Um Dia Especial – Capítulo 01

Esta obra possui conteúdo inadequado para algumas faixas etárias devido a presença de conflitos psicológicos.

 

EPISÓDIO 1: “Em Seus Lugares”

 

CENA 1. CASA DE DUDA. SALA. INTERIOR. NOITE

Duda, de cabelos enrolados presos, com 7 anos de idade, desce à escada devagar e encontra um homem vestido de Papai Noel, segurando um saco vermelho.

HOMEM – Ho ho ho, se não é a Maria Eduarda.

DUDA – Papai Noel!

O homem joga o saco no chão, Duda pula em cima dele, o abraçando, depois se solta e ele vai procurar algo no saco.

HOMEM – Seu presente está aqui em algum lugar…

O homem pega uma caixa, entrega a Duda, ela se senta no chão, rasga em um embrulho e é um jogo de xadrez.

DUDA – Eu pedi uma Barbie!

O homem se agaixa.

HOMEM – Esse jogo é muito especial, ele cria força de vontade.

Anos depois…

CENA 2. MOTEL. QUARTO DE DUDA E GABRIEL. INTERIOR. TARDE

Duda, com cabelo liso curto, olheiras e roupas sujas e Gabriel, que tem o cabelo raspado, também as olheiras e roupas sujas, estão sentados ao redor do jogo de xadrez e ao lado, uma bandeja com pó branco e dois canudos.

DUDA – Claro que era o meu pai vestido de Papai Noel, foi um trabalho extra pra ajudar a comprar o que precisávamos em casa, mas real, o Natal é apenas um dia e não é isso tudo que dizem.

Duda pega o soldado do jogo.

DUDA – Ele é apenas o peão do império, todos os soldados são, não existe uma exceção e o destino de todos eles é morrer para que o rei e a rainha comam caviar e viajem todo o ano para Paris!

Duda joga o tabuleiro com as peças no chão.

DUDA (rindo) – Estamos no jogo de xadrez, Gabriel.

GABRIEL (rindo) – É?

Gabriel pega um canudo e aspira o pó, Duda faz o mesmo em seguida e os dois se deitam.

CENA 3. GRUPO ALCÓOLICOS ANÔNIMOS. INTERIOR. TARDE

Pessoas estão sentadas ao redor de uma mulher e um homem que carrega uma caixa azul.

MULHER – Pelos dez meses que ficou sóbria, nossa amiga Nicole ganha a medalha do AA.

Nicole, a jovem do curto cabelo escuro e enrolado se levanta, as pessoas sentadas aplaudem, a mulher pega a madelha na caixa azul e a põe em seu pescoço.

NICOLE – Uau, eu pensava que eu fosse fraca por não ter levado meu casamento adiante e abandonado meu filho, mas não, eu me enganei.

CENA 4. APARTAMENTO DE NICOLE. COZINHA. INTERIOR. TARDE

Nicole está sentada à mesa, bebendo o suco de laranja e mexendo no notebook. Ela vê um post com o título: “Natal na Irlanda, um Mundo de Possibilidades”, e uma lista enumerada com informações e endereços de lugares. Em seguida, tira o celular do bolso, tecla em números, põe em seu ouvido e espera atender.

NICOLE – Alô? … Como vai? … Eu encontrei um lugar ótimo pra passar o Natal com o meu filho, em Galway, na Irlanda.

CENA 5. APARTAMENTO DE OTTO. SALA. INTERIOR. TARDE

Otto, de cabelo escuro e longo e camiseta com o retrato de Vincent Van Gogh, anda pelos lados com o celular no ouvido.

OTTO – Minha última exposição foi um fracasso, ninguém comprou as obras. Então, eu tive que queimar todas elas. Óbvio que eu não ia guardar, eu prefiro esquecê-las.

CENA 6. TECHNOAUTO. SALA DO PRESIDENTE. INTERIOR. TARDE

Marcelo, de cabelo loiro e terno escuro, está de pé, enquanto o presidente, de cabelo grisalho e terno cinza, está sentado à sua mesa.

MARCELO – Eu acho que sou a pessoa que deve ir à conferência representar a empresa.

O presidente fica poucos segundos em silêncio.

PRESIDENTE – Marcelo, sinceramente você é desagrádavel, ninguém vai fazer a questão de te ouvir.

MARCELO – Eu não preciso ser agradável para que me ouçam, me diz se você precisou ser para chegar onde chegou? Eu não acredito.

O celular de Marcelo toca, ele tira do bolso e desliga.

MARCELO – Mulheres…

CENA 7. ESCOLA. AUDITÓRIO. INTERIOR. TARDE

Júlia, de cabelo marrom claro, longo e enrolado, está de pé, andando pelos lados com o celular no ouvido e a pequena Lúcia, também de cabelo marrom claro, longo e enrolado, está com os braços cruzados e sentada na escada do palco.

JÚLIA – Marcelo, anda, atende…

LÚCIA – O papai não vem.

Júlia se vira para Lúcia, guarda o celular na bolsa e se agaixa.

LÚCIA – Ele não veio três vezes no coral de dia dos pais, duas vezes de Natal e agora é a terceira do de Natal.

Júlia abraça Lúcia, que está com uma cara triste.

JÚLIA – Ai minha filha…

CONTINUA…

14 thoughts on “Um Dia Especial – Capítulo 01

  1. Todos os personagens tem conflitos a serem solucionados, começo promissor! Parabéns!
    Agradeço muito se puderem tirar um minutinho para votarem! 🙂

    Curtir

  2. Esse primeiro episódio foi mais uma introdução na vida dos personagens, tô curioso para ver todas essas histórias se cruzarem, já que será o ponto de partida da trama. Parabéns 🙂

    Curtir

  3. Episódio pequeno.
    Gostei demais dessa introdução ao drama de Otto. E acredito que ele será personagem que mais gostarei (Van Gogh citado ❤)!

    Parabéns!

    Curtir

  4. O capítulo inicial funcionou mais como um prólogo, a fim de apresentar melhor os personagens. O problema é que foi meio raso. A sensação é que o capítulo se encerrou antes da hora.

    Apesar de ter se destacado por ter ganhado as primeiras cenas (e cenas interessantes), Duda foi a única que não mostrou a que veio. Marcelo foi o personagem que mais me chamou a atenção, principalmente pelo fato de ter centralizado todo o antagonismo da história. Uma pena que Otto tenha sido o personagem mais apagado: ele ganhou uma cena tão fraca que quase passou despercebido nesse capítulo.

    A estreia não me agradou muito. Mesmo assim, Um Dia Especial conseguiu chamar minha atenção e deixou um gostinho de quero mais. Desde já curioso pelo segundo capítulo.

    Curtir

Deixe um comentário