Lua Negra – Capítulo 20

CENA 1: Manhã – Casa de Suzana – Sala

Eric acaba de contar a Joana que Lívia faleceu em um acidente.

JOANA: Oh meu deus. Isso é terrível.

ERIC: O que a Lívia queria com você?

JOANA: Não sei, ela me ligou há algumas semanas, disse que te conhecia e queria saber mais sobre você.

ERIC: Saber o que?

JOANA: Já disse que não sei, coisas da nossa vida eu acho. Combinamos de nos encontrar no meu serviço, mas ela não apareceu.

ERIC: Por que você veio aqui?

JOANA: Bom, desde que ela me falou de você fiquei com vontade de te reencontrar, faz tanto tempo que não nos vemos.

Joana pega um porta retrato com a foto de Eric e Suzana que está na mesinha ao lado do sofá

JOANA: Que moça linda. É sua esposa?  Não me diga que eu tenho sobrinhos?

ERIC: Joana presta atenção, eu já te disse no telefone, mas vou repetir eu não quero ter nenhum contato com você nem com nada que lembre meu passado.

JOANA: Mas Eric somos irmãos

ERIC: Não, nós fomos irmãos. Hoje não somos mais nada. Por favor, vá embora e não me procure nunca mais.

JOANA: Eric eu sei que você ficou chateado por eu ter sido adotada e você não, mas eu não tive culpa. Se você soubesse o quanto eu insisti para eles te adotarem também

ERIC: Joana é melhor você ir

JOANA: Por que nunca respondeu minhas cartinhas? Eu sentia tanto a sua falta.

ERIC: Joana eu não quero ter que te tirar daqui à força, vá embora agora e não me procure mais.

JOANA: Mas irmão…

Eric fica nervoso e grita

ERIC: Suma da minha vida, esqueça que eu existo porque para mim você está morta há muito tempo.

Joana se levanta e sai chorando

CENA 2: Manhã – Escritório de advocacia – Recepção

Fred chega ao escritório de advocacia e se dirige a mesa da secretária.

FRED: Oi a Suzana está?

LUANA: Não, ela ainda não chegou, mas não deve demorar. É só com ela?

FRED: Na verdade não. Eu estou procurando um advogado, para tratar de questões sobre herança

SECRETARIA: Ah! Esse tipo de caso não é com a Dr. Suzana, vou te encaminhar para o Dr. Paulo, é a sala numero 9.

FRED: Obrigada

Fred segue para a sala do Dr. Paulo

CENA 3: Manhã – Portaria do prédio de Suzana

Suzana chega à entrada de seu prédio e encontra o porteiro Reinaldo consolando uma mulher que está chorando. Suzana se aproxima

SUZANA: O que está acontecendo?  Ela está passando mal?

REINALDO: Eu não sei. Ela subiu para falar com o Eric e desceu assim

JOANA: Desculpe.

SUZANA: Você esta tremendo, o que aconteceu?

Joana chora

REINALDO: Vou buscar água para ela

Reinaldo sai

SUZANA: De onde você conhece o Eric?

JOANA: Ele é meu irmão, mas descobri que ele não quer me ver

SUZANA: Espera aí, você é a Joana?

JOANA: Sim, quem é você? Como sabe meu nome?

SUZANA: Eu sou esposa do Eric

JOANA: Sério?É olhando bem, você é a moça que está na foto na casa dele.

Reinaldo volta com um copo d’água e entrega a Joana

SUZANA: Eu não acredito que você está aqui. Eu estava te procurando ainda ontem

JOANA: Me procurando? Para que?

SUZANA: Olha, vamos conversar em outro lugar. Que tal tomarmos um café?

JOANA: Claro

Joana entra no carro de Suzana e as duas saem.

CENA 4: Manhã – Escola

Toca o sinal do recreio. Alex pega uns desenhos em sua mochila e mostra a Felipe

FELIPE: O que é isso?

ALEX: São uns esboços que fiz para o nosso robô

FELIPE: Legal, mas já disse que não tenho material para isso, não podemos usar plástico comum porque pode derreter se o robô aquecer

ALEX: E que tal algum metal, tipo alumínio

FELIPE: Também é difícil de conseguir e vai deixar o robô muito pesado

Alex fica triste

FELIPE: Mas os desenhos estão legais, vou ver se descubro um material fácil de conseguir e que seja resistente

ALEX: Legal, então vou continuar trabalhando nos detalhes, vai ficar irado.

Alex pega seus lápis e continua desenhando

CENA 5: Manhã – lanchonete

Suzana e Joana chegam à lanchonete

SUZANA: Como descobriu onde o Eric mora?

JOANA: Falei com uma moça que estava querendo conversar comigo sobre ele

SUZANA: A Lívia?

JOANA: Sim, você a conhecia? Fiquei sabendo que ela morreu

SUZANA: É foi um acidente. Você chegou a conversar com ela?

JOANA: Só pelo computador e pelo telefone. Combinamos de nos encontrar pessoalmente, mas ela não apareceu.

SUZANA: Ela estava indo te encontrar quando sofreu o acidente

JOANA: Isso é horrível.

SUZANA: Mas como chegou até aqui?

JOANA: Numa das vezes que conversei com a Lívia pelo telefone, ela me deu o numero do Eric, mas me fez prometer que eu não ia procura-lo antes de conversamos pessoalmente.

SUZANA: E pelo número você conseguiu o endereço não é?

JOANA: Exatamente. Eu fiquei preocupada por ela não ter ido ao nosso encontro e eu não consegui mais falar com ela nem por telefone nem pelo computador.

SUZANA: Você chegou a ligar para o Eric?

JOANA: Sim, acabei quebrando a promessa que fiz a Lívia e liguei para ele na noite anterior ao nosso encontro.

SUZANA: Vocês conversaram?

JOANA: Não, ele não quis falar comigo. Disse que eu não devia procura-lo nunca mais

Os olhos de Joana se enchem de lagrimas

SUZANA: O que foi?

JOANA: Eu acho que não devia ter vindo, ele não quer ter nenhum tipo de contato comigo. Na verdade eu até entendo, ele deve ter ficado muitochateado por eu ter sido adotada e ele não.

CENA 6: Manhã – Portaria da Casa de Suzana

Eric chega à portaria do prédio. O porteiro se aproxima

Reinaldo: Desculpe a intromissão doutor, mas quem era aquela mulher que veio visitá-lo mais cedo?

ERIC: Ah! Era só uma mais uma cliente querendo um PersonalTreiner para ficar em forma para o verão

REINALDO: Nossa! Ela saiu chorando tanto

ERIC: Ela estava chorando?

REINALDO: Sim, eu até tive que dar um copo d’água para ela se acalmar. E a dona Suzana também ajudou a acalma-la

ERIC: A Suzana esteve com ela?

REINALDO: Sim. Ela chegou quando a moça estava aqui aos prantos

ERIC: As duas conversaram?

REINALDO: Elas saíram juntas, acho que foram conversar em algum lugar

Eric sai nervoso

REINALDO: Hoje está todo mundo esquisito

CENA 7: Manhã – lanchonete

Suzana e Glória continuam conversando na lanchonete

SUZANA: Me fale da época em que vocês moravam juntos.

JOANA: Eu não me lembro de muita coisa. Quando fomos para o orfanato eu tinha apenas seis anos

SUZANA: Mas do que você se lembra?

JOANA: Lembro da nossa casa em Vale Verde, tínhamos uma pequena plantação e eu gostava de cuidar das plantas com minha mãe

SUZANA: Se lembra dos seus irmãos?

JOANA: Sim, o Eric era mais fechado, mas o Eduardo era muito extrovertido a gente se divertia muito. Eu não acreditei quando ele morreu

SUZANA: Como aconteceu?

JOANA: Acho que eles tinham ido pescar, o Dudu passou mal, caiu no rio e se afogou. Depois a mamãe entrou em depressão, não comia, não queria nem sair da cama e em alguns meses ela também faleceu.

SUZANA: Como era sua relação com o Eric?

JOANA: Como eu disse quem mais brincava comigo era o Eduardo. Com o Eric eu me lembro que gostávamos de ficar a noite deitados na grama vendo as estrelas

SUZANA: Por quê?

JOANA: Nossa casa era meio afastada das outras. Ficava no meio de uma pequena colina, então tinha uma boa vista. Víamos o rio, as árvores e a fábrica que empregava quase todo mundo da cidade

SUZANA: Sim Vale Verde é uma cidade pequena e sem muitos recursos

JOANA: Sim, e desde que a fabrica fechou, muitos saíram de lá. Agora é quase uma cidade rural, o que a sustenta são as pequenas fazendas

SUZANA: É eu sei. Não imagino o Eric observando as estrelas

JOANA: Ele adorava, e até construiu uma cabaninha no alto da colina, ele dizia que era seu esconderijo e raramente deixava eu e o Dudu ir lá.

SUZANA: Serio? O que ele fazia lá?

JOANA: Não sei, ele gostava de ficar sozinho. Do alto da colina dava para ver a cidade inteira, é uma bonita vista, e um ótimo lugar para relaxar. Acredita que o Eric até batizou a tal cabana?

SUZANA: É mesmo? Que nome ele colocou?

JOANA: Lua Negra.

Deixe um comentário