Vida Fatal – Capítulo 1 (estreia)

Cena 1/ Paisagens do Rio de Janeiro/ Dia

Cena 2/ Áureo Mineração/ Sala da presidência/ Interno/ Dia

RAMIRO: Sócios e acionistas da mineradora Áureo Mineração, estamos aqui reunidos para eleger o novo vice-presidente da empresa, aquele que acompanharei seu trabalho de perto e me substituirá, caso aconteça algo que necessite a minha ausência. De um lado, temos Guilherme Albuquerque, o representante de finanças da empresa. E do outro, temos Otávio Martins, o gerente de operariado. Só peço que votem conscientes. Que comece a votação.

Cena 3/ Áureo Mineração/ Sala de Guilherme/ Interno/ Dia

PEDROSA: Você está tão relaxado.
GUILHERME: Claro. Me preocupar para quê? Está na cara que o novo vice-presidente dessa empresa será eu.
PEDROSA: Você está cantando a vitória antes do tempo. Já pensou se o Otávio for eleito?
GUILHERME: Que nada. Mas por que essa preocupação? Vai se bandear para o lado daquele operariozinho de quinta?
PEDROSA: Claro que não, cara. Somos amigos, esqueceu?
GULHERME: E é justamente pela sua lealdade que vou te escolher para representar a contabilidade, quando eu for eleito.

Cena 4/ Áureo Mineração/ Sala de Otávio/ Interno/ Dia

RENATO: Você acha que vai ser eleito?
OTÁVIO: Para ser sincero, não. O Guilherme é um candidato muito forte, sem falar que ele é o sobrinho do seu Ramiro.
RENATO: E daí? Nós vivemos em uma sociedade meritocrática. Relação de parentesco não influi em mais nada.
OTÁVIO: Você que pensa.

Cena 5/ Áureo Mineração/ Sala de Ramiro/ Interno/ Dia

(Ramiro recebe todos os votos)

RAMIRO: A votação foi encerrada. Agora, irei computar os votos. Lael; vá chamar o Otávio e o Guilherme.

(Lael sai)

RAMIRO: Por uma diferença bastante esmagadora, já temos o nome do novo vice-presidente da empresa. Se eu pudesse votar, confesso que também votaria neste candidato.

(Otávio e Guilherme entram)

RAMIRO: Entrem e sentem-se, por favor.

(Os dois candidatos sentam)

RAMIRO: Bem, como eu havia dizendo, já temos o nome do novo vice-presidente dessa mineradora. Parabéns, Otávio Martins. Você é o vice-presidente da Áureo Mineração.

(Otávio levanta-se e aproxima-se de Ramiro. Guilherme levanta-se)

GUILHERME: O que? Esse gerente de quinta é o novo vice-presidente? Que absurdo. Eu não admito um disparate desses. Eu exijo uma nova votação. Exijo.
RAMIRO: Isso foi uma votação, Guilherme. E você não exige nada dentro da minha empresa.
GUILHERME: Mas, tio. Eu sou seu sobrinho, eu sou mais capacitado do que o Otávio, eu que mereço sentar naquela poltrona. Eu, eu. Tenho certeza que esses acionistas de merda foram subornados.
RAMIRO: Chega, Guilherme.
OTÁVIO: Seu Ramiro, eu acho que o Guilherme tem razão. Eu não tenho tanta experiência assim para ocupar um cargo tão grande e de alta responsabilidade.
RAMIRO: Nada disso, Otávio. Você foi eleito e vai assumir a vice-presidência. E quanto a você, Guilherme, saia da sala agora.
GUILHERME: Mas, tio, o senhor não pode…
RAMIRO (interrompendo): Já mandei sair. Saia. Vá embora.
GUILHERME: Ok, tudo bem. Se você quer levar essa empresa para o fundo do poço, parabéns, vocês elegeram o candidato correto.

(Guilherme sai)

RAMIRO: Quando marcamos a festa de comemoração, hein?

Cena 6/ Paisagens do Rio de Janeiro/ Dia

Cena 7/ Casa de Otávio/ Interno/ Dia

(Otávio entra)

LARISSA: Já de volta?
OTÁVIO: Aconteceu. Fui eleito. Sou o novo vice-presidente.
LARISSA: Parabéns, meu amor.

(Larissa beija Otávio)

LARISSA: Eu também tenho uma notícia muito boa. Estou grávida. Você vai ser pai, Otávio.
OTÁVIO: Eu te amo
LARISSA: Eu te amo mais

(Otávio e Larissa beijam-se, apaixonados)

Cena 8/ Paisagens do Rio de Janeiro

20 ANOS DEPOIS…

Cena 9/Mansão Martins/ Jardim/ Interno/ Dia

(Otávio entra no jardim com seu carro, e o estaciona na frente da mansão)

Cena 10/ Mansão Martins/ Sala/ Interno/ Dia

(Otávio chega a casa e vê Larissa sentada no sofá, pintando as unhas)

OTÁVIO: Pintando as unhas, como sempre.
LARISSA: Qual é o problema nisso?
OTÁVIO: Todos. Já virou rotina eu chegar em casa faminto e dar de cara com você pintando as unhas, secando o cabelo ou coisa parecida. A família, que é bom, você não se importa.
LARISSA: Para de fazer tempestade em copo d’água. Você sabe mais do que ninguém que eu vivi por essa família. Agora que o Sérgio ta grande, que eu encontro um tempo para eu me cuidar, me atender, você faz piti? Por favor, Otávio.
OTÁVIO: Falando no Sérgio, cadê ele?
LARISSA: Não dormiu em casa.
OTÁVIO: O quê? Onde esse menino se meteu? Ah, claro, deve ter saído para grafitar durante a madrugada, foi pego por algum policial e deve estar detido em alguma DP.
LARISSA: Bate nessa boca.
OTÁVIO: Eu proibi esse garoto de sair por aí vandalizando a cidade com esses grafites. E você? O que você fez para mudar essa situação? Nada.
LARISSA: Como você pode dizer uma coisa dessas? Eu acompanhei o crescimento do Sérgio, a infância e a adolescência dele, e você? Você passa a maior parte da sua vida, enfurnado naquela empresa.
OTÁVIO: Claro. Alguém precisa colocar dinheiro dentro dessa casa.
LARISSA: Parabéns, você conseguiu jogar dinheiro aqui dentro, mas perdeu uma grande oportunidade de entender seu filho.
OTÁVIO: Sabe de uma coisa? Eu prevejo o futuro do nosso filho: um marginal drogado especializado em assalto a banco.

(Larissa dá um tapa na cara de Otávio)

LARISSA: Lava a tua boca quando for falar do meu filho.

(Enfurecido, Otávio sai de casa, batendo fortemente a porta)

Cena 10/ Quarto de Motel/ Interno/ Dia

(Sérgio e Juliana namoram debaixo de um cobertor. Juliana levanta-se)

JULIANA: Foi ótimo passar a noite ao teu lado, meu amor.
SÉRGIO: Eu gostei muito. Toda vez que fico longe de você, sinto uma saudade imensa. Eu te amo.
(Sérgio e Juliana beijam-se)
SERGIO: Quando será o próximo encontro?
JULIANA: Vai demorar um pouco.
SÉRGIO: Não dá certo namorar em segredo, Ju. Vamos assumir logo o nosso namoro e o resto que se dane.
JULIANA: Ta louco? Se os nossos pais descobrem que nós namoramos, eles vão tratar logo de encontrar uma maneira de nos separar e proibir nosso relacionamento.
SÉRGIO: Eu queria tanto que nossos pais se entendessem e nos entendesse.
JULIANA: Mas temos que ser realistas, amor. Seu Otávio e seu Guilherme não se bicam. O modo mais sensato é ficarmos namorando as escondidas. Vamos parar de falar sobre isso.

(Juliana dá um beijo em Sérgio)

Cena 11/ Carro/ Interno/ Dia

OTÁVIO (dentro do carro): Droga de vida. Droga, droga e droga. Eu só queria voltar a me entender com a Larissa como no passado.

(Otávio lembra-se do tapa que levou de Larissa – Cena 9 – FLASHBACK)

OTÁVIO: … Um marginal drogado especializado em assalto a banco. (Larissa dá um tapa na cara de Otávio)

(Fim do Flashback)

OTÁVIO (dentro do carro): Maldição.
(Otávio atropela uma mulher e se assusta)
OTÁVIO: O que foi que eu fiz, meu Deus?

(Congela em Otávio)

Continua no próximo capítulo…

1 thoughts on “Vida Fatal – Capítulo 1 (estreia)

  1. Primeiro capítulo bem objetivo.

    Maior receio é o personagem principal torna-se robótico pela narrativa, por conta da agilidade dos fatos.

    A mudança da primeira para a a segunda fase fora bem repentina, sem nenhum chamariz, talvez, pudesse ter uma linha mais atraente que empolgasse essa mudança, pois pelo ritmo apresentado, tudo que ocorreu neste capítulo poderia se dar numa única fase.

    Larissa, me parece uma mulher de manias.

    Sérgio é o clássico mimado.

    Primeiro capítulo apresentou um panorama geral, mas pode ser mais contemplativo, apresentando aos poucos os personagens.

    Observação: negritar o nome dos personagens e dar mais apenas um espaçamento entre as falas, ajudará numa leitura dinâmica. Me perdi em alguns momentos, nada que comprometa o contexto, mas a sequência dos fatos.

    Curtir

Deixe um comentário