato e este a convida para uma reunião em sua casa. Leila decide ir, enquanto Ivan, frustrado porque Marco Aurélio não leu seu relatório a respeito das poltronas, pensa em fazer outro relatório. Ivan flagra Raquel de robe e cabelos molhados, acha-a belíssima e declara que está apaixonado e quer ficar com ela.

Cap. 15
Fátima vai à festa de Renato, onde encontra Marco Aurélio, que fica muito impressionado com a sua beleza. Fátima, no entanto, quando sabe que Marco Aurélio é um homem de muitas mulheres, resolve não lhe dar atenção. Depois, ela procura o pai e lhe empresta dinheiro para o aluguel. Enquanto isso, Raquel e Ivan estão vivendo uma verdadeira lua-de-mel, apaixonados e felizes. Rubinho está trabalhando no bar quando surge Renato. Os dois são amigos dos tempos de colégio e se abraçam, muito emocionados.

Cap. 16
Rubinho e Renato conversam, emocionados e o primeiro diz mentiras, para não deixar que o amigo perceba a miséria em que vive. Ele conta, entre outras coisas, que tem casa em Nova York, onde vai sempre para tocar piano. Renato fica feliz pelo amigo estar tão bem e os dois se despedem. Ivan descobre que Marco Aurélio gostou da sua idéia e a põe em prática para agradar aos donos da empresa. Renato fica sabendo que Rubinho mentiu e que está precisando de ajuda para ir tocar em Nova York, e o procura.

Cap. 17
Renato dá uma violenta bronca em Rubinho, dizendo que ele nunca deveria ter mentido para um amigo, até porque poderá ajudá-lo. Depois, sai e pede a Marco Aurélio que consiga uma passagem de cortesia para Rubinho ir a Nova York. Marco Aurélio se recusa a ajudar e Renato fica com muita raiva. Raquel, trabalhando como cozinheira no botequim de Poliana, começa a fazer sucesso: a freguesia aumenta. Cecília, irmã de Marco Aurélio, vai levar Tiago à festa de André, pára no botequim e se encanta com o serviço.

Cap. 18
Cecília fica encantada com a comida e promete a Poliana que, vai voltar ao seu restaurante. Enquanto isso, na festa de André, Tiago tenta dançar com alguma menina, mas acaba levando um grande fora. Marco Aurélio conversa com o filho e promete que vai ajudá-lo a namorar alguém. Fátima pede a Solange que arranje um jeito de levá-la a Angra dos Reis. Renato consegue a passagem para Rubinho. Cecília e Laís propõem um negócio a Raquel, que insistiram em conhecer depois de provar sua comida.

Cap. 19
Raquel hesita, não sabe se aceita ou não a proposta de Cecília e Laís, que a convidam para ser cozinheira numa pousada em Búzios. As duas dizem que ela deve passar um fim de semana lá. Raquel aceita e convida Ivan, que fica satisfeito ao saber que terá oportunidade de conhecer Marco Aurélio. Enquanto isso, Solange se prepara para uma produção de moda, também em Búzios, e Fátima se convida para ir. Rubinho também vai, convidado para tocar piano. Fátima encontra César trabalhando no hotel.

Cap. 20
Fátima não entende o fato de César estar na ilha como empregado e aproveita a ocasião para humilhá-lo. Todos se divertem, enquanto Fátima continua a procurar um homem rico e disponível, como sempre, sem sucesso. Heleninha aceita sair com um velho conhecido e se decepciona. Fátima começa a perder as esperanças e fica triste e melancólica. Raquel, Ivan e Bruno chegam a Búzios para ela decidir se aceita ser a cozinheira da pousada. Afonso apresenta Fátima a Rubinho e surge um clima de desconforto.

Cap. 21
Fátima finge não conhecer o pai e Rubinho sente novamente uma dor no peito. Tiago começa a se interessar por Vera. Fred visita Leila e mostra-se muito interessado por ela. Ivan quer ir à ilha para forçar um encontro com seu patrão, Marco Aurélio. Rubinho conta a Fátima que Raquel está em Búzios e ameaça contar a verdade a todos, caso ela destrate a mãe, como fez com ele. Raquel e Ivan vão à ilha, convidados por Celina. Rubinho conta a Raquel que Fátima o tratou mal e ela resolve procurar a filha.

Cap. 22
Raquel diz a Solange que é amiga da mãe da Fátima. Depois, diz a Fátima que Rubinho está muito magoado com ela e pede que esqueça que é sua filha. Fátima pede desculpas ao pai. Marco Aurélio não quer conhecer Ivan. Afonso conversa com Fátima o ela nota um certo interesse dele. O gerente do hotel encontra Fátima no quarto de César e o demite. Tiago volta para o Rio. Marco Aurélio decide ficar. O avião vai partir sem ele, quando Rubinho tem um enfarte. Cláudia o socorre e o leva ao hospital.

Cap. 23
Rubinho é atendido no hospital e levado para o CTI. Marco Aurélio e Helena brigam por causa do sumiço de Tiago. Rubinho tem um segundo enfarte e morro, abraçado ao seu passaporte. Poliana leva a noticia a Fátima, que, com remorsos, tem uma violente crise de choro. Fátima não vai ao velório do pai. Tiago, na pousada, manda por Cecília uma carta para a mãe e pede dinheiro emprestado para ir embora. Marco Aurélio fica irritado quando sabe do filho, mas procura se acalmar. Desolada, Fátima procura César.

Cap. 24
Fátima e César fazem um pacto. Os dois tentam arrumar dinheiro. Quem conseguir ajuda o outro. Tiago continua na pousada por uns dias, mas escreve para a mãe. Fátima passa a noite com César. A mala com os dólares de Marco Aurélio desapareceu. Acreditando que ela foi trocada pela de Rubinho, Freitas procura com Raquel. Marcondes conta que deu carona ao ex-instrutor do hotel e Marco Aurélio fica possesso. Enquanto isso, César conta para Fátima que roubou a mala de Marco Aurélio e tenta abri-la.

Cap. 25
Freitas não encontra os dólares na mala e Marco Aurélio telefona avisando que já sabe quem roubou a mala certa. César abre a mala e só encontra as coisas de Rubinho. Fátima nem nota. Só tem na cabeça os planos para separar Solange de Afonso. Renato entrega para Raquel a documentação de Rubinho. Raquel pede a Poliana que a leve para Fátima, porque só ela pode pedir o auxílio funerário. Marco Aurélio vai a Búzios falar com Tiago. Cecília fica com medo da reação do garoto. Fátima procura Raquel.

Cap. 26
Fátima se recusa a enfrentar fila para pegar o auxílio funerário do pai, porque acha muito sacrifício por pouco dinheiro. Em Búzios, Tiago não aceita falar com o pai. Depois, discute com Cecíla, dizendo que ela traiu sua confiança, e pede dinheiro a Laís para ir embora. Ivan consegue publicar no jornal que a TCA vai lançar um charter para a Polinésia e a iniciativa vira o maior sucesso. Fátima apaga o texto que Solange escreveu para a reviste e consegue evitar que ela viaje com Afonso. Raquel guarda a mala de Rubinho.

Cap. 27
Solange perde o fim de semana refazendo a matéria que sumiu, para alegria de Fátima. Afonso fica irritado com o senso de responsabilidade da namorada e convida Fátima para jantar. Raquel e Poliana ganham a concorrência para administrar o restaurante do clube. Afonso e Solange conversam. Ele se mostra cada vez mais chateado com o trabalho dela. Ivan vai dar uma entrevista assumindo a idéia do charter para a Polinésia. Neste mesmo instante, o primeiro vôo do charter sofre um acidente na aterrissagem.

Cap. 28
Raquel consegue avisar Ivan antes que ele dê a entrevista. Marco Aurélio fica desesperado com a possibilidade de Odete voltar ao Brasil. devido à repercussão do acidente. Helena procura Tiago em Búzios, mas Laís diz que ele só vai voltar à noite e ela desiste de esperar. O escritório da TCA está um pandemônio. Marco Aurélio não quer saber de jornalistas, telefonemas e nem mesmo Afonso, que quer ajudá-lo. Ivan relaciona o acidente a uma sabotagem feita na Polinésia. Odete avisa que está chegando ao Brasil.

Cap. 29
Cecília conta a Helena e Marco Aurélio que Tiago não está mais em Búzios. Ivan é obrigado a parar de fazer pesquisas nos computadores da TCA e fica irritado, porque acha que estava perto de descobrir o que realmente ocasionou o acidente. Afonso procura Solange para conversar sobre Odete mas, como ela está ocupada, acaba desabafando com Fátima. Os dois ficam cada vez mais próximos. Odete chega em casa e é recepcionada por Afonso, Celina e Eugênio. Helena aparece, completamente embriagada.

Cap. 30
O terapeuta de Helena chega e consegue acalmá-la. Ivan acaba encontrando o que queria: dois acidentes aéreos com as mesmas características, ocorridos na Polinésia, foram atentados assumidos por um grupo guerrilheiro. Renato conta a Odete que Tiago fugiu de casa e pede que ela tenha compreensão com Helena. Odete conversa carinhosamente com a filha. Ivan tenta mostrar a Marco Aurélio o que conseguiu descobrir, mas é inútil. Então, entra na reunião da diretoria com o crachá de um diretor que faltou.

Cap. 31
Ivan aproveita a reunião para mostrar a Odete todos os estudos que andou fazendo para a sua empresa aérea. Odete o demite, mas fica visivelmente impressionada com ele. Maria José acolhe Gildo por uns dias, mas, quando o menino vai embora, Eunice descobre que sua pulseira de ouro sumiu. Odete readmite Ivan, agora como assessor do Diretor Comercial. Tiago procura a avó na TCA, mas, quando ela chama seu pai, foge de novo. Enquanto todos o procuram, ele está escondido embaixo da mesa de Ivan.

Cap. 32
Ivan conversa calmamente com Tiago, que fica impressionado. Afinal, é a primeira vez que não é tratado como criança. Tiago conversa depois com Marco Aurélio, compreendendo melhor a posição do pai. Helena demonstra interesse por Ivan, o que Odete percebe de imediato. Gervásio encontra o apartamento de César, mas Fátima diz que ele já não mora lá. Gildo é preso em flagrante, com a pulseira de Eunice. Raquel consegue livrar o menino, que vai morar com Maria José. Odete convida Ivan para um jantar na casa dela.

Cap. 33
Ivan fica tão radiante com o convite, que mal percebe que Raquel está preocupada e desconfiada do propósito do tal jantar. Ivan requisita Luciano para ser seu assistente. Raquel e Poliana acertam um empréstimo bancário para reformar o restaurante do clube. Fátima aconselha Solange a enfrentar Odete, procurando acentuar um possível desentendimento entre as duas. Depois, telefona anonimamente para Odete, dizendo ser a namorada de Afonso a responsável pela decisão de ele não morar mais em Paris.

Cap. 34
Conversando com Helena, Ivan descobre seu trabalho de pintura e conta que já viu uma exposição dela. Helena fica espantada ao ver que alguém se lembra de seus quadros e sua admiração por Ivan é cada vez maior. Solange e Odete se desentendem seriamente. Solange vai embora sem se despedir. No dia seguinte, Helena recomeça a pintar. Ivan combina com Raquel que vai buscá-la no clube mas, como Helena aparece na TCA, acaba esquecendo. Fátima e César estão saindo de um bar quando ela vê Gervásio.

Cap. 35
Fátima e César deixam o bar rapidamente e Gervásio não os vê. Helena conversa com Afonso e recrimina as crises de ciúmes do irmão. Tiago e André, agora muito amigos, vêem filmes juntos e já despertam a desconfiança de Marco Aurélio. Ivan pega Raquel de surpresa no clube e a leva para passar o fim de semana em Búzios. Os dois, muito apaixonados, passeiam pela praia e Ivan pede Raquel em casamento. Solange está sozinha em casa quando César chega para conversar. Odete resolve ficar mais um tempo no Brasil.

Cap. 36
Raquel pede um tempo para pensar na proposta de Ivan. Odete pergunta a Helena se está interessada em Ivan, mas ela desconversa. César pede a Solange mais uma chance na “Tomorrow”. Penalizada, ela liga para Renato. Marco Aurélio ouve a conversa e descobre o paradeiro de César. Jarbas dorme ao volante e bate num poste. Um pouco machucado, fica triste quando sabe que seu carro teve perda total. Gervásio procura César no apartamento. Ele disfarça, não quer abrir, mas Gervásio arromba a porta.

Cap. 37
Gervásio imprensa César, que jura ser inocente. Gervásio sai convencido, mas Marco Aurélio não. Afonso convence Solange a oferecer um jantar para Odete. Esta, surpreendentemente, aceita o convite. O jornal onde Bartolomeu trabalha fecha e todos ficam desempregados. Leila lembra que Renato está precisando de um novo chefe de reportagem. Raquel resolve pedir a ele uma chance para Bartolomeu. Enquanto espera, na “Tomorrow”, ela encontra Fátima que vai buscar uma foto. As duas se olham, surpresas.

Cap. 38
Raquel e Fátima discutem outra vez. Magoadas, as duas choram quando ficam sozinhas. Diante da insistência de Raquel e Leila, Renato pede a Bartolomeu que vá conversar com ele. Fátima rouba uma foto em que Solange e César estão juntos. Bartolomeu fica apavorado ao saber que terá que usar um processedor de textos. Chegam os convidados para o jantar de Solange. Amável, Odete pede para conhecer o quarto de Solange, mas o que quer é uma chance de ficar a sós com ela. Poliana toca a campainha e Fátima atende.

Cap. 39
Odete pede a Solange que se alie a ela para convencer Afonso a morar em Paris. Solange não aceita se intrometer nas decisões do namorado e discute mais uma vez com Odete. Fátima só recebe Poliana quando todos vão embora e promete pensar em sua ida à inauguração do restaurante de Raquel. André ensina Bartolomeu a operar o processador de textos. Ivan promete a Raquel que vai comparecer à inauguração. Fátima acha uma maneira de Afonso ir à sessão de fotos que Solange está fazendo com César.

Cap. 40
Fátima paga um pivete para mentir, dizendo que já viu Solange e César juntos no cinema. Mas os dois namorados conversam e Solange convence Afonso a jantar na casa dela para desfazer qualquer mal-entendido. Os convidados começam a chegar para a inauguração do restaurante. Raquel, nervosa, aguarda ansiosamente a chegada de Ivan. Enquanto isso, na TCA, Marco Aurélio e Odete atrasam a salda de Ivan, que não consegue chegar a tempo para o jantar. Afonso vê a foto de Solange e César.

Cap. 41
Solange se recusa a explicar o que significa aquela foto. Ela e Afonso brigam mais uma vez. Ivan chega em casa e Raquel, triste e decepcionada, chora por ele não ter ido à inauguração. Depois, ela compreende e Ivan a beija, apaixonado. Marco Aurélio desiste de investigar César e Gervásio vai ao Uruguai, desta vez à procura de Marcondes. Consuelo pede a Marco Aurélio uma chance para Jarbas no teste para motorista. Cumprindo mais uma etapa de seu plano, Fátima procura Afonso para conversar sobre Solange.

Cap. 42
Fátima convence Afonso a procurar Solange. Ivan gasta quase todo seu pagamento em presentes para os amigos. Bartolomeu, por sua vez, conta a Eunice que emprestou o dinheiro que tinha. E Poliana confessa a Raquel que, para apressar a inauguração do restaurante, pediu dinheiro a um agiota. Afonso e Solange se reconciliam. Enquanto isso, Fátima arma um novo plano com César. Afonso, que já estava na rua, volta para buscar a chave do carro e encontra César enrolado numa toalha. na casa de Solange.

Cap. 43
Apesar de César afirmar que roubou a chave de Fátima para tentar se reconciliar com ela, Afonso não acredita mais em Solange. Enquanto os dois, separados, sofrem, Fátima e César comemoram o sucesso do plano. Ivan tenta pedir um empréstimo na TCA, mas não consegue. Raquel acha que pode convencer o agiota a adiar a cobrança do empréstimo que fez a Poliana, mas ele se mostra inflexivel. Poliana sugere a Raquel procurar o relógio de Rubinho dentro da mala que agora é de Fátima, mas ela se mostra indecisa.

Cap. 44
Raquel resolve não abrir a mala. A TCA encerra um contrato de publicidade com a ”Tomorrow”. Renato liga para Odete para saber o que aconteceu e ela condiciona a renovação do contrato à demissão sumária de Solange. Renato, indignado, não aceita a proposta de Odete. Fátima vai jantar no restaurante de Raquel e aproveita a oportunidade para humilhar a mãe mais uma vez. Ivan convence Raquel a abrir a mala. Os dois só encontram roupas finas e caixas de bombons. E, dentro das caixas, 800 mil dólares.

Cap. 45
Ivan e Raquel tentam descobrir de onde pode ter saído o dinheiro. Ivan chega à conclusão de que Rubinho estava levando os dólares para o exterior a pedido de alguém. Marco Aurélio ouve uma conversa do filho com André e pressiona Tiago para explicar a amizade entre os dois. Tiago, irritado com o pai, se muda para a casa de Helena. Renato conta a Celina a proposta que Odete lhe fez. Ivan aluga um cofre no banco para guardar o dinheiro. Afonso convida Fátima para jantar. Fátima vai buscar a mala de Rubinho.

Cap. 46
Fátima encontra a mala vazia e Raquel explica que deu as roupas, pois sabia que ela não ia querer. Fátima acredita na mãe e leva a mala. Raquel fica com mil dólares emprestados para pagar suas dividas. Afonso conta a Odete que terminou o namoro com Solange. Odete liga para Renato, desistindo de obrigá-lo a demitir Solange. Celina conta a Helena o que Odete tinha proposto a Renato. Helena procura a mãe e as duas discutem seriamente. Helena se tranca no quarto com uma garrafa de bebida. Afonso beija Fátima.

Cap. 47
Fingindo que está arrependida, Fátima sai correndo e deixa Afonso completamente atônito. Ivan pede a ajuda de Leila no caso dos dólares. Ele quer que ela investigue Renato e Leila acaba concordando. Eugênio consegue fazer com que Helena lhe entregue a garrafa. Bartolomeu se impõe aos poucos na revista, conquistando a admiração de todos. César conta a Fátima que vai fazer um programa à noite e ela não gosta. Leila aceita o convite para jantar com Renato. Fátima paga a César para ele não aceitar o programa.

Cap. 48
Leila e Ivan combinam de investigar as gavetas de Renato na revista. Fátima garante que em dois dias Afonso estará apaixonado por ela. Gildo conta para Raquel que Ivan e Leila estavam estranhos e que Leila foi trabalhar, apesar de ser sábado. Raquel percebe o que eles foram fazer e vai para a revista também. Renato telefona para Leila e Eunice diz que ela foi trabalhar. Ele estranha e resolve ir à revista conferir. Raquel chega à “Tomorrow” e discute com Ivan. Renato chega à revista e encontra Leila, Ivan e Raquel.

Cap. 49
Raquel inventa uma história para Renato. que, aparentemente, se convence. Ela, por sua vez, fica arrasada porque mentiu. Afonso e Fátima jogam boliche e o encontro termina num motel. Fátima finge que se arrepende, mas Afonso já está envolvido por ela. Através das caixas de bombons, Raquel chega à loja onde elas foram compradas e descobre que a descrição do comprador coincide com a do homem que foi ver a mala. Ela vai à TCA contar Isto a Ivan e lá reconhece Freitas como o homem que a procurara.

Cap. 50
Quando Raquel reconhece Freitas, Ivan descobre que Marco Aurélio é o dono do dinheiro. Os dois brigam novamente por causa dos dólares e ela diz que escondeu a chave do cofre para que ele não faça alguma besteira. Helena descobre quais são as desconfianças que Marco Aurélio tem com relação ao Tiago. Procura o ex-marido e, disposta a apoiar o filho, diz a Marco que deixe o rapaz em paz. Ivan, ainda irritado. toma uma decisão: procura Odete e pergunta se o convite para o torneio de gamão ainda está valendo.

Cap. 51
Enquanto Helena se anima ao saber que Ivan vai ao torneio de gamão, Raquel prepara um jantar à luz de velas para comemorar com ele o seu aniversário. Ivan, irritado. chega e se arruma para ir à casa de Odete. Raquel desaba numa crise de choro. Ivan volta atrás e diz que não vai mais ao torneio. Fátima continua a se dar bem com Odete. No dia seguinte, Ivan manda flores para que Odete o perdoe por não ter ido ao torneio. Odete o encontra e, mal-humorada, pergunta se ele acha que ela vai desculpá-lo só por isso.

Cap. 52
Ivan inventa um acidente e Odete acredita. Para compensar, exige que ele vá jantar em sua casa. Sem saber o que Fátima vem aprontando, Solange a incentiva a sair com Afonso. Raquel trabalha dobrado para repor o dinheiro que pegou da mala dos dólares. Leila vai jantar na casa de Renato e Marco Aurélio se interessa por ela. Renato fica chateado com o primo. Eunice conversa com Leila sobre o seu medo de se envolver com os homens e diz que ela deve se soltar mais, Ivan marca o jantar na casa de Odete.

Cap. 53
Fátima assiste a uma fita de vídeo com Afonso. Odete conversa com Celina sobre ela. Fátima ouve e gosta, principalmente quando Odete diz que não importa a família da moça, mas gostaria que a namorada de Afonso o fizesse morar em Paris. Leila segue o conselho de Eunice e, aproveitando que Renato viajou, aceita um convite para sair com Marco Aurélio. Na casa de Odete, Ivan conversa com Helena muito tempo. Jarbas percebe e fala com Consuelo, que conta a Raquel. Esta pergunta a Ivan sobre Helena.

Cap. 54
Ivan diz a Raquel que não há nada entre ele e Helena, mas ela não se convence. Leila aceita ir a casa de Marco Aurélio. Lucimar tem um palpite para jogar no bicho e usa o dinheiro de Raquel para apostar, prometendo dividir o prêmio com ela. Leila gosta da noite que passou com Marco Aurélio, mas pede que ele não conte a Renato. Odete pergunta a Fátima sobre sua mãe. Ela desconversa. Lucimar ganha e divide o dinheiro com Raquel. Ivan tenta convencer Raquel a depositar os dólares numa conta no exterior.

Cap. 55
Raquel fica indecisa e pede mais tempo para pensar. César conversa com Fátima e diz que ela terá que apresentar Raquel a Odete ou poderá perder Afonso. Ela reluta, mas começa a pensar na idéia. Raquel procura ouvir os amigos para se decidir sobre o dinheiro. Renato chega de viagem e vai jantar com Leila. Os dois acabam na casa dele e LeiIa confessa que está apaixonada. Gervásio dá outra prensa em César. Raquel decide que não quer ficar com os dólares. Ela e Ivan discutem essa decisão, quando chega Fátima.

Cap. 56
Ivan não quer deixar Raquel sozinha com a filha, mas ela decide ouvir o que Fátima tem a lhe dizer. Gervásio dá uma semana de prazo para César devolver os dólares. Fátima, dizendo-se apaixonada por Afonso, mostra à mãe o quanto mudou e lhe pede perdão. Raquel, desconfiada no inicio, acaba acreditando nela. Renato decide editar um número especial sobre Londres e leva Solange com ele. Raquel conta a Ivan o quanto Fátima mudou, mas ele diz que só acredita se a paixão dela não for algum rapaz rico.

Cap. 57
Ivan diz que vai descobrir qual o interesse que Fátima esconde. Ele a procura e descobre que Afonso é o seu novo namorado. Ivan conta para Raquel que notou cinismo na voz de Fátima, mas ela está convencida da sinceridade da filha. Tiago, angustiado com a atração que sente por Fernanda, procura os pais para conversar. Mas com nenhum dos dois é bem sucedido e acaba falando com Afonso. Fátima diz a Raquel que ela precisa mentir, senão Afonso não vai mais aceitá-la ao saber da verdade.

Cap. 58
Fátima diz que inventou uma história e que, se desmenti-la, pode perder seu grande amor. Raquel fica indecisa, apesar da chantagem emocional. César diz que agora só falta um empurrão seu. Raquel decide não mentir e, quando vai dizer isto a Fátima, César aparece. Com medo de que ele volte a procurar a filha, Raquel decide mentir e protegê-la. Fátima conta a Afonso e Renato a versão que inventou. Marco Aurélio expulsa Jarbas e André de sua casa. Cansado de discutir com Raquel, Ivan convida Helena para jantar.

Cap. 59
Helena fica feliz com o convite de Ivan. Dayse descobre que Tiago saiu de casa levando uma valise. Ninguém quer contar a Helena, para que ela não fique nervosa na véspera do vernissage. Tiago aparece na TCA e avisa a Marco Aurélio que vai passar uns dias na casa com a mãe, mas que volta depois. Ivan e Helena jantam juntos e depois Ivan passa na casa dela para ver os quadros que ela vai expor. Em casa, ele mente para Raquel, dizendo que saiu com Luciano. Raquel pede a Ivan que a leve ao vernissage de Helena.

Cap. 60
Ivan reluta, mas concorda em levar Raquel ao vernissage. Poliana dá dinheiro para Raquel comprar um vestido novo. Cecília e Laís descobrem que o homem em que Helena está interessado é Ivan. Preocupadas com a amiga, elas não conseguem contar a verdade. Dayse conta a Helena o que aconteceu entre Marco Aurélio e Tiago. Indignada, ela resolve contratar Jarbas para ser seu motorista. Marco Aurélio convida Leila para sair, mas ela não aceita. Na galeria, Ivan apresenta Raquel a Helena como sua mulher.

Cap. 61
Helena observa Raquel e Ivan, completamente alheia ao que está acontecendo. De repente, desaparece do vernissage. Todos ficam preocupados à sua espera, em casa. Já estava amanhecendo quando Helena chega, alcoolizada. Lucimar discute com Fátima, que em seguida rasga uma blusa, com raiva. Depois, procura Raquel e acusa Lucimar de ter rasgado sua blusa. Raquel ouve as duas, mas acaba acreditando em Lucimar. Fátima admite ter se enganado. Odete procura Fátima em seu apartamento para conversar.

Cap. 62
Odete diz a Fátima que precisa de sua ajuda para separar Raquel e Ivan. Em troca, lhe promete que Afonso se casará com ela. Fátima aceita imediatamente. César sugere que ela se aproxime de Ivan para facilitar seus planos. Tiago e seus amigos chegam a Búzios. Fátima tenta convencer Ivan de que está mudada. Ivan decide lhe dar um crédito. Posseiros invadem uma fazenda de Odete na Bahia. Irritada, ela está disposta a resolver a situação com violência. Odete encontra Fátima e esta diz que já começou a agir.

Cap. 63
No dia seguinte, Fátima prepara um jantar para Raquel e Ivan. Gervásio dá outra prensa em César e, desta vez, fala da mala. César começa a entender tudo. Marco Aurélio descobre que André foi com Tiago para Búzios e segue para lá, insistindo em implicar com a amizade dos dois. Tiago, deprimido, não consegue dormir. Ele encontra Fernanda e os dois assumem sua mútua paixão. Depois do jantar, Fátima deixa Ivan e Raquel a sós, mas fica ouvindo a conversa. Ivan diz que eles devem fugir com os dólares.

Cap. 64
Raquel e Ivan lembram que ainda estão na casa de Fátima e vão embora, mas a discussão continua. César tenta comprar de volta a mala que roubou e vendeu a um amigo. Afonso insiste com Odete em encontrar uma maneira pacífica de resolver a ocupação da fazenda. Tiago conta para André que ele e Fernanda estão apaixonados. André, com raiva, dá um soco no amigo. César chega com a mala e Fátima se espanta quando a vê. Ela pega a mala que era de Rubinho e começa a entender o que aconteceu.

Cap. 65
Fátima decide descobrir onde Ivan e Raquel esconderam os dólares. Para isso, ela os convida para jantar sempre em sua casa. Mais tarde, quando encontra Odete, Fátima garante que Raquel sairá da vida de Ivan para sempre. Raquel faz uma cópia da chave de sua casa para Fátima. Com essa chave, Fátima entra no apartamento e ouve uma discussão entre a mãe e Ivan. No dia seguinte, da casa de Fátima, Raquel telefona para Ivan e diz que vai devolver o dinheiro imediatamente. Fátima ouve a conversa.

Cap. 66
Raquel vai ao banco com Gildo. Enquanto isso, Fátima pede a César que a impeça de devolver o dinheiro. César procura um amigo. Quando Raquel sai com o dinheiro, o amigo de César atropela Gildo e o leva para um hospital. Gildo logo é liberado e vai com Raquel para a casa de Fátima, onde Ivan os aguarda. Fátima dá um sonífero para Raquel, sem que ela saiba, e sai, enquanto Ivan vai para casa. Fátima volta e pega os dólares, deixando no lugar o isqueiro de Ivan. Raquel acorda e pensa que Ivan pegou o dinheiro.

Cap. 67
Raquel acusa Ivan e não acredita quando ele se defende. Os dois discutem e acabam se magoando. Raquel chora muito e Ivan sai irritado. Fátima leva os dólares para a casa de César, enquanto ele arruma um jeito de tirar o dinheiro do país. Raquel conta o motivo da briga para Poliana. Ivan também conversa com Poliana, que o aconselha a procurar Raquel novamente. Afonso continua insistindo com Odete para deixá-lo resolver o problema da fazenda. Ivan procura Raquel e diz que a espera para conversar.

Cap. 68
Achando que ele vai confessar que pegou os dólares, Raquel aceita encontrar Ivan. Os dois discutem de novo. Ivan, desiludido, convida Helena para jantar. Gervásio procura César mas, quando chega, já não o encontra. Marco Aurélio, irritado, dispensa os seus serviços. Odete diz a Afonso que lhe dará a fazenda na Bahia de presente quando ele se casar. Para se afastar de Ivan, Raquel manda um recado para Cecília e Laís, aceitando trabalhar com elas na pousada em Búzios. Afonso pede Fátima em casamento.

Cap. 69
Fátima pede um tempo para pensar. No dia seguinte, procura se informar do valor de 1 milhão de dólares no mercado de imóveis e descobre que é muito menos do que esperava. César tenta convencer Fátima a fugir com ele. Gervásio decide continuar a investigação por conta própria. No apartamento de César, ele encontra um roteiro de viagem jogado no lixo. César espera Fátima no avião. Enquanto isso, ela decide procurar Marco Aurélio e lhe fazer uma proposta: contará onde estão os dólares se ele lhe fizer um favor.

Cap. 70
Em troca dos dólares, Fátima pede um emprego para César na TCA. Marco Aurélio não aceita a princípio. Depois, acaba cedendo. Assim que Fátima sai, ele telefona para um Delegado. Gervásio toma a mala de César e, nesse instante, chega a polícia. César é preso sob acusação de estar devendo dinheiro a Marco Aurélio. Fátima procura Marco Aurélio e mostra que toda a conversa que tiveram está gravada. Com medo que a fita chegue a Odete, ele retira a queixa contra César. Fátima aceita se casar com Afonso.

Cap. 71
César sai da cadeia e vai para a casa de Fátima, que o convence das vantagens do casamento com Afonso. Odete, enquanto isso, prepara um pacto nupcial com diversas cláusulas. Raquel telefona para Fátima e esta lhe diz que Ivan está saindo com Helena. Fernanda procura André e ele a trata rispidamente. Afonso fica irritado ao ver César na empresa, mas Marco Aurélio mantém sua decisão. Odete conversa com Marco Aurélio sobre Ivan. Depois, manda chamá-lo para lhe fazer uma proposta.

Cap. 72
Odete propõe a Ivan que ele vá a Roma para fazer uma auditoria na sucursal da TCA, mas não esconde que seu interesse é que ele acompanhe Helena enquanto ela estiver na Itália fazendo uma exposição. Ivan pede um tempo para pensar no assunto. Fátima convence Afonso a morar em Paris durante um ano, após o casamento dos dois. Solange chega de Londres e fica intrigada com a notícia do casamento de Afonso e Fátima. Depois de pensar no assunto, ela procura Fátima. Ivan vai a Búzios conversar com Raquel.

Cap. 73
Fátima age de maneira fria e insensível com Solange, que fica triste com o comportamento da amiga. Raquel fica feliz ao reencontrar Ivan mas, assim que ela toca no assunto dos dólares, os dois se desentendem novamente. Solange comenta com Sardinha que achou Fátima muito estranha. Fátima tenta obrigar Marco Aurélio a transferir César para Paris, mas desta vez não tem sucesso. Ivan aceita a proposta de Odete e parte para Roma, com Helena e Celina. Solange procura Afonso na TCA e encontra César.

Cap. 74
Solange fica intrigada com a presença de César na TCA. Quando finalmente Afonso resolve atendê-la, Solange pergunta a ele como César entrou para a empresa e o deixa desconfiado também. Renato nota que Solange está deprimida e pede a ela que adiante um trabalho que será feito em Búzios. Na pousada, Solange encontra Raquel. Afonso comenta com Fátima sua preocupação com a contratação de César e ela se assusta. Depois de pensar no assunto, Fátima resolve procurar Marco Aurélio e pedir mais um favor.

Cap. 75
Fátima pede a Marco Aurélio para dizer a Afonso que contratou César a pedido de Solange. Ele não aceita. Cecília vai a Arraial do Cabo fazer compras. Numa ultrapassagem, Cecília desvia de um caminhão e o carro capota. Laís não se conforma com a morte de Cecília. Depois do enterro, Marco Aurélio diz a Renato que vai requerer a parte da irmã na pousada. Renato diz que há uma minuta do seu testamento e Marco Aurélio telefona para Fátima, propondo um acordo: ela pega a minuta e ele faz o que ela lhe pediu.

Cap. 76
Fátima decide ir visitar a mãe em Búzios. Lá, pede a Raquel para guardar um anel no cofre e observa o segredo. Assim que fica só, Fátima rouba a minuta. Solange nota o movimento, mas não vê o que Fátima pegou. Raquel descobre que o documento desapareceu. Fátima chega ao Rio e diz a Marco Aurélio que já está com a minuta. Marco Aurélio diz a Afonso que foi Solange quem pediu a ele para contratar César. Fátima volta a telefonar para Marco Aurélio, quando Solange chega e toma o documento de suas mãos.

Cap. 77
Fátima não consegue impedir que Solange leve a minuta do testamento. Marco Aurélio fica irritado, mas não volta atrás no que disse a Afonso e ainda aceita transferir César para Paris. Raquel vê Fátima conversando com César e fica intrigada. Solange procura Marco Aurélio e o convence a abrir mão da pousada. Raquel comenta com Poliana suas suspeitas com relação a Fátima. Celina chega de Roma sem Helena e Ivan, que ficam mais uns dias na Europa. Raquel procura Solange para conversar sobre Fátima.

Cap. 78
Raquel conta as suas desconfianças a Solange, que fica com pena dela e não confirma tais suspeitas. Em seguida, Raquel procura Fátima, que inventa uma desculpa por ter encontrado César. No clube, Gildo vê César com Olavo e chama Raquel. Ela relembra o atropelamento do menino e começa a ligar os pontos da história. Raquel procura o chaveiro, que confirma ter feito uma chave para Fátima. Irritada, Raquel espera a filha no apartamento. Quando Fátima chega, Raquel diz que já sabe de tudo e exige uma explicação.

Cap. 79
Fátima abre o jogo com a mãe. Raquel briga com ela e vai ao aeroporto esperar Ivan. Este chega e diz que se casou com Heleninha em Roma. César mostra a Raquel uma gravação, em que Ivan diz que gostaria de ir embora com os dólares, e a ameaça: se ela falar sobre o assunto, Ivan será prejudicado. Raquel, ainda assim, decide abrir o jogo. Sabendo que Fátima, junto com Odete e Celina, foi experimentar seu vestido de noiva, ela aparece no local e diz que vai contar toda a verdade sobre a filha.

Cap. 80
Tensa, Raquel conta para Odete e Celina que Fátima veio para o Rio com o dinheiro da venda de sua casa em Foz do Iguaçu. Celina se comove com a história, mas Odete dá razão a Fátima e diz que, em seu lugar, faria o mesmo. Desiludida, Raquel resolve usar seu talento para vencer na vida, começando a dar valor ao poder que o dinheiro proporciona. Solange aprova a determinação de Raquel e prepara uma reportagem sobre ela na “Tomorrow”. Ivan vai ao antigo apartamento buscar suas coisas e Raquel o procura.

Cap. 81
Raquel pede desculpas a Ivan, conta como descobriu que Fátima havia roubado os dólares e mostra a ele a fita que César lhe entregou. Ao sair, Raquel diz que ainda o ama e pede que ele a procure, se achar que deve. Atraído por uma matéria num jornal sobre Raquel, um empresário vai ao restaurante propor a ela e Poliana a compra de uma cadeia de restaurantes industriais. Ivan, sozinho no escritório, ouve a fita que Raquel lhe deu, inutiliza-a e, depois de pensar muito, vai à sua procura na casa de Poliana.

Cap. 82
Ivan diz a Raquel que quer falar com ela pela última vez, já que está casado com Helena e não pretende magoá-la. Raquel,com raiva, diz que ele se casou por dinheiro. Sardinha procura Afonso para falar de Fátima. Irritado, Afonso o expulsa. Helena vai jantar na casa de Bartolomeu e Bruno não esconde a má vontade em conhecer a nova mulher de seu pai. André se arruma para ir ao casamento de Fátima, mesmo sem ter sido convidado. Solange também se apronta e diz a Sardinha que, desta vez, vai se divertir.

Cap. 83
A presença de Solange gera constrangimento, mas o casamento transcorre sem incidentes. Solange aproveita um instante em que Fátima está sozinha para dizer que ama Afonso e vai esperar que eles se separem. Ela encerra a conversa dando uma bofetada em Fátima. André, embriagado, briga com Tiago. Solange, que viu a briga, leva André para sua casa. Fernanda consola Tiago e os dois passam a noite juntos. No dia seguinte, Solange diz a André que tem um assunto muito sério para conversar com ele.

Cap. 84
Solange oferece a André a oportunidade de trabalhar como modelo. Assim que Odete, Afonso e Fátima embarcam para Paris, Celina, aliviada com viagem da irmã, chama Jarbas e pede que ele lhe fale sobre Raquel. Em seguida, telefona para Renato e pede um favor. Renato visita Raquel e se informa sobre o novo negócio que ela pretende estabelecer. Depois, conta tudo para Celina. Aldeíde aceita um convite para jantar com Laudelino, o empresário que procurou Raquel. Celina procura Raquel no seu restaurante.

Cap. 85
Celina explica a Raquel que vive de rendas e que, sabendo do negócio que ela pretende comprar, gostaria de entrar com o capital e fazer parte da sociedade. Raquel, desconfiada, pede um tempo para pensar na proposta. Aldeíde fica irritada com a grosseria de Marco Aurélio, seu chefe, e resolve aceitar o convite para jantar outra vez com Laudelino. De manhã, todos estão preocupados com a sua demora, sem saber o que aconteceu. Muito feliz, Aldeíde chega em casa, contando que Laudelino a pediu em casamento.

Cap. 86
Aldeíde diz que ainda não decidiu se aceita a proposta de Laudelino. Raquel e Celina acertam os detalhes da sociedade. Aldeíde datilografa um trabalho especial para Marco Aurélio. Ao revisar o texto, ele descobre alguns erros e, gritando, a obriga a refazer tudo no mesmo dia. Bruno passa o fim de semana com o pai e continua agressivo com Helena. Aldeíde, desesperada, tenta terminar o trabalho. De repente, cansada de se humilhar, entra na sala de Marco Aurélio e diz que vai lhe falar umas verdades.

Cap. 87
Finalmente, Aldeíde diz a Marco Aurélio tudo o que sempre quis dizer. Ao terminar, pede demissão e sai, deixando o ex-patrão passando mal. Em seguida, ela aceita o pedido de casamento de Laudelino. Helena tenta ganhar o afeto de Bruno, levando um presente para ele. O menino, ainda assim, a trata muito mal e ela diz que não vai mais tentar ser sua amiga. Celina passa mal exatamente quando os telefones estão mudos e os motoristas da casa, ausentes. Helena hesita em dirigir o carro para levá-la ao hospital.

Cap. 88
Eugênio obriga Helena a dirigir o carro e socorrer Celina. Recuperada, Celina volta para casa e consegue convencer Ivan e Helena a não desistirem de uma viagem que já estava programada. Raquel vai visitar Celina. Por engano, ela entra no quarto de Helena e Ivan e se entristece. Com a passagem de um ano, Raquel é uma bem sucedida mulher de negócios. Laudelino morre subitamente e Aldeíde volta ao Brasil. Renato convoca uma reunião para comunicar que a “Tomorrow” atravessa uma grave crise.

Cap. 89
Raquel mostra as instalações de sua firma para Aldeíde, que está muito elegante. Renato prepara o espírito de sua equipe para o pior, uma vez que, após a reunião com seu sócio, serão definidas as mudanças na revista. Renato tenta convencer Marco Aurélio a comprar algumas ações do seu sócio na revista, mas não consegue. Na reunião, o sócio majoritário dá um ultimato a Renato: eles serão obrigados a mudar o perfil da “Tomorrow” e, para isto, é preciso contratar um editor mais jovem e demitir Bartolomeu.

Cap. 90
Solange fica sabendo da decisão, mas, com pena, não consegue contar a Bartolomeu. Ela faz uma reunião e comunica o fato aos companheiros de equipe, que decidem pedir a Renato uma reconsideração, sem sucesso. Bartolomeu recebe a notícia de Renato e fica chocado. Raquel também pede a Renato que não demita Bartolomeu, mas ele é irredutível. No dia seguinte, Renato apresenta a Solange o novo editor. Solange fica irritada ao descobrir que é Mário Sérgio, o jornalista que roubou uma Idéia sua, um ano atrás.

Cap. 91
Solange agride Mário, acusando-o de ser mau caráter. Raquel pensa na situação de Bartolomeu e toma uma decisão: convida-o para ser o novo assessor de imprensa de sua firma. Bartolomeu aceita. Surge um imprevisto e Marco Aurélio pede a Ivan que assine o contrato com a nova firma que fornecerá a alimentação de bordo da TCA. Poliana telefona de Petrópolis, avisando que não poderá ir à TCA, e pede a Raquel que vá em seu lugar. Ela vai, pensando em encontrar Marco Aurélio, mas é Ivan que a espera.

Cap. 92
Raquel e Ivan ficam constrangidos quando se vêem. Ivan tenta conversar e marcar um encontro fora da TCA, mas Raquel recusa qualquer aproximação. Quando ela sai, Ivan se desabafa com Luciano. Antes aparentemente segura, Raquel também demonstra sua fragilidade quando fala com Poliana. Afonso e Fátima chegam ao Brasil, de férias. Solange propõe a Renato publicar um perfil de Raquel. Solange avisa a Raquel que sua filha já está no país. Afonso diz a Fátima que não pretende voltar mais a Paris.

Cap. 93
Fátima fica desconcertada com a decisão do marido, Afonso ameaça se oferecer para trabalhar com algum concorrente da TCA. Raquel encontra Helena na “Tomorrow”, se descontrola e a trata mal. Mário Sérgio conta a Helena que Raquel vai sair no próximo número da revista e, que ela assinou um contrato com a TCA. Odete chega de surpresa ao Brasil e não consegue convencer Afonso a voltar para a Europa. Helena pergunta a Marco Aurélio porque contratou outra empresa para fornecer a alimentação de bordo da TCA.

Cap. 94
Marco Aurélio estranha o interesse de Helena, mas conta como se deu a transferência dos serviços de bordo para a firma de Raquel. Vendo que Afonso pode demorar a voltar para a França, Odete arruma um cargo para ele na TCA. Fátima pede a Marco Aurélio que transfira César para o Brasil novamente e ele concorda. Helena convence Ivan a ir ao coquetel de lançamento do novo número da “Tomorrow”. Aldeíde pede a Raquel que a leve ao coquetel. Raquel chega à revista e cumprimenta Ivan e Helena.

Cap. 95
Raquel fala educadamente com o casal, mas deixa Helena muito insegura. Odete tenta convencer Tiago a estudar no exterior, mas ele se recusa a aceitar a idéia. Raquel vê Fátima e sai rapidamente, sem cumprimentá-la. Fátima vai atrás dela e Raquel, agressiva, pede que nunca mais ela lhe dirija a palavra. André chega e Solange lhe mostra a carta que ele assinou um ano atrás. Logo ele tenta se aproximar de Fátima, sem sucesso. No dia seguinte, Raquel está em casa, ouve a campainha, abre a porta e se depara com Fátima.

Cap. 96
Raquel praticamente expulsa Fátima de sua casa. Fátima encontra César no apart-hotel em que ele morou antes de viajar. Ela conta que se desentendeu com Raquel, e César a aconselha a esquecer que tem mãe. Ivan e Helena vão visitar a família de Bartolomeu, mas eles estão saindo para jantar na casa de Raquel. Helena fica chateada e Ivan se irrita com o ciúme dela. Raquel decide descansar uns dias na pousada de Laís, em Búzios. Marco Aurélio pede a Ivan que vá a um almoço de negócios, também em Búzios.

Cap. 97
Helena fica chateada ao saber que Ivan vai a Búzios, pois ela esperava ir a um ballet, mas ele promete chegar a tempo. Ivan está voltando de Búzios, quando seu carro enguiça. Ele vai à pousada de Laís e telefona para o aeroporto. Não há mais vôos para o Rio e o carro só ficará pronto no dia seguinte. Ivan, então, decide se hospedar na pousada. Fátima conta para César que planeia ter um filho de Afonso. Ivan passa pelo quarto de Raquel, que está de costas para ele. Raquel se vira e os olhares dos dois se cruzam.

Cap. 98
Raquel pede a Ivan que saia, mas acabam se beijando. Fátima convence César de que um filho é a única garantia de um futuro tranqüilo para os dois. Laís vê que Ivan dormiu no quarto de Raquel. Ele acorda sozinho e encontra um cheque de 500 mil dólares e um bilhete desagradável que Raquel deixou. Ivan pede segredo a Laís e guarda o cheque. Raquel desabafa com Poliana e decide acompanhar Aldeíde a Portugal para depois seguir para uma feira internacional na Alemanha. Odete discute com Celina no momento em que Ivan regressa.

Cap. 99
Ivan incentiva Helena a ser mais independente e a ter uma vida própria. Ela acata seus conselhos e volta a pintar. Celina cruza com César no corredor da TCA e fica com a impressão de já tê-lo visto antes. Numa reunião de diretoria, Ivan pergunta se faz parte dos planos da empresa abrir uma linha para a cidade de Póvoas. Marco Aurélio nega o interesse da TCA. Celina vai ao cabeleireiro com Laís e não encontra Fátima, que havia dito que também iria até lá. Em casa, Celina procura Fátima e lhe pergunta porque mentiu.

Cap. 100
Celina pressiona Fátima e ela inventa que não foi ao cabeleireiro porque foi ver sua mãe. Celina finge que acredita. Odete recebe Fernanda para jantar. Apesar de dizer que escolheu um prato bem simples, Odete não perde a oportunidade de humilhá-la. Celina percebe e, sutilmente, livra a menina do embaraço. Bruno resolve vingar Fernanda pela humilhação que ela passou. Marco Aurélio pede a Renato que confirme que as terras em Póvoas são suas, caso alguém pergunte. Celina mostra uma foto de César para Fátima.

Cap. 101
Fátima diz que não conhece César, mas Celina sabe que ela está mentindo. No jantar, Bruno fica atento. Quando todos estão sentados à mesa, Odete tenta pegar num copo, que está colado na mesa, enquanto Bruno prende o riso. Helena vai brigar com o menino, mas acaba caindo na gargalhada e, assim, ganha o seu afeto. Celina segue Fátima, mas a perde no meio do trânsito. Sardinha convida Mário Sérgio para morar com ele e Solange.

Cap. 102
Solange fica irritadíssima com a presença de Mário Sérgio, mas não tem como expulsá-lo de casa. Um jornalista amigo de Bartolomeu insiste no problema da nova linha para Póvoas e diz que um dos maiores interessados na sua criação é Renato, dono de inúmeros terrenos no local. Bartolomeu conta a história para Ivan. Leila tenta conversar com Renato sobre Bruno, mas nota que ele não gosta de crianças. Celina segue Fátima, desta vez até um aparthotel, e pergunta ao gerente que andar ela costuma visitar.

Cap. 103
Celina vê as fichas dos hóspedes do andar em que Fátima salta do elevador. Não encontra nada de importante, mas o gerente lhe promete maiores informações no dia seguinte. Sardinha pede ajuda a Bartolomeu para apaziguar Solange e Mário Sérgio. Afonso pergunta a Renato se as terras em Póvoas são dele. Renato dá uma resposta evasiva. Odete convoca uma reunião de diretoria e convida Renato, que diz que as terras são de Marco Aurélio. O gerente conta a Celina que Fátima visita César Ribeiro.

Cap. 104
Ao compreender o que está acontecendo, Celina sente um mal-estar. Marco Aurélio desmente tudo o que Renato diz sobre as terras em Póvoas e, muito irritado, põe seu cargo na TCA à disposição. César pede a Olavo que investigue a vida de Celina, para ter algum trunfo contra ela. Celina contrata um detetive. Odete entra em acordo com Marco Aurélio: ela esquece sua falha e entra como sócia majoritária no pólo turístico de Póvoas. Marco Aurélio convida Leila para jantar. Ela aceita e ele a pede em casamento.

Cap. 105
Leila fica chocada com o pedido de Marco Aurélio, mas não esconde que gostou da idéia. Solange e Mário Sérgio fazem as pazes. Afonso conta para Fátima que Odete vai comprar um apartamento para ele. Sutilmente, Fátima insinua que o apartamento deveria ficar em seu nome. Fátima faz planos com César para a viagem de Afonso. Mas, como Afonso desiste de viajar, César decide ir para Búzios, mesmo sozinho. Na Pousada, César seduz a empregada e descobre que Ivan e Raquel dormiram juntos uma noite.

Cap. 106
César consegue maiores detalhes com a empregada. Helena faz planos para o apartamento novo, mas percebe que Celina está muito infeliz. Odete conhece um homem muito bonito na TCA e não esconde seu interesse. Solange tem uma crise de choro e cai em depressão. César chega de Búzios e conta a Fátima o que descobriu. Afonso pede a Odete que coloque o apartamento no nome de Fátima e ela nega. Raquel prepara uma conferência para o Seminário de Turismo. Ivan procura Raquel em seu escritório.

Cap. 107
Ivan mostra a Raquel um extrato de uma conta bancária nos Estados Unidos onde ele depositou o cheque com que ela lhe pagou a noite em Búzios. Raquel fica muito magoada, mas entende sua posição. Solange conta a Sardinha que decidiu ter um filho para criar sozinha. Olavo descobre que Celina é sócia de Raquel. Jarbas vê Odete beijando o homem com quem vai para a Europa. Solange escolhe Mário Sérgio para pai de seu filho. Fátima, feliz, conta para Celina que está grávida. Celina responde que Afonso é estéril.

Cap. 108
Celina, para provar, mostra um atestado médico. Fátima fica desesperada, sem saber o que fazer. Celina lhe dá um prazo para pedir o divórcio. Raquel compra ingressos para a estréia do ballet. Helena também compra ingressos para o camarote. Fátima conta a César a chantagem de Celina, mas ele não pode ajudá-la. Solange conta a Mário Sérgio seu plano para ter um filho e ele se recusa, indignado. Ela não aceita a derrota e pensa em André. Fátima, desesperada com sua situação, se joga das escadarias do Teatro Municipal.

Cap. 109
Afonso, Celina, Helena e Tiago correm para socorrer Fátima. Ela é removida para um hospital. Afonso comenta com Celina que ama Fátima demais. O médico diz a ela que seu bebê está fora de perigo e conta a Afonso que ela está grávida. Helena diz a Ivan que não quer mudar da casa de Celina. Chateado, ele vai jantar no Seminário de Turismo e resolve dormir no hotel. Ele vê Raquel saindo de sua conferência e pergunta pelo quarto dela. Olavo escuta a pergunta e vai atrás dele. Ivan bate no quarto de Raquel.

Cap. 110
Raquel fica irritada com a presença de Ivan. Ela o põe para fora, mas aceita conversar com ele no café da manhã. Solange janta com André e percebe que ele é muito burro para ser pai de seu filho. Ivan conversa com Raquel sobre seu casamento e eles não percebem que Olavo está fotografando o encontro. De posse das fotos, César avisa Fátima. Fátima chega em casa, mostra as fotos e diz para Celina que, se ela quiser contar a verdade para Afonso, ela vai dizer a Heleninha que sua tia patrocina a amante de Ivan.

Cap. 111
Leila conversa com Marco Aurélio sobre sua proposta de casamento, mas não chega a nenhuma conclusão. Ivan conversa com Luciano sobre Raquel e toma a decisão de se separar de Helena. Em casa, ele tenta, mas não consegue falar. Bartolomeu procura Ivan para conversar e lhe pergunta se ele casou por dinheiro. Celina vai ao escritório de Raquel o diz que quer conversar sobre ela o Ivan.

Cap. 112
Celina diz a Raquel que viu fotos dela com Ivan. Raquel, desconcertada, conta a ela que realmente aconteceu. Celina sai aliviada, mas sabe que corre perigo nas mãos de Fátima. Ivan diz a Bartolomeu que não se casou por dinheiro, mas que nunca amou Helena. Mário Sérgio começa a gostar da idéia de ter um filho com Solange. Aldeíde e Bartolomeu preparam, em segredo, uma plano para torná-la famosa. Ivan diz a Helena que quer a separação. Ele sai para espairecer e, quando volta, encontra Helena embriagada.

Cap. 113
Ivan trata Helena duramente, coloca-a para dormir e telefona para o terapeuta. Mário Sérgio diz a Solange que aceita ser pai do seu filho, mas quer registrar a criança. Ela pede um tempo para pensar. O terapeuta deixa Helena sozinha, para atender uma emergência. Quando volta, Helena já não está mais lá. Aldeíde conta a Raquel o que aconteceu com Helena. Todos, preocupados, procuram Helena nos lugares possíveis de encontrá-la. Laís pergunta a Celina se o atestado que ela mostrou a Fátima é verdadeiro.

Cap. 114
Celina não responde à pergunta de Laís. Helena telefona da rua e Ivan vai buscá-la. Quando chega, no entanto, ela já não está. Marco Aurélio conversa com Bruno, animadamente. Quando Bruno volta, Leila reclama e, irritado, ele sai sem que ninguém veja. O gerente de um hotel se recusa a servir mais bebida para Helena e ela, irritada, começa a quebrar o bar. Raquel fica sabendo e vai para lá. A família de Helena, avisada, também vai. Raquel chega e vê, escondida, Helena sendo levada em uma camisa-de-força.

Cap. 115
Raquel fica muito triste com o que viu. Helena vai para um hospital e Ivan fica com ela. Marco telefona para Leila e ela conta que Bruno sumiu. Ele decide ir para lá. Raquel chega em casa e encontra Bruno esperando por ela. Marco tem uma idéia e sugere a Leila procurar na casa de Raquel. Eles vão até lá e encontram o menino conversando, tranqüilo. Renato diz a Leila que não entendeu porque ela procurou Marco e, agressiva, ela diz que não foi a primeira vez. Ivan, transtornado, procura Raquel para conversar.

Cap. 116
Ivan tenta desabafar com Raquel, mas ela teme se envolver demais. Ele volta para a clínica e pede perdão a Helena por ter lhe pedido a separação. Solange não aceita o acordo com Mário Sérgio e diz a Sardinha que ele vai ter que ajudá-la. Raquel telefona para Ivan e marca um encontro com ele. Sardinha e Solange tentam um clima sensual, mas a amizade dos dois os impede. Raquel diz a Ivan que precisa muito dele e que ela não vai mais pedir para ele se separar de Helena. Os dois se beijam apaixonadamente.

Cap. 117
Afonso observa Solange. Enquanto isso, Fátima imprensa César na porta do banheiro, com ciúmes da mulher que está com ele. Raquel diz a Ivan que quer ser só sua amiga. Afonso se recusa a ir embora. Fátima, irritada, pega um táxi. Ela passa na hotel de César e o encontra com a mulher com quem dançava. Marco conta a Renato que pediu Leila em casamento. Afonso vai embora, sozinho e bêbado. No meio do caminho, passa mal. Solange vê e o leva para a sua casa. Fátima vai à casa de César e o acorda para conversar.

Cap. 118
César diz que está se sentido incomodado ao saber que vai ser pai e sugere que Fátima aborte a criança. Helena volta para casa. Renato tenta reconquistar Leila, mas ela está muito inclinada a aceitar o pedido de Marco Aurélio. Fátima resolve fazer o aborto. O pessoal da vila prepara uma festa surpresa de aniversário para Iris. Fátima, conta para Celina que resolveu não ter mais o filho. Celina diz que ela não pode fazer isso porque o atestado que lhe mostrou é falso e a criança pode ser mesmo filho de Afonso.

Cap. 119
Fátima começa a pensar em ter realmente o filho e ganhar mais dinheiro com isso. Ela vai buscar César e encontra Olavo. Irritada por ele não querer acompanhá-la em um momento tão importante, Fátima deixa recado dizendo que desistiu da Idéia. Raquel conversa com Celina e pode que ela a libere da promessa de não se envolver com Ivan. Celina, depois de pensar muito, diz que ela pode resolver sua vida como quiser. Leila decide casar com Marco. Fátima, desesperada com sua situação, procura Raquel.

Cap. 120
Raquel não aceita receber a filha. Marco Aurélio exige que Leila peça demissão da Tornorrow. Fátima não atende os telefonemas de César e ele começa a ficar desconfiado. Ele vê Celina no clube e pergunta o que aconteceu com Fátima. Ela conta que o atestado era falso. Aldeíde faz um comercial de TV para promover seu nome. Poliana conversa com Fátima e ela desabafa com ele. Ivan sai com Raquel e, ao chegar, encontra Helena bebendo. César intercepta Fátima na rua e a obriga a entrar em seu carro.

Cap. 121
Ele pede desculpas, mas Fátima não tem mais confiança em suas atitudes. Helena diz a Ivan que já está curada, pode beber como qualquer pessoa normal porque já recebeu alta médica. Daniela procura Sardinha para encontrar uma profissão de mais futuro. Ivan procura Gérson, que lhe diz que não deu alta a Helena, pois nunca mais a viu. Ivan discute com ela, mas sente que não pode fazer nada. A promoção de Aldeíde faz muito sucesso. Fátima descobre com André que Afonso tinha ficado com Solange na noite anterior.

Cap. 122
Fátima pressiona Afonso porque ele mentiu para ela. Ela inventa uma história parcial, diz que tomou café em um botequim. Fátima, furiosa, tenta conseguir um meio de prejudicar Solange, mas ninguém apóia sua idéia. Celina, Tiago e Ivan se preocupam muito com Helena, que insiste em dizer que já está curada. Ivan se encontra com Raquel o decide se separar mesmo de Helena. Solange conte a Sardinha que está grávida. Ivan chega em casa o encontra Helena desacordada, ao lado de uma garrafa vazia.

Cap. 123
Helena entra em coma alcoólica. Sardinha insiste em saber quem é o pai do filho de Solange, mas ela não conta. Helena acorda bem e Ivan pede que ela marque uma consulta com o terapeuta, mas ela se recusa. Renato procura Leila eia pede em casamento. Leila diz que já se apaixonou por Marco Aurélio. Odete volta da viagem e aluga um apartamento para Válter. Ela reassume sua posição na TCA e descobre que Ivan mentiu para se encontrar com alguém. Ela pressiona Celina para obter informações sobre Raquel.

Cap. 124
Celina diz que as notícias que teve sobre Raquel são apenas sobre seus negócios. Odete pede a Fátima que tente reatar relações com a mãe, mas ela explica que Raquel se recusa a vê-la. Raquel tenta convencer Leila a não se casar com Marco, mas ela mantém sua opção, César e Válter tornam-se amigos. Daniela faz um teste para modelo na Tomorrow e Luciano não gosta. Odete percebe e oferece a Luciano uma promoção, além da garantia de que Daniela não passará no teste, em troca de algumas informações.

Cap. 125
Odete diz a Luciano que pode esperar um tempo pela resposta dele. Ivan não consegue disfarçar mais seu desinteresse por Helena. Odete nota e não gosta do que vê. Ivan, conversando com Luciano, diz que gostaria que acontecesse algo que precipitasse o seu rompimento com Helena. Baseado no que ouviu, Luciano conta a Odete que Ivan reatou seu caso com Raquel, no dia em que ela foi assinar o contrato com a TCA. Indignada, Odete procura Marco Aurélio para obter maiores detalhes sobre este contrato.

Cap. 126
Depois que Marco explica o processo de contratação dos serviços da Paladar, Odete diz que não fará nada, por enquanto. Ela marca um jantar com um importante diretor da Paladar, tentando descobrir mais coisas sobre Raquel. Afonso vai sozinho ao casamento de Marco Aurélio, pois Fátima diz que está enjoada. Assim que ele sai, ela vai para o apartamento de César. Marco Aurélio e Leila se casam em cerimônia discreta. Odete segue Raquel até o quarto e diz que gostaria de conversar em particular com ela.

Cap. 127
Odete exige que Raquel deixe o país e se afaste de Ivan. Irritada, ela se recusa a aceitar ordens e Odete promete destruí-la. Celina e Afonso são obrigados a ir embora com Odete. Afonso descobre que Fátima saiu e ela mente, dizendo que foi ao cursinho. Ele decide passar lá e descobre que Fátima mentiu. Ela mente mais uma vez, dizendo que foi vigiá-lo, com ciúmes de Solange. Odete convida o funcionário de Raquel a trabalhar com ela e ele aceita. Em seguida, diz a Válter que ele vai ajudá-la a destruir uma pessoa.

Cap. 128
Odete pede a Válter que vá trabalhar com Raquel e ele aceita. Helena descobre que Odete e Raquel discutiram e fica insegura. Odete pede a Simões que passe para Válter todos os detalhes do funcionamento da Paladar. Helena pergunta a Odete qual o motivo da discussão com Raquel. Ela diz que foi por causa de Fátima. Solange diz a Daniela que ela não tem vocação paira modelo. Luciano, com pena, conta a ela que entregou Ivan a Odete por sua causa. Ela exige que ele conte, a verdade a Ivan. Valter se apresente a Raquel.

Cap. 129
Raquel entrevista Válter e, baseada em suas referências falsas, concorda que ele é o melhor candidato dos que apareceram concorrendo à vaga. Em seguida, começa a colocá-lo a par do funcionamento e dos planos da empresa. Fátima sai com o marido sem usar o brilhante que ele lhe deu, mas Afonso não percebe. Raquel conta para Válter a nova receita de maionese que Inventou e pretende testar em breve. Válter encontra Odete para contar as novidades e diz que encontrou uma maneira de derrubar Raquel.

Cap. 130
Válter conta para Odete que Raquel vai testar uma nova receita de maionese. Em seguida, ele diz que seu plano é sabotar a comida, para que Raquel fique desmoralizada de vez. Ivan comunica a Helena que vai para Teresópolis, participar de um congresso. Helena diz que não quer ir e ele combina viajar com Raquel. Olavo ajuda Válter a colocar seu plano em prática. Ivan encontra Helena chorando e desiste da viagem com Raquel. Poliana leva Iris para conhecer o escritório, justamente quando Válter está lá.

Cap. 131
A polícia, convocada por uma denúncia anônima, toca a campainha. O aparecimento dos policiais facilita a fuga de Válter, que sai sem ser visto, mas percebe que esqueceu a carteira. Inventando uma desculpa para o porteiro, ele consegue pegá-la de volta. No dia seguinte, Lucimar resolve provar a maionese e passa mal. Raquel a leva a um hospital e manda suspender o uso da maionese. Procurando informações com o segurança, ela descobre que Válter esteve lá. Gildo afirma que ele não esqueceu a carteira.

Cap. 132
Gildo conta a Raquel que reparou que Válter saiu com a carteira no dia anterior e que nunca tinha visto a tal carteira antes. Raquel fica desconfiada e chama Válter para conversar, mas ele confirma a versão. Tiago, preocupado, pede a Helena que não beba mais, mesmo socialmente. Daniela comunica que não conseguiu avisar cinco restaurantes e Raquel arma um esquema para avisá-los pessoalmente. Lucimar entra em coma. Raquel, disposta a acabar de vez com a dúvida, decide obrigar Válter a provar a maionese.

Cap. 133
Válter, desesperado, é salvo por um telefonema de Aldeíde, que liga do hospital. Raquel corre para pagar o depósito, garantindo o tratamento de Lucimar. Todos conseguem chegar aos restaurantes a tempo e evitar que a maionese seja consumida. O médico garante que Lucimar está fora de perigo. Raquel envia Bartolomeu a São Paulo para checar as referências de Válter. Ele telefona avisando que elas são falsas. Jarbas, chegando à Paladar, vê Válter, o reconhece e conta a Raquel que ele é amante de Odete.

Cap. 134
Raquel se assusta com o que Jarbas acabou de lhe contar. Tiago, desiludido, vai beber num bar. Ivan perdoa Luciano e não aceita seu pedido de demissão. Ao encontrar Helena bêbada, Ivan perde a paciência e resolve passar a noite num hotel. Raquel procura Válter em seu apartamento, mas ele não abre a porta. Odete providencia a fuga de Válter para o exterior. Eugênio avisa Afonso que Tiago chegou embriagado. Jarbas vê Válter chegar à TCA. Ele chama Raquel, que corre para la e encontra Válter com Odete.

Cap. 135
Raquel discute com Odete e diz que vai colocá-la na cadeia. Helena fica sabendo que Tiago tomou um pileque. Odete manda Consuelo ligar para a policia, porque Raquel quer fazer uma denúncia. Odete arma uma farsa e distrai todos, enquanto Válter pega a passagem. Odete consegue fazer com que Válter fuja e, assim, se livra das acusações. Dayse diz a Jarbas que sabe de um segredo de Odete. Fátima conta a César que Afonso está desconfiado por causa do sumiço do anel. Tiago diz a Helena que quer falar com ela.

Cap. 136
Tiago diz a Helena que bebeu para saber como ela se sentia. Dayse conta a Bartolomeu o que sabe de Odete. Bartolomeu pede a Raquel para, por enquanto, não contar nada do envenenamento para Ivan. Afonso diz a Fátima que quer que ela use o anel no sábado. Dayse diz a Raquel que quem pode esclarecer mais sobre o segredo de Odete é uma antiga empregada dela chamada Rute, que não mora no Brasil mas vai chegar em breve. Poliana recebe um telefonema e vai para casa. Fátima chega à casa de Poliana.

Cap. 137
Fátima diz a Poliana que precisa conversar com ele, e lhe pede um empréstimo de 4200 dólares. Poliana diz que vai pensar no assunto. Solange recebe flores de Mário Sérgio. Marco Aurélio e Leila chegam da lua-de-mel. Poliana conta para Raquel que Fátima lhe pediu dinheiro e Raquel pede a ele para não dar. Fátima ofende Poliana e ele resolve não lhe dar o dinheiro. André convida Aldeíde para jantar. César pede os dólares a Marco Aurélio e diz que, se ele não der, vai mostrar a fita que tem para Odete.

Cap. 138
Marco Aurélio diz que vai dar o dinheiro. Depois, manda chamar um capanga e dá para ele o endereço de César. Bartolomeu comenta com Ivan que Raquel foi para Búzios. César chega para receber o dinheiro e Marco Aurélio manda avisar que vai se atrasar. Ivan diz a Helena que vai a São Paulo. André janta com Aldeíde e conta que tem uma pessoa lhe pagando para sair com ela. Ivan vai ao encontro de Raquel em Búzios. Marco Aurélio chega ao escritório, chama César e manda ele assinar sua carta de demissão.

Cap. 139
César diz que não vai assinar a demissão porque Marco Aurélio está em suas mãos. Marco Aurélio, porém, mostra a ele a gravação de uma conversa de César e Fátima sobre o anel empenhado. César mostra a cópia da fita à amante, que pega a fita que incrimina Marco Aurélio e vai levar para ele, mas descobre que ela foi trocada. Nervosa com a demora de Ivan, Helena começa a beber. Ivan chega de Búzios e a encontra bêbeda. Fátima procura Marco Aurélio. César aborda Celina, quando ela sai para fazer compras.

Cap. 140
César diz a Celina que precisa de dinheiro e ela se recusa a dar. Fátima implora a Marco Aurélio que lhe dê os dólares. Ele se nega, mas Celina acaba cedendo, temendo que ela faça alguma coisa contra Heleninha. Aldeíde põe em prática seu plano contra Queiroz. Solange conta para Renato que está grávida. Raquel resolve ir a ópera, acompanhando um amigo de Poliana. César telefona para Fátima e diz para ela Ir apanhar o anel, Quando Fátima vai sair, Odete a Impede, dizendo que ela tem que se arrumar.

Cap. 141
Odete conversa com Fátima, que não consegue sair para pegar o anel. César, então, coloca o anel dentro da bolsa de compras da empregada, sem que ela veja, e avisa Fátima pelo telefone. Aldeíde e Queiroz saem para jantar e ela conta a verdade a ele. Fátima consegue pegar o anel dentro da bolsa de compras. Marco Aurélio e Leila vão tomar drinques na casa de Celina antes da ópera. Irônico, ele pergunta a Fátima como foi que ela conseguiu o anel de volta. Afonso ouve e pergunta o que está acontecendo.

Cap. 142
Fátima inventa uma história e Afonso acredita nela. Leila pede a Fátima que a ajude a organizar um jantar em sua casa. Depois da ópera, Marco Aurélio, Leila, Fátima, Afonso, Helena e Ivan se encontram num restaurante. Renato e Raquel, esta com seu acompanhante, também vão ao mesmo restaurante. No dia seguinte, Ivan encontra Raquel e faz uma cena de ciúme. Olavo sugere a César que ele roube a fita comprometedora que está com Marco Aurélio. César procura Válter em seu apartamento e encontra Odete.

Cap. 143
Odete conversa com César e dá a ele seu cartão. Odete chega em casa muito feliz. Ivan sai para se encontrar com Raquel. Helena o procura, não o acha e, chateada, vai para o quarto. Raquel chega atrasada ao encontro com Ivan. Fátima e Afonso discutem. Ele sai e vai beber num bar. Eunice começa a ensinar a Poliana como conquistar íris. Fátima fica preocupada com a demora de Afonso. Este, já bêbado, começa a falar de Solange e depois sai apressado do bar. Fátima vai procurar o marido na casa de Solange.

Cap. 144
Fátima procura Afonso no apartamento de Solange, mas não o encontra. Ela chega em casa e, ao ver o marido, conta onde esteve e eles fazem as pazes. Consuelo discute com André, porque ele passou a noite com Aldeíde. Leila comenta com Fátima que Solange está grávida e Fátima fica preocupada. Solange conta para Laís que está grávida. Raquel vai à TCA, assinar sua rescisão de contrato, e diz a Odete que agora a Paladar vai trabalhar para a KLT. Fátima pergunta a Laís quem é o pai do filho de Solange.

Cap. 145
Laís diz a Fátima que não sabe quem é o pai do filho de Solange. Odete almoça com o Diretor da KLT e tenta convencê-lo a não contratar a Paladar, mas não consegue. Olavo vai tirar fotos de Aldeíde e a convida para jantar. Fátima e César arranjam uma mulher para seduzir Sardinha e descobrir quem é o pai do filho de Solange. Ela conta que a única coisa que descobriu é que o cigarro que ele fuma se chama Blue. Fátima diz a Odete que tem uma coisa muito importante para contar e que só ela pode ajudá-la.

Cap. 146
Fátima conta a Odete que Solange está grávida e que Afonso pode ser o pai do bebê. Odete procura Solange, mas esta não lhe conta quem é o pai do seu filho. César pede dinheiro a Fátima para trocar os pneus do carro. Ivan diz a Luciano para avisar Helena que ele vai chegar tarde em casa. Odete vai jantar com amigos, vê César e dá um jeito de falar com ele. Afonso confere o talão de cheques o pede explicações a Fátima sobre a quantia que ela deu a César. Odete procura Renato e pede para ele despedir Solange.

Cap. 147
Odete diz a Renato que arranjou um emprego para Solange em Paris. Fátima diz a Afonso que deu o cheque para o arquiteto. Ele continua a conferir o talão e acha outras despesas de valor alto. Fátima diz que tudo foi dado ao arquiteto. Afonso exige os cheques de volta. Solange diz a Renato que não vai sair do país só porque Odete quer. Helena não consegue falar com Ivan e sai de casa, dizendo que vai atrás dele. Afonso discute com Fátima, porque ela não trouxe os cheques. Renato vai falar com Odete.

Cap. 148
Renato diz a Odete que não pode demitir Solange, porque ela está grávida. Marieta convida Fátima para fazer um comercial e diz que gostaria de voltar a trabalhar na “Tomorrow”. Fátima promete ajudá-la, mas diz que ela vai ficar lhe devendo um favor. Helena segue Ivan até um motel. Depois, chega perto do carro que está ao lado do marido e vê o plástico da Paladar. Celina encontra Helena caída no quarto. Enquanto tenta reanimá-la, sua pulseira cai no chão. Ivan pergunta a Celina se Helena está viva.

Cap. 149
Helena é levada para uma clínica. Ivan, Laís, Celina, Odete e Afonso também vão para lá. Fátima vai para casa e encontra a pulseira que Celina deixou cair. Leila conta a Tiago o que aconteceu e ele vai para a clínica. O médico diz que Helena está fora de perigo. Odete vai procurar Raquel e diz que ela é culpada pelo que aconteceu. Raquel diz que não tem nada com isso o que vai continuar a ver Ivan. Celina procura a pulseira e não acha. O Delegado começa a investigar e desconfia de uma das empregadas da casa.

Cap. 150
O Delegado leva a empregada. Tiago fica chateado com Fernanda, que desmarcou um encontro com ele por estar trabalhando na Paladar. Dayse diz a Bartolomeu que Rute chega em uma semana. Odete manda Ivan subornar um funcionário da alfândega e, depois, manda um homem filmar tudo. Eugênio diz a Celina que a empregada presa ia viajar para buscar a filha. Depois, ele lembra que viu Fátima no quarto de Helena, no dia em que ela passou mal. Celina pega a bolsa de Fátima e encontra a sua pulseira.

Cap. 151
Fátima tenta argumentar, mas Celina a manda calar a boca. Depois, vai com Laís até a delegacia e diz que achou a pulseira. Helena está arrasada e deprimida. Renato e Raquel jantam e ficam batendo papo até tarde. Renato comenta com Mário Sérgio que está muito impressionado com Raquel. André vai visitar Aldeíde. Fátima cobra de Marieta o favor que ela está lhe devendo, pedindo um relatório completo de todos os passos de Solange. Fátima diz a César que Solange vai perder o filho que está esperando.

Cap. 152
Fátima e César pensam num jeito de fazer Solange perder o bebê. Helena conta a Tiago que tentou se matar porque descobriu que Ivan tem uma amante. Tiago espera Ivan chegar e pergunta a ele quem é a sua amante. Ivan não conta. Solange pede a Renato uns dias de folga. Fátima e César resolvem armar um acidente para Solange. Odete conta a Tiago quem é a amante de Ivan. Fernanda diz a Flávia que já não gosta tanto de Tiago. Este vai procurar Raquel. Marieta avisa a Fátima que Solange vai sair sozinha.

Cap. 153
César sabota o carro de Solange. O garagista vê César abaixado perto do carro de Solange e ele diz que estava apanhando um isqueiro. Solange sai e Olavo joga seu carro contra o dela. Solange tenta frear, não consegue e o carro capota. Logo ela é levada para um hospital. Odete mostra a Raquel uma fita em que Ivan está subornando um funcionário da alfândega. Tiago diz a Fernanda que ou ela trabalha para Raquel ou fica com ele. Odete ameaça Raquel: se ela não deixar Ivan, vai colocá-lo na cadeia.

Cap. 154
Raquel tenta reagir, mas Odete é incisiva. O médico diz a Solange que ela não perdeu o bebê. Fernanda e Tiago brigam, pois ela não está disposta a sair do emprego. Sardinha, Mário Sérgio e Renato comentam que o acidente pode ter sido um atentado. Marieta ouve e fica nervosa. Fátima vende um par de brincos e dá o dinheiro a Afonso. Sardinha segue Marieta. Raquel conta a Bartolomeu a ameaça de Odete. Marieta vai à casa de Leila e pergunta a Fátima se ela tem alguma coisa a ver com o acidente de Solange.

Cap. 155
Fátima diz que não tem nada a ver com o acidente e que é melhor Marieta esquecer tudo. Sardinha pára Marieta na saída do prédio e ela lhe conta o que sabe. Fátima diz a César que vai haver perícia no carro de Solange. César vai até a revista e diz ao garagista para sumir, mas ele faz chantagem. César pede dinheiro a Odete. Ela diz que dará, mas à noite. Sardinha descobre que o carro de Solange foi sabotado e o garagista diz que viu César abaixado perto do carro. César encontra Odete e os dois se beijam.

Cap. 156
Bartolomeu e Raquel pensam numa maneira de ela não ceder à chantagem de Odete. Helena volta a beber. Odete dá a César o dinheiro que ele queria. César conta a Fátima que já pagou o homem e ela pergunta onde ele arranjou o dinheiro. César diz que pegou emprestado com Olavo. Sardinha começa a desconfiar que tudo que aconteceu para separar Afonso e Solange pode ter sido armado por Fátima. Sardinha vê que a foto de Solange com César tem atrás o carimbo do arquivo da “Tomorrow”. Odete procura Raquel.

Cap. 157
Odete pergunta a Raquel porque que ela ainda não terminou tudo com Ivan. Ela diz que ainda não teve tempo. Sardinha procura Afonso e conta a ele que a foto de Solange com César foi levada do arquivo da “Tomorrow” por Fátima. Afonso acende um cigarro e Sardinha vê que a marca é Blue. Renato convida Raquel para ir a um concerto. Sardinha diz a Solange que sabe que Afonso é pai do seu filho. Afonso procura Sardinha, que prova a ele que o que disse é verdade. Raquel diz a Ivan que está tudo acabado entre eles.

Cap. 158
Raquel convence Ivan de que não o ama mais. Sardinha conta o que sabe a Afonso e este diz que vai procurar o menino que viu Solange com César. Ivan conversa com Bartolomeu, que tenta convencer o filho de que Raquel se cansou dele. Ivan diz a Celina que vai ser um bom marido para Helena. Quando chega ao quarto, ele vê que Helena está bêbeda e fica decepcionado. O menino conta a Afonso que Fátima o pagou para dizer que viu Solange e César juntos. Afonso conta a Sardinha o que ouviu do menino.

Cap. 159
Sardinha conta a Afonso que César morou em Paris na mesma época que ele e Fátima. Renato vai visitar Raquel. Afonso diz a Sardinha que vai seguir Fátima. Aldeíde convida Renato para jantar com ela e Raquel. Fátima sai da casa de Leila e Afonso a segue. Fátima e César se deitam. Afonso e Sardinha vão ao apartamento de César e pedem à camareira para tocar a campainha. César abre a porta. Afonso e Sardinha entram e vêem Fátima enrolada num lençol. César tenta se explicar, mas Afonso lhe dá um soco.

Cap. 160
Afonso dá uma surra em César. Depois, ele vai para casa, discute com Fátima e pergunta de quem é o bebê que ela espera. Fátima diz que não sabe e ele a manda embora, levando só as coisas que tinha antes do casamento. Ela diz que merece mais, porque o aturou muito. Afonso lhe dá um tapa na cara e conta tudo a Odete. Mário Sérgio diz a Solange que a ama. Fátima vai falar com Odete e diz que, se não receber sua ajuda, vai contar a Helena que separou Ivan de Raquel a mando dela. Ivan vai à casa de Raquel.

Cap. 161
Ivan pede a Raquel para voltar para ele. Ela diz que não pode, porque está apaixonada por Renato. Odete diz a Fátima que ela pode falar o que quiser, pois ninguém mais acredita nela. Solange diz a Mário Sérgio que gosta dele, mas, não o ama. Raquel pede a Renato para dizer a Ivan que eles estão juntos. Tiago e Fernanda fazem as pazes. Fátima.vai pegar o carro e Eugênio diz que ele não lhe pertence mais. Ivan diz a Bartolomeu que vai se separar de Helena e sair da TCA. Celina convence Afonso a falar com Fátima.

Cap. 162
Raquel pede a Bartolomeu para implorar a Ivan para não deixar Helena. Afonso diz a Fátima que ela pode ficar na casa até ter o filho, mas que não pode se encontrar com César. Mário Sérgio diz a Sardinha que ele e Solange resolveram se juntar. Fátima rouba dinheiro de Celina para ir se encontrar com César e contar a ele que, se ficar na casa de Celina, não poderá vê-lo por seis meses. César diz que não há outra solução e, depois, resolve ligar para Odete. Bartolomeu vai falar com Ivan. Fátima vai à casa de Raquel.

Cap. 163
Fátima pede a Raquel para morar com ela até ter o bebê. Raquel, no entanto, expulsa a filha do seu apartamento. César marca um encontro com Odete. Leila pede a Raquel que ajude Fátima, mas ela se recusa a fazer isto. Freitas diz a Marco Aurélio que o ouro chegou. Ele diz que vai esperar o ouro subir na bolsa de Tóquio para vendê-lo lá. Marco Aurélio diz a Odete o nome do amante de Fátima. Ivan vai falar com Renato. César chega ao apartamento de Odete e ela lhe diz que sabe que ele era amante de Fátima.

Cap. 164
César diz a Odete que se apaixonou por ela. Renato diz a Ivan que está apaixonado por Raquel. Eugênio leva um café de dieta para Fátima. Ela não gosta do café e joga a bandeja no chão. Eugênio diz que quem vai limpar a sujeira é ela. Fátima começa a limpar o chão. Afonso a vê e diz que ela só serve mesmo para isso. Fátima começa a chorar. Aldeíde encontra André. Solange volta ao trabalho. Consuelo vá André e Aldeíde juntos no banco. Ivan diz a Helena que quer se divorciar dela e pede demissão da TCA.

Cap. 165
Ivan diz a Helena que gosta dela mas não a ama. Bartolomeu diz a Raquel que Ivan largou Helena e a TCA. Raquel fica preocupada. Leila vai visitar Fátima e ela lhe diz que, se o seu filho for de Afonso, vai vendê-lo para ele. Leila fica horrorizada. Freitas pede um empréstimo a Marco Aurélio, que se nega a ajudá-lo. Freitas vai embora furioso. Fátima conta a Celina que suas roupas não estão mais fechando. Celina diz que vai mandar Marina comprar para ela umas batas no supermercado. Raquel procura Odete.

Cap. 166
Raquel pede a Odete pa ra não fazer nada contra Ivan. César se muda para o apartamento de Odete. Freitas só aparece na TCA à tarde. Afonso procura Solange para pedir desculpas e a convida para jantar. Ela diz que não pode, porque não está mais sozinha. Fátima descobre que César se mudou. Ivan tenta se empregar na KLT. Marco Aurélio e Freitas vão pegar o ouro e descobrem que a polícia o apreendeu. Odete diz ao Diretor da KLT que Ivan não é honesto. Laís comenta com Afonso que Solange está grávida.

Cap. 167
Afonso diz a Laís que o filho deve ser de Mário Sérgio. Marco Aurélio diz a Leila que vai se vingar de quem o denunciou. Ruth telefona para Dayse. Fátima pede a Celina para dar ordem ao motorista de levá-la até Olavo para ela conseguir o endereço de César. Celina diz que não vai ajudá-la. Fátima vai de ônibus falar com Olavo e fica lá esperando o telefonema de César. Ivan tenta outro emprego, mas Odete estraga tudo. Marco Aurélio pergunta a Freitas se foi ele quem entregou o ouro à policia. Ivan vai procurar Odete.

Cap. 168
Ivan pergunta a Odete se ela tem alguma coisa a ver com o fato de ele não conseguir emprego. Ela diz que tem e que vai fazer isso até ele voltar para Helena. Freitas dá a entender a Marco Aurélio que ele pode entregá-lo a Odete. Marco Aurélio lhe empresta o dinheiro que ele precisa. Dayse encontra Ruth. Helena e Celina vão passar uns dias em Búzios. André e Consuelo discutem porque ele aceitou um presente de Aldeíde. Dayse diz a Bartolomeu que Ruth chegou. Celina descobre que Helena sumiu.

Cap. 169
Dayse diz a Bartolomeu que acha que Ruth não vai contar o que sabe. Bêbada, Helena sã chega à pousada de manhã. Bartolomeu conta a Raquel que Ruth chegou. Raquel pede a Ruth para ela contar tudo à polícia. Ruth diz que precisa pensar. Aldeíde termina o romance com André. Bartolomeu vai buscar Ruth no hotel, mas não a encontra. Passam-se seis meses. Odete dá um carro para César. Marco Aurélio cobra de Freitas o empréstimo que ele fez. César arma um plano e consegue se encontrar com Fátima.

Cap. 170
César promete a Fátima que vai visitá-la na maternidade. Marco Aurélio consegue convencer Odete a alugar aviões, em vez de comprá-los. Afonso fica revoltado com a decisão da mãe de alugar os aviões. Raquel vai a uma reunião, encontra Ivan e diz a Poliana que quer voltar com o antigo amor. Ela tem uma idéia e telefona para Luciano. Fátima dá à luz um menino e o médico diz que a criança tem problemas respiratórios. Quando o médico volta, Celina lhe pergunta se o bebé está vivo. Raquel pede ajuda a Luciano .

Cap. 171
Raquel conta para Luciano tudo o que Odete fez para separá-la de Ivan. O médico diz a Celina que o bebê está fora de perigo. Raquel pede a Luciano que roube as provas que incriminam Ivan. Celina conta a Raquel que Fátima teve um menino. Raquel diz que não tem nada com isso, Marco Aurélio viaja para alugar os aviões. Queiroz convida Aldeíde para sair e ela aceita. Afonso diz a Fátima que não quer que ela volto para sua casa quando sair da maternidade. Afonso encontra César no corredor do hospital.

Cap. 172
Afonso discute com César. Luciano quase consegue mexer no cofre de Odete, mas Freitas chega e ele disfarça. Marco Aurélio volta do exterior satisfeito e conta a Odete os contratos que fechou. Depois, ele vai para casa e diz a Leila que, em breve, eles vão ter que deixar o Brasil. Helena e Celina comentam com Odete que César foi à maternidade visitar Fátima. Afonso contrata William para trabalhar no CPD da TCA. Luciano volta a tentar mexer no cofre de Odete. Esta pergunta a César por que ele foi visitar Fátima.

Cap. 173
César diz a Odete que foi ver Fátima porque o filho pode ser dele. André vai à casa de Aldeíde e a vê chegar com Queiroz. Luciano diz a Raquel que as provas contra Ivan não estão no cofre da TCA. Odete vai falar com Ivan e tenta comprá-lo. Ele a põe para fora. Celina vai procurar o médico para pegar o resultado do exame de paternidade. César diz a Odete que vai ao hospital. Odete o ameaça: se ele for, não precisa voltar. Raquel vai ver Ivan e diz que o ama. Afonso pergunta a Celina se é o pai do filho de Fátima.

Cap. 174
Celina diz a Afonso que o bebê não é seu. Fátima fica desesperada. Afonso diz a Fátima que vai pagar o parto, a maternidade e mais nada. Raquel conta a Ivan o que Odete lhe fez. Eles reatam, mas resolvem manter isto em segredo. André toma um pileque por causa de Aldeíde. Jarbas beija Iris e ela fica tonta, Fernanda telefona para Tiago e ele manda dizer que não pode atender. Olavo conta a César que o filho de Fátima é dele é que ela vai sair da maternidade. César vai apanhá-la e a leva para o estúdio de Olavo.

Cap. 175
César diz a Fátima que o estúdio é o único lugar para onde pode levá-la, porque está sendo sustentado por uma mulher que, se souber que eles estão juntos, o manda embora. Afonso conta a Solange que não é o pai do filho de Fátima. Esta vai falar com Afonso e pede para ele a aceitar de volta. Afonso a manda embora. Olavo também a expulsa do seu estúdio. André telefona para Fernanda e a convida para sair. Tiago vai procurar Fernanda e Bruno diz que ela saiu para se encontrar com André. Fátima a vai à casa de Raquel.

Cap. 176
Fátima pede a Raquel para morar com ela. Raquel diz a ela que não a quer no seu apartamento, mas que fica com o bebê. Odete telefona para César, mas ninguém atende. Tiago vê Fernanda com André e briga com ela. William vai conversar com Afonso e vê Helena. Os dois lembram que estudaram juntos. Zenilda comenta com Fátima que uma amiga sua vendeu mil o bebé por 25 mil dólares. Odete vai procurar César e pergunta onde ele passou a noite. Fátima procura Olavo e pergunta se um bebé pode valer 25 mil dólares.

Cap. 177
César diz a Odete que foi jantar com uns amigos. Aldeíde diz a Raquel que Fátima foi buscar o bebé. Fátima vende o bebé. Depois, vai conversar com Leila e diz que roubaram seu filho na rodoviária. Leite conta a Raquel o que Fátima lho disse. Raquel desconfia, vai procurá-la, mas não a encontra. Ela procura Olavo e o obriga a dizer o que Fátima fez com o bebé. Olavo conta e eles vão para o aeroporto Procurar o casal de estrangeiros. Raquel encontra o casal e diz que devolve o dinheiro se eles lhe derem a criança.

Cap. 178
Raquel leva o bebé para casa. Olavo diz a Fátima que eles não conseguiram recuperá-lo. William encontra Helena no banco e a convida para ir ao teatro. Depois, faz perguntas a Luciano, sobre ela. Quando Luciano sai, ele mexe nos papéis de Afonso. Odete diz a César que está apaixonada por ele e tem medo de se machucar. Raquel resolve registrar o bebé no nome de Fátima e depois mandá-lo para ficar uns dias com Daniela, no interior de Minas. Na hora em que Raquel vai sair, Fátima toca a campainha.

Cap. 179
Raquel pede a Aldeíde e Poliana para levarem o bebé para o quarto e atende a porta. Fátima pergunta à mãe se o bebé ficou no Brasil. Raquel diz que não. Tiago liga para Fernanda, os dois se encontram e fazem as pazes. Leila conta a Fátima que vai a um jantar. Fátima pede a ela que sugira à anfitriã que a convide. Leila telefona, mas a mulher diz que Odete a pediu para não convidar Fátima para mais nada. Fátima telefona para Odete e marca um encontro. Raquel conta a Celina o que Odete fez para separá-la de Ivan.

Cap. 180
Odete diz a Raquel que vai procurar o dossiê de Ivan. Fátima declara a Odete que, se ela continuar a impedir as pessoas de convidá-la para as festas, vai contar a Afonso que ela a ajudou em tudo o que fez. Odete responde a Fátima que ela pode dizer o que quiser, que Afonso não vai acreditar. Poliana descobre que Jarbas e [ris estão namorando. Odete diz a Celina que vai dormir fora e ela aproveita para procurar o dossiê. Fátima telefona para Afonso. Celina vai é casa de Raquel e ela pergunta se achou o dossiê.

Cap. 181
Celina diz a Raquel que não achou nada. Fátima diz a Afonso que fez um acordo com Odete, para separar Raquel e Ivan. Celina diz a Raquel que talvez o dossiê esteja na casa do amante de Odete. Afonso pergunta a Odete se é verdade o que Fátima disse. Ela diz que não. Helena e William marcam um jantar. César ouve o maitre de uma boate reservar uma mesa para Helena. César insiste com Odete. Quer ir, mesmo, até uma boate. Afonso pergunta a Raquel se é verdade que Odete a separou de Ivan.

Cap. 182
Raquel conta a Afonso que Odete foi a responsável por sua separação. Odete diz a César que resolveu assumir o namoro deles publicamente e que vai provar isto saindo com ele. Raquel conta a Afonso o segredo de Ruth e diz que vai chamar outra pessoa que sabe de tudo para confirmar o que lhe disse. Dayse confirma as declarações de Raquel e Afonso diz que vai procurar Ruth. Helena convida Afonso para ir com ela, Laís e William a uma boate. Ele aceita. Na boate, Afonso vê Odete e César dançando.

Cap. 183
Afonso fica furioso e vai falar com Odete. Helena não entende o que está acontecendo e Laís explica a situação para ela. Afonso arma um escândalo. Odete sai. Helena fica de pileque e dá um vexame na boate. No dia seguinte, William procura Helena, conta que também era um alcoólatra e a convida para uma reunião dos Alcoólicos Anônimos. Afonso diz a Odete que não vai mais morar na mesma casa que ela e que vai sair da TCA. Odete, então, diz que ele pode ficar no emprego e que quem vai sair de casa é ela.

Cap. 184
Odete diz a Afonso que ama César. Afonso conta a Celina, Tiago, Laís e Helena tudo o que Odete lhe disse. Odete se muda para o apartamento de César e lhe dá um barco de presente. Leila volta a pedir a Marco Aurélio para Fátima morar com eles. Afonso conta a Raquel que César é amante de Odete. Solange vai para a maternidade. Marco Aurélio diz a Leila que Fátima pode morar com eles. Odete diz a César que só viaja quando Ivan voltar para Helena. Fátima se insinua para Marco Aurélio. Odete procura Ivan.

Cap. 185
Odete pede a Ivan para se reconciliar com Helena. Ele a manda embora e a seque. Consuelo discute com Aldeíde e começa a dar lições de moral. Jarbas, então, conta o antigo segredo de Consuelo. Solange dá a luz uma menina. íris passa a noite com Jarbas. Ivan diz a Raquel que já sabe onde César mora. Daniela volta de Minas Gerais e traz o bebê de Fátima com ela. Raquel, Poliana e Bartolomeu tentam achar um jeito de ajudar Ivan. Este, porem, diz que quem vai resolver seu problema é ele mesmo.

Cap. 186
Ivan diz que vai esperar Odete sair e entrar no apartamento quando César estiver sozinho. Renato conta para Afonso que Solange teve uma menina. Raquel pede a Aldeíde para dizer que adotou Rafael. Solange recebe flores de Afonso, Consuelo encontra Olavo e sugere que ele procure Aldeíde. Helena acorda de ressaca, procura William e lhe pede que a leve à reunião dos AA. Consuelo convida Aldeíde para ir à casa de D. Pequenina. Lá, Aldeíde encontra Olavo. Ivan vê Odete sair e sobe até o seu apartamento.

Cap. 187
Ivan diz a César que vai procurar uma coisa e que, se ele tentar impedir, acabará apanhando. Ivan revira o apartamento mas não acha o que quer. Uma tia de Marco Aurélio telefona e diz que está doente. Leila diz a Marco Aurélio que ele deve ir vê-la. Marco Aurélio diz que não pode e ela vai em seu lugar. Afonso vai visitar Solange na maternidade. Helena bebe novamente. Dayse diz a Marco Aurélio que Leila ligou, avisando que vai ficar três dias em Itaipava. Fátima provoca Marco Aurélio e ele a beija.

Cap. 188
Marco Aurélio e Fátima se encontram num apartamento de solteiro que ele mantém e, depois, combinam novo encontro para o dia seguinte. Olavo conta a César-que planeia dar um golpe em Aldeíde. Odete diz a César que pretende sair do Brasil. Fátima propõe a Marco Aurélio que fique com ela, separando-se de Leila. Fátima vai entregar umas gravuras na Marina da Glória. No barco, Odete diz a César que vai lhe dar a chave do apartamento de Paris, para ele viajar antes dela. Fátima vê César beijando Odete.

Cap. 189
Fátima e César discutem e ele diz que está apaixonado por Odete. Aldeíde diz a Olavo que gostaria de ter alguém de confiança para cuidar de seus negócios. César vai procurar Fátima e a chama para viajar com ele para Zurique. O marinheiro ouve César dizer a Olavo que tem que comprar mais uma passagem. Odete vai pegar César no barco o o marinheiro lhe conta o que ouviu. Odete diz a César que não vai levá-lo ao aeroporto. Ele sai e ela o segue Quando César vai embarcar, Odete chega o ordena que ele saia da fila.

Cap. 190
Odete diz a César que sabe de tudo e que, se ele não sair com ela, vai processá-lo por estelionato. César tenta se explicar, mas não consegue. Odete o manda embora. Depois, ela diz a Helena que vai reassumir a presidência da TCA e que gostaria que ela a acompanhasse. Fátima vai à casa de Aldeíde e reconhece o filho. Ela pede o bebê de volta, mas Aldeíde não o entrega. César conta a Fátima sobre os dólares na Suíça, Afonso manda um bilhete para Raquel, dizendo que não pode ir atrás de Ruth. Raquel vai procurá-la.

Cap. 191
Uma senhora atende Raquel e diz que Rute está na festa do afilhado. Fátima diz a Poliana que gostaria de ajudar a mãe. Poliana conta tudo sobre o dossiê de Ivan. Odete conversa com o gerente do banco, desconfia de Marco Aurélio e vai procurá-lo. Ele tenta se explicar, mas não convence Odete. Fátima conversa com César sobre o dossiê e elo conta que o viu no barco. Helena diz a William que provocou a morte do irmão. Odete comunica à diretoria que vai reassumir a presidência. Raquel entra ria ICA com Ruth.

Cap. 192
Ruth conta que não foi Helena a culpada da morte do irmão, pois era Odete quem dirigia o carro. César vai ao apartamento de Odete e Fátima o segue. O porteiro Sebastião vê Fátima subir e depois vai para o bar. Fátima pede a César para pegar o dossiê. Odete chega ao apartamento. Helena vai beber num bar. Eugênio sai, dizendo que vai resolver um problema. Fátima leva o dossiê para Raquel. Marco Aurélio procura Odete e eles discutem, César vai falar com Odete. O Delegado Arnaldo encontra Odete assassinada.

Cap. 193
Celina é avisada da morte da irmã e tem uma crise nervosa. Eugênio chega e Marina lhe conta que Odete morreu. César deixa as imediações do prédio de Odete. Laís chega e diz que não encontrou Helena, que logo aparece, já bêbada. Afonso lhe dá a notícia da morte da mãe e ela desmaia. Raquel e Ivan vão à casa de Celina. O Delegado conta a Celina tudo sobre Odete o César. O porteiro diz que Fátima foi a última pessoa que ele viu entrar no prédio. Ivan e Raquel chegam em casa e descobrem que roubaram o dossiê.

Cap. 194
Raquel e Ivan ficam desesperados com o sumiço do dossiê. O Delegado interroga Helena e ela diz que não matou a mãe. César diz a Fátima que o depósito da Suíça-foi cancelado e que vai sumir. Leila volta ao Rio, Fátima diz à mãe que César sabia do dossiê. Marco Aurélio depõe e diz que não conhece Fátima muito bem. O Delegado manda o detetive Veiga seguir Fátima, Odete é enterrada. Laís volta para a pousada, onde conhece Marília. Ivan vai procurar César na marina. Em Búzios Laís vê César na porta de um bar.

Cap. 195
Laís telefona para Raquel e conta que viu César em Búzios. Marco Aurélio diz a Fátima que é melhor eles não se encontrarem mais. íris e Jarbas discutem. Fátima é chamada a prestar depoimento. Afonso marca uma reunião com a diretoria da TCA para escolher o novo Presidente da empresa Fátima diz ao Delegado que foi ao apartamento de Odete para encontrar César e que eles saíram juntos. Ivan e Raquel procuram o homem que estava com César. Quando estão conversando com ele, César passa de barco.

Cap. 196
Raquel segue César por terra e Ivan o segue de lancha, mas ambos o perdem de vista. Fátima vai ver o filho e Aldeíde comenta que Raquel foi para Búzios. Raquel e Ivan resolvem voltar para o Rio. Laís conversa sobre Cecília com Marília. Na estrada, Raquel e Ivan vêem César passar de carro e o seguem. Ivan fala com ele e César garante, que não sabe do dossiê. Helena diz a Celina que ingressou no AA. Fátima pergunta a Poliana se a mãe foi para Búzios atrás de César. César dá um telefonema e conta o que aconteceu.

Cap. 197
Poliana diz a Fátima que a ida de Raquel para Búzios não tem nada a ver com César. Mário Sérgio pede Solange em casamento e ela diz que vai pensar. César volta ao Rio, se instala num apart-hotel e dá um telefonema. Eugênio depõe e diz que na hora do crime estava numa locadora de vídeo. Olavo pergunta a César como ele está pagando o apart-hotel. César não conta. Afonso pede a Ivan para voltar à TCA, mas ele diz que não pode. Em seu depoimento, César diz que saiu do apartamento de Odete sozinho.

Cap. 198
Marco Aurélio volta para a presidência da TCA. Afonso vê William mexendo em sua mesa. O Delegado diz a Fátima que o depoimento de César não bate com o dela. Fátima diz que não matou Odete. Solange explica a Mário Sérgio que não quer se casar com ele nem com ninguém. César dá um telefonema da casa de Olavo. Este ouve e resolve segui-lo. Freitas vai ao apartamento de César. Helena procura Ivan. Olavo diz a César que sabe que ele está de conchavo corri Marco Aurélio. César resolve contar tudo ao amigo.

Cap. 199
Helena pede a Ivan para atender o pedido de Afonso e voltar para a TCA. César diz a Olavo que encontrou Marco Aurélio perto do apartamento de Odete e que Marco Aurélio lhe disse que o único jeito de escapar era colocando a culpa em Fátima. Olavo pergunta se Marco Aurélio é o assassino. César diz que não, que ele só está querendo encobrir alguém. Leila aconselha Fátima a fugir. Iris diz a Consuelo que não gosta mais de Jarbas. Ivan volta a trabalhar na ICA. Fátima pode dinheiro a Raquel para fugir do País.

Cap. 200
Raquel não empresta dinheiro a Fátima, que então procura Marco Aurélio. Olavo convence Aldeíde a ir para, Nova York com ele e se oferece para comprar dólares para ela. Lucimar joga no número da sepultura de Odete. Marco Aurélio dá a Fátima uma passagem para Buenos Aires e 50 mil dólares. Depois que ela sai, ele liga para o Delegado Arnaldo. Fátima é presa no aeroporto. Helena vai visitar Fátima na cadeia e ela lhe conta tudo sobre o dossiê. Helena diz a Raquel que Fátima só sai da cadeia se incriminar Ivan.

Cap. 201
Raquel lembra que, na hora do crime, Fátima estava entregando a ela o dossiê. Aldeíde dá o dinheiro a Olavo. Raquel chama um advogado para saber o que pode fazer por Fátima. Ele diz que o único jeito é contar a verdade. Lucimar é assaltada e fica sem o talão premiado do jogo do bicho. Gildo vai ao morro procurar a bolsa de Lucimar. Marco Aurélio diz a Leila que o empréstimo do banco está para ser liberado. Gildo trás a bolsa e Lucimar acha o talão. Raquel vai à delegacia e diz que foi ela quem matou Odete.

Cap. 202
O Delegado diz a Raquel que só vai pegar seu depoimento no dia seguinte. Poliana sai com Iris e pergunta se pode convidá-la novamente. Raquel leva Fátima para casa. Helena conta a Ivan que Raquel se entregou para protegê-lo. Aldeíde vê que Olavo sumiu com seu dinheiro. Helena diz a William que Afonso está preocupado com certas atitudes dele. O romance de Mário Sérgio e Solange chega ao fim. André consegue o endereço de Olavo e vai até lá. Ivan vai à delegacia e diz que quem deveria estar preso é ele.

Cap. 203
Ivan conta ao Delegado tudo sobre o dossiê. Arnaldo diz que vai procurá-lo. Olavo consegue fugir, levando Consuelo como refém. César procura Marco Aurélio, que dá 50 mil dólares e o põe para fora. Bruno conta para Ivan que Leila e ele chegaram ao Rio no dia da morte de Odete. Gildo ouve. William diz a Afonso que é dono da empresa que alugou os aviões para a TCA e que o contrato de Marco Aurélio é falso. Consuelo dorme com Olavo e, de manhã, ele é preso. Poliana pede íris em casamento. César sai do País.

Cap. 204
Ivan e Afonso vão para a casa de Marco Aurélio tentar pegá-lo antes que ele fuja. Gildo conta a polícia o que ouviu. Marco Aurélio, Leila e Bruno conseguem fugir do País no seu jato particular. Ivan é condenado a dois anos, tendo que cumprir um ano da pena na prisão. Pequenina convence íris a aceitar o pedido de Poliana. Laís conta a Afonso que Solange e Mário Sérgio se separaram. Afonso vai procurá-la e os dois reatam. Solange conta a Afonso que Márcia é filha dele. Poliana e íris se casam no religioso. Solange e Afonso, Helena e William se casam no civil. Marília conta a Sardinha que agora é sócia de Laís na pousada. Passa-se um ano. Ivan sai da cadeia e Afonso propõe seu nome para a presidência da TCA. Ivan leva Raquel para conhecer a casa que comprou para eles em Búzios. César procura Fátima e propõe que ela faça um casamento de conveniência com um Príncipe italiano. Fátima concorda. Lucimar volta deslumbrada do exterior. Consuelo visita Olavo no presídio. Fátima se casa. Ivan e Raquel passeiam pela praia.

15 thoughts on “Vale Tudo

  1. Eu assisti a novela no Viva, é muito boa, tinha um ritmo eletrizante e personagens memoráveis, retratou bem o Brasil daquela época. A Odete Roitman foi o destaque, mas na minha opinião não chega a ser vilã, a verdadeira vilã da novela foi a Maria de Fátima, a Odete detestava o Brasil e o povo brasileiro, as frases dela fizeram o público odiá-la e considera-la a maior vilã de todos os tempos!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s