Listão: As novelas estrangeiras exibidas no Brasil – Década de 2000

Listão - Década de 2000

Matéria escrita por Willian Gonçalves

Apesar do sucesso de algumas produções em diversas emissoras, pode-se dizer que esta década foi a mais frágil na exibição de novelas estrangeiras. A Band atirou para diversos lados, apostando desde dramaturgia portuguesa, sem sucesso, até em dramaturgia juvenil, alcançando um sucesso razoável. Por sua vez, o SBT foi perdendo audiência a cada ano, e no final da década, abandonou sua parceria de anos com a Televisa para apostar em dramaturgia argentina, também sem sucesso. Já a Rede CNT, disposta a aumentar a audiência e a visibilidade da emissora, aposta novamente em uma parceria com a Televisa, rendendo uma audiência relativa. Podemos destacar como fenômeno a telenovela colombiana Betty, a Feia, a qual rendeu diversas batalhas judiciais sobre seus direitos de exibição, onde até mesmo a Rede Globo, emissora tradicional que não apostava neste tipo de dramaturgia, resolveu tentar obter os direitos do folhetim, que por fim, ficou nas mãos da até então iniciante RedeTV!, que obteve um ótimo padrão de audiência. Podemos destacar nesta década novelas como O Diário de Daniela, A Mentira, Kassandra, Esmeralda, Maria Isabel, Gotinha de Amor, Camila, Samantha, Café com Aroma de Mulher, Carinha de Anjo, Rosalinda, Abraça-me Muito Forte, Amigas e Rivais, Cúmplices de um Resgate, Betty, a Feia, Joana, a Virgem, Viva as Crianças! – Carrossel 2, Gata Selvagem, Amy, a Menina da Mochila Azul, Alegrifes e Rabujos, Rubi, A Madrasta, Rebelde, A Feia Mais Bela, Chiquititas 2000, Amanhã é Para Sempre e Isa TKM.

DÉCADA DE 2000

O Diário de Daniela (El Diario de Daniela) – SBT, 2000

Protagonizada por Daniela Luján e Martín Ricca como protagonistas infantis e por Yolanda Ventura e Marcelo Buquet, logo mais tarde substituído por Gerardo Murguía, como protagonistas adultos, a trama conta a história de Daniela Monroy, uma menina de dez anos de idade que está sempre rodeada de amigos, além do seu inseparável diário, onde relata suas alegrias e tristezas. A família de Daniela é formada por Henrique e Leonor, seus pais, que apesar de muito apaixonados, tem constantes desavenças por parte de Leonor, que não aprova o fato do marido se dedicar tanto ao teatro do qual é dono; Adélia, a irmã adolescente e problemática de Daniela, e o irmão caçula, Joãozinho, que está sempre acompanhado da irmã e de seu grupo. Mas uma tragédia acaba abalando a família Monroy: Helena, sócia do teatro e completamente apaixonada por Henrique, trama o assassinato de Leonor em uma viagem, ao fazer com que Joel a afogue durante uma atividade ao mar que ela fazia com seu marido. Completamente desolado, Henrique acaba caindo nas garras da vilã, mas é em Natália, empregada do teatro, que Henrique acaba descobrindo uma nova oportunidade para amar. Paralelo a isso, Daniela também experimenta o gosto do primeiro amor ao se descobrir apaixonada por seu melhor amigo, Martin, que também a corresponde. Tal como “Luz Clarita” no ano anterior, “O Diário de Daniela” foi exibida nas férias de “Chiquititas” e acabou se tornando um verdadeiro fenômeno, ocasionando a vinda de Daniela Luján ao Brasil.

Ficha Técnica:

História Original: Marcela Fuentes-Berain e Fernanda Vilelli
Adaptação: Marcela Fuentes-Berain e Fernanda Vilelli
Produção Executiva: Rosy Ocampo
País de Origem: México
Emissora Original: Las Estrellas (Televisa)
Ano de Exibição Original: 1998-1999
Exibição no Brasil: 03/01/2000 à 24/04/2000, às 19h25 em 97 capítulos
Tema de Abertura: O Diário de Daniela – Daniela Luján e Martín Ricca
Classificação Indicativa: Livre
Dublagem: Herbert Richers (RJ)
Audiência: 12 pontos

Reprises: 2007

Kassandra – SBT, 2000

Protagonizada por Coraima Torres e Osvaldo Ríos, o folhetim conta a história de Kassandra, uma jovem cigana que cresceu em uma tribo criada pela velha cigana Dorinda, acreditando ser sua avó, mas na verdade, o passado de Kassandra esconde diversos mistérios. Anos antes, a jovem e rica Andrêina Arocha descobre ter pouco tempo de vida, e nutrindo uma paixão secreta pelo médico Ernesto, seu pai, Afonso, pede ao médico que se case com Andrêina como último desejo da jovem. Os dois tem uma filha, e logo em seguida, ela vem a falecer, assim como Ernesto, em um acidente aéreo. Hermínia, segunda esposa de Afonso, se aproveita de uma viagem do marido para colocar seu plano maligno em prática: ela troca a filha de Andrêina pela neta morta de Dorinda, que estava prestes a partir da cidade com o circo, a fim de fazer com que seus filhos gêmeos, Luis David e Ignácio, sejam os únicos herdeiros de seu marido. Anos mais tarde, o circo retorna a cidade, e lá, Kassandra acaba conhecendo Luis David e uma atração fatal acaba nascendo entre os dois, porém, Kassandra é prometida a Randú, homem bruto que agora é líder da tribo, conforme manda a tradição. Em uma noite, Kassandra e Luis David tem um momento de amor, mas no dia seguinte, ele deixa a cidade sem dar explicações. Ao descobrir que Kassandra é a verdadeira neta de seu padrasto, Ignácio planeja se aproximar da jovem para roubar sua fortuna e consegue se casar com ela, mas na lua-de-mel, ele é assassinado por Rosaura, empregada da casa com quem ele tinha um caso antigo. De volta a cidade e sabendo do assassinato do irmão, Luis David decide se passar por Ignácio para se vingar de Kassandra, achando que ela é a verdadeira assassina de seu irmão. Ciente de toda a verdade sobre seu passado, Kassandra tentará a todo custo provar sua inocência e ser feliz ao lado de Luis David, mas terá que enfrentar Hermínia, que ainda deseja se apossar da fortuna de Afonso, Rosaura, que está obcecada em exterminar Kassandra, Isabela, filha de Rosaura e Ignácio que deseja disputar a herança com Kassandra, e Randú, que está obcecado pela cigana. “Kassandra” foi a responsável por inaugurar a sessão vespertina “Tarde de Amor”, que posteriormente trouxe diversas tramas mexicanas que marcaram o público.

Ficha Técnica:

História Original: Delia Fiallo
Adaptação: Delia Fiallo
Produção Executiva: Alberto Giarocco
País de Origem: Venezuela
Emissora Original: RCTV
Ano de Exibição Original: 1992-1993
Exibição no Brasil: 05/01/2000 à 14/07/2000, às 16h00 em 138 capítulos
Tema de Abertura: Amor Verdadero – Só Pra Contrariar
Classificação Indicativa: Livre
Dublagem: Herbert Richers (RJ)
Audiência: 08 pontos

Reprises: Não teve

A Mentira (La Mentira) – SBT, 2000

Protagonizada por Kate del Castillo, Guy Ecker e Karla Álvarez, conta a história das primas Verônica e Virginia, órfãs e criadas pelos tios, as duas tem caráteres completamente opostos. Bonita, alegre e querida por todos, Verônica estudou artes cênicas em Londres e sonha em se tornar uma grande atriz, o que faz com que sua tia, Sara, lhe ache uma mulher indecente e não lhe dê tanto afeto. Por sua vez, Virgínia é uma jovem que diante de todos, se faz de dócil e delicada, mas que na verdade, é uma mulher perversa capaz de tudo por dinheiro. E é o verdadeiro caráter de Virginia que faz com que o fazendeiro Ricardo Prata se suicide, devido a desilusão amorosa que sofreu com a jovem. Demétrio, um grande empresário e irmão de Ricardo, chega ao México para visitar o irmão, mas ao chegar na fazenda de Ricardo, o encontra morto ao lado de uma carta endereçada à mansão Fernández-Negrete, junto com um broche com a letra “V”. Todavia, Demétrio decide ir atrás da verdadeira assassina, e é em um jantar oferecido a João, filho de Teodoro e Sara, além de ser apaixonado por Verônica e alvo das investidas de Virginia, que o empresário conhece as duas primas. Encantado por Verônica e achando Virginia uma mulher fria e falsa, mesmo assim, Demétrio suspeita da primeira, e se aproveitando disso e do fato de João ser completamente apaixonado pela prima, Virginia decide fazer com que o primo pense que Verônica foi a mulher que desgraçou o coração de Ricardo, a fim de obter um cômodo casamento om João. Tomando conhecimento da intriga criada por Virginia, Demétrio tem um único objetivo: seduzir Verônica, se casar e fazê-la sofrer. O que ele não esperava, é que em meio a rede de intrigas, fosse se apaixonar verdadeiramente por Verônica. Tornou-se um dos grandes sucessos mexicanos exibidos pelo SBT, que aproveitou o fato do ator Guy Ecker ser brasileiro para lançar a trama, o que também fez com que o ator viesse ao Brasil para prestigiar o sucesso de “A Mentira”.

Ficha Técnica:

História Original: Caridad Bravo Adams
Adaptação: Nora Alemán
Produção Executiva: Carlos Sotomayor
País de Origem: México
Emissora Original: Las Estrellas (Televisa)
Ano de Exibição Original: 1998
Exibição no Brasil: 08/05/2000 à 03/10/2000, às 20h30 em 127 capítulos
Tema de Abertura: Vivendo de Passado – Bruno & Marrone
Classificação Indicativa: Livre/10 anos
Dublagem: Herbert Richers (RJ)
Audiência: 14 pontos

Reprises: 2016

Olhar de Mulher (Mirada de Mujer) – RecordTV, 2000

Protagonizada por Angélica Aragon e Ari Telch, conta a história da dona de casa de classe média alta Maria Inês de Sán Millan, uma mulher na faixa dos cinquenta anos que durante os últimos anos se dedicou inteiramente à sua família, composta pelo marido Inácio e os filhos Adriana, André e Mônica. Como tantas mulheres, Maria Inês se vê completamente insatisfeita com sua vida, já que seu casamento caiu na rotina e Inácio se tornou um homem infiel, e segundo sua mãe, Dona Helena, e suas duas filhas, a culpada é única e exclusivamente ela. Após vinte anos de casado, Inácio decide pedir o divórcio à Maria Inês, trocando-a por uma mulher muitos anos mais jovem, Daniela. Completamente desolada e julgada por todos à sua volta, o único apoio que Maria Inês encontra é em André e na sua melhor amiga, Paulina, uma mulher que apesar de conviver com o drama de ser portadora do vírus da AIDS, apoia a todo custo Maria Inês e tenta fazer com que a amiga se torne uma mulher segura e dona de si. E é nesta trajetória em busca de uma identidade que Maria Inês conhece o jornalista Alejandro, um homem vinte anos mais novo que ela, divorciado e que além de se dedicar à sua profissão, se desdobra na função de pai solteiro. Com Alejandro, Maria Inês volta a descobrir o que é ser uma mulher de verdade, se sentir desejada e ser amada incondicionalmente, além de contar com o apoio de um homem que lhe deseja ver dona de si. Com temas bastante densos e polêmicos, “Olhar de Mulher” foi um verdadeiro fenômeno no México, batendo de frente com as tramas da Televisa, mas aqui no Brasil não se pode dizer a mesma coisa, dando à RecordTV um baixo desempenho no retorno de telenovelas latinas na grade. 

Ficha Técnica:

História Original: Bernardo Romero Pereiro e Mónica Agudelo Tenorio
Adaptação: Bernardo Romero Pereiro e Jimena Romero Henríquez
Produção Executiva: Carlos Payán, Epigmenio Ibarra e Hernán Vera
País de Origem: México
Emissora Original: TV Azteca
Ano de Exibição Original: 1997-1998
Exibição no Brasil: 05/06/2000 à 18/10/2000, às 20h45/21h00 em 117 capítulos
Tema de Abertura: Diga – Rosanah Fiengo
Classificação Indicativa: 14 anos
Dublagem: BKS (SP)
Audiência: 03 pontos

Reprises: Não teve

Sigo Te Amando (Te Sigo Amando) – SBT, 2000

Protagonizada por Claudia Ramírez e Luis José Santander, a novela conta a história de Luiza, uma jovem rica que estuda em um colégio de freiras, mas vê que sua vida virar um calvário do dia para a noite. Inácio Aguirre é um temido e autoritário fazendeiro conhecido no povoado onde mora, um homem que controla tudo e todos a sua volta. Detentor das dívidas da família Torres Quintero, Inácio chantageia a matriarca da família, Dona Paula, uma mulher dominadora que comanda a vida dos netos, Alberto e Luiza, para que se case com esta última em troca do perdão das dívidas. Sem pensar duas vezes, Paula faz com que Luiza saia do colégio para cumprir com o trato. Decidida a todo custo a não se casar com um homem que não ama, Luiza se vê sem saída após uma fatalidade acontecer: durante uma perseguição por parte de Inácio, que está a cavalo, Luiza entra em desespero e acaba atingindo o animal com uma pedra, que arrasta Inácio por vários metros, e completamente ferido, quem lhe opera é Alberto, que fracassa na cirurgia e faz com que o fazendeiro fique paralítico para sempre. Com o risco de ver seu irmão atrás das grades, Luiza decide se casar com Inácio, mas devido ao fato de se recusar a ter relações com o marido, ela vira uma prisioneira e sequer pode sair dos arredores da fazenda. Por outro lado, Luis Ángel é um jovem e bem-sucedido médico que vê sua noiva morrer no altar, e para se recuperar do trauma, viaja para Porto Escondido, um balneário. Com a ajuda de uma amiga, Luiza consegue fugir para a mesma cidade que Luis Ángel, e é lá que os destinos dos dois acabam se cruzando. Pensando que Luiza está tentando se matar, Luis Ángel a salva de um afogamento, e a partir dali, os dois começam a viver um período de muita paixão. Porém, Luiza se vê forçada a voltar para a fazenda por conta das ameaças de Inácio, que agora está decidido a fazer um tratamento para voltar a caminhar com nada mais e nada menos do que Luis Ángel. Com a chegada do médico ao povoado, Luiza acaba se vendo em uma difícil situação, tendo que viver um amor proibido às escondidas, enfrentando inimigos como Inácio, Letícia, irmã do fazendeiro e fisicamente idêntica à falecida noiva de Luis Ángel, porém, obcecada em conquistar o médico, e Felipa, empregada da fazenda e também bruxa, que mesmo sendo amante de Inácio e querendo-o apenas para si, acata as ordens do fazendeiro para tornar a vida de Luiza impossível. Com diversas cenas fortes e sensuais para o horário da tarde, “Sigo Te Amando” foi responsável por alavancar o ibope de “Kassandra” e consolidar o horário de novelas, ameaçado por conta do desempenho abaixo do esperado da antecessora. Seu tema de abertura no Brasil, “Teu Beijo”, foi um dos grandes sucessos do ano.

Ficha Técnica:

História Original: Delia Fiallo
Adaptação: René Muñoz
Produção Executiva: Carla Estrada
País de Origem: México
Emissora Original: Las Estrellas (Televisa)
Ano de Exibição Original: 1996-1997
Exibição no Brasil: 17/07/2000 à 20/11/2000, às 16h10 em 90 capítulos
Tema de Abertura: Teu Beijo – Família Lima
Classificação Indicativa: Livre
Dublagem: Herbert Richers (RJ)
Audiência: 08 pontos

Reprises: Não teve

Esmeralda – SBT, 2000

Protagonizada por Leticia Calderón e Fernando Colunga, a trama conta a história da jovem Esmeralda, uma moça pobre e deficiente visual, e de José Armando, um jovem rico que não desconfia de seu verdadeiro passado, que está unido ao de Esmeralda. No passado, o fazendeiro Rodolfo Peñareal e sua esposa Branca estavam à espera de um filho homem, para que pudesse ser o herdeiro absoluto da fortuna do pai. Em uma noite de tempestade, Branca entra em trabalho de parto, e com a demora da chegada do médico para realizar o nascimento do filho do casal, Crisanta, a governanta da casa, decide ir atrás da parteira Dominga para realizar o parto de sua patroa. Naquela mesma noite, Dominga havia realizado o parto de uma simples camponesa, que acaba falecendo e deixando órfão um pequeno menino. Ao chegar na mansão e realizar o parto de Branca, Dominga constata que ela havia dado luz à uma menina supostamente morta, e temendo a revolta do patrão que esperava um menino, Crisanta decide trocar os bebês com a ajuda da parteira, lhe pagando com um par de brincos de esmeralda, pertencentes à Branca. Ao chegar em sua choupana com o bebê nos braços, Dominga percebe que a menina não estava morta, e além disso, que ela também não enxergava. Temendo ser presa por conta da troca dos bebês, Dominga decide criar a menina como sua filha e a batiza de Esmeralda, devido ao fato de seus olhos serem tão verdes quanto a cor das jóias que recebeu como pagamento. Anos se passam, e após José Armando ser criado na cidade por Branca e Rodolfo, que sequer desconfiam da verdade, os três decidem voltar à fazenda onde tudo aconteceu junto com Crisanta, e lá, a empregada revela toda a verdade para Branca, que está determinada em encontrar o paradeiro de sua filha. E por casualidade, os destinos de Esmeralda e José Armando acabam se cruzando após o rapaz acusar a jovem de roubar a plantação da fazenda de seu pai, sem saber que Esmerada é cega. Após o mal-entendido, os jovens iniciam uma grande amizade, que acaba se convertendo em amor, apesar de José Armando estar comprometido com Graziela, sua prima. Por sua vez, Graziela é uma jovem rica  mimada, influenciada por Fátima, sua mãe, para obter um casamento de interesses com José Armando. O que ela não esperava, é que ao chegar na fazenda, iria acabar se apaixonando por Adrian, um dos peões do local, com quem se estranha em um primeiro momento, mas por quem decide lutar com unhas e dentes, contrariando Fátima, que deseja a todo custo que sua filha arrume um marido rico. Com muitos segredos do passado envolvidos, Esmeralda e José Armando terão que lutar para ficar juntos, enfrentando a ira e o ódio de Rodolfo, que rejeita a moça de todas as maneiras por ser simples e cega; Fátima, que deseja ver Esmeralda fora do seu caminho para conseguir o dinheiro que sempre sonhou; Lúcio Malaver, um médico amargurado que possui uma grande cicatriz no rosto após salvar Esmeralda de um incêndio quando criança, e que desde então, está obcecado em tê-la como sua mulher; e Georgina, uma jovem rica e esnobe que fará de tudo para afastar Esmeralda de José Armando. Versão mexicana de “Topázio”, grande sucesso venezuelano exibido na década anterior pela emissora, “Esmeralda” tornou-se uma das tramas mexicanas mais queridas pelo público, rendendo ainda um remake de mesmo nome quatro anos depois.

Ficha Técnica:

História Original: Delia Fiallo
Adaptação: Georgina Tinoco, Dolores Ortega e Luz Orlín
Produção Executiva: Salvador Mejía Alejandre
País de Origem: México
Emissora Original: Las Estrellas (Televisa)
Ano de Exibição Original: 1997
Exibição no Brasil: 02/10/2000 à 06/03/2001, às 20h30 em 133 capítulos
Tema de Abertura: Esmeralda – Harmonia do Samba/Ela é um Anjo – Chris Durán
Classificação Indicativa: Livre
Dublagem: Herbert Richers (RJ)
Audiência: 14 pontos

Reprises: 2016 (cancelada antes da estreia)

Maria Isabel (María Isabel) – SBT, 2000

Protagonizada por Adela Noriega e Fernando Carrillo, a novela conta a história das etapas da vida de Maria Isabel, uma jovem índia de origem humilde, que quando mais nova, tem seu destino unido ao de Graziela, filha do homem mais poderoso da cidade, Félix. Oito anos se passam e Maria Isabel agora é uma linda mulher e noiva de André, seu melhor amigo de infância. Graziela, que passou todo esse tempo fora em um colégio interno, regressa à cidade e reencontra sua melhor amiga, que lhe emprega em sua mansão para poderem ficar mais próximas ainda. Ainda em sua chegada, Graziela conhece um engenheiro chamado Leonardo, por quem se apaixona, contra a vontade de seu pai, e esse romance acaba resultando na gravidez de uma menina. Graziela planeja se casar às escondidas com Leonardo e fugir com seu amado e Maria Isabel, porém, na cidade, quem fica com a fama de estar tendo um caso com Leonardo é Maria Isabel que acaba sendo expulsa de casa pelo seu pai e desprezada por seu noivo. Com a descoberta de sua gravidez e ao receber a notícia da morte de Leonardo, Graziela decide fugir para Guadalajara com Maria Isabel, e lá, ela dá à luz a sua filha, vindo a falecer dias depois e deixando a menina aos cuidados de Maria Isabel, que a batiza de Rosa Isela. Decidida a criar a menina como sua filha e com todo o amor do mundo, Maria Isabel parte para a capital para tentar a vida e conseguir um trabalho para sustentar Rosa Isela, e é lá que ela acaba conhecendo o amor de sua vida, o famoso engenheiro Ricardo Mendiola. Ele, por sua vez, tem uma vida repleta de luxos e está casado com Elisa, por quem é perdidamente apaixonado, mas um drama acaba atingindo a vida do casal: Ela tem um tumor maligno no ovário, e após a retirada dele, Elisa não poderá ter filhos. Elisa acaba reencontrando uma velha amiga, Lucrécia, uma mulher ambiciosa e perigosa que sempre foi apaixonada por Ricardo, mas que é amante do perigoso Armando, que em uma ocasião, acaba roubando as joias de Elisa e a matando. Em uma profunda depressão pela morte da esposa, Ricardo passa a se envolver com Lucrécia, que agora está determinada em dar um golpe em Ricardo. Seis anos se passam, e após tanto azar na sua vida, Maria Isabel finalmente consegue um emprego de doméstica na casa de Ricardo, e após algum tempo trabalhando lá, ela confessa ao patrão sua paixão por ele, que ao descobrir o verdadeiro caráter de Lucrécia, termina com ela e decide ficar com Maria Isabel, transformando-a em uma verdadeira dama da sociedade. Apesar de apaixonados, a vida de Maria Isabel e Ricardo não será fácil, pois terão como inimigos Glória, a filha problemática de Ricardo que passa a humilhar Maria Isabel e fazer a cabeça de Rosa Isela para desprezar a mãe por ser de origem indígena, e Mireya, uma elegante pianista que surge para balançar as estruturas do casal. Se convertendo em um verdadeiro fenômeno nas tardes, “Maria Isabel” constantemente ameaçou o ibope da Rede Globo, em em um curioso caso, durante todos os sesu capítulos a sua abertura não foi exibida.

Ficha Técnica:

História Original: Yolanda Vargas Dulché
Adaptação: René Muñoz e Liliana Abud
Produção Executiva: Carla Estrada
País de Origem: México
Emissora Original: Las Estrellas (Televisa)
Ano de Exibição Original: 1997-1998
Exibição no Brasil: 20/11/2000 à 19/02/2001, às 16h15 em 66 capítulos
Tema de Abertura: Abertura não exibida
Classificação Indicativa: Livre
Dublagem: Herbert Richers (RJ)
Audiência: 11 pontos

Reprises: Não teve

Coração Selvagem (Corazón Salvaje) – SBT, 2000

Protagonizada por Edith González, Eduardo Palomo, Ana Colchero e Ariel López Padilla, a trama conta a história do quadrado amoroso envolvendo as condessas Mônica, Aimée, o pirata João do Diabo e o rico e charmoso André no México do século XIX. Irmãos de sangue, João e André vem de origens diferentes. João é fruto de uma relação extraconjugal do barão Francisco com uma humilde pescadora. Já André é filho legítimo de Francisco com Sofia, uma perversa dama da sociedade que abomina a ideia de ter um bastardo debaixo do mesmo teto que seu filho. Estando prestes a reconhecer João como seu filho, Francisco sofre um acidente de cavalo e morre, e se aproveitando disso, Sofia esconde a carta que torna João um dos herdeiros de Francisco e o expulsa de sua fazenda. Anos se passam, e João tornou-se um homem rude e forte, crescendo ao lado de piratas e marinheiros, enquanto André se torna um dos homens mais cobiçados da sociedade, estando de casamento marcado com sua prima Mônica, compromisso este sendo um acordo de Sofia com sua prima, a condessa Catarina. Mônica é irmã de Aimée, duas jovens de personalidades completamente diferentes. Enquanto Mônica é doce e frágil, Aimée é uma mulher frívola e sensual, disposta a seduzir qualquer homem. Ao descobrir que Aimée ama André em segredo, Mônica decide ir para um convento, porém, mesmo amando André, Aimée conhece João e tem uma tórrida relação secreta com ele, que promete à Aimée que irá acumular uma fortuna para poder se casar com ela. Após um período viajando para conseguir o dinheiro necessário para dar uma boa vida à Aimée João chega no dia do casamento dela com André, sem imaginar que este é seu irmão biológico. Enquanto isso, Mônica abandona do convento e logo descobre que Aimée e João tiveram um caso, e ele, agora empregado por seu irmão como administrador da fazenda, revela que teve um caso com uma das mulheres da casa. Sem desconfiar de sua esposa, André força o casamento de João e Mônica, que aceita para proteger a irmã. Sem saber o que sentem um pelo outro, João e Mônica acabam se casando, porém, a sombra de Aimée será um difícil obstáculo para a felicidade dos dois. Exibida anteriormente na CNT/Gazeta, “Coração Selvagem” ganhou uma nova exibição através da segunda faixa da sessão “Tarde de Amor” substituindo a reprise de “A Usurpadora” e consolidando o horário para novelas inéditas. Além disso, a trama ganhou uma nova dublagem, também no estúdio “Herbert Richers”, onde havia sido dublada da primeira vez, mas dessa vez, com novas vozes em seu elenco.

Ficha Técnica:

História Original: Caridad Bravo Adams
Adaptação: María Zarattini
Produção Executiva: José Rendon
País de Origem: México
Emissora Original: Las Estrellas (Televisa)
Ano de Exibição Original: 1993-1994
Exibição no Brasil: 04/12/2000 à 12/03/2001, às 17h00/17h45 em 71 capítulos
Tema de Abertura: Corazón Salvaje (Instrumental) – Jorge Avendaño
Classificação Indicativa: Livre
Dublagem: Herbert Richers (RJ)
Audiência: 08 pontos

Reprises: Não teve

Gotinha de Amor (Gotita de Amor) – SBT, 2001

Protagonizada por Andrea Lagunes, Laura Flores e Alejandro Ibarra, o folhetim conta a história da pequena Isabel, mais conhecida por Belinha, uma menina que foi arranca dos braços de sua mãe, Maria Fernanda, ainda recém-nascida e enviada pra um orfanato. Lá, Belinha sofre todos os tipos de maus-tratos possíveis por parte das outras meninas e de Justa, a diretora da instituição, tendo apenas como amiga e protetora a cozinheira Trini, uma velha senhora que acaba vindo a falecer. Com a morte de Trini e estando exausta das injustiças sofridas, Belinha decide fugir, e por conta dessa decisão, as meninas que lhe maltratam forjam uma certidão de nascimento onde consta que seu pai se chama Jesus García e que Belinha não tem mãe. Por outro lado, Maria Fernanda se tornou uma mulher amargurada e fechada para a vida, tendo como único objetivo reencontrar sua filha. Ela tem como pretendente o médico Ricardo, que é completamente apaixonado por Maria Fernanda, gerando o ódio e a inveja de sua prima, Lucrécia. Já Jesus é um humilde camelô, mas de coração nobre e muito gentil, vítima das constantes investidas de Célia, uma jovem que vive na mesma vila que ele. Os destinos e Maria Fernanda e Jesus se cruzam pela primeira vez em um certo dia que ele estava trabalhando na rua, enquanto Maria Fernanda, que dirigia em mais um incansável dia pela procura de sua filha, acaba lhe atropelando, e a partir dali, surge uma amizade entre os dois, que posteriormente, acaba se tornando paixão. Já fugida do orfanato, Belinha vaga pelas ruas da capital com a certidão em mãos e na companhia do cachorrinho Maxixe, que ela encontrou durante sua trajetória, até que certo dia ela acaba desmaiando na frente da casa de Jesus, que lhe socorre. Ao descobrir sobre a certidão que lhe consta como pai de Belinha, Jesus acaba acreditando e passa a criar a menina com todo o amor do mundo, e já namorando com Maria Fernanda, ela também passa a ter muito afeto por Belinha sem saber do laço que as une. Em meio à verdade desconhecida até então, Belinha fará de tudo para unir Jesus e Maria Fernanda, tendo que enfrentar vários inimigos, como Célia, completamente obcecada por Jesus; Lucrécia, que passa a ficar cada vez mais louca e disposta a se livrar de Maria Fernanda; Guilherme, rapaz apaixonado por Célia e que culpa Jesus pelo amor não correspondido; Justa, que após ser demitida, busca se vingar de Belinha; Desdêmona, uma assistente social que se torna cúmplice de Guilherme para tirar Belinha das mãos de Jesus; e Ulisses, pai biológico de Belinha que ressurge para atormentar Maria Fernanda. “Gotinha de Amor” se trata de um remake da novela brasileira “Pingo de Gente” (1971) da RecordTV, e exibida após o fim de “Chiquititas”, que via sua audiência cair gradativamente, a trama se tornou um grande sucesso dentre o público infantil.

Ficha Técnica:

História Original: Raimundo Lopes
Adaptação: Kary Fajer, Alberto Gómez e Alberto Aridjis
Produção Executiva: Nicandro Díaz González
País de Origem: México
Emissora Original: Las Estrellas (Televisa)
Ano de Exibição Original: 1998
Exibição no Brasil: 22/01/2001 à 10/04/2001, às 19h30/19h45/20h00 em 67 capítulos
Tema de Abertura: O Amor é Real – Daniela Luján
Classificação Indicativa: Livre
Dublagem: Herbert Richers (RJ)
Audiência: 12 pontos

Reprises: 2012

Camila – SBT, 2001

Protagonizada por Bibi Gaytán e Eduardo Capetillo, conta a história de Camila, jovem camponesa órfã de pais, e que por conta disso, vive em um humilde povoado com seu avô, Genaro que a ama e lhe protege com unhas e dentes. Um dia, ela conhece Miguel, um brilhante advogado que vem da capital para passar uma temporada no povoado, e ao se conhecerem, Miguel fica fascinado com a beleza da moça. Por conta da grande paixão em pouco tempo de convivência, Miguel pede a mão de Camila em casamento. Antes que se casem, Miguel retorna à capital para cumprir compromissos de trabalho na empresa de Armando, e estando prestes a se tornar sócio da empresa, Miguel conhece a filha de Armando, Mônica, uma jovem bonita e caprichosa que acaba de retornar da Europa, onde fingia estudar artes plásticas. Ao conhecer Miguel, Mônica se torna completamente obcecada pelo rapaz, obrigando seu pai a lhe dar diversos luxos e benefícios, os quais ele aceita única e exclusivamente para poder dar uma boa vida à Camila. Retornando ao povoado, ele se casa com Camila, mas logo retorna à capital, e lá acaba, se vendo em um grande problema: por conta da grande influência de Armando, Miguel fica noivo de Mônica apenas para agradá-lo, e também, em nome de sua ambição. Disposto a se divorciar de Camila, Miguel manda uma carta para a jovem e quem acaba lendo é Genaro, que acaba indo atrás do rapaz e morre no caminho por conta de um ataque cardíaco. Após sofrer a morte do avô, Camila decide ir atrás do marido para lhe contar tudo, sem saber de toda a verdade, e ao chegar lá, se depara com Miguel estando noivo de Mônica. Se dando conta de quem ama de verdade é Camila, Miguel decide lutar por seu amor, mas terá que lidar com a enorme obsessão de Mônica, que se converte em uma verdadeira psicopata capaz de matar quem se meter em seu caminho, além de ter rivais em seu caminho pelo o amor de Camila. “Camila” foi um verdadeiro fenômeno nas tardes do SBT, chegando a incríveis picos de 21 pontos no seu capítulo final. Foi a primeira trama mexicana a passar com sua abertura original, sem intervenções no SBT, devido à uma cláusula no contrato com a Televisa estabelecido naquele ano.

Ficha Técnica:

História Original: Inés Rodena
Adaptação: Gabriela Ortigoza
Produção Executiva: Angelli Nesma Medina
País de Origem: México
Emissora Original: Las Estrellas (Televisa)
Ano de Exibição Original: 1998-1999
Exibição no Brasil: 19/02/2001 à 18/06/2001, às 16h15/17h00 em 86 capítulos
Tema de Abertura: Camila – Eduardo Capetillo
Classificação Indicativa: Livre
Dublagem: Herbert Richers (RJ)
Audiência: 11 pontos

Reprises: Não teve

Café com Aroma de Mulher (Café, con Aroma de Mujer) – SBT, 2001

Protagonizada por Margarita Rosa de Francisco e Guy Ecker, a trama tem como ponto de partida a morte do patriarca Otávio Vallejo, um velho fazendeiro e empresário do ramo cafeeiro e o início da temporada de colheita do café na fazenda da família, o que acaba fazendo com que os destinos de Gaivota e Sebastião se cruzem. Teresa Soares, mais conhecida como Gaivota, é uma bela e sensual mulher, mas completamente ingênua e romântica. De origem humilde, ela e sua mãe, Carmela, vivem como andarilhas nas fazendas ao redor da Colômbia como colhedoras, e há anos, trabalham na fazenda Casablanca, propriedade de Otávio, na temporada da colheita de café, deixando no ar um mistério envolvendo os passados de Otávio e Carmela, esta última que mantém uma grande devoção ao patrão. Por sua vez, Sebastião passou anos em Londres e volta ao país de origem junto com toda sua família para a leitura do testamento de Otávio, que gera uma grande disputa pelas terras de café entre o pai de Sebastião e o pai de Ivan, primo ambicioso de Sebastião que está casado com a esnobe Lucrécia. Em um certo dia, passeando pelas plantações de café, Sebastião ouve o canto de Gaivota, e, imediatamente, surge uma grande paixão entre os dois, que passam a se amar às escondidas devido ao fato da família Vallejo não ver com bons olhos a relação de alguém da família com uma pessoa de origem humilde. Sebastião, que tem dificuldade para se relacionar com outras mulheres, acaba tendo sua primeira vez com Gaivota, e após a temporada de amor com Gaivota, Sebastião comunica a amada que precisa voltar à Londres para terminar seus estudos, e juntos, os dois fazem um pacto para que quando ele voltar, os dois se casem e enfrentem os Vallejo juntos. O que Gaivota não esperava é que aquela noite de amor fosse lhe render uma gravidez, e disposta a procurar Sebastião para lhe contar a novidade, vai para a Europa com a promessa de trabalhar como modelo, mas acaba virando vítima de uma rede de tráfico humano que lhe obrigam a se prostituir, e ao escapar, acaba perdendo seu filho. Por sua vez, Sebastião retorna novamente à Colômbia por conta da morte de seus pais, e chegando lá, se decepciona ao saber que Gaivota foi trabalhar como prostituta na Europa, e por conta disso, acaba aceitando se casar com Lúcia, uma mulher fria, que aceita o compromisso em nome do patrimônio que a família pertence. De volta ao país, Gaivota se decepciona ao saber que Sebastião está casado, e passando a aderir o nome e Carolina Oliveira, que lhe foi dado na Europa, Gaivota consegue um emprego de executiva na Cafexport, sem imaginar que a empresa pertence à família de seu grande amor. Virando um renomado nome no mundo do café, Gaivota fará de tudo para ser feliz ao lado de Sebastião, tendo que enfrentar inimigos como Ivan e Lucrécia, que tentam a todo custo ter um filho para serem os herdeiros universais da família, e Lúcia, que não está disposta a perder todo o conforto que conquistou com o casamento. “Café com Aroma de Mulher” foi um absoluto sucesso entre o público, fazendo com que Margarita Rosa de Francisco viesse ao Brasil visitar os programas do SBT para divulgar a trama, além de fazer com que o tema de abertura, “Gaivota”, virasse um grande hit naquele ano.

Ficha Técnica:

História Original: Fernando Gaitán
Adaptação: Fernando Gaitán
Produção Executiva: Amparo de Gómez
País de Origem: Colômbia
Emissora Original: RCN Televisión
Ano de Exibição Original: 1994-1995
Exibição no Brasil: 05/03/2001 à 03/09/2001, às 20h45/20h15/20h30 em 157 capítulos
Tema de Abertura: Gaivota – Sandra Porto
Classificação Indicativa: Livre
Dublagem: Herbert Richers (RJ)
Audiência: 15 pontos

Reprises: 2005 e 2014

Amigos Para Sempre (Amigos x Siempre) – SBT, 2001

Protagonizada por Belinda, Martín Ricca como protagonistas infantis e por Adriana Fonseca, logo mais tarde substituída por Lourdes Reyes e Ernesto Laguardia como protagonistas adultos, a trama conta a história de Ana, uma quieta e triste desde que perdeu sua mãe, Laura, em um acidente, fato este que faz com que seu pai, Francisco, lhe culpe e lhe maltrate. Porém, ela esconde de todos um dom especial: ela pode fazer objetos e pessoas se moverem. Já Pedro é um menino alegre, adotado pelo casal Salvador e Amanda, e apesar de ter uma ótima relação com seu pai, o menino é ignorado pela mãe. Os dois se conhecem no severo Instituto Vidal, comandado pela avó dos dois, Dona Júlia, uma mulher que tornou amarga desde a perda do marido e de sua filha, mãe de Ana. No instituto, não se é permitido brincadeiras, o recreio é silencioso, e além disso, os meninos são separados das meninas por um muro. Com a chegada de Salvador ao instituto, ele decide mudar o local para se fazer dele um lugar mais agradável e alegre de se conviver, e é em sua jornada que ele conhece a bibliotecária Melissa, por quem se apaixona a primeira vista, mas que é comprometida com Francisco, que também é um dos professores do instituto. Juntos, Ana, Pedro, Melissa e Salvador irão provar o valor da amizade verdadeira e do amor, além de buscarem a liberdade diante de tanta tirania. Trama infantil exibida na sessão “Tarde de Amor”, “Amigos Para Sempre” não obteve tanta repercussão devido à sua temática distante das tramas que eram exibidas no horário.

Ficha Técnica:

História Original: Palmira Olguin, Martha Oláiz e Irma Ramos
Adaptação: Palmira Olguin e Sergio Schmucler
Produção Executiva: Rosy Ocampo
País de Origem: México
Emissora Original: Las Estrellas (Televisa)
Ano de Exibição Original: 2000
Exibição no Brasil: 12/03/2001 à 20/07/2001, às 17h45 em 95 capítulos
Tema de Abertura: Amigos x Siempre – Belinda e Martín Ricca
Classificação Indicativa: Livre
Dublagem: Herbert Richers (RJ)
Audiência: 07 pontos

Reprises: Não teve

Samantha – RecordTV, 2001

Protagonizada pela Miss Venezuela do ano de 1996, Alicia Machado, e Alejandro Martínez, conta a história de Samantha, uma selvagem camponesa que trabalha na fazenda dos Rincón e que vê o seu amor, literalmente, cair do céu. Em um certo dia, correndo pelos campos da fazenda em busca de seu cavalo, Samantha avista um avião cair próximos aos arredores da fazenda e explodir, e indo até ao local, ela socorre um homem ferido que estava dentro dos destroços. Ele se trata de Luis Alberto Aranguren, um rico empresário dono de uma empresa, mas que acaba sendo confundido com um humilde empregado. Desmemoriado e sem ter como revelar sua real identidade, Luis Alberto fica aos cuidados de Samantha e acabam se encantando um pelo outro, sem saber que muitas coisas estavam por vir. Ao voltar para a capital, Luis Alberto recobra sua memória e acaba se esquecendo de tudo o que aconteceu após o acidente, inclusive, de Samantha. Voltando para casa, ele descobre que sua enferma esposa havia morrido na sua ausência, e enquanto todos pensam que ela morreu por conta de sua doença, na verdade, ela foi assassinada por Betzaida, sua melhor amiga, mas que passou anos apaixonada por Luis Alberto em segredo e agora decide conquistá-lo a todo custo. Outra mulher também surgirá no caminho de Luis Alberto: Raíssa Rincón, uma jovem mimada, filha dos patrões de Samantha, que sequer desconfia do laço que a une à empregada da fazenda. Na verdade, Samantha é filha de seu patrão, mas foi criada pelos empregados como filha deles. Um dia, em um encontro com Raíssa, Luis Alberto se lembra de tudo, e certo de seu grande amor por Samantha, Luis Alberto vai atrás da jovem e se casa com ela em uma cerimônia particular. Mas, ao ir morar com seu amado, Samantha terá que enfrentar a ira de três inimigas poderosas: Betzaida, Raíssa e Anabella, filha de Luis Alberto que não aceita o casamento do pai pouco tempo após a morte de sua mãe.

Ficha Técnica:

História Original: Vivel Nouel
Adaptação: Elizabeth Alezard, Johnny Cavlovski, Iris D. Dulos, Edgar Frias e Vivel Nouel
Produção Executiva: Arnaldo Limansky
País de Origem: Venezuela
Emissora Original: Venevisión
Ano de Exibição Original: 1998
Exibição no Brasil: 02/04/2001 à 10/08/2001, às 21h00 em 112 capítulos
Tema de Abertura: Samantha – Alejandro Martínez
Classificação Indicativa: 12 anos
Dublagem: Audio News (RJ)
Audiência: 02 pontos

Reprises: Não teve

Serafim (Serafín) – SBT, 2001

Protagonizada por Jordi Landeta, Maribel Guardia e Eduardo Santamarina, a novela conta a história do anjo Serafim, alegre e muito bondoso, porém, bastante travesso. Envido à Terra para aprender o que lhe falta para ser um anjo da guarda, e o chegar ao planeta, acaba se assustando e se escondendo em uma casa abandonada. Paralelamente, é contada a história do menino Zezinho, uma criança feliz que vive com sua mãe Carmem, uma mulher batalhadora e de bom coração, o avô Joaquim e o padrasto Raul, que não gosta dele e o trata mal. Zezinho passa a estudar em uma nova escola, e lá, ele conhece Xavier, um menino rico, mas muito triste e infeliz, pois além de ter perdido sua mãe, seu pai, Miguel, vive para o trabalho e ele sofre maus-tratos nas mãos da governanta de sua casa, Helga, e ao ficarem amigos, os dois acabam fazendo com que Carmem e Miguel se conheçam e se apaixonem um pelo outro. Contudo, chega o dia em que Serafim conhece Zezinho, e com a ajuda de diversos objetos animados, o anjinho vira protetor do menino, ainda mais agora com a chegada de Lúcio no bairro onde o menino mora. Lúcio é nada mais, nada menos do que um homem perverso, que com a ajuda de seus dois ajudantes, desejam exterminar todas as crianças e anjos que existem, já que representam o amor, a inocência e a bondade que existe no mundo, e aliados à Raul e Helga, todos eles irão concentrar suas forças para fazer mal à Serafim, Zezinho, Xavier, Carmem e Miguel.

Ficha Técnica:

História Original: Patricia Martínez Romani
Adaptação: Carlos Daniel González e Ricardo Fiallega
Produção Executiva: José Alberto Castro
País de Origem: México
Emissora Original: Las Estrellas (Televisa)
Ano de Exibição Original: 1999
Exibição no Brasil: 09/04/2001 à 10/07/2001, às 19h30 em 80 capítulos
Tema de Abertura: Está en Ti – Marco Antonio Solís
Classificação Indicativa: Livre
Dublagem: Herbert Richers (RJ)
Audiência: 11 pontos

Reprises: Não teve

Por Teu Amor (Por Tu Amor) – SBT, 2001

Protagonizada por Gabriela Spanic e Saúl Lizaso, a trama conta a história da jovem Maria do Céu, uma mulher bela, rica e feliz, porém, de temperamento muito forte, que vive na cidade litorânea de São Carlos com seu pai, Nicolau, sua avó, Paz, e sua irmã mais nova, Bruna, por quem tem um enorme carinho. Culta e estudada, Maria do Céu é braço direito de seu pai na indústria de frutos do mar da família e está de casamento marcado com o médico Sérgio, por quem Bruna nutre uma paixão secreta. Nesse mesmo período, chega em São Carlos o misterioso empresário Marco Durán, um homem charmoso, porém, mulherengo, que ao conhecer Maria do Céu, passa a cortejá-la, despertando sua ira. Ao oferecer uma festa para os moradores da cidade lhe conhecerem, a vida de Maria do Céu muda completamente. Apesar de não comparecer, Bruna vai ao evento escondida e Sérgio trata de buscá-la, e no caminho, Bruna confessa seus verdadeiros sentimentos ao cunhado e os dois acabam fazendo amor em uma praia. Atormentados com toda a verdade, Bruna decide confessar toda a verdade para Maria do Céu, que mesmo decepcionada, abre mão do amor de Sérgio e faz com que ele assuma Bruna e se case com ela, e aproveitando essa situação, ela decide se casar com Marco Durán a fim de que Sérgio pare de lhe perseguir. Maria do Céu e Marco Durán se casam, na condição de que o relacionamento dure apenas um ano e que não haja nenhum contato físico entre os dois, mas mesmo assim ele aceita, por estar apaixonado de verdade por Maria do Céu. De personalidades completamente opostas, o casamento de Maria do Céu e Marco Durán tem um começo conturbado, já que ela lhe contraria a todo momento, enquanto ele morre de ciúmes de Sérgio, que agora é seu cunhado. Mas com o passar do tempo, os dois passam a ver qualidades um no outro e Maria do Céu passa a se apaixonar de verdade, mas em seu caminho acaba surgindo Miranda, um ex-amante de Marco Durán que não aceita o fim do caso dos dois, e disposta a reconquistá-lo, ela se converte em uma mulher louca e obsessiva.

Ficha Técnica:

História Original: Caridad Bravo Adams
Adaptação: Gabriela Ortigoza
Produção Executiva: Angelli Nesma Medina
País de Origem: México
Emissora Original: Las Estrellas (Televisa)
Ano de Exibição Original: 1999
Exibição no Brasil: 18/06/2001 à 22/10/2001, às 17h15 em 91 capítulos
Tema de Abertura: Por Tu Amor – Charli Zaa
Classificação Indicativa: Livre
Dublagem: Herbert Richers (RJ)
Audiência: 10 pontos

Reprises: 2014

Carinha de Anjo (Carita de Ángel) – SBT, 2001

Protagonizada por Daniela Aedo, Lisette Morelos e Miguel de León, a trama conta a história da pequena Dulce Maria, uma garotinha de cinco anos que após a morte da mãe, Angélica, foi deixada sob os cuidados de seu tio, o Padre Gabriel, da Madre Superiora e das freiras no colégio interno Rainha da América, enquanto seu pai, Luciano, foi viver no exterior para se curar da depressão. A única pessoa da família de Dulce Maria que vai lhe visitar é Estefânia, apelidada de Tia Peruca, devido ao fato de Estefânia ter passado a usar perucas coloridas combinando com as cores de sua roupa para fazer a sobrinha mais feliz. Apesar das visitas da tia, Dulce Maria se sente muito sozinha no internato, pois Bárbara e Frida, duas estudantes da instituição, fazem de tudo para que Dulce se sinta mal, jogando em sua cara que seu pai nunca voltará para lhe buscar. As únicas companhias da garotinha são o fantasma de Angélica, que aparece para Dulce em seus sonhos, e a Freira Cecília, uma jovem doce e de bom coração que defende Dulce Maria de todos, e é o amor que Cecília sente pela garotinha que irá mudar sua vida. Após passar dois anos no exterior, Luciano volta ao México e enche Dulce Maria de alegria, mas isso dura pouco, pois ele anuncia seu casamento com Nicole, uma linda mulher, porém, frívola e ambiciosa, que deseja dar um golpe em Luciano, e vendo que Dulce Maria irá atrapalhar seus planos, deseja afastá-la para sempre de seu pai. Disposta a afastar seu pai da malvada, Dulce Maria une isso ao desejo de que Cecília vire sua nova mamãe, e faz com que seu pai se aproxime da noviça, que fica balançada com o milionário, colocando em dúvida se deseja seguir sua vocação religiosa ou se entregar ao amor de Luciano. “Carinha de Anjo” foi um estrondoso fenômeno no Brasil, ameaçando diversas vezes a novela “As Filhas da Mãe” da Rede Globo, e além de ser a trama mexicana mais assistida da década pelo SBT, é a terceira maior média geral das tramas do gênero, empatada com “Maria do Bairro”.

Ficha Técnica:

História Original: Abel Santa Cruz
Adaptação: Kary Fajer e Alberto Gómez
Produção Executiva: Nicandro Díaz González
País de Origem: México
Emissora Original: Las Estrellas (Televisa)
Ano de Exibição Original: 2000-2001
Exibição no Brasil: 09/07/2001 à 26/02/2002, às 19h30 em 199 capítulos
Tema de Abertura: Carita de Ángel – Tatiana
Classificação Indicativa: Livre
Dublagem: Herbert Richers (RJ)
Audiência: 17 pontos

Reprises: 2003

Rosalinda – SBT, 2001

Protagonizada por Thalía e Fernando Carrillo, a trama conta a história de Rosalinda Pérez, uma jovem que trabalha em uma floricultura para ajudar nos gastos de sua família, especialmente agora que sua mãe Dolores está à beira da morte e ela precisa judar com os medicamentos. O que Rosalinda não sabe, é que na verdade, sua mãe é Soledade Romero, irmã de Dolores, uma mulher que foi presa há vinte anos por um crime que não cometeu. No passado, Soledade era secretária de Alfredo, com que vivia um romance, o qual era desaprovado por Valéria, irmã do rapaz, a todo custo. Certo dia, José Fernando, esposo de Valéria que nutria um desejo doentio por Soledade, sequestra a secretária e a leva para uma praia deserta a fim de abusar sexualmente dela, porém, é morto por um tiro dado por Alfredo, que acaba fugindo do local e fazendo com que a amada seja levada presa. Grávida de Alfredo, Soledade dá à luz na prisão e entrega sua filha para Dolores criar como sua, e Rosalinda acaba crescendo pensando ser irmã de Lúcia, uma jovem de nobre coração, Beto, um rapaz de índole duvidosa, e Vera, uma jovem que desde sempre nutriu uma inveja doentia por Rosalinda. Antes de morrer, Dolores fica prestes a contar a verdade ao marido, porém, apenas lhe diz que uma das meninas não é sua filha, fazendo que ele despreze as três. Durante seu trabalho, Rosalinda acaba conhecendo Fernando José que finge ser de origem humilde, mas na verdade, é um jovem rico e enteado de Valéria,  coincidentemente, filho do homem que Soledade foi acusada de matar. Os dois acabam vivendo uma grande paixão, e nesse mesmo momento, Soledade sai da cadeia e se aproxima de Rosalinda, sem revelar a verdade. Após se casarem, Rosalinda e Fernando José tomam conhecimento de toda a verdade, e após uma discussão com o marido, Rosalinda acaba tendo um surto e sofre um grave acidente que lhe faz perder a memória, sendo encontrada por um caça-talentos chamado Alex, que lhe dá uma nova identidade, Paloma, e além disso, faz dela uma grande cantora. Atormentado com a suposta morte de Rosalinda, Fernando José cai nas garras de Vera, mas é em uma turnê que ele reencontra o seu grande amor, agora com um novo nome. Fernando José lutará para reconquistar o amor de Paloma, em meio ao ódio de Valéria, que agora se torna uma mulher perigosa, capaz de tudo para exterminar Soledade e sua filha, Vera, que se torna obcecada em manter o casamento para ter uma boa vida, e Alex, que se vê apaixonado também por sua musa. “Rosalinda” é até então a última trama que Thalía atuou, e apesar de não ter sido um grande sucesso no México, foi um verdadeiro fenômeno na faixa “Tarde de Amor”, reerguendo todo o ibope derrubado por “Amigos Para Sempre”.

Ficha Técnica:

História Original: Delia Fiallo
Adaptação: Carlos Romero, Kary Fajer e Liliana Abud
Produção Executiva: Salvador Mejía Alejandre
País de Origem: México
Emissora Original: Las Estrellas (Televisa)
Ano de Exibição Original: 1999
Exibição no Brasil: 23/07/2001 à 12/11/2001, às 17h45 em 81 capítulos
Tema de Abertura: Rosalinda – Thalía
Classificação Indicativa: Livre
Dublagem: Herbert Richers (RJ)
Audiência: 11 pontos

Reprises: 2004 e 2013

Abraça-me Muito Forte (Abrázame Muy Fuerte) – SBT, 2001

Protagonizada por Aracely Arámbula e Fernando Colunga, a trama tem como ponto de partida a história de Cristina, uma jovem doce que vive na fazenda de seu pai, Severiano, um homem autoritário e poderoso. Na fazenda trabalha Diego, que é por quem Cristina se apaixona e acaba vivendo um breve romance, interrompido por seu pai, que ao descobrir que sua filha está grávida, manda a Cristina para a capital na companhia da empregada Estela para ter seu filho por lá. Por sua vez, Frederico, um fazendeiro falido e de caráter completamente diabólico, deseja se casar com Cristina para salvar sua propriedade das dívidas intermináveis e recebe o apoio de Severiano, que não desconfia do verdadeiro caráter do fazendeiro. Para consolidar seu plano, ele assassina Diego e se aproxima de Cristina, inicialmente como amigo, mas assim que Cristina dá à luz a sua filha, ajuda Severiano com o plano de tirar a criança dos braços da jovem e deixar aos cuidados de Estela, que a registra como sua filha. Desolada, Cristina não tem outra opção a não ser se casar com Frederico, para que pudesse conviver ao lado de sua filha, mas como madrinha da menina. Ainda colocando seus planos de se apoderar da fortuna da família de sua esposa em prática, Frederico causa um acidente de carro que faz com que Cristina fique cega, e além disso, se torna um homem cruel e violento, causando diversas humilhações e maus-tratos à Cristina, além de abusar sexualmente dela. Anos se passam, e Maria do Carmo, filha de Cristina, cresceu e se tornou uma bela mulher, tendo um grande afeto por Cristina, que sempre lhe ajudou financeiramente em tudo, sem desconfiar que ela é sua verdadeira mãe. Já Frederico se tornou um homem poderoso, herdando tudo de seu falecido sogro e tornando a vida de Cristina um inferno, além de ter Estela como amante, que nunca deu a mínima para sua suposta filha. Carlos Manuel, sobrinho de Frederico formado e medicina, chega à fazenda para passar uma temporada por lá em companhia de sua noiva, Débora, uma jovem ambiciosa e perigosa que também é amante de Frederico. Ao conhecer Maria do Carmo, os dois se apaixonam desde o primeiro instante, tento que enfrentar o ódio de Débora e Frederico, que farão de tudo para separá-los, além dos ciúmes de José Maria, grande amigo de Maria do Carmo que sempre foi apaixonado por ela, além de sequer desconfiar que é irmão biológico de Carlos Manuel.

Ficha Técnica:

História Original: Caridad Bravo Adams
Adaptação: René Muñoz e Liliana Abud
Produção Executiva: Salvador Mejía Alejandre
País de Origem: México
Emissora Original: Las Estrellas (Televisa)
Ano de Exibição Original: 2000-2001
Exibição no Brasil: 01/10/2001 à 22/04/2001, às 18h30 em 146 capítulos
Tema de Abertura: Abrázame Muy Fuerte – Juan Gabriel
Classificação Indicativa: Livre/10 anos/12 anos
Dublagem: Herbert Richers (RJ)
Audiência: 12 pontos

Reprises: 2014

Preciosa – SBT, 2001

Protagonizada por Irán Castillo e Mauricio Islas, o folhetim conta a história da sonhadora Preciosa, uma jovem de dezoito anos que vive e trabalha em um circo, e assim como foi sua mãe, Preciosa deseja um dia ser uma grande trapezista, mas algo lhe impede de realizar este sonho: um defeito em sua perna que vem de nascença, fazendo com que Preciosa seja uma aleijada. Mas apesar deste pequeno empecilho, Preciosa é uma menina feliz, que no dia-a-dia, tem a companhia de seu avô, Tito, e dos animais do circo. Preciosa vê seu sonho estar perto de se realizar ao conhecer Luiz Fernando, um jovem rico e de bom coração, sendo também um grande ortopedista famoso, que presta seus serviços em um hospital comunitário. Em meio às consultas para conseguir superar seu trauma na perna, nasce uma grande paixão entre Preciosa e Luiz Fernando, porém o melhor amigo de Luiz Fernando, Álvaro, passa a sentir afeto por Preciosa. Também rico e médico, em realidade, Álvaro não ama Preciosa, mas sente uma necessidade em protegê-la de toda a maldade, e é ai que surge a irmã de Álvaro, Valéria, noiva de Luiz Fernando. Cruel e perigosa, Valéria fará de tudo para prejudicar a vida de Preciosa e ter Luiz Fernando em suas mãos, sem imaginar que há um segredo que une as duas: No passado, Roberto, pai de Valéria e Álvaro, teve um caso com Estrela, jovem circense que acaba engravidando e escondendo a verdade do rapaz, por conta dos ciúmes de sua esposa, Enriqueta, e então, desse amor do passado acaba nascendo Preciosa. Com o enorme desejo de ser feliz ao lado do homem que ama e de ser uma grande trapezista como sua mãe um dia foi, Preciosa terá que enfrentar a obsessão de Valéria em lhe tirar de seu caminho a todo custo, em nome do amor de Luiz Fernando e da herança de seu pai. Foi a última novela inédita do primeiro horário de novelas da sessão “Tarde de Amor”, já que inicialmente seria substituída por “Primeiro Amor… A Mil Por Hora”, que acabou sendo adiada para o ano seguinte e trocada por uma reprise de “O Privilégio de Amar”, que na expectativa de subir os números derrubados por “Preciosa”, acabou piorando o resultado e dando fim ao horário.

Ficha Técnica:

História Original: Olga Ruilópez
Adaptação: Alberto Gómez
Produção Executiva: Pedro Damián
País de Origem: México
Emissora Original: Las Estrellas (Televisa)
Ano de Exibição Original: 1998
Exibição no Brasil: 22/10/2001 à 04/02/2001, às 17h00 em 76 capítulos
Tema de Abertura: Girando en el Tiempo – Irán Castillo
Classificação Indicativa: Livre
Dublagem: Herbert Richers (RJ)
Audiência: 08 pontos

Reprises: Não teve

A Alma não Tem Cor (El Alma no Tiene Color) – SBT, 2001

Protagonizada por Laura Flores e Arturo Peniche, a trama conta a história de Guadalupe, a filha mais velha da família Roldán, comandada pelo patriarca Humberto. Estando à beira da ruína, Humberto negocia o casamento de Guadalupe com Lisandro, um jovem rico e de boa índole que promete salvar a família de Guadalupe da falência após o matrimônio. Desiludida com o amor, Guadalupe acaba aceitando o casamento arranjado, porém, sem amar Lisandro, que por sua vez, sempre amou a jovem e fará de tudo para que o casamento dos dois seja o mais feliz do mundo. Para isso, Lisandro deseja ter um filho com Guadalupe, acreditando que isso pode fazer com que os laços entre os dois aumente, e durante o período de gestação, Guadalupe passa a ver Lisandro como um grande homem, por quem acaba finalmente se apaixonando. Mas Guadalupe acaba vendo tudo ir por água abaixo com o nascimento de sua filha, que vem ao mundo com pele negra, contrariando a genética de seus pais, de pele clara. O que Guadalupe não imagina, é que a explicação para isso se dá pelo fato da jovem ser fruto de um caso entre Humberto e a fiel empregada da casa, Amália, que é negra, e que após o nascimento da filha, a entrega aos patrões, que é registrada como filha legítima da esposa de Humberto, enquanto Amália passa a ser babá de sua própria filha. O nascimento da filha de Guadalupe passa a ser motivo de desconfiança da parte de Lisandro, que acha que sua esposa foi infiel. Arrasada, Guadalupe passa a rejeitar sua filha, enquanto Amália vê tudo sem poder relevar a verdade. Por sua vez, Lisandro cai nas carras de Ana Luisa, prima de Guadalupe que sempre nutriu uma inveja doentia pela jovem, já que ao contrário dela, Ana Luisa é feia, pobre e tem um defeito em uma das pernas. Para piorar a situação, Guadalupe tem sua filha arrancada de seus braços e enlouquece, e esta acaba sendo encontrada e criada por Lisandro e Ana Luisa como filha legítima da vilã, que a rejeita constantemente.

Ficha Técnica:

História Original: Alberto Gómez
Adaptação: Alberto Gómez
Produção Executiva: Juan Osorio Ortiz
País de Origem: México
Emissora Original: Las Estrellas (Televisa)
Ano de Exibição Original: 1997
Exibição no Brasil: 12/11/2001 à 11/03/2002, às 17h45 em 86 capítulos
Tema de Abertura: El Alma no Tiene Color – Laura Flores e Marco Antonio Solís
Classificação Indicativa: Livre
Dublagem: Herbert Richers (RJ)
Audiência: 08 pontos

Reprises: Não teve

Maria Belém (María Belén) – SBT, 2002

Protagonizada por Danna Paola, Nora Salinas e René Laván, a novela conta a história de Maria Belém, uma alegre garotinha de seis anos que perde seus pais adotivos em um acidente de carro tramado por Rogério, tio de Maria Belém que a coloca em um colégio interno para se livrar da sobrinha e ter direito a toda a herança de seu irmão. O que Maria Belém não imagina é que seu pai biológico, está vivo, e está à procura de sua pequena filha. No passado, Pablo se apaixonou por Alessandra, mas acabou tendo que ir para o exterior, sem saber que seu grande amor estava grávida. Alessandra acabou morrendo dias após dar à luz, deixando Maria Belém órfã. Já Maria Belém, agora no internato, fica sob os cuidados da temível diretora Úrsula, uma mulher que no passado, foi apaixonada e desprezada por Pablo, a quem culpa por suas frustrações. Sabendo que Maria Belém é a verdadeira filha de Pablo, além de não revelar a verdade, faz todos os tipos de maldade possíveis com a menina, em companhia da inspetora do local, Lucrécia, uma mulher um tanto quanto atrapalhada que deseja tomar o lugar de sua patroa. Lá dentro, Maria Belém vive dias tristes, mas vê isso mudar ao conhecer Romina e Socorro, suas companheiras de estudos, o velho Refúgio, um senhor que trabalha numa fazenda vizinha, e Bruno, o filho dos donos da fazenda, com quem vive grandes aventuras. Além deles, Maria Belém recebe a proteção de Ana, psicologa da instituição que enfrenta Úrsula para defender Maria Belém de suas crueldades. Ao conhecer Ana, Pablo se aproxima da jovem para tentar recuperar sua filha e acaba se apaixonando por ela, tendo que lidar com a volta de Úrsula à sua vida para lhe atormentar.

Ficha Técnica:

História Original: Andrea Cárdenas Castillo e Julio Porter
Adaptação: Martha Oláiz, Tania Bertrán e Antonio Abascal
Produção Executiva: MaPat López de Zatarain
País de Origem: México
Emissora Original: Las Estrellas (Televisa)
Ano de Exibição Original: 2001
Exibição no Brasil: 25/02/2002 à 25/06/2002, às 19h30 em 98 capítulos
Tema de Abertura: María Belen – Danna Paola e Rabanitos Verdes
Classificação Indicativa: Livre
Dublagem: Herbert Richers (RJ)
Audiência: 13 pontos

Reprises: Não teve

Salomé – SBT, 2002

Protagonizada por Edith González e Guy Ecker, a trama conta a história de Fernanda, uma jovem órfã que cresceu na miséria, mas que nunca deixou de ser sonhadora. Linda e sensual, Fernanda trabalha no cabaré D’ Rubi como cantora e dançarina, e nas noites, é conhecida como Salomé. No cabaré, Fernanda vive junto com Karina, sua melhor amiga, e em uma noite, as duas conhecem Diego, um rapaz que aparece no cabaré sem poder pagar a conta, e por conta disso, deixa seu endereço com as duas. No dia seguinte, Fernanda e Karina batem à porta da mansão dos Montesinos, sem imaginar que a partir dali, sua vida mudaria. Além de Diego, ali vive Júlio, um homem casado com Ângela, que está com um câncer terminal e que por conta disso não pode ter filhos, o que desagrada profundamente Lucrécia, mãe de Júlio, que deseja que o filho se divorcie e se case com outra mulher para lhe dar um neto. Na mansão, Fernanda é destratada por Lucrécia, e Júlio presencia a situação, indo atrás de Fernanda no cabaré para saldar a dívida do cunhado. A partir dali, Júlio e Fernanda passam a sentir uma atração fatal um pelo o outro, o que faz com que Lucrécia tenha um plano: vendo a aproximação entre os dois, ela acredita que Fernanda pode lhe dar seu tão cobiçado neto. Em uma noite, Júlio e Fernanda se entregam à paixão, mas optam em se separar em respeito à doença de Ângela. Sabendo da gravidez, Lucrécia oferece dinheiro para Salomé refazer sua vida, desde que lhe entregue seu filho. Inicialmente ela aceita a proposta, mas logo depois se arrepende, e com a ajuda de Manuela, governanta da mansão Montesinos, ela foge para o interior com seu filho e com mais dois bebês, filhos de um amigo, para despistar Lucrécia. Vinte anos se passam, e Fernanda se tornou uma mulher rica de negócios, deixando para trás sua antiga vida no cabaré para se dedicar a seus três filhos, José Armando, José Miguel e José Juliano, registrados como trigêmeos, mas que na verdade, apenas um deles é seu filho legítimo com Júlio. Ao retornar ao México, ela reencontra Júlio, que agora é viúvo, e além de ver sua paixão por ele reacender, ela se vê em um grande dilema para revelar com dos meninos é seu filho, além de ter que lidar com a obsessão de Lucrécia por seu neto e com a chegada de Rebeca, uma mulher perigosa obcecada por Júlio, para atrapalhar seu romance.

Ficha Técnica:

História Original: Arturo Moya Grau
Adaptação: Marcia del Río
Produção Executiva: Juan Osorio Ortiz
País de Origem: México
Emissora Original: Las Estrellas (Televisa)
Ano de Exibição Original: 2001-2002
Exibição no Brasil: 11/03/2002 à 07/10/2002, às 17h45 em 151 capítulos
Tema de Abertura: Si Tú Quiseras – Los Temerarios/Si no Te Hubieras Ido – Marco Antonio Solís
Classificação Indicativa: Livre
Dublagem: Herbert Richers (RJ)
Audiência: 07 pontos

Reprises: Não teve

Amigas e Rivais (Amigas y Rivales) – SBT, 2002

Protagonizada por Michelle Vieth, Angélica Vale, Adamari López e Ludwika Paleta, a trama conta a história de quatro jovens de origens e sonhos diferentes, mas que acabam se unindo devido às circunstâncias do destino. A primeira delas é Laura, uma jovem de classe média que cursa informática em uma universidade particular graças à uma bolsa de estudos, e mesmo assim, é uma brilhante aluna com notas ótimas. Já Nayeli é uma jovem também de origem humilde, que trabalha como empregada doméstica na mansão Delaor, mas, seu maior sonho é se tornar uma grande estrela de Hollywood, e por conta disso ela acaba se vendo em uma enrascada após ir parar ilegalmente nos Estados Unidos e matar um homem que tenta lhe abusar sexualmente. A terceira jovem é Ofélia, melhor amiga de Helena Delaor, é uma garota rica e promíscua que vive em festas para aproveitar ao máximo o fim de sua adolescência, mas que acaba sofrendo um grande baque e caindo em si ao descobrir ser portadora do vírus da AIDS. A última jovem é Helena, e assim como Ofélia, é uma menina rica e mimada, completamente promíscua que se importa apenas em se drogar e em ter diversas aventuras sexuais. Além disso, ela despreza profundamente Laura e Nayeli, submetendo a primeira a diversas humilhações e situações constrangedoras na universidade onde estudam por ela ser bolsista, além de tratar Nayeli como uma pessoa inferior por ser empregada em sua casa. Apesar das diferenças, as quatro acabam encontrando semelhanças em suas vidas e em seus dramas e acabam se tornando grandes amigas. Além disso, há também a presença de Rosana Delaor, uma psicopata que fugiu de um sanatório e assassinou a primeira esposa de Roberto Delaor para conseguir um bom casamento, sem que ninguém desconfiasse de nada. Ao se tornar madrasta de Helena e de Beto, filho mais velho de seu marido, ela passa a se envolver em uma série de crimes para conseguir destruir a vida das quatro amigas, especialmente de Laura, que acaba se vendo envolvida entre Beto e seu pai, visto que apesar de casada com Roberto, Rosana sente uma paixão doentia pelo enteado e não pretende perdê-lo.

Ficha Técnica:

História Original: Emilio Larrosa
Adaptação: Alejandro Pohlenz
Produção Executiva: Emilio Larrosa
País de Origem: México
Emissora Original: Las Estrellas (Televisa)
Ano de Exibição Original: 2001
Exibição no Brasil: 22/04/2002 à 24/02/2003, às 19h00 em 221 capítulos
Tema de Abertura: Amigas y Rivales – Kabah
Classificação Indicativa: Livre
Dublagem: Herbert Richers (RJ)
Audiência: 11 pontos

Reprises: Não teve

Betty, a Feia (Yo Soy Betty, la Fea) – RedeTV!, 2002

Protagonizada por Ana María Orozco e Jorge Enrique Abello, o folhetim conta a história de Beatriz Aurora Pinzón Solano, ou simplesmente, Betty, uma jovem de vinte e seis anos com uma completa formação em economia, um brilhante conhecimento e um vasto currículo, porém, algo lhe falta: atributos físicos. Desajeitada e desastrada, Betty cresceu desprovida de beleza exterior, sendo constantemente proibida por seu pai, Hermes, de se arrumar como as demais garotas, o que lhe faz pensar que ela passará o resto de sua vida solteira e morando na casa de seus pais. Além disso, sua aparência lhe prejudica na hora de conseguir algum emprego, por mais que Betty seja altamente competente e mais inteligente que muitas pessoas. Apesar disso, Betty tem um grande coração e sempre está na companhia de Nícolas, seu melhor amigo, também desprovido de atributos físicos, mas que não perde nenhuma oportunidade de tirar sarro de Betty. Em busca de oportunidades na área profissional, Betty envia um currículo para a empresa Ecomoda, empresa focada no ramo da moda e que agora está nas mãos de Armando Mendonza, um homem bonito e charmoso, noivo de Marcela, filha do finado co-fundador da empresa, mas mesmo estando compromissado, Armando dá diversas escapadas e é acobertado por seu melhor amigo, Mário. Em busca de uma nova secretária, Armando realiza uma entrevista com Betty e Patrícia Fernánez, melhor amiga de Marcela e portadora do típico esteriótipo de loira burra, estando ali a mando de sua amiga para única e exclusivamente espionar Armando. Com receio em contratar Betty por conta da sua má aparência, Armando constata que ela pode ser uma grande aliada, e então contrata as duas moças, porém, Patrícia fica sentada na recepção, enquanto Betty fica escondida em um depósito atrás do escritório de Armando. Constantemente humilhada na empresa por Patrícia, Marcela e o estilista Hugo Lombardi por conta de sua aparência, Betty se mostra mais competente do que nunca, e além de ter a grande admiração do patrão, Betty conta com a amizade de diversas secretárias, que assim como ela, são desprovidas de beleza física, apelidadas de “quartel das feias”. Com o tempo, Betty passa a se apaixonar por Armando, que por sua vez, se envolve em um esquema fraudulento para salvar a Ecomoda da ruína. Se aproveitando dos sentimentos de Betty, Armando passa a contar com a cumplicidade da secretária para falsificar balanços, escondendo o real estado da empresa. O que Armando não esperava, é que com o tempo, iria se apaixonar por Betty, ao mesmo tempo que se veria atolado em mentiras, chegando ao ponto de colocar sua empresa nas mãos da simplória secretária. Sendo um verdadeiro fenômeno em sua terra natal, “Betty, a Feia” inicialmente foi adquirida pela Rede Globo com o intuito de impedir que sua maior rival, o SBT, exibisse a trama e ameaçasse sua liderança, e após termináveis batalhas judiciais pelos direitos de exibição da novela, quem levou a melhor foi a novata RedeTV!, que viu sua audiência de mísero um ponto chegar à dois dígitos com a exibição do folhetim, que se converteu em um dos maiores fenômenos latinos exibidos no Brasil. “Betty, a Feia” ainda rendeu diversos remakes espalhados pelo mundo, dentre eles, a novela mexicana “A Feia Mais Bela” e a série americana “Ugly Betty”, ambas exibidas pelo SBT, e “Bela, a Feia”, versão brasileira produzida pela RecordTV.

Ficha Técnica:

História Original: Fernando Gaitán
Adaptação: Fernando Gaitán
Produção Executiva: María del Pilar Fernández e Raúl Tinjacá
País de Origem: Colômbia
Emissora Original: RCN Televisión
Ano de Exibição Original: 1999-2001
Exibição no Brasil: 27/05/2002 à 28/06/2003, às 20h15 em 341 capítulos
Tema de Abertura: Se Falam de Mim – Sarah Regina/Mentiroso – Enrique Iglesias
Classificação Indicativa: Livre
Dublagem: Dublavídeo (SP)
Audiência: 05 pontos

Reprises: 2004 e 2013

Cúmplices de um Resgate (Cómplices al Rescate) – SBT, 2002

Protagonizada por Belinda, substituída nas semanas finais por Daniela Luján, Fabián Chávez e Martín Ricca como como protagonistas infantis e por Laura Flores e Francisco Gattorno como protagonistas adultos, a trama conta a história das irmãs gêmeas Mariana e Silvana, duas adolescentes que foram separadas ao nascer e que vem seus destinos se cruzarem novamente em nome de uma paixão em comum: a música. Mariana é uma menina doce e delicada, que cresceu ao lado de sua mãe biológica, a costureira Rosa, que sequer desconfia que teve duas filhas. Vivendo em um vilarejo, Mariana tem um grande talento para a música, e por conta disso, participa de uma banda com seus amigos. Por sua vez, Silvana cresceu no meio da riqueza, e também, não desconfia que tem uma irmã gêmea. No passado, Regina, disposta a dar o golpe da barriga em Orlando, rouba Silvana na maternidade lhe apresenta ao milionário como sua filha. Crescendo sem o amor daquela que acredita ser sua mãe, Silvana se tornou uma menina triste, que se esconde atrás de uma aparência rebelde e fútil. As únicas pessoas que lhe dão atenção são Orlando e Marina, sua fiel babá que lhe deu todo o amor que nunca recebeu de Regina, e além disso, seu refúgio é a música, mas há um problema: Silvana é completamente desafinada, mas deseja muito entrar para a banda que Regina e seu tio, Geraldo, estão produzindo. Em um certo dia, ao acompanhar Marina ao povoado para assistirem um festival de música, Silvana entra em estado de choque ao ver uma menina idêntica à ela se apresentando, porém, a menina acaba bolando um plano: ao se aproximar de Mariana, Silvana propõe que elas troquem de lugar por um dia, para que Mariana se passe por ela na audição da gravadora, enquanto Silvana se compromete a realizar um exame de matemática em seu lugar. A troca dá certo e as duas iniciam uma grande amizade, porém, as coisas começam a se complicar: Orlando morre repentinamente após Regina lhe confessar a verdade, e estando à beira da ruína, a megera decide explorar o talento da filha, mas ao descobrir a farsa de Mariana e Silvana, sequestra a menina e a obriga se passar por Silvana, enquanto Silvana, cada vez mais doente, é mantida como refém no porão da mansão junto com Marina. Por sua vez, Rosa entra em desespero e inicia uma interminável busca por sua filha, e é com o apoio de Alberto, seu patrão, que Rosa encontra forças e ainda encontra o verdadeiro amor. Em meio às crueldades de Regina, Mariana e Silvana contarão com o apoio de seus amigos da banda “Cúmplices de um Resgate” para serem libertadas das garras da vilã, e além disso, as duas se verão divididas pelo o amor de Joaquim, guitarrista da banda que é apaixonado por Mariana. Um dos grandes sucessos infantis mexicanos exibidos pela trama, “Cúmplices de um Resgate” teve uma conturbada reta-final com a saída de Belinda da trama, que não poderia mais participar da novela após ser esticada, batendo de frente com sua agenda de shows, o que ocasionou a entrada de sua rival, Daniela Luján, no posto de protagonista, além da entrada de Martín Ricca na trama para formar par com Silvana, colocando Fabián Chávez em segundo plano.

Ficha Técnica:

História Original: Socorro González
Adaptação: Lourdes Barrios, Consuelo Garrido, Socorro González e Gabriela Montijo
Produção Executiva: Rosy Ocampo
País de Origem: México
Emissora Original: Las Estrellas (Televisa)
Ano de Exibição Original: 2002
Exibição no Brasil: 25/06/2002 à 31/01/2003, às 19h40 em 151 capítulos
Tema de Abertura: Cómplices al Rescate – Belinda e Fabián Chávez/Cómplices al Rescate – Daniela Luján e Martín Ricca
Classificação Indicativa: Livre
Dublagem: Herbert Richers (RJ)
Audiência: 13 pontos

Reprises: 2006

Joana, a Virgem (Juana, la Virgen) – RecordTV, 2002

Protagonizada por Daniela Alvarado e Ricardo Álamo, a trama conta a história de Joana, uma adolescente de dezessete anos que mesmo um pouco rebelde, é bastante querida por todos a sua volta e é uma brilhante estudante, que sonha em estudar jornalismo no exterior. Filha e neta de mãe solteira, Joana nunca namorou e sempre foi fechada para o amor, além de manter sua virgindade intacta, decidindo ter um destino diferente de sua mãe e sua avó que sempre foram iludidas pelos homens, ainda mais por acreditar que eles podem lhe desvirtuar de seus objetivos de vida. Por sua vez, o milionário Maurício de la Vega é um empresário poderoso e dono de uma revista, casado com a fútil e calculista Carlota, filha de Rogério, sócio de Maurício que deseja tomar controle da empresa do genro. Após se recuperar de um câncer, Maurício acabou ficando estéril e não podendo mais ter filhos, mas, antes de iniciar o tratamento, deixou congelada uma amostra de esperma para poder realizar seu sonho. Porém, apesar de tentar a todo custo, Carlota não consegue engravidar, pois os espermatozoides de Maurício são incompatíveis com seus óvulos, o que impede Maurício de realizar seu grande sonho. Os destinos de Joana e Maurício se cruzam a partir do momento em que Joana, prestes a ir para o exterior para iniciar sua faculdade, sofre um desmaio e é convencida por Ana Maria, sua mãe, a ir a um ginecologista para fazer uma consulta. Lá, acontece uma confusão com as fichas de Joana e Carlota, que tentaria mais uma vez fazer uma inseminação artificial para engravidar de Maurício, e quem acaba sendo inseminada é Joana. Sem saber o que se passa, Joana passa a sentir diversos sintomas da gravidez, e ao receber a notícia, não entende como isso pode haver acontecido mesmo sendo virgem. Além de ter que lidar com o assédio das pessoas que acham que Joana é uma reencarnação da Virgem Maria, ela terá que prestar contas com Maurício, que quer o seu filho a todo custo, travando uma batalha com Joana. Para piorar, a jovem acaba conseguindo um emprego justamente na empresa de Maurício, e com o tempo, a convivência dos dois e a gestação de Joana acaba fazendo com que os dois se apaixonem perdidamente, tendo que enfrentar duas inimigas poderosas: Carlota, que não está disposta a perder o marido e o comodismo que a fortuna de Maurício lhe proporciona, e Desirée, melhor amiga de Carlota e amante de de seu pai, que se instala na casa de Maurício para unir forças com Carlota para destruir Joana, mas que na verdade, esconde um amor doentio pelo milionário, se tornando uma verdadeira psicopata com o passar do tempo. Concorrente direta de “Betty, a Feia”, “Joana, a Virgem” rendeu bons índices para a RecordTV, além de fazer com que o tema de abertura, “Primeira Vez”, se tornasse um grande sucesso.

Ficha Técnica:

História Original: Perla Farías
Adaptação: Perla Farías, Basilio Álvarez, Cristina Policarpo, Germán Aponte, Irene Calcaño e Julio César Mármol
Produção Executiva: Jhony Pulido Mora
País de Origem: Venezuela
Emissora Original: RCTV
Ano de Exibição Original: 2002
Exibição no Brasil: 15/07/2002 à 08/03/2003, às 20h15 em 204 capítulos
Tema de Abertura: Primeira Vez – Leilah Moreno
Classificação Indicativa: Livre
Dublagem: Herbert Richers (RJ)
Audiência: 04 pontos

Reprises: Não teve

Manancial (El Manantial) – SBT, 2002

Protagonizada por Adela Noriega e Mauricio Islas, a trama tem como ponto de partida a rivalidade entre as famílias Valdéz e Ramírez, por conta de um manancial que brota nas terras dos Valdéz, virando alvo da cobiça dos Ramírez, que querem aquelas terras. Além disso, Justo Ramírez, cruel e temido fazendeiro, está casado com Margarida, porém, mantém um caso às escondidas com Francisca, esposa de seu maior rival. Em meio à essa rivalidade, há a presença de Adriana e Alexandre, filhos dessas famílias que acabam se apaixonando um pelo outro. Apesar de terem nascido na mesma época, Adriana e Alexandre cresceram afastados um do outro por conta de suas famílias, mas agora, estão dispostos a darem um fim a briga que perdura anos entre seus pais em nome do amor que sentem um pelo outro. Mas nem tudo será fácil, já que após o caso de Justo e Francisca vir à tona, Adalberto, pai de Adriana, acaba morrendo em um acidente, enquanto Justo tem um de seus braços cortados pelo rival antes de morrer. Por sua vez, Margarida trata de fazer com que Adriana seja desmoralizada no povoado por conta da má fama de sua mãe, e ainda por cima, as duas perdem as terras para os Ramírez e são obrigadas a deixar o povoado. Mesmo amando Alexandre, Adriana parte e jura um dia se vingar da família que lhe desgraçou. Um tempo se passa, e ao regressar ao povoado, Adriana se depara com os preparativos do casamento de Alexandre com Bárbara, jovem ambiciosa com quem Margarida deseja que seu filho se case, sem desconfiar que ela é amante de seu marido. Disposta a tudo para lutar pelo seu amor com Alexandre, Adriana terá que lidar com a obsessão de Justo Ramírez, que agora deseja ter Adriana a todo custo, além das intrigas de Margarida e Bárbara.

Ficha Técnica:

História Original: Cuauhtémoc Blanco e Víctor Manuel Medina
Adaptação: María del Carmen Peña
Produção Executiva: Carla Estrada
País de Origem: México
Emissora Original: Las Estrellas (Televisa)
Ano de Exibição Original: 2002
Exibição no Brasil: 07/10/2002 à 14/02/2003, às 18h00 em 94 capítulos
Tema de Abertura: Amor, Amor, Amor – Luis Miguel
Classificação Indicativa: Livre
Dublagem: Herbert Richers (RJ)
Audiência: 05 pontos

Reprises: Não teve

Viva às Crianças! – Carrossel 2 (¡Vivan los Niños!) – SBT, 2003

Protagonizada por Andrea Lagarreta e Eduardo Capetillo, o folhetim conta a história da jovem professora Lupita, que chega à escola Pátria Unida por recomendação de seu padrinho, e também porteiro, Joaquim, para dar aulas à turma do terceiro ano, conhecidos por serem crianças muito travessas. À princípio, muitas alunos acabam não indo com a cara da professora, mas com o passar do tempo, ela passa a encantar a todos à sua volta, com seu jeito doce de ensinar as crianças o lado bom da vida e a lhes ajudar a solucionar seus mais diversos problemas. Além disso, Lupita acaba balançando o coração de dois pretendentes: Emiliano, novo professor de música da instituição, a quem Lupita acaba por corresponder, e Afonso, um fazendeiro que Lupita conhece em uma visita a seu pai no interior, um homem amargurado que sofre pela dor da traição de sua primeira esposa, mas que vê na professora uma nova possibilidade para amar. Além disso, no caminho de Lupita acaba surgindo Diamantina Robles, uma mulher de aparência engraçada, que se veste como uma boneca, mas que porém, é capaz de fazer mal a seus alunos e a quem se meter no seu caminho para conquistar o amor de Emiliano. Remake da trama mexicana infantil de enorme sucesso, “Carrossel”, “Viva às Crianças! – Carrossel 2” repetiu o enorme sucesso de sua versão original em sua exibição peleo SBT.

Ficha Técnica:

História Original: Abel Santa Cruz
Adaptação: Alberto Gómez e Kary Fajer
Produção Executiva: Nicandro Díaz González
País de Origem: México
Emissora Original: Las Estrellas (Televisa)
Ano de Exibição Original: 2002-2003
Exibição no Brasil: 27/01/2003 à 28/10/2003, às 19h40 em 197 capítulos
Tema de Abertura: ¡Vivan los Niños! – OV7
Classificação Indicativa: Livre
Dublagem: Herbert Richers (RJ)
Audiência: 13 pontos

Reprises: Não teve

Um Amor de Babá (La Baby Sister) – RecordTV, 2003

Protagonizada Paola Rey e Victor Mallarino, a trama tem como ponto de partida o dia em que Marta Parejo, uma renomada psicóloga de casais, publica um livro dando detalhes sórdidos de sua vida conjugal e sobre sua fracassada vida sexual com seu marido, Daniel Luna, um importante advogado e professor de universidade. Por conta desta atitude de Marta, Daniel vira motivo de piada para toda a sociedade. Por sua vez, a protagonista da história é Fabiana, uma jovem universitária estudante de hotelaria, que nutre uma paixão secreta por Daniel há mais ou menos um ano. As vidas de Fabiana e Daniel passam a ter mais vínculo a partir do momento que Marta, muito ocupada colhendo os frutos do sucesso de seu livro, não tem mais tempo para cuidar de seus dois filhos e decide contratar uma babá, se tratando de nada mais, nada menos que Fabiana, que aceita o emprego para juntar dinheiro para terminar seus estudos na Austrália. O que ela não imaginava é que seu patrão se trataria de seu professor, por quem é perdidamente apaixonada. Devido à uma grande crise em seu casamento, Daniel acaba também se apaixonando pela babá, tendo que lidar com diversos preconceitos como a diferença de idade entre os dois, posição social e o fato de também serem aluno e professora. Além disso, Daniel também terá que lidar com a perseguição de Verônica, uma outra aluna obcecada por ele que fará de tudo para destruir seu casamento com Marta e sua aproximação com Fabiana; Marta, que deseja evitar o divórcio para não arruinar o sucesso de seu livro; e Roberto Villa, um apresentador sensacionalista que deseja destruir a moral do advogado a todo custo. Na tentativa de manter os índices de “Joana, a Virgem” e consolidar o horário de novelas, “Um Amor de Babá” saiu do ar com um mês de exibição devido a sua baixa audiência.

Ficha Técnica:

História Original: Juana Uribe
Adaptação: Ana María Lodoño, Jörg Hiller e Camila Misas
Produção Executiva: Juana Uribe
País de Origem: Colômbia
Emissora Original: Caracol Televisión
Ano de Exibição Original: 2000-2001
Exibição no Brasil: 10/03/2003 à 12/04/2003 às 20h15 em 30 capítulos
Tema de Abertura: Dímelo – Marc Anthony
Classificação Indicativa: 12 anos
Dublagem: Parisi Vídeo (SP)
Audiência: 02 pontos

Reprises: Não teve

Primeiro Amor… A Mil Por Hora (Primer Amor) – SBT, 2003

Protagonizada por Anahí, Kuno Becker, Ana Layevska e Valentino Lanús, a novela conta a história das melhores amigas Giovana e Marina, duas meninas de diferentes classes sociais que sonham com o dia das suas festas de quinze anos, mas enquanto isso não acontece, elas precisam enfrentar grandes problemas que surgem no caminho delas. Giovana é de classe média, porém, sua mãe, Catarina, sonha uma festa de debutante acima dos padrões da família, o que desagrada Priscila, irmã mais velha de Giovana, uma jovem que se sente excluída pela família e passa a invejar sua irmã. Alegre e sonhadora, Giovana namora o mecânico León, um jovem de origem humilde que nas horas vagas, participa de corridas de carros.  Porém, Catarina é terminantemente contra o namoro, por achar o rapaz pobre demais para a sua filha, e além disso, Priscila passa a ser rival da irmã na disputa pelas atenções de León. Além disso, Catarina deseja que Giovana se relacione com Daniel, um jovem rico, mas completamente violento e perigoso, disposto a passar por cima de quem for para ter Giovana. Em uma de suas armações, disposto a tirar León do caminho, Daniel droga Giovana e mente que os dois tiveram relações sexuais, e completamente envergonhada, ela termina seu namoro e cai nas carras do mau-caráter. Por sua vez, Marina é uma menina rica que não recebe atenção de seus pais, que tentam solucionar isso com presentes caros. Em seu caminho, acaba surgindo Rafael, um jovem belo e educado, que acaba de voltar do exterior após concluir seus estudos. Apaixonado, Rafael acaba sofrendo com o desprezo de Marina, e por conta disso, acaba também se interessando por Giovana, colocando à prova a fiel amizade de anos das meninas. Remake suavizado de “Quinze Anos”, “Primeiro Amor… A Mil Por Hora” obteve um razoável sucesso, trazendo Anahí pela primeira vez como protagonista antes do sucesso de “Rebelde”.

Ficha Técnica:

História Original: Jorge Durán Chávez, René Muñoz e Edmundo Báez
Adaptação: María Cervantes Balmori e Issa López
Produção Executiva: Pedro Damián
País de Origem: México
Emissora Original: Las Estrellas (Televisa)
Ano de Exibição Original: 2000-2001
Exibição no Brasil: 24/02/2003 à 25/07/2003, às 19h00 em 110 capítulos
Tema de Abertura: A Mil Por Hora – Lynda
Classificação Indicativa: Livre
Dublagem: Herbert Richers (RJ)
Audiência: 10 pontos

Reprises: Não teve

Pedro, o Escamoso (Pedro, el Escamoso) – RedeTV!, 2003

Protagonizada por Miguel Varoni e Sandra Reyes, o folhetim conta a história do extravagante Pedro, um homem metido a conquistador barato mas de aparência um tanto quanto peculiar. Ele não é rico, não é bonito e nem dança bem, mas tenta jogar seu charme para cima de todas as mulheres na esperança de conquistar alguma delas. Apesar disso, Pedro é um homem de bom coração, com uma alegria completamente contagiante. A história tem como ponto de partida a ida de Pedro à Bogotá em busca de novas oportunidades, após fugir do povoado onde morava por conta de suas confusões com as mulheres. Lá, ele consegue um emprego como chofer em uma empresa, onde conhece a executiva Paula, uma bela jovem que está de casamento marcado com seu chefe, César Luis, por quem está profundamente apaixonada. Apaixonado de verdade por Paula, Pedro está ciente de que ela está longe do seu alcance e eles se tornam bons amigos e confidentes, o que faz com que os sentimentos do rapaz aumentem. Após descobrir que César Luis está sendo infiel, Paula busca consolo nos braços de Pedro, e por conta disso, acaba enxergando naquele estranho homem, mas de nobre coração, o verdadeiro amor. Exibida no embalo do sucesso de “Betty, a Feia”, “Pedro, o Escamoso” tem uma temática parecida, dessa vez, com o protagonista masculino sendo um homem extravagante. Mas, mesmo com o enredo parecido e o elenco de dublagem praticamente igual ao da novela anterior, “Pedro, o Escamoso” foi um fracasso, tendo sua exibição mutilada nos capítulos finais.

Ficha Técnica:

História Original: Luis Felipe Salamanca e Dago García
Adaptação: Luis Felipe Salamanca e Dago García
Produção Executiva: Juan Andrés Flores
País de Origem: Colômbia
Emissora Original: Caracol Televisión
Ano de Exibição Original: 2001-2003
Exibição no Brasil: 16/06/2003 à 05/03/2004 às 20h15 em 225 capítulos
Tema de Abertura: La Hormiguita – Juan Luis Guerra
Classificação Indicativa: 12 anos/Livre
Dublagem: Dublavídeo (SP)
Audiência: 02 pontos

Reprises: Não teve

No Limite da Paixão (Entre el Amor y el Odio) – SBT, 2003

Protagonizada por Susana González e César Évora, a novela conta a história de Ana Cristina e Otávio, duas pessoas de mundos diferentes, mas que ao se conhecerem, imediatamente iniciam uma verdadeira batalha de amor e ódio. Após passar anos afastado de sua família, Otávio regressa à sua cidade natal para o velório de seu tio, Fernando, a quem apesar de culpar pela morte de seu pai e por tê-lo separado de seu grande amor, Frida, sempre teve um grande carinho. Por sua vez, Ana Cristina é uma bela jovem de origem desconhecida, que passou a vida toda acreditando ser neta de Manuel, vivendo com ele em uma casa nos arredores da propriedade de Fernando, que sempre lhe protegeu e lhe acolheu como uma verdadeira filha. Os destinos de Ana Cristina e Otávio se cruzam em um certo dia em que o carro de Otávio se desgoverna e avança rumo ao cavalo da jovem. Ele se encanta à primeira vista por Ana Cristina, porém, Maciel, fiel empregado de Fernando que esconde seu caráter diabólico, diz a Otávio que a moça era amante de seu tio apenas por interesse. Indignado, Otávio acredita nas calúnias de Maciel e passa a tratar Ana Cristina como uma mulher qualquer, que não deixa barato e passa a repudiar Otávio. Porém, o que eles não imaginam, é que o testamento de Fernando iria tratar de juntar os dois. Em uma das cláusulas, Fernando nomeia seu sobrinho como seu herdeiro universal, porém, na condição de que estivesse casado por pelo menos um ano com Ana Cristina. Imediatamente, os dois se negam a esse compromisso, para a felicidade de Maciel, que envenena Otávio contra a jovem, e além disso, convoca a volta de Frida ao país para lhe ajudar em suas armações. Ela, que é uma mulher de caráter frívolo e que sempre teve o dinheiro como prioridade, passa a infernizar a vida de Ana Cristina e a se envolver com Otávio, porém, convencendo o amado a se casar com Ana Cristina apenas pelo dinheiro que lhe é de direito, mas que ela não apresentava nenhuma ameaça ao compromisso dos dois. Após o matrimônio, o que Ana Cristina e Otávio não esperavam é que uma forte atração entre os dois viria a surgir, e andando lado a lado com o ódio mútuo que sentem, esta relação passará a ser complicada, ao mesmo tempo que Frida e Maciel farão de tudo para complicar a vida dos dois em nome da ambição, principalmente no momento em que Ana Cristina e Frida engravidam ao mesmo tempo, o que fará com que as vidas dos quatro se una para sempre.

Ficha Técnica:

História Original: Hilda Molares de Allouis
Adaptação: Liliana Abud, Jaime García Estrada e Orlando Merino
Produção Executiva: Salvador Mejía Alejandre
País de Origem: México
Emissora Original: Las Estrellas (Televisa)
Ano de Exibição Original: 2002
Exibição no Brasil: 28/07/2003 à 26/01/2004, às 19h00/18h00/18h30 em 131 capítulos
Tema de Abertura: Entre el Amor y el Odio – Ángel López
Classificação Indicativa: Livre/12 anos/14 anos
Dublagem: Herbert Richers (RJ)
Audiência: 08 pontos

Reprises: 2017

Poucas, Poucas Pulgas (De Pocas, Pocas Pulgas) – SBT, 2003

Protagonizada por Natasha Dupeyrón e Santiago Mirabent como protagonistas infantis e por Ignacio López Tarso, María Victoria, Joana Benedek e Gerardo Murguía como protagonistas adultos, a trama conta a história de duas crianças de origens diferentes, um cão e um idoso solitário, que, apesar de não terem nada em comum, irão descobrir juntos o prazer da amizade verdadeira. Rica e bonita, Alexandra é uma menina de onze anos que tem um nobre coração, porém, é bastante triste e insegura, já que seus pais, Reneé e Afonso, vivem para o trabalho e não lhe dão atenção, ainda mais agora, que Reneé passa a ter diversas crises de ciúmes, achando que seu marido está tendo um caso, ocasionando diversas brigas entre o casal. Sozinha, Alexandra conta apenas com o carinho de Inês, sua fiel babá. Já Danilo é um menino órfão que tem apenas como seu companheiro o cão Tomás, e juntos, eles se metem em diversas aventuras. Pobre e sem estudo, Danilo sobrevive trabalhando nas ruas, e tem a esperança de que um dia sua mãe voltará para lhe buscar. No mesmo bairro que Danilo mora, vive Julian, um velho aparentemente ranzinza que não gosta de crianças e que vive preso dentre de casa, mas que na realidade, esconde um belo passado de concertista famoso, mas que acabou perdendo não só a fama como sua esposa e sua filha. O que ele não imagina, é que Danilo, que está mais perto do que nunca, é seu neto biológico. Apesar de grandes diferenças de personalidade, Danilo e Julian acabam se vendo tendo apenas a companhia um do outro, e disposto a ajudar o idoso, Danilo vai em busca de um emprego fixo, e é nessa jornada que ele conhece Alexandra, com quem imediatamente inicia uma grande amizade. Juntos, os quatro irão viver aventuras fantásticas em meio à tantas tristezas em suas vidas. Remake de “Vovô e Eu”, “Poucas, Poucas Pulgas” passou batida em sua exibição no SBT, devido às suas constantes mudanças de horários e um longo esticamento que prejudicaram o desempenho da novela.

Ficha Técnica:

História Original: Lorena Salazar e Eduardo Quiroga
Adaptação: Martha Oláiz, Tania Bertrán e Antonio Abascal
Produção Executiva: MaPat López de Zatarain
País de Origem: México
Emissora Original: Las Estrellas (Televisa)
Ano de Exibição Original: 2003
Exibição no Brasil: 29/09/2003 à 23/04/2004, às 19h40/19h00/19h40 em 150 capítulos
Tema de Abertura: De Pocas, Pocas Pulgas – Elenco Infantil
Classificação Indicativa: Livre
Dublagem: Herbert Richers (RJ)
Audiência: 08 pontos

Reprises: Não teve

Gata Selvagem (Gata Salvaje) – RedeTV!, 2003

Protagonizada por Marlene Favela e Mario Cimarro, conta a história de Rosaura, uma jovem que vive de favor nos arredores da fazenda Arismendi com seu pai, Anselmo, um homem alcoólatra; Maria Júlia, uma mulher amargurada e interesseira que não dá a mínima para a enteada; Karina, meia-irmã de Rosaura, e tal como a mãe, é ambiciosa; e Aninha, meia-irmã caçula de Rosaura. Durante o dia, Rosaura se desdobra entre três empregos para ajudar no sustento de casa: durante o dia, vende sanduíches na praia; à tarde, trabalha como secretária em um escritório; e à noite, trabalha como garçonete em uma boate. A vida de Rosaura muda completamente ao conhecer Luis Mário Arismendi, irmão de Eduarda, a cruel e perigosa dona da fazenda vizinha. Luis Mário vive em Madrid, e após ver sua esposa Camélia ser dada como morta, decide retornar à fazenda de sua irmã em busca de paz e tranquilidade, mas ao chegar na propriedade, seu avião cai em um campo e ele é socorrido por Rosaura. Como forma de agradecimento, Luis Mário dá um beijo em Rosaura, que retribui lhe agredindo, e desde então, ele passa a lhe chamar de “gata selvagem”. Estando à beira da falência, Eduarda planeja casar seu irmão com Eva Granados, uma jovem rica e bela, mas que porém, é perigosa e capaz de tudo para conseguir o que quer, inclusive, matar. Além de se recusar, Luis Mário planeja se vingar de Eduarda e Eva, e para isso, seduz Rosaura e se casa com ela. A partir daí, a vida de Rosaura se transforma em um completo inferno, já que além de não ter o amor do marido, Eduarda e Eva tramam um plano para fazer com que Rosaura seja presa por roubo, e além disso, as duas matam o pai da jovem. Após sair da prisão, completamente lastimada, Rosaura descobre que tem origens ricas, já que sua avó biológica, uma senhora rica que está muito doente, procura incansavelmente sua neta, porém, ao descobrir isso, Maria Júlia faz com que Karina se passe pela neta da milionária. Com toda a verdade vindo à tona, Rosaura buscará vingança a aqueles que lhe magoaram, e agora que Luis Mário se deu conta do amor que sente por Rosaura, terá que enfrentar as incansáveis armações de Eduarda, Eva, e Camélia, que retorna após se passar por morta para fugir com um amante, para poder ser feliz com sua gata selvagem. Com um enredo clássico repleto de acontecimentos absurdos e co-produzida com a empresa estadunidense Fonovideo, que trouxe as belas paisagens de Miami como cenário principal da trama, “Gata Selvagem” foi um grande sucesso nas tardes da RedeTV!, porém, algo curioso aconteceu durante sua exibição: inicialmente dublada na Herbert Richers/RJ, a emissora acumulou algumas dívidas com o estúdio de dublagem, e por conta disso, teve que mudar a dublagem do folhetim para a Dublavídeo/SP, alterando todo o elenco de vozes da novela, causando estranheza no público.

Ficha Técnica:

História Original: Alberto Gómez
Adaptação: Omaira Rivero
Produção Executiva: Alfredo Schwarz
País de Origem: Venezuela/Estados Unidos
Emissora Original: Venevisión
Ano de Exibição Original: 2002-2003
Exibição no Brasil: 03/11/2003 à 30/11/2004, às 15h40/16h30/17h00 em 270 capítulos
Tema de Abertura: Instrumental
Classificação Indicativa: Livre
Dublagem: Herbert Richers (RJ)/Dublavídeo (SP)
Audiência: 02 pontos

Reprises: Não teve

Amor Real – SBT, 2004

Protagonizada por Adela Noriega, Fernando Colunga e Mauricio Islas, a trama ambientada no século XIX conta a história de Matilde, uma jovem sonhadora e moderna de família aristocrata, que choca a todos ao se apaixonar por Adolfo, um milita de classe inferior. Ela recebe o apoio de seu pai, Inácio, um homem de bom coração, porém, sua mãe, Augusta, uma mulher soberba e ambiciosa, deseja que Matilde se case com um homem de condições elevadas, ainda mais agora que sua família está vendo sua fortuna se esgotar. Para Augusta, o melhor pretendente para sua filha é Manuel, um jovem que até então, era um humilde peão em uma fazenda, mas que com a morte de seu patrão, descobre que era fruto de um caso dele com uma humilde empregada, e então, herda uma grande fortuna. Para colocar seu plano em prática, Augusta, com a ajuda de seu filho, o mau-caráter Humberto, arma uma emboscada e faz com que Adolfo seja preso. Por sua vez, Manuel começa a se aproximar de Matilde, por quem imediatamente se apaixona, e ela, que entra em desespero com a prisão de seu amado e se choca ao descobrir que Manuel pagou as dívidas de sua família, se sente pressionada e aceita se casar com Manuel. Agora casados, Matilde não sente nenhum pingo de amor por Manuel, que faz de tudo para tentar conquistar a esposa, mas no caminho dos dois há a presença de Antônia, filha do antigo administrador da fazenda onde vive Manuel e Matilde. Antônia cresceu ao lado de Manuel como bons amigos, e agora, sente uma profunda paixão por ele, e consequentemente, um ódio obsessivo por Matilde, estando disposta a tudo para fazer com que o casamento dos dois fracasse. Com o passar do tempo, Matilde passa a se apaixonar por Manuel e acaba engravidando, mas nesse mesmo período, Adolfo sai da prisão e vai trabalhar como administrador na fazenda de seu maior rival, disposto a reconquistar o amor de Matilde, que se vê dividida entre o amor dos dois homens.

Ficha Técnica:

História Original: Caridad Bravo Adams
Adaptação: María Zarattini
Produção Executiva: Carla Estrada
País de Origem: México
Emissora Original: Las Estrellas (Televisa)
Ano de Exibição Original: 2003
Exibição no Brasil: 05/01/2004 à 17/05/2004, às 13h45/14h15 em 96 capítulos
Tema de Abertura: Amor Real – Sin Bandera
Classificação Indicativa: Livre
Dublagem: Herbert Richers (RJ)
Audiência: 08 pontos

Reprises: Não teve

Olhos d’Água (Olhos de Água) – Band, 2004

Protagonizada por Sofia Alves, Pedro Lima e António Pedro Cerdeira, a novela conta a história das irmãs gêmeas Leonor e Luísa, duas meninas que foram separadas quando crianças e que tiveram destinos diferentes, sem desconfiar da existência uma da outra. A trama tem seu início em Moçambique, em uma viagem na qual Leonor e Luísa estão acompanhadas de seus pais, Jacinta e Sebastião. Os dois, em uma noite, deixam as meninas aos cuidados de Tibane, empregado da fazenda que pertence a um amigo do casal. Naquela mesma noite, a casa onde está as meninas pega fogo e Tibane foge com as duas nos braços para protegê-las. Em meio à confusão, Leonor acaba se perdendo, e após vagar sem rumo por vários lugares da cidade, é encontrada por Angelina, uma mulher que não pode ter filhos e que estava voltando para Portugal, e vendo aquela pequena menina, ela decide adotá-la. Sem outra opção, Tibane decide ir rumo à Lisboa apenas com Luísa nos braços. Quase trinta anos se passam, e as vidas das irmãs tomaram rumos completamente diferentes. Leonor cresceu acreditando que Angelina é sua mãe, e vivendo em uma aldeia, as duas tem uma condição bastante humilde. De casamento marcado com Zé Maria, mesmo sem amá-lo, Leonor acaba se encantando de verdade por Ricardo, um homem elegante que acaba de chegar do exterior e que também se apaixona pela jovem. Por sua vez, Luísa foi adotada pela milionária família Negrão, composta pelo patriarca Henrique e por sua irmã, Natália, uma mulher ambiciosa. Luísa sequer desconfia de suas origens, e hoje, é uma grande executiva e mãe de família, mas enfrenta o drama da separação, pois apesar de tudo, ainda ama Duarte, seu ex-marido, mas por orgulho, opta pelo divórcio. As vidas de Leonor e Luísa voltam a se cruzar quando elas se esbarram em um elevador, e impressionadas com tamanha semelhança, as duas imediatamente passam a sentir carinho uma pela outra, buscando recuperar o tempo perdido, enquanto Duarte e Ricardo, que são melhores amigos, se unem para desvendar os segredos da semelhança entre as mulheres que eles amam. Primeira trama de origem portuguesa a ser exibida no Brasil, “Olhos d’Água” teve uma exibição conturbada na Band, que de cara, tomou a controversa decisão de exibir a trama com dublagem, em busca de ajudar o público no entendimento dos diálogos. Esta decisão ocasionou estranheza nos telespectadores, que acabaram rejeitando a trama, e por conta da baixa audiência, a novela foi escondida nas manhãs da Band, tendo seu final apressado.

Ficha Técnica:

História Original: Tozé Martinho, Sarah Trigoso e Cristina Aguiar
Adaptação: Tozé Martinho, Sarah Trigoso e Cristina Aguiar
Produção Executiva: Luís Fialho Rico
País de Origem: Portugal
Emissora Original: TVI
Ano de Exibição Original: 2001
Exibição no Brasil: 19/01/2004 à 13/08/2004, às 16h00/08h30 em 150 capítulos
Tema de Abertura: Olhos d’Água – Lelo Andrade
Classificação Indicativa: Livre
Dublagem: Sigma (SP)
Audiência: 01 ponto

Reprises: Não teve

Menina Amada Minha (Niña Amada Mía) – SBT, 2004

Protagonizada por Karyme Lozano, Sergio Goyri, Mayrín Villanueva, Otto Sirgo, Ludwika Paleta e Julio Mannino, a trama conta a história de três irmãs: Isabela, Diana e Carolina, filhas do fazendeiro Clemente Soriano, um homem rico e amoroso com suas filhas, além de estar recém-casado com a jovem e sensual Karina, uma mulher ambiciosa que só está casada pelo o dinheiro do marido, mas que consegue enganar todos à sua volta, exceto Isabela, que é a inimiga número um da madrasta. Crescendo em meio aos cavalos, as três amazonas verão suas vidas mudarem com a chegada de três homens que irão lhe mostrar o amor de verdade, mas que, porém, farão com que Clemente se mostre um homem possessivo, disposto a destruir a felicidade de suas amazonas. Filha mais velha de Clemente, Isabela também é sua filha preferida, uma mulher linda e inteligente, que apesar de ter estudado administração de empresas, tem como grande paixão os cavalos, se dedicando a participar de diversas competições de salto. Está noiva de César, seu treinador, um homem culto por quem Clemente faz gosto para se casar com Isabela, porém, ele esconde sua ambição em tomar posse da fortuna dos Soriano, além de ser amante de Karina. Em uma ocasião, Isabela conhece Vitor, um veterinário de cavalos que cria sozinho suas duas filhas, a além disso, está travando uma longa batalha pelo divórcio de sua esposa, Consuelo. À primeira vista, os dois se estranham, mas aos poucos, passam a sentir uma forte atração um pelo outro, mas no caminho dos dois, haverá a presença de Consuelo, que não deseja dar o divórcio tão facilmente para Vitor, e Karina, que tentará a todo custo seduzir o namorado da enteada. Por sua vez, Diana é uma brilhante arquiteta que consegue sua primeira oportunidade de emprego na empresa de Otávio Uriati, um elegante homem por quem ela se encanta, sem saber que na verdade, ele e seu pai são grandes inimigos, já que Otávio acusa Clemente pelo o assassinato de seu irmão. Tomando conhecimento do novo emprego da filha, Clemente exige que ela se demita, mas além de se negar, ela esconde que ela e Otávio engataram um relacionamento. A filha caçula de Clemente, Carolina, é uma jovem de espírito livre que deseja aproveitar a vida ao máximo, sem se prender à compromissos, até conhecer Paulo, filho de sua babá, Paz. Apaixonados um pelo o outro, Carolina e Paula terão Clemente como um poderoso inimigo, que cria uma intriga ao fazer com que os dois pensem ser irmãos. Sem perceber, Clemente se torna o grande vilão da história ao tentar desruir a felicidade das filhas, que passam a rejeitá-lo, fazendo com que ele tenha uma grande crise de consciência. Primeira trama grava em tecnologia HD pela Televisa, “Menina Amada Minha” não obteve sucesso no Brasil, sendo abruptamente cortada em sua exibição.

Ficha Técnica:

História Original: César Miguel Rondón
Adaptação: Gabriela Ortigoza
Produção Executiva: Angelli Nesma Medina
País de Origem: México
Emissora Original: Las Estrellas (Televisa)
Ano de Exibição Original: 2003
Exibição no Brasil: 26/01/2004 à 14/05/2004, às 18h00 em 81 capítulos
Tema de Abertura: Niña Amada Mía – Alejandro Fernánez
Classificação Indicativa: Livre
Dublagem: Herbert Richers (RJ)
Audiência: 05 pontos

Reprises: Não teve

A Outra (La Otra) – SBT, 2004

Protagonizada por Yadhira Carrillo e Juan Soler, a trama conta a história de duas mulheres o idênticas, mas sem quaisquer ligação, que veem seus destinos se unirem por conta do amor pelo mesmo homem. Carlota é uma jovem rica, porém, muito triste e isolada do mundo, é constantemente humilhada por sua mãe, Bernarda. Ela, que é uma mulher que conseguiu a fortuna que tem hoje graças à um golpe da barriga em Leopoldo, um homem rico com quem teve um caso, que gerou Carlota. As únicas pessoas que compreendem Carlota é Mireya, sua melhor amiga, e Eugênia, sua irmã caçula, que na verdade, é fruto de um outro caso de Bernarda, mas que foi registrada também como filha de Leopoldo. Ao mesmo tempo, Carlota e Eugênia acabam descobrindo o amor em dois homens diferentes, o que faz com que Bernarda se torne uma pessoa obstinada em destruir a felicidade das filhas. Carlota se apaixona pelo jovem Álvaro, um estudante de medicina de família rica que tem um irmão adotivo, Adriano, um rapaz invejoso e sem escrúpulos. Já Eugênia se envolve com Romano, filho legítimo de Leopoldo, que sempre jurou se vingar de Bernarda pelo golpe que a megera deu em seu pai, e para isso, seduz sua filha mais nova e lhe abandona grávida. Ao descobrir a gravidez, Bernarda manda Eugênia para outra cidade, que acaba sofrendo um acidente e tem um parto prematuro, vindo à falecer em seguida, entregando seu filho à Teresa, sua babá, para impedir que ele fique nas mãos de Bernarda. Se aproveitando da morte de uma de suas filhas, Bernarda usa isso a seu favor para separar Carlota e Álvaro, que pensa que quem morreu foi sua amada, e por conta disso, deixa a cidade com sua família. Sem saber notícias de Álvaro, Carlota fica desolada e tenta esquecê-lo para sempre. Na nova cidade, Álvaro conhece Cordélia, uma mulher idêntica à Carlota, mas sem nenhuma ligação com seu grande amor, e, instantaneamente, Álvaro passa a se encantar com a moça por lembrar Carlota. Por sua vez, Cordélia é de origem humilde, filha de João Pedro, um homem alcoólatra, e Matilde, e tem como irmã Apolônia, uma jovem invejosa com quem vive em conflito. Ao contrário de Carlota, Cordélia é uma mulher vulgar e interesseira, que se envolve com outros homens apenas por interesse. Ao iniciar um caso com Adriano, ela fica sabendo através do amante da existência de uma mulher idêntica à ela, e os dois resolvem usar isso à seu favor, já que Cordélia passa a se portar como Carlota para conquistar Álvaro e fisgar um casamento de interesses, a fim de dar um golpe no rapaz e fugir com Adriano. Anos se passam, e agora casada com Álvaro, Cordélia vive uma vida monótona, até que seu caminho se cruza com o de Carlota, que se tornou uma mulher sofrida. Disposta a ter uma vida dupla, Cordélia usa o fato de Carlota ser apaixonada até hoje por Álvaro para que ela possa ocupar seu lugar em sua família. Sem poder revelar a verdade, Carlota vê seu grande amor se debater entre o amor por duas mulheres de rostos e fisionomia iguais, mas confundido por suas personalidades opostas. Inicialmente, o SBT levaria ao ar uma versão brasileira de “A Outra” com Mel Lisboa no papel das sósias Carolina e Clarice e Cláudio Henrich no papel de Álvaro, contudo, mesmo com algumas cenas já gravadas, a produção foi desfeita sem mais explicações, fazendo com que os executivos optassem por levar ao ar a versão mexicana.

Ficha Técnica:

História Original: Liliana Abud
Adaptação: Jaime García Estrada e Orlando Merino
Produção Executiva: Ernesto Alonso
País de Origem: México
Emissora Original: Las Estrellas (Televisa)
Ano de Exibição Original: 2002
Exibição no Brasil: 15/03/2004 à 13/08/2004, às 20h00 em 130 capítulos
Tema de Abertura: A Outra – Michael Sullivan e Anayle
Classificação Indicativa: Livre
Dublagem: Herbert Richers (RJ)
Audiência: 08 pontos

Reprises: 2008 (cancelada horas antes da estreia)

Morangos com Açúcar – 1ª Temporada – Band, 2004

Protagonizada por Benedita Pereira e João Catarré, a trama tem como ponto de partida a festa de aniversário de dezoito anos de Joana, que é marcada por diversos acontecimentos. Linda e sonhadora como as jovens de sua idade, Joana vive um romance de conto de fadas com Ricardo, um rapaz mulherengo, que no dia do aniversário de Joana, é flagrado pela jovem aos beijos com uma das convidadas. Furiosa, Joana arma um escândalo e foge para uma praia próxima dali, onde acaba se afogando. Quem salva Joana é Felipe, mais conhecido como Pipo, um rapaz órfão que foge com seus irmãos, Susana, Catarina e Tiago das garras de Vitória, tia dos jovens e tutora de suas guardas, que deseja tomar posse da herança dos sobrinhos. Após o ocorrido, Joana e Pipo nunca mais se veem, até que com o início de um novo ano letivo, os dois se reencontram no Colégio da Barra, instituição comandada por Martim, pai de Ricardo, e por coincidência, amigo dos falecidos pais de Pipo. Na instituição, Joana e Pipo passam a se aproximar cada vez mais, tendo que lidar com as armações de Ricardo, que deseja reconquistar a ex-namorada a todo custo. Folhetim também vindo de terras lusitanas, “Morangos com Açúcar” é uma espécie de versão portuguesa da trama teen “Malhação” da Rede Globo, apostando em romances adolescentes centrados em uma escola de ensino médio como cenário principal. Foi exibida nas tardes da Band ocupando o horário de “Olhos d’Água”, escondida nas manhãs da emissora, e de certa forma, conseguiu levantar o ibope derrubado por sua conterrânea, mas ainda sim, teve seus capítulos mutilados e seu final apressado, além de suas temporadas posteriores não terem sido adquiridas. Tal como “Olhos d’Água”, “Morangos com Açúcar” teve sua exibição dublada, a fim de ajudar no compreendimento dos telespectadores.

Ficha Técnica:

História Original: Maria João Mira e Durval Lucena
Adaptação: Elizabete Moreira, João Matos, Patrícia Müller, Ricardo Leitão e Sandra Santos
Produção Executiva: Raul Soares
País de Origem: Portugal
Emissora Original: TVI
Ano de Exibição Original: 2003-2004
Exibição no Brasil: 22/03/2004 à 22/10/2004, às 16h30 em 150 capítulos
Tema de Abertura: Sabor Morango – Ana Luiza
Classificação Indicativa: Livre
Dublagem: Sigma (SP)
Audiência: 02 pontos

Reprises: Não teve

Paixões Ardentes (Pasión de Gavilanes) – RedeTV!, 2004

Protagonizada por Danna García, Mario Cimarro, Paola Rey, Juan Alfonso Baptista, Natasha Klauss e Michel Brown, a trama tem como ponto de partida a vingança dos irmãos Reyes, Ivan, Oscar e Franco, contra a família Monteiro, os culpando pela morte de sua irmã caçula, Líbia. Jovem e alegre, Líbia esconde de seus irmãos um caso com Leonardo Monteiro, um velho e rico fazendeiro por quem está apaixonada. Leonardo é casado com Gabriela, uma mulher soberba e autoritária, com quem teve três filhas: Norma, uma jovem bela e educada, porém, bastante traumatizada, além de estar casada com Fernando, um homem a quem não ama; Helena, uma jovem sensual e provocante, porém, romântica e sensível; e Samantha, uma jovem culta e refinada. Leonardo está disposto a largar tudo para viver seu romance com, mas uma fatalidade acaba acontecendo e o fazendeiro tem uma morte repentina após cair de um cavalo. Desolada, Líbia aparece grávida no velório de seu amado e é destratada por Gabriela, e então, ela decide tirar sua própria vida. Culminados pelo ódio, os irmãos Reyes decidem ir à fazenda dos Monteiro e decidem ficar, se passando por pedreiros para poder colocar o plano em prática. Mas tudo muda após Ivan, Oscar e Franco conhecerem Norma, Helena e Samantha, por quem se sentem atraídos instantaneamente. Se aproveitando do fato das irmãs terem se interessado por eles, Oscar propõe aos irmãos que seduzam as irmãs Monteiro e lhe usem como objeto de suas vinganças, porém, eles caem na própria armadilha e passam a se envolver apaixonadamente com as jovens, enfrentando a ira de Gabriela e obstáculos como Fernando e Dinorah, que se unem para destruir o relacionamento de Norma e Ivan, e Rosana, uma cantora e dançarina apaixonada por Franco, e apesar de ser uma boa pessoa, é influenciada por Dinorah a acabar com a vida de Samantha. “Paixões Ardentes” não obteve muito sucesso em sua exibição, e por conta disso, foi tirada do sem explicações, sem ter seu final levado ao ar.

Ficha Técnica:

História Original: Julio Jiménez
Adaptação: Julio Jiménez
Produção Executiva: Hugo León Ferrer e Andrés Santamaría
País de Origem: Colômbia/Estados Unidos
Emissora Original: Caracol Televisión/Telemundo
Ano de Exibição Original: 2003-2004
Exibição no Brasil: 29/03/2004 à 30/06/2004, às 19h15 em 81 capítulos
Tema de Abertura: Temporal de Lágrimas – Rionegro & Solimões
Classificação Indicativa: Livre
Dublagem: Dublavídeo (SP)
Audiência: 01 ponto

Reprises: Não teve

Amy, a Menina da Mochila Azul (Amy, la Niña de la Mochila Azul) – SBT, 2004

Protagonizada por Danna Paola e Joseph Sasson como protagonistas infantis e por Nora Salinas e Eduardo Capetillo como protagonistas adultos, a trama conta a história da pequena Amy, uma garotinha de oito anos que é filha de Mathias, um velho capitão traumatizado com a perda da esposa em alto mar, e assim como o pai, ela deseja ser um marujo, podendo ser facilmente confundida com um menino por conta de seus trajes masculinos. Bastante travessa e atrevida, Amy também tem um grande coração, ajudando no sustento de casa com a venda de colares de conchas do mar que ela mesma confecciona. O que Amy não imagina, é que na verdade, seu pai se trata de Otávio, um homem rico e ressentido com a vida, portador de um câncer terminal. Otávio se arrepende amargamente de ter abandonado a mulher que amava, Mariana, grávida, que perdeu seu bebê em alto mar. Acreditando que seu filho é um menino, Otávio chega ao porto na esperança de encontrar seu suposto herdeiro, e para isso, passa a se vestir de palhaço e a andar pelas ruas do litoral, e em meio à sua busca, ele se depara com Amy, com quem passa a cultivar uma grande amizade, sem desconfiar que ela é sua filha. No caminho de Otávio também surge Emilia, médica do povoado, por quem acaba se apaixonando perdidamente. Paralelo a isso, Amy faz parte de um pequeno clube de caçadores de tesouro, e em meio à sua trajetória, ela conhece Raul, um menino que acaba de chegar da capital e que inicia uma relação de amizade com Amy, que mais tarde, vem a se converter no primeiro amor das duas crianças. Em meio à tantas aventuras, Amy irá se deparar com diversos inimigos, como Carlota, a diretora de um orfanato de uma ilha distante que planeja separar a garotinha de Mathias, e Minerva, uma mulher amargurada por ter tido uma infância cruel nas mãos de Carlota,  que agora, se tornou uma de suas assistentes sociais, enviada ao porto para cumprir sua missão de tomar posse de Amy. Mas no caminho de Amy, também há a presença de Coral, uma sereia mágica que aparece para Amy lhe indicando os caminhos de luz, se tratando na verdade, de um espírito de Mariana, sua mãe biológica. “Amy, a Menina da Mochila Azul” teve uma exibição de bastante repercussão positiva no Brasil, pois além de ter recuperado a audiência perdida de “Poucas, Poucas Pulgas”, obteve muitos elogios por parte dos críticos de televisão.

Ficha Técnica:

História Original: Rubén Galindo Aguilar
Adaptação: Rubén Galindo e Santiago Galindo
Produção Executiva: Rubén Galindo e Santiago Galindo
País de Origem: México
Emissora Original: Las Estrellas (Televisa)
Ano de Exibição Original: 2004
Exibição no Brasil: 26/04/2004 à 11/09/2004, às 19h40 em 117 capítulos
Tema de Abertura: Azul Como el Cielo – Danna Paola e Tatiana
Classificação Indicativa: Livre
Dublagem: Herbert Richers (RJ)
Audiência: 09 pontos

Reprises: Não teve

Alegrifes e Rabujos (Alegrijes y Rebujos) – SBT, 2004

Protagonizada por María Chacón e Miguel Martínez como protagonistas infantis e por Jacqueline Bracamontes, Miguel de León e Luis Roberto Guzmán como protagonistas adultos, a trama conta a história de Sofia, uma garotinha de dez anos que vive ao lado de uma mansão considerada mal-assombrada, e por conta de sua enorme curiosidade, se verá evolvida nas mais diversas situações possíveis. Sofia é órfã de mãe, tendo apenas seu pai, Antonio, que apesar de amar muito sua filha, vive apenas para o trabalho. Há também a presença de Mercedes, segunda esposa de Antonio e madrasta de Sofia, uma mulher que despreza a menina e sente ciúmes de sua proximidade com o pai, além de mimar seu filho, Estevão, irmão caçula de Sofia que a inferniza a todo custo. Em um certo dia, Sofia se vê obrigada a invadir a mansão após uma foto de sua falecida mãe ir parar dentro da propriedade, e além de levar alguns sustos, ela irá conhecer alguém que vai mudar a sua vida: Afonso, um menino que acaba de chegar do interior para morar com seu tio-avô, Chon, um senhor que trabalhou durante anos na mansão para Aurélio, supostamente falecido. Mas para a surpresa de Sofia e Afonso, Aurélio está mais vivo do que nunca, e ainda por cima, passou todos os últimos anos enclausurado em sua mansão, assustando toda a vizinhança. Disposto a mudar sua maneira de ver a vida, Aurélio encontra em Sofia e Afonso a alegria que tanto procurava, os denominando como autênticos “alegrifes”, termo inventado por ele para definir pessoas que buscam desfrutar ao máximo do que a vida oferece de bom. Por outro lado, há também os “rabujos”, termo também inventado por ele para definir pessoas que vivem apenas para semear a inveja e a discórdia. Com isso, a mansão de Aurélio passa a virar um pequeno clube para os “alegrifes” da vizinhança, formado por Sofia, Afonso, Nayeli, Ricardo, Ernestina, Pablo, e até mesmo Estevão. Além das crianças, há também a presença de Angélica, uma jovem professora de música que chega para ensinar as crianças do Clube Alegrife, criando um carinho especial por Sofia. Ela está noiva de Rogério, um advogado de caráter duvidoso que não a ama, um autêntico “rabujo”, mas com o tempo, acaba vendo seu coração ser balançado por Bruno, o professor de educação física do Centro Alegrife, porém, é através de Antonio que ela conhece o verdadeiro “amor alegrife”, enfrentando a fúria de Mercedes. Em meio às diversões, os alegrifes terão que concentrar suas forças para derrotar Helga, ex-esposa de Aurélio e adepta à bruxaria, um autêntica “rabuja” que chega para tomar posse da mansão e exterminar toda a bondade existente ali, além de contar com uma importante aliada: Allisson, uma menina órfã que a “rabuja” decide adotar e fazer se passar por sua sobrinha, infiltrando-a no meio dos “alegrifes” para destruí-los, em especial, Sofia e Afonso, que se encontram apaixonados um pelo outro. Última trama mexicana com temática infantil exibida pelo SBT, “Alegrifes e Rabujos” é lembrada até hoje pelo público, devido ao grande fenômeno comercial que foi na época.

Ficha Técnica:

História Original: Palmira Olguín
Adaptação: Palmira Olguín, Carmen Sepúlveda, Miguel Ángel Solá e Claudia Velazco
Produção Executiva: Rosy Ocampo
País de Origem: México
Emissora Original: Las Estrellas (Televisa)
Ano de Exibição Original: 2003-2004
Exibição no Brasil: 13/09/2004 à 12/02/2005, às 19h30 em 132 capítulos
Tema de Abertura: Alegrifes e Rabujos – Elenco Infantil
Classificação Indicativa: Livre
Dublagem: Herbert Richers (RJ)
Audiência: 09 pontos

Reprises: Não teve

Rubi (Rubí) – SBT, 2005

Protagonizada por Bárbara Mori, Eduardo Santamarina, Jacqueline Bracamontes e Sebastián Rulli, a trama conta a história de Rubi Pérez, uma bela mulher que igual as outras, sonha em encontrar o amor verdadeiro, mas, com uma condição: que este homem tenha muito dinheiro, estando disposta a usar sua beleza a seu favor para conseguir um marido rico. Rubi é de origem pobre, cresceu em uma vila humilde com sua mãe, a costureira Rosário, que está muito doente, e Cristina, sua irmã mais velha que sustenta a casa onde as três vivem. Rubi estuda em uma universidade privada, e lá, além de arrancar suspiros dos homens, tem uma melhor amiga, Maribel. Por sua vez, Maribel é uma jovem milionária, mas, o dinheiro para ela não está em primeiro lugar. Doce e de bons sentimentos, Maribel cresceu com um defeito na perna graças à um acidente de carro que matou sua mãe, mas isso não impediu a jovem de crescer rodeada de amor e de sonhos, e agora com Rubi, pensa ter encontrado não só uma amizade verdadeira, mas sim, um amor de irmãs, sem imaginar que no fundo, Rubi a despreza por sua condição física e lhe inveja por toda sua fortuna. Pela internet, Maribel namora um rapaz chamado Heitor, que passou anos nos Estados Unidos e agora está voltando para o México. Mesmo apaixonada, Maribel não conta sobre sua deficiência para Heitor, temendo a rejeição do jovem. De família rica, Heitor é um jovem arquiteto que vive há anos no exterior com Alessandro, seu melhor amigo de infância, um jovem de origem humilde que foi para os Estados Unidos para se especializar em medicina. No dia da chegada de Heitor e Alessandro, Rubi se encanta pelo o amigo do namorado de Maribel, que também se vê perdidamente apaixonado pela moça. Acreditando que Alessandro é rico como Heitor, Rubi passa a investir pesado na relação entre os dois. As coisas vão muito bem, Heitor e Maribel estão perdidamente apaixonados e marcam a data de seu casamento, enquanto Rubi e Alessandro passam a se envolver cada vez mais, mas ao descobrir que Alessandro não é rico como pensava, Rubi deixa sua máscara cair e se mostra uma mulher gananciosa e sedenta por poder. Apesar de amá-lo, Rubi termina com Alessandro e vê em Heitor seu passaporte para a fortuna que sempre sonhou, se empenhando em tirar o noivo de sua melhor amiga. Rubi passa a trabalhar no escritório de Heitor, como forma de colocar seu plano em prática, e pouco a pouco, vai conseguindo seus objetivos, deixando Heitor confuso de quem ama de verdade. No dia de seu casamento, o rapaz foge com Rubi e Maribel os flagra no aeroporto, completamente desolada, buscando apoio em Alessandro, que também se entristece. Anos se passam, e agora casados, Rubi e Heitor enfrentam uma grande crise no relacionamento, pois Rubi não o ama de verdade e quer mais poder, se envolvendo secretamente com homens mais ricos, enquanto Heitor se mostra um homem ciumento e violento. Por sua vez, Alessandro se tornou um rico e renomado médico, contando com a fiel amizade de Maribel, que passa a amá-lo em segredo. Porém, Alessandro está comprometido com Sônia, uma jovem de caráter bom que conhece a verdadeira personalidade de Rubi. Sabendo da nova posição de Alessandro, Rubi vê sua paixão pelo médico reacender, porém, uma fatalidade acontece: em uma discussão com Rubi, Sônia morre após cair de uma ponte de vidro, fazendo com que Rubi fuja sem prestar socorros. Abalado, Alessandro passa a se apaixonar por Rubi novamente, sem desconfiar que ela foi a responsável pela morte de sua noiva, além de não saber que Maribel o ama secretamente. Pouco a pouco, Rubi vai descobrindo o amargo preço de sua grande ambição, vindo a perder tudo aos poucos, inclusive, sua maior arma: a beleza. Exibida no horário em que costumavam ser transmitidas tramas infantis, “Rubi” amargou um baixo ibope em sua primeira metade da exibição, em confronto direto com “A Escrava Isaura” da RecordTV. Com muitos cortes durante sua exibição, “Rubi” cresceu gradativamente em sua reta-final e acabou se consolidando como uma das tramas mexicanas mais memoráveis exibidas no Brasil.

Ficha Técnica:

História Original: Yolanda Vargas Dulché
Adaptação: Ximena Suárez e Virginia Quintana
Produção Executiva: José Alberto Castro
País de Origem: México
Emissora Original: Las Estrellas (Televisa)
Ano de Exibição Original: 2004
Exibição no Brasil: 14/02/2005 à 13/05/2005, às 19h40 em 70 capítulos
Tema de Abertura: La Descarada – Reyli
Classificação Indicativa: Livre
Dublagem: Herbert Richers (RJ)
Audiência: 10 pontos

Reprises: 2006, 2013 e 2017

A Madrasta (La Madrastra) – SBT, 2005

Protagonizada por Victoria Ruffo e César Évora, o folhetim conta a história de Maria, uma mulher que passou vinte anos na prisão por um crime que não cometeu, e agora que está prestes a sair, deseja apenas uma coisa: justiça. Tudo ocorreu há 20 anos, quando Maria e seu marido, Estevão, estavam em uma viagem, acompanhados das tias de Estevão, Alba e Carmem, e os sócios de Estevão, Demétrio, Bruno, Arthur e Evandro, acompanhados de suas respectivas esposas, Daniela, Fabíola e Patrícia. Em uma noite, Patrícia é assassinada com um tiro em sua suíte, e ao ouvir o barulho, Maria vai averiguar o que aconteceu, mas o pior acaba acontecendo: com o revólver em mãos, Maria é levada pela polícia como culpada pelo assassinato. Estevão não acredita na inocência da esposa e lhe pede o divórcio, e por fim, Maria condenada à prisão perpétua. Além disso, Estevão faz um pacto com os presentes naquela viagem, pedindo que eles jamais digam o que ocorreu naquela noite a seus filhos, Heitor e Estrela, que crescem acreditando que sua mãe morreu e que ela está presente em uma pintura na sala da mansão, que na verdade, se trata de uma desconhecida. Passados vinte anos, Maria é posta em liberdade por bom comportamento, e agora, ela deseja descobrir a identidade do verdadeiro assassino de Patrícia, além de ter novamente o amor de seus filhos. Por sua vez, Estevão agora está de casamento marcado com Ana Rosa, a sensual e ambiciosa sobrinha de Daniela, sem desconfiar que, além de Daniela, Fabíola e Alba, sua própria tia, o amam em segredo. Mas, seus planos mudam após a volta de Maria, que organiza um jantar para confrontar todos seus inimigos, no caso, todos os presentes na viagem, que deixaram Maria ser condenada pela morte de Patrícia. Sabendo que o assassino está entre eles, os algozes de Maria temem sua volta, já que segredos do passado podem vir à tona, os mesmos segredos que deram motivos a cada um para que Patrícia fosse assassinada. Querendo de volta o que é seu por direito, Maria se casa novamente com Estevão e se torna a madrasta de seus próprios filhos, que não sabem que Maria é sua mãe, e então, lhe tratam com desprezo. O único que tem carinho por Maria é Ângelo, suposto filho de Estevão criado como irmão de Heitor e Estrela, mas que na verdade, é filho de uma de suas tias, que escondem de todos esse segredo. Em meio à tanta dor, sofrimento e mistério, Maria e Estevão veem a paixão entre os dois reacender, tendo que enfrentar diversas inimigas que farão de tudo para conseguir o amor do milionário. Grande sucesso nas tardes do SBT, “A Madrasta” teve sua exibição quase que simultânea com a exibição no México, já que sua estreia por aqui foi após três meses da sua estreia no país de origem. Além disso, a trama teve dois finais gravados, sendo que o alternativo, cujo a assassina é Fabíola, nunca foi exibido no país.

Ficha Técnica:

História Original: Arturo Moya Grau
Adaptação: Liliana Abud
Produção Executiva: Salvador Mejía Alejandre
País de Origem: México
Emissora Original: Las Estrellas (Televisa)
Ano de Exibição Original: 2005
Exibição no Brasil: 16/05/2005 à 28/10/2005, às 15h00 em 120 capítulos
Tema de Abertura: Viveme – Laura Pausini
Classificação Indicativa: Livre
Dublagem: Herbert Richers (RJ)
Audiência: 09 pontos

Reprises: 2013

Rebelde – SBT, 2005

Protagonizada por Anahí, Alfonso Herrera, Dulce María, Christopher Uckermann, Maite Perroni e Christian Chávez, a novela conta a história de Mia, Miguel, Roberta, Diego, Lupita e Giovanni, seis adolescentes de origens e personalidades diferentes que acabam se unindo em nome da mesma paixão: a música. Mia Colucci é uma adolescente rica, filha do empresário do ramo da moda, Franco Colucci, e por conta disso, procura sempre estar antenada no mundo da moda. Bastante popular, Mia é uma típica patricinha mimada que está sempre acompanhada de Celina e Vick, suas melhores amigas, mas no fundo, tem um bom coração e se sente muito carente, pois acredita que sua mãe está morta e seu pai vive apenas para o trabalho. Miguel é um jovem de origem simples e de bom coração, porém, é bastante impulsivo e tem um enorme desejo de vingança pelos Colucci, em especial, por Franco, a quem culpa pela morte de seu pai e por ter tirado tudo o que sua família conquistou com muito trabalho. Vivendo no interior, Miguel vai rumo à capital e se matricula no internato Elite Way School para poder ficar mais perto de Mia, a quem pretende afetar com sua vingança. Inicialmente, Miguel tenta transformar a vida de Mia em um inferno e os dois acabam se estranhando, porém, ele cai em sua própria armadilha e se apaixona pela jovem. Roberta é uma jovem de temperamento muito forte, acostumada a falar o que lhe vem à cabeça e escandalizar todos à sua volta. Filha de uma vedete, Alma Rey, Roberta sente um pouco de vergonha do exagero de sua mãe, que decide colocar a filha em um internato para que ela não crie mais problemas. Lá, ela acaba se estranhando com Mia, por conta do seu jeito patricinha de ser, mas, terão que lidar com a aproximação de Franco e Alma, que mesmo que inicialmente vivam em pé de guerra, acabam se envolvendo amorosamente um com o outro. Diego é um jovem inconsequente e muito popular com as garotas, filho de um político corrupto que deseja que o filho siga seus passos. Porém, nem tudo sai como o planejado, pois apesar dos planos de León, seu pai, Diego deseja ser músico, e além disso, acaba se vendo envolvido em uma relação de gato e rato com Roberta, a quem à princípio pretendia seduzir como todas as outras garotas, enquanto ela o vê como um menino mimado, mas com o tempo, eles passam a se apaixonar um pelo outro. Lupita é uma jovem de origem humilde que consegue uma bolsa no Elite Way School graças à sua tia, Mayra. Doce e sensível, Lupita se torna uma das melhores amigas de Roberta, ao lado de Josy, mas também, faz amizade com Mia, sendo o ponto de equilíbrio entre as duas meninas. Além de tudo, Lupita é bastante romântica, e acaba se vendo dividida entre dois jovens: Nico, um rapaz judeu que apesar de amar Lupita, terá a reprovação de sua mãe, que fará de tudo para separá-los por conta das tradições, e Santos, um jovem gótico e isolado que passa a revelar seus sentimentos após se envolver com Lupita. Por último, Giovanni que pertence à uma família de novos ricos, tendo vergonha da origem verdadeira de seus pais, e para isso, vai para o Elite Way School para esconder sua real condição. De caráter duvidoso, Giovanni passa a participar de uma seita que prejudica os alunos da instituição, além de ser um completo cafajeste com as demais meninas da instituição. Juntos, os seis acabam se vendo unidos em meio à tanta autoridade existente no Elite Way School e na educação de seus pais, e por conta disso, acabam se refugiando na música, criando a banda RBD. Mas para serem verdadeiros popstar’s, os jovens terão que lidar com a oposição de León, que não deseja manchar sua carreira por conta de um filho músico, e Pascoal, o rigoroso diretor do internato que não permite manifestações artísticas na instituição. Além deles, o grupo terá que lidar com importantes inimigos, dentre os principais deles, Pilar e Sol, a excluída filha do diretor e uma patricinha invejosa que irão se unir para infernizar a vida dos colegas. A exibição de “Rebelde” no SBT percorreu muitos percalços antes de finalmente ir ao ar, já que, inicialmente, a emissora pretendia levar ao ar um remake baseado no original argentino, “Rebelde Way”, contando com Marisol Ribeiro e Marco Pigossi no elenco, que interpretariam Mia e Paulo Roberto (Diego). Mesmo com o piloto sendo gravado, o projeto foi abortado sem mais explicações, e então, iria ao ar a versão original, chegando a ser anunciada no institucional da emissora naquele ano, porém, sua exibição também não foi ao ar, sem mais explicações sobre o adiamento. Até que finalmente, o SBT anunciou a estreia da versão mexicana para maio daquele ano, e após a divulgação de chamadas na grade, sua exibição foi adiada para agosto. Mas mesmo com todas essas questões, “Rebelde” foi um verdadeiro fenômeno no Brasil, ocasionando a vinda do grupo RBD ao país em várias turnês de shows.

Ficha Técnica:

História Original: Cris Morena e Patricia Maldonado
Adaptação: Pedro Armando Rodríguez, María Cervantes Balmori e Alejandra Romero Meza
Produção Executiva: Pedro Damián
País de Origem: México
Emissora Original: Las Estrellas (Televisa)
Ano de Exibição Original: 2004-2006
Exibição no Brasil: 15/08/2005 à 25/12/2006, às 17h45/18h15/18h30/19h00/20h00/21h00/19h45/20h30 em 427 capítulos
Tema de Abertura: Rebelde – RBD/Fique em Silêncio – RBD/Salva-me – RBD/Nosso Amor – RBD/Venha de Novo o Amor – RBD/Atrás de Mim – RBD
Classificação Indicativa: Livre
Dublagem: Herbert Richers (RJ)
Audiência: 10 pontos (1ª temporada), 10 pontos (2ª temporada), 07 pontos (3ª temporada)

Reprises: 2013

Mariana da Noite (Mariana de la Noche) – SBT, 2006

Protagonizada por Alejandra Barros e Jorge Salinas, o folhetim conta a história de Mariana, uma jovem órfã de mãe que cresceu acreditando ser filha de Atílio Montenegro, um homem poderoso que é dono de uma mina, mas que também, sabe ser muito cruel com quem atravessa seu caminho. Atílio sempre foi muito apaixonado por sua esposa, e após sua morte e o crescimento de Mariana, vê na jovem o retrato vivo de sua mãe, passando a nutrir um amor doentio por sua própria filha de criação. Fechada para o amor, Mariana sofre pelo o fato de que sempre que se apaixona por um homem, ele vem a falecer, o que faz com que ela se vista sempre de preto. Acreditando ser amaldiçoada, Mariana não desconfia que as mortes de seus pretendentes são orquestradas por Atílio, que sonha um dia poder se casar com Mariana. A jovem vê sua vida mudar ao conhecer um forasteiro recém-chegado no povoado, Inácio, um rapaz de passado misterioso. A vida de Inácio tem ligação com Atílio, que no passado, foi responsável pela chacina que matou seus pais, e agora, muda-se para o povoado para descobrir quem foi o verdadeiro culpado. O que Inácio e Atílio sequer imaginam é que, na verdade, são pai e filho biológicos, devido a um caso de Atílio com Lucrécia, sua antiga amante, que pensa que seu filho está morto. Para saber mais sobre a identidade do assassino, Inácio passa a trabalhar nas minas de Atílio, e por casualidade, acaba conhecendo Mariana, que acaba enxergando no misterioso rapaz uma nova possibilidade de amar. Mas para serem felizes, Mariana e Inácio terão que enfrentar a obsessão de Atílio pela jovem, que tem como aliada a sua irmã, Márcia, uma mulher frígida e um tanto quanto masculinizada, mas que ao conhecer Inácio, passa a se sentir uma mulher de verdade e fica obcecada pelo rapaz, travando uma verdadeira batalha com sua sobrinha pelo o amor do forasteiro. “Mariana da Noite” passou anos na gaveta da emissora, que pretendia exibi-la nas tardes, porém, havia o impedimento do Ministério da Justiça que classificou a trama como “imprópria para menores de 14 anos”, inviabilizando sua exibição para antes das 21h. Mas, após tanta espera, “Mariana da Noite” foi ao ar e em horário nobre, porém, amargou uma péssima audiência, derrubando todos os índices de sua antecessora, a versão brasileira de “Os Ricos Também Choram”, que já não ia bem de audiência.

Ficha Técnica:

História Original: Delia Fiallo
Adaptação: Liliana Abud
Produção Executiva: Salvador Mejía Alejandre
País de Origem: México
Emissora Original: Las Estrellas (Televisa)
Ano de Exibição Original: 2003-2004
Exibição no Brasil: 16/01/2006 à 03/06/2006, às 21h00 em 117 capítulos
Tema de Abertura: Yo Te Recuerdo – Juan Gabriel
Classificação Indicativa: 14 anos
Dublagem: Herbert Richers (RJ)
Audiência: 04 pontos

Reprises: Não teve

A Feia Mais Bela (La Fea Más Bella) – SBT, 2006

Protagonizada por Angélica Vale e Jaime Camil, o folhetim conta a história de Letícia Padilla Solís, mais conhecida por todos como Lety. Muito inteligente, Lety é o orgulho de seus pais, Erasmo e Julita, pois é formada em economia e tem pós-graduação em finanças, além de ter um brilhante currículo. Romântica e sonhadora como muitas mulheres, Lety tem um grande coração devido a tanta bondade, porém, algo acaba lhe faltando: beleza física. Lety nunca pôde se arrumar como as demais mulheres, por imposição de seu pai, e por conta disso, tem medo de acabar solteira e morando na casa de seus pais. Apesar de ser feia, isso nunca foi um grande problema para Lety, até se dar conta de que ela não consegue ficar fixa em um emprego por conta de sua aparência. Estando livre no mercado de trabalho, Lety entrega um currículo na empresa Conceitos, conhecida no mercado por ser uma produtora de comerciais. Por sua vez, o novo presidente da Conceitos é o jovem Fernando, um playboy irresponsável que está de casamento marcado com Márcia, uma bela mulher e acionista da empresa, porém, bastante ciumenta e possessiva, que não faz ideia do quão infiel é seu noivo. Precisando de uma nova secretária, Fernando tem à sua disposição a competente Lety e Alice Ferreira, uma mulher fútil e ambiciosa, que apesar de ser muito bonita, é um tanto quanto desprovida de inteligência, que só está ali à mando de Márcia, sua melhor amiga, que conta com Alice para ser sua espiã. Se dando conta das reais intenções de Alice, Fernando contrata as duas moças, e enquanto Alice fica na recepção ganhando um gordo salário, Lety é escondida em um depósito atrás do escritório de Fernando, se tornando seu braço-direito. Ganhando a grande admiração de Fernando, por outro lado, Lety sofre com as constantes humilhações de Márcia, Alice e Luiggi, o diretor de câmeras da empresa, que a desprezam constantemente por ser feia. Por outro lado, Lety conta com a defesa e o apoio de um grupo de secretárias, que assim como ela, são desprovidas de beleza física, sendo apelidadas de “quartel das feias”. O que Lety não esperava, é que em meio à tanta proteção a Fernando, ela fosse acabar se apaixonando pelo próprio patrão, que nesse meio tempo, acaba se vendo atolado até o pescoço em dívidas. Para salvar sua empresa, Fernando à entrega nas mãos de Lety, e para não perder totalmente o controle de seu patrimônio, passa a seduzir Lety para ter certeza de que ela não lhe dará um golpe. Mas, em meio à tantas tramoias e mentiras, Fernando acaba se apaixonando de verdade pela secretária, tendo que lutar até o fim para provar seus sentimentos verdadeiros. Remake de “Betty, a Feia”, exibida anteriormente pela RedeTV!, “A Feia Mais Bela” obteve um razoável sucesso em sua exibição pelo SBT, porém, sofreu com as constantes mudanças de horário da emissora, visto que sua exibição começou nos fins de tarde, e na reta-final, passou a ser exibida nos fins de noite, vindo mais tarde a voltar para seu horário original. Além disso, sua exibição aqui no Brasil foi praticamente simultanenea com a exibição no México.

Ficha Técnica:

História Original: Fernando Gaitán
Adaptação: Palmira Olguín e Alejandro Pohlenz
Produção Executiva: Rosy Ocampo
País de Origem: México
Emissora Original: Las Estrellas (Televisa)
Ano de Exibição Original: 2006-2007
Exibição no Brasil: 20/03/2006 à 23/03/2007, às 18h00/19h00/20h00/21h00/22h00/19h00/18h00 em 302 capítulos
Tema de Abertura: La Fea Más Bella – Jorge Villamizar e Margarita la Diosa de la Cumbia/Aquí Estaré – Angélica Vale
Classificação Indicativa: Livre
Dublagem: Herbert Richers (RJ)
Audiência: 08 pontos

Reprises: 2014

Laços de Amor (Lazos de Amor) – SBT, 2006

Protagonizada por Lucero, Luis Jose Santander, Juan Manuel Bernal e Orlando Miguel, a trama conta a história das irmãs trigêmeas Maria Guadalupe, Maria Fernanda e Maria Paula, três mulheres idênticas, mas de personalidades completamente opostas. Quando meninas, as trigêmeas passaram por uma verdadeira tragédia familiar ao sofrerem um acidente de carro, provocado indiretamente por Maria Paula, no qual os seus pais vem a falecer, e além disso, faz com que Maria Guadalupe seja separada de suas irmãs e que Maria Fernanda fique cega. Anos se passam, e agora, Maria Guadalupe se tornou uma linda mulher, vivendo em um povoado com Ana, sua mãe adotiva, a quem ela acredita ser biológica, devido ao fato de ter perdido a memória no acidente. No dia do acidente, Ana encontrou Maria Guadalupe à beira de um rio e a resgatou, e desde então, passou a criar a menina como se fosse sua filha, escondendo de todos a verdade, temendo que um dia lhe tirem sua filha. Vivendo em condições simples, Maria Guadalupe sonha em um dia se tornar uma grande cantora, e por conta disso, se muda para a capital junto com Ana, e lá, vê sua vida mudar completamente ao conhecer Nicolas, um jovem taxista, que conhece Maria Guadalupe e sua mãe na rodoviária após um mal-entendido, e logo após, as leva para morarem na pensão de sua avó, Milagres. Os dois se apaixonam perdidamente, mas aos poucos, Nicolas descobre a verdade sobre o passado da amada, que sequer desconfia que sua verdadeira família está por perto. Após o acidente, Maria Fernanda e Maria Paula passaram a serem criadas por Mercedes e Eduardo, avó e tio das meninas que passam a procurar o paradeiro de Maria Guadalupe incansavelmente. Agora adulta, Maria Fernanda continua com a deficiência visual adquirida no acidente, porém, isso não é nenhum obstáculo para que ela consiga viver normalmente. Frágil e sensível, Maria Fernanda ganhou todas as atenções de Mercedes, e junto com a avó, nutre um incansável desejo de reencontrar sua irmã. Além disso, Maria Fernanda se apaixona por Geraldo, um jovem de família rica que se oferece para colaborar nas buscas pelo paradeiro de Maria Guadalupe. Por sua vez, Maria Paula não obteve nenhuma sequela por conta do acidente, porém, se tornou uma mulher frívola e cruel, incapaz de nutrir bons sentimentos, já que cresceu se sentindo rejeitada por Mercedes, que todo esse tempo se dedicou em cuidar de Maria Fernanda e encontrar Maria Guadalupe. Sempre teve inveja de Maria Fernanda, a quem manipula constantemente, além de ser contra a ideia de encontrarem o paradeiro de Maria Guadalupe, já que não quer dividir a sua herança com ninguém. Além de tudo, Maria Paula esconde um grande segredo: nutre um paixão doentia e obsessiva por seu tio Eduardo, sendo capaz de tudo para afastar todas as mulheres que se aproximam dele, na esperança de um dia poder se casar com ele. Porém, enquanto não consegue realizar seu desejo, mantém um caso com Osvaldo, um rapaz ingênuo que trabalha na empresa de sua família e que sempre foi apaixonado por Maria Paula, sendo capaz de cometer qualquer crime apenas para agradar a jovem. Completamente desumana, Maria Paula fará de tudo para atrapalhar a felicidade de todos à sua volta, sendo capaz de se desfazar de quaisquer pistas que levem sua família à Maria Guadalupe, ou então, tentar a todo custo seduzir Geraldo para ver a infelicidade de Maria Fernanda. No entanto, os laços de amor que unem essas três irmãs são mais fortes, o que fará com que o destino se encarregue de unir as trigêmeas novamente. Um dos maiores clássicos da teledramaturgia mexicana, “Laços de Amor” ficou guardada por mais de dez anos na gaveta do SBT, e após finalmente ir ao ar, acabou não tendo um bom desempenho nas tardes da emissora, devido à sua imagem envelhecida e ao descaso da emissora, que cortou bruscamente seus capítulos para que seu final fosse antecipado, comprometendo o entendimento da trama.

Ficha Técnica:

História Original: Jorge Lozano Soriano
Adaptação: Carmen Daniels e Liliana Abud
Produção Executiva: Carla Estrada
País de Origem: México
Emissora Original: Las Estrellas (Televisa)
Ano de Exibição Original: 1995-1996
Exibição no Brasil: 03/04/2006 à 07/07/2006, às 14h30 em 70 capítulos
Tema de Abertura: Laços de Amor – Lucero
Classificação Indicativa: Livre
Dublagem: Herbert Richers (RJ)
Audiência: 04 pontos

Reprises: Não teve

Feridas de Amor (Heridas de Amor) – SBT, 2006

Protagonizada por Jacqueline Bracamontes e Guy Ecker, a trama conta a história de Miranda San Llorente, uma jovem de origem rica, filha do meio e também favorita do empresário Gonçalo San Llorente, que deposita em Miranda sua confiança e suas esperanças de que a filha irá seguir seus passos e se tornar uma grande mulher de negócios, já que sua filha mais velha, Florência, está frágil por conta de uma doença terminal, e sua filha mais nova, Renata, é uma jovem imatura e mimada. Linda, moderna  e de pulso firme, Miranda é uma jovem de bom coração e querida por todos, exceto por Bertha, sua tia, que a odeia profundamente por ser o reflexo de sua irmã, Fernanda, por quem sempre nutriu uma grande inveja e procurou desgraçar sua vida. No passado, Bertha foi apaixonada por Alfredo Luque, porém, este preferiu Fernanda, que estava casada com Gonçalo. Visando o calvário de sua irmã, em um misto com a amargura e a dor da rejeição, Bertha assassinou Alfredo e envenenou Gonçalo contra a esposa, afirmando que ela era infiel. Por conta da calúnia, Fernanda foi obrigada a sumir do mapa e abandonar suas filhas, enquanto Gonçalo mentiu a vida toda para as meninas que sua mãe está morta. Estando de compromisso marcado com Fabrício, Miranda se decepciona após a chegada de seu amado, que pede a mão de Florência em casamento, com quem tinha um relacionamento às escondidas acobertado por Bertha, que novamente, queria ver a desgraça no seio da família. Mas as coisas mudam para Miranda com a chegada do misterioso Alessandro Luque, um charmoso empresário e amigo de Fabrício, por quem a jovem se encanta. Mas o que ela não desconfia, é que Alessandro quer apenas uma coisa: vingança, acreditando que Gonçalo foi o real culpado pela morte de seu pai, Alfredo. E para consumar seu plano, ele se aproxima de Miranda, que bastante frágil, acaba se entregando aos braços do rapaz. Além disso, ela se vê em um grande dilema ao ver seu pai ser preso, devido à má administração dos negócios da família por César, irmão de Fabrício e amante de Bertha, um rapaz tão mau-caráter quanto sua cúmplice. À beira da ruína, Miranda aceita se casar com Alessandro para salvar a fortuna de sua família, mas a relação vira um tormento por conta do amor e ódio presente entre os dois. Sedento por vingança, Alessandro acaba se apaixonando de verdade por Miranda, entrando em conflito com seus próprios princípios, e para lutarem por esse amor, os dois terão Bertha como principal inimiga, que além de ter sido a verdadeira culpada pelo o assassinato de Alfredo, ela passa a disputar com a própria sobrinha o amor do empresário, obstinada em tirar tudo o que é de Miranda. Adaptação livre de “Valéria e Maximiliano”, trama mexicana exibida nos anos pela extinta Manchete, “Feridas de Amor” teve sua exibição praticamente simultânea com a exibição no México, e tal como lá, foi um verdadeiro fracasso devido à sua trama fraquíssima.

Ficha Técnica:

História Original: Nora Alemán
Adaptação: José Enrique Jiménez, Guillermo Quezada e María Auxilio Salado
Produção Executiva: Roberto Hernández Vázquez
País de Origem: México
Emissora Original: Las Estrellas (Televisa)
Ano de Exibição Original: 2006
Exibição no Brasil: 14/08/2006 à 29/12/2006, às 15h30/16h30 em 100 capítulos
Tema de Abertura: Heridas de Amor – Ricardo Montaner
Classificação Indicativa: Livre
Dublagem: Herbert Richers (RJ)
Audiência: 05 pontos

Reprises: Não teve

A Vida é um Jogo (El Juego de la Vida) – SBT, 2007

Protagonizada por Sara Maldonado, Ana Layevska, Margarita Magaña e Jacqueline García, a trama conta a história de Lorena, Paulina, Fernanda e Daniela, quatro inseparáveis amigas que apesar de suas personalidades distintas, são completamente unidas em todos os momentos, sejam eles os mais difíceis ou os mais alegres. Estando no último ano do ensino médio, as quatro enfrentarão grandes dilemas amorosos, mas também, muitas conquistas ao se tornarem parte de um time de futebol feminino. Centrada e responsável, Lorena namora Mariano, um jovem que acaba desprezando o carinho da namorada e a troca por Tânia, uma garota atraente e fútil que sempre detestou Lorena, tomando seu namorado apenas para usá-lo como diversão. No fim das contas, Tânia trocando Mariano por João Carlos, um jovem bastante atraente e assediado pelas meninas, principalmente agora que está no cargo de técnico do time de futebol feminino da instituição. Certa de que iria conseguir um relacionamento de aparências, Tânia não contava que Lorena e João Carlos fossem se apaixonar um pelo o outro ao se conhecerem, o que faz com que sua raiva pela jovem aumente cada vez mais, estando disposta a tudo para destruir a felicidade dos dois. Já Paulina é uma jovem impulsiva e apaixonada, que sempre acaba caindo na conversa dos homens, porém, que ainda não experimentou o gosto do amor verdadeiro. Ela acaba caindo nas garras de Ezequiel, irmão mais velho de João Carlos, que a quer apenas por conta de seu dinheiro, mas é em Patrício que ela acaba descobrindo seu primeiro amor. Rude e masculinizada, Fernanda é uma jovem de bom coração e apaixonada por futebol, porém, triste por não conseguir chamar a atenção de Diego, garoto pelo o qual nutre uma paixão secreta, mas que por sua vez, lhe vê apenas como uma irmã mais nova. Diego acaba se envolvendo com Gina, uma garota ambiciosa e superficial que usa sua beleza para atrair garotos ricos, e ao se dar conta da proximidade de Fernanda com Diego, fará de tudo para dificultar a vida da rival, a quem considera uma machona. Por último, Daniela é bela e bondosa, porém, insegura e frágil, sendo constantemente reprimida por seu pai. Acaba se envolvendo com Toninho, que se torna seu namorado do dia para a noite, mas aos poucos, acaba se dando conta de que o ama de verdade. Na busca de elevar os índices já em queda de “Rebelde”, a emissora inicialmente havia optado pela exibição da também juvenil “Código Postal”, que acabou engavetada e completamente dublada, devido à sua temática um pouco mais forte do que “Rebelde”. Já um pouco antiga, “A Vida é um Jogo” foi escalada para esta missão e acabou sendo um retumbante fracasso, fazendo com que seus 165 capítulos originais se tornassem apenas 36 na edição do SBT.

Ficha Técnica:

História Original: Katia Ramírez Estrada e Enna Márquez
Adaptação: Katia Ramírez Estrada e Enna Márquez
Produção Executiva: Roberto Gómez Fernández
País de Origem: México
Emissora Original: Las Estrellas (Televisa)
Ano de Exibição Original: 2001-2002
Exibição no Brasil: 01/01/2007 à 10/02/2007, às 20h30 em 36 capítulos
Tema de Abertura: El Juego de la Vida – Twister
Classificação Indicativa: Livre
Dublagem: Herbert Richers (RJ)
Audiência: 03 pontos

Reprises: Não teve

Mundo de Feras (Mundo de Fieras) – SBT, 2007

Protagonizada por Gaby Espino e César Évora, a trama tem como ponto de partida a história dos irmãos gêmeos Gabriel e Damião, que após serem separados ao nascerem, crescem em mundos diferentes. Enquanto Gabriel cresceu rodeado de luxos e com muito amor da parte de seus pais adotivos, Damião foi criado na pobreza, sendo praticamente abandonado a própria sorte, fazendo com que ele se convertesse ao mundo do crime. Em um acidente ocorrido após uma fuga da polícia, Damião teve uma de suas pernas amputadas e ficou cego de um olho, aumentando sua amargura. Ao descobrir a existência de Gabriel, Damião passa a nutrir um ódio mortal pelo o irmão, focando suas forças em destruí-lo. Além disso, Damião é casado com Regina, uma mulher frágil e submissa, porém, bastante romântica. No passado, ela foi apaixonada por Gabriel, e se aproveitando disso, Damião a seduziu, tornando a sua vida um inferno após o casamento. Ciumento e possessivo, Damião constantemente maltrata Regina por achar que a esposa é adultera, e também, rejeita seu filho, João Cristóvão, por achar que é fruto do romance de Gabriel e Regina. Porém, a vida de Gabriel não é fácil, uma vez que sua primeira esposa veio a falecer durante o parto de Paulina, sua filha do meio. Após ficar viúvo, Gabriel se casou com Joselyn, uma mulher atraente e também viúva, mãe de Karen. Durante os primeiros anos do casamento, os dois tiveram Luizinho, e durante a gravidez de um novo filho, Joselyn e Luizinho acabaram sofrendo um grave acidente de carro, fazendo com que o menino ficasse aleijado e com que Joselyn perdesse o bebê, além de se tornar uma mulher amarga, vindo a adquirir problemas mentais. Com uma crise no casamento, Gabriel e Joselyn terão suas vidas transformadas com a chegada de Mariângela, meia-irmã de Joselyn por parte de seu pai, Clemente, que nunca a reconheceu como filha legítima. Bela e de bons sentimentos, Mariângela chega à mansão de Gabriel para se tornar governanta e tutora de Luizinho, e vivendo ali, ela passa a mudar a vida de todos à sua volta: Gabriel, que passa a se apaixonar pela jovem, vindo a ser correspondido; Leonardo, um jovem taxista que se apaixona por Mariângela e passa a lutar por seu amor; Joselyn, que não tolera a ideia de ter uma meia-irmã e que esta roube seu marido, passando a se desequilibrar cada vez mais e se meter em uma série de crimes; Miriam, mãe de Joselyn e esposa de Clemente, que fará vida da enteada um inferno com humilhações constantes. Em meio a tudo, ainda há também o romance proibido de João Cristóvão e Paulina, filhos de Damião e Gabriel, que fará com que Damião tenha mais ódio de seu irmão, tendo ainda a presença de Karen entre o casal, filha invejosa de Joselyn que não suporta Paulina e deseja a todo custo conquistar o amor de João Cristóvão. Fusão de três tramas diferentes, a venezuelana “Mundo de Fieras” (Mariângela, Gabriel e Joselyn), a mexicana “Pasión y Poder” (Gabriel, Regina, Damião, Joselyn, Paulina, João Cristóvão e Karen) e a argentina “Rolando Rivas, Taxista” (Leonardo e Mariângela), “Mundo de Feras” foi uma trama que não deu certo em seu país de origem devido a seu enredo confuso, e aqui não foi muito diferente, sendo um verdadeiro fiasco nas tardes do SBT, chegando perto de um ponto de audiência. Seus 120 capítulos originais foram compactados em apenas 65.

Ficha Técnica:

História Original: Ligia Lezama, Marissa Garrido, Alberto Migré e Liliana Abud
Adaptação: Liliana Abud, Mauricio Aridjis e Julián Aguilar
Produção Executiva: Salvador Mejía Alejandre
País de Origem: México
Emissora Original: Las Estrellas (Televisa)
Ano de Exibição Original: 2006-2007
Exibição no Brasil: 26/03/2007 à 22/06/2007, às 16h30 em 65 capítulos
Tema de Abertura: Antes de Que Te Vayas – Marco Antonio Solís
Classificação Indicativa: Livre
Dublagem: Herbert Richers (RJ)
Audiência: 03 pontos

Reprises: Não teve

Destilando Amor – SBT, 2007

Protagonizada por Angélica Rivera e Eduardo Yañez, a novela conta a história de Teresa Hernández, conhecida por todos como Gaivota, uma bela e sensual mulher que percorre o México junto com Clarita, sua mãe, para trabalharem nas plantações de agave das mais diversas fazendas do país. As duas regressam juntas ao povoado de Tequila para trabalharem na época da colheita de agave na fazenda da família Montalvo, a maior produtora de tequila do país. A chegada das duas acontece no mesmo momento que Amador Montalvo, o velho patriarca da família, vem à falecer, fazendo com que toda família, que está espalhada pelo mundo, venha a se reunir na fazenda para a leitura do testamento. Com a chegada de todos os membros da família, a vida de Gaivota dá um completo giro ao conhecer Rodrigo, um dos herdeiros da família. De mundos completamente diferentes, Gaivota e Rodrigo acabam sentindo uma atração imediata um pelo o outro. Apesar de sensual, Gaivota nunca se envolveu com outros homens e tampouco dá importância para galanteios, escondendo de todos uma face romântica, sonhando com o dia em que conhecerá o homem certo. Por sua vez, Rodrigo passou anos em Londres sem se envolver com outras mulheres, tendo uma dificuldade muito grande para tal. Mesmo com a oposição dos Montalvo ao envolvimento do rapaz com alguém de origem humilde, Rodrigo passa com Gaivota um breve período de paixão e romance, que é interrompido com uma nova volta do rapaz à Londres, mas antes, os dois realizam um pacto, no qual consiste que após a volta de Rodrigo, os dois se casariam e enfrentariam o preconceito da família do jovem. Mas o que Gaivota não esperava, é que durante o período que passou com Rodrigo, ela acabaria engravidando, gerando a partir dai um grande período de intrigas. Disposta a ir atrás de Rodrigo para lhe dar a novidade, ela recebe uma proposta de emprego como modelo em Paris, mas acaba sendo enganada por uma rede de tráfico humano que a obriga a se prostituir, sob a identidade de Mariana Franco. Após fugir e finalmente encontrar Rodrigo, Gaivota é atropelada e perde a criança. Por sua vez, Rodrigo volta ao México após a notícia da morte de seus pais, e após descobrir que Gaivota foi para o exterior para supostamente se prostituir, ele se decepciona e passa a se envolver com Isadora, uma mulher frívola e sensual, que aceita o compromisso apenas por interesse. Com o casamento de Rodrigo e Isadora, inicia uma verdadeira batalha dentro da família Montalvo, envolvendo Rodrigo e seu primo, Aaron, um homem ambicioso e capaz de tudo por dinheiro, casado com Minerva, uma mulher fútil e histérica. Segundo o testamento, aquele que tiver um filho homem primeiro irá receber 100% da herança, o que causa ressentimento em Rodrigo, que tem dificuldades para se submeter à relações sexuais, além do fato de seu casamento com Isadora ser de fachada, sem haver qualquer tipo de vínculo amoroso. De volta ao país, Gaivota se decepciona ao descobrir que Rodrigo está casado, e então, decide esquecê-lo de uma vez por todas. Passa a adotar o nome que recebeu no exterior, Mariana Franco, e então, após muitos percalços, consegue um emprego como secretária no grupo Corporativo Montalvo. Despontando de secretária à grande executiva no ramo da tequila, Gaivota acabará se vendo de novo no caminho de Rodrigo, e agora, os dois farão de tudo para lutar por esse amor, enfrentando inimigos poderosos como Isadora, que dá o golpe da barriga no marido para não perder a comodidade que tem; Minerva, que aliada à Isadora, passa a perseguir Gaivota para prejudicar sua imagem; e Aaron, que se envolve em negócios ilícitos e passa a envolver o nome dos dois. Versão mexicana de “Café com Aroma de Mulher”, “Destilando Amor” estreou no Brasil meses após sua estreia no México, e de cara, trouxe baixos índices ao SBT, em torno dos dois pontos de audiência. Após 19 capítulos, a novela foi tirada do ar sem mais explicações, devido à sua baixa audiência, sendo até hoje a única trama latina com sua exibição cancelada no SBT.

Ficha Técnica:

História Original: Fernando Gaitán
Adaptação: Kary Fajer
Produção Executiva: Nicandro Díaz González
País de Origem: México
Emissora Original: Las Estrellas (Televisa)
Ano de Exibição Original: 2007
Exibição no Brasil: 26/03/2007 à 20/04/2007, às 18h00 em 19 capítulos
Tema de Abertura: Por Amarte – Pepe Aguilar
Classificação Indicativa: Livre
Dublagem: Herbert Richers (RJ)
Audiência: 02 pontos

Reprises: Não teve

Coração Navegador (Segredo) – Rede CNT/TV JB, 2007

Protagonizada por Paulo Pires e Ingra Lyberato, a trama conta a história de Pedro, um rico executivo e vice-presidente de uma empresa de telecomunicações em Lisboa. No passado, seu pai foi assassinado misteriosamente, e por conta disso, Pedro parte para o Brasil para ir atrás do assassino de seu pai e fazer justiça. Em nome de sua vingança, Pedro viaja para a cidade de Canela, no Rio Grande do Sul, e por lá, ele conhece o rico fazendeiro português José Alves, principal suspeito pela morte de seu pai. Se unindo a antigos inimigos de José, Pedro inicia uma verdadeira investigação no passado do fazendeiro, disposto a fazê-lo pagar por diversos crimes. Entretanto, no caminho de Pedro acaba surgindo Isabel, a filha de seu maior rival, por quem acaba se apaixonando perdidamente, se vendo dividido entre o amor e a vingança. Originalmente exibida no formato de série em Portugal, com o título original de “Segredo”, “Coração Navegador” foi uma co-produção entre Portugal e Brasil, tendo a maior parte de suas cenas gravadas no Rio Grande do Sul e contando com alguns atores brasileiros em seu elenco, como Ingra Lyberato, protagonista da trama. Com vinte e cinco episódios originais, “Coração Navegador” estreou no mesmo dia da inauguração da TV JB, em parceria com a Rede CNT, tendo sua exibição em horário nobre no formato de novela, com dublagem nos diálogos dos atores portugueses e previsão inicial de sessenta capítulos. Porém, sem mais explicações, a trama teve sua exibição interrompida no capítulo quinze, e após isso, estes capítulos foram reprisados em outras ocasiões novamente, até a trama ser retirada do ar sem seu final exibido.

Ficha Técnica:

História Original: Izaías Almada, Pedro Zimmermann e Patrícia Müller
Adaptação: Izaías Almada, Pedro Zimmermann e Patrícia Müller
Produção Executiva: Leonel Vieira
País de Origem: Portugal/Brasil
Emissora Original: RTP1
Ano de Exibição Original: 2004-2005
Exibição no Brasil: 17/04/2007 à 11/06/2007, às 20h30 em 15 capítulos
Tema de Abertura: Vira Virou – Kleiton & Kledir
Classificação Indicativa: Livre
Dublagem: BKS (SP)
Audiência: Não há dados

Reprises: Não teve

Zorro, a Espada e a Rosa (El Zorro, la Espada y la Rosa) – RecordTV, 2007

Protagonizada por Christian Meier e Marlene Favela, o folhetim ambientado na Califórnia do século XIX conta a história de Diego de la Vega, filho do ex-militar Alejandro de la Vega com uma índia. Rico, atraente e elegante, Diego tem como passatempo o hábito de conquistar diversas mulheres, porém, ele esconde um grande segredo: apesar da aparência fútil e superficial, Diego na verdade é Zorro, um valente justiceiro mascarado que procura sempre prezar pelo o bem dos moradores do estado da Califórnia, porém, é tratado como um bandido, sendo o mais procurado do estado. Corajoso e destemido, quando está por trás da máscara preta, Zorro deixa em suas vítimas a letra “Z” marcada em suas vestes. Por sua vez, é contada também a história de Esmeralda, uma jovem revolucionária que tem como maior inimigo o seu próprio padrasto, o temido Fernando Sánchez de Moncada, sendo este também o verdadeiro assassino da mãe de Diego. Doce, alegre e romântica, Esmeralda luta contra a vontade de Fernando em casá-la com um homem que possa lhe dar muita fortuna e fazer dele um poderoso político, além de ter que lidar com a inveja e o ódio de Mariángel, sua irmã. Após descobrir que, na verdade, Fernando não é seu pai, e que ele trancou sua mãe em uma prisão, após passar anos achando que ela estava morta, Esmeralda e Zorro tem seus destinos cruzados, pois além de contar com a ajuda do justiceiro para salvar sua mãe, os dois iniciam um tórrido caso secreto de amor. Porém, enquanto mantém um caso com Zorro às escondidas, quem também cruza o caminho de Esmeralda é Diego, sem que ela possa imaginar que se tratam da mesma pessoa. Dividida entre o amor pelo mesmo homem, só que com duas identidades diferentes, Esmeralda contará com a ajuda de Zorro em todos os momentos de perigo, enquanto Diego terá que provar para a amada que é digno de seu coração. Mas para alcançar seus objetivos, os dois terão que enfrentar o ódio de Fernando, a inveja e a obsessão de Mariángel, que deseja conquistar Diego a todo custo, e Ricardo, um corrupto militar que além de querer ascender em sua carreira da maneira que for, irá querer ser o dono de Esmeralda a qualquer preço. Releitura do clássico “Zorro” em formato de telenovela, “Zorro, a Espada e a Rosa” foi adquirida pela RecordTV em uma troca pelos direitos de exibição de “A Escrava Isaura” na Telemundo. Em sua estreia, obteve grandes índices de audiência, mas com o tempo, sua audiência foi caindo gradativamente, ainda que no final a trama tenha obtido um saldo positivo, o que fez com que a emissora cogitasse a exibição de “Tierra de Pasiones” com Gabriela Spanic após o folhetim, que no fim, acabou substituído por uma reprise de “Essas Mulheres”.

Ficha Técnica:

História Original: Humberto “Kiko” Olivieri
Adaptação: Carolina Díaz, Fernando Pérez, Alejandro Vergara e Humberto “Kiko” Olivieri
Produção Executiva: Patricio Wills e Hugo León Ferrer
País de Origem: Estados Unidos/Colômbia
Emissora Original: Telemundo/Caracol Televisión
Ano de Exibição Original: 2007
Exibição no Brasil: 28/05/2007 à 08/10/2007, às 17h30/18h30/17h30 em 90 capítulos
Tema de Abertura: Amor Gitano – Beyoncé e Alejandro Fernández
Classificação Indicativa: 10 anos
Dublagem: Dublavídeo (SP)
Audiência: 06 pontos

Reprises: Não teve

Chiquititas 2007 (Chiquititas – 6ª Temporada) – SBT, 2007

Protagonizada por Camila Bordonaba, Felipe Colombo, Luisana Lopilato e Benjamín Rojas como protagonistas infantis e por Romina Gaetani e Iván Espeche como protagonistas adultos, Chiquititas 2007 se trata da sexta temporada original da trama, dando continuidade à trama que foi interrompida na quinta temporada em sua versão brasileira. A novela dá continuidade a história de Camila (Fran), Felipe (Yuri), Luciana (Bel) e Batista (Zeca), que junto com Natalia (Talita), Cristian (Ruivo), Maria (Bruna), Augusto (Lucas), Joaninha (Hannelore), Sebastião (Fabricio) e Fred, acabam perdendo tudo o que tem, e juntos, todos os órfãos irão à busca de um novo um novo lar. Guiados por uma estrela mágica, eles encontram o Cantinho de Luz, um lugar mágico, mas que também esconde grandes segredos. Logo após a chegada dos órfãos, quem também chega ao Cantinho de Luz é Luz (Carol), uma jovem doce e de bom coração que está fugindo da polícia, e que ao chegar ao orfanato, se torna a responsável pelas crianças, criando uma grande relação de amor e amizade com eles. Quem também aparece no orfanato é Rafael (Rian), um homem misterioso que usa uma máscara de ferro em seu rosto, mas que na verdade, esconde um triste passado: sendo ele o verdadeiro dono do orfanato, Rafael perdeu sua esposa, Alessandra, em um acidente de carro que também lhe vitimou. Mas antes de morrer, Alessandra deu à luz a um menino que foi enviado para a adoção, e após tomar conhecimento de tudo, Rafael decidiu forjar sua própria morte. O que ele não imagina é que quem planejou tudo foi Paula, irmã gêmea de Alessandra, que orquestrou a morte de sua irmã pelo o fato de Rafael ter preferido ficar com ela. Além de tudo, Paula está de volta para se apossar da fortuna de Rafael e para tomar o Cantinho de Luz, fazendo com que sua filha, Olívia, se infiltre no meio dos órfãos para arrancar informações valiosas. Voltando à sua realidade, Rafael acaba se apaixonando por Luz, além de virar um grande aliado das crianças. Em meio às armações de Paula, Luz e Rafael buscarão serem felizes ao lado das crianças no Cantinho de Luz, que ao mesmo tempo que descobrem novas aventuras e surpresas, também se rendem as paixões, já que Camila e Felipe, além de Luciana e Batista, passam a se envolver amorosamente. A trama foi responsável por alavancar o ibope da emissora, que vinha enfrentando uma grande crise na exibição de tramas mexicanas, além de ter trazido de volta o grande sucesso da franquia “Chiquititas” com novas canções e brinquedos infantis.

Ficha Técnica:

História Original: Cris Morena
Adaptação: Patricia Maldonado
Produção Executiva: Guillermo Pendino
País de Origem: Argentina
Emissora Original: Telefe
Ano de Exibição Original: 2000
Exibição no Brasil: 20/08/2007 à 15/02/2008, às 19h30/20h15 em 155 capítulos
Tema de Abertura: Juntos, Chiquititas! – Chiquititas
Classificação Indicativa: Livre
Dublagem: Herbert Richers (RJ)
Audiência: 06 pontos

Reprises: Não teve

Lalola – SBT, 2008

Protagonizada por Carla Peterson e Luciano Castro, a trama conta a historia de Camilo Padilha, conhecido por todos como Lalo, um importante redator-chefe de uma revista voltada para o público masculino. Lalo é um típico homem machista, que trata as mulheres como objetos e busca seduzi-las como diversão. Porém, a vida de Lalo vira de cabeça para baixo após se envolver com Romina, que após ser dispensada pelo cafajeste, conta com a ajuda de uma bruxa para fazer um feitiço para Lalo. Na manhã seguinte, Lalo acorda no corpo de uma mulher, entrando em total desespero e assustando Grace, sua melhor amiga, apaixonada por Lalo em segredo. Sem encontrarem o paradeiro de Romina, os dois bolam um plano para driblar essa situação: agora no corpo de mulher, Lalo passa a se chamar Dolores Padilha, apelidada como Lola, prima distante de Lalo que chega para ocupar seu lugar na revista, enquanto Lalo realiza uma longa viagem pelo exterior. Em meio ao ambiente de trabalho no qual estava acostumada quando “era” Lalo, Lola passa a ser vítima do machismo implantado por “ela” mesma na redação da revista, visto que os homens a desprezam pelo simples fato de ser uma mulher, enquanto as demais mulheres da empresa acham que sua ascensão se deve por meio de favores sexuais prestados a outros homens. No dia a dia, Lola passa a sentir na pele tudo aquilo que “ela” propagou, mas também, passa a aprender a se defender como uma verdadeira mulher segura de si. A situação de Lola passa a ficar mais estranha quando ela passa a se sentir atraída por Fernando, um dos funcionários da empresa, que é o único que não expressa comportamentos machistas e que nunca se deu bem com Lalo, mas que agora, se vê envolvido com a “prima” do cafajeste. À princípio, a relação de Lola e Fernando não é das melhores, mas após uma ocasião na qual Fernando a beija, Lola passa a ficar confusa com seus próprios sentimentos, já que a vida toda foi acostumada a conquistar mulheres quando “era” homem e agora se vê apaixonada por outro homem. Em meio à toda confusão, Lola se verá dividida entre o amor de Fernando e a chance de poder voltar a ser Lalo, já que ela descobre que o corpo em que está presa pertence a Daniela Calori, uma mulher que também foi vítima de bruxaria e que agora está presa no corpo de Lalo. Sua estreia na programação do SBT foi anunciada com muito mistério e com chamadas um tanto quanto extravagantes, citando a concorrência e também o então presidente do país, Lula. Em sua estreia, “Lalola” rendeu uma audiência animadora, e em uma estratégia de horários, seu capítulo foi reprisado às 21h, porém, com baixa audiência. Mesmo com os índices razoáveis em seus primeiros meses, Lalola foi promovida para o horário das 21h e viu sua audiência cair, batendo de frente com as novelas do horário nobre da Rede Globo e da RecordTV.

Ficha Técnica:

História Original: Sebastián Ortega
Adaptação: Suzana Cardoso, Pablo Lago, Esther Feldman, Alejandro Maci e Alejandro Quesada
Produção Executiva: Monica Faccennini
País de Origem: Argentina
Emissora Original: América TV
Ano de Exibição Original: 2007-2008
Exibição no Brasil: 21/01/2008 à 28/06/2008, às 20h30/21h00 em 138 capítulos
Tema de Abertura: Enamorada – Miranda!
Classificação Indicativa: 10 anos/12 anos
Dublagem: Herbert Richers (RJ)
Audiência: 05 pontos

Reprises: Não teve

Chiquititas 2008 (Chiquititas 2006) – SBT, 2008

Protagonizada por Lali Espósito e Peter Lanzani como protagonistas infantis e por Jorgelina Aruzzi e Gastón Ricaud como protagonistas adultos, a trama conta a história de Magali García, uma fria e rigorosa empresária, que por trás da aparência amargurada, esconde um grande trauma do passado: na juventude, após terminar os estudos, Magali revelou a seu pai, Vitor, que estava grávida. Cruel e hipócrita, para a limpar a imagem de sua família, Vitor sequestrou o bebê de Magali e colocou no Orfanato Demont, mentindo para sua filha que a criança morreu. Por muitos anos, Magali acreditou na mentira de seu pai, mas, devido ao arrependimento da empregada da família que compactuou com o plano, a verdade vem à tona e Magali passa a odiar seu pai, mas também, passa a fazer de tudo para recuperar seu filho. Para por seu plano em prática, Magali se transforma em uma pessoa completamente oposta: Lili, uma mulher alegre, divertida, maluca e muito carinhosa, que passa a trabalhar no Orfanato Demont como cuidadora das crianças. Em meio a seu plano maluco para descobrir qual dos órfãos é seu filho, Lili acabará se tornando uma grande aliada nas travessuras das crianças e irá se apegar a todos, se tornando uma grande amiga para todas as horas. O orfanato é propriedade de Julieta e Pierre Dumont, um casal ambicioso e perverso, que são capazes de tudo por dinheiro, tendo Marcel e Talita como filhos, duas crianças mimadas que desprezam os órfãos da instituição. No orfanato, também trabalham Terezinha, zeladora da instituição que faz a vida dos órfãos impossível, sendo completamente rigorosa e cruel; e Lucas, mais conhecido como Kili, o cozinheiro do orfanato e também grande amigo das crianças. Assim como Lili, Kili também tem um passado que lhe fez parar naquele orfanato: ele um dia foi médico, e após perder um paciente muito querido, realizou um curso de culinária e começou a trabalhar no orfanato, encontrando nas crianças o seu refúgio. Agora, com a chegada de Lili, Kili irá acabar se apaixonando pela a moça, vindo a ajudá-la em sua missão após descobrir a verdade, em um momento difícil no qual Lili perderá seu pai e toda sua fortuna. Ainda no orfanato, há também Augusta, apelidada como Guta, uma menina que na verdade não é órfã, uma vez que seus pais partiram para uma expedição e ela preferiu ficar em um lar de crianças para aprender o que é não ter uma família, criando um enorme vínculo com as demais crianças. Sonhadora, Guta nunca se apaixonou, apesar de seu melhor amigo, Josep, estar apaixonado por ela. Com a chegada de Mosquito ao orfanato, Guta irá conhecer o amor verdadeiro, apesar de sua melhor amiga, Miki, estar apaixonada por ele, que por sua vez, desperta os sentimentos em Pulga, um menino rebelde que inicia uma batalha com Mosquito pela liderança dos órfãos. Há também Luana, Nando e Anita, três crianças muito travessas, mas também, muito adoráveis, sendo um deles o suporto filho de Lili. Em meio ao grande mistério que envolve Magali, ela verá que o mundo mágico do Orfanato Demont tem muito a lhe oferecer, através da identidade de Lili, vivendo uma grande paixão com Kili e grandes aventuras com as crianças. Remake comemorativo da versão de 1995 de “Chiquititas”, a trama apostou em algumas mudanças no roteiro e em um universo mais lúdico, porém, acabou passando em branco em sua exibição pelo SBT, que mudou a trama de horário várias vezes, fazendo sua audiência cair constantemente.

Ficha Técnica:

História Original: Cris Morena
Adaptação: Cris Morena
Produção Executiva: Cris Morena
País de Origem: Argentina
Emissora Original: Telefe
Ano de Exibição Original: 2006
Exibição no Brasil: 17/03/2008 à 18/08/2008, às 19h30/20h15/18h30 em 111 capítulos
Tema de Abertura: Chiquititas 2008 – Chiquititas
Classificação Indicativa: Livre
Dublagem: Herbert Richers (RJ)
Audiência: 04 pontos

Reprises: Não teve

Manancial (El Manantial) – Rede CNT, 2008

Protagonizada por Adela Noriega e Mauricio Islas, a trama tem como ponto de partida a rivalidade entre as famílias Valdéz e Ramírez, por conta de um manancial que brota nas terras dos Valdéz, virando alvo da cobiça dos Ramírez, que querem aquelas terras. Além disso, Justo Ramírez, cruel e temido fazendeiro, está casado com Margarida, porém, mantém um caso às escondidas com Francisca, esposa de seu maior rival. Em meio à essa rivalidade, há a presença de Adriana e Alexandre, filhos dessas famílias que acabam se apaixonando um pelo outro. Apesar de terem nascido na mesma época, Adriana e Alexandre cresceram afastados um do outro por conta de suas famílias, mas agora, estão dispostos a darem um fim a briga que perdura anos entre seus pais em nome do amor que sentem um pelo outro. Mas nem tudo será fácil, já que após o caso de Justo e Francisca vir à tona, Adalberto, pai de Adriana, acaba morrendo em um acidente, enquanto Justo tem um de seus braços cortados pelo rival antes de morrer. Por sua vez, Margarida trata de fazer com que Adriana seja desmoralizada no povoado por conta da má fama de sua mãe, e ainda por cima, as duas perdem as terras para os Ramírez e são obrigadas a deixar o povoado. Mesmo amando Alexandre, Adriana parte e jura um dia se vingar da família que lhe desgraçou. Um tempo se passa, e ao regressar ao povoado, Adriana se depara com os preparativos do casamento de Alexandre com Bárbara, jovem ambiciosa com quem Margarida deseja que seu filho se case, sem desconfiar que ela é amante de seu marido. Disposta a tudo para lutar pelo seu amor com Alexandre, Adriana terá que lidar com a obsessão de Justo Ramírez, que agora deseja ter Adriana a todo custo, além das intrigas de Margarida e Bárbara. Anteriormente exibida pelo SBT, “Manancial” ganhou uma nova exibição na CNT após o acordo feito entre a emissora e a Televisa, que havia desfeito a parceria com o SBT, chegando a ser anunciada com o título de “Fonte do Amor” pelo canal.

Ficha Técnica:

História Original: Cuauhtémoc Blanco e Víctor Manuel Medina
Adaptação: María del Carmen Peña
Produção Executiva: Carla Estrada
País de Origem: México
Emissora Original: Las Estrellas (Televisa)
Ano de Exibição Original: 2002
Exibição no Brasil: 11/08/2008 à 28/11/2008, às 19h00 em 96 capítulos
Tema de Abertura: Amor, Amor, Amor – Luis Miguel
Classificação Indicativa: Livre
Dublagem: Herbert Richers (RJ)
Audiência: Não há dados

Reprises: Não teve

Sonhos e Caramelos (Sueños y Caramelos) – Rede CNT, 2008

Protagonizada por Nashla Aguiar e Luciano Corigliano como protagonistas infantis e por Alessandra Rossaldo e René Strickler como protagonistas adultos, o folhetim conta a história da pequena Sofia, uma garotinha que perdeu sua mãe muito cedo, e desde então, vive junto com seu avô, Gonçalo, chefe de segurança da loja de departamento Grandes Lojas. Com uma imaginação muito fértil, Sofia vive com seu avô numa casa nos fundos da loja, e por conta disso, entra no estabelecimento todas as noites, que é quando um mundo mágico ganha vida na frente da menina, com muitos amigos brinquedos que ganham forma humana. Em um certo dia, Sofia conhece um menino chamado Juan, um menino que ela pensa ser pobre e órfão, com quem inicia uma grande amizade, mas na verdade, seu verdadeiro nome é Maurício, neto de Antonieta de Monraz, dona da rede de lojas. As coisas começam a mudar para Sofia a partir do momento em que Rafael, filho de Antonieta, se torna diretor da loja. Visando modernizar o local, ele contrata Sofia e seus amigos, que formam uma banda e passam a se apresentar no local, tendo que enfrentar Modesto Fregonar, gerente do local que odeia crianças, e Reinaldo e sua banda, rivais de Sofia. Além disso, há também a chegada de Fátima, tia de Sofia, que passa a viver com ela e Gonçalo. Trabalhando na loja junto com as crianças, Fátima desperta a paixão em Rafael, que está noivo de Rocío, uma mulher frívola e ambiciosa que fará de tudo para prejudicá-la. Estando cada vez mais próximo de Sofia, Maurício vê sua farsa ser ameaçada quando Reinaldo descobre seu segredo e passa a chantageá-lo, ordenando que o garoto cause a demissão da banda de Sofia para que ele e seu grupo ocupem o lugar da menina. Versão infantil de “La Pícara Soñadora”, apresentada através de uma versão brasileira pelo SBT, a trama foi a primeira inédita exibida pela emissora no novo acordo com a Televisa, além de ter trazido o retorno de María Antonieta de las Nieves, intérprete de Chiquinha no seriado “Chaves”, à televisão no papel de Antonieta, avó do protagonista.

Ficha Técnica:

História Original: Abel Santa Cruz
Adaptação: Lourdes Barrios, Dolores Ortega e Denisse Pfeiffer
Produção Executiva: Carlos Moreno Laguillo
País de Origem: México
Emissora Original: Las Estrellas (Televisa)
Ano de Exibição Original: 2005
Exibição no Brasil: 10/11/2008 à 17/04/2009, às 19h20/19h00 em 136 capítulos
Tema de Abertura: Es Tiempo de Jugar – Alessandra Rossaldo e Elenco Infantil
Classificação Indicativa: Livre
Dublagem: BKS (SP)
Audiência: Não há dados

Reprises: Não teve

Marimar – Rede CNT, 2009

Protagonizada por Thalía e Eduardo Capetillo, trata-se da segunda telenovela da “Trilogía de las Marías”. O folhetim conta a história de Maria do Mar Pérez, mais conhecida como Marimar no povoado de São Martim da Costa, onde vive com seus avós, Chico e Cruz, e seu cachorro Pulguento em uma choupana à beira da praia. Pobre e analfabeta, Marimar vaga pelo povoado sem ter o que comer e sem higiene, mas mesmo assim, nunca perde o sorriso no rosto, cativando todos à sua volta. Em um certo dia, na busca de conseguir comida para si e para seus avós, ela invade a fazenda da família Santibañez para roubar alimentos das plantações e é surpreendida por Nicanor, o capataz da fazenda que tenta abusar sexualmente da jovem. Porém, no exato momento, Sérgio, um dos donos da propriedade, aparece e salva Marimar, e a partir dali, ela acaba se apaixonando pelo rapaz. Vendo que Marimar está apaixonada, Sérgio decide se casar com a jovem e levá-la para viver na fazenda, para a revolta de Renato, seu pai, e de Angélica, jovem madrasta de Sérgio que nutre uma paixão secreta pelo rapaz. O que Sérgio não esperava é que viria a se apaixonar de verdade por Marimar, mas por conta de uma proposta de trabalho na capital, ele decide viajar sem a esposa, deixando-a aos cuidados de Angélica, que se faz de amiga de Marimar, mas que na verdade, está decidida a ver a jovem no fundo do poço. Com a ausência de Sérgio, Angélica humilha Marimar ao fazê-la tirar uma pulseira de uma poça de lama, e logo em seguida, a faz ser presa pelo o roubo da mesma joia, e além disso, ordena a morte dos avós de Marimar ao colocar fogo na choupana onde eles vivem. Na mais profunda miséria, Marimar sai da cadeira e ainda descobre estar grávida de Sérgio, e achando que todas as maldades de Angélica foram a mando do marido, decide ir atrás dele na capital para se vingar. Ao chegar na capital, Marimar consegue um emprego de empregada doméstica na casa do milionário Gustavo Aldama, que se afeiçoa a jovem, que logo em seguida, descobrem ser pai e filha. Rica e poderosa, Marimar passa a adotar a identidade de Bella Aldama, seu verdadeiro nome, e assim, fará de tudo para se vingar da família Santibañez. Anteriormente exibida pelo SBT, “Marimar” ganhou uma nova exibição na CNT após o acordo feito entre a emissora e a Televisa, e novamente, veio a ser um grande sucesso em sua nova exibição.

Ficha Técnica:

História Original: Inés Rodena
Adaptação: Carlos Romero
Produção Executiva: Verónica Pimstein
País de Origem: México
Emissora Original: Las Estrellas (Televisa)
Ano de Exibição Original: 1994
Exibição no Brasil: 20/04/2009 à 04/09/2009, às 19h20 em 120 capítulos
Tema de Abertura: Marimar – Thalía
Classificação Indicativa: Livre
Dublagem: Herbert Richers (RJ)
Audiência: 02 pontos

Reprises: Não teve

A Outra (La Otra) – Rede CNT, 2009

Protagonizada por Yadhira Carrillo e Juan Soler, a trama conta a história de duas mulheres o idênticas, mas sem quaisquer ligação, que veem seus destinos se unirem por conta do amor pelo mesmo homem. Carlota é uma jovem rica, porém, muito triste e isolada do mundo, é constantemente humilhada por sua mãe, Bernarda. Ela, que é uma mulher que conseguiu a fortuna que tem hoje graças à um golpe da barriga em Leopoldo, um homem rico com quem teve um caso, que gerou Carlota. As únicas pessoas que compreendem Carlota é Mireya, sua melhor amiga, e Eugênia, sua irmã caçula, que na verdade, é fruto de um outro caso de Bernarda, mas que foi registrada também como filha de Leopoldo. Ao mesmo tempo, Carlota e Eugênia acabam descobrindo o amor em dois homens diferentes, o que faz com que Bernarda se torne uma pessoa obstinada em destruir a felicidade das filhas. Carlota se apaixona pelo jovem Álvaro, um estudante de medicina de família rica que tem um irmão adotivo, Adriano, um rapaz invejoso e sem escrúpulos. Já Eugênia se envolve com Romano, filho legítimo de Leopoldo, que sempre jurou se vingar de Bernarda pelo golpe que a megera deu em seu pai, e para isso, seduz sua filha mais nova e lhe abandona grávida. Ao descobrir a gravidez, Bernarda manda Eugênia para outra cidade, que acaba sofrendo um acidente e tem um parto prematuro, vindo à falecer em seguida, entregando seu filho à Teresa, sua babá, para impedir que ele fique nas mãos de Bernarda. Se aproveitando da morte de uma de suas filhas, Bernarda usa isso a seu favor para separar Carlota e Álvaro, que pensa que quem morreu foi sua amada, e por conta disso, deixa a cidade com sua família. Sem saber notícias de Álvaro, Carlota fica desolada e tenta esquecê-lo para sempre. Na nova cidade, Álvaro conhece Cordélia, uma mulher idêntica à Carlota, mas sem nenhuma ligação com seu grande amor, e, instantaneamente, Álvaro passa a se encantar com a moça por lembrar Carlota. Por sua vez, Cordélia é de origem humilde, filha de João Pedro, um homem alcoólatra, e Matilde, e tem como irmã Apolônia, uma jovem invejosa com quem vive em conflito. Ao contrário de Carlota, Cordélia é uma mulher vulgar e interesseira, que se envolve com outros homens apenas por interesse. Ao iniciar um caso com Adriano, ela fica sabendo através do amante da existência de uma mulher idêntica à ela, e os dois resolvem usar isso à seu favor, já que Cordélia passa a se portar como Carlota para conquistar Álvaro e fisgar um casamento de interesses, a fim de dar um golpe no rapaz e fugir com Adriano. Anos se passam, e agora casada com Álvaro, Cordélia vive uma vida monótona, até que seu caminho se cruza com o de Carlota, que se tornou uma mulher sofrida. Disposta a ter uma vida dupla, Cordélia usa o fato de Carlota ser apaixonada até hoje por Álvaro para que ela possa ocupar seu lugar em sua família. Sem poder revelar a verdade, Carlota vê seu grande amor se debater entre o amor por duas mulheres de rostos e fisionomia iguais, mas confundido por suas personalidades opostas. Anteriormente exibida pelo SBT, “A Outra” ganhou uma nova exibição na CNT após o acordo feito entre a emissora e a Televisa, além disso, sua exibição também se deu pelo o fato do SBT ter anunciado a reprise do folhetim um ano antes, porém, a exibição acabou cancelada antes de ir ao ar, por conta do término da parceria entre o SBT e a Televisa. Sua exibição na CNT foi esticada exaustivamente, transformando seus 89 capítulos originais em 180.

Ficha Técnica:

História Original: Liliana Abud
Adaptação: Jaime García Estrada e Orlando Merino
Produção Executiva: Ernesto Alonso
País de Origem: México
Emissora Original: Las Estrellas (Televisa)
Ano de Exibição Original: 2002
Exibição no Brasil: 07/09/2009 à 02/04/2010, às 21h00/21h30 em 180 capítulos
Tema de Abertura: La Otra – Benny Ibarra e Edith Márquez
Classificação Indicativa: 12 anos
Dublagem: Herbert Richers (RJ)
Audiência: 01 ponto

Reprises: Não teve

Amanhã é Para Sempre (Mañana es Para Siempre) – Rede CNT, 2009

Protagonizada por Silvia Navarro e Fernando Colunga, a trama conta a história de Fernanda e Eduardo, duas crianças de mundos completamente opostos, mas que veem suas vidas se unirem para sempre. Rica, Fernanda é a filha caçula do fazendeiro Fernando Elizalde, enquanto Eduardo é filho de Soledad, a empregada da casa. Jovens e inocentes, os dois descobrem juntos o gosto do primeiro amor, porém, terão que enfrentar uma inimiga poderosa que se infiltra no seio da família de Fernanda: Bárbara Greco. Por sua vez, Barbara é uma mulher jovem e bela, porém, tem um passado misterioso, o que não é o suficiente para esconder sua verdadeira face, a face de uma mulher cruel e perigosa, capaz de tudo para conquistar seus objetivos. Ela é enviada pelo misterioso Artêmio Bravo para destruir a paz dos Elizalde, em especial, Gonçalo, a quem deseja destruir a todo custo e por motivos desconhecidos. Contratada como assistente pessoal de Gonçalo, as primeiras vítimas de Bárbara são justamente Fernanda e Eduardo, a quem flagra se beijando. Bárbara faz a cabeça de Montserrat, mãe de Fernanda, ao dizer que Eduardo representa um perigo a Fernanda, e então, obriga Soledad a mandar o menino para um internato, separando-o de seu grande amor. Os dois passam então a escrever cartas m para o outro, que acabam sendo interceptadas por Soledad, que deseja protegê-los da maldade de Bárbara. O segundo passo de Bárbara acaba sendo fatal: muito doente, Montserrat é morta asfixiada por um travesseiro pela megera, que faz a culpa recair sobre Liliana, filha do meio de Gonçalo, que acaba sendo internada em um sanatório. Com a morte de sua esposa, Gonçalo se casa com Bárbara, que passa a crescer na empresa e se tornar uma mulher poderosa, tendo como grande inimiga Soledad, que sabe do verdadeiro caráter da patroa, que passa todos os últimos anos de sua vida lhe infernizando e ameaçando a segurança de Eduardo. Anos se passam, e muito perto de morrer, Soledad entrega à Liliana, que agora é uma mulher frágil psicologicamente, um cofre que contém todos os segredos de Bárbara, pedindo que a jovem faça justiça ao lado de seu filho. Após anos estudando no exterior, Eduardo agora é um jovem rico, e ao saber da notícia da mãe, retorna à fazenda e jura se vingar de Bárbara. Sob a identidade de Franco Santoro, Eduardo se infiltra na empresa dos Elizalde para ficar cada vez mais perto de Bárbara. Por sua vez, Fernanda agora é uma linda mulher, que apesar de nunca ter esquecido Eduardo, firma um noivado com Damián, cúmplice e amante de Bárbara. Porém, ao “conhecer” Franco, Fernanda vê seu antigo amor renascer, sem que Eduardo possa lhe revelar a verdade, para protegê-los das maldades de Bárbara, que está obstinada em prejudicar o destino de todos à sua volta.

Ficha Técnica:

História Original: Mauricio Navas e Guillermo Restrepo
Adaptação: Kary Fajer
Produção Executiva: Nicandro Díaz González
País de Origem: México
Emissora Original: Las Estrellas (Televisa)
Ano de Exibição Original: 2008-2009
Exibição no Brasil: 07/09/2009 à 23/04/2010, às 21h30/22h00 em 163 capítulos
Tema de Abertura: Mañana es Para Siempre – Alejandro Fernández
Classificação Indicativa: 12 anos
Dublagem: BKS (SP)
Audiência: Não há dados

Reprises: Não teve

Isa TKM – Band, 2009

Protagonizada por María Gabriela de Faría e Reinaldo Zavarce, a trama conta a história de Isabella Pasquali, mais conhecida como Isa, uma jovem de catorze anos de idade, filha de Antônio e Carminha e irmã mais nova de Marina. Juntos, os quatro vivem em um edifício, e nesse mesmo edifício, vive Alexandre, mais conhecido como Alex, um jovem aspirante a roqueiro por quem Isa é completamente apaixonada, porém, ele é apaixonado por Cristina, uma jovem fútil e rica, a quem Isa considera como sua maior rival. A melhor amiga de Isa é Linda, uma jovem engraçada e romântica, completamente apaixonada por Reynaldo, mais conhecido como Rey, mas assim como sua amiga, tem que lidar com a presença de Cristina em seu caminho, já que Rey também é apaixonado pela patricinha. Além de rivais pelo o amor de Cristina, Alex e Rey também são rivais no mundo musical, já que passam a disputar um festival musical de bandas na escola onde estudam. Com o tempo, Isa consegue conquistar o amor de Alex e também acaba se vendo envolvida no mundo da música, tal como Linda e Rey. Porém, além de enfrentar as armações de Cristina, que não deseja perder as atenções de Alex, Isa também se verá em um grande dilema ao descobrir que a família onde cresceu, na verdade, não é biológica, e que seus verdadeiros pais estão mais perto do que ela imagina. Grande sucesso juvenil na América Latina, “Isa TKM” foi uma verdadeira febre no Brasil no final da década, ocasionando a vinda do quinteto principal ao país diversas vezes, que na época, formavam uma banda com o mesmo nome da novela.

Ficha Técnica:

História Original: Mariela Romero
Adaptação: Mariela Romero
Produção Executiva: Arturo Manutti
País de Origem: Venezuela
Emissora Original: Nickelondeon
Ano de Exibição Original: 2008-2009
Exibição no Brasil: 19/10/2009 à 19/03/2010, às 20h15 em 110 capítulos
Tema de Abertura: Ven a Bailar – Isa TKM
Classificação Indicativa: Livre
Dublagem: Herbert Richers (RJ)
Audiência: 03 pontos

Reprises: 2011 (Rede Fuso)

Agradecimentos a Telenoveleiros e Mário Henrique Carlassara

24 thoughts on “Listão: As novelas estrangeiras exibidas no Brasil – Década de 2000

  1. Por mais que eu não tenha assistido quase nenhuma (somente uns capítulos de A Feia Mais Bela e A Madrasta)
    Os protagonistas de Mariana da Noite são o Leon e a Rebeca de A Desonra, por isso que você botou os dois para fazerem par romântico de novo, Willian?
    Paixões Ardentes me lembrou um pouco de Fuego en La Sangre, deve ser remake
    Queria que tivesse uma filial do CNT aqui onde na minha cidade (acho que não tem)
    Parabéns, a lista ficou incrível

    Curtido por 1 pessoa

  2. Rebelde, Salomé, Mundo de Feras, A Vida é um Jogo, Alegrifes e Rabujos, Cúmplices de um Resgate, A Outra, e Amor Real . Minhas favoritas, grandes novelas que o SBT não vai reprisar nunca…

    Curtido por 3 pessoas

  3. Eu vou dizer aqui algumas curiosidades que eu acabei não adicionando no post sobre algumas novelas que quase chegaram a ser exibidas no SBT:

    Em 2001, o SBT comprou um pacote de novelas da Televisa, onde vieram Carinha de Anjo, Rosalinda, Ângela e Ramona, e todas foram dubladas, mas essas duas últimas acabaram por não serem exibidas.
    Em 2005 o SBT transmitiu um institucional onde foram exibidas algumas coisas de Rebelde Way, A Intrusa e Sem Pecado Concebido. Não se sabe o porque, mas nenhuma delas acabou sendo exibidas pelo SBT, apesar de A Intrusa ter sido dublada. Comenta-se que Rebelde Way está sob os direitos da Band e que ela ainda tem planos de exibi-lá.

    Curtido por 3 pessoas

  4. Melhor década ❤ Aí que saudades das tramas infantil Carinha de Anjo, Cúmplices de um Resgate, “Amy, a Menina da Mochila Azul”, Alegrifes e Rabujos, Chiquititas 2007, marcar minha infância, nunca esses remake do SBT chegam aos pés delas <3. E adorei também A Outra, A Madrasta, Rubi, A Feia Mais Bela, Laços de Amor, Rebelde todas me marcaram muito. ❤
    Parabéns pela edição.

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário