Luz da Vida – Capítulo 17 (penúltimo capítulo – Vale a Pena Ler de Novo)

“Esta obra reproduz comportamentos e
costumes da época em que foi realizada.”

Cena 01

Lucas procura Dayane para uma conversa.

Lucas: Seu pai foi me procurar e disse que você está grávida. Como pode?

Dayane: Sim, Lucas, é verdade. Estou grávida. Que burrada nós fizemos. Eu não queria esse filho. Ainda não consigo acreditar.

Lucas: Nem eu consigo acreditar. Você já pensou em abortar?

Dayane: Claro que sim, mas você sabe como é meu pai. Se eu falar isso para ele…

Lucas: E daí, Dayane? O máximo que ele pode fazer é te dar uma bronca ou decidir entre sim ou não. E eu não vou assumir esse filho. Vou fugir do país, ou mudar de cidade, sei lá. Só não quero assumir essa responsabilidade.

Dayane: Lucas, você tem que casar comigo. Teremos um filho.

Lucas: (risos) Eu casar? Não sou desses que sonha em casar e ter filhos.

Dayane: Lucas, você nem tem como fugir, nem dinheiro você tem.

Lucas: (risos) Dinheiro eu não tenho, mas sei a senha da gorda da Sarah no banco. Vou roubar todo o dinheiro dela e fugir disso tudo.

Dayane: (chorando) Lucas, por favor, não me deixe. Eu não posso criar esse filho sozinha. Lucas, volte aqui!

Lucas: Tchau, Dayane. Até nunca mais. (risos)

Dayane: Eu vou ter que impedir que ele tenha acesso a esse dinheiro, ou eu não me chamo Dayane. Se ele acha que pode ter uma vidinha boa fora da cidade e me deixar aqui sozinha com um filho, ele está muito enganado.

Cena 02

Sarah está na academia, fazendo vários exercícios, quando recebe uma ligação anônima.

Sarah: Alô, quem é?

Voz Anônima: Essa é uma ligação anônima para te alertar de uma coisa.

Sarah: Alô, quem está falando?

Voz Anônima: Não posso dizer quem está falando. Estou falando isso pelo seu bem.

Sarah: Tudo bem, obrigada por me alertar.

Dayane desliga o celular, determinada a impedir que Lucas tenha acesso ao dinheiro de Sarah.

Cena 03

Lucas chega em casa rapidamente, arruma suas malas e mente para sua mãe sobre para onde está indo.

Mãe de Lucas: Aonde você vai? Vai sair de novo?

Lucas: Mãe, não me enche o saco. Vou passar alguns dias na casa do meu amigo, perto da escola dele.

Mãe de Lucas: Mas onde fica esse amigo?

Lucas: É perto da escola. Para de fazer perguntas que já está me irritando.

Lucas pega sua mala e sai correndo, sem se despedir de sua mãe.

Cena 04

Sarah, na academia, desliga o notebook depois de falar com sua mãe, e volta a fazer seus exercícios. Rubia, sua amiga, pergunta sobre a ligação.

Rubia: Quem era, Sarah?

Sarah: No telefone? Era anônimo, não reconheci a voz.

Rubia: Mas o que falaram?

Sarah: Disseram para eu mudar a senha da minha conta no banco. Não sei por que.

Cena 05

Sarah vai ao banco para mudar a senha de sua conta e percebe que está zerada.

Sarah: (apavorada) Eu não acredito. Então era verdade, me roubaram mesmo. Ai, que ódio. Será que informo a polícia?

Sarah suspeita que Lucas tenha sido o responsável pelo roubo.

Cena 06

Lucas se diverte em São Paulo com o dinheiro de Sarah. Ele mente sobre sua idade para impressionar as pessoas.

Janete: Marcos, que nome lindo. Quantos anos você tem?

Lucas: Tenho 23 anos e não tenho namorada. Sou livre como um passarinho.

Janete: Que bom. E esse dinheiro todo é seu?

Lucas: Sim, tenho muito mais de onde veio esse.

Janete: Nossa!

Janete beija Lucas, que havia mentido seu nome para Marcos.

Cena 07

Miguel volta para a escola, apesar de sua preocupação em relação à discriminação por ter AIDS.

Ana: Que bom que você voltou, Miguel.

Miguel: Voltei por causa da insistência sua, do diretor e da professora Larissa.

Ana: Eu sei, amigo. Que ótimo que você voltou mesmo.

Miguel: Eu juro que se alguém na escola descobrir algo e me discriminar por causa da AIDS, eu vou ficar muito envergonhado e não vou querer mais voltar para as aulas.

Ana: Fica tranquilo, Miguel. Ninguém vai descobrir que você tem AIDS.

Miguel: Espero que não descubram mesmo. Ontem à noite eu não estava nada bem, quase fui parar no hospital de novo.

Ana: Nossa, não acredito. Sabia que eu andei pesquisando sobre a AIDS e…

Ana é interrompida por Miguel enquanto caminham juntos em direção à escola.

Cena 08

Clara e Dayane tentam convencer o pai de Dayane a autorizar o aborto.

Rogério: Claro que não, Clara. Ficou maluca? Dayane fazer um aborto?

Clara: Mas ela não quer esse filho.

Rogério: Mas ela vai ter. Quem mandou fazer besteira e não se cuidar?

Clara: Deixa ela fazer o aborto. Ela precisa viver a vida dela.

Dayane: Pai, o Lucas fugiu…

Clara pisa no pé de Dayane para fazê-la parar de falar.

Clara: Fugiu quem?

Dayane: Ninguém. Deixa pra lá.

Clara: Por favor, autoriza a Dayane a fazer o aborto?

Rogério: Ai está, eu ainda vou pensar, vou ver.

Rogério caminha lentamente para o quarto.

Dayane: Nossa, estou realmente impressionada. Ele aceitou numa boa.

Clara: Ele ainda não aceitou, Dayane, mas está quase.

Dayane: Mas pelo jeito dele falar, ele vai acabar aceitando.

Clara: (risos) Tomara que sim. Agora vamos, estamos em cima da hora.

As duas caminham até a escola.

Cena 09

Na escola, Clara compartilha seu plano com Dayane.

Clara: Estou tendo uma ideia excelente. O Miguel veio hoje, né?

Dayane: Veio sim. Ele está ali. Mas por que?

Clara: Hoje é segunda-feira, e toda segunda o diretor, depois do recreio, fica falando no microfone para todos, dando ordens e enchendo a gente de ladainha.

Dayane: Mas o que o Miguel tem a ver com isso?

Clara: Ainda não entendeu o plano?

Dayane: (confusa) Não.

Clara: Vou pedir para o diretor me deixar falar no microfone, e eu tenho certeza que ele vai deixar. Daí eu conto para todo mundo que o Miguel tem AIDS e depois coloco a gravação da conversa da diretora e da professora no meu celular. Ele vai ser discriminado por toda a escola e vai passar vergonha.

Dayane: (risos maléficos) Você é má. Mal posso esperar pelo recreio de hoje.

Clara: (risos maléficos) Aprendi com você.

Cena 10

No recreio…

Todos estão reunidos no pátio da Escola Santo Anjo, o diretor Diego está falando ao microfone.

Diego: Bom dia, alunos.

Alunos: Bom dia.

Diego: Precisamos conversar sobre…

Clara sobe ao palco e interrompe o diretor.

Diego: Que falta de educação, Clara.

Clara: Diretor, desculpe interromper, mas preciso falar algo muito sério para todos.

Diego: O que é?

Clara: É uma surpresa, por favor, diretor, preciso falar ao microfone por apenas cinco minutos, por favor?

Diego: Está bem, Clara, pode falar, mas seja rápida, pois preciso tratar de outros assuntos com os alunos sobre o passeio.

Clara: Obrigada, vou ser breve.

Cena 11

Ana: Olha, Miguel, aquela idiota vai falar algo. Vamos lá ver?

Miguel: Não, Ana.

Ana: Por que não?

Miguel: Porque não. Não vamos perder tempo com as palhaçadas da Clara.

Ana: Mas pela cara dela parece ser algo importante. Vamos lá ver, não custa nada. Vamos, Miguel?

Miguel: Não, eu não quero ir.

Ana: Ah, Miguel, para de ser chato. Se você não for, eu vou. Quero saber o que aquela chata vai falar.

Miguel: Ai, Ana, está bem, já que insiste.

Ana: Então, vamos.

Cena 12

O advogado Rogério vai até a casa da professora Larissa e a convida para um passeio de iate no mar, aproveitando que ela estava de folga.

Larissa: Sério? Um passeio de iate?

Rogério: Claro, vamos eu e você. Estamos de folga hoje mesmo.

Larissa: Que legal. Vamos, deixe-me só pegar minha bolsa.

Rogério: Está bem, vamos.

Eles caminham até a praia e entram no iate particular de Rogério. O iate começa a navegar, e eles conversam.

Larissa: Muito obrigada, Dr. Rogério. Você está sendo um ótimo “amigo” para mim.

Rogério: (risos) Amigo?

Larissa: Sim, um grande amigo. Por que está rindo, doutor?

Rogério: Vai dizer que você ainda não desconfiou?

Larissa: De quê?

Rogério: Estou completamente apaixonado por você.

Larissa: Por favor, não brinque com os meus sentimentos.

Rogério: Não estou brincando. Não consigo tirar você da minha cabeça nem por um minuto sequer.

Larissa: Nós nunca poderíamos ficar juntos. Você é um grande advogado, e eu apenas uma simples professora.

Rogério: Isso não importa. Eu te amo, Larissa. Eu te amo.

Larissa: Eu também te amo, mas nós não podemos ficar juntos. E a sociedade?

Rogério: Dane-se a sociedade. O que eu quero é ficar com você.

Larissa: Isso não será possível.

Larissa se desequilibra no iate e cai na água. Rogério pula para salvá-la, e os dois se beijam na água.

Larissa: Nossa, pensei que fosse me afogar.

Rogério: Você nunca se afogaria comigo aqui. Larissa, quer se casar comigo?

Larissa fica surpresa e acha estranho ele fazer o pedido de casamento na água.

Cena 13

Enquanto isso, na escola…

Diego: Vamos lá, Clara, diga logo o que quer falar pelo microfone para todos.

Clara: (falando no microfone) Bom dia, queridos alunos da Escola Santo Anjo.

Alguns alunos respondem.

Clara: Primeiramente, quero agradecer a todas as meninas que curtiram nosso blog de moda, eu e Dayane estamos trabalhando nele e…

Diego interrompe Clara.

Diego: Por favor, Clara, a escola toda está te ouvindo. Seja objetiva.

Clara: Tudo bem, então. Vou direto ao ponto.

Diego: Pode falar.

Clara: (falando no microfone) Quero deixar um aviso e um alerta. Vocês veem aquele garoto ali no canto, de blusa azul? Seu nome é Miguel. Tomem muito cuidado com ele, pois ele tem AIDS.

Todos no pátio expressam choque e discriminação contra Miguel, olhando fixamente para ele. A notícia se espalha rapidamente pela escola.

Ana: (gritando para que todos ouçam) Pare de difamar, Clara.

Clara: (no microfone) Para provar que não estou mentindo, vou mostrar uma gravação que fiz, que prova tudo o que disse.

Clara coloca seu celular perto do microfone, e todos ouvem a gravação até o fim, onde Larissa, Diego e Ana falam sobre Miguel. Envergonhado, Miguel, com o rosto vermelho, corre para o banheiro enquanto todos os olham.

Diego: Clara, desça daí.

Clara: Ai, diretor, não me empurre.

Diego: Veja só a confusão que você causou, Clara.

Clara: Ai, não me empurre. Só falei a verdade.

Cena 14

Enquanto isso, no mar…

Larissa: Casar com você?

Rogério: Sim, seríamos muito felizes juntos.

Larissa: É melhor voltarmos para o iate, não é legal ficarmos aqui na água. (risos)

Os dois voltam para o iate.

Larissa: Como eu já disse antes, nunca seríamos aceitos pela sociedade. Viveríamos sob críticas.

Rogério: Dane-se a sociedade, dane-se as críticas. Vamos nos casar e ser felizes. Aceita se casar comigo?

Larissa: Claro que aceito, é o que mais quero.

Rogério: Viva, sou o homem mais feliz do mundo.

Larissa: Eu também estou muito feliz.

Rogério: Vou abrir uma garrafa de champanhe para comemorar.

Eles abrem a garrafa de champanhe e brindam à beira do iate, em um momento romântico.

Cena 15

Ana corre até a porta do banheiro, onde encontra Miguel sentado, chorando.

Ana: Miguel?

Miguel: (chorando) Viu, Ana? Eu avisei. Eu não deveria ter voltado às aulas.

Ana: Ela vai pagar caro, Miguel, eu juro. Mas como será que ela conseguiu aquela gravação?

Miguel: Não sei. Deve ter ouvido a conversa de vocês.

Ana: Mas eu juro que ela vai pagar caro. Nunca mais, Miguel. Nunca mais me chame para voltar para a escola, porque para essa escola eu não volto mais.

Algumas pessoas passam pela frente de Miguel e o olham com discriminação.

Cena 16

Na agência de modelos…

Professora de treinamento: Nossa, impressionante! Uma das alunas que mais se destacou foi a Sarah. Ela chegou aqui há quatro meses com 100 quilos, e agora já pesa 65. Acho que em 10 meses, como te disseram, não será o suficiente. Evidentemente, você sai daqui esta semana.

Sarah: Estou me esforçando bastante. Não tenho dormido direito, mas é só acordar, comer algo e passar o dia todo aqui na academia. Mas vai valer a pena. Eu vou conseguir ser modelo, se Deus quiser.

O telefone da professora toca, e ela atende.

Professor de educação física: Você pode liberar a Sarah. Ela tinha 100 quilos, e eu estava olhando aqui nos papéis. Ela já perdeu 35 quilos. Está ótima.

Professora de treinamento: Ótimo. Sarah, que notícia boa! A partir de amanhã, você já pode voltar para a Escola Santo Anjo, até ser chamada para trabalhar como modelo. Ou seja, amanhã mesmo terá desfile.

Sarah: Ai, que ótimo! Eu queria muito voltar para casa, ficar perto da minha mãe, dos meus amigos. Ai, que bom!

Professora de treinamento: Você está com o corpo perfeito. Arrumaram seus dentes, seus cabelos. Você está outra. Todos na escola vão babar.

Cena 17

Casa de Dayane…

Rogério: Filha, tenho algo para te falar. Vou direto ao ponto. Creio que você já tenha notado. Vou me casar com a Larissa, sua professora. Quer você queira ou não.

Dayane: Sim, pai, eu já tinha desconfiado. Mas pai, você não pode se casar com ela. Por favor, pai, ela é de um nível social muito diferente do nosso.

Clara: Eu não deveria me meter, mas concordo com a Dayane.

Rogério: Eu não me importo com o que os outros falam. Dane-se os outros. O que importa é que vamos casar e seremos muito felizes.

Dayane: Mas pai…

Rogério: Filha, pensei muito e cheguei a uma conclusão. Você deve fazer o aborto. Ainda é muito nova para ter um filho. Como você cuidará dele se nem de você mesma cuida direito?

Dayane: (feliz) Ai, que bom, pai… Eu te amo.

Rogério: (risos) Filha, você também não precisa mentir para mim.

Dayane: Pai, é verdade.

Rogério: Eu sei. Me dá um abraço.

Dayane, Rogério e Clara se abraçam e pulam felizes pela sala.

Cena 18

No dia seguinte…

Na agência de modelos…

Catarina: Nossa, como você está linda, está mudada, maravilhosa. Olha o seu cabelo, que lindo. Você está perfeita, Sarah.

Sarah: Obrigada. E agora, para onde vamos?

Catarina: Vamos direto para a sua escola, Santo Anjo, pegar uns papéis. Acabei de receber um telefonema. Você vai desfilar na passarela.

Sarah: Ai, que ótimo! Hoje mesmo realizo meu sonho.

Sarah e Catarina chegam à Escola Santo Anjo. Todos na escola não desviam o olhar de Sarah, que está maravilhosa. Algumas pessoas a olham com inveja, enquanto os meninos babam. Clara e Dayane comentam.

Clara: Estou impressionada com a beleza dela. Quem será?

Dayane: Realmente bonita. Quem será? Será que vai estudar aqui? Pelo jeito de andar e se arrumar, parece ser famosa.

Catarina comenta com Sarah.

Catarina: Ficou sabendo do seu ex-namorado?

Sarah: Não. O que aconteceu com ele?

Catarina: Ele engravidou uma garota daqui da escola chamada Dayane.

Sarah fica completamente surpresa e sem palavras.

CONTINUA NO PRÓXIMO CAPÍTULO…

Deixe um comentário