‘Lado a Lado’ vence Emmy Internacional de melhor novela

625_315_1385425423ladoalado

Lado Lado conquistou o Emmy Internacional de melhor telenovela na noite desta segunda-feira (25), em Nova York, na 41ª edição da premiação da Academia Internacional de Artes e Ciências Televisivas, o Oscar da TV mundial, menos EUA.

Azarão, Lado a Lado concorreu com a favorita Avenida Brasil (Globo, Brasil), com Windeck (TPA/Semba Comunicação, Angola) e com 30 Vies (Rádio-Canadá/Aetios Productions, Canadá).

Nas redes sociais, a conquista de Lado a Lado foi muito contestada. Noveleiros acham que a linguagem inovadora de Avenida Brasil, que transpôs para as novelas a narrativa rápida das séries, merecia ser vencedora.

Escrita por João Ximenes Braga e Cláudia Lage, a novela tratava de duas mulheres (uma branca e outra negra) que buscavam conciliar o amor com a liberdade na conservadora sociedade do início do século 20. Uma trama de época considerada ousada e visualmente impecável.

Embora tenha recebido críticas positivas, Lado a Lado escorregou na audiência e fechou com 18 pontos de média.

Divulgação/Notícias da Tv

10 thoughts on “‘Lado a Lado’ vence Emmy Internacional de melhor novela

  1. Vocês não sabem como eu estou felicíssimo com essa notícia! É um verdadeiro tapa na cara de toda a sociedade brasileira, que foi indiferente o suficiente para ignorar uma novela tão linda sobre a história da cultura de seu próprio país, mas agora terão de engolir o Emmy Internacional de Melhor Novela! Bem feito, adorei essa notícia! Eu gostei muito de “Avenida Brasil”, mas eu achei merecido “Lado a Lado” vencer por dois motivos: o primeiro é que ganhar esse prêmio é ter o reconhecimento do mundo perante a nossa cultura, sinal de que o exterior gostou; e segundo porque a qualidade da novela das 18h era excelente: texto, interpretação, figurinos, cenários, enfim foi uma grande novela que jamais merecia o fiascão que foi. Esse fiasco comprova que o público não quer pensar, eles querem histórias mastigadas e simples de se entender, como foi o caso de “Avenida Brasil” que trouxe uma trama com fortíssimo apelo popular e por isso se disseminou, porém “Lado a Lado” trouxe a TV a cultura de raiz do Brasil. Parabéns a vencedora, fiquei muito feliz, mas muito feliz mesmo!

    Uma vez eu li uma matéria dos autores, João Ximenes Braga e Claudia Lage, dizendo que sofriam pelo fracasso da novela, mas com esse Emmy eu tenho certeza que agora eles estão explodindo de felicidade e finalmente terão o reconhecimento merecido do seu trabalho minucioso e inteligente. “Lado a Lado” pecou no desenvolvimento arrastado, mas as demais qualidades se sobressaíram. Sobre a linguagem inovadora de “Avenida Brasil”, eu gostei, mas não considero uma trama extremamente ágil, pois houve muitas barrigas e fatos mal-explicados, algo que não acontece na novela das 18h. Enfim, sem mais delongas, meus parabéns! Ah e para encerrar, nada melhor do que a música tema de abertura, com esse samba lindíssima que embelezou os fins de tardes da Globo 😀

    Curtir

  2. Lado a Lado foi a novela certa no tempo errado. Além disso, é a prova viva de que audiência não define qualidade: você pode até ser a ovelha negra da família, mas por outro lado pode ser de grande importância.

    Curtir

  3. Mereceu, Não assisti a novela completa, mais fico muito feliz dela ter vencido, gostei muito de Avenida Brasil, mais Lado a Lado mereceu ganhar 😀

    Curtir

  4. Novela simplesmente maravilhosa!! Essa novela foi um capricho. Um primor da abertura às esplêndidas atuações memoráveis. É inevitável a saudade que essa novela me faz. Me conquistou aos poucos, mas cumpriu seu trabalho de me entreter, emocionar e até ensinar um pouco de coisas que não sabia sobre meu próprio estado, meu querido Rio de Janeiro. Hoje sei que audiência não demonstra qualidade, pois se demonstrasse, essa novela seria o maior dos fenômenos 😀 –
    Diferente do que os números apontaram, “Lado a Lado” foi uma novela muito especial para mim. Foi me conquistando aos poucos, a passos lentos, suaves, que fizeram apaixonar-me por completo. Novela de qualidade, inteligente e bastante inovadora. Mostrou com maestria o Rio de Janeiro antigo… da Reforma Pereira Passos ao surgimento das primeiras favelas, especificamente, o Morro da Providência… Vizinho tão próximo do Centro da Cidade, o imitador da deslumbrante e requintada Paris. Explicou a Revolta da Vacina, um bem em prol de todos, mas como a população menos favorecida não tinha pleno conhecimento contra a doença, preferiram não acatar o projeto de prevenção do renomado médico Oswaldo Cruz. Revolta da Chibata, também apresentada, contra as humilhações submetidas aos negros marinheiros… Coitados, sofreram tanto e hoje são reconhecidos graças a coragem de querer reverter essa lastimosa situação. O surgimento do samba, um ritmo tão envolvente, saliente… Dançante, que sucedeu da dança dos escravos. Ora confundida com macumba, ora com cultura afro-descendente, mas uma coisa é certa. Quando ouve-se aquele ritmo, não dá pra ficar parado… Não mesmo! Novela perfeita, completamente fidedigna a época retratada. Abertura primorosa, com uma música pra lá de boa. Não teve a valorização que merecia, mas tem seu mérito até hoje.
    “Lado a Lado”, uma novela incrivelmente fascinante e inesquecível. Amei poder acompanhar essa obra, que tanto me ensinou e emocionou. #SaudadesSemFim 😀 – E sempre soube que essa maravilha levaria o prêmio 😀 – Estou mais do que feliz 😀

    Curtir

  5. Eu preferia “Avenida Brasil”, mas fico feliz por uma novela brasileira ter ganhado. Só que a melhor do ano, “Cheias de Charme”, não foi indicada! Esse ano a Globo poderia indicar “Flor do Caribe”. 😀

    Curtir

  6. Lado a Lado sambando em Avenida Brasil, mereceu muito, melhor novela de 2012 na minha opnião, muito melhor que Av Br!

    Curtir

  7. “desbancou”? “sambou” em Avenida Brasil? kkkkkkkkkkkkkkkkk! façam-me rir,Avenida não precisava desse Emmy pq já está consagrada,nunca será esquecida,Lado a Lado não,se não fosse esse Emmy ela seria esquecida facilmente(o que seria uma grande injustiça),por isso precisava levar o Emmy pra não cair no esquecimento,o prêmio de Lado a Lado é muito mais importante do que seria pra Avenida Brasil!

    Curtir

  8. Não posso dizer que mereceu, mas fico feliz pela novela! Nunca fui fã da novela, e não vou ser hipócrita: achava uma novela devagar e sem brilho (mesmo com o roteiro bem avaliado pela crítica). Preferia “Avenida Brasil” (apesar de toda essa babação de ovo) porém não foi a vez dela, infelizmente! Mas enfim, meus parabéns à toda a equipe de “Lado a Lado”, principalmente ao elenco e os autores. 😉

    Curtir

Deixe um comentário