Luz da Vida – Capítulo 16 (última semana – Vale a Pena Ler de Novo)

“Esta obra reproduz comportamentos e
costumes da época em que foi realizada.”

Cena 01

Enquanto isso, na “Gorducha Modas”…

Catarina: (falando no microfone) Bom dia, meninas.

Meninas: Bom dia.

Catarina: Estamos aqui mais uma vez este ano para selecionar as modelos para a Fashion Week, para emagrecer e desfilar e mostrar as últimas coleções da estação.

Todas aplaudem.

Sarah: Ai, tomara que eu seja selecionada.

Jacira: Ah, Gorducha, eu também quero ser selecionada.

Sarah: Eu sei, eu sei.

Catarina: Todas vocês já tiraram as fotos, então agora as fotos de vocês serão analisadas e estarão em votação aqui ao lado.

Sarah: Ai, como estou ansiosa.

Cena 02

Ana: Mas, Miguel, eles têm que te aceitar. Você tem que ser um cidadão comum entre todos eles na escola. Não é porque você tem AIDS que eles podem te discriminar.

Miguel: Não, Ana. Vou sofrer muito se descobrirem.

Ana: Mas, Miguel, você não pode desistir fácil assim.

Miguel: Ana, você fala isso porque não é você que vai ser olhado com outros olhos e sofrer rejeição da sociedade.

Ana: Vou chamar a professora Larissa, nossa regente, e o diretor da nossa escola, Santo Anjo, para virem falar com você.

Miguel: Nem pense nisso.

Ana: Penso sim, Miguel.

Cena 03

Clara conversa com Dayane.

Dayane: Meu pai me bateu, Clara, você viu?

Clara: Ele estava de cabeça quente, coitado, descobriu que você está grávida.

Dayane: O pior é que ele falou que amanhã ele vai procurar o Lucas e obrigá-lo a se casar comigo e assumir o filho, e eu não quero casar com ele.

Clara: Eu não queria estar na sua pele (risos).

Dayane: (chorando) Para de rir, Clara. Minha vida está completamente destruída. Eu não quero esse filho, eu não quero esse filho.

Clara: O pior vai ser falar com seu pai sobre o possível aborto que você está pretendendo fazer.

Cena 04

No dia seguinte, na escola “Santo Anjo”…

Ana conversa com a professora Larissa e o diretor Diego.

Ana: Chamei vocês dois aqui para lhes contar uma coisa muito séria.

Diretor: O que, Ana, fala?

Larissa: Ana, não tenha medo, pode falar.

Ana: Eu já descobri o motivo de por que o Miguel estava faltando às aulas.

Diretor: Qual? Não me diga que ele estava matando aula?

Larissa: Matando aulas não, diretor. O Miguel descobriu que ele contraiu AIDS.

Os dois ficam pasmos por alguns minutos.

Diretor: Mas como pode? Onde ele pegou AIDS?

Ana: Eu não sei e fiquei meio sem jeito de perguntar de quem.

Larissa: Ana, estou sem palavras.

Ana: Eu queria sugerir que vocês fossem falar com ele para ele não desistir da escola. Ele tem medo do preconceito.

Larissa: Claro, iremos falar com ele. Diretor, hoje à tarde você pode?

Diretor: Claro que sim.

Ana então sai da sala do diretor e vai embora. Na outra porta, Clara grava toda a conversa dos três pelo celular.

Clara: Então quer dizer que o Miguel tem AIDS. Estou chocada. Todos da escola precisam saber disso (risos maléficos).

Cena 05

Diretor Diego e professora Larissa chegam na casa de Miguel, apenas Miguel estava em casa.

Miguel: Pelo que vocês vieram fazer aqui eu já sei. A Ana já deve ter contado tudo.

Diretor: Sim, ela contou tudo para nós dois.

Larissa: Miguel, não convida nós para entrar?

Miguel: Claro, entrem.

Eles entram na casa de Miguel e conversam na sala.

Larissa: Miguel, a Ana nos disse hoje de manhã que você não quer mais voltar às aulas. Por quê?

Miguel: Tenho medo de ser discriminado, professora.

Larissa: Mas você tem que voltar para a escola.

Miguel: Para a escola, eu não volto não.

Cena 06

Na agência “Gorducha Modas”, Catarina fala no microfone as 4 sorteadas.

Catarina: (falando no telefone) Já foram escolhidas 4 futuras modelos. Quem for as 4 escolhidas deverá levar um bilhete para casa e trazer a autorização dos pais, quem for menor de 18 anos.

Sarah: Ai, Jesus, me ajuda, eu quero muito ser selecionada.

Catarina: 1 nome é Luana, de 17 anos, pesando 98 quilos. 2 nome é Rubia, de 19 anos, pesando 109 quilos. 3 nome é Thalita, de 15 anos, pesando 106 quilos, e o último nome é…

Sarah: Tomara que seja eu… Tomara.

Catarina: O 4 nome é Sarah, de 15 anos, pesando 100 quilos.

Sarah vibra de alegria.

Catarina: As 04 gorduchinhas irão ser modelos lindas, basta ter boa vontade, meninas…

Cena 07

Diretor: Mas, Miguel, pelo menos tente voltar às aulas.

Miguel: Não, e não.

Larissa: Miguel, não estamos aqui como professora e diretor, estamos aqui como seus amigos.

Miguel fica confuso.

Diretor: Miguel, volte para as aulas, sei que você gosta tanto delas.

Miguel: Tenho muito medo de voltar. Ninguém vai contar para ninguém que eu tenho AIDS?

Diretor: Mas é claro que não, Miguel. Volte para as aulas.

Larissa: Por favor, Miguel.

Miguel: Está bem, vou fazer apenas um teste. A partir de segunda-feira, eu volto para as aulas, eu juro.

Cena 08

Rogério, pai de Dayane, procura Lucas e o encontra em uma praça da cidade.

Rogério: Te encontrei.

Lucas: E aí, doutor Rogério.

Rogério: “E aí” nada, seu playboyzinho.

Lucas: Eu sei que o senhor não gosta muito de mim, mas também não precisa ficar me xingando aqui na praça, na frente de todos.

Rogério: Chega de teatros, Lucas. Você vai assumir o filho da minha filha, ou melhor, o seu filho.

Lucas: Que filho? Eu não tenho filho.

Rogério pega Lucas pela camiseta e o empurra contra a árvore da praça.

Rogério: Seu playboyzinho, minha filha está grávida, e ela me disse que você é o pai.

Cena 09

Ana vai falar com a professora Larissa.

Ana: Então, professora, você e o diretor foram até a casa do Miguel?

Larissa: Fomos sim, Ana.

Ana: E como ele estava? O que ele disse?

Larissa: Ele não estava nada bem.

Ana: Nossa, coitado. E professora, conseguiram convencê-lo a voltar às aulas?

Larissa: Sim, Ana, conseguimos convencê-lo, graças a Deus. Que dia é hoje?

Ana: Ai, que bom que conseguiram convencê-lo. Hoje é sexta-feira, por quê?

Larissa: Porque ele volta para as aulas na segunda-feira.

Ana: Ai, que bom, professora. Ele me disse, quando fui à casa dele, que os remédios que ele toma não são nada baratos.

Larissa: Outro problema então. Ana, sinceramente, não sei o que fazer.

Cena 10

Sarah conversa com sua mãe.

Sarah: Mãe, adivinha, fui selecionada para ser modelo.

Mãe de Sarah: Ai, filha, que bom.

Sarah: Mãe, mas no papel que te mostrei, você viu? Vou ter que ficar 10 meses fora de casa.

Mãe de Sarah: Sei, filha, mas é o seu sonho. Teremos que nos comunicar durante esses 10 meses pela internet.

Sarah: Sim, mãe, vou levar o meu notebook.

Mãe de Sarah: E o seu namorado?

Sarah: Já terminei com aquele cafajeste.

Mãe de Sarah: Ai, que bom, eu não gostava muito dele mesmo.

Sarah: Vou arrumar minhas malas, depois vou falar com as minhas amigas, a Suliane e a Ana.

Cena 11

Na casa de Clara…

Dayane e Clara conversam sobre Miguel.

Clara: Dayane, eu não brincaria com uma coisa dessas tão séria, e ouvi mesmo a conversa deles na escola.

Dayane: Capaz, Clara, para de brincar. O Miguel não tem AIDS.

Clara: É verdade, eu juro, Dayane. Será que isso não justifica aquele dia na festa da Ana? Ele não querer se divertir, ele está emagrecendo de uma forma surpreendente. Agora você acredita em mim?

Dayane: Eu quero uma prova.

Clara: Como eu sabia que você não iria querer acreditar, eu gravei uma parte da conversa no meu celular. E se ele voltar para as aulas, eu vou fazer ele passar uma vergonha na frente de todos.

Dayane: Tá bom, então deixa eu ouvir a gravação.

Clara: Tá bem.

Dayane ouve a gravação e fica completamente chocada.

Cena 12

Ana, em sua casa, liga para Suliane.

Suliane: Alô.

Ana: Oi, Suliane. Vem aqui em casa, a Sarah me ligou e pediu para mim te ligar e dizer que tem uma surpresa para nós duas.

Suliane: Que surpresa?

Ana: Eu também não sei. Vem aqui rápido, estou te esperando.

Suliane: Claro, estou indo para aí.

Cena 13

Lucas: O senhor está brincando comigo, né? Como a Dayane grávida?

Rogério: Eu brincando? Vê se eu tenho cara de palhaço para fazer esse tipo de brincadeira.

Lucas: Mas como você tem certeza que o filho é meu?

Rogério: Porque a Clara e a Dayane me contaram em detalhes. Como você pode entrar na minha casa com a minha filha enquanto eu nem estava?

Lucas: Foi ela que me convidou para entrar na casa, e eu não tenho dinheiro para sustentar filho nenhum.

Rogério: Se viram, foram vocês que fizeram coisa errada. Vai trabalhar, fazer alguma coisa. Você vai ter que sustentar esse filho que é seu.

Cena 14

Suliane chega na casa de Ana.

Suliane: Oi, Ana. A Sarah já chegou?

Ana: Oi, Suliane. Não, ainda não. Ela não chegou.

Suliane: Estou ansiosa para saber qual é a surpresa da Sarah.

Ana: Eu também.

De repente, Sarah chega na casa de Ana.

Sarah: Oi, amigas.

Juntas: Oi, Sarah.

Suliane: Qual era a surpresa? Estou mega ansiosa para saber.

Sarah: Eu fui selecionada pela “Gorducha Modas”. Vou ser modelo.

As três pulam e se abraçam.

Ana: Parabéns, amiga, você merece.

Sarah: Obrigada, mas tem um pequeno probleminha.

Suliane: O que?

Sarah: Vou ter que ficar 10 meses fora da cidade e ir para São Paulo.

Suliane e Ana ficam tristes.

Ana: Mas e a escola e tudo?

Sarah: Já falei com a minha mãe, já está tudo decidido. Amanhã, sábado, iremos junto com as outras meninas para a agência de modelos em São Paulo, e eu vou estudar lá. Daqui a 10 meses, volto linda e modelo.

Suliane: Que pena, eu pensei que a agência era aqui na cidade.

Sarah: Não, Suliane, é em outro estado. Mas não se preocupem, vou voltar logo e compartilhar tudo com vocês.

Cena 15

No dia seguinte…

Todas as meninas selecionadas pela “Gorducha Modas” desembarcam do ônibus da agência e se deparam com um hotel enorme na frente delas e, ao lado, uma agência enorme de modelos Fashion Week. Sarah fala para si mesma:

Sarah: Estou em São Paulo. Daqui sairei com um sonho realizado, sairei daqui modelo. Muitos duvidaram da minha capacidade, mas eu nunca desisti de seguir o meu sonho. Agora, vou provar a todos que riem de mim que tenho capacidade de ser uma modelo.

As meninas estão ansiosas e determinadas a seguir em frente com suas carreiras de modelo.

CONTINUA NO PRÓXIMO CAPÍTULO…

Deixe um comentário