Elizabeth Savala completa 62 anos hoje: Relembre sua trajetória na TV

zmza copy

Elizabeth Savala completa aniversário hoje, dia 23/11. Nascida no ano de 1954, Elizabeth teve sua primeira aparição na televisão em 1972 com “A casa fechada”, de Roberto Gomes, um teleteatro da TV Cultura, dirigido por Antunes Filho. O ator e diretor Antônio Abujamra a indicou para o Cassiano Gabus Mendes, que queria um rosto novo para protagonizar outro programa da emissora.

GABRIELA – MALVINA

savalla03

Em 1975, antes de completar 21 anos, é chamada para fazer aquele que é considerado o seu mais importante papel: Malvina, da novela Gabriela, de Walter George Durst, baseada no romance Gabriela, Cravo e Canela, de Jorge Amado, com direção de Walter Avancini. Este papel lhe rendeu o prêmio de melhor revelação da televisão brasileira de 1975 da APCA, além do Troféu Imprensa de personalidade feminina. Durante divulgação da novela em Portugal foi recepcionada no aeroporto pelo primeiro-ministro português na época, Mário Soares.

O GRITO – PILAR

celebridadeelizabethsavalla1_82

Logo após Gabriela, participou de O Grito, novela de Jorge Andrade. Sua personagem era Filha de Francisco (Sebastião Vasconcelos) e Socorro (Eloísa Mafalda), é uma jovem bonita e ambiciosa, estudante de Medicina. Sonha em ser rica, e para isso tenta seduzir Edgard (Leonardo Villar), proprietário do prédio e morador da cobertura. Moradora do apartamento.

ESTÚPIDO CUPIDO – Irmã Angélica

Em 1976, fez outras personagens marcantes, como a doce irmã Angélica de Estúpido Cupido, novela de Mário Prata.

O ASTRO – Lili

savalla3

Logo em seguida na novela  ‘O Astro’ que foi ao ar em 1977, Elizabeth Savala foi uma das protagonistas. Interpretandoa desbocada Lili de O Astro. O sucesso de O Astro tumultuou a vida da atriz, que conta: “A mãe do Marcelo (Picchi, ex-marido) faleceu quando eu fazia O Astro. No enterro, os fãs destruíram o cemitério. Tive que sair correndo.”

Pai Herói – Catarina

mundonovelas_paiheroi57

No ano seguinte a atriz que se destacou em ”O Astro”, repetiu sua parceria de sucesso com o ator Tony Ramos na novela “Pai Herói”.  Dessa vez, Tony Ramos vivia o protagonista ao lado de Elizabeth Savalla. Os atores haviam se destacado como par romântico em “O Astro”, outra novela de Janete Clair exibida um ano antes.

Plumas e Paetês – Marcela/Roseli

marcelaplumas

Interpretou também, a farsante Marcela de Plumas e Paetês, de Cassiano Gabus Mendes.  Nascida e criada no interior de Minas Gerais pela avó. Com a morte dela, passa a morar com os tios, pessoas muito rigorosas. Envolve-se com Renato (José Wilker) e engravida. É obrigada a se mudar para São Paulo e, depois de um acidente, assume a identidade de outra pessoa. Conhece Edgar (Cláudio Marzo), por quem se apaixona.

O Homem Proibido – Sônia

homem_proibido

No mesmo ano emendou mais uma novela e viveu a doce Sônia de O Homem Proibido, trama de Teixeira Filho inspirada em obra homônima de Nelson Rodrigues.

Pão Pão Beijo Beijo – Bruna

0

Em 1883 interpretou sua primeira vilã, a sedutora Bruna, protagonista de Pão Pão, Beijo Beijo, de Walter Negrão.

Partido Alto – Isadora

download

Na trama ”Partido Alto’, viveu outra “mocinha” sofredora a personagem Isadora, novela de estreia da dupla Aguinaldo Silva e Glória Perez.

De Quina pra Lua– Mariazinha

Dequina

Logo após participou da novela ”De Quina Pra Lua”, de Alcides Nogueira, como a manicure Mariazinha.

Hipertensão – Renata

hqdefault

Na novela ”Hipertensão”, interpretou Renata, segunda atriz do grupo de teatro mambembe na trama de Ivani Ribeiro.

Meu Marido – Maria

download

Após alguns anos afastada da televisão, volta como protagonista da minissérie Meu Marido.

Sex Appeal – Margarida

download (1)

Em 1991 participa da minissérie Sex Appeal no papel de Margarida. Em 1993 participou em um episódio do programa Você Decide.

Quatro por Quatro – Auxiliadora

2015-05-15-18-03-42

Após 6 anos afastadas das novelas retorna às novelas, transitando entre o cômico e o dramático, com a vingativa Auxiliadora de Quatro por Quatro, de Carlos Lombardi, entre 1994 e 1995.

Quem É Você? – Maria Luísa

globo__Quem _ Voc_ - Elizabeth Savala e C_ssia Kis Magro - BC__gallefull

Em 1996, interpreta a protagonista Maria Luísa na novela Quem É Você?, novela de Ivani Ribeiro.

A Justiceira – Ângela

globo__A Justiceira-Elizabeth Savalla I0002235__gallefull

Em 1997 participou do seriado ”A Justiceira”, onde a personagem era uma vilã. Durante 1998 a 2000 participou de três episódios do ”Você Decide”. E em 2000 participou do seriado ”Brava Gente”.

A Padroeira – Imaculada

elizabeth-savalla-era-imaculada-em-a-padroeira-1374609109283_300x200

Após mais um longo período afastada das telenovelas, interpretou em 2001 a fogosa e glutona beata Imaculada de Avelar, de A Padroeira, seu primeiro trabalho com o autor Walcyr Carrasco. Com essa hilária performance ela desperta o interesse do público infantil, chega até a ser homenageada, no dia das mães, pelo programa Gente Inocente, apresentado por Márcio Garcia. A atriz iria retorna ás novelas na trama ”O Cravo e a Rosa”, mas sua personagem não chegou entrar na trama que seria uma feminista Iala que ia entrar pra balançar o romance dos personagens Cornélio e Dinorá.

Sítio do Pica Pau Amarelo – Morgana

Resultado de imagem para elizabeth savalla morgana

A atriz ainda participou de um dos episódios do Sítio do Pica-Pau Amarelo, seriado infantil. Interpretando a Bruxa má Morgana, onde arrancou várias gargalhadas.

Chocolate com Pimenta – Jezebel

2015-05-15-17-56-36Em 2003, interpretou a impagável Jezebel, vilã cômica de “Chocolate com Pimenta”. A trama que contava a história de vingança da destemida Ana Francisca (Mariana Ximenes) foi um imenso sucesso e a personagem da Savala. Era um dos grandes atrativos. Apesar das maldades, a perua divertia com seus trejeitos e olhares, além de sempre fracassar em seus planos. Ela ainda fazia uma ótima dupla com seu mordomo, Epaminondas, vivido pelo talentoso Ary França.

Alma Gêmea – Agnes

2015-05-15-17-50-39

Em 2005, interpretou um papel dramático em “Alma Gêmea”, fenômeno que quebrou vários recordes de audiência. Era a sofrida Agnes, milionária que ficou de luto e perdeu a alegria de viver após a morte de sua única filha, Luna (Liliana Castro). A atriz impressionou e convenceu em todas as cenas. Tanto nos momentos em que sua personagem tinha fortes embates com sua irmã (Débora – Ana Lucia Torre), quanto nas horas em que mostrava dureza e se negava a acreditar em reencarnação. Ela ainda emocionou quando a ricaça encontrou um novo amor e passou a ter esperança na vida.

Sete Pecados – Rebeca

2015-05-15-17-45-31

Na trama ”Sete Pecados”, interpretou a fútil Rebeca, mulher viciada em tratamentos estéticos —- representava a vaidade, um dos sete pecados capitais —- e que fazia de tudo para ficar bonita. Ela mais uma vez conseguiu se destacar e angariou elogios.

Caras & Bocas – Socorro

2015-05-15-18-08-41

Em 2009 interpretou a cozinheira Socorro, mãe do protagonista (Gabriel – Malvino Salvador) e avó da impagável Bianca (Isabelle Drummond), que lutava para manter funcionando seu bar, conhecido pelas deliciosas coxinhas feitas por ela.

Morde & Assopra – Minerva

2015-05-15-17-36-23

Elizabeth Savala ganhou do autor Walcyr Carrasco a vilã Minerva, esposa de Izaías (Ary Fontoura), prefeito corrupto, em “Morde & Assopra” (2011).

Amor á Vida – Márcia

2015-05-15-18-10-35

O autor bem que tentou repetir a parceria com Savala, mas dessa vez não conseguiu. Ele queria a atriz para viver a clássica Maria Machadão, mas o papel acabou nas mãos de Ivete Sangalo. Em 2013 interpretou ex-chacrete Márcia, mãe da periguete Valdirene (Tatá Werneck), e personagem-chave da novela, responsável pelos maiores segredos da trama. Walcyr Carrasco e Elizabeth Savalla ganharam, o Prêmio Extra de Melhor Atriz Coadjuvante e o APCA de Melhor Atriz devido ao seu trabalho na novela das nove —- formam uma boa dupla.

Alto Astral – Tina

2015-05-15-18-33-13

Depois de mais de 10 anos interpretando papéis de destaque nas novelas do Walcyr Carrasco, a atriz voltou ás novelas sem autoria do autor Walcyr Carrasco em Alto Astral, de autoria de Daniel Ortiz, interpretando a divertida Tina.

Êta Mundo Bom – Cunegundes

Imagem relacionada

 

Neste ano, ela interpretou a caipira vilã cômica Cunegundes, mais um dos seus destaques na carreira. Pros próximos anos, a atriz estar sendo disputada para três novelas, segundo as notícias a atriz estará no elenco de ‘Pega Ladrão’ próxima novela das sete, porém vêm sendo sondada para a próxima novela das nove do autor Walcyr Carrasco e ainda estar cotada pra próxima novela de Aguinaldo Sílva a novela ‘O Sétimo Guardião.

Nesses 62 anos de idade e mais de 40 anos de carreira, Elizabeth Savala provou a excelente atriz que é. Uma atriz incrível que merece todos os parabéns possíveis!

7 thoughts on “Elizabeth Savala completa 62 anos hoje: Relembre sua trajetória na TV

  1. Parabéns e muito sucessos, você ELIZABETH merece muito mais, além de todos os prêmios e elogios que já recebeu, porque vc se dedica de corpo e alma á todos os seus personagens. Você nasceu pra ser um SUCESSO. Te admiro muito, te admiro tanto, demais. Deus lhe dê muitos anos de vida e muita LUZ sempre…

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s